UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO HU-UFJF

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO HU-UFJF"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO HU-UFJF GERENCIANDO ENXOVAL HOSPITALAR: REDUÇÃO DOS CUSTOS NAS UNIDADES DE SERVIÇO DE SAÚDE Kátia de Lima Passos Ferreira Hospital Universitário da UFJF Autora principal Rose Miranda da Silva Hospital Universitário da UFJF Co-autora Lourival Batista de Oliveira Júnior Faculdade de Economia da UFJF Co-autor Juiz de Fora 2013

2 GERENCIANDO ENXOVAL HOSPITALAR: REDUÇÃO DOS CUSTOS NAS UNIDADES DE SERVIÇO DE SAÚDE Managing outfits hospital: reducing costs in units of service of health RESUMO O gerenciamento do enxoval hospitalar tem se aperfeiçoado por meio do investimento em novas tecnologias, que auxilia o processo de controle do enxoval, de evasão, do tempo de vida útil de cada peça, controle de entrada e saída, inventário eletrônico, geração de relatórios e indicadores por meio de softwares, contendo dados exatos da localização das peças. Esta inovação possibilitará a geração de relatórios e indicadores por meio dos softwares de gerenciamento do enxoval para a gestão hospitalar. Nesse sentido, pretende-se avaliar a importância de tecnologias, por meio de um sistema informatizado, que será implantado no Hospital Universitário da UFJF, o qual servirá como modelo para as redes de sistemas de saúde de Minas Gerais. Os resultados deste estudo serão disponibilizados para instituições de saúde ligadas ao SUS, com montagem e realização de cursos de gestão de roupas, para melhorias nos processos do gerenciamento de enxoval hospitalar, divulgando o conhecimento do gerenciamento e qualidade dos serviços. No desenvolvimento deste projeto está prevista a elaboração de protocolos, treinamento de equipes para implantação de tecnologias e controle de qualidade. Palavras-chave: Gerenciamento do enxoval. Tecnologia. Cursos de Gestão.

3 1 INTRODUÇÃO O avanço tecnológico aplicado aos ambientes hospitalares e estabelecimentos de saúde por meio da informatização traz economia e redução de custos. As organizações hospitalares precisam acompanhar estes avanços com objetivo de melhorar seus processos de gerenciamento. O gestor hospitalar, precisa além de conhecimentos e atitudes, ter habilidade para conhecer os diferentes cenários futuros com suas implicações e metas da organização. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA (2007, p. 6), descreve que O processamento de roupas de serviços de saúde é uma atividade de apoio que influencia grandemente a qualidade da assistência à saúde, principalmente no que se refere à segurança e conforto do paciente e trabalhador. Ressaltar-se assim a importância do processo de higienização das roupas reduzindo o número de microorganismos patogênicos que podem causar doenças, reduzindo as infecções hospitalares. O gerenciamento das roupas não está aplicado somente em inventários, mas em registro de evasões, tempo de vida útil, controle de entrada e saídas das peças (rastreamento), contabilização mensal das quantidades de roupas distribuídas, confeccionadas, adquiridas e descartadas. Nascimento (2011, p.36), descreve uma maneira de minimizar a evasão de roupas como: Para que se possa minimizar este problema, algumas medidas podem ser adotadas, tais como, o controle de entrada e saída do paciente, conscientização por parte da equipe de enfermagem, implantação de uma rouparia central e utilização de código de barras nas roupas. Outra alternativa é a personalização do enxoval, através do impresso do logotipo da unidade hospitalar, evidenciando desta forma a propriedade do enxoval. A confecção de pacotes de enxoval também é uma opção, tendo em vista que será fornecido um pacote por paciente, auxiliando desta forma no controle de fornecimento da roupa.

4 A autora propõe uma fórmula para calcular o índice de evasão do enxoval de roupas hospitalares (Índice de Evasão = volume do inventário X 100/volume total do enxoval), sendo utilizado para diagnosticar possíveis problemas e buscar soluções para os mesmos. Nascimento (2011, p.36). Desta forma, conhecer bem uma organização hospitalar, bem como todos os processos e fluxos que o envolvem, é de suma importância ao gestor, que irá administrar esta organização, bem como os setores de almoxarifados, farmácia, nutrição e dietética, laboratórios, lavanderia e rouparia, entre outros. Alguns procedimentos são necessários para um melhor gerenciamento do enxoval, garantindo qualidade nos serviços. A contabilização mensal das quantidades de roupas distribuídas e adquiridas compreende um planejamento e a programação das necessidades e o controle de materiais, a fim de atender às demandas de usuários futuros Silva et al (2010, p.57). A elaboração da planilha informatizada com controle de fornecimento e recolhimento diário é utilizada como uma ferramenta para o estoque, quanto ao planejamento, registro e previsão do enxoval, servindo também como base para o inventário de roupas, levantando-se a quantidade existente de peças de roupas na instituição. Como processo de melhoria no gerenciamento do enxoval hospitalar, o Hospital Sírio Libanês destaca que a implantação de melhoria na qualidade e durabilidade do enxoval, prende-se na experiência do hospital na escolha de tecidos adequados com uma redução de 16% no peso do enxoval, proporcionando o mesmo conforto que os tecidos anteriores adquiridos, necessitando menos água para higienização das peças.

5 A redução do custo com a lavanderia promoveu uma economia financeira e na quantidade de água, alinhando este processo ao conceito de sustentabilidade da instituição, conforme publicação no Projeto Agenda Sustentável (2010, p.14). Faz-se necessário ter mecanismos eficazes no controle das peças de enxoval, por meio da inovação da tecnologia, como controle por meio de chips ou código de barras implantado nas peças do enxoval hospitalar, evitando o favorecimento da evasão, ou seja, o desaparecimento de peças do enxoval, antes mesmo de chegar à lavanderia, sendo este por furto, extravio, entre outros, dentro da organização hospitalar. Portanto, o hospital é uma das organizações mais complexas que existe, do que em qualquer outro tipo de organização, por existir vários setores que estão envolvidos, como se fossem pequenas empresa dentro do hospital, por exemplo, a farmácia, o serviço de nutrição, serviço de imagem, laboratório, recursos humanos, compras, almoxarifado, lavanderia, entre outros, que necessitam de uma gestão de processos e fluxos mais aplicados de forma integrada, para que todos os setores tenham um maior entendimento entre si. Spiller et al (2009, p.22) descrevem que alguns produtos são perecíveis e são perdidos por falhas no acondicionamento, na armazenagem, ou por expiração do prazo de validade. No entanto, os gestores devem estar atentos para que não haja perda dos recursos já investidos na organização, adequando os produtos, evitando a ociosidade de profissionais, infraestrutura e equipamentos. Nos casos de equipamentos tecnológicos, estes devem estar atualizados e inovados para que não se tornem obsoletos. Dessa forma, os hospitais devem estar atentos ao mercado tecnológico e inovador, para um melhor atendimento e agilidade em diagnosticar a doença, obter o resultado e tratar o paciente o mais breve possível.

6 O Hospital Universitário da UFJF, com a possibilidade real de instalação de uma nova unidade física, moderna e com infraestrutura que permitirá incorporação de tecnologia de ponta, pretende preparar-se para uma gestão de enxoval, baseado em inovação tecnológica quer seja por código de barras ou implantação de chip nas peças do enxoval, e que possa servir de modelos a outras instituições de saúde voltadas ao usuário do SUS. Como missão, o Hospital Universitário da UFJF tem como objetivo formar recursos humanos, gerar conhecimentos e prestar assistência de qualidade na área de saúde à comunidade e região, e como negócio ter assistência, ensino e pesquisa na área da saúde para o desenvolvimento da região (HU/UFJF, 2013). O Hospital Universitário é centro de referência ao atendimento de paciente do Sistema Único de Saúde, numa área de abrangência que engloba mais de 90 (noventa) municípios da Zona da Mata Mineira (UFJF, 2012). Os Hospitais Universitários são de grande importância para a formação dos multiprofissionais, contribuindo para a área da saúde e para a população. Bittar (2002) relata que o hospital universitário é uma propriedade pública ou privada, com necessidade das atividades de financiamento pelo governo para a formação de profissionais que atuarão na rede básica de saúde e nos hospitais públicos ou privados. O gerenciamento da roupa é um ponto de preocupação para qualquer organização hospitalar. Gerenciar a redução dos custos do enxoval hospitalar por meio desta ferramenta de tecnologia poderá minimizar os custos, controlando a distribuição e o rastreamento das peças do enxoval, ainda podendo ser controladas durante o processo de lavagem, reposição, armazenagem e estocagem.

7 Com a implantação desta tecnologia, outros bens do hospital podem ser monitorados e rastreados, com pequenas adequações, além da escolha certa do tipo de chip ou código barra, que podem ser implantados em bens patrimoniais, veículos, controle de medicamentos, almoxarifado, laboratório, entre outros que o gestor terá a visão do processo integrado à organização. A utilização de máquinas e equipamentos tem exigido o mínimo possível de intervenção humana na produção, sendo manuseado por meio de controles automático, mas que dependendo da complexidade das máquinas e equipamentos, exigirão pessoas qualificadas para sua operação, como exemplo exames de tomografia computadorizada, um sistema de ventilação mecânica (respirador) de um paciente internado numa unidade de cuidados intensivos, monitorização dos sinais vitais, entre outros (Spiller et al, 2009). Também não poderíamos deixar de mencionar a utilização de chips ou código de barras em medicamentos que serão dispensados por uma farmácia hospitalar, que tem auxiliado num maior controle e gerenciamento do estoque, o que já vem sendo utilizado na farmácia do Hospital Universitário de Juiz de Fora, uma vez que todo medicamento recebe uma etiqueta com código de barras, que já é uma inovação tecnológica presente neste, e ao dispensar o medicamento ao paciente, este, por meio do leitor de código de barras, registra no software para qual paciente foi prescrito, a baixa no estoque e o custo deste. 2 JUSTIFICATIVA O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora está iniciando seu processo de ampliação da estrutura física, e após concluída sua construção, ocupará uma

8 área total de 54 mil metros quadrados. É um dos maiores investimentos da história da UFJF, tendo seu contrato assinado em 17 de agosto de 2012 para inicio das obras do novo HU, pelo reitor da UFJF, Henrique Duque, e com uma previsão de conclusão em dois anos. O novo complexo hospitalar contará com mais de 350 leitos do hospital, sendo que destes, 192 leitos serão destinados a internações, e uma capacidade de atendimento de 50 mil consultas/mês, que atenderá a população de Juiz de Fora e região, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Universitário destaca-se em seu atendimento de alta complexidade, como o Serviço Hospitalar para Tratamento de AIDS, Terapia Renal Substitutiva (Hemodiálise), Terapia Nutricional (enteral e parenteral), Transplante de Medula Óssea (TMO) e Tomografias Computadorizadas, fortalecendo suas ações e serviços no atendimento do Sistema Único de Saúde e o atendimento aos municípios em seu redor. Desse modo, o gerenciamento do enxoval hospitalar, deverá estar em consonância com as novas dimensões do Hospital e acompanhar os avanços tecnológicos aplicáveis a esse gerenciamento, além de ser um modelo aos hospitais e estabelecimentos de saúde da rede pública no Estado de Minas Gerais. Para permitir o atendimento com qualidade nos serviços prestados pelo Hospital Universitário da UFJF, são necessárias implantação de tecnologias de controle de fluxo de roupas hospitalares, possibilitando a redução de custo das perdas por evasão, controle de entradas e saídas das roupas (rastreamento), tempo de vida útil das peças, contabilização e controle mensal das roupas distribuídas, confeccionadas, adquiridas e descartadas. Esta ferramenta de gerenciamento, por sua vez, será utilizada também, pelo serviço de camareira a ser implantado no Hospital. No entanto, a camareira utilizará do

9 programa já implantado no HU-UFJF, o Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários (AGHU), para extrair um relatório diariamente do quantitativo de pacientes internados e dos leitos reservados para cirurgias, para que providenciem o enxoval a ser usado em cada enfermaria, na pediatria, na Unidade de Terapia Intensiva e no centro cirúrgico. A camareira terá um maior controle do enxoval, quanto à sua distribuição de peças limpas, estoque e reservas de leitos, com base no software do controle e gerenciamento de enxoval hospitalar, contribuindo para minimizar os custos de evasão, perdas e melhorar o controle das distribuições e recebimento do enxoval hospitalar. Esta ao dispensar o enxoval, fará uso do leitor para registrar para onde estão sendo encaminhadas as peças, que estarão identificadas com o chip ou código de barras. É de suma relevância a integração, a divulgação e a ampliação do conhecimento da metodologia a ser implantada do gerenciamento do enxoval hospitalar e o fluxo do processo, para os demais hospitais e estabelecimentos de saúde, envolvidos com a rede de atenção à saúde em Minas Gerais, como hospitais de pequeno, médio e grande porte, as Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS). 3 A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NO HOSPITAL Como mencionado anteriormente, o Hospital Universitário terá inicio em suas obras de ampliação da estrutura física, e este por sua vez usará das inovações e recursos da tecnologia para melhor atender seus clientes, quer seja no diagnóstico, no tratamento ou em equipamentos para realizações de cirurgias.

10 Silva (2010, p.25) descreve que a tecnologia é representada pelos recursos que tornaram possível o melhor uso da infraestrutura logística, e de todos os recursos a serem empregados, as pessoas tem seu papel importante na inovação tecnológica, pois estas deverão impetrar conhecimento, sem os quais seria impossível utilizar as máquinas, os programas e os equipamentos tecnológicos. Para um melhor gerenciamento e controle das roupas faz-se necessário os recursos da tecnologia, uma vez que no hospital como um todo, as tecnologias dos equipamentos estão presente para auxiliar nos diagnósticos, tratamento e até procedimentos cirúrgicos. Assim, os gestores hospitalares têm buscado um controle e aperfeiçoamento contínuo dos processos para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços, com foco no cliente e na administração. Spiller (2009, p.140). Além do resultado alcançado, é necessário que se obtenha o controle dos processos para um aperfeiçoamento constante, além da tomada de decisões baseada em informações, banco de dados, levantamento de indicadores, monitoramento, relatórios, controle e registros. Estes processos de mensuração e análise são indispensáveis para viabilizar o cumprimento de metas e auxiliar os gestores nas tomadas de decisões e orientar quanto ás melhorias a serem feitas. A tecnologia, do ponto de vista de Spiller (2009, p. 158), é uma preocupação, quando descreve que a medicina do futuro dependerá da capacidade de as organizações incorporarem novas tecnologias e reverem seus processos operacionais. Os gestores devem estar atentos, pois há uma competição para se ganhar clientes, e aqueles que optarem por investimentos em tecnologia, estarão à frente nesta acirrada disputa pelo mercado. Dellagustinho (2012) relata a necessidade de possuir um sistema que auxiliasse no processo de controle do enxoval do Hospital Unimed de Caxias do Sul, tanto no controle da

11 vida útil quanto no controle da evasão. O sistema de processo de monitoramento das peças do enxoval, surgiu como ação preventiva na Auditoria Externa da Acreditação Hospitalar, em Outubro de Como benefício da implantação, descreve que se consegue detalhar melhor os motivos de manutenção e descarte das peças, controlar as entradas e saídas das peças e conhecer a taxa real das evasões. Magalhães (2008, p.16), relata uma publicação em revista, a respeito da implantação do sistema informatizado no enxoval hospitalar, da seguinte forma:... passamos a trabalhar com um sistema computadorizado em que fazíamos a leitura de cada peça do enxoval no momento da entrega (saída da lavanderia) e da apanha da roupa (chegada na lavanderia). Instalamos leitores de códigos de barra na área de separação prévia à lavagem e na expedição de roupas limpas e codificamos todas as peças, de acordo com a sua finalidade e o cliente. Desenvolvemos o sistema de leitura, treinando todo o pessoal e passamos a construir dentro do sistema uma série de relatórios para trabalharmos e obtermos resultados das leituras efetuadas. Diante da complexidade das informações hospitalares que são solicitadas e necessárias para tomadas de decisão, bem como sua análise em relação aos indicadores e relatórios gerados, a informatização torna-se imprescindível como uma melhoria contínua no gerenciamento hospitalar. A tecnologia e as inovações em equipamentos e aparelhos hospitalares vêm ganhando seu espaço, destacando sua relevância na melhoria, rapidez, qualidade, tratamento mais cedo da doença tão logo descubra, além do conforto e segurança no atendimento prestado ao paciente. Dada a importância ao desenvolvimento tecnológico, devido às constantes evoluções nos sistemas de diagnóstico e tratamentos, é viável que a organização hospitalar se envolva e participe desta nova tendência no mercado, monitorando a quantidade de cada peça utilizada por dia no hospital, determinando com uma margem menor de erros e com precisão a quantidade necessária de enxoval diária.

12 Deste modo, a implantação tecnológica surge como uma importante ferramenta no gerenciamento hospitalar, destacado por Silva et al (2010, p.137): O primeiro elemento significativo dessa revolução tecnológica na gestão logística foi o código de barras (CB), que nos últimos anos vem desempenhando papel relevante no processo de informatização nas áreas de produção e de logística. No entanto, esta tecnologia vem sendo uma tendência nos hospitais, como forma de controle do enxoval, além de gerar informações, dados, gráficos e relatórios importantes no controle das peças. Ao se implantar este processo tecnológico, é necessário uma estrutura para atender este serviço, necessitando dos leitores, um software próprio para o enxoval hospitalar com todas as informações que serão alimentadas no sistema, impressoras, entre outros equipamentos necessários ao processo. Os colaboradores que atuarão no setor de lavanderia e rouparia, além das camareiras, deverão ser capacitados sempre que necessários, além de realizarem cursos de reciclagem, aprendizagem e inovação de novas tecnologias neste empreendimento, à medida que forem surgindo novidades no ramo. Além do código de barras, já desenvolvido para o gerenciamento do enxoval hospitalar, os pesquisadores já avançaram na tecnologia, lançando o chip, identificado por radio frequência. Todo enxoval hospitalar são catalogados por meio de um chip colocado dentro de uma etiqueta costurada nas peças. Na prática, os chips são como minúsculos computadores alimentados de forma indutiva pela energia produzida pelos equipamentos de leitura, com sua capacidade de armazenamento reduzida, monitorando, rastreando e controlando as entradas e saídas de cada peça. Silva et al (2010).

13 4 HOSPITAIS QUE UTILIZAM O GERENCIAMENTO DE SISTEMA INFORMATIZADO NO ENXOVAL HOSPITALAR A implantação do sistema nos hospitais abaixo relacionados, obtiveram como benefícios associados a redução de custos, diminuição da evasão de roupas, controle de distribuição para os setores, entradas e saídas das peças. Os casos estudados de implantação da tecnologia para o gerenciamento no enxoval hospitalar foram o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Belo Horizonte e o Hospital Unimed Caxias do Sul. Conforme publicado na Revista da UFMG (2005), o Hospital das Clínicas da UFMG ostenta números grandiosos de atendimento em consultórios e cirúrgicos, que acaba ganhando individualidade em cada peça de roupa. São 300 itens na rouparia, sem contar os tamanhos que diferenciam as roupas de uso pessoal. É nessa linha que o Hospital das Clínicas começa a implantar, na sua rouparia, a etiquetação eletrônica, controle feito por códigos de barras. Este processo não só permite um controle interno mais ágil como também as evasões e as perdas, por transferência de pacientes para outras unidades, pois esse tipo de extravio é muito comum e pesa no orçamento, relata Márcia gerente do serviço de roupas e CME. Revista da UFMG (2005). O gerenciamento do enxoval do Hospital Unimed Caxias do Sul, segundo Dellagustinho (2012), ocorreu em 2007 a partir da implantação da lavanderia, surgindo a necessidade de possuir um sistema que auxiliasse no processo de controle do enxoval, tendo em vista o elevado índice de evasão e alto custo de reposição das mesmas.

14 Escolheu-se o método de identificação de cada peça de roupa com etiqueta de código de barras lavável e termo-resistente. Já em 2009, instalou-se dentro da área física da lavanderia, um software que interpreta cada peça por meio de leitores de código de barras, tornando possível identificar os itens principais de evasão de enxoval, tempo de vida útil de cada peça e controle das mesmas. Com o gerenciamento do enxoval comprovou que é possível minimizar custos, investindo em novas tecnologias e agregando qualidade a prestação de serviços. Dellagustinho (2012) relata que desde 2009, juntamente com o controle de peças de enxoval por meio de códigos de barra, o hospital foi contemplado com o Planejamento Estratégico, no que se refere às Estratégias de diferenciais competitivos, onde foi implantado o serviço de camareira, que tem como principal atividade o gerenciamento da liberação dos leitos, contemplando a troca de roupa de cama dos pacientes independentes, e ainda controla a rouparia nas unidades de internação, contribuiu para minimizar os custos de evasão, perdas e melhorar o controle das distribuições e recebimento do enxoval hospitalar. Contudo, este estudo de caso do Hospital Unimed Caxias do Sul contribuiu para um maior entendimento do processo, desde o método escolhido de identificação do enxoval, ou seja, de cada peça de roupa com etiqueta com código de barras lavável e termo-resistente utilizada no hospital, até a implantação do serviço de camareira, conforme relata Dellagustinho (2012).

15 4 OBJETIVOS Em termos gerais, objetiva-se: Avaliar a importância da incorporação de tecnologias, por meio de um sistema informatizado, no gerenciamento de enxoval hospitalar, que permitam controlar a evasão, o monitoramento, o estoque, a distribuição para os setores e as quantidades de peças encaminhadas e recebidas da lavanderia. Em termos específicos, objetiva-se: Conhecer e adequar ao serviço hospitalar, qual tipo de tecnologia será mais viável ao gerenciamento e à implantação, analisando o custo/benefício do chip e do código de barras às peças do enxoval. Estruturar e implantar curso de aperfeiçoamento para qualificação de pessoal para atuar nos serviços de rede de atenção de saúde em Minas Gerais, promovendo melhorias nos processos, fluxos, qualidade e controle de estoque; e construir um protocolo de gerenciamento de enxovais hospitalares. 5 METODOLOGIA A metodologia da pesquisa exploratória será utilizada para melhor compreendermos como será inserido o processo de gerenciamento do enxoval hospitalar, por meio da inovação tecnológica, buscando conhecer uma maior profundidade do assunto, de modo a torná-lo mais plausível.

16 Raupp e Beuren (1999) relatam que a pesquisa exploratória contribui para o esclarecimento de questões com poucas abordagens para o assunto, facilitando a delimitação sobre o tema da pesquisa. Para conhecimento teórico, dos processos e sobre a tecnologia e seus sistemas de informação, será obtido conhecimento teórico por meio de livros e artigos científico publicado. O conhecimento técnico sobre quais equipamentos, dentre eles, impressora, etiquetas laváveis e termossensíveis, leitor, chip, software, entre outros, também será pesquisado para conhecermos o mais viável e adaptável a ser implantado no enxoval hospitalar. Também serão realizadas participações em feiras de hotelaria hospitalar, pois nestes encontros são apresentados pelos fornecedores e fabricantes o que há de mais moderno e inovador na área tecnológica, além de congressos e seminários, com ganho de conhecimento e aperfeiçoamento sobre o assunto. Realizar um diagnóstico da situação do gerenciamento de enxoval do HU e dos serviços de rede de atenção de saúde, que são cenários para os profissionais em treinamento, entre eles os da Residência Médica e Multiprofissional. Visitar hospitais que implantaram o gerenciamento do enxoval, conhecendo melhor as tecnologias, o processo de implantação, seus equipamentos, software, técnicas utilizadas e os métodos de capacitação e treinamento para a qualificação dos profissionais. Levantamento dos recursos tecnológicos disponíveis e já testados com fornecedores e representantes destes equipamentos, buscando conhecer aqueles que são mais adequados e se apropriam à realidade dos sistemas de saúde da região.

17 Elaboração de protocolo gerencial do enxoval hospitalar, com mapeando dos fluxos e processos. Os funcionários e camareiras que estarão diretamente envolvidos nas atividades de rouparia, na distribuição, recebimento, estocagem das peças de roupas e identificação do enxoval hospitalar, serão capacitados por meio de cursos, quanto ao manuseio e desempenho das tarefas quanto ao novo sistema. 6 CRONOGRAMA O trabalho de pesquisa será desenvolvido em 18 meses, de acordo com o cronograma apresentado: Etapas da Pesquisa Trimestre 1) Revisão Bibliográfica X 2) Pesquisar hospitais que implantaram a tecnologia X 3) Pesquisar fornecedores e representantes X 4) Realizar visitas técnicas nos hospitais que implantaram o gerenciamento do enxoval por meio da tecnologia 5) Solicitar e organizar as visitas de fornecedores X 6) Solicitar orçamentos dos equipamentos X 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7) Implantação dos equipamentos e teste da nova tecnologia X X 8) Treinamento e capacitação dos funcionários X X 9) Elaboração do protocolo gerencial X 10) Elaboração e montagem dos cursos X 11) Elaboração do relatório final X X

18 7 RESULTADOS A implantação do novo sistema informatizado possibilitará o gerenciamento do enxoval hospitalar trazendo economia nos custos para os sistemas da rede de atenção à saúde, além do controle de recebimento e distribuição de cada peça. Como já mencionado, a nova estrutura do Hospital Universitário da UFJF, contará com inovação de tecnologia em suas peças do enxoval hospitalar, obtendo um maior controle de evasão, rastreamento, estoque, localização, recebimento e distribuição do enxoval, além do custo reduzido de reposição de peças e extravios. Montagem e realização de cursos de gestão de roupas para os serviços de rede de atenção à saúde, para melhorias nos processos do gerenciamento de enxoval hospitalar, divulgando o conhecimento do gerenciamento e qualidade dos serviços. Possibilitar a geração de relatórios e indicadores por meio dos softwares de gerenciamento do enxoval para a gestão hospitalar, além de tomadas de decisão a partir da base de banco de dados alimentado diariamente. Eliminação do inventário manual do enxoval com ganho de tempo no inventário eletrônico por meio da tecnologia implantada, uma vez que as informações serão mais precisas, podendo ser fornecidas a qualquer momento. A camareira gerenciará com mais agilidade sua distribuição, localização e rastreamento das peças, por meio da tecnologia. Controle do fluxo no processo de entrada e saída das roupas. Implantação de protocolo gerencial no enxoval para os sistemas da rede de atenção à saúde.

19 8 ORÇAMENTO A pesquisa demandará recursos de equipamentos e material permanente, material bibliográfico, visitas técnicas e software conforme o orçamento apresentado abaixo: Tipo Equipamento e Material Permanente Material Bibliográfico Custeio Softwares 2 Laptops IBM Descrição Processador Intel Core 2 duo, 3 Gb de Memória Disco Rígido HD 250Gb Valor Unitário Total (R$) R$ 3.500,00 R$ 7.000,00 Gravador leitor CD-RW/DVD 1 Impressora Multifuncional HP Laserjet M1132 Laser: R$ 900,00 R$ 900,00 01 HD Portátil Externo 1 TB Samsung: R$ 525,90 R$ 525,90 2 Pen Drives 4 GB R$ 45,00 R$ 90,00 Impressora para etiqueta R$ 1.057,00 R$ 1.057,00 Prensa para etiqueta R$ 2.500,00 R$ 2.500,00 2 Leitor R$ 1.800,00 R$ 3.600,00 Bibliografia Básica (livros e periódicos) R$ 2.500,00 R$ 2.500,00 Material de Consumo: Papel A4 (500 unidades) 7 un. R$ 14,00 R$ 98,00 CD regravável (unidade) 5 un. R$ 1,00 R$ 5,00 Tinta para Impressora HP 74XL(Preto e Branco) 5un. R$ 110,00 R$ 330,00 Tinta para Impressora HP 75XL (Colorido) 2 un. R$ 130,00 R$ 390,00 Serviços de Terceiros: 2 Bolsista Administração (Bolsistas 4 horas) R$ 300,00 R$ 7.200,00 2 Bolsista Economia (Bolsistas 4 horas) R$ 300,00 R$ 7.200,00 Visitas técnicas (4 visitantes) Diárias (1 para cada visita) R$ 546,00 R$ 2184,00 Passagem (4) R$ 1.530,00 R$ 6.124,00 Licença Office 2007 (2 máquinas) R$ 1.000,00 R$ 2.000,00 2 Software para gerenciamento do enxoval R$ 950,00 R$ 1.900,00 Total R$ ,90

20 9 JUSTIFICATIVA DO ORÇAMENTO O apoio pretendido se justifica segundo um conjunto de material permanente e de gasto de custeio necessário conforme justificativas a seguir: 1. Microcomputadores: para acesso as informações por meio do software de gerenciamento do enxoval, alimentação do sistema, armazenamento das bases de dados, informações e execução das atividades envolvidas. Seu uso será feito pelos bolsistas envolvidos no projeto, bem como pelo coordenador e pesquisador do projeto. Para seu funcionamento pleno e proteção das informações é preciso que haja sua proteção por um antivírus e por outras ferramentas para impedir invasão por hackers. 2. Software: para o manuseio dos dados, montagem do banco de dados e gerenciamento do enxoval. Como são protegidos por leis de direitos autorais, precisa ser licenciado para funcionamento em computadores de instituições de ensino e pesquisa. Logo, são necessários recursos financeiros para sua aquisição. 3. Impressoras: para impressão dos documentos diversos gerados pela pesquisa, inclusive relatórios técnicos e artigos para publicação. 5. Material de informática e de escritório: CDs virgens para backup de dados, além de tinta (cartucho/toner) para impressão, papel A4. 7. Passagens, diárias e despesas de táxi: para viagens de curta duração voltadas para levantamento de dados e visitas técnicas nos hospitais. 8. Material bibliográfico: aquisição de livros com o conteúdo da literatura do referencial teórico sobre as tecnologias a serem implantadas e gerenciamento de enxoval hospitalar. 9. Serviços de terceiros: Bolsitas dos cursos de graduação de Administração e Economia para

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR DENOMINAÇÃO DO CARGO: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades do

Leia mais

Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar

Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar MANUAL DO AVALIADOR Parte I 1.1 Liderança Profissional habilitado ou com capacitação compatível. Organograma formalizado, atualizado e disponível. Planejamento

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

- SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ENXOVAL HOSPITALAR - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MÍNIMAS

- SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ENXOVAL HOSPITALAR - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MÍNIMAS - SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ENXOVAL HOSPITALAR - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MÍNIMAS I - Aspectos gerais: 1. Sistema eletrônico para gestão e rastreamento do enxoval hospitalar, composto por etiquetas dotadas

Leia mais

Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE!

Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE! Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE! A EMPRESA A Fast Solution é uma empresa especializada em desenvolver soluções integradas em sistemas de impressão,

Leia mais

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA Necessidade de informatizar a empresa Uma senhora muito simpática, Dona Maria das Coxinhas, feliz proprietária de um comércio de salgadinhos, está,

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

GERENCIAMENTO DO ENXOVAL:

GERENCIAMENTO DO ENXOVAL: GERENCIAMENTO DO ENXOVAL: Evolução do controle de evasão da rouparia Enfª Jaqueline Vieira Dellagustinho HOSPITAL UNIMED CAXIAS DO SUL UNIMED NORDESTE-RS RS HOSPITAL UNIMED CAXIAS DO SUL HOSPITAL UNIMED

Leia mais

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br Elaboração de Projetos FECOP 2014 Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br O que vamos fazer? Pensar em Projetos Organizar o pensamento Conectar com a realidade e a legislação Estruturar projeto

Leia mais

Formulário de Apresentação de Proposta - TECNOVA PB

Formulário de Apresentação de Proposta - TECNOVA PB Formulário de Apresentação de Proposta - TECNOVA PB Secretaria de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia - SERHMACT Fundação de Apoio à Pesquisa - FAPESQ Setembro/Outubro de 2013 TECNOVA

Leia mais

Outubro 2009. Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini

Outubro 2009. Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini Outubro 2009 Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini Sustentabilidade Articulação Ampliação dos limites Sistematização Elementos do Novo Modelo Incubação

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde. dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde. dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde O HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG E A EBSERH: APROIMAÇÃO ENTRE A GESTÃO E OS TRABALHADORES EM UM CONTETO DE MUDANÇAS

Leia mais

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL 1 SUMÁRIO DIAGNÓSTICO GERAL...3 1. PREMISSAS...3 2. CHECKLIST...4 3. ITENS NÃO PREVISTOS NO MODELO DE REFERÊNCIA...11 4. GLOSSÁRIO...13 2 DIAGNÓSTICO GERAL Este diagnóstico é

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Cássia Regina Batista Clarissa Kellermann de Moraes Ivan Mário da Silveira Márcia Dietrich Santiago Proposta

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da sistemática de gestão do Ministério da Educação (MEC) em seus processos de formulação, implantação e

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da sistemática de gestão do Ministério da Educação (MEC) em seus processos de formulação, implantação e

Leia mais

Modelo de Plano de Ação

Modelo de Plano de Ação Modelo de Plano de Ação Para a implementação da Estratégia Multimodal da OMS para a Melhoria da Higiene das Mãos Introdução O Modelo de Plano de Ação é proposto para ajudar os representantes de estabelecimentos

Leia mais

PROJETO GESTÃO DE ESTOQUES. Frente Almoxarifado

PROJETO GESTÃO DE ESTOQUES. Frente Almoxarifado PROJETO GESTÃO DE ESTOQUES Frente Almoxarifado Belo Horizonte, setembro de 2011 Agenda Projeto Gestão de Estoques Cartilhas Agendamento de Recebimentos e de Expedições Recebimento Armazenagem Carregamento

Leia mais

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo;

Conceitos ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Comunicação; Formas de escritas; Processo de contagem primitivo; Conceitos Comunicação; Formas de escritas; Bacharel Rosélio Marcos Santana Processo de contagem primitivo; roseliomarcos@yahoo.com.br Inicio do primitivo processamento de dados do homem. ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

ANEXO II "AÇÕES DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO E DE FORTALECIMENTO DA RAPS" INTEGRANTES, OU A SEREM INCLUÍDAS, NO PLANO DE AÇÃO DA RAPS

ANEXO II AÇÕES DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO E DE FORTALECIMENTO DA RAPS INTEGRANTES, OU A SEREM INCLUÍDAS, NO PLANO DE AÇÃO DA RAPS ANEXO II "AÇÕES DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO E DE FORTALECIMENTO DA RAPS" INTEGRANTES, OU A SEREM INCLUÍDAS, NO PLANO DE AÇÃO DA RAPS EQUIPE DE DESINSTITCUIONALIZAÇÃO - MODALIDADE: VALOR DO PROJETO: 1. DADOS

Leia mais

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Reunião de Abertura do Monitoramento 2015 Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Roteiro da Apresentação 1. Contextualização; 2. Monitoramento; 3. Processo de monitoramento;

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO O Planejamento

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são palestras

Leia mais

Márcia Mascarenhas Alemão Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais

Márcia Mascarenhas Alemão Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais PREMIO CHICO RIBEIRO SOBRE INFORMAÇÃO DE CUSTOS E QUALIDADE DO GASTO NO SETOR Público O Modelo de Gestão FHEMIG e a Prestação de Contas ao Paciente: a implantação do sistema de custos hospitalares e o

Leia mais

Deve ser claro, conciso e conter de forma resumida o assunto a ser pesquisado.

Deve ser claro, conciso e conter de forma resumida o assunto a ser pesquisado. MODELODEPROJETODEPESQUISA (Form_pesq_01) TÍTULO DO PROJETO Deve ser claro, conciso e conter de forma resumida o assunto a ser pesquisado. AUTORES Relacionar todos os autores participantes do projeto: coordenador,

Leia mais

DIRETRIZES PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA

DIRETRIZES PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA DIRETRIZES PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA 1 APRESENTAÇÃO Este conjunto de diretrizes foi elaborado para orientar a aquisição de equipamentos

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: A CRIAÇÃO DE UMA FERRAMENTA INFORMATIZADA.

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: A CRIAÇÃO DE UMA FERRAMENTA INFORMATIZADA. SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: A CRIAÇÃO DE UMA FERRAMENTA INFORMATIZADA. ANDRADE 1, Elizandra Faria GRANDO 2, Simone Regina BÖING 3, Jaci Simão VIECELLI 4, Ana Maria SILVA 5, Jeane Barros

Leia mais

ARANDU SISTEMAS. Apresentamos a ARANDU SISTEMAS empresa sediada em Londrina no Paraná, com mais de 15 anos de experiência no varejo.

ARANDU SISTEMAS. Apresentamos a ARANDU SISTEMAS empresa sediada em Londrina no Paraná, com mais de 15 anos de experiência no varejo. ARANDU SISTEMAS Apresentamos a ARANDU SISTEMAS empresa sediada em Londrina no Paraná, com mais de 15 anos de experiência no varejo. A ARANDU SISTEMAS tem primado pela excelência e eficácia de seus produtos

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DOS CARGOS

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DOS CARGOS DENOMINAÇÃO DO CARGO: AUXILIAR DE BIBLIOTECA NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: C DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO: Organizar, manter e disponibilizar os acervos bibliográficos para docentes, técnicos e alunos;

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos que contribuam para o empoderamento das mulheres

Leia mais

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. FERRAMENTA DE BPM TORNA CONTROLE DE FLUXO HOSPITALAR MAIS EFICAZ NO HCFMUSP

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. FERRAMENTA DE BPM TORNA CONTROLE DE FLUXO HOSPITALAR MAIS EFICAZ NO HCFMUSP Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. FERRAMENTA DE BPM TORNA CONTROLE DE FLUXO HOSPITALAR MAIS EFICAZ NO HCFMUSP Perfil O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade

Leia mais

Introdução à tecnologia RFID

Introdução à tecnologia RFID Sumário Como surgiu a tecnologia RFID... 2 Como funciona?... 2 Quais os benefícios e onde utilizar o sistema de RFID... 4 Utilização proposta... 4 Etapas para leitura de dados via RFID... 5 Diagrama de

Leia mais

{Indicar o tema e objetivo estratégico aos quais o projeto contribuirá diretamente para o alcance.}

{Indicar o tema e objetivo estratégico aos quais o projeto contribuirá diretamente para o alcance.} {Importante: não se esqueça de apagar todas as instruções de preenchimento (em azul e entre parênteses) após a construção do plano.} {O tem por finalidade reunir todas as informações necessárias à execução

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 4030 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 4030 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº Impresso por: RAFAEL DE SOUZA RODRIGUES DOS SANTOS Data da impressão: 10/08/2015-14:35:04 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 4030 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE Belo Horizonte 2011 Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

2 INOVAÇÃO NA PROVISÃO DE SERVIÇOS

2 INOVAÇÃO NA PROVISÃO DE SERVIÇOS 1 MELHORIA DA GESTÃO FISCAL DE MÉDIO PRAZO E DO INVESTIMENTO PÚBLICO 1.1 Diagnóstico e Proposição de Melhorias do Marco de Gasto de Médio Prazo 1.1.0 Não há 1.1.0.0 Não há 1.1.0.0.1 Diagnóstico da metodologia

Leia mais

Aspectos Sociais de Informática. Simulação Industrial - SIND

Aspectos Sociais de Informática. Simulação Industrial - SIND Aspectos Sociais de Informática Simulação Industrial - SIND Jogos de Empresas Utilizada com sucesso para o treinamento e desenvolvimento gerencial Capacita estudantes e profissionais de competência intelectual

Leia mais

Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO

Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura OEI/TOR/MEC/DTI nº 003/2009 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR 1. Projeto: OEI/BRA/09/004

Leia mais

Segurança Computacional. Rodrigo Fujioka

Segurança Computacional. Rodrigo Fujioka Segurança Computacional Rodrigo Fujioka Segurança Computacional Auditoria da Tecnologia da Informação Auditoria da Tecnologia da Informação A Auditoria da TI é uma auditoria operacional, analisa a gestão

Leia mais

Márcia Mascarenhas Alemão Gerência Observatório de Custos/ Diretoria de Desenvolvimento Estratégico Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais

Márcia Mascarenhas Alemão Gerência Observatório de Custos/ Diretoria de Desenvolvimento Estratégico Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais O Modelo de Gestão FHEMIG e a Prestação de Contas ao Paciente: a implantação do sistema de custos hospitalares e o uso da informação de custos como ferramenta gerencial da transparência do gasto público

Leia mais

Márcia Mascarenhas Alemão Gerência Observatório de Custos/ Diretoria de Desenvolvimento Estratégico Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais

Márcia Mascarenhas Alemão Gerência Observatório de Custos/ Diretoria de Desenvolvimento Estratégico Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais O Modelo de Gestão FHEMIG e a Prestação de Contas ao Paciente: a implantação do sistema de custos hospitalares e o uso da informação de custos como ferramenta gerencial da transparência do gasto público

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

Relatório da prática/proposta

Relatório da prática/proposta Relatório da prática/proposta 1.Nome da pratica/ proposta inovadora: Projeto de Digitalização de Imagens Radiológicas na Rede Pública de Saúde de Naviraí 2.Caracterização da situação anterior: O município

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DA SECRETARIA DA SAUDE PROJETO DE TRABALHO

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DA SECRETARIA DA SAUDE PROJETO DE TRABALHO SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DA SECRETARIA DA SAUDE PROJETO DE TRABALHO INTRODUÇÃO O avanço da tecnologia trouxe inúmeros benefícios à população. Quando usada de maneira saudável e inteligente, auxilia na

Leia mais

Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk

Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk E-mail para contato: supervisao@tse.gov.br Nome trabalho/projeto: Suporte em TI baseado em sistema de gestão da qualidade

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico A decisão pela realização do Planejamento Estratégico no HC surgiu da Administração, que entendeu como urgente formalizar o planejamento institucional. Coordenado pela Superintendência

Leia mais

Gestão de Qualidade. HCFMRP - USP Campus Universitário - Monte Alegre 14048-900 Ribeirão Preto SP Brasil

Gestão de Qualidade. HCFMRP - USP Campus Universitário - Monte Alegre 14048-900 Ribeirão Preto SP Brasil Gestão de Qualidade O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, visando a qualidade assistencial e a satisfação do cliente compromete-se a um entendimento

Leia mais

FEATI - Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti Mantida pela União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo UNIESP

FEATI - Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti Mantida pela União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo UNIESP PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS IBAITI/PR 2013 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVOS... 3 3 ATUALIZAÇÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO... 3 3.1 Laboratório de Informática, Departamentos Acadêmicos

Leia mais

Centro de Iniciação ao Esporte Gestão de Equipamento Esportivo

Centro de Iniciação ao Esporte Gestão de Equipamento Esportivo Centro de Iniciação ao Esporte Gestão de Equipamento Esportivo SNEAR/ME DEZ/14 Objetivo: orientar os entes selecionados a desenvolver o Plano de Gestão. IMPORTÂNCIA PLANO DE GESTÃO PRESTAÇÃO DE CONTAS

Leia mais

SAÚDE. Coordenador: Liliane Espinosa de Mello

SAÚDE. Coordenador: Liliane Espinosa de Mello Coordenador: Liliane Espinosa de Mello SAÚDE Visão: Que Santa Maria seja o principal Polo na Área de Saúde do interior do Rio Grande do Sul, contribuindo para a melhor qualidade de vida da população da

Leia mais

Este Manual aplica-se a todos os Usuário de T.I. do Ministério Público de Goiás. ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Manter o Manual Atualizado

Este Manual aplica-se a todos os Usuário de T.I. do Ministério Público de Goiás. ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Manter o Manual Atualizado Versão 01 - Página 1/8 1 Objetivo Orientar o usuário de T.I. a solicitar atendimento. Mostrar o fluxo da solicitação. Apresentar a Superintendência 2 Aplicação Este Manual aplica-se a todos os Usuário

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO HOSPITALAR: ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL SÃO LUCAS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO HOSPITALAR: ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL SÃO LUCAS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO HOSPITALAR: ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL SÃO LUCAS Renata Pinto Dutra Ferreira Especialista Administração de Sistemas de Informação Instituto Presidente Tancredo de Almeida

Leia mais

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas Manual Índice 1. O programa 2. Os cursos 3. A adaptação dos conteúdos 4. O novo Convênio 5. O novo programa 6. Cronograma 7. Parcerias locais 8. Montagem das turmas 9. Definição dos cursos 10. Liberação

Leia mais

O ESFORÇO PARA MELHORAR A QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DE CUSTOS NAS INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

O ESFORÇO PARA MELHORAR A QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DE CUSTOS NAS INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO 1 O ESFORÇO PARA MELHORAR A QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DE CUSTOS NAS INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO Maria Fátima da Conceição - FEHOSP. 2 INTRODUÇÃO Os hospitais são organizações complexas

Leia mais

A experiência do IRSSL com o Contrato de Gestão do HMIMJ

A experiência do IRSSL com o Contrato de Gestão do HMIMJ A experiência do IRSSL com o Contrato de Gestão do HMIMJ O contexto Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio Libanês (2005) Assistencialismo Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (2005) Responsabilidade

Leia mais

GERENCIAMENTO DE MATERIAIS HOSPITALARES. Farm. Tatiana Rocha Santana 1 Coordenadora de Suprimentos do CC

GERENCIAMENTO DE MATERIAIS HOSPITALARES. Farm. Tatiana Rocha Santana 1 Coordenadora de Suprimentos do CC GERENCIAMENTO DE MATERIAIS HOSPITALARES Farm. Tatiana Rocha Santana 1 Coordenadora de Suprimentos do CC DEFINIÇÕES GERENCIAR Ato ou efeito de manter a integridade física e funcional para algo proposta

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA

COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Pessoa física que deseja constituir um negócio

Leia mais

Gustavo Noronha Silva. Projeto de Pesquisa: Impactos do Software Livre na Inclusão Digital

Gustavo Noronha Silva. Projeto de Pesquisa: Impactos do Software Livre na Inclusão Digital Gustavo Noronha Silva Projeto de Pesquisa: Impactos do Software Livre na Inclusão Digital Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES junho / 2003 Gustavo Noronha Silva Projeto de Pesquisa: Impactos

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

Objetivo Principal. Objetivos Secundários

Objetivo Principal. Objetivos Secundários Objetivo Principal O Personal Med Hospitalar foi resultado de um longo esforço de O&M em hospitais de vários portes e regiões do Brasil. O sistema foi concebido a partir do detalhamento de 176 processos

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Cenário de TI nas organizações Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

BIBLIOTECA PROF. JOSÉ ROBERTO SECURATO RELATÓRIO DE GESTÃO 2014. São Paulo

BIBLIOTECA PROF. JOSÉ ROBERTO SECURATO RELATÓRIO DE GESTÃO 2014. São Paulo BIBLIOTECA PROF. JOSÉ ROBERTO SECURATO RELATÓRIO DE GESTÃO 2014 São Paulo 2015 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZAÇÕES... 3 2.1 Acervo... 3 2.2 Plano de atualização e expansão do acervo... 3 2.3 Divulgação...

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da sistemática de gestão do Ministério da Educação (MEC) em seus processos de formulação, implantação e

Leia mais

PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO INFORMATIZA SERVIÇOS DE SAÚDE E TRAZ MELHORIAS PARA CIDADÃOS E PROFISSIONAIS DA REDE

PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO INFORMATIZA SERVIÇOS DE SAÚDE E TRAZ MELHORIAS PARA CIDADÃOS E PROFISSIONAIS DA REDE Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO INFORMATIZA SERVIÇOS DE SAÚDE E TRAZ MELHORIAS PARA CIDADÃOS E PROFISSIONAIS DA REDE Perfil A Secretaria Municipal da

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Certificação ISO/IEC 27001. SGSI - Sistema de Gestão de Segurança da Informação. A Experiência da DATAPREV

Certificação ISO/IEC 27001. SGSI - Sistema de Gestão de Segurança da Informação. A Experiência da DATAPREV Certificação ISO/IEC 27001 SGSI - Sistema de Gestão de Segurança da Informação A Experiência da DATAPREV DATAPREV Quem somos? Empresa pública vinculada ao Ministério da Previdência Social, com personalidade

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior 5.1 Nome da iniciativa ou Projeto Academia Popular da Pessoa idosa 5.2 Caracterização da Situação Anterior O envelhecimento é uma realidade da maioria das sociedades. No Brasil, estima-se que exista, atualmente,

Leia mais

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO A Faculdade Kennedy busca sempre melhorar a qualidade, oferecendo serviços informatizados e uma equipe de profissionais preparada para responder

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Considerando que a informação arquivística, produzida, recebida, utilizada e conservada em sistemas informatizados,

Leia mais

2. Quais os objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente?

2. Quais os objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente? O tema Segurança do Paciente vem sendo desenvolvido sistematicamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desde sua criação, cooperando com a missão da Vigilância Sanitária de proteger

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

Paraná - Rio Grande do Sul

Paraná - Rio Grande do Sul COMPROMETIMENTO E SATISFAÇÃO DO CLIENTE Paraná - Rio Grande do Sul Missão Oferecer as melhores soluções em serviços e produtos, visando se adequar aos altos padrões de satisfação de nossos clientes e parceiros

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO 1 ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO 2 INFRAESTRUTURA DE TI Para garantir o atendimento às necessidades do negócio, a área de TI passou a investir na infraestrutura do setor, ampliando-a,

Leia mais

I M P L E M E N TA Ç Ã O D O C Ó D I G O B I D I M E N S I O N A L D A T A M A T R I X

I M P L E M E N TA Ç Ã O D O C Ó D I G O B I D I M E N S I O N A L D A T A M A T R I X I M P L E M E N TA Ç Ã O D O C Ó D I G O B I D I M E N S I O N A L D A T A M A T R I X T E C N O L O G I A D A I N F O R M A Ç Ã O C Ó D I G O B I D I M E N S I O N A L D A T A M A T R I X PROCESSOS E

Leia mais

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Custos e Orçamentos Turma 01 10 de outubro de 2012 A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma

Leia mais

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HOSPITAL DE ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO DR. WASHINGTON ANTÔNIO DE BARROS DEZEMBRO DE 2013 SUMÁRIO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO...

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 02 ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 continuação Páginas 03 à 25 1 COMPONENTES DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Especialistas

Leia mais