Desafios e Estratégias para Boas Práticas em Educação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desafios e Estratégias para Boas Práticas em Educação"

Transcrição

1 Desafios e Estratégias para Boas Práticas em Educação

2 CONSEME/UNDIME-RS Conselho de Secretários Municipais de Educação, formado pela representação das 27 associações com um coordenador titular e um suplente da cada região, formam esse espaço de diálogo e construção de ações unitárias para nossas administrações. Com calendário previamente construído, geralmente com reuniões mensais, o CONSEME, tem como tarefa principal coordenar e auxiliar a Famurs/Undime em temas pertinentes a área e na resolução de questões cotidianas. Possui uma coordenação executiva UNDIME/RS,com presidência e colegiado eleito pelos representantes de todos os municípios.

3 Plano Municipal de Educação PME Todos os municípios do RS, em 2015, elaboraram e encaminharam para as Câmaras Municipais de Vereadores e tiveram aprovados os seus Planos Municipais de Educação PME os quais foram sancionados pelos Prefeitos e estão em vigor. Essa é a LEI principal do Município na área da educação. Importante ter sempre em mão ainda o Plano Estadual de Educação Lei n de 25 de junho de 2015 e o Plano Nacional de Educação PNE Lei n de 25 de junho de No momento atual, o sistema de monitoramento está trabalhando para orientar os municípios na implementação dos Planos e na realização adequada do monitoramento dos mesmos.

4 Conselho Municipal de Educação-CME O Conselho tem funções muito importantes: consultivo quando se manifesta sobre experiência e projetos novos que melhorem a qualidade pedagógica a ser desenvolvida; fiscalizador ao se manifestar sobre a aplicação de recursos, formação de professores e cumpriento do Plano Municipal de Educação; deliberativo ao definir seu funcionamento, regimentos e age para melhorar a qualidade do ensino e normativo quando há Sistema Municipal de Ensino-SME tendo aí, o poder de autorizar o funcionamento de escolas da rede municipal, e autorização para a criação de escolas de educação infantil não públicas.

5 Sistema Municipal de Ensino SME Caso o seu município ainda não possui o SME, descrevemos algumas vantagens que o mesmo poderá representar para a sua gestão: -Autonomia na gestão, com valorização das características locais; -Autoriza criação de escolas no âmbito do município, públicas e privadas; -Aproxima a comunidade, sua cultura e necessidades da organização formal do funcionamento da rede e educação local, podendo agregar questões novas e mobilizadoras na área. -Dará maior agilidade nas decisões e qualificará a relação com os entes federas (estado e união).

6 Grupo de Assessoramento Composto por representantes do Governo do Estado e da Famurs, visa fortalecer os vínculos de colaboração entre o Estado e os Municípios, na área da educação. A coordenação é da SEDUC.

7 Principais Programas e Políticas Federais, direcionados aos municípios Transferência voluntárias: Brasil alfabetizado-pba; Programa Caminho da Escola; Programa de Construção de Quadras; Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotados-NAAH/S; Programa Nacional de Educação no Campo- Pronacampo; Programa Novo Mais Educação Transferência automáticas: Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE; Programa Dinheiro Direto na Escola-PDDE; Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar-PNATE....

8 ... Execução direta: Programa Nacional Biblioteca na Escola-PNBE; Programa Nacional do Livro Didático-PNLD. Avaliação, formação e incentivo à aprendizagem- principais programas: Seab(Aneb e Anresc-Prova Brasil); Provinha Brasil; Olimpíada Brasileira de matemática das escolas públicas(obmep);olimpíada da Língua Portuguesa;TV Escola; Portal do Professor; Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC; Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação- Pradime Trilhas; Gestar; Pró-Letramento; ProFuncionário; PDE Escola/PDE Interativo;

9 Programas intersetoriais: Bolsa Família; Saúde na Escola; Olhar Brasil; Programa Viver Sem Limites; Programa Brasil Carinhoso; Programa Criança Feliz; Projovem; Projovem Urbano; Projovem Campo

10 Novo Mais Educação. A adesão dos Municípios ao programa foi realizada pelas Secretarias de Educação em novembro de A coordenação do mesmo é de responsabilidade da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/ MEC).O Programa Novo Mais Educação, foi instituído pela Portaria nº 1.144, de 10 de outubro de Dúvidas, consultar a portaria. Visa a ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de 5 ou 15 horas semanais no turno e contraturno escolar que deverá ser implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico, obrigatório, em língua portuguesa e matemática e, no caso da jornada integral, do desenvolvimento de atividades no campo das artes, cultura, esporte e lazer.

11 CONVIVA Com intuito de contribuir com o processo de gestão e planejamento da educação pública municipal, a Undime Nacional e outros 11 institutos e fundações criaram, em 2013, o ambiente virtual Conviva Educação. Trata-se de uma plataforma virtual gratuita em que os dirigentes e equipes técnicas encontram conteúdos e informações importantes e gerenciam dados de cada secretaria municipal. Vale a pena consultar e se informar sobre essa ferramenta, que poderá auxiliar em muito no cotidiano da sua gestão.

12 Planos de Carreira e Remuneração A partir de um trabalho articulado entre o MEC/SASE/DIVAPE, Conselho Nacional dos Secretários Educação-CNSE e a UDIME Nacional, foi organizada a rede de assistência técnica formada por Avaliadores Educacionais (AEs) para os Planos de Carreira e Remuneração dos municípios. No RS já estão trabalhando diretamente com os municípios 11 profissionais capacitados, que recebem bolsas do MEC para orientar e acompanhar os trabalhos de adequação e ou elaboração dos Planos de Carreira e Remuneração nos municípios - PCR, Os AEs buscam com o seu trabalho de orientação, encaminhar tecnicamente o cumprimento da Meta 18 do Plano Nacional de Educação-PNE.

13 FICAI A FICAI ON-LINE (Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente) é a ferramenta utilizada para que a Escola, o Conselho Tutelar e o Ministério Público concentrem esforços para manter o aluno na escola, permitindo ao Poder Público, através dos dados colhidos com a aplicação da FICHA, a construção de políticas públicas em prol da garantia do direito à educação.

14 Universalização de 4 e 5 anos-pré-escola 2016 A Lei Federal n , de 25 de junho de 2014, aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE). Estabeleceu na META 1: Universalizar, até 2016, a educação infantil, pré-escola para crianças de quatro e cinco anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, cinquenta por cento das crianças de até três anos até o final da vigência do PNE.

15 Creches/Judicialização da Educação Infantil Estamos participando ativamente dos debates sobre a Judicialização da Educação Infantil, que caminha para o mesmo rumo dos fatos que vem ocorrendo na área da Saúde, MP, TCE, TJ, Defensoria Pública Estadual, Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, UNCME e UNDIME, participam das discussões.

16 PEATE O Programa Estadual de Transporte Escolar-PEATE passa por um debate amplo e a Famurs defende a atualização da Lei, pois não é justa na distribuição dos valores, PEATE foi um avanço, mas hoje precisa ser revisto. A SEDUC trabalha na construção de ferramenta digital de gestão que poderá viabilizar o ressarcimento efetivo do custo dos alunos do estado e auxiliar o município na qualificação e otimização do serviço, importante para o acesso dos alunos a escola.

17 Transporte Escolar Universitário Não há lei federal nem recursos para transferência previstos, no nosso estado o Programa Passe Livre criado por lei estadual em 2013, está totalmente paralisado e ajustes são necessários para que volte a funcionar.

18 PNAIC Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC tem um papel estratégico na formação continuada dos professores, especialmente os que atuam no 1, 2 e 3 anos do ensino fundamental. Famurs e Undime participam do Comitê Gestor Estadual bem como da sua coordenação no estado.

19 Educação no Campo Comitê Estadual de Educação do Campo do estado do Rio Grande do Sul-CEEC/RS, instituído em 2012, tendo como tarefa principal prestar assessoria ao estado e aos Municípios nas políticas de educação pública que se relacionam direta ou indiretamente com a educação do/no campo. O mesmo é integrado por representantes da SEDUC, FAMURS, UNDIME/RS, Conselho Estadual da Educação, representantes de Escolas Rurais, Emater/RS, Secretarias do Estado, Movimentos sociais e Sindicais entre outros.

20 Fundo de manutenção e desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos profissionais da educação-fundeb; Conhecer detalhadamente a lei do FUNDEB e sua aplicabilidade é muito importante. Capacitações e material explicativo são acessíveis e devem ser valorizados na equipe, especialmente da Secretaria de Educação, da Administração e das Finanças municipais, evitando erros, perdas de recursos ou uso inadequado.

21 Plano de Ações Articuladas PAR Hoje o PAR é lei federal n /2012. Infelizmente está com o cronograma atrasado, ainda em fase de diagnóstico, mas suas informações devem estar sempre atualizadas. Importante se informar sobre a situação atual do PAR e ter responsável permanentemente acompanhando o mesmo. O planejamento no PAR é fundamental para que o município possa aderir a convênios e programas federais.

22 Base Nacional Curricular Comum No PNE, está prevista a construção de uma Base Nacional Curricular Comum BNCC, que visa criar um percentual do currículo de conteúdos comuns a serem ministrados em todas as escolas do Brasil. A Famurs integra o Comitê estadual. O processo de elaboração iniciou com o lançamento do documento preliminar em 16 de setembro de 2015 e as contribuições das escolas, as individuais ou por organizações, foram inseridas no portal Nacional da Base.

23 CONTATOS FAMURS - Federação das Associações de Municípios do RS e- mail: aect@famurs.com.br UNDIMERS - União Nacional do Dirigentes Municipais da Educação RS e- mail: undime.rs@gmail.com

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa É um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios

Leia mais

Plano de Ações Articuladas (PAR ): Planejamento e Execução de Novos Projetos, Monitoramento de Obras e Captação de Recursos na Educação

Plano de Ações Articuladas (PAR ): Planejamento e Execução de Novos Projetos, Monitoramento de Obras e Captação de Recursos na Educação Plano de Ações Articuladas (PAR 2016-2019): Planejamento e Execução de Novos Projetos, Monitoramento de Obras e Captação de Recursos na Educação PARTE 1 Arq. Tiago Lippold Radünz Objetivos do Curso Compreender

Leia mais

Programa Novo Mais Educação: novas perspectivas para a ampliação dos tempos e espaços na escola

Programa Novo Mais Educação: novas perspectivas para a ampliação dos tempos e espaços na escola Programa Novo Mais Educação: novas perspectivas para a ampliação dos tempos e espaços na escola Profa. Dra. Sandra Zita Silva Tiné SEB/MEC/DICEI/COEF 161905-Implementando o m... 016 v2 1 Novo Mais Educação

Leia mais

Política Nacional da Educação Infantil Desafios e alternativas para o aumento do atendimento na educação infantil com qualidade

Política Nacional da Educação Infantil Desafios e alternativas para o aumento do atendimento na educação infantil com qualidade Política Nacional da Educação Infantil Desafios e alternativas para o aumento do atendimento na educação infantil com qualidade 161905-Implementando o m... 016 v2 1 Como está a Educação Básica no Brasil,

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018

PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018 PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018 NOSSO OBJETIVO Compartilhar a situação atual e as perspectivas das iniciativas do MEC que apoiam a implementação

Leia mais

Financiamento da Educação e os Desafios para Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/ CE Presidente da Undime

Financiamento da Educação e os Desafios para Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/ CE Presidente da Undime Financiamento da Educação e os Desafios para 2019 Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/ CE Presidente da Undime Financiamento da educação pública A dimensão do $FINANCIAMENTO$

Leia mais

Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais

Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de 1986. Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais Articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender

Leia mais

Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais

Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de 1986. Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais Articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO A IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO UNCME UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e

Leia mais

Finalidade do Programa

Finalidade do Programa Novo Mais Educação Novo Mais Educação O Programa Novo Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no ensino

Leia mais

XXVIII Encontro Nacional da Uncme

XXVIII Encontro Nacional da Uncme XXVIII Encontro Nacional da Uncme Os Conselhos Municipais de Educação, e os desafios do Regime de Colaboração entre União, estados e municípios na implementação da BNCC Dra. VALKIRIA TRINDADE VICE PRESIDENTE

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Dezembro de 2017

POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Dezembro de 2017 POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Dezembro de 2017 POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO Política Nacional de Formação de Professores BNCC Protagonismo das redes Mais Alfabetização PNLD 161905-Implementando

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 Objetivo: Fazer um resgate do PNAIC em nosso Estado, apresentar o novo modelo e refletir sobre os desafios que se apresentam.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Laje publica:

Prefeitura Municipal de Laje publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano V Nº 1168 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 51/2017 de 18 de Setembro de 2017-Nomeia, representante do FUNDEB, para compor equipe de Avaliação e Monitoramento do

Leia mais

Política pública de Educação

Política pública de Educação Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO direito à educação Política Nacional de Educação Concepção ampla de Educação níveis e modalidades do ensino

Leia mais

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DA UNCME. Prof. Darli de Amorim Zunino Diretora de Formação da UNCME Nacional Vice-Coordenadora da UNCME - SC

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DA UNCME. Prof. Darli de Amorim Zunino Diretora de Formação da UNCME Nacional Vice-Coordenadora da UNCME - SC XXVIII ENCONTRO NACIONAL DA UNCME Prof. Darli de Amorim Zunino Diretora de Formação da UNCME Nacional Vice-Coordenadora da UNCME - SC FINALIDADES DA UNCME Promover a união e estimular a cooperação entre

Leia mais

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO 77. Tendo em vista a construção do PNE e do SNE como política de Estado, são apresentadas, a seguir, proposições

Leia mais

COLEGIADO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MUNICÍPIOS DE SANTA CATARINA Dia 21 de novembro de 2017, em Florianópolis.

COLEGIADO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MUNICÍPIOS DE SANTA CATARINA Dia 21 de novembro de 2017, em Florianópolis. COLEGIADO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MUNICÍPIOS DE SANTA CATARINA Dia 21 de novembro de 2017, em Florianópolis. 1. Apresentação e definição do calendário de atividades para 2018. a) Congresso

Leia mais

FORMAÇÃO PMALFA C O O R D E N A D O R E S M U N I C I P A I S W W W. U N D I M E - S C. O R G. B R

FORMAÇÃO PMALFA C O O R D E N A D O R E S M U N I C I P A I S W W W. U N D I M E - S C. O R G. B R FORMAÇÃO PMALFA C O O R D E N A D O R E S M U N I C I P A I S W W W. U N D I M E - S C. O R G. B R Objetivo do Programa - Fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes

Leia mais

Conviva Educação é: Compartilhar conhecimento, informações e experiências! CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual

Conviva Educação é: Compartilhar conhecimento, informações e experiências! CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual Conviva Educação é: Compartilhar conhecimento, informações e experiências! CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual O que é o Conviva Educação? Um Ambiente Virtual Totalmente Gratuito Auxilia na Gestão das Secretarias

Leia mais

A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC. Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas

A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC. Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define o conjunto progressivo

Leia mais

PNAIC 2016 ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA GERAL - UNDIME SP

PNAIC 2016 ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA GERAL - UNDIME SP PNAIC 2016 ELIANA HARA DE CARVALHO RABELLO COORDENADORA GERAL - UNDIME SP Foco PNAIC 2016 A criança Proposto, para o trimestre final, implementação de estratégias didático-pedagógicas que permitam às crianças

Leia mais

Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará. Eixo Temático Gestão Democrática

Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará. Eixo Temático Gestão Democrática Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará Eixo Temático Gestão Democrática Ceará, 2015 1 Socioeconômico Diagnóstico Para compreender a situação da educação no estado do Ceará é necessário também

Leia mais

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA ORGANIZACIONAL DO PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE CAARAPÓ MS, CONFORME LEI MUNICIPAL Nº /2011

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA ORGANIZACIONAL DO PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE CAARAPÓ MS, CONFORME LEI MUNICIPAL Nº /2011 ESTRUTURA ADMINISTRATIVA ORGANIZACIONAL DO PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE CAARAPÓ MS, CONFORME LEI MUNICIPAL Nº 10.067/2011 Seção I Dos Órgãos Colegiados Art. 8º - A Administração Municipal de Caarapó

Leia mais

Secretaria Municipal de EDUCAÇÃO

Secretaria Municipal de EDUCAÇÃO Código: Dep. Ped. Revisão: 02 Emissão: 10/10/2018 Folha: 1/10 ÍNDICE 1 Departamento Pedagógico: atribuições e composição 02 1.1 1.2 Programas e Convênios - Mais Alfabetização Homologação do Plano de Trabalho

Leia mais

I alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;

I alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; 1. O que é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa? O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados

Leia mais

Responsabilidades e rotinas da equipe responsável pelo processo de (re)elaboração curricular

Responsabilidades e rotinas da equipe responsável pelo processo de (re)elaboração curricular Responsabilidades e rotinas da equipe responsável pelo processo de (re)elaboração curricular Governança Sociedade Civil (apoio) Comitê de Implementação da BNCC (MEC, Consed, Undime) Conselhos (CNE, FNCEE,

Leia mais

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica DEB PIBID 2016/2017

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica DEB PIBID 2016/2017 Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica DEB PIBID 2016/2017 2016 OBJETIVO DO PIBID O Programa Institucional de Iniciação

Leia mais

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE EDUCAÇÃO. Alfredo Tomoo Ojima

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE EDUCAÇÃO. Alfredo Tomoo Ojima MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS DE EDUCAÇÃO Alfredo Tomoo Ojima HISTÓRICO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: LEI Nº 13.005/2014, DETERMINOU QUE NO 1 ANO DE VIGÊNCIA OS ESTADOS, MUNICÍPIOS E O DISTRITO FEDERAL

Leia mais

Avaliação e Monitoramento do PME. Professora Marcia Adriana de Carvalho

Avaliação e Monitoramento do PME. Professora Marcia Adriana de Carvalho Avaliação e Monitoramento do PME Professora Marcia Adriana de Carvalho TEMAS 1 Por que avaliar e monitorar o PME 2 Qual a diferença entre avaliar e monitorar 3 4 Como definir plano de ações para o período

Leia mais

(Projeto de Lei nº 415/12, do Executivo, aprovado na forma de Substitutivo do Legislativo) Aprova o Plano Municipal de Educação de São Paulo

(Projeto de Lei nº 415/12, do Executivo, aprovado na forma de Substitutivo do Legislativo) Aprova o Plano Municipal de Educação de São Paulo LEI Nº 16.271, DE 17 DE SETEMBRO DE 2015 (Projeto de Lei nº 415/12, do Executivo, aprovado na forma de Substitutivo do Legislativo) Aprova o Plano Municipal de Educação de São Paulo META 1. Ampliar o investimento

Leia mais

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO OBS.: Alterações propostas por MG e PR e assumidas pelo Grupo de Trabalho do Eixo I foram marcadas em AMARELO, novas propostas formuladas e incluídas na plenária do dia 24/04/2013 foram marcadas em AZUL

Leia mais

PLANO DE METAS COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO GUIA PRÁTICO DE AÇÕES

PLANO DE METAS COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO GUIA PRÁTICO DE AÇÕES 1 PLANO DE METAS COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO GUIA PRÁTICO DE AÇÕES 2 Apresentação Este foi elaborado para orientar a definição de ações que farão parte do Plano de Ações Articuladas PAR. A intenção

Leia mais

Estados e Municípios Brasília, março de 2019

Estados e Municípios Brasília, março de 2019 Estados e Municípios Brasília, março de 2019 O Conselho Nacional de Secretários de Educação CONSED e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME, agindo em conformidade com suas missões

Leia mais

Sistema Nacional de Educação

Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação Francisco José Carbonari Conselho Estadual de Educação SP Reunião da Região Sul/Sudeste 30/05/20126 São Paulo Fundamento Legal a. Constituição Federal - Art. 214 - A lei estabelecerá

Leia mais

Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações

Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNDIME UNIÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Referencial Curricular do Paraná: princípios,

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Meta 8. Elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) anos ou mais, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAISO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAISO LEI Nº 1.068/14 DE 06 DE NOVEMBRO DE 2.014. Dispõe sobre criação de cargos públicos de provimento efetivo de Professores de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II e Coordenador Pedagógico da

Leia mais

a) Autorização de funcionamento das escolas da rede municipal;

a) Autorização de funcionamento das escolas da rede municipal; LEI MUNICIPAL Nº 018/2010. Altera a Lei Municipal Nº 017/97, de 21 de novembro de 1997, que Cria o Conselho Municipal de Educação CME, e dá outras providências. A PREFEITA DE BARRA DA ESTIVA, ESTADO DA

Leia mais

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores Maria Helena Guimarães de Castro Outubro 2017 Política Nacional de Formação de Professores PREMISSAS A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS DEPENDE DA QUALIDADE DO TRABALHO DO PROFESSOR Evidências mostram que,

Leia mais

Edição Mirna França da Silva de Araújo Coordenação de Formação de Professores DAGE/SEB/MEC

Edição Mirna França da Silva de Araújo Coordenação de Formação de Professores DAGE/SEB/MEC Edição 2015 Mirna França da Silva de Araújo Coordenação de Formação de Professores DAGE/SEB/MEC PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS GERAIS PARA ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL DE 2015 O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização

Leia mais

Of. nº 1.050/GP. Paço dos Açorianos, 22 de novembro de Senhora Presidente:

Of. nº 1.050/GP. Paço dos Açorianos, 22 de novembro de Senhora Presidente: Of. nº 1.050/GP. Paço dos Açorianos, 22 de novembro de 2011. Senhora Presidente: Encaminho a Vossa Excelência, para apreciação desse Poder Legislativo, o presente Projeto de Lei que Institui o Plano Municipal

Leia mais

Projetos e Ações do Ministério da Educação - SEB Implementando o m v2 1

Projetos e Ações do Ministério da Educação - SEB Implementando o m v2 1 Projetos e Ações do Ministério da Educação - SEB 161905-Implementando o m... 016 v2 1 Como está a Educação Básica no Brasil, especialmente na Educação Infantil e Ensino Fundamental? 161905-Implementando

Leia mais

LEI Nº DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 TÍTULO I PRINCIPAIS BASES DE ORDEM LEGAL TÍTULO II CONCEITUAÇÃO E ÓRGÃOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

LEI Nº DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 TÍTULO I PRINCIPAIS BASES DE ORDEM LEGAL TÍTULO II CONCEITUAÇÃO E ÓRGÃOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO LEI Nº 5.289 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 Institui o Sistema de Ensino do Município de Cuiabá, e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Cuiabá-MT, faz saber que a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou

Leia mais

Ministério da Educação. Políticas de Educação de Jovens e Adultos

Ministério da Educação. Políticas de Educação de Jovens e Adultos Ministério da Educação Políticas de Educação de Jovens e Adultos Junho de 2011 Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Documentos de Referência Legislação Constituição

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira O REDESENHO CURRICULAR COMO INSTRUMENTO DE FORTALECIMENTO DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS: LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS Waleska Gonçalves de Lima Cláudia Inês Dahmer Sidnei Rogério Ferreira CEM/SUEB/SAPE/SEDUC-MT Resumo:

Leia mais

1 - PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL 1 - PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL CÓDIGO ESPECIFICAÇÃO OPERAÇÕES ESPECIAIS PROJETOS ATIVIDADES TOTAL

1 - PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL 1 - PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL CÓDIGO ESPECIFICAÇÃO OPERAÇÕES ESPECIAIS PROJETOS ATIVIDADES TOTAL 1 - PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL 1 - PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL CÓDIGO ESPECIFICAÇÃO OPERAÇÕES ESPECIAIS PROJETOS ATIVIDADES TOTAL 01.000.0000.0000 LEGISLATIVA 0,00 0,00 503.000,00 503.000,00 01.031.0000.0000

Leia mais

PORTARIA Nº 155, DE 22 DE MARÇO DE 2016

PORTARIA Nº 155, DE 22 DE MARÇO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 155, DE 22 DE MARÇO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO DOU de 23/03/2016 (nº 56, Seção 1, pág. 19) Altera a Portaria MEC nº 1.458,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) IMPLEMENTAÇÃO Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Premissas Fortalecimento do regime de colaboração entre união, estados e municípios; Governança: MEC, Consed e Undime; Consolidação de esforços de diferentes

Leia mais

2. Quais são os documentos que normatizam o Programa Mais Alfabetização?

2. Quais são os documentos que normatizam o Programa Mais Alfabetização? PROGAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO Perguntas frequentes PROGRAMA 1. Qual o objetivo do Programa Mais Alfabetização? O Programa visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização para fins

Leia mais

Chamada Pública Seminário Estadual Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Chamada Pública Seminário Estadual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Chamada Pública Seminário Estadual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) A comissão estadual de mobilização da Base Nacional Comum Curricular, constituída por representantes da Secretaria de Estado de

Leia mais

SECRETARIA /2008 DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO SECADI COORDERNAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

SECRETARIA /2008 DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO SECADI COORDERNAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO Marcos Legais Constituição brasileira 1988, institui a educação básica como direito subjetivo LDB Lei nº 9.394, de 1996; alterações Leis nº 10.639/2003, nº 11.274/2006, nº 11.525/2007 e nº SECRETARIA DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

O Plano Nacional de Educação PL. 8035/2010 Perspectivas, Desafios e Emendas dos/as Trabalhadores/as em Educação

O Plano Nacional de Educação PL. 8035/2010 Perspectivas, Desafios e Emendas dos/as Trabalhadores/as em Educação SEMINÁRIO CNTE O Plano Nacional de Educação PL. 8035/2010 Perspectivas, Desafios e Emendas dos/as Trabalhadores/as em Educação Secretário Carlos Abicalil EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 59, DE 11 DE NOVEMBRO

Leia mais

UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO PROPOSTAS DE EMENDAS AO PL 8.035/2010 PNE 2011/2020

UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO PROPOSTAS DE EMENDAS AO PL 8.035/2010 PNE 2011/2020 PROPOSTAS DE EMENDAS AO PL 8.035/2010 PNE 2011/2020 A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), entidade criada em 1992 e organizada em todos os estados brasileiros, tem como finalidade

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cardeal da Silva publica:

Prefeitura Municipal de Cardeal da Silva publica: 1 Ano X Nº 559 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº.085/2018, de 24 de maio de 2018 - Dispõe sobre a nomeação da comissão responsável pelo Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Varzedo ESTADO DA BAHIA

Prefeitura Municipal de Varzedo ESTADO DA BAHIA LEI MUNICIPAL N.º 217/2007 Dispõe sobre a reestruturação organizacional da Prefeitura Municipal de Varzedo e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE VARZEDO, Estado Federado da Bahia, no uso de

Leia mais

Política Nacional de Educação Infantil

Política Nacional de Educação Infantil Política Nacional de Educação Infantil Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva Secretária de Educação Básica Ministério da Educação Foto: João Bittar Conferência Global sobre Desenvolvimento na Primeira

Leia mais

Ofício nº 045/2015. Cascavel, 17 de junho de 2015.

Ofício nº 045/2015. Cascavel, 17 de junho de 2015. Ofício nº 045/2015. Cascavel, 17 de junho de 2015. Excelentíssimo Senhor Fernando Winter/Vereador PTN Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto Câmara Municipal de Vereadores Cascavel. Assunto:

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO VICENTE CME

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO VICENTE CME REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO VICENTE CME TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES Art. 1º - O Conselho Municipal de Educação de São Vicente (CME), instituído pela Lei nº 447

Leia mais

PORTARIA Nº 142, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2018

PORTARIA Nº 142, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2018 Publicado em: 23/02/2018 Edição: 37 Seção: 1 Página: 54-55 Órgão: Ministério da Educação / Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 142, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2018 ANEXO I Institui o Programa Mais Alfabetização,

Leia mais

Politicas Públicas Educacionais Do planejamento à ação

Politicas Públicas Educacionais Do planejamento à ação INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Politicas Públicas Educacionais Do planejamento à ação Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tão pouco sem ela a sociedade muda. Paulo Freire Planejamento da

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PARA ATUAREM NO PÓLO DE PONTA GROSSA E FOZ DO IGUAÇU

Leia mais

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO Secretaria de Educação Básica Diretoria de Apoio à Gestão 1 Educacional Objetivo do Pacto do Ensino

Leia mais

DIVERGÊNCIAS NACIONAIS RELATIVAS AO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - SNE. Maria Beatriz Mandelert Padovani

DIVERGÊNCIAS NACIONAIS RELATIVAS AO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - SNE. Maria Beatriz Mandelert Padovani DIVERGÊNCIAS NACIONAIS RELATIVAS AO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - SNE Maria Beatriz Mandelert Padovani FONTES DE DEBATES: 1. Texto MEC - Instituir um Sistema Nacional de Educação: agenda obrigatória para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DIVISÃO DE ESPORTE E LAZER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Avaliação da Execução das Metas dos Planos de Educação. Leo Arno Richter

Avaliação da Execução das Metas dos Planos de Educação. Leo Arno Richter Avaliação da Execução das Metas dos Planos de Educação Leo Arno Richter richter@tce.rs.gov.br Acordo de Cooperação 07/04/16 Portaria Irb/Atricon Portaria Conjunta nº 01, de 29 março de 2016 Institui grupo

Leia mais

I FORUM BRASILEIRO DOS COORDENADORES DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA/CNRMS/MEC ESTRUTURA E FUNÇÕES DA COREMU

I FORUM BRASILEIRO DOS COORDENADORES DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA/CNRMS/MEC ESTRUTURA E FUNÇÕES DA COREMU I FORUM BRASILEIRO DOS COORDENADORES DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA ESTRUTURA E FUNÇÕES DA COREMU Profa. Gilcinéa de Cássia Santana Coordenadora da COREMU/UFMG COREMU RESOLUÇÃO Nº 2, DE 4 DE MAIO

Leia mais

O que é o Pacto pela Educação do Pará?

O que é o Pacto pela Educação do Pará? Encontros Regionais Visão Geral O que é o Pacto pela Educação do Pará? É um esforço integrado de diferentes níveis, setores (educação, assistência, saúde, cultura, esporte e lazer) e atores (governo, empresariado,

Leia mais

Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos

Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos Regina Bittencourt Souto reginabittencourtsoutosouto@gmail.com Fórum de EJA de Santa Catarina feejasc@gmail.com

Leia mais

PROJETO DE LEI MUNICIPAL N 053/2017

PROJETO DE LEI MUNICIPAL N 053/2017 PROJETO DE LEI MUNICIPAL N 053/2017 DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO PÚBLICO DE PLANALTO-RS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. ANTONIO CARLOS DAMIN, Prefeito Municipal

Leia mais

Painel: Parcerias e Recursos de Planejamento disponíveis aos municípios. 12 de março de 2019

Painel: Parcerias e Recursos de Planejamento disponíveis aos municípios. 12 de março de 2019 Painel: Parcerias e Recursos de Planejamento disponíveis aos municípios 12 de março de 2019 Parceiros apoiadores: 13 institutos e fundações Em 2013, o Conviva surge de maneira colaborativa a partir dos

Leia mais

A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular

A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica A construção participativa da Base Nacional Comum Curricular Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Currículo Configura-se como o conjunto

Leia mais

Programa de Apoio à Implementação da BNCC ProBNCC. Planejamento para 2019

Programa de Apoio à Implementação da BNCC ProBNCC. Planejamento para 2019 Programa de Apoio à Implementação da BNCC ProBNCC Planejamento para 2019 Regime de Colaboração CNE 2 Estrutura do ProBNCC Ciclo 1: Revisão ou Elaboração dos Currículos Estaduais em Regime de Colaboração.

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL ATOS DO PODER EXECUTIVO ITATUBA-PB, 27 DE MAIO DE PORTARIA Nº 066/2016 De 27 de MAIO de 2016.

DIÁRIO OFICIAL ATOS DO PODER EXECUTIVO ITATUBA-PB, 27 DE MAIO DE PORTARIA Nº 066/2016 De 27 de MAIO de 2016. PORTARIA Nº 066/2016 De 27 de MAIO de 2016. CONSIDERANDO as deliberações das Conferências Nacionais de Educação de 2010 e 2014; CONSIDERANDO a necessidade de traduzir, no conjunto das ações da Secretaria

Leia mais

ATIVIDADES E PLANEJAMENTO DA UNCME NACIONAL

ATIVIDADES E PLANEJAMENTO DA UNCME NACIONAL ATIVIDADES E PLANEJAMENTO DA UNCME NACIONAL UNCME UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro no Distrito Federal, é órgão de representação

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E NORMAS DE COOPERAÇÃO

SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E NORMAS DE COOPERAÇÃO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E NORMAS DE COOPERAÇÃO Audiência Pública em 14/6/16 Na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados Adão Francisco de Oliveira Secretário de Estado da Educação do Tocantins

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Maio de 2015 SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO Introdução Eixos temáticos Metodologia de Elaboração

Leia mais

REGIME DE COLABORAÇÃO NO CEARÁ Funcionamento, causas do sucesso e alternativas de disseminação do modelo. Resumo executivo

REGIME DE COLABORAÇÃO NO CEARÁ Funcionamento, causas do sucesso e alternativas de disseminação do modelo. Resumo executivo REGIME DE COLABORAÇÃO NO CEARÁ Funcionamento, causas do sucesso e alternativas de disseminação do modelo Na maioria dos países federativos, a política educacional é uma responsabilidade exclusiva dos estados

Leia mais

10º Fórum Extraordinário da UNDIME-SC

10º Fórum Extraordinário da UNDIME-SC 10º Fórum Extraordinário da UNDIME-SC CONTEXTO NACIONAL HISTÓRICO NACIONAL Primeiras experiências com uso de computador na educação Programa de Ação Imediata em Informática na Educação de 1º e 2º Graus

Leia mais

PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO. 26 de abril de Subsecretaria de Educação Básica - SUBEB

PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO. 26 de abril de Subsecretaria de Educação Básica - SUBEB PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO 26 de abril de 2018 Apresentação O Programa Mais Alfabetização PMALFA é uma estratégia do Ministério da Educação MEC que visa fortalecer e apoiar as Unidades Escolares no processo

Leia mais

O uso do Conviva como apoio na Avaliação e Monitoramento do PME

O uso do Conviva como apoio na Avaliação e Monitoramento do PME O uso do Conviva como apoio na Avaliação e Monitoramento do PME 17 de Junho de 2015 VISÃO GERAL DO CONVIVA EDUCAÇÃO Plataforma gratuita que contribui com os processos de gestão das Secretarias Municipais

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO

Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO Base Nacional Comum Curricular Processo de elaboração, princípios e conceitos MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO São Paulo janeiro de 2017 BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM Base Nacional Comum prevista: FLEXIBILIDADE

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR 1. Título do Projeto: Aprimoramento da sistemática de

Leia mais

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS FICHA ENS. FUND. II - 01 Fomentar a qualidade da educação básica, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. 1.1 Planejamento coletivo integrando o trabalho docente via oficinas pedagógicas; 1.2

Leia mais

Divisão de Educação Infantil e Complementar DedIC Conselho Escolar

Divisão de Educação Infantil e Complementar DedIC Conselho Escolar Divisão de Educação Infantil e Complementar DedIC Conselho Escolar É o órgão colegiado responsável pela gestão da escola, em conjunto com a direção, representado pelos seguimentos da comunidade escolar,

Leia mais

Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública

Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO SECADI Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania Coordenação Geral de Educação Ambiental

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: AMPLIAÇÃO DE DIREITOS PARA OUTROS TEMPOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: AMPLIAÇÃO DE DIREITOS PARA OUTROS TEMPOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Diretoria de Currículos e Educação Integral POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: AMPLIAÇÃO DE DIREITOS PARA OUTROS TEMPOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS Zaire,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA No -1.140, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013 (*) Institui o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e define suas diretrizes gerais, forma, condições

Leia mais

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira http://portal.inep.gov.br/ Educação Básica O Censo escolar O Saeb O Provinha Brasil O Ideb O Encceja O Enem O Prova Docente O

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC CHAMADA PARA COMPOSIÇÃO DA EQUIPE DE SUPERVISORES E PROFESSORES FORMADORES PARA O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC A Coordenação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EDITAL Nº 002/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ATUAÇÃO NA FUNÇÃO

Leia mais

O Novo Plano de Ações Articuladas

O Novo Plano de Ações Articuladas O Novo Plano de Ações Articuladas Planejamento e Execução de Novos Projetos, Monitoramento de Obras e Captação de Recurso Módulo I Palestrante: Arq. Tiago Lippold Radünz Curitiba, PR - Novembro 2017 Apresentação

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal,

Leia mais

Gestão Pública Democrática

Gestão Pública Democrática Gestão Pública Democrática Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa Gestão Pública Democrática Conceito de gestão Tem origem na palavra latina gestione que se refere ao ato de gerir, gerenciar e administrar.

Leia mais

Competências e Estruturas dos Órgãos. 2 Assessorias Especial Técnica de Governo. 3 Assessorias Especiais de Planejamento e Execução de Projetos

Competências e Estruturas dos Órgãos. 2 Assessorias Especial Técnica de Governo. 3 Assessorias Especiais de Planejamento e Execução de Projetos Competências e Estruturas dos Órgãos Gabinete do Prefeito 1 Secretario de Gabinete 2 Assessorias Especial Técnica de Governo 3 Assessorias Especiais de Planejamento e Execução de Projetos 4 Assessoria

Leia mais

CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTRODUÇÃO

CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTRODUÇÃO CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTRODUÇÃO O Ministério de Educação, nos últimos três anos, vem construindo uma concepção educacional tendo em vista a articulação dos níveis e modalidades de ensino,

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Estado do Rio de Janeiro PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIMIRIM Gabinete do Prefeito

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Estado do Rio de Janeiro PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIMIRIM Gabinete do Prefeito LEI Nº 931, de 03 de janeiro de 2017. Ementa: Dispõe sobre as alterações no Plano Municipal de Educação PME - Lei Nº 859/2015 e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Guapimirim,, no uso das suas

Leia mais

LEI Nº , DE 5 DE MARÇO DE 2012.

LEI Nº , DE 5 DE MARÇO DE 2012. LEI Nº 11.226, DE 5 DE MARÇO DE 2012. Institui o Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL) no Município de Porto Alegre, cria o Conselho Municipal do Livro e da Leitura (CMLL) e dá outras providências.

Leia mais