National Meeting on the Mozambique Case Study on Trade in Services and Sustainable Development

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "National Meeting on the Mozambique Case Study on Trade in Services and Sustainable Development"

Transcrição

1 National Meeting on the Mozambique Case Study on Trade in Services and Sustainable Development Venue: VIP Hotel, Maputo, Mozambique 6-7 November 2006`

2 Enquadramento Institucional do Turismo em Mocambique Criação do MITUR (2000) No ano 2000, foi criado o MITUR com atribuições nas áreas de hotelaria e Turismo (Áreas de conservação). E a subsequentemente, implantadas as DPTURs Instituições tuteladas Fundo Nacional do Turismo - FUTUR (1993) Em 2002 procedeu-se a re-engenharia do FUTUR Agencia de Desenvolvimento da Costa dos Elefantes ADCE (2001) Hotel Escola Andalucia - HEA (1992) Outros órgãos do MITUR Comissão de Facilitação Turística CFT (1995) Comissão de Marketing (2003) Fórum do Turismo (em criação)

3 Enquadramento Institucional do Turismo em Mocambique Sistema Nacional do Turismo (organização e Funcionamento do Turismo Vs. Principais actores) 1. Sector publico (Estado + Autarquias locais e seus serviços + instituições de ensino - HEA + Universidade de Hotelaria e Turismo de I Bane) Situação actual: Existente 2. Sector privado (empresários e suas associações; instituições de ensino - ISPU + UCM) Situação actual: Insipiente / a necessitar de melhor organização. 3. Sector misto (turistas + comunidades locais + parceiros de cooperação - ONG s, etc.) Situação actual: Existente

4 Problemas que se colocam a nivel organizacional Questões que se colocam a nível organizacional Será necessário a existência de um Ministério autónomo. Problemas de hierarquia e prioridades... Que funções devem ser acometidas ao Sector de Hotelaria e Turismo, e na sua relação com outros sectores. Como melhorar a sua orgânica (em termos de órgãos ou entidades que devem lidar com o turismo) Que interacção com os diversos actores no turismo, e em especial com o sector privado (dado que o Governo entende que o S. Privado é que deve liderar o investimento turístico, actividade turística e o Estado esta a retirar-se da exploração e propriedade de muitos estabelecimentos turísticos)

5 Quadro Legal - Turismo Politicas e estrategias Politica e estrategia de florestas e fauna bravia (1995) Politica do Turismo e Estrategia da Sua Implementacao (2003) Plano Estrategico do Desenvolvimento do Turismo (2004) Legislacao do turismo Lei e Florestas e Fauna Bravia (1999) Regulamento de Florestas e Fauna Bravia (2002) Lei do Turismo (2004) Regulamento do Alojamento Restauracao e Bebidas (2005) Regulamento de Agencias Viagens e Turismo e Profissionais de Informacao Turistica (2005)

6 Quadro Legal - Turismo Politicas que afectam o turismo Politica do ambiente (1997) Legislacao complementar Lei de investimentos (1993) Lei de terras (1997) Lei de ambiente (1999)

7 Problemas que se colocam a nivel organizacional Questões que se colocam a nível de políticas e legislação 1. Descoordenação / Falta de harmonização na elaboração de políticas. Resultados: políticas e legislações incompatíveis ou conflituosas 2. Procedimentos e requisitos estabelecidos em legislações diferenciadas e as vezes repetitivos (Ex: procedimentos repetitivos e exagerados) 3. Fraca divulgação das políticas e legislação, o que gera desconhecimento das mesmas e dificulta a realização de investimentos turísticos. (Ex: os investidores estrangeiros desconfiam do quadro legal e quase sempre recorrem a escritórios de advogacia)

8 Exercicio de actividades turisticas Questões previas / Requisitos comuns: Deve estar legalmente prevista (Lei do Turismo) para ser objecto de licenciamento. O licenciamento é obrigatório, através da entidade com competência para o efeito

9 Exercicio de actividades turisticas Procedimentos específicos Hotelaria e restauração: 1. Apresentação do projecto (MITUR ou CPI) 2. Obtenção do DUAT / Titulo de propriedade do imóvel implantado (a terra e propriedade do Estado e não pode ser vendida ou alugada. Ela e cedida para exercício de actividades económicas) Constituição em sociedade comercial (opcional) 3. Autorização das autoridades locais 4. Licença de construção 5. Licença ambiental (dependendo da área a implantar o projecto) 6. Taxas de licenciamento. 7. Alvará (licença para o exercício da actividade), por tempo indeterminado

10 Exercicio de actividades turisticas Procedimentos específicos agenciamento: 1. Apresentação do projecto (MITUR ou CPI???) 2. Titulo de propriedade do imóvel implantado ou obtenção do DUAT 3. Obrigatoriedade de constituição de empresa comercial em Moçambique ou Sucursal 4. Autorização das autoridades locais 5. Garantia bancaria ( ,00MTn Operador turístico e ,00MTn Agencia de viagens) 6. Seguros (mínimo: 1 ano, mas sujeito a renovação) 7. Taxas de licenciamento. 8. Licença para o exercício da actividade. Validade entre 1 a 5 anos, sujeito a renovação.

11 Exercicio de actividades turisticas Constrangimentos Procedimentos diferenciados e pouca utilização das tecnologias de informação para torna-los mais céleres (Ex: internet, , digitalizacao de dados) Tempo de licenciamento vs procedimentos Tentativa de proteger a Administração publica em prejuízo do particular (não aceitação do principio de indeferimento tácito Competência de licenciamento concentrada em titulares de cargos políticos e não técnicos/especialistas (Ex: Ministro do Turismo, Governador Provincial, Presidente do Conselho Municipal, Administrador de distrito e não dos Directores nacionais ou provinciais) Fraca formação dos quadros e de actualização dos conhecimentos para se adequarem aos avanços e modernização do sector. (Falta de cerebros pensantes para o sector).

12 Enquadramento do turismo a nivel regional Legislação nacional Tratado da SADC Protocolo do turismo (Univisa) Retosa (promocao do turismo) Projectos turisticos de dimensao regional Anexo da SADC Projectos transfronteiricos (ACTF/TFCA) GLTP (MoZ/SA/ZW) Lubombo (MoZ/SA/SW) Chimanimani (MoZ/ZW) Zimoza (ZW/MOZ/Zambia)

13 Parcerias publico e privado Princípio em implementação: O Governo esta a promover bastante a parceria publico e privada. Inclusive acomodando na legislação esse principio (Antes a maioria dos empreendimentos turísticos eram propriedade privada mas desde os anos 90 que o Governo esta a privatizar a maior parte desses empreendimentos a nacionais e estrangeiros O Governo esta a promover a parceria publico-privada na gestão de determinados empreendimentos e utilização de recursos turísticos Promoção também da parceria publico-privada, principalmente: Educação vs. Formação turística (com instituições de ensino publicas e privadas a serem criadas) Gestão de recursos naturais (parques, reservas, coutadas, projectos comunitários, etc.) Marketing turistico

14 Parcerias publico e privado Razoes das iniciativas governamentais: Falta de recursos financeiros do Estado Falta de infraestruturas socio-economicas Obter o Know-how do sector privado e parceiros de cooperação Tornar a utilização e gestão dos recursos sustentáveis Permitir que esses recursos satisfaçam e contribuam para o fortalecimento do sector empresarial nacional dada a forte participação do investimento estrangeiro no turismo; Permitir que as comunidades locais se beneficiem directamente da existência desses recursos, e Permitir a satisfacao do interesse publico atraves do envolvimento do sector privado.

15 Constrangimentos gerais Vários procedimentos para a mesma actividade; Diversas instituições com competências; semelhantes (o que gera conflito de interesses e distorção nas políticas e estratégias do governo); Diferenciada legislação aplicável ao turismo; Falta de conhecimento e implementacao da legislação internacional (protocolo do turismo da SADC, Acordos comerciais bilaterais, acordos de promoção e protecção de investimentos); Forte concorrência das varias entidades governamentais em pretender obter receitas atraves do turismo vs. Interesse em licenciar o exercicio da actividade (taxas de turismo).

16 Que accoes a realizar: Liberalizacao vs Desafios Melhorar o ambiente do negócios no geral Proceder a coordenação das políticas e estratégias sectoriais (procedimentos/tempo de autorização /legislação aplicável) Harmonizar a legislação nacional com a legislação internacional (especialmente da SADC) Harmonizar os objectivos regionais (SADC) com os objectivos nacionais (redução da pobreza PARPA II, fortalecimento do sector privado nacional, visão 2020, etc.) Posicionar o turismo de Moçambique no contexto regional (olhar para o que os outros estão a fazer, fazer uma analise SWOT e potenciar as suas vantagens comparativas) Potenciar a formação de quadros nacionais especializados em turismo: Impacto na geracao de emprego (agora: trabalhadores; e gera postos de trabalho a todo o momento) Tirar vantagens dos projectos transfronteiras como veículos para o desenvolvimento do turismo e integração regional

17 Que accoes a realizar: liberalizacao vs Desafios Liberalizar apenas os subsectores com condições favoráveis. Mas equacionar antes as vantagens a obter da liberalização. E por isso, começar com um processo de liberalização a nível regional - SADC e depois multilateral. Equacionar a liberalização com o seu impacto social. Especialmente a preocupação no sentido de se contribuir de forma directa para a redução da pobreza. Ex: benefícios para as comunidades vs. utilização dos recursos naturais de que elas são detentoras; beneficios da implantação de empreendimentos turísticos em redor das comunidades. Equacionar as vantagens económicas: o que pode significar o livre acesso ao mercado moçambicano. Uma economia de escala? Distorcao do comercio? Esta o sector privado preparado para a competitividade? Que benefícios o Pais pode retirar? Equacionar a vontade política: Ha interesse político na liberalização? Qual a visão política? Qual a estratégia do governo?

18 Fim MUITO OBRIGADO!

National Meeting on the Mozambique Case Study on Trade in Services and Sustainable Development

National Meeting on the Mozambique Case Study on Trade in Services and Sustainable Development National Meeting on the Mozambique Case Study on Trade in Services and Sustainable Development Venue: VIP Hotel, Maputo, Mozambique 6-7 November 2006 Estrutura da Apresentacao 1. Observacoes sobre a Economia

Leia mais

MINISTÉRIO DO TURISMO

MINISTÉRIO DO TURISMO MINISTÉRIO DO TURISMO O Projecto Áreas de Conservação Transfronteiriças e Desenvolvimento de Turismo (ACTFDT) representa a Segunda Fase de um programa de 15 anos PROJECTO ÁREAS DE CONSERVAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇAS

Leia mais

O Turismo Sexual Infantil: Que Resposta Legal em

O Turismo Sexual Infantil: Que Resposta Legal em O Turismo Sexual Infantil: Que Resposta Legal em Hélder Chambal Advogado Mestre em Direito do Comércio Internacional Email: hchamball@gmail.com Cel: +(258) 84 7015590 Maputo - Moçambique Tópicos 1. Conceito

Leia mais

PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO NO CONTEXTO DO CAADP

PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO NO CONTEXTO DO CAADP República de Moçambique Ministério da Agricultura PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO NO CONTEXTO DO CAADP O PACTO DO CAADP Apresentação aos Parceiros 01 de Dezembro de 2011 1 CONTEÚDO DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

Termos de Referência

Termos de Referência Mozambique Support Program for Economic Enterprise Development Sun Square Commercial Centre, 2 nd Floor, Rua Beijo da Mulata nº 98, Sommerschield II Tel: (+258) 21 498169 or 82 3073688 Termos de Referência

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS. Formulação de um Programa de Turismo da SADC

CADERNO DE ENCARGOS. Formulação de um Programa de Turismo da SADC CADERNO DE ENCARGOS Formulação de um Programa de Turismo da SADC 1. Contexto Ao nível mundial, o turismo é a terceira maior indústria no mundo, contribuindo com 10,4% do PIB geral e oferecendo 313 milhões

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA CULTURA E TURISMO INSTITUTO NACIONAL DO TURISMO TERMOS DE REFERÊNCIA

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA CULTURA E TURISMO INSTITUTO NACIONAL DO TURISMO TERMOS DE REFERÊNCIA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA CULTURA E TURISMO INSTITUTO NACIONAL DO TURISMO TERMOS DE REFERÊNCIA Título da Posição: TECNICO DE PROMOÇÃO TURÍSTICA Duração: Local: Instituição: RENOVAÇÃO DEPENDENDO

Leia mais

Desenvolvimento Industrial em. Moçambique. African Iron&Steel Conference, de 23 de Juhno de 2015, Hotel Avenida, Maputo, Moçambique

Desenvolvimento Industrial em. Moçambique. African Iron&Steel Conference, de 23 de Juhno de 2015, Hotel Avenida, Maputo, Moçambique República de Moçambique African Iron&Steel Conference, de 23 de Juhno de 2015, Hotel Avenida, Maputo, Moçambique Direcção Nacional da Industria Desenvolvimento Industrial em Moçambique Eng. Mateus Matusse

Leia mais

Balanço dos 10 anos de delimitação de terras comunitárias

Balanço dos 10 anos de delimitação de terras comunitárias GOVERNO DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA AGRICULTURA Direcção Nacional de Terras e Florestas Balanço dos 10 anos de delimitação de terras comunitárias 2008 Nampula, 9-11 de Março de 2010 Estrutura da apresentação

Leia mais

FÓRUM DE ELECTRIFICAÇÃO RURAL EM MOÇAMBIQUE

FÓRUM DE ELECTRIFICAÇÃO RURAL EM MOÇAMBIQUE REPÚBLIC A DE MOÇAMBIQUE --------- MINISTÉRIO DA ENERGIA FÓRUM DE ELECTRIFICAÇÃO RURAL EM MOÇAMBIQUE ÚLTIMOS DESENVOLVIMENTOS NO ÂMBITO DO QUADRO LEGAL DO SECTOR ELÉCTRICO E O PAPEL DAS PPPs NA PRODUÇÃO

Leia mais

Fórum das Exportações

Fórum das Exportações Ponta Delgada 27 de Junho de 2011 Arnaldo Machado Director Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade 1 Internacionalização Delimitação do conceito compreende todo o tipo de intervenção qualitativamente

Leia mais

ESTRATÉGIA PARA FOMENTAR O TURISMO NO ESPAÇO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP

ESTRATÉGIA PARA FOMENTAR O TURISMO NO ESPAÇO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP ESTRATÉGIA PARA FOMENTAR O TURISMO NO ESPAÇO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP 2 ESTRATÉGIA PARA FOMENTAR O TURISMO NO ESPAÇO DA COMUNIDADES DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA - CPLP 1

Leia mais

Termos de Referencia para Assessor Sénior da ANAC ASSESSOR SÉNIOR PARA DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Termos de Referencia para Assessor Sénior da ANAC ASSESSOR SÉNIOR PARA DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Termos de Referencia para Assessor Sénior da ANAC Titulo da Posição: Período de desempenho: ABRIL A SETEMBRO DE 2014 Dias de trabalho: 110 DIAS EQUIVALENTE A 5 MESES RENOVÁVEIS Nome do consultor: PD ASSESSOR

Leia mais

II Conferência do Turismo e Hotelaria O Turismo em Portugal após 2009 [Oportunidades e Desafios]

II Conferência do Turismo e Hotelaria O Turismo em Portugal após 2009 [Oportunidades e Desafios] II Conferência do Turismo e Hotelaria O Turismo em Portugal após 2009 [Oportunidades e Desafios] Painel: Como é que os destinos turísticos se estão a preparar? O caso do Destino Douro Porto, 18 de Junho

Leia mais

REGULAMENTA O REGISTO NACIONAL DE TURISMO E DEFINE O ÂMBITO E AS SUAS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO

REGULAMENTA O REGISTO NACIONAL DE TURISMO E DEFINE O ÂMBITO E AS SUAS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO REGULAMENTA O REGISTO NACIONAL DE TURISMO E DEFINE O ÂMBITO E AS SUAS CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO Aprovado pela Portaria n.º 1087/2010, de 22 de outubro Entrada em vigor: 23-10-2010. Não dispensa a consulta

Leia mais

Estágio Actual da Ocupação da Terra em Moçambique

Estágio Actual da Ocupação da Terra em Moçambique Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural Estágio Actual da Ocupação da Terra em Moçambique Conferência Comemorativa de 20 anos da Lei de Terras. Maputo, 19 de Outubro de 2017 Contextualização

Leia mais

TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE

TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE O PROGRAMA TEMÁTICO TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE Identificação das prioridades - Convite para apresentação de propostas 2011 SÍNTESE DOS INSTRUMENTOS FINANCEIROS DA UE até 2013 Instrumento Europeu para

Leia mais

Av. Filipe Samuel Magaia, Edificio do INSS, Lichinga, Moçambique Tel: Fax: Cel: Av.

Av. Filipe Samuel Magaia, Edificio do INSS, Lichinga, Moçambique Tel: Fax: Cel: Av. Quem somos? GOVERNO SUECO GOVERNO MOÇAMBICANO PROGRAMA AVANTE NIASSA (COORDENAÇÃO) SECTOR PÚBLICO INFRA- ESTRUTURAS SECTOR PRIVADO PROGRAMA MALONDA PROGRAMA MALONDA -AMODER- Nakosso - Nakosso - SOCIEDADE

Leia mais

Revisão da Lei dos 20%

Revisão da Lei dos 20% ADEL SOFALA Agencia de Desenvolvimento Económico Local de Sofala Revisão da Lei dos 20% A lei n.º 10/99, de 7 de Julho, Lei de Florestas e Fauna bravia, no n.º 1 do seu artigo 35, INTRODUÇÃO determina

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO REGIONAL ALENTEJO 2020

PLANO DE ACÇÃO REGIONAL ALENTEJO 2020 FORUM REGIONAL ALENTEJO 2020 DESAFIOS E OPORTUNIDADES PLANO DE ACÇÃO REGIONAL ALENTEJO 2020 COMISSÃO DE COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO ALENTEJO Joaquim Fialho joaquim.fialho@ccdr-a.gov.pt Vendas

Leia mais

Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes. IIAM, 15 de Setembro de 2014

Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes. IIAM, 15 de Setembro de 2014 Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014 1. Antecedentes O MINAG desenvolveu o Programa Nacional e o Regulamento de Gestão de Fertilizantes Aprovados

Leia mais

Excelência, Senhor Ministro da Indústria e do Comércio, Dr. Armando Inroda,

Excelência, Senhor Ministro da Indústria e do Comércio, Dr. Armando Inroda, 1º Encontro Económico e Empresarial Público-Privado" promovido pela Confederação Empresarial da CPLP 17 de Julho de 2013, Hotel Polana, Maputo Intervenção do Secretário Executivo da CPLP Embaixador Murade

Leia mais

Resultados da Pesquisa sobre Políticas de CTI e Instrumentos de Política (GO-SPIN)

Resultados da Pesquisa sobre Políticas de CTI e Instrumentos de Política (GO-SPIN) Resultados da Pesquisa sobre Políticas de CTI e Instrumentos de Política (GO-SPIN) República de Moçambique Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional Maputo, 19 de Novembro

Leia mais

O PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO DE MOÇAMBIQUE PEDSA. Impacto esperado com a implementação do PEDSA através do CAADP

O PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO DE MOÇAMBIQUE PEDSA. Impacto esperado com a implementação do PEDSA através do CAADP O PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO DE MOÇAMBIQUE A SER IMPLEMENTADO ATRAVÉS DO PEDSA O PACTO A SER IMPLEMENTADO PELO PEDSA: PRIORIDADES Impacto esperado com a implementação do PEDSA através

Leia mais

Plano Estratégico de Promoção de Investimento Privado em Moçambique (PEPIP )

Plano Estratégico de Promoção de Investimento Privado em Moçambique (PEPIP ) REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA ECONOMIA E FINANÇAS CENTRO DE PROMOÇÃO DE INVESTIMENTOS CONFERENCIA DE INVESTIDORES DO CORREDOR DE NACALA Plano Estratégico de Promoção de Investimento Privado em

Leia mais

Registo e reconhecimento dos direitos sobre a terra das comunidades - Oportunidades e Desafios

Registo e reconhecimento dos direitos sobre a terra das comunidades - Oportunidades e Desafios Registo e reconhecimento dos direitos sobre a terra das comunidades - Oportunidades e Desafios 5a Conferência do Maneio Comunitário de Recursos Naturais 19 á 20 Fevereiro de 2018 Maputo, Moçambique Objectivo

Leia mais

Tema I: Composição e Funcionamento do Fórum da CETS

Tema I: Composição e Funcionamento do Fórum da CETS GRUPO 2 Áreas Protegidas em processo de adesão à CETS Parques en proceso de adhesion a la CETS Tema I: COMPOSIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO FÓRUM DA CETS Exemplo do Parque Nacional da Peneda-Gerês Carla Rodrigues

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE ENQUADRAMENTO DE ESTAGIÁRIOS Programa de Liderança para a Conservação CLP)

TERMOS DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE ENQUADRAMENTO DE ESTAGIÁRIOS Programa de Liderança para a Conservação CLP) TERMOS DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE ENQUADRAMENTO DE ESTAGIÁRIOS Programa de Liderança para a Conservação CLP) I - INTRODUÇÃO A Fundação para a Conservação da Biodiversidade

Leia mais

CONCESSÕES FLORESTAIS E COMUNIDADES. Pequenos Libombos, 03 de Maio de 2012

CONCESSÕES FLORESTAIS E COMUNIDADES. Pequenos Libombos, 03 de Maio de 2012 REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DIRECÇÃO NACIONAL DE TERRAS E FLORESTAS CONCESSÕES FLORESTAIS E COMUNIDADES Pequenos Libombos, 03 de Maio de 2012 Conteúdo da apresentação I. Objectivos

Leia mais

Departamento Farmacêutico

Departamento Farmacêutico REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA SAÚDE Departamento Farmacêutico Entidade Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde Tania V. Sitoie Outubro de 2016 Bio Latim America São Paulo 1 Estrutura Departamento

Leia mais

Ponto de Situação da Implementação da Estrategia para a Melhoria do Ambiente de Negocios PSWG Fevereiro de 2009

Ponto de Situação da Implementação da Estrategia para a Melhoria do Ambiente de Negocios PSWG Fevereiro de 2009 REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO GABINTE DO APOIO AO SECTOR PRIVADO Ponto de Situação da Implementação da Estrategia para a Melhoria do Ambiente de Negocios PSWG Fevereiro de

Leia mais

As PME s em Moçambique

As PME s em Moçambique MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO Seminário Económico Moçambique Portugal As em Moçambique Por Claire Zimba Existimos para Auditório da Culturgest, 10:40Hrs 11:00Hrs, 17 de Julho de 2015, Lisboa - Portugal

Leia mais

Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau)

Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) Plano de Acção para a Cooperação Económica e Comercial 1ª Conferência Ministerial 13 de Outubro de 2003

Leia mais

Assembly/AU/Decl.2 (XVIII) Pág. 1

Assembly/AU/Decl.2 (XVIII) Pág. 1 Pág. 1 DECLARAÇÃO SOBRE O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURAS EM ÁFRICA (PIDA) Doc: EX.CL/702(XX) Nós, os Chefes de Estado e de Governo da União Africana, reunidos na nossa Décima Oitava Sessão

Leia mais

MOÇAMBIQUE V. Castelo

MOÇAMBIQUE V. Castelo MOÇAMBIQUE V. Castelo 27.03.2014 Superfície: 800 mil km 2 PIB: 15 mm USD (2013) e PIB per capita: 585 USD(2013) e Crescimento PIB: 7,0% (2013) e Inflação: 3,3% (2013) e (e) Estimativa Fonte: EIU Dados

Leia mais

PROGRAMA DO FÓRUM DE INFRAESTRUTURAS

PROGRAMA DO FÓRUM DE INFRAESTRUTURAS PROGRAMA DO FÓRUM DE INFRAESTRUTURAS Ambiente de Negócios em Moçambique vs Potencial dos Corredores de Desenvolvimento Tete, 7 e 8 de Junho 2017 Conteúdo Parcerias Público-Privadas Regime Fiscal Genérico

Leia mais

Os Serviços de Água em Angola

Os Serviços de Água em Angola Os Serviços de Água em Angola Pontes e Parcerias nos Países de Língua Portuguesa Esposende, 27 de Junho de 2017 Fátima Martins Secretária Geral do Ministério da Energia e Águas Agenda 1. Introdução 2.

Leia mais

BOLETIM DA REPÚBLICA PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Quarta-feira, 10 de de Dezembro Fevereiro de 2010 I SÉRIE I Número 485 SUMÁRIO

BOLETIM DA REPÚBLICA PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Quarta-feira, 10 de de Dezembro Fevereiro de 2010 I SÉRIE I Número 485 SUMÁRIO Quarta-feira, 0 de de Dezembro Fevereiro de 00 I SÉRIE I Número 85 BOLETIM DA REPÚBLICA PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE SUMÁRIO Conselho de Ministros: Decreto n.º 57/00: Cria uma Zona de

Leia mais

Apresentação da Estratégia Nacional de Mudanças Climáticas. DONDO, 20 de NOVEMBRO de 2014 MICOA/DPCA-Sofala

Apresentação da Estratégia Nacional de Mudanças Climáticas. DONDO, 20 de NOVEMBRO de 2014 MICOA/DPCA-Sofala Apresentação da Estratégia Nacional de Mudanças Climáticas DONDO, 20 de NOVEMBRO de 2014 MICOA/DPCA-Sofala Estrutura da apresentação da estratégia Introdução Processo da elaboração da ENMC Estrutura ENMC

Leia mais

Reflorestamento em Moçambique

Reflorestamento em Moçambique Mozambique ZAMBIA TANZANIA MALAWI Niassa Cabo Delgado Tete Nampula Zambezia Reflorestamento em Moçambique ZIMBABWE SOUTH AFRICA Gaza Maputo Sofala SWAZILAND II. Potencial Florestal em Moçambique 1. Moçambique

Leia mais

ÁFRICA OCIDENTAL MELHOR CLIMA PARA OS NEGÓCIOS E PARA O INVESTIMENTO NA

ÁFRICA OCIDENTAL MELHOR CLIMA PARA OS NEGÓCIOS E PARA O INVESTIMENTO NA MELHOR CLIMA PARA OS NEGÓCIOS E PARA O INVESTIMENTO NA ÁFRICA OCIDENTAL Fazer com que a integração regional funcione para a população e para o sector privado na África Ocidental Este projecto é financiado

Leia mais

XXXII Congresso da APAVT

XXXII Congresso da APAVT XXXII Congresso da APAVT 4 de Dezembro de 2006 Objectivos I. O Projecto APAVTForm II. A Equipa III. Oferta Formativa IV. Diagnóstico de Necessidades de Formação V. O Site APAVTForm VI. Perspectivas Futuras

Leia mais

Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental

Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental Biodiversidade Biodiversidade é a grande variedade de formas de vida, ( animais e Vegetais)

Leia mais

CONSERVAÇÃO EM NÚMEROS

CONSERVAÇÃO EM NÚMEROS CONSERVAÇÃO EM NÚMEROS US$10 MILHÕES Custo actual anual de manutenção da rede de áreas de conservação 50% O mangal do Delta do rio Zambeze representa quase 50% da área de mangal de Moçambique 25% Vinte

Leia mais

BASES JURÍDICAS PARA O PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO. económico geral. das instituições

BASES JURÍDICAS PARA O PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO. económico geral. das instituições ANEXO III BASES JURÍDICAS PARA O PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO 1 Artigo 14.º Base jurídica Descrição Elementos processuais 1 Artigo 15.º, n. 3 Artigo 16.º, n. 2 Artigo 18.º Artigo 19.º, n. 2 Artigo 21.º,

Leia mais

Os desafios da implementação de projetos de reutilização de águas residuais em Portugal. Universidade de Évora, 9 de Outubro 2012

Os desafios da implementação de projetos de reutilização de águas residuais em Portugal. Universidade de Évora, 9 de Outubro 2012 Os desafios da implementação de projetos de reutilização de águas residuais em Portugal Universidade de Évora, 9 de Outubro 2012 A Indústria em números 2010 Nº de campos de golfe em funcionamento em Portugal

Leia mais

Programa da CUA sobre o Quadro Regulamentar Continental Harmonizado do Sector de Energia em África: O Caso do Sector de Electricidade

Programa da CUA sobre o Quadro Regulamentar Continental Harmonizado do Sector de Energia em África: O Caso do Sector de Electricidade IE18995 47/22/12 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, Ethiopia P. O. Box 3243 Telephone: +251 11 551 7700 / Fax: +251 11 5 517 844 website: www.au.int Primeira Sessao Ordinária do

Leia mais

Mozambique

Mozambique Climate Change and Market Access Policy Responses in Mozambique 17-09-2011 1 Quadro Jurídico Legal para Mudanças Climáticas Introdução O Governo de Moçambique, ONGs e a Comunidade Internacional estão empenhados

Leia mais

Grandes Desenvolvimentos Regulatórios nos Países de Língua Oficial Portuguesa

Grandes Desenvolvimentos Regulatórios nos Países de Língua Oficial Portuguesa República Democrática de São Tomé e Principe X Conferência RELOP A COOPERAÇÃO REGIONAL NO SETOR ENERGÉTICO NOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA Grandes Desenvolvimentos Regulatórios nos Países de Língua

Leia mais

ANÚNCIO DE VAGA DE SECRETÁRIO EXECUTIVO DA COMISSÃO DO LIMPOPO (LIMCOM)

ANÚNCIO DE VAGA DE SECRETÁRIO EXECUTIVO DA COMISSÃO DO LIMPOPO (LIMCOM) ANÚNCIO DE VAGA DE SECRETÁRIO EXECUTIVO DA COMISSÃO DO LIMPOPO (LIMCOM) 1 Antecedentes Um dos objectivos do Protocolo da SADC sobre os Cursos de Águas Compartilhados, assinado a 7 de Agosto de 2000, é

Leia mais

PROPOSTA DE PILARES PARA O PRÓXIMO PROGRAMA DE APOIO AS POLÍTICAS (PSI) APRESENTAÇÃO AO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DO FMI E PERSPECTIVAS

PROPOSTA DE PILARES PARA O PRÓXIMO PROGRAMA DE APOIO AS POLÍTICAS (PSI) APRESENTAÇÃO AO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DO FMI E PERSPECTIVAS PROPOSTA DE PILARES PARA O PRÓXIMO PROGRAMA DE APOIO AS POLÍTICAS (PSI) APRESENTAÇÃO AO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DO FMI E PERSPECTIVAS MAPUTO, 11 DE MARÇO DE 2013 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS AUTORIDADE TRIBUTÁRIA DE MOÇAMBIQUE BENEFICIOS FISCAIS PARA O SECTOR DE HOTELARIA E TURISMO

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS AUTORIDADE TRIBUTÁRIA DE MOÇAMBIQUE BENEFICIOS FISCAIS PARA O SECTOR DE HOTELARIA E TURISMO REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DAS FINANÇAS AUTORIDADE TRIBUTÁRIA DE MOÇAMBIQUE BENEFICIOS FISCAIS PARA O SECTOR DE HOTELARIA E TURISMO 1 Código dos Benefícios Fiscais, aprovado por Decreto nº 4/2009,

Leia mais

Seguimento da última Conferência dos Ministros Africanos de Economia e Finanças (CAMEF II)

Seguimento da última Conferência dos Ministros Africanos de Economia e Finanças (CAMEF II) Distr.: Geral Data: 10 de Março 2008 COMISSÃO DA UNIÃO AFRICANA Terceira Sessão de CAMEF Primeira Reunião Conjunta Anual da Conferência da UA de Ministros de Economia e Finanças e Conferência da CEA de

Leia mais

Victor Ceita Advogado sócio FBL - Advogados Angola

Victor Ceita Advogado sócio FBL - Advogados Angola Victor Ceita Advogado sócio FBL - Advogados Angola Estado actual da legislação de telecomunicações e suas tendências futuras Enquadramento Fases essenciais das telecomunicações em Angola:. Fase do controlo

Leia mais

Gestão para criação de um Destino Sustentável

Gestão para criação de um Destino Sustentável Gestão para criação de um Destino Sustentável Sistema LiderA - Turismo Construção Sistemas - Uso Manuel Duarte Pinheiro Engenheiro do Ambiente (1985), Ph.D., Profº do Departamento de Engenharia Civil,

Leia mais

Função Principal do Cargo: Promover a paz e a segurança na Região. Áreas Principais de Resultados

Função Principal do Cargo: Promover a paz e a segurança na Região. Áreas Principais de Resultados ANÚNCIO DE VAGA O Secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) convida os cidadãos dos Estados Membros da SADC, devidamente qualificados e com experiência, a candidatarem-se para

Leia mais

O Fluxo dos Óleos Usados enquadramento nacional e comunitário

O Fluxo dos Óleos Usados enquadramento nacional e comunitário -Sumário O Fluxo dos Óleos Usados enquadramento nacional e comunitário 1.ª Convenção SOGILUB Porque o Óleo tem mais Vidas Enquadramento legal Comunitário nacional Mário Grácio 9 de Novembro de 2010 O sector

Leia mais

REUNIÃO ÓRGÃOS SOCIAIS 1 DE DEZEMBRO DE 2013

REUNIÃO ÓRGÃOS SOCIAIS 1 DE DEZEMBRO DE 2013 REUNIÃO ÓRGÃOS SOCIAIS 1 DE DEZEMBRO DE 2013 1 AGENDA 1. DEFINIÇÃO SAÚDE, TURISMO DE SAÚDE E BEM-ESTAR E DOS SEUS SECTORES 2. MISSÃO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TURISMO DE SAÚDE E BEM-ESTAR CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

SI INOVAÇÃO TURISMO SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO E EMPREENDORISMO QUALIFICADO (AVISO DE CANDIDATURA JANEIRO 2011) INFORMAÇÃO SINTETIZADA

SI INOVAÇÃO TURISMO SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO E EMPREENDORISMO QUALIFICADO (AVISO DE CANDIDATURA JANEIRO 2011) INFORMAÇÃO SINTETIZADA SI INOVAÇÃO SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO E EMPREENDORISMO QUALIFICADO (AVISO DE CANDIDATURA JANEIRO 2011) TURISMO QREN QUADRO DE REFERÊNCIA ESTRATÉGICO NACIONAL 2007-2013 INFORMAÇÃO SINTETIZADA 1 ÍNDICE

Leia mais

Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto

Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto Página 1 de 10 Considerando que o acesso à terra é fundamental para o processo de reconstrução, construção e desenvolvimento económico e social do País e

Leia mais

Documento de Referência 2

Documento de Referência 2 Reunião do Grupo de Trabalho sobre o Estabelecimento de um Comité de Conservadores Gerais Africanos 17 29 de Outubro de 2017 Victoria Fall, Zimbabwe EA20873 13/13/22/10 Documento de Referência 2 Estabelecimento

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO PARA O ENOTURISMO MINISTRO ADJUNTO E DA ECONOMIA

PROGRAMA DE AÇÃO PARA O ENOTURISMO MINISTRO ADJUNTO E DA ECONOMIA PROGRAMA DE AÇÃO PARA O ENOTURISMO 2019-2021 MINISTRO ADJUNTO E DA ECONOMIA 1 ENQUADRAMENTO DO PROGRAMA DE AÇÃO ENQUADRAMENTO DO PROGRAMA DE AÇÃO NOS DESAFIOS DA ET27 COESÃO TURISMO TODO O ANO CRESCIMENTO

Leia mais

Regime Legal atinente a contratação de estrangeiros no sector de petróleos em Moçambique

Regime Legal atinente a contratação de estrangeiros no sector de petróleos em Moçambique Regime Legal atinente a contratação de estrangeiros no sector de petróleos em Leis e regulamentos Lei número 23/2007, de 01 de Agosto Lei do Trabalho Decreto número 55/2008, de 30 de Dezembro Mecanismos

Leia mais

PROGRAMA TEMÁTICO ACTORES NÃO ESTATAIS E AUTORIDADES LOCAIS

PROGRAMA TEMÁTICO ACTORES NÃO ESTATAIS E AUTORIDADES LOCAIS PROGRAMA TEMÁTICO ACTORES NÃO ESTATAIS E AUTORIDADES LOCAIS Convite para Apresentação de Propostas Referência: /131572/L/ACT/MZ Sessão de informação Delegação da União Europeia em Moçambique 16 de Junho

Leia mais

GOLFE TURÍSTICO: MODELOS DE NEGÓCIO, INVESTIMENTO E RENTABILIDADE

GOLFE TURÍSTICO: MODELOS DE NEGÓCIO, INVESTIMENTO E RENTABILIDADE GOLFE TURÍSTICO: MODELOS DE NEGÓCIO, INVESTIMENTO E RENTABILIDADE Por: Luís Correia da Silva CEO - Dom Pedro Golf, S.A. Outubro 2018 A) CAMPOS DE GOLFE: TIPOLOGIA DE PROPRIEDADE E MODELOS DE NEGÓCIO ASSOCIADOS

Leia mais

Programa Quadro Integrado Reforçado Cabo Verde. Dia:20/11/2015 Cidade do Mindelo Cabo verde

Programa Quadro Integrado Reforçado Cabo Verde. Dia:20/11/2015 Cidade do Mindelo Cabo verde Programa Quadro Integrado Reforçado Cabo Verde Dia:20/11/2015 Cidade do Mindelo Cabo verde O que é? O QIR é um programa que presta apoio aos PMA para desempenharem um papel mais ativo no sistema de comércio

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE ACTIVIDADES DE APOIO À GESTÃO FLORESTAL SUSTENTÁVEL COMO PARTE DO PLANO DE ACÇÃO FLEGT

IDENTIFICAÇÃO DE ACTIVIDADES DE APOIO À GESTÃO FLORESTAL SUSTENTÁVEL COMO PARTE DO PLANO DE ACÇÃO FLEGT Programa União Europeia/Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) FLEGT (GCP/GLO/395/EC) IDENTIFICAÇÃO DE ACTIVIDADES DE APOIO À GESTÃO FLORESTAL SUSTENTÁVEL COMO PARTE DO

Leia mais

Comércio de Serviços da SADC. Lista de Compromissos da Namíbia

Comércio de Serviços da SADC. Lista de Compromissos da Namíbia Comércio de Serviços da SADC Lista de da Namíbia A República da Namíbia submete a sua lista final de compromissos no âmbito do Protocolo sobre o Comércio de Serviços da SADC. A presente lista cobre os

Leia mais

Comunicado de Imprensa

Comunicado de Imprensa Comunicado de Imprensa Maputo, Moçambique 12 de junho 2018: O programa Khetha é implementado pelo WWF (Moçambique e África do Sul) financiado pelo USAID na área de conservação transfronteiriça do Grande

Leia mais

Existência de equipas de Sapadores Florestais. Existência de investigação das causas de incêndios.

Existência de equipas de Sapadores Florestais. Existência de investigação das causas de incêndios. CADERNO FICHA 8. PREVENÇÃO 8.4. OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS O presente documento constitui uma Ficha que é parte integrante de um Caderno temático, de âmbito mais alargado, não podendo, por isso, ser interpretado

Leia mais

Rede Nacional das ADELs. Balanço das Actividades

Rede Nacional das ADELs. Balanço das Actividades Rede Nacional das ADELs Balanço das Actividades 1. Introdução A REDE DAS ADELs foi constituido através de um protocolo de entendimento a luz de um estatuto firmado no dia 2 de Julho de 2004 na cidade de

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2011

PLANO DE TRABALHO 2011 Unidade Temática do Turismo Apresentada pela cidade Porto Alegre 1) Introdução PLANO DE TRABALHO 2011 Fortalecer o turismo internacional é um trabalho prioritário que deve ser cada vez mais consolidado

Leia mais

Avaliação e Controlo dos Efeitos no Ambiente da Aplicação dos Apoios QREN POVT

Avaliação e Controlo dos Efeitos no Ambiente da Aplicação dos Apoios QREN POVT Avaliação e Controlo dos Efeitos no Ambiente da Aplicação dos Apoios QREN POVT 1. Da Programação Exercício ex-ante da AAE promoveu a integração e salvaguarda das questões ambientais e do desenvolvimento

Leia mais

MUNDISERVIÇOS MAIO 2009

MUNDISERVIÇOS MAIO 2009 MUNDISERVIÇOS MAIO 2009 Breve Apresentação MundiServiços Companhia Portuguesa de Serviços e Gestão, Lda. Início de actividade: 1988 Actividade principal Consultoria de Gestão e Formação Staff Interno:

Leia mais

Politica da Qualidade, Contexto actual e Estratégia de Implementação

Politica da Qualidade, Contexto actual e Estratégia de Implementação Politica da Qualidade, Contexto actual e Estratégia de Implementação Apresentado por: Alfredo Sitoe Objectivo Geral da Politica da qualidade Contribuir para a melhoria contínua da qualidade de vida da

Leia mais

CTP - Confederação do Turismo Português MELHOR TURISMO 2020

CTP - Confederação do Turismo Português MELHOR TURISMO 2020 CTP - Confederação do Turismo Português Programa Formação Acção MELHOR TURISMO 2020 CAPACITAR AS PME APOSTAR NO FUTURO CONTEXTUALIZAÇÃO CTP estabelece uma estratégia contribuindo para a afirmação do sector

Leia mais

SEGURANÇA ALIMENTAR: UMA EXIGÊNCIA DO CONSUMIDOR

SEGURANÇA ALIMENTAR: UMA EXIGÊNCIA DO CONSUMIDOR SEGURANÇA ALIMENTAR: UMA EXIGÊNCIA DO CONSUMIDOR Apresentação denominação APHORT Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo Uma organização associativa, tal como as empresas de que emana

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO PÚBLICO PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO PÚBLICO PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO PÚBLICO PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA O PAPEL DAS COMUNIDADES NA PREVENÇÃO E COMBATE AOS CRIMES CONTRA A VIDA SELVAGEM OUTUBRO 2018 O PAPEL DAS COMUNIDADES NA PREVENÇÃO

Leia mais

Balanço dos Compromissos Políticos do Governo de Moçambique. Nova Aliança para a Segurança Alimentar e Nutricional Maputo, 10 e 11 de Abril de 2013

Balanço dos Compromissos Políticos do Governo de Moçambique. Nova Aliança para a Segurança Alimentar e Nutricional Maputo, 10 e 11 de Abril de 2013 Balanço dos Compromissos Políticos do Governo de Moçambique Nova Aliança para a Segurança Alimentar e Nutricional Maputo, 10 e 11 de Abril de 2013 1 1 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

Leia mais

PREVISÕES DO BANCO MUNDIAL SOBRE EVOLUÇÃO DA ECONOMIA MOÇAMBICANA. Enrique Blanco Armas Banco Mundial

PREVISÕES DO BANCO MUNDIAL SOBRE EVOLUÇÃO DA ECONOMIA MOÇAMBICANA. Enrique Blanco Armas Banco Mundial PREVISÕES DO BANCO MUNDIAL SOBRE EVOLUÇÃO DA ECONOMIA MOÇAMBICANA Enrique Blanco Armas Banco Mundial Crescimento global relativamente plano até 2017, e as previsões de crescimento em declínio durante o

Leia mais

Linhas de Orientação do Plano Director do Turismo de Angola Fórum Empresarial sobre o Turismo

Linhas de Orientação do Plano Director do Turismo de Angola Fórum Empresarial sobre o Turismo Linhas de Orientação do Plano Director do Turismo de Angola Fórum Empresarial sobre o Turismo Luanda, 11 de Maio de 2011 AGENDA 1. A Indústria do Turismo 2. O Programa PARTENON 3. O Turismo em Angola 4.

Leia mais

Experiência de Cooperação e Integração nos Mercados Eléctricos A Pool Energética da Africa Austral

Experiência de Cooperação e Integração nos Mercados Eléctricos A Pool Energética da Africa Austral X Conferência da RELOP Experiência de Cooperação e Integração nos Mercados Eléctricos A Pool Energética da Africa Austral Lisboa, Outubro 2017 1 SUMÁRIO 1. SAPP - Visão - Objectivos - Missão - Estratégia

Leia mais

NAER NOVO AEROPORTO, S.A. Orientações específicas. I. Introdução

NAER NOVO AEROPORTO, S.A. Orientações específicas. I. Introdução NAER NOVO AEROPORTO, S.A. Orientações específicas I. Introdução Nos termos do regime jurídico do sector empresarial do Estado e do Estatuto do Gestor Público, os accionistas da NAER definem no presente

Leia mais

INDICADORES DE REFERÊNCIA NA ÁREA DO TURISMO 1. Chegadas Internacionais o número de viajantes que entraram no país durante um determinado período.

INDICADORES DE REFERÊNCIA NA ÁREA DO TURISMO 1. Chegadas Internacionais o número de viajantes que entraram no país durante um determinado período. REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE ------------------ INDICADORES DE REFERÊNCIA NA ÁREA DO TURISMO 1. Chegadas Internacionais o número de viajantes que entraram no país durante um determinado período. Var. % Por

Leia mais

Estudo comparado nas administrações públicas de quatro países europeus: estatísticas de sinistralidade laboral

Estudo comparado nas administrações públicas de quatro países europeus: estatísticas de sinistralidade laboral Estudo comparado nas administrações públicas de quatro países europeus: estatísticas de sinistralidade laboral 2004-2008 Conceição Baptista (coord.) Cláudia Anjos Matilde Silva Fernando Pinto João Hipólito

Leia mais

DOCUMENTO SÍNTESE UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA

DOCUMENTO SÍNTESE UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA IE13255 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA P. O. Box 3243, Addis Ababa, ETHIOPIA Tel.: (251-11) 5182402 Fax: (251-11) 5182400 Website: www.au.int CONFERÊNCIA DA CUA/AFCAC/AFRAA DE TRANSPORTES

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 28 de outubro de Série. Número 166

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 28 de outubro de Série. Número 166 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 28 de outubro de 2015 Série Suplemento Sumário PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Decreto Regulamentar Regional n.º 19/2015/M Aprova a Orgânica da Direção

Leia mais

DECLARAÇÃO FINAL DA III CIMEIRA BILATERAL ENTRE A REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE E A REPÚBLICA PORTUGUESA (MAPUTO, O5 DE JULHO DE 2018)

DECLARAÇÃO FINAL DA III CIMEIRA BILATERAL ENTRE A REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE E A REPÚBLICA PORTUGUESA (MAPUTO, O5 DE JULHO DE 2018) REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE DECLARAÇÃO FINAL DA III CIMEIRA BILATERAL ENTRE A REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE E A REPÚBLICA PORTUGUESA (MAPUTO, O5 DE JULHO DE 2018) 1 1. Realizou-se no dia 5 de Julho de 2018, em Maputo,

Leia mais

Eixo I _ Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e Sociedade do Conhecimento

Eixo I _ Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e Sociedade do Conhecimento Eixo I _ Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e Sociedade do Conhecimento I.1. Incentivos Directos e Indirecto às Empresas Tipologia de Investimento CONTROLO DO DOCUMENTO Versão Data Descrição N. de Página

Leia mais

Sumário das actividades do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau no ano de 2016

Sumário das actividades do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau no ano de 2016 Sumário das actividades do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau no ano de 2016 No que refere aos trabalhos desenvolvidos no ano de 2016, o Instituto de Promoção do Comércio e do

Leia mais

CONGRESSO da APAVT PONTA DELGADA AÇORES. Miguel Mattos Chaves. 2 a 7 de DEZEMBRO de Miguel Mattos Chaves -CDS-PP 1

CONGRESSO da APAVT PONTA DELGADA AÇORES. Miguel Mattos Chaves. 2 a 7 de DEZEMBRO de Miguel Mattos Chaves -CDS-PP 1 CONGRESSO da APAVT PONTA DELGADA AÇORES 2 a 7 de DEZEMBRO de 2006 -CDS-PP 1 3 Níveis de Discussão 1º - Estratégia Nacional - Governação Com incidência nas actividades Pública e Privada (Incentivo, Apoio

Leia mais

Estratégia para o Crescimento e Inovação Região de Aveiro

Estratégia para o Crescimento e Inovação Região de Aveiro Congresso da 15 de março de 2013 PRIORIDADES Eficiência energética e fontes de energia renovável Eficiente utilização de recursos Inovação e competitividade das PME 2014-2020 Combate à pobreza e à exclusão

Leia mais

REGULAMENTO DO EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DE EMPREITEIROS E DE CONSULTOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL

REGULAMENTO DO EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DE EMPREITEIROS E DE CONSULTOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL Flash Informativo Flash News 28/04/2015 REGULAMENTO DO EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DE EMPREITEIROS E DE CONSULTOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL Foi publicado no Boletim da República n.º 104. I Série, 24.º Suplemento,

Leia mais

EMBAIXADA DE FRANÇA EM MOÇAMBIQUE SERVIÇO DE COOPERACÇÃO E DE ACÇÃO CULTURAL

EMBAIXADA DE FRANÇA EM MOÇAMBIQUE SERVIÇO DE COOPERACÇÃO E DE ACÇÃO CULTURAL EMBAIXADA DE FRANÇA EM MOÇAMBIQUE SERVIÇO DE COOPERACÇÃO E DE ACÇÃO CULTURAL Projectos inovadores da sociedade civil e das coligações de actores (PISCCA) «Poder escolher a sua cidade: sociedade civil,

Leia mais

Seminário sobre o Instrumento de Apoio às Políticas, dia 11 de Março 2013.

Seminário sobre o Instrumento de Apoio às Políticas, dia 11 de Março 2013. Seminário sobre o Instrumento de Apoio às Políticas, dia 11 de Março 2013. Crescimento inclusivo Comentário de Niels Richter por parte de G19. O PARP aposta no crescimento económico inclusivo para a redução

Leia mais

MELHOR HOTELARIA Maria João Martins Gestora de Projetos & Research

MELHOR HOTELARIA Maria João Martins Gestora de Projetos & Research MELHOR HOTELARIA 2020 Maria João Martins Gestora de Projetos & Research Porto 21 de março de 2016 AGENDA 1. Desempenho do Sector Turístico Nacional 2. Balanço 2015 3. Evolução da Oferta Hoteleira 4. Programa

Leia mais

Direito da Economia. Programa

Direito da Economia. Programa Docente: Profa. Maria Eduarda Gonçalves e-mail: mebg2009@gmail.com mebg@iscte.pt Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa Licenciatura em Direito 2010/2011 Direito da Economia Programa 15 de

Leia mais

Programa Operacional Regional do Norte ON.2

Programa Operacional Regional do Norte ON.2 Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013 ON.2 Eixo Prioritário 2 Valorização Económica de Recursos Específicos Aviso XXX/ X /2009 Turismo Escolas de Hotelaria e Turismo Modelo da Memória Descritiva

Leia mais

Cód ORGANIZAÇÃO DO SUBSECTOR DO CAJU: PARCERIAS PARA NOVOS INVESTIMENTOS: O PAPEL DO SECTOR PÚBLICO XI Conferência Anual da ACA

Cód ORGANIZAÇÃO DO SUBSECTOR DO CAJU: PARCERIAS PARA NOVOS INVESTIMENTOS: O PAPEL DO SECTOR PÚBLICO XI Conferência Anual da ACA Cód. 920 ORGANIZAÇÃO DO SUBSECTOR DO CAJU: PARCERIAS PARA NOVOS INVESTIMENTOS: O PAPEL DO SECTOR PÚBLICO XI Conferência Anual da ACA Cotonou, Setembro de 2017 Estrutura da Apresentação I. Introdução II.

Leia mais