2. ENUMERAÇÃO POR RECURSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2. ENUMERAÇÃO POR RECURSO"

Transcrição

1 7 2. ENUMERAÇÃO POR RECURSO Argumento É a relação que associa um conjunto de proposições p 1, p 2, p 3,... p n, chamadas premissas do argumento, a uma proposição C, a qual chamamos de conclusão do argumento. No lugar dos termos premissa e conclusão podem ser usados os correspondentes hipótese e tese respectivamente. Exemplos: p 1 : Todo golfinho é mamífero. p 2 : Ora, nenhum mamífero é peixe. C : Logo, a golfinho não é peixe. p : Todos os brasileiros são sul-americanos. C : Logo, alguns sul-americanos são brasileiros. p 1 : João e Maria são alunos do cursinho. C : Logo, João é alunos do cursinho. Nas proposições, há alguns indicadores de conclusão, os mais utilizados são o logo e o portanto. A tabela abaixo mostra outros indicadores de premissas e conclusões. Indicadores de Premissa Indicadores de conclusão pois por isso porque por conseguinte dado que implica que como foi dito logo visto que portanto devido a então a razão é que daí que admitindo que segue-se que sabendo-se que pode-se inferir que assumindo que consequentemente Lembrando que nem sempre as premissas e a conclusão são precedidas por indicadores. Validade de um argumento A validade de um argumento dedutivo depende da conexão lógica entre as premissas e a conclusão do argumento e não do valor de verdade das proposições que constituem o argumento. A validade é uma propriedade diferente da verdade, a verdade é uma propriedade das proposições que constituem os argumentos (mas não dos argumentos). E a validade é uma propriedade dos argumentos (mas não das proposições). Sendo assim, pode-se ter as seguintes combinações para os argumentos validos dedutivos: Premissas verdadeiras e conclusão verdadeira Exemplo: Todos os apartamentos são pequenos. (V) Todos os apartamentos são lares. (V) Portanto, alguns lares são pequenos. (V) Algumas ou todas as premissas falsas e uma conclusão verdadeira Exemplo: Todos os peixes têm asas. (F) Todos os pássaros são peixes (F) Logo, todos os pássaros tem asas. (V) Algumas ou todas as premissas falsas e uma conclusão falsa Exemplo: Todos os peixes têm asas. (F) Todos os cães são peixes (F) Logo, todos os cães tem asas. (F) Todos os argumentos acima são validos, pois se suas premissas fossem verdadeiras então as conclusões também seriam. Lembrando que um argumento é valido somente quando todas as suas premissas forem verdadeiras o que acarretará numa conclusão também verdadeira. Portanto, um argumento é não valido se existir a possibilidade de suas premissas serem verdadeiras e sua conclusão falsa.

2 8 Silogismo Um argumento formado por exatamente 3 proposições, sendo duas como premissas e a outra como conclusão, é denominado silogismo. Exemplos: p 1 : Todos os artistas são apaixonados. p 2 : Todos os apaixonados gostam de flores. C : Todos os artistas gostam de flores. p 1 : Todos os apaixonados gostam de flores p 2 : Maria gosta de flores. C : Maria é uma apaixonada. Exercícios 1) Em uma empresa, o cargo de chefia só pode ser preenchido por uma pessoa que seja pós-graduada em administração de empresas. José ocupa um cargo de chefia, mas João não. Partindo desse princípio, podemos afirmar que: José é pós-graduado em administração de empresas e João também pode ser. José é pós-graduado em administração de empresas, mas João, não. José é pós-graduado em administração de empresas e João também. José pode ser pós-graduado em administração de empresas, mas João, não. Nem José e nem João é pos graduado em administração. 2) Se o jardim não é florido, então o gato mia. Se o jardim é florido, então o passarinho não canta. Ora, o passarinho canta. Logo: o jardim é florido e o gato mia o jardim é florido e o gato não mia o jardim não é florido e o gato mia o jardim não é florido e o gato não mia nenhuma da alternativas anteriores. 3) Sabe-se que existe pelo menos um A que é B. Sabe-se, também, que todo B é C. Segue-se, portanto, necessariamente que: todo C é B todo C é A algum A é C nada que não seja C é A nenhuma das alternativas anteriores 4) Chama-se tautologia a toda proposição que é sempre verdadeira, independentemente da verdade dos termos que a compõem. Um exemplo de tautologia é: se João é alto, então João é alto ou Guilherme é gordo se João é alto, então João é alto e Guilherme é gordo se João é alto ou Guilherme é gordo, então Guilherme é gordo se João é alto ou Guilherme é gordo, então João é alto e Guilherme é gordo nenhuma das alternativas anteriores. 5) Há três suspeitos de um crime: o cozinheiro, a governanta e o mordomo. Sabe-se que o crime foi efetivamente cometido por um ou por mais de um deles, já que podem ter agido individualmente ou não. Sabe-se, ainda, que: A) se o cozinheiro é inocente, então a governanta é culpada; B) ou o mordomo é culpado ou a governanta é culpada, mas não os dois; C) o mordomo não é inocente. Logo: a governanta e o mordomo são os culpados somente o cozinheiro é inocente somente a governanta é culpada o cozinheiro e o mordomo são os culpados falta dados para a conclusão do crime

3 9 6) Sabendo que as proposições p e q são verdadeiras e que a proposição r é falsa, analise cada uma das afirmativas abaixo. I. p ~r q ~r II. (p r) (q ~r) III. (~p ~r) (~q ~r) Tem valor verdadeiro(s) apenas a(s) afirmativa(s): I. I, II. I, III. II, III. I, II, III. 10) Todos os marinheiros são republicanos. Assim sendo: o conjunto dos marinheiros contém o conjunto dos republicanos. o conjunto dos republicanos contém o conjuntos dos marinheiros. todos os republicanos são marinheiros. algum marinheiro não é republicano nenhum marinheiro é republicano. 7) Considere as afirmativas referentes as proposições, assinalando V nas verdadeiras e F nas falsas. Sabendo-seque v(p) = V, v(q) = F e v(r) = F. ( ) v(p (~q r)) ~(q (p ~r))=v ( ) v((p ~q) r)) ~((q p) ~r)=f ( ) v((p ~q) r) ((q p) ~r)=v A seqüência correta é V V F F V V V F V F V F F F V 8) Das afirmativas abaixo quais são tautológicas. I. p q (p q) II. p (q ~q) p III. p (q ~q) p É (são) apenas: I I e II. I e III. II e III. Todas. 9) Todo cavalo é animal. Logo: Toda cabeça de animal é cabeça de cavalo. toda cabeça de cavalo é cabeça de animal. todo animal é cavalo. nem todo cavalo é animal. nenhum animal é cavalo. 11) A seção Dia a dia, do Jornal da Tarde de 6 de janeiro de 1996, trazia esta nota: Técnicos da CETESB já tinham retirado até o fim da tarde de ontem, 75 litros da gasolina que penetrou nas galerias de águas pluviais da Rua João Boemer, no Pari, Zona Norte. A gasolina se espalhou pela galeria devido ao tombamento de um tambor num posto de gasolina desativado. De acordo com a nota, a que conclusão se pode chegar a respeito da quantidade de litros de gasolina vazado do tambor para as galerias pluviais? Corresponde a 75 litros. É menor do que 75 litros. É maior que 75 litros. É impossível ter qualquer idéia a respeito da quantidade de gasolina. Se se considerar a data de publicação do jornal e o dia do acidente vazaram 150 litros de gasolina. 12) Sejam a, b e c números reais distintos, sobre os quais afirma-se: I Se b > a e c > b, então c é o maior dos três números II Se b > a e c > a, então c é o maior dos três números. III Se b > a e c > a, então a é o menor dos três números. É (São) correta(s) a(s) afirmativa(s): I, somente. II, somente. III, somente. I e III, somente. I, II e III.

4 10 13)Considerando as afirmativas abaixo, marque a única opção logicamente possível: I Assinale a letra A, se E estiver certa. II Assinale a letra C, se B for incorreta. III A letra E será o gabarito, se D for a opção verdadeira. IV Se D estiver correto, B também estará. A B C D E 14) Em uma avenida reta, a padaria fica entre o posto de gasolina e a banca de jornal, e o posto de gasolina fica entre a banca de jornal e a sapataria. Logo: a sapataria fica entre a banca de jornal e a padaria. a banca de jornal fica entre o posto de gasolina e a padaria. o posto de gasolina fica entre a padaria e a banca de jornal. a padaria fica entre a sapataria e o posto de gasolina. o posto de gasolina fica entre a sapataria e a padaria. Gabarito: 1) A 2) C 3) C 4) A 5) D 6) B 7) D 8) C 9) B 10) B 11) C 12) D 13) C 14) E Exercícios Gerais Para responder às questões números 01 a 05, utilizes o alfabeto oficial que NÃO inclui as letras K, W e Y. 01) Complete a série: B D G L Q... R T V X Z 02) A D F I : C F H... I J L N P 03) A G E C D J H F : G N L I... M S O Q J M O Q J Q P L J Q O M G O M J 04) B C F H M O O F C A C D F O R A D G I Q V I D D F H I N O C E H L R T... B D E L S T T E C ELT TL LE TLE 05) Na figura abaixo cada retângulo vazio deve conter um número de tal forma que, da segunda camada para cima, o número de cada retângulo seja sempre a soma dos números escritos nos dois retângulos em que ele se apóia. Nestas condições, qual será o valor de X?

5 11 06) 1 ; ; 9 25 ; ; ) T 20U 21V 22X 23Z 07) Observe a seqüência de triângulos eqüiláteros: Esses números, associados a cada um desses triângulos, são chamados de números triangulares. Desse modo, podemos dizer que o oitavo número dessa seqüência é: ) Se considerarmos que cada valor expresso nos círculos representa a soma dos números que estão nos dois vértices que delimitam o respectivo lado do triângulo, a soma dos valores correspondentes aos vértices deste triângulo será igual a: ) 08)

6 12 12) Continuando a seqüência 47, 42, 37, 33, 29, 26,... temos: ) Considere a seguinte equivalência: 2 = J = % V = 5 8 =? = X & = L = 3 H = 7 = # Agora relacione a coluna da esquerda com a coluna da direita e assinale a opção que contém a numeração correta. ( 1 ) J 3 # X V ( ) % L H 5 X ( 2 ) 2 L 8 ( ) 2 H ( 3 ) J & 7 V? ( ) J # V & X ( 4 ) % # L 8 5 ( ) % L ) Continuando a seqüência de letras F, N, G, M, H,..., temos, respectivamente: O, P. I, O. E, P. L, I. D, L. 16) O esquema abaixo mostra, passo a passo, a seqüência de operações a serem efetuadas a partir de um certo número, a fim de obter o resultado final 10,4. O número que deve ser considerado como ponto de partida está compreendido entre 1000 e e e e e ) No esquema abaixo é apresentado uma seqüência de operações que devem ser feitas, a partir de um numero X, até que se obtenha como resultado final o número 75. O número X está compreendido entre 0 e e e e e ) Uma pessoa tem 7 bolas de mesmo peso e, para calcular o peso de cada uma, colocou 5 bolas em um dos pratos de uma balança e o restante junto com uma barra de ferro de 546 gramas, no outro prato. Com isso, os pratos da balança ficaram totalmente equilibrados. O peso de cada bola, em gramas, é um número maior que 190. entre 185 e 192. entre 178 e 188. entre 165 e 180. menor que 170.

7 13 18) Na seqüência seguinte o número que aparece entre parênteses é obtido segundo uma lei de formação. 63 (21) 9; 186 (18) 31; 85 (?) 17 O número que está faltando é ) Em quatro das alternativas que seguem, os pares de números apresentam uma característica comum. A alternativa cujo par NÃO tem tal característica é (6; 36) (9; 54) (11; 63) (12; 72) (15; 90) 20) Considere que os termos da seqüência ( 5, 12, 10, 17, 15, 22, 20,...) obedecem a uma lei de formação. Assim, o termo que vê após o número 20 é menor que 25. maior que 30. a metade de 52. o triplo de 9. par. 21) Uma companhia de ônibus realiza viagens entre as cidades de Corumbá e Bonito. Dois ônibus saem simultaneamente, um de cada cidade, para percorrerem o mesmo trajeto em sentido oposto. O ônibus 165 sai de Corumbá e percorre o trajeto a uma velocidade de 120 km/h. Enquanto isso, o 175 sai de Bonito e faz a sua viagem a 90 km/h. Considerando que nenhum dos dois realizou nenhuma parada no trajeto, podemos afirmar que I - Quando os dois se cruzarem na estrada, o ônibus 175 estará mais perto de Bonito do que o 165. II - Quando os dois se cruzarem na estrada, o ônibus 165 terá andado mais tempo do que o 175. Somente a hipótese (I) está errada. Somente a hipótese (II) está errada. Ambas as hipóteses estão erradas. Nenhuma das hipóteses está errada. Depende do referencial adotado. 22) Um certo jogo consiste em colocar onze pessoas em círculo e numera-las de 1 a 11. A partir da pessoa que recebeu o número 1, incluindo-a, conta-se de 3 em 3, na ordem natural do números, e cada 3ª pessoa é eliminada, ou seja, são eliminadas as pessoas de números 3, 6, etc. Depois de iniciada, a contagem não será interrompida, ainda que se complete a volta, Nesse caso, a contagem continua normalmente com aqueles que ainda não foram eliminados. Vence quem sobrar. O vencedor é a pessoa de número: ) Em um quarto totalmente escuro, há uma gaveta com 3 pares de meias brancas e 4 pares de meias pretas. Devido à escuridão, é impossível ver a cor das meias. Quantas meias devem ser retiradas para que ser tenha certeza de que, entre as meias retiradas, haja pelo menos um par de meias pretas?

8 14 24) Uma loja de artigos domésticos vende garfos, facas e colheres. Cada um desses artigos tem seu próprio preço. Comprando-se 2 colheres, 3 garfos e 4 facas, paga-se R$ 13,50. Comprandose 3 colheres, 2 garfos e 1 faca, paga-se R$ 8,50. Pode-se afirmar que, comprando-se 1 colher, 1 garfo e 1 faca, pagar-se-á, em reais: 3,60 4,40 5,30 6,20 7,00 O número de quadrinhos brancos necessários para formar uma faixa completa, de acordo com a figura, mas contendo 60 quadrinhos pretos é: ) 25) Na Consoantelândia, fala-se o consoantes. Nessa língua existem 10 letras: 6 do tipo I e 4 do tipo II. As letras do tipo I são: b, d, h, k, l, t As letras do tipo II são: g, p, q, y. Nessa língua, só há uma regra de acentuação: uma palavra só será acentuada se tiver uma letra do tipo II precedendo uma letra do tipo I. Pode-se afirmar que: dhtby é acentuada. pyg é acentuada. kpth não é acentuada. kydd é acentuada. btdh é acentuada. 26) Observe a figura abaixo e verifique que a faixa é formada por três linhas de quadrinhos, em que a primeira e a terceira linha são formados apenas por quadrinhos brancos. A segunda linha alterna quadrinhos brancos com quadrinhos pretos.

9 15 28) Observe a série de figuras. Veja que ao final da série, há espaço para ser colocada mais uma figura. Abaixo da série você encontrará cinco figuras. Escolha a que completa corretamente a série e assinale a alternativa correta. 30) As pedras de dominó mostradas abaixo foram dispostas, sucessivamente e no sentido horário, de modo que os pontos marcados obedeçam a um determinado critério. Com base neste critério, a pedra de dominó que completa corretamente a sucessão é 29) Na seqüência de quadriláteros abaixo, as células pretas foram colocadas obedecendo a um determinado padrão. 31) Os quadrados abaixo têm todos o mesmo tamanho. Mantendo esse padrão, o número de células brancas na Figura V será Em qual deles a região sombreada tem a maior área? I. II. III. IV.

10 16 V. 32) Em cada linha do quadro abaixo, as figuras foram desenhadas obedecendo a um mesmo padrão de construção. 33) Qual das cinco se parece menos com as outras quatro? _ 34) Considere a figura abaixo. Segundo esse padrão, a figura que deverá substituir corretamente o ponto de interrogação é Supondo que as figuras apresentadas nas alternativas abaixo possam apenas ser deslizadas sobre o papel, aquela que coincidirá com a figura dada, é

11 17 35) Na figura abaixo, é dada uma grade do jogo da velha, no qual X e O representam duas jogadas assinaladas. 37) Considera a seqüência de figuras: Mantendo-se esse comportamento, a alternativa que corresponde a V figura é A alternativa em que duas jogadas assinaladas NÃO são equivalentes às que são mostradas na grade dada é 38) Qual das cinco representa a melhor comparação? 36) Considere a figura abaixo: Supondo que as figuras apresentadas nas alternativas abaixo possam ser deslizadas sobre o papel, aquela que coincidirá com a figura dada é

12 18 39) Das 5 figuras abaixo, 4 delas têm uma mesma características geométrica em comum, enquanto uma delas NÃO tem essas características. 41) Qual dos cinco desenhos se parece menos com os outros quatro? 42) Qual dos cinco desenhos se parece menos com os outros quatro? Afigura que NÃO possui a característica comum às outras é I. II. III IV. V. 40) Qual dos cinco desenhos representa a melhor comparação? 43) Qual das cinco figuras se parece menos com as outras quatro?

13 19 44) Nos dados habitualmente usados em jogos, a soma dos pontos de duas faces opostas deve ser sempre igual a 7. Assim, por exemplo, todas as vistas possíveis de um dado cuja face da frente tem 1 ponto marcado estão representados abaixo. 46) Qual dos cinco desenhos se parece menos com os outros? As figuras que representam todas as vistas possíveis de um dado que tem 3 pontos na face da frente é 47) Qual dos cinco desenhos se parece menos com os outros quatro? 45) Qual dos cinco se parece menos com as outras quatro? 48) Qual das figuras a seguir não pertence a série?

14 20 49) Sobre uma superfície plana têm-se 3 blocos iguais empilhados, com 13 faces expostas, conforme mostra a figura abaixo. Se forem empilhados 25 desses blocos, o número de faces expostas será ) Qual das cinco figuras representa a melhor comparação? 52) Observe a figura seguinte: Qual figura é igual à figura acima representada? 51) Um quadrado de madeira é dividido em 5 pedaços como mostra a figura: Todas as figuras a seguir podem ser obtidos por meio de uma reordenação dos 5 pedaços, EXCETO uma. Indique-a. 01) D 02) C 03) D 04) E 05) A 06) B 07) B 08) A 09) A 10) A 11) B 12) C 13) A 14) A 15) D 16) A 17) C 18) A 19) C 20) D 21) C 22) C 23) A 24) B 25) D 26) D 27) E 28) E 29) A 30) E 31 E 32) B 33) D 34) B 35)B 36) B 37) A 38) C 39)B 40) B 41) E 42) B 43) B 44) B 45) E 46) D 47) D 48) D 49) E 50) C 51) D 52) D

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009 Destinatários: alunos dos 7 e 8 anos de Escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h30min Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. As questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

x 1. Em cada uma das figuras, eles são apenas os primeiros elementos dos

x 1. Em cada uma das figuras, eles são apenas os primeiros elementos dos 0) Nas figuras a seguir, a curva é o gráfico da função x retângulos hachurados para infinitos que possuem as mesmas características. f x. Observe atentamente o que ocorre com os x. Em cada uma das figuras,

Leia mais

ANALISANDO O EDITAL RELAÇÕES ARBITRARIAS SEQUENCIAS RACIOCINIO. MATEMATICA BASICA..

ANALISANDO O EDITAL RELAÇÕES ARBITRARIAS SEQUENCIAS RACIOCINIO. MATEMATICA BASICA.. ANALISANDO O EDITAL RELAÇÕES ARBITRARIAS SEQUENCIAS RACIOCINIO. MATEMATICA BASICA.. ASSOCIAÇÕES LOGICAS 1) Três Agentes Administrativos - Almir, Noronha e Creuza - trabalham no Departamento Nacional de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CCA/ UFES Departamento de Engenharia Rural. Lista de exercícios 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CCA/ UFES Departamento de Engenharia Rural. Lista de exercícios 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CCA/ UFES Departamento de Engenharia Rural Disciplina: Lógica Computacional I Professora: Juliana Pinheiro Campos Data: 25/08/2011 Lista

Leia mais

2) Existem três suspeitos de um assalto a banco, que podem ou não ter agido em. (A) Lenin e Rasputin não existiram. (B) Lenin não existiu.

2) Existem três suspeitos de um assalto a banco, que podem ou não ter agido em. (A) Lenin e Rasputin não existiram. (B) Lenin não existiu. www.exatasconcursos.mat.br 1) Se Rasputin não tivesse existido, Lenin também não existiria. Lenin existiu. Logo, (A) Lenin e Rasputin não existiram. (B) Lenin não existiu. (C) Rasputin existiu. (D) Rasputin

Leia mais

Canguru Brasil 2014 Nível PE - Soluções

Canguru Brasil 2014 Nível PE - Soluções 3 pontos Canguru Brasil 2014 Nível PE - Soluções 1. A joaninha irá assentar na flor que tiver cinco pétalas e três folhas. Qual das flores a seguir será escolhida pela joaninha? 1. Alternativa B A flor

Leia mais

Matemática Discreta e Raciocínio Lógico

Matemática Discreta e Raciocínio Lógico Matemática Discreta e Raciocínio Lógico 51. (ABC) A negação de o gato mia e o rato chia é: (A) o gato não mia e o rato não chia; (B) o gato mia ou o rato chia; (C) o gato não mia ou o rato não chia; (D)

Leia mais

Raciocínio Lógico Quantitativo AULA 12

Raciocínio Lógico Quantitativo AULA 12 AULA 12 17. EXERCÍCIOS GERAIS 1) Construa os argumentos utilizando lógica proposicional. Classifique como válido ou inválido justificando sua resposta. a) João precisa de dinheiro mas não quer baixar os

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2018

Canguru Matemático sem Fronteiras 2018 Destinatários: alunos dos 7. o e 8. o anos de escolaridade Duração: 1h 30min Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões estão agrupadas em

Leia mais

Canguru sem fronteiras 2005

Canguru sem fronteiras 2005 Duração: 1h30mn Destinatários: alunos dos 10 e 11 anos de Escolaridade Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. Inicialmente tens 30 pontos. Por cada questão errada,

Leia mais

UERJ/EsFAO/APM D.JoãoVI

UERJ/EsFAO/APM D.JoãoVI UERJ/EsFAO/APM D.JoãoVI Neste caderno você encontrará um conjunto de 32 (trinta e duas) páginas numeradas seqüencialmente, contendo 15 (quinze) questões de cada uma das seguintes disciplinas:, Química,

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009 Duração: 1h30min Destinatários: alunos do 9 ano de Escolaridade Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. As questões estão agrupadas em três níveis: Problemas

Leia mais

Nesse capítulo vamos abordar exemplos envolvendo sequências numéricas, sequências com letras e com palavras e padrões geométricos.

Nesse capítulo vamos abordar exemplos envolvendo sequências numéricas, sequências com letras e com palavras e padrões geométricos. Nesse capítulo vamos abordar exemplos envolvendo sequências numéricas, sequências com letras e com palavras e padrões geométricos. Sequências numéricas 1. O próximo número na sequência 1001, 991, 971,

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano) Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano) Propostas de resolução MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Verificando que em cada termo: o número de cubos cinzentos é igual à

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico Nível IV Fase I 2014

Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico Nível IV Fase I 2014 1 2 Questão 1 Em um edifício garagem, 5 andares são destinados para aluguem dos carros que querem estacionar nos modos semanal e mensal. Em determinada tarde foram estacionados 81 carros ao todo. Ao longo

Leia mais

Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Matemática. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Matemática. Não abra o caderno antes de receber autorização. 2ª Fase Exame Discursivo 29/11/2015 Matemática Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Matemática. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Leia mais

(A) 389 (B) 399 (C) 409 (D) 419 (E) 429

(A) 389 (B) 399 (C) 409 (D) 419 (E) 429 Destinatários: alunos dos 10. o e 11. o anos de escolaridade Duração: 1h 0min Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões estão agrupadas em

Leia mais

SOMENTE COM CANETA AZUL

SOMENTE COM CANETA AZUL º SIMULADO - 7º ANO - 016 ENSINO FUNDAMENTAL Matemática º A DI 45 Questões 0 de dezembro - sexta-feira Nome: Turma: Unidade: EDUCANDO PARA SEMPRE CENTRO EDUCACIONAL ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO SIMULADO

Leia mais

2 ª Fase Exame Discursivo

2 ª Fase Exame Discursivo 02/12/2007 2 ª Fase Exame Discursivo matemática Caderno de prova Este caderno, com doze páginas numeradas seqüencialmente, contém dez questões de Matemática. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Lógica de Argumentação. Operadores Lógicos Parte 3. Prof. Renato Oliveira

RACIOCÍNIO LÓGICO. Lógica de Argumentação. Operadores Lógicos Parte 3. Prof. Renato Oliveira RACIOCÍNIO LÓGICO Lógica de Argumentação. Parte 3. Prof. Renato Oliveira 1) Há três suspeitos de um crime: o cozinheiro, a governanta e o mordomo. Sabe-se que o crime foi efetivamente cometido por um ou

Leia mais

Alex Lira. Olá, pessoal!!!

Alex Lira. Olá, pessoal!!! Olá, pessoal!!! Seguem abaixo os meus comentários das questões de Lógica que foram cobradas na prova para o cargo de Agente da Polícia Federal, elaborada pelo Cespe, realizada no último final de semana.

Leia mais

QUESTÃO 16 Tia Anastaćia uniu quatro retângulos de papel de 3 cm de comprimento por 1 cm de largura, formando a figura que segue:

QUESTÃO 16 Tia Anastaćia uniu quatro retângulos de papel de 3 cm de comprimento por 1 cm de largura, formando a figura que segue: Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 7 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 207 Disciplina: MaTeMÁTiCa Prova: desafio nota: QUESTÃO 6 Tia Anastaćia uniu quatro retângulos de

Leia mais

Prova de Raciocínio Lógico da banca CETRO

Prova de Raciocínio Lógico da banca CETRO Prova de Raciocínio Lógico da banca CETRO 01- Se a afirmação existem professores que não são pedagogos é falsa, então é verdade que: a) Nenhum professor é pedagogo. b) Todo professor é pedagogo. c) Nem

Leia mais

Matemática Guarda Municipal de Curitiba. Prof.: Braian Azael da Silva

Matemática Guarda Municipal de Curitiba. Prof.: Braian Azael da Silva Matemática Guarda Municipal de Curitiba Prof.: Braian Azael da Silva CONJUNTOS NUMÉRICOS Exercício A sequência abaixo foi criada repetindo-se as letras da palavra JANEIRO na mesma ordem: J A N E I R O

Leia mais

Canguru Matemático sem fronteiras 2008

Canguru Matemático sem fronteiras 2008 Destinatários: alunos dos 7º e 8º anos de Escolaridade Duração: 1h30min Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. Inicialmente tens 30 pontos. Por cada questão errada,

Leia mais

ACLÉSIO MOREIRA MATEMÁTICA

ACLÉSIO MOREIRA MATEMÁTICA ACLÉSIO MOREIRA MATEMÁTICA 1. (VUNESP-2017) Em um terreno retangular ABCD, que tem 15 m de frente para a Avenida Sumaré e uma medida x, em metros, da frente até o fundo, a diagonal AC mede 25 m, conforme

Leia mais

Com relação a lógica sentencial, contagem e combinação, julgue os itens a seguir.

Com relação a lógica sentencial, contagem e combinação, julgue os itens a seguir. Considerando-se como V a proposição "Sem linguagem, não há acesso à realidade", conclui-se que a proposição "Se não há linguagem, então não há acesso à realidade" é também V. Certo Errado Com relação a

Leia mais

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades

PEGUE 10. Quantidade: 08 unidades 1 PEGUE 10 Materiais Um tabuleiro e 66 cartas redondas com os numerais de 1 a 7 nas seguintes quantidades: 1 22 cartas; 6-2 cartas; 2-16 cartas; 7-2 cartas; 3-12 cartas; Coringa 1 carta. 4-7 cartas; 5-4

Leia mais

Prova da segunda fase - Nível 3

Prova da segunda fase - Nível 3 Caro Aluno, Parabéns pela sua participação na nona edição da Olimpíada de Matemática de São José do Rio Preto! Lembre-se de que uma Olimpíada é diferente de uma prova escolar. Muitas vezes, as questões

Leia mais

XX OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - Em 19/09/2009

XX OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - Em 19/09/2009 XX OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - Em 19/09/2009 PROVA DA SEGUNDA ETAPA NÍVEL I (Estudantes da 6 a e 7 a Séries) Problema 1 A expressão E, a seguir, é o produto de 20 números:

Leia mais

Unidade II. A notação de que a proposição P (p, q, r,...) implica a proposição Q (p, q, r,...) por:

Unidade II. A notação de que a proposição P (p, q, r,...) implica a proposição Q (p, q, r,...) por: LÓGICA Objetivos Apresentar regras e estruturas adicionais sobre o uso de proposições. Conceituar implicação lógica, tautologias, e as propriedade sobre proposições. Apresentar os fundamentos da dedução,

Leia mais

Mestrado em Finanças e Economia Empresarial

Mestrado em Finanças e Economia Empresarial Data: 04/06/04 Prova de Seleção para Ingresso no Curso de Mestrado em Finanças e Economia Empresarial Turma 2004 EXAME ANALÍTICO EXAME ANALÍTICO Questão 1. Um homem reuniu-se com seus 12 irmãos no Natal.

Leia mais

Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção. Prova da segunda fase

Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção. Prova da segunda fase Nível 1 Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção Prova da segunda fase Caro Aluno, Parabéns pela sua participação na décima primeira edição da Olimpíada de Matemática de São José do

Leia mais

1. Se x e y são números reais positivos, qual dos números a seguir é o maior?

1. Se x e y são números reais positivos, qual dos números a seguir é o maior? XXII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase Nível 3 - A duração da prova é de 3 horas. - Não é permitido o uso de calculadoras nem consulta a notas ou livros. - Você pode solicitar papel para

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2012

Canguru Matemático sem Fronteiras 2012 http://wwwmatucpt/canguru/ Destinatários: alunos dos 10 o e 11 o anos de escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h 0min Não podes usar calculadora Em cada questão deves assinalar a resposta correta As questões

Leia mais

Análise Combinatória Intermediário

Análise Combinatória Intermediário Análise Combinatória Intermediário 1. (AFA) As senhas de acesso a um determinado arquivo de um microcomputador de uma empresa deverão ser formadas apenas por 6 dígitos pares, não nulos. Sr. José, um dos

Leia mais

Π qualquer que seja x real.

Π qualquer que seja x real. 1. Em Teoria dos Números, um dos ramos de estudo da matemática superior, a função R R (onde R representa o conjunto dos números reais) é definida por Π (x) = Quantidade de números primos positivos maiores

Leia mais

LISTA 2 ESPELHOS PLANOS (MÓD. 3 E 4)

LISTA 2 ESPELHOS PLANOS (MÓD. 3 E 4) 1. (Epcar (Afa) 2016) Considere um objeto formado por uma combinação de um quadrado de aresta a cujos vértices são centros geométricos de círculos e quadrados menores, como mostra a figura abaixo. Colocando-se

Leia mais

Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção!

Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção! Nível 3 Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção! Prova da segunda fase Caro Aluno, Parabéns pela sua participação na décima segunda edição da Olimpíada de Matemática de São José do

Leia mais

DATA DA APLICAÇÃO: 23/06/2017. Boa Prova!

DATA DA APLICAÇÃO: 23/06/2017. Boa Prova! 1ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO DISTRITO FEDERAL Primeira Fase - Nível 1 (6º e 7º Anos) DATA DA APLICAÇÃO: 3/06/017 Caro(a) aluno(a): a) A duração da prova é de 3 horas. b) Você poderá, se necessário, solicitar

Leia mais

30 a OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO NORTE PRIMEIRA FASE. PROVA DO NÍVEL II - 8 o e 9 o ANOS - ENSINO FUNDAMENTAL.

30 a OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO NORTE PRIMEIRA FASE. PROVA DO NÍVEL II - 8 o e 9 o ANOS - ENSINO FUNDAMENTAL. 30 a OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO NORTE 019- PRIMEIRA FASE. PROVA DO NÍVEL II - 8 o e 9 o ANOS - ENSINO FUNDAMENTAL. Para cada questão, assinale uma alternativa como a resposta correta. NOME

Leia mais

QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI

QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI QUESTÕES REVISÃO DE VÉSPERA FUNAI RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Josimar Padilha EDITAL: RACIOCÍNIO LÓGICO E QUANTITATIVO: 1. Lógica e raciocínio lógico: problemas envolvendo lógica e raciocínio lógico. 2. Proposições:

Leia mais

XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte. Prova do Nível I Em 25/09/2010

XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte. Prova do Nível I Em 25/09/2010 XXI Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte Prova do Nível I Em 25/09/2010 Problema 1 Um professor de Matemática definiu a seguinte operação entre dois números naturais: Ele exemplificou

Leia mais

PROFESSOR : ALEXANDRE PORTELA MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO ASSUNTO: LÓGICA QUALITATIVA

PROFESSOR : ALEXANDRE PORTELA MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO ASSUNTO: LÓGICA QUALITATIVA PROFESSOR : ALEXANDRE PORTELA MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO ASSUNTO: LÓGICA QUALITATIVA 1)RELAÇÃO ENTRE PESSOAS,LUGARES,OBJETOS E EVENTOS: - Nesse tipo de associação vamos correlacionar pessoas aos seus lugares,

Leia mais

Geometria Plana Exercícios de Áreas e Razão entre Áreas

Geometria Plana Exercícios de Áreas e Razão entre Áreas Prof. Marcelo ampos Silva - marcelocs00@gmail.com Geometria Plana Exercícios de Áreas e Razão entre Áreas 0 - s figuras abaixo representam, respectivamente, um terreno com área de.000 m e uma maquete do

Leia mais

7 1 3 e) 1,3. 4) O termo geral de uma progressão aritmética é dado por a 2n 1. A razão dessa PA é PROGRESSÕES ARITMÉTICAS

7 1 3 e) 1,3. 4) O termo geral de uma progressão aritmética é dado por a 2n 1. A razão dessa PA é PROGRESSÕES ARITMÉTICAS PROGRESSÕES ARITMÉTICAS 1) Considere um polígono convexo de nove lados, em que as medidas de seus ângulos internos constituem uma progressão aritmética de razão igual a 5 o. então, seu maior ângulo mede,

Leia mais

XXVI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental)

XXVI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental) TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental) PROBLEMA 1 Encontre todos os números naturais n de três algarismos que possuem todas as propriedades abaixo: n é ímpar; n é um quadrado perfeito;

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano)

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano) MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano) Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Na figura ao lado, estão representados os quatro primeiros termos de uma sequência de conjuntos

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO - MATEMÁTICA

RACIOCÍNIO LÓGICO - MATEMÁTICA RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 QUESTÕES - RACIOCINIO LÓGICO 12. Uma sequência de números segue a seguinte lei de formação: se um número N dessa sequência é par, adicione a ele

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano)

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano) MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano) Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Representam-se a seguir os três primeiros termos de uma sucessão de figuras constituídas por

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO ÁLGEBRA 3 ANO 3º TRIMESTRE

LISTA DE RECUPERAÇÃO ÁLGEBRA 3 ANO 3º TRIMESTRE LISTA DE RECUPERAÇÃO ÁLGEBRA 3 ANO 3º TRIMESTRE. (G - ifsc 08) Considere x o resultado da operação 55 53. Assinale a alternativa CORRETA, que representa a soma dos algarismos de x. a) 8 b) 3 c) 0 d) 7

Leia mais

Tema I Introdução à lógica bivalente e à teoria de conjuntos

Tema I Introdução à lógica bivalente e à teoria de conjuntos Tema I Introdução à lógica bivalente e à teoria de conjuntos Unidade 1 Proposições Páginas 13 a 9 1. a) 3 é uma designação. b) 3 = 6 é uma proposição. c) é o único número primo par é uma proposição. d)

Leia mais

Raciocínio Lógico. Prof. Milton Ueta. 4. (FCC/2008-TRT-2ª) Considere a seguinte seqüência de cálculos:

Raciocínio Lógico. Prof. Milton Ueta. 4. (FCC/2008-TRT-2ª) Considere a seguinte seqüência de cálculos: 4. (FCC/2008-TRT-2ª) Considere a seguinte seqüência de cálculos: Lógica quantitativa, qualitativa, analítica, sequencial 1. (FCC/2008-PREFEITURA/SP) Considere que os termos da seqüência seguinte são obtidos

Leia mais

A) são da mesma cor. B) são vermelhas. C) uma é vermelha e duas são brancas. D) uma é branca e duas são vermelhas. E) pelo menos uma é vermelha.

A) são da mesma cor. B) são vermelhas. C) uma é vermelha e duas são brancas. D) uma é branca e duas são vermelhas. E) pelo menos uma é vermelha. XXII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTIA Primeira Fase Nível 1 - A duração da prova é de 3 horas. - Não é permitido o uso de calculadoras nem consultas a notas ou livros. - Você pode solicitar papel para

Leia mais

1) Mova 6 fósforos nestes copos, de forma a compor uma casinha.

1) Mova 6 fósforos nestes copos, de forma a compor uma casinha. Colégio COC Imperatriz IV Mostra de Ciências 5º Ano A Matemática está em tudo Clube de Descobertas matemáticas: lógica e ação Atividade 1: Desafios Matemáticos com Palitinhos 1) Mova 6 fósforos nestes

Leia mais

Canguru Brasil 2014 Nível PE

Canguru Brasil 2014 Nível PE 3 pontos Canguru Brasil 2014 Nível PE 1. A joaninha irá assentar na flor que tiver cinco pétalas e três folhas. Qual das flores a seguir será escolhida pela joaninha? 2. Uma formiguinha anda ao longo do

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2018

Canguru Matemático sem Fronteiras 2018 Destinatários: alunos dos 5. o e 6. o anos de escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h 30min Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões estão agrupadas em

Leia mais

Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção!

Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção! Nível 2 Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção! Prova da segunda fase Caro Aluno, Parabéns pela sua participação na décima segunda edição da Olimpíada de Matemática de São José do

Leia mais

Lista de Estudo para a Prova de 1º Ano. Prof. Lafayette

Lista de Estudo para a Prova de 1º Ano. Prof. Lafayette Lista de Estudo para a Prova de 1º Ano Prof. Lafayette 1. Um triângulo ABC é retângulo em A e os ângulos em B e C são, respectivamente, de 30 e 60. A hipotenusa mede 4. a) Faça um desenho representativo.

Leia mais

Prova de UFRGS

Prova de UFRGS Prova de UFRGS - 212 1 Considere que o corpo de uma determinada pessoa contém 5,5 litros de sangue e 5 milhões de glóbulos vermelhos por milímetro cúbico de sangue Com base nesses dados, é correto afirmar

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico Nível III Fase II 2014

Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico Nível III Fase II 2014 1 2 Questão 1 Um dado é feito com pontos colocados nas faces de um cubo, em correspondência com os números de 1 a 6, de tal maneira que somados os pontos que ficam em cada par de faces opostas é sempre

Leia mais

Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível E Soluções

Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível E Soluções Problemas de 3 pontos Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível E Soluções 1. Ana, Bruna, Cris, Dora e Edna jogaram dois dados cada uma. Qual das meninas obteve a maior soma do número de pontos? (A) Ana

Leia mais

2 O gráfico posição x tempo abaixo, refere se a uma partícula que se desloca em movimento uniforme.

2 O gráfico posição x tempo abaixo, refere se a uma partícula que se desloca em movimento uniforme. Aula ao vivo 10/03/2014 Introdução à Cinemática 1 Durante uma viagem entre duas cidades, um passageiro decide calcular a velocidade escalar média do ônibus. Primeiramente, verifica que os marcos indicativos

Leia mais

Canguru sem fronteiras 2005

Canguru sem fronteiras 2005 Duração: 1h30mn Destinatários: alunos do 9 ano de Escolaridade Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. Inicialmente tens 30 pontos. Por cada questão errada, és penalizado

Leia mais

Geometria Espacial - AFA

Geometria Espacial - AFA Geometria Espacial - AFA 1. (AFA) O produto da maior diagonal pela menor diagonal de um prisma hexagonal regular de área lateral igual a 1 cm e volume igual a 1 cm é: 10 7. 0 7. 10 1. (D) 0 1.. (AFA) Qual

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano)

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano) MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano) Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Na figura seguinte, estão representados os quatro primeiros termos de uma sucessão de sólidos

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2017

Canguru Matemático sem Fronteiras 2017 Destinatários: alunos dos 5. o e 6. o anos de escolaridade Nome: Turma: Duração: h 30min Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões estão agrupadas em três

Leia mais

SOMENTE COM CANETA AZUL

SOMENTE COM CANETA AZUL º SIMULADO - 8º ANO - 016 ENSINO FUNDAMENTAL Matemática 45 Questões 0 de dezembro - sexta-feira Nome: Turma: Unidade: º A DI CENTRO EDUCACIONAL ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO SIMULADO - º TRI 1 O aluno

Leia mais

Observando o primeiro dado, podemos concluir que abaixo da letra F está a letra B. Dessa forma a letra que está faltando no último dado é a letra B.

Observando o primeiro dado, podemos concluir que abaixo da letra F está a letra B. Dessa forma a letra que está faltando no último dado é a letra B. 1 Neste capítulo o objetivo é estabelecer relações entre as proposições dos argumentos para chegarmos nas conclusões corretas. Para isso, reescrevemos os argumentos usando tabelas que sintetizem suas informações.

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2017

Canguru Matemático sem Fronteiras 2017 Destinatários: alunos do 12. o ano de escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h 30min Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ BIBLIOTECA DE OBJETOS MATEMÁTICOS - TEXTO: Torre de Hanói e Triângulo de Sierpinski AUTOR: Mayara Brito (estagiária da BOM) André Brito (estagiário da BOM) ORIENTADOR: Prof.

Leia mais

Nível 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental

Nível 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental Nível 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental A QUESTÃO 1 ALTERNATIVA C Basta fazer a conta: 2018 8012 + 10030 QUESTÃO 2 O número de pessoas que chegaram ao ponto final é igual ao resultado da operação 25

Leia mais

Exercícios Obrigatórios

Exercícios Obrigatórios Exercícios Obrigatórios 1) (UFRGS/2015) Para fazer a aposta mínima na mega sena uma pessoa deve escolher 6 números diferentes em um cartão de apostas que contém os números de 1 a 60. Uma pessoa escolheu

Leia mais

n. 6 Equivalências Lógicas logicamente equivalente a uma proposição Q (p, q, r, ), se as tabelas-verdade destas duas proposições são idênticas.

n. 6 Equivalências Lógicas logicamente equivalente a uma proposição Q (p, q, r, ), se as tabelas-verdade destas duas proposições são idênticas. n. 6 Equivalências Lógicas A equivalência lógica trata de evidenciar que é possível expressar a mesma sentença de maneiras distintas, preservando, o significado lógico original. Def.: Diz-se que uma proposição

Leia mais

5ª Lista de Exercícios de Programação I

5ª Lista de Exercícios de Programação I 5ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. Questões que envolvam leitura de matrizes, a construção dessas matrizes pode ser realizada através da geração

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2012

Canguru Matemático sem Fronteiras 2012 Canguru Matemático sem Fronteiras 0 http://www.mat.uc.pt/canguru/ Destinatários: alunos dos 7. o e 8. o anos de escolaridade Duração: h 0min Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Em cada questão deves

Leia mais

VUNESP PM/SP 2017) A tabela mostra a movimentação da conta corrente de uma pessoa em determinado dia.

VUNESP PM/SP 2017) A tabela mostra a movimentação da conta corrente de uma pessoa em determinado dia. O professor Arthur Lima, que leciona as disciplinas de exatas no curso preparatório Estratégia Concursos, separou as questões de matemática da prova da PM-SP, aplicada no último dis 5 de fevereiro para

Leia mais

UFRGS MATEMÁTICA

UFRGS MATEMÁTICA - MATEMÁTICA 6) O Estádio Nacional de Pequim, construído para a realização dos Jogos Olímpicos de 008, teve um custo de 500 milhões de dólares, o que representa 1,5% do investimento total feito pelo país

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DO RECIFE MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEP DEPA COLÉGIO MILITAR DO RECIFE 001 Página 1/10 ESTA PROVA CONTÉM QUESTÃO ÚNICA COM 0 (VINTE) ITENS DE MÚLTIPLA ESCOLHA, O CANDIDATO PODERÁ UTILIZAR OS ESPAÇOS

Leia mais

1.1. Numéricos. Conjuntos MATEMÁTICA. Conjunto dos Números Naturais (N) Conjunto dos Números Inteiros (Z)

1.1. Numéricos. Conjuntos MATEMÁTICA. Conjunto dos Números Naturais (N) Conjunto dos Números Inteiros (Z) CAPÍTULO 1 Capítulo 1 1.1 Conjuntos Numéricos Conjunto dos Números Naturais (N) Os números naturais são em geral associados à ideia de contagem, e o conjunto que os representa é indicado por N. N = {0,

Leia mais

GABARITO PROVA B GABARITO PROVA A. Colégio Providência Avaliação por Área 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO

GABARITO PROVA B GABARITO PROVA A. Colégio Providência Avaliação por Área 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO Colégio Providência Avaliação por Área Matemática e suas tecnologias 1ª ETAPA Data: 11/05/2015 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO GABARITO PROVA A GABARITO PROVA B A B C D 1 XXXX xxxxx xxxxx xxxxx 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Leia mais

Canguru Brasil 2013 Nível E Soluções

Canguru Brasil 2013 Nível E Soluções Canguru Brasil 2013 Nível E Soluções Problemas de 3 pontos 01. Existem cangurus brancos e pretos. Em qual das figuras há mais cangurus pretos do que cang u- rus brancos? 01. Resposta: alternativa D Na

Leia mais

Lista de Exercícios: Geometria Plana. Um triângulo isósceles tem base medindo 8 cm e lados iguais com medidas de 5 cm. A área deste triângulo é:

Lista de Exercícios: Geometria Plana. Um triângulo isósceles tem base medindo 8 cm e lados iguais com medidas de 5 cm. A área deste triângulo é: Lista de Exercícios: Geometria Plana Questão 1 Um triângulo isósceles tem base medindo 8 cm e lados iguais com medidas de 5 cm. A área deste triângulo é: A( ) 20 cm 2. B( ) 10 cm 2. C( ) 24 cm 2. D( )

Leia mais

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos

Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos INSTITUTO GAY-LUSSAC Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos Questão 1. Um automóvel percorre 6,0km para

Leia mais

II Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico Nível II Fase I 2015

II Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico Nível II Fase I 2015 1 2 Questão 1 Artur é muito bom em problemas matemáticos e sempre propõe desafios aos seus colegas. Desta vez, Artur criou uma sequência infinita de letras, juntando as palavras que formavam o nome de

Leia mais

RECEITA FEDERAL ANALISTA

RECEITA FEDERAL ANALISTA SENTENÇAS OU PROPOSIÇÕES São os elementos que expressam uma idéia, mesmo que absurda. Estudaremos apenas as proposições declarativas, que podem ser classificadas ou só como verdadeiras (V), ou só como

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2018

Canguru Matemático sem Fronteiras 2018 Destinatários: alunos do 9. o ano de escolaridade Duração: 1h 30min Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

Matemática Discreta. Lógica Proposicional. Profa. Sheila Morais de Almeida. agosto DAINF-UTFPR-PG

Matemática Discreta. Lógica Proposicional. Profa. Sheila Morais de Almeida. agosto DAINF-UTFPR-PG Matemática Discreta Lógica Proposicional Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG agosto - 2016 Tautologias Tautologia é uma fórmula proposicional que é verdadeira para todos os possíveis valores-verdade

Leia mais

UFRGS MATEMÁTICA

UFRGS MATEMÁTICA UFRGS 00 - MATEMÁTICA ) Alguns especialistas recomendam que, para um acesso confortável aos bebedouros por parte de crianças e usuários de cadeiras de rodas, a borda desses equipamentos esteja a uma altura

Leia mais

Fundamentos da Computação 1. Introdução a Argumentos

Fundamentos da Computação 1. Introdução a Argumentos Fundamentos da Computação 1 Introdução a s Se você tem um senha atualizada, então você pode entrar na rede Você tem uma senha atualizada Se você tem um senha atualizada, então você pode entrar na rede

Leia mais

Para indicar os dias, as semanas e os meses do ano, bem como as datas em que são comemorados os feriados, utilizamos o CALENDÁRIO.

Para indicar os dias, as semanas e os meses do ano, bem como as datas em que são comemorados os feriados, utilizamos o CALENDÁRIO. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Para indicar os dias, as semanas e os

Leia mais

O PRINCÍPIO DAS GAVETAS Paulo Cezar Pinto Carvalho - IMPA

O PRINCÍPIO DAS GAVETAS Paulo Cezar Pinto Carvalho - IMPA Nível Intermediário O PRINCÍPIO DAS GAVETAS Paulo Cezar Pinto Carvalho - IMPA Muitos problemas atraentes de matemática elementar exploram relações entre conjuntos finitos, expressas em linguagem coloquial.

Leia mais

18/01/2016 LÓGICA MATEMÁTICA. Lógica é usada para guiar nossos pensamentos ou ações na busca da solução. LÓGICA

18/01/2016 LÓGICA MATEMÁTICA. Lógica é usada para guiar nossos pensamentos ou ações na busca da solução. LÓGICA LÓGICA MATEMÁTICA Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Lógica é usada para guiar nossos pensamentos ou ações na busca da solução. LÓGICA A lógica está

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. 10,4: resultado final. O número que deve ser considerado como ponto de partida está compreendido entre

RACIOCÍNIO LÓGICO. 10,4: resultado final. O número que deve ser considerado como ponto de partida está compreendido entre 01. Considere a seqüência de figuras: RACIOCÍNIO LÓGICO Mantendo a mesma lei de formação, a 1a figura é igual à (A) 11a figura. (B) 12a figura. (C)13a figura. (D) 14a figura. (E) 15a figura. 02. O esquema

Leia mais

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2010 Nível 2. QUESTÃO 1 ALTERNATIVA E Basta calcular 8% de 250: 250 = 250 = 2 10 = 20. QUESTÃO 2 ALTERNATIVA E

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2010 Nível 2. QUESTÃO 1 ALTERNATIVA E Basta calcular 8% de 250: 250 = 250 = 2 10 = 20. QUESTÃO 2 ALTERNATIVA E QUESTÃO 8 2 Basta calcular 8% de 250: 250 = 250 = 2 0 = 20. 00 25 QUESTÃO 2 Fazemos a conta diretamente: + = + = + 3 =. 2 3 3 QUESTÃO 3 Vamos ler as informações contidas no gráfico: 5 alunos não compraram

Leia mais

Matrizes resolução de A B for igual a, logo a mensagem recebida é amor. Dessa forma, se a

Matrizes resolução de A B for igual a, logo a mensagem recebida é amor. Dessa forma, se a Matrizes 016 1 (Unicamp 016) Em uma matriz, chamam-se elementos internos aqueles que não pertencem à primeira nem à última linha ou coluna O número de elementos internos em uma matriz com 5 linhas e 6

Leia mais

ELABORAÇÃO: PROF. OCTAMAR MARQUES. RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA GOUVEIA. QUESTÕES DE 01 A 08.

ELABORAÇÃO: PROF. OCTAMAR MARQUES. RESOLUÇÃO: PROFA. MARIA ANTÔNIA GOUVEIA. QUESTÕES DE 01 A 08. RESOLUÇÃO DA 1 a AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA _ U I _ANO 007 a SÉRIE DO EM _ COLÉGIO ANCHIETA BA ELABORAÇÃO: PROF OCTAMAR MARQUES RESOLUÇÃO: PROFA MARIA ANTÔNIA GOUVEIA QUESTÕES DE 01 A 08 Nas questões de 01

Leia mais

Se inicialmente, o tanque estava com 100 litros, pode-se afirmar que ao final do dia o mesmo conterá.

Se inicialmente, o tanque estava com 100 litros, pode-se afirmar que ao final do dia o mesmo conterá. ANÁLISE GRÁFICA QUANDO y. CORRESPONDE A ÁREA DA FIGURA Resposta: Sempre quando o eio y corresponde a uma taa de variação, então a área compreendida entre a curva e o eio do será o produto y. Isto é y =

Leia mais