Pode-se pensar que a deriva genética seja importante apenas em poucas espécies. Entretanto, a maioria das espécies é formada por demes pequenos e com

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pode-se pensar que a deriva genética seja importante apenas em poucas espécies. Entretanto, a maioria das espécies é formada por demes pequenos e com"

Transcrição

1

2 Pode-se pensar que a deriva genética seja importante apenas em poucas espécies. Entretanto, a maioria das espécies é formada por demes pequenos e com localização estável Essas populações podem divergir substancialmente através da deriva,dando origem à variação geográfica nas espécies. Até mesmo em espécies como o pinheiro Pinus ponderosa, que tem distribuição contínua sobre vastas extensões, o acasalamento ocorrerá entre os indivíduos mais próximos.

3 O número de indivíduos nas proximidades com os quais um indivíduo têm maior probabilidade de se reproduzir aleatoriamente é 4πs 2 D, onde D é a densidade da população (o número de indivíduos por unidade de área) e s é o desvio padrão das distâncias entre os locais de nascimento dos indivíduos e os dos descendentes. Essas distâncias são frequentemente pequenas.

4 População reprodutora O contingente global de uma população (N) não tem valor algum em genética. As populações se subdividem em isolados Dentro desse isolado o importante é a população reprodutora (N r ) N r é o conjunto de indivíduos que está contribuindo para formar a geração seguinte.

5 População reprodutora Pode acontecer que a variância do número de filhos por casal é muito grande Considere 2 populações com N r = 1000 Em uma das populações a fertilidade tem uma distribuição normal Na outra, a fertilidade tem uma distribuição de Poisson Esses casais que compõem a N r não tem a mesma importância genética, logo sua simples contagem não oferece uma visão realista da estrutura genética da população.

6 População reprodutora Outros problemas com o uso de N r : Ciclos regulares de variação numérica Número diferente de homens e mulheres Elevada taxa de endocruzamento

7 População efetiva Sewall Wright parâmetro fundamental para a genética de populações é a população efetiva (N e ) Existem diversas fórmulas para calcular N e (ver Freire-Maia, 1974, pg ) As estimativas de N e para populações humanas variam em torno de ¼ de N

8 Se apenas metade dos indivíduos de uma população de N = 50 se reproduzir, a perda de heterozigosidade por geração (1/2N) será de 1/50 ao invés de 1/100. A população possuirá um TAMANHO EFETIVO Ne de 25; é Ne que determina a taxa de deriva genética. Um fator que pode reduzir o tamanho efetivo da população é uma proporção sexual desbalanceada.

9 Se, por exemplo, os machos protegem haréns de fêmeas contra outros machos, os poucos machos que se reproduzem contribuem desproporcionalmente às gerações subsequentes, podendo ocorrer aumento da deriva genética. Se a população reprodutiva consiste de Nm machos e Nf fêmeas, o tamanho efetivo da população é Ne= (4NmNf)/(Nm+Nf) Assim, 100 tribos de camundongos, cada uma com um macho e quatro fêmeas, constituem uma população efetiva de 320 ao invés de 500.

10 À medida que alguns indivíduos deixam mais descendentes do que outros, a futura população irá descender de relativamente poucos indivíduos. Se k e σk 2 são, respectivamente, a média e a variância no número de descendentes por pai que sobrevive até a época da reprodução e se σk 2 > k, o tamanho efetivo da população é menor do que o número de indivíduos na população.

11 Qualquer fator que cause tal variação reduz o tamanho efetivo, incluindo a seleção, a qual, é por definição, a desigualdade do sucesso reprodutivo. Eisen (1975), por exemplo, descobriu que a variação genética da taxa de crescimento nos camundongos era virtualmente reduzida a zero após 14 gerações de forte seleção artificial, quando se reduziu o tamanho populacional a 4 ou 8 pares; entretanto, ainda existia variação em linhagens selecionadas mantidas com 16 pares.

12 O tamanho efetivo da população será ainda mais reduzido se as gerações se sobrepuserem de modo que os descendentes possam se acasalar com seus pais (Felsenstein 1971, Giesel 1971) ou se o tamanho da população flutuar ao longo das gerações. As flutuações no tamanho populacional colocamnas em GARGALOS (afunilamento ou "bottenecks") durante os quais a variação genética é reduzida.

13 Uma aproximação do tamanho efetivo Ne, neste caso, é encontrada através da média harmônica do tamanho populacional, 1/Ne= (1/t)Σ(1/N) Por exemplo, se em cinco gerações sucessivas uma população consistir de 100, 150, 25, 150 e 125 indivíduos, Ne seria aproximadamente igual a 70 ao invés da média aritmética, 110; as populações de pequeno tamanho exercem maior influência sobre o valor de Ne que as de grande tamanho.

14 Normalmente é bastante difícil a obtenção de informações suficientes sobre uma população natural - distâncias de dispersão, proporção sexual efetiva, frequência de acasalamentos através das gerações, variância do sucesso reprodutivo - para que se possa medir o tamanho efetivo da população. Mesmo quando apenas um ou poucos desses fatores são avaliados, tal como a variância do sucesso reprodutivo, é comum encontrar em populações humanas e de Drosophila em laboratório um Ne menor que 75 por cento do número real de indivíduos (Crow e Kimura 1970).

15 Merrell (1968) contou o número de oviposições de rãs-leopardo (Rana pipiens) em lagoas cujo número total de rãs havia sido estimado; assumindo-se que cada oviposição resultou de um casal diferente, ele verificou que apenas de 1 a 67 por cento das rãs havia se acasalado com sucesso.

16 MUTAÇÕES EM POPULAÇÕES FINITAS Em uma população muito grande, a taxa de mudança da frequência gênica provocada apenas por mutação é provavelmente baixa, porque a taxa de mutação em um loco provavelmente estará por volta de u = 10-5 ou 10-6 por gameta por geração. Se aceitarmos que o alelo A (com frequência p) muta para A' (com freqüência q = 1 - p) numa taxa u e que a taxa de mutação de A' para A é v, a mudança na frequência de A' será q = u(1 - q) vq por geração.

17 Assim, se q = 0,5, u = 10-5 e v = 10-7, q passará para 0, na próxima geração. Nesta taxa, serão necessárias aproximadamente gerações para se chegar a meio caminho da frequência gênica de equilíbrio. A frequência gênica de equilíbrio, é encontrada colocando-se q = 0 e procurando-se a solução para q, é q = /( + v) Assim, se u = 10-5 e v = 10-7, a frequência de equilíbrio estável seria q = 0,99, mas levaria um tempo muito longo para ser alcançada; a mutação, por si só, é uma força muito fraca.

18 A derivação anterior pressupõe que existam apenas dois alelos distinguíveis, como ocorre algumas vezes com características fenotípicas grosseiras. Se, entretanto, reconhecermos como alelos quaisquer diferenças na sequência de nucleotídeos de um gene grande, uma dada sequência pode mutar para qualquer uma de milhares de outras sequências e a taxa de reversão à sequência de nucleotídeos anterior será desprezível. Deste modo, por mutação somente, qualquer alelo se tornará extremamente raro e a população irá conter um vasto número de sequências de nucleotídeos diferentes.

19 Em uma população finita de tamanho efetivo Ne, os alelos são perdidos por deriva genética e a mutação é, portanto, importante por restabelecer a variação genética. Se as taxas de mutação e o tamanho populacional permanecerem constantes por um tempo suficientemente longo, ocorrerá eventualmente um balanceamento entre as taxas de perda e ganho de alelos por mutação

20 O nível de variação genética é medido pela proporção média de heterozigotos em um loco e será então H (4Neu)/ (4Neu + 1) Assim, H depende do fluxo de novas mutações o qual é, novamente, proporcional ao tamanho populacional Ne e à taxa de mutação u.

21 Por exemplo, se u = 10-6 e Ne = , H será, aproximadamente, 0,11. Tenha em mente que Ne é o tamanho populacional efetivo e que estamos considerando apenas alelos hipotéticos com efeitos precisamente equivalentes sobre a sobrevivência e a reprodução.

22 EFEITO DO FUNDADOR Os acidentes genéticos inerentes às populações de tamanho pequeno podem ser importantes durante a colonização. Se ocorre a colonização, por um ou poucos indivíduos, de uma ilha ou fragmento de um novo hábitat não ocupado anteriormente por uma espécie, todos os genes da população originada derivarão dos poucos portados pelos fundadores e de mutações e imigrantes subsequentes.

23 Uma colônia fundada por um par de indivíduos diplóides pode ter, no máximo, quatro alelos por loco, embora possa existir um número muito maior de alelos na população de onde vieram. Entretanto, ainda que o número de alelos seja reduzido, o grau de heterozigosidade, e portanto a variância genética, é quase tão alto quanto o da população de onde vieram os colonizadores.

24 Na média é (1-1/2N)Ho, onde Ho é a proporção de heterozigotos na população originadora e N é o número de colonizadores. Isto ocorre simplesmente porque os alelos raros pouco contribuem para o nível de heterozigosidade da população originadora e são esses mesmos alelos que provavelmente estarão ausentes da colônia.

25 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 Série1 0,3 0,2 0,

26 Entretanto, se a colônia permanecer pequena, a heterozigosidade da colônia diminuirá rapidamente por deriva genética e apenas lentamente haverá sua recomposição por mutação e deriva; a menos que a seleção natural aumente a freqüência dos alelos raros. Se, entretanto, a colônia crescer rapidamente, não haverá grande redução na quantidade de variação genética.

27 Linhas contínuas: pop fundada por 2 indivíduos Linhas pontilhadas: pop fundada por 10 indivíduos r = taxa de crescimento

28 O mesmo princípio aplica-se a qualquer população que passe por um acentuado gargalo. Mayr (1954, 1963) argumentou que o EFEITO DO FUNDADOR afetaria de tal forma a constituição genética de uma população que haveria uma antecipação de seu desenvolvimento em uma nova espécie.

29 Um exemplo extremo do efeito de gargalo é provido pelo elefantemarinho-do-norte (Mirounga angustirostris). A caça reduziu esta espécie a aproximadamente 20 animais por volta de 1890; desde então a população cresceu para mais de

30 O tamanho efetivo da população deve ter sido menor que 20 no seu ponto mais crítico, uma vez que a espécie é poligínica - menos de 20% dos machos copulam com todas fêmeas.

31 Bonnell e Selander (1974), através de eletroforese, não descobriram nenhuma variação genética em uma amostra de 24 locos eletroforéticos nessa espécie. Já no caso do elefantemarinho-do-sul (M. leonina), que nunca sofreu redução tão drástica no número de indivíduos, têm sido observada variação genética.

32

33 Referências Freire-Maia, N. Genética de Populações Humanas. Hucitec Capítulo 5 Futuyma, D. Biologia Evolutiva. 2a ed. SBG Capítulo 5, pg 139 a 144

deriva genética aleatória.

deriva genética aleatória. Deriva genética Introdução Em qualquer organismo vivo, formam-se mais gametas do que aqueles que poderiam sobreviver. Esse é um dos princípios básicos da teoria darwiniana de seleção natural. Quais desses

Leia mais

Genética de Populações. Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR

Genética de Populações. Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR Genética de Populações Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR Populações Genética de populações a palavra população geralmente não se refere a todos os indivíduos de uma espécie, mas sim a um

Leia mais

Genética de Populações. Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR

Genética de Populações. Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR Genética de Populações Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR Populações Genética de populações a palavra população geralmente não se refere a todos os indivíduos de uma espécie, mas sim a um

Leia mais

Diversidade genética de populações (princípios e

Diversidade genética de populações (princípios e Aula 8 Diversidade genética de populações (princípios e ferramentas estatísticas) População Um grupo de indivíduos da mesma espécie que potencialmente podem se acasalar, produzindo descendência, e vivem

Leia mais

Forças evolutivas. Definição de Evolução. Deriva Genética. Desvios de Hardy-Weinberg

Forças evolutivas. Definição de Evolução. Deriva Genética. Desvios de Hardy-Weinberg Definição de Evolução A definição operacional de evolução em nível de deme é mudanças na freqüência alélica ou genotípica. Forças evolutivas Fatores ou processos que podem alterar a freqüência alélica

Leia mais

Deriva genética, tamanho efetivo populacional e teoria neutra

Deriva genética, tamanho efetivo populacional e teoria neutra Deriva genética, tamanho efetivo populacional e teoria neutra Instituto de Biociências USP Diogo Meyer Ridley, 6.5, 6.6, 6.7, 7.1, 7.2 7.3 (não cubro quadro 7.1 e 7.2) Definições de deriva A frequência

Leia mais

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural)

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Os fatores evolutivos e a dinâmica populacional Equilíbrio de Hardy-Weinberg (EHW) (p + q) 2 = p 2 + 2pq + q 2 Professor Fabrício R Santos

Leia mais

Tamanho populacional 31/08/2010. Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Relação entre o Censo (N) e tamanho efetivo (Ne)

Tamanho populacional 31/08/2010. Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Relação entre o Censo (N) e tamanho efetivo (Ne) Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Equilíbrio de Hardy-Weinberg (EHW) Os fatores evolutivos e a dinâmica populacional (p + q) 2 = p 2 + 2pq + q 2 Professor Fabrício R. Santos

Leia mais

Modelando microevolução GENÉTICA DE POPULAÇÕES E EVOLUÇÃO

Modelando microevolução GENÉTICA DE POPULAÇÕES E EVOLUÇÃO Modelando microevolução GENÉTICA DE POPULAÇÕES E EVOLUÇÃO Modelando microevolução Evolução: mudança na frequência de alelos ou combinações de alelos no pool gênico. Modelos de evolução deve incluir a passagem

Leia mais

Deriva genética, tamanho efetivo populacional e teoria neutra

Deriva genética, tamanho efetivo populacional e teoria neutra Deriva genética, tamanho efetivo populacional e teoria neutra Instituto de Biociências USP Diogo Meyer Ridley, 6.5, 6.6, 6.7, 7.1, 7.2 7.3 (não cubro quadro 7.1 e 7.2) Deriva para o cenário 3 2 Frequências

Leia mais

SUBESTRUTURA POPULACIONAL E FLUXO GÊNICO

SUBESTRUTURA POPULACIONAL E FLUXO GÊNICO SUBESTRUTURA POPULACIONAL E FLUXO GÊNICO AULA 5 Mariana Fonseca Rossi mfonsecarossi@gmail.com RELEMBRANDO... Equilíbrio de Hardy-Weiberng: RELEMBRANDO... Equilíbrio de Hardy-Weiberng: Frequência dos genótipos

Leia mais

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural)

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Os fatores evolutivos e a dinâmica populacional Equilíbrio de Hardy-Weinberg (EHW) (p + q) 2 = p 2 + 2pq + q 2 Professor Fabrício R Santos

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÕES

GENÉTICA DE POPULAÇÕES GENÉTICA DE POPULAÇÕES FATORES MICROEVOLUTIVOS: ENDOGAMIA PROF. MACKS WENDHELL GONÇALVES ENDOGAMIA DEME Deme é uma coleção de indivíduos intercruzantes da mesma espécie que vive em proximidade suficiente

Leia mais

Seleção: Processo que dá preferência a certos indivíduos para a reprodução da geração seguinte.

Seleção: Processo que dá preferência a certos indivíduos para a reprodução da geração seguinte. SELEÇÃO Seleção: Processo que dá preferência a certos indivíduos para a reprodução da geração seguinte. Natural: implica na sobrevivência dos indivíduos mais aptos, que não são os mais fortes, mas sim

Leia mais

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural)

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Os fatores evolutivos e a dinâmica populacional A genética de populações é o estudo quantitativo da distribuição dos alelos nas pops. e

Leia mais

Genética Quantitativa I Capítulo 11. Seleção

Genética Quantitativa I Capítulo 11. Seleção Genética Quantitativa I Capítulo 11. Seleção Profa. Dra. Sandra Aidar de Queiroz Departamento de Zootecnia FCAV UNESP Outubro de 2012 A resposta e sua predição Mudanças nas propriedades genéticas da população:

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÕES

GENÉTICA DE POPULAÇÕES GENÉTICA DE POPULAÇÕES Conceito geral de populações Freqüências alélicas e genotípicas Equilíbrio de Hardy-Weinberg Estrutura genética de populações Fatores que afetam o equilíbrio de H-W: mutação, seleção,

Leia mais

O MODELO DE HARDY-WEINBERG

O MODELO DE HARDY-WEINBERG Modelo simples de genética de populações: modelo de Hardy-Weinberg (Hardy 1908; Weinberg 1908). Embora faça vários pressupostos simplificadores que não são realistas, ele se mostra bastante útil para descrever

Leia mais

Genética de Populações e Evolução

Genética de Populações e Evolução Genética de Populações e Evolução Populações Genética de populações a palavra população geralmente não se refere a todos os indivíduos de uma espécie, mas sim a um grupo de indivíduos da mesma espécie

Leia mais

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural)

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Os mecanismos evolutivos e a dinâmica populacional Professor Fabrício R Santos fsantos@icb.ufmg.br Departamento de Biologia Geral, UFMG

Leia mais

Seleção Natural. A grande originalidade de Darwin foi a proposta de seleção natural -> essencialmente ligada à demografia de populações.

Seleção Natural. A grande originalidade de Darwin foi a proposta de seleção natural -> essencialmente ligada à demografia de populações. Seleção Natural Não é um processo aleatório. A grande originalidade de Darwin foi a proposta de seleção natural -> essencialmente ligada à demografia de populações. Seleção natural => mecanismo chave no

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÃO

GENÉTICA DE POPULAÇÃO GENÉTICA DE POPULAÇÃO Eng. Agr. Msc. Franco Romero Silva Muniz Doutorando em Genética e Melhoramento de Soja Departamento de Produção Vegetal UNESP Jaboticabal/SP Molecular e Biotecnologia Quantitativa

Leia mais

AULA Nº 4. Neste tópico começamos a falar dos aspectos quantitativos da coleta, uma vez

AULA Nº 4. Neste tópico começamos a falar dos aspectos quantitativos da coleta, uma vez AULA Nº 4 Neste tópico começamos a falar dos aspectos quantitativos da coleta, uma vez que até aqui tratamos dos aspectos qualitativos. Para tanto teremos que apreender alguns conceitos de genética de

Leia mais

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7 Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 1 4.

Leia mais

ACASALAMENTO PREFERENCIAL

ACASALAMENTO PREFERENCIAL ACASALAMENTO PREFERENCIAL A endogamia representa um desvio do acasalamento ao acaso no qual o parentesco biológico entre indivíduos afeta a probabilidade de se acasalar. Indivíduos também podem ter sua

Leia mais

2

2 1 2 3 4 5 Populações que obedecem a todas estas premissas são chamadas de populações em equilíbrio. Embora, provavelmente, não existam, na natureza, populações que preencham todos os requisitos do equilíbrio,

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÕES

GENÉTICA DE POPULAÇÕES GENÉTICA DE POPULAÇÕES Conceito geral de populações Freqüências alélicas e genotípicas Equilíbrio de Hardy-Weinberg Estrutura genética de populações Fatores que afetam o equilíbrio de H-W: mutação, seleção,

Leia mais

Assuntos a serem abordados nesta aula:

Assuntos a serem abordados nesta aula: Seleção Natural I Assuntos a serem abordados nesta aula: 1. Definindo Seleção Natural 2. Evidências da Seleção Natural 3. Valor adaptativo 4. Vantagem adaptativa do heterozigoto 5. Equilíbrio de Hardy-Weinberg

Leia mais

Genética Quantitativa Genética de Populações

Genética Quantitativa Genética de Populações Genética Quantitativa Genética de Populações Prof. Dr. Alexandre Leseur dos Santos Genética de Populações - Genética Quantitativa Caracteres Quantitativos Enfatizando a herança gênica E os componentes

Leia mais

1

1 1 2 3 4 5 Populações que obedecem a todas estas premissas são chamadas de populações em equilíbrio. Embora, provavelmente, não existam, na natureza, populações que preencham todos os requisitos do equilíbrio,

Leia mais

BIO-103 Biologia evolutiva

BIO-103 Biologia evolutiva BIO-103 Biologia evolutiva Excerto da apostila de Genética de populações para as disciplinas BIO-305 e BIO-212 (1986-2006), vários autores. EQUILÍBRIO DE HARDY-WEINBERG Um dos aspectos importantes do estudo

Leia mais

ACASALAMENTO PREFERENCIAL

ACASALAMENTO PREFERENCIAL ACASALAMENTO PREFERENCIAL A endogamia representa um desvio do acasalamento ao acaso no qual o parentesco biológico entre indivíduos afeta a probabilidade de se acasalar. Indivíduos também podem ter sua

Leia mais

Deriva Genética. (Genetic drift)

Deriva Genética. (Genetic drift) Deriva Genética (Genetic drift) => Primeiros trabalhos demonstrando a existência de deriva genética, em 1954, pelos Profs. Warwick Kerr e S. Wright: Um dos fundadores da Teoria Sintética da Evolução i)

Leia mais

Tamanho populacional 18/02/2014. A estimativa do Ne é baseada em uma população idealizada: Categorias ameaçadas da IUCN

Tamanho populacional 18/02/2014. A estimativa do Ne é baseada em uma população idealizada: Categorias ameaçadas da IUCN Evolução em pequenas populações e manutenção da diversidade genética Tamanho efetivo, Deriva, Endogamia, Depressão Endogâmica, Populações geneticamente viáveis e Extinção Importância das pequenas populações

Leia mais

Evolução Molecular. "Nothing in Biology Makes Sense Except in the Light of Evolution. Theodosius Dobzhansky

Evolução Molecular. Nothing in Biology Makes Sense Except in the Light of Evolution. Theodosius Dobzhansky "Nothing in Biology Makes Sense Except in the Light of Evolution Theodosius Dobzhansky Evolução Evolução Evolução Genótipo + Ambiente = Fenótipo Parental F1 F2 Evolução Evolução = mudança (características

Leia mais

Aula 9: Genética de Populações

Aula 9: Genética de Populações LGN215 - Genética Geral Aula 9: Genética de Populações Prof. Dr. Antonio Augusto Franco Garcia Monitora: Maria Marta Pastina Piracicaba - SP Genética de populações Genética de populações: fornece informações

Leia mais

CURSO DE MEDICINA EXERCÍCIOS GENÉTICA DE POPULAÇÕES

CURSO DE MEDICINA EXERCÍCIOS GENÉTICA DE POPULAÇÕES CURSO DE MEDICINA EXERCÍCIOS GENÉTICA DE POPULAÇÕES AULAS: 15 e 19/05/014 Profª: Ana Luisa Miranda-Vilela 1) Em uma população, as composições genotípicas observadas são as seguintes: AA Aa aa 100 300 380

Leia mais

Definições. Interpretação ingênua de seleção natural: sobrevivência do mais apto ou a natureza com unhas dentes

Definições. Interpretação ingênua de seleção natural: sobrevivência do mais apto ou a natureza com unhas dentes Seleção Natural Definições Interpretação ingênua de seleção natural: sobrevivência do mais apto ou a natureza com unhas dentes Essas definições são inexatas e insuficientes Seleção Natural Para Huxley,

Leia mais

Genética de Populações Equilíbrio de Hardy-Weinberg

Genética de Populações Equilíbrio de Hardy-Weinberg Genética de Populações Equilíbrio de Hardy-Weinberg Clique para assistir 1. (PUC RS) Para responder à questão, analise o gráfico, que representa diferentes classes fenotípicas de uma característica genética

Leia mais

Melhoramento de Espécies Alógamas. Melhoramento de Espécies Alógamas 06/06/2017 INTRODUÇÃO

Melhoramento de Espécies Alógamas. Melhoramento de Espécies Alógamas 06/06/2017 INTRODUÇÃO Aula 0 INTRODUÇÃO Espécies alógamas reprodução via fecundação cruzada (mais de 95% de cruzamentos). Melhoramento de Espécies Alógamas Definição: Comunidade reprodutiva composta de organismos de fertilização

Leia mais

Melhoramento de Espécies Alógamas

Melhoramento de Espécies Alógamas Aula 10 Melhoramento de Espécies Alógamas INTRODUÇÃO Espécies alógamas reprodução via fecundação cruzada (mais de 95% de cruzamentos). Definição: Comunidade reprodutiva composta de organismos de fertilização

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÕES. Prof. Piassa

GENÉTICA DE POPULAÇÕES. Prof. Piassa GENÉTICA DE POPULAÇÕES Prof. Piassa DEFINIÇÃO Estudo da distribuição e frequência dos alelos determinantes de características de uma população. EQUILÍBRIO DE HARDY-WEINBERG 1908 Definição: Na ausência

Leia mais

Consangüinidade ou Endogamia. Consangüinidade ou Endogamia. Coeficiente de Consangüinidade

Consangüinidade ou Endogamia. Consangüinidade ou Endogamia. Coeficiente de Consangüinidade Consangüinidade ou Endogamia Acasalamentos entre indivíduos aparentados; Parentesco médio entre os indivíduos; Acasalamentos consanguíneos aumento da homozigose; Uso de acasalamentos consanguíneos é para

Leia mais

Deriva genética. Bio Diogo Meyer. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo. Ridley

Deriva genética. Bio Diogo Meyer. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo. Ridley Deriva genética Bio 0208-2014 Diogo Meyer Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo Ridley 6.1-6.4 1 Recapitulando: frequências alélicas, genotípicas e HW AA Aa aa Esperado

Leia mais

μ = σ 2 g = 50.1 ApoE e colesterol em uma população canadense ε ε ε Genóti po Freq. H-W

μ = σ 2 g = 50.1 ApoE e colesterol em uma população canadense ε ε ε Genóti po Freq. H-W ApoE e colesterol em uma população canadense μ= 174.6 σ 2 p = 732.5 Freqüência relativa 2/3 Genóti po P 173.8 161.4 183.5 136.0 178.1 180.3 Colesterol total no soro (mg/dl) Passo 1: Calcular o fenótipo

Leia mais

Seleção Natural. Fundamentos de Ecologia e Modelagem Ambiental Aplicados à Conservação da Biodiversidade

Seleção Natural. Fundamentos de Ecologia e Modelagem Ambiental Aplicados à Conservação da Biodiversidade Seleção Natural Fundamentos de Ecologia e Modelagem Ambiental Aplicados à Conservação da Biodiversidade Aluna: Michelle Andrade Furtado Profº Dalton e Profª Silvana Definição Seleção Natural pode ser definida

Leia mais

ECOLOGIA II RELATÓRIO 1-2ªPARTE. Trabalho realizado por:

ECOLOGIA II RELATÓRIO 1-2ªPARTE. Trabalho realizado por: ECOLOGIA II RELATÓRIO 1-2ªPARTE Genética de populações Trabalho realizado por: Eva Firme, nº15471 Licª. Ensino de Ciências da Natureza Maio de 2006 INTRODUÇÃO Uma população é a reunião de famílias com

Leia mais

Melhoramento de Alógamas

Melhoramento de Alógamas Aula 0 INTRODUÇÃO Espécies alógamas reprodução via fecundação cruzada (mais de 95% de cruzamentos). Melhoramento de Espécies Definição: Comunidade reprodutiva composta de organismos de fertilização cruzada,

Leia mais

31/10/2011. Sibele Borsuk. Supondo que o número de indivíduos em uma

31/10/2011. Sibele Borsuk. Supondo que o número de indivíduos em uma 3/0/0 Genética de populações Sibele Borsuk sibele@ufpel.tche.br A Genética de Populações trata das frequências alélicas e genotípicas nas populações e as forças capazes de alterar essas frequências ao

Leia mais

Organismos em seus ambientes. Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho UESPI

Organismos em seus ambientes. Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho UESPI Organismos em seus ambientes Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho UESPI Em biologia, nada tem sentido, exceto à luz da evolução (Theodosius Dobzhansky) O significado da Adaptação É muito comum dizermos

Leia mais

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES 2º EM Biologia Professor João ECOLOGIA DE POPULAÇÕES INTRODUÇÃO População: qualquer grupo de organismos de mesma espécie que ocupa um determinado espaço em determinado período de tempo; Ecologia de populações:

Leia mais

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES. AULA 6: Genética e conservação de populações

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES. AULA 6: Genética e conservação de populações ECOLOGIA DE POPULAÇÕES AULA 6: Genética e conservação de populações AVISOS IMPORTANTES! 18/09: aula teórica 24/09: Prova às 13:30 25/09: Atividade orientada de análise de dados No site: www.benderlab.weebly.com

Leia mais

Sistemas de Acasalamento. Acasalamento ao acaso. Acasalamento ao acaso. O ciclo de vida de uma população. Pressupostos de Hardy Weinberg.

Sistemas de Acasalamento. Acasalamento ao acaso. Acasalamento ao acaso. O ciclo de vida de uma população. Pressupostos de Hardy Weinberg. Pressupostos de Hardy Weinberg Produção de alelos: 1 locus autossômico 2 alelos sem mutação 1ª Lei de Mendel União de alelos: Sistema de acasalamento aleatório Tamanho populacional infinito Troca genética

Leia mais

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE GENÉTICA DE POPULAÇÕES

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE GENÉTICA DE POPULAÇÕES MATRÍCULA: Lista de Exercícios Evolução Código 13170 SOBRE GENÉTICA DE POPULAÇÕES 1) Em uma população, as composições genotípicas observadas são as seguintes: AA Aa aa 100 300 380 Responda: a) Quais são

Leia mais

O que precisamos saber sobre ESPECIAÇÃO?

O que precisamos saber sobre ESPECIAÇÃO? Universidade Federal do Paraná Departamento de Genética Setor Ciências Biológicas O que precisamos saber sobre ESPECIAÇÃO? danielbruschi@ufpr.br Prof. Dr. Daniel Pacheco Bruschi Modificado de Moritz, 2002.

Leia mais

1

1 1 2 3 4 5 Populações que obedecem a todas estas premissas são chamadas de populações em equilíbrio. Embora, provavelmente, não existam, na natureza, populações que preencham todos os requisitos do equilíbrio,

Leia mais

BioApoio FREQUÊNCIA ALÉLICA ANOS

BioApoio FREQUÊNCIA ALÉLICA ANOS 1. (Ufpe 2012) O princípio de Hardy- Weinberg tem sido utilizado pelos evolucionistas como uma importante ferramenta para compreender as frequências gênicas nas populações dos seres vivos. Sobre esse assunto,

Leia mais

Exercícios de Especiação

Exercícios de Especiação Exercícios de Especiação 1. (UEPB) Vários conceitos são utilizados para definir uma espécie. De maneira geral podemos dizer que uma espécie representa um conjunto de indivíduos com potencial, em condições

Leia mais

2

2 1 2 3 4 5 A diversidade genética é manifestada por diferenças em muitos caracteres, incluindo caracteres fenotípicos e diferenças nas proteínas (com ou sem atividade catalítica) e sequências de DNA de

Leia mais

Genética de Populações Prof.ª Daniela Fiori Gradia Laboratório de Citogenética Humana e Oncogenética

Genética de Populações Prof.ª Daniela Fiori Gradia Laboratório de Citogenética Humana e Oncogenética 2017 Genética de Populações Prof.ª Daniela Fiori Gradia Laboratório de Citogenética Humana e Oncogenética O que é Genética de populações? É o estudo da origem e da dinâmica da variação genética nas populações

Leia mais

Curso de Licenciatura em Biologia Evolução Biológica

Curso de Licenciatura em Biologia Evolução Biológica INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Campus Macau Curso de Licenciatura em Biologia Evolução Biológica IFRN/Macau - Curso de Licenciatura em Biologia - Parasitologia

Leia mais

Sibele Borsuk

Sibele Borsuk Genética de populações Sibele Borsuk sibele@ufpel.tche.br A Genética de Populações trata das frequências alélicas e genotípicas nas populações e as forças capazes de alterar essas frequências ao longo

Leia mais

A teoria sintética da evolução

A teoria sintética da evolução A teoria sintética da evolução De 1900 até cerca de 1920, os adeptos da genética mendeliana acreditavam que apenas as mutações eram responsáveis pela evolução e que a seleção natural não tinha importância

Leia mais

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES 2º EM Biologia Professor João ECOLOGIA DE POPULAÇÕES INTRODUÇÃO População: qualquer grupo de organismos de mesma espécie que ocupa um determinado espaço em determinado período de tempo; Ecologia de populações:

Leia mais

Genética de Populações. Profa Angelica B. W. Boldt

Genética de Populações. Profa Angelica B. W. Boldt Genética de Populações Profa Angelica B. W. Boldt Genética de populações Estrutura genética de uma população Créditos dos slides: MSc. Jiulliano de Sousa Costa e Prof. Dr. Eric Santos Araújo MCAS Genética

Leia mais

ESTRUTURA POPULACIONAL

ESTRUTURA POPULACIONAL ESTRUTURA POPULACIONAL ESTRUTURA POPULACIONAL fluxo génico Selecção natural Processos ao acaso na transmisão dos alelos de uma geração para outra deriva genética Diferenças de frequências alélicas entre

Leia mais

15/10/2016. Especiação. Taxonomia. Espécie. Espécie. Especiação. Especiação

15/10/2016. Especiação. Taxonomia. Espécie. Espécie. Especiação. Especiação FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Espécie Especiação Como podemos reconhecer e identificar espécies diferentes? De que maneira as espécies se foram?

Leia mais

Avaliação genética. Os pais não transmitem o seu genótipo aos descendentes e sim uma amostra aleatória de genes.

Avaliação genética. Os pais não transmitem o seu genótipo aos descendentes e sim uma amostra aleatória de genes. Avaliação genética Eistem duas formas clássicas de se promover mudanças na constituição genética da população: seleção e sistemas de acasalamento. Seleção é a escolha de animais que serão pais da próima

Leia mais

a) Qual é o mecanismo de herança dessa doença? Justifique.

a) Qual é o mecanismo de herança dessa doença? Justifique. É sabido que indivíduos homozigotos recessivos para alelos mutados do gene codificador da enzima hexosaminidase desenvolvem uma doença conhecida como Tay-Sachs, e morrem antes do quarto ano de vida. Nos

Leia mais

Aula 3: Genética da Transmissão II

Aula 3: Genética da Transmissão II LGN215 - Genética Geral Aula3:Genéticada TransmissãoII Prof.Dr.AntonioAugustoFrancoGarcia Monitora:MariaMartaPastina Alelismo Múltiplo Umgenepoderterváriosalelosdeterminandoumcaráter(2,3,4,...,) Um gene

Leia mais

QUESTÕES OBJETIVAS. 1) Uma das formas de controle populacional é o uso de métodos contraceptivos. Analise as afirmativas a seguir.

QUESTÕES OBJETIVAS. 1) Uma das formas de controle populacional é o uso de métodos contraceptivos. Analise as afirmativas a seguir. QUESTÕES OBJETIVAS 1) Uma das formas de controle populacional é o uso de métodos contraceptivos. Analise as afirmativas a seguir. I) A camisinha e o diafragma têm como fundamento de sua ação contraceptiva

Leia mais

Biologia Evolutiva. A Biologia Evolutiva é o estudo da história da vida e dos processos que levam à sua diversidade.

Biologia Evolutiva. A Biologia Evolutiva é o estudo da história da vida e dos processos que levam à sua diversidade. 2017 Biologia Evolutiva A Biologia Evolutiva é o estudo da história da vida e dos processos que levam à sua diversidade. Biologia Evolutiva Análises e metodologias reducionistas e composicionistas (propriedades

Leia mais

Quantitativos + Qualitativos 17/03/2016. Variabilidade Genética Como surgem as variações genéticas? Mutações! Controle Genética e Herdabilidade

Quantitativos + Qualitativos 17/03/2016. Variabilidade Genética Como surgem as variações genéticas? Mutações! Controle Genética e Herdabilidade 17/03/016 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE GENÉTICA LGN0313 Melhoramento Genético Controle Genética e Herdabilidade Prof. Fernando Angelo Piotto

Leia mais

Genética Quantitativa. Genética de características com herança complexa

Genética Quantitativa. Genética de características com herança complexa Genética Quantitativa Genética de características com herança complexa DIFERENÇAS ENTRE CARÁTER QUANTITATIVO 1 E QUALITATIVO 2 1 herança poligênica 1 estudadas em nível de população; descritas através

Leia mais

Genética de Populações. Prof. Ricardo Lehtonen R. de Souza

Genética de Populações. Prof. Ricardo Lehtonen R. de Souza Genética de Populações Prof. Ricardo Lehtonen R. de Souza E-mail: ricardo.lehtonen@gmail.com http://www.ufpr.br/~lehtonen VARIAÇÃO EM POPULAÇÕES NATURAIS A maioria das características varia pelo menos

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 43 REPRODUÇÃO ASSEXUADA

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 43 REPRODUÇÃO ASSEXUADA BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 43 REPRODUÇÃO ASSEXUADA Célula inicial Duplicação e separação do DNA células-filhas mitose zoósporos sendo liberados filamento adulto zoósporo germina e forma novo filamento Esponja

Leia mais

Desequilíbrio de ligação

Desequilíbrio de ligação Desequilíbrio de ligação Associação não aleatória de alelos em loci diferentes. É um indicador sensível das forças da genética de populações que estruturam o genoma. Crescimento de métodos para avaliar

Leia mais

Bases genéticas e a evolução do comportamento

Bases genéticas e a evolução do comportamento Bases genéticas e a evolução do comportamento Comportamento = FENÓTIPO Genótipo + Ambiente 1 Efeitos de genes individuais sobre o comportamento Mutante Icebox (Ibx) herança recessiva ligada ao cromossomo

Leia mais

Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução

Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução O desenvolvimento dos conhecimentos de genética e as novas descobertas sobre hereditariedade, permitiram fazer uma nova interpretação da teoria da evolução

Leia mais

5.1 Estratégias de regeneração. Para populações autógamas constituídas de misturas de linhas puras, sem

5.1 Estratégias de regeneração. Para populações autógamas constituídas de misturas de linhas puras, sem a) Para populações autógamas 5.1 Estratégias de regeneração Para populações autógamas constituídas de misturas de linhas puras, sem controle genético e considerando u como a proporção de sementes da amostra

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 61 ESPECIAÇÃO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 61 ESPECIAÇÃO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 61 ESPECIAÇÃO Fixação 1) Os fatos biológicos a seguir se referem ao processo de formação de novas espécies (especiação): I) Para que ocorra a especiação é necessário que grupos

Leia mais

As chuvas causaram um desmoronamento, 40 indivíduos morreram. Epidemia de doença afetou a população, 40 indivíduos morreram.

As chuvas causaram um desmoronamento, 40 indivíduos morreram. Epidemia de doença afetou a população, 40 indivíduos morreram. As chuvas causaram um desmoronamento, 40 indivíduos morreram. Indivíduos Aa cruzaram com aa gerando 20 novos indivíduos. Calcule as proporções dos genótipos e pegue novas peças. 1)Calcule a frequência

Leia mais

A teoria moderna de evolução, chamada Neodarwinismo, tem, portanto, 5 pontos básicos que devem ser lembrados:

A teoria moderna de evolução, chamada Neodarwinismo, tem, portanto, 5 pontos básicos que devem ser lembrados: NEODARWINISMO Chamamos de Neodarwinismo uma teoria evolutiva que, nos dias atuais, é aceita por toda a comunidade científica. Os conhecimentos em torno da genética, entre as décadas de 1930 e 1940, foram

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. O genótipo ii (tipo sanguíneo O) não atua na conversão do antígeno H em aglutinógenos A e, portanto um dos genótipos para O poderá ser Hhii. Os recessivos hh não atuam

Leia mais

14/4/2009. Evolução em pequenas populações. Importância das pequenas populações para a Biologia da Conservação. Medindo o tamanho populacional

14/4/2009. Evolução em pequenas populações. Importância das pequenas populações para a Biologia da Conservação. Medindo o tamanho populacional Curso de Biologia da Conservação Professor: Fabrício R. Santos, UFMG Bibliografia: Fundamentos de Genética da Conservação [Frankham et al. 2008] e artigos científicos http://www.icb.ufmg.br/lbem/aulas/grad/biolcons

Leia mais

Aula 5 Melhoramento de Espécies Alógamas

Aula 5 Melhoramento de Espécies Alógamas Aula 5 Melhoramento de Espécies Alógamas Piracicaba, 2012 1 Introdução Espécies alógamas: reprodução via fecundação cruzada (mais de 95% de cruzamentos) Exemplos: milho, girassol, cenoura, beterraba, brássicas

Leia mais

Seleção natural. Bio Diogo Meyer. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo

Seleção natural. Bio Diogo Meyer. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo Seleção natural Bio 0208-2017 Diogo Meyer Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo Leitura básica: Ridley 5.6, 5.7, 5.10,5.12 Seleção Natural Lembremos o quão complexas e

Leia mais

Ligação, permuta e mapeamento. Prof. David De Jong Depto. de Genética

Ligação, permuta e mapeamento. Prof. David De Jong Depto. de Genética Ligação, permuta e mapeamento Prof. David De Jong Depto. de Genética 1 Mendel e suas ervilhas 23/08/2016-11:42 Ligação, Permuta e Mapeamento Genético Slide 2 Evitar autofecundação 23/08/2016-11:42 Ligação,

Leia mais

Prof. Roberth Fagundes

Prof. Roberth Fagundes Prof. Roberth Fagundes Prof. Dr. Roberth Fagundes A variação fenotípica entre indivíduos em um população resulta dos efeitos do genótipo e do ambiente. Potentilla glandulosa Hiesey, W. M., Clausen, J.,

Leia mais

2

2 1 2 3 4 5 Populações que obedecem a todas estas premissas são chamadas de populações em equilíbrio. Embora, provavelmente, não existam, na natureza, populações que preencham todos os requisitos do equilíbrio,

Leia mais

a) do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula.

a) do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula. 01 - (ENEM) Uma vítima de acidente de carro foi encontrada carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certos adereços de metal usados pela vítima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado

Leia mais

Por quê? Variação ambiental Poligenes. Variação ambiental Poligenes. Normas de Reação. Fenótipo é qualquer característica mensurável.

Por quê? Variação ambiental Poligenes. Variação ambiental Poligenes. Normas de Reação. Fenótipo é qualquer característica mensurável. Fenótipo é qualquer característica mensurável. A grande maioria de fenótipos não tem categorias discretas e não tem um gene que seja necessário e suficiente para explicar sua variação Genótipos Mendelianos

Leia mais

Carl Von Linné (Lineu) séc XVIII. Seria este o conceito mais apropriado?

Carl Von Linné (Lineu) séc XVIII. Seria este o conceito mais apropriado? O que é espécie? Carl Von Linné (Lineu) séc XVIII conjunto de seres vivos dotados de grande semelhança física entre si, demonstrando um padrão típico em todo o grupo. Carl von Linné (1707-1778) Seria

Leia mais

10) (UFPA) Usando seus conhecimentos de probabilidade, Mendel chegou às seguintes conclusões, com exceção de uma delas. Indique-a:

10) (UFPA) Usando seus conhecimentos de probabilidade, Mendel chegou às seguintes conclusões, com exceção de uma delas. Indique-a: 1) Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas e 29 lisas. A provável fórmula genética dos cruzantes

Leia mais

Herança de caracteres complexos. Slides: Prof. Vanessa Kava

Herança de caracteres complexos. Slides: Prof. Vanessa Kava Herança de caracteres complexos Slides: Prof. Vanessa Kava 1 Genética Mendeliana Os sete traços que Mendel observava em suas plantas eram os seguintes: 1. forma ou aspecto da semente: lisa ou rugosa 2.

Leia mais

Aula 2: Genética da Transmissão I

Aula 2: Genética da Transmissão I LGN215 - Genética Geral Aula 2: Genética da Transmissão I Antonio Augusto Franco Garcia Maria Marta Pastina Primeiro semestre de 2011 Piracicaba SP Conceitos Essenciais A existência de genes pode ser deduzida

Leia mais

3.2 Populações O que é uma população? Quais os atributos de uma população? Tamanho populacional

3.2 Populações O que é uma população? Quais os atributos de uma população? Tamanho populacional 51 Licenciatura em Ciências USP/Univesp 3.2 Populações 3.2.1. O que é uma população? No tópico anterior definimos população como um grupo de indivíduos de uma mesma espécie que ocupam um determinado espaço

Leia mais

Seleção natural. Bio Diogo Meyer. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo

Seleção natural. Bio Diogo Meyer. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo Seleção natural Bio 0208-2016 Diogo Meyer Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo Leitura básica: Ridley 5.6, 5.7, 5.10,5.12 Lembremos o quão complexas e ajustadas são as

Leia mais