DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA ALERGIA A PROTEÍNAS DO LEITE DE VACA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA ALERGIA A PROTEÍNAS DO LEITE DE VACA: UMA REVISÃO DA LITERATURA"

Transcrição

1 DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA ALERGIA A PROTEÍNAS DO LEITE DE VACA: UMA REVISÃO DA LITERATURA Tiago de Sousa Barros 12, Jéssika Nayara Sousa Barros 13, Rebeca Pires Gonçalves Moraes², Ticiana Maria Viterine de Nascimento², Natália Oliveira de Freitas², Edna Mori 14. Correspondência para: tiago_sousajn@yahoo.com.br Palavras-chave: Proteínas. Leite materno. Hipersensibilidade. 1 INTRODUÇÃO O leite de vaca contém cerca de 20 proteínas sensibilizantes sendo principais as caseínas e as proteínas do soro (alfa-lactoalbumina, betalactoalbumina e albumina sérica bovina) (CHATCHATEE et al., 2001). Os principais responsáveis pela alergia a proteínas do leite de vaca - APLV, encontrados principalmente na beta-lactoglobulina. Acredita-se, também, que o uso de pequenas quantidades do alimento de forma processada possa levar ao desenvolvimento mais precoce da tolerância, o que abre novas perspectivas com relação ao manejo destes pacientes (NOWAK-WEGRZYN; SAMPSON, 2011). Frequentemente podemos encontrar na alimentação dos lactentes a substituição do leite materno pelo leite de vaca. Com isso, as proteínas do leite de vaca são os primeiros antígenos alimentares que os lactentes entram em contato, tornando assim o principal causador da formação da alergia alimentar nessa idade (ISOLAURI, 2011). 12 Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 13 Discentes da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN) 14 Docente da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN)

2 Estudo no Brasil realizado por pediatra, traz como percentagem de uma prevalência de 5,4% de crianças com sintomas de alergia a proteínas do leite de vaca, sendo a incidência dessa patologia de 2,2% (VIEIRA et al., 2003). A alergia as proteínas do leite de vaca é a mais comum das alergias alimentares em crianças. O leite de vaca é rico em proteínas, sendo que 80% do conteúdo proteico do leite estão constituídos de caseínas, enquanto os outros 20% compõem as proteínas do soro (SAMPSON; METCALFE, 1992). Devido à essa importância da fonte proteica do leite de vaca, os pacientes com alergia a esse alimento devem ter a sua eliminação da dieta de forma adequada, para que através de outros alimentos possam ser supridos os nutrientes e não prejudique o crescimento e desenvolvimento normal (MEDEIROS et al., 2004). Diante do exposto, o estudo objetivou-se descrever os principais tipos de diagnósticos e tratamento para alergia a proteínas do leite de vaca a partir da identificação e discussão da produção científica acerca do tema. 2 MATERIAIS E MÉTODOS Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde se realizou uma revisão bibliográfica da literatura, promovendo discussão sobre os resultados de pesquisa por meio da síntese e conclusões gerais o estado do conhecimento. O estudo ocorreu nos meses de maio e junho de 2014 por meio de busca dos estudos que respondesse a seguinte pergunta: quais as informações disponíveis na literatura que tratam do diagnóstico e tratamento da alergia as proteínas do leite de vaca? A pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados: Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Índice Bibliográfico Espanhol em Ciências da Saúde (IBECS); e na Biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SciELO).

3 Para a busca dos artigos utilizou-se os seguintes descritores: proteínas do leite; substitutos do leite materno; hipersensibilidade ao leite; alergia a proteínas do leite. Os cruzamentos foram feitos pela combinação em dois pares e duas tríades entre todos os descritores. Definiu-se como critérios de inclusão artigos escritos em língua portuguesa, inglesa e espanhola; disponíveis em textos completos nas bases de dados escolhidas; e publicação nos últimos anos. Apenas estudos completos foram incluídos devido ao entendimento de que muitos resumos não expressam o conteúdo exato dos trabalhos. Os critérios de exclusão foram: artigos de reflexão; teses; dissertações; editoriais de jornais sem caráter científico; e artigos repetidos nas bases de dados. Ao final da análise dos artigos, utilizando os critérios de inclusão e exclusão, permaneceram 10 artigos, ao qual fizeram parte da amostragem final do estudo. 3 RESULTADOS E DISCUSSÃO Para categorização e discussão dos resultados foram divididos dois tópicos de acordo com a abordagem dos artigos selecionados, sendo eles: diagnóstico de alergia a proteína do leite de vaca APLV e tratamento de alergia a proteína do leite de vaca APLV. Tratamento de APLV: O diagnóstico correto e preciso da APLV evita gastos desnecessário com o tratamento e proporciona um bem estar maior tanto para o paciente como para os familiares. No estudo de Sacristan et al. (2011) é abordado o histórico familiar como um fator importante para o diagnóstico, pois crianças que não estavam em amamentação exclusiva têm maiores chances de adquirir a APLV, uma vez que a administração de pequenas quantidades de PLV oferecidas ocasionalmente nos primeiros meses de vida, aumenta as chances da criança ter intolerância. Carvalho (2001) mostra que o diagnóstico precoce evita complicações do aparelho respiratório, uma vez que 100% das crianças no presente estudo apresentaram complicações do aparelho respiratório devido a APLV.

4 Pode-se verificar o uso da dieta de exclusão com provocação oral, que consiste na administração de doses elevadas do alimento envolvido sob supervisão médica, onde verifica-se os sinais e sintomas, como um método de diagnóstico preciso, podendo estar associado a exames laboratoriais que inferem a doença, uma vez que não possuem exames que diagnostiquem propriamente a APLV. Vanderhoof (2010) aborda que o diagnóstico para APLV é ainda difícil, trazendo o teste de desafio com leite (provocação oral) como a forma ideal de diagnóstico para evitar o excesso de tratamento e o auto custo. AISBAI e SBAN (2012) mostra um estudo detalhado do diagnóstico, abordando a sua fundamentalidade em quatro pilares: anamnese e exame físico, dieta de restrição, testes para detecção de IgE e teste de provocação oral, que aborda segundo outros autores sendo esse último o mais importante. Segundo o estudo de Souza e Rosario (2012) a imunoterapia atualmente vem ganhando destaque na parte do diagnóstico, sendo uma forma eficaz para a confirmação da alergia.aborda também o uso de anti- IgE através de métodos que identificam a presença dessas imunoglobulinas nos pacientes. Ferrari e Filho (1999) em seu estudo, conclui que os testes cutâneos são as formas mais apropriadas para diagnosticar a APLV, pois são uteis mesmo em crianças com idade inferior a dois anos e podem ser realizados com o alimento natural, sendo recomendado outros testes diagnósticos como a provocação oral. Por fim, Correia et al. (2010) discute sobre o teste de desencadeamento nos diagnósticos de APLV, trazendo resultados de testes realizados no seu estudo como um eficiente teste de diagnostico para a manutenção de pacientes alérgicos, com a consequente suspensão da dieta de exclusão. Tratamento de APLV: Sacristan et al. (2011) indica a restrição dietética dos alimentos derivados do leite de vaca, assim como o seu consumo primário. Carvalho (2001) também aborda a restrição da dieta com PLV presentes com a substituição deste pelo leite de soja, que é recomendado no tratamento da patologia. Na prática o leite de soja é utilizado como substituto devido a boa aceitação, facilidade de adquiri-lo e baixo custo, afirma o autor.

5 Cortez et al. (2007) aborda a importância do leite de vaca e seus derivados para a dieta do indivíduo e aponta a sua exclusão na dieta como a forma mais adequada de tratamento da doença, associada a uma adequada substituição dos outros nutrientes presentes no leite, como o cálcio. Os autores pontuam também a exclusão dos alimentos industrializados e as preparações que podem conter PLV. As bebidas ou sucos a base de extrato de soja são recomendados para a substituição do leite de vaca. ASBAI & SBAN (2012) traz a dieta de exclusão como o tratamento disponível até o momento para APLV. Ele aborda que a exclusão ou restrição dos alimentos contendo as proteínas não é necessária, apenas deve-se evitar a introdução simultânea de dois ou mais alimentos que contenham a proteína, como o leite de vaca e seus derivados. O estudo de Souza e Rosario (2012) aborda que atualmente a forma de tratamento mais utilizada é a exclusão na dieta de alimentos que contenham PLV com a substituição apropriada de cada caso dos nutrientes presentes nesses alimentos e que são indispensáveis para o paciente. O estudo de Ferrari e Filho (1999) aborda que a exclusão total do alimento com PLV é a única terapêutica comprovada para o tratamento adequado, corroborando com Cruchet (2002), que aborda o tratamento através da retirada do leite e seus derivados da dieta com a substituição de alimentos à base de soja. Rossel et al. (2000) afirma que pacientes com APLV requerem uma mudança nos hábitos alimentares, o que muitas vezes pode ser complicado, mas seria a forma mais ideal para o tratamento da doença, até que o paciente reestabelecesse a sua tolerância. 4 CONCLUSÕES O presente estudo nos deu a possibilidade de verificar que para o diagnóstico preciso da APLV deve-se realizar a princípio uma anamnese e o exame físico (histórico do paciente), seguido da utilização do método de provocação oral, sendo esse o mais utilizado nos estudos abordados.

6 No que diz respeito ao tratamento, onde podemos ressaltar a influência do profissional Nutricionista, foi possível identificar que a literatura aborda a restrição dos alimentos com proteínas do leite de vaca na dieta dos pacientes como a forma mais utilizada e eficaz no do tratamento, chamando a atenção para a reposição de alimentos que possam suprir os demais nutrientes presentes no leite de vaca. REFERÊNCIAS CHATCHATEE P.; JÄRVINEN KM.; BARDINA L.; et al. Identification of IgE- and IgGbinding epitopes on ás1-casein: Differences in patients with persistent and transient cow s milk allergy. J Allergy Clin Immunol. Vol NOWAK-WEGRZYN A.; SAMPSON HA.; Future therapies for food allergies. J Allergy Clin Immunol ISOLAURI E. The treatment of cow s milk allergy. Eur J Clin Nutr VIEIRA MC.; MORAIS MB.; SPOLIDORO JVN.; TOPOROVSKI MS.; CARDOSO AL.; ARAULO GTB.; et al. A survey on clinical presentation and nutritional status of infants with suspected cow s Milk allergy. BMC Pediatrics SAMPSON HÁ.; METCALFE DD. Food allergies. JAMA MEDEIROS LC.; SPERIDIÃO PG.; SDEPANIAN VL.; FAGUNDES-NETO U.; MORAIS MB. Ingestão de nutrientes e estado nutricional de crianças em dieta isenta de leite de vaca e derivados. J Pediatria. Rio de Janeiro SACRISTAN AM.; LANZA E.; DOS SANTOS ATHAIDE. Epidemiologia de la historia de alergia a proteínas de la leche de vaca em ninos mayores de um ano de edad y su tolerância. Rev. Pediatria de Atencion Primaria. Vol. XIII. N 52. Oct./Dic

7 CARVALHO JR FF. Apresentação clínica da alergia ao leite de vaca com sintomatologia respiratória. J Pneumol. São Paulo SP CORTEZ APB.; MEDEIROS LCS.; SPERIDIÃO PGL.; MATTAR RHGM.; NETO UF.; MORAIS MB. Conhecimento de pediatras e nutricionistas sobre o tratamento da alergia ao leite de vaca no lactente. Rev Paul Pediatria. São Paulo SP VANDERHOOF JA. Diagnóstico de alergia intestinal ao leite de vaca, nunca uma tarefa fácil. Jornal de Pediatria - Vol. 86, Nº 4, ASBAI & SBAN. Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, e Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Conhecimento de pediatras e nutricionistas sobre o tratamento a alergia ao leite de vaca no lactente. Rev. bras. alerg. imunopatol SOUZA CT.; ROSÁRIO NA. Alergia às proteínas do leite de vaca - diagnóstico e tratamento. Revista Brasileira de Medicina. Curitiba PR FERRARI FP.; FILHO NAR. O papel do teste cutâneo na escolha do substituto do leite de vaca. Rev. bras. alerg. imunopatol. 1999; CRUCHET SM. Alergia a proteína de leche de vaca. Rev. chil. pediatr. v.73 n.4 Santiago jul ROSSEL MG.; CERESA SO.; HERAS JLB.; ARAYA MQ. Colitis eosinofílica por alergia a proteína de leche de vaca. Rev. méd. Chile v.128 n.2 Santiago feb CORREA FF.; VIEIRA MC.; YAMAMOTO DR.; SPERIDIÃO PGL.; MORAIS MB. Teste de desencadeamento na alergia ao leite de vaca. Jornal de Pediatria - Vol. 86, Nº 2, 2010.

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Alergia à Proteína do Leite de Vaca

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Alergia à Proteína do Leite de Vaca Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Alergia à Proteína do Leite de Vaca 09 de maio de 2018 Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição Departamento de Atenção Básica Secretaria de Atenção

Leia mais

Alergia à proteína do leite de vaca (APLV)

Alergia à proteína do leite de vaca (APLV) Alergia à proteína do leite de vaca (APLV) CAROLINA REBELO GAMA GERÊNCIA DE SERVIÇOS DE NUTRIÇÃO/ DIRETORIA DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA E INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS/ COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA E INTEGRAÇÃO

Leia mais

ALERGIA AO LEITE DE VACA. Novidades no Consenso Brasileiro de Alergia Alimentar

ALERGIA AO LEITE DE VACA. Novidades no Consenso Brasileiro de Alergia Alimentar ALERGIA AO LEITE DE VACA Novidades no Consenso Brasileiro de Dr. Antonio Carlos Pastorino Unidade de Alergia e Imunologia ICr - HCFMUSP 2019 Declaração de Conflito de Interesse De acordo com a Resolução

Leia mais

Impacto no Estado Nutricional

Impacto no Estado Nutricional Aspectos nutricionais das dietas de restrição nas alergias a múltiplos alimentos Impacto no Estado Nutricional Fabíola Isabel Suano de Souza fsuano@gmail.com INTRODUÇÃO 1 Qualidade de vida Diagnóstico

Leia mais

ALERGIA x INTOLERÂNCIA. Mariele Morandin Lopes Ana Paula Moschione Castro

ALERGIA x INTOLERÂNCIA. Mariele Morandin Lopes Ana Paula Moschione Castro ALERGIA x INTOLERÂNCIA Mariele Morandin Lopes Ana Paula Moschione Castro Definição de alergia alimentar Doença consequente a uma resposta imunológica anômala, que ocorre após a ingestão e/ou contato com

Leia mais

¹Acadêmicas do Curso de Bacharelado em Enfermagem pelo Centro Universitário Tabosa de. Almeida ASCES/UNITA, Caruaru, PE, Brasil.

¹Acadêmicas do Curso de Bacharelado em Enfermagem pelo Centro Universitário Tabosa de. Almeida ASCES/UNITA, Caruaru, PE, Brasil. 1 ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA ALLERGY TO COW MILK PROTEIN: AN INTEGRATING REVIEW LaysaMirelle Pereira de Barros¹*; Paula Karoline Silva de Oliveira¹; Vanessa Juvino de

Leia mais

Página 1 de 5 GABARITO - PRÁTICA QUESTÃO 1 ITEM A

Página 1 de 5 GABARITO - PRÁTICA QUESTÃO 1 ITEM A GABARITO - PRÁTICA QUESTÃO 1 Lactente vem evoluindo bem, com sinais e sintomas comuns dessa faixa etária Ganho de peso limítrofe. Cólicas e hábito intestinal compatível com aleitamento misto. Pediatra

Leia mais

Alergia alimentar á proteína do leite de vaca: IgE mediada e não IgE mediada

Alergia alimentar á proteína do leite de vaca: IgE mediada e não IgE mediada Alergia alimentar á proteína do leite de vaca: IgE mediada e não IgE mediada Food allergies will cow's milk protein: IgE-mediated and non-ige mediated Alergia alimentar á proteína do leite de vaca: IgE

Leia mais

Não existe uma única resposta!!

Não existe uma única resposta!! Glauce Hiromi Yonamine Nutricionista Supervisora do ambulatório ICr-HCFMUSP Nutricionista das Unidades de Alergia e Imunologia e Gastroenterologia ICr-HCFMUSP Mestre em Ciências pelo Departamento de Pediatria

Leia mais

Compartilhe conhecimento: Entenda o que é a FPIES, sua importância, como diagnosticá-la e os métodos de tratamento mais indicados nesta revisão.

Compartilhe conhecimento: Entenda o que é a FPIES, sua importância, como diagnosticá-la e os métodos de tratamento mais indicados nesta revisão. Compartilhe conhecimento: Entenda o que é a FPIES, sua importância, como diagnosticá-la e os métodos de tratamento mais indicados nesta revisão. Reações alérgicas com acometimento gastrointestinal são

Leia mais

Alergia à proteína do leite de vaca: abordagem bibliográfica de causas, fatores de risco e diagnóstico

Alergia à proteína do leite de vaca: abordagem bibliográfica de causas, fatores de risco e diagnóstico VII Simpósio de Tecnologia e Engenharia de Alimentos e VI Encontro Paranaense de Engenharia de Alimentos UTFPR, Campo Mourão, PR, Brasil 13 a 16 de setembro de 2016 Alergia à proteína do leite de vaca:

Leia mais

Terapia nutricional (APLV e Doença Celíaca)

Terapia nutricional (APLV e Doença Celíaca) I Encontro dos Pontos Focais do PRAISSAN e XV Encontro Nacional da Rede de Alimentação e Nutrição do SUS Terapia nutricional (APLV e Doença Celíaca) Angela Cristina Lucas de Oliveira SECRETARIA MUNICIPAL

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS ALERGIA E IMUNOLOGIA

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS ALERGIA E IMUNOLOGIA MATRIZ DE COMPETÊNCIAS ALERGIA E IMUNOLOGIA OBJETIVOS Formar e habilitar médicos especialistas na área da Alergia e Imunologia com competências que os capacitem a atuar em diferentes níveis de complexidade,

Leia mais

TESTE DE DESENCADEAMENTO ORAL NO DIAGNÓSTICO DE ALERGIA OU TOLERÂNCIA ÀS PROTEÍNAS DO LEITE DE VACA: UM PROTOCOLO ASSISTENCIAL

TESTE DE DESENCADEAMENTO ORAL NO DIAGNÓSTICO DE ALERGIA OU TOLERÂNCIA ÀS PROTEÍNAS DO LEITE DE VACA: UM PROTOCOLO ASSISTENCIAL TESTE DE DESENCADEAMENTO ORAL NO DIAGNÓSTICO DE ALERGIA OU TOLERÂNCIA ÀS PROTEÍNAS DO LEITE DE VACA: UM PROTOCOLO ASSISTENCIAL Coordenador: Prof. Dr. Mauro Batista de Morais Pediatra Gastroenterologista:

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR E DO PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA

AVALIAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR E DO PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA 1 AVALIAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR E DO PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA SILVA, L.D.C. da.; PIRES, P.C.; PAGNAN, F. M. Resumo: O leite materno é um alimento indispensável nos 6

Leia mais

APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas. Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra

APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas. Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra Reações Adversas a Alimentos Imunomediadas: Alergia alimentar IgE mediada

Leia mais

Caso clínico. comentado. Fórmula à base de soja na alergia às proteínas do leite de vaca

Caso clínico. comentado. Fórmula à base de soja na alergia às proteínas do leite de vaca Caso clínico comentado Fórmula à base de soja na alergia às proteínas do leite de vaca Caso clínico comentado Fórmula à base de soja na alergia às proteínas do leite de vaca Prof. Dr. Nelson Rosário Professor

Leia mais

Alergia alimentar na infância Allergy food in childhood ELAINE COSTA¹ ELIZABETE CRISTINA VARRENGEA² PRISCILA ALINE DE NARDO¹

Alergia alimentar na infância Allergy food in childhood ELAINE COSTA¹ ELIZABETE CRISTINA VARRENGEA² PRISCILA ALINE DE NARDO¹ ARTIGO ORIGINAL Alergia alimentar na infância Allergy food in childhood ELAINE COSTA¹ ELIZABETE CRISTINA VARRENGEA² PRISCILA ALINE DE NARDO¹ RESUMO: A alergia alimentar (AA) pode ser definida como uma

Leia mais

Características Nutricionais das Dietas Hospitalares. Juliana Aquino

Características Nutricionais das Dietas Hospitalares. Juliana Aquino Características Nutricionais das Dietas Hospitalares Juliana Aquino Sendo a Dieta o primeiro item da Prescrição Médica, é parte integrante do Tratamento Clínico. DIETA Consiste no uso dos alimentos como

Leia mais

PROTOCOLO DE NORMATIZAÇÃO DA DISPENSAÇÃO DE FÓRMULAS ESPECIAIS PARA CRIANÇAS COM ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA NA REDE SUS-BH

PROTOCOLO DE NORMATIZAÇÃO DA DISPENSAÇÃO DE FÓRMULAS ESPECIAIS PARA CRIANÇAS COM ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA NA REDE SUS-BH PROTOCOLO DE NORMATIZAÇÃO DA DISPENSAÇÃO DE FÓRMULAS ESPECIAIS PARA CRIANÇAS COM ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA NA REDE SUS-BH Este protocolo tem o objetivo de estabelecer diretrizes para dispensação

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 386/2013. Assunto: NUTRISON SOYA NATS GL. Dra.Sabrina Cunha Peixoto Ladeira Juiza de Direito da comarca de Pirapora SOLICITANTE

RESPOSTA RÁPIDA 386/2013. Assunto: NUTRISON SOYA NATS GL. Dra.Sabrina Cunha Peixoto Ladeira Juiza de Direito da comarca de Pirapora SOLICITANTE RESPOSTA RÁPIDA 386/2013 Assunto: NUTRISON SOYA SOLICITANTE Dra.Sabrina Cunha Peixoto Ladeira Juiza de Direito da comarca de Pirapora NÚMERO DO PROCESSO 13 008656-8 DATA 26/11/2013 SOLICITAÇÃO Para fins

Leia mais

ORIGINAL. Revista de Divulgação Científica Sena Aires 2015 Jul-Dez; 4(2): Raiane de Negreiros Oliveira 1, Adriana Haack 2

ORIGINAL. Revista de Divulgação Científica Sena Aires 2015 Jul-Dez; 4(2): Raiane de Negreiros Oliveira 1, Adriana Haack 2 CONHECIMENTOS DE NUTRICIONISTAS SOBRE O TRATAMENTO DE ALERGIA AO LEITE DE VACA NO LACTENTE NUTRITIONISTS KNOWLEDGE ABOUT THE TREATMENT OF COW'S MILK ALLERGY IN INFANTS Raiane de Negreiros Oliveira 1, Adriana

Leia mais

TÍTULO: PARTICULARIDADES DA ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA: UM RELATO DE CASO.

TÍTULO: PARTICULARIDADES DA ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA: UM RELATO DE CASO. TÍTULO: PARTICULARIDADES DA ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA: UM RELATO DE CASO. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE FRANCA AUTOR(ES):

Leia mais

PREVALÊNCIA DOS SINTOMAS DA ASMA EM ADOLESCENTES DE 13 E 14 ANOS

PREVALÊNCIA DOS SINTOMAS DA ASMA EM ADOLESCENTES DE 13 E 14 ANOS PREVALÊNCIA DOS SINTOMAS DA ASMA EM ADOLESCENTES DE 13 E 14 ANOS Marcos Abrantes Moreira. Acadêmico de Fisioterapia da Faculdade Santa Maria. E-mail:markim.abrantes@hotmail.com Luma Soares Lustosa. Acadêmica

Leia mais

INTOLERÂNCIA À LACTOSE NA FASE ADULTA

INTOLERÂNCIA À LACTOSE NA FASE ADULTA INTOLERÂNCIA À LACTOSE NA FASE ADULTA Aline Roberta Batista Graduanda em Nutrição, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Thainara Vanessa da Costa Lima Xavier Graduanda em Nutrição, Faculdades

Leia mais

N u t r i ç ã o E N t E r a l Linha Pediátrica

N u t r i ç ã o E N t E r a l Linha Pediátrica Nutrição Enteral Linha Pediátrica De acordo com o comitê de nutrição do ESPGHAN: Os pacientes pediátricos representam uma população particularmente vulnerável que têm requerimentos nutricionais específicos.

Leia mais

Oliveira RN & Haack A

Oliveira RN & Haack A Artigo Original Oliveira RN & Haack A Nutricionistas das Unidades Básicas de Saúde, dos Núcleos Regionais de Atendimento Domiciliar e da Área Clínica de uma instituição pública: conhecimentos de nutrição

Leia mais

Atualização na terapia nutricional da alergia ao leite de vaca

Atualização na terapia nutricional da alergia ao leite de vaca IX Simpósio Internacional de Alergia Alimentar Atualização na terapia nutricional da alergia ao leite de vaca Roseli Oselka Saccardo Sarni GUIAS DE CONDUTA: QUALIDADE E EVOLUÇÃO 1 Guias de conduta: melhor

Leia mais

DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL

DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL 1 de 5 O trato gastrintestinal (TGI) tem a função principal de absorver os nutrientes necessários ao organismo e eliminar os dejetos. O TGI é também uma parte fundamental

Leia mais

REPERCUSSÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NO CRESCIMENTO DE CRIANÇAS COM ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE DE VACA.

REPERCUSSÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NO CRESCIMENTO DE CRIANÇAS COM ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE DE VACA. REPERCUSSÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NO CRESCIMENTO DE CRIANÇAS COM ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE DE VACA. Thalita Evangelista Bandeira 1 ; Ilana Carneiro Lisboa Magalhães 3 ; Kalil Andrade Mubarac

Leia mais

PALAVRAS-CHAVES: Aditivos alimentares, conservantes, corantes, hipersensibilidade

PALAVRAS-CHAVES: Aditivos alimentares, conservantes, corantes, hipersensibilidade ADITIVOS ALIMENTARES E HIPERSENSIBILIDADES Gizele de Barros Moreira Cibele Sabino dos Santos Flávia Fabianny. Barbosa de Araújo Tâmara Kelly de Castro Gomes RESUMO Os hábitos alimentares vêm sofrendo mudanças

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Nutrição Trabalho de Conclusão de Curso. Relato da elaboração de um manual de preparações para pacientes com APLV

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Nutrição Trabalho de Conclusão de Curso. Relato da elaboração de um manual de preparações para pacientes com APLV Pró-Reitoria de Graduação Curso de Nutrição Trabalho de Conclusão de Curso Relato da elaboração de um manual de preparações para pacientes com APLV Autor: Selma Rodrigues do Nascimento Orientador: Fernanda

Leia mais

Alimentação complementar e risco para desenvolvimento de alergias alimentares: um olhar sobre a prática clínica de nutricionistas

Alimentação complementar e risco para desenvolvimento de alergias alimentares: um olhar sobre a prática clínica de nutricionistas Artigo Original Melo ANL et al. Alimentação e risco para desenvolvimento de alergias alimentares: um olhar sobre a prática clínica de nutricionistas Complementary feeding and risk of developing food allergies:

Leia mais

Imunologia Clínica e Esofagite Eosinofílica

Imunologia Clínica e Esofagite Eosinofílica Imunologia Clínica e Esofagite Eosinofílica Qual o mecanismo fisiopatológico da doença? A esofagite eosinofílica ( EE) está relacionada ao aumento da sensibilidade alérgica? Qual a conexão entre alergia

Leia mais

Informativo Mensal da Faculdade de Medicina do ABC Ano IV - Nº 36 - junho DE 2018

Informativo Mensal da Faculdade de Medicina do ABC Ano IV - Nº 36 - junho DE 2018 Informativo Mensal da Faculdade de Medicina do ABC Ano IV - Nº 36 - junho DE 2018 A edição de junho da Revista Med- ABC traz como assunto de capa as alergias alimentares, tendo em vista um novo consenso

Leia mais

REAÇÕES ADVERSAS AOS ALIMENTOS: ALTERNATIVAS DE BAIXO CUSTO

REAÇÕES ADVERSAS AOS ALIMENTOS: ALTERNATIVAS DE BAIXO CUSTO REAÇÕES ADVERSAS AOS ALIMENTOS: ALTERNATIVAS DE BAIXO CUSTO Alyne Cristine Souza da Silva Kellyane Correia da Cruz RESUMO A alta prevalência, em pediatria, de reações adversas aos alimentos como alergias

Leia mais

Dificuldades práticas na realização de imunoterapia para alimento

Dificuldades práticas na realização de imunoterapia para alimento VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ALERGIA ALIMENTAR EM PEDIATRIA Dificuldades práticas na realização de imunoterapia para alimento Ana Paula B Moschione Castro Unidade de Alergia e Imunologia Instituto da

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA 1. JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA As limitações

Leia mais

Anafilaxia. Pérsio Roxo Júnior. Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria

Anafilaxia. Pérsio Roxo Júnior. Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria Anafilaxia Pérsio Roxo Júnior Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria 1 Definição Reação de hipersensibilidade grave, de início súbito e que pode levar à morte Síndrome

Leia mais

Alimentação complementar e risco para desenvolvimento de alergias alimentares: um olhar sobre a prática clínica de nutricionistas

Alimentação complementar e risco para desenvolvimento de alergias alimentares: um olhar sobre a prática clínica de nutricionistas Artigo Original Melo ANL et al. Alimentação complementar e risco para desenvolvimento de alergias alimentares: um olhar sobre a prática clínica de nutricionistas Complementary feeding and risk of developing

Leia mais

ELABORAÇÃO E ANÁLISE SENSORIAL DE BRIGADEIRO PARA INTOLERANTES À LACTOSE E ALÉRGICOS AS PROTEÍNAS DO LEITE DE VACA DIAS, Y. K. M.; MARIN, T.

ELABORAÇÃO E ANÁLISE SENSORIAL DE BRIGADEIRO PARA INTOLERANTES À LACTOSE E ALÉRGICOS AS PROTEÍNAS DO LEITE DE VACA DIAS, Y. K. M.; MARIN, T. ELABORAÇÃO E ANÁLISE SENSORIAL DE BRIGADEIRO PARA INTOLERANTES À LACTOSE E ALÉRGICOS AS PROTEÍNAS DO LEITE DE VACA DIAS, Y. K. M.; MARIN, T. Resumo: A Intolerância a Lactose IL relaciona-se a diminuição

Leia mais

Introdução à busca de artigos científicos

Introdução à busca de artigos científicos Introdução à busca de artigos científicos Núcleo de Apoio Interdisciplinar Pedagógico NAIPE Setembro 2009 Fontes de evidência Fontes primárias Bases de dados bibliográficas eletrônicas. Exemplos: Pubmed/MEDLINE,

Leia mais

Glauce Hiromi Yonamine Nutricionista

Glauce Hiromi Yonamine Nutricionista Glauce Hiromi Yonamine Nutricionista Supervisora do ambulatório ICr-HCFMUSP Nutricionista das Unidades de Alergia e Imunologia e Gastroenterologia ICr-HCFMUSP Mestre em Ciências pelo Departamento de Pediatria

Leia mais

Alergia alimentar: IgE mediada

Alergia alimentar: IgE mediada Alergia e Pneumologia Pediátrica Hospital Infan7l João Paulo II Hospital Felício Rocho www.alergopneumoped.com.br Alergia alimentar: IgE mediada Wilson Rocha Filho Alergia alimentar Classificação Reação

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL E CONSUMO DE AÇÚCAR SIMPLES COMO FATOR DE RISCO NO DESENVOLVIMENTO DE OBESIDADE INFANTIL

PERFIL NUTRICIONAL E CONSUMO DE AÇÚCAR SIMPLES COMO FATOR DE RISCO NO DESENVOLVIMENTO DE OBESIDADE INFANTIL 1 PERFIL NUTRICIONAL E CONSUMO DE AÇÚCAR SIMPLES COMO FATOR DE RISCO NO DESENVOLVIMENTO DE OBESIDADE INFANTIL SILVA, T. P.; CECERE, P. F. F. P. Resumo: O objetivo é de ampliar o conhecimento sobre de açúcar

Leia mais

Infecções Recorrentes na Criança com Imunodeficiências Primárias Pérsio Roxo Júnior

Infecções Recorrentes na Criança com Imunodeficiências Primárias Pérsio Roxo Júnior 1 Infecções Recorrentes na Criança com Imunodeficiências Primárias Pérsio Roxo Júnior Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria Infecções Recorrentes 10% 10% Eutrofia 50%

Leia mais

CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN:

CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 ROTULAGEM DE ALIMENTOS A BASE DE SOJA QUE CAUSAM ALERGIAS ALIMENTARES Stephane Karen de Sousa Saboya, Bruna Alves

Leia mais

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item 0001

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item 0001 TERMO DE HOMOLOGAÇÃO Às 13:35 horas do dia 01 de março de 2012, após analisados todos os atos processuais do Pregão Pregão Eletrônico 033/2012, referente ao processo 2011050019, o Sr(a). Samuel Braga Bonilha,

Leia mais

A Dieta do Paleolítico Alergias Alimentares vs. Intolerâncias Alimentares

A Dieta do Paleolítico Alergias Alimentares vs. Intolerâncias Alimentares Artigo de Opinião N.º 5 10 de julho de 2017 Rubrica Nutricional A Dieta do Paleolítico Alergias Alimentares vs. Intolerâncias Alimentares O que é uma alergia alimentar? A alergia alimentar é uma reação

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO NA INTOLERÂNCIA A LACTOSE E NA ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE DE VACA

A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO NA INTOLERÂNCIA A LACTOSE E NA ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE DE VACA A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO NA INTOLERÂNCIA A LACTOSE E NA ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE DE VACA Jamile Batista Rocha Graduanda em Nutrição Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Rafaela Ribeiro de

Leia mais

INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE FENILCETONÚRIA SAÚDE

INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE FENILCETONÚRIA SAÚDE INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE SAÚDE A inclusão da Triagem Neonatal para Fenilcetonúria no Programa Nacional de Triagem Neonatal é uma iniciativa do Ministério da Saúde pela Portaria 22

Leia mais

Caso clinico- Alergia Alimentar. Autora: Dra. Cristina Jacob. EK masculino, 1ano e 2m, branco, São Paulo

Caso clinico- Alergia Alimentar. Autora: Dra. Cristina Jacob. EK masculino, 1ano e 2m, branco, São Paulo Caso clinico- Alergia Alimentar Autora: Dra. Cristina Jacob EK masculino, 1ano e 2m, branco, São Paulo Queixa e HPMA- Mãe refere que aos 5 meses de idade, apresentou edema de lábios e urticária após ter

Leia mais

O papel do teste cutâneo na escolha do substituto do leite de vaca em quadros alérgicos

O papel do teste cutâneo na escolha do substituto do leite de vaca em quadros alérgicos O papel do teste cutâneo na escolha do substituto do leite de vaca em quadros alérgicos The role of skin tests in cow s milk allergy: choosing an alternative formula Flávio Pierette Ferrari 1, Nelson A.

Leia mais

2017 ASBAI TL007 Alergia alimentar

2017 ASBAI TL007 Alergia alimentar TL007 Atualização do perfil clínico e laboratorial de pacientes com alergia à proteína do leite de vaca mediada por IgE Comparação entre as formas transitória e persistente Patrícia Coelho Duarte, Amannda

Leia mais

Introdução. Nutricionista FACISA/UNIVIÇOSA. 2

Introdução. Nutricionista FACISA/UNIVIÇOSA.   2 IMPACTO DA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL EM INDIVÍDUOS COM EXCESSO DE PESO ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Simone Angélica Meneses Torres Rocha 1, Eliene da Silva Martins Viana

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS ATENDIDAS PELO PROGRAMA DE CONTROLE DE ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN

PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS ATENDIDAS PELO PROGRAMA DE CONTROLE DE ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN 1 PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS ATENDIDAS PELO PROGRAMA DE CONTROLE DE ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN Carolina Teixeira de Brito 1 João Vítor Evangelista da Silva 2 Lígia

Leia mais

5º Aula Proteínas. Nutrição Ciência e Profissão FACIPLAC

5º Aula Proteínas. Nutrição Ciência e Profissão FACIPLAC 5º Aula Proteínas Nutrição Ciência e Profissão FACIPLAC Proteínas Definição Proteína vem do grego protos = primeiro São macromoléculas resultantes da condensação de moléculas e aminoácidos. As sua macromoléculas

Leia mais

TÍTULO: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM ÚLCERA VENOSA: ORIENTAÇÕES PARA CICATRIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE RECIDIVAS

TÍTULO: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM ÚLCERA VENOSA: ORIENTAÇÕES PARA CICATRIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE RECIDIVAS TÍTULO: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM ÚLCERA VENOSA: ORIENTAÇÕES PARA CICATRIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE RECIDIVAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Amor sem medida CORREIO POPULAR

Amor sem medida CORREIO POPULAR _ESPAÇO GOURMET: rondelle com ricota e nozes é um convite e tanto a, com a inspiração das mammas, reunir a família e praticar os dotes culinários _MOTORPREMIUM: segundo modelo produzido na fábrica da Land

Leia mais

Oliveira RN & Haack A

Oliveira RN & Haack A Artigo Original Oliveira RN & Haack A Nutricionistas das Unidades Básicas de Saúde, dos Núcleos Regionais de Atendimento Domiciliar e da Área Clínica de uma instituição pública: conhecimentos de nutrição

Leia mais

PERFIL DE CELÍACOS, ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA NO TRATAMENTO A PATOLOGIA DE PACIENTES CADASTRADOS NA ASSOCIAÇÃO DOS CELÍACOS DO BRASIL 1

PERFIL DE CELÍACOS, ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA NO TRATAMENTO A PATOLOGIA DE PACIENTES CADASTRADOS NA ASSOCIAÇÃO DOS CELÍACOS DO BRASIL 1 459 PERFIL DE CELÍACOS, ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA NO TRATAMENTO A PATOLOGIA DE PACIENTES CADASTRADOS NA ASSOCIAÇÃO DOS CELÍACOS DO BRASIL 1 Mauricia Bebiana Silva 2, Cinthia Soares Cardoso Quintão

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE DESMAME PRECOCE E ALERGIAS ALIMENTARES RELATIONSHIP BETWEEN EARLY WEANING AND FOOD ALLERGIES

RELAÇÃO ENTRE DESMAME PRECOCE E ALERGIAS ALIMENTARES RELATIONSHIP BETWEEN EARLY WEANING AND FOOD ALLERGIES 66 RELAÇÃO ENTRE DESMAME PRECOCE E ALERGIAS ALIMENTARES RELATIONSHIP BETWEEN EARLY WEANING AND FOOD ALLERGIES Dayane Kanarski Bernardino JOSÉ 1 ; Jéssica Antunes VITIATO 1 ; Karina HASS 1 ; Tauani Caroline

Leia mais

DIETOTERAPIA EM PACIENTES COM DOENÇA CELÍACA. RESUMO

DIETOTERAPIA EM PACIENTES COM DOENÇA CELÍACA.   RESUMO DIETOTERAPIA EM PACIENTES COM DOENÇA CELÍACA Bruno Nascimento da Silva 1 ; Karyne Barros Queiroz 1 ; Sabrina Kécia de Freitas Almeida 1 Edmir Geraldo de Siqueira Fraga 2 1 Discente do Curso de Biomedicina

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MARTERNO NAS ALERGIAS ALIMENTARES

A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MARTERNO NAS ALERGIAS ALIMENTARES A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MARTERNO NAS ALERGIAS ALIMENTARES Silva, Eudiane dos Santos (1); Maciel, Brenda Kelly Cunha (1); Wanderley, Hiarla Correia (2); Souza, Raissa Costa Freire de (3); Sandra Regina

Leia mais

Nutrição em Cuidados Paliativos Pediátrico

Nutrição em Cuidados Paliativos Pediátrico Nutrição em Cuidados Paliativos Pediátrico PRINCÍPIOS DO CUIDADO PALIATIVO o alívio do sofrimento, a compaixão pelo doente e seus familiares, o controle impecável dos sintomas e da dor, a busca pela autonomia

Leia mais

IV Ciclo Científico da Faculdade São Paulo FSP, 2017 ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA APLV 1

IV Ciclo Científico da Faculdade São Paulo FSP, 2017 ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA APLV 1 ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA APLV 1 Aline Alves dos Santos 2 Danielly Nayara Polla Soares 3 Danilo Eduardo Veiga 4 Jobson Nunes da Costa 5 Lucas Rietz de Oliveira 6 Jorge Pedro Rodrigues Soares

Leia mais

UMA QUESTÃO DE DIREITO

UMA QUESTÃO DE DIREITO 03/10/18 ROTULAGEM DE ALERGÊNICOS: UMA QUESTÃO DE DIREITO III Simpósio Alergias e Intolerâncias alimentares Comissão Técnica de Alimentos e Bebidas (CTALI) Conselho Regional de Química IV Região Fernanda

Leia mais

REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS IX JORNADA DE NUTRIÇÃO DA FAVIP TEMA: NUTRIÇÃO EM PEDIATRIA 07 A 09 DE OUTUBRO DE 2013

REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS IX JORNADA DE NUTRIÇÃO DA FAVIP TEMA: NUTRIÇÃO EM PEDIATRIA 07 A 09 DE OUTUBRO DE 2013 REGULAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS IX JORNADA DE NUTRIÇÃO DA FAVIP TEMA: NUTRIÇÃO EM PEDIATRIA 07 A 09 DE OUTUBRO DE 2013 I - INSTRUÇÕES GERAIS PARA A SUBMISSÃO DE RESUMOS 1 PRAZO PARA ENVIO DO

Leia mais

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO

CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO CONSUMO ALIMENTAR DE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PALMAS TO Natália Cunha Ferreira 1, Geyce da Silva Sales 2, Maylla Luanna Barbosa Martins 3 1 Aluna do curso de nutrição; Campus

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA VIII JORNADA ITINERANTE DE ALERGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICA HOTEL SERRA DA ESTRELA, 18 A 20/11/ CAMPOS DO JORDÃO SP.

PROGRAMAÇÃO DA VIII JORNADA ITINERANTE DE ALERGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICA HOTEL SERRA DA ESTRELA, 18 A 20/11/ CAMPOS DO JORDÃO SP. PROGRAMAÇÃO DA VIII JORNADA ITINERANTE DE ALERGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICA HOTEL SERRA DA ESTRELA, 18 A 20/11/2016 - CAMPOS DO JORDÃO SP. SEXTA-FEIRA - 18 DE NOVEMBRO DE 2016 14:00h 15:30h. I. ALERGIA RESPIRATÓRIA

Leia mais

DÚVIDAS E PERGUNTAS FREQUENTES

DÚVIDAS E PERGUNTAS FREQUENTES 1. Qual idade mínima para fazer o teste? 2 2. O teste me ajuda a emagrecer? 2 3. Qual o prazo de validade do produto? 2 4. Quanto tempo leva para realizar o teste? 2 5. O teste identifica Intolerância

Leia mais

The Importance of Oral Supplementation in Oncological Patients. Keywords: nutritional therapy, cancer patient, nutritional supplementation.

The Importance of Oral Supplementation in Oncological Patients. Keywords: nutritional therapy, cancer patient, nutritional supplementation. A Importância da Suplementação Oral em Pacientes Oncológicos Thaisy Correia Guerra Delgado, Rita de Cassia da Silva Universidade Santa Cecilia (UNISANTA), Santos SP, Brasil Programa de Pos graduação em

Leia mais

TUTORIAL NUTRIHEALTH

TUTORIAL NUTRIHEALTH TUTORIAL NUTRIHEALTH Área de Login (primeiro acesso só clicar em Entrar) Extender Painel (Exibe o Painel Inicial) Um clique exibe as informações do paciente no painel à direita. Exibe funções extras relacionadas

Leia mais

ALERGIA ÀS PROTEÍNAS DO LEITE DE VACA EM CRIANÇAS: PRINCIPAIS FATORES DE RISCO E FORMAS DE PREVENÇÃO

ALERGIA ÀS PROTEÍNAS DO LEITE DE VACA EM CRIANÇAS: PRINCIPAIS FATORES DE RISCO E FORMAS DE PREVENÇÃO ALERGIA ÀS PROTEÍNAS DO LEITE DE VACA EM CRIANÇAS: PRINCIPAIS FATORES DE RISCO E FORMAS DE PREVENÇÃO Camilla Bianca Tavares Luly Ribeiro Menezes de Lima Cristiane Pereira da Silva RESUMO Introdução: A

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ENTRE ASMA E RINITE ALÉRGICA EM ESTUDANTES DE MEDICINA DO NORDESTE

ASSOCIAÇÃO ENTRE ASMA E RINITE ALÉRGICA EM ESTUDANTES DE MEDICINA DO NORDESTE ASSOCIAÇÃO ENTRE ASMA E RINITE ALÉRGICA EM ESTUDANTES DE MEDICINA DO NORDESTE Julia Torres de Holanda; Isabelle Galvão de Oliveira; Joena Hérica Sousa Vieira; Jéssica Mariana Pinto de Souza; Maria do Socorro

Leia mais

Perfil nutricional e consumo dietético de crianças alérgicas à proteína do leite de vaca acompanhadas em um hospital infantil de Brasília/DF, Brasil.

Perfil nutricional e consumo dietético de crianças alérgicas à proteína do leite de vaca acompanhadas em um hospital infantil de Brasília/DF, Brasil. ARTIGO ORIGINAL Perfil nutricional e consumo dietético de crianças alérgicas à proteína do leite de vaca acompanhadas em um hospital infantil de Brasília/DF, Brasil. Nutritional profile and dietary intake

Leia mais

Trata o presente de recursos interpostos em face do Edital 109/2015, que divulgou o resultado preliminar de notas CP 534 Nutricionista.

Trata o presente de recursos interpostos em face do Edital 109/2015, que divulgou o resultado preliminar de notas CP 534 Nutricionista. PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DESPACHO Trata o presente de recursos interpostos em face do Edital 109/2015, que divulgou o resultado preliminar de notas CP 534 Nutricionista. Documento assinado

Leia mais

Dermatite atópica: situação no Brasil e consequências

Dermatite atópica: situação no Brasil e consequências Dermatite Atópica Cristina Miuki Abe Jacob Professora Associada do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Chefe da Unidade de Alergia e Imunologia do Instituto

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 19/18 (Aprovado em Sessão Plenária de 27/09/2018)

PARECER CREMEB Nº 19/18 (Aprovado em Sessão Plenária de 27/09/2018) PARECER CREMEB Nº 19/18 (Aprovado em Sessão Plenária de 27/09/2018) PROCESSO CONSULTA Nº 000.010/2017 ASSUNTO: Cobrança de honorários para o teste de provocação oral RELATORA: Cons.ª Hermila Tavares Vilar

Leia mais

Alergia às proteínas do leite de vaca

Alergia às proteínas do leite de vaca Alergia às proteínas do leite de vaca Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. Pág. 01 Alguns lactentes, quando ingerem leite de vaca, podem reagir contra

Leia mais

título mestre de Nutrição no SUS

título mestre de Nutrição no SUS VIII Encontro da Rede de Nutrição no SUS Segundo nível Disponibilização Terceiro nível de Fórmulas Alimentares no SUS 22, 23 e 24 de abril de 2008 Brasília/DF 1 GT: Propostas para a disponibilização de

Leia mais

OS FATORES DE RISCOS PARA NÃO REALIZAÇÃO DO PARTO NORMAL

OS FATORES DE RISCOS PARA NÃO REALIZAÇÃO DO PARTO NORMAL OS FATORES DE RISCOS PARA NÃO REALIZAÇÃO DO PARTO NORMAL Amanda Florêncio da Silva* Rosemeire do Carmo Martelo** JUSTIFICATIVA No Brasil vem aumentando o número de partos cesarianos, sem base científica

Leia mais

Intervenção Nutricional Pediatria- IPOP. Laura Ribeiro Nutricionista

Intervenção Nutricional Pediatria- IPOP. Laura Ribeiro Nutricionista Intervenção Nutricional Pediatria- IPOP Laura Ribeiro Nutricionista laura.ribeiro@ipoporto.min-saude.pt Importância da Nutrição na saúde A nutrição adequada influencia decisivamente o crescimento e desenvolvimento

Leia mais

Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição

Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição ENCONTRO MÉDICO Acidemias / Acidúrias Orgânicas EIM: Proposta para disponibilização de Fórmulas Alimentares no âmbito do SUS São Paulo 01 de novembro de 2008 Tania Marini de Carvalho 1 Coordenação Geral

Leia mais

15/09/2016. Renata Rodrigues Cocco Universidade Federal de São Paulo. PROAL 2004 J Pediatr (Rio J). 2004;80(3):203-10

15/09/2016. Renata Rodrigues Cocco Universidade Federal de São Paulo. PROAL 2004 J Pediatr (Rio J). 2004;80(3):203-10 Renata Rodrigues Cocco Universidade Federal de São Paulo PROAL 2004 J Pediatr (Rio J). 2004;80(3):203-10 1 PROAL 2004 Desenho do estudo: IgE total /específica para alérgenos inalatórios e alimentares (RAST,

Leia mais

Doenças da modernidade

Doenças da modernidade Agosto/2016 DESMITIFICANDO AS DIETAS DA MODA Pág. 6 Doenças da modernidade Pág. 3 Alergia x Intolerância Pág. 4 EDITORIAL Chegamos ao nosso terceiro número, e esperamos colaborar mais uma vez com a disseminação

Leia mais

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas Dieta Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, popularmente, o emprego da palavra

Leia mais

Provas. Diagnóstico. em Alergia

Provas. Diagnóstico. em Alergia Provas Diagnósticas em Alergia Autor: Dr. Fabiano Brito Médico Reumatologista Assessoria Científica As doenças alérgicas se manifestam como um espectro de sintomas que podem envolver respostas respiratórias

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 12, DE 8 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 12, DE 8 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 12, DE 8 DE ABRIL DE 2019 Dispõe sobre a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Alergia e Imunologia no Brasil. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso

Leia mais

CATEGORIA/ ÁREA DE PESQUISA: Nível Superior (BIC) / Ciências biológicas e da saúde (b) OBJETIVOS

CATEGORIA/ ÁREA DE PESQUISA: Nível Superior (BIC) / Ciências biológicas e da saúde (b) OBJETIVOS Aleitamento Materno Exclusivo e Introdução Precoce da Alimentação Complementar em Crianças menores de seis meses de vida, na cidade de Senhora dos Remédios (Minas Gerais) INTRODUÇÃO Segundo o Ministério

Leia mais

O CONTROLE SANITÁRIO DE ALIMENTOS: a atuação da SNVS

O CONTROLE SANITÁRIO DE ALIMENTOS: a atuação da SNVS AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ANVISA O CONTROLE SANITÁRIO DE ALIMENTOS: a atuação da SNVS João Tavares Neto Superintendente de Correlatos e Alimentos Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Leia mais

Projeto de Extensão: Clínica Escola: atendimento ambulatorial de nutrição à comunidade

Projeto de Extensão: Clínica Escola: atendimento ambulatorial de nutrição à comunidade FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ARCHIMEDES THEODORO Projeto de Extensão: Clínica Escola: atendimento ambulatorial de nutrição à comunidade Além Paraíba, 2011 INTRODUÇÃO A alimentação e nutrição são requisitos

Leia mais

TÍTULO: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

TÍTULO: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA TÍTULO: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO:

Leia mais

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE UBERABA

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE UBERABA TÍTULO: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PREMATUROS ALIMENTADOS COM FÓRMULA INFANTIL OU PARA RECÉM-NASCIDOS ASSOCIADA OU NÃO AO LEITE MATERNO E NUTRIÇÃO PARENTERAL. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

INTOLERÂNCIA À LACTOSE OU ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE?

INTOLERÂNCIA À LACTOSE OU ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE? INTOLERÂNCIA À LACTOSE OU ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE? É importante estabelecer a diferença entre intolerância, alergia e sensibilidade, pois suas consequências podem ir de um mal-estar ao risco de vida.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA DISCIPLINA: MÉTODO EPIDEMIOLÓGICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA DISCIPLINA: MÉTODO EPIDEMIOLÓGICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA DISCIPLINA: MÉTODO EPIDEMIOLÓGICO Validade em Estudos Epidemiológicos II Universidade Federal do

Leia mais

HIPERÊMESE GRAVÍDICA. Msc. Roberpaulo Anacleto

HIPERÊMESE GRAVÍDICA. Msc. Roberpaulo Anacleto HIPERÊMESE GRAVÍDICA Msc. Roberpaulo Anacleto Introdução A ocorrência ocasional de náuseas e vômitos até 14 semanas de gestação, mais comum no período da manhã, é rotulada como êmese gravídica e pode ser

Leia mais

Baixo ganho ponderal. em bebês em Aleitamento Materno Exclusivo ENAM Honorina de Almeida; Douglas Nóbrega Gomes

Baixo ganho ponderal. em bebês em Aleitamento Materno Exclusivo ENAM Honorina de Almeida; Douglas Nóbrega Gomes Baixo ganho ponderal em bebês em Aleitamento Materno Exclusivo ENAM 2010 Honorina de Almeida; Douglas Nóbrega Gomes Introdução Baixo ganho ponderal em bebês em AME causa grande angústia profissional e

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 No quadro 2 do item 4 onde se lê: RETIFICAÇÃO Quadro 2 ESTRUTURA DA PROVA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PROFISSIONAL ENFERMAGEM PROVA Políticas Públicas

Leia mais