Há variação da energia interna

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Há variação da energia interna"

Transcrição

1 1.1.3 Transferência de energia por ação de forças. Sistema Num sistema ocorrem, geralmente, transformações e transferências de energia que levam a variações da sua energia interna. NUM CARRO Aquecimento das peças do motor e suas vizinhanças Combustão no motor Aquecimento nos travões e rodas Há variação da energia interna

2 1.1.3 Transferência de energia por ação de forças. Sistema mecânico Caso se pretenda analisar apenas o movimento do carro, pode considerar-se que este é um sistema mais simples. Aquecimento das peças do motor e suas vizinhanças Aquecimento nos travões e rodas Combustão no motor Não são consideradas as variações de energia interna

3 1.1.3 Transferência de energia por ação de forças. Sistema mecânico Durante o seu movimento, o carro é considerado um sistema mecânico. SISTEMA MECÂNICO Sistema em que não importa considerar as variações da sua energia interna.

4 1.1.3 Transferência de energia por ação de forças. Centro de massa (CM) O carro pode ser substituído por um único ponto, que possui esse movimento de translação.

5 1.1.3 Transferência de energia por ação de forças. Centro de massa (CM) O sistema passa a ser reduzido a uma partícula. CM CENTRO DE MASSA Ponto que representa um sistema e a que se associa a massa do sistema. Consideram-se aplicadas neste ponto todas as forças que atuam sobre o sistema.

6 1.1.3 Transferência de energia por ação de forças. Centro de massa (CM) Este modelo aplica-se: quando não se têm em conta variações de energia interna (sistema mecânico). quando o sistema, indeformável, apenas tem movimento de translação.

7 1.1.3 Transferência de energia por ação de forças. Centro de massa (CM) Limitações : ignora variações de energia interna. não permite o estudo de movimentos de rotação.

8 Atividade Transferência de energia por ação de forças. Indique, justificando, em quais das seguintes situações podemos reduzir o sistema ao seu centro de massa. (A) Movimento de Marte em torno do Sol, desprezando o seu movimento de rotação. (B) Movimento de rotação de uma bola de ténis. (C) Movimento de translação de um ciclista. (D) Movimento de um carro, considerando as variações da sua energia interna.

9 Atividade Transferência de energia por ação de forças. Indique, justificando, em quais das seguintes situações podemos reduzir o sistema ao seu centro de massa. (A) Movimento de Marte em torno do Sol, desprezando o seu movimento de rotação. (B) Movimento de rotação de uma bola de ténis. (C) Movimento de translação de um ciclista. (D) Movimento de um carro, considerando as variações da sua energia interna. RESOLUÇÃO Situações A e C. Podemos reduzir o sistema ao seu centro de massa quando se pretende estudar o seu movimento de translação, desprezando as variações da sua energia interna (sistema mecânico).

10 No dia a dia, usamos com frequência expressões com a palavra trabalho. Associamos a palavra trabalho a qualquer atividade que requer esforço muscular ou intelectual.

11 Trabalho Processo de transferir energia entre o sistema e a sua vizinhança por ação de forças. Representa-se pela letra: W Unidades do Sistema Internacional (SI): Joule (J)

12 Transferência de energia entre sistemas A energia pode ser transferida através da ação de forças. Aplicação de uma força num caixote Força aplicada Podem acontecer duas situações: 1) O caixote desloca-se 2) O caixote não se desloca

13 Trabalho 1) O caixote desloca-se adquire energia cinética A ação da força aplicada pelo rapaz permitiu transferir energia do rapaz para o caixote. Deslocamento Chama-se trabalho ao processo de transferência de energia por ação de forças.

14 Trabalho 2) O caixote não se desloca não adquire energia cinética A ação da força aplicada pelo rapaz não permitiu transferir energia do rapaz para o caixote. A força aplicada sobre o caixote não realiza trabalho.

15 Forças que não realizam trabalho Situações em que as forças não realizam trabalho. CORPO EM REPOUSO As forças aplicadas num corpo em repouso não realizam trabalho. As forças não realizam trabalho porque o seu ponto de aplicação não se desloca W = 0

16 Forças que não realizam trabalho Situações em que as forças não realizam trabalho. CORPO EM MOVIMENTO As forças aplicadas perpendicularmente ao deslocamento de um corpo não realizam trabalho. A força com que a rapariga segura o saco é perpendicular ao deslocamento W = 0 Deslocamento

17 Conceito de trabalho Em Física, a palavra trabalho tem um significado diferente do considerado no dia a dia. O significado físico de trabalho está associado ao de energia. Em sistemas mecânicos há apenas transferência de energia como trabalho. O trabalho realizado por uma força de interação entre dois sistemas é uma medida da energia transferida de um sistema para outro, devido à ação dessa força.

18 Trabalho realizado por uma força constante A expressão matemática que permite calcular o trabalho, W, de uma força constante, F, quando o seu ponto de aplicação sofre um deslocamento, é: W F = F d cosq Como o trabalho de uma força é uma medida da energia transferida entre sistemas, a sua unidade SI, é o joule J.

19 Trabalho potente W F = F d cosq W F F d cos 0º W F F d W F > 0 Um trabalho potente contribui para o aumento da energia cinética do corpo sobre o qual a força atua.

20 Trabalho resistente W F d cos W F F F d cos180º W F d F W F 0 Um trabalho resistente contribui para a diminuição da energia cinética do corpo sobre o qual a força atua.

21 Trabalho nulo W F = F d cosq W F d 0 F W F 0 Uma força que atua num corpo numa direção perpendicular ao deslocamento não realiza trabalho; não faz, portanto, variar a energia cinética do corpo.

22 Trabalho realizado por uma força constante Por análise da expressão matemática que permite calcular o trabalho de uma força constante, verifica-se que: se o ângulo θ está compreendido entre 0 e 90, o trabalho é positivo ou potente; faz aumentar a energia do corpo; se o ângulo θ está compreendido entre 90 e 180, o trabalho é negativo ou resistente; faz diminuir a energia do corpo; se o ângulo θ for de 90, o trabalho é nulo, isto é, não há realização de trabalho; logo, não faz variar a energia do corpo;

23 A força aplicada não tem a direção do deslocamento. y x Perpendicular ao deslocamento direção do deslocamento W = 0 Componente eficaz Componente da força na direção do deslocamento

24 Trabalho de uma força A componente eficaz da força aplicada realiza trabalho. Deslocamento, d O trabalho de uma força é igual ao trabalho da sua componente eficaz:

25 Trabalho de uma força Deslocamento, d

26 Trabalho de uma força Ângulo entre o deslocamento e a força que realiza trabalho Unidades do Sistema Internacional (SI) Deslocamento (d) - metro (m)

27 Trabalho POTENTE W > 0 Trabalho potente Há energia transferida para o corpo, que faz aumentar a sua energia cinética.

28 Trabalho RESISTENTE W < 0 Trabalho resistente Há energia transferida do corpo para a vizinhança, que faz diminuir a sua energia cinética.

29 Trabalho NULO W = 0 A direção da força é perpendicular ao deslocamento. Trabalho nulo Não há transferência de energia.

30 Trabalho de uma força em diferentes direções A transferência de energia, para um corpo, como trabalho de uma força constante, F, é máxima quando a força e o deslocamento têm a mesma direção e sentido. O trabalho da força é positivo ou potente. A energia que é retirada a um corpo, como trabalho de uma força constante, F, é máxima quando a força e o deslocamento têm a mesma direção e sentidos opostos. O trabalho da força é negativo ou resistente.

31 Gráficos força-deslocamento e trabalho de uma força O trabalho realizado por uma força constante, F, quando o seu ponto de aplicação sofre um deslocamento, também pode ser calculado através de um gráfico força-deslocamento. Analisar gráficos manual pág. 30 Como se pode ver no gráfico, o valor da área do retângulo sombreado é numericamente igual ao trabalho realizado pela força constante. F

32 Síntese de conteúdos O trabalho realizado por uma força de interação entre dois sistemas é uma medida da energia transferida de um sistema para outro, devido à ação de forças. A expressão matemática que permite calcular o trabalho, W, de uma força constante, seguinte: F, quando o seu ponto de aplicação sofre um deslocamento, é a W F = F d cosq onde F é a intensidade da força, d o valor do deslocamento e θ o ângulo entre a força e o deslocamento. Um trabalho positivo ou potente contribui para o aumento da energia do corpo sobre o qual a força atua. Um trabalho resistente contribui para a diminuição da energia do corpo sobre o qual a força atua. Uma força que atua num corpo numa direção perpendicular ao deslocamento não realiza trabalho; não faz, portanto, variar a energia do corpo.

33 Síntese de conteúdos A força eficaz,, é a componente da força na direção do deslocamento e que, efetivamente, realiza trabalho. A transferência de energia para um corpo como trabalho de uma força, F F ef, é tanto maior quanto maior for a projeção da força aplicada no corpo na direção do deslocamento, ou seja, quanto maior for a força eficaz. Quando várias forças atuam num corpo em movimento de translação, o trabalho realizado é igual à soma dos trabalhos realizados por cada uma das forças e, por sua vez, igual ao trabalho F R da força resultante,.

34 Diagrama de conteúdos

35 Atividade Observe as situações A, B, C e D e identifique a(s) situação(ões) em que a(s) força(s): i) não realiza(m) trabalho. ii) realiza(m) trabalho potente. iii) cede(m) energia às vizinhanças. RESOLUÇÃO A B C D

36 Atividade Observe as situações A, B, C e D e identifique a(s) situação(ões) em que a(s) força(s): i) não realiza(m) trabalho. ii) realiza(m) trabalho potente. iii) cede(m) energia às vizinhanças. RESOLUÇÃO A B C D

37 Atividade Observe as situações A, B, C e D e identifique a(s) situação(ões) em que a(s) força(s): i) não realiza(m) trabalho. ii) realiza(m) trabalho potente. iii) cede(m) energia às vizinhanças. RESOLUÇÃO A B C D

38 Força eficaz Considere um corpo em movimento retilíneo sobre uma superfície horizontal, sob a ação de uma força, que faz um determinado ângulo com a direção do deslocamento. F = F x + F y F x Aplicando o conceito de trabalho a e a verifica-se que apenas realiza trabalho. F x F y W W W F F F A força eficaz é a componente da força na direção do deslocamento e que, efetivamente, realiza trabalho. x ef

39 F ef Força eficaz Sabendo que F ef é a projeção escalar de F na direção do movimento, o seu valor pode ser calculado da seguinte forma: Sendo: Fcos W F = F d cosq ÛW F = (F cosq) d e atendendo ao conceito de força eficaz, tem-se: F W F d F Trabalho de uma força é igual ao trabalho da força eficaz, ef, que é a componente da força F segundo a direção do deslocamento. ef F

1.1.2 Sistema mecânico redutível a uma partícula

1.1.2 Sistema mecânico redutível a uma partícula 1.1.2 Sistema mecânico redutível a uma partícula Adaptado pelo Prof. Luís Perna Corpo rígido e o seu movimento Os corpos que são formados por partículas que mantêm sempre as suas posições relativas durante

Leia mais

Transferência de energia por ação de forças. Trabalho de uma força constante

Transferência de energia por ação de forças. Trabalho de uma força constante 1.1.3 Transferência de energia por ação de forças. Trabalho de uma força constante Adaptado pelo Prof. Luís Perna Transferência de energia entre sistemas A energia pode ser transferida atraés da ação de

Leia mais

2 Energia em movimentos

2 Energia em movimentos 2 Energia em movimentos Lei da conservação de energia Se se considerar todas as contribuições energéticas, macroscópicas e microscópicas, total p macroscópica c macroscópica Sistema isolado 2 Sistemas

Leia mais

Sumário. Energia em movimentos 11/05/2015

Sumário. Energia em movimentos 11/05/2015 Sumário Unidade temática 2 Modelo da partícula material. Transferências de energia como trabalho. - Conceito de força (revisão). - As componentes duma força. - Trabalho de uma força constante e energia

Leia mais

Sumário. Energia em movimentos 18/05/2012

Sumário. Energia em movimentos 18/05/2012 Sumário Unidade temática 2 Transferências de energia como trabalho. - Conceito de força (revisão). - As componentes duma força. - Trabalho de uma força constante e energia transferida. Exemplos de aplicação.

Leia mais

Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA

Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA 9º ano Física Tarefa 23 Professor William TRABALHO E ENERGIA 01. Um objeto de massa igual a 10 kg movimenta-se com velocidade de 2 m/s. Por causa da ação de uma força constante, esse objeto tem a sua velocidade

Leia mais

2 Energia Em Movimentos

2 Energia Em Movimentos 2 Energia Em Movimentos TRANSFERÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES DE ENERGIA EM SISTEMAS COMPLEXOS 2.1 Transferências e transformações de energia em sistemas complexos Os vários meios de transporte conhecidos são

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 4º Teste sumativo de FQA 02. março. 2016 Versão 1 10º Ano Turma A Professora: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 11º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II. Tarefa n.

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 11º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II. Tarefa n. ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 11º ANO DE ESCOLARIDADE DE MATEMÁTICA A Tema I Geometria no Plano e no Espaço II Tarefa n.º 5 Trabalho de uma força No dia-a-dia, usamos a palavra trabalho quando

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 22 TRABALHO E POTÊNCIA

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 22 TRABALHO E POTÊNCIA FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 22 TRABALHO E POTÊNCIA k x Como pode cair no enem (ENEM) Um motor só poderá realizar trabalho se receber uma quantidade de energia de outro sistema. No caso, a energia

Leia mais

1.1. Energia cinética e energia potencial

1.1. Energia cinética e energia potencial 1.1. Energia cinética e energia potencial A palavra energia surgiu no século XIX para descrever alguns fenómenos naturais no domínio da física, da química e das ciências naturais. ENERGIA E Unidade do

Leia mais

Sumário. Da Terra à Lua. As forças e os seus efeitos. Uma força que atue num corpo 05/10/2015

Sumário. Da Terra à Lua. As forças e os seus efeitos. Uma força que atue num corpo 05/10/2015 Sumário UNIDADE TEMÁTICA 1 Movimentos na Terra e no Espaço. 1.2- - As forças e os seus efeitos. - Aceleração média e aceleração instantânea. - Movimento acelerado e movimento retardado. - Relação entre

Leia mais

Trabalho de uma Força

Trabalho de uma Força Trabalho de uma Força Física_1 EM Profa. Kelly Pascoalino Tópicos da aula: Introdução; Trabalho de uma força constante; Trabalho de uma força variável; Trabalho resultante; Potência. Introdução Antes de

Leia mais

Dulce Campos 4/28/2013

Dulce Campos 4/28/2013 1 2 Energia em movimentos 2.2 A energia de sistemas em movimento de translação 3 2.2 A energia de sistemas em movimento de translação 2.2.1 Energia potencial 2.2.2 Energia cinética 2.2.3 Teorema da Energia

Leia mais

Forças não conservativas e variação da energia mecânica

Forças não conservativas e variação da energia mecânica Quando num sistema atuam forças não conservativas que realizam trabalho: Do Teorema da Energia Cinética W fc + W fnc = E c W fc = E p E p + W fnc = E c E c + E p = E m W fnc = E m A variação da energia

Leia mais

5. Considere os sistemas A, B e C, apresentados a seguir, que revelam diferentes valores de energia interna.

5. Considere os sistemas A, B e C, apresentados a seguir, que revelam diferentes valores de energia interna. Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 7 1.1. Energia e Movimentos 1. Determine a energia cinética de uma bola de ténis de massa 200 g num serviço com

Leia mais

TURMA: 9A. Neste caso, = 0 e cos0 = 1. Assim, o trabalho é calculado por: = F.d.cos => = F.d.cos0

TURMA: 9A. Neste caso, = 0 e cos0 = 1. Assim, o trabalho é calculado por: = F.d.cos => = F.d.cos0 ESCOLA DE ENSINO FUND. E MÉDIO TEN. RÊGO BARROS. DIRETOR: CESAR ALVES DE ALMEIDA COSTA - CEL. INT. R1 PROFESSORES: CÁSSIO - POMPEU ALUNO (A): N º SÉRIE: 9 a TURMA: 9A TRABALHO MECÂNICO 1. Trabalho de uma

Leia mais

Transferência/Transformação de energia

Transferência/Transformação de energia Transferência/Transformação de energia As tranferências e as transformações de energia podem esquematizar-se recorrendo, por exemplo, a diagramas de Sankey. Transferência de energia Transformação de energia

Leia mais

Prof. Neckel FÍSICA 1 PROVA 3 TEMA 1 11/05/2016 REVISÃO PRODUTO ESCALAR ENTRE VETORES. Propriedades:

Prof. Neckel FÍSICA 1 PROVA 3 TEMA 1 11/05/2016 REVISÃO PRODUTO ESCALAR ENTRE VETORES. Propriedades: FÍSICA 1 PROVA 3 TEMA 1 TRABALHO DE FORÇAS E O TEOREMA TRABALHO-ENERGIA CINÉTICA REVISÃO PRODUTO ESCALAR ENTRE VETORES O produto escalar entre dois vetores é simbolizado por É calculado de duas maneiras

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal Ano Letivo 2017/2018 Física e Química A 10º ano Teste de Avaliação 4 20/03/2018 Duração: 90 minutos Página 1 de 8 Teste 4A Tabela

Leia mais

Material de Apoio a Exames. Física e Química A. 11º Ano

Material de Apoio a Exames. Física e Química A. 11º Ano MOD_SCI59 Material de Apoio a Exames Física e Química A 11º Ano Exame 2 ESJR - uma escola presente a pensar no futuro! www.esc-joseregio.pt Escola com Contrato de Autonomia direcao@oges.esc-joseregio.pt

Leia mais

energia extraída do objeto é trabalho negativo. O trabalho possui a mesma unidade que energia e é uma grandeza escalar.

energia extraída do objeto é trabalho negativo. O trabalho possui a mesma unidade que energia e é uma grandeza escalar. !!"#$#!"%&' OBS: Esta nota de aula foi elaborada com intuito de auxiliar os alunos com o conteúdo da disciplina. Entretanto, sua utilização não substitui o livro 1 texto adotado. ( ) A energia cinética

Leia mais

As forças dissipativas transformam a energia transferida em energia dissipada, ou seja, a sua ação faz com que haja degradação de energia.

As forças dissipativas transformam a energia transferida em energia dissipada, ou seja, a sua ação faz com que haja degradação de energia. Sumário Unidade temática 2 Trabalho realizado pela força de atrito. A energia de sistemas em movimento de translação. - Teorema da energia cinética. A força com que a Terra atrai os corpos realiza trabalho.

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira)

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Semana 11 Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

ENERGIA CONTEXTUALIZAÇÃO

ENERGIA CONTEXTUALIZAÇÃO ENERGIA CONTEXTUALIZAÇÃO Infelizmente, como se costuma dizer, acidentes sempre acontecem. Se um veículo está percorrendo uma estrada a, digamos, 80 km/h e colide diretamente com a traseira de outro veículo

Leia mais

1.1.5 Teorema da Energia Cinética

1.1.5 Teorema da Energia Cinética 7-03-08..5 Teorema da Energia Cinética Adaptado pelo rof. Luís erna Se uma força realiza trabalho, a energia cinética do corpo em que ela atua aumenta ou diminui por ação dessa força. Aumenta se W > 0

Leia mais

AF Aveiro Formação de Treinadores MSC Nuno Lobo Ribeiro DAS LEIS DO MOVIMENTO DE NEWTON E DAS INTERPRETAÇÕES DE EULER A ANÁLISE DA TÉCNICA DESPORTIVA

AF Aveiro Formação de Treinadores MSC Nuno Lobo Ribeiro DAS LEIS DO MOVIMENTO DE NEWTON E DAS INTERPRETAÇÕES DE EULER A ANÁLISE DA TÉCNICA DESPORTIVA DAS DE NEWTON E DAS INTERPRETAÇÕES DE EULER A ANÁLISE DA TÉCNICA DESPORTIVA 2.3 Força de Atrito 2.3 Força de Atrito 2.3 Força de Atrito Das forças de contacto, a de atrito é uma das mais importantes Caminhamos

Leia mais

Rafael Machado dos Santos Assinatura do docente: Data: / /

Rafael Machado dos Santos Assinatura do docente: Data: / / Curso : Engenharia civil Disciplina: Física Geral e Experimental 1 Professor(a): Nome do Aluno(a): Lista de Exercícios 01) Um homem de massa 75 kg sobe uma escada com 15 degraus em 10 s. Cada degrau possui

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 10.º teste sumativo de FQA 9.maio.015 10.º Ano Turma A Professora: M.ª do Anjo Albuquerque Versão 1 Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 10 páginas

Leia mais

1.1.9 Variação da energia mecânica e dissipação da energia. Forças não conservativas e variação da energia mecânica

1.1.9 Variação da energia mecânica e dissipação da energia. Forças não conservativas e variação da energia mecânica 1.1.9 Forças não conservativas, variação da energia mecânica e dissipação da energia Adaptado pelo Prof. Luís Perna Forças não conservativas e variação da energia mecânica Quando num sistema atuam forças

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Fgv 013) A montadora de determinado veículo produzido no Brasil apregoa que a potência do motor que equipa o carro é de 100 HP (1HP 750W). Em uma pista horizontal e retilínea de provas, esse veículo,

Leia mais

Dinâmica. Parte 7 Trabalho e Potência. Profa. Kelly Pascoalino

Dinâmica. Parte 7 Trabalho e Potência. Profa. Kelly Pascoalino Dinâmica Parte 7 Trabalho e Potência Profa. Kelly Pascoalino Energia é até hoje um dos conceitos mais abstratos e sem definição única existente na Física, embora, tenha sido incorporado em caráter definitivo

Leia mais

TURMA: 9A. Neste caso, = 0 e cos0 = 1. Assim, o trabalho é calculado por: = F.d.cos => = F.d.cos0

TURMA: 9A. Neste caso, = 0 e cos0 = 1. Assim, o trabalho é calculado por: = F.d.cos => = F.d.cos0 ESCOLA DE ENSINO FUND. E MÉDIO TEN. RÊGO BARROS. DIRETOR: CESAR ALVES DE ALMEIDA COSTA - CEL. INT. R1 PROFESSORES: CÁSSIO - POMPEU ALUNO (A): N º SÉRIE: 9 a TURMA: 9A TRABALHO MECÂNICO 1. Trabalho de uma

Leia mais

FORÇA e INTERAÇÕES. Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos

FORÇA e INTERAÇÕES. Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos FORÇA e INTERAÇÕES Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos Forças de longo alcance Acuam mesmo quando os corpos não estão em contacto, como por exemplo as forças

Leia mais

FQA Ficha 4 - Interpretação e representação de gráficos

FQA Ficha 4 - Interpretação e representação de gráficos ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS FQA Ficha 4 - Interpretação e representação de gráficos 11.º Ano Turma A e B 6 outubro 2014 NOME Nº Turma 1. Os gráficos posição-tempo são uma forma eficaz de descrever

Leia mais

1.1.4 Trabalho do peso

1.1.4 Trabalho do peso 1.1.4 Trabalho do peso Adaptado pelo rof. Luís erna eso ou força gravítica O peso, ou a força gravítica, é a força exercida pela Terra sobre todos os corpos. O peso de um corpo depende: da sua massa, m;

Leia mais

6.º Teste de Física e Química A 10.º A maio minutos /

6.º Teste de Física e Química A 10.º A maio minutos / 6.º Teste de Física e Química A 10.º A maio 2013 90 minutos / Nome: n.º Classificação Professor E.E. GRUPO I As seis questões deste grupo são todas de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas

Leia mais

FQA Ficha 4 - Interpretação e representação de gráficos

FQA Ficha 4 - Interpretação e representação de gráficos ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS FQA Ficha 4 - Interpretação e representação de gráficos 11.º Ano Turma A e B 6 outubro 2014 NOME Nº Turma 1. Os gráficos posição-tempo são uma forma eficaz de descrever

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal Ano Letivo 2017/2018 Física e Química A 10º ano Teste de Avaliação 3 A 15/02/2018 Duração: 90 minutos Página 1 de 6 Teste 3A

Leia mais

6.º Teste de Física e Química A 10.º A maio minutos /

6.º Teste de Física e Química A 10.º A maio minutos / 6.º Teste de ísica e Química A 10.º A maio 2013 90 minutos / Nome: n.º Classificação Professor E.E. GRUPO I As seis questões deste grupo são todas de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 5º Teste sumativo de FQA 27. abril. 2016 Versão 1 10º Ano Turma A Professora: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ROTAÇÃO Prof. Bruno Farias Introdução Neste capítulo vamos aprender: Como descrever a rotação

Leia mais

Quais são as forças que atuam sobre o saco de tangerinas? São a força gravítica, F g, e a tensão, T, que o dinamómetro exerce sobre o saco.

Quais são as forças que atuam sobre o saco de tangerinas? São a força gravítica, F g, e a tensão, T, que o dinamómetro exerce sobre o saco. Sumário Unidade temática 2 - Forças aplicadas e forças de ligação. Pares ação-reação. - Representação das forças que atuam um corpo. - Trabalho realizado por várias forças. A ação das forças dissipativas.

Leia mais

Aluno (a): nº: Turma:

Aluno (a): nº: Turma: Aluno (a): nº: Turma: Nota Ano: 1º EM Data: / /2018 Trabalho Recuperação Final Professor (a): Lélio Matéria: Física Valor: 20,0 pts 1 O gráfico seguinte representa a projeção da força resultante que atua

Leia mais

Cap.11 Trabalho Trabalho e energia cinética Calculando e usando trabalho

Cap.11 Trabalho Trabalho e energia cinética Calculando e usando trabalho Cap.11 Trabalho Do professor para o aluno ajudando na avaliação de compreensão do capítulo. É fundamental que o aluno tenha lido o capítulo. 11.2 Trabalho e energia cinética Consultar o arquivo Cap10_Energia.pdf:

Leia mais

Gabarito dos exercícios propostos na atividade Energia e Trabalho

Gabarito dos exercícios propostos na atividade Energia e Trabalho 1 Gabarito dos exercícios propostos na atividade Energia e Trabalho 2- O cálculo do Trabalho Mecânico de uma força constante e paralela ao deslocamento do objeto 2.1- O trabalhador de um depósito de construção

Leia mais

Trabalho do peso Trabalho do peso

Trabalho do peso Trabalho do peso 1.1.4 Peso ou força gravítica O peso, ou a força gravítica, é a força exercida pela Terra sobre todos os corpos. O peso de um corpo depende: da sua massa, m; da aceleração gravítica, g. Peso ou força gravítica

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER)

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) 1) Uma máquina consome 4000 J de energia em 100 segundos. Sabendo-se que o rendimento dessa máquina é de 80%, calcule

Leia mais

Lista 5 Leis de Newton

Lista 5 Leis de Newton Sigla: Disciplina: Curso: FISAG Física Aplicada a Agronomia Agronomia Lista 5 Leis de Newton 01) Um corpo de massa m sofre ação de duas forças F1 e F2, como mostra a figura. Se m = 5,2 kg, F1 = 3,7 N e

Leia mais

Me deu um Matemática!

Me deu um Matemática! O conceito popular Tenho que fazer um trabalho de Me deu um Matemática! trabalhão fazer meu pai emprestar o carro! Eu trabalho 8 horas por dia! O conceito físico de trabalho difere da ideia que popularmente

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física Atrito e Trabalho de uma força

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física Atrito e Trabalho de uma força Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física Atrito e Trabalho de uma força 1- (PUC-RIO) Uma caixa cuja velocidade inicial

Leia mais

DINÂMICA APLICADA. Livro Texto adotado: Dinâmica: Mecânica para Engenheiros R.C. Hibbeler.

DINÂMICA APLICADA. Livro Texto adotado: Dinâmica: Mecânica para Engenheiros R.C. Hibbeler. DINÂMICA APLICADA Livro Texto adotado: Dinâmica: Mecânica para Engenheiros R.C. Hibbeler. Samuel Sander de Carvalho Samuel.carvalho@ifsudestemg.edu.br Juiz de Fora MG Introdução: Objetivo: Desenvolver

Leia mais

Física I Prova 2 10/05/2014

Física I Prova 2 10/05/2014 Posição na sala Física I Prova 2 10/05/2014 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 2 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente)

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - PF de Física I - 2017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [2,5 ponto] Um astronauta está ligado a uma nave no espaço através de uma corda de 120 m de comprimento, que está completamente estendida

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA - SINTRA

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA - SINTRA ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA - SINTRA CURSOS PROFISSIONAIS Disciplina: FÍSICA E QUÍMICA Módulo (*) : F1 Forças e Movimento - *Trabalho e Energia (*) e extensão do módulo, se aplicável. Matriz

Leia mais

ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO

ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ENERGIA CINÉTICA E TRABALHO Prof. Bruno Farias Introdução Neste módulo concentraremos nossa

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO Parte 2 - P2 de Física I - 2016-2 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Assinatura: Questão 1 - [2,4 ponto] Dois blocos se deslocam em linha reta sobre uma mesa horizontal sem atrito. O bloco A, de massa m, tem velocidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física GUIA DE EXERCÍCIOS PARA PROFESSORES QUE ABORDAM OS CONCEITOS

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 22 de novembro Ano Letivo: 2016/2017 135 min + 15 min 1. Considere o gráfico v(t) correspondente

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Questão 3

Questão 1. Questão 2. Questão 3 Questões de Física para 1º ano e 2º ano Questão 1 Em um acidente, um carro de 1200 kg e velocidade de 162 Km/h chocou-se com um muro e gastou 0,3 s para parar. Marque a alternativa que indica a comparação

Leia mais

Mecânica. CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento

Mecânica. CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento Mecânica A teoria do movimento é denominada MECÂNICA CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento Estática É a parte da MECÂNICA que estuda o EQUILÍBRIO

Leia mais

TRABALHO E ENERGIA. Henrique Dantas

TRABALHO E ENERGIA. Henrique Dantas TRABALHO E ENERGIA Henrique Dantas TRABALHO No dia-a-dia chamamos trabalho a qualquer atividade de natureza muscular ou intelectual que exija esforço. Transportar sacos é trabalhar. Estudar também é trabalhar.

Leia mais

Dinâmica. Prof.ª Betty Carvalho Rocha Gonçalves do Prado

Dinâmica. Prof.ª Betty Carvalho Rocha Gonçalves do Prado Dinâmica Prof.ª Betty Carvalho Rocha Gonçalves do Prado betty.prado@kroton.com.br bettycarvalho@ig.com.br CORPO RÍGIDO São corpos cuja dimensões não são desprezáveis Corpo rígido É um conceito limite ideal,

Leia mais

FORÇA e INTERAÇÕES. Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos

FORÇA e INTERAÇÕES. Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos FORÇA e INTERAÇÕES Forças de contacto Quando uma força envolve o contacto direto entre dois corpos Forças de longo alcance Acuam mesmo quando os corpos não estão em contacto, como por exemplo as forças

Leia mais

Exercícios de Fixação Vetores. Primeiro Ano Ensino Médio

Exercícios de Fixação Vetores. Primeiro Ano Ensino Médio Exercícios de Fixação Vetores Primeiro Ano Ensino Médio 1) Que características de um vetor precisamos conhecer para que ele fique determinado? 2) O que são vetores iguais? E vetores opostos? Dê exemplo

Leia mais

Índice FÍSICA. 10.º ano. Energia e sua conservação. Energia e movimentos Energia e fenómenos elétricos... 12

Índice FÍSICA. 10.º ano. Energia e sua conservação. Energia e movimentos Energia e fenómenos elétricos... 12 FICHA TÉCNICA Título: Resumo Essencial Preparação para Exames Física e Química 10. o e 11. o Anos Autoras: Maria Teresa Escoval e Rosa Maria Capucho Copyright by Maria Teresa Escoval, Rosa Maria Capucho

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO: CAMPO ELÉTRICO, POTENCIAL ELÉTRICO,

Leia mais

CINEMÁTICA E DINÂMICA

CINEMÁTICA E DINÂMICA PETROBRAS TECNICO(A) DE OPERAÇÃO JÚNIOR CINEMÁTICA E DINÂMICA QUESTÕES RESOLVIDAS PASSO A PASSO PRODUZIDO POR EXATAS CONCURSOS www.exatas.com.br v3 RESUMÃO GRANDEZAS E UNIDADES (S.I.) s: Espaço (distância)

Leia mais

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS DINÂMICA É a parte da Mecânica que estuda as causas e os movimentos. LEIS DE NEWTON 1ª Lei de Newton 2ª Lei de Newton 3ª Lei de Newton 1ª LEI LEI DA INÉRCIA Quando a resultante das forças que agem sobre

Leia mais

A T E N Ç Ã O. FERA, esse material é provisório para que você não fique sem material para estudar hoje, 06 de abril.

A T E N Ç Ã O. FERA, esse material é provisório para que você não fique sem material para estudar hoje, 06 de abril. A T E N Ç Ã O FERA, esse material é provisório para que você não fique sem material para estudar hoje, 06 de abril. Por motivos vários, os vídeos postados hoje Apresentam o conteúdo, mas não apresentam

Leia mais

Lista de Exercícios de Matemática e Física CEV 2012

Lista de Exercícios de Matemática e Física CEV 2012 Lista de Exercícios de Matemática e Física CEV 01 1) O retângulo, com base no eixo das abcissas, está inscrito numa parábola, conforme figura abaixo. O valor de x que faz esse retângulo ter perímetro máximo

Leia mais

IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO. Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano

IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO. Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano IMPULSO IMPULSO Considere um corpo de massa m deslocando-se com velocidade vetorial constante. Em um determinado

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues)

Fís. Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Semana 13 Leonardo Gomes (Caio Rodrigues) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 03/05

Leia mais

MECÂNICA GERAL 1. Marcel Merlin dos Santos

MECÂNICA GERAL 1. Marcel Merlin dos Santos MECÂNICA GERAL 1 Marcel Merlin dos Santos TÓPICOS DE HOJE Revisão de álgebra vetorial Lei dos cossenos Lei dos senos Exercícios Componentes cartesianas de uma força Exercícios Equilíbrio de uma partícula

Leia mais

Dados: Considere g = 10m/s 2.

Dados: Considere g = 10m/s 2. FEP195-Física para a Engenharia I - a Prova - Gabarito - 13/05/010 Dados: Considere g = 10m/s. 1) Uma pessoa de 60 kg, correndo inicialmente com uma velocidade de 4 m/s pula em um carrinho de 10 kg que

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO 4.º Teste Sumativo de Física 15. março. 2016

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO 4.º Teste Sumativo de Física 15. março. 2016 ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO 4.º Teste Sumativo de Física 15. março. 2016 12.º Ano Turma A e B Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído

Leia mais

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura:

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura: Parte 2 - P1 de Física I - 2017-2 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [1,0 pontos] Uma bola de massa m é lançada do solo com uma velocidade inicial de módulo v 0 em uma direção que faz um ângulo

Leia mais

FÍSICA B ª SÉRIE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ALUNO

FÍSICA B ª SÉRIE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ALUNO EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ALUNO TURMA: FÍSICA B - 2012 1ª SÉRIE DATA: / / 1) Analise as afirmativas abaixo sobre o conceito de grandezas escalares e vetoriais. I Uma grandeza é chamada de escalar quando

Leia mais

Aluno(a): Turma: N.º: a) Qual é a velocidade do bloco no instante t = 3 s? b) Qual é a intensidade da força média entre os instantes t = 0 e t = 3 s?

Aluno(a): Turma: N.º: a) Qual é a velocidade do bloco no instante t = 3 s? b) Qual é a intensidade da força média entre os instantes t = 0 e t = 3 s? P3 simulado DISCIPLINA: FÍSICA NOTA: 2ª SÉRIE do Ensino Médio SEGUNDO BIMESTRE Professor(a): MANUEL Data: / /17 Aluno(a): Turma: N.º: QUESTÃO 01 Um bloco de massa 2,0 kg tem movimento retilíneo e uniforme

Leia mais

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno 2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 15 de novembro Ano Letivo: 2016/2017 135 min + 15 min 1. Uma bola move-se segundo uma trajetória

Leia mais

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos INSTITUTO GAY-LUSSAC Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos Questão 1. Um automóvel percorre 6,0km para

Leia mais

a) Justifique a afirmação seguinte. A energia mecânica do sistema automóvel + Terra é igual nas posições P e Q.

a) Justifique a afirmação seguinte. A energia mecânica do sistema automóvel + Terra é igual nas posições P e Q. Ano Letivo 016/017 ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 1ºTESTE Física e Química A 10ºAno 1. A figura representa um balão, de massa m, que subiu,0 10 3 m na vertical e que foi depois desviado

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

v CM K = ½ I CM a CM

v CM K = ½ I CM a CM ENGENHARIA 1 ROLAMENTO O rolamento é um movimento que associa translação e rotação. É o caso, por exemplo, de uma roda que, ao mesmo tempo que rotaciona em torno de seu eixo central, translada como um

Leia mais

Versão 1 Este teste é constituído por 25 questões de escolha múltipla valendo cada uma 8 pontos.

Versão 1 Este teste é constituído por 25 questões de escolha múltipla valendo cada uma 8 pontos. 1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 10 de outubro Ano Letivo: 2018/2019 90 min + 15 min Versão 1 Este teste é constituído por

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 8 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Mateus Barros 3º Período Engenharia Civil

CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Vetores. Mateus Barros 3º Período Engenharia Civil CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2018.1 Vetores Mateus Barros 3º Período Engenharia Civil Definição O que é um vetor? Um vetor é um segmento de reta orientado, que representa uma grandeza

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO Parte 2 - P2 de Física I - 2016-2 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Assinatura: Questão 1 - [2,4 ponto] Dois pequenos discos (que podem ser considerados como partículas), de massas m e 2m, se deslocam sobre uma

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Elástica Trabalho Mecânico

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 2 trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Elástica Trabalho Mecânico Sala de Estudos FÍSICA - Lucas trimestre Ensino Médio 3º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos Força Elástica Trabalho Mecânico 1. (G1 - ifpe 01) O sistema da figura é formado por um bloco de

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Física I 2010/2011. Aula 13 Rotação I

Física I 2010/2011. Aula 13 Rotação I Física I 2010/2011 Aula 13 Rotação I Sumário As variáveis do movimento de rotação As variáveis da rotação são vectores? Rotação com aceleração angular constante A relação entre as variáveis lineares e

Leia mais

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC.

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC www.ismaelfisica.wordpress.com Máquinas Simples(ver arquivo) Revisão... ForçadeAtrito... AlgunsSistemasMecânicos... SistemasMecânicos... Máquinas Simples:

Leia mais

Trabalho de uma força

Trabalho de uma força Questão 01 Um bloco de massa m desce escorregando por uma rampa inclinada, inicialmente com velocidade v, até atingir a base inferior da rampa com velocidade 2v, como mostra a figura. Sabendo que não há

Leia mais

Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor: Júnior Condez Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II

Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor: Júnior Condez Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor: Júnior Condez Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE FÍSICA II 1) Como podemos explicar a dilatação dos corpos ao serem aquecidos? 2) Responda os itens

Leia mais

Aula m s. a) J. b) 800 J. c) J. d) 0J. e) 900 J.

Aula m s. a) J. b) 800 J. c) J. d) 0J. e) 900 J. Aula 1. (G1 - ifsp 016) O revezamento da tocha olímpica é um evento que ocorre desde os jogos de Berlim 1936. Este rito é um retrato das cerimônias que um dia fizeram parte dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Leia mais

Fortaleza Ceará TD DE FÍSICA/DATA: 15/03/14

Fortaleza Ceará TD DE FÍSICA/DATA: 15/03/14 PROFESSOR: ADRIANO OLIVEIRA TD DE FÍSICA/DATA: 15/03/14 1. (Uerj 014) A figura abaixo ilustra uma ferramenta utilizada para apertar ou desapertar determinadas peças metálicas. Para apertar uma peça, aplicando-se

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 06 PLANO INCLINADO

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 06 PLANO INCLINADO FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 06 PLANO INCLINADO P T P N θ P Como pode cair no enem? Uma máquina utiliza um carrinho para retirar carvão do interior de uma mina, puxando-o, sobre um plano inclinado, por meio

Leia mais

EXERCÍCIOS FÍSICA 10. e problemas Exames Testes intermédios Professor Luís Gonçalves

EXERCÍCIOS FÍSICA 10. e problemas Exames Testes intermédios Professor Luís Gonçalves FÍSICA 10 EXERCÍCIOS e problemas Exames 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Testes intermédios 2008 2009 2010 2011 Escola Técnica Liceal Salesiana do Estoril Professor Luís Gonçalves 2 3 Unidade 1 Do Sol ao

Leia mais