igodispatch CRJ- 200 ATENÇÃO Este aplicativo não deve ser utilizado para fins de planejamento voo, aviação ou navegação real.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "igodispatch CRJ- 200 ATENÇÃO Este aplicativo não deve ser utilizado para fins de planejamento voo, aviação ou navegação real."

Transcrição

1 igodispatch CRJ- 200 ATENÇÃO Este aplicativo não deve ser utilizado para fins de planejamento voo, aviação ou navegação real. Todos os cálculos realizados por esta aplicação são baseados em dados de navegação que vem com X- Plane (veja plane.com/ para mais detalhes). Estes dados de navegação nem sempre são precisos e atualizados. Esta aplicação pode conter erros e podem não funcionar como esperado ou prontamente em algum momento. Quaisquer operações ou cálculos efetuados por esta aplicação não deve ser usado na vida real. O desenvolvedor do aplicativo declina qualquer responsabilidade que pode ser causado pelo uso do aplicativo em qualquer circunstância que não seja no simulador de voo X- Plane. INTRODUÇÃO CRJ- 200 é um modelo de avião de simulação desenvolvido pela Equipe JRollon especificamente para X- Plane. igodispatch CRJ- 200 (doravante referida como a aplicação) é uma aplicação ipad que ajuda você a criar um plano de voo; estimar a quantidade necessária de combustível para o seu voo; carregar o avião com passageiros, carga e combustível; calcular vários parâmetros de avião, como %MAC e o deslocamento do centro de gravidade; acompanhar o voo em um mapa; ajustar dinamicamente alguns dos parâmetros do avião, por exemplo, o atual centro de gravidade; monitorar seu desempenho de voo e produzir um relatório de desempenho de voo. Nota: A fim de compartilhar datarefs com X- Plane, você precisa do plug- in igoconnect para X- Plane. Visite a seguinte página da Web para fazer o download do plug- in, ler toda a documentação, e obter o link para a página de suporte: A aplicação inclui vários painéis. Cada um deles desempenha funções específicas, e alguns painéis devem obrigatoriamente serem abertos, a fim de fazer cálculos necessários. Usando vamos criar um plano de voo do aeroporto de Toronto Lester Pearson International para o aeroporto Washington Dulles International, em Washington, DC. O plano de voo será o seguinte: CYYZ BULGE AIRCO FIXUS ETG PSB KIAD O Aeroporto Washington National será o nosso aeroporto alternativo. AEROPORTOS (AIRPORTS) Abra o aplicativo. Você deve aceitar os Termos e Condições, a fim de prosseguir.

2 O painel Aeroportos permite que você insira um novo plano de voo, redefinir o plano de voo (ou seja, apagar todas as informações pertinentes para o plano de voo atual), e baixar o METAR atual. O painel exibe as informações atuais do tempo extraída do relatório METAR, e calcula a altitude de pressão dos aeroportos. Digite seu plano de voo, inserindo um código ICAO na respectiva caixa de texto e clicar no botão +. Faça isso para o Aeroporto de partida (obrigatório!), Cada um dos auxílios à navegação, o aeroporto de destino e, se for o caso, o aeroporto alternativo. A informação do aeroporto alternativo é opcional. Os seguintes tipos de NAVAIDs estão incluídos no banco de dados de navegação e pode ser usado para planejamento de voo: VOR, VORTAC, VOR- DME, NDB e FIXOS. Se o banco de dados inclui mais de um NAVAID com o mesmo nome, uma lista contendo todos os NAVAIDs será exibido para que o usuário possa selecionar o auxílio necessário. O NAVAID mais próximo para o último ponto no plano de voo será exibido na primeira linha e será pré- selecionado. Uma vez que o plano de voo tiver sido inserido, baixe a informação METAR atual do site da National Oceanic and Atmospheric Administration ( clicando no botão Download METAR. Se você não tiver acesso à Internet ou tiver o clima customizado no X- Plane, informações sobre o tempo também podem ser inseridos manualmente para cada um dos campos disponíveis.

3 Você pode abrir o relatório completo METAR clicando em qualquer um dos botões View METAR. Por exemplo, clicando no botão View Alternate METAR abrirá o relatório METAR para o aeroporto alternativo.

4 Após que as informações do clima já estiverem baixadas ou inseridas manualmente, o aplicativo irá calcular as altitudes indicadas e de pressão para cada um dos aeroportos (em pés). DISTÂNCIA (DISTANCE) O painel de distância permite que você selecione o nível de voo, perfil de subida, e velocidade de cruzeiro (em Mach), e calcular os componentes do vento em cada um dos aeroportos, desvio ISA no nível de voo selecionado, assim como a distância precisa no solo e no ar baseado na direção e velocidade atual do vento. Nota: abrir este painel é necessário para a aplicação para calcular sua distância do solo e do ar e, consequentemente, seu tempo de voo e de combustível. Não pule esse painel! Clique em qualquer um dos botões de pista (por exemplo, Destination Runway) e selecione a pista apropriada. O componente de vento será calculado e exibido. O aplicativo também exibirá o tipo de superfície da pista selecionada.

5 Escolha o seu FL (em pés) clicando no botão Flight Level e usando o seletor. O nível de voo afeta o seu consumo de combustível e tempo de voo. Uma vez que a FL tenha sido selecionado, selecione seu perfil de subida ( M por padrão) e velocidade de cruzeiro (0.74m por padrão). A programação do perfil de subida e velocidade de cruzeiro têm um impacto sobre a distância do ar, sendo assim, o cálculo do tempo de voo e combustível serão mais precisos.

6 A temperatura e o ajuste de altímetro no FL são obrigados para calcular o desvio ISA. O Desvio ISA afeta o seu consumo de combustível e seu tempo de voo. Se nem a temperatura nem o ajuste de altímetro é selecionado, o desvio ISA será considerado 0 (será exibido como "N / A" no painel). Também pode deixar o ajuste de altímetro em branco, caso em que o padrão de altímetro será usado. Note- se que o altímetro entrado deve ser em polegadas de mercúrio (por exemplo, "30.00" - com ponto e sem as aspas). Você pode baixar a direção e velocidade do vento em seu nível de voo a partir de X- Plane (conexão com X- Plane é necessário, consulte a seção "Configurações" para os procedimentos corretos de conexão) ou inseri- lo manualmente: a direção do vento deve ser um número de 0-360, e a velocidade deve estar em nós. Isso é necessário para calcular a sua distância do ar. Se nem a direção, nem a velocidade for inserido, a distância do ar será igual à distância no solo.

7 O aplicativo calcula a distância do ar em cada uma das pernas do seu plano de voo, aplicando as informações de vento, e tornando o cálculo mais preciso. No entanto, baixando os dados dos ventos de altitude do X- Plane só irá trazer a direção e a velocidade do vento para a localização atual. Estes valores podem ser diferentes para algumas partes de seu voo, portanto, a distância aérea real pode ser ligeiramente diferente. Ao voar na Brasil, você pode usar o seguinte site para obter informações precisas do vento: Para Portugal, você pode usar o seguinte site: Para o Canadá, você pode usar o seguinte site: Para o EUA, você pode usar o seguinte site: CARGA (LOAD) O painel de carga permite que você carregue o avião com passageiros e carga, calcular o seu peso de carga útil, peso a combustível zero (ZFW), peso no embarque, bem como o peso da aeronave e o centro de gravidade na decolagem e pouso. O painel também calcula o combustível necessário e carrega combustível para o avião.

8 Carregando Passageiros e Carga Há duas maneiras de carregar o seu avião. A primeira maneira é clicar em um lugar onde você gostaria de ter um passageiro sentado. Tocar em um botão uma vez irá selecionar um homem (peso de 200 libras por pessoa.), duas vezes - uma mulher (179 lbs.), e três vezes - uma criança (82 lbs.). Tocar no botão pela quarta vez vai esvaziar o assento. A outra maneira de carregar passageiros é movendo o controle deslizante sob a imagem do avião. Quando o controle deslizante está sendo movido, o aplicativo seleciona aleatoriamente os lugares e tipos de passageiros. Quando você carrega passageiros, os compartimentos de carga também são ajustados automaticamente - o peso da bagagem é adicionado. Você pode aumentar ou reduzir o peso da carga, arrastando o controle deslizante de carga. O aplicativo exibe o peso do passageiro em cada uma das quatro zonas de passageiros, peso total da carga, peso vazio, itens de peso operacional, peso total de carga útil e peso a combustível zero. Quando terminar, clique no botão Return to the Load Panel. Carregando Combustível

9 Este painel é responsável por todos os cálculos de combustível, portanto, é necessária abri- lo para a aplicação estimar o seu combustível para o voo. Digite o número estimado de minutos para taxiamento nos aeroportos de partida e de destino, bem como o tempo necessário para a APU. O aplicativo fará as seguintes estimativas: Combustível necessário para táxi e inicio de motores; Combustível para a viagem - combustível necessário para voar a partir de partida até o destino; Combustível de contingência - normalmente 5% do combustível da viagem; Combustível de reserva final - combustível necessário para uma espera de 30 minutos a 1500 pés; Combustível necessário para voar a partir do Aeroporto de partida para o aeroporto alternativo. Uma vez que o combustível mínimo necessário foi calculado, coloque o seu combustível movendo ou o controle deslizante da esquerda ou direita representando tanques de combustível das asas. O outro controle deslizante da asa (tanque) será automaticamente preenchido com exatamente a mesma quantidade de combustível. Se necessário, carregue o tanque central movendo o cursor no centro. Recomenda- se preencher completamente os tanques das asas antes do tanque central.

10 Eu recomendo fortemente que você preencha um pouco mais de combustível do que a estimativa mínima exigida. Eu costumo acrescentar cerca de libras ao que foi estimado pela aplicação. Clique no botão Return to the Load Panel. Centro de gravidade Depois que o avião foi abastecido e carregado com passageiros e carga, o painel de carga indicará o seu peso a combustível zero, peso no embarque, bem como o peso estimado na decolagem e na aterrissagem. Além disso, o aplicativo irá calcular a porcentagem do Mean Aerodynamic Cord (% MAC) e do deslocamento do Centro de Gravidade (em polegadas), ou seja, a diferença de CG entre o plano carregado com apenas os itens operacionais e o plano com a carga atual e combustível. O valor de deslocamento do CG pode ser ajustado no X- Plane. Se o aplicativo está conectado ao X- Plane usando o plugin igoconnect, você pode definir o peso da carga, o peso do combustível, e o CG compensado diretamente no X- Plane clicando no botão Load to X- Plane. Consulte a seção "Configurações" para os procedimentos de conexão correta. PIREP (PIREP)

11 O painel PIREP resume todos os cálculos e estimativas que tenham sido produzidos pelo aplicativo. É uma maneira conveniente para ver as informações básicas de voo em um só lugar. A altitude pressão e altímetro nos aeroportos de partida, de destino e de alternativa, bem como a distância no solo e no ar entre eles, e tempo de voo estimado. Note- se que o painel também exibe altímetro em hpa (hectopascal ou milibar), que é geralmente utilizada em muitas partes do mundo, com exceção da América do Norte. O painel mostra combustível necessário e carregado, bem como os pesos atualizados da aeronave. Finalmente, o painel mostra as velocidades de referência de decolagem para o peso e condições atuais do tempo: V1 Vr, V2, e Vfto para flaps 8 e 20. Ele também exibe as velocidades de referência de pouso para todas as combinações de flaps nos aeroportos de destino e de alternativa. ACARS (ACARS) O painel ACARS compartilha informações com X- Plane através de um plug- in. Você deve ter o plug- in igoconnect instalado no seu X- Plane para ser capaz de compartilhar dados com o

12 aplicativo. O aplicativo recebe os dados do simulador de voo e permite que você acompanhe o seu voo atual no mapa. Você pode mudar o tipo de mapa mudando para imagem de satélite da área. Isso pode ser feito usando o seletor de Mapa- Satélite (Map- Satellite). Tocando no ícone de navaid ou aeroporto no mapa irá exibir frequências de rádio para o ponto atual.

13 Para abrir uma conexão TCP com X- Plane, mova o Communicate Data para a posição On. Se houver um problema com a conexão, você receberá uma mensagem de aviso. Os seguintes dados serão transmitidos para o aplicativo: Posição atual do avião (latitude e longitude); Rumo (rumo verdadeiro é usado para exibir a imagem do avião no mapa e o rumo magnético é apresentada para sua informação); Peso atual total avião (em libras); Peso e fluxo do combustível (em libras por hora); Velocidade no solo (em nós); O tempo e a distância suficiente para a quantidade atual de combustível disponível; Altitude atual (em pés); % MAC atual e descolamento de CG. Os dados do centro de gravidade (% MAC e descolamento) são valores dinâmicos, ou seja, eles estarão mudando constantemente durante o voo porque CG é dependente do peso do combustível. O aplicativo recalcula descolamento atual do CG e muda dinamicamente esse valor no X- Plane, o que resulta em um voo com mais realismo. Consulte a seção "Configurações" para os procedimentos de conexão correta. O plano de voo completo pode ser visualizado clicando no botão View Flight Plan.

14 O plano de voo atual é representado em uma tabela listando todos os NAVAIDs incluídas no plano com informações adicionais, como o nome do NAVAID, o seu código, tipo, bem como a distância no solo, distância no ar, e rumo verdadeiro do NAVAID anterior. Clique no botão Back to ACARS para retornar ao painel anterior. DESEMPENHO (PERFORMANCE) O painel de desempenho permite avaliar o seu desempenho de voo com base em cerca de 20 parâmetros. A conexão com X- Plane via o plug- in igoconnect (versão mínima 1.3.1) é necessária. Depois de concluído seu voo, toque no botão Flight Performance Report para baixar o relatório. O aplicativo perguntará se você deseja apagar o relatório anterior e prosseguir. Note que a opção de salvar os relatórios anteriores não está disponível no momento. O relatório irá listar o seu tempo de voo, todos os erros que foram feitos durante o voo com base nos parâmetros monitorados, bem como a sua pontuação total de desempenho.

15 CONFIGURAÇÕES (SETTINGS) O painel Configurações permite configurar a conexão TCP com o servidor (o plug- in igoconnect para o X- Plane). A fim de compartilhar informações entre o plug- in e do aplicativo, uma conexão Wi- Fi deve ser estabelecida na mesma rede com o computador onde o X- Plane está instalado. Em primeiro lugar, identificar o endereço IP deste computador. Consulte a documentação do PC e Mac para saber como o endereço IP pode ser identificado. Digite o endereço IP nas caixas de texto.

16 Para a conexão TCP a ser estabelecida, você também precisa identificar o número da porta. O número de porta padrão para o aplicativo é 7767 (exibida no aplicativo como "Auto"). Se qualquer um dos seus outros programas ou aplicações já está usando este número de porta, você pode mudá- lo. Note que se você alterar o número da porta, você deve definir o mesmo valor tanto no aplicativo quanto no plug- in. Alterar o número da porta no X- Plane requer a reinicialização do computador. Você também pode definir a frequência de compartilhamento de dados, inserindo os intervalos de tempo (em segundos) em que o aplicativo envia mensagens de solicitação de dados para o servidor (para o plug- in no X- Plane). Um valor de 1 segundo a 60 segundos pode ser introduzido. Por padrão, o intervalo é de 5 segundos, o que significa que os dados ACARS serão atualizados sobre a aplicação (ou seja, enviado a partir do servidor) a cada 5 segundos. IMPORTANTE: Se você usa um firewall no seu computador, é possível que ele bloqueie a conexão TCP. Você precisa abrir a porta para que a conexão seja estabelecida. Consulte o manual igoconnect para saber como fazer. Nota: Enquanto a conexão com X- Plane está disponível, a função Auto- Lock em seu ipad será desativada. Se você quiser colocar o seu ipad de volta para o modo de suspensão, desconecte o aplicativo do servidor. Além das configurações de conexão, o painel contém links para as informações de suporte para a aplicação.

17 SALVANDO SEU PLANO ATUAL E CRIANDO UM PLANO NOVO O aplicativo irá automaticamente salvar suas informações de voo em vigor, incluindo o plano de voo, tempo, carga, combustível, etc. Você pode usar estas informações para reconectar ao servidor se a conexão for interrompida, ou reutilizá- las novamente para o seu próximo voo. Para iniciar um novo processo de planeamento de voo e repor todas as informações voo de volta para seu estado padrão, abra o painel de Aeroportos e clique no botão Reset Flightplan. A informação de voo atual será excluída - você está pronto para sua próxima viagem. Tenha um voo seguro! AVISO LEGAL igodispatch é uma aplicação ipad que fornece planejamento de voo, carregamento e rastreamento para X- Plane CRJ- 200 do JRollon. Se você tem o plug- in igoconnect instalado no X- Plane, as informações de voo podem ser transmitidas para o seu ipad em tempo real através da conexão TCP (o plug- in atua como um servidor, enquanto que a aplicação atua como um cliente). Informações adicionais, ajuda, documentação e software podem ser encontradas em: *** TERMOS E CONDIÇÕES ===================== Este aplicativo não deve ser utilizado para fins de planejamento voo, aviação ou de navegação reais. O desenvolvedor do aplicativo declina qualquer responsabilidade que pode ser causado pelo uso do aplicativo em qualquer circunstância que não seja no simulador de voo X- Plane. Esta aplicação pode precisar se conectar a Internet, a fim de baixar informações meteorológicas (METAR) atuais. Se você usar o plug- in igoconnect para compartilhamento de dados entre o aplicativo e o X- Plane, o aplicativo precisa ser conectado ao computador com o plug- in através de uma conexão Wi- Fi TCP. O AUTOR EXCLUI TODAS AS GARANTIAS NO QUE DIZ RESPEITO A ESTE SOFTWARE, INCLUINDO TODAS AS GARANTIAS DE COMERCIALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO. EM HIPÓTESE ALGUMA O AUTOR SERÁ RESPONSÁVEL POR QUAISQUER DANOS ESPECIAIS, INDIRETOS OU CONSEQÜENTES, OU QUALQUER DANO RESULTANTE DA PERDA DE USO, DADOS OU LUCROS, SEJA EM UMA AÇÃO DE CONTRATO, NEGLIGÊNCIA OU OUTRA AÇÃO TORTUOSA, DECORRENTE DE OU EM CONEXÃO COM O USO OU DESEMPENHO DESTE SOFTWARE.

18 Esta aplicação está abrangida pelo Acordo de Licença de Utilizador Final de Aplicação (EULA - End User License Agreement) fornecido pela Apple. O EULA pode ser encontrado em: services/itunes/appstore/dev/stdeula/. Ao utilizar este aplicativo, você reconhece e aceita estes Termos e Condições e a EULA da Apple. MATERIAIS COM DIREITOS AUTORAIS ====================== Todos os ícones utilizados na aplicação foram criados pelo desenvolvedor do aplicativo. É proibido usar qualquer um desses ícones sem a permissão do autor. Para produtos comerciais, taxa de licença podem ser aplicadas. Para obter permissão para usar quaisquer partes do código e / ou ícones com software comercial e aplicações, entre em contato com o desenvolvedor atravlés do seguinte endereço de e- mail: igodispatch@igoapp.ca. SUPORTE TÉCNICO ================== O desenvolvedor do aplicativo irá fornecer suporte técnico de uma forma rápida na medida do possível. Para consultas de suporte técnico, você pode: 1. Entrar em contato com o desenvolvedor do aplicativo por e- mail no seguinte endereço: igodispatch@igoapp.ca. 2. Fazer uma solicitação no fórum da X- Plane.org no seguinte endereço: plane.org/index.php?showtopic=83735&hl 2. Fazer uma solicitação no fórum da X- Pilot.com no seguinte endereço: pilot.com/topic/7741- igodispatch- for- crj ipad/ 3. Fazer uma solicitação no fórum do X- Plane Aviators no seguinte endereço: aviators.com/index.php?topic=712.0 CRÉDITOS ========= O banco de dados de navegação usado pelo aplicativo foi compilado por Robin Peel para simulador de voo X- Plane. A base de dados pode ser obtida através de: plane.com/. Os dados são publicados sob os termos da Free Software Foundation General Public License (GPL), que pode ser encontrado em: METAR são baixados da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA): ftp://tgftp.nws.noaa.gov/data/observations/metar/stations. O modelo CRJ- 200 para X- Plane foi desenvolvido pela Equipe JRollon:

19 Software de simulação X- Plane foi desenvolvido pela Laminar Research: plane.com/. AGRADECIMENTOS ESPECIAIS A: KYLE SANDERS E PIERRE LAVAUX ( AVIATORS.COM) POR SUA AJUDA E APOIO. Agradecimentos especiais para Kyle Sanders por sua constante inestimável ajuda e apoio ( aviators.com). Além disso, obrigados especiais para as comunidades dos desenvolvedores no Fórum de Desenvolvedores da Apple e stackoverflow.com por suas valiosas ajudas e apoios. igodispatch CRJ Igor Tupitsyn ( Todos os direitos reservados.

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Seu manual do usuário SONY ERICSSON K550I http://pt.yourpdfguides.com/dref/449983

Seu manual do usuário SONY ERICSSON K550I http://pt.yourpdfguides.com/dref/449983 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para SONY ERICSSON K550I. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik Sense Cloud Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Versão 1.2 3725-69877-001 Rev.A Novembro de 2013 Neste guia, você aprenderá a compartilhar e visualizar conteúdos durante uma conferência

Leia mais

Introdução ao Tableau Server 7.0

Introdução ao Tableau Server 7.0 Introdução ao Tableau Server 7.0 Bem-vindo ao Tableau Server; Este guia orientará você pelas etapas básicas de instalação e configuração do Tableau Server. Em seguida, usará alguns dados de exemplo para

Leia mais

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet Ebook Como configurar e-mails no seu celular Este e-book irá mostrar como configurar e-mails, no seu celular. Sistemas operacionais: Android, Apple, BlackBerry, Nokia e Windows Phone Há muitos modelos

Leia mais

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting Omega Tecnologia Manual Omega Hosting 1 2 Índice Sobre o Omega Hosting... 3 1 Primeiro Acesso... 4 2 Tela Inicial...5 2.1 Área de menu... 5 2.2 Área de navegação... 7 3 Itens do painel de Controle... 8

Leia mais

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente)

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente) 2015 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 29 de janeiro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo...5 Ativar uma opção Fiery...6

Leia mais

CA Nimsoft Monitor Snap

CA Nimsoft Monitor Snap CA Nimsoft Monitor Snap Guia de Configuração do Monitoramento de resposta do servidor DHCP dhcp_response série 3.2 Aviso de copyright do CA Nimsoft Monitor Snap Este sistema de ajuda online (o Sistema

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Nextel Cloud Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Manual do Usuário Nextel Cloud 1 Índice 1 Índice... 2 2 Nextel Cloud... 3 3 Instalação

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

Índice. * Recursos a partir da IOS 4.1. Telefone (11)2762-9576 Email sac@iphonebest.com.br. www.iphonebest.com.br

Índice. * Recursos a partir da IOS 4.1. Telefone (11)2762-9576 Email sac@iphonebest.com.br. www.iphonebest.com.br 1 Índice Utilizando o Gerenciador Multi Tarefa... 3 Organização de aplicativos... 8 Configurar Gmail... 15 Página favorita em ícone... 18 Excluindo Aplicativos e Ícones Favoritos...21 Gerenciar Aplicativos

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito.

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. Atualização De Mapas GPS Apontador 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. 3º Clique na Opção Registrar 4º Selecione o Dispositivo Apontador e o Modelo

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Configurando o DDNS Management System

Configurando o DDNS Management System Configurando o DDNS Management System Solução 1: Com o desenvolvimento de sistemas de vigilância, cada vez mais usuários querem usar a conexão ADSL para realizar vigilância de vídeo através da rede. Porém

Leia mais

Guia do Usuário Moovit. Android Versão 3.7.0.97

Guia do Usuário Moovit. Android Versão 3.7.0.97 Guia do Usuário Moovit Android Versão 3.7.0.97 Tela principal (tela do mapa) Itens do mapa: Esse aqui é você (o seu avatar). Este ícone laranja mostra sua posição atual. Importante: Em caso de erro na

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

como sincronizar seus contatos

como sincronizar seus contatos como sincronizar seus contatos O referencial em comunicações móveis via satélite instalação da ferramenta de sincronização de contatos A ferramenta de sincronização de contatos permite transferir informações

Leia mais

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br Manual Backup Online Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Backup Online 2014 https://backuponlinegvt.com.br 1 Manual Backup Online 1 Índice 1 Índice... 2 2 Backup Online...Erro! Indicador não definido.

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Office LiveMeeting. Office LiveMeeting

Office LiveMeeting. Office LiveMeeting Office LiveMeeting Instalação, Criado por: Diogo Prevedello / Pelissari Data: 26/12/2011 Últimas 5 alterações Nome Resumo da Alteração 26/12/11 Diogo Prevedello Liberação para uso Status Documento: do

Leia mais

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Outlook 2013 pode parecer diferente do Lotus Notes 8.5, mas você rapidamente descobrirá que o Outlook permite fazer tudo o que

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 3 2.1 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configuração e uso do Vivo Sync... 6 3.1 Tudo... 6

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã... ÍNDICE 1. Introdução...2 2. O que é o Sistema Mo Porã...2 3. Como acessar o Site Mo Porã...3 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...4 5. Navegando no Site Mo Porã...6 5. 1 Manual de ajuda do sistema Mo Porã...7

Leia mais

BRASIL. Macro Key Manager Manual do Usuário

BRASIL. Macro Key Manager Manual do Usuário BRASIL Macro Key Manager Manual do Usuário Macro Introdução Gerenciador de Tecla Macro é um software aplicativo especial do tablet. Usando o Macro Key Manager, você pode configurar as funções do teclado

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Versão 1.4 3725-03261-003 Rev.A Dezembro de 2014 Neste guia, você aprenderá a compartilhar e visualizar conteúdo durante uma conferência

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

Ajuda das opções Fiery 1.3 (servidor)

Ajuda das opções Fiery 1.3 (servidor) 2015 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 29 de janeiro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo...5 Ativar uma opção Fiery...5

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Manual Comunica S_Line

Manual Comunica S_Line 1 Introdução O permite a comunicação de Arquivos padrão texto entre diferentes pontos, com segurança (dados criptografados e com autenticação) e rastreabilidade, isto é, um CLIENTE pode receber e enviar

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani Manual de Operações Básicas Thiago Passamani 1 - Entrando e saindo do sistema O Zimbra Suíte de Colaboração é um software de correio eletrônico open source com suporte para e-mail, contatos, calendário

Leia mais

Guia de Instalação Rápida. Guia de Instalação Rápida. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150

Guia de Instalação Rápida. Guia de Instalação Rápida. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Guia de Instalação Rápida Guia de Instalação Rápida Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Encore Electronics, Inc. Todos os direitos reservados. CAPA Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Encore Electronics, Inc.

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Guia de instalação do Smartphone Connect. Telefone de Design Premium com Smartphone Connect. Wi-Fi

Guia de instalação do Smartphone Connect. Telefone de Design Premium com Smartphone Connect. Wi-Fi Telefone de Design Premium com Smartphone Connect Modelo N.º KX-PRW110 KX-PRW120 Wi-Fi KX-PRW110 KX-PRW120 O que é Smartphone Connect? Smartphone Connect é um aplicativo gratuito oferecido pela Panasonic

Leia mais

1. Introdução. 2. Conteúdo da embalagem

1. Introdução. 2. Conteúdo da embalagem 1 1. Introdução / 2. Conteúdo da embalagem 1. Introdução O Repetidor WiFi Multilaser é a combinação entre uma conexão com e sem fio. Foi projetado especificamente para pequenas empresas, escritórios e

Leia mais

ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 experts em Gestão de Conteúdo

ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 experts em Gestão de Conteúdo ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2 1.1 Público alvo... 3 1.2 Convenções... 3 1.3 Mais recursos... 3 1.4. Entrando em contato com a ez... 4 1.5. Direitos autorais e marcas

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Câmera IP Sem/Com Fio. Manual de Instalação Rápida. (Para MAC OS)

Câmera IP Sem/Com Fio. Manual de Instalação Rápida. (Para MAC OS) Modelo:FI8918W Câmera IP Sem/Com Fio Manual de Instalação Rápida (Para MAC OS) Modelo:FI8918W Color:Preta Modelo:FI8918W Color: Branca ShenZhen Foscam Intelligent Technology Co., Ltd Manual de Instalação

Leia mais

DocuWare Mobile ProductInfo. Gerenciamento móvel de documentos. Benefícios

DocuWare Mobile ProductInfo. Gerenciamento móvel de documentos. Benefícios DocuWare Mobile ProductInfo Gerenciamento móvel de documentos O DocuWare Mobile permite acessar os gabinetes de arquivo do DocuWare diretamente em seu smartphone ou tablet. Você pode carregar, visualizar

Leia mais

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet.

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet. Olá! Você está recebendo as informações iniciais para utilizar o GEM (Software para Gestão Educacional) para gerenciar suas unidades escolares. O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior ÍNDICE MICROSOFT INTERNET EXPLORER 6 SP2 (IE6 SP2)...2 JANELA PRINCIPAL...2 PARTES DA JANELA...2 OS MENUS DO IE6...3 MENU ARQUIVO...3 MENU EDITAR...3 MENU EXIBIR...3 MENU FAVORITOS...4 MENU FERRAMENTAS...4

Leia mais

Contato: Kaspersky Lab ZAO 39A/3 Leningradskoe Shosse, Moscou 125212, Rússia E-mail: info@kaspersky.com

Contato: Kaspersky Lab ZAO 39A/3 Leningradskoe Shosse, Moscou 125212, Rússia E-mail: info@kaspersky.com Contato: Kaspersky Lab ZAO 39A/3 Leningradskoe Shosse, Moscou 125212, Rússia E-mail: info@kaspersky.com Suporte: http://support.kaspersky.com Informações gerais: www.kaspersky.com www.securelist.com 2013

Leia mais

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br Capture Pro Software Guia de referência A-61640_pt-br Iniciando o Kodak Capture Pro Software Este guia foi projetado para fornecer instruções simples para início rápido, incluindo a instalação e a inicialização

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

MANUAL MIKOGO 1. VISÃO GERAL

MANUAL MIKOGO 1. VISÃO GERAL 1. VISÃO GERAL 1.1 Informações sobre o Mikogo: Mikogo é uma ferramenta de uso e manipulação simples, permite compartilhamento de arquivos, visualização da área de trabalho remota ou compartilhamento de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD 0 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD ORIENTAÇÕES SOBRE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) PARA DISPONIBILIZAÇÃO

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO Índice Conteúdo Página Legendas 3 1.0 Primeiro acesso 5 2.0 Cadastro de login e senha 6 3.0 Configuração do Blocker 7 3.1 Senha de acesso 8 3.2 Grade de Horário 9 3.2.1 Configurando

Leia mais

Guia do Usuário do Gateway do Avigilon Control Center

Guia do Usuário do Gateway do Avigilon Control Center Guia do Usuário do Gateway do Avigilon Control Center Versão: 5.2 PDF-ACCGATEWAY5-B-Rev1_PT 2013 2014 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. A menos que expressamente concedida por escrito,

Leia mais

Roteador N300 WiFi (N300R)

Roteador N300 WiFi (N300R) Easy, Reliable & Secure Guia de Instalação Roteador N300 WiFi (N300R) Marcas comerciais Nomes de produtos e marcas são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas de seus respectivos proprietários.

Leia mais

MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle. Manual do Usuário

MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle. Manual do Usuário MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle Manual do Usuário 1. Instalação 1. Conector USB: Insira o conector a uma porta USB livre do seu computador. 2. Conector da Antena: Conecte a Antena que acompanha o produto

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Compartilhar on-line 2.0

Compartilhar on-line 2.0 2.0 2007 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People, Nokia Care e Nseries são marcas registradas ou não da Nokia Corporation. Outros nomes de produto e empresa, mencionados neste

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer?

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Índice Acesso ao Super Professor Web Como recuperar a senha de acesso? Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Selecionando

Leia mais

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto

PRODAV 05/2014 Passo a passo para inscrição do projeto PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NA CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014 Para se inscrever na CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA PRODAV 05/2014, clique em http://ancine.brde.com.br/ancine/login.asp ou através do

Leia mais

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO ROTEIRO DE INSTALAÇÃO O objetivo deste roteiro é descrever os passos para a instalação do sistema UNICO, afim, de auxiliar os técnicos e evitar possíveis dúvidas e erros de instalação. Instalador O instalador

Leia mais

MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0. Pagina de login e senha do Instar-Mail

MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0. Pagina de login e senha do Instar-Mail 1º Passo: Acesse o seguinte endereço http://www.smtp.com.br/sg/cliente/logar.php MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0 2º Passo: Será apresentada uma tela solicitando o seu login e senha: Sendo assim: Digite o seu

Leia mais

Por que você precisa alterar o tipo de AppleTalk. Antes de alterar a configuração. Alterar o tipo de AppleTalk

Por que você precisa alterar o tipo de AppleTalk. Antes de alterar a configuração. Alterar o tipo de AppleTalk Por que você precisa alterar o tipo de AppleTalk 1 A impressora J110 requer que você altere o tipo de AppleTalk para poder imprimir trabalhos de em rede AppleTalk. Antes de alterar a configuração Verifique

Leia mais

Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite

Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite Sumário Acessando a página do HelpDesk helpdesk.virtuem.com.br... 3 Criando um Ticket... 6 Visualizando Tickets Existentes... 9 Respondendo um Ticket...

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain Lion. Leia

Leia mais

Seu manual do usuário SONY ERICSSON W300I http://pt.yourpdfguides.com/dref/451486

Seu manual do usuário SONY ERICSSON W300I http://pt.yourpdfguides.com/dref/451486 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para SONY ERICSSON W300I. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a SONY ERICSSON

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Guia rápido de recursos Wi-Fi GZ-EX210

Guia rápido de recursos Wi-Fi GZ-EX210 Guia rápido de recursos Wi-Fi GZ-EX210 Funcionalidades Wi-Fi Este aparelho está equipado com a função Wi-Fi. Pode realizar as seguintes operações com o uso de um smartphone ou computador, através de uma

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

SSE 3.0 Servidor de Notificação por E-Mail. Cadastrando E-Mail

SSE 3.0 Servidor de Notificação por E-Mail. Cadastrando E-Mail SSE 3.0 Modulo Servidor de Notificação de E-Mail - 1 SSE 3.0 Servidor de Notificação por E-Mail O módulo servidor de notificação por e-mail tem como objetivo enviar uma notificação via e- mail para os

Leia mais

Usar o Office 365 em seu telefone Android

Usar o Office 365 em seu telefone Android Usar o Office 365 em seu telefone Android Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu telefone Android para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde

Leia mais

Leia antes de instalar Mac OS X

Leia antes de instalar Mac OS X Leia antes de instalar Mac OS X Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações sobre os computadores compatíveis, requisitos do sistema e como instalar o Mac OS X. Para obter

Leia mais

Manual do Usuário Android Neocontrol

Manual do Usuário Android Neocontrol Manual do Usuário Android Neocontrol Sumário 1.Licença e Direitos Autorais...3 2.Sobre o produto...4 3. Instalando, Atualizando e executando o Android Neocontrol em seu aparelho...5 3.1. Instalando o aplicativo...5

Leia mais

ADOBE FLASH PLAYER 10.3 Gerenciador de configurações locais

ADOBE FLASH PLAYER 10.3 Gerenciador de configurações locais ADOBE FLASH PLAYER 10.3 Gerenciador de configurações locais PRERELEASE 03/07/2011 Avisos legais Avisos legais Para consultar avisos legais, acesse o site http://help.adobe.com/pt_br/legalnotices/index.html.

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Professor Carlos Muniz Atualizar um driver de hardware que não está funcionando adequadamente Caso tenha um dispositivo de hardware que não esteja funcionando corretamente

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário TIM PROTECT BACKUP. Versão 1.0.0. Copyright TIM 2014. http://timprotect.com.br

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário TIM PROTECT BACKUP. Versão 1.0.0. Copyright TIM 2014. http://timprotect.com.br Manual do Usuário TIM PROTECT BACKUP Versão 1.0.0 Copyright TIM 2014 http://timprotect.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 TIM PROTECT BACKUP...Erro! Indicador não definido. 2.1 Instalação do TIM PROTECT

Leia mais