Dossier de candidatura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dossier de candidatura"

Transcrição

1 Dossier de candidatura Concurso Cidades Analíticas 2015 BITCLIQ 1 de Abril de 2015

2 2 Índice Apresentação do candidato... 3 Apresentação e descrição do projeto... 5 O problema... 5 A solução... 5 E como funciona a plataforma?... 6 Notificações... 7 Comportamento emergente... 7 Indicadores de gestão - KPIs... 7 Modelo de negocio... 8 Preço... 8 Casos de estudo Projetos piloto em curso... 8 Próximos passos... 11

3 3 Apresentação do candidato A Bitcliq é uma jovem empresa portuguesa de software (startup) que se dedica ao desenvolvimento ágil de projetos tecnológicos valorizando a inovação e os talentos nacionais em Engenharia de Software e Design Multimédia. Foca a sua atividade em duas áreas: os territórios e as indústrias inteligentes. Dentro destas áreas, destacam-se a participação no desenvolvimento do projeto igeo Open Code, Open Data, Open Minds e as aplicações móveis igeo Ordenamento, igeo Património e igeo Natureza, assim como a plataforma digital TALKING HERITAGE Plataforma digital de valorização e promoção do património edificado e natural - em uso nos Parques e Palácios de Sintra. Na área das industrias e Business Intelligence exporta serviços de desenvolvimento de software para a gestão operacional de frotas de pesca industrial. Atualmente, tem já implementada uma solução a controlar em tempo quase real, com comunicação por satélite, uma grande frota de pesca de atum que opera no Atlântico Sul. A Bitcliq está a desenvolver alguns novos projetos Future Internet no âmbito das Cidades Inteligentes, como o Smart City Hub, em Caldas da Rainha, uma plataforma que visa interligar os diversos meios de comunicação do município e dos seus parceiros aos cidadãos, como a associação comercial, as empresas de transportes locais, entre outros. Ainda no âmbito das Cidades inteligentes e Analíticas, estamos a apostar no desenvolvimento do serviço PINFIXED, o que nos motivou a elaborar e enviar esta candidatura. A nossa equipa é composta pelos seguintes elementos:

4 4

5 5 Apresentação e descrição do projeto O projeto PINFIXED Emerging Geographic Intelligence consiste num serviço digital de utilidade pública, que visa ligar qualquer cidadão do mundo a todas as entidades responsáveis pela gestão e manutenção dos espaços de usufruto público. O problema Quantos de nós, no nosso dia a dia, constatamos várias situações, na via pública ou em serviços que utilizamos, que estão mal, e nada fazemos para alterar essa situação?! Não fazemos nada por comodismo, porque não sabemos como ou a quem reportar! Seja uma tampa de esgoto em falta, um candeeiro partido, uma paragem de autocarro sem informação, um ninho de vespa numa árvore, uma rotura numa conduta de água, um sinal de trânsito caído, um buraco na calçada, etc. Existem alguns sistemas e aplicações que tentam oferecer mecanismos facilitadores, mas muitas vezes são soluções complicadas de utilizar ou exigem um conhecimento prévio da sua existência. O serviço web A minha rua ou aplicações como as existentes nalgumas cidades portuguesas ou mesmo noutros países (ex: SeeClickFix) são bons exemplos da importância deste problema. A solução Hoje em dia a maioria dos utilizadores de telemóveis usa Smartphone. A esmagadora maioria dos Smartphones possuem ligação à Internet, uma câmara fotográfica e GPS. Com esta poderosa ferramenta na mão, qualquer pessoa pode ser um Pinfixer, basta tirar uma fotografia e enviá-la através do serviço PINFIXED. A nossa inovação consiste no facto do utilizador não ter a necessidade de usar uma aplicação específica para cada situação ou localização, nem ter de indicar o destinatário da mensagem, uma vez que não tem necessariamente de conhecer a entidade a quem deve reportar. A plataforma PINFIXED é universal e funciona da mesma forma em qualquer parte do mundo.

6 6 A nossa visão é de que no futuro próximo todos os Smartphones passem a incorporar o serviço PINFIXED (como acontece hoje em dia com a rede social Facebook) e que a aplicação nativa da câmara fotográfica permita enviar diretamente para a nuvem imagens/vídeos associadas ao reportar de situações que afetam as pessoas. Opcionalmente, os utilizadores podem descarregar e usar a aplicação PINFIXED que lhes oferece além da capacidade de reportar, outro nível de gestão da sua informação pessoal, como o estado das suas notificações, entre outros. E como funciona a plataforma? A plataforma é desenvolvida com recurso ao paradigma de Agentes de Software e a algoritmos de análise e inteligência artificial, tendo a capacidade de analisar os metadados das fotos/vídeos recebidos (coordenada, tipo de situação, gravidade, etc.) e com base nessa informação, inferir qual a entidade registada como FIXER a quem mais se adequa a situação reportada. As entidades registadas como FIXER indicam, no ato de adesão à plataforma, qual o âmbito da sua atuação e região territorial de influência. Após a submissão, o utilizador recebe uma notificação a indicar se alguma entidade aceitou o seu PIN e fica a saber quem aceitou. Desta forma, a plataforma também promove um maior conhecimento sobre quem se responsabiliza por determinadas questões em cada território. No caso de, para uma determinada zona geográfica, não existir nenhuma entidade disponível para resolver um determinado tipo de

7 7 situação, ou caso a que existe rejeite o pedido, o utilizador é notificado, podendo sugerir o envio para uma outra que lhe seja listada como alternativa. No limite, a plataforma PINFIXED terá uma ocorrência não resolvida e tentará encontrar a entidade em falta que deverá ser convidada para aderir à plataforma. Qualquer entidade pública ou privada poderá registar-se na plataforma como responsável por uma determinada área geográfica e tipo de situações que pode resolver, podendo inclusive acrescentar novos tipos de solução. Notificações A plataforma implementa um mecanismo de notificações para informar o utilizador do estado das suas solicitações. Sempre que algo é resolvido (FIXED) quem reportou é notificado. Os operacionais das entidades registadas podem usar a aplicação PINFIXED, em modo FIXER para registar uma imagem do problema resolvido e assim fechar o assunto. Essa imagem acompanhará as notificações enviadas. Comportamento emergente Um sofisticado sistema de agentes de software que representa cada cidadão e entidade, executa as rotinas do sistema, com capacidade de comunicação, negociação e aprendizagem, contribuindo para o crescimento da plataforma com base na sua utilização diária e interação entre si. Este funcionamento evolutivo e não determinista da plataforma denomina-se de comportamento emergente. A plataforma terá também mecanismos inteligentes de gestão de fila de espera e atribuição de prioridades, cruzando os dados das notificações com outras fontes de informação (como por exemplo a meteorologia, o igeo, entre outros.) Indicadores de gestão - KPIs A plataforma oferece aos seus utilizadores vários instrumentos analíticos como relatórios diversos (multidimensionais) e um dashboard com vários indicadores de performance, como por exemplo, o tipo de incidentes mais recorrentes, a distribuição territorial, o tempo médio de resolução de problemas tipificados, etc. Alguma informação poderá também ser disponibilizada, numa lógica de dados abertos, para que outras entidades a possam utilizar para estudos territoriais diversificados.

8 8 Modelo de negocio Esta plataforma destina-se a todos os cidadãos do mundo (PINERS). Em termos de entidades registadas (FIXERS), podem ser quaisquer desde municípios, serviços municipalizados, proteção civil, bombeiros, policia, empresas de energia e comunicações, transportes públicos e privados, entidades reguladoras e ambientais, empresas gestoras de espaços públicos, concessionários de praias, parques naturais, entre outros. Todas elas após registo devem ser acreditadas por uma entidade terceira com poderes para a certificação de âmbito de ação territorial, entidade essa que será parceira estratégica da plataforma em cada zona territorial. Preço O uso da plataforma não terá qualquer custo para o cidadão nem para as entidades registadas. No entanto as entidades que quiserem usar a plataforma de gestão analítica mais sofisticada (BI) ou usar APIs de integração com outros sistemas internos (CRM, SIG, Issue Management, etc.) terão a possibilidade de subscrever uma verão profissional paga. Nota: Nas versões gratuitas a plataforma PINFIXED reserva o direita da exploração publicitária da mesma, embora não seja esse o modelo de sustentabilidade esperado. Casos de estudo Projetos piloto em curso A plataforma PINFIXED está a ser desenvolvida pela Bitcliq desde início de 2015, havendo já uma versão ALPHA que está a ser testada no terreno por duas entidades portuguesas.

9 9 Uma cidade portuguesa que a está a utilizar a plataforma como suporte operacional para uma brigada de intervenção rápida. Nesta entidade a ideia é usar a plataforma para receber e gerir centralmente todas as notificações enviadas pelos munícipes, reportando situações que requerem a intervenção da brigada na via pública (grafities, buracos na calçada, falhas na iluminação, etc.). Após a fase piloto, uma aplicação móvel municipal será lançada, sendo na essência uma instância da aplicação PINFIXED (e no futuro substituída por esta).

10 10 Outra é uma empresa portuguesa, gestora de um vasto espaço património natural e edificado de fruição turística. Está a utilizar a plataforma para apoio à manutenção dos seus espaços. Neste caso, a utilização será realizada em ambiente privado, ou seja, os utilizadores serão funcionários da empresa, que reportarão todas as situações para que posteriormente estas sejam atribuídas centralmente às várias equipas técnicas de manutenção. No essencial, o serviço é o mesmo, mas neste caso, utilizado a nível privado.

11 11 Próximos passos Validação geral da ideia/conceito e angariação de parceiros e fontes de financiamento para o investimento no desenvolvimento da plataforma nas suas áreas de IDI, Marketing de Produto e Internacionalização. Esperamos que este projeto, ainda que em estado embrionário, se enquadre nos critérios do concurso e seja bem sucedido! Cordiais cumprimentos das Caldas da Rainha - Portugal A equipa da Bitcliq A new software idea!

12 Application Document Urban Analytics Award 2015 BITCLIQ 2015, April the 1st

13 13 Candidate presentation Bitcliq is a young portuguese software company (startup) focused on the agile development of technological projects, valuing innovation and national talents in Software Engineering and Multimedia Design. The main acting areas are related to Smart Cities and Industry. In this context, it is important to refer the participation in the development of the igeo "Open Code, Open Data, Open Minds" project including the mobile applications igeo Ordenamento, igeo Patrimóio and igeo Natureza as well as the digital platform Talking Heritage - digital platform of valorization and promotion of the natural and built heritage used in Sintra's Parks and Palaces. In the industries and business intelligence area, exports software development services for the operational management of industrial fishing fleets. At present, there already is a solution, almost in real time with satelite communication, monitoring a big fleet of tuna fishing that operates in the Atlantic South. Bitcliq is developing some new Future Internet projects in the smart cities sope, like Smart City Hub, in Caldas da Rainha, a platform that aims to connect the municipality and partners (commercial associations, local transport companies, among others) communication media to the citizens. Concerning the smart and analytical cities subject, we are focusing in developing PINFIXES service, wich has driven us to elaborate this candidature. Our team consists in the following elements:

14 14 Project presentation and description This project is entitled "PINFIXED Emerging Geographic Intelligence" that consists in a digital public utility service and aims to connect any world citizen to all entities responsible for managing and maintaining public spaces. The problem How many of us in our daily lives have seen situations, on a public road or in services that we use, that are wrong! And we do nothing to change those situations! Sometimes is because of self-indulgence and other times it s because we don t know who to report them! It can be a sewer cover missing, a broken lamp, a bus stop lacking information, a wasp nest in a tree, a rupture in a water main, a fallen traffic sign, a hole in a sidewalk, etc. There are some systems and applications that try to offer facilitating mechanisms but often prove to be difficult solutions to use, or demand previous knowledge of it's existence. "A minha rua" web service or applications existing in other portuguese cities, or even in other countries (e.g. SeeClickFix) are good examples of the importance of this problem. The solution Nowadays, the majority of mobile phone users use Smartphones. The overwhelming majority of Smartphones have internet access, a photographic camera and gps. With this powerful tool in hand, anyone can be a PinFixer, needing only to take a picture and send it trough PINFIXED service. Our innovation consists in the fact that the user doesn't need a specific application for every situation or localization, and doesn't need to specify the message recipient. PINFIXED platform is universal and works the same way anywhere in the world.

15 15 Our vision is that, in a near future, all smartphones incorporate PINFIXED service (as it happens today with the social network facebook), and that the native application of the photographic camera enables to send images/videos directly to the cloud, regarding situations that affect people. Optionally, users can download and use PINFIXED application that provides, besides the ability to report, another level of management of personal information (notification status, etc.). How does the platform works? The platform is developed using the Software Agents paradigm, analysis algorithms and artificial intelligence, having the ability to analyze photos/videos metadata (location, situation type, severity, etc.), and based on that information, infer what registered entity (FIXER) is more suitable to resolve the reported situation. Entities registered as FIXER indicate, in their adhesion to the platform, the scope of their operations and territorial region of influence. After report submission, the user receives a notification indicating if any entity has accepted his PIN, getting to know who accepted it. Thus, the platform also promotes a better understanding of who is responsible for certain issues in each territory. If, for a given geographical area, there is no entity available to resolve a specific type of situation, or the issue is rejected, the user is notified and given the ability to suggest another entity as an alternative. If none of steps result in a resolution, PINFIXED platform will have a non

16 16 resolved occurrence and will try to find the lacking entity that will be invited to join the platform. Any public or private entity can register in the platform as responsible for a specific geographical area and define the types of situations that can resolve, having the ability to include new types of solutions. Notifications The platform implements a notification mechanism to inform the user of his notification status. Whenever somethig is FIXED, the user that reported the situation is notified. Entity operational teams can use PINFIXED app in FIXER mode to register an image of the solved problem and thus, close the situation.. Emergent behaviour A sophisticated system of software agents which represents every citizen and entity, performs the system routines. This powerful system has the ability to communicate, negociate and learn, contributing to the evolution of the platform based in its daily use and interaction. This dynamic and non-deterministic work is known as emergent behavior. The platform will also have intelligent mechanisms to manage wianting lists and priority attributions, cross referencing notification data with other sources of informations (like weather, igeo, etc.). Key performance indicators PINFIXED offers it's users several analytical instruments, like multidimensional reports and a dashboard with many performance indicators (for example, the more recurrent incident types, territorial distribution, average time of resolution, etc.)

17 17 Business model This platform is intended to all citizens of the world (PINERS). Registered entities (FIXERS) can be any from municipalities, local authority services, civil protection, firefighters, police, energy and communications companies, public and private transportation, regulatory and environmental organizations, companies managing public spaces, beaches concessioners, natural parks, etc. After registration all of them must be accredited by a third party with authority to certificate the territorial scope of action. This entity will be a strategic partner platform in each territorial area. Price Using the platform has no cost to the citizen nor to the registered entities. Although, any entity that want's to use the more sophisticated analytical platform (BI) or use integration API's with internal systems (CRM, SIG, Issue Management, etc.) will have the possibility to subscribe a paid professional version. Study cases Ongoing pilot projects PINFIXED platform is being developed by Bitcliq since early 2015, already having an ALPHA version being tested on the field by two portuguese entities. A portuguese city is using this platform as an operation support for a quick intervention brigade. In this entity the goal is using the platform to receive and centrally manage all notifications sent by residents, reporting situations that require the brigade intervention on the public

18 18 road (graffitis, pavement holes, illumination failurem etc.). After pilot fase, a municipal application will be launched, being in it's essence an instance of PINFIXED application (ad in the future replaced by it).

19 19 The other entity is a portuguese company, manager of a wide natural and built heritage patrimony of tourist affluence. It is using the pltform to support the management of their spaces. In this case, the application use is a private environment - all workers are company employees that will report all situations that will later be assigned centrally to the various technical maintenance teams. The service is practically the same, but in private context.

20 20 Next Steps Concept validation and business partners finding in order to improve the platform development in its areas of IDI, Product Marketing and Internationalization. We sincerely hope this project, although in its initial stage, meets the competition requirements and succeeds. Kind regards from Caldas das Rainha - Portugal. Bitcliq Team - A new software idea!

Acelerar o desenvolvimento das cidades inteligentes em Portugal. Concurso Cidades Analíticas 2015 Urban Analytics Award 2015

Acelerar o desenvolvimento das cidades inteligentes em Portugal. Concurso Cidades Analíticas 2015 Urban Analytics Award 2015 Cidades Analíticas Acelerar o desenvolvimento das cidades inteligentes em Portugal Concurso Cidades Analíticas 2015 Urban Analytics Award 2015 Apresentação da candidatura: Candidato Luis Maia Oliveira

Leia mais

DATA: 06/05/2015 AUDITÓRIO: ESTRATÉGIA E GESTÃO TEMA: INFORMAÇÕES NÃO FALTAM: O QUE FAZER COM ELAS? PALESTRANTE: FERNANDO LEMOS

DATA: 06/05/2015 AUDITÓRIO: ESTRATÉGIA E GESTÃO TEMA: INFORMAÇÕES NÃO FALTAM: O QUE FAZER COM ELAS? PALESTRANTE: FERNANDO LEMOS DATA: 06/05/2015 AUDITÓRIO: ESTRATÉGIA E GESTÃO TEMA: INFORMAÇÕES NÃO FALTAM: O QUE FAZER COM ELAS? PALESTRANTE: FERNANDO LEMOS Copyright 2014 Oracle and/or its affiliates. All rights reserved. Inovando

Leia mais

Analysis, development and monitoring of business processes in Corporate environment

Analysis, development and monitoring of business processes in Corporate environment Analysis, development and monitoring of business processes in Corporate environment SAFIRA is an IT consulting boutique known for transforming the way organizations do business, or fulfil their missions,

Leia mais

Soluções para SMART CITIES. Nuno Alves

Soluções para SMART CITIES. Nuno Alves Soluções para SMART CITIES Nuno Alves Agenda Contexto Organizacional Conceito e Objetivos Intergraph Smart Cities 12/7/2014 2014 Intergraph Corporation 2 Intergraph Corporation Intergraph Intergraph helps

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. A Reputação e a Responsabilidade Social na BP Portugal: A importância da Comunicação. Por. Ana Margarida Nisa Vintém

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. A Reputação e a Responsabilidade Social na BP Portugal: A importância da Comunicação. Por. Ana Margarida Nisa Vintém UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA A Reputação e a Responsabilidade Social na BP Portugal: A importância da Comunicação Relatório de estágio apresentado à Universidade Católica Portuguesa para obtenção do

Leia mais

Easy Linux! FUNAMBOL FOR IPBRICK MANUAL. IPortalMais: a «brainware» company www.iportalmais.pt. Manual

Easy Linux! FUNAMBOL FOR IPBRICK MANUAL. IPortalMais: a «brainware» company www.iportalmais.pt. Manual IPortalMais: a «brainware» company FUNAMBOL FOR IPBRICK MANUAL Easy Linux! Title: Subject: Client: Reference: Funambol Client for Mozilla Thunderbird Doc.: Jose Lopes Author: N/Ref.: Date: 2009-04-17 Rev.:

Leia mais

Perguntas & Respostas

Perguntas & Respostas Perguntas & Respostas 17 de Abril de 2008 Versão Portuguesa 1. O que é uma Certidão Permanente?...4 2. Como posso ter acesso a uma Certidão Permanente?...4 3. Onde posso pedir uma Certidão Permanente?...4

Leia mais

Organização Sete de Setembro de Cultura e Ensino - LTDA Faculdade Sete de Setembro FASETE Bacharelado em Administração

Organização Sete de Setembro de Cultura e Ensino - LTDA Faculdade Sete de Setembro FASETE Bacharelado em Administração Organização Sete de Setembro de Cultura e Ensino - LTDA Faculdade Sete de Setembro FASETE Bacharelado em Administração VICTOR HUGO SANTANA ARAÚJO ANÁLISE DAS FORÇAS DE PORTER NUMA EMPRESA DO RAMO FARMACÊUTICO:

Leia mais

A Cloud Computing Architecture for Large Scale Video Data Processing

A Cloud Computing Architecture for Large Scale Video Data Processing Marcello de Lima Azambuja A Cloud Computing Architecture for Large Scale Video Data Processing Dissertação de Mestrado Dissertation presented to the Postgraduate Program in Informatics of the Departamento

Leia mais

Participatory Map of Rio de Janeiro

Participatory Map of Rio de Janeiro Leandro Gomes Souza Geographer Luiz Roberto Arueira da Silva Director of City Information Pereira Passos Institute - City of Rio de Janeiro About us Pereira Passos Institute (IPP) is Rio de Janeiro municipal

Leia mais

Aqui pode escolher o Sistema operativo, e o software. Para falar, faça download do Cliente 2.

Aqui pode escolher o Sistema operativo, e o software. Para falar, faça download do Cliente 2. TeamSpeak PORTUGUES ENGLISH Tutorial de registo num servidor de TeamSpeak Registration tutorial for a TeamSpeak server Feito por [WB ].::B*A*C*O::. membro de [WB ] War*Brothers - Non Dvcor Dvco Made by:

Leia mais

Tecnologia e Inovação na era da Informação

Tecnologia e Inovação na era da Informação Tecnologia e Inovação na era da Informação Cezar Taurion Executivo de Novas Tecnologias Chief Evangelist ctaurion@br.ibm.com TUDO EM TEMPO REAL TECNOLOGIA PERVASIVA E COMPUTAÇÃO SOCIAL A SOCIEDADE HIPERCONECTADA

Leia mais

// gaiato private label

// gaiato private label // gaiato private label // a empresa // the company A Calçado Gaiato é uma empresa prestadora de serviços no setor de calçado, criada em 2000 por Luís Pinto Oliveira e Mário Pinto Oliveira, sócios-fundadores

Leia mais

Criando diferenciais competitivos e minimizando riscos com uma boa. Claudio Yamashita Country Manager Intralinks Brasil

Criando diferenciais competitivos e minimizando riscos com uma boa. Claudio Yamashita Country Manager Intralinks Brasil Criando diferenciais competitivos e Informação minimizando riscos com uma boa Governança da Claudio Yamashita Country Manager Intralinks Brasil PESQUISA GLOBAL DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 2014 - EY Pensando

Leia mais

Solicitação de Mudança 01

Solicitação de Mudança 01 Solicitação de Mudança 01 Refatorar a especificação da linha de produtos Crisis Management System permitindo que o suporte ao registro de LOG seja opcional. Isso significa que o comportamento descrito

Leia mais

Integrated Network Operations Support System ISO 9001 Certified A Plataforma Integradora Integrated Platform O INOSS V2 é uma poderosa plataforma de operação e gestão centralizada de redes e serviços de

Leia mais

Apresentação Plataforma de Marketing direto Dinamização do comércio tradicional e mercado turístico Algarve Diretório de empresas & serviços do

Apresentação Plataforma de Marketing direto Dinamização do comércio tradicional e mercado turístico Algarve Diretório de empresas & serviços do Plataforma de Marketing direto Direct Marketing platform Dinamização do comércio tradicional e mercado turístico Focusing on the local and tourism markets Diretório de empresas & serviços do Algarve Algarve

Leia mais

Desenvolvimento Ágil 1

Desenvolvimento Ágil 1 Desenvolvimento Ágil 1 Just-in-Time Custo = Espaço + Publicidade + Pessoal De que forma poderiamos bater a concorrência se um destes factores fosse zero? 2 Just-in-time Inventory is waste. Custo de armazenamento

Leia mais

BIBLIOGRAFIA. Faupel, A. & Sharp, P. (2003). Promoting emotional literacy. Guidelines for schools, local authorities and

BIBLIOGRAFIA. Faupel, A. & Sharp, P. (2003). Promoting emotional literacy. Guidelines for schools, local authorities and RESUMO EXPANDIDO Pode definir-se Literacia Emocional como a capacidade para reconhecer, compreender, expressar e gerir estados emocionais, do próprio e de outras pessoas, existindo associações entre esta

Leia mais

Microsoft. Driving Better Business Performance. André Amaral aamaral@microsoft.com

Microsoft. Driving Better Business Performance. André Amaral aamaral@microsoft.com Microsoft Driving Better Business Performance André Amaral aamaral@microsoft.com Business Intelligence Improving business insight A broad category of applications and technologies for gathering, storing,

Leia mais

Transportes. Transportation. Semestre do plano de estudos 1

Transportes. Transportation. Semestre do plano de estudos 1 Nome UC Transportes CU Name Código UC 706 Curso MEC Semestre do plano de estudos 1 Área científica Engenharia Civil Duração Semestral Horas de trabalho 120 ECTS 4.5 Horas de contacto T - 22,5; TP - 22,5

Leia mais

SAP Best Practices Informações sobre disponibilidade e download para Clientes SAP e Parceiros SAP. Know-how setorial e global pré-configurado

SAP Best Practices Informações sobre disponibilidade e download para Clientes SAP e Parceiros SAP. Know-how setorial e global pré-configurado SAP Best Practices Informações sobre disponibilidade e download para Clientes SAP e Parceiros SAP Know-how setorial e global pré-configurado Índice 1.Disponibilidade dos pacotes SAP Best Practices 2.Efetuar

Leia mais

Presentation: MegaVoz Contact Center Tool

Presentation: MegaVoz Contact Center Tool Presentation: MegaVoz Contact Center Tool MegaVoz MegaVoz Solution: Automatic tool for contact phone management Contact Center strategy support; Advanced Resources technology (Computer Telephony Integration);

Leia mais

Normalização e interoperabilidade da informação geográfica

Normalização e interoperabilidade da informação geográfica Normalização e interoperabilidade da informação geográfica perspetivas para a formação em Engenharia Geográfica João Catalão Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia Faculdade de Ciências

Leia mais

DPI. Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento de Projetos e Internacionalização Project Development And Internationalization Support Office

DPI. Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento de Projetos e Internacionalização Project Development And Internationalization Support Office DPI Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento de Projetos e Internacionalização Project Development And Internationalization Support Office Apresentação/Presentation Criado em 1 de março de 2011, o Núcleo de

Leia mais

Banca examinadora: Professor Paulo N. Figueiredo, Professora Fátima Bayma de Oliveira e Professor Joaquim Rubens Fontes Filho

Banca examinadora: Professor Paulo N. Figueiredo, Professora Fátima Bayma de Oliveira e Professor Joaquim Rubens Fontes Filho Título: Direção e Taxa (Velocidade) de Acumulação de Capacidades Tecnológicas: Evidências de uma Pequena Amostra de Empresas de Software no Rio de Janeiro, 2004 Autor(a): Eduardo Coelho da Paz Miranda

Leia mais

Serviços: API REST. URL - Recurso

Serviços: API REST. URL - Recurso Serviços: API REST URL - Recurso URLs reflectem recursos Cada entidade principal deve corresponder a um recurso Cada recurso deve ter um único URL Os URLs referem em geral substantivos URLs podem reflectir

Leia mais

SAP Cloud for Analytics. Alexandre Ribeiro

SAP Cloud for Analytics. Alexandre Ribeiro SAP Cloud for Analytics Alexandre Ribeiro Meu nome é Alexandre Ribeiro Presales Specialist SAP Brasil 2 3 Por que o Dados Analítico na Nuvem? Nos próximos 2 Anos 36% Já migrou ou irá migrar para BI na

Leia mais

Enterprise Europe - Portugal

Enterprise Europe - Portugal Enterprise Europe - Portugal Oportunidades de Cooperação Internacional Agência de Inovação Bibiana Dantas Lisboa, 5-Jun-2012 Enterprise Europe Portugal Jun 2012 2 A União Europeia é um mercado de oportunidades!

Leia mais

Transformação dos negócios de distribuição e os desafios do setor

Transformação dos negócios de distribuição e os desafios do setor Transformação dos negócios de distribuição e os desafios do setor Geraldo Guimarães Jr Diretor para Indústria de Utilities SAP para Utilities Liderança Global no Setor Maior Provedor de Soluções e Aplicações

Leia mais

INFORMATION SECURITY IN ORGANIZATIONS

INFORMATION SECURITY IN ORGANIZATIONS INFORMATION SECURITY IN ORGANIZATIONS Ana Helena da Silva, MCI12017 Cristiana Coelho, MCI12013 2 SUMMARY 1. Introduction 2. The importance of IT in Organizations 3. Principles of Security 4. Information

Leia mais

Universidade do Minho. Escola de Engenharia. UC transversais Programas Doutorais 1º semestre 2012-13. 11 de outubro 2012

Universidade do Minho. Escola de Engenharia. UC transversais Programas Doutorais 1º semestre 2012-13. 11 de outubro 2012 Universidade do Minho Escola de Engenharia UC transversais Programas Doutorais 1º semestre 2012-13 11 de outubro 2012 1 2 2 courses offered in the first semestre: Métodos de Investigação em Engenharia

Leia mais

ACFES MAIORES DE 23 ANOS INGLÊS. Prova-modelo. Instruções. Verifique se o exemplar da prova está completo, isto é, se termina com a palavra FIM.

ACFES MAIORES DE 23 ANOS INGLÊS. Prova-modelo. Instruções. Verifique se o exemplar da prova está completo, isto é, se termina com a palavra FIM. ACFES MAIORES DE 23 ANOS INGLÊS Prova-modelo Instruções Verifique se o exemplar da prova está completo, isto é, se termina com a palavra FIM. A prova é avaliada em 20 valores (200 pontos). A prova é composta

Leia mais

design para a inovação social

design para a inovação social design para a inovação social mestrado em design - 15 16 universidade de aveiro gonçalo gomes março de 2016 s.1 ergonomia ergonomia > definição Ergonomia A ergonomia (do grego "ergon": trabalho; e "nomos":

Leia mais

a partnership for new applications of virtual and augmented reality targeting the automotive industry Portugal Fraunhofer Gesellschaft Agreement

a partnership for new applications of virtual and augmented reality targeting the automotive industry Portugal Fraunhofer Gesellschaft Agreement a partnership for new applications of virtual and augmented reality targeting the automotive industry Portugal Fraunhofer Gesellschaft Agreement Porto, 18th April 2007 Outline 1. Presentation of CEIIA

Leia mais

Software product lines. Paulo Borba Informatics Center Federal University of Pernambuco

Software product lines. Paulo Borba Informatics Center Federal University of Pernambuco Software product lines Paulo Borba Informatics Center Federal University of Pernambuco Software product lines basic concepts Paulo Borba Informatics Center Federal University of Pernambuco Um produto www.usm.maine.edu

Leia mais

Versão: 1.0. Segue abaixo, os passos para o processo de publicação de artigos que envolvem as etapas de Usuário/Autor. Figura 1 Creating new user.

Versão: 1.0. Segue abaixo, os passos para o processo de publicação de artigos que envolvem as etapas de Usuário/Autor. Figura 1 Creating new user. Órgão: Ministry of Science, Technology and Innovation Documento: Flow and interaction between users of the system for submitting files to the periodicals RJO - Brazilian Journal of Ornithology Responsável:

Leia mais

Português 207 Portuguese for Business

Português 207 Portuguese for Business Português 207 Portuguese for Business Spring 2012: Porugal and the EU Instructor: Jared Hendrickson Office: 1149 Van Hise Office Hours: Monday and Thursday, 11:00 am-12:00 pm e-mail: jwhendrickso@wisc.edu

Leia mais

CMDB no ITIL v3. Miguel Mira da Silva. mms@ist.utl.pt 919.671.425

CMDB no ITIL v3. Miguel Mira da Silva. mms@ist.utl.pt 919.671.425 CMDB no ITIL v3 Miguel Mira da Silva mms@ist.utl.pt 919.671.425 1 CMDB v2 Configuration Management IT components and the services provided with them are known as CI (Configuration Items) Hardware, software,

Leia mais

Easy Linux! FUNAMBOL FOR IPBRICK MANUAL. IPortalMais: a «brainmoziware» company www.iportalmais.pt. Manual Jose Lopes

Easy Linux! FUNAMBOL FOR IPBRICK MANUAL. IPortalMais: a «brainmoziware» company www.iportalmais.pt. Manual Jose Lopes IPortalMais: a «brainmoziware» company www.iportalmais.pt FUNAMBOL FOR IPBRICK MANUAL Easy Linux! Title: Subject: Client: Reference: Funambol Client for Microsoft Outlook Doc.: Author: N/Ref.: Date: 2009-04-17

Leia mais

Formação Avançada. Investigação e Desenvolvimento Tecnológico. Consultoria. Transferência e Valorização de Tecnologia

Formação Avançada. Investigação e Desenvolvimento Tecnológico. Consultoria. Transferência e Valorização de Tecnologia Investigação e Desenvolvimento Tecnológico Transferência e Valorização de Tecnologia Formação Avançada Consultoria Pré-incubação de empresas de base tecnológica Relação universidade-empresa No knowledge

Leia mais

Trabalho de Compensação de Ausência - 1º Bimestre

Trabalho de Compensação de Ausência - 1º Bimestre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Cantagalo 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9393 e 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Trabalho de Compensação de Ausência

Leia mais

Produzindo Valor com Gerenciamento do Ciclo de Vida de Aplicativos Delivering Value with Application Lifecycle Management (ALM)

Produzindo Valor com Gerenciamento do Ciclo de Vida de Aplicativos Delivering Value with Application Lifecycle Management (ALM) Produzindo Valor com Gerenciamento do Ciclo de Vida de Aplicativos Delivering Value with Application Lifecycle Management (ALM) Clementino de Mendonça Senior Development Consultant Microsoft Services O

Leia mais

Introduçao Ao Microsoft Dynamics Ax

Introduçao Ao Microsoft Dynamics Ax Introduçao Ao Microsoft Dynamics Ax Download: Introduçao Ao Microsoft Dynamics Ax PDF ebook Introduçao Ao Microsoft Dynamics Ax PDF - Are you searching for Introduçao Ao Microsoft Dynamics Ax Books? Now,

Leia mais

StartMeUp - Powered by U.S. Embassy Portugal 2013 (STARTMEUP) Regulamento. Artigo 1.º Organização e objectivos

StartMeUp - Powered by U.S. Embassy Portugal 2013 (STARTMEUP) Regulamento. Artigo 1.º Organização e objectivos StartMeUp - Powered by U.S. Embassy Portugal 2013 (STARTMEUP) Regulamento Artigo 1.º Organização e objectivos 1. O STARTMEUP é uma iniciativa organizada conjuntamente pela Embaixada dos Estados Unidos

Leia mais

O papel do MBA na carreira do executivo

O papel do MBA na carreira do executivo O papel do MBA na carreira do executivo Renata Fabrini 09.03.2010 CONFERÊNCIA ANAMBA E ENCONTRO REGIONAL LATINO AMERICANO DO EMBA COUNCIL 2010 sobre a Fesa maior empresa consultoria especializada com atuação

Leia mais

IT Governance e ISO/IEC 20000. Susana Velez

IT Governance e ISO/IEC 20000. Susana Velez IT Governance e ISO/IEC 20000 Susana Velez Desafios de TI Manter TI disponível Entregar valor aos clientes Gerir os custos de TI Gerir a complexidade Alinhar TI com o negócio Garantir conformidade com

Leia mais

GUIÃO Domínio de Referência: CIDADANIA E MULTICULTURALISMO

GUIÃO Domínio de Referência: CIDADANIA E MULTICULTURALISMO PROJECTO PROVAS EXPERIMENTAIS DE EXPRESSÃO ORAL DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - 2005-2006 Ensino Secundário - Inglês, 12º ano - Nível de Continuação 1 1º Momento GUIÃO Domínio de Referência: CIDADANIA E MULTICULTURALISMO

Leia mais

Searching for Employees Precisa-se de Empregados

Searching for Employees Precisa-se de Empregados ALIENS BAR 1 Searching for Employees Precisa-se de Empregados We need someone who can prepare drinks and cocktails for Aliens travelling from all the places in our Gallaxy. Necessitamos de alguém que possa

Leia mais

protect decorate communicate

protect decorate communicate protect decorate communicate Make your Brand Talk. O seu produto. Um smartphone. Uma digitalização. E eis que o seu cliente mergulha num universo cintilante de marcas. Recebe informações sobre produtos,

Leia mais

Interactive Internet TV Architecture Based on Scalable Video Coding

Interactive Internet TV Architecture Based on Scalable Video Coding Interactive Internet TV Architecture Based on Scalable Video Coding Pedro Gomes Moscoso Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia de Redes de Comunicações Presidente: Orientador: Co-Orientador:

Leia mais

UBIQUITOUS COLLABORATION. http://www.trprocess.com

UBIQUITOUS COLLABORATION. http://www.trprocess.com UBIQUITOUS COLLABORATION http://www.trprocess.com Our Company TR PROCESS SMART PROCESS EXPERTS A expressão Smart Process Application, como utilizamos hoje, foi definida e utilizada em seus relatórios pelos

Leia mais

Software AG. Digitalização dos Serviços Públicos. Luiz Mariotto VP Soluções e Tecnologia. 2013 Software AG. All rights reserved.

Software AG. Digitalização dos Serviços Públicos. Luiz Mariotto VP Soluções e Tecnologia. 2013 Software AG. All rights reserved. Software AG Digitalização dos Serviços Públicos Luiz Mariotto VP Soluções e Tecnologia COLLABORATIVE PROCESS ANALYSIS PORTFOLIO MANAGEMENT PROCESS AUTOMATION AND INTEGRATION INTELLIGENT BUSINESS OPERATIONS

Leia mais

SUPLEMENTO AO DIPLOMA DA UNIVERSIDADE DO MINHO (MESTRADO EM ENGENHARIA URBANA) (2º CICLO)

SUPLEMENTO AO DIPLOMA DA UNIVERSIDADE DO MINHO (MESTRADO EM ENGENHARIA URBANA) (2º CICLO) SUPLEMENTO AO DIPLOMA DA UNIVERSIDADE DO MINHO (MESTRADO EM ENGENHARIA URBANA) (2º CICLO) 1 Principal(ais) área(s) de estudo da qualificação: Engenharia Civil - Planeamento Urbanístico Engenharia Civil

Leia mais

Tese / Thesis Work Análise de desempenho de sistemas distribuídos de grande porte na plataforma Java

Tese / Thesis Work Análise de desempenho de sistemas distribuídos de grande porte na plataforma Java Licenciatura em Engenharia Informática Degree in Computer Science Engineering Análise de desempenho de sistemas distribuídos de grande porte na plataforma Java Performance analysis of large distributed

Leia mais

GUIÃO A. Ano: 9º Domínio de Referência: O Mundo do Trabalho. 1º Momento. Intervenientes e Tempos. Descrição das actividades

GUIÃO A. Ano: 9º Domínio de Referência: O Mundo do Trabalho. 1º Momento. Intervenientes e Tempos. Descrição das actividades Ano: 9º Domínio de Referência: O Mundo do Trabalho GUIÃO A 1º Momento Intervenientes e Tempos Descrição das actividades Good morning / afternoon / evening, A and B. For about three minutes, I would like

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO FABRÍCIO GERMANO ALVES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO FABRÍCIO GERMANO ALVES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO FABRÍCIO GERMANO ALVES PROTEÇÃO CONSTITUCIONAL DO CONSUMIDOR NO ÂMBITO DA REGULAÇÃO

Leia mais

Guião A. Descrição das actividades

Guião A. Descrição das actividades Proposta de Guião para uma Prova Grupo: Ponto de Encontro Disciplina: Inglês, Nível de Continuação, 11.º ano Domínio de Referência: Um Mundo de Muitas Culturas Duração da prova: 15 a 20 minutos 1.º MOMENTO

Leia mais

NetApp Visão Geral Alguns Desafios de uma Infraestrutura em Nuvem Integração com o System Center 2012

NetApp Visão Geral Alguns Desafios de uma Infraestrutura em Nuvem Integração com o System Center 2012 Agenda NetApp Visão Geral Alguns Desafios de uma Infraestrutura em Nuvem Integração com o System Center 2012 Monitoramento, Relatórios e Recomendações Pronto para sua Nuvem: System Center Orchestrator

Leia mais

Curso CP100A - Google Cloud Platform Fundamentals (8h)

Curso CP100A - Google Cloud Platform Fundamentals (8h) Curso CP100A - Google Cloud Platform Fundamentals (8h) Este curso virtual liderado por um instrutor, com 8 horas de duração, introduz os participantes aos produtos e serviços do Google Cloud Platform.

Leia mais

Treinamento para Pais Cidadania digital No Nível Fundamental. Parent Academy Digital Citizenship. At Elementary Level

Treinamento para Pais Cidadania digital No Nível Fundamental. Parent Academy Digital Citizenship. At Elementary Level Parent Academy Digital Citizenship At Elementary Level Treinamento para Pais Cidadania digital No Nível Fundamental Pan American School of Bahia March 18 and 29, 2016 Digital Citizenship Modules Cyberbullying

Leia mais

Faro. Enriching our city brand

Faro. Enriching our city brand Faro Enriching our city brand 1 2 3 establish a strategy to value our identity1 st Step evaluation supported by studies and similar work / statistical and qualitative analysis / tourists, visitors and

Leia mais

75, 8.º DTO 1250-068 LISBOA

75, 8.º DTO 1250-068 LISBOA EAbrief: Medida de incentivo ao emprego mediante o reembolso da taxa social única EAbrief: Employment incentive measure through the unique social rate reimbursement Portaria n.º 229/2012, de 03 de Agosto

Leia mais

Prova de Seleção Mestrado LINGUA INGLESA 15/02/2016

Prova de Seleção Mestrado LINGUA INGLESA 15/02/2016 Prova de Seleção Mestrado LINGUA INGLESA 15/02/2016 Instruções aos candidatos: (1) Preencher somente o número de inscrição em todas as folhas. (2) Usar caneta preta ou azul. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Leia mais

Meu CIO trouxe um tablet. E agora? Autenticando o usuário e o dispositivo. Fernando Indech Systems Engineer

Meu CIO trouxe um tablet. E agora? Autenticando o usuário e o dispositivo. Fernando Indech Systems Engineer Meu CIO trouxe um tablet. E agora? Autenticando o usuário e o dispositivo Fernando Indech Systems Engineer 1 Agenda 1 2 3 4 Mobilidade voltada ao negócio Confiança no Dispositivo e Usuário Soluções Q&A

Leia mais

Accessing the contents of the Moodle Acessando o conteúdo do Moodle

Accessing the contents of the Moodle Acessando o conteúdo do Moodle Accessing the contents of the Moodle Acessando o conteúdo do Moodle So that all the available files in the Moodle can be opened without problems, we recommend some software that will have to be installed

Leia mais

PAI RICO PAI POBRE PDF

PAI RICO PAI POBRE PDF PAI RICO PAI POBRE PDF ==> Download: PAI RICO PAI POBRE PDF PAI RICO PAI POBRE PDF - Are you searching for Pai Rico Pai Pobre Books? Now, you will be happy that at this time Pai Rico Pai Pobre PDF is available

Leia mais

A tangibilidade de um serviço de manutenção de elevadores

A tangibilidade de um serviço de manutenção de elevadores A tangibilidade de um serviço de manutenção de elevadores Tese de Mestrado em Gestão Integrada de Qualidade, Ambiente e Segurança Carlos Fernando Lopes Gomes INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS Fevereiro

Leia mais

Serviço Público Inteligente

Serviço Público Inteligente Serviço Público Inteligente Sistemas de BI, decidir com base em informação de qualidade 15 de maio de 2013 Auditório B, Reitoria UNL Patrocínio Prata Patrocinadores Globais APDSI Sistemas de Business Intelligence

Leia mais

Aceder à plataforma do concurso Accessing the call for applications platform. Submeter documentos Upload documents. Apagar documentos Delete documents

Aceder à plataforma do concurso Accessing the call for applications platform. Submeter documentos Upload documents. Apagar documentos Delete documents DRH DIREÇÃO DE RECURSOS HUMANOS HUMAN RESOURCES DIVISION CONCURSOS PARA PESSOAL DOCENTE GUIA RÁPIDO PARA SUBMETER DOCUMENTOS CALL FOR APPLICATIONS FOR FACULTY POSITIONS 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11

Leia mais

2005 2011 O caminho da GMB para aprovação técnica no PMC passou pelo projeto GMB2NLM

2005 2011 O caminho da GMB para aprovação técnica no PMC passou pelo projeto GMB2NLM 2005 2011 O caminho da GMB para aprovação técnica no PMC passou pelo projeto GMB2NLM Klaus Hartfelder Editor Assistente da GMB editor@gmb.org.br ou klaus@fmrp.usp.br Passo 1: submissão dos dados da revista

Leia mais

Eliminando Fronteiras: Aumente a Produtividade com Soluções de Mobilidade Symantec Arthur Cesar Oreana

Eliminando Fronteiras: Aumente a Produtividade com Soluções de Mobilidade Symantec Arthur Cesar Oreana Eliminando Fronteiras: Aumente a Produtividade com Soluções de Mobilidade Symantec Arthur Cesar Oreana Senior Systems Engineer 1 SYMANTEC VISION 2013 2 SYMANTEC VISION 2013 3 Valor da conectividade Era

Leia mais

Visitor, is this is very important contact with you. WATH DO WE HERE?

Visitor, is this is very important contact with you. WATH DO WE HERE? Visitor, is this is very important contact with you. I m Gilberto Martins Loureiro, Piraí s Senior Age Council President, Rio de Janeiro State, Brazil. Our city have 26.600 habitants we have 3.458 senior

Leia mais

Projeto VISIT Victim Support for Identity Theft. Lisboa, 30 Outubro 2015

Projeto VISIT Victim Support for Identity Theft. Lisboa, 30 Outubro 2015 Projeto VISIT Victim Support for Identity Theft Lisboa, 30 Outubro 2015 Descrição Título do projeto: VISIT Victim Support for Identity Theft. Financiamento: Comissão Europeia/Directorate General Home Affairs/2013/ISEC/Prevention

Leia mais

O QUE É INOVAÇÃO SOCIAL?

O QUE É INOVAÇÃO SOCIAL? O QUE É INOVAÇÃO SOCIAL? Ela está presente em diferentes temas hospices innovation camp fair trade therapeutic communities production schools social innovation corporate universities congestion charging

Leia mais

Como Gerir Dispositivos Moveis Techdata - TIC. Miguel Almeida Channel Manager at Avaya (almeidam@avaya.com)

Como Gerir Dispositivos Moveis Techdata - TIC. Miguel Almeida Channel Manager at Avaya (almeidam@avaya.com) Como Gerir Dispositivos Moveis Techdata - TIC Miguel Almeida Channel Manager at Avaya (almeidam@avaya.com) Tendências Sociais e de Mercado As organizações enfrentam uma economia difícil, concorrentes agressivos,

Leia mais

OVERVIEW DO EAMS. Enterprise Architecture Management System 2.0

OVERVIEW DO EAMS. Enterprise Architecture Management System 2.0 OVERVIEW DO EAMS Enterprise Architecture Management System 2.0 NETWORKS @arqcorp_br #eamsrio http://arquiteturacorporativa.wordpress.com/ WE MANAGE KNOWLEDGE, WITH YOU Arquitetura Empresarial Repositório

Leia mais

DevOps. Carlos Eduardo Buzeto (@_buzeto) IT Specialist IBM Software, Rational Agosto 2013. Accelerating Product and Service Innovation

DevOps. Carlos Eduardo Buzeto (@_buzeto) IT Specialist IBM Software, Rational Agosto 2013. Accelerating Product and Service Innovation DevOps Carlos Eduardo Buzeto (@_buzeto) IT Specialist IBM Software, Rational Agosto 2013 1 O desenvolvedor O mundo mágico de operações Como o desenvolvedor vê operações Como operações vê uma nova release

Leia mais

A nuvem como plataforma para a. Internet das Coisas (IoT) e inovação. em modelos de negócio

A nuvem como plataforma para a. Internet das Coisas (IoT) e inovação. em modelos de negócio A nuvem como plataforma para a Internet das Coisas (IoT) e inovação em modelos de negócio Alexandre Perazza Gerente de Serviços COMPAREX alexandre.perazza@comparex.com Impulsionam oportunidades e transformam

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular 6.2.1.1. Unidade curricular: Curricular Unit: Ficha de Unidade Curricular Comunicação Multimédia (Desenvolvimento) Multimedia Communication (Development) 6.2.1.2. Docente responsável e respectivas horas

Leia mais

Estereoscopia Digital no Ensino da Química AGRADECIMENTOS

Estereoscopia Digital no Ensino da Química AGRADECIMENTOS AGRADECIMENTOS O findar desta dissertação é o momento indicado para agradecer ao Professor Doutor João Carlos de Matos Paiva pela sua grande ajuda, pela disponibilidade sempre manifestada, pelo seu empenho

Leia mais

JOSE GABRIEL REGO. Resumo. Especializações. Experiência. Assistant Card Manager at Grupo Banco Popular jgrego@netcabo.pt

JOSE GABRIEL REGO. Resumo. Especializações. Experiência. Assistant Card Manager at Grupo Banco Popular jgrego@netcabo.pt JOSE GABRIEL REGO jgrego@netcabo.pt Resumo My main objective is to develop my career in order to deepen the experience I accumulated over the years based in the development of practical and theoretical

Leia mais

Capital Humano e Capital Social: Construir Capacidades para o Desenvolvimento dos Territórios

Capital Humano e Capital Social: Construir Capacidades para o Desenvolvimento dos Territórios UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE LETRAS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Capital Humano e Capital Social: Construir Capacidades para o Desenvolvimento dos Territórios Sandra Sofia Brito da Silva Dissertação

Leia mais

:: COMO ESCOLHER UMA ESCOLA IDIOMAS PDF ::

:: COMO ESCOLHER UMA ESCOLA IDIOMAS PDF :: :: COMO ESCOLHER UMA ESCOLA IDIOMAS PDF :: [Download] COMO ESCOLHER UMA ESCOLA IDIOMAS PDF COMO ESCOLHER UMA ESCOLA IDIOMAS PDF - Are you looking for Como Escolher Uma Escola Idiomas Books? Now, you will

Leia mais

Altos Níveis de Estoque nas Indústrias de Conexões de PVC

Altos Níveis de Estoque nas Indústrias de Conexões de PVC Altos Níveis de Estoque nas Indústrias de Conexões de PVC Junior Saviniec Ferreira; Letícia Stroparo Tozetti Faculdade Educacional de Araucária RESUMO O problema de estoque elevado é cada vez menos frequente

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 1º EXAME

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 1º EXAME SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 1º EXAME Ano Lectivo: 2005/2006 Data: 12 de Junho de 2006 Ano Curricular: 4º Ano 2º Semestre Duração: 2h00 INFORMAÇÕES GERAIS 1. O exame encontra-se em Inglês devido à existência

Leia mais

Uma visão geral da versão 2.0 do BABOK

Uma visão geral da versão 2.0 do BABOK Uma visão geral da versão 2.0 do BABOK Cover this area with a picture related to your presentation. It can be humorous. Make sure you look at the Notes Pages for more information about how to use the template.

Leia mais

Institutional Skills. Sessão informativa INSTITUTIONAL SKILLS. Passo a passo. www.britishcouncil.org.br

Institutional Skills. Sessão informativa INSTITUTIONAL SKILLS. Passo a passo. www.britishcouncil.org.br Institutional Skills Sessão informativa INSTITUTIONAL SKILLS Passo a passo 2 2 British Council e Newton Fund O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades

Leia mais

Symantec & Jogos Olímpicos Rio 2016. Julho de 2015

Symantec & Jogos Olímpicos Rio 2016. Julho de 2015 Symantec & Jogos Olímpicos Rio 2016 Julho de 2015 JOGOS OLÍMPICOS 5-21 de agosto 10.500 ATLETAS DE PAÍSES 45.000 204 VOLUNTÁRIOS 25.100 PROFISSIONAIS DE MÍDIA CREDENCIADOS 6.700 INTEGRANTES DAS DELEGAÇÕES

Leia mais

Subject: The finance source/ new application/ project submission form COMPANY / PROJECT INFORMATION. Date of Submission: Registered Company Name

Subject: The finance source/ new application/ project submission form COMPANY / PROJECT INFORMATION. Date of Submission: Registered Company Name Subject: The finance source/ new application/ project submission form All questions must be answered in details to receive an informed response. All information & data are to be provided directly by the

Leia mais

Global Logistics Solutions Soluções Logísticas Globais

Global Logistics Solutions Soluções Logísticas Globais BEM VINDO AO MUNDO RANGEL WELCOME TO RANGEL WORLD Atividade Aduaneira Customs Broker Transporte Marítimo Sea Freight ESPANHA SPAIN Transporte Aéreo Air Freight Expresso Internacional FedEx International

Leia mais

ArcGIS 10.2 - Instalação e Licenciamento da versão Student Trial

ArcGIS 10.2 - Instalação e Licenciamento da versão Student Trial ArcGIS 10.2 - Instalação e Licenciamento da versão Student Trial Este documento descreve os passos necessários para efectuar a activação e instalação da licença de ArcGIS 10.2 Desktop Student Trial. Índice

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO JOÃO FÁBIO PORTO. Diálogo e interatividade em videoaulas de matemática

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO JOÃO FÁBIO PORTO. Diálogo e interatividade em videoaulas de matemática UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO JOÃO FÁBIO PORTO Diálogo e interatividade em videoaulas de matemática São Paulo 2010 JOÃO FÁBIO PORTO Diálogo e interatividade em videoaulas de matemática

Leia mais

Global Logistics Solutions Soluções Logísticas Globais

Global Logistics Solutions Soluções Logísticas Globais Global Logistics Solutions Soluções Logísticas Globais BEM VINDO AO MUNDO RANGEL WELCOME TO RANGEL WORLD Toda uma organização ao seu serviço! Constituídos em 1980 por Eduardo Rangel, rapidamente marcámos

Leia mais

Information technology specialist (systems integration) Especialista em tecnologia da informação (integração de sistemas)

Information technology specialist (systems integration) Especialista em tecnologia da informação (integração de sistemas) Information technology specialist (systems integration) Especialista em tecnologia da informação (integração de sistemas) Professional activities/tasks Design and produce complex ICT systems by integrating

Leia mais

egovernment The Endless Frontier

egovernment The Endless Frontier CENTRO DE GESTÃO DA REDE INFORMÁTICA DO GOVERNO (Management Center for the Electronic Government Network) egovernment The Endless Frontier Alexandre Caldas 29 th June 2010 Summary VISION AND LEADERSHIP

Leia mais

Design de Multimédia e Interacção

Design de Multimédia e Interacção índice 1. Interacção 1.1 Definições 2.1 Definições 2.2 Definições - diagrama 1 2.3 Definições - sumário 2.4 Princípios - diagrama 2 2.5 So, What is Interaction Design? Bibliografia 1. Interacção 1.1 Definições

Leia mais

PORTUGUESE ENVIRONMENT AGENCY (APA) MOBILITY WEEK 2013 PORTUGAL

PORTUGUESE ENVIRONMENT AGENCY (APA) MOBILITY WEEK 2013 PORTUGAL PORTUGUESE ENVIRONMENT AGENCY (APA) MOBILITY WEEK 2013 PORTUGAL carla.jorge@apambiente.pt EUROPEAN MOBILITY WEEK 36th COORDINATION MEETING For the time being, only 25 reports received of a total of 47

Leia mais

Câmbio MONEY CHANGER. I d like to exchange some money. Gostaria de cambiar um pouco de dinheiro. Where can I find a money changer?

Câmbio MONEY CHANGER. I d like to exchange some money. Gostaria de cambiar um pouco de dinheiro. Where can I find a money changer? MONEY CHANGER Câmbio I d like to exchange some money. Where can I find a money changer? Gostaria de cambiar um pouco de dinheiro. Onde posso encontrar um câmbio? I d like to exchange (I would) Where can

Leia mais

Bárbara Rodrigues da Silva 3ALEN, 2015

Bárbara Rodrigues da Silva 3ALEN, 2015 Pets reality There are about 30 millions abandoned pets only in Brazil. Among these amount, about 10 millions are cats and the other 20 are dogs, according to WHO (World Health Organization). In large

Leia mais