UMA DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL PARA O ENSINO SUPERIOR O foco na formação integral do estudante

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UMA DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL PARA O ENSINO SUPERIOR O foco na formação integral do estudante"

Transcrição

1 UMA DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL PARA O ENSINO SUPERIOR O foco na formação integral do estudante Prof. Dr. Roberto Valdés Puentes PPGED/FACED/UFU robertopuentes@faced.ufu.br

2 INTRODUÇÃO Em um artigo nosso escrito com outros colegas (PUENTES; LONGAREZI; AQUINO, 2011) afirmava: Desde a promulgação da LDBEN/96, o Brasil tem investido na elaboração de políticas e na aplicação de recursos financeiros para tentar tirar o Ensino da situação precária em que se encontra. Não obstante, em lugar de melhorar, o Ensino estagnou e, em alguns aspectos, piorou. EM PARTE, PORQUE FOI ESQUICIDO O ESTUDANTE

3 INTRODUÇÃO 1-O princípio da universalização do acesso continua a ser um sonho, especialmente, para pobres, negros e moradores do Nordeste; 2-Diminuíram a satisfação, o interesse, a qualidade e a motivação; 3-Piorou o desempenho dos estudantes, como mostram os exames aplicados pelo Sistema de Avaliação da Educação. Em fim, o estudante não foi assumido como tal

4 INTRODUÇÃO Um conjunto de fatores externos e internos tem contribuído para perpetuar essa situação de insucesso escolar que caracteriza o Ensino Superior: 1)-A ausência de uma identidade; o sucateamento; a precariedade da formação profissional e das condições de trabalho dos professores; a falta de recursos financeiros ou a improbidade administrativa; a ausência de um sistema eficiente de supervisão e fiscalização pedagógica; o baixo nível de expectativa; etc. Não obstante, o esquecimento dos estudantes deve-se, em primeiro e segundo lugar, a: 1)-As formas inapropriadas de organização didática dos processos de ensino e de aprendizagem; 2)-As práticas docentes ineficientes, tradicionais e ultrapassadas dos professores em sala de aula.

5 INTRODUÇÃO A apresentação se estrutura em duas partes fundamentais: a)-breve análise das concepções que esqueceram o estudante; b)-as bases teóricas de uma didática desenvolvimental com foco no estudante. c)-características da atividade intelectual do estudante de Ensino Médio.

6 CONCEPÇÕES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM Os problemas do Ensino Superior no Brasil parecem estar associados, do ponto de vista pedagógico, à seguinte questão: PREDOMÍNIO DE CONCEPÇÕES DIDÁTICAS QUE NÃO CONSIDERAM ADEQUADAMENTE O ESTUDANTE Didática do Estímulo/Reforço - Concepção preocupada com o ensino e centrada no trabalho do professor - ALUNO. Versus Didática da Acessibilidade - Concepção preocupada com a aprendizagem e centrada no aluno - APRENDIZ.

7 DIDÁTICA DO ESTÍMULO/REFORÇO Preocupada com a aprendizagem, foca-se na atividade de ensino do professor (estimulo pedagógico) e nas mudanças de comportamento (respostas) que geram na conduta observável do aluno. Últimos 50 anos 25 na teoria e na prática 25 na prática

8 DIDÁTICA DA ACESSIBILIDADES Preocupada com a aprendizagem, foca-se no estudo da parte mais importante: o processo cognitivo. Mas, preocupa-se (escola e professores) em criar as condições para que o aprendiz consiga fazer apenas aquilo que suas capacidades permitem que ele realize por si próprio (pesquisa e descoberta), porque faz parte das peculiaridades já maduras do pensamento. Nessa concepção, o aprendiz vai à escola a aprender aquilo que ele já tem capacidade de fazer. Últimos 25 anos, na teoria

9 LIMITAÇÕES DE AMBAS CONCEPÇÕES 1. Consideram os fatores biológicos a fonte do desenvolvimento humano; 2. Consideram os processos de desenvolvimento e de ensino e aprendizagem como fenômenos independentes; 3. Consideram que os processos de ensino e aprendizagem estão precedidos pelos estágios do desenvolvimento. 4. Consideram que os estágios do desenvolvimento respondem a critérios físicos ou biológicos.

10 As bases da Didática Desenvolvimental: Materialismo Histórico e Dialético: Marx, Engels e Lenin Teoria Psicológica Histórico Cultural do Desenvolvimento Humano: Vigotski, Lúria e Elkonin Teoria da Atividade: Rubinstein e Leontiev Teoria da Assimilação das Ações Mentais: Galperin Teoria da Atividade de Aprendizagem: Davydov, Zankov e Talizina. Teoria do sujeito e da subjetividade: Fernando González Rey Teoria da criatividade: Albertina Mitjáns Martínez

11 1.Regata o sentido inicial do ensino e da aprendizagem na palavra russa obutchenie e atribui a ela o caráter de processo simultâneo de instrução, estudo e aprender por si mesmo. 2.A instrução é uma atividade que gera desenvolvimento (o ensino precede o desenvolvimento), quando está direcionado para a ZDP. 3.Aprender é transformar a experiência social em experiência individual (o passo do interpsicológico ao intrapsicológico).

12 4.A experiência individual é o processo de apropriação, internalização, interiorização ou reprodução da herança cultural acumulada pela humanidade (conteúdo escolar). 5.O ESTUDANTE se apropria do conteúdo (a cultura) por meio da elaboração de conceitos teóricos. 6.Produzir conceitos teóricos significa produzir conhecimentos científicos em unidade com as ações mentais (análise, síntese, abstração, generalização).

13 7.Os conceitos são adquiridos pela interação com os objetos relacionados com esses conceitos mediatização por conceitos previamente adquiridos ou pela atividade material-atividade psíquica. 8.O processo de assimilação de conceitos tem que ser organizado como processo de resolução de problemas selecionados especialmente para tal fim. 9.O método de ensino mais adequado é a elaboração conjunta, com o qual os estudantes podem desempenhar um grupo de tarefas, sob orientação e em cooperação com seus companheiros, por meio da imitação.

14 12.Os diferentes níveis escolares se estabelecem com base nos estudos sobre os processos de formação das qualidades psíquicas do estudante e de sua personalidade. 13.Cada período do desenvolvimento mental deve estar associado ao tipo de atividade unitária mais significativa realizada pela pessoa naquele período ( atividade principal ).

15 Os trabalhos iniciais sobre teoria da atividade se devem a Rubinstein, Leontiev e El konin. Não obstante, os estudos mais significativos sobre atividade de instrução devem-se a autores russos menos conhecidos, ou totalmente desconhecidos, no Brasil: V. V. Davydov N. Talizina A. Petróvsky V. S. Mujina I. S. Kon M. S. Neymark M. I. Majmutov N. I. Nepomnyaschaya N. M. Shajmaiev T. V. Dragunova A. I. Shcherbbakov L. I. Bozhovich M. N. Shardakov A. V. Zaparoshets

16 Davydov (1988a) é o responsável por elaborar uma periodização do desenvolvimento da personalidade com base no perfil geral trabalhado por Vigotski, Leontiev e El konin. A periodização é a seguinte: 1.A comunicação emocional direta com os adultos (1ª semana de vida 1º ano). 2.A atividade objetal-manipuladora (1º ano até 3º ano). 3.A atividade de jogo (brincadeira) 3º ano até 6º ano). 4.A atividade de aprendizagem (estudo) 6º ano até 10º ano). 5.A atividade socialmente útil (10º ano até 15º ano). 6.O estudo e a formação profissional (15º anos até 17º ou 18º anos).

17 Além das pesquisas efetuadas por Davydov sobre o desenvolvimento psíquico na primeira juventude (1987, 1988a), destacam-se os trabalhos de I. S. Kon (1987), N. M. Shajmaiev (1978) e A. V. Zaparoshets (1960). I. S. Kon (1987) - limites de idade, desenvolvimento físico, situação social do período, particularidades da atividade intelectual, desenvolvimento da autoconsciência, relações e vida emocional, atividade social. A. V. Zaparoshets (1960) as características gerais das condições de desenvolvimento na idade juvenil, a atividade de estudo e o desenvolvimento intelectual. N. M. Shajmaiev (1978) - sobre a diferenciação do processo de aprendizagem na escola de Ensino Médio levando em consideração as características da primeira juventude.

18 O conteúdo concreto desse período, segundo Kon (1987), o determinam, em primeiro lugar, as condições sociais, pois delas depende, sobretudo, a posição da juventude na sociedade e o volume de conhecimentos que tem que dominar. Kon apoia-se para tal enfoque na categoria proposta por Vigotski de situação social do desenvolvimeno, que leva em conta na caracterização dos períodos a linha natural do desenvolvimento (processo de maturação física) e a posição social que ocupam os jovens.

19 Características da primeira juventude (Davydov, Kon, Zaparoshets): 1-Do ponto de vista físico (aumento do peso, da força muscular, período da pós-puberdade). 2-Situação social (indeterminação da posição - para algumas coisas são adultos e para outras não, os interesses de formação profissional, a necessidade de trabalhar e produzir, uma visão estável do mundo, a formação das qualidades ideológico-morais, religiosas, cívicas). 3-Desenvolvimento da autoconsciência (preocupação com a forma do próprio corpo, a consciência e a auto avaliação se fortalecem e se direcionam no sentido de saber do que se é capaz e para a comparação social, a confrontação de opiniões dos outros, o respeito de si mesmo).

20 4-Relações e vida emocional (relações com os pais sobre a base da igualdade, defende-se o direito à autonomia, trata-se da idade mais coletiva, importa ser admitido pelos colegas, sentir-se necessário para o grupo, ter um determinado prestígio e autoridade). 5-A amizade seletiva (círculo especial de relações sociais - intensifica-se a necessidade de uma amizade íntima individual, que passa a ser mais estável e mais profunda e é caracterizada pela intimidade, o calor emocional, a sinceridade).

21 6-Atividade intelectual: Não se observa um desenvolvimento tão rápido como na infância (por regra geral, já está formada aos quinze ou dezesseis anos). É um período de aperfeiçoamento das principais faculdades ou aquisições de períodos anteriores. Passa ser mais estável e efetiva como resultado do domínio de complexas operações intelectuais, do enriquecimento do aparelho conceitual e do pensamento teórico, base da expansão das habilidades profissionais - aumenta o interesse pelas questões teóricas (há um nível mais alto de generalização e abstração).

22 Aumenta a necessidade do desenvolvimento da linguagem (cultura da linguagem) - o processo de desenvolvimento de conceitos e da linguagem é o mesmo. Torna-se cada vez mais complexa e individual, e diferenciam-se os interesses (reforça-se a atitude seletiva). É necessário intensificar a individualização do processo de ensino e aprendizagem. É necessário elevar o grau de independência dos alunos dando a oportunidade de certa diferenciação (interesses) e especialização (disciplinas optativas, escolas especializadas, escolas técnico profissionais, grupos que estudam uma série de disciplinas).

23 É necessário levar em consideração a importância que o aluno concede à avaliação ( atividade de valor-orientação). Forma-se, sobre a base dos conhecimentos adquiridos, uma ideologia científica. Cresce extraordinariamente o interesse pela realidade e pela possibilidade de transforma-la. É o período no qual, sobre a base da intervenção ativa na vida social, os conhecimentos se transformam em convicções.

24 ORAMAS, M. S; ZILBERSTEIN, J. Hacia una Didáctica desarrolladora. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, DAVYDOV, Vasily V. Problems of Developmental Teaching. The Experience of Thbeoretical and Experimental Psycholgogical Research Excerpts. Revista Soviet Education, August/VOL XXX, N 8, 1988a. (Problemas do ensino desenvolvimental - A Experiência da Pesquisa Teórica e Experimental na Psicologia). DAVYDOV, Vasily V. What is real learning activity (O que é a verdadeira atividade de aprendizagem?). DAVYDOV, Vasily V. Uma nova abordagem para a interpretação da estrutura e do conteúdo da atividade. In: Hedegard, Mariane e Jensen Uffe Juul. Activity theory and social practice: cultural-historical approaches. Aarhus (Dinamarca), Aarthus University Press, DAVYDOV, Vasily V. El desarrollo psíquico en la edad escolar menor. In: PETROVSKY, A. V. Psicología Pedagógica y de las edades. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1987, p DAVÍDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. La Habana: Pueblo y Educación, 1988b.

25 DAVYDOV, Vasilij Vasilievic. O problema da generalização e do conceito na teoria de Vygotsky. Studi di Psicologia dell Educazione, vol. 1,2,3. Armando, Roma, ALPERIN, P. Y. Introducción a la psicología: un enfoque dialéctico. España: Pablo del Río Editor, GALPERIN, P. Ya. Sobre la formación de las imágenes sensoriales y de los conceptos. Colección de materiales sobre Psicología. Moscú: Facultad de Psicología. Universidad Estatal de Moscú, 1957, p LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. (Fragmento). Lisboa: Horizonte, 1978, p LEONTIEV, Alexei N. Actividad, Conciencia y Personalidad. La Habana: Pueblo y Educación, LENIN, V. I. Materialismo y empiriocriticismo. Pekin: Ediciones en lenguas extranjeras, 2ª Reimp., MAJMUTOV, M. I. La enseñanza problémica. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1983.

26 PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M., AQUINO, O. F. O Ensino médio em Uberlândia (MG): um estudo do desempenho da rede estadual. In: PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M., AQUINO, O. F. Ensino Médio: Políticas, currículos e avaliação sistêmica. Uberlândia: Editora EDUFU, 2011 (no prelo). PETROVSKI, A. Psicología General. Moscú: Editorial Progreso, PETROVSKY, A. Historia de la psicología pedagógica y de las edades. In: PETROVSKY, A. V. Psicología Pedagógica y de las edades. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1988, p SHAJMAIEV, N. M. Diferenciación de la enseñanza en la escuela general media. In: DANILOV, M. A.; SKATKIN, M. N. Didáctica de la escuela media. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1978, p TALIZINA, N. Introducción. In: TALIZINA, N. (Org.). La formación de las habilidades del pensamiento matemático. San Luís Potosí: Editorial Universitaria Potosina, 2001, p

27 TALIZINA, N. La formación de los conceptos matemáticos. In: TALIZINA, N. (Org.). La formación de las habilidades del pensamiento matemático. San Luís Potosí: Editorial Universitaria Potosina, 2001, p TALIZINA, N. Mecanismos psicológicos de la generalización. Acta Neurol Colomb, Vol. 24, No. 2, Junio, Suplemento (2:1), 2000, p TALIZINA, N. Manual de Psicología Pedagógica. México: Editora de la Universidad de San Luís Potosí, KON, L. S. Psicología de la primera juventud. In: In: PETROVSKY, A. V. Psicología Pedagógica y de las edades. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1987, p VIGOSTKI, Lev. S. O desenvolvimento dos conceitos científicos na infância. Cap. 6. Pensamento e linguagem. Versão para ebook ebooksbrasil.com. Disponível em: Acesso, 25 de junho de VIGOTSKI, L. S. Investigaciones psicológicas escogidas. Moscú: Editorial de la ACP de la RSFSR, ZANKOV, L. La enseñanza y el desarrollo. Moscú: Editorial Progreso, ZAPAROSHETS, A. V. Desarrollo psíquico de los escolares. In: SMIRNOV, LEONTIEV, RUBINSHTEIN e TIEPLOV. Psicología. México, Barcelona, Beunos Aires: Editora Grijalba, 1960, p

28 FIM Muito obrigado Contatos:

PLANOS DE CURSO FICHA DE DISCIPLINA/PROGRAMA

PLANOS DE CURSO FICHA DE DISCIPLINA/PROGRAMA PLANOS DE CURSO FICHA DE DISCIPLINA/PROGRAMA TITULO/TEMA: Organização do Trabalho Didático: princípios e teorias do ensino e da aprendizagem. CÓDIGO: PGED033 CURSO: PERÍODO: 1º semestre/2012 PROFESSOR(ES):

Leia mais

FORMAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS NOS CURSOS TECNOLÓGICOS DA UNIVERSIDADE DE UBERABA

FORMAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS NOS CURSOS TECNOLÓGICOS DA UNIVERSIDADE DE UBERABA UNIUBE Universidade de Uberaba ISSN: 2318-387X www.revistas.uniube.br FORMAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS NOS CURSOS TECNOLÓGICOS DA UNIVERSIDADE DE UBERABA Vânia Aparecida Borges Weitzel Universidade de

Leia mais

DIFERENTES CONCEPÇÕES DE ENSINO: DA DIDÁTICA DO ESTÍMULO À DIDÁTICA DO DESENVOLVIMENTO

DIFERENTES CONCEPÇÕES DE ENSINO: DA DIDÁTICA DO ESTÍMULO À DIDÁTICA DO DESENVOLVIMENTO 1 DIFERENTES CONCEPÇÕES DE ENSINO: DA DIDÁTICA DO ESTÍMULO À DIDÁTICA DO DESENVOLVIMENTO Roberto Valdés Puentes FACED/UFU robertopuentes@faced.ufu.br 1- Introdução Desde a promulgação da Lei de Diretrizes

Leia mais

A PROFISSIONALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E OS SABERES DIDÁTICOS: O LUGAR DIDÁTICA

A PROFISSIONALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E OS SABERES DIDÁTICOS: O LUGAR DIDÁTICA A PROFISSIONALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E OS SABERES DIDÁTICOS: O LUGAR DIDÁTICA Prof. Dr. Roberto Valdés Puentes PPGED/FACED/UFU robertopuentes@faced.ufu.br INTRODUÇÃO Na apresentação do Dossiê

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Resolução de Problema no Ensino de Ciências O Problema Docente vs Problema Científicos. Héctor José García Mendoza w3.dmat.ufrr.br/~hector

Leia mais

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC.

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Doutorado em Educação em Ciências e Matemática Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Formação inicial de Professores de Ciências e Matemática Zona desenvolvimento proximal. Conceito

Leia mais

Disciplina: Estudos Avançados III/IV Didática para o Desenvolvimento Humano (MEE0201)

Disciplina: Estudos Avançados III/IV Didática para o Desenvolvimento Humano (MEE0201) Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado Disciplina: Estudos Avançados III/IV Didática para o Desenvolvimento Humano (MEE0201) Carga horária: 60 horas Crédito: 4 Professores: Dr. José

Leia mais

REFERÊNCIAS. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referência: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

REFERÊNCIAS. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referência: elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 323 REFERÊNCIAS ARAÚJO, E. S. Da formação e do formar-se: a atividade de aprendizagem docente em uma escola pública. 2003. 173 f. Tese (doutorado) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática

Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Didática da Matemática A Teoria da Atividade. Prof. Dr. Héctor José García Mendoza https://w3.dmat.ufrr.br/hector/ 1 Objeto da Didática Matemática

Leia mais

A Didática como epistemologia da aprendizagem.

A Didática como epistemologia da aprendizagem. Grupo de Pesquisa em Metodologia de Ensino e seus Processos Cognitivos. A Didática como epistemologia da aprendizagem. Prof. Dr. Héctor José García Mendoza Prof. Dr. Oscar Tintorer Delgado https://w3.dmat.ufrr.br/hector/

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Resolução de Problema no Ensino de Ciências Questões da psicologia da resolução de problema a partir da evolução da Teoria

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Resolução de Problema no Ensino de Ciências O Problema Docente. Héctor José García Mendoza w3.dmat.ufrr.br/~hector Etapas

Leia mais

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC.

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Doutorado em Educação em Ciências e Matemática Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Formação inicial de Professores de Ciências e Matemática Didática da matemática como epistemologia

Leia mais

Assunto: O Problema Docente

Assunto: O Problema Docente Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Licenciatura em Matemática Didática da Matemática II Tema nº2: Fundamentos didáticos da resolução problema como metodologia para a aprendizagem.

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Acadêmico em Educação

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Acadêmico em Educação Universidade Estadual de Roraima Mestrado Acadêmico em Educação Teoria de Aprendizagem e Cognição A Teoria Histórico Cultural de Vygotsky. Teoria da Atividade. Formação por etapas das ações mentais. Direção

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE PARA O DEBATE SOBRE A NATUREZA DA ATIVIDADE DE ENSINO ESCOLAR EIDT,

CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE PARA O DEBATE SOBRE A NATUREZA DA ATIVIDADE DE ENSINO ESCOLAR EIDT, CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE PARA O DEBATE SOBRE A NATUREZA DA ATIVIDADE DE ENSINO ESCOLAR EIDT, Nadia Mara UNESP Araraquara nadiaeidt@uol.com.br GT:Psicologia Educacional/nº 20 Agência Financiadora:

Leia mais

A Didática da Matemática como Disciplina na Formação de Professores 1.

A Didática da Matemática como Disciplina na Formação de Professores 1. A Didática da Matemática como Disciplina na Formação de Professores 1. Dr. Oscar Tintoter Delgado. Universidade Estadual de Roraima (UERR) Dr. Héctor José García Mendoza. Universidade Federal de Roraima

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES ESTADO DE RORAIMA.

UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES ESTADO DE RORAIMA. UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES ESTADO DE RORAIMA. Luciane Santana Pereira 1 Osmar Martins Almeida Júnior

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Detalhamento do SUBPROJETO (Licenciatura em Matemática)

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Detalhamento do SUBPROJETO (Licenciatura em Matemática) 1 Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Ministério da Educação Anexos I e II 2º andar Caixa Postal 365 CEP - 70359-970 Brasília, DF - Brasil Programa Institucional de Bolsa de Iniciação

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Subprojeto PIBID - Matemática

Universidade Federal de Roraima Subprojeto PIBID - Matemática Universidade Federal de Roraima Subprojeto PIBID - Matemática Seminário Institucional PIBID - 2013 Aprendizagem : Um olhar sobre as Teorias e Práticas Prof. Dr. Héctor José García Mendoza w3.dmat.ufrr.br/~hector

Leia mais

EDUCAÇÃO DESENVOLVIMENTAL NA PERSPECTIVA DE V. V. DAVÍDOV. Gustavo Rezende dos Santos 1

EDUCAÇÃO DESENVOLVIMENTAL NA PERSPECTIVA DE V. V. DAVÍDOV. Gustavo Rezende dos Santos 1 EDUCAÇÃO DESENVOLVIMENTAL NA PERSPECTIVA DE V. V. DAVÍDOV. Gustavo Rezende dos Santos 1 1 Universidaed de Uberaba Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), gustavosantos94@hotmail.com

Leia mais

A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO

A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos Cleber de Oliveira dos Santos 1 Nesse trabalho apresentam-se os resultados de uma pesquisa sobre a compreensão

Leia mais

O CONCEITO DE DIVISÃO NA PROPOSIÇÃO DAVYDOVIANA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA 1

O CONCEITO DE DIVISÃO NA PROPOSIÇÃO DAVYDOVIANA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA 1 O CONCEITO DE DIVISÃO NA PROPOSIÇÃO DAVYDOVIANA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA 1 Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos Sandra Crestani 2 O objeto de pesquisa consiste na relação universal

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES BRASIL

UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES BRASIL UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES BRASIL LEITE* 1, Jardel Sousa; MENDOZA 2, Héctor José García RESUMO 1 jardelsousa562@gmail.com

Leia mais

ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL

ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL Prof. Dr. Orlando Fernández Aquino (UNIUBE, MG) Profª. Drª. Vânia Maria de Oliveira Vieira (UNIUBE, MG) Profª.Drª.

Leia mais

MARIA IVANILDA FERNANDES DE LACERDA

MARIA IVANILDA FERNANDES DE LACERDA ESTADO DE RORAIMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA - UERR PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS PPGEC MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS

Leia mais

ATIVIDADE AÇÃO OPERAÇÃO E PRÁXIS PEDAGÓGICA

ATIVIDADE AÇÃO OPERAÇÃO E PRÁXIS PEDAGÓGICA ATIVIDADE AÇÃO OPERAÇÃO E PRÁXIS PEDAGÓGICA GIARETTON, Francielly Lamboia 1 (UNIOESTE) SZYMANSKI, Maria Lidia Sica 2 (Orientadora/UNIOESTE) Este texto compõe parte do projeto de pesquisa do Curso de Mestrado

Leia mais

FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS NA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM MATEMÁTICA

FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS NA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM MATEMÁTICA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS NA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM MATEMÁTICA Héctor José Garcia Mendoza Universidade Federal de Roraima Resumo: A direção do processo de aprendizagem no ensino

Leia mais

Palavras-chave:Teoria Histórico-Cultural. Didática desenvolvimental. Formação de professores.

Palavras-chave:Teoria Histórico-Cultural. Didática desenvolvimental. Formação de professores. POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO DA PRÁXIS EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: ROMPENDO COM O MOSAICO TEÓRICO DA FORMAÇÃO DOCENTE. Bianca Carvalho Ferola - UFU Erika Germanos

Leia mais

PLANO DE AÇÃO - GRUPO LOBO-GUARÁ- AGRUPAMENTO II QUEM SOU EU? QUEM É VOCÊ?

PLANO DE AÇÃO - GRUPO LOBO-GUARÁ- AGRUPAMENTO II QUEM SOU EU? QUEM É VOCÊ? PLANO DE AÇÃO - GRUPO LOBO-GUARÁ- AGRUPAMENTO II QUEM SOU EU? QUEM É VOCÊ? Princípio: As ações pedagógicas no agrupamento de 2 anos, se estrutura na atividade objetal manipulatória, que no segundo ano

Leia mais

Palavras-chave: Leitura e escrita. Teoria histórico-cultural. Trabalho didático.

Palavras-chave: Leitura e escrita. Teoria histórico-cultural. Trabalho didático. 1 LEITURA E ESCRITA, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: O TRABALHO DIDÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Mara Cristina de Sylvio 1 Sandra Valéria Limonta 2 Pôster GT Didática, Práticas de Ensino

Leia mais

À MODA DOS JOGOS MATEMÁTICOS

À MODA DOS JOGOS MATEMÁTICOS À MODA DOS JOGOS MATEMÁTICOS Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos Maria Emília da Silva de Bona Freitas 1 Introdução Está em ênfase, na área da Educação Matemática, a indicação

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES EM BEBÊS NA TEORIA HISTÓRICO- CULTURAL

O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES EM BEBÊS NA TEORIA HISTÓRICO- CULTURAL 1 O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES EM BEBÊS NA TEORIA HISTÓRICO- CULTURAL Waldirene dos Santos Faria Orientador (a) Prof.(a). Dr.(a) Maria Aparecida Mello Mestrado Linha de Pesquisa:

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO DA CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR: DO ABSTRATO AO CONCRETO

O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO DA CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR: DO ABSTRATO AO CONCRETO Volume 21, N. 1, pp. 179 188, Jan/Jun, 2017. O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO DA CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR: DO ABSTRATO AO CONCRETO Noádia Munhoz Pereira (Universidade Federal de Uberlândia UFU) Resumo O

Leia mais

POSSIBILIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS PARA TRABALHAR O CONCEITO DE NÚMERO NO ENSINO FUNDAMENTAL

POSSIBILIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS PARA TRABALHAR O CONCEITO DE NÚMERO NO ENSINO FUNDAMENTAL POSSIBILIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS PARA TRABALHAR O CONCEITO DE NÚMERO NO ENSINO FUNDAMENTAL Edilson de Araújo dos Santos (PIC/UEM) Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais (Orientadora), e-mail: llacanallo@hotmail.com.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Data Aprovação: 02/03/2015 Data Desativação: Nº Créditos : 6 Carga Horária Total: Carga Horária Teórica: Carga Horária Prática: Carga Horária Teórica/Prátical: Carga Horária Seminário: Carga Horária Laboratório:

Leia mais

Vygotsky, Leontiev, Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos

Vygotsky, Leontiev, Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos RESENHA Vygotsky, Leontiev, Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos Maria Teresinha Leite Sene Araújo Universidade de Uberaba (UNIUBE), mteresinhasene@hotmail.com Lílian Araújo Ferreira

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Data Aprovação: 16/12/2015 Data Desativação: Nº Créditos : 6 Carga Horária Total: Carga Horária Teórica: Carga Horária Prática: Carga Horária Teórica/Prátical: Carga Horária Seminário: Carga Horária Laboratório:

Leia mais

PROCEDIMENTOS INVESTIGATIVOS COM BASE EM PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA TEORIA DA ATIVIDADE

PROCEDIMENTOS INVESTIGATIVOS COM BASE EM PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA TEORIA DA ATIVIDADE PROCEDIMENTOS INVESTIGATIVOS COM BASE EM PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA TEORIA DA ATIVIDADE Marta Sueli de Faria Sforni Maria Terezinha Bellanda Galuch 1 Introdução Quando pensamos em pesquisa

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Teoria Histórico-Cultural, Educação Escolar e Escola-Comunidade Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Curso: MESTRADO ( X) DOUTORADO

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social A PRIMEIRA INFÂNCIA E A ATIVIDADE OBJETAL MANIPULATÓRIA

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social A PRIMEIRA INFÂNCIA E A ATIVIDADE OBJETAL MANIPULATÓRIA A PRIMEIRA INFÂNCIA E A ATIVIDADE OBJETAL MANIPULATÓRIA Nadia Mara Eidt; Departamento de Educação; Universidade Estadual de Londrina; Londrina; Paraná, Brasil. Cassiana Magalhães*; Departamento de Educação;

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Teoria Histórico-Cultural, Educação Escolar e Formação Humana Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO Curso:

Leia mais

A FORMAÇÃO DE HABILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE P. YA. GALPERIN Isauro Beltrán Nuñez UFRN Betania Leite Ramalho UFRN

A FORMAÇÃO DE HABILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE P. YA. GALPERIN Isauro Beltrán Nuñez UFRN Betania Leite Ramalho UFRN A FORMAÇÃO DE HABILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE P. YA. GALPERIN Isauro Beltrán Nuñez UFRN Betania Leite Ramalho UFRN 1 INTRODUÇÃO As reformas da educação que se tem operado no

Leia mais

TEORIA DA ATIVIDADE E PROPOSTAS DE ENSINO, NA APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS: uma visão Davydoviana

TEORIA DA ATIVIDADE E PROPOSTAS DE ENSINO, NA APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS: uma visão Davydoviana TEORIA DA ATIVIDADE E PROPOSTAS DE ENSINO, NA APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS: uma visão Davydoviana 1 SOUZA, Marlene Beckhauser de RESUMO O objeto de investigação, dessa pesquisa, é o movimento do

Leia mais

Orientação teórica:princípios A teoria histórico-cultural

Orientação teórica:princípios A teoria histórico-cultural PRINCÍPIOS E PRÁTICAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: UM FOCO NA FORMAÇÃO DOCENTE Elaine Sampaio Araújo USP Agência Financiadora: FAPESP Orientação teórica:princípios A teoria histórico-cultural

Leia mais

O MOVIMENTO DO PENSAMENTO PARA APROPRIAÇÃO CONCEITUAL EM DAVÝDOV

O MOVIMENTO DO PENSAMENTO PARA APROPRIAÇÃO CONCEITUAL EM DAVÝDOV 1 O MOVIMENTO DO PENSAMENTO PARA APROPRIAÇÃO CONCEITUAL EM DAVÝDOV Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos Daiane de Freitas 1 Ademir Damazio 2 Introdução O presente trabalho tem

Leia mais

ESCOLA E DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL: SEU CAMPO CONCEITUAL NA TRADIÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL 1

ESCOLA E DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL: SEU CAMPO CONCEITUAL NA TRADIÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL 1 ESCOLA E DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL: SEU CAMPO CONCEITUAL NA TRADIÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL 1 Roberto Valdés Puentes* Andréa Maturano Longarezi** RESUMO: O artigo discute, sob a base da filosofia

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissional em Ensino de Ciência Metodologia para a Pesquisa em Ensino de Ciências O Método Cientifico. Classificação das pesquisas segundo o problema, objetivos

Leia mais

A TEORIA DA ATIVIDADE NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NO CURSO DE PEDAGOGIA

A TEORIA DA ATIVIDADE NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NO CURSO DE PEDAGOGIA A TEORIA DA ATIVIDADE NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NO CURSO DE PEDAGOGIA Caroline Barroncas de Oliveira 1 Universidade do Estado do Amazonas - UEA carol_barroncas@yahoo.com.br Resumo Este trabalho está vinculado

Leia mais

Assunto: Teoria marxista do conhecimento e método dialético materialista como fundamento do ensino problematizador

Assunto: Teoria marxista do conhecimento e método dialético materialista como fundamento do ensino problematizador Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Licenciatura em Matemática Didática da Matemática II Tema nº1: Fundamentos filosóficos do materialismo dialético e psicológicos da teoria Histórico

Leia mais

ENSINO DESENVOLVIMENTAL E FORMAÇÃO DE FORMADORES DE PROFESSORES 1

ENSINO DESENVOLVIMENTAL E FORMAÇÃO DE FORMADORES DE PROFESSORES 1 ENSINO DESENVOLVIMENTAL E FORMAÇÃO DE FORMADORES DE PROFESSORES 1 Walêska Dayse Dias de Sousa Universidade Federal de Uberlândia/Universidade Federal do Triângulo Mineiro waleskadayse@yahoo.com.br Resumo

Leia mais

PROPOSIÇÃO DAVYDOVIANA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL ACERCA DO CONCEITO DE NÚMERO. Priscila de Mattos FFCLRP/USP

PROPOSIÇÃO DAVYDOVIANA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL ACERCA DO CONCEITO DE NÚMERO. Priscila de Mattos FFCLRP/USP PROPOSIÇÃO DAVYDOVIANA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL ACERCA DO CONCEITO DE NÚMERO Priscila de Mattos FFCLRP/USP (priscila.mattos@usp.br) Financiamento/Apoio: OBEDUC/CAPES Modalidade: Comunicação Científica

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Teorias da aprendizagem Professor: Oscar Tintorer Delgado Universidade Estadual de Roraima Necessidade da teoria Toda ciência tem como base teorias e a pedagogia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA I. IDENTIFICAÇÃO Curso: Psicologia Semestre: 2018 II Turma: 417 Disciplina: PSI

Leia mais

Estrutura Relatório de Pesquisa sobre temática Aprendizagem (Doutorado, Mestrandos, TCC ou pesquisa)

Estrutura Relatório de Pesquisa sobre temática Aprendizagem (Doutorado, Mestrandos, TCC ou pesquisa) Estrutura Relatório de Pesquisa sobre temática Aprendizagem (Doutorado, Mestrandos, TCC ou pesquisa) Título: Deve estar relacionado com o objetivo geral da pesquisa Deve ter como mínimo dois conceitos

Leia mais

ss s e n os a m O p a pr ra e ENSINO DESENVOLVIMENTAL: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos Livro II Roberto Valdés Puentes

ss s e n os a m O p a pr ra e ENSINO DESENVOLVIMENTAL: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos Livro II Roberto Valdés Puentes Formato 2 er gu Ve n A. id on Le h ic ov zh Bo ko en ia I. ch ni lo v Lid in Da A. il ha ko ik en M ch Zin I. v tr A. Le on tie Pi o ex ei ko en Al ár ov ut m aj M na I. hi irz a uk M S. M ia er M ik ha

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Acadêmico em Educação Teoria de Aprendizagem e Cognição

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Acadêmico em Educação Teoria de Aprendizagem e Cognição Universidade Estadual de Roraima Mestrado Acadêmico em Educação Teoria de Aprendizagem e Cognição Força motriz do processo de ensino aprendizagem. Operações do pensamento. Teoria da Atividade de Estudo.

Leia mais

TRABALHO DOCENTE, PEDAGOGIA E DIDÁTICA 1. EMENTA

TRABALHO DOCENTE, PEDAGOGIA E DIDÁTICA 1. EMENTA TRABALHO DOCENTE, PEDAGOGIA E DIDÁTICA Prof.ª Dr.ª Sandra Valéria Limonta sandralimonta@gmail.com 1. EMENTA O trabalho como princípio ontológico, relações entre trabalho e educação e suas implicações no

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ANA LIBÓRIA NO ESTADO DE RORAIMA.

REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ANA LIBÓRIA NO ESTADO DE RORAIMA. REFLEXÕES SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ANA LIBÓRIA NO ESTADO DE RORAIMA. Erika Eduarda Araújo Sousa 1 Luana Soares de Albuquerque 2

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Licenciatura em Matemática Didática da Matemática II.

Universidade Federal de Roraima Licenciatura em Matemática Didática da Matemática II. Universidade Federal de Roraima Licenciatura em Matemática Didática da Matemática II. A didática de resolução de problema fundamentada na teoria de Aprendizagem Significativa Processo de assimilação segunda

Leia mais

Ensino Desenvolvimental: contribuições à superação do dilema da didática

Ensino Desenvolvimental: contribuições à superação do dilema da didática Ensino Desenvolvimental: contribuições à superação do dilema da didática Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas I Sandra Valéria Limonta Rosa II I Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO),

Leia mais

DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA PENSAR A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO E A FORMAÇÃO DO CONCEITO TEÓRICO

DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA PENSAR A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO E A FORMAÇÃO DO CONCEITO TEÓRICO DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA PENSAR A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO E A FORMAÇÃO DO CONCEITO TEÓRICO Mª. Adriana Rodrigues i Universidade de Uberaba - UNIUBE Adriana.rodrigues@uniube.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO I. Identificação Departamento: Psicologia Disciplina: PSI 5137 - Psicologia Educacional

Leia mais

André Oraboni Carvalho 1 Michael Ferreira 2

André Oraboni Carvalho 1 Michael Ferreira 2 BRINQUEDOS MATEMÁTICOS: UMA INVESTIGAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETO TÉCNICOS E FÍSICOS PARA A ESTIMULAÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO- MATEMÁTICO EM CRIANÇAS André Oraboni Carvalho 1 Michael Ferreira 2

Leia mais

O PENSAMENTO NA ATIVIDADE PRÁTICA: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO PEDAGÓGICO THE THINKING ON THE PRACTICAL ACTIVITY: IMPLICATIONS IN THE PEDAGOGICAL PROCESS

O PENSAMENTO NA ATIVIDADE PRÁTICA: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO PEDAGÓGICO THE THINKING ON THE PRACTICAL ACTIVITY: IMPLICATIONS IN THE PEDAGOGICAL PROCESS O PENSAMENTO NA ATIVIDADE PRÁTICA: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO PEDAGÓGICO Maria Eliza Mattosinho Bernardes * RESUMO. O estudo apresenta uma síntese teórica sobre a lógica e as formas de pensamento na atividade

Leia mais

EDUCAÇÃO E ADOLESCÊNCIA: UM OLHAR À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

EDUCAÇÃO E ADOLESCÊNCIA: UM OLHAR À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL ISBN 978-85-7846-516-2 EDUCAÇÃO E ADOLESCÊNCIA: UM OLHAR À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL Gabriela Oliveira Guereta Universidade Estadual de Londrina gabrielaoliveiragueretaao@gmail.com Nadia Mara

Leia mais

Palavras - chave: Didática Desenvolvimental; Experimento didático-formativo; Metodologia da pesquisa.

Palavras - chave: Didática Desenvolvimental; Experimento didático-formativo; Metodologia da pesquisa. O EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL Orlando Fernández Aquino (UNIUBE- Universidade de Uberaba) Apoio CNPq Resumo: No período de agosto de 2012 a

Leia mais

O ENSINO DE CÁLCULO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS

O ENSINO DE CÁLCULO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS O ENSINO DE CÁLCULO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS Luciene Cristina França dos Santos - IFRR Nilra Jane FilgueiraBezerra IFRR/REAMEC-UFMT

Leia mais

HISTÓRIAS, MÚSICAS, POESIAS, AUTORES E PERSONAGENS: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO EDUCATIVO COM CRIANÇAS E PROFESSORES

HISTÓRIAS, MÚSICAS, POESIAS, AUTORES E PERSONAGENS: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO EDUCATIVO COM CRIANÇAS E PROFESSORES HISTÓRIAS, MÚSICAS, POESIAS, AUTORES E PERSONAGENS: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO EDUCATIVO COM CRIANÇAS E PROFESSORES Marta Chaves (DTP-UEM) Heloisa Toshie Irie Saito (DTP-UEM) Janice Carina Groth (PG

Leia mais

Acessibilidade: mediação pedagógica. Prof. Blaise Duarte Keniel da Cruz Prof. Célia Diva Renck Hoefelmann

Acessibilidade: mediação pedagógica. Prof. Blaise Duarte Keniel da Cruz Prof. Célia Diva Renck Hoefelmann Acessibilidade: mediação pedagógica Prof. Blaise Duarte Keniel da Cruz Prof. Célia Diva Renck Hoefelmann Ementa: Funções Psicológicas Superiores; conceitos; Processos mentais aquisição da alfabetização

Leia mais

O MOVIMENTO CONCEITUAL DE FRAÇÃO A PARTIR DOS FUNDAMENTOS DA LÓGICA DIALÉTICA PARA O MODO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

O MOVIMENTO CONCEITUAL DE FRAÇÃO A PARTIR DOS FUNDAMENTOS DA LÓGICA DIALÉTICA PARA O MODO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO O MOVIMENTO CONCEITUAL DE FRAÇÃO A PARTIR DOS FUNDAMENTOS DA LÓGICA DIALÉTICA PARA O MODO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO Cleber de Oliveira dos Santos 1 RESUMO: Investigamos o movimento conceitual de fração

Leia mais

Rosimeri Rodrigues Barroso

Rosimeri Rodrigues Barroso Rosimeri Rodrigues Barroso Copyright 2018 by Rosimeri Rodrigues Barroso Todos os direitos reservados. Está autorizada a reprodução total ou parcial deste trabalho, desde que seja informada a fonte. Universidade

Leia mais

Unisul Universidade do Sul de Santa Catarina.

Unisul Universidade do Sul de Santa Catarina. CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL PARA O TRABALHO DOCENTE COM A MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA 1 Josélia Euzebio da Rosa 2 Formação de Professores que Ensinam Matemática Resumo: Investigamos as contribuições

Leia mais

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão

O Desenvolvimento da criança. Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O Desenvolvimento da criança Psicologia Aplicada a Educação Prof. Marcos Romão O desenvolvimento O Desenvolvimento Humano, é mais uma área de estudos da Psicologia desde o nascimento até a vida adulta,

Leia mais

INSTRUMENTO AUXILIADOR DA APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA

INSTRUMENTO AUXILIADOR DA APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA 98 INSTRUMENTO AUXILIADOR DA APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA Helper learning instrument: a proposal for investigative Instrumento de ayuda para aprender: una propuesta de investigación Made Júnior

Leia mais

LEV VYGOTSKY 1896/1934

LEV VYGOTSKY 1896/1934 TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA LEV VYGOTSKY 1896/1934 Dados Biográficos - Nasceu em Orsha, Bielorussia, em 17 de novembro de 1896. - Judeu, pertencente a uma família culta e bastante numerosa. Era o segundo de

Leia mais

Teorias do materialismo histórico-dialético e históricocultural como fundamento para a formação docente

Teorias do materialismo histórico-dialético e históricocultural como fundamento para a formação docente Teorias do materialismo histórico-dialético e históricocultural como fundamento para a formação docente AUGUSTA PADILHA(UNINGÁ)¹ MARTA SILENE FERREIRA BARROS(G-UNINGÁ) 2 RESUMO Este artigo é resultado

Leia mais

O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE DO ESTUDANTE

O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE DO ESTUDANTE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE DO ESTUDANTE Cláudia Silva de Souza Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia- psicastella@yahoo.com.br Resumo: Este trabalho

Leia mais

TEORIA DE VASILI DAVYDOV E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA MUDANÇAS NO ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS DA EJA RESUMO

TEORIA DE VASILI DAVYDOV E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA MUDANÇAS NO ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS DA EJA RESUMO TEORIA DE VASILI DAVYDOV E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA MUDANÇAS NO ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS DA EJA Lucas Bernardes Borges Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas André Luiz Araujo Cunha RESUMO O acesso

Leia mais

Psicologia da Educação. A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem

Psicologia da Educação. A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem Psicologia da Educação A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem Objetivos Definir a Teoria Psicologica da aprendizagem Sócio-cultural Conceituar a Teoria de Vigostki e descrever os conceitos

Leia mais

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN A INTERAÇÃO SOCIAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO MENINO SELVAGEM DE AVEYRON Lucyanne Cecília Dias Nerli Nonato Ribeiro Mori Dóris de Jesus Lucas Moya Lucília Vernaschi de Oliveira Elsa Midori Shimazaki

Leia mais

Palavras-chave: Didática, Teoria Histórico-Cultural, Experimento Didático.

Palavras-chave: Didática, Teoria Histórico-Cultural, Experimento Didático. A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PESQUISA NO CAMPO DA DIDÁTICA Marta Sueli de Faria Sforni (UEM Universidade Estadual de Maringá) Resumo: Desde meados da década de 1980, a Teoria Histórico-Cultural está

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA.

CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA. CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA. RESUMO MOYA, Paula Tamyris 1º Autor MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de 2º Autor O presente artigo tem como objetivo analisar

Leia mais

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky (1896 1934) Vygotsky e a construção sóciohistórica do desenvolvimento Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky e a construção sócio-histórica do desenvolvimento Aspecto característico da psicologia

Leia mais

RONALDO NUNES NETO. Linha de pesquisa: Métodos Pedagógicos e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências.

RONALDO NUNES NETO. Linha de pesquisa: Métodos Pedagógicos e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências. ESTADO DE RORAIMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA - UERR PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS - PPGEC RONALDO NUNES NETO A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES

Leia mais

Lev Semenovitch Vygotsky VYGOTSKY. Vygotsky. Aprendizagem. Teoria. Vygotsky 30/04/2014

Lev Semenovitch Vygotsky VYGOTSKY. Vygotsky. Aprendizagem. Teoria. Vygotsky 30/04/2014 Lev Semenovitch VYGOTSKY Paula Freire 2014 Bielo-Rússia. 17 de novembro de 1896. 11 de junho de 1934. Bacharel em Direito (1918). Psicologia sóciohistórica. enfatizava o processo histórico-social e o papel

Leia mais

A BASE ORIENTADORA DA AÇÃO PARA DA LEITURA CRÍTICA EM TEXTOS DE CONHECIMENTO QUÍMICO: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS DE QUÍMICA

A BASE ORIENTADORA DA AÇÃO PARA DA LEITURA CRÍTICA EM TEXTOS DE CONHECIMENTO QUÍMICO: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS DE QUÍMICA A BASE ORIENTADORA DA AÇÃO PARA DA LEITURA CRÍTICA EM TEXTOS DE CONHECIMENTO QUÍMICO: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS DE QUÍMICA Alessandro Augusto de Barros Façanha (1); Isauro Beltrán Nuñez (2) (1) Aluno

Leia mais

O PENSAMENTO TEÓRICO NO ENSINO TÉCNICO

O PENSAMENTO TEÓRICO NO ENSINO TÉCNICO O PENSAMENTO TEÓRICO NO ENSINO TÉCNICO Fabio Pinto de Arruda Mestrando do PPGE da Universidade Federal de São Paulo RESUMO A partir do contexto de investigação da Educação Técnica Profissional de uma rede

Leia mais

Título: Deve estar relacionado com o objetivo geral da pesquisa Deve ter como mínimo dois conceitos e um contexto

Título: Deve estar relacionado com o objetivo geral da pesquisa Deve ter como mínimo dois conceitos e um contexto Estrutura Dissertação no Mestrado Ensino de Ciência Título: Deve estar relacionado com o objetivo geral da pesquisa Deve ter como mínimo dois conceitos e um contexto Introdução 1. Apresentação do mestrando

Leia mais

O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii

O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii Piaget e Vigotskii Piaget estruturalismo a hipótese da equilibração: o sistema cognitivo caminha em direção ao equilíbrio; assimilação e acomodação: as invariantes

Leia mais

Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review V2(2), pp. 1-13, 2012

Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review V2(2), pp. 1-13, 2012 UMA APROXIMAÇÃO DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS (Approximation of the Theories of Meaningful Learning and Stages Formation of Mental Actions) Oscar Tintorer

Leia mais

O ENSINO DO CONCEITO DE NÚMERO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise sobre as tarefas escolares

O ENSINO DO CONCEITO DE NÚMERO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise sobre as tarefas escolares na Contemporaneidade: desafios e possibilidades O ENSINO DO CONCEITO DE NÚMERO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise sobre as tarefas escolares Paula Tamyris Moya Universidade Estadual de

Leia mais

O ENSINO DESENVOLVIMENTAL E A APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL

O ENSINO DESENVOLVIMENTAL E A APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL O ENSINO DESENVOLVIMENTAL E A APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL MADE JÚNIOR MIRANDA ESEFFEGO UEG / PUC GO, Goiânia/GO/BR madejr@ig.com.br Introdução Os pedagogos começam a compreender que a tarefa da escola contemporânea

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FÁRMACOS: ANÁLISE DE UMA VISITA DE CAMPO A PARTIR DE ASPECTOS DA TEORIA DA ATIVIDADE DE LEONTIEV

SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FÁRMACOS: ANÁLISE DE UMA VISITA DE CAMPO A PARTIR DE ASPECTOS DA TEORIA DA ATIVIDADE DE LEONTIEV X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS SEVILLA 5-8 de septiembre de 2017 SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE FÁRMACOS: ANÁLISE DE UMA VISITA DE CAMPO A PARTIR DE ASPECTOS DA TEORIA

Leia mais

Educação Inclusiva APRESENTAÇÃO DE APOIO. 3 Encontro. Pós-graduação em A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno

Educação Inclusiva APRESENTAÇÃO DE APOIO. 3 Encontro. Pós-graduação em A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno APRESENTAÇÃO DE APOIO Educação Inclusiva 3 Encontro Pós-graduação em A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno Educação Inclusiva: pressupostos éticos, epistemológicos e pedagógicos

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE O PENSAMENTO TEÓRICO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM ATIVIDADE DE ENSINO E O SENTIDO DO MATERIAL DIDÁTICO

A RELAÇÃO ENTRE O PENSAMENTO TEÓRICO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM ATIVIDADE DE ENSINO E O SENTIDO DO MATERIAL DIDÁTICO A RELAÇÃO ENTRE O PENSAMENTO TEÓRICO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM ATIVIDADE DE ENSINO E O SENTIDO DO MATERIAL Resumo DIDÁTICO Iraji de Oliveira Romeiro Mestranda em Educação da Universidade Federal de

Leia mais

ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE QUÍMICA A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE SEGUNDO LEONTIEV

ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE QUÍMICA A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE SEGUNDO LEONTIEV X CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS SEVILLA 5-8 de septiembre de 2017 ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE QUÍMICA A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE SEGUNDO LEONTIEV

Leia mais

Atividade-guia e neoformações psíquicas: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para o ensino desenvolvente na Educação Infantil

Atividade-guia e neoformações psíquicas: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para o ensino desenvolvente na Educação Infantil DOI: 10.22476/revcted.v4i2.354 Atividade-guia e neoformações psíquicas: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para o ensino desenvolvente na Educação Infantil Guiding activity and psychic neoformations:

Leia mais

PLANO DE CURSO. Discutir (com reflexão e revisão permanente) os principais conceitos da Teoria sóciohistórico-cultural

PLANO DE CURSO. Discutir (com reflexão e revisão permanente) os principais conceitos da Teoria sóciohistórico-cultural 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Teoria sócio histórico cultural de Vygotsky Professora: Camila Vasconcelos Carnaúba Lima Código: PSI06 Carga Horária:

Leia mais

IDADES PSICOLÓGICAS: importância e implicações para o ensinoaprendizagem

IDADES PSICOLÓGICAS: importância e implicações para o ensinoaprendizagem ARTIGO ORIGINAL IDADES PSICOLÓGICAS: importância e implicações para o ensinoaprendizagem e a educação Aline Tatiane Evangelista de Oliveira 1 Monaliza Angélica Santana 2 Terezinha Severino da Silva 3 Adriana

Leia mais