Avaliação e Controlo dos Efeitos no Ambiente da Aplicação dos Apoios QREN POVT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação e Controlo dos Efeitos no Ambiente da Aplicação dos Apoios QREN POVT"

Transcrição

1

2 Avaliação e Controlo dos Efeitos no Ambiente da Aplicação dos Apoios QREN POVT 1. Da Programação Exercício ex-ante da AAE promoveu a integração e salvaguarda das questões ambientais e do desenvolvimento sustentável na Agenda Valorização do Território e na Programação do POVT 2. À Execução Adopção das recomendações da AAE na fase de implementação do PO POVT integrou na gestão uma efectiva monitorização dos efeitos ambientais da sua execução e da sustentabilidade da sua implementação 3. E à Avaliação Monitorização anual dos resultados e da medida estão a ser implementadas as recomendações inscritas no Relatório Ambiental da AAE

3 Adopção das recomendações da AAE na fase de implementação do PO: AG colocou o ambiente no centro das suas actividades de gestão recurso a diversos mecanismos e instrumentos: a) Forte envolvimento do sector do ambiente e das Autoridades Ambientais no processo de avaliação dos projectos submetidos nas áreas-chave da intervenção directa no ambiente; b) Incorporação de condições de admissão e critérios/ ponderações ambientais nos Regulamentos Específicos; c) Grande relevância à verificação e monitorização do cumprimento das obrigações ambientais no âmbito dos projectos apoiados.

4 Forte envolvimento das Autoridades Ambientais na gestão do POVT: a) Parcerias estabelecidas com as Autoridades Ambientais: Rede Estruturante de Recuperação do Infra estruturas Abastecimento de Passivo Ambiental Nacionais para a Água e Saneamento Valorização de RSU INAG APA e DGEG APA Organismo Protocolo Protocolo Intermédio colaboração colaboração b) Participação das Autoridades Ambientais transversal à gestão PO: Fase de concepção - elaboração dos Regulamentos Específicos (Condições de acesso e elegibilidade e de critérios de selecção); Fase de implementação do PO apreciação do enquadramento das candidaturas nas condições definidas e do mérito face aos critérios de selecção.

5 Participação das Autoridades Ambientais é transversal à gestão PO e relevante em 23% do total de fundos programados no POVT: INAG Autoridade Nacional da Água: Competência delegada da AG para apreciação das condições de acesso e avaliação do mérito das candidaturas do Eixo II (Rede estruturante de abastecimento de água e saneamento); Apreciação dos Documentos de Enquadramento Estratégico (DEE); Cumprimento da legislação ambiental; Acompanhamento da realização dos projectos e do cumprimento dos seus objectivos

6 Participação das Autoridades Ambientais transversal à gestão PO: Agência Portuguesa do Ambiente (APA) Autoridade Nacional de Resíduos: Colaboração técnica com o POVT na análise e acompanhamento das candidaturas em termos de integração nos documentos de enquadramento sectorial, que visam a reabilitação de solos contaminados e a criação de Infraestruturas Nacionais para a Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU II) e avaliação do mérito dos projectos. Cumprimento da legislação ambiental. Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG): Colaboração técnica com o POVT na análise e acompanhamento das candidaturas em termos de integração nos documentos de enquadramento sectorial que visam a reabilitação de áreas degradadas afectas à indústria extractiva mineira e avaliação do mérito das candidaturas; Cumprimento da legislação ambiental.

7 Participação das Autoridades Ambientais transversal à gestão PO: Envolvimento das Autoridades Ambientais e dos parceiros sociais e Organizações Não Governamentais de Ambiente na Comissão de Acompanhamento do PO: APA INAG CCDRs Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA).

8 POVT incorporou nas diversas fases do ciclo de vida das operações medidas que: Garantam o cumprimento da legislação ambiental; Elevem o nível de protecção ambiental dos projectos apoiados. Regulamento Geral FEDER e FC e Regulamentos Específicos POVT: Exigem o cumprimento das normais comunitárias e nacionais em matéria de ambiente e de ordenamento do território; Regulamentos Específicos de cada área de intervenção POVT e Avisos abertura: Aplicação de critérios de selectividade e de valorização das candidaturas, baseados no contributo do projecto para os objectivos de sustentabilidade ambiental; Apresentação de pareceres de entidades com responsabilidade em matérias ambientais; Demonstração de enquadramento em planos e objectivos estratégicos nacionais em matéria de ambiente.

9 Sistematização das verificações de cumprimento da legislação comunitária e nacional em matéria de ambiente: Procedimentos ajustados às diversas fases de realização dos projectos; Suportes de análise e registo estabilizados (Check-lists); Monitorização do cumprimento das obrigações ao longo da execução dos projectos (Autorizações, Títulos, DIA, Licenciamentos, Parecer da Autoridade responsável pela gestão da Rede Natura 2000) e das condicionantes impostas; Objectivos futuros: Constituição de dossier ambiental para cada projecto; Mecanismos mais robustos de monitorização da execução das operações; Alargamento da adopção de instrumentos e práticas ambientais voluntárias; Alargamento do uso das melhores práticas disponíveis como critério de valorização do mérito das candidaturas (parâmetro já adoptado no caso do domínio Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos.

10 Follow-up da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE): Aferição do desempenho ambiental e de sustentabilidade do POVT. Parte significativa dos objectivos e metas do POVT centram-se em estratégias de desenvolvimento dos sistemas e serviços ambientais e de valorização dos recursos naturais, visando o desenvolvimento sustentável (42% dos fundos do POVT destinam-se a intervenções no sector do ambiente; Aferição do grau de cumprimento das recomendações da AAE. ç g p ç Com base nos resultados apurados em 30-Dez-2009.

11 Desempenho ambiental e de sustentabilidade do POVT alguns indicadores realização contratada a 31-Dez-2009: Indicador Realização Quantidadede de RUB valorizada organicamente (ton/ano) População abrangida por Planos de Emergência de Protecção Civil População abrangida por operações de regeneração urbana Acréscimo de população servida por sistemas de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais Extensão da orla costeira intervencionada para redução do risco associado id à dinâmica i costeira ti e da ocupação em áreas de risco ,5 km Grau de cobertura do território por Planos de Emergência 100% N.º de alunos que beneficiam de intervenções na Educação (média/ ano)

12 Aferição do grau de cumprimento das recomendações da AAE ao POVT 1. Considerar critérios de natureza ambiental nos processos de avaliação da viabilidade de financiamento dos projectos. Maioria dos Regulamentos e Avisos incluem critérios, sub-critérios e parâmetros de selecção que valorizam factores ambientais na avaliação do mérito das candidaturas; Rácio de integração de critérios ambientais na avaliação de candidaturas: 100%. 2. Privilegiar as intervenções de carácter imaterial e requalificação de infraestruturas, ao invés da construção de novas infra-estruturas. Apesar do carácter claramente infra-estrutural do POVT, este PO enquadra um conjunto significativo de acções de sensibilização e de elaboração de planos e estudos de âmbito nacional e estruturante, bem como a requalificação de infra-estruturas, cujo peso no total do PO é de 11,44%.

13 Aferição do grau de cumprimento das recomendações da AAE ao POVT 7. Promover a adopção de práticas de construção sustentável e de gestão ambiental na construção e operação das infra-estruturas. Considerando o universo de operações cujo custo total é superior a 5M, verifica-se um rácio de projectos de infra-estruturas contemplando a adopção de práticas de concepção, construção e gestão sustentável na ordem dos 27%. 8. As acções de protecção e valorização do ambiente devem ser acompanhadas da realização de acções de sensibilização da população para a poupança de recursos (água e energia), bem como a redução da produção de resíduos A maioria das operações co-financiadas integram componentes de divulgação e de sensibilização das populações abrangidas com forte impacte ao nível da população p abrangida.

14 Aferição do grau de cumprimento das recomendações da AAE ao POVT 9. Devem ser privilegiadas as intervenções de natureza preventiva e proactiva na resolução de problemas ambientais, em detrimento da implementação de soluções fim-de-linha ou e medidas de natureza exclusivamente curativa A antecipação na resolução de problemas ambientais está presente na maioria dos Eixos prioritários do POV, enquanto que outras assumem claramente na programação do POVT um carácter marcadamente curativo (ex. recuperação de passivos ambientais). Rácio de 7% nos projectos que visam a implementação de medidas preventivas e proactivas de protecção ambiental 10. Nas intervenções de reforço do sistema urbano, bem como nas redes, infraestruturas e equipamentos para a coesão territorial e social deve privilegiar-se a requalificação de construções e infra-estruturas, ao invés de construções novas. Rácio de projectos de regeneração de construções face ao total de projectos do sistema urbano de 52%.

15 Mais elementos disponíveis em: pt Relatórios de Execução do POVT Relatório de Execução de 2009 Muito obrigada!

Avaliação e Controlo dos Efeitos. decorrentes da Aplicação dos. Paulo Areosa Feio

Avaliação e Controlo dos Efeitos. decorrentes da Aplicação dos. Paulo Areosa Feio Avaliação e Controlo dos Efeitos Significativos ifi no Ambiente decorrentes da Aplicação dos Apoios do QREN Paulo Areosa Feio Directiva 2001/42/CE relativa aos efeitos de certos planos e programas no ambiente

Leia mais

Avaliação Ambiental Estratégica dos. O Caso do ON.2 O Novo Norte

Avaliação Ambiental Estratégica dos. O Caso do ON.2 O Novo Norte Avaliação Ambiental Estratégica dos Apoios do QREN O Caso do ON.2 O Novo Norte Índice 1. AAE: da programação ao acompanhamento da execução 2. Objectivos estratégicos da AAE e resultados do ON.2 3. Cumprimento

Leia mais

APRESENTAÇÃO NACIONAL SOBRE O ESTADO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DO SANEAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS EM PORTUGAL

APRESENTAÇÃO NACIONAL SOBRE O ESTADO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DO SANEAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS EM PORTUGAL APRESENTAÇÃO NACIONAL SOBRE O ESTADO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DO SANEAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS EM PORTUGAL Balanço do Eixo II do POVT Ana Barata da Silva 14 de Junho de 2010 1 QREN 2007-2013 Linhas de

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Eixo Prioritário 4 Protecção e Valorização Ambiental ACÇÕES DE VALORIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO AMBIENTAL Centro-VQA-2009-13-BM-13 1 Nos termos do Regulamento Específico Acções

Leia mais

Acções de Valorização e Qualificação Ambiental

Acções de Valorização e Qualificação Ambiental Acções de Valorização e Qualificação Ambiental Aviso de Abertura de Concurso para Apresentação de Candidaturas AVQA/1/2007 Acções de Valorização e Qualificação Ambiental Aviso de Abertura de Concurso para

Leia mais

1. Introdução Avaliação ex-ante como ponto de partida Principais objectivos Avaliação de natureza operacional 3

1. Introdução Avaliação ex-ante como ponto de partida Principais objectivos Avaliação de natureza operacional 3 1. Introdução 2 2. Avaliação ex-ante como ponto de partida 2 3. Principais objectivos 3 3.1. Avaliação de natureza operacional 3 3.2. Avaliação de natureza estratégica 4 4. Implementação 4 4.1. Avaliação

Leia mais

Acções de Valorização do Litoral

Acções de Valorização do Litoral Acções de Valorização do Litoral Aviso de Abertura de Concurso para Apresentação de Candidaturas AVL/1/2007 Acções de Valorização do Litoral Aviso de Abertura de Concurso para Apresentação de Candidaturas

Leia mais

Sessão Pública de Apresentação de Resultados 2009

Sessão Pública de Apresentação de Resultados 2009 10.12.2009 Sessão Pública de Apresentação de Resultados 2009 POR LISBOA - FEDER a 30.11.2009 1. Programado 2. Aprovado 3. Aprovado / Programado 4. Execução Validada 5. Execução relativa ao Programado Execução

Leia mais

Portugal e a Política de Coesão

Portugal e a Política de Coesão MINISTÉRIO DO AMBIENTE, DO ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL Portugal e a Política de Coesão 2007-2013 2013 Rui Nuno Baleiras Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional Fevereiro

Leia mais

Regulamento específico Assistência Técnica FEDER

Regulamento específico Assistência Técnica FEDER Regulamento específico Assistência Técnica FEDER Capítulo I Âmbito Artigo 1.º Objecto O presente regulamento define o regime de acesso aos apoios concedidos pelo Programa Operacional de Assistência Técnica

Leia mais

PLANO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DE LISBOA

PLANO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DE LISBOA PLANO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DE LISBOA 2007-2013 Outubro de 2008 Plano de do aprovado em 23 De Dezembro de 2008 pela Comissão 1 ÍNDICE 1. AVALIAÇÃO DO PROGRAMAS OPERACIONAIS 2007-2013...3

Leia mais

EIXO 4 QUALIFICAÇÃO AMBIENTAL E VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO RURAL AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO N.º 3

EIXO 4 QUALIFICAÇÃO AMBIENTAL E VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO RURAL AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO N.º 3 EIXO 4 QUALIFICAÇÃO AMBIENTAL E VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO RURAL REGULAMENTO ESPECÍFICO: ACÇÕES DE VALORIZAÇÃO DO LITORAL AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO N.º 3 Nos termos do regulamento específico Acções de Valorização

Leia mais

CONTRIBUTO DO QREN- POVT PARA A REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA

CONTRIBUTO DO QREN- POVT PARA A REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA Painel 4 Instrumentos institucionais, legais, económicos, técnicos e sociais necessários ao desenvolvimento de projectos de reutilização de águas CONTRIBUTO DO QREN- POVT PARA A REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA Instrumentos

Leia mais

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EIXO PRIORITÁRIO III PREVENÇÃO, GESTÃO E MONITORIZAÇÃO DE RISCOS NATURAIS E TECNOLÓGICOS PREVENÇÃO E GESTÃO DE RISCOS CÓDIGO DO AVISO: POVT- 35-2010-35 14 de Junho

Leia mais

Eixo IV _ Coesão Territorial e Governação. Tipologia de Investimento. IV.2.1. Reabilitação Urbana e Rural

Eixo IV _ Coesão Territorial e Governação. Tipologia de Investimento. IV.2.1. Reabilitação Urbana e Rural Eixo IV _ Coesão Territorial e Governação IV.. Reabilitação Urbana e Rural Tipologia de Investimento Objectivo Apoiar a reabilitação urbana e rural. Descrição No âmbito da Reabilitação Urbana e Rural

Leia mais

EIXO PRIORITÁRIO VI INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES DO EMPREENDIMENTO DE FINS MÚLTIPLOS DE ALQUEVA

EIXO PRIORITÁRIO VI INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES DO EMPREENDIMENTO DE FINS MÚLTIPLOS DE ALQUEVA Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) Programa Operacional Temático Valorização do Território AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EIXO PRIORITÁRIO VI INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES DO EMPREENDIMENTO

Leia mais

Sistemas de Incentivos às Empresas. Qualificação de Recursos Humanos QREN. Março.08. Agenda Factores de Competitividade

Sistemas de Incentivos às Empresas. Qualificação de Recursos Humanos QREN. Março.08. Agenda Factores de Competitividade QREN Agenda Factores de Competitividade Sistemas de Incentivos às Empresas Qualificação de Recursos Humanos Março.08 1 Objectivos desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento e na inovação incremento

Leia mais

O Fluxo dos Óleos Usados enquadramento nacional e comunitário

O Fluxo dos Óleos Usados enquadramento nacional e comunitário -Sumário O Fluxo dos Óleos Usados enquadramento nacional e comunitário 1.ª Convenção SOGILUB Porque o Óleo tem mais Vidas Enquadramento legal Comunitário nacional Mário Grácio 9 de Novembro de 2010 O sector

Leia mais

PIIP Programas de Investimentos em Infraestruturas

PIIP Programas de Investimentos em Infraestruturas PIIP Programas de Investimentos em Infraestruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB Centro Cultural de Belém 05 de Julho 2005 Mandato Identificar as propostas de investimentos

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS

PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS 2014-2020 [RELATÓRIO DE EXECUÇÃO ANUAL DE 2017 DO PO SEUR] RESUMO PARA OS CIDADÃOS ÍNDICE 1. Objetivos Estratégicos, Eixos Prioritários

Leia mais

AVISO PARA SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS EM REGIME DE BALCÃO PERMANENTE COMUNIDADE INTERMUNICIPAL PINHAL INTERIOR NORTE

AVISO PARA SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS EM REGIME DE BALCÃO PERMANENTE COMUNIDADE INTERMUNICIPAL PINHAL INTERIOR NORTE AVISO PARA SUBMISSÃO DE CANDIDATURAS EM REGIME DE BALCÃO PERMANENTE COMUNIDADE INTERMUNICIPAL PINHAL INTERIOR NORTE O presente Aviso para Submissão de Candidaturas é definido nos seguintes termos: 1. Âmbito

Leia mais

MERCA EEC RECONHECIDAS COMO ARDU

MERCA EEC RECONHECIDAS COMO ARDU AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº 19 / SI / 2009 SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO (SI INOVAÇÃO) MERCA EEC RECONHECIDAS COMO ARDU Nos termos do Regulamento do SI inovação, a apresentação de candidaturas

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Aviso n.º Centro-AST EIXO 4 - Assistência Técnica

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Aviso n.º Centro-AST EIXO 4 - Assistência Técnica AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO EIXO 4 - Assistência Técnica ASSISTÊNCIA TÉCNICA Aviso n.º Centro-AST-2014-20 AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO ASSISTÊNCIA TÉCNICA EIXO 4 Nos termos do Regulamento Específico

Leia mais

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EIXO PRIORITÁRIO VI ASSISTÊNCIA TÉCNICA DOMÍNIO DE INTERVENÇÃO ASSISTÊNCIA TÉCNICA REGULAMENTO ESPECÍFICO ASSISTÊNCIA TÉCNICA CÓDIGO DO AVISO: POVT-73-2014-82 9

Leia mais

PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO

PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO 2007-2013 PDES E QREN NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN 20 Março 2006 ENQUADRAMENTO COMUNITÁRIO Significativas Alterações: 1. Mudança de Paradigma > Orientações Estratégicas

Leia mais

Programa operacional da sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos Versão de trabalho Fevereiro Parecer da CGTP-IN

Programa operacional da sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos Versão de trabalho Fevereiro Parecer da CGTP-IN Programa operacional da sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos Versão de trabalho Fevereiro 2014 Parecer da CGTP-IN 1. Introdução O Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso

Leia mais

Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial. Acções de Valorização do Litoral

Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial. Acções de Valorização do Litoral Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Acções de Valorização do Litoral Aviso de Abertura de Concurso para Apresentação de Candidaturas AVL/01/2010 Eixo Prioritário III

Leia mais

Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial

Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos Acções imateriais MUNICIPAL Metodologia de Avaliação de Mérito das Candidaturas

Leia mais

EIXO PRIORITÁRIO I REDES E EQUIPAMENTOS NACIONAIS DE TRANSPORTES

EIXO PRIORITÁRIO I REDES E EQUIPAMENTOS NACIONAIS DE TRANSPORTES Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) Programa Operacional Temático Valorização do Território AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EIXO PRIORITÁRIO I REDES E EQUIPAMENTOS NACIONAIS DE TRANSPORTES

Leia mais

Eixo Prioritário 2 Protecção e Qualificação Ambiental. Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos Acções Materiais. Aviso - ALG

Eixo Prioritário 2 Protecção e Qualificação Ambiental. Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos Acções Materiais. Aviso - ALG Eixo Prioritário 2 Protecção e Qualificação Ambiental Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos Acções Materiais Aviso - ALG-36-2010-01 AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Prevenção e Gestão

Leia mais

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS PRIORIDADE DE INVESTIMENTO: INVESTIMENTO NA CONSERVAÇÃO, PROTECÇÃO, PROMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PATRIMÓNIO NATURAL

Leia mais

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS PRIORIDADE DE INVESTIMENTO: INVESTIMENTO NA CONSERVAÇÃO, PROTECÇÃO, PROMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PATRIMÓNIO CULTURAL

Leia mais

Convite Público. Convite nº Centro-SAU Eixo Prioritário 2 Valorização do espaço regional. Regulamento Específico Saúde

Convite Público. Convite nº Centro-SAU Eixo Prioritário 2 Valorização do espaço regional. Regulamento Específico Saúde Convite Público Eixo Prioritário 2 Valorização do espaço regional Regulamento Específico Saúde Convite nº Centro-SAU-2014-10 1 Nos termos do artigo 9º, do Regulamento Específico Saúde (adiante designado

Leia mais

Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial

Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos Acções imateriais Distritos Metodologia de Avaliação de Mérito das Candidaturas

Leia mais

BREVE APRESENTAÇÃO do Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013

BREVE APRESENTAÇÃO do Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013 BREVE APRESENTAÇÃO do Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013 Novembro.2007 1. O Contexto Aspectos Marcantes 2. O Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013 1.O Contexto Aspectos Marcantes

Leia mais

IRAR. Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G 8º LISBOA - PORTUGAL

IRAR. Centro Empresarial Torres de Lisboa Rua Tomás da Fonseca, Torre G 8º LISBOA - PORTUGAL Audição da ERSAR na Assembleia da República (Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia - Grupo de Trabalho sobre Regulação da Concorrência e Defesa do Consumidor) Centro Empresarial

Leia mais

Área Metropolitana do. Porto Programa Territorial de Desenvolvimento. Ciclo Urbano da Água

Área Metropolitana do. Porto Programa Territorial de Desenvolvimento. Ciclo Urbano da Água Área Metropolitana do Porto 2007-2013 Programa Territorial de Desenvolvimento Ciclo Urbano da Água Aviso de Abertura de Concurso para Apresentação de Candidaturas - AMP - CUA/2/2009 - Ciclo Urbano da Água

Leia mais

EIXO PRIORITÁRIO II Valorização Económica de Recursos Específicos

EIXO PRIORITÁRIO II Valorização Económica de Recursos Específicos EIXO PRIORITÁRIO II Valorização Económica de Recursos Específicos Aviso para apresentação de candidaturas: CIM-TS Eixo Prioritário II (VALORIZAÇÃO ECONÓMICA DE RECURSOS ESPECÍFICOS) Aviso de Abertura de

Leia mais

DECRETO N.º 54/XI. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.

DECRETO N.º 54/XI. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea d) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1. DECRETO N.º 54/XI Autoriza o Governo a criar um regime especial das expropriações necessárias à realização de infra-estruturas que integram candidaturas beneficiárias de co-financiamento por fundos comunitários,

Leia mais

Desafios, Estratégias e. Instrumentos de Sustentabilidade. para o Ambiente Urbano. Carla Silva. Serpa, 20/11/2010

Desafios, Estratégias e. Instrumentos de Sustentabilidade. para o Ambiente Urbano. Carla Silva. Serpa, 20/11/2010 Desafios, Estratégias e Instrumentos de Sustentabilidade para o Ambiente Urbano Carla Silva Serpa, 20/11/2010 SUMÁRIO: APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE URBANA O PAPEL DO AMBIENTE

Leia mais

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS POR CONVITE

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS POR CONVITE REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS POR CONVITE PRIORIDADE DE INVESTIMENTO: INVESTIMENTO NA CONSERVAÇÃO, PROTECÇÃO, PROMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PATRIMÓNIO

Leia mais

Título Relatório de Avaliação e Controlo dos Efeitos no Ambiente decorrentes da Aplicação dos Apoios do QREN

Título Relatório de Avaliação e Controlo dos Efeitos no Ambiente decorrentes da Aplicação dos Apoios do QREN Relatório de Avaliação e Controlo dos Efeitos no Ambiente decorrentes da Aplicação dos Apoios do QREN 2009 Ficha Técnica Título Relatório de Avaliação e Controlo dos Efeitos no Ambiente decorrentes da

Leia mais

Comissão de Acompanhamento reúne na Madeira

Comissão de Acompanhamento reúne na Madeira Junho 2010 Comissão de Acompanhamento reúne na Madeira A Comissão de Acompanhamento do POVT reuniu-se no dia 24 de Junho, no Funchal, Madeira, para a realização da sua 5ª reunião, onde estiveram presentes

Leia mais

QREN Agenda Factores de Competitividade

QREN Agenda Factores de Competitividade QREN 2007-2013 Agenda Factores de Competitividade Piedade Valente Aveiro, 19 de Setembro de 2008 1 QREN. 2007-2013 Objectivos Convergência Competitividade Regional e Emprego Cooperação Territorial 2 QREN.

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES PROCONVERGENCIA PROGRAMA OPERACIONAL DOS AÇORES PARA A CONVERGÊNCIA AVISO DE ABERTURA DE CANDIDATURAS EIXO PRIORITÁRIO III

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES PROCONVERGENCIA PROGRAMA OPERACIONAL DOS AÇORES PARA A CONVERGÊNCIA AVISO DE ABERTURA DE CANDIDATURAS EIXO PRIORITÁRIO III REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES PROCONVERGENCIA PROGRAMA OPERACIONAL DOS AÇORES PARA A CONVERGÊNCIA AVISO DE ABERTURA DE CANDIDATURAS EIXO PRIORITÁRIO III MELHORAR AS REDES REGIONAIS DE INFRA-ESTRUTURAS DE

Leia mais

QUE MEIOS FINANCEIROS?

QUE MEIOS FINANCEIROS? QUE MEIOS FINANCEIROS? PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA ATRAVÉS DO PO SEUR? HELENA PINHEIRO DE AZEVEDO MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS PARA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E BIODIVERSIDADE 22 JUN 2015 TAPADA DE MAFRA Organização:

Leia mais

PPDA PARECER RELATIVO À MONITORIZAÇÃO DA EEM MEDIDAS 28, 30 E 33

PPDA PARECER RELATIVO À MONITORIZAÇÃO DA EEM MEDIDAS 28, 30 E 33 PPDA 2009-2011 PARECER RELATIVO À MONITORIZAÇÃO DA EEM MEDIDAS 28, 30 E 33 JULHO 2001 PPDA 2009-2011 PARECERES RELATIVOS ÀS MEDIDAS 28, 30 E 33 MEDIDA 28 IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Eixo Prioritário 1 Competitividade, Inovação e Conhecimento SISTEMA DE APOIO A ÁREAS DE ACOLHIMENTO EMPRESARIAL E LOGÍSTICA Aviso nº: Centro-AAE-2009-14-BM-14 Nos termos do

Leia mais

EIXO PRIORITÁRIO II SISTEMAS AMBIENTAIS E DE PREVENÇÃO, GESTÃO E MONITORIZAÇÃO DE RISCOS (FUNDO COESÃO)

EIXO PRIORITÁRIO II SISTEMAS AMBIENTAIS E DE PREVENÇÃO, GESTÃO E MONITORIZAÇÃO DE RISCOS (FUNDO COESÃO) CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS www.povt.qren.pt EIXO PRIORITÁRIO II SISTEMAS AMBIENTAIS E DE PREVENÇÃO, GESTÃO E MONITORIZAÇÃO DE RISCOS (FUNDO COESÃO) DOMÍNIO DE INTERVENÇÃO RECUPERAÇÃO DE

Leia mais

Balanço positivo do POVT no final de 2010

Balanço positivo do POVT no final de 2010 N.º 3 - Dezembro '10 Balanço positivo do POVT no final de 2010 Chegados ao final de 2010 e estando volvido cerca de metade do período de programação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN 2007-2013),

Leia mais

O presente documento suporta a apreciação do ponto 3 da Agenda da Comissão de Acompanhamento, sendo composto por duas partes:

O presente documento suporta a apreciação do ponto 3 da Agenda da Comissão de Acompanhamento, sendo composto por duas partes: EIXO 1 COMPETITIVIDADE, INOVAÇÃO E CONHECIMENTO INSTRUMENTO: SISTEMA DE APOIO A INFRA-ESTRUTURAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS O presente documento suporta a apreciação do ponto 3 da Agenda da Comissão de

Leia mais

Avaliação Ambiental de Planos Municipais de Ordenamento do Território a integração da agenda ambiental e da sustentabilidade no planeamento local

Avaliação Ambiental de Planos Municipais de Ordenamento do Território a integração da agenda ambiental e da sustentabilidade no planeamento local Avaliação Ambiental de Planos Municipais de Ordenamento do Território a integração da agenda ambiental e da sustentabilidade no planeamento local JOÃO CABRAL FAUTL 2011 A integração da agenda ambiental

Leia mais

SISTEMA DE APOIOS À MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA (SAMA)

SISTEMA DE APOIOS À MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA (SAMA) AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS N.º 01/ SAMA/ 2008 SISTEMA DE APOIOS À MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA (SAMA) CONCURSO GERAL E CONCURSO JUSTIÇA OPERAÇÕES INDIVIDUAIS E OPERAÇÕES TRANSVERSAIS Nos termos

Leia mais

Capítulo I Disposições Gerais. Artigo 1º Âmbito de aplicação

Capítulo I Disposições Gerais. Artigo 1º Âmbito de aplicação Programa Operacional de Assistência Técnica FEDER 2007-2013 Regulamento de Acesso ao Financiamento FEDER Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º Âmbito de aplicação 1. O presente regulamento define as

Leia mais

Programa LIFE+ Isabel Lico, 6 Maio 2010, Castro Verde. 3.º Painel Unidades de Compostagem de

Programa LIFE+ Isabel Lico, 6 Maio 2010, Castro Verde. 3.º Painel Unidades de Compostagem de 3.º Painel Unidades de Compostagem de Resíduos Verdes LIFE+ Política e Governação Ambiental Programa LIFE+ Financia projectos Inovadores ou de Demonstração para o desenvolvimento e implementação de objectivos

Leia mais

Comissão Ministerial de Coordenação dos Programas Operacionais Regionais do Continente

Comissão Ministerial de Coordenação dos Programas Operacionais Regionais do Continente Comissão Ministerial de Coordenação dos Programas Operacionais Regionais do Continente Alteração aos regulamentos específicos relativos a tipologias de investimento suscetíveis de financiamento pelos programas

Leia mais

Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Equipamentos para a Coesão Local - Equipamentos Desportivos

Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Equipamentos para a Coesão Local - Equipamentos Desportivos Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Equipamentos para a Coesão Local - Equipamentos Desportivos Aviso Apresentação de Candidaturas Equipamentos para a Coesão Local Equipamentos

Leia mais

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS PRIORIDADE DE INVESTIMENTO: INVESTIMENTO NA CONSERVAÇÃO, PROTECÇÃO, PROMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PATRIMÓNIO CULTURAL

Leia mais

OPERAÇÕES INDIVIDUAIS E OPERAÇÕES TRANSVERSAIS

OPERAÇÕES INDIVIDUAIS E OPERAÇÕES TRANSVERSAIS AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS N.º 01/ SAMA/ 2011 SISTEMA DE APOIOS À MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA (SAMA) OPERAÇÕES INDIVIDUAIS E OPERAÇÕES TRANSVERSAIS Nos termos do Regulamento do SAMA, a apresentação

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO EIXO 4 Protecção e Valorização Ambiental PREVENÇÃO E GESTÃO DE RISCOS NATURAIS E TECNOLÓGICOS Acções Materiais Aviso nº: Centro-PRM-2011-04 Nos termos do Regulamento Específico

Leia mais

WORKSHOP FINANCIAMENTO DA REDE NATURA 2000 Mais e melhores oportunidades provenientes dos fundos da UE para

WORKSHOP FINANCIAMENTO DA REDE NATURA 2000 Mais e melhores oportunidades provenientes dos fundos da UE para WORKSHOP FINANCIAMENTO DA REDE NATURA 2000 Mais e melhores oportunidades provenientes dos fundos da UE para 2014-2020 Carla Leal, - Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional Novos contornos

Leia mais

Programa Operacional Regional do Norte ON.2

Programa Operacional Regional do Norte ON.2 Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013 ON.2 Eixo Prioritário 2 Valorização Económica de Recursos Específicos Aviso XXX/ X /2009 Turismo Escolas de Hotelaria e Turismo Modelo da Memória Descritiva

Leia mais

Programa Operacional Regional Alentejo 2007/2013

Programa Operacional Regional Alentejo 2007/2013 Programa Operacional Regional Alentejo 2007/2013 Workshop Gestão e Financiamento Integrados da Natura 2000 Lisboa, 28 de Fevereiro de 2008 1 1. Orientações e estrutura do PO Alentejo 2007/2013 2. Financiamento

Leia mais

Eixo Prioritário II Valorização Económica de Recursos Específicos

Eixo Prioritário II Valorização Económica de Recursos Específicos Eixo Prioritário II Valorização Económica de Recursos Específicos Valorização de Novos Territórios de Aglomeração de Actividades Económicas Acções Integradas de Valorização Territorial Aviso para Apresentação

Leia mais

Entrada em vigor em 3/04/2013 na redação dada pela deliberação CMC POVT de 3/04/2013

Entrada em vigor em 3/04/2013 na redação dada pela deliberação CMC POVT de 3/04/2013 Programa Operacional Valorização do Território Deliberações CMC POR: 26/03/2008, 20/04/2010, 4/04/2011, 30/01/2012, 20/03/2012 e 8/08/2012 Deliberação CMC POVT: 6/02/2012, 8/08/2012 e 02/04/2013 Entrada

Leia mais

Eixo Prioritário IV Redes e Equipamentos Estruturantes na RAM

Eixo Prioritário IV Redes e Equipamentos Estruturantes na RAM Eixo Prioritário IV Redes e Equipamentos Estruturantes na RAM TIPOLOGIA: INTERVENÇÕES QUE VISAM A CORREÇÃO TORRENCIAL DAS PRINCIPAIS RIBEIRAS DA ILHA DA MADEIRA Convite para Apresentação de Candidatura

Leia mais

Acordo de Parceria (PT 2020): Ponto de situação e Relatório Intercalar

Acordo de Parceria (PT 2020): Ponto de situação e Relatório Intercalar Acordo de Parceria (PT 2020): Ponto de situação e Relatório Intercalar Alinhamento Estratégico e contexto Alinhamento entre Estratégia Europa 2020, PNR e Portugal 2020 Metas da Estratégia Europa 2020:

Leia mais

Eixo Prioritário III VALORIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO AMBIENTAL E TERRITORIAL. Aviso para apresentação de candidaturas Ciclo Urbano da Água

Eixo Prioritário III VALORIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO AMBIENTAL E TERRITORIAL. Aviso para apresentação de candidaturas Ciclo Urbano da Água Eixo Prioritário III VALORIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO AMBIENTAL E TERRITORIAL Aviso para apresentação de candidaturas Ciclo Urbano da Água ML / III / CUA / 02 / 2010 Eixo Prioritário III VALORIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

Leia mais

II Conferência do Turismo e Hotelaria O Turismo em Portugal após 2009 [Oportunidades e Desafios]

II Conferência do Turismo e Hotelaria O Turismo em Portugal após 2009 [Oportunidades e Desafios] II Conferência do Turismo e Hotelaria O Turismo em Portugal após 2009 [Oportunidades e Desafios] Painel: Como é que os destinos turísticos se estão a preparar? O caso do Destino Douro Porto, 18 de Junho

Leia mais

Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial

Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Requalificação da Rede Escolar do Ensino Básico e da Educação Préescolar Escolas EB 2 3 Aviso de Abertura de Concurso para apresentação

Leia mais

Programa Operacional Plurifundos da Região Autónoma da Madeira MEDIDA 2.6. Intervenção Integrada do Porto Santo CONTROLO DO DOCUMENTO

Programa Operacional Plurifundos da Região Autónoma da Madeira MEDIDA 2.6. Intervenção Integrada do Porto Santo CONTROLO DO DOCUMENTO MEDIDA 2.6 Intervenção Integrada do Porto Santo CONTROLO DO DOCUMENTO Versão Data Descrição N. de Página 1 06.12.04 Elaboração do novo texto completo e consolidado Todas 2 25.11.05 Adequação dos indicadores

Leia mais

Que lugar e prioridade para as infra-estruturas científicas e tecnológicas?

Que lugar e prioridade para as infra-estruturas científicas e tecnológicas? Que lugar e prioridade para as infra-estruturas científicas e tecnológicas? Cristina de Azevedo Vogal executiva do ON.2 O Novo Norte Metas : Objectivo Indicador Meta 2010 Sistema Regional de Inovação Apoio

Leia mais

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS REDE DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS Programação Cultural em Rede Nos termos do regulamento específico Rede de Equipamentos Culturais, a apresentação de candidaturas processa-se

Leia mais

PROJECTOS DE EMPREENDEDORISMO FEMININO QUALIFICADO

PROJECTOS DE EMPREENDEDORISMO FEMININO QUALIFICADO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº24/ SI / 2008 SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO (SI INOVAÇÃO) PROJECTOS DE EMPREENDEDORISMO FEMININO QUALIFICADO Nos termos do Regulamento do SI Inovação, a apresentação

Leia mais

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES INVESTIMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA Fundo do Baixo Sabor

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES INVESTIMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA Fundo do Baixo Sabor PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES INVESTIMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA 2011 Fundo do Baixo Sabor I - INTRODUÇÃO O Plano Anual de Actividades constitui-se como o documento orientador da actividade do Fundo Baixo

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO

AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Eixo Prioritário I Competitividade, Inovação e Conhecimento Sistema de Apoio a Áreas de Acolhimento Empresarial e Logística Aviso nº: Centro-AAE-2009-12-OE-08 Nos termos do

Leia mais

1. DEFINIÇÃO, ANTECEDENTES E VISÃO DA ENAAC 2020

1. DEFINIÇÃO, ANTECEDENTES E VISÃO DA ENAAC 2020 Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC 2020) Avaliação do âmbito de aplicação do Decreto-Lei n.º 232/2007, de 15 de junho 1. DEFINIÇÃO, ANTECEDENTES E VISÃO DA ENAAC 2020 A Estratégia

Leia mais

RELATÓRIO FINAL (ANEXOS)

RELATÓRIO FINAL (ANEXOS) - RELATÓRIO FINAL (ANEXOS) - MAIO 2010 Elaborado pela QUATERNAIRE PORTUGAL CONSULTORIA PARA O DESENVOLVIMENTO, SA para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo. Coordenação Artur

Leia mais

Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Qualificação dos Serviços Colectivos Territoriais de Proximidade

Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Qualificação dos Serviços Colectivos Territoriais de Proximidade Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Qualificação dos Serviços Colectivos Territoriais de Proximidade Ciclo Urbano da Água Aviso para Apresentação de Candidaturas Eixo

Leia mais

PROGRAMAS OPERACIONAIS REGIONAIS DO CONTINENTE. Deliberações CMC POR: 14/10/2010, 4/04/2011, 30/01/2012, 20/03/2012 e 8/08/2012

PROGRAMAS OPERACIONAIS REGIONAIS DO CONTINENTE. Deliberações CMC POR: 14/10/2010, 4/04/2011, 30/01/2012, 20/03/2012 e 8/08/2012 PROGRAMAS OPERACIONAIS REGIONAIS DO CONTINENTE Deliberações CMC POR: 14/10/2010, 4/04/2011, 30/01/2012, 20/03/2012 e 8/08/2012 AÇÕES DE VALORIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO AMBIENTAL ENTRADA EM VIGOR EM 9/08/2012

Leia mais

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EIXO PRIORITÁRIO II SISTEMAS AMBIENTAIS E DE PREVENÇÃO GESTÃO E MONITORIZAÇÃO DE RISCOS (FUNDO COESÃO) DOMÍNIO DE INTERVENÇÃO PROTEÇÃO COSTEIRA REGULAMENTO ESPECÍFICO

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MÉRITO - RNT/01/2010 -

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MÉRITO - RNT/01/2010 - Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial PREVENÇÃO E GESTÃO DE RISCOS NATURAIS E TECNOLÓGICOS ACÇÕES MATERIAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MÉRITO ANEXO 1 Ponto 3.a do Aviso

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS

PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS PROGRAMA OPERACIONAL SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS 2014-2020 [RELATÓRIO DE EXECUÇÃO ANUAL DE 2016 DO PO SEUR] RESUMO PARA OS CIDADÃOS ÍNDICE 1. Objetivos Estratégicos, Eixos Prioritários

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES PROCONVERGENCIA PROGRAMA OPERACIONAL DOS AÇORES PARA A CONVERGÊNCIA AVISO DE ABERTURA DE CANDIDATURAS EIXO PRIORITÁRIO X

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES PROCONVERGENCIA PROGRAMA OPERACIONAL DOS AÇORES PARA A CONVERGÊNCIA AVISO DE ABERTURA DE CANDIDATURAS EIXO PRIORITÁRIO X REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES PROCONVERGENCIA PROGRAMA OPERACIONAL DOS AÇORES PARA A CONVERGÊNCIA AVISO DE ABERTURA DE CANDIDATURAS EIXO PRIORITÁRIO X COMPENSAR OS SOBRECUSTOS DA ULTRAPERIFERICIDADE FEDER

Leia mais

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E RESPETIVA METODOLOGIA APROVADA PELO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO POSEUR NA REUNIÃO DE 16 DE MARÇO DE 2015

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E RESPETIVA METODOLOGIA APROVADA PELO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO POSEUR NA REUNIÃO DE 16 DE MARÇO DE 2015 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E RESPETIVA METODOLOGIA APROVADA PELO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO POSEUR NA REUNIÃO DE 16 DE MARÇO DE 2015 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Na seleção das candidaturas respeitantes às tipologias

Leia mais

POLÍTICA DAS CIDADES REDES URBANAS PARA A COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO

POLÍTICA DAS CIDADES REDES URBANAS PARA A COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO EIXO 2 DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES E DOS SISTEMAS URBANOS POLÍTICA DAS CIDADES REDES URBANAS PARA A COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO [Apresentação de Candidaturas de Programas Estratégicos]

Leia mais

SISTEMA DE APOIO A ACÇÕES COLECTIVAS (SIAC)

SISTEMA DE APOIO A ACÇÕES COLECTIVAS (SIAC) AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº 02 / SIAC / 2011 SISTEMA DE APOIO A ACÇÕES COLECTIVAS (SIAC) Nos termos do Regulamento do SIAC, a apresentação de candidaturas processa-se, em regra, através

Leia mais

Eixo I _ Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e Sociedade do Conhecimento

Eixo I _ Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e Sociedade do Conhecimento Eixo I _ Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e Sociedade do Conhecimento I.1. Incentivos Directos e Indirecto às Empresas Tipologia de Investimento CONTROLO DO DOCUMENTO Versão Data Descrição N. de Página

Leia mais

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E RESPETIVA METODOLOGIA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E RESPETIVA METODOLOGIA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E RESPETIVA METODOLOGIA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA aprovados através de processo de consulta escrita concluído a 13 de Maio de 2015 METODOLOGIA E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Leia mais

Agenda Factores de Competitividade

Agenda Factores de Competitividade QREN Agenda Factores de Competitividade 12 Novembro 07 1 Objectivos desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento e na inovação; incremento da produção transaccionável e de uma maior orientação

Leia mais

Política de Coesão

Política de Coesão Política de Coesão 2014-2020 Carla Leal, Coordenadora do NAA Ílhavo 14 Dezembro 2011 Política de Coesão 2014-2020 Propostas apresentadas pela Comissão Europeia Abordagem estratégica Disposições comuns

Leia mais

Ministérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e da Economia e da Inovação. Despacho nº.

Ministérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e da Economia e da Inovação. Despacho nº. Despacho nº./ 2007 Critérios de Selecção do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico O Regulamento de Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico estabeleceu

Leia mais

Plano de Avaliação do POVT

Plano de Avaliação do POVT Alteração aprovada pela CMC a 14.04.09 Alteração aprovada pela CMC a 14.04.09 Índice 1. Enquadramento 3 2. Mecanismos de Coordenação para a implementação do Plano de Avaliação do POVT 4 3. Quadro Organizativo

Leia mais

Documento para reflexão

Documento para reflexão Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte Documento para reflexão 13-02-2007 AGENDA Apresentação da DRAP-Norte Missão, Visão e Valores Análise SWOT Vectores estratégicos Mapa Estratégico Mapa

Leia mais

Eixo Prioritário V Governação e Capacitação Institucional. Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA)

Eixo Prioritário V Governação e Capacitação Institucional. Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA) Eixo Prioritário V Governação e Capacitação Institucional Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA) CONVITE PÚBLICO PRÉVIO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURA DE PROGRAMA DE ACÇÃO SAMA/1/2008

Leia mais

Convite Público Apresentação de candidaturas

Convite Público Apresentação de candidaturas Convite Público Apresentação de candidaturas Eixo Prioritário V Governação e Capacitação Institucional PROMOÇÃO E CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL Aviso n.º: Centro-PCI-2010-07 As informações que constam do presente

Leia mais

Comissão Ministerial de Coordenação dos Programas Operacionais Regionais do Continente

Comissão Ministerial de Coordenação dos Programas Operacionais Regionais do Continente Comissão Ministerial de Coordenação dos Programas Operacionais Regionais do Continente Aprovação de alteração ao regulamento específico Reabilitação urbana Deliberação aprovada por consulta escrita em

Leia mais

Eixo Prioritário II Valorização Económica de Recursos Específicos. Valorização da Cultura e da Criatividade Grandes Eventos

Eixo Prioritário II Valorização Económica de Recursos Específicos. Valorização da Cultura e da Criatividade Grandes Eventos Eixo Prioritário II Valorização Económica de Recursos Específicos Valorização da Cultura e da Criatividade Grandes Eventos Referencial Standard dos Critérios de Avaliação do Mérito do Programa de Referencial

Leia mais

ANEXO III REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO

ANEXO III REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO ANEXO III REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO PLANOS ESTRATÉGICOS DE DESENVOLVIMENTO URBANO AVISO DE CONCURSO Nº ALT20 06 2016 18 ALT20 16 2016 19 ALT20 43 2016 20 DOMÍNIO DA SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA

Leia mais