5ª Lista de Exercícios de Programação I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "5ª Lista de Exercícios de Programação I"

Transcrição

1 5ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. Questões que envolvam leitura de matrizes, a construção dessas matrizes pode ser realizada através da geração de números aleatórios. 1. Declare uma matriz. Preencha com 1 a diagonal principal e com 0 os demais elementos. Escreva ao final a matriz obtida. 2. Leia duas matrizes e informe se ambas são iguais (se possui elementos iguais para as mesma posições). 3. Leia duas matrizes, crie e escreva uma terceira com os maiores elementos entre as primeiras para cada posição. 4. Leia uma matriz, conte e escreva quantos valores maiores que 10 ela possui. 5. Leia uma matriz e calcule o determinante dessa matriz. 6. Leia uma matriz. Leia também um valor. O programa deverá fazer uma busca desse valor na matriz e, ao final escrever a localização (linha e coluna) ou uma mensagem de não encontrado. 7. Leia uma matriz e troque os valores da 1ª linha pelos da 4ª coluna, vice-e-versa. Escrever ao final a matriz obtida. 8. Leia uma matriz e a transforme numa matriz triangular inferior, atribuindo zero a todos os elementos acima da diagonal principal, escrevendo-a ao final. 9. Leia uma matriz e faça uma troca entre as diagonais superior e inferior. Escreva-a ao final. 10. Leia uma matriz, crie dois vetores contendo os elementos da diagonal principal e secundária da referida matriz e mostre ao final o conteúdo da matriz e dos vetores. 11. Leia duas matrizes e faça uma substituição entre a diagonal inferior da primeira coma diagonal superior da segunda. 12. Leia uma matriz e escreva o maior elemento da diagonal principal e a soma dos elementos da diagonal secundaria. 13. Leia uma matriz e atribuir o valor 0 para os valores negativos encontrados fora das diagonais principal e secundária. 14. Leia uma matriz, onde cada coluna corresponde a um lado (cateto) de um triangulo retângulo. Declare um vetor que contenha a área dos respectivos triângulos e o escreva. 15. Leia uma matriz, onde cada coluna corresponde a um lado (cateto) e a hipotenusa de um triangulo retângulo. Declare um vetor que contenha a área dos respectivos triângulos e o escreva. 16. Leia uma matriz e preencha cada posição com.

2 17. Faça um programa que receba uma matriz e cria um vetor de posições contendo os valores das matrizes. 18. Realize o processo inverso indicado na questão anterior fazendo seu programa que receber um vetor de posições e preenchendo as respectivas posições de uma matriz. Mostre a matriz resultante. 19. Leia uma matriz e escreva a localização (linha e a coluna) do maior valor. 20. Faça um programa que leia uma matriz e normalize seus valores dividindo-os pelo maior valor da matriz. 21. Faça um programa que leia uma matriz e normalize seus valores dividindo-os pelo maior valor da matriz. 22. Escreva um algoritmo que lê uma matriz. A seguir, troque os elementos da primeira coluna com os elementos da segunda coluna, os da terceira coluna com a quarta coluna e os elementos da quinta coluna com os elementos da sexta coluna. 23. Leia duas matrizes e escreva os valores da primeira que ocorrem em qualquer posição da segunda. 24. Leia uma matriz e escreva os elementos (sem repetição) da matriz e a quantidade que os mesmos aparecem na matriz. 25. Na teoria dos sistemas define-se como elemento minimax de uma matriz o menor elemento da linha onde se encontra o maior elemento da matriz. Sabendo disso, escreva um programa que lê uma matriz e a escreve, e que determina e escreve o elemento minimax e a posição (linha e coluna) que o mesmo ocupa na matriz 26. Seja uma matriz fornecida (ou criada aleatoriamente) cujo conteúdo é a população dos 10 municípios mais populosos dos 26 estados brasileiros (o elemento representa a população do - ésimo município do -ésimo estado). Faça um programa para determinar o número do município mais populoso e o número do estado a que pertence. Considerando que a primeira coluna sempre contém a população da capital do estado, calcular a média da população das capitais dos 26 estados. 27. Dada uma matriz, imprimir o número de linhas e o numero de colunas nulas da matriz. Como exemplo, seja uma matriz : possui 2 linhas nulas e uma coluna nula. 28. Dados e constantes reais, faça um programa que leia duas matrizes e, calcule e mostre: a. b.. c.. d.. e. 29. Dada duas matrizes e, faça um programa que calcule e exiba a matriz.

3 30. Dada duas matrizes e, e mostre na tela uma matriz tal que se, ou caso contrário. 31. Leia uma matriz que se refere a respostas de questões de múltipla escolha, referentes a alunos. Leia também um vetor de posições contendo o gabarito de respostas que podem ser a, b, c ou d. Seu programa deverá comparar as respostas de cada candidato com o gabarito e emitir um vetor resultado, contendo a pontuação correspondente. 32. Faça um programa que leia uma matriz e calcule e escreva a soma da área hachurada na letra a e o maior elemento da área hachurada na letra b abaixo: 33. Faça um algoritmo que dada uma matriz realize as seguintes trocas: a. linha 2 com a linha 8; b. coluna 4 com a coluna 10; c. diagonal principal com a secundária; d. linha 5 com a coluna 10; 34. Leia uma matriz de caracteres e verifique se a mesma é palíndromo, isto é, sua leitura a partir de qualquer direção sempre apresentara a mesma sequência: 35. Considere a seguinte tabela que representa a distância entre 6 cidades : Cáceres BBugres Cuiabá VGrande Tangará PLacerda 1 Cáceres BBugres Cuiabá VGrande Tangará 95 6 PLacerda As distâncias entre as cidades pode ser modelada através de uma matriz de dimensões. Considere também um vetor de viagem indo de Cuiabá até Cáceres pela seguinte rota

4 onde o elemento da posição é a próxima cidade a ser visitada estando-se na cidade indicada pela posição. Faça um programa que leia a matriz e o vetor dado, e calcule a distância percorrida durante a viagem. 36. Considere a matriz de distâncias da questão anterior. A rota de Cuiabá para Cáceres, porém, é dada pelo vetor rot = da seguinte forma: a. rot[0] indica a cidade inicial (3 Cuiabá); b. Dada uma cidade C qualquer, a próxima cidade a ser visitada é rot[c-1]. Ex.: Depois da cidade rot[0] = 3 (Cuiabá), deve-se ir para a cidade rot[2] = 2 (BBugres). Em seguida, deve-se ir para a cidade rot[1] = 4, e assim sucessivamente. c. O final da rota ocorre quando a cidade atual é. Faça um programa que calcula a distância percorrida na rota. 37. Faça um programa que leia uma matriz na qual dois (e apenas dois valores) são negativos. Seu programa deve exibir a posição desses elementos, seus valores e calcular a distância euclidiana ( ) entre eles. Saída, :, : 38. Retome a questão anterior, porém com as seguintes modificações: a. A matriz não possui a restrição de possuir apenas dois valores negativos (quaisquer posição pode ser negativa); b. Mostre todas as combinações de posições negativas, bem como os relativos valores, e a distância entre elas Saída:, :, :, :, :, :, : 39. Gere uma matriz com o seguinte padrão (exemplo de uma matriz ):

5 40. Seja a função Faça um programa que gere uma matriz tal que e mostre-a na tela. 41. Retome a questão anterior. Seu programa agora além de preencher a matriz mencionada deve receber várias consultas à função e retornar seu valor. Para cada consulta o programa mostra caso e. Do contrário, deve ser calculado e exibido na tela. 42. Dizemos que uma matriz quadrada inteira é um quadrado mágico se a soma dos elementos de cada linha, a soma dos elementos de cada coluna e a soma dos elementos da diagonal principal e secundária são todas iguais. Faça um programa que recebe uma matriz e informe se a mesma é um quadrado mágico. Exemplo de quadrado mágico: 43. Um jogo de palavras cruzadas pode ser representado por uma matriz onde cada posição da matriz corresponde a um quadrado do jogo, sendo que 0 indica um quadrado branco e 1 indica um quadrado preto. Indicar na matriz as posições que são início de palavras horizontais e/ou verticais nos quadrados correspondentes (substituindo os zeros), considerando que uma palavra deve ter pelo menos duas letras. Para isso, numere consecutivamente tais posições. Exemplo (matriz ): Saída: 44. Escreva um programa para jogar uma versão simplificada do jogo da velha. O programa deve controlar o andamento do jogo com uma matriz de caracteres. A cada lance o jogador deve informar qual a posição do tabuleiro que deve ser preenchida. Cada jogador realiza seu lance de maneira alternada. A cada lance o seu programa deve mostrar o tabuleiro no formato abaixo:

6 X O - X - O - - O Seu programa não indicará o vencedor, apenas registrará as jogadas até o números de lances atingir Melhore o exercício anterior de forma que, se houver um ganhador, seu programa interrompa o jogo e avise quem foi o vencer (X ou O). 46. Melhore o exercício anterior de forma que, se houver um ganhador, seu programa interrompa o jogo e avise quem foi o vencer (X ou O). 47. Os elementos de uma matriz inteira [ ] representam os custos de transporte da cidade para a cidade. Dados itinerários, cada um com cidades, calcular o custo total para cada itinerário. O custo do itinerário é: 48. Faça um programa que receba uma array e cria um vetor de posições contendo os valores os arrays. 49. Faça um programa que receba uma array [ ], calcula e exibe a média da sua diagonal principal (elementos tais que ). 50. Faça um programa que receba dois arrays e, calcula e exibe a o array resultante da soma entre eles.

Faculdades Integradas Rui Barbosa Programação II Prof. Marcos Antonio Estremote. Exercícios com Vetores e Matrizes

Faculdades Integradas Rui Barbosa Programação II Prof. Marcos Antonio Estremote. Exercícios com Vetores e Matrizes Faculdades Integradas Rui Barbosa Programação II Prof. Marcos Antonio Estremote Exercícios com Vetores e Matrizes 1. Leia um vetor de 12 posições e em seguida ler também dois valores X e Y quaisquer correspondentes

Leia mais

Exercícios: Vetores e Matrizes

Exercícios: Vetores e Matrizes Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Vetores e Matrizes 1 Vetores 1. Faça um programa que possua um vetor

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS. Aluno (s): 01 ATIVIDADE. Revisão de Conteúdo

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS. Aluno (s): 01 ATIVIDADE. Revisão de Conteúdo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS DISCIPLINA: Lab. de Programação PROF: MSc. Flávio Barros PERÍODO: 2 DATA: Aluno (s): 01 ATIVIDADE / / Revisão de Conteúdo

Leia mais

Laboratório de Programação A Exercícios sobre vetores e matrizes

Laboratório de Programação A Exercícios sobre vetores e matrizes Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Departamento de Ciência da Computação Laboratório de Programação A - 2011.1 Exercícios sobre vetores e matrizes Observação Esta lista será

Leia mais

Programação de Computadores 1 Lista 2. Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP

Programação de Computadores 1 Lista 2. Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP Programação de Computadores 1 Lista 2 Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP 0.1 Vetores e Cadeias de Caracteres 1. Codifique um programa que leia e armazene duas notas de 10 alunos e calcule

Leia mais

4ª Lista de Exercícios de Programação I

4ª Lista de Exercícios de Programação I 4ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. 1. Faça um algoritmo que leia 10 valores inteiros armazenando-os em um vetor e depois calcule a soma dos valores

Leia mais

4ª Lista de Exercícios de Programação I

4ª Lista de Exercícios de Programação I 4ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C. 1. Faça um algoritmo que leia 10 valores inteiros armazenando-os em um vetor e depois calcule a soma dos valores

Leia mais

Lista de exercícios Matrizes

Lista de exercícios Matrizes Lista de exercícios Matrizes 1) Crie uma matriz de 3 linha e 5 colunas, preencha essa matriz com a primeira linha com número um, a segunda linha com o número 2, e a terceira com o número 3. Imprima na

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECORDAÇÃO DE ALGORITMOS

EXERCÍCIOS DE RECORDAÇÃO DE ALGORITMOS UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I PROF: GIULIANO PRADO DE MORAIS GIGLIO EXERCÍCIOS DE RECORDAÇÃO DE ALGORITMOS 0) Faça um algoritmo

Leia mais

Lista de exercícios Matrizes

Lista de exercícios Matrizes Lista de exercícios Matrizes 1)Crie uma matriz de 3 linha e 5 colunas, preencha essa matriz com a primeira linha com número um, a segunda linha com o número 2, e a terceira com o número 3. Imprima na tela

Leia mais

Lista 2 TP060. Exercícios Vetores

Lista 2 TP060. Exercícios Vetores Lista 2 TP060 Esta lista auxilia nos estudos da disciplina, porém é dever do aluno estudar além do que foi visto em sala de aula e procurar resolver exercícios que não estão em listas elaboradas pelo professor

Leia mais

Lógica de Programação Módulo I Prof.: Ricardo Lokchin. Fazer os exercícios abaixo na Linguagem C ou em ALGORITMOS.

Lógica de Programação Módulo I Prof.: Ricardo Lokchin. Fazer os exercícios abaixo na Linguagem C ou em ALGORITMOS. Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet a Distância Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB Núcleo de Produção de Tecnologia e Ensino - NPTE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Matrizes. Prof. Alex Camargo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Matrizes. Prof. Alex Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Matrizes Prof. Alex Camargo alexcamargoweb@gmail.com Definição Matriz é uma variável composta homogênea multidimensional. Conjunto de

Leia mais

BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores

BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores BAC004 Informática Teórica T2 Professora: Fabiana Costa Guedes Lista 05 Vetores e Matrizes Vetores 1- Faça um programa que preencha um vetor com seis elementos numéricos inteiros, calcule e mostre: a.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO. 2) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro.

LISTA DE EXERCÍCIO. 2) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro. LISTA DE EXERCÍCIO 1) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números. 2) Fazer um algoritmo para calcular a soma entre dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro. 3) Fazer um algoritmo

Leia mais

Universidade Federal do ABC MCTA Programação Estruturada 2018.Q3

Universidade Federal do ABC MCTA Programação Estruturada 2018.Q3 Universidade Federal do ABC MCTA028-15 - Programação Estruturada 2018.Q3 Lista de Exercícios 4 Professores Emílio Francesquini e Carla Negri Lintzmayer 16 de outubro de 2018 1. Crie uma função que recebe

Leia mais

Lista de exercícios 1 (Cast)

Lista de exercícios 1 (Cast) Lista de exercícios 1 (Cast) 1)Faça um programa que receba um caractere e retorna o valor decimal equivalente da tabela ascii, usando cast. 2)Faça um programa que receba dois caracteres, some os caracteres

Leia mais

Aula 9 Oficina de Programação Matrizes. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 9 Oficina de Programação Matrizes. Profa. Elaine Faria UFU Aula 9 Oficina de Programação Matrizes Profa. Elaine Faria UFU - 26 Variáveis Compostas Homogêneas O que uma variável composta homogênea? - Conjunto de variáveis do mesmo tipo - É chamada de forma geral

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I BCC Aula Prática 15

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I BCC Aula Prática 15 Exercício 1 PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I BCC701 2017-1 Aula Prática 15 No jogo Inventei, cada posição do tabuleiro é representada por suas coordenadas x e y e contém um número. O tabuleiro pode ser representado

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem Python

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem Python Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem Python Exercícios: Funções 1. Crie uma função que recebe como parâmetro um número

Leia mais

Questão 1 Exemplo de execução 1 (com N=6): Exemplo de execução 2 (com N=4):

Questão 1 Exemplo de execução 1 (com N=6): Exemplo de execução 2 (com N=4): CI240 Fundamentos de Programação Nome: Instruções para a prova A prova é sem consulta; A prova dura 1 hora e 40 minutos; Esta folha de enunciados deverá ser entregue ao professor junto com a folha de respostas;

Leia mais

Valor: 0,0 CORREÇÃO. 1. Construa um programa que leia a sua idade, o seu nome e depois imprima na tela.

Valor: 0,0 CORREÇÃO. 1. Construa um programa que leia a sua idade, o seu nome e depois imprima na tela. 2 ANO - TUTORIA Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Programação I Valor: 0,0 ATIVIDADE AVALIATIVA I Visto do (a) aluno (a) Prof.: José Ronaldo Leles Júnior CORREÇÃO Observação: Para ler os valores

Leia mais

CA II Variável Composta

CA II Variável Composta exatasfepi.com.br CA II Variável Composta André Luís Duarte O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem. Provérbios 19:8 Variáveis Compostas Homogêneas Unidimensionais

Leia mais

Programação científica C++

Programação científica C++ Programação científica C++ NIELSEN CASTELO DAMASCENO Slide 6 Exercício 1 Dados dois vetores com n (n

Leia mais

CAPÍTULO VIII. Variáveis Indexadas: Vetores e Matrizes CAPÍTULO VIII VARIÁVEIS INDEXADAS VARIÁVEIS INDEXADAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS (VETORES)

CAPÍTULO VIII. Variáveis Indexadas: Vetores e Matrizes CAPÍTULO VIII VARIÁVEIS INDEXADAS VARIÁVEIS INDEXADAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS (VETORES) NB7 Algoritmos e Estruturas de Dados I Profa. Rosanna Mara Rocha Silveira Fevereiro/03 - Versão 4.3 97 CAPÍTULO VIII VARIÁVEIS INDEXADAS Nem sempre os tipos básicos (numérico, literal e lógico) são suficientes

Leia mais

Aula 10 Oficina de Programação Matrizes. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 10 Oficina de Programação Matrizes. Profa. Elaine Faria UFU Aula Oficina de Programação Matrizes Profa. Elaine Faria UFU - 27 Variáveis Compostas Homogêneas O que uma variável composta homogênea? - Conjunto de variáveis do mesmo tipo - É chamada de forma geral

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 8 Matrizes Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 30/05/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Matrizes As variáveis vetores declarados até o momento possuem

Leia mais

Computação Eletrônica. Vetores e Matrizes. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br

Computação Eletrônica. Vetores e Matrizes. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br Computação Eletrônica Vetores e Matrizes Prof: Luciano Barbosa Recapitulando: Funções 2 Recapitulando: Função Void 3 Recapitulando: Escopo das Variáveis Referência à variável global A variável de escopo

Leia mais

Registros, Vetores e Matrizes

Registros, Vetores e Matrizes Registros, Vetores e Matrizes Lista de Exercícios - 05 Algoritmos e Linguagens de Programação Professor: Edwar Saliba Júnior 1) Elabore um algoritmo que leia 10 números inteiros digitados pelo usuário

Leia mais

Lista de Exercícios 5

Lista de Exercícios 5 Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Disciplina: BCC201 Introdução a Programação Professores: Túlio A. M. Toffolo e Puca

Leia mais

MATRIZES - PARTE Mais exemplos Multiplicação de duas matrizes AULA 26

MATRIZES - PARTE Mais exemplos Multiplicação de duas matrizes AULA 26 AULA 26 MATRIZES - PARTE 2 26. Mais exemplos Nesta aula, veremos mais dois algoritmos envolvendo matrizes. O primeiro deles calcula a matriz resultante da multiplicação de duas matrizes e utiliza três

Leia mais

Estruturas de Repetição WHILE e DO- WHILE

Estruturas de Repetição WHILE e DO- WHILE Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Campus Itaqui RS Engenharia de Agrimensura Introdução à Programação (prof. Dr. Rogério Vargas) Lista 2 (entrega: 1 de junho de 2015) Instruções: Trabalhos iguais

Leia mais

Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo Laboratório de Introdução a Ciência de Computação I.

Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo Laboratório de Introdução a Ciência de Computação I. Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo Laboratório de Introdução a Ciência de Computação I Aula 4 Vetores Responsável Prof. Seiji Isotani (sisotani@icmc.usp.br) Vetores Índices

Leia mais

Linguagem C ESTRUTURA DE CONTROLE

Linguagem C ESTRUTURA DE CONTROLE ESTRUTURA DE CONTROLE REPETIÇÃO PARA / ENQUANTO Jaime Evaristo (http://professor.ic.ufal.br/jaime/) Slide 1 ESTRUTURA DE REPETIÇÃO - Utilizando PARA Na repetição uma sequência de comandos deve ser executada

Leia mais

Resolva os exercícios utilizando a linguagem de programação C

Resolva os exercícios utilizando a linguagem de programação C MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Resolva os exercícios utilizando a linguagem de programação C 1 Manipulação de dados

Leia mais

1. [VETOR][SALA] Cálculo da média aritmética de 10 valores armazenados em um vetor.

1. [VETOR][SALA] Cálculo da média aritmética de 10 valores armazenados em um vetor. Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Informática Disciplina: 1640/31 - Fundamentos da Computação Física 2007 Prof.: Mauro Henrique Mulati Exercícios de vetores e matrizes do 2. o Bimestre

Leia mais

1. Faça uma função que recebe por parâmetro o raio de uma esfera e calcula o seu volume.

1. Faça uma função que recebe por parâmetro o raio de uma esfera e calcula o seu volume. Instituto Federal do Pará Professor: Ricardo José Cabeça de Souza Disciplina: - Algoritmos e Construção de Programas LISTA DE EXERCÍCIOS 1. Faça uma função que recebe por parâmetro o raio de uma esfera

Leia mais

2.4Leia 4 variáveis A,B,C e D. A seguir, calcule e mostre a diferença do produto de A e B pelo produto de C e D (A*B-C*D).

2.4Leia 4 variáveis A,B,C e D. A seguir, calcule e mostre a diferença do produto de A e B pelo produto de C e D (A*B-C*D). 1 Introdução 1. O que é uma linguagem compilada? 2. Como a linguagem C trata os tipo de dados String? 3. Existe o tipo lógico em C? Justifique a sua resposta. 2 Estruturas Seqüenciais 2.1 Leia duas variáveis

Leia mais

Exercícios V1 = V2 = V1 = V2 =

Exercícios V1 = V2 = V1 = V2 = Exercícios Exercício 1 Considerando os vetores como a pontuação por 3 equipes esportivas em 5 provas distintas. Escreva uma função que receba um vetor qualquer, calcule e retorne a média dos seus elementos.

Leia mais

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES)

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) Algoritmos e Estruturas de Dados Prof. Eduardo - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) As variáveis compostas homogêneas são estruturas de dados que se caracterizam por um conjunto de variáveis

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Funções 1. Crie uma função que recebe como parâmetro um número inteiro

Leia mais

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES)

1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 1 - VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS (VETORES E MATRIZES) As variáveis compostas homogêneas são estruturas de dados que se caracterizam por um conjunto

Leia mais

Atenção! Siga as instruções a seguir:

Atenção! Siga as instruções a seguir: Trabalho Prático da Disciplina Disciplina: Algoritmos AGT0001, TADS Turma F 2013/02 Atenção! Siga as instruções a seguir: Trabalhos em Duplas. Identificar os autores em todos os documentos entregues (e-mails

Leia mais

Introdução a programação Comandos de repetição

Introdução a programação Comandos de repetição Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova Introdução a programação Comandos de repetição Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Laços de repetição 2 Vamos começar com um exercício Imprimir os

Leia mais

Exercícios sobre repetição. 1. Escreva um método que lê via teclado 8 números e retorna a quantidade de negativos.

Exercícios sobre repetição. 1. Escreva um método que lê via teclado 8 números e retorna a quantidade de negativos. Cursos: Análise, Ciência da Computação e Sistemas de Informação Programação I - Prof. Aníbal Lista de exercícios 6 Exercícios sobre repetição 1. Escreva um método que lê via teclado 8 números e retorna

Leia mais

AULA 13 PROCEDIMENTOS. Disciplina: Algoritmos e POO Professora: Alba Lopes.

AULA 13 PROCEDIMENTOS. Disciplina: Algoritmos e POO Professora: Alba Lopes. AULA 13 PROCEDIMENTOS Disciplina: Algoritmos e POO Professora: Alba Lopes alba.lopes@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/albalopes PROCEDIMENTOS Em Visualg, os procedimentos diferem das funções apenas

Leia mais

1ª Lista de Exercícios

1ª Lista de Exercícios Universidade Federal do Rio de Janeiro Data: 26/04/05 Disciplina: Computação I 1ª Lista de Exercícios 1) Faça um programa, em pseudo-código, que peça ao usuário que informe n números reais e então calcule

Leia mais

Introdução a programação Vetores

Introdução a programação Vetores Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova Introdução a programação Vetores Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Vetores 2 Como funciona Em qual variável está a oitava nota... Notas 5 2 1 9

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto UFOP. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB. Departamento de Computação DECOM

Universidade Federal de Ouro Preto UFOP. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB. Departamento de Computação DECOM Vetor Exercícios sobre Vetores e Matrizes Exercício 1 Escrever um programa que leia um conjunto de n notas. Para isso, o programa lê a dimensão do vetor e as notas, uma a uma. Após a leitura das notas,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: 2ª Unidade Funções

LISTA DE EXERCÍCIOS: 2ª Unidade Funções LISTA DE EXERCÍCIOS: 2ª Unidade Funções 1) Faça um programa que leia um valor N inteiro e calcule por meio de uma função o seu dobro, após isso, imprima o número e o seu dobro na tela. Utilize apenas variáveis

Leia mais

Atenção! Siga as instruções a seguir:

Atenção! Siga as instruções a seguir: Trabalho Prático da Disciplina Disciplina: Algoritmos AGT0001, TADS Turma F 2012/01 Atenção! Siga as instruções a seguir: Trabalhos em Duplas (ou individuais). Identificar os autores em todos os documentos

Leia mais

Comandos de Repetição

Comandos de Repetição Programação de Computadores I UFOP DECOM 2013 2 Exercícios de Revisão Comandos de Repetição Sumário 1 Testes de Compreensão 1 2 Exercícios de Programação 2 1 Testes de Compreensão 1 Determine o valor de

Leia mais

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: TEORIA DA COMPUTAÇÃO E ALGORITMOS PROF: GIULIANO PRADO DE MORAIS GIGLIO 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS 1) Sobre variáveis, responda

Leia mais

Exercícios: Recursão

Exercícios: Recursão Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Recursão 1. Faça uma função recursiva que calcule e retorne o fatorial

Leia mais

AULA 11 MATRIZES. Disciplina: Algoritmos Professora: Alba Lopes.

AULA 11 MATRIZES. Disciplina: Algoritmos Professora: Alba Lopes. AULA 11 MATRIZES Disciplina: Algoritmos Professora: Alba Lopes alba.lopes@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/albalopes MATRIZES O que é uma matriz? Uma estrutura de dados que contém várias variáveis

Leia mais

4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória.

4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória. 4ª Série de Exercícios Variáveis Compostas Homogêneas 1. Faça um algoritmo que leia, via teclado, 10 valores do tipo inteiro e os guarde na memória. 2. Amplie o exercício anterior emitindo um relatório

Leia mais

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Técnico em Informática LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Profª Ana Paula anapaula_mandelli@hotmail.com Estruturas de Repetição Em muitos casos, o algoritmo solução para uma determinada classe de problemas, apresenta

Leia mais

Matrizes. Vanessa Braganholo

Matrizes. Vanessa Braganholo Matrizes Vanessa Braganholo vanessa@ic.uff.br Matrizes } Variável composta multidimensional } É equivalente a um vetor, contudo permite a utilização de diversas dimensões acessadas via diferentes índices

Leia mais

EXERCÍCIOS: Estrutura Sequencial, IF (SE), ELSE (Senão)

EXERCÍCIOS: Estrutura Sequencial, IF (SE), ELSE (Senão) EXERCÍCIOS: Estrutura Sequencial, IF (SE), ELSE (Senão) Exercício 1) Escreva um programa para ler um número o o Se o número é par, mostre na tela o texto "O número é par" Senão, mostre na tela o texto

Leia mais

Exercícios TVC2 PARTE I:

Exercícios TVC2 PARTE I: Exercícios TVC2 Esta lista de exercícios foi elaborada como preparatório para a segunda avaliação que será realizada em breve, abordando repetições, vetores numéricos e strings. Algumas instruções: Desenvolva

Leia mais

Ficha 1 Noções de sequência e decisão em algoritmia

Ficha 1 Noções de sequência e decisão em algoritmia Ficha 1 Noções de sequência e decisão em algoritmia 1. Ler uma temperatura em Celsius e converter para Fahrenheit. Elabore o algoritmo e especifique as estruturas de dados necessárias para a resolução

Leia mais

SSC Introdução à Programação para Engenharias. Lista 01 Entrega em 06/04/ h10

SSC Introdução à Programação para Engenharias. Lista 01 Entrega em 06/04/ h10 Nota SSC0304 - Introdução à Programação para Engenharias Lista 01 Entrega em 06/04/2018 08h10 Nome N.º USP Obs 1: Utilize essa primeira página como capa da sua lista de exercícios Obs 2: Esta lista é em

Leia mais

Capítulo 7 Matriz. Roteiro

Capítulo 7 Matriz. Roteiro Capítulo 7 Matriz Licenciatura em Computação Fundamentos de Lógica para Programação Prof. Nícolas Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu.br http://professor.ifsertao-pe.edu.br/nicolas.trigo Roteiro Definição

Leia mais

Estruturas Homogêneas II (Matrizes)

Estruturas Homogêneas II (Matrizes) BCC 201 - Introdução à Programação Estruturas Homogêneas II (Matrizes) Guillermo Cámara-Chávez UFOP 1/1 Introdução I Imaginemos que queremos ler as notas de 4 provas para cada aluno e calcular a média

Leia mais

PROGRAMAÇÃO A. Matrizes

PROGRAMAÇÃO A. Matrizes PROGRAMAÇÃO A Matrizes DEFINIÇÃO Em linguagem C, uma matriz é um vetor cujos itens são também vetores. Uma matriz pode ter qualquer número de dimensões, mas as matrizes bidimensionais são as mais usadas.

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 7 Vetores Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 19/05/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Motivação Problema: Leia as notas de uma turma de cinco estudantes

Leia mais

XXVI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental)

XXVI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental) TERCEIRA FASE NÍVEL 1 (5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental) PROBLEMA 1 Encontre todos os números naturais n de três algarismos que possuem todas as propriedades abaixo: n é ímpar; n é um quadrado perfeito;

Leia mais

Lista de Exercícios de Algoritmos - 04 Para cada um dos exercícios abaixo, faça um programa (em laboratório) que teste a função.

Lista de Exercícios de Algoritmos - 04 Para cada um dos exercícios abaixo, faça um programa (em laboratório) que teste a função. Lista de Exercícios de Algoritmos - 04 Para cada um dos exercícios abaixo, faça um programa (em laboratório) que teste a função. Funções e estruturas básicas 1. Faça uma função que recebe a idade de uma

Leia mais

Exercícios sobre algoritmos

Exercícios sobre algoritmos Exercícios sobre algoritmos Exercícios envolvendo estruturas de decisão Fazer um algoritmo para: 1) Receber um número do usuário e mostrar se esse número é par ou não par 2) Receber 3 valores numéricos,

Leia mais

Questão 1. Nome para o arquivo fonte questao1.c

Questão 1. Nome para o arquivo fonte questao1.c Questão 1 Nome para o arquivo fonte questao1.c Construa um programa, na linguagem de programação C, que receba através da entrada padrão um número natural, o qual indicará quantas operações de divisão

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC Vetores e matrizes

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC Vetores e matrizes PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC701-2014-01 Vetores e matrizes Exercício 1 Implemente uma função chama MEDIA que retorne a média dos valores armazenados em um vetor de números. Em seguida implemente

Leia mais

3ª Lista de Exercícios de Programação I

3ª Lista de Exercícios de Programação I 3ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C, apoiadas por representação em algoritmo para planejamento. 1. Desenvolva um programa que leia dois valores a

Leia mais

Os exercícios abaixo podem ser resolvidos sob a forma de algoritmos ou programas Pascal

Os exercícios abaixo podem ser resolvidos sob a forma de algoritmos ou programas Pascal Lista de exercícios Os exercícios abaixo podem ser resolvidos sob a forma de algoritmos ou programas Pascal Parte I Comandos básicos. Ler um arco em graus. Calcular e escrever o seno, o co-seno e a tangente

Leia mais

Disciplina de Algoritmos e Programação. Vetor e Matriz

Disciplina de Algoritmos e Programação. Vetor e Matriz Disciplina de Algoritmos e Programação Vetor e Matriz Definição de Vetor Vetor é uma variável composta homogênea unidimensional Conjunto de variáveis de mesmo tipo que possuem mesmo identificador (nome)

Leia mais

Vetores e Matrizes. Vetores

Vetores e Matrizes. Vetores Vetores e Matrizes José Gustavo de Souza Paiva Vetores Também conhecidos como variáveis compostas homogêneas unidimensionais É um tipo de dado que representa um conjunto de valores do mesmo tipo É como

Leia mais

Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI.

Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI. Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI. ATUALIZADO EM: 29/10/2007 1. Faça um programa que inverta uma string: leia a string com gets e armazene-a invertida em outra

Leia mais

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE)

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Já vimos entrada, processamento e saída, que compõem os algoritmos puramente

Leia mais

Fundamentos de Programação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte 15 de maio de 2018.

Fundamentos de Programação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte 15 de maio de 2018. 1 INSTRUÇÃO DE SAÍDA Fundamentos de Programação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte 15 de maio de 2018 Exercícios 1 Instrução de Saída 1. Implementar um programa

Leia mais

6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014

6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014 6 a Lista Complementar de Exercícios de CI208 Programação de Computadores 13/02/2014 Parte A - Exercícios de Fixação de Aprendizagem 1. Faça um programa em C++ que leia do teclado uma sequência de 10 números

Leia mais

MATRIZES E DETERMINANTES

MATRIZES E DETERMINANTES MATRIZES E DETERMINANTES Matrizes Para representar matrizes, utilizamos a disposição de uma tabela. Chamamos de matriz toda a tabela m x n ( lê-se m por n ) em que números estão dispostos em linhas (m)

Leia mais

AULA 12: Variáveis Compostas Homogêneas Vetores

AULA 12: Variáveis Compostas Homogêneas Vetores 1 AULA 12: Variáveis Compostas Homogêneas Vetores UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Professor: Guilherme Tomaschewski Netto guilherme.netto@inf.ufpel.edu.br 2 Exercício

Leia mais

Maratona de Programação

Maratona de Programação Maratona de Programação 4 de abril de 2016 1 Questões Básicas 1. Faça um algoritmo que peça para o usuário digitar seu nome e, em seguida, escreva seu nome na tela. 2. Faça um algoritmo que leia o nome

Leia mais

Saída Média dos valores digitados: 3.40

Saída Média dos valores digitados: 3.40 Exercício 1 Implemente uma função chamada MEDIA que retorne a média dos valores armazenados em um vetor de números. Em seguida implemente um programa que solicite que o usuário digite valores positivos

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Introdução à Computação Professor: Julliano Rosa Nascimento

Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Introdução à Computação Professor: Julliano Rosa Nascimento Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Introdução à Computação Professor: Julliano Rosa Nascimento Parte 1: Vetores Gabarito - Lista de Exercícios 5 Vetores e Matrizes 1) O que será impresso

Leia mais

BCC701 Programação de Computadores I Lista de Exercícios 05: Funções Definidas pelo Usuário

BCC701 Programação de Computadores I Lista de Exercícios 05: Funções Definidas pelo Usuário BCC701 Programação de Computadores I 2018-02 Lista de Exercícios 05: Funções Definidas pelo Usuário http://www.decom.ufop.br/bcc701/ Questão 1. (2014-01) A distância entre dois pontos, A e B, no plano

Leia mais

Introdução a Algoritmos Parte 06

Introdução a Algoritmos Parte 06 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia de Computação Introdução a Algoritmos Parte 06 (Baseado no Material do Prof. Marcelo Linder) Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br

Leia mais

FAETERJ Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro Programação e Estruturas de Dados em C Prof. Gilberto Quirgo de Souza

FAETERJ Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro Programação e Estruturas de Dados em C Prof. Gilberto Quirgo de Souza Lista 03 Algoritmos 1. Escreva algoritmo que leia a idade de 500 pessoas, ao final escreva o total de maiores de idade (18 anos). 2. Fazer um algoritmo que leia um número indeterminado de idades de indivíduos.

Leia mais

Série de Exercícios - Comandos Repetitivos 1. Codificar o algoritmo para imprimir os N primeiros números naturais pares.

Série de Exercícios - Comandos Repetitivos 1. Codificar o algoritmo para imprimir os N primeiros números naturais pares. Série de Exercícios - Comandos Repetitivos 1. Codificar o algoritmo para imprimir os N primeiros números naturais pares. 2. Codificar um algoritmo que simule o jogo de adivinhação: o jogador 1 escolhe

Leia mais

Matrizes (Vetores Bidimensionais)

Matrizes (Vetores Bidimensionais) (Vetores Bidimensionais) Objetivos Conceituação de Vetores Bidimensionais Manipulação de Vetores Bidimensionais Entender a diferença entre uso dos diferentes vetores Entender como manipular entrada, saída

Leia mais

VARIÁVEIS INDEXADAS VETORES E MATRIZES

VARIÁVEIS INDEXADAS VETORES E MATRIZES VARIÁVEIS INDEXADAS VETORES E MATRIZES Auxiliadora Freire Slide 1 CONJUNTOS E VARIÁVEIS INDEXADAS Nome associado ao conjunto Cada elemento do conjunto é referenciado pelo índice Vetores unidimensional

Leia mais

Elementos Básicos de Programação

Elementos Básicos de Programação Capítulo 2 Elementos Básicos de Programação 1. Escreva um programa em Python que pede ao utilizador que lhe forneça dois números (x e y) equeescreveovalorde(x + 3 * y) * (x - y). Oseuprogramadevegerarumainteraçãocomoaseguinte:

Leia mais

CI208 - Programação de Computadores. Aula 24: Arrays. Prof. MSc. Diego Roberto Antunes

CI208 - Programação de Computadores. Aula 24: Arrays. Prof. MSc. Diego Roberto Antunes CI208 - Programação de Computadores Aula 24: Arrays Prof. MSc. Diego Roberto Antunes diegor@inf.ufpr.br www.inf.ufpr.br/diegor Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Informática

Leia mais

GEQ Prof. Paulo R. Coelho. Lista para prova

GEQ Prof. Paulo R. Coelho. Lista para prova GEQ007 2013 Prof. Paulo R. Coelho Lista para prova 7. Defina uma estrutura empregado para armazenar nome, data de nascimento, idade e salário de um empregado de uma empresa. Leia informações sobre 10 empregados

Leia mais

Prova 2 - Computação

Prova 2 - Computação Prova 2 - Computação A prova consiste na elaboração de um programa utilizando a linguagem C. Seu programa deve estar correto (sintática e semanticamente), além de organizado (nomes de variáveis, identação

Leia mais

CONTEÚDO 05 MATRIZES

CONTEÚDO 05 MATRIZES CONTEÚDO 05 MATRIZES Disciplina: Algoritmos e POO Professora: Alba Lopes alba.lopes@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/albalopes MATRIZES O que é uma matriz? Uma estrutura de dados que contém várias

Leia mais

Lista de Exercícios Linguagem C#

Lista de Exercícios Linguagem C# Lista de Exercícios Linguagem C# Dica: Utilizar comentários durante a construção do código fonte. Nível 1: Entrada, Processamento e Saída 1) Faça um programa para calcular o estoque médio de uma peça,

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: estruturas de repetição While / Do While / For

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: estruturas de repetição While / Do While / For Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Linguagem C: estruturas de repetição While / Do While / For Prof. Renato Pimentel 1 Estruturas de repetição O real poder dos computadores está

Leia mais

Programação Universidade da Beira Interior Departamento de Informática 2007/08

Programação Universidade da Beira Interior Departamento de Informática 2007/08 Programação Universidade da Beira Interior Departamento de Informática 1. Faça o fluxograma e o respectivo programa que resolva equações de 2º grau (ax 2 +bx+c=0). O programa deverá pedir ao utilizador

Leia mais