PUC MINAS VIRTUAL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS À DISTÂNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PUC MINAS VIRTUAL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS À DISTÂNCIA"

Transcrição

1 PUC MINAS VIRTUAL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS À DISTÂNCIA Disciplina: Direito Tributário rio Impostos dos Estados e do Distrito Federal

2 IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO DE QUAISQUER BENS E DIREITOS ITCD Legislação básica: Constituição Federal (art. 155, I, c/c 1º); Lei Estadual Mineira nº , de 29/12/2003; Decreto nº , de 03/03/2005, do Estado de Minas Gerais RITCD/05.

3 ITCD Competência: dos Estados (Secretaria da Fazenda) art. 155, I, da Constituição Federal. Princípios constitucionais aplicáveis: todos legalidade, isonomia, anterioridade (com o lapso de tempo da noventena), irretroatividade. O fundamento da instituição do ITCD pelos Estados está no art. 24, 3º da CF. Inexistindo lei federal (complementar) sobre normas gerais (base de cálculo, alíquota, contribuintes, etc), aos Estados caberão a competência para legislar. Enquanto esta lei complementar não for editada, as alíquotas variarão de Estado para Estado.

4 Limitações estabelecidas pelo legislador constitucional ao legislador estadual: Art. 155 (...) 1º - O imposto previsto no inciso I: I - relativamente a bens imóveis e respectivos direitos, compete ao Estado da situação do bem, ou ao Distrito Federal II - relativamente a bens móveis, títulos e créditos, compete ao Estado onde se processar o inventário ou arrolamento, ou tiver domicílio o doador, ou ao Distrito Federal;

5 Limitações estabelecidas pelo legislador constitucional ao legislador estadual: Art. 155 (...) III - terá competência para sua instituição regulada por lei complementar: a) se o doador tiver domicilio ou residência no exterior; b) se o de cujus possuía bens, era residente ou domiciliado ou teve o seu inventário processado no exterior; IV - terá suas alíquotas máximas fixadas pelo Senado Federal;

6 ITCD CONCEITOS BÁSICOS Arrolamento de bens ou inventário: processo judicial proposto por herdeiros ou beneficiários de testamento visando a separação, partilha ou adjudicação de bens deixados por pessoa falecida (de cujus), obedecidos os critérios dispostos em lei sobre sucessões (direito das sucessões Código Civil). Os beneficiários devem recolher os tributos devidos sobre os bens levantados antes da partilha ou adjudicação. Mesmo após o pagamento, o juiz intima representante da Fazenda Pública para conferi-lo.

7 ITCD CONCEITOS BÁSICOS De cujus = pessoa falecida Espólio = relação de bens, direitos e obrigações deixados pelo falecido Inventariante = pessoa nomeada pelo juiz para representar o espólio no processo judicial. Geralmente, é algum dos herdeiros. Com a morte, abre-se, imediatamente, a sucessão hereditária. Até que os bens sejam divididos (sucessão legal ou testamentária), é necessário que alguém administre o acerto do espólio, evitando o perecimento de bens ou direitos, bem como quitando as dívidas existentes.

8 ITCD CONCEITOS BÁSICOS Legatário = beneficiado em um testamento Donatário = aquele que recebe uma doação Usufrutuário = que desfruta da posse de um bem Nu-proprietário = dono de um imóvel sob usufruto Transmissão causa mortis = legado ou herança Quinhão = porção de um bem material

9 ITCD CONCEITOS BÁSICOS Adiantamento da legítima = doação do pai aos filhos. É um adiantamento da herança feito em vida. Fideicomisso = é a transferência de um bem imóvel a terceiro para que este, futuramente, o transfira a beneficiário daquele. Decorre de testamento e a transferência ao herdeiro fica pendente de certa condição. (Exemplo: testamento em que um pai cede o imóvel a um irmão até que seu filho menor atinja a maioridade ou cole grau em ensino superior).

10 ITCD CONCEITOS BÁSICOS Anticrese = É um contrato pelo qual o devedor entrega ao credor um imóvel, dando-lhe o direito de receber os frutos e rendimentos como compensação da dívida. Esse contrato deve ser lavrado por escritura pública e transcrito no Registro Geral de Imóveis. Hipoteca = gravação de um bem imóvel, sem transferir a titularidade e posse, para garantia de uma dívida. Deve ser lavrado por escritura pública e transcrito no Registro Geral de Imóveis.

11 ITCD CONCEITOS BÁSICOS Penhor agrícola = penhor de bens móveis em gleba rural, sem transferir a titularidade e posse, para garantia de uma dívida.

12 ITCD - COMPETÊNCIA São tributados no Estado de Minas Gerais: 1. Os bens imóveis situados em Minas Gerais 2. Os bens móveis: 2.1 Por transmissão causa mortis : Se inventário processado em MG Se inventário processado no exterior com herdeiro residente em MG 2.2 Por doação: Se doador é domiciliado em MG Se doador residente no exterior com donatário residente em MG

13 ITCD LEI APLICÁVEL Para verificação da lei que será aplicada a cada caso, o sujeito passivo deve se reportar à data da ocorrência do fato gerador da obrigação e reger-se pela lei então vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada. (Artigo 144, 1, do Código Tributário Nacional).

14 ITCD FATOS GERADORES São fatos geradores do ITCD a transmissão da propriedade de bens imóveis, inclusive dos direitos a eles relativos, bens móveis, direitos, títulos e créditos, em conseqüência de: Sucessão causa mortis, inclusive instituição e substituição de fideicomisso; Instituição de usufruto convencional sobre o imóvel, a título gratuito;

15 ITCD FATOS GERADORES São fatos geradores do ITCD a transmissão da propriedade de bens imóveis, inclusive dos direitos a eles relativos, bens móveis, direitos, títulos e créditos, em conseqüência de: Transmissão causa Mortis do domínio útil de bem; Instituição de usufruto testamentário sobre bens imóveis;

16 ITCD FATOS GERADORES São fatos geradores do ITCD a transmissão da propriedade de bens imóveis, inclusive dos direitos a eles relativos, bens móveis, direitos, títulos e créditos, em conseqüência de: Doação; Por sucessão legítima ou testamentária, inclusive por sucessão decorrente de morte presumida e por sucessão provisória, nos termos da lei civil.

17 ITCD FATOS GERADORES São, também, fatos geradores do ITCD: Partilha não onerosa feita pelos pais, por ato entre vivos, em favor de descendente (Adiantamento de legítima); Excesso não oneroso na divisão de patrimônio comum ou partilhado, em virtude de Dissolução da sociedade conjugal por separação judicial ou divórcio (Excedente à meação); Extinção de condomínio ou sociedade de fato e de sucessão legítima ou testamentária.

18 ITCD - INCIDÊNCIA O ITCD causa mortis, no entendimento do fisco de Minas Gerais, também incide sobre Saldo de FGTS / PIS - PASEP Restituição de impostos Verbas trabalhistas indenizatórias O ITCD causa mortis, no entendimento do fisco de Minas Gerais, não incide sobre Remuneração trabalhista Rendimento de aposentadoria

19 ITCD - CONTRIBUINTES São contribuintes do ITCD: I - o herdeiro ou legatário, na transmissão por sucessão legítima ou testamentária; II - o donatário, na aquisição por doação; III - o cessionário, na cessão a título gratuito; IV - o usufrutuário. Observação: Em caso de doação de bem móvel, título ou crédito, se o donatário não residir nem for domiciliado no Estado, o contribuinte é o doador.

20 ITCD BASE DE CÁLCULO A base de cálculo do imposto é o valor venal do bem ou direito recebido em virtude de sucessão legítima ou testamentária ou de doação, sendo atribuída pela Fazenda, através de uma pauta, elaborada por Servidores Fazendários (com base nas recentes transações imobiliárias).

21 ITCD AVALIAÇÃO CONTRADITÓRIA Se o contribuinte discordar da avaliação efetuada pela Fazenda Estadual ele poderá, no prazo de dez dias úteis, contados do momento em que comprovadamente tiver ciência do fato, requerer avaliação contraditória.

22 ITCD AVALIAÇÃO CONTRADITÓRIA Nos casos de envio por da avaliação, o Regulamento sobre o Processo Tributário Administrativo em Minas Gerais (aplicáveis a todos os tributos), em seu art. 12, inciso IV, determina que, em se tratando de intimação por meio de correio eletrônico, considera-se intimado a partir do 6º (sexto) dia a contar do envio da mensagem.

23 ITCD AVALIAÇÃO CONTRADITÓRIA Para requerer avaliação contraditória, o contribuinte deve entrar, tempestivamente, com a seguinte documentação: Laudo de, no mínimo, duas imobiliárias descrevendo, pormenorizadamente, as características do imóvel. Fotos do imóvel, caso possível, na qual verifica-se o Padrão de Acabamento. A reavaliação consiste em alterar do Padrão utilizado pela AF, para o padrão compatível com as características do imóvel.

24 ITCD - ALÍQUOTA Em Minas Gerais, a lei estabeleceu que o ITCD será calculado aplicando-se a alíquota de 5% sobre o valor total fixado para a base de cálculo dos bens e direitos recebidos em doação ou em face de transmissão causa mortis.

25 ITCD - ISENÇÃO Conforme a lei mineira, é isenta do ITCD a transmissão causa mortis de: a) imóvel residencial com valor total de até UFEMG desde que seja o único bem imóvel de monte partilhável cujo valor total não exceda UFEMG b) fração ideal de um único imóvel residencial, desde que o valor total desse imóvel seja de até UFEMG e o monte partilhável não contenha outro imóvel nem exceda UFEMG c) roupa e utensílio agrícola de uso manual, móvel e aparelho de uso doméstico que guarneçam as residências familiares;

26 ITCD - ISENÇÃO Conforme a lei , fica isenta do ITCD: II - a transmissão por doação: a) cujo valor total não ultrapasse UFEMG; b) do poder público a particular: no âmbito de programa habitacional destinado a pessoas de baixa renda em decorrência de calamidade pública doações com o fim de atrair empresas industriais e comerciais para o Município c) de roupa, utensílio agrícola de uso manual, móvel e aparelho de uso doméstico que guarneçam as residências familiares.

27 ITCD SUCESSIVAS DOAÇÕES Em caso de sucessivas doações ao mesmo donatário, serão consideradas todas as transmissões realizadas a esse título no período de três anos civis.

28 ITCD - DESCONTO Na transmissão causa mortis, para pagamento do imposto devido, será concedido desconto de: I - 20%, se recolhido no prazo de até 30 dias contados da abertura da sucessão; II - 15%, se recolhido no prazo de 31 e até 60 dias contados da abertura da sucessão; III - 10 %, se recolhido no prazo de 61 e até 90 dias contados da abertura da sucessão.

29 ITCD DESCONTO - CONDIÇÕES Mas esse desconto é condicionado: I - à entrega da Declaração de Bens e Direitos no prazo de 90 dias contados da abertura da sucessão; e

30 ITCD DESCONTO - CONDIÇÕES II - ao pagamento integral do valor do imposto devido, admitida a manutenção da eficácia do desconto quando ocorrer: a) sobrepartilha, se efetivado o recolhimento da diferença até 180 dias da abertura da sucessão; ou b) divergência exclusivamente entre os valores declarados pelo contribuinte e os resultantes da avaliação realizada pela repartição fazendária, se inferior a 20% da avaliação da repartição e se recolhida no prazo de 10 dias da ciência.

31 ITCD - DESCONTO Na hipótese de doação cujo valor seja de até UFEMG, será concedido desconto de 50% do valor do imposto devido, desde que recolhido pelo contribuinte antes do início da ação fiscal.

32 ITCD PROCESSO VIA CARTÓRIO De acordo com as inovações da recente Lei de 2007, que alterou os artigos 982, 983 e do Código de Processo Civil, há a possibilidade da realização de inventário e partilha mediante escritura pública, na forma administrativa, sendo requisitos indispensáveis: 1. a maioridade e capacidade de todos interessados; 2. partilha de bens amigável 3. não exista testamento deixado pelo falecido.

33 ITCD PROCESSO VIA CARTÓRIO De acordo com o parágrafo único do Artigo 982 do Código de Processo Civil, os interessados devem estar assistidos por um advogado (devidamente inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil) e, sua qualificação e assinatura irá constar na escritura de inventário e partilha, juntamente com os respectivos herdeiros.

34 ITCD PRAZO PARA PAGAMENTO O ITCD deverá ser pago: I - na transmissão causa mortis, no prazo de cento e oitenta dias contados da data da abertura da sucessão; II - na dissolução da sociedade conjugal, no prazo de até quinze dias contados da data em que transitar em julgado a sentença;

35 ITCD PRAZO PARA PAGAMENTO O ITCD deverá ser pago: III - na doação de bem, título ou crédito que se formalizar por escritura pública, antes de sua lavratura; IV - na doação de bem, título ou crédito que se formalizar por escrito particular, no prazo de até quinze dias contados da data da assinatura;

36 ITCD PENALIDADES Havendo espontaneidade no pagamento do principal e acessórios será cobrada multa de mora no valor de: a) 0,15% do valor do imposto por dia de atraso, até o trigésimo dia; b) 9% do valor do imposto, do trigésimo primeiro ao sexagésimo dia de atraso; c) 12% do valor do imposto, após o sexagésimo dia de atraso.

37 ITCD PENALIDADES Havendo ação fiscal, será cobrada multa de revalidação de 50% do valor do imposto, observadas reduções previstas em lei. O contribuinte que sonegar bens ou direitos, omitir ou falsear informações na declaração ou deixar de entregá- la ficará sujeito a multa de 20% (vinte por cento) sobre o montante do imposto devido. Sujeita-se a multa de 100% (cem por cento) do valor do imposto devido quem utilizar ou propiciar a utilização de documento relativo a recolhimento do ITCD com autenticação falsa.

38 ITCD PENALIDADES A falta de pagamento ou o pagamento a menor ou intempestivo do ITCD, bem como de multa, acarretará a cobrança de juros de mora, calculados do dia em que o débito deveria ter sido pago até o dia anterior ao de seu efetivo pagamento, com base na SELIC.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ITCMD. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Estaduais ITCMD. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Estaduais ITCMD Previsão constitucional CRFB, Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: I - transmissão causa mortis e doação, de quaisquer

Leia mais

ITCMD para AFR/SP PARTE 1

ITCMD para AFR/SP PARTE 1 "Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais seguro para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais. (Thomas Edison) ITCMD para AFR/SP PARTE 1 O ITCMD Imposto sobre Transmissão "Causa Mortis"

Leia mais

CAPÍTULO III DE QUAISQUER BENS OU DIREITOS SEÇÃO I DA INCIDÊNCIA. I - propriedade ou domínio útil de bens imóveis;

CAPÍTULO III DE QUAISQUER BENS OU DIREITOS SEÇÃO I DA INCIDÊNCIA. I - propriedade ou domínio útil de bens imóveis; Parágrafo único. O órgão da Receita Estadual providenciará o estorno da importância indevidamente repassada ao Município, em função da repartição do indébito. CAPÍTULO III DE QUAISQUER BENS OU DIREITOS

Leia mais

LEI Nº DE 27 DE JANEIRO DE 1989 (Publicada no Diário Oficial de 28 e 29/01/1989)

LEI Nº DE 27 DE JANEIRO DE 1989 (Publicada no Diário Oficial de 28 e 29/01/1989) LEI Nº 4.826 DE 27 DE JANEIRO DE 1989 (Publicada no Diário Oficial de 28 e 29/01/1989) Alterada pelas Leis nº 7.358/98, 9.159/04, 10.847/07, 12.609/12 e 13.346/15. Ver Lei nº 12.583/2012, que concede isenção

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO III: IMPOSTOS ESTADUAIS: ITCMD E IPVA. Prof. Thiago Gomes

DIREITO TRIBUTÁRIO III: IMPOSTOS ESTADUAIS: ITCMD E IPVA. Prof. Thiago Gomes DIREITO TRIBUTÁRIO III: IMPOSTOS ESTADUAIS: ITCMD E IPVA Prof. Thiago Gomes IMPOSTO SOBRE A TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO O ITCMD E SEUS FUNDAMENTOS LEGAIS Incidente sobre transmissão causa mortis

Leia mais

ITCMD Imposto sobre transmissão causa mortis e doações

ITCMD Imposto sobre transmissão causa mortis e doações CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Rubens Kindlmann AULA 37 09/08/2017 Direito TRIBUTÁRIO ITCMD ITCMD Imposto sobre transmissão causa mortis e doações Introdução Nas constituições anteriores,

Leia mais

ITCMD ITCMD. Campo de Incidência: Transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos. Competência: Estados e DF

ITCMD ITCMD. Campo de Incidência: Transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos. Competência: Estados e DF ITCMD Campo de Incidência: Transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos. Competência: Estados e DF Bens imóveis e direitos: E da situação do bem Bens móveis e direitos: E de processamento

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0024.11.191212-7/001 Númeração 0037479- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Carlos Roberto de Faria Des.(a) Carlos Roberto de Faria 14/04/2016 18/04/2016

Leia mais

ITCMD ALIQUOTAS ISENÇÕES TODOS OS ESTADOS

ITCMD ALIQUOTAS ISENÇÕES TODOS OS ESTADOS ITCMD ALIQUOTAS ISENÇÕES TODOS OS ESTADOS ITCMD O Imposto sobre Transmissão "Causa Mortis" e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos ITCMD, previsto no artigo 55, I, da Constituição Federal, na redação da

Leia mais

ITCMD INFORMAÇÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO IMPOSTO EM TODOS OS ESTADOS QUALITY ASSOCIADOS ITCMD ALIQUOTAS ISENÇÕES TODOS OS ESTADOS

ITCMD INFORMAÇÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO IMPOSTO EM TODOS OS ESTADOS QUALITY ASSOCIADOS ITCMD ALIQUOTAS ISENÇÕES TODOS OS ESTADOS ITCMD ALIQUOTAS ISENÇÕES TODOS OS ESTADOS ITCMD O Imposto sobre Transmissão "Causa Mortis" e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos ITCMD, previsto no artigo 55, I, da Constituição Federal, na redação da

Leia mais

ITCMD Imposto sobre transmissão causa mortis e doações. Rubens Kindlmann

ITCMD Imposto sobre transmissão causa mortis e doações. Rubens Kindlmann ITCMD Imposto sobre transmissão causa mortis e doações Rubens Kindlmann Introdução Nas constituições anteriores, os Estados tinham a competência para instituir impostos sobre a transmissão de bens imóveis

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO Renato S. Piccolomini de Azevedo

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO Renato S. Piccolomini de Azevedo ASPECTOS TRIBUTÁRIOS NO DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES LEGALE PÓS GRADUAÇÃO Renato S. Piccolomini de Azevedo rpa.adv@outlook.com IRPF ITBI ITCMD IRGCap ASPECTOS TRIBUTÁRIOS NO DIREITO DE FAMÍLIA E DAS

Leia mais

ITCMD Imposto sobre transmissão causa mortis e doações. Rubens Kindlmann

ITCMD Imposto sobre transmissão causa mortis e doações. Rubens Kindlmann ITCMD Imposto sobre transmissão causa mortis e doações Rubens Kindlmann Introdução Nas constituições anteriores, os Estados tinham a competência para instituir impostos sobre a transmissão de bens imóveis

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 27/02/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 27/02/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 27/02/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 32 TRIBUTOS EM ESPÉCIE - ITCMD O ITCMD incialmente trazia

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA GERÊNCIA TRIBUTÁRIA SUBGERÊNCIA DE LEGISLAÇÃO E ORIENTAÇÃO TRIBUTÁRIA

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA GERÊNCIA TRIBUTÁRIA SUBGERÊNCIA DE LEGISLAÇÃO E ORIENTAÇÃO TRIBUTÁRIA PARECER N 318 / 2015 ASSUNTO: PARECER CONSULTIVO EMENTA: ITCMD HOMOLOGAÇÃO OU EMISSÃO DE CERTIDÃO DE DISPENSA DO IMPOSTO RELATIVO À MEEIRA FALTA DE PREVISÃO LEGAL GUIAS DE TRANSMISSÃO E DUAs PARA FATOS

Leia mais

ITCMD e o Pagamento de Complementação de Pensão por EFPC. Patricia Linhares

ITCMD e o Pagamento de Complementação de Pensão por EFPC. Patricia Linhares ITCMD e o Pagamento de Complementação de Pensão por EFPC Patricia Linhares ITCMD Limites de incidência Autorização constitucional para os Estados é limitada! Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito

Leia mais

PONDERAÇÕES TRIBUTÁRIAS ACERCA DO ART. 103, DO CÓDIGO DE NORMAS/MG

PONDERAÇÕES TRIBUTÁRIAS ACERCA DO ART. 103, DO CÓDIGO DE NORMAS/MG PONDERAÇÕES TRIBUTÁRIAS ACERCA DO ART. 103, DO CÓDIGO DE NORMAS/MG KEZIAH ALESSANDRA VIANNA SILVA PINTO REGISTRADORA DE IMÓVEIS DA COMARCA DE BRUMADINHO/MG DOUTORA EM DIREITO PELA PUC/SP MESTRE EM DIREITO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO LEI N 5.149, DE 25 DE JULHO DE 2005.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO LEI N 5.149, DE 25 DE JULHO DE 2005. PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO LEI N 5.149, DE 25 DE JULHO DE 2005. Reduz tributos, acrescendo isenções sobre o imposto de transmissão inter vivos de bens imóveis e direitos a eles

Leia mais

Direito Tributário. Parte VIII Impostos Estaduais

Direito Tributário. Parte VIII Impostos Estaduais Direito Tributário Parte VIII Impostos Estaduais 1. Impostos Estaduais Hipótese de Incidência, Sujeito Passivo, Base de Cálculo e Alíquota Impostos Estaduais São considerados impostos estaduais aqueles

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 003, DE 2018 (Do Sr. Pedro Ribeiro)

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 003, DE 2018 (Do Sr. Pedro Ribeiro) PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 003, DE 2018 (Do Sr. Pedro Ribeiro) Institui a Contribuição Social sobre Causa Mortis - CSTCM. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Fica instituída a Contribuição Social

Leia mais

Direito Tributário. Professor Ramiru Louzada

Direito Tributário. Professor Ramiru Louzada Direito Tributário Professor Ramiru Louzada @rlouzadaadv ramiru@lrvadvocacia.com Impacto Tributário - Multidisciplinaridade - Considerar o impacto tributário da operação. - Planejamento Tributos na decisão

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 02/05/2018. (Aula 19 de sucessão).

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 02/05/2018. (Aula 19 de sucessão). Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 02/05/2018. (Aula 19 de sucessão). Observe o decreto estadual 56.693/11, que trata de Imposto sobre Transmissão

Leia mais

IPVA, IPTU, ITBI E ITCMD

IPVA, IPTU, ITBI E ITCMD Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto IPVA, IPTU, ITBI E ASPECTOS CONCEITUAIS Prof. Amaury José Rezende Agenda 1. IPTU 2. ITBI 3. IPVA 4. ICMD

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ, Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ, Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 6.043, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2010 Publicada no D.O.E. nº 244, de 30/12/2010 Altera a Lei nº 4.261, de 01 de fevereiro de 1989, que disciplina o Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de

Leia mais

ITCMD ALÍQUOTAS E ISENÇÕES DE

ITCMD ALÍQUOTAS E ISENÇÕES DE ITCMD ALÍQUOTAS E ISENÇÕES DE TODOS OS ESTADOS 1 ITCMD O Imposto sobre Transmissão "Causa Mortis" e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos ITCMD, previsto no artigo 155, I, da Constituição Federal, na redação

Leia mais

CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Acórdão: /15/3ª Rito: Sumário PTA/AI: Impugnação: 40.

CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Acórdão: /15/3ª Rito: Sumário PTA/AI: Impugnação: 40. Acórdão: 21.814/15/3ª Rito: Sumário PTA/AI: 15.000026384-18 Impugnação: 40.010138108-71 Impugnante: Coobrigado: Proc. S. Passivo: Origem: Luzia Lenita Agostini CPF: 039.406.556-51 Antônio Lopes de Carvalho

Leia mais

DECRETO Nº , DE 31 DE MARÇO DE (REGULAMENTO DO ITCD)

DECRETO Nº , DE 31 DE MARÇO DE (REGULAMENTO DO ITCD) Este documento foi gerado em 06/03/2013 às 18h:36min. DECRETO Nº 33.156, DE 31 DE MARÇO DE 1989. (REGULAMENTO DO ITCD) Regulamenta o Imposto sobre a Transmissão "Causa Mortis" e Doação, de Quaisquer Bens

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRIBUTOS ESTADUAIS. Auditor Fiscal da Receita Estadual

LEGISLAÇÃO DE TRIBUTOS ESTADUAIS. Auditor Fiscal da Receita Estadual LEGISLAÇÃO DE TRIBUTOS ESTADUAIS Auditor Fiscal da Receita Estadual ITCMD Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos Na Roma antiga Constituição Federal - 1988 TÍTULO

Leia mais

LEI Nº de 28 DE DEZEMBRO DE 2000

LEI Nº de 28 DE DEZEMBRO DE 2000 Page 1 of 9 LEI Nº 10.705 de 28 DE DEZEMBRO DE 2000 (DOE 29-12-2000) Dispõe sobre a instituição do Imposto sobre Transmissão "Causa Mortis" e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos - ITCMD Com as alterações

Leia mais

01) São funções do lançamento em matéria tributária, independente da modalidade adotada para sua realização, exceto:

01) São funções do lançamento em matéria tributária, independente da modalidade adotada para sua realização, exceto: Irapua Beltrao 01) São funções do lançamento em matéria tributária, independente da modalidade adotada para sua realização, exceto: a) atestar a ocorrência do fato gerador b) individualizar o sujeito passivo

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRIBUTOS ESTADUAIS. Auditor Fiscal da Receita Estadual - RS. Professor Élinton Correia

LEGISLAÇÃO DE TRIBUTOS ESTADUAIS. Auditor Fiscal da Receita Estadual - RS. Professor Élinton Correia LEGISLAÇÃO DE TRIBUTOS ESTADUAIS Auditor Fiscal da Receita Estadual - RS Professor Élinton Correia prof.elintoncorreia@gmail.com Professor Élinton Correia @prof.elintoncorreia Legislação de Tributos Estaduais

Leia mais

Do INVENfÁRIo E DA PAKI'IIHA. Anotações e Prática DIREITO DAS SUCESSÕES. José Reinaldo Coser. Leme - SP 2015 EDIJUR. 4 a edição

Do INVENfÁRIo E DA PAKI'IIHA. Anotações e Prática DIREITO DAS SUCESSÕES. José Reinaldo Coser. Leme - SP 2015 EDIJUR. 4 a edição José Reinaldo Coser Advogado em Mogi Guaçu-SP DIREITO DAS SUCESSÕES Do INVENfÁRIo E DA PAKI'IIHA Anotações e Prática 4 a edição CL EDIJUR Leme - SP 2015 ISBN 978-85-7754-131-7 2015 by José Reinaldo Coser

Leia mais

LEI Nº 9.249, DE 26 DE DEZEMBRO DE 1995

LEI Nº 9.249, DE 26 DE DEZEMBRO DE 1995 LEI Nº 9.249, DE 26 DE DEZEMBRO DE 1995 Altera a Legislação do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas, bem como da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, e dá outras providências. Art. 13. Para efeito

Leia mais

PLANEJAMENTO PATRIMONIAL, FAMILIAR E SUCESSÓRIO

PLANEJAMENTO PATRIMONIAL, FAMILIAR E SUCESSÓRIO PLANEJAMENTO PATRIMONIAL, FAMILIAR E SUCESSÓRIO CLIENT ALERT DEZEMBRO/2015 Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprova novas regras para o imposto sobre a transmissão causa mortis e doações

Leia mais

ACÓRDÃO. São Paulo, 20 de maio de Rômolo Russo Relator Assinatura Eletrônica

ACÓRDÃO. São Paulo, 20 de maio de Rômolo Russo Relator Assinatura Eletrônica fls. 85 Registro: 2016.0000344519 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2016321-23.2016.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante EDUARDO ALVES DOS

Leia mais

1) do termo final do período de apuração;

1) do termo final do período de apuração; RESOLUÇÃO NO 2.554, DE 17 DE AGOSTO DE 1994 (MG de 18 e ret. em 25) REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 2.880/97 Trata da atualização monetária dos créditos tributários do Estado, da cobrança de juros de mora,

Leia mais

IMPOSTO DE TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO (ITCMD)

IMPOSTO DE TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO (ITCMD) PROFESSOR ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Disciplina: TRIBUTOS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PROCESSO TRIBUTÁRIO (DEF0516) IMPOSTO DE TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO (ITCMD) 26/09/2016 HISTÓRICO DA TRIBUTAÇÃO

Leia mais

Provimento nº 04/07-CGJ - Corregedoria Regulamenta Escrituras de Partilha, Separação e Divórcio Qui, 08 de Fevereiro de :51

Provimento nº 04/07-CGJ - Corregedoria Regulamenta Escrituras de Partilha, Separação e Divórcio Qui, 08 de Fevereiro de :51 Processo nº 0010-07/000091-0 Parecer nº 08/2007-SLA O desembargador Jorge Luís Dall Agnol, Corregedor-Geral da Justiça, no uso de suas atribuições, considerando a publicação da Lei nº 11.441/07, que alterou

Leia mais

IMPOSTOS (SÃO CASAIS) ITCMD (Móveis)(Imóveis)(Títulos)(Créditos) ICMS (Mercadorias)(Transp. Interestaduais e Intermunicipais)(Comunicação)

IMPOSTOS (SÃO CASAIS) ITCMD (Móveis)(Imóveis)(Títulos)(Créditos) ICMS (Mercadorias)(Transp. Interestaduais e Intermunicipais)(Comunicação) REVISÃO DA NP2 DE TRIBUTOS EM ESPÉCIES (ORIENTADOR: TIAGO OLIVEIRA) 25/05/2019 IMPOSTOS (SÃO CASAIS) Estaduais e DF ITCMD (Móveis)(Imóveis)(Títulos)(Créditos) ICMS (Mercadorias)(Transp. Interestaduais

Leia mais

Direito Civil VII. Direito das Sucessões

Direito Civil VII. Direito das Sucessões Direito Civil VII Direito das Sucessões ROTEIRO Introdução Sucessão Hereditária Princípio de Saizine Comoriência Espólio Inventariante Abertura da sucessão ROTEIRO Introdução Sucessão Hereditária Princípio

Leia mais

ESTADO DOACRE LEI COMPLEMENTAR N 271 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2013

ESTADO DOACRE LEI COMPLEMENTAR N 271 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2013 LEI COMPLEMENTAR N 271 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2013. Publicada no DOE nº 11.210, de 30 de dezembro de 2013 Dispõe sobre o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos - ITCMD.

Leia mais

MÓDULO 8: TRIBUTOS EM ESPÉCIE IV: TRIBUTAÇÃO SOBRE O PATRIMÔNIO (ITCMD, ITBI, IPVA, ITR E IPTU)

MÓDULO 8: TRIBUTOS EM ESPÉCIE IV: TRIBUTAÇÃO SOBRE O PATRIMÔNIO (ITCMD, ITBI, IPVA, ITR E IPTU) MÓDULO 8: TRIBUTOS EM ESPÉCIE IV: TRIBUTAÇÃO SOBRE O PATRIMÔNIO (ITCMD, ITBI, IPVA, ITR E IPTU) TEMA 1 IMPOSTO SOBRE A TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÕES DE QUAISQUER BENS E DIREITOS ITCMD PARTE I Aula

Leia mais

Castro -Impostos Estaduais para Conc-2ed.indd 3 23/08/ :47:12

Castro -Impostos Estaduais para Conc-2ed.indd 3 23/08/ :47:12 2016 Castro -Impostos Estaduais para Conc-2ed.indd 3 23/08/2016 15:47:12 IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO, DE QUAISQUER BENS E DIREITOS ITCMD 11 CAPÍTULO I IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO CAUSA

Leia mais

ANEXO ÚNICO *Levantamento realizado em 08 de janeiro de 2016. 1. ACRE Lei Complementar n 271/2013 Art. 1º O Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos - ITCMD, previsto

Leia mais

LEI Nº 7174 DE 28 DE DEZEMBRO 2015.

LEI Nº 7174 DE 28 DE DEZEMBRO 2015. Lei nº 7174/2015 Data da Lei 28/12/2015 Texto da Lei [ Em Vigor ] LEI Nº 7174 DE 28 DE DEZEMBRO 2015. DISPÕE SOBRE O IMPOSTO SOBRE A TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO DE QUAISQUER BENS OU DIREITOS (ITD),

Leia mais

Fiscal Legislação Tributária Questões Imposto de Renda - 1 Rafael Saldanha

Fiscal Legislação Tributária Questões Imposto de Renda - 1 Rafael Saldanha Fiscal Legislação Tributária Questões Imposto de Renda - 1 Rafael Saldanha 2014 2015 Copyright. Curso Agora Eu Eu Passo - - Todos os direitos reservados ao ao autor. Legislação Receita Federal IRPF e IRPJ

Leia mais

Lei nº 9.779, de 19 de janeiro de 1999

Lei nº 9.779, de 19 de janeiro de 1999 Lei nº 9.779, de 19 de janeiro de 1999 Dou de 20/01/99, pág. 1/3 Altera a legislação do Imposto sobre a Renda, relativamente à tributação dos Fundos de Investimento Imobiliário e dos rendimentos auferidos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2016.0000915906 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2209476-88.2016.8.26.0000, da Comarca de Tatuí, em que é agravante MARIA JACIRA PACHECO ALMEIDA

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ. DECRETO Nº , de 11 de novembro de 2016.

ESTADO DO CEARÁ. DECRETO Nº , de 11 de novembro de 2016. ESTADO DO CEARÁ DECRETO Nº 32.082, de 11 de novembro de 2016. *Publicado no DOE em 11/11/2016. REGULAMENTA A LEI Nº 15.812, DE 20 DE JULHO DE 2015, QUE DISPÕE ACERCA DO IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO CAUSA

Leia mais

RESUMO DA TABELA DE EMOLUMENTOS E TFJ DE 2016 EM VIGOR PARA ATOS PRATICADOS A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2016

RESUMO DA TABELA DE EMOLUMENTOS E TFJ DE 2016 EM VIGOR PARA ATOS PRATICADOS A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2016 RESUMO DA TABELA DE EMOLUMENTOS E TFJ DE 2016 EM VIGOR PARA ATOS PRATICADOS A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2016 1- ATOS DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS VALORES EM R$ ATO VALORES TOTAL BUSCA (POR PERÍODO

Leia mais

Inventário extrajudicial

Inventário extrajudicial Inventário extrajudicial Inventário extrajudicial previsão legal e requisitos Art. 610. Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial. 1 o Se todos forem capazes e concordes,

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões Teoria do Direito das Sucessões Sucessão, do latim, succedere, significa vir no lugar de alguém. Ensina Carlos Roberto Gonçalves (2011, p. 19)

Leia mais

Noções Introdutórias Abertura da Sucessão. Transmissão da Herança. Aceitação e Renúncia da Herança. Cessão da Herança

Noções Introdutórias Abertura da Sucessão. Transmissão da Herança. Aceitação e Renúncia da Herança. Cessão da Herança Sumário 1. Noções Introdutórias 1.1 Sucessão. Compreensão do Vocábulo. O Direito das Sucessões 1.2 Direito das Sucessões no Direito Romano 1.3 Ideia Central do Direito das Sucessões 1.4 Noção de Herança

Leia mais

LEGALE Cursos Jurídicos

LEGALE Cursos Jurídicos LEGALE Cursos Jurídicos Direito Tributário Imobiliário Aplicado ITBI / ITCMD 21.09.2017 Prof. Kikunaga P r o f e s s o r : M a r c u s V i n i c i u s K i k u n a g a Advogado (www.kikunaga.adv.br) Mestre

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 Estabelece a incidência do imposto sobre a renda a valores de bens e direitos adquiridos por herança ou doação de que trata o inciso XVI da Lei 7.713, de 22 de dezembro

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 13 INTRODUÇÃO... 15 1. A organização do Estado... 15 1.1. As necessidades coletivas... 15 1.2. A atividade financeira do Estado... 16 1.2.1. Atividades financeira e econômica

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21

SUMÁRIO. Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21 SUMÁRIO Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21 1.1. Conceituação e o objeto da sucessão hereditária... 21 1.2. Da abertura da sucessão... 23 1.3. A morte no ordenamento jurídico brasileiro...

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial 1

Planejamento Tributário Empresarial 1 Planejamento Tributário Empresarial 1 Imposto de Renda e proventos de qualquer natureza Do Lucro Arbitrado Pessoa Jurídica Tributada com base no lucro arbitrado Na ocorrência de qualquer das hipóteses

Leia mais

PORTARIA CAT N 093, DE 26 DE SETEMBRO DE (DOE de )

PORTARIA CAT N 093, DE 26 DE SETEMBRO DE (DOE de ) PORTARIA CAT N 093, DE 26 DE SETEMBRO DE 2017 (DOE de 27.09.2017) Altera a Portaria CAT 15, de 06-02-2003, que disciplina o cumprimento das obrigações acessórias e os procedimentos administrativos relacionados

Leia mais

ANTES DEPOIS O QUE MUDOU? IV em se tratando de partes e peças, integração à máquina ou ao equipamento objeto da não incidência.

ANTES DEPOIS O QUE MUDOU? IV em se tratando de partes e peças, integração à máquina ou ao equipamento objeto da não incidência. ANTES DEPOIS O QUE MUDOU? IV em se tratando de partes e peças, integração à máquina ou ao equipamento objeto da não incidência. c) doze por cento para produtos agrícolas comestíveis produzidos no Estado

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão. Introdução. Conceito. Conjunto de normas que disciplinam a transferência do patrimônio de

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Nome.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Nome. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 05/03/2018. (Aula 03 de sucessão). Nome. Alteração do nome. Existem algumas hipóteses de alteração do nome,

Leia mais

INVENTÁRIO E PARTILHA

INVENTÁRIO E PARTILHA INVENTÁRIO E PARTILHA Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Introdução: Inventariar (invenire) é relacionar; Inventário = descrição e avaliação dos bens deixados a serem partilhados e, ao final, expedindo

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 5ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 25/06/2018.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 5ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 25/06/2018. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 5ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 25/06/2018. Processo de Inventário. Competência artigo 48 do CPC. Prazo.

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 24/04/2019.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 24/04/2019. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 24/04/2019. Inventário e partilha. Fundamentação. Fundamentação legal ss do código de processo civil. artigos 1.991

Leia mais

Tributário Março de 2018

Tributário Março de 2018 Tributário Março de 2018 CIRCULAR PUBLICADO DECRETO QUE CRIA O PROGRAMA COMPENSA RS Foi publicado, em 22 de março de 2018, o Decreto n 53.974/2018, que regulamenta a compensação de débitos de natureza

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 18/09/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 18/09/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 18/09/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 07 CONCEITO DE TRIBUTO 1 É tributo 2 A norma era vigente 3

Leia mais

Leis e Decretos - DECRETO N DE 29 DE DEZEMBRO DE 1951

Leis e Decretos - DECRETO N DE 29 DE DEZEMBRO DE 1951 Leis e Decretos - DECRETO N. 21.115 DE 29 DE DEZEMBRO DE 1951 Dá regulamento aos artigos 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º, 9.º, 12, 13, 35, 36, 37 e 57 da Lei n. 1297, de 16-11-51; modifica o regulamento para

Leia mais

Sumário. Capítulo I Direito Tributário, tributo e suas espécies... 17

Sumário. Capítulo I Direito Tributário, tributo e suas espécies... 17 Sumário Capítulo I Direito Tributário, tributo e suas espécies... 17 1. Breve introdução ao Direito Tributário... 17 2. Tributo... 18 3. Espécies tributárias... 20 3.1. Impostos... 21 3.2. Taxas... 23

Leia mais

LEI Nº. 886, DE 22 DE MARÇO DE 2011

LEI Nº. 886, DE 22 DE MARÇO DE 2011 LEI Nº. 886, DE 22 DE MARÇO DE 2011 Dispõe sobre o Parcelamento de Débitos Tributários e Não Tributários inscritos ou não em Dívida Ativa, concede remissão da multa e juros decorrentes de dívida ativa,

Leia mais

ARTIGO 65 DA LEI Nº , DE 11 DE JUNHO DE Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial ARTIGO 65

ARTIGO 65 DA LEI Nº , DE 11 DE JUNHO DE Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial ARTIGO 65 ARTIGO 65 LEI Nº 12.249, DE 11 DE JUNHO DE 2010 Art. 65. Poderão ser pagos ou parcelados, em até 180 (cento e oitenta) meses, nas condições desta Lei, os débitos administrados pelas autarquias e fundações

Leia mais

MARTA SUPLICY, Prefeita do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei,

MARTA SUPLICY, Prefeita do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, DECRETO No. 41.724, 26 DE FEVEREIRO DE 2002 Ano 47 - Número 37 - São Paulo, quarta-feira, 27 de fevereiro de 2002 Diário Oficial do Município de São Paulo Regulamenta a Lei no. 13.283, de 9 de janeiro

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 25/04/2018. (Aula 18 de sucessão). Julgamento do STF acerca da multiparentalidade, quando o autor for menor

Leia mais

TABELA II ATOS DO OFICIAL DO REGISTRO DE IMÓVEIS

TABELA II ATOS DO OFICIAL DO REGISTRO DE IMÓVEIS TABELA II ATOS DO OFICIAL DO REGISTRO DE IMÓVEIS 1 - Registro, por todos os atos: I - com valor, inclusive certidão: de acordo com o ANEXO 3; centavos); II - sem valor (pactos antenupciais, citação, etc.):

Leia mais

Resolução SEF nº 4.929/2016

Resolução SEF nº 4.929/2016 Estorno do crédito de ICMS vinculado ao estoque de mercadorias alcançadas por crédito presumido, em substituição aos créditos normais. FIEMG 18.11.2016 1. ANTECEDENTES Consultas de Contribuintes nº 016/2011,

Leia mais

IPTU IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO

IPTU IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO Bem Vindo! IPTU IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA - IPTU; O Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) é um imposto brasileiro

Leia mais

TABELA II ATOS DO OFICIAL DO REGISTRO DE IMÓVEIS

TABELA II ATOS DO OFICIAL DO REGISTRO DE IMÓVEIS TABELA II ATOS DO OFICIAL DO REGISTRO DE IMÓVEIS 1 - Registro, por todos os atos: I - com valor, inclusive certidão: de acordo com o ANEXO 3; II - sem valor (pactos antenupciais, citação, etc.): R$ 23,20

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 FISCAL DE TRIBUTOS PROVA OBJETIVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 FISCAL DE TRIBUTOS PROVA OBJETIVA 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS De acordo com o Código Tributário do Município de Miracema (lei nº 1.453, de 26 de setembro de 2013), responda às questões de números 1 a 6. 1) É de competência do município

Leia mais

DOE-ES de Institui o Programa de Parcelamento Incentivado de Débitos Fiscais, nas condições que especifica.

DOE-ES de Institui o Programa de Parcelamento Incentivado de Débitos Fiscais, nas condições que especifica. DOE-ES de 09.06.15 LEI Nº 10.376 Institui o Programa de Parcelamento Incentivado de Débitos Fiscais, nas condições que especifica. O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Faço saber que a Assembleia Legislativa

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 9.779, DE 19 DE JANEIRO DE 1999. Conversão da Medida Provisória nº 1.788, de 1998 (Vide Decreto nº 6.306, de 2007) Altera a

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 10/04/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 10/04/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 10/04/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 44 TRIBUTOS EM ESPÉCIE Continuação da aula 38... IRPF - Art.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 24, DE 17 DE SETEMBRO DE 2007

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 24, DE 17 DE SETEMBRO DE 2007 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 24, DE 17 DE SETEMBRO DE 2007 Publicada no DOE(Pa) de 19.09.07. Retificação no DOE(Pa) de 25.09.07. Institui a Declaração de Bens e Direitos, relativa ao Imposto sobre Transmissão

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23

SUMÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23 SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23 1. Breve introdução ao Direito Tributário... 23 2. Tributo... 25 3. Espécies tributárias... 27 3.1. Impostos... 28 3.2. Taxas... 30

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23

SUMÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23 SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 23 1. Breve introdução ao Direito Tributário... 23 2. Tributo... 24 3. Espécies tributárias... 26 3.1. Impostos... 28 3.2. Taxas... 29

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança

DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança Teoria do Direito das Sucessões O momento da abertura da herança e transferência abstrata do acervo, Imediata e automática transmissão das relações jurídicas

Leia mais

VERSÃO 1-D COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N. 2617/2015. (Do Relator)

VERSÃO 1-D COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N. 2617/2015. (Do Relator) VERSÃO 1-D COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N. 2617/2015 (Do Relator) (Apensado o PL 2926/2015) Altera a Lei nº 13.254, de 13 de janeiro de 2016,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAMILIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAMILIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAMILIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO Processo nº. Inventário e Partilha Ida: Ivte:, inventariante nomeado às fls.,

Leia mais

Guia de Tributos - Assuntos Gerais: ITCMD-SP. Resumo: 1) Introdução:

Guia de Tributos - Assuntos Gerais: ITCMD-SP. Resumo: 1) Introdução: Guia de Tributos - Assuntos Gerais: ITCMD-SP Resumo: Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos as disposições gerais relacionadas com o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 17/10/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 17/10/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 17/10/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 13 LEGISLAÇÃO TRIBUTARIA Em virtude de litígios entre as partes

Leia mais

CIRCULAR Nº 06/2019 São Paulo, 25 de fevereiro de IRPF 2019 Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda Pessoa Física Ano-Base 2018

CIRCULAR Nº 06/2019 São Paulo, 25 de fevereiro de IRPF 2019 Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda Pessoa Física Ano-Base 2018 CIRCULAR Nº 06/2019 São Paulo, 25 de fevereiro de 2019. IRPF 2019 Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda Pessoa Física Ano-Base 2018 Prezado Cliente, No dia 22 de fevereiro de 2019, a Receita

Leia mais

Publicado no DIOE n.º 9603 de 23/12/2015 Republicado no DIOE n.º 9609 de 06/01/2016

Publicado no DIOE n.º 9603 de 23/12/2015 Republicado no DIOE n.º 9609 de 06/01/2016 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Publicado no DIOE n.º 9603 de 23/12/2015 Republicado no DIOE n.º 9609 de 06/01/2016 RESOLUÇÃO SEFA N. 1.527/2015 SÚMULA: Regulamenta a Lei n. 18.573, de 30 de setembro de

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2016

PROJETO DE LEI Nº DE 2016 PROJETO DE LEI Nº DE 2016 Altera os prazos previstos na Lei nº 13.254, de 13 de janeiro de 2016, que dispõe sobre o Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT) de recursos, bens ou direitos

Leia mais

CIRCULAR Nº 11/2017 São Paulo, 22 de fevereiro de IRPF 2017 Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda

CIRCULAR Nº 11/2017 São Paulo, 22 de fevereiro de IRPF 2017 Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda CIRCULAR Nº 11/2017 São Paulo, 22 de fevereiro de 2017. IRPF 2017 Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda Pessoa Física Ano-Base 2016 Prezado Cliente, No dia 20 de fevereiro de 2017 a Receita

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 01/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 01/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 01/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 33 TRIBUTOS EM ESPÉCIE - ITCMD Continuação aula 32... Resumo

Leia mais

IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS (ITBI)

IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS (ITBI) PROFESSOR ASSOCIADO PAULO AYRES BARRETO Disciplina: TRIBUTOS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PROCESSO TRIBUTÁRIO (DEF0516) IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS (ITBI) E IMPOSTO DE TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS

Leia mais

Instrumentos jurídicos para organização patrimonial e sucessória das pessoas físicas. Rosana Oleinik Mestre e doutoranda PUC/SP

Instrumentos jurídicos para organização patrimonial e sucessória das pessoas físicas. Rosana Oleinik Mestre e doutoranda PUC/SP Instrumentos jurídicos para organização patrimonial e sucessória das pessoas físicas Rosana Oleinik Mestre e doutoranda PUC/SP Contextualização Tema se insere no planejamento tributário Polêmico: seria

Leia mais

Inventário extrajudicial costuma ser mais rápido e menos custoso que o judicial

Inventário extrajudicial costuma ser mais rápido e menos custoso que o judicial Inventário extrajudicial costuma ser mais rápido e menos custoso que o judicial O inventário é o processo que sucede a morte, no qual se apuram os bens, os direitos e as dívidas do falecido para chegar

Leia mais

Adjudicação A) ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA

Adjudicação A) ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA Adjudicação A adjudicação é ato judicial que estabelece e declara que a propriedade imóvel deve ser transferida de seu primitivo dono para o credor, objetivando satisfazer um crédito. O registro possui

Leia mais