Desequilíbrio de ligação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desequilíbrio de ligação"

Transcrição

1

2 Desequilíbrio de ligação Associação não aleatória de alelos em loci diferentes. É um indicador sensível das forças da genética de populações que estruturam o genoma.

3 Crescimento de métodos para avaliar a variação genética em uma escala menor explora-se cada vez mais o desequilíbrio de ligação, a fim de: compreender acontecimentos evolutivos, compreender acontecimentos demográficos passados, para mapear genes que estão associados com caracteres quantitativos e doenças hereditárias, para compreender a evolução conjunta de grupos de genes ligados.

4 O desequilíbrio de ligação (LD) significa simplesmente uma associação não aleatória de alelos em dois ou mais loci.

5 LD é importante na biologia evolutiva e genética humana, porque muitos fatores o afetam e são afetados por ele. LD fornece informações sobre eventos passados e limita a resposta potencial tanto para a seleção natural quanto artificial.

6 LD em todo o genoma reflete a história da população, o sistema de cruzamento e do padrão de subdivisão geográfica. LD em cada região genômica reflete a história da seleção natural, a conversão gênica, mutação e outras forças que causam a evolução gênica.

7 Definições A definição de LD entre alelos de 2 loci: D AB = P AB P A P B É a diferença entre a frequência de gametas carregando o par de alelos A e B em 2 loci (P AB ) e o produto das frequências dos 2 alelos (P A e P B ).

8 O par de alelos AB é chamado de haplótipo e P AB é a frequência do haplótipo. D AB é estimado a partir das frequências de alelos e de haplótipos numa amostra.

9 A quantidade D AB é o coeficiente de desequilíbrio de ligação. Ele é definido para um par específico de alelos, A e B, e não depende de quantos outros alelos tem nesses dois loci - cada par de alelos tem o seu próprio D.

10 Se ambos os loci são dialélicos, como é o caso de quase todos os SNPs, a ligação é forte o suficiente para que apenas um valor de D é necessário para caracterizar o LD entre estes loci. Na verdade, D AB = -D Ab = -D ab = D ab em que a e b são os outros alelos. Neste caso, o D é utilizado sem um subscrito.

11 Equilíbrio de ligação Se D = 0 há um equilíbrio de ligação (LE), que tem semelhanças com o equilíbrio de Hardy-Weinberg (EHW).

12 LE é semelhante ao HWE porque implica que alelos em loci diferentes estão associados de forma aleatória. A frequência do haplótipo AB é o produto das frequências alélicas (P A P B ). No entanto, difere do HWE, porque não é estabelecido em uma geração de acasalamento ao acaso.

13 Em vez disso, D diminui a uma taxa que depende da frequência de recombinação, C, entre os dois loci: D AB (t + 1) = (1 c) D AB (t) Onde t é o tempo em gerações. Mesmo para loci não ligados (c = 0,5), D diminui somente por um fator de meio cada geração.

14 Embora o LE acabará sendo alcançado, ele irá ocorrer lentamente em loci fortemente ligados. Outras forças da genética de populações, incluindo a seleção, o fluxo gênico, deriva genética e mutação, afetam D, de modo LD substancial persistirá em muitas condições.

15 LD em mais do que dois loci Quando mais de dois loci são considerados em conjunto, uma prática comum é distinguir graficamente os pares que têm altos níveis de LD daqueles que não o fazem.

16 Formam-se grupos, denominados "blocos de haplótipos e os limites são pontos quentes de recombinação. Blocos de haplótipos em seres humanos variam em tamanho desde alguns kb a mais do que 100 kb.

17 Blocos de haplótipos foram uma descoberta de grande importância prática para o mapeamento de doenças hereditárias.

18 Origem dos haplótipos A variante de risco para uma doença. Os 2 indivíduos da geração atual que herdaram o alelo tem risco aumentado. Próximos a A tem muitos SNPs que podem ser utilizados para identificar a localização da variante A.

19 A descoberta de blocos de haplótipos mostraram que o DL é normalmente estendido sobre grandes distâncias cromossômicas. Isso sugere que se testar um SNP dentro de cada bloco com associação significativa com uma doença pode ser suficiente para indicar associação com cada SNP no referido bloco, reduzindo assim o número de SNPs que precisam ser testados em estudos de associação casocontrole.

20

21 No entanto, a situação é mais complexa, porque algumas regiões genômicas não tem uma estrutura de bloco. Também porque as diferentes maneiras de definir blocos de haplótipos resultam em diferentes limites do bloco.

22 Blocos de haplótipos variam entre as populações humanas - eles tendem a ser um pouco mais curto em populações africanas. Blocos de haplótipos foram estudadas em outras espécies, bem como, os dois organismos modelo, incluindo o camundongo e o rato, e as espécies domesticadas, como vacas e cães.

23 Projeto de HapMap Em sua primeira fase genotipou mais de 1 milhão de SNPs em seres humanos e caracterizou o LD em 270 indivíduos de quatro populações etnicamente diferentes (europeus, chineses, japoneses e africanos. A segunda fase caracterizou 3,1 milhões de SNPs no mesmo grupo de indivíduos. Na fase III, 11 grupos de ascendência globais foram montados: ASW (ascendência Africana no sudoeste EUA); (Residentes de Utah com ascendência do Norte e Leste da Europa) CEU; HBC (chineses han em Pequim, China); CHD (chineses de Denver, Colorado); GIH (índios Gujarati em Houston, Texas); JPT (japoneses de Tóquio, Japão); LWK (Luhya no Webuye, Quênia); MEX (ascendência mexicana em Los Angeles, Califórnia); MKK (Maasai em Kinyawa, Quênia); ETI (Toscanos da Itália); YRI (Yoruba em Ibadan, Nigéria).

24 Projeto de HapMap

25 Projeto 1000 genomas

26 Projeto 1000 genomas

27 Slatkin, M. Linkage disequilibrium understanding the evolutionary past and mapping the medical future. Nature reviews Genetics, 9: , 2008.

Sistemas de Acasalamento. Acasalamento ao acaso. Acasalamento ao acaso. O ciclo de vida de uma população. Pressupostos de Hardy Weinberg.

Sistemas de Acasalamento. Acasalamento ao acaso. Acasalamento ao acaso. O ciclo de vida de uma população. Pressupostos de Hardy Weinberg. Pressupostos de Hardy Weinberg Produção de alelos: 1 locus autossômico 2 alelos sem mutação 1ª Lei de Mendel União de alelos: Sistema de acasalamento aleatório Tamanho populacional infinito Troca genética

Leia mais

Filogeografia e Demografia

Filogeografia e Demografia Aula 10 Filogeografia e Demografia (princípios e ferramentas estatísticas) Filogeografia O que é? Ferramentas Aplicações Filogeografia: O que é? O campo da ciência que estuda os princípios e processos

Leia mais

Genética de populações

Genética de populações Genética de populações Equilíbrio de Hardy-Weinberg Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2012. Disponível em: .

Leia mais

Seleção Natural. A grande originalidade de Darwin foi a proposta de seleção natural -> essencialmente ligada à demografia de populações.

Seleção Natural. A grande originalidade de Darwin foi a proposta de seleção natural -> essencialmente ligada à demografia de populações. Seleção Natural Não é um processo aleatório. A grande originalidade de Darwin foi a proposta de seleção natural -> essencialmente ligada à demografia de populações. Seleção natural => mecanismo chave no

Leia mais

Genética de Populações. Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR

Genética de Populações. Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR Genética de Populações Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR Populações Genética de populações a palavra população geralmente não se refere a todos os indivíduos de uma espécie, mas sim a um

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÕES. Prof. Piassa

GENÉTICA DE POPULAÇÕES. Prof. Piassa GENÉTICA DE POPULAÇÕES Prof. Piassa DEFINIÇÃO Estudo da distribuição e frequência dos alelos determinantes de características de uma população. EQUILÍBRIO DE HARDY-WEINBERG 1908 Definição: Na ausência

Leia mais

Tamanho populacional 31/08/2010. Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Relação entre o Censo (N) e tamanho efetivo (Ne)

Tamanho populacional 31/08/2010. Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Relação entre o Censo (N) e tamanho efetivo (Ne) Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Equilíbrio de Hardy-Weinberg (EHW) Os fatores evolutivos e a dinâmica populacional (p + q) 2 = p 2 + 2pq + q 2 Professor Fabrício R. Santos

Leia mais

Avanços no entendimento da relação entre genótipo e fenótipo através de marcadores genéticos

Avanços no entendimento da relação entre genótipo e fenótipo através de marcadores genéticos Avanços no entendimento da relação entre genótipo e fenótipo através de marcadores genéticos Gabriel Rodrigues Alves Margarido Orientador: Antonio Augusto Franco Garcia SUMÁRIO 2 SUMÁRIO 1. Introdução

Leia mais

OS GENES NAS POPULAÇÕES. Augusto Schneider Faculdade de Nutrição Universidade Federal de Pelotas

OS GENES NAS POPULAÇÕES. Augusto Schneider Faculdade de Nutrição Universidade Federal de Pelotas OS GENES NAS POPULAÇÕES Augusto Schneider Faculdade de Nutrição Universidade Federal de Pelotas GENÉTICA POPULACIONAL Estudo dos genes e frequência dos alelos nas populações EQUILÍBRIO DE HARDY-WEINBERG

Leia mais

Genética de Populações. Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR

Genética de Populações. Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR Genética de Populações Ricardo L. R. de Souza Depto de Genética - UFPR Populações Genética de populações a palavra população geralmente não se refere a todos os indivíduos de uma espécie, mas sim a um

Leia mais

Diversidade genética de populações (princípios e

Diversidade genética de populações (princípios e Aula 8 Diversidade genética de populações (princípios e ferramentas estatísticas) População Um grupo de indivíduos da mesma espécie que potencialmente podem se acasalar, produzindo descendência, e vivem

Leia mais

Ligação e Recombinação Gênica Elaboração de Mapas Cromossômicos QTLs e sua detecção

Ligação e Recombinação Gênica Elaboração de Mapas Cromossômicos QTLs e sua detecção Ligação e Recombinação Gênica Miguel H.A. Santana mhasantana@usp.br Genética Básica e Evolução (ZVM 0215) Quarta, 21 de Setembro 2016 Visão geral Meta Importância dos princípios que regem a diversidade

Leia mais

CURSO DE MEDICINA EXERCÍCIOS GENÉTICA DE POPULAÇÕES

CURSO DE MEDICINA EXERCÍCIOS GENÉTICA DE POPULAÇÕES CURSO DE MEDICINA EXERCÍCIOS GENÉTICA DE POPULAÇÕES AULAS: 15 e 19/05/014 Profª: Ana Luisa Miranda-Vilela 1) Em uma população, as composições genotípicas observadas são as seguintes: AA Aa aa 100 300 380

Leia mais

Genética de Populações e Evolução

Genética de Populações e Evolução Genética de Populações e Evolução Populações Genética de populações a palavra população geralmente não se refere a todos os indivíduos de uma espécie, mas sim a um grupo de indivíduos da mesma espécie

Leia mais

Ligação, permuta e mapeamento. Prof. David De Jong Depto. de Genética

Ligação, permuta e mapeamento. Prof. David De Jong Depto. de Genética Ligação, permuta e mapeamento Prof. David De Jong Depto. de Genética 1 Tipos de Mapas Mapas de sequencias de Nucleotidios Organismos completamente ou parcialmente sequenciados Mapas citogeneticas Mapas

Leia mais

Forças evolutivas. Definição de Evolução. Deriva Genética. Desvios de Hardy-Weinberg

Forças evolutivas. Definição de Evolução. Deriva Genética. Desvios de Hardy-Weinberg Definição de Evolução A definição operacional de evolução em nível de deme é mudanças na freqüência alélica ou genotípica. Forças evolutivas Fatores ou processos que podem alterar a freqüência alélica

Leia mais

Melhoramento de Espécies Alógamas. Melhoramento de Espécies Alógamas 06/06/2017 INTRODUÇÃO

Melhoramento de Espécies Alógamas. Melhoramento de Espécies Alógamas 06/06/2017 INTRODUÇÃO Aula 0 INTRODUÇÃO Espécies alógamas reprodução via fecundação cruzada (mais de 95% de cruzamentos). Melhoramento de Espécies Alógamas Definição: Comunidade reprodutiva composta de organismos de fertilização

Leia mais

Melhoramento de Espécies Alógamas

Melhoramento de Espécies Alógamas Aula 10 Melhoramento de Espécies Alógamas INTRODUÇÃO Espécies alógamas reprodução via fecundação cruzada (mais de 95% de cruzamentos). Definição: Comunidade reprodutiva composta de organismos de fertilização

Leia mais

AULA Nº 4. Neste tópico começamos a falar dos aspectos quantitativos da coleta, uma vez

AULA Nº 4. Neste tópico começamos a falar dos aspectos quantitativos da coleta, uma vez AULA Nº 4 Neste tópico começamos a falar dos aspectos quantitativos da coleta, uma vez que até aqui tratamos dos aspectos qualitativos. Para tanto teremos que apreender alguns conceitos de genética de

Leia mais

Modelando microevolução GENÉTICA DE POPULAÇÕES E EVOLUÇÃO

Modelando microevolução GENÉTICA DE POPULAÇÕES E EVOLUÇÃO Modelando microevolução GENÉTICA DE POPULAÇÕES E EVOLUÇÃO Modelando microevolução Evolução: mudança na frequência de alelos ou combinações de alelos no pool gênico. Modelos de evolução deve incluir a passagem

Leia mais

Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução

Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução O desenvolvimento dos conhecimentos de genética e as novas descobertas sobre hereditariedade, permitiram fazer uma nova interpretação da teoria da evolução

Leia mais

Ligação, permuta e mapeamento. Prof. David De Jong Depto. de Genética

Ligação, permuta e mapeamento. Prof. David De Jong Depto. de Genética Ligação, permuta e mapeamento Prof. David De Jong Depto. de Genética 1 Mendel e suas ervilhas 23/08/2016-11:42 Ligação, Permuta e Mapeamento Genético Slide 2 Evitar autofecundação 23/08/2016-11:42 Ligação,

Leia mais

Melhoramento de Alógamas

Melhoramento de Alógamas Aula 0 INTRODUÇÃO Espécies alógamas reprodução via fecundação cruzada (mais de 95% de cruzamentos). Melhoramento de Espécies Definição: Comunidade reprodutiva composta de organismos de fertilização cruzada,

Leia mais

ECOLOGIA II RELATÓRIO 1-2ªPARTE. Trabalho realizado por:

ECOLOGIA II RELATÓRIO 1-2ªPARTE. Trabalho realizado por: ECOLOGIA II RELATÓRIO 1-2ªPARTE Genética de populações Trabalho realizado por: Eva Firme, nº15471 Licª. Ensino de Ciências da Natureza Maio de 2006 INTRODUÇÃO Uma população é a reunião de famílias com

Leia mais

2

2 1 2 3 4 5 Populações que obedecem a todas estas premissas são chamadas de populações em equilíbrio. Embora, provavelmente, não existam, na natureza, populações que preencham todos os requisitos do equilíbrio,

Leia mais

Descreve a história da vida na Terra Investiga os processos responsáveis por essa história

Descreve a história da vida na Terra Investiga os processos responsáveis por essa história Aula 1 Evolução Biologia Evolutiva x Evolução Biológica O termo Evolução biológica refere-se ao processo de modificação e surgimento das espécies na Terra Biologia Evolutiva refere-se à disciplina que

Leia mais

MAPEAMENTO CROMOSSÔMICO

MAPEAMENTO CROMOSSÔMICO LOCOS DE CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS HERANÇA QUANTITATIVA Onde estão os genes que contribuem com as características quantitativas? MAPEAMENTO CROMOSSÔMICO 1 LOCOS DE CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS MAPEAMENTO

Leia mais

1

1 1 2 3 4 5 Populações que obedecem a todas estas premissas são chamadas de populações em equilíbrio. Embora, provavelmente, não existam, na natureza, populações que preencham todos os requisitos do equilíbrio,

Leia mais

Deriva genética, tamanho efetivo populacional e teoria neutra

Deriva genética, tamanho efetivo populacional e teoria neutra Deriva genética, tamanho efetivo populacional e teoria neutra Instituto de Biociências USP Diogo Meyer Ridley, 6.5, 6.6, 6.7, 7.1, 7.2 7.3 (não cubro quadro 7.1 e 7.2) Deriva para o cenário 3 2 Frequências

Leia mais

Deriva genética. Bio Diogo Meyer. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo. Ridley

Deriva genética. Bio Diogo Meyer. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo. Ridley Deriva genética Bio 0208-2014 Diogo Meyer Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo Ridley 6.1-6.4 1 Recapitulando: frequências alélicas, genotípicas e HW AA Aa aa Esperado

Leia mais

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural)

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Os fatores evolutivos e a dinâmica populacional Equilíbrio de Hardy-Weinberg (EHW) (p + q) 2 = p 2 + 2pq + q 2 Professor Fabrício R Santos

Leia mais

Bio. Monitor: Sarah Elis

Bio. Monitor: Sarah Elis Professor: Rubens Oda Monitor: Sarah Elis Exercícios sobre linkage e genética de populações 04 out 1. Em determinada espécie os locos dos genes A e B situam-se no mesmo cromossomo. Na meiose de um indivíduo

Leia mais

O MODELO DE HARDY-WEINBERG

O MODELO DE HARDY-WEINBERG Modelo simples de genética de populações: modelo de Hardy-Weinberg (Hardy 1908; Weinberg 1908). Embora faça vários pressupostos simplificadores que não são realistas, ele se mostra bastante útil para descrever

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÃO

GENÉTICA DE POPULAÇÃO GENÉTICA DE POPULAÇÃO Eng. Agr. Msc. Franco Romero Silva Muniz Doutorando em Genética e Melhoramento de Soja Departamento de Produção Vegetal UNESP Jaboticabal/SP Molecular e Biotecnologia Quantitativa

Leia mais

ACASALAMENTO PREFERENCIAL

ACASALAMENTO PREFERENCIAL ACASALAMENTO PREFERENCIAL A endogamia representa um desvio do acasalamento ao acaso no qual o parentesco biológico entre indivíduos afeta a probabilidade de se acasalar. Indivíduos também podem ter sua

Leia mais

MELHORAMENTO DE PLANTAS ALÓGAMAS

MELHORAMENTO DE PLANTAS ALÓGAMAS MELHORAMENTO DE 11 PLANTAS ALÓGAMAS I. INTRODUÇÃO Plantas alógamas são aquelas que realizam preferencialmente polinização cruzada (acima de 95%). Neste caso, a fertilização ocorre quando o pólen de uma

Leia mais

ACASALAMENTO PREFERENCIAL

ACASALAMENTO PREFERENCIAL ACASALAMENTO PREFERENCIAL A endogamia representa um desvio do acasalamento ao acaso no qual o parentesco biológico entre indivíduos afeta a probabilidade de se acasalar. Indivíduos também podem ter sua

Leia mais

Assuntos a serem abordados nesta aula:

Assuntos a serem abordados nesta aula: Seleção Natural I Assuntos a serem abordados nesta aula: 1. Definindo Seleção Natural 2. Evidências da Seleção Natural 3. Valor adaptativo 4. Vantagem adaptativa do heterozigoto 5. Equilíbrio de Hardy-Weinberg

Leia mais

Aula 9: Genética de Populações

Aula 9: Genética de Populações LGN215 - Genética Geral Aula 9: Genética de Populações Prof. Dr. Antonio Augusto Franco Garcia Monitora: Maria Marta Pastina Piracicaba - SP Genética de populações Genética de populações: fornece informações

Leia mais

DESEQUILÍBRIO DE LIGAÇÃO E BLOCOS DE HAPLÓTIPOS DETERMINADOS PELA ANÁLISE DE 250K SNPS EM TRÊS REMANESCENTES DE QUILOMBOS

DESEQUILÍBRIO DE LIGAÇÃO E BLOCOS DE HAPLÓTIPOS DETERMINADOS PELA ANÁLISE DE 250K SNPS EM TRÊS REMANESCENTES DE QUILOMBOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE GENÉTICA DESEQUILÍBRIO DE LIGAÇÃO E BLOCOS DE HAPLÓTIPOS DETERMINADOS PELA ANÁLISE DE 250K SNPS EM TRÊS REMANESCENTES DE

Leia mais

LIGAÇÃO GÊNICA (3ª LEI DA GENÉTICA)

LIGAÇÃO GÊNICA (3ª LEI DA GENÉTICA) Introdução: LIGAÇÃO GÊNICA (3ª LEI DA GENÉTICA).2ª Lei: Mendel estudou 7 caracteres em ervilha que quando analisados 2 a 2 segregavam independentemente; da autofecundação de duploheterozigotos ou do cruzamento

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÕES

GENÉTICA DE POPULAÇÕES GENÉTICA DE POPULAÇÕES Conceito geral de populações Freqüências alélicas e genotípicas Equilíbrio de Hardy-Weinberg Estrutura genética de populações Fatores que afetam o equilíbrio de H-W: mutação, seleção,

Leia mais

Deriva genética, tamanho efetivo populacional e teoria neutra

Deriva genética, tamanho efetivo populacional e teoria neutra Deriva genética, tamanho efetivo populacional e teoria neutra Instituto de Biociências USP Diogo Meyer Ridley, 6.5, 6.6, 6.7, 7.1, 7.2 7.3 (não cubro quadro 7.1 e 7.2) Definições de deriva A frequência

Leia mais

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7 Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 1 4.

Leia mais

Genômica. Mapeamento Molecular

Genômica. Mapeamento Molecular Genômica Mapeamento Molecular Mapas Para a construção de mapas moleculares podem ser empregados métodos de frequências de recombinação, posições relativas de características citológicas, ou distâncias

Leia mais

Teste de Hipóteses em Genética. Professora Lupe Furtado Alle

Teste de Hipóteses em Genética. Professora Lupe Furtado Alle Teste de Hipóteses em Genética Professora Lupe Furtado Alle Email: lupealle@gmail.com AS HIPÓTESES GENÉTICAS Após a redescoberta do trabalho de Mendel: Muitos estudos para descobrir o mecanismo de herança

Leia mais

e Mapeamento gênico em eucariotas

e Mapeamento gênico em eucariotas Ligação ão, Recombinação e Mapeamento gênico em eucariotas Genética BásicaB Licenciatura em Biologia Victor Martin Quintana Flores A lei da segregação independente estabelece que: Em um cruzamento envolvendo

Leia mais

Origem da variação. Conceitos importantes. Diversidade Genética. Variação genética

Origem da variação. Conceitos importantes. Diversidade Genética. Variação genética Variação genética Origem da variação Professor Fabrício R Santos fsantos@icb.ufmg.br Departamento de Biologia Geral, UFMG Variação fenotípica hereditária Plasticidade fenotípica Densidade populacional

Leia mais

LGN 313 Melhoramento Genético Tema 10 Estrutura genética e equilíbrio das populações

LGN 313 Melhoramento Genético Tema 10 Estrutura genética e equilíbrio das populações Departamento de Genética LGN 313 Melhoramento Genético Tema 10 Estrutura genética e equilíbrio das populações Prof. Natal Vello www.genetica.esalq.usp.br/lgn313/nav natal.vello@usp.br Tipos de populações

Leia mais

SUBESTRUTURA POPULACIONAL E FLUXO GÊNICO

SUBESTRUTURA POPULACIONAL E FLUXO GÊNICO SUBESTRUTURA POPULACIONAL E FLUXO GÊNICO AULA 5 Mariana Fonseca Rossi mfonsecarossi@gmail.com RELEMBRANDO... Equilíbrio de Hardy-Weiberng: RELEMBRANDO... Equilíbrio de Hardy-Weiberng: Frequência dos genótipos

Leia mais

BioApoio FREQUÊNCIA ALÉLICA ANOS

BioApoio FREQUÊNCIA ALÉLICA ANOS 1. (Ufpe 2012) O princípio de Hardy- Weinberg tem sido utilizado pelos evolucionistas como uma importante ferramenta para compreender as frequências gênicas nas populações dos seres vivos. Sobre esse assunto,

Leia mais

Fatores Genéticos. Muitos genes. Fatores Ambientais Também chamadas doenças complexas

Fatores Genéticos. Muitos genes. Fatores Ambientais Também chamadas doenças complexas Fatores Genéticos Muitos genes Fatores Ambientais Também chamadas doenças complexas Vários fatores que contribuem quando passa do limiar = DOENÇA Vários fatores que contribuem quando a pessoa passa do

Leia mais

Sibele Borsuk

Sibele Borsuk Genética de populações Sibele Borsuk sibele@ufpel.tche.br A Genética de Populações trata das frequências alélicas e genotípicas nas populações e as forças capazes de alterar essas frequências ao longo

Leia mais

Quantitative Trait Loci

Quantitative Trait Loci Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Departamento de Fitotecnia - Programa de Pós-Graduação em Agronomia Quantitative Trait Loci (LOCOS DE CARACTERES QUANTITATIVOS) Alunos

Leia mais

Origem da variação. Conceitos importantes. Variação Genética e Evolução. Deriva. Seleção. Mutação. Migração

Origem da variação. Conceitos importantes. Variação Genética e Evolução. Deriva. Seleção. Mutação. Migração Origem da variação Conceitos importantes Variação genética -> variantes alélicos São originados por mutação e intensificados por mecanismos recombinatórios e sexuais Diversidade ou variabilidade genética:

Leia mais

Introdução à Genética da Conservação: Diversidade Genética e Evolução das Populações Naturais

Introdução à Genética da Conservação: Diversidade Genética e Evolução das Populações Naturais Biologia da Conservação: Genética Professor: Fabrício R. Santos Bibliografia: Fundamentos de Genética da Conservação [Frankham et al. 2008] e artigos científicos http://www.icb.ufmg.br/labs/lbem/aulas/grad/biolcons

Leia mais

ESTRUTURA POPULACIONAL

ESTRUTURA POPULACIONAL ESTRUTURA POPULACIONAL ESTRUTURA POPULACIONAL fluxo génico Selecção natural Processos ao acaso na transmisão dos alelos de uma geração para outra deriva genética Diferenças de frequências alélicas entre

Leia mais

Genética. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna

Genética. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Genética Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Plano de Ensino e Aprendizagem Conteúdo programático: o Unidade 1: Introdução à genética o Importância da genética na vida, na sociedade e para o estudo da biologia

Leia mais

Aula 3: HERANÇA MENDELIANA

Aula 3: HERANÇA MENDELIANA Aula 3: HERANÇA MENDELIANA PROBABILIDADES vaca I cc Qual a probabilidade de ter chifres? PROBABILIDADES PROBABILIDADES 1 de 6 faces P = 1/6 PROBABILIDADES vaca I cc Qual a probabilidade de ter chifres?

Leia mais

Seleção natural. Bio Diogo Meyer. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo

Seleção natural. Bio Diogo Meyer. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo Seleção natural Bio 0208-2016 Diogo Meyer Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo Leitura básica: Ridley 5.6, 5.7, 5.10,5.12 Lembremos o quão complexas e ajustadas são as

Leia mais

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural)

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Os mecanismos evolutivos e a dinâmica populacional Professor Fabrício R Santos fsantos@icb.ufmg.br Departamento de Biologia Geral, UFMG

Leia mais

Teste de Hipóteses em Genética. Professora Lupe Furtado Alle

Teste de Hipóteses em Genética. Professora Lupe Furtado Alle Teste de Hipóteses em Genética Professora Lupe Furtado Alle Email: lupealle@gmail.com AS HIPÓTESES GENÉTICAS Após a redescoberta do trabalho de Mendel: Muitos estudos foram realizados para descobrir o

Leia mais

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE GENÉTICA DE POPULAÇÕES

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE GENÉTICA DE POPULAÇÕES MATRÍCULA: Lista de Exercícios Evolução Código 13170 SOBRE GENÉTICA DE POPULAÇÕES 1) Em uma população, as composições genotípicas observadas são as seguintes: AA Aa aa 100 300 380 Responda: a) Quais são

Leia mais

Ligação, Recombinação e Mapeamento gênico em eucariotas

Ligação, Recombinação e Mapeamento gênico em eucariotas Ligação, Recombinação e Mapeamento gênico em eucariotas A lei da segregação independente estelece que: Em um cruzamento envolvendo mais de um gene, os genes diferentes se separam ou segregam independentemente

Leia mais

Bio. Monitor: Sarah Elis

Bio. Monitor: Sarah Elis Bio. Professor: Nelson Paes Monitor: Sarah Elis Genética de populações 03 out RESUMO População é o conjunto de indivíduos da mesma espécie. As espécies, entretanto, sofrem influência do meio, o que faz

Leia mais

BIO-103 Biologia evolutiva

BIO-103 Biologia evolutiva BIO-103 Biologia evolutiva Excerto da apostila de Genética de populações para as disciplinas BIO-305 e BIO-212 (1986-2006), vários autores. EQUILÍBRIO DE HARDY-WEINBERG Um dos aspectos importantes do estudo

Leia mais

Genética de Populações. Prof. Anderson Moreira

Genética de Populações. Prof. Anderson Moreira Genética de Populações Prof. Anderson Moreira Genética de Populações É o estudo do conjunto de genes de uma população em dado momento (pool gênico), detectando suas variações ou sua estabilidade (equilíbrio

Leia mais

M E L H O R A M E N T O D E A L Ó G A M A S M E L H O R A M E N T O G E N É T I C O V E G E T A L

M E L H O R A M E N T O D E A L Ó G A M A S M E L H O R A M E N T O G E N É T I C O V E G E T A L M E L H O R A M E N T O D E A L Ó G A M A S M E L H O R A M E N T O G E N É T I C O V E G E T A L PLANTAS ALÓGAMAS Plantas alógamas são aquelas que realizam preferencialmente polinização cruzada (acima

Leia mais

Doença multifatorial. Fatores Genéticos. Fatores Ambientais Também chamadas doenças complexas. Muitos genes

Doença multifatorial. Fatores Genéticos. Fatores Ambientais Também chamadas doenças complexas. Muitos genes Doença multifatorial Fatores Genéticos Muitos genes Fatores Ambientais Também chamadas doenças complexas Limiar Vários fatores que contribuem quando passa do limiar = DOENÇA Limiar Vários fatores que

Leia mais

Seleção natural. Bio Diogo Meyer. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo

Seleção natural. Bio Diogo Meyer. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo Seleção natural Bio 0208-2017 Diogo Meyer Departamento de Genética e Biologia Evolutiva Universidade de São Paulo Leitura básica: Ridley 5.6, 5.7, 5.10,5.12 Seleção Natural Lembremos o quão complexas e

Leia mais

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural)

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Os fatores evolutivos e a dinâmica populacional Equilíbrio de Hardy-Weinberg (EHW) (p + q) 2 = p 2 + 2pq + q 2 Professor Fabrício R Santos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ 1 -DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Agronomia Departamento/Setor: Biologia Geral Disciplina: Genética Código: 1.0.015 Ano: 01 Distribuição De Carga Horária Carga

Leia mais

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE ÁREA DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS TECNOLÓLGICAS Disciplina: Ecologia e Diversidade Biológica

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE ÁREA DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS TECNOLÓLGICAS Disciplina: Ecologia e Diversidade Biológica UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE ÁREA DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS TECNOLÓLGICAS Disciplina: Ecologia e Diversidade Biológica 01. Considerando os níveis de complexibilidade e interrelações, distinguem-se

Leia mais

Genômica de Roedores. Prof. Dr. Vinicius Farias Campos Disciplina de Biotecnologia Animal Graduação em Biotecnologia UFPel Aula dia 24/07/13

Genômica de Roedores. Prof. Dr. Vinicius Farias Campos Disciplina de Biotecnologia Animal Graduação em Biotecnologia UFPel Aula dia 24/07/13 Genômica de Roedores Prof. Dr. Vinicius Farias Campos Disciplina de Biotecnologia Animal Graduação em Biotecnologia UFPel Aula dia 24/07/13 Abordagens da aula... 1. Histórico dos animais roedores em biotecnologia

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 15/05/2014. Baixa produtividade. Variação na qualidade da carne. ±7,5 milhões de empregos

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 15/05/2014. Baixa produtividade. Variação na qualidade da carne. ±7,5 milhões de empregos Mil toneladas de equivalente-carcaça 15/05/2014 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ZOOTECNIA E ENGENHRIA DE ALIMENTOS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA Mapeamento Amplo de Marcadores Moleculares para Característica

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 52 LIGAÇÃO GÊNICA

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 52 LIGAÇÃO GÊNICA BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 52 LIGAÇÃO GÊNICA Como pode cair no enem Com relação ao processo conhecido como crossing-over, podemos afirmar que o mesmo: a) diminui a variabilidade genética; b) separa cromátides

Leia mais

2 vertical: 5 letras, plural. 1 vertical: 11 letras

2 vertical: 5 letras, plural. 1 vertical: 11 letras 1 vertical: 11 letras São organismos originados da alteração molecular do DNA. 2 vertical: 5 letras, plural Fatores que condicionam as características genéticas de um organismo, sendo um proveniente do

Leia mais

Inteligência: Padrão de Herança Multifatorial. Herdabilidade : ~70% em adultos

Inteligência: Padrão de Herança Multifatorial. Herdabilidade : ~70% em adultos Inteligência: Padrão de Herança Multifatorial Herdabilidade : ~70% em adultos QI (Inteligência): Padrão de Herança multifatorial quantitativa QI QI Herança Multifatorial Identificação variantes associadas

Leia mais

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural)

Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Evolução Estocasticidade (Acaso) e Determinismo (Seleção natural) Os fatores evolutivos e a dinâmica populacional A genética de populações é o estudo quantitativo da distribuição dos alelos nas pops. e

Leia mais

Genética de Populações. Profa Angelica B. W. Boldt

Genética de Populações. Profa Angelica B. W. Boldt Genética de Populações Profa Angelica B. W. Boldt Genética de populações Estrutura genética de uma população Créditos dos slides: MSc. Jiulliano de Sousa Costa e Prof. Dr. Eric Santos Araújo MCAS Genética

Leia mais

Genética de Populações Equilíbrio de Hardy-Weinberg

Genética de Populações Equilíbrio de Hardy-Weinberg Genética de Populações Equilíbrio de Hardy-Weinberg Clique para assistir 1. (PUC RS) Para responder à questão, analise o gráfico, que representa diferentes classes fenotípicas de uma característica genética

Leia mais

GENÉTICA. unesp. Curso: Agronomia Docente: João Antonio da Costa Andrade. Disciplina: Agronomia

GENÉTICA. unesp. Curso: Agronomia Docente: João Antonio da Costa Andrade. Disciplina: Agronomia unesp Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Graduação em Zootecnia Departamento de Biologia e Zootecnia Agronomia Disciplina: GENÉTICA Curso:

Leia mais

Genética de populações. Nágela Gomes Sáfady

Genética de populações. Nágela Gomes Sáfady Genética de populações Nágela Gomes Sáfady Bactérias são microrganismos com uma alta capacidade de se reproduzir Reprodução assexuada Geração de clones rapidamente Tempo de geração: tempo decorrido desde

Leia mais

Ecologia de Populações e Comunidades

Ecologia de Populações e Comunidades Ecologia de Populações e Comunidades Profa. Isabel Belloni Schmidt Dept. Ecologia UnB isabels@unb.br Evolução Nada em biologia faz sentido a não ser à luz da evolução Theodosius Dobzhansky Jean Baptiste

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÕES

GENÉTICA DE POPULAÇÕES GENÉTICA DE POPULAÇÕES Conceito geral de populações Freqüências alélicas e genotípicas Equilíbrio de Hardy-Weinberg Estrutura genética de populações Fatores que afetam o equilíbrio de H-W: mutação, seleção,

Leia mais

Mapeamento de QTL s utilizando variáveis latentes

Mapeamento de QTL s utilizando variáveis latentes Mapeamento de QTL s utilizando variáveis latentes Nubia Esteban Duarte 1, Alexandre C Pereira 2, Suely R Giolo 2, 3 e Júlia Maria Pavan Soler (Orientadora) 1 1 Universidade de São Paulo (USP) nubiaest@imeuspbr,pavan@imeuspbr

Leia mais

Como os alelos localizam-se em um mesmo. dos gametas, a não ser que ocorra permutação ou crossing over;

Como os alelos localizam-se em um mesmo. dos gametas, a não ser que ocorra permutação ou crossing over; Devido um organismo possuir milhares de genes e apenas alguns pares de cromossomos, é de se esperar, portanto, que um número razoável de pares de genes esteja localizado num mesmo par de cromossomos homólogos.

Leia mais

A teoria sintética da evolução

A teoria sintética da evolução A teoria sintética da evolução De 1900 até cerca de 1920, os adeptos da genética mendeliana acreditavam que apenas as mutações eram responsáveis pela evolução e que a seleção natural não tinha importância

Leia mais

Monitorização da diversidade em recursos genéticos animais

Monitorização da diversidade em recursos genéticos animais Monitorização da diversidade em recursos genéticos animais análise retrospetiva e novas abordagens moleculares SPREGA 17.09.16 Castelo Branco cibio/inbio- centro de investigação em biodiversidade e recursos

Leia mais

Estrutura populacional e Fluxo gênico(princípios e

Estrutura populacional e Fluxo gênico(princípios e Aula 9 Estrutura populacional e Fluxo gênico(princípios e ferramentas estatísticas) População Um grupo de indivíduos da mesma espécie que potencialmente podem se acasalar, produzindo descendência, e vivem

Leia mais

CARLOS FELIPE BARRERA SÁNCHEZ SELEÇÃO GENÔMICA AMPLA EM POPULAÇÕES DERIVADAS DE ACASALAMENTO AO ACASO OU DE AUTOFECUNDAÇÃO

CARLOS FELIPE BARRERA SÁNCHEZ SELEÇÃO GENÔMICA AMPLA EM POPULAÇÕES DERIVADAS DE ACASALAMENTO AO ACASO OU DE AUTOFECUNDAÇÃO CARLOS FELIPE BARRERA SÁNCHEZ SELEÇÃO GENÔMICA AMPLA EM POPULAÇÕES DERIVADAS DE ACASALAMENTO AO ACASO OU DE AUTOFECUNDAÇÃO Tese apresentada à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências do

Leia mais

Por quê? Variação ambiental Poligenes. Variação ambiental Poligenes. Normas de Reação. Fenótipo é qualquer característica mensurável.

Por quê? Variação ambiental Poligenes. Variação ambiental Poligenes. Normas de Reação. Fenótipo é qualquer característica mensurável. Fenótipo é qualquer característica mensurável. A grande maioria de fenótipos não tem categorias discretas e não tem um gene que seja necessário e suficiente para explicar sua variação Genótipos Mendelianos

Leia mais

Ecologia II. Maio de Trabalhos efectuado por: Joana Alves, nº

Ecologia II. Maio de Trabalhos efectuado por: Joana Alves, nº Ecologia II Maio de 2006 Trabalhos efectuado por: Joana Alves, nº. 16071 ÍNDICE RESUMO... 3 PALAVRAS-CHAVE... 3 OBJECTIVOS DO TRABALHO... 3 INTRODUÇÃO TEÓRICA... 4 RESULTADOS... 6 DISCUSSÃO E CONCLUSÃO...

Leia mais

AU04. Ligação gênica: segregação dependente. Bruna Mayumi Sugita. Doutoranda PPG-GEN

AU04. Ligação gênica: segregação dependente. Bruna Mayumi Sugita. Doutoranda PPG-GEN AU04 Ligação gênica: segregação dependente Bruna Mayumi Sugita Doutoranda PPG-GEN brunasugita@gmail.com Leis de Mendel (1865) Primeira Lei de Mendel Cada característica é determinada por um par de fatores

Leia mais

NUTRIGENÉTICA E NUTRIGENÔMICA

NUTRIGENÉTICA E NUTRIGENÔMICA NUTRIGENÉTICA E NUTRIGENÔMICA NAS DOENÇAS DE INTERESSE NUTRICIONAL José Francisco Diogo da Silva Junior Mestrando CMANS/UECE Nutrigenética e Nutrigenômica Nutrigenética e Nutrigenômica Genômica nutricional

Leia mais

Origem da variação. Conceitos importantes. Variabilidade genética. Variabilidade Genética. Variação genética e Evolução

Origem da variação. Conceitos importantes. Variabilidade genética. Variabilidade Genética. Variação genética e Evolução Variabilidade genética Origem da variação Professor Fabrício R Santos fsantos@icb.ufmg.br Departamento de Biologia Geral, UFMG 2011 Conceitos importantes Variação genética: variantes alélicos originados

Leia mais

31/10/2011. Sibele Borsuk. Supondo que o número de indivíduos em uma

31/10/2011. Sibele Borsuk. Supondo que o número de indivíduos em uma 3/0/0 Genética de populações Sibele Borsuk sibele@ufpel.tche.br A Genética de Populações trata das frequências alélicas e genotípicas nas populações e as forças capazes de alterar essas frequências ao

Leia mais

LGN215 - Genética Geral

LGN215 - Genética Geral LGN215 - Genética Geral Aula 5: Ligação I Prof. Dr. Antonio Augusto Franco Garcia Maria Marta Pastina Piracicaba SP Ligação Dois genes próximos no mesmo par cromossômico não segregam independentemente

Leia mais

Quantitativos + Qualitativos 17/03/2016. Variabilidade Genética Como surgem as variações genéticas? Mutações! Controle Genética e Herdabilidade

Quantitativos + Qualitativos 17/03/2016. Variabilidade Genética Como surgem as variações genéticas? Mutações! Controle Genética e Herdabilidade 17/03/016 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE GENÉTICA LGN0313 Melhoramento Genético Controle Genética e Herdabilidade Prof. Fernando Angelo Piotto

Leia mais