3 a fase prova experimental para alunos da 2 a série

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3 a fase prova experimental para alunos da 2 a série"

Transcrição

1 Olimpíada Brasileira de Física a fase - 2ªsérie - Experimental 01 3 a fase prova experimental para alunos da 2 a série Experimento Condições de Equilíbrio LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 1 Esta prova destina-se exclusivamente a alunos da 2ª. série. 2 Confira o material fornecido. Caso ele não esteja de acordo com as instruções, chame o professor/fiscal. 3 Leia com atenção as observações relativas à montagem e calibração de instrumentos. Na prova são apresentados diversos procedimentos experimentais que exigem montagens e medidas, seguidos de questões que devem ser respondidas no caderno de resultados. Leia e execute o que é solicitado em cada procedimento experimental e responda as questões a ele associadas para só então passar para o próximo procedimento experimental. Caso haja algo que não esteja claro, não inicie o experimento e procure o professor/fiscal que está aplicando a prova para esclarecer sua dúvida. 4 Os resultados devem ser apresentados no Caderno de Resultados que se encontra em separado. No final, apenas o caderno de resultados deverá ser entregue ao professor/fiscal. 5 A duração desta prova é de duas horas e trinta minutos, mas você deve permanecer na sala por pelo menos 60 minutos. Boa Prova!!!!

2 Olimpíada Brasileira de Física a fase - 2ªsérie - Experimental 02 Introdução Imagine uma gangorra na qual estejam brincando duas crianças, uma de cada lado. Mesmo com massas (e conseqüentemente pesos) diferentes, elas conseguem, se quiserem, manter a gangorra em repouso na horizontal. Para isso é necessário que se posicionem adequadamente em relação ao eixo de rotação da gangorra. Essa é uma aplicação prática das condições de equilíbrio do corpo rígido ou seja, para que um corpo permaneça em equilíbrio, a resultante das forças que nele atuam deve ser nula e a resultante dos momentos estáticos aos quais ele fica sujeito também. O estado de movimento de translação ou de repouso de uma partícula se altera quando a resultante das forças que nela atuam é diferente de zero. Por sua vez, o estado de movimento de rotação ou de repouso de um corpo rígido se altera quando a resultante dos momentos estáticos das forças que nele atuam é diferente de zero. O agente desta alteração da rotação é o momento estático de uma força, grandeza física associada às modificações das características do movimento de rotação que essa força é capaz de provocar num corpo. Na prática, um corpo rígido fica submetido a diversas forças, que geram diversos esforços e diversos momentos estáticos, algumas imprimindo ao corpo, em relação a um determinado ponto, uma tendência de movimento de rotação em sentido horário e outras, em sentido anti-horário. O momento resultante e consequentemente a definição do sentido (ou da tendência) do movimento de rotação do corpo rígido é obtido pela soma de todos os momentos - anti-horários (considerados positivos) e horários (considerados negativos) - a que o corpo fica submetido. Quando o momento resultante é nulo, o corpo fica em equilíbrio de rotação. Se a resultante das forças atuantes também for zero, o corpo também estará em equilíbrio de translação. No caso do exemplo da gangorra, a manutenção do repouso, tanto de translação quanto de rotação, foi conseguida porque a resultante das forças atuantes vale zero e o momento estático gerado no sentido horário foi de mesmo valor que o gerado em sentido anti-horário, ou seja, a resultante dos momentos atuantes na gangorra vale zero. Objetivos I - Verificar as condições de equilíbrio de um corpo rígido II - Determinar o peso de uma barra Material - 2 bases (1) - 2 hastes (2) - 2 porcas-borboleta (3) - 2 garras (4) - 1 pendurador (5) - 1 travessão (6) - 3 ganchos de peso 0,04 N (7) - 10 metálicas (8) - 1 régua milimetrada de 30 cm (9) - 1 dinamômetro de 1 N (10)

3 Olimpíada Brasileira de Física a fase - 2ªsérie - Experimental 03 Montagem O experimento será realizado montando-se dois conjuntos base-haste-garra. Prenda as hastes nas bases usando as porcas-borboleta. Prenda as garras na parte superior de cada uma das hastes. Calibração do dinamômetro Pendure o dinamômetro na garra. Deixe a escala do dinamômetro na altura de seus olhos movendo-o para cima ou para baixo. Ajuste o zero do dinamômetro movendo o parafuso de regulagem com o dinamômetro na vertical. Ele estará zerado quando o traço que define o zero da escala coincidir com o começo do tubo metálico. Antes de fazer medidas com o dinamômetro, habitue-se com sua escala. Verifique que sua maior medida é em torno de 1 N e que cada divisão indica incrementos de 0,01 N. Procedimento Experimental I Determinação dos pesos das 1. Use um conjunto base-haste-garra. Encaixe o anel superior do dinamômetro na garra (às vezes é preciso fazer um pouco de esforço para que o anel se encaixe na abinha da garra) 2. Identifique cada uma das, nelas escrevendo, com um lápis, A 1, A 2,... A 10. Esses serão os códigos das. 3. Suspenda cada uma delas com o dinamômetro e registre os seus respectivos pesos na Tabela 1. Tabela 1 Arruela Peso (N) Arruela Peso (N) A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7 A8 A9 A10 Responda, no Caderno de Resoluções e no local indicado, a QUESTÃO 1 Cuidados na realização dos procedimentos experimentais que seguem Para realizar boas medidas, ao prender o gancho no travessão, tanto para suspendê-lo quanto para pendurar as, deixe a parte maior voltada para você (as pontas do gancho ficarão voltadas para trás veja foto). Para facilitar sua atividade, com uma das mãos segure o travessão, enquanto com a outra você efetua as operações seguintes. Para efeito de padronização de informação e das atividades, convencionaremos que, olhando a montagem de frente, será denominado lado 1 o que fica à esquerda e lado 2 o que fica do lado direito da haste. Se você achar conveniente, anote essa convenção, à lápis, no travessão (não se esqueça de apagá-las ao final da prova)

4 Olimpíada Brasileira de Física a fase - 2ªsérie - Experimental 04 Procedimento experimental II - Equilíbrio de momentos estáticos 1. Retire o dinamômetro do conjunto base-haste-garra. Na garra, coloque o pendurador e nele suspenda o travessão pelo furo central. 2. Coloque dois ganchos no travessão, um do lado 1 e outro do lado Pendure duas no gancho do lado 1 e três no gancho do lado 2. Indique na Tabela 2 os códigos das que foram penduradas. 4. Faça com que o travessão fique em equilíbrio, na horizontal, deslocando adequadamente os ganchos que sustentam as. 5. Com a régua, meça, até ao milímetro, as distâncias dos ganchos até o furo central, tanto do lado 1 (d 1 ) quanto do lado 2 (d 2 ). Registre esses valores na Tabela 2, prestando atenção à unidade de medida solicitada na tabela. 6. Mude as quantidades de conforme o indicado na Tabela 2 e repita as atividades e 4 e 5. Seqüência n o de lado 1 Códigos das colocadas Tabela 2 d 1 (m) n o de lado Códigos das colocadas d 2 (m) Responda, no Caderno de Resoluções e no local indicado, a QUESTÃO 2 Procedimento Experimental III Determinação do peso do travessão Nessa experiência será usado apenas um conjunto base-haste-garra. Considere as seguintes conceituações: o Diferença = módulo da diferença entre o valor de referência e o valor obtido: Diferença = valor de referência valor obtido o Diferença relativa = diferença / valor de referência o Diferença relativa percentual = diferença relativa X 100% 1. Retire as e os ganchos do travessão. Suspenda o travessão pelo furo situado à direita do furo central. Coloque um gancho no lado 2 do travessão. 2. Pendure duas no gancho e deixe o travessão em equilíbrio horizontal. 3. Meça a distância da garra ao eixo de rotação do travessão quando conseguir o equilíbrio horizontal e registre essa medida (d 2 ) na Tabela Repita as atividades 2 e 3 com outra quantidade de. Sequência quantidade 1 2 Tabela 3 Códigos colocadas Peso das mais gancho P 2 (N) d 2 (m) Retire a garra e as e pendure o travessão no dinamômetro. Determine o seu peso e anote o valor obtido no quadro abaixo, denominando-o T DIN Peso do travessão no dinamômetro = T DIN N * Será denominado de T DIN o peso do travessão determinado no dinamômetro. Responda, no Caderno de Resoluções e no local indicado, a QUESTÃO 3.

5 Olimpíada Brasileira de Física a fase - 2ªsérie - Experimental 05 Procedimento Experimental IV Verificação da condição de equilíbrio de translação Cuidados na realização dos procedimentos experimentais que seguem No decorrer das práticas, cuide para que o gancho esteja sempre perpendicular ao travessão. Para conseguir isso, é necessário afastar ou aproximar as bases e as hastes. Para facilitar as medidas, antes de fazer a montagem, marque no travessão, com um lápis, pontos situados a 5 cm, a 10 cm e a 15 cm do furo central do travessão, tanto do lado 1 quanto do lado 2. Nessa experiência serão usados dois conjuntos base-haste-garra. 1. Num dos conjuntos base-haste-garra, encaixe o anel superior do dinamômetro na garra (às vezes é preciso fazer um pouco de esforço para que o anel se encaixe na abinha da garra) 2. Na parte inferior do dinamômetro, coloque um gancho para suspender o travessão. 3. Na garra móvel do outro conjunto base-haste-garra, coloque também um gancho. 4. Suspenda o travessão por meio dos dois ganchos. Nessa experiência, tomando como referência o furo central do travessão, o gancho preso à haste ficará no lado 1 e o gancho preso ao dinamômetro ficará no lado Posicione (e mantenha durante todo esse procedimento experimental) o gancho do lado 1 a 5 cm do furo central do travessão. 6. Posicione o gancho do lado 2 (o que está vinculado ao dinamômetro) a 5 cm do furo central do travessão. 7. Movendo adequadamente as garras (para cima ou para baixo) deixe o travessão na horizontal. 8. Registre na Tabela 4 o valor indicado pelo dinamômetro F DIN quando conseguir deixar o travessão na horizontal. 9. Repita as atividades 6 a 8 movendo o gancho do lado 2 para pontos situados a 10 cm e a 15 cm do furo central do dinamômetro. Confira também se o gancho do lado 1 continua 5 cm à esquerda do furo central. Tabela 4 Seqüência d 1 (m) d 2 (m) F DIN (N) 1 0,050 0, ,050 0, ,050 0,150 Responda, no Caderno de Resoluções e no local indicado, a QUESTÃO 4.

6 Olimpíada Brasileira de Física a fase - 2ªsérie - Experimental 06 Procedimento Experimental V Verificação da condição de equilíbrio de rotação Nessa experiência serão usados dois conjuntos base-haste-garra e também são válidas as observações relativas ao procedimento experimental anterior. A montagem básica desse procedimento é a mesma do procedimento anterior. 1. Use um conjunto base-haste-garra. Encaixe o anel superior do dinamômetro na garra (às vezes é preciso fazer um pouco de esforço para que o anel se encaixe na abinha da garra) 2. Na parte inferior do dinamômetro, coloque um gancho para suspender o travessão. 3. Na garra móvel do outro conjunto base-haste-garra, coloque também um gancho. 4. Suspenda o travessão por meio dos dois ganchos. Nessa experiência, tomando como referência o furo central do travessão, o gancho preso à haste ficará no lado 1 e o gancho preso ao dinamômetro ficará no lado Posicione (e mantenha durante todo esse procedimento experimental) os ganchos, tanto do lado 1 quanto do lado 2, a 10 cm do furo central do travessão. 6. Nessa situação, deixe o travessão em equilíbrio horizontal, movimentando para cima e para baixo, se for preciso, as garras que sustentam o travessão. Anote na Tabela 5 o valor acusado pelo dinamômetro quando conseguir o equilíbrio horizontal do travessão. 7. Coloque mais um gancho entre os dois anteriores. Esse novo gancho deve ficar a uma distância d A = 5 cm à esquerda daquele que está ligado ao dinamômetro. Neste novo gancho, pendure as A1 e A2. 8. Movendo adequadamente as garras (para cima ou para baixo), deixe o travessão novamente na horizontal. 9. Registre na Tabela 5 o valor indicado pelo dinamômetro (F DIN ) quando conseguir deixar o travessão na horizontal. 10. Repita as atividades 8 e 9 acrescentando ao gancho as A3 e A Repita as atividades 8 e 9 acrescentando ao gancho as A5 e A6. Seqüência Tabela 5 Quantidade de Arruelas F DIN (N) Responda, no Caderno de Resoluções e no local indicado, a QUESTÃO 5.

Olimpíada Brasileira de Física Gabarito - Terceira Fase. Segunda Série Experimental

Olimpíada Brasileira de Física Gabarito - Terceira Fase. Segunda Série Experimental Olimpíada Brasileira de Física 2006 3 a fase 2 a Série Experimental GABARITO 1 Olimpíada Brasileira de Física 2006 Gabarito - Terceira Fase Segunda Série Experimental 1) Considerando que a maior parte

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 01: Mesa de Força Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/11 01 - Mesa de Força 1.1. Objetivos Verificar

Leia mais

Laboratório de Física EQUILÍBRIO DE UMA BARRA DISTRIBUIÇÃO DE FORÇAS EM VIGA OBJETIVOS

Laboratório de Física EQUILÍBRIO DE UMA BARRA DISTRIBUIÇÃO DE FORÇAS EM VIGA OBJETIVOS Laboratório de Física EQUILÍBRIO DE UMA BARRA DISTRIBUIÇÃO DE FORÇAS EM VIGA OBJETIVOS Determinar as condições de equilíbrio de uma barra, a relação entre os valores das massas suspensas e as respectivas

Leia mais

Experimento 4 Forças Centrais

Experimento 4 Forças Centrais Experimento 4 Forças Centrais Neste experimento, mediremos a energia mecânica e o momento angular de um corpo em movimento, no qual age uma força central elástica. O objetivo do experimento é interpretar

Leia mais

Laboratório de Física II para Engenharia. Prática 1 - EQUILÍBRIO DE FORÇAS. 1.Objetivos:

Laboratório de Física II para Engenharia. Prática 1 - EQUILÍBRIO DE FORÇAS. 1.Objetivos: Prática 1 - EQUILÍBRIO DE FORÇAS 1.Objetivos: Determinar a resultante de forças, geometricamente e analiticamente, atuando num ponto em equilíbrio estático. 2.Introdução: A dinâmica estuda a causa do movimento

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS 2016

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS 2016 OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS 2016 2 a FASE - NÍVEL A (alunos do 9º ano Ensino Fundamental) LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Esta prova destina-se exclusivamente a alunos

Leia mais

CEUNSP -Laboratório de Física 1 - Mecânica Experiência 1: Mesa de Força 1 Dr. Cláudio S. Sartori

CEUNSP -Laboratório de Física 1 - Mecânica Experiência 1: Mesa de Força 1 Dr. Cláudio S. Sartori CEUNSP -Laboratório de Física - Mecânica Experiência : Mesa de Força LABORATÓRIO DE FÍSICA I: Experiência : MESA DE FORÇA tripés (5). alinhador para dinamômetro (6). perfil universal com fixador (7). 6

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA 2015 3ª FASE 10 DE OUTUBRO DE 2015 PROVA EXPERIMENTAL NÍVEL II Ensino Médio 1ª e 2ª série. LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01 - Esta prova destina-se exclusivamente

Leia mais

Experimento: Determinação do coeficiente de atrito

Experimento: Determinação do coeficiente de atrito Física Mecânica Roteiros de Experiências 50 UNIMONTE, Engenharia Laboratório de Física Mecânica Experimento: Determinação do coeficiente de atrito Turma: Data: : Nota: Participantes Nome RA Introdução

Leia mais

Verificar as equações para a constante de mola efetiva em um sistema com molas em série e outro com molas em paralelo.

Verificar as equações para a constante de mola efetiva em um sistema com molas em série e outro com molas em paralelo. 74 9.4 Experiência 4: Deformações Elásticas e Pêndulo Simples 9.4.1 Objetivos Interpretar o gráfico força x elongação; Enunciar e verificar a validade da lei de Hooke; Verificar as equações para a constante

Leia mais

SEGUNDA LEI DE NEWTON

SEGUNDA LEI DE NEWTON Experimento 2 SEGUNDA LEI DE NEWTON Objetivo Introdução Verificar a Segunda Lei de Newton a partir da análise do movimento de translação de um corpo sobre um plano horizontal variando-se a força resultante,

Leia mais

ESTUDOS DIRIGIDOS (NP2) DATA DE ENTREGA: 24/11/16

ESTUDOS DIRIGIDOS (NP2) DATA DE ENTREGA: 24/11/16 Campus Brasília-DF Curso: Engenharia Civil Disciplina: Mecânica da Partícula Profº: MSc. Demetrius dos Santos Leão NOTA (Valor: 2,0 pontos) Nome do aluno: RA: Turma: ESTUDOS DIRIGIDOS (NP2) DATA DE ENTREGA:

Leia mais

Experimento 1: Colisões

Experimento 1: Colisões Experimento 1: Colisões Objetivo Verificar a Conservação Quantidade de Movimento Linear e a Conservação da Energia Cinética. a) A conservação do momento linear e da energia cinética numa colisão unidimensional.

Leia mais

EQUILÍBRIO ESTÁTICO. Material Utilizado:

EQUILÍBRIO ESTÁTICO. Material Utilizado: EQUILÍBRIO ESTÁTICO Material Utilizado: (arte A Calibração de um Dinamômetro) - 5 montagens FVE para dinamômetros constituidas de escala milimetrada em haste montada em tripé, com os acessórios: molas

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física 2003-3 a Fase. Prova Experimental para alunos de 1 o ano. Experimento Vetores

Olimpíada Brasileira de Física 2003-3 a Fase. Prova Experimental para alunos de 1 o ano. Experimento Vetores realização apoio Olimpíada Brasileira de Física 2003-3 a Fase Prova Experimental para alunos de 1 o ano Experimento Vetores Leia atentamente as instruções abaixo antes de iniciar a prova 1 Esta prova destina-se

Leia mais

Apresentação: Movimento unidimensional

Apresentação: Movimento unidimensional Apresentação: Movimento unidimensional INTRODUÇÃO Um objeto em movimento uniformemente acelerado, ou seja, com aceleração constante, é um importante caso da cinemática. O exemplo mais comum desse tipo

Leia mais

O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal.

O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal. CENTRÓIDES E MOMENTO DE INÉRCIA Centróide O centróide de área é definido como sendo o ponto correspondente ao centro de gravidade de uma placa de espessura infinitesimal. De uma maneira bem simples: centróide

Leia mais

Experimento 1: Colisões *

Experimento 1: Colisões * Experimento : Colisões * Objetivo Avaliar a Conservação Quantidade de Movimento Linear e a Conservação da Energia Cinética nos seguintes experimentos: a) Colisão unidimensional. b) Colisão bidimensional.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4 Estudante: Curso: Engenharia Civil Disciplina: Mecânica da Partícula Período Letivo: 2/2015 Semestre: 2º Docente: MSc. Demetrius dos Santos Leão RA: Sala/ Turma: LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 4 Decomposição de

Leia mais

EQUILÍBRIO DA ALAVANCA

EQUILÍBRIO DA ALAVANCA EQUILÍBRIO DA ALAVANCA INTRODUÇÃO A Alavanca é uma as máquinas mais simples estuaas na Grécia antiga. Ela consiste e uma barra rígia que gira em torno e um ponto fixo enominao fulcro. A balança e ois braços

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 6

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 6 Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo Roteiro para prática experimental EXPERIMENTO 6 Condições de equilíbrio estático utilizando o plano inclinado por fuso Disciplina: Física Experimental

Leia mais

OBJETIVOS MÉTODO EXPERIMENTAL

OBJETIVOS MÉTODO EXPERIMENTAL OBJETIVOS Mostrar que há dois tipos de carga elétrica. Estudar qualitativamente as forças que atuam entre corpos carregados. Mostrar que as forças entre corpos carregados podem ser entendidas em termos

Leia mais

Estática. Vista da estrutura da ponte Golden Gate, São Francisco, Califórnia (EUA).

Estática. Vista da estrutura da ponte Golden Gate, São Francisco, Califórnia (EUA). Estática Todo o nosso estudo até agora foi dedicado quase que exclusivamente ao movimento. Passamos da Cinemática - descrição matemática dos movimentos - à Dinâmica, em que essa descrição se aprofunda

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 7

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 7 Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo Roteiro para prática experimental EXPERIMENTO 7 Determinação da constante elástica de uma mola utilizando o plano inclinado por fuso Disciplina:

Leia mais

O equilibrador e as garrafas. Introdução. Materiais Necessários

O equilibrador e as garrafas. Introdução. Materiais Necessários Intro 01 Introdução Vamos construir um suporte de garrafa pet usando conceitos de equilíbrio, torque e centro de gravidade. Cadastrada por Lucas Assis Material - onde encontrar em casa Material - quanto

Leia mais

Professora Florence. a) M = -3,75 N.m b) M = -2,4 N.m c) M = -0,27 N.m d) M = 3,75 N.m e) M = 2,4 N.m

Professora Florence. a) M = -3,75 N.m b) M = -2,4 N.m c) M = -0,27 N.m d) M = 3,75 N.m e) M = 2,4 N.m 1. De acordo com o estudo sobre a estática do corpo rígido, mais precisamente sobre momento de uma força, marque a alternativa que completa a frase abaixo. Quando um corpo extenso está sujeito à ação de

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 2 portas ref. 1303 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 12

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 12 Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo Roteiro para prática experimental EXPERIMENTO 12 Princípio de Conservação do Momento Linear e Colisões Disciplina: Física Experimental GRUPO DE TRABALHO:

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Química e Física / CCENS UFES CAMPUS ALEGRE Laboratório 1 da Física

Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Química e Física / CCENS UFES CAMPUS ALEGRE Laboratório 1 da Física Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Química e Física / CCENS UFES CAMPUS ALEGRE Laboratório 1 da Física Atividade Experimental: Oscilações Material Necessário 01 Base geradora de ondas

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 5

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 5 Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo Roteiro para prática experimental EXPERIMENTO 5 Forças paralelas, Antiparalelas e Concorrentes Disciplina: Física Experimental GRUPO DE TRABALHO:

Leia mais

Figura 1. Duas partículas de diferentes massas perfeitamente apoiadas pelo bastão = (1)

Figura 1. Duas partículas de diferentes massas perfeitamente apoiadas pelo bastão = (1) PRÁTICA 13: CENTRO DE MASSA Centro de massa (ou centro de gravidade) de um objeto pode ser definido como o ponto em que ele pode ser equilibrado horizontalmente. Seu significado físico tem muita utilidade

Leia mais

Colisões. 1. Introdução

Colisões. 1. Introdução Colisões 1. Introdução Uma grandeza muito importante para o estudo de colisões é o momento linear ou quantidade de movimento, representado por e definido por: (1) Onde: é a massa e a velocidade do objeto

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA 2015 3ª FASE 10 DE OUTUBRO DE 2015 PROVA EXPERIMENTAL NÍVEL I Ensino Fundamental 8 o e 9 o anos LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01 - Esta prova destina-se exclusivamente

Leia mais

Manual do Usuário ALF-3000/GII

Manual do Usuário ALF-3000/GII Manual do Usuário ALINHADOR DE FAROL ALF 3000/GII O ALF-3000/GII realiza alinhamento de faróis de veículos e caminhões, com ajuste do corpo do alinhador no sentido horizontal e vertical, através de um

Leia mais

Experimento 17. Leis de Newton. Objetivos. Introdução

Experimento 17. Leis de Newton. Objetivos. Introdução Experimento 17 Leis de Newton Introdução São três leis que constituem os três pilares fundamentais do que chamamos Mecânica Clássica. A primeira Lei de Newton, também conhecida como Princípio da Inércia,

Leia mais

Noções Básicas de Física Arquitectura Paisagística PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES (1)

Noções Básicas de Física Arquitectura Paisagística PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES (1) INTRODUÇÃO Força de impulsão PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES O desenho da Figura 1a mostra um corpo de densidade ρ, submerso num líquido de densidade ρ líquido. As setas representam as forças que actuam nas diferentes

Leia mais

Física D Semiextensivo v. 1

Física D Semiextensivo v. 1 Física D Semiextensivo v. 1 Exercícios 01) 01 02) B 03) A 01. Verdadeira. 02. Falsa. Pressão é uma grandeza escalar. 04. Falsa. Quantidade de movimento é grandeza vetorial. 08. Falsa. Impulso e velocidade

Leia mais

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia GCET095.P - Física Geral e Experimental I Roteiro para Experimento: Lei de Hooke

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia GCET095.P - Física Geral e Experimental I Roteiro para Experimento: Lei de Hooke Universidade Federal do Recôncavo da Bahia GCET095.P - Física Geral e Experimental I 2016.1 Roteiro para Experimento: Lei de Hooke Professora: Sânzia Alves 17 de março de 2017 1 Preparação Responda as

Leia mais

HIDROSTÁTICA PRIMEIRA AVALIAÇÃO

HIDROSTÁTICA PRIMEIRA AVALIAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FANAT DEPARTAMENTO DE FÍSICA DF DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ÓPTICA, ONDAS E FLUIDOS PRIMEIRA AVALIAÇÃO HIDROSTÁTICA

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 07: Lançamento de Projéteis Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/11 07 - Lançamento de Projéteis 1.1.

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 3 portas ref. 1307 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES

PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES NTRODUÇÃO Força de impulsão RNCÍO DE ARQUMEDES O desenho da Figura 1a mostra um corpo de densidade ρ, submerso num de densidade ρ. As setas representam as forças que actuam nas diferentes partes do corpo;

Leia mais

Experiência Número 09 Magnetismo II

Experiência Número 09 Magnetismo II OBJETIVOS Investigar se objetos podem ainda ser atraídos, mesmo não estando em contato com ímãs. Investigar se o efeito de um ímã é prejudicado pela interposição de materias não magnéticos. Produzir ímãs

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 04: Capacitor de Placas Paralelas Disciplina: Laboratório de Física Experimental II Professor: Turma: Data: / /20 Alunos (nomes completos e em ordem alfabética): 1: 2:

Leia mais

3 a fase Prova Experimental Caderno de Questões para alunos do 2ª série

3 a fase Prova Experimental Caderno de Questões para alunos do 2ª série 3 a fase Prova Experimental Caderno de Questões para alunos do 2ª série LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Esta prova destina-se exclusivamente a alunos da 2ª série do ensino médio. 02) O Caderno

Leia mais

3.2 Hidrostática Material Necessário Objetivo Procedimentos Primeira Procedimento. 01 Balança. 01 barbante.

3.2 Hidrostática Material Necessário Objetivo Procedimentos Primeira Procedimento. 01 Balança. 01 barbante. 3.2. HIDROSTÁTICA 63 3.2 Hidrostática 3.2.1 Material Necessário 01 Balança. 01 barbante. 01 Régua milimetrada. 01 Dinamômetro. 02 Proveta de 250 ml. 01 Densímetro. 01 Tripé. 01 Haste de sustentação. 01

Leia mais

Entender o funcionamento de um pêndulo, correlacioná-lo com o pêndulo simples, determinar a aceleração da gravidade e o momento de inércia do corpo.

Entender o funcionamento de um pêndulo, correlacioná-lo com o pêndulo simples, determinar a aceleração da gravidade e o momento de inércia do corpo. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Física Fone: (016) 3.3718/3693 Fax: (016) 3 949 USP EXPERIÊNCIA PÊNDULO Objetivos Entender o funcionamento

Leia mais

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 17 (pág. 78) AD TM TC. Aula 18 (pág. 80) AD TM TC. Aula 19 (pág.

Física. Setor A. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 17 (pág. 78) AD TM TC. Aula 18 (pág. 80) AD TM TC. Aula 19 (pág. Física Setor A rof.: Índice-controle de Estudo Aula 17 (pág. 78) AD TM TC Aula 18 (pág. 80) AD TM TC Aula 19 (pág. 81) AD TM TC Aula 20 (pág. 83) AD TM TC Aula 21 (pág. 84) AD TM TC Aula 22 (pág. 84) AD

Leia mais

Mecânica. CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento

Mecânica. CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento Mecânica A teoria do movimento é denominada MECÂNICA CINEMÁTICA: posição, velocidade e aceleração ESTÁTICA: equilíbrio DINÂMICA: causas do movimento Estática É a parte da MECÂNICA que estuda o EQUILÍBRIO

Leia mais

Prova Experimental. (em português)

Prova Experimental. (em português) E-2 INTRODUÇÃO: As oscilações dos sólidos (pêndulos, molas, acoplamentos entre pêndulos e molas) permitem analizar as diversas propriedades destes sólidos: massa, momentos de inércia, frequências próprias,

Leia mais

UC: STC 6 Núcleo Gerador: URBANISMO E MOBILIDADES Tema: Construção e Arquitectura Domínio de Ref.ª:RA1 Área: Ciência

UC: STC 6 Núcleo Gerador: URBANISMO E MOBILIDADES Tema: Construção e Arquitectura Domínio de Ref.ª:RA1 Área: Ciência UC: STC 6 Núcleo Gerador: URBANISMO E MOBILIDADES Tema: Construção e Arquitectura Domínio de Ref.ª:RA1 Área: Ciência Sumário: Betão armado armadura aplicações Equilíbrio estático de um ponto material Momento

Leia mais

Experimento 5 Colisões Bidimensionais

Experimento 5 Colisões Bidimensionais Experimento 5 Colisões Bidimensionais A dinâmica da colisão entre dois corpos em um plano aplica-se a fenômenos físicos que ocorrem constantemente à nossa volta, como os choques entre as moléculas do ar,

Leia mais

ESTÁTICA DOS CORPOS RÍGIDOS. Exercícios

ESTÁTICA DOS CORPOS RÍGIDOS. Exercícios ESÁICA DOS CORPOS RÍGIDOS Um caso particular de movimento é o repouso --- movimento nulo. Há repouso quando os agentes causadores do movimento se compensam ou equilibram. Daí se dizer que um corpo em repouso

Leia mais

Por favor leia este manual antes de instalar a persiana e guarde-o para futuras referências.

Por favor leia este manual antes de instalar a persiana e guarde-o para futuras referências. Por favor leia este manual antes de instalar a persiana e guarde-o para futuras referências. A persiana pode ser instalada dentro ou fora do batente da janela, direcionando os suportes para a parede ou

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 07: Lançamento de Projéteis Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/9 07 - Lançamento de Projéteis 1.1.

Leia mais

Estação de Trabalho. Montagem Passo a Passo. Editora Profissionalizante. Editora Profissionalizante Página 1

Estação de Trabalho. Montagem Passo a Passo. Editora Profissionalizante. Editora Profissionalizante Página 1 1 Estação de Trabalho Montagem Passo a Passo Editora Profissionalizante Editora Profissionalizante Página 1 ESTAÇÃO DE TRABALHO Siga as instruções a seguir para montar essa versátil estação de trabalho.

Leia mais

PASSO 2 PASSO 1 PASSO 4 PASSO 3. Guia de. Vitrine Padrão. // A vitrine possui

PASSO 2 PASSO 1 PASSO 4 PASSO 3. Guia de. Vitrine Padrão. // A vitrine possui Guia de Montagem Vitrine Padrão PASSO 1 PASSO 2 A Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre fecharam uma parceria com a Revista Vogue. Será lançada uma edição especial encartada na Vogue Kids de abril. Por esta

Leia mais

DEFIS - ICEB - UFOP. Após realizar o experimento e analisar os dados, você deverá ser capaz de:

DEFIS - ICEB - UFOP. Após realizar o experimento e analisar os dados, você deverá ser capaz de: Apresentação: Colisões INTRODUÇÃO A conservação do momento linear, definido classicamente como q = m v), é um importante princípio na física. Contudo, a investigação experimental deste conceito em um laboratório

Leia mais

42ª Olimpíada Internacional de Física Bangkok, Tailândia Prova Experimental Quinta-feira, 14 de Julho de 2011

42ª Olimpíada Internacional de Física Bangkok, Tailândia Prova Experimental Quinta-feira, 14 de Julho de 2011 42ª Olimpíada Internacional de Física Bangkok, Tailândia Prova Experimental Quinta-feira, 14 de Julho de 2011 Por favor, ler estas instruções antes de iniciar a prova: 1. O tempo disponível para a prova

Leia mais

Experimento 3 Rolamento

Experimento 3 Rolamento Experimento 3 Rolamento Determinar os tempos de queda de objetos cilíndricos rolando sem escorregamento em um plano inclinado e relacioná-los com a distribuição de massa dos objetos. Introdução Considere

Leia mais

Experimento 1: Colisões

Experimento 1: Colisões Experimento : Colisões Objetivo Verificar a Conservação Quantidade de Movimento Linear e a Conservação da Energia. a) A conservação do momento linear e da energia cinética numa colisão unidimensional.

Leia mais

ESTÁTICA DO PONTO MATERIAL EXERCÍCIOS

ESTÁTICA DO PONTO MATERIAL EXERCÍCIOS ESTÁTICA DO PONTO MATERIAL EXERCÍCIOS 1. Quando um homem está deitado numa rede (de massa desprezível), as forças que esta aplica na parede formam um angulo de 30 com a horizontal, e a intensidade de cada

Leia mais

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO

MANUAL DO CONSUMIDOR VENTILADOR DE TETO VENTILADOR DE TETO MODELOS: SUNNY, SUNNY CONTR FHARO Obrigado por adquirir o. Antes de utilizar o seu produto leia atentamente este manual de instruções. Após a leitura guarde-o em local seguro para consultas

Leia mais

1 MECÂNICA I FÍSICA. Figura 3.1 Trajetória da bola de futebol com as respectivas velocidades instantâneas

1 MECÂNICA I FÍSICA. Figura 3.1 Trajetória da bola de futebol com as respectivas velocidades instantâneas FÍSICA 1 MECÂNICA I Mecânica Gráfica para alunos do ensino médio utilizando o SAM 3. Movimento de projéteis NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA Questão prévia Um telejornal reproduziu o gol de um famoso

Leia mais

Fís. Monitor: Guilherme Brigagão

Fís. Monitor: Guilherme Brigagão Fís. Professor: Silvio Sartorelli Monitor: Guilherme Brigagão Força Magnética em Fio 06 set RESUMO Vamos ver agora o que acontece com um fio metálico retilíneo, percorrido por corrente elétrica, quando

Leia mais

MECÂNICA I Mecânica Gráfica para alunos do ensino médio utilizando o SAM 4. Movimento circular

MECÂNICA I Mecânica Gráfica para alunos do ensino médio utilizando o SAM 4. Movimento circular FÍSICA 1 MECÂNICA I Mecânica Gráfica para alunos do ensino médio utilizando o SAM 4. Movimento circular NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA QUESTÃO PRÉVIA No ventilador da figura abaixo (fig. 4.1), as

Leia mais

Física 2 - Aula 3. frof. Afonso Henriques Silva Leite. 1 de setembro de Nesta aula, serão apresentados os seguintes conceitos:

Física 2 - Aula 3. frof. Afonso Henriques Silva Leite. 1 de setembro de Nesta aula, serão apresentados os seguintes conceitos: Física 2 - Aula 3. frof. Afonso Henriques Silva Leite 1 de setembro de 2016 1 Plano da aula. Nesta aula, serão apresentados os seguintes conceitos: Determinação do torque pelos métodos da decomposição

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 16 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. Exercícios

Leia mais

Conservação do momento linear

Conservação do momento linear Roteiro para prática experimental Curso de Física UCB Conservação do momento linear 1 Introdução teórica A motivação deste experimento consiste em estudar a dinâmica de interação dos objetos sem a presença

Leia mais

Física IV. Prática IV e V Clemencia Mora Herrera. baseada nos slides do Prof. Sandro Fonseca

Física IV. Prática IV e V Clemencia Mora Herrera. baseada nos slides do Prof. Sandro Fonseca Física IV Prática IV e V Clemencia Mora Herrera baseada nos slides do Prof. Sandro Fonseca 1 Reflexão e Refração Reflexão e Refração 1 = 0 1 1 = c v 1 2 = c v 2 Reflexão: consiste na mudança de direção

Leia mais

BC 0208 Fenômenos Mecânicos. Experimento 3 - Roteiro

BC 0208 Fenômenos Mecânicos. Experimento 3 - Roteiro BC 008 Fenômenos Mecânicos Experimento - Roteiro Lei de Hooke Professor: Turma: Data: / /05 Introdução e Objetivos Os dois experimentos que realizamos neste curso até o momento nos permitiram observar

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 03 - Trilho de Ar Movimento a Força Constante Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/11 03 - Trilho de

Leia mais

DEFIS - ICEB - UFOP. Após realizar o experimento e analisar os dados, você deverá ser capaz de:

DEFIS - ICEB - UFOP. Após realizar o experimento e analisar os dados, você deverá ser capaz de: Apresentação: Equiĺıbrio estático INTRODUÇÃO As grandezas físicas são geralmente classificadas como quantidades escalares ou vetoriais. Uma grandeza física escalar (ou simplesmente um escalar) é aquela

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 2 portas ref. 1224 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II Pêndulos

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II Pêndulos Pêndulos Pêndulo 1 Pêndulo Simples e Pêndulo Físico 1 Objetivos Gerais: Determinar experimentalmente o período de oscilação de um pêndulo físico e de um pêndulo simples; Determinar experimentalmente o

Leia mais

O mercado se manteve equilibrado. O malabarista perdeu o equilíbrio e caiu. Minha vida anda meio desequilibrada.

O mercado se manteve equilibrado. O malabarista perdeu o equilíbrio e caiu. Minha vida anda meio desequilibrada. 1) PROBLEMATIZAÇÃO: Exercício ajuda a recuperar equilíbrio do corpo Pessoas que sofrem constantemente com tonturas ou vertigens, sintomas típicos de alguma disfunção do sistema vestibular - como a labirintite,

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 03 - Trilho de Ar Disciplina: Laboratório de Física Experimental I Professor: Turma: Data: / /20 Alunos: 1: 2: 3: 4: 5: 1/12 03 - Trilho de Ar - Movimento a Força Constante

Leia mais

Manual de Instruções Versão 20/06/2016 R

Manual de Instruções Versão 20/06/2016 R Manual de Instruções Versão Aberturas Central 1 Lado 2 Lados oll Door Systems CEP 87050-320 Maringá - P Manual de Instruções oll Door Pág. 1 de 12 Tipos 3 Vias 19 Sobrepor egulável 28 a 46mm 2 Vias Embutir

Leia mais

BC Fenômenos Mecânicos. Experimento 1 - Roteiro

BC Fenômenos Mecânicos. Experimento 1 - Roteiro BC 0208 - Fenômenos Mecânicos Experimento 1 - Roteiro Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) Professor: Turma: Data: / /2015 Introdução e Objetivos Na disciplina de Fenômenos Mecânicos estamos interessados

Leia mais

ROTEIRO 20 PÊNDULO SIMPLES E PÊNDULO FÍSICO

ROTEIRO 20 PÊNDULO SIMPLES E PÊNDULO FÍSICO ROTEIRO 20 PÊNDULO SIMPLES E PÊNDULO FÍSICO INTRODUÇÃO Estamos cercados de oscilações, movimentos que se repetem. Neste roteiro vamos abordar oscilações mecânicas para uma classe de osciladores harmônicos

Leia mais

Estática do ponto material e do corpo extenso

Estática do ponto material e do corpo extenso Estática do ponto material e do corpo extenso Estática do ponto material e do corpo extenso Estática é a área da Física que estuda as condições de equilíbrio do ponto material e do corpo extenso. Estática

Leia mais

Verificar que a aceleração adquirida por um corpo sob a ação de uma força constante é inversamente proporcional à massa, ou ao peso do corpo.

Verificar que a aceleração adquirida por um corpo sob a ação de uma força constante é inversamente proporcional à massa, ou ao peso do corpo. 84 10.3 Experimento 3: Segunda Lei de Newton 10.3.1 Objetivo Verificar que a aceleração adquirida por um corpo sob a ação de uma força constante é inversamente proporcional à massa, ou ao peso do corpo.

Leia mais

EXPERIMENTO I MEDIDAS E ERROS

EXPERIMENTO I MEDIDAS E ERROS EXPERIMENTO I MEDIDAS E ERROS Introdução Na leitura de uma medida física deve-se registrar apenas os algarismos significativos, ou seja, todos aqueles que a escala do instrumento permite ler mais um único

Leia mais

Notas de Aula de Física

Notas de Aula de Física Versão preliminar 9 de setembro de 00 Notas de Aula de ísica. EQUIÍBRIO... CONDIÇÕES ARA O EQUIÍBRIO... SOUÇÃO DE AGUNS ROBEMAS... 0... 5... 9... 4 5... 5 7... 6 4... 7 5... 8 9... 8 rof. Romero Tavares

Leia mais

Roteiro do Experimento Espectro Atômico de Gases

Roteiro do Experimento Espectro Atômico de Gases EA1 e EA2 Página 1 de 10 INSTRUÇÕES GERAIS: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento Espectro Atômico de Gases

Leia mais

NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE FÍSICA I 1º ANO EM TURMA 212 PROFº FABIANO 3º BIMESTRE

NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE FÍSICA I 1º ANO EM TURMA 212 PROFº FABIANO 3º BIMESTRE 1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** 2016 91 ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO DATA: / / NOTA: NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE FÍSICA I 1º ANO EM TURMA 212 PROFº FABIANO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA Disciplina: Física Experimental I Data: 8/12/2017 Roteiro de experimento Experimento de Lançamento de projéteis Este

Leia mais

Pêndulo Físico. Cientistas e Engenheiros, Vol. 2, Tradução da 8ª edição norte-americana, Cengage Learning, 2011) 1. Introdução

Pêndulo Físico. Cientistas e Engenheiros, Vol. 2, Tradução da 8ª edição norte-americana, Cengage Learning, 2011) 1. Introdução Pêndulo Físico 1. Introdução Nesta experiência estudaremos o movimento periódico executado por um corpo rígido que oscila em torno de um eixo que passa pelo corpo, o que é denominado de pêndulo físico,

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 04: Capacitor de Placas Paralelas Disciplina: Laboratório de Física Experimental II Professor: Turma: Data: / /20 Alunos (nomes completos e em ordem alfabética): 1: 2:

Leia mais

Determinação experimental de

Determinação experimental de Determinação experimental de 1. Introdução Neste experimento, utilizaremos um paquímetro, uma régua e uma fita métrica para fazer medidas de dimensões. Com estas medidas, será possível estimar experimentalmente

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 8

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 8 Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo Roteiro para prática experimental EXPERIMENTO 8 Força não constante: força da mola e Associação de molas Disciplina: Física Experimental GRUPO DE

Leia mais

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II 1 Objetivos Gerais: Movimento Harmônico Amortecido Determinar o período de oscilação do pêndulo T ; Determinar a constante de amortecimento. *Anote a incerteza dos instrumentos de medida utilizados: ap

Leia mais

Laboratório de Física UVV

Laboratório de Física UVV 1/8 Capacitor de Placas Paralelas Professor: Alunos: Turma: Data: / /20 1: 2: 3: 4: 5: 1.1. Objetivos Determinar a constante dielétrica do ar e do papel através do gráfico. 1.2. Equipamentos Lista de equipamentos

Leia mais

Campo Elétrico. em q = 10 5 C, colocada a 1 m de Q.

Campo Elétrico. em q = 10 5 C, colocada a 1 m de Q. Campo Elétrico Conceito Campo Elétrico 1) Num ponto de um campo elétrico, o vetor campo elétrico tem direção horizontal, sentido da direita para a esquerda e intensidade 10 N/C. Coloca-se, nesse ponto,

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 3

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 3 Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo Roteiro para prática experimental: EXPERIMENTO 3 Determinação da aceleração da gravidade local utilizando o plano inclinado por fuso Disciplina:

Leia mais

Peça H - 1 necessária. NÃO COLE a Peça H na Peça D.

Peça H - 1 necessária. NÃO COLE a Peça H na Peça D. Anel Horário NÃO COLE esta peça em nenhuma outra, pois ela deve estar livre para rotacionar. Peça D 1 necessária Peça N - 1 necessária Cole a Peça N na parte de trás da Peça L. NÃO cole os encaixes da

Leia mais

Apresentação: Força de atrito

Apresentação: Força de atrito DEIS - ICEB - UOP Apresentação: orça de atrito ITRODUÇÃO Quando duas superfícies deslizam ou tendem a deslizar uma sobre a outra, haverá uma força de atrito. O atrito entre superfícies não lubrificadas

Leia mais

FORÇA TICA FORÇA A RESULTANTE

FORÇA TICA FORÇA A RESULTANTE ESTÁTIC TIC Estuda a causa dos movimentos, sem se preocupar com os movimentos. FORÇ gente capaz de produzir variações no estado de movimento de um corpo e ou produzir deformações neste corpo. É uma grandeza

Leia mais

Atividade experimental: Movimento uniforme de uma bolha de ar

Atividade experimental: Movimento uniforme de uma bolha de ar Atividade experimental: Movimento uniforme de uma bolha de ar É muito difícil observar um movimento puramente uniforme em uma situação cotidiana, como no deslocamento de um veículo, ou mesmo no deslocamento

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 16 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. Equilíbrio

Leia mais