DIVERGÊNCIAS NACIONAIS RELATIVAS AO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - SNE. Maria Beatriz Mandelert Padovani

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIVERGÊNCIAS NACIONAIS RELATIVAS AO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - SNE. Maria Beatriz Mandelert Padovani"

Transcrição

1 DIVERGÊNCIAS NACIONAIS RELATIVAS AO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - SNE Maria Beatriz Mandelert Padovani

2 FONTES DE DEBATES: 1. Texto MEC - Instituir um Sistema Nacional de Educação: agenda obrigatória para o país; 2. PLP PÁTRIA EDUCADORA; 3. RETOMADA DA DISCUSSÃO DO PLP 413/2014.

3 1 -Texto MEC - Instituir um Sistema Nacional de Educação: agenda obrigatória para o país Concepção - estruturação do SNE por meio de um conjunto articulado de quatro dimensões, levando a uma nova forma de organização da educação nacional: alterações na LDB;

4 1 -Texto MEC - Instituir um Sistema Nacional de Educação: agenda obrigatória para o país regulamentação do Artigo 23 da Constituição Federal - ou a Lei de Responsabilidade Educacional; adequação das regras de financiamento; adequação dos sistemas de ensino às novas regras nacionais.

5 1 -Texto MEC - Instituir um Sistema Nacional de Educação: agenda obrigatória para o país Capitulo a ser inserido na LDB: a) uma base nacional comum que oriente a formação docente e os processos de avaliação de aprendizagem; b) a estrutura e o funcionamento de estabelecimentos escolares;

6 1 -Texto MEC - Instituir um Sistema Nacional de Educação: agenda obrigatória para o país c) a valorização profissional e a avaliação institucional; e d) a gestão democrática, no seu sentido amplo, incluindo o funcionamento de conselhos, fóruns, instâncias de negociação e as conferências de educação.

7 1 -Texto MEC - Instituir um Sistema Nacional de Educação: agenda obrigatória para o país Regulamentação do Artigo 23 da Constituição Federal. Proposta inovadora

8 1 -Texto MEC - Instituir um Sistema Nacional de Educação: agenda obrigatória para o país Percebe-se uma significativa diferença em relação às demais concepções defendidas, sendo apresentada uma proposta de REGULAMENTAÇÃO para o inciso V do artigo 23 da Constituição Federal que originaria uma Lei de Responsabilidade Educacional.

9 1 -Texto MEC - Instituir um Sistema Nacional de Educação: agenda obrigatória para o país Esta Lei de Responsabilidade Educacional trataria das normas de cooperação obrigatórias para dar sustentação à nova forma de organização da educação nacional. Na proposta em exame, tais normas devem ser regras claras de supletividade vinculadas aos referenciais de qualidade, trazendo na sua base o princípio da interdependência e da cooperação.

10 1 -Texto MEC - Instituir um Sistema Nacional de Educação: agenda obrigatória para o país Adequação das regras de Financiamento Necessidade de encontrar soluções para o financiamento da educação, considerando as falhas e a terminalidade do FUNDEB, num contexto nacional marcado por severas desigualdades.

11 1 -Texto MEC - Instituir um Sistema Nacional de Educação: agenda obrigatória para o país Valor Aluno Ano (VAA) deve refletir o conceito de Custo Aluno Qualidade (CAQ), permitindo uma maior responsabilização dos dirigentes na promoção de padrões nacionais básicos de oferta. Vale destacar que essa ação termina corrigindo o principal elemento negativo do FUNDEB, que é o estabelecimento do custeio da educação básica nacional a partir do mínimo legalmente arrecadado sem qualquer vinculação ao custo da qualidade que se pretende implementar.

12 1 -Texto MEC - Instituir um Sistema Nacional de Educação: agenda obrigatória para o país Adequação dos sistemas de ensino às novas regras nacionais. Mesmo cuidando de propor a constituição de instâncias de participação e pactuação com participação dos entes federados, incluindo uma sedutora colocação quanto a tornar obrigatório, por meio da Lei de responsabilidade educacional, o funcionamento dos Conselhos de Educação, a proposta governamental em estudo prioriza o acatamento da idéia da cooperação, deixando a colaboração em segundo, senão em terceiro plano.

13 1 -Texto MEC - Instituir um Sistema Nacional de Educação: agenda obrigatória para o país Adequação dos sistemas de ensino às novas regras nacionais. O REGIME DE COLABORAÇÃO, para a estruturação do SNE, é concebido, apenas, como a adequação dos sistemas de ensino às novas regras nacionais.

14 2 -PLP PÁTRIA EDUCADORA; O Sistema Nacional de Educação é constituído pela integração do Sistema Federal, dos Sistemas Estaduais, do Sistema Distrital e dos Sistemas Municipais de Ensino. Os sistemas de ensino incluem os entes da Administração Pública Indireta sob vinculação ou tutela administrativa do Ministério da Educação, das Secretarias Estaduais, Distritais e Municipais de Educação.

15 2 -PLP PÁTRIA EDUCADORA; Os sistemas de ensino são organizados com autonomia e liberdade por lei específica de cada ente da Federação, observados o regime de colaboração estabelecido nesta Lei e as disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

16 2 -PLP PÁTRIA EDUCADORA; Compete à União coordenar a política nacional de educação e articular os diferentes níveis e sistemas de ensino. O regime de colaboração inclui medidas de compensação financeira aos estados e aos municípios nas hipóteses em que ente da Federação assumir a prestação dos serviços de responsabilidade de outro.

17 2 -PLP PÁTRIA EDUCADORA; O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação CONSED e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação UNDIME são reconhecidos como entidades de utilidade pública representativas dos entes estaduais, distrital e municipais para tratar de matérias referentes à educação. Os sistemas de ensino tem como órgãos normativos e deliberativos os Conselhos de Educação, instituídos por lei específica de cada ente da Federação.

18 2 -PLP PÁTRIA EDUCADORA; Os sistemas de ensino tem os Fóruns de Educação como órgãos de consulta, mobilização e articulação com a sociedade, instituídos por regulamento específico de cada ente da Federação.

19 2 -PLP PÁTRIA EDUCADORA; Comissões de Cooperação Federativa: são instâncias permanentes de negociação e cooperação entre os entes da Federação, instituídas no âmbito nacional, estadual e local para organização da oferta dos serviços de educação pelos sistemas de ensino, conforme prevê o artigo 7º, 5º e 6º, do PNE.

20 2 -PLP PÁTRIA EDUCADORA; Organizam-se em três âmbitos: a Comissão Tripartite de Cooperação Federativa, em nível federal; as Comissões Bipartes de Cooperação Federativa, em nível estadual; e as Comissões dos Pólos Regionais de Educação, de escopo local.

21 2 -PLP PÁTRIA EDUCADORA; ESTABELECE AINDA: Instrumentos do federalismo cooperativo: a avaliação e planejamento da educação; os mecanismos de redistribuição de recursos e de assistência técnica e financeira; a colaboração e apoio entre os entes da Federação para gestão da educação.

22 2 -PLP PÁTRIA EDUCADORA; Recursos públicos destinados ao financiamento da educação: I.receita de impostos próprios da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; II.receita de transferências constitucionais e outras transferências; III.receita do salário-educação e de outras contribuições sociais;

23 2 -PLP PÁTRIA EDUCADORA; IV. receita de incentivos fiscais; V. recursos dos royalties e participação especial sobre exploração de recursos naturais definidos em lei; VI. recursos do Fundo Social FS decorrentes da exploração e a produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos, conforme definidos em lei; VII. recursos de outras fontes destinados à compensação financeira de desonerações de impostos e auxílio financeiro aos Estados e Municípios; VIII. outros recursos previstos em lei.

24 2 -PLP PÁTRIA EDUCADORA; Custo Aluno-Qualidade (CAQ) como padrão nacional de referência para o financiamento anual de todas as etapas e modalidades da educação básica, que deve ser observado e considerado pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. (PNE 20.8)

25 2 -PLP PÁTRIA EDUCADORA; A função redistributiva é exercida, prioritariamente, por intermédio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação FUNDEB.

26 2 -PLP PÁTRIA EDUCADORA; A função supletiva da União é exercida, prioritariamente, pelos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. À União compete, na forma da lei, a complementação de recursos financeiros a todos os Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios que não conseguirem atingir o valor do CAQ. (PNE 20.8)

27 2 -PLP PÁTRIA EDUCADORA; Gestão colaborativa dos serviços públicos de educação - conjunto articulado de ações voltado ao desenvolvimento da cooperação federativa e gestão compartilhada dos serviços e recursos financeiros da educação pelos entes da Federação incentivo a formação de consórcios públicos.

28 2 -PLP PÁTRIA EDUCADORA; Mobilização Federativa pela Educação: A atuação da Mobilização Federativa pela Educação se dará por solicitação dos Estados ou Municípios interessados. A atuação se dará com absoluta prioridade no apoio e assistência técnica e financeira aos sistemas de ensino em situação de desempenho crítico, conforme critérios estabelecidos pela Comissão Tripartite de Cooperação Federativa.

29 3- PLP 413/2014 O Sistema Nacional de Educação, expressão do esforço organizado, autônomo e permanente do estado e da sociedade brasileira compreende o Sistema Federal, os Sistemas Estaduais, do Distrito Federal e dos Municípios constituídos em lei dos respectivos entes federados.

30 3- PLP 413/2014 1º Caberá à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, distributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais. 2º Os sistemas de ensino terão liberdade de organização nos termos desta Lei e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

31 3- PLP 413/2014 PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO VERTICALIZADA E UNIFORME DOS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO

32 3- PLP 413/2014 O Sistema Nacional de Educação tem como órgão coordenador o Ministério da Educação. O Sistema Nacional de Educação tem como órgão formulador e normativo o Conselho Nacional de Educação de composição tripartite em relação aos entes da federação e paritário entre a representação do Poder Público e da sociedade civil na forma da lei.

33 3- PLP 413/2014 O Sistema Federal de Educação tem como órgão normativo o Conselho Federal de Educação de composição tripartite entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios e paritário entre a representação do Poder Público e da sociedade civil, na forma da lei.

34 3- PLP 413/2014 Os Sistemas Estaduais de Educação têm como órgão normativo o Conselho Estadual de Educação de composição bipartite entre o Estado e os Municípios e paritário entre a representação do Poder Público e da sociedade civil, na forma da lei.

35 3- PLP 413/2014 Os Sistemas Municipais de Educação têm como órgão normativo o Conselho Municipal de Educação de composição paritária entre o Poder Público e a sociedade civil, na forma da lei.

36 3- PLP 413/2014 Ao Conselho Federal, aos Conselhos Estaduais e Conselhos Municipais de Educação compete a normatização relativa ao funcionamento, credenciamento e recredenciamento de instituições, à autorização e reconhecimento de cursos, à organização curricular e ao assessoramento ao órgão executivo no âmbito de seu sistema, além de outras atribuições na forma da lei.

37 3- PLP 413/2014 Ao Conselho Nacional de Educação, entre outras incumbências na forma da lei, compete privativamente: a apreciação de recursos sobre normas emanadas do Conselho Federal, de Conselho Estadual ou Municipal, na forma de regulamento.

38 3- PLP 413/2014 Contempla previsão de Fóruns de Educação nos âmbitos Nacional, Estadual, Distrital e Municipal.

39 3- PLP 413/2014 Fórum Nacional. coordenar as Conferências Nacionais de Educação; acompanhar a execução do PNE e o cumprimento de suas metas; promover a articulação das Conferências Nacionais com as Conferências Estaduais e Municipais que as precederem.

40 3- PLP 413/2014 Fóruns Estaduais, Distrital e Municipais de Educação. coordenar as Conferências de Educação; acompanhar a execução dos planos decenais de educação e o cumprimento de suas metas.

41 3- PLP 413/2014 Comissão Tripartite Permanente de Pactuação Federativa A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios atuarão em regime de colaboração, visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias objeto deste Plano. Será criada uma instância permanente de negociação e cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

42 3- PLP 413/2014 Função Supletiva: O apoio técnico ou financeiro prestado em caráter suplementar pela União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios visa assegurar o padrão mínimo de oportunidades educacionais a todo estudante brasileiro da educação obrigatória e será feito mediante a pactuação de Plano de Ações Integradas PAIS, tendo em vista a competência prioritária de cada ente da federação.

43 3- PLP 413/2014 Função Supletiva - Condicionantes: Para o cumprimento do disposto neste artigo, a União terá acesso a todos os dados e informações necessários de todos os estabelecimentos e órgãos educacionais.

44 3- PLP 413/2014 Função Supletiva - Condicionantes: A assistência financeira da União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a dos Estados aos Municípios, fica condicionada ao cumprimento do artigo 212 da Constituição Federal e dispositivos constitucionais e legais próprios pertinentes de sua competência.

45 3- PLP 413/2014 Função Supletiva - Condicionantes: A ação supletiva da União ao Estado é exercida exclusivamente se a manutenção de instituição de ensino superior estadual for efetuada com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.

46 3- PLP 413/2014 Custo anual do aluno: A União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, estabelecerá padrão nacional de oportunidades educacionais para a educação obrigatória, baseado no cálculo do custo anual por aluno capaz de assegurar educação de qualidade.

47 3- PLP 413/2014 Custo anual do aluno: O custo anual por aluno será calculado ao final de cada ano, com validade para o ano subsequente, considerando variações regionais no custo dos insumos e as diversas modalidades de ensino.

48 3- PLP 413/2014 Custo anual do aluno: A fórmula de cálculo do custo anual por aluno será de domínio público, resultante da consideração dos investimentos necessários para a qualificação e remuneração dos profissionais da educação, em aquisição, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino e em aquisições de material didático escolar, transporte do escolar, alimentação escolar e outros insumos indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem definidos em regulamento.

49 Muito obrigada!

Considerações sobre o projeto de Sistema Nacional de Educação Proposta constante do site do MEC. Maria Beatriz Mandelert Padovani

Considerações sobre o projeto de Sistema Nacional de Educação Proposta constante do site do MEC. Maria Beatriz Mandelert Padovani Considerações sobre o projeto de Sistema Nacional de Educação Proposta constante do site do MEC Maria Beatriz Mandelert Padovani Conjuntura Conceituação Art. 1º Esta Lei Complementar regulamenta o parágrafo

Leia mais

Considerações sobre o projeto de Sistema Nacional de Educação. Maria Beatriz Mandelert Padovani

Considerações sobre o projeto de Sistema Nacional de Educação. Maria Beatriz Mandelert Padovani Considerações sobre o projeto de Sistema Nacional de Educação Maria Beatriz Mandelert Padovani Conceituação Art. 1. Esta Lei Complementar regulamenta o parágrafo único do art. 23 da Constituição, institui

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - SNE

SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - SNE SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - SNE Maria Beatriz Mandelert Padovani CONTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular

Leia mais

Sistema Nacional de Educação

Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação Francisco José Carbonari Conselho Estadual de Educação SP Reunião da Região Sul/Sudeste 30/05/20126 São Paulo Fundamento Legal a. Constituição Federal - Art. 214 - A lei estabelecerá

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E NORMAS DE COOPERAÇÃO

SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E NORMAS DE COOPERAÇÃO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E NORMAS DE COOPERAÇÃO Audiência Pública em 14/6/16 Na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados Adão Francisco de Oliveira Secretário de Estado da Educação do Tocantins

Leia mais

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO. x1 1 x x x. x1 x x x EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO 77. Tendo em vista a construção do PNE e do SNE como política de Estado, são apresentadas, a seguir, proposições

Leia mais

XLVI Plenária Nacional do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação - FNCE. Teresina (PI), 23 de junho de 2016.

XLVI Plenária Nacional do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação - FNCE. Teresina (PI), 23 de junho de 2016. XLVI Plenária Nacional do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação - FNCE Teresina (PI), 23 de junho de 2016. O Sistema Nacional de Educação (SNE) Professor Francisco José Carbonari Presidente do CEE-SP

Leia mais

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO

EIXO I O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO OBS.: Alterações propostas por MG e PR e assumidas pelo Grupo de Trabalho do Eixo I foram marcadas em AMARELO, novas propostas formuladas e incluídas na plenária do dia 24/04/2013 foram marcadas em AZUL

Leia mais

PROJETO DE LEI /2016

PROJETO DE LEI /2016 PROJETO DE LEI /2016 Dispõe sobre a regulamentação do investimento per capita na educação básica do Distrito Federal por meio dos critérios denominados Custo Aluno Qualidade Inicial e Custo Aluno Qualidade.

Leia mais

Professor Drº Remi Castione Representante do PROIFES no FNE

Professor Drº Remi Castione Representante do PROIFES no FNE COMISSÃO DE EDUCAÇÃO 55ª Legislatura - 2ª Sessão Legislativa Ordinária PAUTA DE REUNIÃO ORDINÁRIA AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA 14/06/2016 LOCAL: Anexo II, Plenário 10 Tema : Discussão do "Sistema Nacional de

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, FEDERALISMO E REGIME DE COLABORAÇÃO

SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, FEDERALISMO E REGIME DE COLABORAÇÃO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, FEDERALISMO E REGIME DE COLABORAÇÃO Mariza Abreu Consultora Legislativa da Câmara dos Deputados Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte Senado Federal,

Leia mais

O novo Fundeb como contribuição para a construção do Custo Aluno- Qualidade Inicial (CAQi) e Custo Aluno-Qualidade (CAQ)

O novo Fundeb como contribuição para a construção do Custo Aluno- Qualidade Inicial (CAQi) e Custo Aluno-Qualidade (CAQ) O novo Fundeb como contribuição para a construção do Custo Aluno- Qualidade Inicial (CAQi) e Custo Aluno-Qualidade (CAQ) Daniel Cara Coordenador Geral Campanha Nacional pelo Direito à Educação Histórico

Leia mais

O projeto de Lei em análise, de autoria do nobre Deputado Ságuas Moraes, visa responder às disposições do art. 23 da Constituição Federal.

O projeto de Lei em análise, de autoria do nobre Deputado Ságuas Moraes, visa responder às disposições do art. 23 da Constituição Federal. COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N o 413, DE 2014 O presente Projeto de Lei Complementar visa responder especificamente às disposições do artigo 23 da Constituição Federal, acelerada, agora,

Leia mais

Fóruns/Conferências Municipais de Educação: seu papel e importância na CONAE Profa. Dra. Cássia Ferri Coordenadora do FEE-SC

Fóruns/Conferências Municipais de Educação: seu papel e importância na CONAE Profa. Dra. Cássia Ferri Coordenadora do FEE-SC Fóruns/Conferências Municipais de Educação: seu papel e importância na CONAE 2018 Profa. Dra. Cássia Ferri Coordenadora do FEE-SC A necessidade da elaboração de um Plano Nacional de Educação foi estabelecida

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº /2014 (Do Sr. Deputado Ságuas Moraes PT/MT)

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº /2014 (Do Sr. Deputado Ságuas Moraes PT/MT) PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº /2014 (Do Sr. Deputado Ságuas Moraes PT/MT) O presente Projeto de Lei Complementar visa responder especificamente às disposições do artigo 23 da Constituição Federal, acelerada,

Leia mais

ROTEIRO PROPOSITIVO Proposta Preliminar de Estrutura e Organização do Documento-Referência

ROTEIRO PROPOSITIVO Proposta Preliminar de Estrutura e Organização do Documento-Referência ROTEIRO PROPOSITIVO Proposta Preliminar de Estrutura e Organização do Documento-Referência Introdução: Proposta preliminar construída a partir do documento final da Conae 2014, do PNE e das contribuições

Leia mais

O PNE & o Pacto Federativo. Thiago Peixoto Secretário da Educação de Goiás

O PNE & o Pacto Federativo. Thiago Peixoto Secretário da Educação de Goiás O PNE & o Pacto Federativo Thiago Peixoto Secretário da Educação de Goiás O PNE Tem em vista o cumprimento do disposto no art. 214 da Constituição Federal: Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional

Leia mais

1 Verificar num primeiro momento as ações para cumprimento das Metas/estratégias com prazo definido para 2015;

1 Verificar num primeiro momento as ações para cumprimento das Metas/estratégias com prazo definido para 2015; Subcomissão permanente para Acompanhar, monitorar e avaliar o processo de implementação das estratégias e do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação PNE sugestões para Plano de Trabalho Consultorias

Leia mais

A POLÍTICA DO FINACIAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1

A POLÍTICA DO FINACIAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1 A POLÍTICA DO FINACIAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1 Fábia Pereira de Medeiros Lira 2 Marecilda Bezerra de Araújo 3 RESUMO O presente trabalho propõe apresentar uma breve discussão acerca da política de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO A IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO UNCME UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e

Leia mais

PEC 15/2015. O novo Fundeb como contribuição para a construção do custo aluno qualidade (CAQ) Nelson Cardoso Amaral Universidade Federal de Goiás

PEC 15/2015. O novo Fundeb como contribuição para a construção do custo aluno qualidade (CAQ) Nelson Cardoso Amaral Universidade Federal de Goiás PEC 15/2015 O novo Fundeb como contribuição para a construção do custo aluno qualidade (CAQ) Nelson Cardoso Amaral Universidade Federal de Goiás Há uma inter-relação entre o PNE, o CAQ e o Fundeb Meta

Leia mais

A Educação Municipal e a Nova Conjuntura Nacional. Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/ CE Presidente da Undime

A Educação Municipal e a Nova Conjuntura Nacional. Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/ CE Presidente da Undime A Educação Municipal e a Nova Conjuntura Nacional Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/ CE Presidente da Undime A missão do DME O Dirigente Municipal de Educação (DME) tem por

Leia mais

O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DOCUMENTO PROPOSITIVO PARA O DEBATE AMPLIADO. Minuta Preliminar

O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DOCUMENTO PROPOSITIVO PARA O DEBATE AMPLIADO. Minuta Preliminar O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DOCUMENTO PROPOSITIVO PARA O DEBATE AMPLIADO Minuta Preliminar APRESENTAÇÃO O presente documento busca sistematizar os elementos da Conferência Nacional de Educação Conae

Leia mais

REUNIÃO SASE/FNCE Brasília, novembro de 2014 Preparação da Agenda Comum de Trabalho para 2015

REUNIÃO SASE/FNCE Brasília, novembro de 2014 Preparação da Agenda Comum de Trabalho para 2015 REUNIÃO SASE/FNCE Brasília, novembro de 2014 Preparação da Agenda Comum de Trabalho para 2015 REPÚBLICA FEDERATIVA cooperação e colaboração Cooperação: entendimento entre os entes federativos Colaboração:

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua MDS responsável por coordenar a PNAS competências (art. 19 e outros): coordenar e articular as ações no campo da assistência social; propor

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 017/2015, 15 de Maio de 2015

PROJETO DE LEI Nº 017/2015, 15 de Maio de 2015 PROJETO DE LEI Nº 017/2015, 15 de Maio de 2015 Aprova o Plano Municipal de Educação PME e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Piratuba, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições

Leia mais

Art. 1º. É inserido o seguinte parágrafo único no art. 193 da Constituição Federal:

Art. 1º. É inserido o seguinte parágrafo único no art. 193 da Constituição Federal: SUBSTITUTIVO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 15, DE 2015 Insere na Constituição Federal parágrafo único no art. 193 para incluir o planejamento na ordem social; acrescenta inciso IX, no art. 206,

Leia mais

LEI Nº DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 TÍTULO I PRINCIPAIS BASES DE ORDEM LEGAL TÍTULO II CONCEITUAÇÃO E ÓRGÃOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

LEI Nº DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 TÍTULO I PRINCIPAIS BASES DE ORDEM LEGAL TÍTULO II CONCEITUAÇÃO E ÓRGÃOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO LEI Nº 5.289 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 Institui o Sistema de Ensino do Município de Cuiabá, e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Cuiabá-MT, faz saber que a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou

Leia mais

*2FF6B6EB* PROJETO DE LEI. Dispõe sobre o Sistema Nacional de Emprego, criado pelo Decreto n o , de 8 de outubro de 1975.

*2FF6B6EB* PROJETO DE LEI. Dispõe sobre o Sistema Nacional de Emprego, criado pelo Decreto n o , de 8 de outubro de 1975. ** PROJETO DE LEI Dispõe sobre o Sistema Nacional de Emprego, criado pelo Decreto n o 76.403, de 8 de outubro de 1975. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei, tendo em vista o disposto no inciso

Leia mais

O Plano Nacional de Educação PL. 8035/2010 Perspectivas, Desafios e Emendas dos/as Trabalhadores/as em Educação

O Plano Nacional de Educação PL. 8035/2010 Perspectivas, Desafios e Emendas dos/as Trabalhadores/as em Educação SEMINÁRIO CNTE O Plano Nacional de Educação PL. 8035/2010 Perspectivas, Desafios e Emendas dos/as Trabalhadores/as em Educação Secretário Carlos Abicalil EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 59, DE 11 DE NOVEMBRO

Leia mais

LEGISLAÇÃO BÁSICA DA EDUCAÇÃO. Prof. Reginaldo Pinheiro

LEGISLAÇÃO BÁSICA DA EDUCAÇÃO. Prof. Reginaldo Pinheiro Reginaldo Pinheiro Graduado em Filosofia e Direito, professor de História e Filosofia, mestrando em Educação e Especialista em Direito e Processo Administrativo. LEGISLAÇÃO BÁSICA DA EDUCAÇÃO Prof. Reginaldo

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 12. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 12. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 12 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua FINANCIAMENTO DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA compreendendo os sistemas de ensino federal, estadual e municipal, a Constituição Federal

Leia mais

36.a. Equidade no atendimento público educacional de qualidade, por meio de ampla política de financiamento amparada no CAQ.

36.a. Equidade no atendimento público educacional de qualidade, por meio de ampla política de financiamento amparada no CAQ. PROPOSTAS DE EMENDAS AO EIXO I DO DOCUMENTO REFERÊNCIA ORGANIZADAS PELOS REPRESENTANTES DA CNTE, CONTEE, CUT, UNE, ANPED e CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO, NA CONFERÊNCIA LIVRE DE EDUCAÇÃO, EM

Leia mais

Avaliação e Monitoramento do PME. Professora Marcia Adriana de Carvalho

Avaliação e Monitoramento do PME. Professora Marcia Adriana de Carvalho Avaliação e Monitoramento do PME Professora Marcia Adriana de Carvalho TEMAS 1 Por que avaliar e monitorar o PME 2 Qual a diferença entre avaliar e monitorar 3 4 Como definir plano de ações para o período

Leia mais

ATIVIDADES E PLANEJAMENTO DA UNCME NACIONAL

ATIVIDADES E PLANEJAMENTO DA UNCME NACIONAL ATIVIDADES E PLANEJAMENTO DA UNCME NACIONAL UNCME UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro no Distrito Federal, é órgão de representação

Leia mais

XLV Reunião Plenária. 25 a 28 de novembro de 2015, Belém/PA. Um país pensando a educação para a próxima década

XLV Reunião Plenária. 25 a 28 de novembro de 2015, Belém/PA. Um país pensando a educação para a próxima década XLV Reunião Plenária 25 a 28 de novembro de 2015, Belém/PA Um país pensando a educação para a próxima década Prof. Heleno Araújo Filho Diretor do SINTEPE Diretor da CNTE Coordenador do FNE O PNE é um documento

Leia mais

Regime de Colaboração: um desafio para a educação pública com qualidade

Regime de Colaboração: um desafio para a educação pública com qualidade Regime de Colaboração: um desafio para a educação pública com qualidade ALESSIO COSTA LIMA Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/ CE Presidente da Undime Preâmbulo da Constituição Federal Nós,

Leia mais

EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA

EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA EIXO V GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL DOCUMENTO REFERÊNCIA A articulação e mobilização da sociedade civil e de setores do Estado assumiram grande importância, especialmente

Leia mais

Planos Decenais de Educação Desafios e perspectivas para a próxima década da implementação ao monitoramento

Planos Decenais de Educação Desafios e perspectivas para a próxima década da implementação ao monitoramento Planos Decenais de Educação Desafios e perspectivas para a próxima década da implementação ao monitoramento Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE Presidente da Undime

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Educação Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO Art. 205. A EDUCAÇÃO,

Leia mais

Art O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

Art O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade,

Leia mais

A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num

A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num A Conferência Nacional da Educação (Conae), realizada no período de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília-DF, constituiu-se num acontecimento ímpar na história das políticas públicas do setor

Leia mais

SIMULADO PNE. da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

SIMULADO PNE. da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda. SIMULADO PNE 1. (FUNDEP/GESTÃO DE CONCURSOS/2017) Sobre o Plano Nacional de Educação PNE, aprovado pela Lei n. 13.005/2014, é incorreto afirmar que: a) Uma de suas diretrizes é a promoção dos princípios

Leia mais

MOVIMENTOS NACIONAIS PELA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

MOVIMENTOS NACIONAIS PELA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA MOVIMENTOS NACIONAIS PELA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988; LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL -1996; PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2001/2010. PLANO NACIONAL

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua A LEI ORGÂNICA DA SAÚDE (LEI 8080/1990) o SUS é constituído pelo conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº806/2015, 19 de junho de APROVA o Plano Municipal de Educação e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL Nº806/2015, 19 de junho de APROVA o Plano Municipal de Educação e dá outras providências. LEI MUNICIPAL Nº806/2015, 19 de junho de 2015. APROVA o Plano Municipal de Educação e dá outras providências. GODOFREDO CLAUDIO WERKHAUSEN, Prefeito Municipal de Novo Xingu RS FAÇO SABER, no uso das atribuições

Leia mais

Educação e Federação na Constituição

Educação e Federação na Constituição Introdução Educação na Constituição Federal; Federação; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Constituição Estadual Lei nº 10.403/71 Conselho Estadual de Educação Regulamento Decreto nº 52.811/71

Leia mais

AULA 03 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 03

AULA 03 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 03 AULA 03 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 03 CONSTITUIÇÃO FEDERAL (Art. 205 a 214) CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO,

Leia mais

ATOS DO PODER EXECUTIVO

ATOS DO PODER EXECUTIVO ATOS DO PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DECRETO MEC N 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017 Diário Oficial da União nº 100, de 26 de maio de 2017 Seção 1 págs. 03 e 04 Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394,

Leia mais

NOVOS DEBATES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM: Desafios, perspectiva, expectativas. Suely Melo de Castro Menezes Maria Beatriz Mandelert Padovani

NOVOS DEBATES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM: Desafios, perspectiva, expectativas. Suely Melo de Castro Menezes Maria Beatriz Mandelert Padovani NOVOS DEBATES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM: Desafios, perspectiva, expectativas. Suely Melo de Castro Menezes Maria Beatriz Mandelert Padovani Construção da Política Nacional Curricular MOMENTO ATUAL Fundamentos

Leia mais

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. SIOPE Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. SIOPE Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação O que é o É um sistema de acesso público via internet, operacionalizado pelo Fundo Nacional de

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.272, DE 25 DE AGOSTO DE 2010. Regulamenta a Lei n o 11.346, de 15 de setembro de 2006, que cria o Sistema Nacional de

Leia mais

1º O saldo devedor consolidado, na forma do caput, será utilizado exclusivamente para fins de apuração do valor correspondente à parcela mensal fixa

1º O saldo devedor consolidado, na forma do caput, será utilizado exclusivamente para fins de apuração do valor correspondente à parcela mensal fixa PORTARIA NORMATIVA No 4, DE 2 DE MARÇO DE 2011 Regulamenta o inciso I do art. 6º-B da Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, incluído pela Lei nº 12.202, de 14 de janeiro de 2010. O MINISTRO DE ESTADO

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre

Leia mais

Política pública de Educação

Política pública de Educação Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO direito à educação Política Nacional de Educação Concepção ampla de Educação níveis e modalidades do ensino

Leia mais

Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais

Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de 1986. Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais Articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender

Leia mais

FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO QUEM PAGA A CONTA?

FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO QUEM PAGA A CONTA? FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO QUEM PAGA A CONTA? Regime de Colaboração e Fontes de Recursos Carlos Eduardo Sanches 16/03/2017 Constituição Federal Art. 211. 1º 1º A União organizará o sistema federal e financiará

Leia mais

Art A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno

Art A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno CONSTITUIÇÃO FEDERAL DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Seção que pactua a educação como direito de todos. CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO MS. Carreiro 1 Art. 205.

Leia mais

PROPOSTA DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO BRASIL EIXO V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social

PROPOSTA DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO BRASIL EIXO V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social PROPOSTA DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO BRASIL Laranja inclusão Verde - supressão EIXO V Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social 349. A articulação e mobilização da sociedade

Leia mais

Nesta entrevista exclusiva para o Boletim Técnico do

Nesta entrevista exclusiva para o Boletim Técnico do 122 ENTREVISTA O CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MIRA OS PLANOS DO BRASIL Nesta entrevista exclusiva para o Boletim Técnico do Senac, o novo Presidente do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps,

Leia mais

PROJETO DE LEI MUNICIPAL N 053/2017

PROJETO DE LEI MUNICIPAL N 053/2017 PROJETO DE LEI MUNICIPAL N 053/2017 DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO PÚBLICO DE PLANALTO-RS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. ANTONIO CARLOS DAMIN, Prefeito Municipal

Leia mais

Município de Gravataí

Município de Gravataí Estado do Rio Grande do Sul Município de Gravataí Gravataí, 13 de outubro de 2015 Diário Oficial do Município de Gravataí do Estado do Rio Grande do Sul ANO VII Nº 110 Lei Lei 3685/2015, de 9 de outubro

Leia mais

Conferência Estadual de Educação da Bahia (3ª COEED-2018)

Conferência Estadual de Educação da Bahia (3ª COEED-2018) Conferência Estadual de Educação da Bahia (3ª COEED-2018) COMO E POR QUE REALIZAR AS CONFERÊNCIAS DE EDUCAÇÃO: MUNICIPAIS, ESTADUAIS E NACIONAL TEMA CENTRAL A Consolidação do Sistema Nacional de Educação

Leia mais

Sistema Único do Trabalho

Sistema Único do Trabalho Apresentação de proposta de Sistema Único do Trabalho Brasília DF 16 de julho de 2014 ANTECEDENTES 1958 Convenção OIT nº 88, Organização do Serviço de Emprego; 1975 Decreto nº 76.403 cria o Sistema Nacional

Leia mais

Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação FNCE Região Centro Oeste

Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação FNCE Região Centro Oeste Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação FNCE Região Centro Oeste Instituir um Sistema Nacional Articulado de Educação: agenda obrigatória para o país Francisco Aparecido

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UFT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS CURSOS DE FILOSOFIA E ARTES FÓRUM DE DISCUSSÃO DO PMEP-2012 Prof. Dr.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UFT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS CURSOS DE FILOSOFIA E ARTES FÓRUM DE DISCUSSÃO DO PMEP-2012 Prof. Dr. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UFT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS CURSOS DE FILOSOFIA E ARTES FÓRUM DE DISCUSSÃO DO Prof. Dr. Roberto Carvalho POLÍTICA PÚBLICA: social e econômica Política pública:

Leia mais

Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 8.752, DE 9 DE MAIO DE 2016

Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 8.752, DE 9 DE MAIO DE 2016 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 8.752, DE 9 DE MAIO DE 2016 Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe

Leia mais

O papel da Undime no fortalecimento da gestão municipal da educação

O papel da Undime no fortalecimento da gestão municipal da educação DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS 2016 O papel da Undime no fortalecimento da gestão municipal da educação Prof. Dr. Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/

Leia mais

ÓRGÃOS Brasil CNE Conselho Nacional de Educação MEC Ministério da Educação. (todos os agentes sociais que educam) (rede de escolas e sua estrutura).

ÓRGÃOS Brasil CNE Conselho Nacional de Educação MEC Ministério da Educação. (todos os agentes sociais que educam) (rede de escolas e sua estrutura). ESTRUTURA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL AULA 02: LEGISLAÇÃO E SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO. FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS TÓPICO 02: O SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO AJUDA

Leia mais

Plano Nacional de Educação: questões desafiadoras e embates emblemáticos

Plano Nacional de Educação: questões desafiadoras e embates emblemáticos Plano Nacional de Educação: questões desafiadoras e embates emblemáticos O PNE e o Pacto Federativo Carlos Abicalil O tempo fecundo O contexto do convite A relevância do programa do seminário O ativo político

Leia mais

FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O NOVO FUNDEB

FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O NOVO FUNDEB FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O NOVO FUNDEB Mariza Abreu Consultora em educação 23/março/2018 CONSENSO INICIAL Resultados positivos do Fundef/Fundeb: 1) efeito redistributivo intraestadual 2) redução

Leia mais

construindo uma agenda

construindo uma agenda Regime de colaboração: construindo uma agenda . Regime de colaboração. Sistema nacional de educação. Responsabilidade da gestão pública educacional. Esforço coordenado e planejado. Atuação propositiva

Leia mais

DICA 1 ANVISA LEI N /1999. a. Ações compreendidas dentro do SNVS

DICA 1 ANVISA LEI N /1999. a. Ações compreendidas dentro do SNVS DICA 1 ANVISA LEI N. 9.782/1999 Anvisa Lei n. 9.782/1999 DICA 1 Objetivos da Lei 1. Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária SNVS Observações sobre o SNVS a. Ações compreendidas dentro do SNVS

Leia mais

UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO PROPOSTAS DE EMENDAS AO PL 8.035/2010 PNE 2011/2020

UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO PROPOSTAS DE EMENDAS AO PL 8.035/2010 PNE 2011/2020 PROPOSTAS DE EMENDAS AO PL 8.035/2010 PNE 2011/2020 A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), entidade criada em 1992 e organizada em todos os estados brasileiros, tem como finalidade

Leia mais

Sistema Nacional de Educação

Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação: organização e estrutura Sistema Nacional de Educação unidade dos vários aspectos ou serviços educacionais mobilizados por determinado país, intencionalmente reunidos de modo

Leia mais

Financiamento, Federalismo, CAQi e CAQ: desafios para a universalização do direito à educação infantil com qualidade

Financiamento, Federalismo, CAQi e CAQ: desafios para a universalização do direito à educação infantil com qualidade Financiamento, Federalismo, CAQi e CAQ: desafios para a universalização do direito à educação infantil com qualidade Daniel Cara Coordenador Geral Campanha Nacional pelo Direito à Educação 1950 80+ 75-79

Leia mais

Prefeitura Municipal de Esplanada publica:

Prefeitura Municipal de Esplanada publica: Prefeitura Municipal de Esplanada 1 Segunda-feira Ano V Nº 1372 Prefeitura Municipal de Esplanada publica: Lei Nº 826 de 2015 - Aprova o Plano Municipal de Educação PME do Município de Esplanada-BA, em

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e PORTARIA No- 2.728, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e dá outras providências. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Plano Nacional de Direitos das Pessoas com Deficiência Prof. Caio Silva de Sousa - Artigo 1º Fica instituído o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Plano

Leia mais

Prefeitura Municipal de Anagé publica:

Prefeitura Municipal de Anagé publica: 1 Ano Nº 1122 Prefeitura Municipal de publica: Lei Municipal Nº 419/2018 - Súmula: Dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Educação- FMED e dá outras providências. Gestor - Elen Zite Pereira Dos Santos

Leia mais

Edição Número 10 de 15/01/2007 Ministério da Educação Gabinete do Ministro v PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 45, DE 12 DE JANEIRO DE 2007

Edição Número 10 de 15/01/2007 Ministério da Educação Gabinete do Ministro v PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 45, DE 12 DE JANEIRO DE 2007 Edição Número 10 de 15/01/2007 Ministério da Educação Gabinete do Ministro v GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 45, DE 12 DE JANEIRO DE 2007 Dispõe sobre a Residência Multiprofissional em

Leia mais

DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE

DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017 Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. O PRESIDENTE

Leia mais

VII FÓRUM CATARINENSE DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA

VII FÓRUM CATARINENSE DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA VII FÓRUM CATARINENSE DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA RODOLFO JOAQUIM PINTO DA LUZ PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA Treze Tílias, 10 a 12 de maio de 2017. PAPEL DO ESTADO NA GESTÃO PÚBLICA

Leia mais

Observações. 100% aprovada. entre outros. 100% aprovada. 100% aprovada

Observações. 100% aprovada. entre outros. 100% aprovada. 100% aprovada EIXO I - O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Instituição, Democratização, Cooperação Federativa, Regime de Colaboração, Avaliação e Regulação da Educação. 49. A educação é um direito

Leia mais

para que a educação seja assumida como responsabilidade de todos, e ampliar o controle social no cumprimento das políticas públicas educacionais.

para que a educação seja assumida como responsabilidade de todos, e ampliar o controle social no cumprimento das políticas públicas educacionais. para que a educação seja assumida como responsabilidade de todos, e ampliar o controle social no cumprimento das políticas públicas educacionais. 19. Constituir fóruns paritários e regulares, envolvendo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional

Leia mais

Políticas Públicas Caminhos para a EaD

Políticas Públicas Caminhos para a EaD Associação Universidade em Rede UniRede Políticas Públicas Caminhos para a EaD Profa. Dra. Ivete Martins Pinto Secretária Geral de Educação a Distância e Coordenadora UAB Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO DO RN ( ) E O REGIME DE COLABORAÇÃO: Metas e Estratégias

PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO DO RN ( ) E O REGIME DE COLABORAÇÃO: Metas e Estratégias RESUMO PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO DO RN (2015-2025) E O REGIME DE COLABORAÇÃO: Metas e Estratégias Rute Regis de Oliveira da Silva 1 Este estudo visa analisar metas e estratégias relacionadas a Educação

Leia mais

ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE

ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IV REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSED 2012 29 E 30 DE NOVEMBRO/CURITIBA ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE SASE/MEC, NOVEMBRO DE 2012 Lei 9.394/96 (LDB) Plano

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL ATOS DO PODER EXECUTIVO ITATUBA-PB, 27 DE MAIO DE PORTARIA Nº 066/2016 De 27 de MAIO de 2016.

DIÁRIO OFICIAL ATOS DO PODER EXECUTIVO ITATUBA-PB, 27 DE MAIO DE PORTARIA Nº 066/2016 De 27 de MAIO de 2016. PORTARIA Nº 066/2016 De 27 de MAIO de 2016. CONSIDERANDO as deliberações das Conferências Nacionais de Educação de 2010 e 2014; CONSIDERANDO a necessidade de traduzir, no conjunto das ações da Secretaria

Leia mais

MINUTA. PROJETO DE LEI Nº, DE DE DE 2013 (Autor do Projeto: Governador do Distrito Federal)

MINUTA. PROJETO DE LEI Nº, DE DE DE 2013 (Autor do Projeto: Governador do Distrito Federal) MINUTA PROJETO DE LEI Nº, DE DE DE 2013 (Autor do Projeto: Governador do Distrito Federal) Altera a Lei de criação da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde e dá outras providências. A CÂMARA

Leia mais

O novo Fundeb como contribuição para a construção do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e Custo Aluno-Qualidade (CAQ)

O novo Fundeb como contribuição para a construção do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e Custo Aluno-Qualidade (CAQ) O novo Fundeb como contribuição para a construção do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e Custo Aluno-Qualidade (CAQ) Campanha nacional pelo direito à educação Documentos disponíveis em: www.campanha.org.br

Leia mais

Art. 1º. Aprovar o Regulamento relativo à Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel.

Art. 1º. Aprovar o Regulamento relativo à Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel Av. Tito Muffato, 2317 Bairro Santa Cruz 85806-080 Cascavel PR Fone: (45) 3036-3636 30363806 http://www.univel.br cpe@univel.br RESOLUÇÃO Nº 01 DE JULHO

Leia mais

INFORMATIVO 15 / 2014 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

INFORMATIVO 15 / 2014 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 15inf14 (01/07/2014) - HMF INFORMATIVO 15 / 2014 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO No dia 26 de junho de 2014 foi publicada, sem vetos, a lei federal 13.005, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE. Antes

Leia mais

Qualificação da Gestão

Qualificação da Gestão Qualificação da Gestão O que é o SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços de saúde sob gestão pública Com direção única em cada

Leia mais