1.80 m m m m

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1.80 m m m m"

Transcrição

1 1 a Série de exercícios e problemas Conceitos básicos de mecânica Nota 1: Nesta Série o valor que será adoptado para a aceleração da gravidade é g =9.80 m/s 2, que é o valor efectivo aqui na cidade da Covilhã. Nota 2: Usa para a constante de gravitação universal o valor G = Nm 2 /kg 2. Exercícios 1. Uma senhora que viaja regularmente no comboio para voltar para casa, em geral chega à estação da sua cidade às 17 horas, exactamente a hora a que o seu marido chega para a recolher no automóvel da família. Um dia, ela sai do trabalho mais cedo, e apanha o comboio que chega à estação às 16 horas; decide então caminhar para casa e arranca imediatamente ao longo da estrada que normalmente o seu marido usa. Ele sai de casa à hora do costume e desloca-se à velocidade usual. Encontram-se no caminho, seguem para casa com a mesma velocidade e chegam 15 min mais cedo que o habitual. (a) A que horas se encontraram o marido e a mulher? (b) Obtém uma relação numérica entre a velocidade v com que o marido conduz o automóvel, eavelocidade v com que a sua mulher caminha. (c) Se normalmente o marido conduz com uma velocidade de 50.0 km/h, calcula a distância percorrida a pé pela senhora. (d) Será possível determinar a distância entre a casa e a estação? Explica. Solução: (a) 16 h 52 min 30 s; (b) v =7v ; (c) 6.25 km; (d) Não. 2. Pretende-se estimar a que profundidade se encontra a superfície da água num poço, usando uma pedra e um relógio. Largando a pedra sem velocidade inicial, ouve-se o ruído desta a cair na água passados 3.0 s. Sabe-sequeavelocidade do som no ar é de 344 m/s. (a) A que profundidade está a superfície da água? (b) Qual a velocidade máxima que é atingida pela pedra? Solução: (a) 41 m; (b) 28 m/s. 3. Considera uma partícula de massa m que se desloca em duas dimensões (horizontal x, apontando para a direita, e vertical y, apontando para cima), sujeita a um campo gravítico constante (força vertical, de magnitude mg, que aponta para baixo). (a) Escreve a função de Lagrange para esta partícula. (b) Obtém as duas equações de Lagrange (uma para x, outra para y). equações, e volta a deduzi-las partindo da segunda lei de Newton. Interpreta essas (c) Uma pedra é lançada com uma velocidade v 0 =11ˆx m/s a partir de uma janela de altura 3.0 m. Integra as equações obtidas na alínea anterior para determinar a que distância do ponto de lançamento a pedra bate no chão, e com que velocidade. Porque é que os teus resultados são independentes da massa da pedra? Solução: (a) L = 1 2 m(ẋ2 +ẏ 2 ) mgy; (b)ẍ =0 e ÿ = g; (c) 9.1 m, v =(11ˆx 7.7ŷ) m/s. 4. A posição de uma partícula de massa m =2kg é descrita, num certo sistema de coordenadas rectangulares (x, y, z) e em função do tempo t, pelo seguinte vector r: Calcula, no instante t =1s, r(t) =2t 3ˆx +(3t 4 2t 2 )ŷ +4tẑ (a) o vector momento linear da partícula; (b) o vector força resultante que actua sobre a partícula. Solução: (a) (12ˆx +16ŷ +8ẑ) kg m/s; (b) (24ˆx +64ŷ) N. (SI).

2 1 a Ψ Série de exercícios e problemas Física da Informação (Engenharia Informática, UBI) 2 5. No dia do seu casamento, a Joana decide atirar o ramo desde uma janela da sua casa, que está a 4.0 m de altura. As suas amigas encontram-se cá em baixo, ansiosas por apanhá-lo. Admite que os braços das amigas da Joana estão todos a 1.5 m de altura, que o ramo é lançado horizontalmente com uma velocidade de 8.4 m/s, e que a resistência do ar é desprezável. (a) A que distância da base da casa se encontrará a felizarda? (b) Qual a magnitude da velocidade do ramo quando ela o recebe? Sugestão: Para resolver a alínea (b) podes usar, se quiseres, uma lei de conservação! Solução: (a) 6.0 m; (b) 11 m/s. 6. Uma bola de massa igual a 100 g choca com uma parede a uma altura de 2.0 m, tendo no instante do choque uma velocidade horizontal de 10 m/s. Observa-se que a bola bate no chão a uma distância de 4.0 m da parede. (a) Calcula a perda de energia no choque. (b) Se o mesmo choque tivesse ocorrido na Lua, a que distância da parede iria cair a bola? A aceleração da gravidade na Lua é seis vezes menor do que na Terra. Solução: (a) 3.0 J; (b) 9.8 m. 7. Um homem de 70 kg sobe 3.0 m de escadas em 2.0 s. (a) Qual é o trabalho que o homem realiza a subir as escadas? (b) Qual é a potência média que ele dissipa nesse exercício? Solução: (a) 2.1 kj; (b) 1.0 kw. 8. Considera a montagem representada na figura, conhecida como máquina de Atwood. As duas massas m 1 e m 2 estão suspensas por uma corda inextensível (de comprimento l) que passa por uma roldana de massa desprezável e livre de atrito. (a) Explica porque é que este sistema tem apenas um grau de liberdade. (b) Escreve a função de Lagrange do sistema, usando a distância x como coordenada generalizada. (c) Obtém a equação de movimento (equação de Lagrange), e resolve-a para obteres a aceleração ẍ da massa m 1. (d) Supõe que m 1 =3.00 kg e m 2 =2.00 kg. Se o sistema for abandonado em repouso, quanto tempo demora a massa m 1 a cair 80 cm? (e) Supõe os mesmos dados da alínea anterior. Faz o diagrama de forças para uma qualquer das massas, aplica a segunda lei de Newton e deduz o valor numérico da tensão da corda. Solução: (b) L = 1 2 (m 1 +m 2 )ẋ 2 +(m 1 m 2 )gx; (c) (m 1 +m 2 )ẍ =(m 1 m 2 )g, ẍ = m1 m2 m 1+m 2 g; (d) 0.91 s; (e) 23.5 N.

3 1 a Ψ Série de exercícios e problemas Física da Informação (Engenharia Informática, UBI) 3 9. Considera o sistema da figura, formado por dois blocos ligados por uma corda que desliza através de uma roldana fixa. A corda é inextensível e de massa desprezável, e não há qualquer atrito. (a) Obtém a função de Lagrange do sistema, em termos da coordenada y representada, e da velocidade ẏ. (b) Escreve a equação de Lagrange correspondente, e deduz a aceleração dos dois blocos em termos de M, m e g. (c) Supõe que M =9m. Se o sistema for solto em repouso, calcula a velocidade da massa menor após 5.0 s. Solução: (a) L = 1 2 (M + m)ẏ2 + mgy; (b) (M + m)ÿ = mg, a = m M+mg; (c) 4.9 m/s. 10. Um neutrão com 2700 m/s de velocidade colide frontalmente com um núcleo de azoto em repouso e, em resultado desse choque, é absorvido pelo azoto. Qual a velocidade final do novo núcleo assim formado? Dados: m neutrão = kg, m núcleo de azoto = kg. Solução: 183 m/s. 11. Dois astronautas jogam à bola no espaço em condições de ausência de peso. O primeiro astronauta, que tem 80 kg, lança a bola ao outro, que tem 63 kg. Sabendo que a massa da bola é 4.0 kg e que esta é lançada com uma velocidade de 10 m/s, (a) Qual a velocidade de recuo do primeiro astronauta após ter lançado a bola? (b) Qual a velocidade do conjunto bola + segundo astronauta após este ter recebido a bola? (c) Qual a velocidade do centro de massa do conjunto astronautas + bola nos casos das alíneas (a) e (b)? Justifique. Solução: (a) 0.50 m/s (no sentido contrário ao movimento da bola); (b) 0.60 m/s (no mesmo sentido do movimento inicial da bola); (c) Zero em ambos os casos. 12. As partículas A e B da figura deslocam-se sobre a mesma linha, em sentidos opostos, com velocidades constantes de módulos v A =10m/s e v B =20m/s, e colidem frontalmente. As suas massas são m A =2.0 kg e m B =3.0 kg. (a) Supõe que, após a colisão, as partículas ficam ligadas uma à outra. Qual é a magnitude, direcção e sentido da velocidade comum? Quanta energia cinética se perde nesta colisão, em termos percentuais? (b) Admite agora que a colisão é elástica. Calcula a magnitude, direcção e sentido da velocidade da partícula A após a colisão. (c) Sabe-se que a colisão demorou s. Determina, para cada uma das situações referidas em (a) e (b), a magnitude média da força que as partículas exerceram uma na outra durante a colisão. Solução: (a) 8 m/s ( ), 77%; (b) 26 m/s ( ); (c) 1.8 kn em (a) e 3.6 kn em (b).

4 1 a Ψ Série de exercícios e problemas Física da Informação (Engenharia Informática, UBI) As posições de três partículas de massas m 1 =2.00 kg, m 2 =3.00 kg e m 3 =5.00 kg são dadas, em função do tempo, pelos vectores r 1 (t) =2.00î +3.00tĵ, r 2 (t) =t 2 î 3.00tĵ + ˆk, r 3 (t) =3.00tî +2.00t 3 ĵ +2.00tˆk (SI). Calcula, para t =3.00 s, a posição, velocidade e aceleração do centro de massa do sistema. r CM =(7.60î +26.1ĵ +3.30ˆk)m Solução: v CM =(3.30î +26.7ĵ +1.00ˆk)m/s. a CM =(0.60î +18.0ĵ)m/s Um projéctil de massa m =0.10 kg e rapidez v =5.0 m/s colide horizontalmente com um pêndulo de massa M = 0.30 kg e comprimento l = 62.5 m, inicialmente em repouso (ver figura). Sabendo que a colisão é elástica, determina (a) a velocidade do projéctil após a colisão, em magnitude, direcção e sentido; (b) a amplitude θ (em graus) do movimento de oscilação que o pêndulo adquire após o choque. l θ m v M Solução: (a) 2.5 m/s, em sentido contrário ao inicial; (b) θ = O sistema representado na figura é constituído por três pêndulos de massas e comprimentos iguais. No instante inicial A é largado da altura h com velocidade nula. (a) Se os choques forem elásticos, qual a altura máxima atingida pelo pêndulo C? (b) Que acontece aos outros pêndulos após o choque? (c) Se, após o choque da esfera A, as três esferas ficarem ligadas entre si, qual a altura máxima atingida pelo conjunto? Solução: (a) h; (b) Ficam em repouso; (c) h/ Uma barragem em descarga tem um caudal máximo de 3400 m 3 /s. Sabendo que a altura da barragem é 75 m, qual é a energia máxima que pode ser extraída por uma hidroeléctrica num dia? A massa volúmica da água é 1.0 g/cm 3. Solução: J.

5 1 a Ψ Série de exercícios e problemas Física da Informação (Engenharia Informática, UBI) A figura representa um sistema de três partículas A, B e C num certo instante. Os pesos das partículas são, respectivamente, 10 N, 15 N e 20 N e as suas velocidades nesse instante são v A = 3.00ĵ +1.50ˆk, v B =2.40î 1.80ĵ +1.20ˆk e v C = v x î + v y ĵ +3.00ˆk, todasemm/s. Determina, nesse instante particular, (a) os valores das componentes v x e v y da velocidade da partícula C necessárias para que o momento angular do sistema em relação a O seja paralelo ao eixo Ox; (b) ovector momento angular L nesse caso. y 1.80 m B 1.50 m A O C m 1.20 m x z Solução: (a) v x =5.85 m/s, v y =4.80 m/s; (b) L = 1.65î kg m 2 /s. 18. Na figura mostra-se uma vista aérea de um bloco de massa m 2 = 200 g que está em repouso sobre uma mesa horizontal, ligado a uma barra de comprimento R =10cm e massa desprezável. A barra pode girar em torno do ponto C. Uma bala de massa m 1 =4gé disparada contra o bloco com uma velocidade v =51m/s e, após a colisão (que deves supor é instantânea), fica perfeitamente incrustada nele. (a) Determina a velocidade do bloco imediatamente depois da colisão. (b) Admite que a força de atrito entre o bloco e a mesa é constante, igual a N. Quantas voltas é que o sistema vai dar antes de parar? Solução: (a) 1 m/s; (b) Duas voltas. 19. Um satélite encontra-se em órbita circular em torno de Júpiter. Sabendo que o satélite demora 9 h 55 min a dar uma volta completa ao planeta, qual é o raio da órbita? Amassa de Júpiter é de kg. Solução: m. 20. Um satélite descreve uma órbita circular junto à superfície da Terra. (a) Mostra que a velocidade desse satélite é dada por v = Rg R,emqueR é a distância ao centro da Terra e g R é a aceleração da gravidade a essa distância. (b) Sabendo que o período de um satélite geoestacionário é de 23 h 56 min, calcula a altitude da respectiva órbita circular. Usa para o raio da Terra o valor R T = m. Solução: (b) km.

6 1 a Ψ Série de exercícios e problemas Física da Informação (Engenharia Informática, UBI) Sabendo que a lei de atracção universal entre duas massas pontuais, M e m, distanciadas de r se escreve F = (GMm/r 2 )ˆr: (a) Mostra que, para pequenos deslocamentos junto da superfície da Terra, a energia potencial é U = mgh, sendo h a distância do ponto em relação à superfície da Terra. (b) Calcula a diferença entre o potencial gravítico aproximado e o exacto a 60.0 km de altitude. Usa para o raio da Terra o valor R T = m. Solução: (b) J/kg. 22. Num modelo clássico para o átomo de hidrogénio, o electrão descreve órbitas circulares em torno do núcleo (protão). Na órbita circular mais pequena tem um momento angular de kg m 2 s 1. O raio da órbita é de m e a massa do electrão é kg. Qual a velocidade do electrão nessa órbita? Solução: m/s. 23. A Lua tem um período de 27.3 dias e um raio orbital de km. Se um satélite tem o período de um dia, qual é o seu raio orbital? Solução: km. 24. A distância do Sol à Terra é, por definição, uma unidade astronómica (UA). Um satélite artificial foi colocado em órbita circular em torno do Sol, com um período de 8.0 anos terrestres. (a) Qual é o raio da órbita do satélite em UA? (b) Qual seria a resposta à alínea (a) se a força gravitacional fosse proporcional a 1/r 3 em vez de 1/r 2? (c) Qual a relação entre o raio da órbita e o seu período no caso geral em que a força gravitacional varia com 1/r n (n>0)? (3 a lei de Kepler generalizada.) Solução: (a) 4 UA; (b) 2.8 UA; (c) r n+1 /T 2 =const. 25. No seu movimentoàvolta do Sol, o planeta Marte tem um período de 1.88 anos. (a) Calcula a distância média entre Marte e o Sol, em unidades astronómicas UA (vê o exercício anterior). (b) Se 1 UA = km, determina a massa do Sol. Solução: (a) 1.5 UA; (b) kg. 26. Um pêndulo de massa 500 g e de comprimento l = 100 cm é lançado sem velocidade inicial do ponto A, indo atingir a amplitude máxima em B (ver figura). (a) Calcula o trabalho realizado pela força de atrito quando o pêndulo vai de A para B. (b) Qual o valor da força de atrito, em média? (c) Qual o ângulo β que corresponde à amplitude máxima de oscilação seguinte, supondo que a força de atrito é constante ao longo da trajectória? Nota que α e β são ângulos pequenos, pelo que sin α α e sin β β. Solução: (a) J; (b) 83.0 mn; (c) 5.90.

7 1 a Ψ Série de exercícios e problemas Física da Informação (Engenharia Informática, UBI) A figura mostra um pêndulo simples de massa m e comprimento l, suspenso do ponto O. O pêndulo pode oscilar sem atrito num plano vertical, sendo a sua posição em qualquer instante definida pelo ângulo θ representado. (a) Mostra que a função de Lagrange do pêndulo é L = 1 2 ml2 θ2 + mgl cos θ. (b) Escreve a equação de Lagrange correspondente. (c) Supõe que m =2.5 kg e l =50cm. Se a massa passar pela posição de equilíbrio (θ =0) com uma rapidez de 3.0 m/s, será capaz de atingir a posição horizontal (θ = π/2)? Justifica. Solução: (b) θ = (g/l)sinθ; (c) Não. 28. Considera uma bolha de ar que sobe verticalmente no interior da água. A bolha é aproximadamente esférica e de diâmetro igual a 2.0 mm. A força de atrito que a água exerce sobre a bolha pode ser expressa, em módulo, por F a = 6πRηv. [Viscosidade da água η =10 2 poise = 10 3 Ns/m 2 ; R é o raio da esfera; v avelocidade da bolha em relação à água; ρ ar (dentro da bolha) =1.0kg/m 3 ; ρ água = kg/m 3.] (a) Calcula a velocidade limite (v lim ) com que a bolha de ar sobe na água. (b) Compara as velocidades de subida de bolhas com diâmetros diferentes e traça um gráfico em que mostres a v lim em função do diâmetro da bolha. Solução: (a) 2.2 m/s; (b) v lim D 2,ondeD representa o diâmetro da bolha de ar. 29. Uma mola de constante k = 100 N/m está ligada a uma massa m = 0.6 kg, que pode deslizar sem atrito sobre uma mesa horizontal. Comprime-se a mola fazendo-a encurtar 0.1 m. Encosta-se à massa m uma esfera de massa M =0.4kg, e liberta-se a mola (ver figura). Supondo que a esfera desliza sem rolar, qual a velocidade com que se separa de m? Solução: 1m/s. 30. Um passageiro com 80.0 kg entra num carro. As molas dos amortecedores são comprimidas de 1.20 cm. Sendo a massa total suportada pelas molas (incluindo o passageiro) 900 kg, qual a frequência característica de oscilação do carro com o passageiro? Solução: 1.36 Hz. 31. Um pêndulo simples tem um período de 1.5 s na Terra. Quando é posto a oscilar na superfície de outro planeta, o pêndulo passa a ter um período de 0.75 s. Qual é a aceleração da gravidade nesse outro planeta? Solução: 39 m/s 2.

8 1 a Ψ Série de exercícios e problemas Física da Informação (Engenharia Informática, UBI) A frequência característica de uma massa presa a uma mola é de 5.0 Hz. (a) Qual a aceleração da massa quando o deslocamento é de 51 cm? (b) Por que factor se devia aumentar a massa para duplicar o período de oscilação? Solução: (a) 500 m/s 2 ;(b) As aranhas têm sensores nas pernas que lhes permitem capturar as presas através das vibrações na teia. Quando apanhado na rede, um insecto de massa igual a 1.0 g provoca uma vibração na teia de 15 Hz. (a) Qual a constante elástica da teia? (b) Qual a frequência provocada por um insecto de 4.0 g ao ser apanhado na teia? Solução: (a) 8.9 N/m; (b) 7.5 Hz. 34. Considera o sistema da figura, constituído por um corpo de massa M que está ligado a duas molas de constantes elásticas k 1 e k 2. Na posição O, nenhuma das molas está deformada e o corpo está em equilíbrio. Supõe que o corpo é agora afastado do equilíbrio, e solto. Seja x a sua posição em relação a O num instante posterior qualquer. Ignora a massa das molas e despreza todos os atritos. (a) Escreve a função de Lagrange para este sistema. (b) Obtém a equação de movimento do corpo. (c) Considera M =70g, k 1 =4N/m e k 2 =7N/m. Calcula a frequência do movimento do corpo (em Hz). Nota: Se não souberes (ou não conseguires) fazer a alínea (a), resolve a alínea (b) usando o método de Newton. Solução: (a) L = 1 2 Mẋ2 1 2 (k 1 + k 2 )x 2 ;(b)mẍ = (k 1 + k 2 )x; (c) 2 Hz. 35. Um diapasão é posto a vibrar junto de um microfone, sendo a amplitude de oscilação medida com um osciloscópio. Sabendo que a amplitude se reduz a metade ao fim de 2.0 s, qual a constante de amortecimento (λ)? Solução: 0.35 s Um automóvel de massa kg roda sobre a estrada representada na figura. A constante elástica total dos amortecedores é N/m. Determina a velocidade do automóvel para a qual o sistema entra em ressonância. Despreza os efeitos do atrito nos amortecedores. 10 m 20 m 30 m 40 m Solução: 57 km/h.

9 1 a Ψ Série de exercícios e problemas Física da Informação (Engenharia Informática, UBI) 9 Problemas 37. Considera o sistema da figura, constituído por dois planos inclinados fixos e dois blocos ligados por uma corda que desliza através de uma roldana fixa. A corda é inextensível e de massa desprezável, e não há qualquer atrito. (a) Obtém a função de Lagrange do sistema, em termos da coordenada x representada, e da velocidade ẋ. (b) Escreve a equação de Lagrange correspondente, e deduz a aceleração a dos dois blocos em termos de m 1, m 2, φ, θ e g. (c) Supõe que m 1 =3.0 kg, m 2 =2.0 kg, φ =60 e θ =30. Se o sistema for solto em repouso, calcula o tempo necessário para que cada bloco percorra 1.0m ao longo do plano inclinado correspondente. (d) Nas condições da alínea anterior, aplica a segunda lei de Newton a um qualquer dos blocos para determinar a tensão da corda que os une. 38. Considera a situação representada na figura. (a) Supõe que as bolas A e B têm uma massa m A = m B = 2.0 kg. A bola A colide frontalmente com a bola B, eochoque é elástico. No instante da colisão, a bola A tem uma velocidade de 15 m/s e a bola B está em repouso. i. Calcula as velocidades das bolas A e B após o choque. ii. Qual a fracção da energia cinética de A que passa para B, istoé,t B,final /T A,inicial? (b) Repete a alínea anterior supondo agora que m A =1.0 kg e que m B =2.0 kg. (c) Admite que as massas das bolas são as consideradas em (b). AbolaA é lançada no chão contra a bola B (inicialmente em repouso) que, por sua vez, deverá tocar no objecto C. Sabendo que sobre cada bola actua uma força de atrito constante dada por F a = P/2, em que P é o peso dessa bola, e supondo elástico o choque entre as duas bolas, calcula a velocidade mínima com que deve ser lançada a bola A para que o objecto C seja atingido. Supõe que d =4.5 m.

10 1 a Ψ Série de exercícios e problemas Física da Informação (Engenharia Informática, UBI) Um cometa aproxima-se de uma estrela de massa M = kg. A grande distância, a sua velocidade é v =1.20 km/s, e aponta a uma distância b = mdocentro da estrela (ver figura). A distância b costuma chamar-se parâmetro de impacto. (a) Determina a distância mínima d a que o cometa passa do centro da estrela. (b) Que velocidade tem o cometa quando passa no ponto mais próximo da estrela? (c) Sabendo que o raio da estrela é de m, qual o valor mínimo que pode ter o parâmetro de impacto para que o cometa não colida com a estrela? Sugestões: Usa as leis de conservação da energia mecânica e do momento angular, justificando. Nota que o momento angular inicial do cometa (em relação ao centro da estrela) é L = mbv, ondem é a massa do cometa. 40. Um pequeno cubo de gelo oscila no fundo de um copo (figura A). A superfície do copo é esférica, de raio R =3.0 cm, e o cubo tem uma massa m =10g. Despreza o atrito do cubo de gelo com a superfície do copo. (a) Sabendo que o cubo foi largado a partir da borda do copo, sem velocidade inicial, calcula a velocidade e a velocidade angular máximas atingidas. (b) Calcula a frequência angular e o período do cubo para pequenas oscilações junto do fundo do copo. (c) Se o cubo for ligado a uma mola, que constante elástica deverá ter esta para a frequência angular das oscilações ser idêntica à calculada em (b)? (d) Se o cubo fosse largado num copo estreito como se mostra na figura B, a frequência angular das oscilações seria maior ou menor? Justifica.

8ª Série de Problemas Mecânica e Ondas MEBM, MEFT, LEGM, LMAC

8ª Série de Problemas Mecânica e Ondas MEBM, MEFT, LEGM, LMAC 8ª Série de Problemas Mecânica e Ondas MEBM, MEFT, LEGM, LMAC 1. Uma mola de constante k = 100 Nm -1 está ligada a uma massa m = 0.6 kg. A massa m pode deslizar sem atrito sobre uma mesa horizontal. Comprime-se

Leia mais

Problemas de Mecânica e Ondas 3

Problemas de Mecânica e Ondas 3 Problemas de Mecânica e Ondas 3 P 3.1. ( Exercícios de Física, A. Noronha, P. Brogueira, McGraw Hill, 1994) Considere uma esfera de densidade e raio r imersa num fluido de viscosidade e massa específica

Leia mais

6ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT

6ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT 6ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT 1. Num dia de chuva intensa, mediram-se várias grandezas para caracterizar a pluviosidade. Os resultados foram os seguintes: altitude das nuvens relativamente

Leia mais

Energia potencial (para um campo de forças conservativo).

Energia potencial (para um campo de forças conservativo). UNIVERSIDDE DO PORTO Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Civil Mecânica II Ficha 5 (V3.99) Dinâmica da Partícula Conceitos F = m a p = m v Princípio fundamental. Quantidade de movimento.

Leia mais

Capítulo 5 DINÂMICA θ α

Capítulo 5 DINÂMICA θ α Capítulo 5 DINÂMICA θ α DISCIPLINA DE FÍSICA CAPÍTULO 5 - DINÂMICA 5.1 Considere um pêndulo cónico com uma massa m 1 suspensa por um cabo de comprimento igual a 2,5 metros. 5.1.1 Determine a velocidade

Leia mais

5ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT

5ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT 5ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT 1. Um vagão move-se sem atrito em linha recta sobre um plano horizontal. A sua massa é M=500 kg. No instante t=0, a sua velocidade é de 7 m/s. Nesse instante

Leia mais

Problemas de Mecânica e Ondas 1

Problemas de Mecânica e Ondas 1 Problemas de Mecânica e Ondas 1 P 1.1 ( Introdução à Física J. Dias de Deus et al., Mc Graw Hill, 2000) Considere uma rã a a saltar. a) Qual será o ângulo de lançamento preferido da rã? Porquê? b) Se,

Leia mais

a) (2 valores) Mostre que o módulo da velocidade de um satélite numa órbita circular em torno da Terra é dado por:

a) (2 valores) Mostre que o módulo da velocidade de um satélite numa órbita circular em torno da Terra é dado por: Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica Licenciatura em Engenharia Geológica e de Minas Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação Mecânica e Ondas 1º Ano -2º Semestre 2º Exame 30/06/2016 8:00h

Leia mais

Cinemática do ponto material (PM)

Cinemática do ponto material (PM) Cinemática do ponto material (PM) 1- Determine a velocidade média de um PM nos instantes t=5 s e t=10 s, sendo o seu movimento dado pelo gráfico mostrado a seguir 2- Uma partícula move-se numa dada direcção,

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1 prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 OBS: Quando necessário, considere como dados a aceleração da

Leia mais

m/s. Analise o problema assumindo

m/s. Analise o problema assumindo 5.1. Uma bola com massa m 1 = 1 g colide com um alvo parado de massa m 2. Considere que a colisão é completamente elástica e que a velocidade inicial da bola é v 1 = 1 e x m/s. Analise o problema assumindo

Leia mais

II. 4. Momento Linear (versão de 27 de Março, com algumas respostas)

II. 4. Momento Linear (versão de 27 de Março, com algumas respostas) 1 II. 4. Momento Linear (versão de 27 de Março, com algumas respostas) 1. Uma bola com massa m 1 = 1g colide com um alvo parado de massa m 2. Considere que a colisão é completamente elástica e que a velocidade

Leia mais

3. Mecânica de Newton

3. Mecânica de Newton 3. Mecânica de Newton 3.1. Uma partícula carregada com carga q, quando colocada num campo eléctrico E, fica sujeita a uma força F = q E. Considere o movimento de um electrão e um protão colocados num campo

Leia mais

Figura 3.2: Quadro artisticamente suspenso

Figura 3.2: Quadro artisticamente suspenso 3.1. Uma partícula carregada com carga q, quando colocada num campo eléctrico E, fica sujeita a uma força F = q E. Considere o movimento de um electrão e um protão colocados num campo eléctrico E = 10

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura:

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura: Parte 2 - P2 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [3,0 pontos] Um sistema formado por dois blocos de mesma massa m, presos por uma mola de constante elástica k e massa desprezível,

Leia mais

7. Movimentos Oscilatórios

7. Movimentos Oscilatórios 7.1. Uma massa m = 90 g ligada a uma mola é largada com velocidade inicial zero de um ponto a 2 cm da posição de equilíbrio. A constante da mola é k = 81 N /m. Considere o movimento no plano horizontal

Leia mais

Mecânica e Ondas. Docentes da disciplina: João Seixas e Mario J. Pinheiro MeMEC Departmento de Física e Instituto de Plasma e Fusão Nuclear,

Mecânica e Ondas. Docentes da disciplina: João Seixas e Mario J. Pinheiro MeMEC Departmento de Física e Instituto de Plasma e Fusão Nuclear, Mecânica e Ondas Série 5 Docentes da disciplina: João Seixas e Mario J. Pinheiro MeMEC Departmento de Física e Instituto de Plasma e Fusão Nuclear, Instituto Superior Técnico, Av. & 1049-001 Lisboa, Portugal

Leia mais

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA CIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA CIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 1º Ano: C11 Nº Professora: Saionara Chagas Data: / /2016 COMPONENTE

Leia mais

Física I Prova 3 19/03/2016

Física I Prova 3 19/03/2016 Nota Física I Prova 3 19/03/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) (versão 2014/2)

LISTA DE EXERCÍCIOS - MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) (versão 2014/2) LISTA DE EXERCÍCIOS - MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) (versão 2014/2) A CINEMÁTICA NO MHS 1.1.- (HALLIDAY, 4ª EDIÇÃO, CAP. 14, 1E) Um objeto sujeito a um movimento harmônico simples leva 0,25 s para

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2.º Teste sumativo de FQA 24. nov Versão 1

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2.º Teste sumativo de FQA 24. nov Versão 1 ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2.º Teste sumativo de FQA 24. nov. 2015 Versão 1 11.º Ano Turma A e B Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas e termina na palavra FIM Nome:

Leia mais

Problemas sobre osciladores simples

Problemas sobre osciladores simples Universidade de Coimbra mecânica Clássica II 2009.2010 Problemas sobre osciladores simples 1. Um objecto com 1 kg de massa está suspenso por uma mola e é posto a oscilar. Quando a aceleração do objecto

Leia mais

10,0 5,0. Fx (N) 0,0. 0,0 3,0 6,0 x (m) se apenas a força dada atuar sobre ela? Respostas sem justificativas detalhadas não serão consideradas.

10,0 5,0. Fx (N) 0,0. 0,0 3,0 6,0 x (m) se apenas a força dada atuar sobre ela? Respostas sem justificativas detalhadas não serão consideradas. Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciencias Físicas e Matemáticas Departamento de Física Física I (FSC 5101) Prof. Emmanuel G. de Oliveira Lista de exercícios III Versão de 29 de setembro

Leia mais

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações.

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações. Lista 10: Energia Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de problemas

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1 prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015 1. Uma partícula move-se em linha reta, partindo do repouso

Leia mais

3. Considere as duas diferentes situações em que uma mala está suspensa por dois dinamómetros como representado na Fig.1.

3. Considere as duas diferentes situações em que uma mala está suspensa por dois dinamómetros como representado na Fig.1. 1 II. 2. Mecânica de Newton 1. Um partícula carregada com carga q quando colocada num campo eléctrico E fica sujeita a uma força F = q E. Considere o movimento de um electrão e um protão colocados num

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física Disciplina: Física Geral e Experimental II (MAF 2202) L I S T A I Capítulo 16 Oscilações 1. Um oscilador

Leia mais

9ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT

9ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT 9ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT 1. Um disco com 1 kg de massa e momento de inércia I = 1/2 M R 2 com 10 cm de raio pode rodar sem atrito em torno dum eixo perpendicular ao disco que

Leia mais

Resposta: (A) o traço é positivo (B) o determinante é negativo (C) o determinante é nulo (D) o traço é negativo (E) o traço é nulo.

Resposta: (A) o traço é positivo (B) o determinante é negativo (C) o determinante é nulo (D) o traço é negativo (E) o traço é nulo. MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 201/2018 EIC0010 FÍSICA I 1º ANO, 2º SEMESTRE 12 de junho de 2018 Nome: Duração 2 horas. Prova com consulta de formulário e uso de computador. O formulário

Leia mais

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupo 04

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupo 04 1 a QUESTÃO: Dois blocos estão em contato sobre uma mesa horizontal. Não há atrito entre os blocos e a mesa. Uma força horizontal é aplicada a um dos blocos, como mostra a figura. a) Qual é a aceleração

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2015/2016

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2015/2016 MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 015/016 EIC0010 FÍSICA I 1o ANO, o SEMESTRE 1 de junho de 016 Nome: Duração horas. Prova com consulta de formulário e uso de computador. O formulário

Leia mais

Física 1. 3 a prova 07/01/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 3 a prova 07/01/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 3 a prova 07/01/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Física 1. 3 a prova 30/06/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 3 a prova 30/06/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 3 a prova 30/06/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Física 1. 3 a prova 08/07/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 3 a prova 08/07/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 3 a prova 08/07/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO a)[0,7] A força da colisão é impulsiva e, portanto, o momento linear se conserva.

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO a)[0,7] A força da colisão é impulsiva e, portanto, o momento linear se conserva. Parte 2 - P2 de Física I - 2018-2 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [2,2 pontos] Um bloco de madeira de massa m 1 está inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal de atrito desprezível.

Leia mais

Física 1. 3 a prova 07/01/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 3 a prova 07/01/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 3 a prova 07/01/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Ficha de trabalho 5 AMPLIAÇÃO

Ficha de trabalho 5 AMPLIAÇÃO Nome: N. o : Turma: Data: Ficha de trabalho 5 AMPLIAÇÃO 1. Uma pedra é lançada do ponto P com uma velocidade de 10 m s 1 numa direcção que forma um ângulo de 45º com a horizontal, atingindo o ponto Q conforme

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira)

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Semana 12 Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

(a) a expressão para o ângulo da velocidade, no momento do lançamento, com o plano horizontal; R: θ = arctan voy

(a) a expressão para o ângulo da velocidade, no momento do lançamento, com o plano horizontal; R: θ = arctan voy II. 3. Trabalo e Energia (versão de 5 de Março, com respostas). Num corpo actua uma força dada pela expressão F = 3 e x +4 e y (N). Calcule o trabalo que essa força realiza no deslocamento desse corpo

Leia mais

6.1. Determine o momento de inércia de uma régua de comprimento L e densidade uniforme nas seguintes situações:

6.1. Determine o momento de inércia de uma régua de comprimento L e densidade uniforme nas seguintes situações: 6.1. Determine o momento de inércia de uma régua de comprimento L e densidade uniforme nas seguintes situações: a) em relação ao eixo que passa pelo centro e é perpendicular ao plano da régua; b) em relação

Leia mais

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I FEP2195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I Prova P1-10/04/2008 - Gabarito 1. A luz amarela de um sinal de transito em um cruzamento fica ligada durante 3 segundos. A largura do cruzamento

Leia mais

Aula 07. ASSUNTOS: Gravitação; Movimento em um campo gravitacional uniforme; Movimento periódico; MHS; Sistema massa mola

Aula 07. ASSUNTOS: Gravitação; Movimento em um campo gravitacional uniforme; Movimento periódico; MHS; Sistema massa mola ASSUNTOS: Gravitação; Movimento em um campo gravitacional uniforme; Movimento periódico; MHS; Sistema massa mola 1. (UFC - 007) Uma partícula de massa m move-se sobre o eixo x, de modo que as equações

Leia mais

Física I Prova 3 7/06/2014

Física I Prova 3 7/06/2014 Nota Física I Prova 3 7/06/2014 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 2 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 12

Leia mais

Física I VS 18/07/2015

Física I VS 18/07/2015 Física I VS 18/07/2015 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: 20 questões de múltipla escolha. Cada questão vale 0,5 ponto Utilize: g = 9,80 m/s 2, exceto se houver alguma indicação em contrário. Nota 1.

Leia mais

m 1 m 2 FIG. 1: Máquina de Atwood m 1 m 2 g (d) Qual a relação entre as massas para que o sistema esteja em equilíbrio?

m 1 m 2 FIG. 1: Máquina de Atwood m 1 m 2 g (d) Qual a relação entre as massas para que o sistema esteja em equilíbrio? 1 II.5. Corpo rígido (versão: 20 de Maio, com respostas) 1. Determine o momento de inércia de uma régua de comprimento L e densidade uniforme nas seguintes situações : (a) em relação ao eixo que passa

Leia mais

Exercício 1. Exercício 2.

Exercício 1. Exercício 2. Exercício 1. Em um barbeador elétrico, a lâmina se move para frente e para trás ao longo de uma distância de 2,0 mm em movimento harmônico simples, com frequência de 120 Hz. Encontre: (a) a amplitude,

Leia mais

Física I Reposição 2 3/12/2014

Física I Reposição 2 3/12/2014 Nota Física I Reposição 3/1/014 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 6 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 14

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2011/2012. EIC0010 FÍSICA I 1o ANO 2 o SEMESTRE

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2011/2012. EIC0010 FÍSICA I 1o ANO 2 o SEMESTRE MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2011/2012 EIC0010 FÍSICA I 1o ANO 2 o SEMESTRE Prova com consulta de formulário e uso de computador. Duração 2 horas. Nome do estudante: Pode consultar

Leia mais

Mecânica 2007/ ª Série. 1. Discuta o trabalho realizado por um lançador de baseball quando atira uma bola.

Mecânica 2007/ ª Série. 1. Discuta o trabalho realizado por um lançador de baseball quando atira uma bola. Mecânica 2007/2008 4ª Série Questões 1. Discuta o trabalho realizado por um lançador de baseball quando atira uma bola. 2. Estime o tempo que lhe demora a subir um lance de escadas. Calcule então a potência

Leia mais

4ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT

4ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT 4ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT 1. Um bloco de 2 kg é colocado em cima de um bloco de 5 kg. Aplica-se uma força horizontal ao bloco de 5 kg. O coeficiente de atrito cinético entre o

Leia mais

Exame Mecânica e Ondas Curso: MIEET data: 02/05/12. Nome:... Número:... Grupo I (10 valores)

Exame Mecânica e Ondas Curso: MIEET data: 02/05/12. Nome:... Número:... Grupo I (10 valores) Exame Mecânica e Ondas Curso: MIEET data: 02/05/12 Nome:... Número:... Pode utilizar uma calculadora e uma folha A4 (duas páginas) com fórmulas. Utilize g = 9,80 m/s 2. Grupo I (10 valores) Assinalar a

Leia mais

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I FEP2195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I Prova Substitutiva - Gabarito 1. Dois blocos de massas 4, 00 kg e 8, 00 kg estão ligados por um fio e deslizam para baixo de um plano inclinado de

Leia mais

Universidade de São Paulo. Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009

Universidade de São Paulo. Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009 Universidade de São Paulo Instituto de Física FEP11 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 9 Primeira Lista de Exercícios Oscilações 1) Duas molas idênticas, cada uma de constante, estão

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte - PF de Física I - 017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [,7 ponto] Dois corpos de massas m 1 = m e m = m se deslocam em uma mesa horizontal sem atrito. Inicialmente possuem velocidades de

Leia mais

PSVS/UFES 2014 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do limite 2ª QUESTÃO. O domínio da função real definida por 3ª QUESTÃO

PSVS/UFES 2014 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do limite 2ª QUESTÃO. O domínio da função real definida por 3ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do limite 3 x 8 lim é x 2 x 2 2ª QUESTÃO O domínio da função real definida por é 3ª QUESTÃO A imagem da função real definida por, para todo, é GRUPO 1 PROVA DE MATEMÁTICA

Leia mais

Física 1 VS 15/07/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1 VS 15/07/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 VS 15/07/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua resposta.

Leia mais

y m Antes Depois NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I

y m Antes Depois NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I - 2016-1 Nota Q1 Questão 1 Três átomos idênticos de massa m se deslocam no plano horizontal xy com velocidades de mesmo módulo v 0, de tal forma que os três colidem

Leia mais

As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um

As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um alto-falante, ou de um instrumento de percussão. Um terremoto

Leia mais

Fisica I 2009/2010 Folha de Actividades para a Aula 03

Fisica I 2009/2010 Folha de Actividades para a Aula 03 Fisica I 2009/2010 Folha de Actividades para a Aula 03. Questão nº 1 a) A figura 1 mostra, do lado esquerdo o resultado de uma verificação experimental no laboratório. Na emissão de electrões pelo núcleo

Leia mais

Mecânica e Ondas 1º Ano -2º Semestre 2º Teste/1º Exame 05/06/ :00h. Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial

Mecânica e Ondas 1º Ano -2º Semestre 2º Teste/1º Exame 05/06/ :00h. Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial Mecânica e Ondas 1º Ano -º Semestre º Teste/1º Exame 05/06/013 15:00h Duração do Teste (problemas 3, 4 e 5): 1:30h Duração do Exame: :30h Leia o enunciado

Leia mais

Problemas de Mecânica e Ondas 7

Problemas de Mecânica e Ondas 7 Problemas de ecânica e Ondas 7 P 7. Considere que as vagonetas de massa m e m (ver figur podem ser representadas por dois pontos materiais localizados nos centros de massa respectivos, para efeito da descrição

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2º teste sumativo de FQA 24. novembro. 2014 Versão 1 11º Ano Turma A Professor: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 11 páginas

Leia mais

FÍSICA. Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2. Constante de Planck: 6,6 x J.s.

FÍSICA. Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2. Constante de Planck: 6,6 x J.s. FÍSIC Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: celeração da gravidade: 10 m/s Constante de lanck: 6,6 x 10-34 J.s 01. Um barco de comprimento L = 80 m, navegando no sentido da correnteza

Leia mais

Física I Prova 2 20/02/2016

Física I Prova 2 20/02/2016 Física I Prova 2 20/02/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10 questões

Leia mais

c) Compare o resultado da alínea anterior com o a variação da energia potencial elástica da massa ligada à mola.

c) Compare o resultado da alínea anterior com o a variação da energia potencial elástica da massa ligada à mola. 4 Trabalo e Energia 4.1. Num corpo actua uma força dada pela expressão F = (3 e x + 4 e y ) N. Calcule o trabalo que essa força realiza no deslocamento desse corpo ao longo das seguintes possíveis trajectórias:

Leia mais

FÍSICA LISTA 4 QUANTIDADE DE MOVIMENTO, GRAVITAÇÃO UNIVERSAL E EQUILÍBRIO

FÍSICA LISTA 4 QUANTIDADE DE MOVIMENTO, GRAVITAÇÃO UNIVERSAL E EQUILÍBRIO FÍSICA Prof. Bruno Roberto LISTA 4 QUANTIDADE DE MOVIMENTO, GRAVITAÇÃO UNIVERSAL E EQUILÍBRIO QUANTIDADE DE MOVIMENTO 1. (Pucrj 2013) Uma massinha de 0,3 kg é lançada horizontalmente com velocidade de

Leia mais

Mecânica e Ondas 1º Ano -2º Semestre 2º Exame 26/06/ :30h. Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial

Mecânica e Ondas 1º Ano -2º Semestre 2º Exame 26/06/ :30h. Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial Mecânica e Ondas 1º Ano -º Semestre º Exame 6/06/013 11:30h Duração do Exame: :30h Leia o enunciado com atenção. Justifique todas as respostas. Identifique

Leia mais

Mecânica 2007/ ª Série

Mecânica 2007/ ª Série Mecânica 007/008 ª Série Questões: 1. Se a velocidade média é nula durante um intervalo de tempo t e se v(t) é uma função contínua, mostre que a velocidade instantânea se deve anular em algum instante

Leia mais

Física I Verificação Suplementar 06/08/2016b

Física I Verificação Suplementar 06/08/2016b Física I Verificação Suplementar 06/08/2016b NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 20 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize: g = 9,80 m/s 2, exceto se houver alguma

Leia mais

4. Trabalho e Energia

4. Trabalho e Energia 4. Trabalo e Energia 4.1. Num corpo actua uma força dada pela expressão F = (3 e x + 4 e y ) N. Calcule o trabalo que essa força realiza no deslocamento desse corpo ao longo das seguintes possíveis trajectórias:

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Parte - P de Física I - 017- Nota Q1 88888 Nota Q Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DISCURSIVAS DEVEM SER APRESENTADAS APENAS NAS FOLHAS GRAMPEA- DAS DE FORMA CLARA E ORGANIZADA.

Leia mais

Instituto de Física - UFRJ Física I - Segunda Chamada - 2/03/2016. (c) 12gL/7 (d) 12gL/11 (e) 24gL/7. Parte 1 - Múltipla escolha - 0,6 cada

Instituto de Física - UFRJ Física I - Segunda Chamada - 2/03/2016. (c) 12gL/7 (d) 12gL/11 (e) 24gL/7. Parte 1 - Múltipla escolha - 0,6 cada Instituto de Física - UFRJ Física I - Segunda Chamada - 2/03/2016 Parte 1 - Múltipla escolha - 0,6 cada 1. Um avião move-se com velocidade horizontal constante v A de módulo 200 m/s. Ao passar sobre uma

Leia mais

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção.

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. Lista 10: Energia NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão de

Leia mais

b) O trabalh o realizado pela força durante o mesmo interv alo de tempo.

b) O trabalh o realizado pela força durante o mesmo interv alo de tempo. Capítulo 4 T rab alh o e E n e rg ia E x e rc íc io 4.1 : Sobre uma partícula de massa kg, actua durante s a força F = 1 6 tî + 1 t ĵ (N ). Sabendo q ue, q uando a força começa a actuar, a partícula já

Leia mais

Aluno (a): nº: Turma:

Aluno (a): nº: Turma: Aluno (a): nº: Turma: Nota Ano: 1º EM Data: / /2018 Trabalho Recuperação Final Professor (a): Lélio Matéria: Física Valor: 20,0 pts 1 O gráfico seguinte representa a projeção da força resultante que atua

Leia mais

Física I Prova 3 29/11/2014

Física I Prova 3 29/11/2014 Nota Física I Prova 3 9/11/014 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 6 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 8 questões

Leia mais

m R 45o vertical Segunda Chamada de Física I Assinatura:

m R 45o vertical Segunda Chamada de Física I Assinatura: Segunda Chamada de Física I - 016- NOME: Assinatura: DE Nota Q1 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo o tempo; a

Leia mais

Física 1. 2 a prova 26/05/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 26/05/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 26/05/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA:

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: VESTIBULAR UFPE UFRPE / 1998 2ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: FÍSICA 3 VALORES DE ALGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS Aceleração da gravidade : 1 m/s 2 Carga do elétron : 1,6 x 1-19 C Massa do elétron

Leia mais

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno 2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 15 de novembro Ano Letivo: 2016/2017 135 min + 15 min 1. Uma bola move-se segundo uma trajetória

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER)

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) 1) Uma máquina consome 4000 J de energia em 100 segundos. Sabendo-se que o rendimento dessa máquina é de 80%, calcule

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto Instituto de Física Segunda Prova de Física I 2017/1 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo o tempo; a resistência

Leia mais

Mecânica e Ondas. Docentes da disciplina: João Seixas e Mário Pinheiro MeMEC Department of Physics and Institute for Plasma and Nuclear Fusion,

Mecânica e Ondas. Docentes da disciplina: João Seixas e Mário Pinheiro MeMEC Department of Physics and Institute for Plasma and Nuclear Fusion, Mecânica e Ondas Série 3 Docentes da disciplina: João Seixas e Mário Pinheiro MeMEC Department of Physics and Institute for Plasma and Nuclear Fusion, Instituto Superior Técnico, Av. & 1049-001 Lisboa,

Leia mais

~é a força normal do bloco de cima sobre o bloco de baixo É o peso do bloco de cima (baixo)

~é a força normal do bloco de cima sobre o bloco de baixo É o peso do bloco de cima (baixo) Q1. (2,0 pontos) O coeficiente de atrito estático entre os blocos da figura vale 0,60. O coeficiente de atrito cinético entre o bloco inferior e o piso é de 0,20. A força F, aplicada ao bloco superior,

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS MAF- 04.05.2012 Prof. Dr. Antônio Newton Borges 1. Na caixa de 2,0 kg da figura abaixo são aplicadas duas forças, mais somente uma é mostrada. A aceleração da

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO Parte 2 - P2 de Física I - 2016-2 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Assinatura: Questão 1 - [2,4 ponto] Dois pequenos discos (que podem ser considerados como partículas), de massas m e 2m, se deslocam sobre uma

Leia mais

Física I Verificação Suplementar 06/08/2016a

Física I Verificação Suplementar 06/08/2016a Física I Verificação Suplementar 06/08/2016a NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 20 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize: g = 9,80 m/s 2, exceto se houver alguma

Leia mais

Física I Prova 1 04/06/2016a

Física I Prova 1 04/06/2016a Física I Prova 1 04/06/016a NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize: g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.

Leia mais

Física 1. 3 a prova 30/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 3 a prova 30/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 3 a prova 30/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

(d) K 1 > K 2 e K 2 < K 3 (e) K 1 = K 3 < K 2

(d) K 1 > K 2 e K 2 < K 3 (e) K 1 = K 3 < K 2 Segunda Prova de Física I - 019/1 Instituto de Física Nas questões onde for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; a resistência do ar é nula; a aceleração da gravidade tem módulo

Leia mais

Lista 11: Trabalho. Questões

Lista 11: Trabalho. Questões Lista 11: Trabalho Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de problemas

Leia mais

Física e Química A Bloco II Teste Sumativo 2A 14/12/2011

Física e Química A Bloco II Teste Sumativo 2A 14/12/2011 E s c o l a S e c u n d á r i a d e A l c á c e r d o S a l Ano lectivo 2011/2012 Física e Química A Bloco II Teste Sumativo 2A 14/12/2011 1. O movimento de uma partícula é descrito pelos seguintes gráficos

Leia mais

Física 1. 1 a prova 23/09/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 23/09/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 23/09/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

em que é a constante de gravitação universal, é a massa da Terra e é a distância do satélite ao centro do Terra.

em que é a constante de gravitação universal, é a massa da Terra e é a distância do satélite ao centro do Terra. Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica Licenciatura em Engenharia Geológica e de Minas Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação Mecânica e Ondas 1º Ano -2º Semestre 2º Teste/1º Exame 14/06/2016

Leia mais