PROTOCOLO DE NORMATIZAÇÃO DA DISPENSAÇÃO DE FÓRMULAS ESPECIAIS PARA CRIANÇAS COM ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA NA REDE SUS-BH

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROTOCOLO DE NORMATIZAÇÃO DA DISPENSAÇÃO DE FÓRMULAS ESPECIAIS PARA CRIANÇAS COM ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA NA REDE SUS-BH"

Transcrição

1 PROTOCOLO DE NORMATIZAÇÃO DA DISPENSAÇÃO DE FÓRMULAS ESPECIAIS PARA CRIANÇAS COM ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA NA REDE SUS-BH Este protocolo tem o objetivo de estabelecer diretrizes para dispensação de Fórmulas Infantis Especiais para atender às crianças com Alergia a Proteína de Leite de Vaca (APLV). Os produtos disponibilizados para dispensação, registrados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), serão adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde por meio de licitação pública. As diretrizes propostas serão adotadas na atenção primária à saúde (APS), rede SUS-BH, após consulta pública de 30 dias. Objetivo Geral: 1. Normatizar critérios e fluxos para dispensação de fórmulas industrializadas para crianças com diagnóstico de APLV atendidas na REDE-SUS/BH; Objetivos específicos: 1. Definir para quais crianças com APL serão dispensadas fórmulas dietéticas infantis especiais para APLV. 2. Definir critérios clínicos e nutricionais para cálculo da quantidade de fórmula especial para crianças com APLV a ser dispensada, considerando idade, história e avaliação clínica/nutricional e Ingestão Diária Recomendada (RDI) de energia e de cálcio por faixa etária. 3. Implementar a realização sistemática de testes de desencadeamento oral na Rede SUS-BH com supervisão clínica adequada, suporte clínico e estabilização do paciente em caso de intercorrências. 4. Divulgar fluxos e critérios para orientar e operacionalizar o processo de solicitação de fórmulas prescritas pelos profissionais de saúde da Rede SUS BH.

2 1. Introdução: Alergia alimentar é o termo utilizado para descrever as reações adversas decorrentes da ingestão de proteínas de alimentos ou aditivos alimentares. As alergias à proteína de leite de vaca são dependentes de mecanismos imunológicos IgE mediados ou não IgE mediados ou ambos (reação mista). Nas reações mediadas por IgE ocorre a formação de anticorpos da classe IgE que se fixam a receptores de mastócitos e basófilos que são liberados após uma segunda exposição ao alergeno. Neste caso as manifestações clínicas são imediatas e os sintomas geralmente ocorrem em até 2 horas após a exposição. As reações não mediadas por IgE, por outro lado, são tardias e os sintomas podem ocorrer desde 2 horas após contato com o alergeno, até vários dias depois. O QUADRO 1, resume a sintomatologia encontrada na clínica. QUADRO 1. Classificação e manifestações clinicas da APLV Tipos de reações Mecanismos Manifestações clínicas Tempo das reações envolvidos IgE mediadas Imediatas e até 2 horas Mastócitos - IgE Urticária aguda, Angioedema após a exposição à Broncoespasmo protéina alergênica Síndrome da Alergia Oral Sintomas cardio-vasculares. Anafilaxia Anafilaxia intestinal Não IgE mediadas Tardio: os sintomas Linfócitos Dermatite Herpetiforme podem ocorrer desde 2 Hemossiderose(Heiner) horas até vários dias depois. Enterocolite, Colite, Proctite e Enteropatia. Doença celíaca Reação mista Dermatite Atópica Imediatos e tardios (IgE mediada e não IgE IgE/eosinófilos/ Asma,esofagite eosinofílica, gastroenterite mediada) células eosinofílica

3 A prevalência de crianças com APLV varia entre 2 a 7,5%, sendo muito importante o diagnóstico correto para evitar a exposição da criança a restrições alimentares desnecessárias e desgaste da família. A APLV está fortemente associada à história de atopia, baixos índices de aleitamento materno, introdução precoce do leite de vaca, infecções do trato gastrointestinal em idades precoces (doença diarréica aguda e persistente) e fatores ambientais (aeroalérgenos). A APLV está relacionada com a imaturidade fisiológica presente nos dois primeiros anos e vida e tende a desaparecer com o crescimento. Dessa forma, a exclusão da proteína alergênica da dieta pelo tempo necessário para adquirir tolerância é a única forma de tratamento da APLV. De acordo com a história natural da doença, cerca de 90% dos portadores vão adquirir tolerância imunológica até dois a três anos de idade. A duração da exclusão dependerá da idade da criança, da gravidade da manifestação clínica e da positividade dos anticorpos IgE para a proteína do leite de vaca. Crianças com APLV menores de um ano não amamentadas ao seio, que ainda não podem ou não aceitam bem a alimentação complementar, devem receber fórmulas especiais para suprir suas necessidades nutricionais total ou parcialmente. No entanto, quando os sintomas de APLV se manifestam em crianças amamentadas exclusivamente ao seio materno (0,5% dos casos) a criança deve continuar a receber exclusivamente leite materno até os 6 meses de idade, devendo a mãe (nutriz) eliminar o leite de vaca e seus derivados de sua dieta. 2- Critérios para dispensação de fórmulas industrializadas para crianças com APLV pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte: 2.1- Condições para dispensação Condições para primeira dispensação: Ser residente em Belo Horizonte e apresentar declaração de área de abrangência emitida pela Unidade Básica de Saúde de Referência Ser menor de dois anos de idade, quando portador de APLV Ser menor de 3 anos de idade, quando portador de alergia a proteína de leite de vaca associada à alergia à proteína de soja (alergia múltipla).

4 Apresentar relatório do médico de família e comunidade ou do pediatra de apoio confirmando o diagnóstico e justificando a solicitação de dieta (fórmula) a partir dos critérios estabelecidos no presente protocolo Apresentar relatório do nutricionista do NASF com diagnóstico clínico e nutricional, justificando a solicitação e descrição da dieta (fórmula) a partir dos critérios estabelecidos no presente protocolo Apresentar relatório médico recente, expedido mediante avaliação clínica de gastroenterologista ou alergologista, que confirme o diagnóstico clínico de APLV no momento da primeira solicitação a esta Secretaria Condições para dispensação subsequente (renovação da dispensação): Ser residente em Belo Horizonte e apresentar declaração de área de abrangência emitida pela Unidade Básica de Saúde de Referência Ser menor de dois anos de idade, quando portador de APLV Ser menor de 3 anos de idade, quando portador de alergia a proteína de leite de vaca associada à alergia à proteína de soja (alergia múltipla) Apresentar relatório do médico de família e comunidade ou do pediatra de apoio confirmando o diagnóstico e justificando a solicitação de dieta (fórmula) a partir dos critérios estabelecidos no presente protocolo Apresentar relatório do nutricionista do NASF com diagnóstico clínico e nutricional, justificando a solicitação e descrição da dieta (fórmula) a partir dos critérios estabelecidos pelo presente protocolo Assinatura pelo pai ou responsável pela criança do termo de consentimento para realização do teste de desencadeamento (ou provocação) oral, quando este for indicado.

5 2.2- Condições para NÃO dispensação de dieta: Não ser residente em Belo Horizonte Crianças com idade superior a 23 meses e 29 dias de vida, com diagnóstico APLV Crianças com idade superior a 35 meses e 29 dias de vida, com diagnóstico de APLV e alergia à proteína de soja Criança com diagnóstico não confirmado de APLV ou alergia múltipla Criança que desenvolveu tolerância clínica à Proteína de Leite de Vaca Criança em aleitamento materno exclusivo, ou em aleitamento materno e alimentação complementar Recusa do pai ou responsável pela criança em aceitar o tratamento e o acompanhamento proposto por este protocolo, bem como, a não assinatura do termo de consentimento para realização de teste de provocação oral quando este for indicado. 3-Diagnóstico: A suspeita de APLV inicia-se com a história clínica de exposição à proteína do Leite de Vaca e aparecimento de sintomas de alergia. O primeiro passo para a confirmação do diagnóstico é orientar dieta de exclusão da proteína do leite de vaca (PLV) para crianças alimentadas com fórmulas e também orientar exclusão da PLV na dieta de mães de crianças em aleitamento materno. O tempo de exclusão é de no mínimo 1 semana e de no máximo 4 semanas sendo determinado a partir das reações conforme fluxograma de diagnóstico da APLV em crianças, adaptado do consenso de 2012 da ESPGHAN (Sociedade Europeia de Gastrenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátricas ) disponível no fluxograma a seguir.

6 GUIA SUGERIDO NO DIAGNÓSTICO DA APLV HISTÓRIA, EXAME FÍSICO +EXAMES LABORATORIAIS ANAFILAXIA OU CLARA REAÇÃO TIPO IMEDIATA DIETA DE ELIMINAÇÃO PARA DIAGNÓSTICO REAÇÕES PRECOCES OU TARDIAS(VÔMITO, DERMATITTE ATÓPICA);1-2 SEMANAS SINTOMAS GASTROINTESTINAIS(DIARRÉIA,CONSTIPAÇÃO); 2-4 SEMANAS ELIMINAÇÃO DA PLV E TESTES PARA IgE ESPECÍFICA SINTOMAS CLÍNICOS NÃO MELHORAM SINTOMAS CLÍNICOS MELHORAM IgE ESPECÍFICA NEGATIVA IgE ESPECÍFICA POSITIVA ORIENTAR RESTRIÇÃO RIGOROSA : ATÉ DE COCÇÃO, VAPOR ECONTATO COM A PELE(CREMES) PROVOCAÇÃO ORAL PADRONIZADA COM PLV (ABERTA, SIMPLES OU DUPLO CEGO) NEGATIVA POSITIVA CRIANÇAS EXCLUSIVAMENTE ALIMENTADAS LM: DIETA DE EXCLUSÃO DO ALIMENTO NA MÃE NENHUMA ELIMINAÇÃO ALIMENTAR NA DIETA DIETA DE ELIMINAÇÃO TERAPÊUTICA Se os sintomas persistirem após este período inicial em dieta de exclusão, nenhuma eliminação deve ser orientada e o diagnóstico de ALPV deve ser revisto.ocorrendo melhora dos sintomas após o período inicial de exclusão, deverá ser agendada avaliação completa da criança no Ambulatório de Alergia do Pam Saudade com posterior agendamento de Teste de Provocação Oral (TPO) pela equipe deste serviço. A exclusão do alimento suspeito da dieta do paciente com posterior reintrodução é o procedimento utilizado para excluir ou confirmar o diagnóstico da alergia já que não existe um teste diagnóstico específico para confirmação de APLV. O Teste de Provocação Oral é portanto um instrumento fundamental para o diagnóstico de APLV nos processos mediados ou não por IgE sendo também utilizado para verificar o estado de tolerância à Proteína de Leite de Vaca durante o crescimento da criança, já que tenta reproduzir em ambiente seguro para o paciente as reações e sintomas clínicos descritas pela família. O teste de provocação oral aberto, modalidade onde todos os envolvidos, médico, criança e família, conhecem o

7 momento que o alimento será ingerido,será o realizado no Ambulatório Pediátrico de Alergia Alimentar da SMSA/BH, em funcionamento no PAM Saudade. Este serviço conta com equipe especializada (pediatra, alergologista, gastroenterologista, nutricionista, assistente social, psicólogo, enfermeiro e equipe de enfermagem) e estrutura clínica segura para execução deste procedimento de acordo com o protocolo clínico do serviço. Na avaliação diagnóstica, serão também considerados os resultados de Teste Cutâneo de leitura Imediata e títulos de IgE específica para proteínas do leite de vaca sempre correlacionando com a história clínica, uma vez que existem pacientes com altos títulos de IgE específica e/ou pápula significativa no teste cutâneo e quadro clínico e teste de provocação que apontam para tolerância, bem como pacientes com exames negativos, mas com teste de provocação positivo para o alimento suspeito. Salienta-se que níveis séricos de IgE específica não são marcadores confiáveis de tolerância e, portanto, não serão solicitadas dosagens seriadas de rotina. A avaliação nutricional da criança deverá ser feita em todas as etapas do acompanhamento clínico, no momento do diagnóstico e nas avaliações sucessivas durante o tratamento. Recomenda-se avaliar o peso, estatura e IMC da criança, utilizando as curvas de referência da Organização Mundial de Saúde (OMS), disponíveis no prontuário eletrônico. 4- Tratamento: 4.1. Crianças com APLV não amamentadas: O tratamento específico da criança com APLV não amamentada, baseia-se na exclusão da proteína do leite de vaca da alimentação da criança pelo tempo necessário para adquirir tolerância ao leite de vaca. O tratamento e acompanhamento da criança com APLV não amamentada propostos seguirão as diretrizes estabelecidas em consensos atuais nacionais e internacionais adotados pela Comissão de Avaliação da GEAS e Coordenação de Atenção a Saúde a Criança e do Adolescente. Para verificar se a criança adquiriu tolerância a PLV, após período de três meses de introdução da dieta de exclusão, deverá ser realizado Teste de Provocação Oral Aberto podendo este ser adiado por determinação médica nas seguintes situações: - Casos de não se recuperação adequada no peso e estatura esperados.

8 - Patologias de extrema gravidade associadas a APLV - Casos de manifestações clínicas de anafilaxia. O teste deverá ser solicitado no Ambulatório de Alergia Alimentar no PAM Saudade, quando a criança não tiver disponível o teste de provocação oral em outros serviços. Somente serão aceitos resultados de testes de outros serviços cuja data de realização seja de no máximo, três meses antes da data da solicitação de dieta Fórmulas disponíveis: Os produtos, aprovados e registrados na ANVISA, adquiridos mediante licitação pública que estarão disponíveis para dispensação são: fórmula a base de proteína isolada de soja, fórmula a base de proteína extensamente hidrolisada com e sem lactose e fórmula a base de aminoácidos. Prescrições a partir de nomes comerciais não serão atendidas. Para cálculo da quantidade mensal de fórmula a ser dispensada, conforme demonstrado no QUADRO 1 serão considerados a idade, a necessidade diária de energia e a Ingestão Diária Recomendada de cálcio de acordo com a faixa etária (DRI, 2011). Excepcionalmente, para criança com condições clínicas e nutricionais especiais que justificam o uso de quantidade maior de fórmula, poderão ser solicitadas quantidades não padronizadas, mediante justificativa em relatório médico e nutricional. Para menores de seis meses, com uso exclusivamente de fórmula, deverá ser calculada quantidade suficiente para atender a 100% da necessidade energética utilizando para cálculo as fórmulas da FAO/OMS/ ONU, Para crianças a partir de seis meses, em condições clínicas de receber alimentação complementar à fórmula, será considerado a Dietary Reference Intake para cálcio (DRI, 2011). QUADRO 1. Critérios para cálculo de quantidade de fórmula a ser fornecida para crianças com APLV, segundo a idade no momento da dispensação: Menores de 6 meses : Será fornecida quantidade de fórmula suficiente para atender a 100% das necessidades energéticas diárias utilizando energia por quilo de peso atual e para atender 100% da DRI para cálcio. De 6 meses a 7 meses: Será fornecida quantidade de fórmula suficiente para atender 100% da DRI para cálcio e para preparo de no máximo de 600 ml de fórmula/ dia.

9 De 8 meses a 11 meses e 29 dias: Será fornecida quantidade de fórmula suficiente para atender 100% da DRI para cálcio e para preparo de no máximo de 600ml de fórmula /dia De 12 meses a 17 meses e 29 dias: Será fornecida quantidade de fórmula suficiente para atender 50% da DRI para cálcio. De 18 meses a 23 meses e 29 dias: Será fornecida quantidade de fórmula suficiente para atender 25 a 50% da DRI para cálcio. De 24 a 35 meses e 29 dias com alergia múltipla: Será fornecida quantidade de fórmula suficiente para atender de 25% a 50% da DRI para cálcio Crianças com APLV amamentadas ao seio materno. O tratamento da criança em aleitamento exclusivo com suspeita de APLV será direcionado para a mãe. Esta deverá ser orientada para excluir leite de vaca e derivados de sua dieta.ocorrendo alívio dos sintomas é fundamental que a mãe faça o teste de desencadeamento, visto que uma dieta de exclusão para a nutriz pode comprometer o seu estado nutricional. A confirmação da APLV é a única situação em que se justifica a dieta de exclusão prolongada para a nutriz devendo o profissional orientar a forma de suplementação de cálcio na dieta da mesma. A cada 3 meses, novos testes de desencadeamento poderão ser feitos, pois a qualquer momento a criança poderá desenvolver tolerância ao LV. Mães com necessidades e demandas para relactação e/ou necessidade de apoio e cuidados para continuação do aleitamento materno, podem ser encaminhadas para acompanhamento pelo profissional considerado de referência em aleitamento materno da Equipe de Saúde da Família/ Centro de Saúde ou do NASF ou solicitar apoio dos serviços de referência em aleitamento do Distrito Sanitário, em funcionamento na Maternidade de referência ou no PAM Saudade (Ambulatório Mama Bebê). 6- Fluxo de Solicitação : A porta de entrada das solicitações( primeiras solicitações e pedidos de renovação) será o Centro de Saúde de referência da criança. Após acolhimento, deverá ser agendada para a criança consulta médica (médico de família e comunidade ou pediatra de apoio) e com o nutricionista do NASF. A solicitação de fórmula deverá

10 ser encaminhada para a Gerência Regional de Atenção a Saúde (GERASA) aos cuidados da GEAS /Coordenação de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente com os seguintes documentos : - Relatório médico - Relatório do Nutricionista do NASF. - Relatório do gastroenterologista ou alergologista ( na primeira solicitação ou quando requisitado pela Comissão de Avaliação da GEAS ) - Declaração de área de abrangência constando de endereço, telefone para contato, data de nascimento do paciente e nome da mãe da criança. As solicitações serão avaliadas por Comissão de Avaliação em até 30 dias. As solicitações deferidas serão encaminhadas para aquisição das fórmulas. 7-Tempo de dispensação : Para as solicitações deferidas serão autorizadas dispensações mensais dos produtos por período máximo de 3 meses. Caso a criança necessite manter ou modificar a fórmula recebida nova solicitação deverá ser encaminhada, conforme fluxo de dispensação descrito no item Acompanhamento das crianças: Após diagnóstico inicial as crianças deverão ser encaminhadas pela equipe do Centro de Saúde para consulta especializada no Ambulatório de APLV da Rede SUS-BH, no PAM Saudade, onde serão atendidas individualmente para agendamento ou não do teste de provocação oral e para avaliação da necessidade de solicitação de exames complementares e dos laudos médicos de outros serviços. Deverá ser disponibilizada a contra-referência do atendimento ao Centro de Saúde de origem. A coordenação do cuidado sempre será da Atenção Primária à Saúde (APS), sob a responsabilidade das Equipes de Saúde da Família (ESF) e NASF. Nas consultas de retorno alguns aspectos clínicos da avaliação devem ser valorizados e registrados nos relatórios: evolução do quadro clínico, com monitoramento dos sinais e sintomas, evolução pôndero estatural, aceitação da fórmula, avaliação e adequações da dieta da criança, indicação do encaminhamento para desencadeamento oral, prescrição

11 detalhada da fórmula especializada (tipo e quantidade), exames complementares já realizados pelo paciente, resultados e data da execução. Serão criados mecanismos de comunicação entre os profissionais da APS e do ambulatório de Alergia da Rede Complementar para garantir atenção integral às crianças atendidas (reuniões de matriciamento, teleconferência, contato por ou telefone).

12

Terapia nutricional (APLV e Doença Celíaca)

Terapia nutricional (APLV e Doença Celíaca) I Encontro dos Pontos Focais do PRAISSAN e XV Encontro Nacional da Rede de Alimentação e Nutrição do SUS Terapia nutricional (APLV e Doença Celíaca) Angela Cristina Lucas de Oliveira SECRETARIA MUNICIPAL

Leia mais

Alergia à proteína do leite de vaca (APLV)

Alergia à proteína do leite de vaca (APLV) Alergia à proteína do leite de vaca (APLV) CAROLINA REBELO GAMA GERÊNCIA DE SERVIÇOS DE NUTRIÇÃO/ DIRETORIA DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA E INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS/ COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA E INTEGRAÇÃO

Leia mais

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Alergia à Proteína do Leite de Vaca

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Alergia à Proteína do Leite de Vaca Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Alergia à Proteína do Leite de Vaca 09 de maio de 2018 Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição Departamento de Atenção Básica Secretaria de Atenção

Leia mais

ALERGIA x INTOLERÂNCIA. Mariele Morandin Lopes Ana Paula Moschione Castro

ALERGIA x INTOLERÂNCIA. Mariele Morandin Lopes Ana Paula Moschione Castro ALERGIA x INTOLERÂNCIA Mariele Morandin Lopes Ana Paula Moschione Castro Definição de alergia alimentar Doença consequente a uma resposta imunológica anômala, que ocorre após a ingestão e/ou contato com

Leia mais

ALERGIA AO LEITE DE VACA. Novidades no Consenso Brasileiro de Alergia Alimentar

ALERGIA AO LEITE DE VACA. Novidades no Consenso Brasileiro de Alergia Alimentar ALERGIA AO LEITE DE VACA Novidades no Consenso Brasileiro de Dr. Antonio Carlos Pastorino Unidade de Alergia e Imunologia ICr - HCFMUSP 2019 Declaração de Conflito de Interesse De acordo com a Resolução

Leia mais

APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas. Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra

APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas. Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra Reações Adversas a Alimentos Imunomediadas: Alergia alimentar IgE mediada

Leia mais

DOENÇA FALCIFORME Construindo a Linha de Cuidado no Município de Belo Horizonte. I Oficina de Gestão do PAE

DOENÇA FALCIFORME Construindo a Linha de Cuidado no Município de Belo Horizonte. I Oficina de Gestão do PAE DOENÇA FALCIFORME Construindo a Linha de Cuidado no Município de Belo Horizonte I Oficina de Gestão do PAE Academia da cidade APS População 2.375.444 habitantes (2010) Nasf Rede de Atenção Primária 147

Leia mais

Página 1 de 5 GABARITO - PRÁTICA QUESTÃO 1 ITEM A

Página 1 de 5 GABARITO - PRÁTICA QUESTÃO 1 ITEM A GABARITO - PRÁTICA QUESTÃO 1 Lactente vem evoluindo bem, com sinais e sintomas comuns dessa faixa etária Ganho de peso limítrofe. Cólicas e hábito intestinal compatível com aleitamento misto. Pediatra

Leia mais

Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 223 DOE de 28/11/07. Saúde GABINETE DO SECRETÁRIO

Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 223 DOE de 28/11/07. Saúde GABINETE DO SECRETÁRIO Diário Oficial Estado de São Paulo Poder Executivo Seção I Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - CEP 05698-900 - Fone: 3745-3344 Nº 223 DOE de 28/11/07 Saúde GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução

Leia mais

Compartilhe conhecimento: Entenda o que é a FPIES, sua importância, como diagnosticá-la e os métodos de tratamento mais indicados nesta revisão.

Compartilhe conhecimento: Entenda o que é a FPIES, sua importância, como diagnosticá-la e os métodos de tratamento mais indicados nesta revisão. Compartilhe conhecimento: Entenda o que é a FPIES, sua importância, como diagnosticá-la e os métodos de tratamento mais indicados nesta revisão. Reações alérgicas com acometimento gastrointestinal são

Leia mais

Impacto no Estado Nutricional

Impacto no Estado Nutricional Aspectos nutricionais das dietas de restrição nas alergias a múltiplos alimentos Impacto no Estado Nutricional Fabíola Isabel Suano de Souza fsuano@gmail.com INTRODUÇÃO 1 Qualidade de vida Diagnóstico

Leia mais

Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição

Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição ENCONTRO MÉDICO Acidemias / Acidúrias Orgânicas EIM: Proposta para disponibilização de Fórmulas Alimentares no âmbito do SUS São Paulo 01 de novembro de 2008 Tania Marini de Carvalho 1 Coordenação Geral

Leia mais

título mestre de Nutrição no SUS

título mestre de Nutrição no SUS VIII Encontro da Rede de Nutrição no SUS Segundo nível Disponibilização Terceiro nível de Fórmulas Alimentares no SUS 22, 23 e 24 de abril de 2008 Brasília/DF 1 GT: Propostas para a disponibilização de

Leia mais

DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL

DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL 1 de 5 O trato gastrintestinal (TGI) tem a função principal de absorver os nutrientes necessários ao organismo e eliminar os dejetos. O TGI é também uma parte fundamental

Leia mais

Nota Técnica para fornecimento de Insumos Fraldas à Pessoas com Incontinência Urinária e FecaL para residentes no Município de Porto Alegre.

Nota Técnica para fornecimento de Insumos Fraldas à Pessoas com Incontinência Urinária e FecaL para residentes no Município de Porto Alegre. Nota Técnica para fornecimento de Insumos Fraldas à Pessoas com Incontinência Urinária e FecaL para residentes no Município de Porto Alegre. 1. INTRODUÇÃO Pessoas com Incontinência Urinária e fecal apresentam-se

Leia mais

ALERGIA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR. Laíse Souza. Mestranda Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN / UNIRIO

ALERGIA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR. Laíse Souza. Mestranda Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN / UNIRIO ALERGIA X INTOLERÂNCIA ALIMENTAR Laíse Souza Mestranda Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN / UNIRIO COMO DIFERENCIAR A ALERGIA ALIMENTAR DA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR?! ALERGIA ALIMENTAR

Leia mais

Alergia alimentar: Desafios do diagnóstico e tratamento da APLV

Alergia alimentar: Desafios do diagnóstico e tratamento da APLV Alergia alimentar: Desafios do diagnóstico e tratamento da APLV de Brasília Dra. Elisa de Carvalho Gastroenterologista Pediátrica Hospital de Base do Distrito Federal Hospital da Criança de Brasília Caso

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO. Saiba quais os benefícios da amamentação para o seu bebê!

A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO. Saiba quais os benefícios da amamentação para o seu bebê! A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO Saiba quais os benefícios da amamentação para o seu bebê! IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO Sabemos que o começo do processo de amamentação nem sempre é fácil. Ele ocorre em um momento

Leia mais

PARECER COREN-SP 020/2014 CT PRCI n 100.473/2012 Ticket n : 277.785, 280.399, 281.427, 284.665, 288.133, 289.653, 291.712, 292.543, 293.445, 299.381.

PARECER COREN-SP 020/2014 CT PRCI n 100.473/2012 Ticket n : 277.785, 280.399, 281.427, 284.665, 288.133, 289.653, 291.712, 292.543, 293.445, 299.381. PARECER COREN-SP 020/2014 CT PRCI n 100.473/2012 Ticket n : 277.785, 280.399, 281.427, 284.665, 288.133, 289.653, 291.712, 292.543, 293.445, 299.381. Ementa: Abertura de clínicas de estética e formação

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 386/2013. Assunto: NUTRISON SOYA NATS GL. Dra.Sabrina Cunha Peixoto Ladeira Juiza de Direito da comarca de Pirapora SOLICITANTE

RESPOSTA RÁPIDA 386/2013. Assunto: NUTRISON SOYA NATS GL. Dra.Sabrina Cunha Peixoto Ladeira Juiza de Direito da comarca de Pirapora SOLICITANTE RESPOSTA RÁPIDA 386/2013 Assunto: NUTRISON SOYA SOLICITANTE Dra.Sabrina Cunha Peixoto Ladeira Juiza de Direito da comarca de Pirapora NÚMERO DO PROCESSO 13 008656-8 DATA 26/11/2013 SOLICITAÇÃO Para fins

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 38, DE 12 DE AGOSTO DE 2013.

RESOLUÇÃO - RDC Nº 38, DE 12 DE AGOSTO DE 2013. RESOLUÇÃO - RDC Nº 38, DE 12 DE AGOSTO DE 2013. Aprova o regulamento para os programas de acesso expandido, uso compassivo e fornecimento de medicamento pós-estudo. Aprova o regulamento para os programas

Leia mais

Prevenção A estratégia baseia-se na combinação de diferentes métodos em função das causas determinantes da anemia por carência em ferro:

Prevenção A estratégia baseia-se na combinação de diferentes métodos em função das causas determinantes da anemia por carência em ferro: Introdução O ferro é um micronutriente de extrema importância na dieta humana. A sua carência leva à anemia, ao atraso de desenvolvimento, à diminuição de imunidade celular e da capacidade fagocítica e

Leia mais

Papel das Unidades Básicas Casa da Gestante. II Encontro das Casas da Gestante do Rio Grande do Sul SES/RS Dezembro 2009

Papel das Unidades Básicas Casa da Gestante. II Encontro das Casas da Gestante do Rio Grande do Sul SES/RS Dezembro 2009 Papel das Unidades Básicas Casa da Gestante II Encontro das Casas da Gestante do Rio Grande do Sul SES/RS Dezembro 2009 Alguns dados: Ao analisar os dados de nascimento e óbitos dos RN residentes em Canoas

Leia mais

FABA ALERGIA ALIMENTAR

FABA ALERGIA ALIMENTAR FABA ALERGIA ALIMENTAR Intolerância Alimentar Aversão Alimentar Reações Imediatas e Tardias ALERGIA ALIMENTAR FABA ALERGIA ALIMENTAR - Reação adversa ao componente protéico do alimento e envolve mecanismo

Leia mais

Alergia às proteínas do leite de vaca

Alergia às proteínas do leite de vaca Alergia às proteínas do leite de vaca Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. Pág. 01 Alguns lactentes, quando ingerem leite de vaca, podem reagir contra

Leia mais

c) Relacione as orientações a serem fornecidas à paciente, no momento de sua alta, considerando que sua contagem de neutrófilos era de células/m

c) Relacione as orientações a serem fornecidas à paciente, no momento de sua alta, considerando que sua contagem de neutrófilos era de células/m 01 Concurso Mulher de 38 anos, 1,73m de altura e peso de 73 kg, portadora de linfoma de Hodgkin, foi internada no setor de hematologia para o transplante autólogo de células tronco hematopoiéticas. No

Leia mais

DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA E ALIMENTAR RESPONSÁVEIS: Jaqueline Ourique L. A. Picoli Simone Dias Rodrigues Solange Aparecida C.

DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA E ALIMENTAR RESPONSÁVEIS: Jaqueline Ourique L. A. Picoli Simone Dias Rodrigues Solange Aparecida C. FEBRE TIFOIDE CID 10: A 01.0 DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA E ALIMENTAR RESPONSÁVEIS: Jaqueline Ourique L. A. Picoli Simone Dias Rodrigues Solange Aparecida C. Marcon CARACTERÍSTICAS GERAIS DESCRIÇÃO É

Leia mais

Guia de Serviços Atualizado em 30/04/2019

Guia de Serviços Atualizado em 30/04/2019 Guia de Serviços Atualizado em 30/04/2019 Realizar consulta especializada em leishmaniose Atualizado em: 30/04/2019 Descrição A Fiocruz Minas Gerais (Instituto René Rachou - IRR) realiza o diagnóstico

Leia mais

Alergia à proteína do leite de vaca: abordagem bibliográfica de causas, fatores de risco e diagnóstico

Alergia à proteína do leite de vaca: abordagem bibliográfica de causas, fatores de risco e diagnóstico VII Simpósio de Tecnologia e Engenharia de Alimentos e VI Encontro Paranaense de Engenharia de Alimentos UTFPR, Campo Mourão, PR, Brasil 13 a 16 de setembro de 2016 Alergia à proteína do leite de vaca:

Leia mais

Trata o presente de recursos interpostos em face do Edital 109/2015, que divulgou o resultado preliminar de notas CP 534 Nutricionista.

Trata o presente de recursos interpostos em face do Edital 109/2015, que divulgou o resultado preliminar de notas CP 534 Nutricionista. PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DESPACHO Trata o presente de recursos interpostos em face do Edital 109/2015, que divulgou o resultado preliminar de notas CP 534 Nutricionista. Documento assinado

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS ALERGIA E IMUNOLOGIA

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS ALERGIA E IMUNOLOGIA MATRIZ DE COMPETÊNCIAS ALERGIA E IMUNOLOGIA OBJETIVOS Formar e habilitar médicos especialistas na área da Alergia e Imunologia com competências que os capacitem a atuar em diferentes níveis de complexidade,

Leia mais

Vegetarianismo na Infância e Adolescência. Ana Paula Pacífico Homem

Vegetarianismo na Infância e Adolescência. Ana Paula Pacífico Homem Vegetarianismo na Infância e Adolescência Ana Paula Pacífico Homem anapacifico@uol.com.br Agosto de 2006 Grupo Materno-Infantil (Ampliado) - Mulheres em idade reprodutiva (10 a 49 anos) - Gestantes e nutrizes

Leia mais

Alergia. Risco de desenvolvimento de alergia em pacientes com parentes com antecedentes alérgicos. Nenhum membro da família com alergia 5 a 15 %

Alergia. Risco de desenvolvimento de alergia em pacientes com parentes com antecedentes alérgicos. Nenhum membro da família com alergia 5 a 15 % Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Alergia Doenças alérgicas representam um problema de saúde pública, atingindo mais de 20% da população.

Leia mais

22 - Como se diagnostica um câncer? nódulos Nódulos: Endoscopia digestiva alta e colonoscopia

22 - Como se diagnostica um câncer? nódulos Nódulos: Endoscopia digestiva alta e colonoscopia 22 - Como se diagnostica um câncer? Antes de responder tecnicamente sobre métodos usados para o diagnóstico do câncer, é importante destacar como se suspeita de sua presença. As situações mais comuns que

Leia mais

PROGRAMA DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO

PROGRAMA DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO PROGRAMA DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO Diretoria de Recursos Próprios Diretor: Dr. Paulo Vasques Superintendente: Dr. Pinheiro Dantas PROGRAMA DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO Equipe: Dra. Ana

Leia mais

PARECER CREMEB Nº 19/18 (Aprovado em Sessão Plenária de 27/09/2018)

PARECER CREMEB Nº 19/18 (Aprovado em Sessão Plenária de 27/09/2018) PARECER CREMEB Nº 19/18 (Aprovado em Sessão Plenária de 27/09/2018) PROCESSO CONSULTA Nº 000.010/2017 ASSUNTO: Cobrança de honorários para o teste de provocação oral RELATORA: Cons.ª Hermila Tavares Vilar

Leia mais

Se você tem qualquer dúvida sobre seu resultado ImuPro ou sobre alergias alimentares tipo III, favor entrar em contato conosco.

Se você tem qualquer dúvida sobre seu resultado ImuPro ou sobre alergias alimentares tipo III, favor entrar em contato conosco. Seu pessoal ImuPro Screen documentos Amostra de ID: 110085 Com esta carta, você receberá seu resultado ImuPro para seu próprio teste de alergia alimentar IgG. Esse relatório laboratorial contém seus resultados

Leia mais

2017 ASBAI TL007 Alergia alimentar

2017 ASBAI TL007 Alergia alimentar TL007 Atualização do perfil clínico e laboratorial de pacientes com alergia à proteína do leite de vaca mediada por IgE Comparação entre as formas transitória e persistente Patrícia Coelho Duarte, Amannda

Leia mais

Roteiro para o Monitoramento das Doenças Diarréicas Agudas

Roteiro para o Monitoramento das Doenças Diarréicas Agudas SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE GERÊNCIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS Coordenação de Controle das Doenças Hídricas e Alimentares Av. 136 s/n, Quadra F44, Lotes 22 a 24,

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE A ATENÇÃO AO PRÉ- NATAL E PUERPÉRIO

QUESTIONÁRIO SOBRE A ATENÇÃO AO PRÉ- NATAL E PUERPÉRIO QUESTIONÁRIO SOBRE A ATENÇÃO AO PRÉ- NATAL E PUERPÉRIO Denise Silveira, Anaclaudia Gastal Fassa, Maria Elizabeth Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Luiz Augusto Facchini BLOCO A - IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA

Leia mais

Enfermeiro Técnico de Enfermagem. INDICAÇÃO: Indicado a todos os técnicos de enfermagem do Alojamento Conjunto.

Enfermeiro Técnico de Enfermagem. INDICAÇÃO: Indicado a todos os técnicos de enfermagem do Alojamento Conjunto. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Atribuições dos Técnicos de Enfermagem do Alojamento Conjunto Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição Enfermeiro Técnico

Leia mais

FLUXO DE ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SUSPEITA DE DENGUE NA ATENÇÃO BÁSICA (UBS/USF)

FLUXO DE ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SUSPEITA DE DENGUE NA ATENÇÃO BÁSICA (UBS/USF) FLUXO DE ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SUSPEITA DE DENGUE NA ATENÇÃO BÁSICA (UBS/USF) Padronização para a regulação do fluxo de atendimento do paciente com suspeita de dengue na Atenção Básica: Recepção:

Leia mais

Provas. Diagnóstico. em Alergia

Provas. Diagnóstico. em Alergia Provas Diagnósticas em Alergia Autor: Dr. Fabiano Brito Médico Reumatologista Assessoria Científica As doenças alérgicas se manifestam como um espectro de sintomas que podem envolver respostas respiratórias

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.172, DE

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.172, DE RESOLUÇÃO CFM Nº 2.172, DE 22.11.2017 Reconhece a cirurgia metabólica para o tratamento de pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2, com IMC entre 30 kg/m 2 e 34,9 kg/m 2, sem resposta ao tratamento

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: TÉCNICO DE ENFERMAGEM Qualificação: Técnico

Leia mais

RESUMO DAS ATIVIDADES DE JANEIRO A JUNHO/2013.

RESUMO DAS ATIVIDADES DE JANEIRO A JUNHO/2013. RESUMO DAS ATIVIDADES DE JANEIRO A JUNHO/2013. Hospital de pequeno porte, Filantrópico, sem fins lucrativos, conveniado com o SUS Sistema Único de Saúde, conforme metas de quantidade e qualidade. METAS

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA VACINA CONTRA ROTAVÍRUS NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA

A IMPORTÂNCIA DA VACINA CONTRA ROTAVÍRUS NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA A IMPORTÂNCIA DA VACINA CONTRA ROTAVÍRUS NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA BARCELLOS, R. C. * PIRES, T. B. O. * PEREIRA, A. S. M. ** AGUIAR, M. B. ** NEVES, K. S. *** MOTTA, C. F. **** COUTINHO, J. S. **** RESUMO

Leia mais

MANUAL HAE - WEB MANUAL WEB HAE

MANUAL HAE - WEB MANUAL WEB HAE MANUAL HAE - WEB MANUAL WEB HAE PROJETO HAE - WEB www.cpscetec.com.br/hae *NÃO DEVERÃO ser lançados os projetos de Coordenação de Curso, Responsável por Laboratório, Coordenação de Projetos Responsável

Leia mais

Guia de Serviços Atualizado em 04/04/2019

Guia de Serviços Atualizado em 04/04/2019 Guia de Serviços Atualizado em 04/04/2019 Realizar consulta em ginecologia sobre infertilidade Atualizado em: 19/03/2019 Descrição A consulta destina-se a avaliar as possíveis causas da infertilidade da

Leia mais

Diagnóstico Laboratorial na Doença de Chagas

Diagnóstico Laboratorial na Doença de Chagas Diagnóstico Laboratorial na Doença de Chagas Silvana Maria Eloi Santos Departamento de Propedêutica Complementar Faculdade de Medicina - UFMG Laboratório de Doença de Chagas CPqRR - FIOCRUZ Ministério

Leia mais

Manual de orientação ao paciente para internação.

Manual de orientação ao paciente para internação. Manual de orientação ao paciente para internação. Mais comodidade para você! Ao agendar sua internação, tenha mais conforto adquirindo o nosso kit higiene. Para mais informações, consulte os valores na

Leia mais

REGULAÇÃO AMBULATORIAL. agendamento de consultas especializadas e exames complementares

REGULAÇÃO AMBULATORIAL. agendamento de consultas especializadas e exames complementares REGULAÇÃO LATO IAL REGULAÇÃO AMBULATORIAL agendamento de consultas especializadas e exames complementares Os Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família são as unidades responsá veis pelo seu cuidado.

Leia mais

Tabelas, Parâmetros, Índices e Cálculos mais utilizados em Pediatria - Serviços. Informações Úteis ao Profissional de Saúde

Tabelas, Parâmetros, Índices e Cálculos mais utilizados em Pediatria - Serviços. Informações Úteis ao Profissional de Saúde Tabelas, Parâmetros, Índices e Cálculos mais utilizados em Pediatria - Serviços Informações Úteis ao Profissional de Saúde Índice Modo de preparo da mamadeira 3 Informação Relevante 5 Fórmulas Infantis

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA

QUESTIONÁRIO SOBRE ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA QUESTIONÁRIO SOBRE ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA Denise Silveira, Anaclaudia Gastal Fassa, Maria Elizabeth Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Luiz Augusto Facchini IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE 1. UF:

Leia mais

Anexo II. Conclusões científicas

Anexo II. Conclusões científicas Anexo II Conclusões científicas 7 Conclusões científicas O pó e solvente Solu-Medrol 40 mg para solução para injeção (a seguir designado «Solu-Medrol») contém metilprednisolona e, tratando-se de um excipiente,

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O USO DO OSELTAMIVIR EM INFLUENZA MAIO 2014

INSTRUÇÕES PARA O USO DO OSELTAMIVIR EM INFLUENZA MAIO 2014 CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DIVISÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA INSTRUÇÕES PARA O USO DO OSELTAMIVIR EM INFLUENZA MAIO 2014 INFORMAÇÕES GERAIS O medicamento antiviral oseltamivir deve ser utilizado,

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR

1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR 1 1 2 1. IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR Razão Social: FUNDAÇÃO FIAT SAÚDE E BEM ESTAR CNPJ: 12.838.821/0001-80 Registro ANS: 41828-5 Inscrição Municipal: 130973/001-6 Inscrição Estadual:

Leia mais

INTRODUÇÃO. FIEP BULLETIN - Volume 85 - Special Edition - ARTICLE I - 2015 (http://www.fiepbulletin.net)

INTRODUÇÃO. FIEP BULLETIN - Volume 85 - Special Edition - ARTICLE I - 2015 (http://www.fiepbulletin.net) A PARTICIPAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UM NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA: PROTAGONISMO PROFISSIONAL ALÉM DA APLICAÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA INTRODUÇÃO JEFERSON SANTOS JERÔNIMO Universidade

Leia mais

Curso de Especialização em NUTRIÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Curso de Especialização em NUTRIÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Curso de Especialização em NUTRIÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Saúde. Nutrição. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em NUTRIÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. PERFIL

Leia mais

FENILCETONÚRIA. Curso de Capacitação e Atualização em Triagem Neonatal

FENILCETONÚRIA. Curso de Capacitação e Atualização em Triagem Neonatal FENILCETONÚRIA Curso de Capacitação e Atualização em Triagem Neonatal FENILCETONÚRIA Erro inato do metabolismo de aminoácidos; É caracterizada pela deficiência da atividade de uma enzima sintetizada pelo

Leia mais

COMISSÃO DE FUNDO, ORÇAMENTO E RECURSOS PÚBLICOS. 28 ª Reunião Ordinária 13/08/2015

COMISSÃO DE FUNDO, ORÇAMENTO E RECURSOS PÚBLICOS. 28 ª Reunião Ordinária 13/08/2015 COMISSÃO DE FUNDO, ORÇAMENTO E RECURSOS PÚBLICOS 28 ª Reunião Ordinária 13/08/2015 Pauta: Execução dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte FMDCA/BH. Fundo

Leia mais

Apresentação: Rui Costa Francisco Sil. Soluções Hospitalar. CDM Circuito do Medicamento. Maternidade Augusto N'Gangula Exma Dra.

Apresentação: Rui Costa Francisco Sil. Soluções Hospitalar. CDM Circuito do Medicamento. Maternidade Augusto N'Gangula Exma Dra. Apresentação: Rui Costa Francisco Sil Soluções Hospitalar CDM Circuito do Medicamento Maternidade Augusto N'Gangula Exma Dra. Luisa Mendes Conceito Base CDM Colocar os três principais intervenientes no

Leia mais

PROTOCOLO ASSISTENCIAL INSTITUCIONAL. Protocolo de Jejum do Paciente Internado no Hospital São Rafael FLUXOGRAMA DO PROTOCOLO

PROTOCOLO ASSISTENCIAL INSTITUCIONAL. Protocolo de Jejum do Paciente Internado no Hospital São Rafael FLUXOGRAMA DO PROTOCOLO 1 / 5 Indicação do Jejum FLUXOGRAMA DO PROTOCOLO Confirmar a previsão e horário do exame / procedimento (antes de iniciar o jejum) Horário confirmado? Iniciar jejum de acordo com a previsão informada e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Tratamento sintomático da obstipação em crianças com idade entre 6 meses e 8 anos.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Tratamento sintomático da obstipação em crianças com idade entre 6 meses e 8 anos. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Casenlax 500 mg/ml solução oral 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml de produto contém 500 mg de Macrogol 4000. Lista completa

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

SISVAN WEB. Informações Gerais para Navegar no Acesso Restrito

SISVAN WEB. Informações Gerais para Navegar no Acesso Restrito SISVAN WEB Informações Gerais para Navegar no Acesso Restrito Este documento tem o objetivo de orientar a navegação pelo ambiente restrito do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional SISVAN Web. Aqui

Leia mais

Publicada no D.O.U. nº 43, de 04/03/2008, Seção 1, fls. 38 a 42

Publicada no D.O.U. nº 43, de 04/03/2008, Seção 1, fls. 38 a 42 PORTARIA Nº 154, DE 24 DE JANEIRO DE 2008 Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF Publicada no D.O.U. nº 43, de 04/03/2008, Seção 1, fls. 38 a 42 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas

Leia mais

TEMA: NEOCATE NA ALERGIA A LEITE DE VACA (APLV)

TEMA: NEOCATE NA ALERGIA A LEITE DE VACA (APLV) NOTA TÉCNICA 24/2014 Solicitante Regina Célia Silva Neves Juizado Fazenda Pública de Itaúna Processo Número 0338.13.012.595-2 Data: 07/02/2014 Medicamento/ dieta x Material Procedimento Cobertura TEMA:

Leia mais

c) Aplicar os princípios de pesquisa operacional mediante:

c) Aplicar os princípios de pesquisa operacional mediante: GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE SAÚDE PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA HANSENÍASE 1. Atribuições

Leia mais

Horário de atendimento Segunda a Sexta-feira das 7h às 19h.

Horário de atendimento Segunda a Sexta-feira das 7h às 19h. CENTRO DE REFERÊNCIA DE DST/AIDS PENHA Endereço: Praça Nossa Senhora da Penha, 55 (subsolo) Penha CEP 03632-060 Telefones: 2092-4020 / 2295-0391 Supervisão Técnica de Saúde Penha Coordenadoria Regional

Leia mais

Informativo Mensal da Faculdade de Medicina do ABC Ano IV - Nº 36 - junho DE 2018

Informativo Mensal da Faculdade de Medicina do ABC Ano IV - Nº 36 - junho DE 2018 Informativo Mensal da Faculdade de Medicina do ABC Ano IV - Nº 36 - junho DE 2018 A edição de junho da Revista Med- ABC traz como assunto de capa as alergias alimentares, tendo em vista um novo consenso

Leia mais

adota a seguinte Resolução de Diretoria Colegiada e eu, Diretor-Presidente determino a sua publicação:

adota a seguinte Resolução de Diretoria Colegiada e eu, Diretor-Presidente determino a sua publicação: Resolução - RDC nº 26, de 17 de dezembro de 1999 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do Regulamento da ANVS aprovado

Leia mais

Assistência a criança com Microcefalia: Experiência do Piauí

Assistência a criança com Microcefalia: Experiência do Piauí Assistência a criança com Microcefalia: Experiência do Piauí MICROCEFALIA DEFINIÇÃO E INDICADORES CONCEITO: é uma condição em que uma criança apresenta a medida da cabeça substancialmente menor, quando

Leia mais

Texto transcrito pela Invitare Pesquisa Clínica

Texto transcrito pela Invitare Pesquisa Clínica Resolução - RDC nº 26, de 17 de dezembro de 1999 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do Regulamento da ANVS aprovado

Leia mais

PROTOCOLO DE ATENÇÃO À SAÚDE: mulheres em idade fértil, gestantes, puérperas e bebês com microcefalia.

PROTOCOLO DE ATENÇÃO À SAÚDE: mulheres em idade fértil, gestantes, puérperas e bebês com microcefalia. PROTOCOLO DE ATENÇÃO À SAÚDE: mulheres em idade fértil, gestantes, puérperas e bebês com microcefalia. INFORME EPIDEMIOLÓGICO Nº 18 SEMANA EPIDEMIOLÓGICA (SE) 11/2016 (13/03 A 19/03/2016) 6.671 notificados

Leia mais

Portaria n.º 2391/GM Em 26 de dezembro de 2002.

Portaria n.º 2391/GM Em 26 de dezembro de 2002. Portaria n.º 2391/GM Em 26 de dezembro de 2002. Regulamenta o controle das internações psiquiátricas involuntárias (IPI) e voluntárias (IPV) de acordo com o disposto na Lei 10.216, de 6 de abril de 2002,

Leia mais

A Dieta do Paleolítico Alergias Alimentares vs. Intolerâncias Alimentares

A Dieta do Paleolítico Alergias Alimentares vs. Intolerâncias Alimentares Artigo de Opinião N.º 5 10 de julho de 2017 Rubrica Nutricional A Dieta do Paleolítico Alergias Alimentares vs. Intolerâncias Alimentares O que é uma alergia alimentar? A alergia alimentar é uma reação

Leia mais

Tabela Própria para Convênios e Credenciamentos. Instruções de TAXAS E DIÁRIAS Anexo III

Tabela Própria para Convênios e Credenciamentos. Instruções de TAXAS E DIÁRIAS Anexo III TRE-SAÚDE Tabela Própria para Convênios e Credenciamentos Instruções de TAXAS E DIÁRIAS Anexo III TRE-SAÚDE Tabela Própria para Convênios e Credenciamentos I. DO ATENDIMENTO 1. O atendimento é o ato de

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE PACIENTES Edição: 28/11/2011 NORMA Nº 708

IDENTIFICAÇÃO DE PACIENTES Edição: 28/11/2011 NORMA Nº 708 Página: 1/6 1- OBJETIVO Identificar, corretamente, os pacientes, com a finalidade de evitar eventos adversos por troca de pacientes, garantindo a sua segurança no Sistema de Saúde Mãe de Deus SSMD. 2-

Leia mais

FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI PÓS-GRADUAÇÃO BAGOZZI - NÚCLEO DE CIENCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI PÓS-GRADUAÇÃO BAGOZZI - NÚCLEO DE CIENCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI PÓS-GRADUAÇÃO BAGOZZI - NÚCLEO DE CIENCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO, CORREÇÃO DO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PÓS-GRADUANDOS MATRICULADOS

Leia mais

Mostra de Projetos 2011

Mostra de Projetos 2011 Mostra de Projetos 2011 Amigos da mãe: identificação da gestante em situação de risco psíquico Mostra Local de: Paranavaí Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome

Leia mais

Guia de Serviços Atualizado em 30/04/2019

Guia de Serviços Atualizado em 30/04/2019 Guia de Serviços Atualizado em 30/04/2019 Realizar consulta especializada em doenças infecciosas Atualizado em: 30/04/2019 Descrição Consultas especializadas podem ser solicitadas por médicos de outras

Leia mais

Guia de Serviços Atualizado em 04/04/2019

Guia de Serviços Atualizado em 04/04/2019 Guia de Serviços Atualizado em 04/04/2019 Realizar biópsia de mama guiada por Ultrassonografia Atualizado em: 29/03/2019 Descrição A biópsia de mama guiada por ultrassonografia destina-se ao diagnóstico

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2016 PROJETO DE ATENÇÃO INTERPROFISSIONAL À CRIANÇA COM MICROCEFALIA.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2016 PROJETO DE ATENÇÃO INTERPROFISSIONAL À CRIANÇA COM MICROCEFALIA. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2016 COM MICROCEFALIA. CAMPUS NATAL A Universidade Potiguar UnP, através da Direção da Escola da Saúde, torna público o presente Edital e

Leia mais

APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE BETIM/MG

APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE BETIM/MG APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE BETIM/MG BETIM Localização: 30 Km de Belo Horizonte. É um dos principais polos de concentração Industrial

Leia mais

Guia de Serviços Atualizado em 30/04/2019

Guia de Serviços Atualizado em 30/04/2019 Guia de Serviços Atualizado em 30/04/2019 Realizar consulta de nutrologia em crianças Atualizado em: 14/02/2019 Descrição O serviço realiza avaliação, diagnóstico e tratamento em crianças e adolescentes,

Leia mais

EDITAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA INSTITUCIONAIS A SEREM DESENVOLVIDOS NOS CAMPI DO SISTEMA CEFET/RJ EDITAL APP-CAMPI 2014

EDITAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA INSTITUCIONAIS A SEREM DESENVOLVIDOS NOS CAMPI DO SISTEMA CEFET/RJ EDITAL APP-CAMPI 2014 EDITAL DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA INSTITUCIONAIS A SEREM DESENVOLVIDOS NOS CAMPI DO SISTEMA CEFET/RJ 1. INFORMAÇÕES GERAIS EDITAL APP-CAMPI 2014 A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPPG) e o

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO

RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE TERESINA Ayla Maria Calixto de Carvalho Alba Alves Costa Marques Telma Maria Evangelista

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança. Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA PERFIL DA GESTÃO DA UNIDADE DE SAÚDE

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA PERFIL DA GESTÃO DA UNIDADE DE SAÚDE QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA PERFIL DA GESTÃO DA UNIDADE DE SAÚDE IDENTIFICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO (ID) [ ] ( ) Questionário [ ] ( ) Entrevistador (bolsista)

Leia mais

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES DIABÉTICOS INTERNADOS

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES DIABÉTICOS INTERNADOS ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES DIABÉTICOS INTERNADOS DR. RUBENS ALDO SARGAÇO MEMBRO DO GRUPO DE DIABETES HOSPITALAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES FINALIDADE DO GRUPO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E ÁREAS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E ÁREAS PROFISSIONAIS DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E ÁREAS PROFISSIONAIS DA SAÚDE - 2018 Resposta aos recursos Enfermagem Geral Número da Inscrição: 70002147 Código do programa: 1392

Leia mais

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL P. 1/9 1.OBJETIVO Definir o fluxo de atendimento nas situações de hemorragia maciça, desde da ativação do protocolo de transfusão maciça (PTM) até a sua suspensão. 2. APLICAÇÃO Todos os casos de hemorragia

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC dos Cursos das Faculdades Integradas Hélio Alonso,

Leia mais

ARTIGOS. INTEGRALIDADE: elenco de serviços oferecidos

ARTIGOS. INTEGRALIDADE: elenco de serviços oferecidos Quadro 1 Definição operacional dos atributos da Atenção Primária à Saúde. Atributo ACESSO: compreende a localização da unidade de saúde próxima à população, os horários e dias de funcionamento, a abertura

Leia mais

Judicialização. Solicitação de Medicamento e Insumo indeferido pelo Estado

Judicialização. Solicitação de Medicamento e Insumo indeferido pelo Estado * Fora da lista; * Não para o CID; Judicialização Solicitação de Medicamento e Insumo indeferido pelo Estado * Outras situações similares (ex.: Dosagem maior que a especificada; Não esgotou medicamento

Leia mais