Comemoração do Ano do Morcego no 5.º ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comemoração do Ano do Morcego no 5.º ano"

Transcrição

1 SLIDE 1.1 Comemoração do Ano do Morcego no 5.º ano Comemoração do Ano do Morcego no 5.º ano Atividade que visou: Comemorar o Ano Internacional do Morcego; Conhecer os morcegos e seu habitat; Promover a proteção dos morcegos; Integrar conteúdos programáticos. Atividade enquadrada nos conteúdos programáticos: Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio: Diversidade nos animais: Variedade de formas e revestimentos do corpo dos animais; Como se deslocam os animais; De que se alimentam os animais; Como se reproduzem os animais; Variação dos fatores do meio influência no comportamento dos animais.

2 SLIDE Comemoração do Ano do Morcego no 5.º ano Atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula, na disciplina de Ciências da Natureza. As sessões foram aulas de 90 ou 45 minutos, no espaço de uma sala de aula adaptada a laboratório de ciências da natureza. As estratégias utilizadas no desenvolvimento das atividades tiveram como base o IBSME - Inquiry Based Science and Mathematics Education ou simplesmente inquiry.

3 SLIDE 1.3- Comemoração do Ano do Morcego no 5.º ano Contextualização pela exploração do início da comemoração do Ano Internacional do Morcego no nosso Agrupamento, no dia 31 de outubro de 2011 (Halloween) (sessão 1); Colocação da questão-problema e sua clarificação: Como é que são os morcegos? Chuva de ideias oral do que é que os alunos sabem sobre os morcegos e deteção de ideias prévias; Têm dentes grandes Conseguem voar Vivem em grutas Mordem Bebem sangue São vampiros São mamíferos

4 SLIDE Comemoração do Ano do Morcego no 5.º ano Elaboração individual de ilustração, pelos alunos, sobre as suas ideias prévias da morfologia dos morcegos.

5 SLIDE Comemoração do Ano do Morcego no 5.º ano Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos individualmente sobre dois morcegos portugueses (casa e sessão 2): Morcego-lanudo (Myotis emarginatus); Morcego-de-ferradura-mourisco (Rhinolophus mehelyi).

6 SLIDE Comemoração do Ano do Morcego no 5.º ano Exploração do tema morcegos nos conteúdos no âmbito da diversidade dos animais: Por visualização de fotos de morcegos e exploração das mesmas; Por descrição dos alunos e docente; Por atividades IBSME; Forma e revestimento do corpo dos morcegos; Animal de corpo fusiforme (sessão 3); Animal com pelo (sessão 4). Como se deslocam os morcegos (sessão 5); Animal que se desloca no ar através de voo; Com membrana alar.

7 SLIDE Comemoração do Ano do Morcego no 5.º ano Exploração do tema morcegos em todos os conteúdos no âmbito da diversidade dos animais: De que se alimentam os morcegos (sessões 6 e 7); Exploração por metodologia IBSME No qual os alunos respondem a questões e questionam, experimentam, desenvolvem teorias e comunicam as suas ideias, assemelhando-se a uma investigação, ligando o conhecimento anterior com novas ideias e evidências.

8 SLIDE Comemoração do Ano do Morcego no 5.º ano Exploração do tema morcegos em todos os conteúdos no âmbito da diversidade dos animais: Como se reproduzem os morcegos; Animal de reprodução vivípara (sessão 8); Variação dos fatores do meio influência no comportamento dos morcegos; Animal que hiberna (sessão 9).

9 SLIDE Comemoração do Ano do Morcego no 5.º ano Análise e discussão de caraterísticas morfológicas dos morcegos (sessão 10); Elaboração individual de desenhos ilustrativos da morfologia dos morcegos pelos alunos; Elaboração de um cartaz, exposto na mostra de trabalhos alusivos à comemoração do Ano do Morcego. Elaboração coletiva do BI do morcegolanudo e do morcego-de-ferraduramourisco; Exposição dos BI.

10 SLIDE Atividade IBSME: descrição sucinta + aprendizagens Etapas: 1. Questão-problema 2. Diagnóstico, levantamento de hipóteses, possíveis explicações, previsões 3. Planificação do trabalho 4. Experimentação (observação, registos, pesquisas, validações ou refutações das hipóteses) 5. Reflexão / discussão, ((in)validação das hipóteses, estruturação do conhecimento adquirido em resposta ao problema, confronto com as ideias iniciais, avaliação) 6. Transferência dos novos conhecimentos adquiridos para situações do dia-adia

11 SLIDE Atividade IBSME: descrição sucinta + aprendizagens Colocação da questão-problema, sua clarificação e exploração. De que se alimentam os morcegos? Revisão dos regimes alimentares. Foi feita a previsão do que se poderiam alimentar os morcegos, através de diálogo. As previsões foram recolhidas oralmente e detetadas as ideias prévias. Foi discutido com os alunos como saber de que se pode alimentar o morcego, em contexto de sala de aula, permitindo planificar a atividade, com base nos conhecimentos prévios dos alunos.

12 SLIDE Atividade IBSME: descrição sucinta + aprendizagens Foi feita a experimentação da atividade, com registo de dados, em 2 sessões (uma delas filmada); Foram discutidas oralmente as observações e resultados e respondida a questão inicial, com comparação das previsões; Alguns dos morcegos de Portugal alimentam-se de insetos. Elaboração de trabalhos e avaliação.

13 SLIDE 3.1 Outras atividades IBSME: descrição sucinta Outras atividades realizadas no âmbito da Comemoração do ano do morcego: Turmas de 7.º ano, realizaram visita de estudo às Grutas de Santo António, com exploração do habitat do morcego e observação dos mesmos; Turma de 5.º J também realizou algumas das atividades.

14 SLIDE 3.2 Outras atividades IBSME: descrição sucinta As outras atividades desenvolvidas com a turma 5.º D foram no âmbito de: Solo e rochas Ar Água Diversidade dos animais Diversidade das plantas

15 SLIDE 3.3 Outras atividades IBSME: descrição sucinta Exemplos de atividades IBSME realizadas com as restantes turmas no âmbito de: Vulcões; Sismos; Processos de fossilização; Construção do modelo da Deriva Continental de Wegener; Rochas e minerais; Sistemas do organismo humano;

16 SLIDE 4: Dificuldades (conhecimentos científicos / abordagem) O tempo disponível para a realização das atividades foi muito limitado, o que implicou que algumas tarefas se tivessem desenrolado em diversas aulas; Programa a cumprir com conteúdos programáticos pouco flexíveis; Dificuldade em realizar algumas atividades com a turma não dividida; Devido à falta de contacto dos alunos com este tipo de tarefas, foi difícil de implementar este método de ensino com autonomia dos alunos. Alguns alunos revelaram dificuldades: Na aquisição de competências no domínio da comunicação; Na aquisição de algumas capacidades investigativas; No desenvolvimento de raciocínios lógicos coerentes; No rigor das observações e dos registos efetuados; Na inferência entre a explicação das observações e o estabelecimento de conclusões.

17 SLIDE 5: Outros aspetos relevantes De um modo geral: As aulas em IBSME levaram a um despertar pelas ciências; Observou-se de forma crescente um maior envolvimento na disciplina, com acréscimo do interesse e motivação. As atividades revelaram-se apelativas, despertando a curiosidade para os fenómenos do meio envolvente; As atividades contribuíram para desenvolver várias atitudes inerentes à ciência, como atitude interrogativa, espírito de abertura e reflexão crítica.

18 SLIDE 5: Outros aspetos relevantes As atividades realizadas permitiram, promoveram e fomentaram nos alunos: Compreensão de conceitos e conteúdos programáticos; Conhecimento de técnicas laboratoriais e desenvolvimento de competências processuais; Contacto direto com fenómenos; Aquisição de vocabulário científico; Desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos e das suas ideias; Desenvolvimento do pensamento crítico; Desenvolvimento de algumas capacidades investigativas, como por exemplo: observar, classificar, registar, prever, controlar variáveis e interpretar dados.

19 SLIDE 6: Sugestões Atividades relacionadas com o Ano Internacional do Morcego no âmbito da unidade na Diversidade dos Seres Vivos, nomeadamente na Classificação dos Seres Vivos; Maior articulação com docentes de matemática ou outros para realização de atividades diversas; Maior divulgação das atividades realizadas na formação; Maior divulgação das atividades realizadas com os alunos junto dos docentes;

20 Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-escolar SLIDE 7 Andreia Massano Escola E.B. 2,3 Mário de Sá Carneiro 5.º ano 27 alunos O relatório incluí: Atividades desenvolvidas, ao longo do ano, no âmbito na comemoração do Ano do Morcego no 5.º ano; Atividade IBSME - Como se alimentam os morcegos Outras atividades IBSME; Dificuldades; Aspetos relevantes; Sugestões. Andreia Massano Agrupamento de Escolas de Camarate D. Nuno Álvares Pereira E.B 2,3 Mário de Sá Carneiro

Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico Competências essenciais

Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico Competências essenciais AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico Competências essenciais 2º CICLO CIÊNCIAS NATURAIS-

Leia mais

Ficha de avaliação diagnóstica. Introdução A Terra, um planeta especial. Onde existe vida? (Ambientes Terrestres e aquáticos)

Ficha de avaliação diagnóstica. Introdução A Terra, um planeta especial. Onde existe vida? (Ambientes Terrestres e aquáticos) AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS Introdução

Leia mais

Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico Competências essenciais

Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico Competências essenciais AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM 2º CICLO Ano Letivo 2015/2016 CIÊNCIAS NATURAIS- 5º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico Competências essenciais

Leia mais

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo:

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: 2015-16 Período Conteúdos INTRODUÇÃO Onde existe vida? Primeira

Leia mais

Planificação de Ciências Naturais 5ºano

Planificação de Ciências Naturais 5ºano Planificação de Ciências Naturais 5ºano Conteúdos/Domínios Objetivos Gerais/Descritores Atividades /Estratégias Recursos Didáticos Calendarização INTRODUÇÃO - Apresentação - Normas de funcionamento da

Leia mais

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos. Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo:

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos. Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: 2016-17 / Nº aulas Conteúdos Metas Aulas previstas A importância

Leia mais

(Matemática e Ciências Naturais) Grupo 230) Ano Letivo 2017 /2018

(Matemática e Ciências Naturais) Grupo 230) Ano Letivo 2017 /2018 1 - PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS NATURAIS 1.1-5º ANO CONTEÚDOS A água, o ar, as rochas e o solo Materiais terrestres PERÍODO A importância das rochas e do solo na manutenção da vida. Compreender a Terra

Leia mais

Tema: Ecossistemas Marinhos. Conteúdo explorado: Diversidade nos animais Classificação dos seres vivos. Data: de 24 de Abril a 22 de Maio de 2012

Tema: Ecossistemas Marinhos. Conteúdo explorado: Diversidade nos animais Classificação dos seres vivos. Data: de 24 de Abril a 22 de Maio de 2012 SLIDE 1 - Tema / Conteúdo(s) explorado(s) Data (atividades) Nº sessões Tema: Ecossistemas Marinhos Conteúdo explorado: Diversidade nos animais Classificação dos seres vivos Data: de 24 de Abril a 22 de

Leia mais

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Nível de Ensino: 2.º ciclo Áreas/Disciplina: Ciências Naturais Ano:5.º Curso: Básico x Científico-Humanístico Profissional Planificação Período Sequências/Temas/Módulos

Leia mais

Planificação Anual de Ciências Naturais 5º ano

Planificação Anual de Ciências Naturais 5º ano Planificação Anual de Ciências Naturais 5º ano 1º Período ( 17 semanas) Ano Lectivo 2012/2013 Apresentação. Regras de trabalho na aula. Ficha diagnóstica. 3 Introdução Onde existe vida? Primeira abordagem

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico, Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico, Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais Página 1 de 7 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico, Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais Introdução A Terra, um planeta especial

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2018 Prova de Ciências Naturais - Código 02 - Tipo de Prova: Escrita 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei

Leia mais

Ciências Naturais 5º ano

Ciências Naturais 5º ano Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Escola E.B.,3 Dr. António Chora Barroso Ciências Naturais 5º ano Planificação a Longo Prazo 013/014 Planificação, finalidades e avaliação Grupo Disciplinar

Leia mais

A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES

A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES 2º ciclo 5º ano Planificação Anual 2016-2017 CIÊNCIAS NATURAIS CONTEÚDOS E METAS CURRICULARES METAS CURRICULARES ANO DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS A importância das rochas e do solo na 5º ANO 1. A ÁGUA, O AR, AS

Leia mais

1.º Período 42 aulas. Tempos lectivos previstos. Materiais Recursos. Temas / Conteúdos Competências Específicas Sugestões Metodológicas

1.º Período 42 aulas. Tempos lectivos previstos. Materiais Recursos. Temas / Conteúdos Competências Específicas Sugestões Metodológicas Agrupamento de Escolas À Beira Douro Escola Básica e Secundária À Beira Douro - Medas 1.º Período 42 aulas Unidade 1 - Vida na Terra Introdução - Onde existe Vida? - Primeira abordagem ao conceito de Biosfera.

Leia mais

Metas de Aprendizagem 1º período (16 de setembro a 17 de dezembro)

Metas de Aprendizagem 1º período (16 de setembro a 17 de dezembro) Pedrógão Grande ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS e TECNOLOGIAS 2015/2016 PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 5ºANO, 2º

Leia mais

1º Período. Aprendizagens Essenciais Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

1º Período. Aprendizagens Essenciais Conhecimentos, Capacidades e Atitudes AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Ciências Naturais 5º ano Ano Letivo

Leia mais

Articulação vertical dos currículos de ciências no ensino básico: perspetivas dos professores de um Agrupamento de Escolas

Articulação vertical dos currículos de ciências no ensino básico: perspetivas dos professores de um Agrupamento de Escolas Articulação vertical dos currículos de ciências no ensino básico: perspetivas dos professores de um Agrupamento de Escolas Helena Moita de Deus 1 Gonçalo Nuno Carreira Pereira 2 1 - Centro de Formação

Leia mais

Aprendizagens essenciais Conteúdos Estratégias Avaliação Aulas Relacionar a existência de vida na Terra com algumas A Terra como um planeta

Aprendizagens essenciais Conteúdos Estratégias Avaliação Aulas Relacionar a existência de vida na Terra com algumas A Terra como um planeta AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2018/2019 Planificação a Médio Prazo Ciências Naturais 5.º ANO Domínio: A Água, o Ar As Rochas e o Solo Materiais

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA 2º CICLO. Calendarização /2011

CIÊNCIAS DA NATUREZA 2º CICLO. Calendarização /2011 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS JOÃO AFONSO CIÊNCIAS DA NATUREZA 2º CICLO Calendarização - 20/2011 Período Data N.º semanas Número de tempos 8 minutos) por ano de escolaridade

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio da Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio, o aluno deve ser capaz de: Interpretar as características dos

Leia mais

SESSÃO DE FORMAÇÃO. 1. A Avaliação Finalidades e objectivos de avaliação. 1.2 A avaliação no Inquiry Based Learning

SESSÃO DE FORMAÇÃO. 1. A Avaliação Finalidades e objectivos de avaliação. 1.2 A avaliação no Inquiry Based Learning SESSÃO DE FORMAÇÃO SEMENTES DE CIÊNCIA NA CIDADE 1. A Avaliação 1.1. Finalidades e objectivos de avaliação 1.2 A avaliação no Inquiry Based Learning 1.3. A avaliação nos primeiros anos ORGANIGRAMA DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

2º ciclo 5º ano Planificação Anual CIÊNCIAS NATURAIS CONTEÚDOS E METAS CURRICULARES ANO DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS

2º ciclo 5º ano Planificação Anual CIÊNCIAS NATURAIS CONTEÚDOS E METAS CURRICULARES ANO DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS 5º ANO METAS CURRICULARES Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 2º ciclo 5º ano Planificação Anual 2015-2016 CIÊNCIAS

Leia mais

2º ciclo 5º ano Planificação Anual

2º ciclo 5º ano Planificação Anual 5º ANO METAS CURRICULARES Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 2º ciclo 5º ano Planificação Anual 2014-2015 CIÊNCIAS

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 5º ANO Ano letivo 2018/2019. Planificação anual Planos de estudo

CIÊNCIAS NATURAIS 5º ANO Ano letivo 2018/2019. Planificação anual Planos de estudo 1. o Período A. A Terra, um planeta especial A1. Um planeta com vida A2. Ambientes e ambientes aquáticos A. A biosfera A. Habitats em Portugal A5. A destruição dos habitats A. A conservação da Natureza

Leia mais

Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano

Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano Ano letivo:2014/2015 Domínios e Subdomínios Objetivo Geral Descritores Tempos Letivos (45 ) Domínio 1 A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais de Ciências Naturais de 7º ano, Projeto Educativo

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais de Ciências Naturais de 7º ano, Projeto Educativo Ciências Naturais /7º Ano Página 1 de 7 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais de Ciências Naturais de 7º ano, Projeto Educativo TERRA EM TRANSFOR- MAÇÃO

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano

ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES ANO LETIVO 2014 / 2015 PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano DOMÍNIO: A TERRA UM PLANETA ESPECIAL Onde existe vida? O que é a Biosfera? 1 Compreender

Leia mais

Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-escolar. Relatório 2011

Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-escolar. Relatório 2011 Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-escolar Relatório 2011 Fibonacci: A Ciência no Ensino Básico e Pré-escolar Paula Cristina Neves Machado E.B.1 Sofia de Carvalho - Algés 1º ciclo do Ensino Básico

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 152 870 Critérios Específicos de Avaliação (Aprovados em Conselho Pedagógico

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Ciências Naturais / 9º. Ano de Escolaridade Planificação a Longo Prazo 01-015

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo:

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: Planificação Anual Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação

Leia mais

Ciências Naturais 5º ANO

Ciências Naturais 5º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS Ciências Naturais 5º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 0 A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS. 1.1 Indicar três fatores que permitam considerar

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS. 1.1 Indicar três fatores que permitam considerar DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 5º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1º PERÌODO A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Disciplina: Ciências Naturais A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO: Unidade Temática e. Conteúdos DINÂMICA EXTERNA DA TERRA

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Disciplina: Ciências Naturais A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO: Unidade Temática e. Conteúdos DINÂMICA EXTERNA DA TERRA PLANIFICAÇÃO ANUAL Disciplina: Ciências Naturais 7.º Ano Unidade Temática e Domínio/Subdomínio Objetivos/Metas N.º de Aulas previstas por período Conteúdos DINÂMICA EXTERNA DA TERRA Paisagens geológicas

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Ciências Naturais / CEF COZINHA -2º ano Planificação a Longo Prazo 2012-2013

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS. CIÊNCIAS NATURAIS - 5º ANO Ano letivo de 2017/2018 PLANIFICAÇÃO. 1º Período

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS. CIÊNCIAS NATURAIS - 5º ANO Ano letivo de 2017/2018 PLANIFICAÇÃO. 1º Período ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS CIÊNCIAS NATURAIS - 5º ANO PLANIFICAÇÃO 1º Período ATIVIDADES DE INÍCIO DE ANO LETIVO Realização e correção de uma ficha de avaliação diagnóstica. Apresentação

Leia mais

Programa de Oportunidade II de Ciências da Natureza 2011/2012

Programa de Oportunidade II de Ciências da Natureza 2011/2012 1º Período 0. Introdução ao novo ano lectivo: - As regras de trabalho na disciplina; - Como deve comportar-se e agir na sala de aula; - A que grupo de trabalho pertence e qual será o seu representante;

Leia mais

Planificação Anual - CIÊNCIAS NATURAIS 3º CICLO 7ºAno de escolaridade

Planificação Anual - CIÊNCIAS NATURAIS 3º CICLO 7ºAno de escolaridade Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira 150850 Planificação Anual - CIÊNCIAS NATURAIS 3º CICLO 7ºAno de escolaridade TERRA EM TRANSFORMAÇÃO 16 aulas Subtema: Dinâmica externa da Terra Tópicos

Leia mais

A CIÊNCIA DOS ANIMAIS

A CIÊNCIA DOS ANIMAIS A CIÊNCIA DOS ANIMAIS Resumo A série apresenta, em 10 episódios, animais dos mais diversos reinos, famílias, ordens e classes em imagens surpreendentes. Dentre os assuntos abordados, estão as principais

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O ( A d a p t a d a ) 5º Ano

P L A N I F I C A Ç Ã O ( A d a p t a d a ) 5º Ano D E P A R T A M E N T O DE C I Ê N C I A S F Í S I C A S E N A T U R A I S EB 1, 2, 3 / J I D E A N G R A D O H E R O Í S M O P L A N I F I C A Ç Ã O ( A d a p t a d a ) º Ano A N O L E C T I V O D E 2

Leia mais

Ciências Naturais 6º ano

Ciências Naturais 6º ano Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Escola E.B. 2,3 Dr. António Chora Barroso Ciências Naturais 6º ano Planificação a Longo Prazo 2013/2014 Planificação, finalidades e avaliação Grupo Disciplinar

Leia mais

Ciências da Natureza

Ciências da Natureza Ano Letivo 2015/2016 Informação - Prova de Equivalência à Frequência Ensino Básico Ciências da Natureza 2º Ciclo Portaria 23/2015, de 27 de fevereiro O presente documento divulga informação relativa à

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Grupo 600 - Artes (Ano Letivo 2011 2012) Geometria descritiva A Ano 1 e Ano 2 a) Testes e Fichas de Avaliação, podendo ter em conta os seguintes critérios: - Conteúdos programáticos

Leia mais

Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5º 2018/2019

Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5º 2018/2019 Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5º 2018/2019 Dimensões das áreas de competência 1 Conhecimentos e Capacidades 80% Áreas de competência do PASEO 2 Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)

Leia mais

Wynne Harlen. Lisboa, Setembro

Wynne Harlen. Lisboa, Setembro Wynne Harlen Lisboa, Setembro 15 2012 Agenda Quais são as competências IBSE e por que são importantes? Como desenvolvê-las (5 aos 13 anos ) Ajudar os alunos a: Colocar questões e planificar investigações

Leia mais

Disciplina: Ciências Naturais Ano: 7º 2018/2019

Disciplina: Ciências Naturais Ano: 7º 2018/2019 Disciplina: Ciências Naturais Ano: 7º 2018/2019 Dimensões das áreas de competência 1 Conhecimentos e Capacidades 80% Áreas de competência do PASEO 2 Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, G, I, J)

Leia mais

Ciências do Ambiente / 3º Ciclo Planificação a Longo Prazo

Ciências do Ambiente / 3º Ciclo Planificação a Longo Prazo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Ciências do Ambiente / 3º Ciclo Planificação a Longo Prazo 2013-2014 OBJETIVOS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Domínios Subdomínios Unidades Objetivos gerais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Domínios Subdomínios Unidades Objetivos gerais PLANIFICAÇÃO ANUAL Domínios Submínios Unidades Objetivos gerais A água, o ar, as rochas e o solo materiais terrestres Diversidade de e suas interações com o meio Unidade na diversidade de seres vivos A

Leia mais

INFORMAÇÃO-EXAME PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ciências da Natureza

INFORMAÇÃO-EXAME PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ciências da Natureza INFORMAÇÃO-EXAME PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ciências da Natureza 2012 2º Ciclo do Ensino Básico Prova Escrita 1.Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas da prova

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência Agrupamento de Escolas de ANTÓNIO NOBRE. DISCIPLINA: Ciências Naturais CÓDIGO DA PROVA: 02

Informação Prova de Equivalência à Frequência Agrupamento de Escolas de ANTÓNIO NOBRE. DISCIPLINA: Ciências Naturais CÓDIGO DA PROVA: 02 DISCIPLINA: Ciências Naturais CÓDIGO DA PROVA: 02 CICLO: 2º ANO DE ESCOLARIDADE: 6º 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de exame de equivalência à frequência da

Leia mais

Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo. Critérios de Avaliação e Perfil das Aprendizagens de Ciências Naturais de 2º Ciclo

Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo. Critérios de Avaliação e Perfil das Aprendizagens de Ciências Naturais de 2º Ciclo Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo Critérios de Avaliação e Perfil das Aprendizagens de Ciências Naturais de 2º Ciclo Índice Introdução... 2 Critérios Gerais de Avaliação... 2 Critérios de ponderação

Leia mais

BICHO-DA-SEDA E DA SEDA

BICHO-DA-SEDA E DA SEDA BICHO-DA-SEDA E DA SEDA O QUE JÁ SEI SOBRE A SEDA A seda é macia e brilhante. A seda é produzida pelo bicho-da-seda. Os casulos do bicho-da-seda são constituídos por fios de seda. ( ) O QUE QUERO SABER

Leia mais

PROJETO CURRICULAR DO ENSINO SECUNDÁRIO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 2015/2016

PROJETO CURRICULAR DO ENSINO SECUNDÁRIO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 2015/2016 PROJETO CURRICULAR DO ENSINO SECUNDÁRIO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 201/2016 DISCIPLINA: BIOLOGIA GEOLOGIA 10º Ano CURSO: CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS OBJETIVOS TRANSVERSAIS Promoção da educação para a cidadania

Leia mais

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS Maio de º Ano 2.º Ciclo do Ensino Básico

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS Maio de º Ano 2.º Ciclo do Ensino Básico MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS Maio de 2018 Prova de 2018 5.º Ano 2.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas da prova extraordinária

Leia mais

Ciências Naturais 7º ano

Ciências Naturais 7º ano Ciências Naturais 7º ano Planificação a Longo Prazo 013/014 Planificação, finalidades e avaliação Grupo Disciplinar 50 Departamento de Matemática e Ciências Experimentais FINALIDADE Contribuir para a formação

Leia mais

PLANO DE ARTICULAÇÃO CURRICULAR - TURMAS: 5.ºF/5.ºG OFERTA COMPLEMENTAR CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

PLANO DE ARTICULAÇÃO CURRICULAR - TURMAS: 5.ºF/5.ºG OFERTA COMPLEMENTAR CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANO DE ARTICULAÇÃO CURRICULAR - TURMAS: 5.ºF/5.ºG OFERTA COMPLEMENTAR CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS A área disciplinar de oferta complementar Ciências Experimentais emerge no contexto temático «O nosso patrono

Leia mais

Ciências Naturais 2019

Ciências Naturais 2019 INFORMAÇÃO-PROVA Ciências Naturais 2019 Prova 02 2.º Ciclo do Ensino Básico Prova de Equivalência à Frequência O presente documento divulga informação relativa à Prova de equivalência à frequência da disciplina

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 7.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 7.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Terra em transformação o aluno deve ser capaz de: Compreender a diversidade das paisagens geológicas (meta 1); Compreender

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio da Terra em transformação o aluno deve ser capaz de: Compreender a diversidade das paisagens geológicas (meta 1); Compreender

Leia mais

Planificação de Ciências Naturais 7º ano de escolaridade

Planificação de Ciências Naturais 7º ano de escolaridade AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo Ano Letivo - 2015/2016 DOMÍNIO SUBDOMÍNIO UNIDADE CONTEÚDOS Dinâmica externa

Leia mais

Planificação Anual 2017/2018 CIÊNCIAS NATURAIS

Planificação Anual 2017/2018 CIÊNCIAS NATURAIS Escola Básica e Secundária de Barroselas Planificação Anual 2017/2018 CIÊNCIAS NATURAIS 7.º ano 1 TERRA EM TRANSFORMAÇÃO Domínio Subdomínio Objetivo geral Descritores N.º de aulas Dinâmica externa da Terra

Leia mais

Informação Prova de equivalência à frequência

Informação Prova de equivalência à frequência Informação Prova de equivalência à frequência 2.º Ciclo do Ensino Básico 1ª e 2ª fases Ano Letivo 2013/2014 Disciplina: Ciências Naturais Duração: 90 minutos Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho 1-

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Ciências Naturais / 7º. Ano de Escolaridade Planificação a Longo Prazo 2012-2013

Leia mais

Curso Vocacional de Saúde e Ambiente Ciências Naturais / 3º Ciclo Planificação a Longo Prazo

Curso Vocacional de Saúde e Ambiente Ciências Naturais / 3º Ciclo Planificação a Longo Prazo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional de Saúde e Ambiente Ciências Naturais / 3º Ciclo Planificação

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO 1. INTRODUÇÃO CIÊNCIAS DA NATUREZA - 2º CICLO (PROVA 02) O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência do ensino básico, a realizar em 2015 pelos alunos que

Leia mais

Domínios Conteúdos Objetivos Cotação

Domínios Conteúdos Objetivos Cotação Agrupamento de Escolas de Samora Correia INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS 2016 Prova 02 2ºCiclo do Ensino Básico - 6º ano (Decreto-Lei n.º 17/2016 de 4 de abril e Despacho

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS Ciências Naturais-7º Ano de Escolaridade Ano Letivo:2017/ Planificação Anual

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS Ciências Naturais-7º Ano de Escolaridade Ano Letivo:2017/ Planificação Anual 1º Período 1. Dinâmica externa da Terra 1.1. Diversidade de Paisagens Geológicas 1.2. Minerais como unidades básicas das rochas 1.3. Conceitos e processos relativos à formação das rochas sedimentares AGRUPAMENTO

Leia mais

Curso Vocacional de Saúde e Ambiente Ciências Naturais / 3º Ciclo Planificação a Longo Prazo OBJETIVOS TRANSVERSAIS

Curso Vocacional de Saúde e Ambiente Ciências Naturais / 3º Ciclo Planificação a Longo Prazo OBJETIVOS TRANSVERSAIS Curso Vocacional de Saúde e Ambiente Ciências Naturais / 3º Ciclo Planificação a Longo Prazo 2014-2016 OBJETIVOS TRANSVERSAIS OBJETIVOS TRANSVERSAIS Promoção da educação para a cidadania A língua materna

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 6ºAno

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 6ºAno Disciplina: CIÊNCIAS NATURAIS 5ºAno Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio - Diversidade nos animais. Variedade de formas e revestimento do corpo. Como se deslocam?. De que se alimentam?.

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Departamento Curricular do 1º Ciclo Ano Letivo 2015/2016 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Avaliação das Atitudes/Comportamentos

Leia mais

DISCIPLINA: Ciências Naturais CÓDIGO DA PROVA: 02

DISCIPLINA: Ciências Naturais CÓDIGO DA PROVA: 02 DISCIPLINA: Ciências Naturais CÓDIGO DA PROVA: 02 Ensino Básico 2.º CEB ANO DE ESCOLARIDADE: 6.º O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência à frequência do 2.º Ciclo do Ensino

Leia mais

Quimicamente pensando, Fisicamente falando!

Quimicamente pensando, Fisicamente falando! Agrupamento de Escolas Engº Fernando Pinto de Oliveira Quimicamente pensando, Fisicamente falando! Ano letivo 2017/18 1. Fundamentação O projeto Ciências em ação é um projeto no âmbito da disciplina de

Leia mais

INFORMAÇÃO -PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO

INFORMAÇÃO -PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO Ciências da Natureza 2º Ciclo 1. INTRODUÇÃO O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência do ensino básico, a realizar em 2013 pelos alunos que se encontram

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DA RAINHA SANTA ISABEL

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DA RAINHA SANTA ISABEL ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DA RAINHA SANTA ISABEL 402643 Planificação Anual de Ciências Naturais 7º ano 2016-2017 Professoras : Catarina Coimbra /Manuela Pomar DOMÍNIOS/SUBDOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS/DESCRITORES

Leia mais

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português - Interpretar discursos orais breves; - Reter informação essencial; - Produzir discursos orais com diferentes finalidades e com coerência; - Apresentar argumentos.

Leia mais

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS RELATÓRIO Agrupamento de Escolas Amadeu de Souza-Cardoso Distrito de Porto Concelho de Amarante Data da intervenção: de 13-03-2017 a 17-03-2017 Área

Leia mais

2015/2016 NO 1º CICLO

2015/2016 NO 1º CICLO 2015/2016 CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS INTRODUÇÃO NO 1º CICLO O projeto Experimentar a Brincar iniciará o seu sétimo ano de execução no ano letivo 2015/2016. Este projeto continua a ser desenvolvido pelas Bibliotecas

Leia mais

Projeto Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar. Agrupamento de Escolas de Arganil Escola Básica 1 de Arganil Turma 3º A

Projeto Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar. Agrupamento de Escolas de Arganil Escola Básica 1 de Arganil Turma 3º A Projeto Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas de Arganil Escola Básica 1 de Arganil Turma 3º A Área de Trabalho: Literacia de Informação Atividades: 7 Dicas para evitar o

Leia mais

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância

Colégio Valsassina. Modelo pedagógico do jardim de infância Colégio Valsassina Modelo pedagógico do jardim de infância Educação emocional Aprendizagem pela experimentação Educação para a ciência Fatores múltiplos da inteligência Plano anual de expressão plástica

Leia mais

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual 2015-2016 CIÊNCIAS NATURAIS METAS

Leia mais

APOIO AO ESTUDO 1º CICLO LINHAS ORIENTADORAS 2015/ INTRODUÇÃO

APOIO AO ESTUDO 1º CICLO LINHAS ORIENTADORAS 2015/ INTRODUÇÃO APOIO AO ESTUDO DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO LINHAS ORIENTADORAS 2015/20164 1º CICLO 1. INTRODUÇÃO O despacho normativo nº7/2013 tem como objetivo conceder maior flexibilidade na constituição das

Leia mais

A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA NO TRILHO DE BIODIVERSIDADE NA ESCOLA

A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA NO TRILHO DE BIODIVERSIDADE NA ESCOLA Helena Moita de Deus 1 ; Gonçalo Nuno Carreira Pereira 2 1. EB2,3 Dom Francisco Manuel de Melo; 2. Universidade de Lisboa Instituto de Educação A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA NO TRILHO DE BIODIVERSIDADE NA

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: 1.º Ciclo DISCIPLINA: Estudo do Meio ANO: 3.º ANO LETIVO: 2018/2019 MANUAL: Alfa P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L A avaliação dos alunos poderá ser realizada através de: Registos de observação

Leia mais

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual 2014-2015 CIÊNCIAS NATURAIS METAS

Leia mais

Inclusão Educação Autodeterminação. O Currículo e a Transição para a Vida Pós-escolar. José Correia Lopes

Inclusão Educação Autodeterminação. O Currículo e a Transição para a Vida Pós-escolar. José Correia Lopes Inclusão Educação Autodeterminação 06 de junho 2015 Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra O Currículo e a Transição para a Vida Pós-escolar José Correia Lopes O Currículo é a peça central da

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: 1.º Ciclo DISCIPLINA: Estudo do Meio CURSO: Ensino Básico ANO: 3.º ANO LETIVO: 2017/2018 MANUAL: Alfa Unidade outros e das instituições Os seus itinerários

Leia mais

CURSO CIENTÍFICO HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS Planificação anual de Biologia e Geologia - 10ºano 2018 / 2019

CURSO CIENTÍFICO HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS Planificação anual de Biologia e Geologia - 10ºano 2018 / 2019 CURSO CIENTÍFICO HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS Planificação anual de Biologia e Geologia - 10ºano 201 / 2019 Turmas: A, B e C. Professores: Maria Teresa Santana, Maria de Fátima Lucas, Olivério

Leia mais

ESCOLA E.B. 2,3 PEDRO DE SANTARÉM Ano lectivo 2010 / 2011 Ciências Naturais 7º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º Período

ESCOLA E.B. 2,3 PEDRO DE SANTARÉM Ano lectivo 2010 / 2011 Ciências Naturais 7º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º Período ESCOLA E.B. 2,3 PEDRO DE SANTARÉM Ano lectivo 2010 / 2011 Ciências Naturais 7º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º Período Objectivos / Competências Compreender que a pertence a um sistema planetário dependente

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Informações aos Encarregados de Educação do trabalho a realizar no: 5º Ano Ciências Naturais Ano Letivo 2015/2016 1. Aulas previstas: Aulas (*) 5º1ª 5º2ª 5º3ª 5º4ª 1º Período: 21 de Setembro - 17 de Dezembro

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS (Ciências Naturais) 8º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS

Leia mais

Educação / Expressão Expressões Artística s Plástica. Físicomotoras. Artísticas Musical

Educação / Expressão Expressões Artística s Plástica. Físicomotoras. Artísticas Musical Fevereiro Janeiro Dezembro Novembro Setembro Outubro Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Estudo do Meio Língua Portuguesa Matemática Físicomotoras Educação / Expressão Expressões Artística

Leia mais

Curso Vocacional de Saúde e Ambiente Técnicas de Biologia / 3º Ciclo Planificação a Longo Prazo

Curso Vocacional de Saúde e Ambiente Técnicas de Biologia / 3º Ciclo Planificação a Longo Prazo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional de Saúde e Ambiente Técnicas de Biologia / 3º Ciclo Planificação

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 / 17

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 / 17 ACTIVIDADE Receção aos alunos do 1º ano e Pré-escolar (Reunião de Pais e Enc. De Educação do JI e 1º ano) EIXO DE INTERVENÇÃO * escola/ família/comunid ade. - Gestão e organização. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS- 5º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA D ESTE ANO LETIVO

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS- 5º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA D ESTE ANO LETIVO PLANIFICAÇÃO ANO LETIVO 2018-19 OPERACIONALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS 1ºPERÍODO CIÊNCIAS NATURAIS- 5º ANO TEMA: CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM APRENDIZAGEM ESSENCIAIS E DESCRITORES CALENDARIZAÇÃO Introdução

Leia mais