Fonte: Acesso em: 20 Jul

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fonte: Acesso em: 20 Jul"

Transcrição

1 1. (G1 - ifsp 2016) Se tentarmos filtrar água barrenta, verificamos que as partículas são tão finas que atravessam o filtro. Por esse motivo, nas estações de tratamento de água adiciona-se sulfato de alumínio à água e, em seguida, adiciona-se, pouco a pouco, hidróxido de cálcio, de tal forma que ocorra uma desestabilização das micropartículas em suspensão presentes na água bruta que, seguido de um processo de agitação lento, promoverá a formação de partículas maiores denominadas flocos, que são facilmente sedimentáveis, dessa maneira podemos separar água limpa por: a) filtração. b) peneiração. c) destilação simples. d) destilação fracionada. e) evaporação do precipitado. 2. (Imed 2016) Em relação aos processos de separação de mistura de sólidos, assinale a alternativa correta. a) O funil de bromo (separação) é o método mais indicado para separar dois sólidos. b) A destilação é o processo mais utilizado na separação de sólidos miscíveis. c) A imantação é uma técnica que pode ser utilizada para separar uma mistura de sólidos, dependendo das propriedades magnéticas dos componentes da mistura. d) Uma mistura de sólidos é impossível de separar. e) A filtração a vácuo é o processo mais indicado nesse tipo de separação. 3. (Pucpr 2016) A água é de suma importância à população, então, é extremamente necessário que essa água seja tratada de maneira correta. Entende-se o tratamento de água como sendo um conjunto de procedimentos físicos e químicos para torná-la potável. A figura a seguir mostra as etapas do tratamento de água utilizado atualmente. A respeito do tratamento de água e das etapas referentes a esse processo, assinale a alternativa CORRETA. a) Na etapa da floculação, a água recebe uma substância denominada sulfato de alumínio, responsável pela aglutinação dos flocos das impurezas, para que então sejam removidas. b) Na fase da filtração, a água passa por várias camadas filtrantes, nas quais ocorre a retenção dos flocos menores que ficaram na decantação, ficando a água livre de todas as impurezas. c) O sulfato de alumínio, existente na floculação, possui caráter básico, por esse motivo é colocado cloro na água para diminuir o seu ph. d) A fluoretação é uma etapa adicional, que poderia ser dispensável, uma vez que já se faz o uso do sulfato de alumínio.

2 e) As etapas do tratamento de água: floculação, decantação e filtração, são suficientes para que a água fique em total condição de uso, não sendo necessária mais nenhuma etapa adicional para que a água torne-se potável. 4. (G1 - ifsc 2016) O óleo de cozinha usado não deve ser descartado na pia, pois causa poluição das águas e prejudica a vida aquática. Em Florianópolis, a coleta seletiva de lixo recolhe o óleo usado armazenado em garrafas PET e encaminha para unidades de reciclagem. Nessas unidades, ele é purificado para retirar água e outras impurezas para poder, então, ser reutilizado na fabricação de sabão e biocombustíveis. Fonte: Acesso em: 20 Jul Considerando essas informações e os processos de separação de misturas, é CORRETO afirmar: a) Óleo e água formam uma mistura homogênea. b) Para separar o óleo de cozinha de impurezas sólidas e água, podem ser usadas, respectivamente, a filtração e a decantação. c) O óleo é uma substância mais densa que a água. d) A filtração é um método usado para separar a água do óleo. e) Óleo é uma substância composta e água é uma substância simples. 5. (Ufpr 2016) A extração de petróleo em águas profundas segue basicamente três etapas: i) perfuração, utilizando uma sonda; ii) injeção de água pressurizada, que extrai o petróleo das rochas subterrâneas; e iii) separação do petróleo misturado com água e pedaços de rochas. A terceira etapa é realizada por meio dos métodos de: a) decantação e filtração. b) extrusão e evaporação. c) sedimentação e flotação. d) destilação e centrifugação. e) evaporação e cromatografia. 6. (Uece 2016) Um estudante de química necessitou fazer uma filtração, a vácuo, de uma mistura de sulfato de cobre pentahidratado e hidróxido de sódio. Para atingir seu objetivo, utilizou alguns equipamentos entre os quais estava um a) condensador. b) kitassato. c) balão volumétrico. d) funil analítico. 7. (Unisinos 2016) Acidente entre caminhões bloqueia BR-290 em Arroio dos Ratos Colisão aconteceu por volta das 6h e resultou no vazamento da carga de gasolina. (Disponível em Acesso em 04 out ) A gasolina, combustível de grande parte dos automóveis que circulam no mundo, e outros produtos, como o gás natural, GLP, os produtos asfálticos, a nafta petroquímica, o querosene, os óleos combustíveis, os óleos lubrificantes, o óleo diesel e o combustível de aviação, são obtidos por meio da do petróleo. Esta é uma operação que se baseia nas diferenças de dos componentes da mistura de hidrocarbonetos. O petróleo é um líquido oleoso, escuro, em água e denso que a água, encontrado em jazidas do subsolo da crosta terrestre. As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente, por a) destilação fracionada; ponto de fusão; insolúvel; menos. b) destilação simples; ponto de ebulição; insolúvel; menos. c) destilação fracionada; ponto de ebulição; solúvel; mais. d) extração com solvente; ponto de ebulição; solúvel; mais.

3 e) destilação fracionada; ponto de ebulição; insolúvel; menos. 8. (Unifesp 2016) O abastecimento de água potável para o uso humano é um problema em muitos países. Para suprir essa demanda, surge a necessidade de utilização de fontes alternativas para produção de água potável, a partir de água salgada e salobra, fazendo o uso das técnicas de dessalinização. Estas podem ser realizadas por meio de tecnologias de membranas ou por processos térmicos. Na figura está esquematizado um dessalinizador de água do mar baseado no aquecimento da água pela energia solar. a) Dê o nome do processo de separação que ocorre no dessalinizador representado na figura. Descreva o processo de separação. b) Compare as propriedades de pressão de vapor e de temperatura de ebulição da água do mar com as respectivas propriedades da água purificada. Justifique sua resposta. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: A figura abaixo será utilizada para responder à(s) quest(ões) discursiva(s).

4 9. (Ufsc 2016) A residência de Margarida possui sistema de reúso de água e instalações adequadas para a ligação dos efluentes domésticos à rede de esgoto. O esgoto é submetido a processos de desinfecção, coagulação/floculação, decantação e filtração em estações de tratamento de água (ETA). Inicialmente, a água a ser clarificada recebe uma solução para floculação, composta de sulfato de alumínio e água de cal (solução contendo hidróxido de cálcio), e ingressa nos floculadores, onde é submetida à agitação mecânica. A seguir, dirige-se aos decantadores, onde permanece por 3 a 4 horas, tempo necessário para que as partículas maiores depositem-se no fundo dos tanques. A água, então, extravasa para canaletas, no topo dos decantadores, e passa por filtros constituídos por camadas sucessivas de antracito e areia de várias granulometrias, suportadas sobre cascalho. No entanto, o tratamento de efluentes domésticos em ETA só é possível por meio da ligação adequada à rede de esgoto, o que não é a realidade da maioria das residências no Brasil. Segundo Rosa (2012), em Florianópolis, cerca de 50% das residências atendidas pela rede de esgoto apresentam irregularidades, como falta de caixa de gordura e ligação do esgoto à rede pluvial. Tal situação pode resultar no lançamento de grande quantidade de efluentes domésticos, sem tratamento, no ambiente, o que é uma das principais causas de eutrofização. MAIA, A. S.; OLIVEIRA, W.; OSÓRIO, V. K. L. Da água turva à água clara: o papel do coagulante. Química Nova na Escola, v. 18, p , [Adaptado]. ROSA, M. Índice de saneamento na capital é ficção. Jornal Zero. Florianópolis: Curso de Jornalismo da UFSC, nov. 2012, n. 3. [Adaptado]. a) Cite o tipo de ligação química que ocorre entre átomos de enxofre e de oxigênio nos íons sulfato. b) Estime se o ph da solução usada para floculação é ácido ou básico. c) Explique por que partículas sólidas podem ser decantadas no processo de purificação da água. (Limite sua resposta a três linhas.) d) O esquema abaixo representa possíveis consequências do processo clássico de eutrofização em determinado ecossistema aquático. Considerando que todas as populações presentes no esquema são afetadas com o aumento ou a redução do número de indivíduos, quais são as populações que apresentam redução do número de indivíduos?

5 e) Qual é o efeito abiótico clássico decorrente da eutrofização provocado pela alteração do número de indivíduos decompositores aeróbicos, conforme o esquema acima? f) Cite um possível risco ambiental e sua(s) consequência(s) provocado pelo descarte de óleo de cozinha diretamente na pia, em imóveis sem caixa de gordura e com esgoto ligado à rede pluvial. 10. (Unisc 2015) A seguir, é apresentado um conjunto de cinco afirmações a respeito de propriedades físico-químicas e estruturais de misturas homogêneas ou substâncias puras derivadas de solventes orgânicos. Preencha os parênteses com (V) para verdadeiro e (F) para falso. ( ) Gasolina e etanol formam uma mistura homogênea à temperatura ambiente. ( ) A mistura de água e etanol submetida à destilação simples origina etanol puro, destilado a 78 C e água pura a 100 C, sob pressão de 1 atmosfera. ( ) O propan-1-ol é isômero de função da propanona. ( ) O acetato de etila e o éter dietílico apresentam cadeias heterogêneas. ( ) O biodiesel é um monoéster obtido na transesterificação de um óleo ou uma gordura. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) V F F V V b) V V F V F c) F F F V V d) F V V F F e) V F V F F 11. (Uepg 2015) A gasolina comercializada nos postos de serviço contém um teor de etanol de 25% (volume/volume), permitido por lei. O teste utilizado para verificar esse teor é feito da seguinte maneira: a uma proveta de 100cm adicionam-se 50cm de gasolina, 50cm de água e agita-se. Formam-se duas fases distintas, ou seja, uma fase superior de gasolina e uma fase inferior de água mais etanol. Diante disso, assinale o que for correto. 3 01) O volume da fase inferior é de 62,5cm. 02) A fase superior e a fase inferior estão separadas por diferença de polaridade. 04) A gasolina está na fase superior porque sua densidade é maior que a densidade da mistura água mais etanol. 08) O método ideal para separar a mistura de gasolina e etanol é a filtração. 16) A gasolina é constituída de uma mistura de hidrocarbonetos que interagem entre si através de forças de dispersão de London. 12. (Ifsc 2015) A água disponível nas torneiras de nossas casas e escolas é um bem finito e que não chega até lá espontaneamente. Ela precisa ser coletada, tratada e distribuída de forma correta para garantir sua qualidade. O tratamento da água é feito a partir da água doce encontrada na natureza que contém resíduos orgânicos, sais dissolvidos, metais pesados, partículas em suspensão e microorganismos. Por essa razão a água é levada do manancial para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Esse tratamento é dividido em várias etapas.

6 Sobre as etapas existentes no processo de tratamento de água, leia e analise as seguintes proposições e assinale a soma da(s) CORRETA(S). 01) Umas das primeiras etapas é o peneiramento, que consiste na retirada dos poluentes maiores sem adição de reagentes químicos. 02) A decantação ocorre como consequência do aumento do tamanho dos flocos de poluentes obtidos através da filtração da água. 04) A coagulação é um fenômeno químico resultante da adição de coagulantes tais como o sulfato de alumínio, que reage com a alcalinidade natural da água formando uma base insolúvel que precipitará e carregará consigo outras impurezas. 08) As pequenas impurezas que não precipitarem após a coagulação podem ser removidas por filtração, que consiste em um processo puramente físico. 16) O hipoclorito de sódio é utilizado para a desinfecção da água já tratada, visando remover os contaminantes biológicos. 13. (Uepg 2015) Identifique as alternativas que apresentam os métodos adequados para a separação dos componentes das misturas propostas e assinale o que for correto. Substância Solubilidade em Solubilidade em Solubilidade em água fria água quente acetona A Solúvel Solúvel Insolúvel B Insolúvel Solúvel Insolúvel C Insolúvel Insolúvel Solúvel 01) Pode ser separada a substância A da substância B por filtração após adição de água fria. 02) Pode ser separada a substância B da substância C por filtração após adição de água quente. 04) Pode ser separada a substância A da substância C por filtração após adição de água fria. 08) Pode ser separada a substância C das substâncias A e B por filtração após adição de acetona. 14. (G1 - cps 2015) Os materiais de laboratório de Química estão presentes no tapete de arraiolos criado pela artista Isabel Carmona que foi denominado Destilando, representado na figura. Entre esses materiais, temos a) um tubo de ensaio. b) um condensador. c) uma proveta. d) um béquer. e) uma pipeta. 15. (G1 - col.naval 2015) Considere os seguintes métodos de separação de misturas.

7 I. Método com base na densidade. II. Método com base no tamanho das partículas. III. Método com base nas temperaturas de ebulição. As definições acima se referem, respectivamente, a: a) I. decantação; II. peneiração; III. destilação. b) I. flotação; II. destilação; III. decantação. c) I. filtração; II. catação; III. destilação. d) I. flotação; II. tamização; III. sublimação. e) I. decantação; II. destilação; III. filtração. 16. (Uem 2015) Assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Os processos mecânicos de separação, levigação e peneiramento têm como princípios de funcionamento, respectivamente, a diferença de densidade e a diferença de tamanho entre partículas sólidas. 02) Uma mistura azeotrópica entre água e etanol não pode ser separada por destilação simples, mas sim por destilação fracionada. 04) Numa torre de destilação fracionada de petróleo, os gases são retirados na parte superior da torre, e óleos pesados e asfalto, na parte inferior. 08) A recristalização é uma técnica de purificação de substâncias sólidas que leva em consideração a solubilidade da substância em função da temperatura do meio na qual está dissolvida. 16) A liquefação pode ser usada para extrair nitrogênio líquido do ar atmosférico. 17. (G1 - cftmg 2015) Após uma aula de revisão sobre processos de separação de misturas, um professor de Química lançou um desafio aos alunos: Considerem uma mistura contendo três componentes sólidos e proponham um modo de separá-los. Para tanto, utilizem o quadro seguinte que contém algumas características dos constituintes dessa mistura. Substâncias Solubilidade em Solubilidade em água fria água quente Magnetismo A Insolúvel insolúvel sim B solúvel solúvel não C insolúvel solúvel não A sequência correta de processos para a separação de cada um dos componentes da mistura é a) adição de água fria, filtração, evaporação e catação. b) separação magnética, adição de água fria, filtração e destilação. c) adição de água quente, filtração à quente, evaporação e separação magnética. d) separação magnética, adição de água quente, filtração e destilação fracionada. 18. (Enem 2015) Um grupo de pesquisadores desenvolveu um método simples, barato e eficaz de remoção de petróleo contaminante na água, que utiliza um plástico produzido a partir do líquido da castanha de caju (LCC). A composição química do LCC é muito parecida com a do petróleo e suas moléculas, por suas características, interagem formando agregados com o petróleo. Para retirar os agrega dos da água, os pesquisadores misturam ao LCC nanopartículas magnéticas. KIFFER, D. Novo método para remoção de petróleo usa óleo de mamona e castanha de caju. Disponível em: 31 jul (adaptado). Essa técnica considera dois processos de separação de misturas, sendo eles, respectivamente, a) flotação e decantação. b) decomposição e centrifugação. c) floculação e separação magnética.

8 d) destilação fracionada e peneiração. e) dissolução fracionada e magnetização. 19. (Cefet MG 2014) Em uma aula prática, um grupo de alunos recebeu uma mistura sólida contendo três substâncias (A, B e C), cujas características se encontram na tabela seguinte. Substâncias Solubilidade água fria água quente hexano A solúvel solúvel insolúvel B insolúvel solúvel insolúvel C insolúvel insolúvel solúvel Terminada a prática, o grupo propôs o seguinte fluxograma: A partir dos dados obtidos, é correto afirmar que o(s) a) sólido 1 corresponde à substância A. b) sólido 2 corresponde à substância B. c) sólido 3 corresponde à substância C. d) procedimentos II e V correspondem às destilações. e) procedimentos III e VI correspondem às decantações. 20. (G1 - cftmg 2014) Considere que uma mistura formada por água, óleo de soja, cloreto de sódio e areia seja agitada vigorosamente em um recipiente fechado. A sequência correta de métodos capazes de separar cada substância dessa mistura é a) decantação, filtração e centrifugação. b) filtração, decantação e destilação simples. c) evaporação, destilação simples e filtração. d) destilação simples, centrifugação e evaporação. 21. (Ufsm 2014) O tratamento inadequado de resíduos gerados pelo homem causa sérios danos ao meio ambiente. É essencial que esses resíduos sejam corretamente descartados, para que o impacto ambiental seja minimizado. Associe as colunas, observando o tipo de separação mais adequado para cada caso de misturas apresentado.

9 1ª Coluna 2ª Coluna 1. Filtração. ( ) Solo arenoso contaminado com fuligem. 2. Decantação. ( ) Ar com poeira gerada pela trituração de plásticos. 3. Peneiração. ( ) Água contaminada com óleo. A sequência correta é a) b) c) d) e) (Pucrs 2014) O garimpo do ouro é uma atividade econômica comum em determinados pontos da Amazônia. Uma das formas de separar o ouro dos outros materiais é por meio de bateias, uma espécie de bacia em que água corrente é passada para remover a areia, deixando o ouro, que é mais denso, no fundo. Outro método para separar o ouro consiste em adicionar mercúrio à areia. O ouro dissolve-se no mercúrio, mas a areia não. A solução pode ser facilmente separada da areia e recolhida. Para separar o mercúrio do ouro, a solução é aquecida em um recipiente. O mercúrio volatiliza, e seu vapor é resfriado até voltar ao estado líquido, sendo recolhido em um recipiente à parte; depois que todo o mercúrio foi removido, o ouro fica como resíduo. Com base nessas informações, é correto afirmar que a) a mistura ouro-areia é heterogênea e pode ser separada por levigação. b) a mistura ouro-mercúrio é heterogênea e pode ser separada por destilação. c) a adição de mercúrio à mistura ouro-areia promove a dissolução fracionada da areia. d) a mistura de mercúrio, ouro e areia apresenta três fases: mercúrio líquido, ouro dissolvido e areia sólida. e) os componentes da mistura ouro-mercúrio podem ser separados por centrifugação. 23. (G1 - ifsc 2014) As águas dos rios e oceanos sofrem constante evaporação e precipitam na forma de chuva. É CORRETO afirmar que esse processo natural pode ser comparado a qual operação de laboratório. a) Solvatação b) Filtração c) Decantação d) Catação e) Destilação 24. (Ifsc 2014) Uma mistura é formada por duas ou mais substâncias, que são chamadas de componentes. Para separar os componentes de uma mistura pode-se utilizar muitos processos. Assinale a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01) Pode-se separar completamente uma mistura de água e açúcar através de decantação. 02) A destilação permite separar os componentes de uma mistura homogênea. 04) O processo de filtração leva em consideração o tamanho das componentes de uma mistura. 08) Pode-se separar componentes de uma solução a partir da cristalização de todos eles. 16) A destilação fracionada baseia-se nas diferentes pressões de vapor dos componentes da mistura. 25. (Cefet MG 2014) O esquema a seguir representa um método de separação de uma mistura formada por água Tebulição 100 C e acetona T ebulição 56 C à pressão de 1 atm.

10 Considerando-se a possibilidade de se retirarem amostras do resíduo e do destilado durante o processo de separação, é correto afirmar que a a) pressão de vapor do resíduo é maior que a do destilado nas amostras recolhidas. b) temperatura de ebulição do destilado é maior que a do resíduo ao final da destilação. c) pressão de vapor das amostras do resíduo torna-se menor no término da destilação. d) temperatura de ebulição das amostras do destilado sofre alteração, à medida que a destilação prossegue. e) temperatura de ebulição do destilado se iguala à do resíduo nas primeiras amostras removidas após o início da destilação. 26. (Cefet MG 2014) Suponha que uma mistura heterogênea (M 1) seja submetida a um processo de separação (P 1) resultando em uma mistura homogênea líquida (M 2) e um sólido puro (S 1). Em seguida, M 2 é submetida a um processo de separação (P 2), gerando um líquido puro (L 1) e um sólido puro (S 2). Considerando-se essas informações, é correto deduzir que a) L 1 é uma solução líquida. b) P 1 corresponde a um processo de levigação. c) P 2 equivale a um processo de decantação. d) M 2 apresenta temperaturas de fusão e ebulição constantes. e) M 1 é constituída de limalha de ferro, cloreto de sódio e água. 27. (Uepg 2014) Sobre uma solução aquosa saturada de açúcar, à temperatura de 25 C, assinale o que for correto. 01) Existe apenas uma única fase. 02) Nesse sistema tem-se dois componentes, a água e o açúcar. 04) A água representa o solvente e o açúcar representa o soluto. 08) Ao adicionar uma pedra de gelo nesse sistema, tem-se duas fases e três componentes. 28. (G1 - ifce 2014) Na operação de extração de petróleo em uma jazida petrolífera, a pressão dos gases faz com que o petróleo seja jorrado para fora, porém, devido a sua extração acontecer no subsolo, o petróleo pode estar misturado com a água do mar. O processo mecânico mais adequado, para realizar a separação entre o petróleo e a água do mar, é a a) destilação. b) filtração. c) separação magnética. d) evaporação. e) decantação.

11 29. (Uece 2014) Dentre as opções abaixo, assinale a que corresponde à sequência correta de procedimentos que devem ser adotados para separar os componentes de uma mistura de água, sal de cozinha, óleo comestível e pregos de ferro. a) Destilação simples, separação magnética e decantação. b) Separação magnética, decantação e destilação simples. c) Destilação fracionada, filtração e decantação. d) Levigação, separação magnética e sifonação. 30. (G1 - ifsc 2014) Em química, existem processos de separação de misturas com diversas finalidades. Um deles é a separação de misturas homogêneas quando os componentes da mistura são líquidos e possuem pontos de ebulição diferentes. É CORRETO afirmar que esse processo denomina-se: a) Decantação. b) Destilação simples. c) Destilação fracionada. d) Flotação. e) Cromatografia. 31. (Upf 2014) Muitas impurezas contidas na água são de natureza coloidal, ou seja, ficam dispersas uniformemente, não sofrendo a sedimentação pela ação da gravidade. Para resolver esse problema, adicionam-se coagulantes químicos à água, os quais promovem a aglutinação das partículas em suspensão ou em dispersão coloidal, facilitando sua disposição na forma de flóculo. O coagulante mais utilizado no Brasil é o sulfato de alumínio (A 2(SO 4) 3(s) ), que é adicionado à água juntamente com o óxido de cálcio (CaO(s)). Dessa adição, resulta a formação de um sólido, o qual adere às impurezas, formando os flóculos. Considerando as condições descritas, analise as afirmações a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) A remoção dos sólidos, nesse caso, ocorre devido à diferença de densidade, sendo o processo utilizado conhecido por decantação. ( ) Numa dispersão coloidal, as partículas podem ser observadas com o auxílio de um ultramicroscópio. ( ) Ao adicionar o óxido de cálcio em água, em quantidade suficiente, a solução aquosa resultante apresentará comportamento ácido, isto é, seu ph será menor que 7,0. ( ) Considerando a água como meio dispersante e de densidade 1 g cm - 3, nas Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), somente irão sedimentar os flóculos com densidade inferior à da água. ( ) No tratamento da água, as diversas substâncias e impurezas presentes no meio, devido às suas características físicas, constituem um sistema eutético. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) V F V V V. b) V V F F F. c) F V F F V. d) V F F V V. e) F V F V F. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Ano Internacional da Cooperação pela Água A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água com a finalidade de uma reflexão mundial sobre os desafios da gestão, acesso, distribuição e serviços relacionados a este recurso cada vez mais escasso no planeta. Tratamento de Águas

12 Entres os grandes exploradores de fontes aquáticas estão as indústrias têxteis. Estas requerem grandes quantidades de água, corantes, entre outros produtos. O processamento têxtil é um grande gerador de dejetos poluidores de recursos hídricos. Urna técnica promissora para a minimização desse problema é a eletrofloculação, que tem se mostrado eficiente tanto no processo de reciclagem da água quanto do corante. A Fig. 1 mostra uma representação esquemática de um dispositivo dc eletrofloculação e a estrutura química do corante índigo, bastante usado nas indústrias têxteis (extraído do artigo Tratamento da água de purificação do biodiesel utilizando eletrofloculação. Química Nova. vol.35. n ) 32. (Uepb 2014) O tratamento de águas provenientes de mananciais para consumo humano envolve diversos processos para deixar a água potável. As etapas são: pré-cloração, préalcalinização, coagulação, floculação, decantação, filtração, pós-alcalinização, desinfecção e fluoretação. Na etapa de coagulação é adicionado sulfato de alumínio ou cloreto férrico para desestabilizar eletricamente as partículas de sujeira para, em seguida, na etapa de floculação, permitir que estas partículas tornadas instáveis se agreguem. Qual das alternativas abaixo apresenta a explicação correta para o fenômeno de floculação? a) Formação de mistura homogênea entre o solvente e o coloide. b) Precipitação de um coloide em meio aquoso. c) Processo de dissolução de um coloide em meio aquoso. d) Formação de agregados de partículas não dissolvidas no solvente. e) Processo de estabilização elétrica de um coloide em meio catiônico. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: O gás de cozinha contém GLP (gases liquefeitos de petróleo) uma mistura constituída, principalmente, por 50% em volume de butano, CH 4 10 e 50% em volume de propano, C3H 8. Obtém-se o GLP em uma das etapas iniciais do refino do petróleo, a destilação e uma forma de armazená-lo é em botijões que devem ser comercializados, manuseados e utilizados respeitando-se algumas normas de segurança. 33. (G1 - ifba 2014) A destilação permite a separação de várias frações de hidrocarbonetos constituintes do petróleo. Dessa forma, ao se levar em conta as propriedades dos compostos e das misturas, bem como o processo de separação das frações do petróleo, pode-se afirmar que a) a destilação do petróleo, à pressão atmosférica, permite separar os hidrocarbonetos através de um processo químico.

13 b) as forças intermoleculares predominantes nos hidrocarbonetos saturados do petróleo são do tipo dispersão de London. c) devido à alta concentração de eletrólitos na água do mar, esta solubiliza o petróleo em maior proporção que a água pura. d) as frações de destilado que contêm o butano e o propano são obtidas com destilação à pressão reduzida do petróleo. e) o propano e o 2-metilpropano são gases à temperatura ambiente sendo que o 2- metilpropano tem maior momento de dipolo devido à ramificação da cadeia carbônica. 34. (Uerj 2013) Observe os diagramas de mudança de fases das substâncias puras A e B, submetidas às mesmas condições experimentais. Indique a substância que se funde mais rapidamente. Nomeie, também, o processo mais adequado para separar uma mistura homogênea contendo volumes iguais dessas substâncias, inicialmente à temperatura ambiente, justificando sua resposta. 35. (Ufpr 2013) A separação de misturas é uma das principais operações realizadas em pequena escala em laboratórios, e em grande escala em indústrias nos diversos setores. Para separar de maneira eficiente as misturas querosene e água (1), álcool e água (2) e hidróxido de sódio e água (3), os procedimentos corretos, na ordem 1, 2, 3, são: a) decantação, destilação e destilação. b) filtração, sifonação e precipitação. c) decantação, destilação e filtração. d) destilação, decantação e decantação. e) destilação, sifonação e filtração. 36. (Uepg 2013) A separação dos componentes de uma mistura pode ocorrer por diferentes maneiras. Identifique as maneiras que trazem a melhor estratégia para cada tipo de mistura e assinale o que for correto. 01) Pode-se separar uma mistura de gasolina e álcool por destilação. 02) Para separar uma mistura de água e óleo pode-se realizar uma filtração. 04) Para separar uma mistura de areia e água pode-se realizar uma destilação. 08) Para separar uma mistura de NaC e areia pode-se fazer uma dissolução seguida por filtração e evaporação. 37. (Ufsm 2013) Logo cedo, um grupo de escoteiros acorda e prepara seu café da manhã: pão de caçador e café mateiro. Para preparar o café mateiro, misturam-se, em uma lata, pó de café, açúcar e água e aquece-se. Na sequência, ainda na lata, é adicionada uma brasa ardente para o pó descer. Assim, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir. ( ) Na presença da brasa, ocorre um processo de decantação. ( ) No final do preparo, obtém-se uma mistura heterogênea.

14 ( ) A mistura final contém só uma fase. A sequência correta é a) V V V. b) V V F. c) F V F. d) V F V. e) F F V. 38. (G1 - cftrj 2013) Os diversos processos de separação existentes são de grande importância social e econômica. A partir deles, podem-se fazer análises sanguíneas, obter derivados de petróleo, produzir bebidas alcoólicas, entre outras coisas. Alguns processos de separação estão mencionados na coluna da esquerda. Faça a associação entre cada mistura (coluna da direita) que pode ser separada por um processo mencionado. 1. Dissolução fracionada. I. 2. Catação. II. 3. Destilação fracionada. III. 4. Decantação. IV. Mistura homogênea contendo etanol e éter. Água de esgoto contendo partículas insolúveis. Amostra contendo sal de cozinha e pó de mármore. Amostra contendo serragem e chumbo em pó. a) I 1/ II 3 / III 2 / IV 4. b) I 1/ II "inviável"/ III 4 / IV 2. c) I 4 / II 1/ III 2 / IV 3. d) I 3 / II 4 / III 1/ IV "inviável". 39. (Enem 2013) Entre as substâncias usadas para o tratamento de água está o sulfato de alumínio que, em meio alcalino, forma partículas em suspensão na água, às quais as impurezas presentes no meio aderem. O método de separação comumente usado para retirar o sulfato de alumínio com as impurezas aderidas é a a) flotação. b) levigação. c) ventilação. d) peneiração. e) centrifugação. 40. (G1 - ifsp 2013) O aspirador de pó é um eletrodoméstico que permite separar misturas do tipo sólido-gás por a) centrifugação. b) filtração. c) destilação. d) decantação. e) levigação.

15 Gabarito: Resposta da questão 1: [A] Podemos separar água limpa por filtração ou decantação após o processo citado. A coagulação ou floculação é feita com o uso de hidróxido de cálcio, conforme a reação: 3Ca(OH) A (SO ) 2A (OH) 3CaSO O hidróxido de alumínio (A (OH) 3) obtido, que é uma substância insolúvel em água, permite reter em sua superfície muitas das impurezas presentes na água. Resposta da questão 2: [C] [A] Incorreta. O funil de bromo, separa dois líquidos imiscíveis. [B] Incorreta. A destilação é o processo mais indicado para separar misturas miscíveis de líquido líquido ou sólido líquido. [C] Correta. A imantação separa dois sólidos, desde que um deles apresente propriedades magnéticas. [D] Incorreta. Existem vários processos de separação de dois sólidos, como a fusão fracionada ou a imantação, por exemplo. [E] Incorreta. A filtração a vácuo assim como a filtração comum, separa substâncias imiscíveis, do tipo, sólido líquido. Resposta da questão 3: [A] [A] Correta. A floculação é uma etapa do tratamento de água onde um composto químico, no caso o sulfato de alumínio, aglutina os flocos de sujeira para promover a decantação e então ser removido. [B] Incorreta. A filtração embora retenha pequenas partículas que tenham passado da fase da decantação, existem ainda impurezas, como micro-organismos patogênicos que somente a etapa de desinfecção é capaz de eliminar. [C] Incorreta. O sulfato de alumínio é formado a partir de uma base fraca e de um ácido forte, sendo, portanto, um sal com caráter ácido. [D] Incorreta. A função do fluoretação é ajudar na prevenção de cáries dentárias. [E] Incorreta. Depois da filtração a água ainda passa por outras etapas, dentre elas a cloração que é responsável eliminar micro-organismos patogênicos presentes e a fluoretação. Resposta da questão 4: [B] [A] Incorreta. Água e óleo não se misturam, formam uma mistura heterogênea. [B] Correta. A filtração irá reter as sujidades maiores no papel filtro e a decantação irá fazer com que a camada de óleo fique em cima e a água mais densa em baixo. [C] Incorreta. A água é mais densa, ficando na parte inferior da mistura. [D] Incorreta. A filtração é usada para separar misturas imiscíveis sólido- líquido. [E] Incorreta. Tanto o óleo quanto a água são substancias compostas por mais de um elemento químico. Resposta da questão 5: [A] Separação do petróleo misturado com água e pedaços de rochas: faz-se a sedimentação (decantação) e posterior filtração (separação da fase sólida da líquida).

16 Resposta da questão 6: [B] O processo de filtração pode ser acelerado pela filtração acelerada ou a vácuo, onde uma trompa de vácuo (bomba hidráulica) altera (diminui) a pressão do ar existente na parte interior do kitassato, o que permite um mais rápido escoamento do líquido devido à diferença de pressão interna e externa. Resposta da questão 7: [E] Os derivados do petróleo são separados pela técnica da destilação fracionada, cujo princípio é baseado na separação dos componentes de uma mistura, por diferença no ponto de ebulição de cada composto. Por serem compostos apolares, são imiscíveis em água que é polar (semelhante dissolve semelhante). São menos densos que a água, fato que pode ser observado quando ocorre derramamento de petróleo no mar, pela formação de imensas manchas escuras sobre a água. Resposta da questão 8: a) O processo de separação que ocorre no dessalinizador representado na figura é a destilação simples. O aquecimento solar provoca a evaporação da água do mar, a qual condensa purificada na superfície do vidro e é recolhida ao atingir a calha. b) Na água do mar existem íons que aumentam a interação entre as moléculas (atração dipoloíon), consequentemente, a pressão de vapor diminui e a temperatura de ebulição aumenta em relação à água purificada. Resposta da questão 9: a) Tipo de ligação química que ocorre entre átomos de enxofre e de oxigênio nos íons 2 sulfato (SO 4 ) : ligação covalente (molecular), pois enxofre e oxigênio são ametais. b) A hidrólise do sulfato de alumínio gera uma solução de ph ácido e a adição de hidróxido de cálcio gera uma solução de ph básico ou alcalino ph ácido 2A 3SO 6H O 6H 3SO 2A (OH) 2 Ca(OH) 2 Ca 2OH ph básico c) Partículas sólidas podem ser decantadas (ação da gravidade) no processo de purificação da água, pois são mais densas do que a água, ou seja, as impurezas são envolvidas pela base insolúvel e a densidade aumenta. d) Populações que apresentam redução do número de indivíduos: organismos fotossintetizantes e organismos aeróbicos. e) Conforme o esquema ocorre a redução da concentração de gás oxigênio na água. f) Um risco seria o aumento da poluição dos mananciais contribuindo para a elevação na quantidade de bactérias e consequentemente o fenômeno da eutrofização. Resposta da questão 10: [A] Análise das afirmações:

17 [V] Gasolina e etanol formam uma mistura homogênea à temperatura ambiente, ou seja, a mistura apresenta uma fase. [F] Correção: a mistura de água e etanol submetida à destilação fracionada origina etanol impuro, pois é uma mistura azeotrópica. [F] Correção: o propan-1-ol (C3H8O) não é isômero de função da propanona (C3H6O), pois suas fórmulas moleculares são diferentes. [V] O acetato de etila e o éter dietílico apresentam cadeias heterogêneas, ou seja, possuem heteroátomo. [V] O biodiesel é um monoéster obtido na transesterificação de um óleo ou uma gordura. Resposta da questão 11: = 19. [01] Correta. Em 50 ml de gasolina, tem-se 25% de álcool, ou seja, 1,25 ml, que ao somar com o volume de água inserido obtém-se 62,5 ml. [02] Correta. A gasolina é um composto apolar e a água polar. [04] Incorreta. A gasolina na fase superior indica que a densidade da gasolina é menor que da mistura água + álcool. [08] Incorreta. A filtração é indicada para separar mistura de sólido + líquido. [16] Correta. A gasolina é um hidrocarboneto, portanto, apolar com interações do tipo forças de dispersão de London. Resposta da questão 12: = 29. [01] Correta. O peneiramento é uma etapa do processo onde ficam retidas as partículas maiores, como uma etapa inicial do processo, realizado sem adição de produtos químicos. [02] Incorreta. A decantação é o processo onde os flocos de poluentes ficam mais densos, pela adição de reagentes químicos como o sulfato de alumínio e se depositam no fundo do tanque. [04] Correta. A coagulação é um fenômeno químico resultante da adição de sulfato de alumínio, que reage com a alcalinidade natural da água formando uma base insolúvel que fará com que as impurezas precipitem. [08] Correta. As sujidades que por ventura não precipitarem na etapa de coagulação poderão ser removidas por filtração, que consiste em um processo físico. [16] Correta. O hipoclorito de sódio é utilizado para a desinfecção da água como uma última etapa do processo de tratamento que visa remover os micro-organismos patogênicos. Resposta da questão 13: = 15. Substância Solubilidade em água fria Solubilidade em água quente Solubilidade em acetona A Solúvel Solúvel Insolúvel B Insolúvel Solúvel Insolúvel C Insolúvel Insolúvel Solúvel Separação Filtração após adição de água fria para separá-la de B Filtração após adição de água quente para separá-la de C Filtração após adição de água para separá-la de A. Filtração após a adição de acetona, já que A e B são insolúveis nesta substância.

18 Resposta da questão 14: [B] Entre esses materiais, temos um condensador. Resposta da questão 15: [A] [I] A decantação é baseada na diferença de densidade de dois líquidos imiscíveis. [II] A peneiração separa sólidos baseado na diferença de tamanhos de partículas. [III] A destilação separa dois líquidos miscíveis, de pontos ou temperaturas de ebulição diferentes. Resposta da questão 16: = 29. Os processos mecânicos de separação, levigação e peneiramento têm como princípios de funcionamento, respectivamente, a diferença de densidade e a diferença de tamanho entre partículas sólidas ou grãos. Uma mistura azeotrópica entre água e etanol não pode ser separada por destilação simples, nem por destilação fracionada, pois suas temperaturas de ebulição são muito próximas. Neste caso utiliza-se a separação química. Numa torre de destilação fracionada de petróleo, os gases como metano, etano, propano e butano são retirados na parte superior da torre, e óleos pesados e asfalto, na parte inferior. A recristalização é uma técnica de purificação de substâncias sólidas que leva em consideração a solubilidade da substância em função da temperatura do meio na qual está dissolvida, seja o ponto de saturação da solução. A liquefação fracionada pode ser usada para extrair nitrogênio líquido do ar atmosférico. Resposta da questão 17: [B] Como um dos componentes possui magnetismo, pode ser separado pela proximidade de um ímã (separação magnética). Para os outros 2 sólidos que restam, como ambos são solúveis em água quente, o ideal será acrescentar água fria, onde somente o composto B ficará solúvel, e o componente C pode ser separado por filtração. Por fim, teremos: água + composto B, que poderia ser separado, pela destilação simples, onde o aumento de temperatura faz a água evaporar e ao passar pelo destilador, é resfriada,

19 voltando a ser líquida novamente, sendo recolhida em outro recipiente, enquanto o sólido permanece no recipiente inicial, separando-se da água. Resposta da questão 18: [C] Os agregados formados pelo plástico produzido a partir do líquido da castanha de caju (LCC) e pelo petróleo não se misturam à água, ou seja, ocorre floculação. As nanopartículas magnéticas são atraídas por imãs, ou seja, ocorre separação magnética. Resposta da questão 19: [B] [A] Incorreta. O sólido 1 corresponde a substância C, pois somente essa substância é miscível em hexano (composto orgânico); [B] Correta. Após se separar do hexano, as substâncias A e B, são colocadas em contato com água fria, onde ocorre a solubilização somente da substância A, separando da substância B que é insolúvel na água fria. [C] Incorreta. O sólido 3 corresponde à substância B, insolúvel em água fria. [D] Incorreta. Os processos II e IV correspondem à separação por decantação. [E] Incorreta. Os processos III e VI correspondem à separação por destilação, a fim de separar 2 substâncias miscíveis. Resposta da questão 20: [B] Ao filtrarmos o sistema, as partículas de areia ficarão retidas no papel filtro, após a decantação separa-se o óleo que, por apresentar menor densidade, irá flutuar sobre o sistema água + cloreto de sódio. E, por fim, a destilação simples, que pela diferença de temperatura irá separar a água do sal. Resposta da questão 21: [C] Teremos: 1ª Coluna 2ª Coluna Peneiração - separação a partir Solo arenoso contaminado com do tamanho dos grãos. fuligem. Filtração - separação de um Ar com poeira gerada pela trituração sistema sólido-gás. de plásticos. Decantação - separação a partir da diferença de densidade dos Água contaminada com óleo. componentes da mistura. Resposta da questão 22: [A] A levigação é o processo que separa misturas heterogêneas (sólido-sólido) de densidades diferentes, como o descrito no texto. Resposta da questão 23: [E] [A] Incorreta. A solvatação é um processo de separação de partículas de soluto pelas moléculas do solvente (geralmente a água). [B] Incorreta. Na filtração a separação ocorre entre um sólido e um líquido.

20 [C] Incorreta. A decantação separa misturas do tipo sólido-líquido e líquido-líquido, pela diferença de densidade e de solubilidade de seus componentes. [D] Incorreta. A catação consiste em separar dois sólidos de diferentes tamanhos, pode ser realizado manualmente ou com o auxílio de uma pinça. [E] Correta. Na destilação dois líquidos são separados por diferença no ponto de ebulição. O líquido com ponto de ebulição menor, evapora primeiro e ao ser resfriado, volta ser líquido novamente, separando dos demais líquidos da mistura. Resposta da questão 24: = 22. [01] Incorreta. Pois são compostos miscíveis e o açúcar não irá decantar. Caso a solução esteja saturada, é possível a decantação do açúcar, porém, a fração que foi dissolvida na água não sofrerá esse processo. [02] Correta. A destilação simples ou fracionada irá separar os compostos miscíveis. [04] Correta. Para a filtração acontecer deve ser levado em conta o tamanho das partículas que ficarão retidas no papel filtro. [08] Incorreta. A separação ocorre com a recristalização de apenas um dos componentes da mistura. [16] Correta. A diferença na pressão de vapor faz com que cada substância possua um ponto de ebulição diferente, sendo possível sua separação. Resposta da questão 25: [C] [A] Incorreta. Quanto maior a P vapor da substância mais rapidamente ocorre a evaporação. [B] Incorreta. A temperatura de ebulição do destilado é menor, pois ele entra em ebulição primeiro que o resíduo. [C] Correta. Quanto menor a P vapor da substância mais lentamente ocorre a evaporação. [D] Incorreta. A temperatura se mantém fixa, à medida que a destilação prossegue. [E] Incorreta. A temperatura de ebulição do destilado é diferente do resíduo durante todo o processo de destilação. Resposta da questão 26: [E] Tem-se uma mistura heterogênea constituída de limalha de ferro, cloreto de sódio e água. Esta mistura é submetida a um processo de filtração e destilação simples. Resposta da questão 27: = 07. Existe apenas uma única fase, ou seja, a mistura é homogênea. Nesse sistema tem-se dois componentes, a água (H2O) e o açúcar (C12H 22O 11). A água representa o solvente ou dispersante e o açúcar representa o soluto ou disperso. Ao adicionar uma pedra de gelo nesse sistema, tem-se duas fases e dois componentes, pois a água se apresenta no estado sólido e líquido, mas é formada pelo mesmo tipo de moléculas (H2O). Resposta da questão 28: [E] Na decantação a fase menos densa (petróleo) se separa da fase mais densa (água do mar). Resposta da questão 29: [B] Teremos: 1) Separação magnética para a retirada dos pregos.

21 2) Decantação para a separação do óleo comestível da solução aquosa. 3) Destilação simples para a recuperação do sal. Resposta da questão 30: [C] [A] Incorreta. A decantação separa misturas do tipo sólido-líquido e líquido-líquido, pela diferença de densidade e de solubilidade de seus componentes. [B] Incorreta. A destilação simples separa apenas dois líquidos com pontos de ebulição diferentes. [C] Correta. A destilação fracionada separa mais de dois líquidos com pontos de ebulição diferentes, como exemplo, pode-se citar o petróleo. [D] Incorreta. A flotação separa mistura heterogêneas, utilizando um líquido de densidade intermediária, onde o menos denso irá flutuar e o mais denso irá para o fundo do recipiente. [E] Incorreta. A cromatografia é um processo de separação físico-químico de misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Resposta da questão 31: [B] A remoção dos sólidos, nesse caso, ocorre devido à diferença de densidade, sendo o processo utilizado conhecido por decantação. Numa dispersão coloidal, as partículas podem ser observadas com o auxílio de um ultramicroscópio. Ao adicionar o óxido de cálcio em água, em quantidade suficiente, a solução aquosa resultante apresentará comportamento básico, isto é, seu ph será maior que 7,0, pois o óxido de cálcio tem caráter básico. Considerando a água como meio dispersante e de densidade 1 g cm -3, nas Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), somente irão sedimentar os flóculos com densidade superior à da água. No tratamento da água, as diversas substâncias e impurezas presentes no meio, devido às suas características físicas, constituem um sistema heterogêneo. Resposta da questão 32: [D] Na floculação, os flocos, que foram gerados na coagulação, vão se agregando as partículas dissolvidas. Após a floculação a água segue para os decantadores, onde a baixa velocidade faz com que os flocos decantem formando assim o lodo químico. Resposta da questão 33: [B] [A] Incorreta. A destilação, como todo processo de separação, trata-se de um processo físico. [B] Correta. Pelo fato dos hidrocarbonetos serem apolares, as forças predominantes são as do tipo dispersão de London. [C] Incorreta. Tanto a água do mar quanto a água pura não se misturam ao petróleo devido à diferença de polaridade entre esses compostos. [D] Incorreta. Tanto o propano quanto o butano, são obtidos principalmente, pelo processo do craqueamento catalítico do petróleo. [E] Incorreta. Ambas são moléculas apolares, portanto, possuem momento dipolar igual à zero. Resposta da questão 34: A substância A se funde durante 15 minutos, enquanto a substância B se funde durante 20 minutos. Assim, podemos afirmar que a substância A se funde mais rapidamente.

22 A temperatura ambiente em ambas as substâncias se encontram na fase líquida, com A apresentando ponto de ebulição 50 C e B apresentando ponto de ebulição 118 C. Nesse caso, a mistura homogênea deverá ser separada por destilação fracionada, recolhendose o líquido mais volátil. Resposta da questão 35: [A] (1) Querosene e água: decantação (líquidos imiscíveis). (2) Álcool e água: destilação e separação química. (3) Hidróxido de sódio e água: destilação (separação líquido-sólido, mistura homogênea). Resposta da questão 36: = 09. Análise das afirmações: 01) Correta. Pode-se separar uma mistura de gasolina e álcool por destilação fracionada. 02) Incorreta. Para separar uma mistura de água e óleo, pode-se realizar uma decantação. 04) Incorreta. Para separar uma mistura de areia e água, pode-se realizar uma sedimentação (ou decantação). 08) Correta. Para separar uma mistura de NaC e areia, pode-se fazer uma dissolução seguida por filtração e evaporação. Resposta da questão 37: [B] [I] Verdadeira. A decantação ocorre por diferença de densidade entre o sólido e o líquido. [II] Verdadeira. A mistura heterogênea apresenta uma fase sólida (corpo de fundo) e uma líquida. [III] Falsa. A mistura é heterogênea. Resposta da questão 38: [D] Teremos: I. II. III. IV. Mistura homogênea contendo etanol e éter. Água de esgoto contendo partículas insolúveis. Amostra contendo sal de cozinha e pó de mármore. Amostra contendo serragem e chumbo em pó. 3. Destilação fracionada. 4. Decantação. 1. Dissolução fracionada. x Separação por líquido de densidade intermediária (não há resposta) Resposta da questão 39: [A] Nas estações de tratamento a água que será consumida pela população precisa passar por uma série de etapas que possibilite eliminar todos os seus poluentes. Uma dessas etapas é a coagulação ou floculação, com o uso de hidróxido de cálcio, conforme a reação: 3Ca(OH) A (SO ) 2A (OH) 3CaSO

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

SEPARAÇÃO DE MISTURAS TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Leia o texto, analise a figura a seguir e responda à(s) próxima(s) questão(ões). No início do século XVII, a química começou a despontar como ciência, com base na química

Leia mais

Exercícios Métodos de Separação. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017

Exercícios Métodos de Separação. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017 Exercícios Métodos de Separação Nome: nº: Ano: 1º E.M. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017 Questões Objetivas 1- Para a separação das misturas: gasolina-água e

Leia mais

Tarefa 22 Professor Gustavo

Tarefa 22 Professor Gustavo 6º ano Química Tarefa 22 Professor Gustavo 01. Uma amostra de água do mar contaminada com óleo foi coletada em alto mar. Sobre os procedimentos aplicados para a separação eficiente dos componentes dessa

Leia mais

QUÍMICA SUBSTÂNCIAS E SUAS PROPRIEDADES. Prof a. Giselle Blois. Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação Parte 2

QUÍMICA SUBSTÂNCIAS E SUAS PROPRIEDADES. Prof a. Giselle Blois. Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação Parte 2 QUÍMICA SUBSTÂNCIAS E SUAS PROPRIEDADES Estudo da matéria: substâncias, misturas, Parte 2 Prof a. Giselle Blois Métodos de separação de misturas: O método empregado vai depender da mistura, já que esta

Leia mais

d) Separação Magnética: Esse processo é empregado quando um dos componentes da mistura é atraído por um imã.

d) Separação Magnética: Esse processo é empregado quando um dos componentes da mistura é atraído por um imã. 8. PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS A natureza comporta uma imensa mistura de substancias. A maioria dos materiais que utilizamos no cotidiano é composta de misturas. Na maioria das vezes o que interessa,

Leia mais

QUÍMICA. Lista de Exercícios / 1º ano. Professora: Geiziane Oliveira Data: / / Aluno(a):

QUÍMICA. Lista de Exercícios / 1º ano. Professora: Geiziane Oliveira Data: / / Aluno(a): QUÍMICA Lista de Exercícios / 1º ano. Professora: Geiziane Oliveira Data: / / 2017. Um novo com a tradição de sempre! Aluno(a): 1. (UESC BA) Uma análise da curva de aquecimento dessa amostra de material

Leia mais

Métodos de Separação de Misturas

Métodos de Separação de Misturas Métodos de Separação de Misturas O que é uma mistura? Mistura: associação de duas ou mais substâncias em porções arbitrárias, separáveis por meios mecânicos ou físicos e em que cada um dos componentes

Leia mais

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas:

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Resposta da questão 1: a) Cromo (Cr), manganês (Mn), alumínio ( (A l ) ) e Ferro (Fe). b) A distribuição: 2 2 6 2 6 2 5 1s 2s

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Prof. Ms. George Verçoza Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã. Ex: Ferro e areia.

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK Substância Pura: Um único tipo de substância Simples: formada por átomos de um único elemento. Composta: formada por átomos de mais de um elemento.

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. Incorreta. Seria pura se apresentasse apenas moléculas de água em sua composição, porém, a água potável apresenta diversos tipos de sais dissolvidos. Correta. A água do mar pode se tornar

Leia mais

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

SEPARAÇÃO DE MISTURAS SEPARAÇÃO DE MISTURAS Questão 01 - (Unievangélica GO) Basicamente, a composição dos componentes do petróleo bruto está relacionada no quadro a seguir. Considerando-se as informações do quadro, sabe-se

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Jeosafá Lima

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Jeosafá Lima PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Jeosafá Lima Misturas homogêneas e heterogêneas Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias, sejam elas simples ou compostas. https://www.youtube.com/watch?v=6jcxdhovkcm

Leia mais

A diferença entre misturas homogêneas e heterogêneas é o número de fases.

A diferença entre misturas homogêneas e heterogêneas é o número de fases. Separação de misturas e saneamento RESUMO Vamos descrever os diversos processos de separação das misturas heterogêneas e homogêneas. Esses processos são de grande importância e largamente empregados nas

Leia mais

1. Para a separação das misturas: gasolina-água e nitrogênio-oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente:

1. Para a separação das misturas: gasolina-água e nitrogênio-oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente: 2 1. Para a separação das misturas: gasolina-água e nitrogênio-oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente: a) decantação e liquefação. b) sedimentação e destilação. c) filtração e sublimação.

Leia mais

QUÍMICA. Lista de Exercícios / 3º ano. Professora: Geiziane Oliveira Data: /02/2017. Aluno(a):

QUÍMICA. Lista de Exercícios / 3º ano. Professora: Geiziane Oliveira Data: /02/2017. Aluno(a): QUÍMICA Lista de Exercícios / 3º ano. Professora: Geiziane Oliveira Data: /02/2017. Um novo com a tradição de sempre! Aluno(a): 1. (UESC BA) Uma análise da curva de aquecimento dessa amostra de material

Leia mais

Separação de misturas

Separação de misturas Separação de misturas Filtração: A separação se faz através de uma superfície porosa chamada filtro; o componente sólido ficará retido sobre a sua superfície, separando-se assim do líquido que atravessa.

Leia mais

Processos físicos de separação de misturas

Processos físicos de separação de misturas Processos físicos de separação de misturas Misturas heterogêneas sólido-sólido Catação Peneiração Flutuação Separação Magnética Dissolução Fracionada Sublimação CATAÇÃO Baseia-se na identificação visual

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Professor Cassio Pacheco

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Professor Cassio Pacheco PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Professor Cassio Pacheco SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido

Leia mais

Questão 2. (UFMG) Certas misturas podem ser separadas, usando-se uma destilação simples, realizável numa montagem, como a apresentada nesta figura:

Questão 2. (UFMG) Certas misturas podem ser separadas, usando-se uma destilação simples, realizável numa montagem, como a apresentada nesta figura: SE18 - Química LQUI1B2 - Separação de misturas Questão 1 (Cesgranrio 1992) Numa das etapas do tratamento da água que abastece uma cidade, a água é mantida durante um certo tempo em tanques para que os

Leia mais

QUÍMICA PROF. AMANDA THOMÉ

QUÍMICA PROF. AMANDA THOMÉ QUÍMICA PROF. AMANDA THOMÉ // QUESTÃO 01 A natureza apresenta grande diversidade de materiais. É preciso analisar a composição e as propriedades desses materiais para que eles possam ser utilizados ou

Leia mais

Métodos de fev separação de mistura homogêneas. 01. Resumo 02. Exercício de Aula 03. Exercício de Casa 04. Questão Contexto

Métodos de fev separação de mistura homogêneas. 01. Resumo 02. Exercício de Aula 03. Exercício de Casa 04. Questão Contexto 14 Métodos de fev separação de mistura homogêneas 01. Resumo 02. Exercício de Aula 03. Exercício de Casa 04. Questão Contexto RESUMO Vamos descrever os diversos processos de separação das misturas homogêneas.

Leia mais

LOGO. Classificação da matéria. Profa. Samara Garcia

LOGO. Classificação da matéria. Profa. Samara Garcia LOGO Classificação da matéria Profa. Samara Garcia Classificação da matéria Substância pura: matéria formada por unidades químicas iguais, sejam átomos ou moléculas, e assim apresentam propriedades químicas

Leia mais

Tarefa 11 Professor Negri. 01. O equipamento esquematizado abaixo pode ser utilizado para separar os componentes de:

Tarefa 11 Professor Negri. 01. O equipamento esquematizado abaixo pode ser utilizado para separar os componentes de: Tarefa 11 Professor Negri 01. O equipamento esquematizado abaixo pode ser utilizado para separar os componentes de: a) um sistema homogêneo líquido/líquido. b) qualquer sistema heterogêneo. c) uma mistura

Leia mais

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

SEPARAÇÃO DE MISTURAS SEPARAÇÃO DE MISTURAS Métodos de separação de misturas HETEROGÊNEAS SÓLIDO SÓLIDO: Catação Ventilação Levigação Separação magnética Dissolução fracionada Peneiração Flotação SÓLIDO LÍQUIDO: Decantação

Leia mais

REVISÃO ENEM ATENÇÃO Inscreva-se: 01. uímica

REVISÃO ENEM ATENÇÃO Inscreva-se:  01. uímica .01 1. O Brasil concentra em torno de 12% da água doce do mundo disponível em rios e abriga o maior rio em extensão e volume do Planeta, o Amazonas. Além disso, mais de 90% do território brasileiro recebe

Leia mais

Prof. José Valter SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Prof. José Valter SEPARAÇÃO DE MISTURAS 1 Separação de misturas heterogêneas: LEVIGAÇÃO É usada para componentes de misturas de sólidos, quando um dos componentes é facilmente arrastado pelo líquido. Separação do ouro das areias auríferas Separação

Leia mais

MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS. 9º ano

MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS. 9º ano MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS 9º ano Separações de Misturas são utilizadas para decompor misturas de substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. Podem ser para separar

Leia mais

SUBSTÂNCIAS /SEPARAÇÃO DE MISTURAS/ MASSA ATÔMICA E MOLECULAR / MOL 2016

SUBSTÂNCIAS /SEPARAÇÃO DE MISTURAS/ MASSA ATÔMICA E MOLECULAR / MOL 2016 1. (UERJ ) No solo da floresta amazônica, são encontradas partículas ricas em fósforo, 1 trazidas pelos ventos, com velocidade constante de 0,1m s, desde o deserto do Saara. Admita que uma das partículas

Leia mais

Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas

Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Sistemas Para facilitar a

Leia mais

DE ATIVIDADES TAREFÃO

DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): DATA: / / *A lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Capitulo 03 Composição da matéria:

Leia mais

Qui. Semana. Xandão (Victor Pontes)

Qui. Semana. Xandão (Victor Pontes) Semana 1 Xandão (Victor Pontes) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. Métodos de separação de

Leia mais

Separação de Misturas

Separação de Misturas Separação de Misturas Letícia Silva 1 Linguagem Científica Na ciência se faz necessário o uso de uma linguagem onde o significado das palavras não deixa margem de dúvidas ou interpretações diferentes.

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão Victor Pontes

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão Victor Pontes Qui. Semana 2 Allan Rodrigues Xandão Victor Pontes Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas

Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Sistemas Para facilitar a

Leia mais

CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental

CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental QUÍMICA Densidade É uma propriedade específica da matéria que mede a relação entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura. No SI (Sistema

Leia mais

RECUPERAÇÃO SEMESTRAL (RS) PROJETO DE RECUPERAÇÃO

RECUPERAÇÃO SEMESTRAL (RS) PROJETO DE RECUPERAÇÃO 6 anos ETAPA Rec Final 2017 RECUPERAÇÃO SEMESTRAL (RS) PROJETO DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA PROFESSOR CONTEÚDOS QUÍMICA Claudia Figueiredo Apostila 5 Substâncias puras e misturas. Apostila 6,7 e 8 Separação

Leia mais

Professor: Robinho Aula ENEM

Professor: Robinho Aula ENEM Professor: Robinho Propriedades Específicas - Físicas: Ponto de Fusão e Ebulição Substância Ponto de fusão ( o C) Ponto de ebulição ( o C) Água 0 100 Álcool etílico -114 78 Sal de cozinha 801 1465 Ouro

Leia mais

Substâncias e Transformações

Substâncias e Transformações Substâncias e Transformações PAESPE 2018 Aula: Mariany Fernandes O QUE É UM SISTEMA? É uma porção limitada do universo, considerada como um todo para efeito de estudo. Homogêneo Heterogêneo Homogêneo:

Leia mais

Processos de Separação Misturas Para misturas Heterogêneas

Processos de Separação Misturas Para misturas Heterogêneas Ventilação: Sólido + Sólido O sólido menos denso é separado por uma corrente de ar. Catação: Sólido + Sólido Sólidos de aspectos diferentes são separados com as mãos ou uma pinça Levigação: Sólido + Sólido

Leia mais

01) (USF-SP) Considerando-se as aparelhagens esquematizadas: Dessas afirmações, apenas:

01) (USF-SP) Considerando-se as aparelhagens esquematizadas: Dessas afirmações, apenas: 01) (USF-SP) Considerando-se as aparelhagens esquematizadas: Dessas afirmações, apenas: a) I é correta. d) I e II são corretas. b) II é correta. e) II e III são corretas. c) III é correta. 05) (UFPE-PE)

Leia mais

LOUCOS POR QUÍMICA. PROF. Neif Nagib

LOUCOS POR QUÍMICA. PROF. Neif Nagib LOUCOS POR QUÍMICA PROF. Neif Nagib SEPARAÇÃO DE MISTURAS Prof. Neif Nagib CATAÇÃO É um método rudimentar baseado na diferença de tamanho e aspecto das partículas de uma mistura de sólidos granulados.

Leia mais

Segunda aula de química

Segunda aula de química Segunda aula de química Nome: Laísa 17/04/2017 Relembrando... Questão 3: Relembrando... (UNESP 2015) Alguns historiadores da Ciência atribuem ao filósofo pré-socrático. Empédocles a Teoria dos Quatro elementos.

Leia mais

TAREFA DA SEMANA DE 28 DE ABRIL A 02 DE MAIO

TAREFA DA SEMANA DE 28 DE ABRIL A 02 DE MAIO TAREFA DA SEMANA DE 28 DE ABRIL A 02 DE MAIO QUÍMICA 1ª SÉRIE TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: DADOS: Constante universal dos gases perfeitos: 0,082 atm.l/mol.k Elemento Número Massa atômico atômica H 1 1,0

Leia mais

Processos de Separação Misturas Para misturas Heterogêneas

Processos de Separação Misturas Para misturas Heterogêneas Ventilação: Sólido + Sólido O sólido menos denso é separado por uma corrente de ar. Catação: Sólido + Sólido Sólidos de aspectos diferentes são separados com as mãos ou uma pinça Levigação: Sólido + Sólido

Leia mais

COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS

COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS 2012 Natureza É raro encontrarmos substâncias puras, normalmente encontramos misturas de substâncias.

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 7º ano Ficha de trabalho nº14 Separação dos componentes de uma mistura

Ciências Físico-Químicas 7º ano Ficha de trabalho nº14 Separação dos componentes de uma mistura Para separar os constituintes de uma mistura pode-se recorrer a diferentes processos de separação. Os processos de separação permitem separar diferentes substâncias que inicialmente foram juntas, mantendo

Leia mais

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

SEPARAÇÃO DE MISTURAS SEPARAÇÃO DE MISTURAS Natureza É raro encontrarmos substâncias puras, normalmente encontramos misturas de substâncias. Água do mar Não apresenta muita utilidade H 2 O NaCl Apresentam inúmeras aplicações

Leia mais

Figura 1: Ilustração do processo de dissolução do NaCl em água.

Figura 1: Ilustração do processo de dissolução do NaCl em água. Solubilidade 1. Introdução Na maioria das reações químicas, os reagentes e produtos são usados e obtidos na forma de misturas homogêneas, chamadas de solução. Uma solução contém uma quantidade relativamente

Leia mais

Processos de separação de misturas

Processos de separação de misturas Disciplina: Química Prof.: Ivo Turma: IU 23/03/2017 Tema da aula: Métodos de separação de misturas Processos de separação de misturas 1) Separação de misturas heterogêneas Misturas sólido sólido Catação

Leia mais

PROMILITARES 16/08/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo SEPARAÇÃO DE MISTURAS

PROMILITARES 16/08/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo SEPARAÇÃO DE MISTURAS QUÍMICA Professora Caroline Azevedo SEPARAÇÃO DE MISTURAS Misturas Mistura Homogênea: duas ou mais substâncias com 1 fase. Mistura Heterogênea: duas ou mais substâncias com mais de 1 fase. Processos de

Leia mais

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS ATOMICIDADE - ALOTROPIA 1. (UFPE) Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química? (1) O reflexo

Leia mais

Curso Semi-extensivo LISTA EXERCÍCIOS - 02 Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso

Curso Semi-extensivo LISTA EXERCÍCIOS - 02 Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso Curso Semi-extensivo LISTA EXERCÍCIOS - 02 Disciplina: Química Professor: Eduar Fernando Rosso SEPARAÇÃO DE MISTURAS 1. (Uem 2015) Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) relacionada(s) com as fontes de

Leia mais

9 o EF. Jeosafá de P. Lima. Exercícios sobre separação de misturas

9 o EF. Jeosafá de P. Lima. Exercícios sobre separação de misturas 9 o EF QUÍMICA Exercícios Jeosafá de P. Lima Exercícios sobre separação de misturas 1) (VUNESP-2006) A preparação de um chá utilizando os já tradicionais saquinhos envolve, em ordem de acontecimento, os

Leia mais

Sumário. Química. Frente 1. Frente 2. Capítulo 2: Separação de misturas, fenômenos físicos e químicos 88. Capítulo 4: A Tabela Periódica 96

Sumário. Química. Frente 1. Frente 2. Capítulo 2: Separação de misturas, fenômenos físicos e químicos 88. Capítulo 4: A Tabela Periódica 96 Sumário Química Frente 1 Capítulo 2: Separação de misturas, fenômenos físicos e químicos 88 Frente 2 Capítulo 4: A Tabela Periódica 96 QUÍMICA frente 1 ARTHUR HSIEH DREAMSTIME.COM Separação de misturas,

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: QUÍMICA Ano: 1º Professora: Maria Luiza ENSINO MÉDIO Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Química B Intensivo V. 1

Química B Intensivo V. 1 1 Química B Intensivo V. 1 Exercícios 01) B 02) B a) Falsa. O leite in natura é uma mistura heterogênea e não apresenta as mesmas propriedades em toda a extensão da amostra. b) Verdadeira. A gelatina é

Leia mais

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ano

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ano EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ano 1- Um sistema formado por três cubos de gelo, solução aquosa de sal de cozinha e areia apresenta quantas fases e quantos componentes? 3 componentes (água, areia e sal)

Leia mais

SUBSTÂNCIAS PURAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS.

SUBSTÂNCIAS PURAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS. SUBSTÂNCIAS PURAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS. CAPÍTULOS 6 E 7 Prof.ª Tatiana Lima Substâncias Puras * Conceito Toda matéria cuja fusão e ebulição ocorrem a uma temperatura constante. SIMPLES * Tipos

Leia mais

Equipamentos e Técnicas laboratoriais: Amostragem e separação de misturas

Equipamentos e Técnicas laboratoriais: Amostragem e separação de misturas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CÂMPUS LAGES Equipamentos e Técnicas laboratoriais: Amostragem e separação de

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 3º. ALUNO(a): Lista de Exercícios P1 I Bimestre

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 3º. ALUNO(a): Lista de Exercícios P1 I Bimestre GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:Química SÉRIE: 3º ALUNO(a): Lista de Exercícios P1 I Bimestre No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

EXPERIÊNCIA 5 SOLUBILIDADE

EXPERIÊNCIA 5 SOLUBILIDADE EXPERIÊNCIA 5 SOLUBILIDADE 1. OBJETIVOS No final desta experiência, espera-se que o aluno seja capaz de: Identificar algumas variáveis que afetam a solubilidade. Utilizar técnicas simples de extração,

Leia mais

QUÍMICA 1ª Série Ensino Médio

QUÍMICA 1ª Série Ensino Médio LISTA 02 CENTRO EDUCACIONAL SIGMA QUÍMICA 1ª Série Ensino Médio Materiais Puros e Impuros Método de separação de Misturas Estados de agregação da matéria Números do átomo e distribuição eletrônica Leis

Leia mais

SIMPLES SUBSTÂNCIA PURA COMPOSTA HOMOGÊNEO MISTURA HOMOGÊNEA SISTEMA SUBSTÂNCIA PURA HETEROGÊNEO MISTURA HETEROGÊNEA

SIMPLES SUBSTÂNCIA PURA COMPOSTA HOMOGÊNEO MISTURA HOMOGÊNEA SISTEMA SUBSTÂNCIA PURA HETEROGÊNEO MISTURA HETEROGÊNEA Sistemas materiais HOMOGÊNEO SUBSTÂNCIA PURA? SIMPLES MISTURA HOMOGÊNEA? COMPOSTA SISTEMA? HETEROGÊNEO SUBSTÂNCIA PURA MISTURA HETEROGÊNEA Sistema É parte do universo físico que contenha ou não matéria,

Leia mais

EXPERIÊNCIA 2 - SOLUBILIDADE

EXPERIÊNCIA 2 - SOLUBILIDADE CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT Departamento de Ciências Básicas e Sociais - DCBS Disciplina Química Experimental QEX Prof. Sivaldo Leite Correia EXPERIÊNCIA 2 - SOLUBILIDADE 1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Leia mais

Início. Substância pura simples. É formado por apenas um tipo de elemento químico. Exemplo: gás oxigênio (O 2), gás nitrogênio (N 2), ferro (Fe)

Início. Substância pura simples. É formado por apenas um tipo de elemento químico. Exemplo: gás oxigênio (O 2), gás nitrogênio (N 2), ferro (Fe) Professores: Alinne Borges Tiago Albuquerque Sandro Sobreira Exercícios Substâncias puras e misturas Material que apresenta TF e TE constantes a uma dada pressão e densidade característica em determinada

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO a) Balão I: 1 elemento e 1 substância simples. Balão II: 4 elementos e 2 substâncias simples. Total de elementos diferentes: 5 Total de substâncias simples: b) Balão I: sistema homogêneo. Balão II: sistema

Leia mais

O Que é Química? Pra que serve a Química?²

O Que é Química? Pra que serve a Química?² O Que é Química? Ciência que estuda as propriedades das substâncias e as leis que regem as suas combinações e decomposições ¹ Pra que serve a Química?² 1 Dicionário Michaelis 2 Figuras retiradas da Web

Leia mais

html Química 10º Ano - Módulo Inicial

html Química 10º Ano - Módulo Inicial http://adorofisicaequimica.blogs.sapo.pt/ 15572.html Química 10º Ano - Módulo Inicial http:// phet.colorado.edu/ pt/simulation/statesof-matter MISTURA Heterogénea Homogénea Ex: Mel; café,

Leia mais

Assinale a afirmativa INCORRETA.

Assinale a afirmativa INCORRETA. Atividade/Exercício: REVISÃO DE CONTEÚDO Disciplina: QUÍMICA Educador: ENDERSON BASTANI 1ª Etapa 24/ 04 /2019 Ano/Série: 1º Educando(a): Turma: Conteúdo: Sistemas - substâncias - misturas e métodos de

Leia mais

Experiência 04 - Solubilidade

Experiência 04 - Solubilidade Experiência 04 - Solubilidade 01. OBJETIVOS: No final desta experiência o aluno deverá ser capaz de: Identificar algumas variáveis que afetam a solubilidade. Utilizar técnicas simples de extração, recristalização

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista de Exercícios P1 I Bimestre No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Cecierj Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Cecierj Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química Atividade extra Questão 1 Cecierj - 2013 Desenhe uma esfera de ferro e outra de chumbo que tenham massas iguais. Para isso, considere as seguintes densidades: densidade do ferro = 7,9 g/cm3 densidade do

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação trimestral

Roteiro de estudos para recuperação trimestral Roteiro de estudos para recuperação trimestral Disciplina: Professor (a): QUIMICA DAIANE LIMA Conteúdo: Referência para estudo: Propriedades da matéria, densidade, mudanças de fase da matéria, substâncias

Leia mais

MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS Professora Mariana Geração 2016

MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS Professora Mariana Geração 2016 MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS Professora Mariana Geração 2016 SEPARAÇÃO DE MISTURAS A maioria dos materiais encontrados na natureza não é substância pura, ou seja, não é constituída de um único tipo

Leia mais

4º ano 1- Nos quadrinhos, MARQUE S para os materiais solúveis em água e I para os materiais insolúveis em água.

4º ano 1- Nos quadrinhos, MARQUE S para os materiais solúveis em água e I para os materiais insolúveis em água. Atividade de Estudo 4º ano 1- Nos quadrinhos, MARQUE S para os materiais solúveis em água e I para os materiais insolúveis em água. 2- O nosso planeta também é chamado de planeta água. Isso porque a água

Leia mais

Experiência 02 - SOLUBILIDADE SOLUBILIDADE

Experiência 02 - SOLUBILIDADE SOLUBILIDADE 1. Objetivos SOLUBILIDADE No final dessa experiência, o aluno deverá ser capaz de: - Identificar algumas variáveis que afetam a solubilidade. - Utilizar técnicas simples de separação de misturas. 2. Introdução

Leia mais

26/08/15 SUBSTÂNCIAS E MISTURAS. Prof. Ms. Mayanderson (Xuxu)

26/08/15 SUBSTÂNCIAS E MISTURAS. Prof. Ms. Mayanderson (Xuxu) SUBSTÂNCIAS E MISTURAS FENÔMENO FÍSICO: Não altera estrutura íntima da matéria. Exemplos: rasgar papel; derreter gelo (qualquer mudança de estado Físico); passagem de corrente elétrica por um Fio de cobre;

Leia mais

Aula 4: Química das Águas Parte 3a

Aula 4: Química das Águas Parte 3a Química Ambiental- 1 semestre 2016 Aula 4: Química das Águas Parte 3a Purificação de águas:tratamento de Água para abastecimento Taimara Polidoro Ferreira Departamento de Química- UFJF Importância da água

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º C O L É G I O K E N N E D Y / R E D E P I T Á G O R A S PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º PLANO DE ESTUDO Nº 02 PROFESSORA: Rose Barbosa DATA DA AVALIAÇÃO: 14/04/2018 DISCIPLINA : Química ANO/SÉRIE: 1º ANO

Leia mais

PROFESSOR: JURANDIR DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA 02

PROFESSOR: JURANDIR DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA 02 PROFESSOR: JURANDIR DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA 02 ETAPAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA # FILTRAÇÃO GROSSEIRA 1. COAGULAÇÃO APLICA-SE SULFATO DE ALUMÍNIO 2. FLOCULAÇÃO - FORMAÇÃO

Leia mais

Tratamento de água. Adaptado de Luciana de Araújo

Tratamento de água. Adaptado de Luciana de Araújo Tratamento de água Adaptado de Luciana de Araújo A Química está presente no tratamento da água que chega nas nossas casas? Se sim, como? Estados físicos da água Mudança de estado físico No vídeo... Ouvimos

Leia mais

Agradecimento Abril de 2017

Agradecimento Abril de 2017 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Pesquisas Hidráulicas Departamento de Obras Hidráulicas IPH 02058: Tratamento de Água e Esgoto Engenharia Hídrica Agradecimento: O prof. Gino agradece

Leia mais

Exercícios Ciências 3º Trimestre 2015

Exercícios Ciências 3º Trimestre 2015 ALUNO (A): Nº: TURMA: DATA: / / PROFESSOR (A): Graziela Grazziotin Costa DISCIPLINA: Ciências Exercícios Ciências 3º Trimestre 2015 1) Associe corretamente as colunas, colocando nos parênteses a letra

Leia mais

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 ENSINO FUNDAMENTAL 9. o ano - FASE 2 INSTRUÇÕES: 1. A prova consta de 3 questões discursivas (5 pontos cada) e de 17 questões objetivas (1 ponto cada),

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Professor Tiago Quick Disciplina: Química Série: 9º ano EF

Aulas Multimídias Santa Cecília Professor Tiago Quick Disciplina: Química Série: 9º ano EF Aulas Multimídias Santa Cecília Professor Tiago Quick Disciplina: Química Série: 9º ano EF Professor: Tiago Albuquerque Slides: Alinne Borges alinne.borges@gmail.com Exercícios Substâncias puras e misturas

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 5

Ficha de Avaliação Sumativa 5 Ficha de Avaliação Sumativa 5 DISCIPLINA: Física e Química 7 ºAno de escolaridade 2015/2016 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem ser

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: QUÍMICA Ano: 1º Professora: Maria Luiza ENSINO MÉDIO Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Exercícios Aspectos Macroscópicos

Exercícios Aspectos Macroscópicos Exercícios Aspectos Macroscópicos 1. Observe atentamente os processos abaixo: I. Efervescência ocorrida ao se colocar água oxigenada sobre um ferimento. II. A imagem de uma célula é ampliada por um microscópio.

Leia mais

AULA 1 FRENTE 1. Por causa do lançamento, na atmosfera, de grande quantidade de gás carbônico, causador do efeito estufa.

AULA 1 FRENTE 1. Por causa do lançamento, na atmosfera, de grande quantidade de gás carbônico, causador do efeito estufa. Exercícios propostos AULA 1 FRENTE 1 1 Assinale na coluna da esquerda para causa e na coluna da direita para consequência do efeito estufa: I I Queimadas nas florestas II II Degelo das calotas polares

Leia mais

Quí. Monitor: Marcos Melo

Quí. Monitor: Marcos Melo Professor: Xandão Monitor: Marcos Melo Métodos de separação de mistura homogêneas, tratamento de água e esgoto 01 mar RESUMO Separação de misturas homogêneas: Uma mistura é formada por duas ou mais substâncias

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE QUÍMICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 07/05/2018 Nota: Professor(a): Taynara e Paulo Fernando Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

Separação de Misturas

Separação de Misturas CSP Med Química Prof. Marcos Paulo Teresópolis, 02 de março de 2018 Separação de Misturas Data Conteúdos Professor Responsável 02 de março Separação de Misturas Marcos Paulo 09 de março Atomística e Tabela

Leia mais

Tratar os efluentes significa reduzir seu potencial poluidor através de processos físicos, químicos ou biológicos, adaptando-os aos padrões

Tratar os efluentes significa reduzir seu potencial poluidor através de processos físicos, químicos ou biológicos, adaptando-os aos padrões Tratamento de água e efluentes: do convencional ao sistema avançado O papel das membranas PARTE 1 TRATAMENTO FÍSICO QUÍMICO CONVENCIONAL Profa. Dr. ElisângelaMoraes 02 de dezembro de 2010 TRATAMENTO DE

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A tabela

Leia mais

Estado Físico Características Macroscópicas Características Microscópicas

Estado Físico Características Macroscópicas Características Microscópicas Sistemas materiais Estados de agregação Estado Físico Características Macroscópicas Características Microscópicas Sólido forma e volume constantes. partículas com arranjo característico; formam estruturas

Leia mais

ANÁLISE IMEDIATA. Karla Gomes- Diamantina- MG

ANÁLISE IMEDIATA. Karla Gomes- Diamantina- MG ANÁLISE IMEDIATA Karla Gomes- Diamantina- MG ANÁLISE IMEDIATA Conjunto de processos que permitem a separação dos diversos componentes de uma mistura. SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES DE MISTURAS HETEROGÊNEAS

Leia mais

05/06/2012. Petróleo e Gás Prof. Sabrina

05/06/2012. Petróleo e Gás Prof. Sabrina Petróleo e Gás Prof. Sabrina 1 2 3 4 5 6 7 8 TRATAMENTO DE ÁGUAS Petróleo e Gás Prof. Sabrina 9 10 FLUXOGRAMA DA ETA- ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA 11 12 Oxidação Oxidar os metais presentes na água, principalmente

Leia mais