Toxicologia e Classificação dos inseticidas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Toxicologia e Classificação dos inseticidas"

Transcrição

1 Toxicologia e Classificação dos inseticidas

2 Métodos de controle

3 O QUE É UM AGROTÓXICO? O termo AGROTÓXICO é definido pela Lei Federal nº de 11/07/89, regulamentada através do Decreto no seu artigo 2, inciso I, como sendo: Os produtos e os componentes de processos físicos, químicos ou biológicos destinados aos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, pastagens, proteção de florestas e também em ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora e da fauna, a fim de preservá-la da ação danosa de seres vivos considerados nocivos, bem como aqueles empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores do crescimento. Assim, os grupos de agrotóxicos são definidos a partir do alvo de controle do produto Hebicidas, Fungicidas, Inseticidas, Acaricidas, Bactericidas, Nematicidas, Rodenticidas, Algicidas, etc.

4 Toxicologia de Inseticidas Inseticidas: Compostos químicos ou biológicos que aplicados diretamente sobre insetos, em doses adequadas, provocam sua morte. Podem ser mais ou menos tóxicos ao homem.

5 CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FINALIDADE Destacam-se: ACARICIDA: de combate aos ácaros (incluem os carrapaticidas); ESCORPIONICIDAS: de combate aos escorpiões; INSETICIDA: de combate aos insetos; MOLUSCICIDA: de combate aos moluscos; NEMATICIDA: de combate aos nematóides; RODENTICIDA: de combate aos roedores; VAMPIRICIDA: de combate aos morcegos.

6 NOMENCLATURA DE INSETICIDAS - Nome comum: (ex: clorpirifós, deltametrina, lufenuron, etc.); - Nome comercial: (Lorsban 480 BR, Match 50 CE, etc.); - Nome químico: (O,O-diethyl-O-3,5,6-trichloro-2-pyridyl phosphorothioate);

7 CLASSIFICAÇÃO DOS AGROTÓXICOS QUANTO AO MODO DE AÇÃO CONTATO: resultante da absorção pelo tegumento do organismo alvo em borrifações residuais ou espaciais; INGESTÃO: o praguicida age e penetra no organismo alvo através da via oral; FUMIGANTE: alcança o organismo alvo na forma de vapor, através de suas vias respiratórias. QUANTO À PERSISTÊNCIA Os praguicidas agrotóxicos são classificados segundo a meia vida, que é o tempo necessário, após aplicado, para que tenha sua eficácia reduzida à metade. Consideram-se persistências: CURTA: até 90 dias; MÉDIA: de 91 a 180 dias; LONGA: maior que 180 dias.

8 CLASSIFICAÇÃO DOS AGROTÓXICOS QUANTO AO DESLOCAMENTO O deslocamento do praguicida no ambiente durante sua meia vida pode ser: PEQUENO: até 20 cm; MÉDIO: de 21 a 60 cm; GRANDE: maior que 60 cm. QUANTO À DURAÇÃO DO EFEITO DE TRATAMENTO EFEITO RESIDUAL: o ingrediente ativo aplicado num determinado local, permanece em dosagens letais para um organismo alvo por um tempo prolongado (algumas semanas ou meses); EFEITO INSTANTÂNEO ( knockdown ): logo que aplicado, o efeito é imediato sobre o organismo que se quer combater.

9 CLASSIFICAÇÃO DOS QUANTO À TOXICIDADE Esta classificação é fundamental para o conhecimento da toxicidade de um produto, do ponto de vista dos seus efeitos agudos. Existem duas classificações: Ministério da Saúde - MS - Brasil: baseada na DL50 oral das formulações líquidas e sólidas Formulação DL50 Oral (mg/kg) Classe Toxicidade Líquida Sólida I Altamente tóxico < 200 < 100 II Medianamente tóxico III Pouco tóxico IV Praticamente não tóxico > > Organização Mundial da Saúde - OMS: baseada na DL50 em ratos, oral e dérmica, por mg/kg de peso, das formulações líquidas e sólidas. Classe Toxicidade Oral Dérmica sólidos líquidos sólidos líquidos Ia Extremamente tóxico 5 ou 20 ou 10 ou 40 ou menos Ib Altamente tóxico II Moderadamente tóxico III Levemente tóxico > 500 > > > 4.000

10 POR QUÊ ESTUDAR OS AGROTÓXICOS? Riscos recorrentes do uso de inseticidas Ressurgência e aparecimento de novas pragas; Surtos de pragas secundárias; Morte de polinizadores; Deriva; Resíduos em alimentos; Resistência de pragas a inseticidas/acaricidas Os agrotóxicos compõem o maior grupo de venenos de largo espectro; Desequilíbrio biológico e seletividade de inseticidas Rompimento do controle natural = desequilíbrio biológico Inseticidas atuam: a) Eliminação de inimigos naturais presentes no complexo biótico do ecossistema. Ex: Alto uso de piretroides. Ineficientes no controle de cochonilhas, mas eficientes destruidores de seus inimigos naturais; b) Por especificidade, eliminando a competição pelo alimento. Ex: Ácaro-branco na cultura do algodão. Eliminação de pulgões e outros ácaros por inseticidas fosforados.

11 Classificação dos inseticidas

12 POR QUÊ ESTUDAR OS AGROTÓXICOS? Benefícios associados ao uso de agrotóxicos Manejo de insetos vetores: Ex: malária (Anopheles gambiae); Incremento na eficiência da produção agrícola; Estima-se uma perda anual de 1/3 da produção agrícola mundial (U$$1 bilhão) por ataque de pragas.

13 Modo de ação dos inseticidas Refere-se ao processo bioquímico pelo qual uma molécula inseticida interage com o seu alvo, causando alterações em processos fisiológicos normais da praga-alvo que se expressam na forma de toxicidade e inabilidade de sobrevivência. Atuação: Neurotóxicos: atuam em alvos específicos no sistema nervoso (grande maioria em termos de uso e mercado). Isto devido a alta eficácia e rápida resposta no controle de uma praga. Reguladores de crescimento: atuam no processo bioquímico de síntese de quitina e no sistema endócrino. Outros: inseticidas e acaricidas que interferem no metabolismo energético e respiratório, além de outros como os fagodeterrentes e os desintegradores do mesêntero.

14 1. NEUROTÓXICOS QUE ATUAM NA TRANSMISSÃO SINÁPTICA 1.1. INIBIDORES DA ENZIMA ACETILCOLINESTERASE * Organofosforados ( clorpirifós, metamidofós, profenofós, paration metílico) * Carbamatos (metomyl, benfuracarb, carbosulfan). Inibem a acetilcolinesterase resultando em acúmulo de acetilcolina na fenda sináptica, causando hiperexcitabilidade do sistema nervoso central devido à transmissão contínua e descontrolada de impulsos nervosos. Os sintomas de intoxicação por organofosforados e carbamatos incluem tremores, convulsões e, eventualmente, colapso do sistema nervoso central e morte. ACETILCOLINESTERASE: é uma enzima que quebra a acetilcolina, neurotransmissor encontrado no cérebro que é responsável pelos impulsos nervosos. Quando a acetilcolina é liberada na fenda sináptica, imediatamente ela deve ser removida, é aí que entra a ACETILCOLINESTERASE, fazendo a sua hidrolize

15 GABA- ácido gama-aminobutírico é um aminoácido que ocorre no SNC em altas concentrações, e que desempenha uma função importante na bioquímica neuronal cerebral e nos fenômenos de regulação pós-sináptica e da neurotransmissão autonômica. O GABA ativa os fenômenos enzimáticos (transaminação, descarboxilação) do ciclo de Krebs, sendo consumido pelas células nervosas na qualidade de material energético do metabolismo cerebral. É o principal inibidor do SNC dos mamíferos. Regula a excitabilidade neural ao longo de todo o SNC. Nos insetos o GABA atua apenas em receptores excitatórios dos nervos.

16 1. NEUROTÓXICOS QUE ATUAM NA TRANSMISSÃO SINÁPTICA 1.2. INSETICIDAS QUE ATUAM NOS RECEPTORES DE ACETILCOLINA Agonistas (análogos) de Acetilcolina (neonicotinóides ou cloronicotinóis) Neonicotinóides (cloronicotinóis) > grupo novo descoberto a partir da molécula de nicotina. ex.: Imidacloprid, Acetamiprid, Thiacloprid, Thiamethoxa * Os neonicotinóides imitam o neurotransmissor excitatório (acetilcolina) e competem com ele pelos seus receptores nicotinérgicos.

17 1. NEUROTÓXICOS QUE ATUAM NA TRANSMISSÃO SINÁPTICA 1.2. INSETICIDAS QUE ATUAM NOS RECEPTORES DE ACETILCOLINA Moduladores de Receptores de Acetilcolina (Naturalytes) único representante comercial é o spinosad Trata-se de um metabólito da fermentação de um fungo de solo (Saccharopolyspora spinosa). Liga-se ao receptor nicotinérgico de acetilcolina (em sítio distinto da ligação por neonicotinóides) Causa hiperexcitabilidade do sistema nervoso central devido à transmissão contínua e descontrolada de impulsos nervosos. Os sintomas de intoxicação incluem tremores, convulsões e, eventualmente, colapso do sistema nervoso central e morte Antagonistas de Acetilcolina > Mais conhecido neste grupo é o Cartap que tem ação contrária à da acetilcolina, competindo com o neurotransmissor excitatório pelos seus receptores.

18 1. NEUROTÓXICOS QUE ATUAM NA TRANSMISSÃO SINÁPTICA INSETICIDAS QUE ATUAM NOS RECEPTORES DE GABA Antagonistas de Canais de Cloro mediados por GABA (ciclodienos e fenilpirezóis) *endosulfan, e os fenil-pirezóis, ex. fipronil. O modo de ação destes inseticidas ainda não foi totalmente elucidado. Porém, sabe-se que os mesmos antagonizam a ação do neurotransmissor inibitório, GABA (ácido g-amino butírico) Agonistas (análogos) de GABA (avermectinas) * avermectinas (ex. abamectina) são metabólitos isolados da fermentação do fungo Streptomyces avermitilis. * competem com GABA, ligando-se ao seu receptor específico na membrana pós-sináptica e estimulando o fluxo de Cl - para o interior da célula nervosa, desta forma "imitando" o efeito "calmante" do GABA.

19 2. NEUROTÓXICOS QUE ATUAM NA TRANSMISSÃO AXÔNICA 2.1- MODULADORES DE CANAIS DE SÓDIO DDT e Piretróides Interagem com os canais de sódio distribuídos ao longo do axônio, prolongando ou impedindo o fechamento normal dos mesmos após a transmissão do impulso nervoso. Ocorre um fluxo excessivo de íons Na ++ para o interior da célula nervosa. Os sintomas de intoxicação de insetos por piretróides desenvolvem-se rapidamente, resultando em transmissão de impulsos repetitivos e descontrolados, hiperexcitabilidade, perda de postura locomotora ("knockdown = choque) 2.1- BLOQUEADORES DE CANAIS DE SÓDIO oxadiazinas O Indoxacarb mantém os canais de sódio fechados, bloqueando o fluxo normal de íons Na ++ para o interior da célula nervosa e, desta forma, impedindo a transmissão do impulso nervoso. Os sintomas de intoxicação de insetos por indoxacarb incluem paralisia.

20 3. REGULADORES DO CRESCIMENTO DOS INSETOS De que forma os insetos crescem? Mediante mudanças de tegumento (ecdise). Comandada por hormônios.

21 CRESCIMENTO DOS INSETOS

22 HORMÔNIOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ECDISE L L l adaptado de OMOTO, 2000

23 3. REGULADORES DO CRESCIMENTO DOS INSETOS Inibidores da Síntese de Quitina QUITINA: principal componente do exosqueleto dos insetos, só é produzida por insetos e por alguns organismos aquáticos. interferência na produção de quitina Os sintomas se manifestam na muda de pele. - a cutícula recém-formada não aguenta a pressão da hemolinfa e a tração muscular. Ex. : Lufenuron

24 3. REGULADORES DO CRESCIMENTO DOS INSETOS INIBIDORES DA SÍNTESE DE QUITINA (benzoilfeniluréias, triazinas, thiodiazinas) Benzoilfeniluréias: (diflubenzuron, teflubenzuron, triflumuron, lufenuron, novaluron). As benzoilfeniluréias afetam a habilidade do inseto produzir quitina e, consequentemente, de formar a sua cutícula. Na ausência de quitina, a cutícula do inseto se torna fina e frágil e é incapaz de suportar o corpo do inseto. O processo de ecdise (muda de pele) é afetado pela inabilidade de formar uma nova cutícula normal. Thiodiazinas: o único representante deste grupo atualmente é o inseticida buprofesin, um potente inibidor da síntese de quitina com atividade específica para homópteros (exs. cigarrinhas, mosca branca e cochonilhas).

25 3. REGULADORES DO CRESCIMENTO DOS INSETOS 3.2 AGONISTAS (análogos) DO HORMÔNIO JUVENIL ("Juvenóides") metoprene, fenoxicarb, piriproxifen) assemelham-se estruturalmente ao hormônio juvenil do inseto e imitam a ação deste hormônio, interferindo numa série de processos fisiológicos vitais, como a ecdise (muda de pele) e a reprodução. 3.3 AGONISTAS DA ECDISONA OU ECDISTERÓIDES (diacilhidrazinas) Tebufenozide, metoxifenozide > competem com a ecdisona (hormônio que controla a ecdise ou muda de pele) pelo seu receptor na membrana de células epidérmicas, ligam-se a este receptor e induzem as larvas à muda prematura e letal. Provocam uma aceleração no processo da ecdise. Ex: tebufenozide e methoxyfenozide. Imita o ecdisônio.

26 4. INIBIDORES DO METABOLISMO ENERGÉTICO Neste grupo, incluem-se inseticidas e acaricidas que interferem na produção de adenosina trifosfato (ATP) 4.1 INIBIDORES DA SÍNTESE DE ATP Pyrroles > único representante comercial Clorfenapir, inibem a síntese de ATP por meio de desacoplamento de prótons ativos (H + ) da mitocôndria. Dinitrofenóis (dinocap) e os organoestânicos (óxido de febutatin, cihexatin) inibem a fosforilação oxidativa. O transporte de elétrons não é afetado, porém não há formação de ATP. 4.2 INIBIDORES DO TRANSPORTE DE ELÉTRONS Neste grupo, incluem-se a rotenona, o fenazaquin, o piridaben e o fenpiroximate. Estes produtos atuam como inibidores da enzima NADH oxido-redutase, da cadeia respiratória. 4.3 INIBIDORES DA ATPase Neste grupo incluem-se o Propargite e o Diafentiuron, que interferem na respiração celular inibindo a enzima ATPase.

27 .. 5. AÇÃO TÓXICA NO SISTEMA DIGESTIVO - TOXINAS DE Bt

28 AVALIÇÃO TOXICOLÓGICA TOXICOLOGIA AGUDA: Quantidade do inseticida que aplicada uma única vez em cada indivíduo de uma população resulta em 50% de mortalidade. TOXICIDADE SUBAGUDA: É caracterizada pela exposição de 14 dias a três meses a determinada substâncias. TOXICIDADE CRÔNICA: É a quantidade de inseticida que provoca a morte de 50% dos indivíduos de uma população-teste, quando aplicada várias vezes em cada um dos indivíduos dessa população. A dose é determinada após várias aplicações de subdosagens e os efeitos esperados ocorrem em longo prazo. TOLERÂNCIA: Concentração máxima dos resíduos de um agrotóxico que é permitida em um alimento por ocasião da colheita ou consumo. CARÊNCIA: É o intervalo de tempo necessário desde a aplicação do produto até a colheita.

29 Toxicologia de Inseticidas - Periculosidade Legislação Brasileira Lei de 11/07/89 Lei dos Agrotóxicos - Regulamentada pelo decreto de 11/01/90 Avaliações: Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento: Aspectos agronômicos. Ministério da Saúde: Aspectos toxicológicos 26 estudos (animais de laboratório), Classificação toxicológica. IBAMA: Aspectos ecotoxicológicos, 20 estudos ecotoxicológicos, 36 de caracteristicas fisico-químicas e 4 testes de metabolismo e degradação (Antecipar o comportamento do pesticida no ambiente). Classe Classificação (ANVISA) Cor da faixa I Extremamente tóxico Vermelha II Altamente tóxico Amarela III Moderadamente tóxico Azul IV Pouco tóxico Verde Classe I II III IV Classificação (IBAMA) Altamente perigoso Muito perigoso Perigoso Pouco perigoso Após as avaliações (MAPA, MS e IBAMA) a formulação candidata é registrada; Esta decisão é publicada no diario oficial da união; O registro tem validade em todo território nacional; Nos Estados o registro da formulação do produto deve ser solicitado junto a secretaria de agricultura.

30 Fim!

Controle Químico de Pragas

Controle Químico de Pragas O que é inseticida? Controle Químico de Pragas Pedro Takao Yamamoto Departamento de Entomologia e Acarologia ESALQ/USP São compostos químicos que aplicados direta ou indiretamente sobre os insetos, em

Leia mais

INSETICIDAS NEUROTÓXICOS MECANISMOS DE AÇÃO

INSETICIDAS NEUROTÓXICOS MECANISMOS DE AÇÃO INSETICIDAS NEUROTÓXICOS MECANISMOS DE AÇÃO Transmissões nervosas em insetos Células nervosas neurônios com 2 filamentos Axônio Filamento longo que conduz os impulsos nervosos para fora da célula. Dendrito

Leia mais

Toxicologia de Inseticidas. Eng. Agr. Luiz Paulo

Toxicologia de Inseticidas. Eng. Agr. Luiz Paulo Toxicologia de Inseticidas Eng. Agr. Luiz Paulo Classificação e Características dos Principais Grupos Inseticidas Considerações: A atuação dos inseticidas ocorre sobre os organismos vivos através do bloqueio

Leia mais

unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE Ecotoxicologia dos Agrotóxicos e Saúde Ocupacional 7a. Aula - Modo

Leia mais

23/08/2008. Biodinâmica de Inseticidas. Mecanismo de Ação dos Principais Grupos de Inseticidas e Acaricidas

23/08/2008. Biodinâmica de Inseticidas. Mecanismo de Ação dos Principais Grupos de Inseticidas e Acaricidas MECAISMO DE AÇÃO DOS PRICIPAIS GRUPOS DE ISETICIDAS E ACARICIDAS Celso Omoto celomoto@esalq.usp.br Inseticida externo Biodinâmica de Inseticidas Penetração Integumento Ligação ou estocagem em tecidos indiferenciadas

Leia mais

Registro de Agrotóxicos no Brasil

Registro de Agrotóxicos no Brasil Produtos Fitossanitários Registro de Agrotóxicos no Brasil HELEN CALAÇA 02/08/2016 O que é um agrotóxico? Produtos correlatos Impurezas FORMULAÇÃO INGREDIENTE ATIVO Produto Formulado Produto Comercial

Leia mais

1. PÁTIO DE LAVAGEM 2. RESERVATÓRIO DE DECANTAÇÃO 3. CONJUNTO MOTOBOMBA 4. OZONIZADOR (1g de ozônio/hora) 5. RESERVATORIO DE OXIDAÇÃO (500 L PVC) 6.

1. PÁTIO DE LAVAGEM 2. RESERVATÓRIO DE DECANTAÇÃO 3. CONJUNTO MOTOBOMBA 4. OZONIZADOR (1g de ozônio/hora) 5. RESERVATORIO DE OXIDAÇÃO (500 L PVC) 6. Defensivos Agrícolas, Produtos Fitossanitários, Agrotóxicos ou Pesticidas? FCA / UNESP Campus de Botucatu DPV Defesa Fitossanitária raetano@fca.unesp.br TERMINOLOGIA Agrotóxicos: Lei dos Agrotóxicos 7.802/89

Leia mais

Intoxicações por Agrotóxicos no RN Sistemas Oficiais de Informação e Desafios para Realização de Estudos Epidemiológicos

Intoxicações por Agrotóxicos no RN Sistemas Oficiais de Informação e Desafios para Realização de Estudos Epidemiológicos Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Saúde Pública Centro de Assistência Toxicológica do Rio Grande do Norte PARA SALVAR VIDAS 3232-7969 Intoxicações por Agrotóxicos no RN Sistemas

Leia mais

unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE Ecotoxicologia dos Agrotóxicos e Saúde Ocupacional 7a. Aula - Modo

Leia mais

Vantagens do registro de produtos biológicos de controle de pragas. Exigências legais do MAPA. Jaguariúna SP junho de 2009

Vantagens do registro de produtos biológicos de controle de pragas. Exigências legais do MAPA. Jaguariúna SP junho de 2009 Vantagens do registro de produtos biológicos de controle de pragas Exigências legais do MAPA Jaguariúna SP junho de 2009 REGULAMENTAÇÃO Histórico da Legislação 1934: Decreto que aprova o Regulamento de

Leia mais

04/07/2017 REGISTRO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS. Definição. O que são produtos fitossanitários e/ou agrotóxicos? LEI 7.

04/07/2017 REGISTRO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS. Definição. O que são produtos fitossanitários e/ou agrotóxicos? LEI 7. O que são produtos fitossanitários e/ou agrotóxicos? REGISTRO DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS Doutoranda Nathalia Garlich Agronomia (Produção Vegetal) Definição LEI 7.802, DE 11/07/89 - Art. 2.1. Agrotóxicos

Leia mais

FARMACODINÂMICA. da droga. Componente da célula c. (ou organismo) que interage com a droga e

FARMACODINÂMICA. da droga. Componente da célula c. (ou organismo) que interage com a droga e FARMACODINÂMICA Prof. Carlos Cezar I. S. Ovalle Princípio básicob A droga deve se ligar a um constituinte celular (proteína - alvo) para produzir uma resposta farmacológica. Proteínas alvos para ligação

Leia mais

Legislação e registro de fungicidas no Brasil

Legislação e registro de fungicidas no Brasil Legislação e registro de fungicidas no Brasil Marcella Alves Teixeira Auditora Fiscal Federal Agropecuário Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Definição de agrotóxicos e afins Produtos

Leia mais

XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas Curitiba/PR, 23 de agosto de 2016

XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas Curitiba/PR, 23 de agosto de 2016 PAINEL Aspectos Regulatórios da Área de Agrotóxicos: Processo de Reavaliação de Herbicidas no Brasil Avaliação e Reavaliação de Herbicidas: como funciona e o que o MAPA pode fazer. XXX Congresso Brasileiro

Leia mais

A tecnologia INSIDE protegendo o potencial de sementes e plântulas

A tecnologia INSIDE protegendo o potencial de sementes e plântulas A tecnologia INSIDE protegendo o potencial de sementes e plântulas João Carlos Nunes - Ger. TS Latam Nufarm CSM PR _ Agosto, 2016 INSIDE FS é o novo inseticida para tratamento de sementes no portfólio

Leia mais

Avaliação ambiental e a atuação do IBAMA no registro de agrotóxicos

Avaliação ambiental e a atuação do IBAMA no registro de agrotóxicos INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS VEIS - IBAMA Avaliação ambiental e a atuação do IBAMA no registro de agrotóxicos Reunião da Câmara Temática de Insumos Agropecuários

Leia mais

MÉTODOS E TÉCNICAS PARA A UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS ACARICIDAS E INSETICIDAS EM CÃES E GATOS

MÉTODOS E TÉCNICAS PARA A UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS ACARICIDAS E INSETICIDAS EM CÃES E GATOS MÉTODOS E TÉCNICAS PARA A UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS ACARICIDAS E INSETICIDAS EM CÃES E GATOS CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DO PRODUTO Ectoparasita Espécie animal Idade, sexo, peso, estado geral do animal, pelagem

Leia mais

10/05/2016. Fisiologia de insetos. Visão

10/05/2016. Fisiologia de insetos. Visão Fisiologia de insetos Noções básicas aplicadas para a Agronomia Visão Formação da imagem: A luz é admitida através da córnea e concentrada pelo cone cristalino e dirige-se ao rabdoma, espalhando-se pelas

Leia mais

CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS MODULO - II.1 Produto fitofarmacêutico Fevereiro 2015 1. Definição de Produto Fitofarmacêutico 2. Classificação química

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Bioquímica Metabólica ENZIMAS

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Bioquímica Metabólica ENZIMAS Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Bioquímica Metabólica ENZIMAS Origem das proteínas e de suas estruturas Níveis de Estrutura Protéica Estrutura das proteínas Conformação

Leia mais

Controle Químico de Pragas

Controle Químico de Pragas Técnicas de manejo Controle Químico Controle Biológico Semioquímicos (Feromônios/Atraentes) Manipulação Genética de Pragas Variedades Resistentes a Insetos (plantas modificadas geneticamente) Manipulação

Leia mais

USO DE INSETICIDAS PARA PERCEVEJOS E LAGARTAS NA CULTURA DO MILHO SEMEANDO O FUTURO

USO DE INSETICIDAS PARA PERCEVEJOS E LAGARTAS NA CULTURA DO MILHO SEMEANDO O FUTURO USO DE INSETICIDAS PARA PERCEVEJOS E LAGARTAS NA CULTURA DO MILHO INTRODUÇÃO A fase de implantação da lavoura, partindo da escolha de sementes de qualidade até o manejo fitossanitário inicial, é fundamental

Leia mais

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Veterinária Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Veterinária Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Veterinária Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública COMPLEXO TRISTEZA PARASITÁRIAS BOVINA: Adivaldo Henrique da Fonseca Prof. Titular de

Leia mais

Fármacos ativadores de colinoceptores e inibidores da acetilcolinesterase

Fármacos ativadores de colinoceptores e inibidores da acetilcolinesterase Projeto: Atualização em Farmacologia Básica e Clínica Curso: Farmacologia Clínica do Sistema Nervoso Autônomo Fármacos ativadores de colinoceptores e inibidores da acetilcolinesterase Prof. Dr. Gildomar

Leia mais

Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Bioquímica GLICÓLISE AERÓBICA. Ciclo de Krebs e Fosforilação Oxidativa. Profa.

Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Bioquímica GLICÓLISE AERÓBICA. Ciclo de Krebs e Fosforilação Oxidativa. Profa. Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui Bioquímica GLICÓLISE AERÓBICA Ciclo de Krebs e Fosforilação Oxidativa Profa. Marina Prigol 1 Glicólise Anaeróbica RESPIRAÇÃO CELULAR ou GLICÓLISE AERÓBICA:

Leia mais

USO DE INSETICIDAS PARA PERCEVEJOS E LAGARTAS NA CULTURA DO MILHO

USO DE INSETICIDAS PARA PERCEVEJOS E LAGARTAS NA CULTURA DO MILHO INFORMATIVO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ANO 3 NÚMERO 4 ABRIL 2014 USO DE INSETICIDAS PARA PERCEVEJOS E LAGARTAS NA CULTURA DO MILHO Introdução A fase de implantação da lavoura, partindo da escolha de

Leia mais

EFEITOS NOCIVOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS: IMPACTOS À SOCIEDADE E AO MEIO AMBIENTE

EFEITOS NOCIVOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS: IMPACTOS À SOCIEDADE E AO MEIO AMBIENTE 1 EFEITOS NOCIVOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS: IMPACTOS À SOCIEDADE E AO MEIO AMBIENTE DANSI, Carina 1 FIA, Jaíne Pianzola ¹ ZANETTE, Géssica Mengal ¹ SAMPAIO, Poliane Barbosa 2 INTRODUÇÃO O consumo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA GLICÓLISE Dra. Flávia Cristina Goulart CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Marília flaviagoulart@marilia.unesp.br Glicose e glicólise Via Ebden-Meyerhof ou Glicólise A glicólise,

Leia mais

Posicionamento Portfólio FMC para a Cultura do Mamão. Fazendo Mais pelo Campo

Posicionamento Portfólio FMC para a Cultura do Mamão. Fazendo Mais pelo Campo Posicionamento Portfólio FMC para a Cultura do Mamão Ácaro Branco do Mamoeiro CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Nome comercial: TALSTAR 100 CE Composição: bifenthrin 100 g/l Classe: Inseticida/Acaricida Formulação:

Leia mais

"RESISTÊNCIA DE PRAGAS A PESTICIDAS: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS" - Mecanismos de Ação de Inseticidas -

RESISTÊNCIA DE PRAGAS A PESTICIDAS: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS - Mecanismos de Ação de Inseticidas - "RESISTÊNCIA DE PRAGAS A PESTICIDAS: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS" 1. Sistema nervoso de insetos - Mecanismos de Ação de Inseticidas - Prof. Raul N. C. Guedes (UFV). Sistema nervoso é composto por células nervosas

Leia mais

DEFENSIVOS PARA GRAMADOS

DEFENSIVOS PARA GRAMADOS LEGISLAÇÃO E REGISTRO DE DEFENSIVOS PARA GRAMADOS Prof. Dr. Carlos Gilberto Raetano FCA/UNESP Campus de Botucatu Depto. Produção Vegetal Defesa Fitossanitária Raetano@fca.unesp.br LEGISLAÇÃO - AGROTÓXICOS

Leia mais

Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto A habilidade mais marcante do sistema nervoso baseiam-se nas interações entre os neurônios conectados. O grande número de neurônios e interações entre estas

Leia mais

PAINEL Produtos (princípios ativos) reavaliados pela ANVISA, IBAMA e MAPA. XXXV Ciclo de Reuniões da CSM/PR Foz do Iguaçú/PR, 24 de agosto de 2016

PAINEL Produtos (princípios ativos) reavaliados pela ANVISA, IBAMA e MAPA. XXXV Ciclo de Reuniões da CSM/PR Foz do Iguaçú/PR, 24 de agosto de 2016 PAINEL Produtos (princípios ativos) reavaliados pela ANVISA, IBAMA e MAPA XXXV Ciclo de Reuniões da CSM/PR Foz do Iguaçú/PR, 24 de agosto de 2016 RESUMO Legislação Federal de Agrotóxicos Necessidade do

Leia mais

Proteínas catalisadoras que AUMENTAM a VELOCIDADE das reações, sem sofrerem alterações no processo global.

Proteínas catalisadoras que AUMENTAM a VELOCIDADE das reações, sem sofrerem alterações no processo global. ENZIMAS Proteínas catalisadoras que AUMENTAM a VELOCIDADE das reações, sem sofrerem alterações no processo global. Toda enzima é uma proteína, mas nem toda proteína é uma enzima! CARACTERÍSTICAS GERAIS:

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Respiração celular e fermentação Parte 1. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Respiração celular e fermentação Parte 1. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Parte 1 Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Parte 1 Respiração celular I Conceitos fundamentais; II Etapas da respiração celular; Parte 2 Respiração celular

Leia mais

Aspectos moleculares

Aspectos moleculares FARMACOLOGIA I DOCENTE: Msc. ROSALINA COELHO JÁCOME Aspectos moleculares FARMACOLOGIA O que o organismo faz com o fármaco? O que o fármaco faz no organismo? FARMACOCINÉTICA FARMACODINÂMICA CORRELAÇÃO FARMACOCINÉTICA/FARMACODINÂMICA

Leia mais

Sinapse. Permitem a comunicação e funcionamento do sistema nervoso. Neurónio pré-sináptico (envia a informação)

Sinapse. Permitem a comunicação e funcionamento do sistema nervoso. Neurónio pré-sináptico (envia a informação) Sinapse Medeia a transferência de informação de um neurónio para o seguinte, ou de um neurónio para uma célula efectora (ex.: célula muscular ou glandular); Permitem a comunicação e funcionamento do sistema

Leia mais

NOTA TÉCNICA 04/2016 Esclarecimentos sobre capina química em ambiente urbano de intersecção com outros ambientes.

NOTA TÉCNICA 04/2016 Esclarecimentos sobre capina química em ambiente urbano de intersecção com outros ambientes. NOTA TÉCNICA 04/2016 Esclarecimentos sobre capina química em ambiente urbano de intersecção com outros ambientes. Gerência Geral de Toxicologia - GGTOX Gerência de Saneantes - GESAN Diretoria de Autorização

Leia mais

Controle de Pragas. Pedro Takao Yamamoto Departamento de Entomologia e Acarologia USP/ESALQ

Controle de Pragas. Pedro Takao Yamamoto Departamento de Entomologia e Acarologia USP/ESALQ Controle de Pragas Pedro Takao Yamamoto Departamento de Entomologia e Acarologia USP/ESALQ Helicoverpa armigera Traça-do-tomate Tuta absoluta Broca-grande-do-fruto Helicoverpa zea Broca-pequena-do-fruto

Leia mais

Estudo da velocidade da reação enzimática e como ela se altera em função de diferentes parâmetros

Estudo da velocidade da reação enzimática e como ela se altera em função de diferentes parâmetros Estudo da velocidade da reação enzimática e como ela se altera em função de diferentes parâmetros Importante abordagem para o entendimento do mecanismo de ação de uma enzima. Vários fatores afetam a atividade

Leia mais

5/4/2011. Metabolismo. Vias Metabólicas. Séries de reações consecutivas catalisadas enzimaticamente, que produzem produtos específicos (metabólitos).

5/4/2011. Metabolismo. Vias Metabólicas. Séries de reações consecutivas catalisadas enzimaticamente, que produzem produtos específicos (metabólitos). Metabolismo Vias Metabólicas Séries de reações consecutivas catalisadas enzimaticamente, que produzem produtos específicos (metabólitos). 1 Endergônico Exergônico Catabolismo Durante o catabolismo de carboidratos,

Leia mais

Mecanismo de ação de inseticidas e acaricidas para citros

Mecanismo de ação de inseticidas e acaricidas para citros 1 Mecanismo de ação de inseticidas e acaricidas para citros Mário Eidi Sato, Eng. Agrônomo Pesquisador Científico, Instituto Biológico mesato@biologico.sp.gov.br Introdução O mercado de defensivos agrícolas

Leia mais

TICA. Prof. Bruno Ramello

TICA. Prof. Bruno Ramello BIOENERGÉ TICA Metabolismo Anabolismo catabolismo produção Quebra Metabolismo Metabolismos: é o conjunto de reações químicas que acontecem em um ser vivo. Anabolismo: metabolismo que serve para a construção

Leia mais

BIOINDICADORES INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

BIOINDICADORES INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BIOINDICADORES ENY MARIA VIEIRA INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO A ORIGEM DO TERMO BIOMARCADORES ESTÁ EM ESTUDOS TOXICOLÓGICOS EM SERES HUMANOS. UM BIOINDICADOR SERIA

Leia mais

Reprodução dos insetos

Reprodução dos insetos Reprodução Aparelho Reprodutor Masculino e Feminino; Reprodução dos insetos Principais tipos de reprodução; Desenvolvimento embrionário e pós-embrionário; Tipos de larva, pupa e controle da metamorfose.

Leia mais

Persistência, Bioacumulação e Toxicidade para o Meio Ambiente Aquático

Persistência, Bioacumulação e Toxicidade para o Meio Ambiente Aquático Persistência, Bioacumulação e Toxicidade para o Meio Ambiente Aquático AGENDA A Intertox Introdução Impacto ao Meio Ambiente Aquático Persistência Bioacumulação Toxicidade Legislação e Orgãos Documentação

Leia mais

RELATO DE PEDIDO DE VISTA EM SEGUNDA DISCUSSÃO

RELATO DE PEDIDO DE VISTA EM SEGUNDA DISCUSSÃO INTERESSADO : Ilton Oscar Fischer, Gilson Vailatti Farias e outros. ASSUNTO : Infração à alínea B do art. 6 da Lei n 5.194/66 ORIGEM : Crea-SC RELATO DE PEDIDO DE VISTA EM SEGUNDA DISCUSSÃO Encontram-se

Leia mais

Biologia. Respiração Celular. Professor Enrico Blota.

Biologia. Respiração Celular. Professor Enrico Blota. Biologia Respiração Celular Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia RESPIRAÇÃO CELULAR A bioenergética é o estudo dos processos do metabolismo celular de produção e quebra de energia

Leia mais

Metabolismo energético das células

Metabolismo energético das células Metabolismo energético das células Medicina Veterinária Bioquímica I 2º período Professora: Ms. Fernanda Cristina Ferrari Como a célula produz energia? Fotossíntese Quimiossíntese Respiração Adenosina

Leia mais

Histórico, Evolução e Conceitos Básicos da Toxicologia... 1

Histórico, Evolução e Conceitos Básicos da Toxicologia... 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... PREFÁCIO... IX XI CAPÍTULO 1 Histórico, Evolução e Conceitos Básicos da Toxicologia.... 1 1.1 CONCEITOS E ELEMENTOS BÁSICOS.... 5 1.1.1 A Substância... 6 1.1.2 O Organismo Afetado....

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA. Hormônios. Disciplina: Bioquímica 7 Turma: Medicina

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA. Hormônios. Disciplina: Bioquímica 7 Turma: Medicina UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA Hormônios Disciplina: Bioquímica 7 Turma: Medicina Profa. Dra. Nereide Magalhães Recife, 2004 Interação

Leia mais

Obtenção de Energia. Obtenção de Energia. Obtenção de Energia. Oxidação de Carboidratos. Obtenção de energia por oxidação 19/08/2014

Obtenção de Energia. Obtenção de Energia. Obtenção de Energia. Oxidação de Carboidratos. Obtenção de energia por oxidação 19/08/2014 , Cadeia de Transporte de Elétrons e Fosforilação Oxidativa Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima Para que um organismo possa realizar suas funções básicas: Obtenção de nutrientes. Crescimento. Multiplicação.

Leia mais

Comunicação entre neurônios. Transmissão de sinais no sistema nervoso

Comunicação entre neurônios. Transmissão de sinais no sistema nervoso Comunicação entre neurônios Transmissão de sinais no sistema nervoso Neurônios Conduzem informações através de sinais elétricos Movimentos de íons através da membrana celular Correntes iônicas codificam

Leia mais

acaricidas em citros A resistência dos ácaros a Celso Omoto e Everaldo Batista Alves* Estratégia PRAGAS

acaricidas em citros A resistência dos ácaros a Celso Omoto e Everaldo Batista Alves* Estratégia PRAGAS Estratégia A resistência dos ácaros a acaricidas em citros Celso Omoto e Everaldo Batista Alves* heraldo nigri/ usp esalq 82 Ácaros em citros: acima, ácaro-da-ferrugem; abaixo, ácaro-da-leprose A evolução

Leia mais

Toxicologia de Inseticidas. Luiz Paulo

Toxicologia de Inseticidas. Luiz Paulo Toxicologia de Inseticidas Luiz Paulo Produtos Fitossanitários Considerações: Agrotóxicos ou defensivos agrícolas são substâncias químicas que podem ter ação fisiológica sobre organismos, com objetivo

Leia mais

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO

SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO ORGANIZAÇÃO GERAL DO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO Sistema Nervoso Central Periférico Autônomo Somático Simpático Parassimpático Ação integradora sobre a homeostase corporal. Respiração

Leia mais

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 1º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 1º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista No Anhanguera você é + Enem Justificar as questões de múltipla escolha. TEXTO: 1 - Comum à questão: 1 As células podem oxidar aminoácidos

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Algicida de Fibra e Vinil Aplicação: Desinfetante para piscinas Nome da Empresa: Marco Antonio Spaca Piscinas EPP Endereço: Rua: João Paulino dos

Leia mais

POTENCIAL DE MEMBRANA E POTENCIAL DE AÇÃO

POTENCIAL DE MEMBRANA E POTENCIAL DE AÇÃO POTENCIAL DE MEMBRANA E POTENCIAL DE AÇÃO AULA 3 DISCIPLINA: FISIOLOGIA I PROFESSOR RESPONSÁVEL: FLÁVIA SANTOS Potencial de membrana Separação de cargas opostas ao longo da membrana plasmática celular

Leia mais

Substâncias de origem natural. * Produzir substâncias químicas que irão produzir efeitos terapêuticos específicos. Estudos farmacológicos

Substâncias de origem natural. * Produzir substâncias químicas que irão produzir efeitos terapêuticos específicos. Estudos farmacológicos FARMACODINÂMICA Mecanismo de ação de fármacos AÇÃO DAS DROGAS Substâncias de origem natural 1920 Estudos farmacológicos * Produzir substâncias químicas que irão produzir efeitos terapêuticos específicos

Leia mais

Objetivos. Princípios Farmacodinâmicos. Farmacodinâmica. Farmacodinâmica

Objetivos. Princípios Farmacodinâmicos. Farmacodinâmica. Farmacodinâmica Objetivos Princípios Farmacodinâmicos Marcos Moreira Definição. Categorias de Receptores. Processo de Ação do Fármaco. Biofase. Eficácia Intrínseca. Agonistas & Antagonistas. Farmacodinâmica Estudo dos

Leia mais

Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto A habilidade mais marcante do sistema nervoso baseiam-se nas interações entre os neurônios conectados. O grande número de neurônios e interações entre estas

Leia mais

EFEITOS DOS AGROTÓXICOS SOBRE AS ABELHAS SEM FERRÃO

EFEITOS DOS AGROTÓXICOS SOBRE AS ABELHAS SEM FERRÃO EFEITOS DOS AGROTÓXICOS SOBRE AS ABELHAS SEM FERRÃO Profa. Dra. Maria Claudia Colla Ruvolo Takasusuki Universidade Estadual de Maringá Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular Colony

Leia mais

d) A partir de qual molécula é formado o ATP? Este processo é endergônico ou exergônico?

d) A partir de qual molécula é formado o ATP? Este processo é endergônico ou exergônico? TD de Revisão de Biologia 3ª etapa 2015 Profa: Ana Gardênia 1. Nas células, a glicose é quebrada e a maior parte da energia obtida é armazenada principalmente no ATP (adenosina trifosfato) por curto tempo.

Leia mais

Química e Bio Química Aplicada METABOLISMO ENZIMOLOGIA. Metabolismo Energético Respiração Celular e Fermentação

Química e Bio Química Aplicada METABOLISMO ENZIMOLOGIA. Metabolismo Energético Respiração Celular e Fermentação Química e Bio Química Aplicada METABOLISMO ENZIMOLOGIA Adriano Silva maestroabs@hotmail.com adrianoabs.silva@gmail.com 88105041 34843610 Metabolismo Energético Respiração Celular e Fermentação Metabolismo

Leia mais

13/08/2016. Movimento. 1. Receptores sensoriais 2. Engrama motor

13/08/2016. Movimento. 1. Receptores sensoriais 2. Engrama motor Movimento 1. Receptores sensoriais 2. Engrama motor 1 Movimento Componentes Celulares e Funcionamento do Sistema Nervoso 2 O Sistema nervoso desempenha importantes funções, como controlar funções orgânicas

Leia mais

SOLO a) Estrutura do solo

SOLO a) Estrutura do solo SOLO a) Estrutura do solo; b) Tipos de solo e suas características; c) Qualidade química do solo poluentes no solo; d) Uso do solo para agricultura; e) Matéria orgânica do solo importância das substâncias

Leia mais

Introdução ao estudo de neurofisiologia

Introdução ao estudo de neurofisiologia Introdução ao estudo de neurofisiologia Introdução ao estudo de neurofisiologia Peixe Réptil Ave Boi Humano Por que os cérebros são diferentes entre as espécies? Introdução ao estudo de neurofisiologia

Leia mais

CÂMPUS DE JABOTICABAL FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE

CÂMPUS DE JABOTICABAL FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE Ecotoxicologia dos Agrotóxicos e Saúde Ocupacional 1a. Aula - Conceitos

Leia mais

Anderson Guarise Cristina Haas Fernando Oliveira Leonardo M de Castro Sergio Vargas Júnior

Anderson Guarise Cristina Haas Fernando Oliveira Leonardo M de Castro Sergio Vargas Júnior Anderson Guarise Cristina Haas Fernando Oliveira Leonardo M de Castro Sergio Vargas Júnior Respiração Celular Glicólise Ciclo do Ácido Cítrico (CAC) Fosforilação oxidativa (Fox) Respiração Celular Glicólise

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES BÁSICAS DAS SINAPSES E DAS SUBSTÂNCIAS TRANSMISSORAS

ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES BÁSICAS DAS SINAPSES E DAS SUBSTÂNCIAS TRANSMISSORAS ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO FUNÇÕES BÁSICAS DAS SINAPSES E DAS SUBSTÂNCIAS TRANSMISSORAS AULA 4 DISCIPLINA: FISIOLOGIA I PROFESSOR RESPONSÁVEL: FLÁVIA SANTOS Divisão sensorial do sistema nervoso Receptores

Leia mais

Sinapses. Comunicação entre neurônios. Transmissão de sinais no sistema nervoso

Sinapses. Comunicação entre neurônios. Transmissão de sinais no sistema nervoso Sinapses Comunicação entre neurônios Transmissão de sinais no sistema nervoso Biofísica 2018 / Ciências Biológicas / FCAV UNESP Recordando... Transmissão de sinais em um neurônio Fases: Estímulo alteração

Leia mais

Com Altacor, você sabe onde as lagartas grafolita foram parar. Fora da sua lavoura

Com Altacor, você sabe onde as lagartas grafolita foram parar. Fora da sua lavoura 0800 707 5517 www.dupontagricola.com.br Altacor e Rynaxypyr são marcas registradas da DuPontTM. Copyright 2009, DuPont do Brasil S/A Todos os direitos reservados. Com Altacor, você sabe onde as lagartas

Leia mais

AGMATINE SULFATE. Ergogênico, cardioprotetor e neuroprotetor

AGMATINE SULFATE. Ergogênico, cardioprotetor e neuroprotetor AGMATINE SULFATE Ergogênico, cardioprotetor e neuroprotetor Introdução Agmatine foi descoberto em 1910, por Albrecht Kossel, ganhador do prêmio Nobel, que iniciou uma pesquisa, que levou mais de 100 anos

Leia mais

Resistência de Insetos a Inseticidas

Resistência de Insetos a Inseticidas XXXV Ciclo de Reuniões da CSM/PR 23/08/2016 Resistência de Insetos a Inseticidas Algodão Edson Hirose Embrapa Soja Milho Soja Por que os insetos pragas são tão difíceis de controlar? Plantas x Insetos

Leia mais

Sinalização Celular e Alvos Farmacológicos

Sinalização Celular e Alvos Farmacológicos Final do século XVII Mecanismo de ação dos fármacos ainda era impedido pela ausência de métodos para a purificação dos princípios ativos e pela falta de método para a o teste de hipótese a respeito da

Leia mais

Questão 5. Questão 2. Questão 3. Questão 6. Questão 7. Questão 4. 1 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 2º bimestre. Aluno(a):

Questão 5. Questão 2. Questão 3. Questão 6. Questão 7. Questão 4. 1 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 2º bimestre. Aluno(a): 1 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 2º bimestre Aluno(a): Questão - 1 Observe a equação geral da fotossíntese para responder as questões de 01 a 04. Questão 5 Sobre o processo de fotossíntese, observe

Leia mais

SINAPSE. Sinapse é um tipo de junção especializada, em que um neurônio faz contato com outro neurônio ou tipo celular.

SINAPSE. Sinapse é um tipo de junção especializada, em que um neurônio faz contato com outro neurônio ou tipo celular. Disciplina: Fundamentos em Neurociências Profa. Norma M. Salgado Franco SINAPSE Sinapse é um tipo de junção especializada, em que um neurônio faz contato com outro neurônio ou tipo celular. Podem ser:

Leia mais

Profa. Angélica Pinho Zootecnista. Dpto de Zootecnia Fones:

Profa. Angélica Pinho Zootecnista. Dpto de Zootecnia Fones: Profa. Angélica Pinho Zootecnista Dpto de Zootecnia Fones: 3243-7070 Email: angelicapinho@unipampa.edu.br UNIDADE 1 INTRODUÇÃO AO METABOLISMO 1.1 Visão geral do metabolismo. 1.2 Catabolismo e anabolismo.

Leia mais

VISÃO DO SETOR FLORESTAL BRASILEIRO SOBRE A RESTRIÇÃO AO USO DE PESTICIDAS

VISÃO DO SETOR FLORESTAL BRASILEIRO SOBRE A RESTRIÇÃO AO USO DE PESTICIDAS VISÃO DO SETOR FLORESTAL BRASILEIRO SOBRE A RESTRIÇÃO AO USO DE PESTICIDAS Rubens C. Garlipp * Reunião Técnica: Certificação Florestal e o Uso de Pesticidas São Paulo/SP Fevereiro 2001 * Superintendente

Leia mais

7. OXIDAÇÕES BIOLÓGICAS

7. OXIDAÇÕES BIOLÓGICAS 7. OXIDAÇÕES BIOLÓGICAS 2 O que é a oxidação? É o processo pelo qual a matéria viva transforma em diferentes formas de energia atual a energia químico-potencial contida nas estruturas moleculares dos alimentos.

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Respiração celular Prof. Enrico blota

Matéria: Biologia Assunto: Respiração celular Prof. Enrico blota Matéria: Biologia Assunto: Respiração celular Prof. Enrico blota Biologia 1. Moléculas, células e tecidos - Fotossíntese e respiração - Respiração celular Fermentação Organismos que só vivem na presença

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Algicida de Manutenção Aplicação: Desinfetante para piscinas Nome da Empresa: Marco Antonio Spaca Piscinas EPP Endereço: Rua: João Paulino dos

Leia mais

Classificação e Características do Tecido Nervoso

Classificação e Características do Tecido Nervoso Classificação e Características do Tecido Nervoso CARACTERÍSTICAS GERAIS TRANSMISSÃO DE IMPULSOS NERVOSOS RELAÇÃO DIRETA COM O SISTEMA ENDÓCRINO Organização do Sistema Nervoso Humano Divisão Partes Funções

Leia mais

AGMATINE SULFATE. Ergogênico, cardioprotetor e neuroprotetor INTRODUÇÃO

AGMATINE SULFATE. Ergogênico, cardioprotetor e neuroprotetor INTRODUÇÃO AGMATINE SULFATE Ergogênico, cardioprotetor e neuroprotetor INTRODUÇÃO Agmatine foi descoberto em 1910, por Albrecht Kossel, ganhador do prêmio Nobel, que iniciou uma pesquisa, que levou mais de 100 anos

Leia mais

EFICIÊNCIA DO NOVO NEMATICIDA FLUENSULFONE 480 EC (NIMITZ TM ) NO CONTROLE DE Meloidogyne exigua EM Coffee arabica L.

EFICIÊNCIA DO NOVO NEMATICIDA FLUENSULFONE 480 EC (NIMITZ TM ) NO CONTROLE DE Meloidogyne exigua EM Coffee arabica L. EFICIÊNCIA DO NOVO NEMATICIDA FLUENSULFONE 480 EC (NIMITZ TM ) NO CONTROLE DE Meloidogyne exigua EM Coffee arabica L. GD Corte, DS Faria, E Benetti, M Brites, H Vieira Ferrugem Pragas de raiz Cercospora

Leia mais

1. OBJETIVO 2. CAMPO DE APLICAÇÃO

1. OBJETIVO 2. CAMPO DE APLICAÇÃO 1. OBJETIVO Estabelecer os critérios para utilização e preenchimento das planilhas de controle da comercialização de agrotóxicos (desinfestantes de uso profissional e fitossanitários), seus componentes

Leia mais

Funções do Sistema Nervoso Integração e regulação das funções dos diversos órgãos e sistemas corporais Trabalha em íntima associação com o sistema end

Funções do Sistema Nervoso Integração e regulação das funções dos diversos órgãos e sistemas corporais Trabalha em íntima associação com o sistema end FISIOLOGIA DO SISTEMA S NERVOSO Funções do Sistema Nervoso Integração e regulação das funções dos diversos órgãos e sistemas corporais Trabalha em íntima associação com o sistema endócrino (neuroendócrino)

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INSETICIDAS PARA O CONTROLE DO PULGÃO (Aphis gossypii) (*)

AVALIAÇÃO DE INSETICIDAS PARA O CONTROLE DO PULGÃO (Aphis gossypii) (*) AVALIAÇÃO DE INSETICIDAS PARA O CONTROLE DO PULGÃO (Aphis gossypii) (*) Luis Alberto Aguillera (Cooperativa dos Cotonicultores de Campo Verde - Cooperfibra / luisaguillera@cooperfibra.com.br), Alexandre

Leia mais

Respiração celular, Fermentação e fotossíntese. 1) Numa comunidade terrestre ocorrem os fenômenos I e II, esquematizados abaixo.

Respiração celular, Fermentação e fotossíntese. 1) Numa comunidade terrestre ocorrem os fenômenos I e II, esquematizados abaixo. Respiração celular, Fermentação e fotossíntese 1) Numa comunidade terrestre ocorrem os fenômenos I e II, esquematizados abaixo. Analisando-se o esquema, deve-se afirmar que a) somente as plantas participam

Leia mais

CÂMPUS DE JABOTICABAL FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE

CÂMPUS DE JABOTICABAL FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE JABOTICABAL FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE Ecotoxicologia dos Agrotóxicos e Saúde Ocupacional 1a. Aula - Conceitos

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Enzimas. Prof. Me. Cássio Resende de Morais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Enzimas. Prof. Me. Cássio Resende de Morais FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Enzimas Prof. Me. Cássio Resende de Morais Enzimas Catalisadores biológicos: substâncias de origem biológica que aceleram

Leia mais

Importância dos processos de sinalização. Moléculas sinalizadoras (proteínas, peptídeos, aminoácidos, hormônios, gases)

Importância dos processos de sinalização. Moléculas sinalizadoras (proteínas, peptídeos, aminoácidos, hormônios, gases) Sinalização celular Importância dos processos de sinalização Seres unicelulares Seres multicelulares Moléculas sinalizadoras (proteínas, peptídeos, aminoácidos, hormônios, gases) Receptores Proteínas -

Leia mais

Exercícios Parte I Toxicologia Forense Profa. Verônica Rodrigues

Exercícios Parte I Toxicologia Forense Profa. Verônica Rodrigues Exercícios Parte I 11.02.2012 Toxicologia Forense Profa. Verônica Rodrigues Questão Prova Perito Polícia Civil 1-( ) No âmbito forense, muitas vezes a verdadeira versão de um crime só pode ser descoberta

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA N 1, DE 23 DE JANEIRO DE 2006

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA N 1, DE 23 DE JANEIRO DE 2006 INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA N 1, DE 23 DE JANEIRO DE 2006 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA, O DIRETOR-PRESIDENTE DA AGÊNCIA NACIONAL DE

Leia mais

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol

MAGNÉSIO DIMALATO. FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7. PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol MAGNÉSIO DIMALATO FÓRMULA MOLECULAR: C4H6Mg2O7 PESO MOLECULAR: 396,35 g/mol Importante para mais de 300 processos biológicos no organismo, o magnésio é um mineral essencial utilizado na síntese de proteínas

Leia mais

Pulverização: exposição direta e indireta - - perspectivas

Pulverização: exposição direta e indireta - - perspectivas Pulverização: exposição direta e indireta - - perspectivas Esta apresentação não possui qualquer conflito de interesses: os dados aqui mencionados fazem parte do acervo de arquivos do CEVS/RS Não participei

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ 1. IDENTIFICAÇÃO

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ 1. IDENTIFICAÇÃO FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ 1. IDENTIFICAÇÃO Nome do produto: GESSO Nome da Empresa: POLIDENTAL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Endereço: Rua Phillip Leiner, 350 Parque Alexandra

Leia mais

Fisiologia celular I. Fisiologia Prof. Msc Brunno Macedo

Fisiologia celular I. Fisiologia Prof. Msc Brunno Macedo celular I celular I Objetivo Conhecer os aspectos relacionados a manutenção da homeostasia e sinalização celular Conteúdo Ambiente interno da célula Os meios de comunicação e sinalização As bases moleculares

Leia mais