Laboratório de Física

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Laboratório de Física"

Transcrição

1 Laboratório de Física Experimento 07: Lançamento de Projéteis Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5:

2 1/ Lançamento de Projéteis 1.1. Objetivos Encontrar a velocidade horizontal de lançamento, para as duas esferas, através do estudo do movimento de projeteis e da conservação de energia; 1.2. Equipamentos Lista de equipamentos necessários para a realização do relatório Rampa de lançamento; Uma esfera de aço e outra de vidro; Um batente para o posicionamento o lançamento; Uma régua milimetrada; Nível; Folhas de papel sulfite; Folha de papel-carbono; Fita crepe; Paquímetro; Micrômetro. 2. Apresentação Neste experimento esferas serão lançadas de uma rampa de altura, como ilustra a Figura 1, caindo de uma altura sobre folhas de papel sulfite, onde seus alcances,, serão registrados. Aqui a intenção é determinar as velocidades de lançamento das esferas, imediatamente após saírem da rampa. O problema será tratado de duas formas: na primeira, as esferas são largadas do repouso e rolam rampa abaixo até serem lançadas; na segunda, as esferas saem da rampa na horizontal e caem a uma distância da posição de lançamento Conservação de Energia O primeiro caso se trata de um problema de conservação de energia onde as esferas descem a rampa rolando e, supostamente, sem deslizar. Observe que o resultado obtido neste caso é puramente teórico, pois não é necessário nenhum experimento, apenas conhecer a altura da rampa e a forma das esferas (ocas, sólidas, esfera irregular, ). As soluções para estes problemas estão apresentados nas expressões (10) e (12). A expressão (12) é para o caso de a esfera não encaixar na canaleta circular da rampa, como ilustra a Figura 2. Neste caso o diâmetro da esfera se relaciona com a abertura da rampa pela expressão (11) Movimento de Projéteis O segundo caso se trata de um lançamento horizontal de projéteis. Neste caso, são necessárias as medidas dos dos lançamentos e da altura, para determinar a velocidade com que as esferas

3 2/11 foram lançadas. Portanto, se trata de um resultado experimental. A velocidade do lançamento dos projéteis é dada pela expressão (9), facilmente encontrada pelo estudo do movimento de projéteis. 3. Experimento 3.1. Parte 1: Lançamento da esfera metálica Inicialmente monte o experimento conforme a Figura 1, com especial atenção aos detalhes a seguir: O batente deve ser posicionado para garantir que os lançamentos das esferas sejam efetuados sempre da mesma posição vertical na rampa ( ) 1 ; Use duas folhas de papel sulfite (tamanho A4) emendadas por fita adesiva e prenda-as ao piso, também com fita adesiva; Use o nível para verificar o nivelamento na base da rampa, para garantir um lançamento horizontal. Observe o detalhe na Figura 1-a; Coloque a folha de papel-carbono sobre a região onde a esfera cai. ATENÇÃO: Não use fita adesiva para prender a folha de papel-carbono; Posicione o prumo imediatamente abaixo da borda da rampa e use a sua agulha para marcar o ponto "P", sobre o papel sulfite; Antes de iniciar os lançamentos, realize as medidas a seguir: Grandeza Medida (mm) Altura de lançamento ( ) ± Altura da rampa ( ) ± Diâmetro da esfera metálica ( ) ± Largura da seção transversal da rampa ( ) ± Aceleração da Gravidade ( ) Tabela 1: Parâmetros experimentais 1 Observe que a esfera metálica possui raio diferente da esfera de vidro. Caso o batente não seja movido entre a medida com as duas esferas, a de raio maior terá uma altura na rampa (h) menor.

4 3/11 Batente h Rampa v Mesa Prumo H Papel Carbono (a) v (b) P P Papel Sulfite Papel Carbono Figura 1: Montagem do Lançador de Projéteis. Detalhes: (a) nivelamento da rampa de lançamento com nível; (b) Fixação das folhas de papel sulfite, colocação do papel carbono e marcação do ponto de lançamento "P". Devido a assimetria da esfera de vidro, meça seu diâmetro cinco vezes, removendo a esfera do micrômetro 2 a cada medida. Medida Diâmetro (mm) Tabela 2: Medida do diâmetro da esfera de vidro Dependendo da rampa a esfera de vidro que utilizar pode não encaixar na canaleta da rampa apropriadamente, ficando levemente suspensa como ilustra a Figura 2. 2 Para a correta utilização do micrometro, verifique seu funcionamento no roteiro de Medidas Mecânicas.

5 4/11 2R = D d 2r Figura 2: Detalhe para o rolamento da esfera de vidro Neste caso meça a largura da seção transversal da canaleta da rampa abaixo: Atenção: não mova a rampa no decorrer do experimento para evitar alterações nos parâmetros do lançamento Lançamento da esfera metálica: Para o lançamento da esfera metálica, utilize o eletroímã para melhor reprodutividade dos lançamentos. Execute 8 lançamentos com a esfera metálica e marque as distâncias entre o ponto da projeção da borda da rampa (P) e o centro da marca registrada pelo carbono. Meça a distância antes de executar o lançamento seguinte e após a medida, enfraqueça a marca na folha de sulfite utilizando uma borracha. Disponha estes lançamentos na Tabela 3: # Distâncias # Distâncias Tabela 3: Lançamentos para a esfera metálica Lançamento da esfera de vidro: Coloque a esfera de vidro na mesma altura na rampa em que efetuou os lançamentos da esfera metálica. Reposicione o batente caso seja necessário. Obs: neste momento é conveniente utilizar o eletroímã como um batente, para garantir uma melhor reprodutividade dos lançamentos com a esfera de vidro. Execute 8 lançamentos para a esfera de vidro, conforme foi feito com a esfera metálica, registrando as distâncias alcançadas na Tabela 4: # Distâncias # Distâncias Tabela 4: Lançamentos para a esfera de vidro.

6 5/11 4. Equações e Expressões Relevantes Nesta seção são apresentados as expressões, equações e definições necessárias para o desenvolvimento do experimento. O Formulário aponta as equações e definições essenciais para o desenvolvimento das expressões na Composição, enquanto que este último apresenta as expressões finais, geralmente, para a resolução do problema apresentado no experimento Formulário Variação percentual da velocidade Erro percentual entre as velocidades medidas Movimento de queda livre; (1) (2) (3) Movimento a velocidade constante; (4) (5) Energia cinética de um corpo rolando; Energia potencial gravitacional; Momento de inercia de rotação; (6) (7) (8) Fator de forma para uma esfera rígida;

7 6/ Composição (9) Movimento de projeteis; (10) Conservação de energia e movimento de inércia de rotação; Raio da rotação para esfera de vidro (Pitágoras), quando seu diâmetro for maior que a abertura da canaleta da rampa (Figura 2); (11) Conservação de energia e movimento linear com rotação em raio r. Estas duas últimas expressões são validas somente para a esfera onde seu raio é maior que a abertura da rampa,. (12)

8 7/11 Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 5. Dados Experimentais Copie os dados das tabelas anteriores nas tabelas abaixo: Grandeza Medida (mm) Altura de lançamento ( ) ± Altura da rampa ( ) ± Diâmetro da esfera metálica ( ) ± Largura da seção transversal da rampa ( ) ± Aceleração da Gravidade ( ) Tabela 5: Parâmetros experimentais Medida Diâmetro (mm) Tabela 6: Medida do diâmetro da esfera de vidro # Distâncias # Distâncias Tabela 7: Lançamentos para a esfera metálica.

9 8/11 # Distâncias # Distâncias Tabela 8: Lançamentos para a esfera de vidro.

10 9/11 6. Resultados: Lançamento de Projéteis Inicialmente determine o diâmetro da esfera de vidro, fazendo a média e o desvio médio das medidas da Tabela 2. D Diâmetro ± Tabela 9: Diâmetro da esfera de vidro Em seguida calcule as velocidades teóricas para as esferas descendo a rampa sem rolamento e com rolamento, expressão (10), e para rolamento pela borda, como ocorre com a esfera de vidro, expressão (12). Preencha a Tabela 10 com os resultados. Condições Calculado Velocidades Teóricas Truncamento Sem rolamento ± ± Rolamento ± ± Rolamento pela borda ± ± Tabela 10: Velocidades teóricas para o lançamento de projéteis Preencha a Tabela 11 com a velocidade calculada pela expressão (9) da Composição para cada lançamento. # Metálica Vidro Tabela 11: Velocidades experimentais para as esferas metálica e de vidro. Em seguida preencha a Tabela 12 com as velocidades médias dos lançamentos acima. Esferas Média e Desv. Médio Velocidades Truncamento Metálica ± ± Vidro ± ± Tabela 12: Velocidades experimentais.

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 07: Lançamento de Projéteis Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/9 07 - Lançamento de Projéteis 1.1.

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 4

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 4 Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo Roteiro para prática experimental EXPERIMENTO 4 Lançamento Horizontal de Projéteis Disciplina: Física Experimental GRUPO DE TRABALHO: Estudante 1

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 12

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 12 Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo Roteiro para prática experimental EXPERIMENTO 12 Princípio de Conservação do Momento Linear e Colisões Disciplina: Física Experimental GRUPO DE TRABALHO:

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 05: Queda Livre Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/9 05 - Queda Livre 1.1. Objetivos Determinar a

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 05: Queda Livre Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/8 Experimento 05 - Queda Livre 1.1. Objetivos Determinar

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 03 - Trilho de Ar Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/12 03 - Trilho de Ar - Movimento a Força Constante

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 03 - Trilho de Ar Movimento a Força Constante Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/11 03 - Trilho de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA Disciplina: Física Experimental I Data: 8/12/2017 Roteiro de experimento Experimento de Lançamento de projéteis Este

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 10: Pêndulo de Torção Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos (nomes completos e em ordem alfabética): 1: 2: 3: 4: 5: 2/10

Leia mais

Experimento 1: Colisões

Experimento 1: Colisões Experimento 1: Colisões Objetivo Verificar a Conservação Quantidade de Movimento Linear e a Conservação da Energia Cinética. a) A conservação do momento linear e da energia cinética numa colisão unidimensional.

Leia mais

Figura 1. Ilustração de um movimento parabólico.

Figura 1. Ilustração de um movimento parabólico. Movimento Parabólico 1. Introdução Nesta experiência, será estudado o Movimento Parabólico que é executado por um projétil quando é lançado com uma velocidade inicial, formando um ângulo com a horizontal.

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 02: Força e Deslocamento Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/10 02 - Força e Deslocamento 1.1. Objetivos:

Leia mais

LANÇAMENTO DE PROJETEIS

LANÇAMENTO DE PROJETEIS LANÇAMENTO DE PROJETEIS 1- INTRODUÇÃO O movimento de um projétil lançado de forma oblíqua é bidimensional. Este movimento pode ser analisado nas direções x e y separadamente, ou seja, dois movimentos unidimensionais

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 04: Capacitor de Placas Paralelas Disciplina: Laboratório de Física Experimental II Professor: Turma: Data: / /20 Alunos (nomes completos e em ordem alfabética): 1: 2:

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 04: Capacitor de Placas Paralelas Disciplina: Laboratório de Física Experimental II Professor: Turma: Data: / /20 Alunos (nomes completos e em ordem alfabética): 1: 2:

Leia mais

Experimento 1: Colisões *

Experimento 1: Colisões * Experimento : Colisões * Objetivo Avaliar a Conservação Quantidade de Movimento Linear e a Conservação da Energia Cinética nos seguintes experimentos: a) Colisão unidimensional. b) Colisão bidimensional.

Leia mais

Experimento 3 Rolamento

Experimento 3 Rolamento Experimento 3 Rolamento Determinar os tempos de queda de objetos cilíndricos rolando sem escorregamento em um plano inclinado e relacioná-los com a distribuição de massa dos objetos. Introdução Considere

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1 prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 OBS: Quando necessário, considere como dados a aceleração da

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 04 - Coeficiente de Atrito Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/10 04 - Coeficiente de Atrito 1.1. Objetivos

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. iv. Siga a estratégia para

Leia mais

FEDERAL Instituto. de Física. Pantoja. Apêndice. Rio de Janeiro

FEDERAL Instituto. de Física. Pantoja. Apêndice. Rio de Janeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física em Ensino de Física Mestrado GUIAS DE LABORATÓRIO: MECÂNICA INTRODUTÓRIA Fernanda Marques

Leia mais

Laboratório de Física UVV

Laboratório de Física UVV 1/8 Capacitor de Placas Paralelas Professor: Alunos: Turma: Data: / /20 1: 2: 3: 4: 5: 1.1. Objetivos Determinar a constante dielétrica do ar e do papel através do gráfico. 1.2. Equipamentos Lista de equipamentos

Leia mais

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção.

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. Lista 12: Rotação de corpos rígidos NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder

Leia mais

Deslocamento, velocidade e aceleração angular. s r

Deslocamento, velocidade e aceleração angular. s r Rotação Deslocamento, velocidade e aceleração angular s r s r O comprimento de uma circunferência é πr que corresponde um ângulo de π rad (uma revolução) ( rad) (deg ou graus) 180 Exemplo 0 60 3 rad Porque

Leia mais

Lista 12: Rotação de corpos rígidos

Lista 12: Rotação de corpos rígidos Lista 12: Rotação de Corpos Rígidos Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. Siga a estratégia para

Leia mais

Conservação do momento linear

Conservação do momento linear Roteiro para prática experimental Curso de Física UCB Conservação do momento linear 1 Introdução teórica A motivação deste experimento consiste em estudar a dinâmica de interação dos objetos sem a presença

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 00: Densidade de Massa Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/8 00 - Densidade de Massa Professor: Alunos:

Leia mais

Plano de Aula- 1 ano do Ensino Médio. Conservação da Energia Mecânica e Queda Livre

Plano de Aula- 1 ano do Ensino Médio. Conservação da Energia Mecânica e Queda Livre Plano de Aula- 1 ano do Ensino Médio Conservação da Energia Mecânica e Queda Livre Objetivo: Consolidar os conceitos presentes na Lei de Conservação da Energia Mecânica e discutir o movimento de queda

Leia mais

Colisões. 1. Introdução

Colisões. 1. Introdução Colisões 1. Introdução Uma grandeza muito importante para o estudo de colisões é o momento linear ou quantidade de movimento, representado por e definido por: (1) Onde: é a massa e a velocidade do objeto

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 08: Pêndulo Simples Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos (nomes completos e em ordem alfabética): 1: 2: 3: 4: 5: 1/12

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 0 - Coeficiente de Atrito no Plano Inclinado Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /0 Alunos: : : : : : /0 0 - Coeficiente de Atrito

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 8

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 8 Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo Roteiro para prática experimental EXPERIMENTO 8 Força não constante: força da mola e Associação de molas Disciplina: Física Experimental GRUPO DE

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 06: Oscilações Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/11 06 Oscilações 1.1. Objetivos Determinar as constantes

Leia mais

Apresentação Outras Coordenadas... 39

Apresentação Outras Coordenadas... 39 Sumário Apresentação... 15 1. Referenciais e Coordenadas Cartesianas... 17 1.1 Introdução... 17 1.2 O Espaço Físico... 18 1.3 Tempo... 19 1.3.1 Mas o Tempo é Finito ou Infinito?... 21 1.3.2 Pode-se Viajar

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 09: Sistema de Roldanas Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos (nomes completos e em ordem alfabética): 1: 2: 3: 4: 5: 2/11

Leia mais

Rotação e Momento angular

Rotação e Momento angular FÍSICA EXPERIMENTAL I Rotação e Momento angular EXPERIMENTO 6 Welber Miranda Engenharia Elétrica Versão 1: JUN/2017 1 OBJETIVO O objetivo principal é modelar fisicamente o movimento de rotação. INTRODUÇÃO

Leia mais

Física I. Lista de Exercícios LIVE: Exercícios P3

Física I. Lista de Exercícios LIVE: Exercícios P3 Física I Lista de Exercícios LIVE: Exercícios P3 Lista de Exercícios 1. Centro de Massa P2 2016.1 Diurno Exercício 9 Uma chapa metálica de densidade superficial uniforme (I) pode ser cortada das formas

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 01: Mesa de Força Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/11 01 - Mesa de Força 1.1. Objetivos Verificar

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 06: Oscilações Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /0 Alunos: : : : : : /0 06 Oscilações.. Objetivos Determinar as constantes elásticas

Leia mais

Verificar as equações para a constante de mola efetiva em um sistema com molas em série e outro com molas em paralelo.

Verificar as equações para a constante de mola efetiva em um sistema com molas em série e outro com molas em paralelo. 74 9.4 Experiência 4: Deformações Elásticas e Pêndulo Simples 9.4.1 Objetivos Interpretar o gráfico força x elongação; Enunciar e verificar a validade da lei de Hooke; Verificar as equações para a constante

Leia mais

Apresentação: Movimento unidimensional

Apresentação: Movimento unidimensional Apresentação: Movimento unidimensional INTRODUÇÃO Um objeto em movimento uniformemente acelerado, ou seja, com aceleração constante, é um importante caso da cinemática. O exemplo mais comum desse tipo

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

Apresentação: Trabalho e energia

Apresentação: Trabalho e energia Apresentação: Trabalho e energia INTRODUÇÃO Como enfatizado na comum definição de energia como a habilidade de realizar trabalho, os conceitos de trabalho e energia estão intimamente relacionados. Dizemos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2º teste sumativo de FQA 24. novembro. 2014 Versão 1 11º Ano Turma A Professor: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 11 páginas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instituto de Física Gleb Wataghin F o semestre Fernando Sato Prova 3 (Gabarito) - Diurno - 23/06/2008

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instituto de Física Gleb Wataghin F o semestre Fernando Sato Prova 3 (Gabarito) - Diurno - 23/06/2008 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instituto de Física Gleb Wataghin F 18-1 o semestre 008 - Fernando Sato Prova 3 (Gabarito) - Diurno - 3/06/008 Problema 1: No esquema da figura abaixo, uma bala (com massa

Leia mais

Movimento de um Projétil

Movimento de um Projétil Movimento de um Projétil INTRODUÇÃO Conforme proposto por Galileu, em Diálogos sobre novas ciências, o movimento de um projétil na superfície da Terra pode ser analisado, separadamente, na direção horizontal

Leia mais

SEGUNDA LEI DE NEWTON

SEGUNDA LEI DE NEWTON Experimento 2 SEGUNDA LEI DE NEWTON Objetivo Introdução Verificar a Segunda Lei de Newton a partir da análise do movimento de translação de um corpo sobre um plano horizontal variando-se a força resultante,

Leia mais

Conservação de Energia

Conservação de Energia Conservação de Energia Brenda Stuque Daniela Ambrosio Isadora Bertini RA:142270903 RA:142270921 RA:122270771 Marina Madid RA: 132271001 Sorocaba/2015 1. Introdução Movimento em duas dimensões A trajetória

Leia mais

Física 1 - EMB5034. Prof. Diego Duarte Rolamento, torque e momento angular (lista 15) 24 de novembro de 2017

Física 1 - EMB5034. Prof. Diego Duarte Rolamento, torque e momento angular (lista 15) 24 de novembro de 2017 Física 1 - EMB5034 Prof. Diego Duarte Rolamento, torque e momento angular (lista 15) 24 de novembro de 2017 1. Um corpo de massa M e raio R está em repouso sobre a superfície de um plano inclinado de inclinação

Leia mais

Laboratório de Física Experimental I

Laboratório de Física Experimental I Laboratório de Física Experimental I Centro Universitário de Vila Velha Relatórios Laboratório de Física Prof. Rudson R. Alves Prof. Tiago P. Bertelli 2013 2/12 Sumário Relatório... 3 Capa... 3 Objetivos...

Leia mais

Entender o funcionamento de um pêndulo, correlacioná-lo com o pêndulo simples, determinar a aceleração da gravidade e o momento de inércia do corpo.

Entender o funcionamento de um pêndulo, correlacioná-lo com o pêndulo simples, determinar a aceleração da gravidade e o momento de inércia do corpo. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Física Fone: (016) 3.3718/3693 Fax: (016) 3 949 USP EXPERIÊNCIA PÊNDULO Objetivos Entender o funcionamento

Leia mais

LABORATÓRIO DE FÍSICA I - Curso de Engenharia Mecânica

LABORATÓRIO DE FÍSICA I - Curso de Engenharia Mecânica LABORATÓRIO DE FÍSICA I - Curso de Engenharia Mecânica Experimento N 0 03: MOVIMENTO RETILINEO UNIFORME E MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME VARIADO Objetivos Gerais Ao termino desta atividade o aluno deverá

Leia mais

3 a fase prova experimental para alunos da 2 a série

3 a fase prova experimental para alunos da 2 a série Olimpíada Brasileira de Física 2006 3 a fase - 2ªsérie - Experimental 01 3 a fase prova experimental para alunos da 2 a série Experimento Condições de Equilíbrio LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

Leia mais

Física Geral e Exp. para a Engenharia I - Prova Substitutiva - 05/07/2012

Física Geral e Exp. para a Engenharia I - Prova Substitutiva - 05/07/2012 4320195-Física Geral e Exp. para a Engenharia I - Prova Substitutiva - 05/0/2012 Nome: N o USP: Professor: Turma: A duração da prova é de 2 horas. Material: lápis, caneta, borracha, régua. O uso de calculadora

Leia mais

3 a prova de F 128 Diurno 30/06/2014

3 a prova de F 128 Diurno 30/06/2014 30/06/2014 Nome: RA: Turma: Esta prova contém 14 questões de múltipla escolha e 1 questão discursiva. Não esqueça de passar as respostas das questões de múltipla escolha para o cartão de respostas. Obs:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO 68 9.3 Experiência 3: Lançamento Horizontal, Conservação da Energia e da Quantidade de Movimento 9.3.1 Objetivos Identificar corretamente a grandeza alcance em um lançamento horizontal de projétil a partir

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 11

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 11 Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo Roteiro para prática experimental EXPERIMENTO 11 Momento Linear e Impulso Disciplina: Física Experimental GRUPO DE TRABALHO: Estudante 1 (nome e

Leia mais

Escola Secundária de Casquilhos FQA11 - APSA1 - Unidade 1- Correção

Escola Secundária de Casquilhos FQA11 - APSA1 - Unidade 1- Correção Escola Secundária de Casquilhos FQA11 - APSA1 - Unidade 1- Correção / GRUPO I (Exame 2013-2ª Fase) 1. (B) 2. 3. 3.1. Para que a intensidade média da radiação solar seja 1,3 x 10 3 Wm -2 é necessário que

Leia mais

Física I. Dinâmica de Corpos Rígidos Lista de Exercícios

Física I. Dinâmica de Corpos Rígidos Lista de Exercícios Física I Dinâmica de Corpos Rígidos Lista de Exercícios 1. Campo de Velocidades e Centro Instantâneo de Rotação Dados os itens abaixo, responda ao que se pede: a. O disco abaixo está preso a uma articulação

Leia mais

Experimento 4 Forças Centrais

Experimento 4 Forças Centrais Experimento 4 Forças Centrais Neste experimento, mediremos a energia mecânica e o momento angular de um corpo em movimento, no qual age uma força central elástica. O objetivo do experimento é interpretar

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira)

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Semana 12 Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Experimento: Determinação do coeficiente de atrito

Experimento: Determinação do coeficiente de atrito Física Mecânica Roteiros de Experiências 50 UNIMONTE, Engenharia Laboratório de Física Mecânica Experimento: Determinação do coeficiente de atrito Turma: Data: : Nota: Participantes Nome RA Introdução

Leia mais

Theory Portuguese (Portugal) Antes de iniciar este problema, leia cuidadosamente as Instruções Gerais que pode encontrar noutro envelope.

Theory Portuguese (Portugal) Antes de iniciar este problema, leia cuidadosamente as Instruções Gerais que pode encontrar noutro envelope. Q1-1 Dois Problemas de Mecânica Antes de iniciar este problema, leia cuidadosamente as Instruções Gerais que pode encontrar noutro envelope. Parte A. O Disco Escondido (3,5 pontos) Considere um cilindro

Leia mais

BC Fenômenos Mecânicos. Experimento 1 - Roteiro

BC Fenômenos Mecânicos. Experimento 1 - Roteiro BC 0208 - Fenômenos Mecânicos Experimento 1 - Roteiro Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) Professor: Turma: Data: / /2015 Introdução e Objetivos Na disciplina de Fenômenos Mecânicos estamos interessados

Leia mais

Laboratório de Física UVV

Laboratório de Física UVV 1/8 Sistema de Roldanas Professor: Alunos: Turma: Data: / /20 1: 2: 3: 4: 5: 1.1. Objetivos Em um sistema de Roldanas determinar as relações entre: a carga e a tração no fio; o deslocamento do fio pelo

Leia mais

Física 1. 3 a prova 07/01/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 3 a prova 07/01/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 3 a prova 07/01/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Física I - Professor: Marco Lessa turma- 123 dados: 22/02/2018

Física I - Professor: Marco Lessa turma- 123 dados: 22/02/2018 Física I - Professor: Marco Lessa turma- 123 dados: 22/02/2018 Trabalho 01 - Sistema Internacional e Unidades 1 - Transcreva as medidas indicadas abaixo para o sistema internacional de unidades necessárias:

Leia mais

Objetivo: Determinar experimentalmente a resistividade elétrica do Constantan.

Objetivo: Determinar experimentalmente a resistividade elétrica do Constantan. Determinação da resistividade elétrica do Constantan Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba Departamento Acadêmico de Física Física Experimental Eletricidade Prof. Ricardo Canute Kamikawachi

Leia mais

Física 1. 3 a prova 07/01/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 3 a prova 07/01/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 3 a prova 07/01/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Diretoria de Ciências Exatas. Laboratório de Física. Roteiro 04. Física Geral e Experimental I (2011/01) Experimento: Queda Livre e Anamorfose

Diretoria de Ciências Exatas. Laboratório de Física. Roteiro 04. Física Geral e Experimental I (2011/01) Experimento: Queda Livre e Anamorfose Diretoria de Ciências Exatas Laboratório de Física Roteiro 04 Física Geral e Experimental I (011/01) Experimento: Queda Livre e Anamorfose 1. Cinemática do Movimento de um objeto em Queda Livre. Nesta

Leia mais

Experimento 1: Colisões

Experimento 1: Colisões Experimento : Colisões Objetivo Verificar a Conservação Quantidade de Movimento Linear e a Conservação da Energia. a) A conservação do momento linear e da energia cinética numa colisão unidimensional.

Leia mais

IDEIAS - CHAVE. A massa de um corpo é uma medida da sua inércia.

IDEIAS - CHAVE. A massa de um corpo é uma medida da sua inércia. IDEIAS - CHAVE Os corpos interatuam por ação de forças. As interações são devidas ao contacto entre os corpos ou podem ocorrer à distância. Por exemplo, a força gravitacional é uma força de ação à distância.

Leia mais

Theory Portugues BR (Brazil) Por favor, leia as instruções gerais contidas no envelope separado antes de iniciar este problema.

Theory Portugues BR (Brazil) Por favor, leia as instruções gerais contidas no envelope separado antes de iniciar este problema. Q1-1 Dois problemas de Mecânica (10 pontos) Por favor, leia as instruções gerais contidas no envelope separado antes de iniciar este problema. Parte A. O disco escondido (3.5 pontos) Considere um cilindro

Leia mais

Roteiro de Experiência

Roteiro de Experiência Omnes Graduatio Física 1 Laboratório de Física Roteiro de Experiência Mecânica Experiência: Colisão Bidimensional 1) Objetivos a) Coletar dados experimentais. b) Determinar grandeza física: velocidade

Leia mais

Curso de Engenharia Civil Disciplina: Nota: Rubrica. Coordenador Professor: Rudson Alves Aluno:

Curso de Engenharia Civil Disciplina: Nota: Rubrica. Coordenador Professor: Rudson Alves Aluno: Curso de Engenharia Civil Disciplina: Nota: Rubrica Coordenador Professor: Rudson Alves Aluno: Turma: EC2M Semestre: 2 sem/2016 Data: 05/09/2016 Avaliação: 1 a Prova Bimestral Valor: 10,0 p tos Questão

Leia mais

BC 0205 Fenômenos Térmicos

BC 0205 Fenômenos Térmicos BC 0205 Fenômenos Térmicos Experimento 2 Roteiro Dilatação dos metais Professor: Data: / /2016 Turma: Turno: Proposta Compreender o efeito de dilatação (contração) térmica em metais e determinar o coeficiente

Leia mais

Avaliação Prática Seleção Final 2016 Olimpíadas Internacionais de Física 11 de Abril 2016

Avaliação Prática Seleção Final 2016 Olimpíadas Internacionais de Física 11 de Abril 2016 Caderno de Questões Avaliação Experimental Instruções 1. Este caderno de questões contém DEZ folhas, incluindo esta com as instruções e rascunhos. Confira antes de começar a resolver a prova. 2. A prova

Leia mais

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupo 04

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupo 04 1 a QUESTÃO: Dois blocos estão em contato sobre uma mesa horizontal. Não há atrito entre os blocos e a mesa. Uma força horizontal é aplicada a um dos blocos, como mostra a figura. a) Qual é a aceleração

Leia mais

MEDIDAS FÍSICAS. Objetivos. Teoria. Paquímetro

MEDIDAS FÍSICAS. Objetivos. Teoria. Paquímetro MEDIDAS FÍSICAS Objetivos Realizar medidas diretas (diâmetro, comprimento, largura, espessura e massa) expressandoas com a quantidade correta de algarismos signicativos. Realizar medidas indiretas (área,

Leia mais

CONTROLE DIMENSIONAL MONTAGEM DE MÁQUINAS ALINHAMENTO DE EIXOS DE MÁQUINAS COM RELÓGIO COMPARADOR

CONTROLE DIMENSIONAL MONTAGEM DE MÁQUINAS ALINHAMENTO DE EIXOS DE MÁQUINAS COM RELÓGIO COMPARADOR Página: 1 de 11 1. OBJETIVO Este procedimento tem por objetivo estabelecer o procedimento a ser empregado no nivelamento de bases e alinhamento de eixos de máquinas. Este procedimento é aplicável na execução

Leia mais

PRÁTICA 6: COLISÕES EM UMA DIMENSÃO

PRÁTICA 6: COLISÕES EM UMA DIMENSÃO PRÁTICA 6: COLISÕES EM UMA DIMENSÃO Nesta prática, estudaremos o fenômeno da colisão em uma dimensão, fazendo a aproximação de que o sistema é fechado (não há variação de massa) e isolado (não há forças

Leia mais

MEDIDA DA CARGA DO ELÉTRON MILLIKAN

MEDIDA DA CARGA DO ELÉTRON MILLIKAN MEDIDA DA CARGA DO ELÉTRON MILLIKAN OBJETIVO Estudar o movimento de um corpo em queda em um fluido, considerando a força de arraste. Determinar a carga do elétron. MATERIAL NECESSÁRIO Plataforma com o

Leia mais

BC 0208 Fenômenos Mecânicos. Experimento 3 - Roteiro

BC 0208 Fenômenos Mecânicos. Experimento 3 - Roteiro BC 008 Fenômenos Mecânicos Experimento - Roteiro Lei de Hooke Professor: Turma: Data: / /05 Introdução e Objetivos Os dois experimentos que realizamos neste curso até o momento nos permitiram observar

Leia mais

Actividade Laboratorial Física Bloco 2 (11º / 12º ano) Escola Secundària Aurélia de Sousa

Actividade Laboratorial Física Bloco 2 (11º / 12º ano) Escola Secundària Aurélia de Sousa AL 1.2 Salto para a piscina O que se pretende Escola Secundària Aurélia de Sousa 1. Projectar um escorrega para um aquaparque, de modo que os utentes possam cair em segurança numa determinada zona da piscina.

Leia mais

Física I Prova 2 20/02/2016

Física I Prova 2 20/02/2016 Física I Prova 2 20/02/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10 questões

Leia mais

Segunda Prova de Física I, Turma MAA+MAI 8h-10h, 30 de novembro de 2011

Segunda Prova de Física I, Turma MAA+MAI 8h-10h, 30 de novembro de 2011 Segunda Prova de Física I, Turma MAA+MAI 8h-10h, 30 de novembro de 2011 A vista da prova será feita na 2 a feira 5/12/2011, na sala de aula no horário de 8h-8h30. Primeira Questão No sistema de coordenadas

Leia mais

1 MECÂNICA GRÁFICA para alunos do ensino médio utilizando o SAM 7. Conservação da Energia Mecânica

1 MECÂNICA GRÁFICA para alunos do ensino médio utilizando o SAM 7. Conservação da Energia Mecânica FÍSICA d 1 MECÂNICA GRÁFICA para alunos do ensino médio utilizando o SAM 7. Conservação da Energia Mecânica NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA Questão prévia Uma esfera foi abandonada sucessivamente

Leia mais

BC Fenômenos Mecânicos. Experimento 4 - Roteiro

BC Fenômenos Mecânicos. Experimento 4 - Roteiro BC 0208 - Fenômenos Mecânicos Experimento 4 - Roteiro Colisões Elásticas e Inelásticas Professor: Turma: Data: / /2015 Introdução A lei da conservação do momento linear é tão importante quanto a lei de

Leia mais

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I FEP195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I Prova P3 - Gabarito 1. Três partículas de massa m estão presas em uma haste fina e rígida de massa desprezível e comprimento l. O conjunto assim formado

Leia mais

Profº Carlos Alberto

Profº Carlos Alberto Rotação Disciplina: Mecânica Básica Professor: Carlos Alberto Objetivos de aprendizagem Ao estudar este capítulo você aprenderá: Como descrever a rotação de um corpo rígido em termos da coordenada angular,

Leia mais

Curso de Engenharia Civil. Física Geral e Experimental I Lançamentos Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período

Curso de Engenharia Civil. Física Geral e Experimental I Lançamentos Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período Curso de Engenharia Civil Física Geral e Experimental I Lançamentos Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período Queda dos corpos Quando um corpo é lançado verticalmente para cima verificaremos que ele sobe até

Leia mais

QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-8)

QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-8) [3A33]-p1/10 QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-8) ando necessário, use π = 3, 14 e g=10 m/s 2 (1) (0,75) Um giroscópio está montado sobre um suporte vertical conforme a figura. Assinale a afirmativa incorreta:

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA Departamento de Física e Química

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA Departamento de Física e Química UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA Departamento de Física e Química Apostila da Disciplina Fundamentos de Óptica (FIS0935) Docentes: Prof.Dr.

Leia mais

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupos 05 e 20

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupos 05 e 20 1 a QUESTÃO: Dois blocos estão em contato sobre uma mesa horizontal. Não há atrito entre os blocos e a mesa. Uma força horizontal é aplicada a um dos blocos, como mostra a figura. a) Qual é a aceleração

Leia mais

2009 3ª. Fase Prova para alunos do 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

2009 3ª. Fase Prova para alunos do 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 2009 3ª. Fase Prova para alunos do 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos da 3º. Ano do Ensino Médio e contém oito (8) questões. 02) A duração

Leia mais

Física I Prova 3 7/06/2014

Física I Prova 3 7/06/2014 Nota Física I Prova 3 7/06/2014 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 2 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 12

Leia mais

Múltipla escolha [0,5 cada]:

Múltipla escolha [0,5 cada]: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - INSTITUTO DE FÍSICA P de Física I - EQN - 015- Prof.: Gabriel Bié Alves Versão: A Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais;

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - PF de Física I - 2016-2 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Assinatura: Questão discursiva [4,0 pontos] Uma esfera homogênea de massa M e raio R parte do repouso e rola sem deslizar sobre uma rampa que

Leia mais

6 a Lista de Exercícios - Trabalho e Energia Mecânica

6 a Lista de Exercícios - Trabalho e Energia Mecânica Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO MAF - Departamento de Matemática e Física Disciplina: Física Geral e Experimental I - MAF2201 Prof. Raael 6 a Lista de Exercícios - Trabalho e Energia

Leia mais