Genética de Populações. Prof. Ricardo Lehtonen R. de Souza

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Genética de Populações. Prof. Ricardo Lehtonen R. de Souza"

Transcrição

1 Genética de Populações Prof. Ricardo Lehtonen R. de Souza

2 VARIAÇÃO EM POPULAÇÕES NATURAIS A maioria das características varia pelo menos um pouco; Desvio padrão fenotípico: ~ 5 a 10% da média;

3 VARIAÇÃO EM POPULAÇÕES NATURAIS Diversas maneiras de demonstrar que, frequentemente, uma fração considerável dessa variação está fundamentada geneticamente. Um método é demonstrar que existe uma correlação entre parentes.

4 Exemplo: Boag (1983) Calculou a herdabilidade de diversas características numa população de tentilhões nas Ilhas Galápagos Descobriu que, mesmo em um ambiente natural variável, a maior parte da variação fenotípica tinha uma base genética

5 Tentilhões (Geospiza fortis)

6 Boag (1983)

7 Polimorfismos visíveis É impossível saber, pela genética clássica, se um gene existe ou estudar suas propriedades a menos que alelos alternativos naquele loco possam ser identificados. Os primeiros estudos dos genes nas populações foram focalizados em variantes discretas, tais como os tipos sanguíneos ABO ou olhos brancos em Drosophila.

8 Polimorfismos visíveis Entretanto, nas populações naturais da maioria das espécies, raramente encontramos uma característica com dois ou mais fenótipos discretos. Por essa razão, os geneticistas clássicos assumiram que as populações eram geneticamente homogêneas.

9 Polimorfismos visíveis Visão clássica de estrutura populacional: um alelo é predominante na maioria dos locos; a única variação é devida à mutações ocasionais que, sendo raras, devem ser deletérias. Sob esse ponto de vista, a evolução seria um processo muito lento, já que deve esperar raras mutações vantajosas que proporcionem adaptação à mudança ambiental.

10 Polimorfismo Ocasionalmente, entretanto, dois ou mais fenótipos diferentes e discretos são razoavelmente comuns em uma população. Quando o mais raro deles excede certa frequência arbitrariamente alta - digamos, 1% - esta condição é chamada de POLlMORFISMO.

11 Polimorfismo - Definição Ocorrência em uma mesma população e ao mesmo tempo de 2 ou mais formas distintas de um gene, sendo que o alelo mais frequente não tenha frequência maior que 99%. Um sistema polimórfico tem pelo menos ~2% de heterozigotos.

12 Exemplo Os padrões de coloração do ganso-da-neve (Chen caerulescens) e da cobra-rei da Califórnia (Lampropeltis getulus) são tão dimórficos que, em ambos os casos, as diferentes formas foram descritas originalmente como espécies distintas. Contudo, as formas de coloração intercruzamse em ambos os casos A diferença no padrão de coloração parece ser devida único loco.

13 Chen caerulescens

14 Polimorfismos transitórios Alguns polimorfismos são TRANSITÓRIOS; observamos a população enquanto um alelo está sendo substituindo o outro. Após a fase de polimorfismo transicional, os alelos chegaram a uma frequência intermediária estável, formando um POLIMORFISMO BALANCEADO.

15 Caramujo Um polimorfismo balanceado complexo: caramujo terrestre Cepaea nemoralis, no qual a cor de fundo da concha é castanho, rosa ou amarelo, e a concha tem de zero a cinco faixas, um número que é controlado por diversos locos.

16 Caramujo (Cepaea nemoralis)

17 Caramujo Os números relativos das várias formas diferem muito de um lugar a outro, até mesmo entre localidades separadas por menos de 1,5 Km.

18 Caramujo Os fósseis demonstram que o polimorfismo tem persistido pelo menos desde o Pleistoceno (Diver 1929). Que as frequências gênicas são afetadas pela seleção natural é um fato sugerido pela sua correlação com o hábitat. Campos abertos e arbustos: caramujos amarelos com faixas, Bosques: castanhos e sem faixas

19 Caramujo Essa correlação é, pelo menos em parte, causada pela predação por pássaros, os quais tem menos chance de encontrar caramujos amarelos em áreas com gramíneas: camuflagem. Além do mais, os genótipos diferem em susceptibilidade a temperaturas extremas.

20 Copépodo marinho Tisbe reticulata Apresenta um polimorfismo de coloração. Em cruzamentos de laboratório, a descendência mostra, consistentemente, um excesso de heterozigotos, que têm maior sobrevivência que qualquer dos homozigotos. O excesso de heterozigotos é maior em culturas densamente povoadas que nas menos densas e é também influenciado pela salinidade.

21 Copépodo marinho O polimorfismo em Tisbe é um dos mais bem documentados casos de superioridade do heterozigoto. Ele também ilustra que as viabilidades relativas dos genótipos variam com as condições ambientais e que o efeito de um gene sobre a sobrevivência pode não ser devido à sua manifestação morfológica óbvia.

22 Copépodo marinho Parece implausível que a coloração desses copépodos tenha sido, por si, responsável pela habilidade de sobreviver em laboratório; ao invés disso, a coloração parece ser um efeito pleiotrópico, talvez não adaptativo por si mesmo, de um gene cujos efeitos fisiológicos desconhecidos são responsáveis pela existência do polimorfismo.

23 Tisbe reticulata

24 Polimorfismos protéicos Variação genética em proteínas através de eletroforese: 1966 Harris e cols genes de enzimas humanas Lewontin e Hubby - 18 genes de Drosophila pseudoobscura

25 Polimorfismos protéicos Os resultados mostraram que cerca de 30% dos genes eram polimórficos Fig. Esterase de Drosophila pseudoobscura (Hubby e Lewontin, 1966)

26 Polimorfismos protéicos Nem toda a variabilidade é detectada por eletroforese Causa: aminoácidos com propriedades similares determinam a mesma mobilidade eletroforética em diferentes variantes protéicas.

27 Proteína x DNA A maior parte do genoma dos eucariotos não codifica proteínas: polimorfismos nessas regiões não alteram as proteínas. Regiões codificadoras: mutações sinônimas Logo, o polimorfismo ao nível do DNA é mais frequente

28 SNP Não altera aminoácido Altera aminoácido Altera mobilidade Não altera mobilidade Não altera função Altera função Não altera função Altera função Não altera morfologia Altera morfologia Não altera morfologia Altera morfologia

29 VARIAÇÃO GENÉTICA ENTRE POPULAÇÕES Em muitos locos, as frequências alélicas diferem, de uma população para a outra, de modo que a variação que surge dentro das populações se transforma em variação entre populações.

30 VARIAÇÃO GENÉTICA ENTRE POPULAÇÕES Quando as frequências alélicas são determinadas para alguns locos individualmente, a similaridade ou diferença genética (chamada algumas vezes de DISTÂNCIA GENÉTICA) entre pares de populações por ser expressa por vários índices.

31

32 Exemplo (Schaal e Smith, 1980 ) Determinaram a frequência de alelos para 13 locos enzimáticos em cinco populações de uma erva leguminosa, o trevo Desmodium nudiflorum, em Ohio e Michigan. Seis dos locos eram polimórficos em pelo menos uma população;

33 Desmodium nudiflorum No loco que exibia a maior variação geográfica na frequência de alelos, o alelo mais comum variava de p = 0,54 a p = 1,00. A distância genética (D de Nei) entre populações variava de 0,0011 a 0,0232. Ao todo, 53 % da diversidade genética exibida era intrapopulacional e 47 % era interpopulacional.

34 Ecótipos Espécies com mobilidade limitada ou até mesmo populações situadas bem próximas diferem frequentemente não apenas nas frequências de alozimas, mas também em uma ou mais características fisiológicas ou morfológicas.

35 Ecótipos As formas morfológica ou fisiologicamente diferentes de plantas, chamadas ECÓTIPOS, são frequentemente encontradas num padrão, por exemplo, quatro ecótipos morfologicamente distintos são encontrados num padrão de mosaico, em associação a diferentes microhábitats.

36 Ecótipos - Hieracium umbellatum Na planta Hieracium umbellatum, 4 ecótipos morfologicamente distintos são encontrados associados, respectivamente, a dunas de areia, campos arenosos, encostas de rochedos marinhos e florestas (Turesson 1922).

37 Ecótipos - Gramíneas Os solos impregnados de metais nas proximidades de minas são ocupados por populações de gramíneas tolerantes aos metais, que são distintas, geneticamente, das plantas co-específicas de solos não tóxicos situados a poucos metros de distância (Antonovics et al. 1971).

38 Ecótipos Muito frequentemente, a adaptação de diferentes populações de uma espécie a condições ambientais similares é fenotipicamente indistinguível, mas apresenta uma base genética diferente de uma população a outra. Portanto, a evolução convergente pode ocorrer entre diferentes populações de uma mesma espécie.

39 Referência Futuyma, D. Biologia Evolutiva. 3a ed. Funpec Capítulo 9, pg 239 a 245

Genética de Populações. Prof. Ricardo Lehtonen R. de Souza

Genética de Populações. Prof. Ricardo Lehtonen R. de Souza Genética de Populações Prof. Ricardo Lehtonen R. de Souza E-mail: ricardo.lehtonen@gmail.com http://www.ufpr.br/~lehtonen VARIAÇÃO FENOTÍPICA EM POPULAÇÕES NATURAIS Galton e Mendel exemplificam abordagens

Leia mais

O que precisamos saber sobre ESPECIAÇÃO?

O que precisamos saber sobre ESPECIAÇÃO? Universidade Federal do Paraná Departamento de Genética Setor Ciências Biológicas O que precisamos saber sobre ESPECIAÇÃO? danielbruschi@ufpr.br Prof. Dr. Daniel Pacheco Bruschi Modificado de Moritz, 2002.

Leia mais

Estudando uma característica ou uma frequência alélica em uma população podemos perguntar:

Estudando uma característica ou uma frequência alélica em uma população podemos perguntar: Introdução Estudando uma característica ou uma frequência alélica em uma população podemos perguntar: (1) se ela é determinada pela seleção natural ou por uma das várias outras causas possíveis: deriva

Leia mais

Forças evolutivas. Definição de Evolução. Desvios de Hardy-Weinberg. Desvios de Hardy-Weinberg

Forças evolutivas. Definição de Evolução. Desvios de Hardy-Weinberg. Desvios de Hardy-Weinberg Definição de Evolução Forças evolutivas A definição operacional de evolução em nível de deme é mudança na freqüência alélica ou genotípica em gerações. Fatores ou processos que podem alterar a freqüência

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÕES

GENÉTICA DE POPULAÇÕES GENÉTICA DE POPULAÇÕES FATORES MICROEVOLUTIVOS: ENDOGAMIA PROF. MACKS WENDHELL GONÇALVES ENDOGAMIA DEME Deme é uma coleção de indivíduos intercruzantes da mesma espécie que vive em proximidade suficiente

Leia mais

Assuntos a serem abordados nesta aula:

Assuntos a serem abordados nesta aula: Seleção Natural I Assuntos a serem abordados nesta aula: 1. Definindo Seleção Natural 2. Evidências da Seleção Natural 3. Valor adaptativo 4. Vantagem adaptativa do heterozigoto 5. Equilíbrio de Hardy-Weinberg

Leia mais

Tamanho populacional 31/08/2010. Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Relação entre o Censo (N) e tamanho efetivo (Ne)

Tamanho populacional 31/08/2010. Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Relação entre o Censo (N) e tamanho efetivo (Ne) Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Equilíbrio de Hardy-Weinberg (EHW) Os fatores evolutivos e a dinâmica populacional (p + q) 2 = p 2 + 2pq + q 2 Professor Fabrício R. Santos

Leia mais

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7 Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 1 4.

Leia mais

Evolução Molecular. "Nothing in Biology Makes Sense Except in the Light of Evolution. Theodosius Dobzhansky

Evolução Molecular. Nothing in Biology Makes Sense Except in the Light of Evolution. Theodosius Dobzhansky "Nothing in Biology Makes Sense Except in the Light of Evolution Theodosius Dobzhansky Evolução Evolução Evolução Genótipo + Ambiente = Fenótipo Parental F1 F2 Evolução Evolução = mudança (características

Leia mais

Deriva Genética. (Genetic drift)

Deriva Genética. (Genetic drift) Deriva Genética (Genetic drift) => Primeiros trabalhos demonstrando a existência de deriva genética, em 1954, pelos Profs. Warwick Kerr e S. Wright: Um dos fundadores da Teoria Sintética da Evolução i)

Leia mais

Definições. Interpretação ingênua de seleção natural: sobrevivência do mais apto ou a natureza com unhas dentes

Definições. Interpretação ingênua de seleção natural: sobrevivência do mais apto ou a natureza com unhas dentes Seleção Natural Definições Interpretação ingênua de seleção natural: sobrevivência do mais apto ou a natureza com unhas dentes Essas definições são inexatas e insuficientes Seleção Natural Para Huxley,

Leia mais

Biologia Evolutiva. A Biologia Evolutiva é o estudo da história da vida e dos processos que levam à sua diversidade.

Biologia Evolutiva. A Biologia Evolutiva é o estudo da história da vida e dos processos que levam à sua diversidade. 2017 Biologia Evolutiva A Biologia Evolutiva é o estudo da história da vida e dos processos que levam à sua diversidade. Biologia Evolutiva Análises e metodologias reducionistas e composicionistas (propriedades

Leia mais

Sistemas de Acasalamento. Acasalamento ao acaso. Acasalamento ao acaso. O ciclo de vida de uma população. Pressupostos de Hardy Weinberg.

Sistemas de Acasalamento. Acasalamento ao acaso. Acasalamento ao acaso. O ciclo de vida de uma população. Pressupostos de Hardy Weinberg. Pressupostos de Hardy Weinberg Produção de alelos: 1 locus autossômico 2 alelos sem mutação 1ª Lei de Mendel União de alelos: Sistema de acasalamento aleatório Tamanho populacional infinito Troca genética

Leia mais

Genética de Populações e Evolução

Genética de Populações e Evolução Genética de Populações e Evolução Populações Genética de populações a palavra população geralmente não se refere a todos os indivíduos de uma espécie, mas sim a um grupo de indivíduos da mesma espécie

Leia mais

Genética de Populações. Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR

Genética de Populações. Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR Genética de Populações Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR Populações Genética de populações a palavra população geralmente não se refere a todos os indivíduos de uma espécie, mas sim a um

Leia mais

Organismos em seus ambientes. Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho UESPI

Organismos em seus ambientes. Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho UESPI Organismos em seus ambientes Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho UESPI Em biologia, nada tem sentido, exceto à luz da evolução (Theodosius Dobzhansky) O significado da Adaptação É muito comum dizermos

Leia mais

Herança de caracteres complexos. Slides: Prof. Vanessa Kava

Herança de caracteres complexos. Slides: Prof. Vanessa Kava Herança de caracteres complexos Slides: Prof. Vanessa Kava 1 Genética Mendeliana Os sete traços que Mendel observava em suas plantas eram os seguintes: 1. forma ou aspecto da semente: lisa ou rugosa 2.

Leia mais

Seleção Natural. A grande originalidade de Darwin foi a proposta de seleção natural -> essencialmente ligada à demografia de populações.

Seleção Natural. A grande originalidade de Darwin foi a proposta de seleção natural -> essencialmente ligada à demografia de populações. Seleção Natural Não é um processo aleatório. A grande originalidade de Darwin foi a proposta de seleção natural -> essencialmente ligada à demografia de populações. Seleção natural => mecanismo chave no

Leia mais

Genética de Populações. Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR

Genética de Populações. Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR Genética de Populações Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR Populações Genética de populações a palavra população geralmente não se refere a todos os indivíduos de uma espécie, mas sim a um

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO. Aula 10. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO. Aula 10. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO Aula 10 LGN232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br RELEMBRANDO. kit de genética molecular ENZIMAS DE

Leia mais

LGN215 - Genética Geral

LGN215 - Genética Geral LGN215 - Genética Geral Aula 6: Ligação II Prof. Dr. Antonio Augusto Franco Garcia Colaboradora: Maria Marta Pastina Piracicaba SP Ligação 2ª lei de Mendel: Lei da Segregação Independente Para genes situados

Leia mais

ACASALAMENTO PREFERENCIAL

ACASALAMENTO PREFERENCIAL ACASALAMENTO PREFERENCIAL A endogamia representa um desvio do acasalamento ao acaso no qual o parentesco biológico entre indivíduos afeta a probabilidade de se acasalar. Indivíduos também podem ter sua

Leia mais

Origem da variação. Conceitos importantes. Variação Genética e Evolução. Deriva. Seleção. Mutação. Migração

Origem da variação. Conceitos importantes. Variação Genética e Evolução. Deriva. Seleção. Mutação. Migração Origem da variação Conceitos importantes Variação genética -> variantes alélicos São originados por mutação e intensificados por mecanismos recombinatórios e sexuais Diversidade ou variabilidade genética:

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIODIVERSIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE BIOLOGIA PROCESSO SELETIVO 2011.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIODIVERSIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE BIOLOGIA PROCESSO SELETIVO 2011. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIODIVERSIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE BIOLOGIA PROCESSO SELETIVO 2011.2 PPG GenBio Programa de Pós P s Graduação em Genética e Biodiversidade

Leia mais

Seleção natural. Bio Diogo Meyer. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo

Seleção natural. Bio Diogo Meyer. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo Seleção natural Bio 0208-2017 Diogo Meyer Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo Leitura básica: Ridley 5.6, 5.7, 5.10,5.12 Seleção Natural Lembremos o quão complexas e

Leia mais

Avanços no entendimento da relação entre genótipo e fenótipo através de marcadores genéticos

Avanços no entendimento da relação entre genótipo e fenótipo através de marcadores genéticos Avanços no entendimento da relação entre genótipo e fenótipo através de marcadores genéticos Gabriel Rodrigues Alves Margarido Orientador: Antonio Augusto Franco Garcia SUMÁRIO 2 SUMÁRIO 1. Introdução

Leia mais

GENÉTICA QUANTITATIVA. Herança Mendeliana x herança poligênica. Ação aditiva Ação dominante Ação sobredominante

GENÉTICA QUANTITATIVA. Herança Mendeliana x herança poligênica. Ação aditiva Ação dominante Ação sobredominante GENÉTICA QUANTITATIVA Herança Mendeliana x herança poligênica Interações gênicas (alélicas) Ação aditiva Ação dominante Ação sobredominante Caracteres: => atributos de um organismo (planta, animal, microorganismo)

Leia mais

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural)

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Os fatores evolutivos e a dinâmica populacional Equilíbrio de Hardy-Weinberg (EHW) (p + q) 2 = p 2 + 2pq + q 2 Professor Fabrício R Santos

Leia mais

CURSO DE MEDICINA EXERCÍCIOS GENÉTICA DE POPULAÇÕES

CURSO DE MEDICINA EXERCÍCIOS GENÉTICA DE POPULAÇÕES CURSO DE MEDICINA EXERCÍCIOS GENÉTICA DE POPULAÇÕES AULAS: 15 e 19/05/014 Profª: Ana Luisa Miranda-Vilela 1) Em uma população, as composições genotípicas observadas são as seguintes: AA Aa aa 100 300 380

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA

CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA * Cromossomos homólogos: cada um dos dois cromossomos que formam um par é homólogo do outro, isto é, idênticos entre si, quanto a constituição gênica. Cada um dos dois homólogos

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES

MARCADORES MOLECULARES ESALQ/USP MARCADORES MOLECULARES Base genética dos marcadores e usos no melhoramento de plantas e em estudos de diversidade genética e conservação Departamento de Genética ESTUDO DIRIGIDO 1. O que são

Leia mais

2. TIPOS DE DOMINÂNCIA pag. 19

2. TIPOS DE DOMINÂNCIA pag. 19 2. TIPOS DE DOMINÂNCIA pag. 19 Dominância Completa Dominância incompleta ou ausência de dominância Codominância 2. TIPOS DE DOMINÂNCIA pág. 19 Dominância Completa: No caso da ervilha de Mendel, a presença

Leia mais

Diversidade genética de populações (princípios e

Diversidade genética de populações (princípios e Aula 8 Diversidade genética de populações (princípios e ferramentas estatísticas) População Um grupo de indivíduos da mesma espécie que potencialmente podem se acasalar, produzindo descendência, e vivem

Leia mais

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE GENÉTICA DE POPULAÇÕES

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE GENÉTICA DE POPULAÇÕES MATRÍCULA: Lista de Exercícios Evolução Código 13170 SOBRE GENÉTICA DE POPULAÇÕES 1) Em uma população, as composições genotípicas observadas são as seguintes: AA Aa aa 100 300 380 Responda: a) Quais são

Leia mais

Bio. Monitor: Sarah Elis

Bio. Monitor: Sarah Elis Bio. Professor: Nelson Paes Monitor: Sarah Elis Genética de populações 03 out RESUMO População é o conjunto de indivíduos da mesma espécie. As espécies, entretanto, sofrem influência do meio, o que faz

Leia mais

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES. AULA 6: Genética e conservação de populações

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES. AULA 6: Genética e conservação de populações ECOLOGIA DE POPULAÇÕES AULA 6: Genética e conservação de populações AVISOS IMPORTANTES! 18/09: aula teórica 24/09: Prova às 13:30 25/09: Atividade orientada de análise de dados No site: www.benderlab.weebly.com

Leia mais

Origem da variação. Conceitos importantes. Variabilidade genética. Variabilidade Genética. Variação genética e Evolução

Origem da variação. Conceitos importantes. Variabilidade genética. Variabilidade Genética. Variação genética e Evolução Variabilidade genética Origem da variação Professor Fabrício R Santos fsantos@icb.ufmg.br Departamento de Biologia Geral, UFMG 2011 Conceitos importantes Variação genética: variantes alélicos originados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Biológicas Departamento de Genética BG403 - GENÉTICA ANIMAL. Lista de Exercícios

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Biológicas Departamento de Genética BG403 - GENÉTICA ANIMAL. Lista de Exercícios UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Biológicas Departamento de Genética Profa Angelica Boldt BG403 - GENÉTICA ANIMAL Lista de Exercícios T7 GENÉTICA DE POPULAÇÕES 1) As propriedades genéticas

Leia mais

Prof. Manoel Victor. Genética Quantitativa

Prof. Manoel Victor. Genética Quantitativa Genética Quantitativa Modos de ação dos genes ação qualitativa expressão de genes seguindo padrões e modelos como os descritos por Mendel AA Aa aa (genes qualitativos) Fenótipos Genótipos Modos de ação

Leia mais

Aula 3: Genética da Transmissão II

Aula 3: Genética da Transmissão II LGN215 - Genética Geral Aula3:Genéticada TransmissãoII Prof.Dr.AntonioAugustoFrancoGarcia Monitora:MariaMartaPastina Alelismo Múltiplo Umgenepoderterváriosalelosdeterminandoumcaráter(2,3,4,...,) Um gene

Leia mais

LGN GENÉTICA. Aula 6 - Ligação II. Antonio Augusto Franco Garcia Filipe Inácio Matias Marianella F. Quezada Macchiavello

LGN GENÉTICA. Aula 6 - Ligação II. Antonio Augusto Franco Garcia Filipe Inácio Matias Marianella F. Quezada Macchiavello LGN 215 - GENÉTICA Aula 6 - Ligação II Antonio Augusto Franco Garcia Filipe Inácio Matias Marianella F. Quezada Macchiavello Departamento de Genética Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade

Leia mais

BioApoio FREQUÊNCIA ALÉLICA ANOS

BioApoio FREQUÊNCIA ALÉLICA ANOS 1. (Ufpe 2012) O princípio de Hardy- Weinberg tem sido utilizado pelos evolucionistas como uma importante ferramenta para compreender as frequências gênicas nas populações dos seres vivos. Sobre esse assunto,

Leia mais

a) Qual é o mecanismo de herança dessa doença? Justifique.

a) Qual é o mecanismo de herança dessa doença? Justifique. É sabido que indivíduos homozigotos recessivos para alelos mutados do gene codificador da enzima hexosaminidase desenvolvem uma doença conhecida como Tay-Sachs, e morrem antes do quarto ano de vida. Nos

Leia mais

Recursos Genéticos Vegetais

Recursos Genéticos Vegetais Recursos Genéticos Vegetais Caracterização x Avaliação Caracterização Alta herdabilidade Pouca influência ambiental Avaliação Baixa herdabilidade Muita influência ambiental Caracterização: Caracterização

Leia mais

Introdução à Genética da Conservação: Diversidade Genética e Evolução das Populações Naturais

Introdução à Genética da Conservação: Diversidade Genética e Evolução das Populações Naturais Biologia da Conservação: Genética Professor: Fabrício R. Santos Bibliografia: Fundamentos de Genética da Conservação [Frankham et al. 2008] e artigos científicos http://www.icb.ufmg.br/labs/lbem/aulas/grad/biolcons

Leia mais

Deriva genética, tamanho efetivo populacional e teoria neutra

Deriva genética, tamanho efetivo populacional e teoria neutra Deriva genética, tamanho efetivo populacional e teoria neutra Instituto de Biociências USP Diogo Meyer Ridley, 6.5, 6.6, 6.7, 7.1, 7.2 7.3 (não cubro quadro 7.1 e 7.2) Deriva para o cenário 3 2 Frequências

Leia mais

LGN Genética. Aula 5 Ligação I

LGN Genética. Aula 5 Ligação I ESALQ/USP Piracicaba 2º Semestre de 2016 LGN0215 - Genética Aula 5 Ligação I Carina de Oliveira Anoni Prof. Gabriel Rodrigues Alves Margarido Segregação de genes Mesmo cromossomo Cromossomos diferentes

Leia mais

Extensões da Análise Mendeliana. Explicações moleculares

Extensões da Análise Mendeliana. Explicações moleculares Extensões da Análise Mendeliana Explicações moleculares Tipos de interações Tipo Descrição 1. Herança Mendeliana Simples Termo reservado para descrever situações em que os alelos seguem estritamente os

Leia mais

Quantitativos + Qualitativos 17/03/2016. Variabilidade Genética Como surgem as variações genéticas? Mutações! Controle Genética e Herdabilidade

Quantitativos + Qualitativos 17/03/2016. Variabilidade Genética Como surgem as variações genéticas? Mutações! Controle Genética e Herdabilidade 17/03/016 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE GENÉTICA LGN0313 Melhoramento Genético Controle Genética e Herdabilidade Prof. Fernando Angelo Piotto

Leia mais

Genética Conceitos Básicos. Professor Fláudio

Genética Conceitos Básicos. Professor Fláudio Genética Conceitos Básicos Professor Fláudio O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em: - Genética Clássica Mendel (1856 1865) - Genética Moderna

Leia mais

Curso de Informática Biomédica BG-054 Genética. Prof. Ricardo Lehtonen R. de Souza

Curso de Informática Biomédica BG-054 Genética. Prof. Ricardo Lehtonen R. de Souza Curso de Informática Biomédica BG-054 Genética Prof. Ricardo Lehtonen R. de Souza Bibliografia Fundamentos de Genética / D. Peter Snustad, Michael J. Simmons Introdução a genética/ Anthony J.F. Griffiths...

Leia mais

ACASALAMENTO PREFERENCIAL

ACASALAMENTO PREFERENCIAL ACASALAMENTO PREFERENCIAL A endogamia representa um desvio do acasalamento ao acaso no qual o parentesco biológico entre indivíduos afeta a probabilidade de se acasalar. Indivíduos também podem ter sua

Leia mais

Evolução determinística. Seleção Natural. Seleção Artificial Cruzamentos seletivos praticados pelo homem

Evolução determinística. Seleção Natural. Seleção Artificial Cruzamentos seletivos praticados pelo homem Equilíbrio de Hardy-Weinberg (EHW) Evolução determinística Natural Professor Fabrício R. Santos - UFMG Populações estão em EHW quando: tamanho populacional é infinito; acasalamento é totalmente ao acaso;

Leia mais

Deriva Genética. (Genetic drift)

Deriva Genética. (Genetic drift) Deriva Genética (Genetic drift) => Primeiros trabalhos demonstrando a existência de deriva genética, em 1954, pelos Profs. Warwick Kerr e S. Wright: Um dos fundadores da Teoria Sintética da Evolução Um

Leia mais

Conceitos Básicos de Genética. Relação Fenótipo-Genótipo

Conceitos Básicos de Genética. Relação Fenótipo-Genótipo Conceitos Básicos de Genética Relação Fenótipo-Genótipo Genética É a disciplina dentro da Biologia que estuda os mecanismos da hereditariedade. O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão

Leia mais

Genética de Populações Equilíbrio de Hardy-Weinberg

Genética de Populações Equilíbrio de Hardy-Weinberg Genética de Populações Equilíbrio de Hardy-Weinberg Clique para assistir 1. (PUC RS) Para responder à questão, analise o gráfico, que representa diferentes classes fenotípicas de uma característica genética

Leia mais

Por quê? Variação ambiental Poligenes. Variação ambiental Poligenes. Normas de Reação. Fenótipo é qualquer característica mensurável.

Por quê? Variação ambiental Poligenes. Variação ambiental Poligenes. Normas de Reação. Fenótipo é qualquer característica mensurável. Fenótipo é qualquer característica mensurável. A grande maioria de fenótipos não tem categorias discretas e não tem um gene que seja necessário e suficiente para explicar sua variação Genótipos Mendelianos

Leia mais

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural)

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Os fatores evolutivos e a dinâmica populacional A genética de populações é o estudo quantitativo da distribuição dos alelos nas pops. e

Leia mais

LGN 313 Melhoramento Genético

LGN 313 Melhoramento Genético Departamento de Genética LGN 313 Melhoramento Genético Tema 8 Caracteres, herdabilidade e ganho genético Prof. Natal Vello natal.vello@usp.br Heranças Oligogênica e Poligênica Descontínua Caracteres Qualitativos

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 61 ESPECIAÇÃO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 61 ESPECIAÇÃO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 61 ESPECIAÇÃO Fixação 1) Os fatos biológicos a seguir se referem ao processo de formação de novas espécies (especiação): I) Para que ocorra a especiação é necessário que grupos

Leia mais

Instruções para a prova:

Instruções para a prova: MOGI GUAÇU Pré-vestibular Ensino Médio Ensino Fundamental Educação Infantil Nome: 1ª Avaliação de Biologia - GABARITO Prof.: Chico 2º Ano E.M. Valor: 2º Trimestre 2015 10,0 Nº: Instruções para a prova:

Leia mais

GENÉTICA. Profª Fernanda Toledo

GENÉTICA. Profª Fernanda Toledo GENÉTICA Profª Fernanda Toledo O que é Genética? É a ciência que estuda os genes e sua transmissão para as gerações futuras. As características são transmitidas de pais para filhos. Essa atividade é coordenada

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. O genótipo ii (tipo sanguíneo O) não atua na conversão do antígeno H em aglutinógenos A e, portanto um dos genótipos para O poderá ser Hhii. Os recessivos hh não atuam

Leia mais

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural)

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Os fatores evolutivos e a dinâmica populacional Equilíbrio de Hardy-Weinberg (EHW) (p + q) 2 = p 2 + 2pq + q 2 Professor Fabrício R Santos

Leia mais

Endogamia & Heterose. Leandro S. A. Gonçalves Dr. Genética e Melhoramento de Plantas

Endogamia & Heterose. Leandro S. A. Gonçalves Dr. Genética e Melhoramento de Plantas Endogamia & Heterose Leandro S. A. Gonçalves Dr. Genética e Melhoramento de Plantas - Endogamia - Conceito: Acasalamento entre indivíduos aparentados (FEHR, 1987) - Histórico: Desde os primeiros tempos

Leia mais

Genética Humana. Faculdade Anísio Teixeira. Prof João Ronaldo Neto

Genética Humana. Faculdade Anísio Teixeira. Prof João Ronaldo Neto Genética Humana Faculdade Anísio Teixeira Prof João Ronaldo Neto Segregação Genética Herança Monogênica Monogênica ou monoibridismo aplica-se a casos em que apenas um par de alelos de um gene está envolvido

Leia mais

Genética de Populações. Profa Angelica B. W. Boldt

Genética de Populações. Profa Angelica B. W. Boldt Genética de Populações Profa Angelica B. W. Boldt Genética de populações Estrutura genética de uma população Créditos dos slides: MSc. Jiulliano de Sousa Costa e Prof. Dr. Eric Santos Araújo MCAS Genética

Leia mais

Aula 4: Genética da Transmissão III

Aula 4: Genética da Transmissão III LGN215 - Genética Geral Aula 4: Genética da Transmissão III Prof. Dr. Antonio Augusto Franco Garcia Monitora: Maria Marta Pastina Experimentos de Mendel Inicialmente, Mendel estudou cruzamentos considerando

Leia mais

Extensão da herança a Mendeliana

Extensão da herança a Mendeliana Extensão da herança a Mendeliana Genética Básica Licenciatura em Biologia Victor Martin Quintana Flores Diferentes padrões de herança a Mendeliana Tipo Descrição Mendeliana simples Ligado ao X Alelos letais

Leia mais

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a sequência mais provável desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta.

a) Baseando-se nos resultados acima, qual é a sequência mais provável desses 4 genes no cromossomo, a partir do gene A? b) Justifique sua resposta. CAP. 08: HERANÇA QUANTITATIVA OU POLIGENICA CAP. 09: MAPAS DE LIGAÇÃO GÊNICA - LINKAGE CAP. 10: O MATERIAL GENÉTICO E A GENÉTICA DO FUNCIONAMENTO DOS GENES 1. Considere dois genes e seus respectivos alelos:

Leia mais

BG-053 Genética Curso de Nutrição

BG-053 Genética Curso de Nutrição BG-053 Genética Curso de Nutrição Prof. Ricardo Lehtonen R. de Souza http://www.ufpr.br/~lehtonen polimorfismos.ufpr@gmail.com Bibliografia Fundamentos de Genética / D. Peter Snustad, Michael J. Simmons

Leia mais

Aula 2: Genética da Transmissão I

Aula 2: Genética da Transmissão I LGN215 - Genética Geral Aula 2: Genética da Transmissão I Antonio Augusto Franco Garcia Maria Marta Pastina Primeiro semestre de 2011 Piracicaba SP Conceitos Essenciais A existência de genes pode ser deduzida

Leia mais

CRUZAMENTO-TESTE e RETROCRUZAMENTO pg.20

CRUZAMENTO-TESTE e RETROCRUZAMENTO pg.20 CRUZAMENTO-TESTE e RETROCRUZAMENTO pg.20 Como descobrir se é VV ou Vv? Para descobrir se um indivíduo portador de um caráter dominante é homozigoto ou heterozigoto, basta cruzá-lo com um indivíduo recessivo

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÕES

GENÉTICA DE POPULAÇÕES GENÉTICA DE POPULAÇÕES Conceito geral de populações Freqüências alélicas e genotípicas Equilíbrio de Hardy-Weinberg Estrutura genética de populações Fatores que afetam o equilíbrio de H-W: mutação, seleção,

Leia mais

Evolução determinística. Seleção Natural. Seleção Natural

Evolução determinística. Seleção Natural. Seleção Natural Equilíbrio de Hardy-Weinberg (EHW) Evolução determinística Natural Professor Fabrício R. Santos - UFMG Populações estão em EHW quando: tamanho populacional é infinito; acasalamento é totalmente ao acaso;

Leia mais

Introdução. Informação Complementar. Doenças Genéticas. Causadas por alteração em genes ou cromossomas

Introdução. Informação Complementar. Doenças Genéticas. Causadas por alteração em genes ou cromossomas Informação Complementar Aula TP 1º ano Ano lectivo 2014/2015 Introdução Doenças Genéticas Causadas por alteração em genes ou cromossomas Maioria são: Crónicas De início precoce Associadas a défice cognitivo

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÕES. Prof. Piassa

GENÉTICA DE POPULAÇÕES. Prof. Piassa GENÉTICA DE POPULAÇÕES Prof. Piassa DEFINIÇÃO Estudo da distribuição e frequência dos alelos determinantes de características de uma população. EQUILÍBRIO DE HARDY-WEINBERG 1908 Definição: Na ausência

Leia mais

Deriva genética, tamanho efetivo populacional e teoria neutra

Deriva genética, tamanho efetivo populacional e teoria neutra Deriva genética, tamanho efetivo populacional e teoria neutra Instituto de Biociências USP Diogo Meyer Ridley, 6.5, 6.6, 6.7, 7.1, 7.2 7.3 (não cubro quadro 7.1 e 7.2) Definições de deriva A frequência

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Introdução à genética 1ª e 2ª leis de Mendel. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Introdução à genética 1ª e 2ª leis de Mendel. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Hereditariedade e diversidade da vida Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Parte 1 Introdução a genética e 1ª Lei de Mendel I Introdução à genética II 1ª Lei de Mendel I Introdução à genética

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Genética Clássica 1. Conceito: É a ciência voltada para o estudo da hereditariedade, bem como da estrutura e função dos genes. Características Fundamentais

Leia mais

Ligação, permuta e mapeamento. Prof. David De Jong Depto. de Genética

Ligação, permuta e mapeamento. Prof. David De Jong Depto. de Genética Ligação, permuta e mapeamento Prof. David De Jong Depto. de Genética 1 Mendel e suas ervilhas 23/08/2016-11:42 Ligação, Permuta e Mapeamento Genético Slide 2 Evitar autofecundação 23/08/2016-11:42 Ligação,

Leia mais

Gene tica. O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão para as futuras gerações. Genética Clássica -> Mendel(1856)

Gene tica. O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão para as futuras gerações. Genética Clássica -> Mendel(1856) Gene tica Conceitos básicos Na semente estão contidas todas as partes do corpo do homem que serão formadas. A criança que se desenvolve no útero da mãe tem as raízes da barba e do cabelo que nascerão um

Leia mais

Noções de Genética: COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE CURSINHO PRÉ-ENEM PROFESSORA: MSc MONYKE LUCENA

Noções de Genética: COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE CURSINHO PRÉ-ENEM PROFESSORA: MSc MONYKE LUCENA Noções de Genética: COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE CURSINHO PRÉ-ENEM PROFESSORA: MSc MONYKE LUCENA Noções de Genética: Genética: É o estudo da hereditariedade. Hereditariedade: fenômeno que explica as semelhanças

Leia mais

Marcadores Moleculares

Marcadores Moleculares Marcadores Moleculares Marcadores Moleculares Marcadores Genéticos Características polimórficas: marcadores de variabilidade genética entre indivíduos, populações, espécies e taxons superiores. Marcadores

Leia mais

1

1 1 2 3 4 5 Populações que obedecem a todas estas premissas são chamadas de populações em equilíbrio. Embora, provavelmente, não existam, na natureza, populações que preencham todos os requisitos do equilíbrio,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ 1 -DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Agronomia Departamento/Setor: Biologia Geral Disciplina: Genética Código: 1.0.015 Ano: 01 Distribuição De Carga Horária Carga

Leia mais

Tarefa 19 Professora Sarah OBSERVAÇÃO: TODAS AS QUESTÕES DEVEM SER JUSTIFICADAS POR ESCRITO NO CADERNO.

Tarefa 19 Professora Sarah OBSERVAÇÃO: TODAS AS QUESTÕES DEVEM SER JUSTIFICADAS POR ESCRITO NO CADERNO. Tarefa 19 Professora Sarah OBSERVAÇÃO: TODAS AS QUESTÕES DEVEM SER JUSTIFICADAS POR ESCRITO NO CADERNO. 01. Maria (III.12), cujos avô materno e avó paterna eram albinos, estava preocupada com a possibilidade

Leia mais

Atividades de Genética II

Atividades de Genética II DISCIPLINA: Biologia I DATA: 11/10/2017 Atividades de Genética II 01 - (Enem 2014) No heredograma, os símbolos preenchidos representam pessoas portadoras de um tipo raro de doença genética. Os homens são

Leia mais

Extensão da herança Mendeliana

Extensão da herança Mendeliana Extensão da herança Mendeliana Genética Básica Licenciatura em Biologia Victor Martin Quintana Flores Diferentes Tipos de padrões de herança mendeliana Mendeliana simples Herança: Este padrão é comumente

Leia mais

EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS. Professor Fláudio

EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS. Professor Fláudio EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS Professor Fláudio EVIDÊNCIAS DE EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO conjunto de processos que levam a modificações nos seres vivos ao longo do tempo, podendo dar origem a novas espécies Entender

Leia mais

Evolução determinística

Evolução determinística Evolução determinística Seleção natural Seleção Artificial Cruzamentos seletivos praticados pelo homem em animais e plantas domesticadas. Brassica oleracea excesso de fecundidade Seleção artificial Seleção

Leia mais

LGN GENÉTICA. Aula 2 - Genética da Transmissão I. Antonio Augusto Franco Garcia Filipe Inácio Matias Marianella F. Quezada Macchiavello

LGN GENÉTICA. Aula 2 - Genética da Transmissão I. Antonio Augusto Franco Garcia Filipe Inácio Matias Marianella F. Quezada Macchiavello LGN 215 - GENÉTICA Aula 2 - Genética da Transmissão I Antonio Augusto Franco Garcia Filipe Inácio Matias Marianella F. Quezada Macchiavello Departamento de Genética Escola Superior de Agricultura Luiz

Leia mais

Biologia e Ciências Naturais. Prof. Paulo Henrique Mueller.

Biologia e Ciências Naturais. Prof. Paulo Henrique Mueller. Prof. Paulo Henrique Mueller GENÉTICA É a ciência que estuda o material hereditário e os mecanismos de transmissão ao longo das gerações. É o processo pelo qual as características são passadas dos genitores

Leia mais

Biologia. Alexandre Bandeira e Rubens Oda (Rebeca Khouri) Genética

Biologia. Alexandre Bandeira e Rubens Oda (Rebeca Khouri) Genética Genética Genética 1. (UEMG) O heredograma a seguir apresenta um caso familial de daltonismo, herança determinada por um gene recessivo localizado no cromossomo X. Pela análise das informações contidas

Leia mais

Modelando microevolução GENÉTICA DE POPULAÇÕES E EVOLUÇÃO

Modelando microevolução GENÉTICA DE POPULAÇÕES E EVOLUÇÃO Modelando microevolução GENÉTICA DE POPULAÇÕES E EVOLUÇÃO Modelando microevolução Evolução: mudança na frequência de alelos ou combinações de alelos no pool gênico. Modelos de evolução deve incluir a passagem

Leia mais

Conceito: qualquer modificação súbita e hereditária no conjunto gênico de um organismo, que não é explicada pela recombinação da variabilidade

Conceito: qualquer modificação súbita e hereditária no conjunto gênico de um organismo, que não é explicada pela recombinação da variabilidade MUTAÇÃO Conceito: qualquer modificação súbita e hereditária no conjunto gênico de um organismo, que não é explicada pela recombinação da variabilidade genética pré-existente. Organismo mutante: é aquele

Leia mais

Aula 9: Genética Quantitativa I

Aula 9: Genética Quantitativa I LGN215 - Genética Geral Aula 9: Genética Quantitativa I Prof. Dr. Antonio Augusto Franco Garcia Maria Marta Pastina Piracicaba SP Caracteres Qualitativos e Quantitativos Caracteres controlados por muitos

Leia mais

Bio. Bio. Monitor: Sarah Elis

Bio. Bio. Monitor: Sarah Elis Professor: Rubens Oda Monitor: Sarah Elis Exercícios sobre a primeira lei de Mendel e probabilidades 06 set EXERCÍCIOS DE AULA 1. Em uma certa espécie de mamíferos, há um caráter mendeliano com co-dominância

Leia mais

Herança das Características de Interesse

Herança das Características de Interesse Herança das Características de Interesse Algumas características dos bovinos podem ser classificadas em classes fenotipicamente distintas Presença de chifres Susceptibilidade a doenças Musculatura dupla

Leia mais