MONITORAMENTO DE LICITAÇÕES Registros de controle interno. Manter um controle das licitações do município, por órgão público monitorado é essencial.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MONITORAMENTO DE LICITAÇÕES Registros de controle interno. Manter um controle das licitações do município, por órgão público monitorado é essencial."

Transcrição

1

2 MONITORAMENTO DE LICITAÇÕES Registros de controle interno Manter um controle das licitações do município, por órgão público monitorado é essencial. 1 Essas ferramentas poderão servir, especialmente, no fechamento de relatórios quadrimestrais. Além disso, acelerar consultas futuras, por razão de comparações, solicitações, controle de ofícios emitidos e respondidos. Dessa forma, apresentamos os seguintes controles: Ofícios para solicitação de processos licitatórios ou editais; Planilhas de controles, por licitação; Planilhas de monitoramento de análise de editais; Planilhas de controle para numeração de ofícios e cartas; Relatório de certames; Capa de processos licitatórios. Vamos compreender a utilização de cada um deles... OFÍCIO PARA SOLICITAÇÃO DE CÓPIA DE PROCESSO LICITATÓRIO OU EDITAL Recomenda-se por meio de nosso Procedimento Operacional Padrão (POP), que a cada licitação lançada, o OS faça um requerimento para obter cópias dos documentos. Na fase inicial do OS, talvez seja necessário solicitar cópia do processo licitatório na íntegra, para tomar conhecimento do fluxograma, ou seja, identificar quem pede, quem autoriza e tudo mais. Neste caso, podem ser utilizados ofícios como este modelo:

3 2 Todavia, em algumas situações, obter apenas o edital é suficiente. E neste caso, o ideal é que o OS possua um protocolo de pedido de acesso ao processo licitatório como um todo. Como assim? Servirá para eventuais consultas ao processo licitatório, no momento da análise do edital ou no futuro.

4 Se este pedido foi antecipadamente protocolado, por exemplo, e o OS necessita manusear o processo licitatório na vigência do contrato, ou após seu encerramento, o gestor ou qualquer servidor não poderá impedir o acesso, com o argumento que não há pedido ou não há protocolo. A principal razão dessa diferenciação é tanto não acumular papeis no OS e sobrecarregar arquivos, quanto não sobrecarregar o órgão público na reprodução de processos. 3 Obs: caso o OS tenha acesso do edital por meio eletrônico, informe o gestor que não necessita enviar cópia física do edital, mas mantenha o pedido no ofício. Em processos licitatórios de Dispensa e Inexigibilidade é recomendado sempre o uso do primeiro modelo.

5 CONTROLES INTERNOS PARA LANÇAMENTO DE LICITAÇÕES Ferramenta: planilha Excel. Esta ferramenta facilita e organiza o controle das licitações e posteriormente, se torna muito útil para sistematizar dados que serão apresentados em relatórios quadrimestrais, além dos relatórios que obtemos no SIM. 4 Perceberá que tudo relacionado a determinada licitação ficará registrada em um único local (linha). Vamos entendê-la por etapas, lembrando que este modelo trata-se da planilha de controle interno e precisa ser criado para cada modalidade. (tem uma pequena diferença de modelo para Dispensa e Inexigibilidade). Informações do processo licitatório: Coluna a: para que você registre em qual relatório utilizou os dados. Coluna b: registra Sim ou Não, se a licitação tem recursos de convênios federais ou estaduais (esse dado encontrará no edital). Coluna c: número do processo licitatório. Coluna d: número da modalidade. Coluna e: data em que a licitação foi lançada no site do tribunal de contas. Coluna f: data do certame. Coluna g: horário do certame (esse dado encontrará no edital) Coluna h: modalidade Coluna i: tipo: é o critério de avaliação. (no exemplo, o pregão presencial sempre é pelo menor preço). Coluna j: descrição completa do objeto. Coluna k: valor máximo da licitação.

6 Dados do certame: 5 Coluna L: valor licitado. Coluna M: montante em reais dos itens que não obtiveram lances. (Soma que deve ser feita manualmente após o certame). Coluna N: percentual de redução. (diferença entre o valor máximo, menos itens sem lance, menos valor licitado). Coluna O: montante em reais de recursos que ficaram no município. (neste caso considera-se o valor para empresas do município que participaram da licitação e venceram itens). Coluna P: Montante em reais de recursos que ficaram no município de empresas de outras localidades. Coluna Q: registrar Sim ou Não, se algum representante do OS participou do certame. Coluna R: registrar quantidade de empresas que retiraram edital (solicitar essa informação do pregoeiro). Coluna S: registrar quantidade de empresas que participaram do certame. Coluna T: registrar total de empresas locais. Coluna U: registrar total de empresas de outros municípios. Coluna V: registras das empresas participantes do certame, quantas eram MPE (Micro e Pequenas Empresas). Coluna W: registrar número de empresas desabilitadas. Coluna X: Registrar o nome da empresa vencedora da licitação (ou das). Lançamento de ofícios emitidos: Nessa etapa registram-se os ofícios enviados para requerer cópias de edital, outros documentos, e possíveis manifestações.

7 Cópia de processo licitatório e/ou edital: Coluna Z: registrar o número do ofício enviado pelo OS e finalidade, ex? 100/2012 edital. Coluna AA: registrar a data em que o ofício foi protocolado no órgão público, somada de 20 dias. Coluna AB: registrar o dia em que o órgão público atendeu a solicitação, disponibilizando os documentos. Coluna AC: registrar o verificar. Normalmente quando o protocolo for eletrônico, vai gerar um código de acesso (login) e uma senha. Com esses dados poderá acompanhar o andamento do requerimento on line, no portal de serviços do órgão público. 6 Cópia de outros documentos, exemplo: ata, contratos, questionamentos. Colunas AD até AG: os dados serão registrados da mesma forma que explicado Cópia de manifestações por indícios de irregularidades: Coluna AH até AK: os dados serão registrados da mesma forma que explicado Lançamento de ofícios emitidos: Nessa etapa registram-se os ofícios enviados para Câmara de Vereadores e Ministério Público. Ofício à Câmara: Coluna AL até AO: os dados serão registrados da mesma forma que explicado Ofício ao Ministério Público: Coluna AP até AS: os dados serão registrados da mesma forma que explicado

8 Lançamento de ofícios emitidos: Nessa etapa registram-se os ofícios enviados para outros órgãos de fiscalização: 7 Ofício ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná: Coluna AT até AV: os dados serão registrados da mesma forma que explicado Ofício a Controladoria Geral da União - CGU: Coluna AW até AY: os dados serão registrados da mesma forma que explicado Ofício ao GAECO: Coluna AZ até BB: os dados serão registrados da mesma forma que explicado Mandado de Segurança: Coluna BC até BE: os dados serão registrados da mesma forma que explicado ORGANIZAÇÃO DESTAS PLANILHAS Dicas de como organizar essas planilhas no seu computador: Primeiro passo crie uma pasta e nomeie como: PROGRAMA QUALIDADE NA APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS Dentro dela outra pasta com o nome: CONTROLE DE LICITAÇÕES.

9 E dentro desta você organizará as licitações por ano, como a imagem, criando pastas específicas: 8 O passo seguinte é criar pastas POR ÓRGÃO PÚBLICO: Observação: nesta mesma pasta, arquivamos os avisos de licitação que enviamos para o Facebook, bem como a planilha de monitoramento de análises. Modelos que explicarei na sequência.

10 Como fica a organização das planilhas dentro da pasta do órgão? Com uma planilha por modalidade! 9 Observação: note uma planilha outros. Serve para o registro de emissão de ofícios que não estão relacionados à editais. CONTROLE DE MONITORAMENTO DE ANÁLISES Planilha que centraliza aspectos observados na análise de editais e registra a pessoa que realizou. Imaginamos ela como ferramenta de controle do coordenador executivo sobre suas delegações de tarefas, por exemplo, para estagiários ou voluntários de universidades. É um único arquivo que centraliza por planilhas todas as licitações de um mesmo órgão público. No exemplo a primeira aba é Prefeitura, seguido de Codecar, Câmara e Saae. Recomenda-se delegar à mesma pessoa responsável por acompanhar o lançamento de novas licitações, que quando identificado, registre-a na planilha.

11 10 Coluna a: identifica-se o órgão público. Coluna b: registra-se a modalidade. Coluna c: número do edital. Coluna d: data do certame. Coluna e: data que foi protocolado ofício requerendo cópia. Coluna f: data que foi recebido a cópia. Coluna g: registra-se o prazo para análise. Coluna h: registra-se quem analisou. Coluna i: registra-se OK se não houve irregularidades ou o número do ofício enviado apontando os indícios. Coluna j: registrar em síntese algumas observações que achar pertinente. CONTROLE DE EMISSÃO DE OFÍCIOS E CARTAS Planilha que centraliza o registro da emissão de ofícios e cartas. RELATÓRIO DE CERTAMES

12 Modelo que pode ser utilizado para registrar acontecimentos do certame. Perceberá que as informações aqui registradas depois serão transmitidas para a planilha de monitoramento da licitação, na parte dados do certame. 11 CAPA DE PROCESSOS LICITATÓRIOS Utilizado para arquivamento de processos licitatórios ou editais. Ferramentas: capa em word; grampo trilho, caixa arquivo morto e armário. Recebido edital ou processo licitatório, realiza-se sua organização para posterior arquivamento, da seguinte forma: 1 passo: elabora-se a capa:

13 Observe que na primeira parte, serão lançados os dados referentes a licitação. Na segunda parte, serão lançadas informações para controle interno, como quem analisou o edital, se houve manifestação, etc. E na terceira parte serão registrados os anexos, que são: ofícios, check list, cotações de preços, etc.

PROCESSO LICITATÓRIO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 62/2013

PROCESSO LICITATÓRIO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 62/2013 PROCESSO LICITATÓRIO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 62/2013 ÓRGÃO CONTEMPLADO: Secretaria de Governo OBJETO: Contratação de empresa para prestação de serviços a exemplo de encaminhamento de documentos, ofícios,

Leia mais

PROCESSO LICITATÓRIO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 88/2013

PROCESSO LICITATÓRIO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 88/2013 PROCESSO LICITATÓRIO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 88/2013 ÓRGÃO CONTEMPLADO: Secretaria de Governo OBJETO: Contratação de empresa para prestação de serviços de: e) controle de frotas. DATA DE INÍCIO DO PROCESSO:

Leia mais

Auditoria no Sistema. Acórdão 1793/2011-TCU-Plenário

Auditoria no Sistema. Acórdão 1793/2011-TCU-Plenário Auditoria no Sistema Comprasnet Acórdão 1793/2011-TCU-Plenário 1 Objetivos do trabalho Verificar a consistência e a confiabilidade dos dados dos sistemas Siasg e Comprasnet, bem como avaliar se a existência

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO O portal da Sala de Atendimento ao Cidadão está disponível no endereço: www.cidadao.mpf.mp.br. Nesse ambiente é possível registrar uma manifestação, consultar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SISTEMA DE BIBLIOTECAS PROCEDIMENTOS PARA COMPRA DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO NA UFPR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SISTEMA DE BIBLIOTECAS PROCEDIMENTOS PARA COMPRA DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO NA UFPR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SISTEMA DE BIBLIOTECAS PROCEDIMENTOS PARA COMPRA DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO NA UFPR De acordo com o Ato orçamentário n. 02/11 (anexo 1), toda aquisição de material bibliográfico

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MAUÁ DA SERRA AVENIDA PONTA GROSSA, 480, CEP 86828-000, MAUÁ DA SERRA PR FONE (43) 3464-1265

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MAUÁ DA SERRA AVENIDA PONTA GROSSA, 480, CEP 86828-000, MAUÁ DA SERRA PR FONE (43) 3464-1265 ERRATA DE EDITAL A PREGOEIRA COMUNICA, PARA CONHECIMENTO DAS EMPRESAS INTERESSADAS, A ERRATA NO EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL 002/2013, CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA, INCLUINDO

Leia mais

CONTROLE DE DOCUMENTOS

CONTROLE DE DOCUMENTOS 1. OBJETIVO Estabelecer critérios e regras quanto ao procedimento de conferência e arquivamento dos documentos fiscais. 2. REGRAS / CONSIDERAÇÕES GERAIS Esta instrução aplica-se a toda a empresa. Será

Leia mais

VERIFICAÇÃO DE REGULARIDADE TCE, TC dos Municípios e TCM.

VERIFICAÇÃO DE REGULARIDADE TCE, TC dos Municípios e TCM. MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE GESTÃO DEPARTAMENTO DE TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS Portal dos Convênios SICONV VERIFICAÇÃO DE REGULARIDADE TCE, TC dos Municípios e TCM. Manual

Leia mais

COMO PARTICIPAR DE LICITAÇÕES DE ORGÃOS E ENTIDADES FEDERAIS

COMO PARTICIPAR DE LICITAÇÕES DE ORGÃOS E ENTIDADES FEDERAIS COMO PARTICIPAR DE LICITAÇÕES DE ORGÃOS E ENTIDADES FEDERAIS Você, fornecedor, sabia que pode vender seus produtos para o Gabinete da Presidência da República, para o IFPR Campus Ivaiporã ou para qualquer

Leia mais

Política - Licitações. Área: Jurídico. Novembro/2014 Rev. 1 1/5

Política - Licitações. Área: Jurídico. Novembro/2014 Rev. 1 1/5 Política - Licitações Área: Jurídico Novembro/2014 Rev. 1 1/5 SUMÁRIO 1. OBJETIVO...3 2. ABRANGÊNCIA...3 3. CAPTAÇÃO DE OPORTUNIDADES...3 4. O PROCESSO...3 4.1. Início do Processo...3 4.2. Documentos Integrantes

Leia mais

Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira Rua Bueno Brandão nº 220 centro Pouso Alegre - MG Tel (35) 3422-2529 EDITAL Nº 04 /2012 AQUISIÇÃO -

Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira Rua Bueno Brandão nº 220 centro Pouso Alegre - MG Tel (35) 3422-2529 EDITAL Nº 04 /2012 AQUISIÇÃO - Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira Rua Bueno Brandão nº 220 centro Pouso Alegre - MG Tel (35) 3422-2529 EDITAL Nº 04 /2012 AQUISIÇÃO - A Caixa Escolar Dr. José Marques de Oliveira, inscrita no

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica Nota Fiscal Eletrônica Acessar a página www.passaquatro.mg.gov.br, ir a SERVIÇOS e clicar em NFS-e que será redirecionado para a tela de autenticação do usuário e precisará informar o Usuário (Login) e

Leia mais

Manual de Processo de Licitações

Manual de Processo de Licitações T Manual de Processo de Licitações Processos e Conformidade 6/2/2015 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO...3 2. ABRANGÊNCIA...3 3. DESENHO...4 4. PASSO A PASSO...5 5. FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES...9 6/2/2015 2 1. OBJETIVO

Leia mais

SECRETARIA DE HABITAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE HABITAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO ANEXO P.8 PRESTAÇÃO DE CONTAS RECEBIMENTO DE OBRAS DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA 1. Ofício assinado pelo Prefeito, encaminhando a Prestação de Contas à Casa Paulista, fazendo menção aos documentos anexados. 2.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES RE - AVISO DE LICITAÇÃO - PROCESSO LICITATÓRIO nº 050/2013 - PREGÃO PRESENCIAL Nº. 022/2013 SRP - Objeto: contratação de empresa especializada na prestação de serviços de roçada e poda de árvores de pequeno

Leia mais

FLUXOGRAMA SIMPLIFICADO DE PROCESSOS LICITATÓRIOS

FLUXOGRAMA SIMPLIFICADO DE PROCESSOS LICITATÓRIOS FLUXOGRAMA SIMPLIFICADO DE PROCESSOS LICITATÓRIOS LICITAÇÃO - DEFINIÇÃO Procedimento adotado pela Administração Pública para contratar obras e serviços, ou para adquirir bens e mercadorias, tornando pública

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA A ABERTURA DE CONVÊNIOS E ACORDO DE COOPERAÇÃO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA A ABERTURA DE CONVÊNIOS E ACORDO DE COOPERAÇÃO MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA A ABERTURA DE CONVÊNIOS E ACORDO DE COOPERAÇÃO Manaus/março/2014 Apresentação A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais ARII desenvolve atividades nas áreas

Leia mais

ATENDIMENTO NAS FILIAIS

ATENDIMENTO NAS FILIAIS ATENDIMENTO NAS FILIAIS Brasília, Salvador, São Luís e São Paulo ANS - Nº33967-9 www.centralnacionalunimed.com.br ÍNDICE ATENDIMENTO NAS FILIAIS CONHEÇA AS NOSSAS FACILIDADES AUTORIZAÇÕES ON-LINE SOLICITAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2014 PREÂMBULO

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2014 PREÂMBULO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 01/2014 PREÂMBULO Assunto: Inscrição de profissionais formados em comunicação, publicidade ou marketing, ou que atuem em uma dessas áreas, objetivando constituir subcomissão

Leia mais

FLUXOGRAMA DE INÍCIO DE UM PROCESSO LICITATÓRIO

FLUXOGRAMA DE INÍCIO DE UM PROCESSO LICITATÓRIO FLUXOGRAMA DE INÍCIO DE UM PROCESSO LICITATÓRIO INTERESSADO Elabora Termo de Referência (Decreto 5.450/2005 art. 9º, 2º) GABINETE Emite Autorização de Execução Orçamentária AE e encaminha para PPLAN PPLAN

Leia mais

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos

Leia mais

Informe Técnico Agência das Bacias PCJ n 01/2015

Informe Técnico Agência das Bacias PCJ n 01/2015 Informe Técnico Agência das Bacias PCJ n 01/2015 Procedimentos e Requisitos Necessários para a Solicitação de inclusão no Mecanismo Diferenciado de Pagamento Abatimento do ValorDBO, referente a cobrança

Leia mais

DILIGÊNCIA. Assunto: Diligência - Pregão nº 30/2014 do Ministério da Justiça (UASG 200005) Grupo 05 Região Sudeste

DILIGÊNCIA. Assunto: Diligência - Pregão nº 30/2014 do Ministério da Justiça (UASG 200005) Grupo 05 Região Sudeste DILIGÊNCIA À EXEMPLUS AGENCIA DE VIAGENS E TURISMO LTDA CNPJ nº 02.977.786/0001-27 Assunto: Diligência - Pregão nº 30/2014 do Ministério da Justiça (UASG 200005) Grupo 05 Região Sudeste No interesse do

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO VIRTUAL DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO VIRTUAL DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO TCE RS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO VIRTUAL DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO 1 SOBRE A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E O SERVIÇO VIRTUAL DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO A Lei de Acesso à Informação, Lei Federal nº

Leia mais

CHAMADA INTERNA Nº 14/2016/PROPPI

CHAMADA INTERNA Nº 14/2016/PROPPI CHAMADA INTERNA Nº 14/2016/PROPPI CHAMADA INTERNA PARA CONTINUIDADE DO AFASTAMENTO INTEGRAL PARA CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO COM CONCESSÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. EXECUÇÃO: 2016/2 ATÉ 2017/1 APRESENTAÇÃO

Leia mais

MUNICÍPIO DE ERECHIM EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº _01/2015

MUNICÍPIO DE ERECHIM EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº _01/2015 MUNICÍPIO DE ERECHIM EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº _01/2015 A Prefeitura Municípal de Erechim/RS, no uso de suas atribuições legais, torna público para conhecimento dos interessados, que fará realizar

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2006 PROCESSO Nº : 08520003033/2007-29 UNIDADE AUDITADA

Leia mais

MANUAL RÁPIDO DE REFERÊNCIA PARA PEDIDOS DE COMPRAS SUMÁRIO

MANUAL RÁPIDO DE REFERÊNCIA PARA PEDIDOS DE COMPRAS SUMÁRIO MANUAL RÁPIDO DE REFERÊNCIA PARA PEDIDOS DE COMPRAS SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 2 2 COTAÇÃO DE PREÇOS... 2 3 TERMO DE REFERÊNCIA... 3 4 PASSO-A-PASSO PARA PESQUISA DE PREÇOS NO SITE COMPRAS GOVERNAMENTAIS...

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, inciso V, da Constituição Estadual,

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, inciso V, da Constituição Estadual, Dispõe sobre a reavaliação e a renegociação dos contratos em vigor e das licitações em curso, no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual. O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso

Leia mais

Painel MT-611-00008 Última Atualização 25/04/2012

Painel MT-611-00008 Última Atualização 25/04/2012 Painel MT-611-00008 Última Atualização 25/04/2012 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Visualizar os dados das avaliações do processo de cadastramento com a Petrobras; 2.

Leia mais

PROCESSO COTAÇÃO DE PREÇO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP.COTAÇÃO DE PREÇO

PROCESSO COTAÇÃO DE PREÇO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP.COTAÇÃO DE PREÇO Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região Assessoria de Gestão Estratégica Núcleo de Processos Formulário 6 COTAÇÃO DE PREÇO PROCESSO COTAÇÃO DE PREÇO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP.COTAÇÃO DE PREÇO

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Ordem de Serviço: 201413507 Município/UF: Bonito/PE Órgão: MINISTERIO DA SAUDE Instrumento

Leia mais

ART Eletrônica. Guia de Utilização - CRBIO-04

ART Eletrônica. Guia de Utilização - CRBIO-04 ART Eletrônica Guia de Utilização - CRBIO-04 Acesso ao CRBio04 Online Caso seja seu primeiro acesso siga as instruções para criar um login Entre com seu login e senha para emitir uma ART Incluir ART Eletrônica

Leia mais

TRE/SP ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA PROVA APLICADA EM 21 DE MAIO DE 2006 (PROVA TIPO 1)

TRE/SP ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA PROVA APLICADA EM 21 DE MAIO DE 2006 (PROVA TIPO 1) TRE/SP ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA PROVA APLICADA EM 21 DE MAIO DE 2006 (PROVA TIPO 1) 40- O relatório de gestão fiscal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000) conterá,

Leia mais

MODALIDADES DE LICITAÇÃO

MODALIDADES DE LICITAÇÃO MODALIDADES DE LICITAÇÃO 1 Modalidades de Licitação A modalidade indica o procedimento que irá reger a licitação. São modalidades: - Concorrência - Tomada de Preços - Convite - Concurso - Leilão - Pregão

Leia mais

Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085)

Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085) Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085) O objetivo deste pacote é gerar o recibo provisório de serviço (RPS), efetuar o envio para o provedor dos serviços de nota eletrônica de cada município

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 / 2011.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 / 2011. GOVERNO MUNICIPAL DE CAUCAIA Secretaria de Finanças e Planejamento INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 / 2011. Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados com relação ao indeferimento da opção e da exclusão do

Leia mais

CONSULTA A CONVÊNIOS NO SIT DO TCE/PR

CONSULTA A CONVÊNIOS NO SIT DO TCE/PR SECONV PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO (PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO) CONSULTA A CONVÊNIOS NO SIT DO TCE/PR Foz do Iguaçu 2014 PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO Reitoria Josué Modesto dos Passos Subrinho Vice-reitoria

Leia mais

imbra 1 de 5 19/05/2015 14:38 Zimbra marlucia.santos@tjam.jus.br Fwd: Diligência acerca de registro ou inscrição de empresas no Conselho Regional de Nutricionista CRN 7 - Pregão Eletrônico nº 020/2015

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS SAJU 2016.1 CIRCULAR 02.2016

ORIENTAÇÕES GERAIS SAJU 2016.1 CIRCULAR 02.2016 ORIENTAÇÕES GERAIS SAJU 2016.1 CIRCULAR 02.2016 Com intuito de facilitar o acesso a informação quanto às atividades dos Estágios no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), encaminhamos esta circular. DO ESTÁGIO

Leia mais

Utilizar série 8 sempre que for gerar dados para o Converge.NET.

Utilizar série 8 sempre que for gerar dados para o Converge.NET. COMO CONFIGURAR E HOMOLOGAR O CGE PARA USAR CONVERGE.NET Para Usuários de NFS-e de Cascavel CONFIGURAÇÕES NFS-e NO CGE As configurações de notas fiscais de serviço no Gerenciador de Escritórios estão localizadas

Leia mais

Esta lista de perguntas e respostas esclarece dúvidas sobre procedimentos:

Esta lista de perguntas e respostas esclarece dúvidas sobre procedimentos: FAQ Sistema de Informação e Gestão da FAPES (SIGFAPES) Esta lista de perguntas e respostas esclarece dúvidas sobre procedimentos: 1. Como posso me cadastrar na plataforma SigFapes? Acessando o site do

Leia mais

PROGRAMA PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA - GESTÃO 2013-2016 MAPA PPAC - MÓDULO PMIA

PROGRAMA PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA - GESTÃO 2013-2016 MAPA PPAC - MÓDULO PMIA PROGRAMA PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA - GESTÃO 2013-2016 MAPA PPAC - MÓDULO PMIA Aba de Abertura Mensagem de Entrada Prezado(a) Articulador(a), MUNICÍPIO/UF Na gestão 2013 2016, o Programa Prefeito Amigo

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE LICITAÇÕES UM NOVO MERCADO PARA VOCÊ. SITE E APLICATIVO

MANUAL DO SISTEMA DE LICITAÇÕES UM NOVO MERCADO PARA VOCÊ. SITE E APLICATIVO MANUAL DO SISTEMA DE LICITAÇÕES UM NOVO MERCADO PARA VOCÊ. SITE E APLICATIVO 2 MANUAL DO SISTEMA DE LICITAÇÕES SITE E APLICATIVO A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Fiesp, por meio do Departamento

Leia mais

Relatório Ouvidoria ARSAE-MG Maio de 2015. Relatório Ouvidoria ARSAE-MG. Período: Maio de 2015

Relatório Ouvidoria ARSAE-MG Maio de 2015. Relatório Ouvidoria ARSAE-MG. Período: Maio de 2015 Relatório Ouvidoria ARSAE-MG Período: Maio de 2015 1 Equipe da Ouvidoria Grupo de Trabalho Evandro Brazil Magnus Gusman Analistas da Ouvidoria Diana Saliba Katherynne Rodrigues Gestoras de Regulação Aline

Leia mais

FORMULÁRIO DE COMENTÁRIOS E SUGESTÕES CONSULTA PÚBLICA N 18/2011

FORMULÁRIO DE COMENTÁRIOS E SUGESTÕES CONSULTA PÚBLICA N 18/2011 FORMULÁRIO DE COMENTÁRIOS E SUGESTÕES CONSULTA PÚBLICA N 18/2011 NOME: MPX ENERGIA S.A. ( ) representante órgão de classe ou associação ( ) representante de instituição governamental ( ) representante

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO) CONTROLE DE DOCUMENTOS e REGISTROS

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO) CONTROLE DE DOCUMENTOS e REGISTROS (MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO) Procedimento CONTROLE DE DOCUMENTOS e REGISTROS PR.01 Página 1 de 3 14001: 4.4.5, 4.5.4 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática para o processo de elaboração,

Leia mais

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota G... 06

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN

PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DO PAPIC- EINSTEIN Nº 01/2015 A Comissão Científica do

Leia mais

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei: LEI Nº 13.121, DE 7 DE JULHO DE 2008 Business Online Comunicação de Dados Altera a Lei nº 6.544, de 22 de novembro de 1989, que dispõe sobre o estatuto jurídico das licitações e contratos pertinentes a

Leia mais

MANUAL DO SIGAD ICT-SJC

MANUAL DO SIGAD ICT-SJC MANUAL DO SIGAD ICT-SJC Amauri Mendes da Silva Manual do SIGAD - SJC Página 1 Conteúdo 1-SIGAD... 3 2-USUÁRIO TRÂMITE... 3 3-ACESSO AO SISTEMA... 3 4- SOLICITAR MUDANÇA DE PERFIL PARA USUÁRIO TRÂMITE...

Leia mais

Perguntas & Respostas sore o Cartão Nacional de Saúde (CNS)

Perguntas & Respostas sore o Cartão Nacional de Saúde (CNS) Perguntas & Respostas sore o Cartão Nacional de Saúde (CNS) 1) O que é o projeto CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE (CNS)? É um projeto criado pelo Ministério da Saúde que tem como objetivo a construção de uma base

Leia mais

1. OBJETIVO Prestar atendimento ao cidadão de maneira rápida, eficiente e eficaz, de acordo com os requisitos especificados pelo cliente.

1. OBJETIVO Prestar atendimento ao cidadão de maneira rápida, eficiente e eficaz, de acordo com os requisitos especificados pelo cliente. Sistema de Gestão da Qualidade SUPERINTENDÊNCIA DE VAPT VUPT E ATENDIMENTO AO PÚBLICO INSTRUÇÃO DE TRABALHO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO RECEITA MUNICIPAL DE SENADOR CANEDO Responsável: Vanderlúcia Cardoso

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho CADASTRAMENTO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO E CURSOS IT. 41 04 1 / 5 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para o cadastramento e recadastramento de Instituições de Ensino e Cursos, de nível Médio, Tecnológico,

Leia mais

COORDENAÇÃO DE NORMAS E ORIENTAÇÃO TÉCNICA CONOT PERGUNTAS E RESPOSTAS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 25, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2011

COORDENAÇÃO DE NORMAS E ORIENTAÇÃO TÉCNICA CONOT PERGUNTAS E RESPOSTAS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 25, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2011 PERGUNTAS E RESPOSTAS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 25, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2011 1 Posso optar por entregar minha prestação de contas em DVD? Não. A prestação de contas, conforme a Decisão Normativa nº 19/2012,

Leia mais

Há um único número 0800 para resolução de problemas relativos a todos os negócios fornecidos pela instituição financeira?

Há um único número 0800 para resolução de problemas relativos a todos os negócios fornecidos pela instituição financeira? 1. SAC O SAC - Serviço de Apoio ao Consumidor -, conforme disciplinado no Decreto 6523/08, é o serviço prestado pelos fornecedores, pela via telefônica, para resolução de problemas na relação de consumo,

Leia mais

SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS

SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS Campus de Botucatu Sistema de Recursos Humanos SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS Cadastro de cursos/eventos WEB No sistema de RH: Cadastro de cursos/eventos Impressão de Relatório - CARH Alteração de Pontuação/Recálculo

Leia mais

1 DOCUMENTOS PROCESSO LEGISLATIVO

1 DOCUMENTOS PROCESSO LEGISLATIVO 322/2015 26/01/2015 INDÍCE 1 DOCUMENTOS PROCESSO LEGISLATIVO 1.1 - PAUTA DAS REUNIÕES ORDINÁRIAS, EXTRAORDINÁRIAS E SOLENES.. 03 1.2 - PROJETOS DE LEIS ORDINÁRIAS E COMPLEMENTARES.. 03 1.3 - PROJETOS DE

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS-SC Nota Fiscal Eletrônica de estorno emitida após o prazo previsto de cancelamento.

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS-SC Nota Fiscal Eletrônica de estorno emitida após o prazo previsto de cancelamento. ICMS-SC Nota Fiscal Eletrônica de estorno emitida após o prazo previsto de 12/03/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4

Leia mais

Chamada MCTI/CNPq N 01/2016 Universal. Perguntas Mais Frequentes (FAQ)

Chamada MCTI/CNPq N 01/2016 Universal. Perguntas Mais Frequentes (FAQ) Chamada MCTI/CNPq N 01/2016 Universal Perguntas Mais Frequentes (FAQ) 1) Onde encontro o Formulário de Propostas Online? O formulário de Propostas Online da Chamada Universal 2016 ficará disponível na

Leia mais

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Prezad@ candidat@, Se você já realizou o TOEFL ITP pelo Programa IsF e é aluno (graduação,

Leia mais

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. SiGPC Sistema de Gestão de Prestação de Contas

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. SiGPC Sistema de Gestão de Prestação de Contas Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação SiGPC Sistema de Gestão de Prestação de Contas Resolução nº 02/2012 Estabelece orientações, critérios e procedimentos para a utilização obrigatória a partir

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. 4. DESCRIÇÃO DO OBJETO 4.1. DESCRIÇÃO RESUMIDA Item Descrição Resumida. Preço médio total

TERMO DE REFERÊNCIA. 4. DESCRIÇÃO DO OBJETO 4.1. DESCRIÇÃO RESUMIDA Item Descrição Resumida. Preço médio total TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 1.1. Contratação de empresa especializada em fornecimento de cópias de chaves para o Campus Birigui do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP.

Leia mais

LP EMPREENDIMENTOS CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO LTDA.

LP EMPREENDIMENTOS CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO LTDA. CONTROLE DE DOCUMENTOS Procedimento Geral Os comentários e sugestões referentes a este documento devem ser encaminhados à Gerência de Operações, indicando o item a ser revisado, a proposta e a justificativa.

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos Planejamento Estratégico de Otimização do Gasto Público

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos Planejamento Estratégico de Otimização do Gasto Público Planejamento Estratégico de Otimização do Gasto Público Rede Federal de Educação CENTRALIZAÇÃO DAS COMPRAS PROJETO PILOTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Centralização das aquisição de equipamentos de TI (Micro,

Leia mais

3º - Na arquivo da capa do livro não é permitido nenhuma forma de identificação do autor da capa do livro.

3º - Na arquivo da capa do livro não é permitido nenhuma forma de identificação do autor da capa do livro. Regulamento do Concurso Design da Capa do Livro Canoas contando histórias 75 anos da cidade de Canoas O concurso para o design da capa do livro Canoas contando histórias 75 anos da cidade de Canoas tem

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGULARIDADE SEBRAE/ES (SRS/ES) FORNECEDORES E PARCEIROS

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGULARIDADE SEBRAE/ES (SRS/ES) FORNECEDORES E PARCEIROS 1. Sumário 1. Sumário... 1 2. Objetivo... 1 3. Responsável e aprovador... 1 4. Procedimentos relacionados... 2 5. Termos e definições... 2 6. Atividades... 2 6.1 Acessar o SRS/ES... 2 6.2 Enviar Documentos

Leia mais

Estabelecer critérios e procedimentos para organizar acervo relativo aos acórdãos, decisões, resoluções e enunciados. Baixar e arquivar processos.

Estabelecer critérios e procedimentos para organizar acervo relativo aos acórdãos, decisões, resoluções e enunciados. Baixar e arquivar processos. Proposto por: Equipe da Secretaria do Conselho da Magistratura (SECCM) Analisado por: Chefe de Serviço de Registro da Secretaria do Conselho da Magistratura (SECCM) Aprovado por: Secretária da Secretaria

Leia mais

Portaria SUPR n 009/2015

Portaria SUPR n 009/2015 Portaria SUPR n 009/2015 Regulamenta o credenciamento dos interessados para participar do Pregão na forma eletrônica, no âmbito da Prefeitura Municipal de Barueri. LUCIANO JOSÉ BARREIROS, Secretário de

Leia mais

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER. Recurso contra decisão denegatória ao pedido de acesso à informação. Não há.

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER. Recurso contra decisão denegatória ao pedido de acesso à informação. Não há. Referência: 99901.001715/2013-16 Assunto: Restrição de acesso: Ementa: Órgão ou entidade recorrido (a): Recorrente: Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER Recurso contra decisão

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS P.A.I. Plano Anual de Instrução ANEXO B TUTORIAL DE ACESSO AO SISTEMA EaD 1º Ten. QOBM Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL-

Leia mais

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial 1 Mapa Mensal SICLOM Mapa Mensal Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial Versão: 2012 2 Mapa Mensal 3 Mapa Mensal Índice.. Introdução. 5 Como Acessar o SICLOM Gerencial. 5 Menu Geral.

Leia mais

GESTORES/FISCAIS INSTITUCIONAIS. Módulo Monitoramento Obras 2.0 - FNDE

GESTORES/FISCAIS INSTITUCIONAIS. Módulo Monitoramento Obras 2.0 - FNDE GESTORES/FISCAIS INSTITUCIONAIS Módulo Monitoramento Obras 2.0 - FNDE CGIMP 06/08/2013 Como consultar e preencher o Modulo Monitoramento de Obras Simec 2.0 Sumário 2 Definições Apresentando o Sistema Integrado

Leia mais

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica Manual do Usuário Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica SISTCADPJ Cadastro de Pessoa Jurídica Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 3. Cadastro da Pessoa Jurídica...

Leia mais

Peticionamento Eletrônico de Importação: Perguntas e Respostas

Peticionamento Eletrônico de Importação: Perguntas e Respostas Peticionamento Eletrônico de Importação: Perguntas e Respostas Tendo em vista a utilização pela Anvisa do módulo Anexação - Portal Siscomex - para recebimento de documentos por meio eletrônico, seguem

Leia mais

Sistema de Informações sobre Mortalidade

Sistema de Informações sobre Mortalidade SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Gerência de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica GETIN Coordenação Estadual do SIM Sistema de Informações sobre Mortalidade Outono, 2011 Apresentação do Módulo

Leia mais

GAZETA DO OESTE ATOS OFICIAIS ESTADO DA BAHIA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SÃO FÉLIX DO CORIBE CNPJ Nº 16.430.563/0001-50

GAZETA DO OESTE ATOS OFICIAIS ESTADO DA BAHIA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SÃO FÉLIX DO CORIBE CNPJ Nº 16.430.563/0001-50 Ano VIII Nº 1920 Rua Folk Rocha, Nº103 - Sala 01 - Sandra Regina (Centro) - Barreiras/Ba Tel.: 77 3612.7476 02 de janeiro de 2014 Em cumprimento ao princípio constitucional e a Lei Nº 101/2000, estão publicados

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. 1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,

Leia mais

ANEXO I CURSO LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

ANEXO I CURSO LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS ANEXO I CURSO LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS INFORMAÇÕES GERAIS Nome do curso: Licitações e Contratos Administrativos. Modalidade de ensino: educação a distância, por meio do Ambiente Virtual de

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE VISITA TÉCNICA

INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE VISITA TÉCNICA INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE VISITA TÉCNICA Orientações aos servidores da UTFPR Câmpus Francisco Beltrão com relação aos procedimentos para solicitação de visitas técnicas. O presente documento visa

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente

GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente Seja bem vindo ao nosso canal de relacionamento! Neste Guia Prático de Uso você conhecerá como funciona esta ferramenta de gestão de relacionamento

Leia mais

EDITAL DE SOLICITAÇÃO DE APOIO/ALVARÁ PARA EVENTOS CARNAVALESCOS

EDITAL DE SOLICITAÇÃO DE APOIO/ALVARÁ PARA EVENTOS CARNAVALESCOS Juiz de Fora + Carnaval EDITAL DE SOLICITAÇÃO DE APOIO/ALVARÁ PARA EVENTOS CARNAVALESCOS A Prefeitura de Juiz de Fora torna público que receberá solicitação de autorização para realização e pedidos de

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licitações Lei 8.666/93 Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÕES LEI 8.666/93 Conceito: Licitação é um procedimento administrativo

Leia mais

O que será Impresso: Serão emitidos na DANFE, Cupom Fiscal o valor Total dos Tributos e o percentual deste sobre o Total da Operação de Venda.

O que será Impresso: Serão emitidos na DANFE, Cupom Fiscal o valor Total dos Tributos e o percentual deste sobre o Total da Operação de Venda. A Lei da Transparência Fiscal e como aplicar no Sistema PlugSys A lei 12.741/2012 já está em vigor para as empresas de comércio que destinam suas mercadorias ao CONSUMO. Por inúmeros pedidos que recebemos,

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final NFC-e. PROJETO NFC-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA PARA CONSUMIDOR FINAL

Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final NFC-e. PROJETO NFC-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA PARA CONSUMIDOR FINAL PROJETO NFC-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA PARA CONSUMIDOR FINAL Padrões Técnicos Contingência Offline NFC-e Versão 1.2 30 de abril de 2013 Pág. 1/ 7 1. Conceito e Modelo Operacional da Contingência Offline

Leia mais

Cartilha do Prêmio de Risco para Aquisição de Produto Agrícola Oriundo de Contrato Privado de Opção de Venda - PROP

Cartilha do Prêmio de Risco para Aquisição de Produto Agrícola Oriundo de Contrato Privado de Opção de Venda - PROP Cartilha do Prêmio de Risco para Aquisição de Produto Agrícola Oriundo de Contrato Privado de Opção de Venda - PROP CONAB - COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO 01 O QUE É O PROP? É uma subvenção econômica

Leia mais

Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN Entidade Municipal

Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN Entidade Municipal JUNTA COMERCIAL Sistema MANUAL de ADMINISTRADOR Registro Integrado LOCAL REGIN Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN Entidade Municipal ENTIDADE MUNICIPAL MANUAL ADMINISTRADOR

Leia mais

REGULAMENTO DE ASSOCIAÇÃO A ABF CATEGORIA FORNECEDOR

REGULAMENTO DE ASSOCIAÇÃO A ABF CATEGORIA FORNECEDOR REGULAMENTO DE ASSOCIAÇÃO A ABF CATEGORIA FORNECEDOR A SUA EMPRESA CONSULTORIA ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA - NA ABF Obrigado pelo seu interesse em associar a ABF. Este documento contém o Regulamento do Processo

Leia mais

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária AUTODECLARAÇÃO Visão Requerente SISVISA Sistema de Controle de Vigilância Sanitária Versão 2.0 1 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Autor Comentário 1.0 19/11/2015 Equipe IVIG_COPPE_UFRJ SISVISA versão 1.0.0

Leia mais

Catálogo de Serviços

Catálogo de Serviços Catálogo de Serviços ID: SN04 Nome: E-mail Descrição: Serviço de e-mail para servidores do GDF Catalogado: 31/07/2013 Última revisão: 14/08/2013 Coordenação: Coordenação Técnica do Centro de Dados - COCED

Leia mais

Condicionamento de Transferências Constitucionais e Suspensão de Transferências Constitucionais e Voluntárias

Condicionamento de Transferências Constitucionais e Suspensão de Transferências Constitucionais e Voluntárias Condicionamento de Transferências Constitucionais e Suspensão de Transferências Constitucionais e Voluntárias Fabiola Sulpino Vieira Coordenadora-Geral de Economia da Saúde Diretora Substituta Departamento

Leia mais

Município de Itajubá Av. Dr. Jerson Dias, 500, Estiva Itajubá/MG CEP 37.500-000 Tel.: (35) 3692-1702 Fax: (35) 3692-1703 - www.itajuba.mg.gov.

Município de Itajubá Av. Dr. Jerson Dias, 500, Estiva Itajubá/MG CEP 37.500-000 Tel.: (35) 3692-1702 Fax: (35) 3692-1703 - www.itajuba.mg.gov. ANEXO VIII TERMO DE REFERÊNCIA 1 DO OBJETO: 1.1. O presente processo objetiva a Contratação de empresa para prestação de serviços técnicos especializados para digitalização e gerenciamento de documentos

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ELETRONICO

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ELETRONICO DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ELETRONICO ATA DA SESSÃO DO PREGÃO ELETRÔNICO EDITAL: 27/2015 PROCESSO: 0993 30.00/15 8 Em, às 14:00 horas, na DEFENSORIA

Leia mais

Manual Certidão Web - Certidão Específica

Manual Certidão Web - Certidão Específica Manual Certidão Web - Certidão Específica 1 Sumário 1. NORMATIVA... 3 2. PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO... 4 3. PROCEDIMENTO PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA SOLICITAÇÃO13 2 1. NORMATIVA De acordo com a INSTRUÇÃO

Leia mais

MODELAGEM DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA E PREVIDENCIÁRIA DO RIOPREVIDÊNCIA

MODELAGEM DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA E PREVIDENCIÁRIA DO RIOPREVIDÊNCIA MODELAGEM DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA E PREVIDENCIÁRIA DO RIOPREVIDÊNCIA Modelagem do Sistema Integrado de Gestão Administrativa e Previdenciária do RIOPREVIDÊNCIA Caso de Uso UC_JUR_01

Leia mais

Art. 2º A responsabilidade pelo cumprimento desta Instrução Normativa é da Gerência de Recursos Humanos ou equivalente.

Art. 2º A responsabilidade pelo cumprimento desta Instrução Normativa é da Gerência de Recursos Humanos ou equivalente. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 008/ DGRH/SEA Orienta os procedimentos relativos a elaboração dos Planos de Capacitação no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional mencionados no Decreto 3.917,

Leia mais

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 FUTEBOL DE 11 E DE 7 REGULAMENTO 1. Organização A organização das competições de Futebol de 11 e de 7 nos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2016 são da responsabilidade

Leia mais

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2016 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA

COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2016 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA COMUNICADO 01 EDITAL SEBRAE/SC Nº 002/2016 CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA E CONSULTORIA PUBLICADO EM 02/05/2016 O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Leia mais