AEDB Gestão de Negócios Internacionais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AEDB Gestão de Negócios Internacionais"

Transcrição

1 AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa de marketing internacional o Branding global e desenvolvimento de produto o Estabelecimento de preços internacionais o Comunicações de marketing internacional o Distribuição internacional o Dimensões éticas do marketing internacional

2 Ambiente dos Negócios Internacionais (cultural, jurídico, político, econômico) Estratégia de Marketing (seleção de mercado e posicionamento) 1º e 2º bimestres Branding global e desenvolv. do produto distribuição 3º e 4º bimestres Estabelecimento de preço Comunicação de marketing internacional Padronização e Adaptação do programa de marketing

3 Tema: Marketing Internacional O que é marketing? - É o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. - É a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.

4 Tema: Marketing Internacional O que é marketing? (cont.) - O Marketing pode ser entendido como uma forma de compreender o cliente e de satisfazer suas necessidades e desejo. É o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamento com eles para capturar o seu valor de volta. - Significa, portanto, mais que vender, pois a venda é uma via de único sentido. O marketing exige, no mínimo, dois.

5 Tema: Marketing Internacional O que é marketing? (cont.) - É o elemento da estratégia empresarial responsável por: a) determinar o público-alvo; b) identificar as necessidades dos clientes; c) desenvolver produtos que satisfaçam necessidades e desejos.

6 Tema: Marketing Internacional Estratégia de marketing global - para uma empresa que deseja ou que participa de processo de internacionalização, o marketing tem os seguintes objetivos, todos relativos a oportunidades no exterior: a) identificar b) medir c) buscar

7 Tema: Marketing Internacional Estratégia de marketing global (cont.) - Variáveis a serem consideradas nessa estratégia: a) ambiente cultural; b) ambiente político (leis, regimes políticos,...); c) ambiente econômico.

8 Tema: Marketing Internacional Estratégia de marketing global? (cont.) - questões básicas - 1) Como posicionar a imagem e os produtos da empresa no mercado externo e quais serão seus clientesalvo (seleção de mercado)? 2) Qual é o grau de padronização e de adaptação que o programa de marketing da empresa deverá empregar?

9 Tema: Marketing Internacional Estratégia de marketing global? (cont.) - algumas respostas - SEGMENTAÇÃO processo de divisão da base total de clientes da empresa em grupos homogêneos, a fim de especificar futuras estratégias de marketing. É por meio de uma segmentação inicial que a empresa global consegue se inserir no mercado, conhecendo, detalhadamente, seu possíveis clientes.

10 Tema: Marketing Internacional SEGMENTAÇÃO exemplos de variáveis: 1) Nível de renda; 2) Estilo de vida; 3) Perfil demográfico; 4) Benefícios esperados; 5) Gênero (sexo); 6) Idade;... Obs: a segmentação pede um posicionamento único dos produtos nas mentes dos clientes-alvo.

11 Tema: Marketing Internacional Identificar, medir e buscar Estratégia de marketing Posicionamento Segmentação

12 Tema: Marketing Internacional Estratégia de marketing global? (cont.) - algumas respostas - Será, ainda, por meio da segmentação, e da consequente seleção de mercado (posicionamento), que a empresa poderá trabalhar com a padronização de seus produtos, minimizando esforços ou necessidades de adaptação.

13 Tema: Marketing Internacional Estratégia de marketing global? (cont.) Padronização e Adaptação: conceitos conflitantes (trade-off) Padronização entende-se como os esforços que as empresas fazem para alterarem o mínimo possível seus produtos a fim de se adequarem às exigências de seu público-alvo. Nesse caso, o programa de marketing internacional trabalha para uniformizar a relação entre a intenção e desejo dos clientes e a qualidade dos seus produtos e/ou serviços.

14 Tema: Marketing Internacional Estratégia de marketing global? (cont.) Padronização e Adaptação: (trade-off) Adaptação diz respeito às alterações que as empresas fazem para atender especificamente determinado mercado (clientes). Assim fica estruturada a relação de causalidade entre a padronização e a adaptação: - quanto maior for o êxito do programa de padronização da empresa, menor será a necessidade de adaptação de seus produtos e/ou serviços.

15 Tema: Marketing Internacional Padronização e Adaptação: (trade-off). maior padronização, menor adaptação

16 Padronização Exemplifica a integração global e é mais adequada para indústrias globais. É uma opção interessante quando: - existem segmentos de mercado similares nos países; - os clientes procuram características semelhantes no produto ou serviço; - os produtos têm características universais; - os clientes corporativos têm expectativas convergentes, como qualidade e desempenho. Adaptação Exemplifica a capacidade de resposta local e é mais apropriada em indústrias atuando em vários mercados domésticos. É uma opção interessante quando há diferenças nos aspectos a seguir: - preferências nacionais; - leis e regulamentação; - padrões de vida e condições econômicas; - infraestrutura nacional. Padronização completa Adaptação completa Vantagens - redução de custos; - melhor planejamento e controle; - capacidade de construir uma imagem coerente e desenvolver marcas globais. Vantagens - satisfazer as necessidades dos clientes com maior precisão; - ter um atrativo único; - cumprir regulamentações governamentais; - atingir maior sucesso na luta contra a resistência dos clientes. Figura: Trade-offs entre padronização e adaptação no mercado internacional Fonte: elaborado a partir de CAVUSGIL, et. al., 2010, p. 391.

17 Ambiente dos Negócios Internacionais (cultural, jurídico, político, econômico) Estratégia de Marketing (seleção de mercado e posicionamento) Branding global e desenvolv. do produto Estabelecimento de preço distribuição Comunicação de marketing internacional Padronização e Adaptação do programa de marketing

18 Comentários da figura anterior No cenário mais externo, a empresa deverá, por exemplo, estar atenta à inflação, às normas do governo (ambientais, INMETRO, ABNT,...) e adaptar o posicionamento do produtos para as expectativas dos clientes. Estratégia de marketing global: trabalhando em diferentes países, as diretorias devem formular uma estratégia, que consiste em um plano de ação pelo qual: a) há orientação para a empresa quanto ao posicionamento do produto e da imagem no mercado externo e quais segmentos são seus clientes-alvos; b) há a especificação do grau em que seus elementos do programa de marketing devem ser padronizados ou adaptados.

19 AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa de marketing internacional o Branding global e desenvolvimento de produto o Estabelecimento de preços internacionais o Comunicações de marketing internacional o Distribuição internacional o Dimensões éticas do marketing internacional Próxima aula

20 É bom saber... Entidades, programas e suportes de apoio à exportação e à internacionalização das empresas; Tópicos sugeridos para serem abordados no TCC.

21 Entidades de apoio ao exportador

22 Entidades de apoio ao exportador Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX- Brasil) Ministério das Comunicações (MC) Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) Programa Exporta Fácil Banco Central do Brasil (BACEN) Banco do Brasil (BB) Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Ministério das Relações Exteriores/Setor de Promoção Comercial no Exterior (Secom) Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação (SBCE) Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB)

23 Programas de apoio ao exportador Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) Sistema Rede Nacional de Agentes do Comércio Exterior (Redeagentes) Brasil WebTrade Aprendendo a Exportar Brasil GlobalNet Market Acess Map Product Map Núcleo de Informações de Comércio Exterior (NuCex) Vitrine do Exportador Comex Responde Programa de Financiamento às Exportações (Proex) Programa de Apoio Tecnológico às Exportações

24 Suporte à internacionalização com sede no exterior Embaixadas e consulados brasileiros Agências do Banco do Brasil Agências de bancos brasileiros Câmaras de comércio brasileiras Escritórios da Apex e da CNI Para aprofundamento... x/popup/id/340?content=0 x/conteudo/id/235

25 Tópicos sugeridos para o TCC: 1. A empresa, seu produto/serviço: apresentação da empresa 2. Perspectivas de internacionalização: a) Mercado-alvo: características/aspectos gerais, explicando o porquê da(s) escolha(s); b) Definição de estratégias:. Promoção imagem, marca, rótulo, embalagem, publicidade, impressos, feiras,.... Produto padronizar ou adaptar; competitividade;. Preços viagem, consultoria, comparação, variação entre mercados. Mercado segmentação e formas de ingresso - Como entrar no mercado? - Como transferir nosso produto ou serviço?

26 Tópicos sugeridos para o trabalho: (cont.) c) Habilitação: Receita Federal, Siscomex, RADAR, contrato social, Formas de ingresso: internet, filial, Correios (Programa Exporta Fácil), distribuidores, empresas de gestão de exportação, escritórios de representação,... Maiores informações/detalhamento:

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

AEDB CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AULA 9 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS SUMÁRIO. Marketing na Empresa Global

AEDB CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AULA 9 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS SUMÁRIO. Marketing na Empresa Global AEDB CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AULA 9 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Prof Walfredo Ferreira, out. 2014 1 SUMÁRIO Marketing na Empresa Global o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

AEDB CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AULA 10 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS SUMÁRIO. Marketing na Empresa Global

AEDB CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AULA 10 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS SUMÁRIO. Marketing na Empresa Global AEDB CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AULA 10 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Prof Walfredo Ferreira, out. 2014 1 SUMÁRIO Marketing na Empresa Global o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais. 4º Bimestre. Prof. Walfredo Ferreira

AEDB Gestão de Negócios Internacionais. 4º Bimestre. Prof. Walfredo Ferreira AEDB Gestão de Negócios Internacionais 4º Bimestre Prof. Walfredo Ferreira Trabalho para a avaliação do 4º bimestre 1) Valor: até 10,0 pontos - parte escrita até 5,0 pontos e apresentação oral até 5,0

Leia mais

Exportação Passo a Passo

Exportação Passo a Passo Sumário 3 4 5 6 1. INTRODUÇÃO 7 2. IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE EXPORTADORA POR QUE EXPORTAR? 9 2.1. A internacionalização da empresa 10 2.2. Etapas da internacionalização da empresa 2.3. Considerações importantes

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL

APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL APLICAÇÃO DO BPM PARA REESTRUTURAÇÃO DO PORTFÓLIO DE SERVIÇOS DA APEX-BRASIL BPM Congress Brasília, 27 de novembro de 2012. Carlos Padilla, CBPP, Assessor da Gerência de Negócios. PANORAMA DA APEX-BRASIL

Leia mais

Por que exportar? Tiago Terra Supervisor de Competitividade Apex-Brasil

Por que exportar? Tiago Terra Supervisor de Competitividade Apex-Brasil Por que exportar? Tiago Terra Supervisor de Competitividade Apex-Brasil Apex-Brasil A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, atua há anos para promover os estudos e serviços brasileiros

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

Tiago Terra Apex-Brasil. Por que exportar?

Tiago Terra Apex-Brasil. Por que exportar? Tiago Terra Apex-Brasil Por que exportar? Apex-Brasil A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, atua há anos para promover os estudos e serviços brasileiros no exterior e atrair

Leia mais

EXPORTA FÁCIL COMO IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NO EXTERIOR

EXPORTA FÁCIL COMO IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NO EXTERIOR COMO IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NO EXTERIOR Proibida a reprodução, ainda que parcial, sem autorização prévia do autor (Lei 9.610/98) Ferramentas de COMEX INVEST EXPORT BRASIL O governo federal,

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

Etapas da Exportação Trilha de Internacionalização. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR, CAMPO GRANDE MS julho/2017 1

Etapas da Exportação Trilha de Internacionalização. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR, CAMPO GRANDE MS julho/2017 1 Etapas da Exportação Trilha de Internacionalização SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR, CAMPO GRANDE MS julho/2017 1 Plano Nacional da Cultura Exportadora P N C E Rede de apoio às empresas brasileiras com potencial

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS TRABALHO EM GRUPO 3º BIMESTRE

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS TRABALHO EM GRUPO 3º BIMESTRE GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS TRABALHO EM GRUPO 3º BIMESTRE AEDB Curso de Administração 4º Ano Prof Walfredo Ferreira 14 Set 8 valor: até 3,0 pontos TAREFAS: 1) ANALISAR AS VARIÁVEIS RELATIVAS AO ESTABELECIMENTO

Leia mais

MDIC lança em Pernambuco Plano Nacional da Cultura Exportadora para aumentar exportações

MDIC lança em Pernambuco Plano Nacional da Cultura Exportadora para aumentar exportações MDIC lança em Pernambuco Plano Nacional da Cultura Exportadora para aumentar exportações Brasília O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, lança, na próxima terça-feira

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse.

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. GESTÃO DE MARKETING (55) 84110601 Marketing é o processo de estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. Nickels & Wood (1999) O objetivo do marketing

Leia mais

ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO. Santa Maria da Feira 24 de Setembro de 2015

ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO. Santa Maria da Feira 24 de Setembro de 2015 ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO Santa Maria da Feira 24 de Setembro de 2015 PRIMEIROS PASSOS: PERGUNTAS FREQUENTES ????? 1 O porquê de Internacionalizar a minha empresa? Motivações? 2 O meu serviço/produto

Leia mais

Aprendendo a Exportar Tecnologia e Gestão, Requisitos Técnicos e Promoção Comercial Exportage

Aprendendo a Exportar Tecnologia e Gestão, Requisitos Técnicos e Promoção Comercial Exportage Aprendendo a Exportar Tecnologia e Gestão, Requisitos Técnicos e Promoção Comercial Exportage Grupo Bárbara Lobo, Flávia Biagi, Jacqueline Hisatomi, Pedro Ornellas, Taiame Souza e Tatiana Tamagawa Gestão

Leia mais

A APEX-BRASIL EIXOS DE ATUAÇÃO

A APEX-BRASIL EIXOS DE ATUAÇÃO A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um Serviço Social Autônomo vinculado ao Ministério das Relações Exteriores PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Leia mais

ANEXO 1 ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS

ANEXO 1 ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS ANEXO 1 ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS Prospect - prospecção mercadológica comercial O Prospect é uma prospecção de mercado in loco realizada por equipe técnica especializada com o objetivo de buscar informações

Leia mais

Saiba mais sobre o curso acessando nosso site ou através de nosso canal no Youtube:

Saiba mais sobre o curso acessando nosso site   ou através de nosso canal no Youtube: Saiba mais sobre o curso acessando nosso site https://bit.ly/curso-mba-gni ou através de nosso canal no Youtube: https://youtu.be/kczppytyrhk Gestão das Estratégias de Internacionalização Empresarial Apresentação

Leia mais

ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO

ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO Castelo Branco 19 de Fevereiro de 2015 DO S AND DONT S DA INTERNACIONALIZAÇÃO DONT S Aventureiro Internacionalização para salvar a minha empresa Follow up 1 mês depois Mercados

Leia mais

CAPÍTULO 5 A EXPORTAÇÃO

CAPÍTULO 5 A EXPORTAÇÃO CAPÍTULO 5 A EXPORTAÇÃO 5.1 PORQUÊ EXPORTAR? EXPORTAÇÃO: A FORMA MAIS COMUM DE INTERNACIONALIZAÇÃO PORQUÊ? FACTORES CONDUCENTES À EXPORTAÇÃO ASPECTOS INTERNOS Características do Produto/Serviço Características

Leia mais

CURSO BASICO DE EXPORTAÇÃO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR / SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR

CURSO BASICO DE EXPORTAÇÃO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR / SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR / SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR É a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do pais de origem. Esta operação pode envolver

Leia mais

Unidade. Exportação. Mercado UNME SEBRAE/PA

Unidade. Exportação. Mercado UNME SEBRAE/PA Unidade Exportação de Mercado UNME SEBRAE/PA Exportação É a saída de mercadoria nacional ou nacionalizada do território aduaneiro brasileiro. (Maluf, 2000) A exportação ocorre com a saída da mercadoria

Leia mais

REDE BRASILEIRA DE CENTROS INTERNACIONAIS DE NEGÓCIOS COORDENADA PELA CNI PRESENTE NOS 27 ESTADOS PARCEIROS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

REDE BRASILEIRA DE CENTROS INTERNACIONAIS DE NEGÓCIOS COORDENADA PELA CNI PRESENTE NOS 27 ESTADOS PARCEIROS NACIONAIS E INTERNACIONAIS REDE BRASILEIRA DE CENTROS INTERNACIONAIS DE NEGÓCIOS COORDENADA PELA CNI PRESENTE NOS 27 ESTADOS PARCEIROS NACIONAIS E INTERNACIONAIS NO PARANÁ, O CIN É A ÁREA INTERNACIONAL DA FIEP PROMOVER A INTERNACIONALIZAÇÃO

Leia mais

MARKETING INTERNACIONAL

MARKETING INTERNACIONAL MARKETING INTERNACIONAL Aula 05 Marketing Internacional e Global objetivos, funções, gráficos. E-mail: frentzen@labmundo.org MARKETING INTERNACIONAL Processo que visa otimizar os recursos e focar os objetivos

Leia mais

ESTRATÉGIA INTERNACIONAL. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AULA 12 Prof. Adalberto Fischmann Prof. Marcos Bruno/Luiz Bloem Jr.

ESTRATÉGIA INTERNACIONAL. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AULA 12 Prof. Adalberto Fischmann Prof. Marcos Bruno/Luiz Bloem Jr. ESTRATÉGIA INTERNACIONAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AULA 12 Prof. Adalberto Fischmann Prof. Marcos Bruno/Luiz Bloem Jr. 1 ESTRATÉGIA INTERNACIONAL Michael Porter A estratégia de internacionalização corresponde

Leia mais

Programa ComexInfoco Práticas e Estratégias de Sucesso na Exportação

Programa ComexInfoco Práticas e Estratégias de Sucesso na Exportação Programa ComexInfoco Práticas e Estratégias de Sucesso na Exportação 0800.7183810 Apresentação do Professor Paulo Sergio Lima de Queiroz http://www.linkedin.com/in/pauloqueiroz www.queiroztrade.com.br

Leia mais

Reunião do Grupo de Comércio Exterior

Reunião do Grupo de Comércio Exterior 20.03.2018 Reunião do Grupo de Comércio Exterior OBJETIVO DO PROJETO Promover as exportações do setor de ferramentas, abrasivos e usinagem através de ações de promoção comercial e inteligência de mercado,

Leia mais

Formação Analista em Comércio Exterior Telefone

Formação Analista em Comércio Exterior Telefone Formação Analista em Comércio Exterior Telefone 0800.7183810 Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Analista em Comércio Exterior e trabalhar com a análise das operações, planejamento,

Leia mais

Relatório Aprendendo a Exportar

Relatório Aprendendo a Exportar Relatório Aprendendo a Exportar Encontro 3 Grupo 1: Correios Os Correios Os correios é a empresa responsável por 85% do fluxo postal da América Latina, e foi eleito o melhor correio do mundo pela revista

Leia mais

Comércio Exterior do Complexo Econômico-Industrial da Saúde

Comércio Exterior do Complexo Econômico-Industrial da Saúde Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria-Executiva Comércio Exterior do Complexo Econômico-Industrial da Saúde Ivan Ramalho Secretário-Executivo RIO DE JANEIRO, 19 DE MAIO

Leia mais

Unidade I SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO. Profa. Lérida Malagueta

Unidade I SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO. Profa. Lérida Malagueta Unidade I SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO Profa. Lérida Malagueta Sistemática de importação e exportação - conteúdo O Comércio Internacional Legislação e a estrutura brasileira Termos internacionais

Leia mais

Ciclo de Capacitação em Exportação

Ciclo de Capacitação em Exportação Ciclo de Capacitação em Exportação Unidade de Atendimento às Empresas Apex-Brasil CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Exportação Primeiros Passos; Formação de preço de exportação e Análise da competitividade Internacional;

Leia mais

Serviços prestados aos associados nas seguintes áreas: Comércio Exterior Conservação de Energia, Cursos e Eventos Ecologia e Meio Ambiente

Serviços prestados aos associados nas seguintes áreas: Comércio Exterior Conservação de Energia, Cursos e Eventos Ecologia e Meio Ambiente Lux Brasil é a marca do projeto setorial de promoção de exportações que tem como objetivo inserir a indústria de produtos e componentes de iluminação brasileira no cenário internacional. Desenvolvido pela

Leia mais

MARKETING BUSINESS SCHOOL

MARKETING BUSINESS SCHOOL MARKETING BUSINESS SCHOOL BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

O percentual das exportações sobre faturamento, ao contrário do que muitos suspeitam, não possui, aparentemente, nenhuma, relação com porte da

O percentual das exportações sobre faturamento, ao contrário do que muitos suspeitam, não possui, aparentemente, nenhuma, relação com porte da 5 Conclusão Com objetivo de contribui para as sugestões de ações e estratégias que impulsionem a atividade exportadora nas empresas brasileiras, este estudo concentrou-se em identificar os fatores determinantes

Leia mais

Formação Analista em Comércio Exterior

Formação Analista em Comércio Exterior Formação Analista em Comércio Exterior Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Analista em Comércio Exterior e trabalhar com a análise das operações, planejamento, coordenação

Leia mais

CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO

CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO 5.1 PORQUÊ EXPORTAR? EXPORTAÇÃO: A FORMA MAIS COMUM DE INTERNACIONALIZAÇÃO PORQUÊ? FACTORES CONDUCENTES À EXPORTAÇÃO (A) ASPECTOS INTERNOS Características do Produto/Serviço

Leia mais

REDE BRASILEIRA DE CENTROS INTERNACIONAIS DE NEGÓCIOS COORDENADA PELA CNI PRESENTE NOS 27 ESTADOS PARCEIROS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

REDE BRASILEIRA DE CENTROS INTERNACIONAIS DE NEGÓCIOS COORDENADA PELA CNI PRESENTE NOS 27 ESTADOS PARCEIROS NACIONAIS E INTERNACIONAIS REDE BRASILEIRA DE CENTROS INTERNACIONAIS DE NEGÓCIOS COORDENADA PELA CNI PRESENTE NOS 27 ESTADOS PARCEIROS NACIONAIS E INTERNACIONAIS ÁREA INTERNACIONAL DA FIEP PROMOVER A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS

Leia mais

Imagem: Gêmeos, Exportar é possível?

Imagem: Gêmeos, Exportar é possível? Imagem: Gêmeos, 2014 Exportar é possível? Sim, é uma experiência possível e não tão difícil assim!! Especialmente à partir de 2013 Imagem: Gêmeos, 2014 As empresas estão buscando emergencialmente a exportação,

Leia mais

Competitividade global: métodos e experiências

Competitividade global: métodos e experiências Competitividade global: métodos e experiências Nicola Minervini Caxias do Sul, RS 02/10/2013 Competitividade Método Inovação Internacionalização Os desafios da empresa na globalização Custo Brasil X

Leia mais

Política de Comércio Exterior e o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) Caravana do Exportador - Estado do Paraná 08 a 10 de novembro de 2017

Política de Comércio Exterior e o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) Caravana do Exportador - Estado do Paraná 08 a 10 de novembro de 2017 Política de Comércio Exterior e o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) Caravana do Exportador - Estado do Paraná 08 a 10 de novembro de 2017 POLÍTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR 2 CONCEITO CAMEX POLÍTICA

Leia mais

A ESTRUTURA DO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO

A ESTRUTURA DO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO A ESTRUTURA DO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO Este post é um pouco maior do que o habitual, mas o assunto é de interesse geral, principalmente para aqueles que estão iniciando no comércio exterior. ****

Leia mais

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade.

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade. Briefing 1) Modelo de briefing, por Gilmar Santos. Retirado de SANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. Target: 14 a 60 Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio,

Leia mais

COMÉRCIO INTERNACIONAL

COMÉRCIO INTERNACIONAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COMÉRCIO INTERNACIONAL INSCRIÇÕES ABERTAS: Início das aulas: 26/03/2018 Término das aulas: Dezembro/2018 Dias e horários das aulas: Segunda-Feira - 18h30 às 22h30 - Semanal Quarta-Feira

Leia mais

Tiago Terra Apex-Brasil. Por que exportar?

Tiago Terra Apex-Brasil. Por que exportar? Tiago Terra Apex-Brasil Por que exportar? Apex-Brasil A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, atua há anos para promover os estudos e serviços brasileiros no exterior e atrair

Leia mais

Diversificação de Mercados

Diversificação de Mercados Por que exportar? Por que exportar? VANTAGENS DA EXPORTAÇÃO Diversificação de Mercados Um dos grandes benefícios da exportação é permitir que a empresa exportadora tenha mais de um mercado consumidor,

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO EM INTERNATIONAL TRADER

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO EM INTERNATIONAL TRADER MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO EM INTERNATIONAL TRADER PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org www.bsmib.org /abracomexadm /abracomex Metodologia de Ensino

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

Câmara de Indústria de Comércio do Mercosul e Américas

Câmara de Indústria de Comércio do Mercosul e Américas Câmara de Indústria de Comércio do Mercosul e Américas Câmara do Mercosul Fundada em 1991 na Argentina Sede mudou-se para o Brasil em 1994 Entidade civil, de direito privado, reconhecida oficialmente pelos

Leia mais

Etapas da Exportação Trilha de Internacionalização. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO PEC NORDESTE FORTALEZA julho/2017 1

Etapas da Exportação Trilha de Internacionalização. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO PEC NORDESTE FORTALEZA julho/2017 1 Etapas da Exportação Trilha de Internacionalização SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO PEC NORDESTE FORTALEZA julho/2017 1 Plano Nacional da Cultura Exportadora P N C E Rede de apoio às empresas brasileiras

Leia mais

receitas e muitas possibilidades! gourmet, natural, orgânico ou artesanal.

receitas e muitas possibilidades! gourmet, natural, orgânico ou artesanal. Com as idas e vindas para visitar parte da família que vive em Buenos Aires fomos descobrindo um mundo de sabores, aromas, temperos, novas receitas e muitas possibilidades! Entre 2013 e 2016, conciliamos

Leia mais

Entraves às exportações brasileiras. Soraya Rosar Gerente Executiva Unidade de Negociações Internacionais

Entraves às exportações brasileiras. Soraya Rosar Gerente Executiva Unidade de Negociações Internacionais Entraves às exportações brasileiras Soraya Rosar Gerente Executiva Unidade de Negociações Internacionais Introdução Apesar de ser a sétima economia do mundo, o Brasil ocupa só a 22º colocação no ranking

Leia mais

Como Fazer sua Primeira Exportação

Como Fazer sua Primeira Exportação Como Fazer sua Primeira Exportação Apresentação do Professor Professor: André Lellis Pós-graduado em gestão de empresas e docência pela FGV, ampla vivência comercial na área internacional dedicados ao

Leia mais

Caso de Internacionalização de Empresa de Cosméticos (1/5) Indústria buscava orientação para entrada em mercado externo

Caso de Internacionalização de Empresa de Cosméticos (1/5) Indústria buscava orientação para entrada em mercado externo Caso de Internacionalização de Empresa de Cosméticos (1/5) Indústria buscava orientação para entrada em mercado externo Consultoria para empresa não-exportadora Empresa de médio porte com faturamento na

Leia mais

Internacionalização das Empresas Brasileiras de Plástico como estratégia de criação de Valor! Embalando o Brasil e o Mundo

Internacionalização das Empresas Brasileiras de Plástico como estratégia de criação de Valor! Embalando o Brasil e o Mundo Internacionalização das Empresas Brasileiras de Plástico como estratégia de criação de Valor! Embalando o Brasil e o Mundo Estados Unidos Colômbia México Argentina Emirados Árabes Unidos Paraguai China

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS 1. Resumo Executivo (Síntese das principais informações que constam em seu PN. É a principal seção do Plano de Negócios, pois através dele é que o leitor decidirá se

Leia mais

Paradiplomacia regional de empresas na América do Sul

Paradiplomacia regional de empresas na América do Sul Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras Winter January 1, 2011 Paradiplomacia regional de empresas na América do Sul Prof. Dr. Eloi Martins Senhoras Available

Leia mais

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing AULA 14 Marketing Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing Objetivo - Estabelecer todas as bases para a ação no mercado. Benefícios - Explorar uma oportunidade oferecida pelo mercado. - Integrar

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING FOCO INTERNATIONAL MARKETING

GESTÃO DE MARKETING FOCO INTERNATIONAL MARKETING MBA GESTÃO DE MARKETING FOCO INTERNATIONAL MARKETING PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org www.bsmib.org /abracomexadm /abracomex Metodologia de Ensino Focada no Mercado

Leia mais

O que é o PEIEX? Projeto Extensão Industrial Exportadora

O que é o PEIEX? Projeto Extensão Industrial Exportadora Escola Politécnica O que é o PEIEX? Convênio entre a Apex-Brasil e instituições de consultoria/pesquisa/ensino/tecnologia. Oferecimento de projetos gratuitos de capacitação/consultoria para empresas. O

Leia mais

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade I Marketing Profª. Daniela Menezes O que é Marketing? Marketing é:...um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta

Leia mais

INOVAÇÃO E BIOTECNOLOGIA NA POLÍTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA. FERNANDA DE NEGRI Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

INOVAÇÃO E BIOTECNOLOGIA NA POLÍTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA. FERNANDA DE NEGRI Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior INOVAÇÃO E BIOTECNOLOGIA NA POLÍTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA FERNANDA DE NEGRI Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior INOVAÇÃO NO BRASIL INOVAÇÃO E P&D NA INDÚSTRIA BRASILEIRA A indústria

Leia mais

Unidade. Importação. Mercado UNME SEBRAE/PA

Unidade. Importação. Mercado UNME SEBRAE/PA Unidade Importação de Mercado UNME SEBRAE/PA Importação É o processo que consiste em trazer um bem ou um serviço, do exterior para o país. O procedimento deve ser efetuado via nacionalização do produto

Leia mais

PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA. Curitiba, 26 de abril de 2016

PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA. Curitiba, 26 de abril de 2016 PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA Curitiba, 26 de abril de 2016 Sumário Fundamentos do PNCE Referencial Estratégico do PNCE Gestão do Referencial Estratégico PNCE e Chama Empreendedora 2 FUNDAMENTOS

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Gilberto Campião Formado em comércio exterior, pós-graduado em marketing e com MBA em business administration no Brasil e exterior. Especialista em comercio exterior,

Leia mais

06/10/2016. PROEX Programa de Financiamento às Exportações

06/10/2016. PROEX Programa de Financiamento às Exportações 1 PROEX Programa de Financiamento às Exportações 2 Banco do Brasil e o Exportador Garantias Crédito Serviços Mecanismos de Apoio às Exportações 3 ACC/ACE Banco do Brasil e o Exportador Linhas de Crédito

Leia mais

SIMPLES EXPORTAÇÃO SECRETARIA ESPECIAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS

SIMPLES EXPORTAÇÃO SECRETARIA ESPECIAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS SIMPLES EXPORTAÇÃO SECRETARIA ESPECIAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS Regime Simplificado de Exportação para MPEs O QUE É? - Regime pelo qual a Micro e

Leia mais

DA DECISÃO DE EXPORTAR À ENTRADA NUM MERCADO. B2SEA, Porto 6 dejunho 2017

DA DECISÃO DE EXPORTAR À ENTRADA NUM MERCADO. B2SEA, Porto 6 dejunho 2017 DA DECISÃO DE EXPORTAR À ENTRADA NUM MERCADO B2SEA, Porto 6 dejunho 2017 INTERNACIONALIZAÇÃO? A internacionalização é o processo de adaptação das operações da empresa (estratégia, estrutura, recursos,

Leia mais

Passo a Passo para Iniciar uma Exportação

Passo a Passo para Iniciar uma Exportação Passo a Passo para Iniciar uma Exportação Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios Internacionais

Leia mais

Programa Comex Infoco. Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação

Programa Comex Infoco. Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação Programa Comex Infoco Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação Apresentação do Professor André Renato Gomes Graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior pela Universidade

Leia mais

COMO REGISTRAR E CONSULTAR UMA BARREIRA NO SISTEMA PARA OUTROS USUÁRIOS:

COMO REGISTRAR E CONSULTAR UMA BARREIRA NO SISTEMA PARA OUTROS USUÁRIOS: COMO REGISTRAR E CONSULTAR UMA BARREIRA NO SISTEMA PARA OUTROS USUÁRIOS: No módulo para OUTROS USUÁRIOS do SEM Barreiras, também é possível registrar uma medida que impacte exportações brasileiras, por

Leia mais

Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR, CAMPO GRANDE MS julho/2017 1

Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR, CAMPO GRANDE MS julho/2017 1 Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR, CAMPO GRANDE MS julho/2017 1 Sistema Integrado de Comércio Exterior SISCOMEX Sistema para acompanhamento e controle do comércio

Leia mais

Internacional Marketing. Milton Henrique do Couto Neto

Internacional Marketing. Milton Henrique do Couto Neto Internacional Marketing Milton Henrique do Couto Neto miltonh@terra.com.br No futuro só existirão dois tipos de gestores: os rápidos e os mortos. Marketing Internacional É o processo de planejamento e

Leia mais

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci Aula 2 Pesquisa Conceitos Prof. Marcelo Musci Conceito de Pesquisa O objetivo da pesquisa científica é explicar, prever e / ou controlar um determinado fato ou fenômeno. Fazer pesquisa é... Investigar

Leia mais

Apoio para Participação Individual de Empresas em Feiras no Exterior

Apoio para Participação Individual de Empresas em Feiras no Exterior Unidade de Projetos Termo de Referência sobre Apoio para Participação Individual de Empresas em Feiras no Exterior REVISTO E ATUALIZADO Março de 2013 Elaborado por: Apex-Brasil Pág: 1 / 36 GESTOR DE PROJETOS

Leia mais

ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação

ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação 0800.7183810 Apresentação do Professor Douglas Cândido Graduação em Administração c/ Hab. em Comércio Exterior pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

Leia mais

Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos

Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS. Marcelo Henrique dos Santos Aula 12 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS MARKETING PARA JOGOS Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios em Mídias Digitais MBA em Marketing

Leia mais

Disciplina: Administração de Marketing. Contextualização

Disciplina: Administração de Marketing. Contextualização Disciplina: Administração de Marketing Contextualização Ementa Objetivos gerais O marketing está presente em todos os lugares e na vida de todas as pessoas que representem os papéis de vendedores ou compradores.

Leia mais

Enaex Financiamento às exportações para a retomada do crescimento

Enaex Financiamento às exportações para a retomada do crescimento Enaex 2018 Financiamento às exportações para a retomada do crescimento A Indústria Brasileira de Máquinas e Equipamentos :: Missão Atuar de forma independente para promover o desenvolvimento sustentado

Leia mais

EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING

EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING EAD 541 FUNDAMENTOS DE MARKETING Professor Dr. Celso Grisi 2º Semestre 2017 O AMBIENTE DE MARKETING O MICROAMBIENTE DA EMPRESA A tarefa da Administração de Marketing: construir relacionamento com clientes

Leia mais

Tiago Terra Apex-Brasil. Por que exportar?

Tiago Terra Apex-Brasil. Por que exportar? Tiago Terra Apex-Brasil Por que exportar? Apex-Brasil A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, atua há anos para promover os estudos e serviços brasileiros no exterior e atrair

Leia mais

CAPACITAÇÃO. Programação. Centro Tecnológico do Calçado SENAI. Local: Avenida Pedro Adams Filho, 6338 Novo Hamburgo/RS

CAPACITAÇÃO. Programação. Centro Tecnológico do Calçado SENAI. Local: Avenida Pedro Adams Filho, 6338 Novo Hamburgo/RS CAPACITAÇÃO Programação Centro Tecnológico do Calçado SENAI Local: Avenida Pedro Adams Filho, 6338 Novo Hamburgo/RS DATA DA REALIZAÇÃO AGENDA DE TREINAMENTOS NO SENAI EM NOVO HAMBURGO TREINAMENTOS PREVISTOS

Leia mais

Programa ComexInfoco Como Preparar uma Viagem Internacional de Negócios

Programa ComexInfoco Como Preparar uma Viagem Internacional de Negócios Programa ComexInfoco Como Preparar uma Viagem Internacional de Negócios 0800.7183810 O programa Comex INfoco visa gratuitamente democratizar conhecimentos, ao mesmo tempo que promove a integração de pessoas

Leia mais

PLANO DE APRESENTAÇÃO

PLANO DE APRESENTAÇÃO PLANO DE APRESENTAÇÃO Apex-Brasil Principais Soluções Programa de Internacionalização Ações de internacionalização e promoção para o México Juarez Leal Coordenador de Internacionalização A APEX-BRASIL

Leia mais

PROJETO START EXPORT/PAIIPME. Florianópolis, 28/11/2008

PROJETO START EXPORT/PAIIPME. Florianópolis, 28/11/2008 PROJETO START EXPORT/PAIIPME Florianópolis, 28/11/2008 Estrutura da Apresentação ü Histórico ü Fundamentos ü Público-alvo ü Descrição do produto ü Etapas de desenvolvimento na empresa ü Principais benefícios

Leia mais

Segmentação e posicionamento

Segmentação e posicionamento Segmentação e posicionamento Trabalho realizado por: Cátia Costa Índice. Conteúdo Índice....2 Introdução:...3 Desenvolvimentos dos conceitos abordados:...4 Segmentação:...4 Critérios de Segmentação:...4

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Prof. Walfredo Ferreira

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Prof. Walfredo Ferreira GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Prof. Walfredo Ferreira NÓS E O PROGRAMA DA DISCIPLINA: ONDE ESTAMOS? Estrutura do estudo: (Onde estamos no programa?) O Ambiente dos Negócios Internacionais o Aspectos

Leia mais

Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO PEC NORDESTE FORTALEZA julho/2017 1

Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior. SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO PEC NORDESTE FORTALEZA julho/2017 1 Procedimentos e Requisitos de Comércio Exterior SEMINÁRIO DE COMÉRCIO EXTERIOR NO PEC NORDESTE FORTALEZA julho/2017 1 Sistema Integrado de Comércio Exterior SISCOMEX Sistema para acompanhamento e controle

Leia mais