Revisão do Consecana: discussões entre usinas e canavieiros se intensificam novacana.com 15 Dez :12h

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Revisão do Consecana: discussões entre usinas e canavieiros se intensificam novacana.com 15 Dez :12h"

Transcrição

1 Revisão do Consecana: discussões entre usinas e canavieiros se intensificam novacana.com 15 Dez :12h Nas últimas semanas, uma velha polêmica voltou com mais força à pauta de discussões do setor sucroenergético: a remuneração dos produtores de cana-deaçúcar pelo bagaço. O assunto é discutido, pelo menos, desde 2009 por produtores, e a centelha para os questionamentos ganha força com os resultados nos balanços financeiros dos grupos sucroenergéticos. De um lado a matéria-prima tem propiciado a muitas usinas uma renda significativa, por meio da geração de energia elétrica com a queima do bagaço ou pela sua venda direta. Do outro, plantadores alegam que, à despeito disso, a quantidade de fibra contida ainda penaliza o ATR da cana, o que os coloca em uma posição desprivilegiada em relação ao uso da indústria. Para engrossar mais o caldo, a discussão caminha em paralelo à revisão do próprio Consecana, item que se mostrou mais urgente na agenda de plantadores de cana e de usinas. O modelo que começou a ser revisto recentemente em reuniões realizadas no mês de dezembro, como informado pela Orplana ainda é o melhor para precificação dos produtos, segundo os plantadores. No entanto, estes garantem que, sem uma atualização, poderá fazer com que os canaviais entrem em colapso. Em São Paulo, principal estado produtor do Centro-sul, isso significaria colocar em risco 53% da cana moída na safra 2015/16, ou 169,7 milhões de toneladas. Em outros estados, como revelam dados do Ministério da Agricultura, a cana adquirida de terceiros também não é nada desprezível e vem aumentando sua participação ao longo das últimas temporadas. Em Minas Gerais são 46%, no Paraná 27% e em Goiás 39%. Consecana é ótimo, mas o sistema de atualização... Longe de críticas, o cálculo do Consecana (Conselho dos Produtores de Canade-Açúcar, Açúcar e Álcool, que determina o sistema de pagamento de cana a partir dos preços dos produtos finais da cana-de-açúcar) ainda é considerado a melhor matemática possível entre os produtores de cana-de-açúcar. O sistema de cálculo toma como base uma série de médias para delinear o que seria uma usina padrão média do estado de São Paulo na produção de etanol e açúcar. Apesar de existirem outros modelos próprios em demais estados como Pernambuco, por exemplo, no Centro-Sul a maioria toma como base os preços do Consecana-SP. Além dessa grande média, fazem parte do cálculo os custos de produção de açúcar e etanol correlacionados com custos de produção de cana no campo, com isso determina-se a participação de cada um desses lados no conjunto de formação de preços. É justamente a esse ponto que se relaciona uma das maiores reivindicações dos plantadores.

2 Para fins de entendimento, se, em números hipotéticos, 100% representa os custos totais para produzir uma saca de açúcar, por exemplo, 70% desses corresponderiam aos gastos do campo e o restante da indústria. Com isso, o preço pago pela cana deveria ser proporcional a essa relação. De lá para cá [desde a última revisão do Consecana, prevista para a cada cinco anos] isso mudou totalmente, você tem uma estrutura de custos completamente diferenciada, defende o presidente da Associação Rural dos Fornecedores e Plantadores de Cana da Média Sorocabana (Assocana), da região da cidade paulista de Assis, Sylvio Ribeiro do Valle Mello Júnior. Crise acelerou percepção negativa do Consecana Apesar de existir uma cláusula que prevê a revisão do Consecana a cada cinco anos além de revistas pontuais quando há mudanças de grande impacto no mercado, de uma maneira geral, o sentimento entre os produtores é de que o modelo não está atendendo à realidade com que convivem. Primeiro, porque a indústria estaria passando por uma evolução tecnológica em outro ritmo e, depois, porque as oscilações do mercado estariam afetando em um intervalo mais curto do que cinco anos previstos para a revisitação do sistema. Em qualquer atividade econômica, em que você tenha uma baita inflação e um baita aumento de custo, cinco anos é um tempo muito longo de preços muitos ruins e acaba transparecendo que é culpa do modelo. Mas o grande problema foi o mercado, observa o produtor de cana e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool, Ismael Perina. Começou-se a se especular muito sobre a inclusão do bagaço, mas o que Orplana pede agora é uma remuneração justa dentro dos parâmetros que o Consecana já se baseia, Celso Albano A sensação é de que o setor está sofrendo com os preços baixos há quatro anos, tanto para preços industriais quanto para a cana e, desde então, a remuneração não está pagando o custo do campo. Muitos produtores arrendaram as terras porque estava mais econômico do que plantar, conta Luiz Carlos Dalben, da Ascana, de Lençóis Paulistas. Por outro lado, a perspectiva é de melhora, especialmente com o momento de amadurecimento que vive o setor, considera. Para o presidente da Assocana, Sylvio Ribeiro do Valle Mello Júnior, a expectativa também é positiva. Muita coisa já melhorou, mas sobrou uma carga de uma dívida monstruosa para ser paga, ainda não sabemos quem vai sobreviver ou apenas sair ferido da crise.

3 A influência da mecanização Outro fator que está contribuindo para essa desigualdade na queda de braços dos custos é, principalmente, o grande processo de mecanização pelo qual passaram os canaviais paulistas. O que está contribuindo para essa desigualdade na queda de braços dos custos é, principalmente, o grande processo de mecanização pelo qual passaram os canaviais paulistas. No início desta safra, dados do Centro de Tecnologia Canavieira, davam conta de que a mecanização deveria chegar a 97% do total dos canaviais do Centro-Sul do Brasil neste ano. Em 2010, eram 69% as plantações que já faziam a colheita por equipamentos, ainda dois anos antes era um pouco menos da metade. O porcentual leva em consideração somente as áreas que permitem a entrada de máquinas. Grandes grupos usineiros tem apostado na maior participação da matéria-prima terceirizada, pois é mais barato comprar de terceiros do que plantar a própria cana Nestas áreas, o plantio mecanizado também cresceu na região, saltando de 35,1%, em 2010, para 76,7%, conforme a previsão para 2015, considerando apenas as áreas mecanizáveis. São os efeitos dessa mecanização, aliados a outros fatores, que o campo está sentindo os custos pesarem, afirmam os produtores. São várias mudanças: é da cana queimada e corte manual para cana crua e corte mecanizado, à adequação às Normas Regulatórias, entre outros. É um longo aprendizado e estamos pagando muito caro por isso, explica o presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê (Ascana), de Lençóis Paulistas, Luiz Carlos Dalben. O risco é faltar cana O ponto mais preocupante na visão das associações é que aumento do plantio mecanizado, além de contribuir para o crescimento dos custos, reduz a área de colheita. Além disso, considera o superintendente da Organização dos Plantadores do Centro-Sul (Orplana), Celso Albano, todo esse conjunto de mudanças traz consequências para o manejo. Algumas propriedades que eram altamente produtivas foram impactadas negativamente com a mecanização, começaram a ter um resultado de perda de longevidade dos canaviais porque houve uma abreviação do período de renovação. Ele pondera que não aconteceu ainda uma avaliação dentro dessa realidade para remunerar adequadamente a matéria-prima. E essa é a grande discussão.

4 Ninguém olha para esse lado do produtor com atenção, eles que vivem única e exclusivamente de produzir e colher a cana, argumenta Albano. Embora não seja do interesse da indústria aumentar os seus gastos, alguns produtores indicaram que, por já terem sofrido com a falta de matéria-prima, alguns grupos de usineiros entendem a necessidade de revisão urgente do Consecana. A preocupação destes empresários está no negócio a longo prazo: o canavial deve ter fôlego para produzir mais cana, afinal a usina depende da oferta de matéria-prima. Aumento da produção é ilusório: ao invés de renovar canavial, as mudas que iam ser plantadas estão indo para a boca da moenda Grandes grupos usineiros tem apostado na maior participação da matériaprima terceirizada, pois é mais barato comprar de terceiros do que plantar a própria cana. Mas, apesar de todas as argumentações do campo, a indústria também vem sofrendo os impactos da instabilidade brasileira. Os doze últimos anos para usinas também se mostraram difíceis elas estão descapitalizadas, sofrendo os juros de capital emprestado altos demais. Então, antes, por parte deles, também não era um bom momento para discutir revisão, pontuou Albano. Se mesmo para as usinas a situação é complicada, para os produtores com estrutura financeira menor a crise pode se mostrar mais crítica e afetar toda a cadeia. O alerta é que se o Consecana continuar como está não só a produção vai cair como a qualidade da cana-de-açúcar produzida no Centro-Sul. Mello Júnior, presidente da Assocana, explica que se pode ter a impressão de que a produção em São Paulo aumentou, por exemplo, mas isso acontece porque ao invés de renovar canavial, as mudas que iam ser plantadas estão indo para a boca da moenda. É como matriz de gado, você vai matando as matrizes e, olha agora tem bastante carne, no entanto, no futuro vai faltar, conjectura. Estas questões devem permear os encontros que estão ocorrendo para a revisão do Consecana, que será aplicada a partir do próximo ano. Com o processo de negociação em andamento, iniciado com mais intensidade agora em dezembro, Orplana, Unica e a presidência do conselho não quiseram se posicionaram para esta reportagem. O gestor da Orplana apenas pontuou que agora está sendo feita uma análise para criar esse novo modelo médio representativo que leve em consideração a nova performance das indústrias e a nova realidade do campo. Albano ainda considera que há mais discussões para serem levantadas, também em relação ao tempo de atualização do Consecana. A discussão é a

5 possibilidade de criar indicadores para que se faça uma atualização profunda a cada cinco anos e também revisões anuais. No Brasil, tudo pode mudar em cinco anos, encerra. Marina Gallucci novacana.com

Plantio irrigado de cana de inverno é a melhor opção para renovar canaviais do Centro-Sul

Plantio irrigado de cana de inverno é a melhor opção para renovar canaviais do Centro-Sul 1 2 Plantio irrigado de cana de inverno é a melhor opção para renovar canaviais do Centro-Sul Com o advento do encarecimento da cana padrão, via CONSECANA, o sistema de plantio de cana de inverno hoje

Leia mais

Produção da safra 2017/2018 Total do Estado de São Paulo

Produção da safra 2017/2018 Total do Estado de São Paulo RESULTADOS DA SAFRA 2017/2018 Produção da safra 2017/2018 Total do Estado de São Paulo 12,61 bilhões de Litros de etanol 46,6% Brasil 12,2% Mundo 347 milhões de toneladas de cana 24,64 milhões de toneladas

Leia mais

BOLETIM SUCROCUPAÇÃO CENTRO-SUL 1

BOLETIM SUCROCUPAÇÃO CENTRO-SUL 1 BOLETIM SUCROCUPAÇÃO CENTRO-SUL 1 Jaboticabal (), Número 67, outubro de 2015. Autores: José Giacomo Baccarin 2, Regina Aparecida Leite de Camargo 3, João Victor Barretto Nogueira Ferreira 4 1 Apresentação

Leia mais

Competitividade da produção de cana-de-açúcar: benchmarking de custos de produção 2018/2019. João Rosa (Botão) Piracicaba, 30.mai.

Competitividade da produção de cana-de-açúcar: benchmarking de custos de produção 2018/2019. João Rosa (Botão) Piracicaba, 30.mai. Competitividade da produção de cana-de-açúcar: benchmarking de custos de produção 2018/2019 João Rosa (Botão) Piracicaba, 30.mai.2019 Pecege Quem somos Uma área do PECEGE dedicada ao levantamento de dados,

Leia mais

10/2015 Ribeirão Preto, 01 de Dezembro de 2015

10/2015 Ribeirão Preto, 01 de Dezembro de 2015 Seminário Perspectiva Econômica da Biomassa em Sertãozinho é um sucesso e Grupo Ambiental se reúne em Ribeirão Preto O Grupo Ambiental se reuniu no dia 25 de Novembro, na nova sede da ORPLANA em Ribeirão

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA A SAFRA 2012/2013

PERSPECTIVAS PARA A SAFRA 2012/2013 Perspectivas do Setor Sucroenergético MBF AGRIBUSINESS PERSPECTIVAS PARA A SAFRA 2012/2013 Luciano Rodrigues Gerente de Economia e Análise Setorial da UNICA Sertãozinho, 24 de maio de 2012 2000/01 2001/02

Leia mais

A N A I S D O E V E N T O. 12 e 13 de Novembro de 2014 Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

A N A I S D O E V E N T O. 12 e 13 de Novembro de 2014 Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil A N A I S D O E V E N T O 12 e 13 de Novembro de 2014 Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil A mecanização e a sustentabilidade como componente de desenvolvimento para os fornecedores de cana. Mechanization

Leia mais

ESTIMATIVA DA SAFRA 2009/2010

ESTIMATIVA DA SAFRA 2009/2010 Coletiva de imprensa ESTIMATIVA DA SAFRA 2009/2010 Marcos Sawaya Jank Antonio de Padua Rodrigues São Paulo, SP 29 de abril de 2009 ROTEIRO Dados finais Safra 2008/2009 Moagem de cana Produção de açúcar

Leia mais

Keywords: ethanol, innovation, harvesting sugarcane production system, Green Protocol

Keywords: ethanol, innovation, harvesting sugarcane production system, Green Protocol Inovação e impactos no setor canavieiro paulista: o caso dos fornecedores de cana-de-açúcar da região de Piracicaba, SP Innovation and impacts in São Paulo sugarcane industry: the case of providers of

Leia mais

Monitoramento da Cultura de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo

Monitoramento da Cultura de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo Versão Online Boletim No: 06 Abril, 2015 Monitoramento da Cultura de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo I. PANORAMA Qual a expectativa para o setor sucroenergético em 2015? Essa é a pergunta do ano.

Leia mais

Balanço 2016 Perspectivas Cana-de-açúcar

Balanço 2016 Perspectivas Cana-de-açúcar Cana-de-açúcar 85 86 Balanço 2016 Perspectivas 2017 Perspectivas 2017 DÉFICIT NA PRODUÇÃO MUNDIAL DE AÇÚCAR, AUMENTO DA DEMANDA E QUEDA NOS ESTOQUES MANTERÃO TENDÊNCIA DE PREÇOS ALTOS A perspectiva é de

Leia mais

Expectativas para a safra 2017/18 e as perspectivas para o setor nos próximos anos

Expectativas para a safra 2017/18 e as perspectivas para o setor nos próximos anos 15º Seminário sobre Produtividade & Redução de Custos Expectativas para a safra 2017/18 e as perspectivas para o setor nos próximos anos Luciano Rodrigues Gerente Economia e Análise Setorial 1 - SAFRA

Leia mais

GLOBAL SUSTAINABILITY STANDARDS SYMPOSIUM

GLOBAL SUSTAINABILITY STANDARDS SYMPOSIUM 23 de setembro de 2015 GLOBAL SUSTAINABILITY STANDARDS SYMPOSIUM Transformando o setor sucroenergético paulista os impactos sociais e ambientais do Protocolo Agroambiental Sobre a UNICA União da Indústria

Leia mais

MOAGEM DE CANA CHEGA A 17 MILHÕES DE TONELADAS NA PRIMEIRA QUINZENA DE ABRIL

MOAGEM DE CANA CHEGA A 17 MILHÕES DE TONELADAS NA PRIMEIRA QUINZENA DE ABRIL Boletim Semanal sobre Tendências de Mercados Ano XIX 01/maio/2017 n. 673 MOAGEM DE CANA CHEGA A 17 MILHÕES DE TONELADAS NA PRIMEIRA QUINZENA DE ABRIL A quarta semana de abril foi marcada pela atualização

Leia mais

Relatório final da safra 2013/2014. Região Centro-Sul

Relatório final da safra 2013/2014. Região Centro-Sul Relatório final da safra 2013/2014 Região Centro-Sul Tabela 1. Balanço final da safra 2013/2014 na região Centro-Sul Comparativo com a safra 2012/2013 Produtos Safra 2012/2013 2013/2014 Var. (%) Cana-de-açúcar

Leia mais

Relatório final da safra 2012/2013. Região Centro-Sul

Relatório final da safra 2012/2013. Região Centro-Sul Relatório final da safra 2012/2013 Região Centro-Sul Tabela 1. Balanço final da safra 2012/2013 na região Centro-Sul Comparativo com a safra 2011/2012 Produtos Cana-de-açúcar ¹ Safra 2011/2012 2012/2013

Leia mais

Workshop Estratégico CTBE: RenovaBio Modelagem Econômica

Workshop Estratégico CTBE: RenovaBio Modelagem Econômica Workshop Estratégico CTBE: RenovaBio Modelagem Econômica Campinas 29/09/2017 SETEMBRO 2017 Tratamento da informação Tratamento da informação 339 Unidades em Operação Cana-de-açúcar Setembro 2017 Mapa da

Leia mais

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul. Posição até 01/09/2018

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul. Posição até 01/09/2018 Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul Posição até 01/09/2018 Quebra agrícola e novo recorde de venda de hidratado marcam a 2ª quinzena de agosto São Paulo, 12 de setembro de 2018 A moagem

Leia mais

2ª REUNIÃO DE FORNECEDORES. Usina Buriti Agosto de 2017

2ª REUNIÃO DE FORNECEDORES. Usina Buriti Agosto de 2017 2ª REUNIÃO DE FORNECEDORES Usina Buriti Agosto de 2017 Apresentação Abertura Luiz Alberto Zavanella Moagem e Término da Safra Luiz Alberto Zavanella Acompanhamento de Mercado Sergio Luiz Selegato Potencial

Leia mais

Relat ório final da safra 2017/2018. Região Centro-Sul

Relat ório final da safra 2017/2018. Região Centro-Sul Relat ório final da safra 2017/2018 Região Centro-Sul Tabela 1. Balanço final da safra 2017/2018 na região Centro-Sul Comparativo com a safra 2016/2017 Cana-de-açúcar ¹ Açúcar ¹ Etanol anidro ² Etanol

Leia mais

Relat ório final da safra 2016/2017. Região Centro-Sul

Relat ório final da safra 2016/2017. Região Centro-Sul Relat ório final da safra 2016/2017 Região Centro-Sul Tabela 1. Balanço final da safra 2016/2017 na região Centro-Sul Comparativo com a safra 2015/2016 Cana-de-açúcar ¹ Açúcar ¹ Etanol anidro ² ATR ¹ Produtos

Leia mais

Oficina de custo de produção PECEGE ORPLANA - APLACANA

Oficina de custo de produção PECEGE ORPLANA - APLACANA Oficina de custo de produção PECEGE ORPLANA - APLACANA Foi realizado no dia 16 de agosto uma oficina de custo de produção, fruto de uma parceria entre a Orplana e a Pecege(ESALQ), para levantar os dados

Leia mais

Principais Resultados:

Principais Resultados: Índice de Confiança do Agronegócio Principais Resultados:» Índice de Confiança do Agronegócio» Índice da Indústria (antes e depois da porteira)» Índice do Produtor Agropecuário Terceiro trimestre de 2018

Leia mais

Relatório final da safra 2015/2016. Região Centro-Sul

Relatório final da safra 2015/2016. Região Centro-Sul Relatório final da safra 2015/2016 Região Centro-Sul Tabela 1. Balanço final da safra 2015/2016 na região Centro-Sul Comparativo com a safra 2014/2015 Cana-de-açúcar ¹ Açúcar ¹ Etanol anidro ² ATR ¹ Produtos

Leia mais

Avaliação da safra 2015/2016 e perspectivas para a safra 2016/2017

Avaliação da safra 2015/2016 e perspectivas para a safra 2016/2017 16 de junho de 2016 Avaliação da safra 2015/2016 e perspectivas para a safra 2016/2017 Luciano Rodrigues Gerente Economia e Análise Setorial ROTEIRO I. Considerações sobre a safra 2015/2016 Moagem e produção

Leia mais

FONTE DE DADOS NO SETOR SUCROENERGÉTICO

FONTE DE DADOS NO SETOR SUCROENERGÉTICO 9º Seminário Internacional em Logística Agroindustrial FONTE DE DADOS NO SETOR SUCROENERGÉTICO Luciano Rodrigues Gerente de Economia e Análise Setorial União da Indústria de Cana-de-açúcar - UNICA Piracicaba,

Leia mais

Informativo FINAL DO MÊS É MARCADO POR IMPORTANTES NOTÍCIAS FUNDAMENTAIS. 30/abril/2018. Informativo Semanal sobre Tendências de Mercado N o 723

Informativo FINAL DO MÊS É MARCADO POR IMPORTANTES NOTÍCIAS FUNDAMENTAIS. 30/abril/2018. Informativo Semanal sobre Tendências de Mercado N o 723 Informativo semanalacúcar Informativo Semanal sobre Tendências de Mercado N o 723 30/abril/2018 FINAL DO MÊS É MARCADO POR IMPORTANTES NOTÍCIAS FUNDAMENTAIS A quarta semana de abril foi marcada por importantes

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA A SAFRA 2017/18 DE CANA-DE-AÇÚCAR NA REGIÃO CENTRO-SUL

PERSPECTIVAS PARA A SAFRA 2017/18 DE CANA-DE-AÇÚCAR NA REGIÃO CENTRO-SUL SHUTTERSTOCK CONTEÚDO ESPECIAL 1ª REUNIÃO CANAPLAN 2017 PERSPECTIVAS PARA A SAFRA 2017/18 DE CANA-DE-AÇÚCAR NA REGIÃO CENTRO-SUL Equipe Canaplan: Luiz Carlos Corrêa Carvalho, Fernando Carvalho, Nilceu

Leia mais

VERT Companhia Securitizadora 1ª e 2ª séries da 5ª emissão de CRA Lastreado em Direitos Creditórios do Agronegócio oriundos de Notas de Crédito à

VERT Companhia Securitizadora 1ª e 2ª séries da 5ª emissão de CRA Lastreado em Direitos Creditórios do Agronegócio oriundos de Notas de Crédito à VERT Companhia Securitizadora 1ª e 2ª séries da 5ª emissão de CRA Lastreado em Direitos Creditórios do Agronegócio oriundos de Notas de Crédito à Exportação de emissão da São Martinho S.A. Título Março

Leia mais

EXPORTAÇÕES DE AÇÚCAR PARA A CHINA CAEM 98% EM MAIO

EXPORTAÇÕES DE AÇÚCAR PARA A CHINA CAEM 98% EM MAIO Boletim Semanal sobre Tendências de Mercados Ano XIX 26/junho/2017 n. 681 EXPORTAÇÕES DE AÇÚCAR PARA A CHINA CAEM 98% EM MAIO A forte queda anual no volume de exportação contrasta com a elevação na margem

Leia mais

21 de maio de Coletiva de imprensa ESTIMATIVA SAFRA 2015/2016

21 de maio de Coletiva de imprensa ESTIMATIVA SAFRA 2015/2016 21 de maio de 2015 Coletiva de imprensa ESTIMATIVA SAFRA 2015/2016 ROTEIRO I. Dados finais da safra 2014/2015 na região Centro-Sul Moagem e produção Mercados de etanol e de açúcar Preços e faturamento

Leia mais

Relatório final da safra 2014/2015. Região Centro-Sul

Relatório final da safra 2014/2015. Região Centro-Sul Relatório final da safra 2014/2015 Região Centro-Sul Tabela 1. Balanço final da safra 2014/2015 na região Centro-Sul Comparativo com a safra 2013/2014 Produtos Safra 2013/2014 2014/2015 Var. (%) Cana-de-açúcar

Leia mais

Índice de Confiança do Agronegócio

Índice de Confiança do Agronegócio Índice de Confiança do Agronegócio Quarto Trimestre 2015 Principais Resultados:» Índice de Confiança do Agronegócio» Índice da Indústria (antes e depois da porteira)» Índice do Produtor Agropecuário Índice

Leia mais

O tamanho faz a diferença

O tamanho faz a diferença Frente de colheita mecanizada de cana O tamanho faz a diferença TRANSBORDOS DE CANA COM CAIXAS DE CARGAS QUE SAEM DAS TRADICIONAIS MEDIDAS EM TORNO DE 10 TONELADAS GARANTEM AMPLA GAMA DE BENEFÍCIOS Leonardo

Leia mais

Estudo da remuneração do bagaço de cana excedente - Primeiros passos

Estudo da remuneração do bagaço de cana excedente - Primeiros passos Estudo da remuneração do bagaço de cana excedente - Primeiros passos Roberto de Campos Sachs 02/12/2015 09:44 1 Quando cada negociador tem um eleitorado ou precisa justificar sua posição diante de uma

Leia mais

COLETIVA DE IMPRENSA

COLETIVA DE IMPRENSA COLETIVA DE IMPRENSA 17 de dezembro de 2013 Considerações sobre os dados Informações disponíveis a partir do sistema de benchmarking do CTC: Amostra contempla apenas cana própria Representatividade da

Leia mais

COLETIVA DE IMPRENSA

COLETIVA DE IMPRENSA COLETIVA DE IMPRENSA 17 de dezembro de 2013 Considerações sobre os dados Informações disponíveis a partir do sistema de benchmarking do CTC: Amostra contempla apenas cana própria Representatividade da

Leia mais

Indústria sucroenergética: Açúcar e etanol importância e cenário atual

Indústria sucroenergética: Açúcar e etanol importância e cenário atual Universidade de São Paulo USP Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição - LAN AÇÚCAR E ÁLCOOL - LAN 1458 Indústria sucroenergética: Açúcar

Leia mais

A evolução dos custos de produção de cana, açúcar e etanol

A evolução dos custos de produção de cana, açúcar e etanol 12ºSeminário Produtividade e Redução de Custos da Agroindústria Canavieira A evolução dos custos de produção de cana, açúcar e etanol Francisco Oscar Louro Fernandes Ribeirão Preto, 04 de Dezembro de 2013

Leia mais

Perspectivas de incremento do desempenho da cadeia produtiva do etanol de cana-de-açúcar

Perspectivas de incremento do desempenho da cadeia produtiva do etanol de cana-de-açúcar III Workshop INFOSUCRO sobre Economia do Bioetanol e Indústria Sucroenergética Instituto de Economia, UFRJ, novembro de 2010 Perspectivas de incremento do desempenho da cadeia produtiva do etanol de cana-de-açúcar

Leia mais

15 Congresso de Iniciação Científica

15 Congresso de Iniciação Científica 15 Congresso de Iniciação Científica IMPACTO DAS TRANSFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS E DO PROCESSO TÉCNICO SOBRE A RELAÇÃO DOS FORNECEDORES DA CANA DOS ESTADOS COM O MERCADO DE TRABALHO: O CASO DA MESOREGIÃO

Leia mais

Análise da Safra 2015/16. Agosto/15

Análise da Safra 2015/16. Agosto/15 Análise da Safra 2015/16 Agosto/15 Evolução da produtividade média Evolução da produtividade mensal Média do Centro Sul em toneladas de cana por hectare (TCH) Por conta do regime de chuvas mais favorável,

Leia mais

Custo de produção de cana-de-açúcar na região Centro-Sul - Safra 2016/17

Custo de produção de cana-de-açúcar na região Centro-Sul - Safra 2016/17 twitter.com/sistemacna facebook.com/canaldoprodutor instagram.com/cna_brasil www.cnabrasil.org.br www.canaldoprodutor.tv.br Custo de produção de cana-de-açúcar na região Centro-Sul - Safra 2016/17 O levantamento

Leia mais

Setor Sucroalcooleiro

Setor Sucroalcooleiro A partir da crise de 2009, o setor sucroalcooleiro vem sofrendo em termos de preço e mercado. Ao abrir os jornais, são frequentes as notícias sobre pedidos de recuperação judicial e de falências de usinas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS CURSO DE Bollettiim de Agrropecuárriia da FACE Nº 59,, JJullho de 2016 Segue abaixo uma breve explicação sobre os dados agropecuários analisados neste Boletim. Pesquisa, acompanhamento e avaliação de safras

Leia mais

A bioeletricidade no setor sucroenergético

A bioeletricidade no setor sucroenergético Workshop de Resultados: Projeto SUCRE Zilmar José de Souza A bioeletricidade no setor sucroenergético Campinas SP 7 de dezembro de 2017 Sobre a UNICA http://www.unica.com.br/ Ø A União das Indústrias de

Leia mais

Impurezas e Qualidade de Cana-de-Açúcar

Impurezas e Qualidade de Cana-de-Açúcar Impurezas e Qualidade de Cana-de-Açúcar Levantamento dos níveis de impurezas nas últimas safras Luiz Antonio Dias Paes 12 de Maio de 2011 Dados Gerais da Safra 10/11 Impurezas Evolução Indicadores Impurezas

Leia mais

Setor Sucroalcooleiro

Setor Sucroalcooleiro A partir da crise que afetou o país mais fortemente em acumulada de moagem só se recuperou na safra de 2013/14, sendo 2009, é possível notar, na Tabela 1, uma redução da moagem que ela provavelmente voltará

Leia mais

DIMENSÃO. Ainda "antes das fazendas", o setor mantém desempenho positivo. além de US$ 425,66 milhões com implementos agrícolas (arados,

DIMENSÃO. Ainda antes das fazendas, o setor mantém desempenho positivo. além de US$ 425,66 milhões com implementos agrícolas (arados, pelo professor Marcos Fava Neves, coordenador do departamento de administração da Faculdade de Economia e Administração da USP, campus de Ribeirão Preto Segundo Fava Neves, o trabalho mapeou e quantificou,

Leia mais

Panorama do setor sucroenergético para a safra atual e perspectivas para 2012/13

Panorama do setor sucroenergético para a safra atual e perspectivas para 2012/13 Panorama do setor sucroenergético para a safra atual e perspectivas para 2012/13 Vanessa Nardy Agribusiness Research & Knowledge Center Pricewaterhouse Coopers Situação do setor sucroenergético no Brasil

Leia mais

CENÁRIO E PERSPECTIVAS PARA A SAFRA 2013/2014

CENÁRIO E PERSPECTIVAS PARA A SAFRA 2013/2014 Palestra anual para os fornecedores de cana Usina da Pedra CENÁRIO E PERSPECTIVAS PARA A SAFRA 2013/2014 Luciano Rodrigues Gerente Economia e Estatística - UNICA Serrana, 20 de junho de 2013 ROTEIRO I.

Leia mais

Mais de 5 milhões de toneladas de cana-deaçúcar moídas na safra 2012/2013 garantem elevado EBITDA nos resultados de 2012/13

Mais de 5 milhões de toneladas de cana-deaçúcar moídas na safra 2012/2013 garantem elevado EBITDA nos resultados de 2012/13 Mais de 5 milhões de toneladas de cana-deaçúcar moídas na safra 2012/2013 garantem elevado EBITDA nos resultados de 2012/13 Bocaina, 14 de maio de 2013 A Tonon Bionergia S/A anuncia hoje seus resultados

Leia mais

A evolução dos custos de produção de cana, açúcar e etanol

A evolução dos custos de produção de cana, açúcar e etanol 10º Seminário sobre Redução de Custos na Agroindústria Canavieira A evolução dos custos de produção de cana, açúcar e etanol Francisco Oscar Louro Fernandes Ribeirão Preto, 30 de Novembro de 2011 Modelo

Leia mais

A evolução dos custos de produção de cana, açúcar e etanol

A evolução dos custos de produção de cana, açúcar e etanol 11º Seminário Produtividade e Redução de Custos da Agroindústria Canavieira A evolução dos custos de produção de cana, açúcar e etanol Francisco Oscar Louro Fernandes Ribeirão Preto, 28 de Novembro de

Leia mais

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul Posição até 01/01/2018 Com safra praticamente encerrada, Centro-Sul segue com moagem defasada e venda de hidratado aquecida São Paulo, 12 de janeiro

Leia mais

EXPECTATIVA DA SAFRA 2018/19

EXPECTATIVA DA SAFRA 2018/19 EQUIPE CANAPLAN 1ª REUNIÃO CANAPLAN 2018 EXPECTATIVA DA SAFRA 2018/19 Ribeirão Preto, 25/04/18 Agronegócio Canavieiro, Brasil Últimos 8 Anos, Pós-Crise Global À Sombra da Estagnação SAFRA C/SUL (milhão

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA PALHA DE CANA-DE-AÇÚCAR PARA AUMENTO DA CAPACIDADE ENERGÉTICA DE PLANTAS DE UTILIDADES

UTILIZAÇÃO DA PALHA DE CANA-DE-AÇÚCAR PARA AUMENTO DA CAPACIDADE ENERGÉTICA DE PLANTAS DE UTILIDADES UTILIZAÇÃO DA PALHA DE CANA-DE-AÇÚCAR PARA AUMENTO DA CAPACIDADE ENERGÉTICA DE PLANTAS DE UTILIDADES Luigi Mariani Filho luigi.mariani@poli.usp.br Resumo: O objetivo do trabalho em questão é avaliar a

Leia mais

Prof. Clésio Farrapo

Prof. Clésio Farrapo Prof. Clésio Farrapo Podemos dividir a área agrícola em dois tipos de Iavoura: cultura permanente e cultura temporária. No primeiro caso, as culturas Ievam mais de um ano para produzir; podem ser retiradas

Leia mais

Em busca de promover as tecnologias disponíveis para a produção da canade-açúcar

Em busca de promover as tecnologias disponíveis para a produção da canade-açúcar Em busca de promover as tecnologias disponíveis para a produção da canade-açúcar e gerar relacionamento institucional de todos os atores da cadeia sucro-energética, o Canal Rural desenvolveu um projeto

Leia mais

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul. Posição até 01/07/2019

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul. Posição até 01/07/2019 Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul Posição até 01/07/2019 Com quase 40% da safra colhida, produção de açúcar apresenta redução de 900 mil toneladas São Paulo, 10 de julho de 2019 O

Leia mais

Análise de variância de diferentes caracteres em cana-de-açúcar

Análise de variância de diferentes caracteres em cana-de-açúcar Análise de variância de diferentes caracteres em cana-de-açúcar Ana Letícia Mendes LOBO; Américo José dos Santos REIS; Priscila Neves de SANTANA, Renata Sá OLIVEIRA Escola de Agronomia e Engenharia de

Leia mais

A indústria canavieira do Brasil em clima otimista

A indústria canavieira do Brasil em clima otimista A indústria canavieira do Brasil em clima otimista Mirian Rumenos Piedade Bacchi Professora ESALQ/USP Pesquisadora do Cepea/Esalq/USP mrpbacch@esalq.usp.br www.cepea.esalq.usp.br Artigo publicado na revista

Leia mais

MECANIZAÇÃO NO CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO COMPONENTE DE SUSTENTABILIDADE: O CASO DE PIRACICABA/SP E QUIRINÓPOLIS/GO.

MECANIZAÇÃO NO CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO COMPONENTE DE SUSTENTABILIDADE: O CASO DE PIRACICABA/SP E QUIRINÓPOLIS/GO. MECANIZAÇÃO NO CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO COMPONENTE DE SUSTENTABILIDADE: O CASO DE PIRACICABA/SP E QUIRINÓPOLIS/GO. Catiana Regina Brumatti Zorzo 1, Katia Regina E. de Jesus 2, Sérgio Alves Torquato

Leia mais

Informativo ESTIMATIVA DA CONAB É DESTAQUE DA PRIMEIRA SEMANA DE MAIO. 07/maio/2018. Informativo Semanal sobre Tendências de Mercado N o 724

Informativo ESTIMATIVA DA CONAB É DESTAQUE DA PRIMEIRA SEMANA DE MAIO. 07/maio/2018. Informativo Semanal sobre Tendências de Mercado N o 724 Informativo semanalacúcar Informativo Semanal sobre Tendências de Mercado N o 724 07/maio/2018 ESTIMATIVA DA CONAB É DESTAQUE DA PRIMEIRA SEMANA DE MAIO A finalização da primeira semana de maio foi marcada

Leia mais

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul. Posição até 16/07/2019

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul. Posição até 16/07/2019 Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul Posição até 16/07/2019 Alta na produção de etanol e queda expressiva na fabricação de açúcar marcam a 1ª quinzena de julho São Paulo, 24 de julho

Leia mais

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul Posição até 16/05/2018 Com novo recorde, vendas de etanol hidratado seguem como destaque da safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul São Paulo, 24 de

Leia mais

PROTOCOLO AGROAMBIENTAL DO SETOR SUCROENERGÉTICO ETANOL VERDE. Dep. ARNALDO JARDIM SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

PROTOCOLO AGROAMBIENTAL DO SETOR SUCROENERGÉTICO ETANOL VERDE. Dep. ARNALDO JARDIM SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO PROTOCOLO AGROAMBIENTAL DO SETOR SUCROENERGÉTICO ETANOL VERDE Dep. ARNALDO JARDIM SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO PRODUÇÃO AGRÍCOLA E INDUSTRIAL PRODUÇÃO EM 2016/2017 CANA DE AÇUCAR PRODUÇÃO

Leia mais

Cenários para os Biocombustíveis e Bioeletricidade

Cenários para os Biocombustíveis e Bioeletricidade Cenários para os Biocombustíveis e Bioeletricidade Fortaleza CE 5 de outubro de 2017 Zilmar José de Souza Gerente de Bioeletricidade Cana-de-açúcar - Energética 1 t de cana (colmos) 140 kg de açúcar 280

Leia mais

A evolução dos custos de produção de cana, açúcar e etanol

A evolução dos custos de produção de cana, açúcar e etanol 9º Seminário sobre Redução de Custos na Agroindústria Canavieira A evolução dos custos de produção de cana, açúcar e etanol Francisco Oscar Louro Fernandes Ribeirão Preto, 24 de Novembro de 2010 Modelo

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada Potencial e disponibilidade de biomassa de cana-de-açúcar na região Centro-Sul do

Leia mais

2016 Um ano de transformações

2016 Um ano de transformações Ribeirão Preto, 05 de Janeiro de 2016 2016 Um ano de transformações Vista da nova Sede - ORPLANA 12/2015 O ano de 2016 será o ano da concretização de várias etapas do Plano Estratégico da ORPLANA. Algumas

Leia mais

CANA-DE-AÇÚCAR NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Profa. Dra. Cristiane de Conti Medina Departamento de Agronomia

CANA-DE-AÇÚCAR NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Profa. Dra. Cristiane de Conti Medina Departamento de Agronomia CANA-DE-AÇÚCAR NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Profa. Dra. Cristiane de Conti Medina Departamento de Agronomia medina@uel.br AGRICULTURA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PRODUÇÃO DE ENERGIA A GRANDE REVOLUÇÃO ESTÁ

Leia mais

VERT Companhia Securitizadora 1ª série da 4ª emissão de CRA Lastreada em Cédula de Produto Rural Financeira (CPR-F) emitida pela Guarani S.A.

VERT Companhia Securitizadora 1ª série da 4ª emissão de CRA Lastreada em Cédula de Produto Rural Financeira (CPR-F) emitida pela Guarani S.A. VERT Companhia Securitizadora 1ª série da 4ª emissão de CRA Lastreada em Cédula de Produto Rural Financeira (CPR-F) emitida pela Guarani S.A. Título Abril de 2017 Características da Operação 1ª série da

Leia mais

AGROMENSAL CEPEA/ESALQ Informações de Mercado

AGROMENSAL CEPEA/ESALQ Informações de Mercado AGROMENSAL CEPEA/ESALQ Informações de Mercado Mês de referência: MAIO/2016 CEPEA AÇÚCAR & ETANOL I Análise Conjuntural II Séries Estatísticas 1. Relações de preços mercados interno e internacional (paridade

Leia mais

PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM ÁREAS DE RENOVAÇÃO DE CANAVIAIS: VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA, POTENCIAL DE PRODUÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL.

PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM ÁREAS DE RENOVAÇÃO DE CANAVIAIS: VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA, POTENCIAL DE PRODUÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL. PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM ÁREAS DE RENOVAÇÃO DE CANAVIAIS: VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA, POTENCIAL DE PRODUÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL. São Paulo, 17/04/07 Silvio Borsari Filho 1 AGRADECIMENTOS é a

Leia mais

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul. Posição até 16/09/2018

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul. Posição até 16/09/2018 Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul Posição até 16/09/2018 Moagem atinge 38,51 milhões de toneladas e venda de hidratado segue aquecida na primeira quinzena de setembro São Paulo, 25

Leia mais

ALUNO (a): No. USP: Avaliação 21/06/2018

ALUNO (a): No. USP: Avaliação 21/06/2018 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade Disciplina: Teoria da Contabilidade e Controle

Leia mais

Estrutura produtiva: 370 unidades e mais de 1000 municípios com atividade vinculadas à indústria sucroenergética no país.

Estrutura produtiva: 370 unidades e mais de 1000 municípios com atividade vinculadas à indústria sucroenergética no país. PERFIL DA PRODUÇÃO Estrutura produtiva: 370 unidades e mais de 1000 municípios com atividade vinculadas à indústria sucroenergética no país. 935 mil empregos formais (RAIS 2014). Divisas Externas: US$

Leia mais

Biocombustíveis BOLETIM ENERGÉTICO DEZEMBRO Tamar Roitman

Biocombustíveis BOLETIM ENERGÉTICO DEZEMBRO Tamar Roitman Biocombustíveis Tamar Roitman A) PRODUÇÃO O volume total de etanol (anidro e hidratado) produzido em outubro/17 somou 3,4 bilhões de litros, representando uma queda de 21,1% em relação ao mês anterior

Leia mais

Cadeia da Cana de Açúcar. Acadêmicos: Adriana Espinosa, Ricardo Theisen, Victor Ferreira

Cadeia da Cana de Açúcar. Acadêmicos: Adriana Espinosa, Ricardo Theisen, Victor Ferreira Cadeia da Cana de Açúcar Acadêmicos: Adriana Espinosa, Ricardo Theisen, Victor Ferreira ORIGEM DA CANA DE AÇÚCAR A cultura da cana-de-açúcar sempre foi muito importante para a economia brasileira. As primeiras

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA PRÓXIMA SAFRA E OS POSSÍVEIS REFLEXOS SOBRE O SETOR SUCROENERGETICO

PERSPECTIVAS PARA PRÓXIMA SAFRA E OS POSSÍVEIS REFLEXOS SOBRE O SETOR SUCROENERGETICO PERSPECTIVAS PARA PRÓXIMA SAFRA E OS POSSÍVEIS REFLEXOS SOBRE O SETOR SUCROENERGETICO Antonio de Padua Rodrigues Diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar 4 de dezembro de 2013 Considerações

Leia mais

Ester Galli. Department of Industrial Ecology KTH- Royal Institute of Technology Estocolmo - Suécia

Ester Galli. Department of Industrial Ecology KTH- Royal Institute of Technology Estocolmo - Suécia Ester Galli Department of Industrial Ecology KTH- Royal Institute of Technology Estocolmo - Suécia esterg@kth.se Objectivos Metodologia Produção e expansão do etanol Controvérsias internacionais Corte

Leia mais

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul Posição até 01/07/2018 Crescimento nas vendas de etanol e queda na produção de açúcar marcam a segunda quinzena de junho São Paulo, 11 de julho de

Leia mais

3ª REUNIÃO DE FORNECEDORES. Usina Ipê Novembro de 2018

3ª REUNIÃO DE FORNECEDORES. Usina Ipê Novembro de 2018 3ª REUNIÃO DE FORNECEDORES Usina Ipê Novembro de 2018 3ª Reunião de Fornecedores Apresentação Abertura Sérgio Luiz Selegato Palestra Manejo do 3º Eixo Variedades e Manejo de Colheita Daniel Nunes da Silva

Leia mais

OFERTA DE CANA DEVE CAIR NO BRASIL E PRODUTIVIDADE DEVE AUMENTAR

OFERTA DE CANA DEVE CAIR NO BRASIL E PRODUTIVIDADE DEVE AUMENTAR Boletim Semanal sobre Tendências de Mercados Ano XII 20/abril/2017 n. 541 OFERTA DE CANA DEVE CAIR NO BRASIL E PRODUTIVIDADE DEVE AUMENTAR A produção de cana-de-açúcar no Brasil deverá chegar a 647,62

Leia mais

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul Posição até 16/10/2017 Moagem na 1ª quinzena de outubro atinge 32,41 milhões de toneladas de cana, com queda na produção de açúcar e maior oferta

Leia mais

EXPORTAÇÕES DE AÇÚCAR PARA A ÍNDIA CAEM 18% EM MARÇO

EXPORTAÇÕES DE AÇÚCAR PARA A ÍNDIA CAEM 18% EM MARÇO Boletim Semanal sobre Tendências de Mercados Ano XIX 24/abril/2017 n. 672 EXPORTAÇÕES DE AÇÚCAR PARA A ÍNDIA CAEM 18% EM MARÇO Os dados mais atualizados sobre as exportações de açúcar bruto, refinado e

Leia mais

São Martinho APIMEC 2009

São Martinho APIMEC 2009 São Martinho APIMEC 2009 AGENDA Visão Geral da Companhia Destaques Financeiros Valuation Panorama de Mercado 2 VISÃO GERAL DA COMPANHIA Logística Privilegiada Usina São Martinho Capacidade de Moagem de

Leia mais

A evolução dos custos de produção de cana, açúcar e etanol

A evolução dos custos de produção de cana, açúcar e etanol 15º Seminário Produtividade e Redução de Custos da Agroindústria Canavieira A evolução dos custos de produção de cana, açúcar e etanol Francisco Oscar Louro Fernandes Ribeirão Preto, 30 de Novembro de

Leia mais

Risco de Florescimento 2018/19

Risco de Florescimento 2018/19 Risco de Florescimento 2018/19 Safra 2018/19 Risco de Florescimento Atualização 07/03/2018 Passado mais da metade do dito período indutivo ao florescimento da cana-de-açúcar, chega-se à hora de avaliar

Leia mais

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul. Posição até 16/05/2019

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul. Posição até 16/05/2019 Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul Posição até 16/05/2019 Atraso na moagem e crescimento nas vendas de etanol marcam início da safra 2019/2020 São Paulo, 23 de maio de 2019 A quantidade

Leia mais

Panorama do Setor Sucroalcooleiro

Panorama do Setor Sucroalcooleiro Gestão de Agro Ativos Ltda. Panorama do Setor Sucroalcooleiro publicado em: 22/10/2014 Crise no Setor Sucroalcooleiro Crise do setor sucroalcooleiro teve início em 2008, junto com a crise do sistema financeiro

Leia mais

O Associativismo na Cana: Fortalecimento via Serviços¹. Autores: Luciano Thomé e Castro², Marcos Fava Neves³, Manoela Sabbadin Begas 4

O Associativismo na Cana: Fortalecimento via Serviços¹. Autores: Luciano Thomé e Castro², Marcos Fava Neves³, Manoela Sabbadin Begas 4 O Associativismo na Cana: Fortalecimento via Serviços¹ Autores: Luciano Thomé e Castro², Marcos Fava Neves³, Manoela Sabbadin Begas 4 O setor sucroenergético passa por um período de grandes desafios. Os

Leia mais

Oportunidades Para o Aumento da Produtividade na Agro-Indústria de Cana-de-Açúcar

Oportunidades Para o Aumento da Produtividade na Agro-Indústria de Cana-de-Açúcar Oportunidades Para o Aumento da Produtividade na Agro-Indústria de Cana-de-Açúcar Terceiro Seminário Internacional Uso Eficiente do Etanol Manoel Regis L.V. Leal CTBE/CNPEM Laboratório Nacional de Ciência

Leia mais

GIFC em Números. Marco Viana Superintendente Ricardo Pinto Tesoureiro - GIFC

GIFC em Números. Marco Viana Superintendente Ricardo Pinto Tesoureiro - GIFC GIFC em Números Marco Viana Superintendente Ricardo Pinto Tesoureiro - GIFC Associados do GIFC 2013 (1º ano do GIFC) 2014 150 336 +124% Cana representada do Brasil 2013 2014 30% 50% + 40% Participantes

Leia mais

Boletim de Conjuntura Agropecuária da FACE N.14 / out-2012

Boletim de Conjuntura Agropecuária da FACE N.14 / out-2012 Boletim de Conjuntura Agropecuária da FACE N.14 / out-2012 Segue abaixo uma breve explicação sobre os dados agropecuários analisados neste Boletim. Pesquisa, acompanhamento e avaliação de safras O Ministério

Leia mais

Situação atual do setor sucroenergético, com ênfase na geração de energia com bioeletricidade

Situação atual do setor sucroenergético, com ênfase na geração de energia com bioeletricidade Situação atual do setor sucroenergético, com ênfase na geração de energia com bioeletricidade Zilmar de Souza Bioeletricidade CIBIO - Congresso Internacional de Biomassa Curitiba PR 16 de junho de 2016

Leia mais

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul. Posição até 01/02/2019

Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul. Posição até 01/02/2019 Acompanhamento quinzenal da safra na região Centro-Sul Posição até 01/02/2019 Centro-Sul registra recorde de vendas de etanol hidratado em janeiro São Paulo, 12 de fevereiro de 2019 O volume de etanol

Leia mais

Doutor em Agronomia, Profº, UEG, Santa Helena de Goiás GO.

Doutor em Agronomia, Profº, UEG, Santa Helena de Goiás GO. AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE PLANTIO MECANIZADO DE DUAS VARIEDADES DE CANA-DE-AÇUCAR Carlos Bernardo de Jesus Pereira 1, Anailda Angélica Lana Drumond 2, Reinaldo Adriano Costa 3 1 Graduando do curso de Engenharia

Leia mais

II Encontro de Variedades de Cana de Açucar

II Encontro de Variedades de Cana de Açucar II Encontro de Variedades de Cana de Açucar Frederico de Menezes Veiga STAB - 2012 Usina São Luiz S / A Ribeirão Prêto - São Paulo Álvaro Barreto Peixoto Gerente Agrícola Desafios Passados Crise econômica

Leia mais