Dossier de candidatura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dossier de candidatura"

Transcrição

1 Dossier de candidatura Concurso Cidades Analíticas 2015 BITCLIQ 1 de Abril de 2015

2 2 Índice Apresentação do candidato... 3 Apresentação e descrição do projeto... 5 O problema... 5 A solução... 5 E como funciona a plataforma?... 6 Notificações... 7 Comportamento emergente... 7 Indicadores de gestão - KPIs... 7 Modelo de negocio... 8 Preço... 8 Casos de estudo Projetos piloto em curso... 8 Próximos passos... 11

3 3 Apresentação do candidato A Bitcliq é uma jovem empresa portuguesa de software (startup) que se dedica ao desenvolvimento ágil de projetos tecnológicos valorizando a inovação e os talentos nacionais em Engenharia de Software e Design Multimédia. Foca a sua atividade em duas áreas: os territórios e as indústrias inteligentes. Dentro destas áreas, destacam-se a participação no desenvolvimento do projeto igeo Open Code, Open Data, Open Minds e as aplicações móveis igeo Ordenamento, igeo Património e igeo Natureza, assim como a plataforma digital TALKING HERITAGE Plataforma digital de valorização e promoção do património edificado e natural - em uso nos Parques e Palácios de Sintra. Na área das industrias e Business Intelligence exporta serviços de desenvolvimento de software para a gestão operacional de frotas de pesca industrial. Atualmente, tem já implementada uma solução a controlar em tempo quase real, com comunicação por satélite, uma grande frota de pesca de atum que opera no Atlântico Sul. A Bitcliq está a desenvolver alguns novos projetos Future Internet no âmbito das Cidades Inteligentes, como o Smart City Hub, em Caldas da Rainha, uma plataforma que visa interligar os diversos meios de comunicação do município e dos seus parceiros aos cidadãos, como a associação comercial, as empresas de transportes locais, entre outros. Ainda no âmbito das Cidades inteligentes e Analíticas, estamos a apostar no desenvolvimento do serviço PINFIXED, o que nos motivou a elaborar e enviar esta candidatura. A nossa equipa é composta pelos seguintes elementos:

4 4

5 5 Apresentação e descrição do projeto O projeto PINFIXED Emerging Geographic Intelligence consiste num serviço digital de utilidade pública, que visa ligar qualquer cidadão do mundo a todas as entidades responsáveis pela gestão e manutenção dos espaços de usufruto público. O problema Quantos de nós, no nosso dia a dia, constatamos várias situações, na via pública ou em serviços que utilizamos, que estão mal, e nada fazemos para alterar essa situação?! Não fazemos nada por comodismo, porque não sabemos como ou a quem reportar! Seja uma tampa de esgoto em falta, um candeeiro partido, uma paragem de autocarro sem informação, um ninho de vespa numa árvore, uma rotura numa conduta de água, um sinal de trânsito caído, um buraco na calçada, etc. Existem alguns sistemas e aplicações que tentam oferecer mecanismos facilitadores, mas muitas vezes são soluções complicadas de utilizar ou exigem um conhecimento prévio da sua existência. O serviço web A minha rua ou aplicações como as existentes nalgumas cidades portuguesas ou mesmo noutros países (ex: SeeClickFix) são bons exemplos da importância deste problema. A solução Hoje em dia a maioria dos utilizadores de telemóveis usa Smartphone. A esmagadora maioria dos Smartphones possuem ligação à Internet, uma câmara fotográfica e GPS. Com esta poderosa ferramenta na mão, qualquer pessoa pode ser um Pinfixer, basta tirar uma fotografia e enviá-la através do serviço PINFIXED. A nossa inovação consiste no facto do utilizador não ter a necessidade de usar uma aplicação específica para cada situação ou localização, nem ter de indicar o destinatário da mensagem, uma vez que não tem necessariamente de conhecer a entidade a quem deve reportar. A plataforma PINFIXED é universal e funciona da mesma forma em qualquer parte do mundo.

6 6 A nossa visão é de que no futuro próximo todos os Smartphones passem a incorporar o serviço PINFIXED (como acontece hoje em dia com a rede social Facebook) e que a aplicação nativa da câmara fotográfica permita enviar diretamente para a nuvem imagens/vídeos associadas ao reportar de situações que afetam as pessoas. Opcionalmente, os utilizadores podem descarregar e usar a aplicação PINFIXED que lhes oferece além da capacidade de reportar, outro nível de gestão da sua informação pessoal, como o estado das suas notificações, entre outros. E como funciona a plataforma? A plataforma é desenvolvida com recurso ao paradigma de Agentes de Software e a algoritmos de análise e inteligência artificial, tendo a capacidade de analisar os metadados das fotos/vídeos recebidos (coordenada, tipo de situação, gravidade, etc.) e com base nessa informação, inferir qual a entidade registada como FIXER a quem mais se adequa a situação reportada. As entidades registadas como FIXER indicam, no ato de adesão à plataforma, qual o âmbito da sua atuação e região territorial de influência. Após a submissão, o utilizador recebe uma notificação a indicar se alguma entidade aceitou o seu PIN e fica a saber quem aceitou. Desta forma, a plataforma também promove um maior conhecimento sobre quem se responsabiliza por determinadas questões em cada território. No caso de, para uma determinada zona geográfica, não existir nenhuma entidade disponível para resolver um determinado tipo de

7 7 situação, ou caso a que existe rejeite o pedido, o utilizador é notificado, podendo sugerir o envio para uma outra que lhe seja listada como alternativa. No limite, a plataforma PINFIXED terá uma ocorrência não resolvida e tentará encontrar a entidade em falta que deverá ser convidada para aderir à plataforma. Qualquer entidade pública ou privada poderá registar-se na plataforma como responsável por uma determinada área geográfica e tipo de situações que pode resolver, podendo inclusive acrescentar novos tipos de solução. Notificações A plataforma implementa um mecanismo de notificações para informar o utilizador do estado das suas solicitações. Sempre que algo é resolvido (FIXED) quem reportou é notificado. Os operacionais das entidades registadas podem usar a aplicação PINFIXED, em modo FIXER para registar uma imagem do problema resolvido e assim fechar o assunto. Essa imagem acompanhará as notificações enviadas. Comportamento emergente Um sofisticado sistema de agentes de software que representa cada cidadão e entidade, executa as rotinas do sistema, com capacidade de comunicação, negociação e aprendizagem, contribuindo para o crescimento da plataforma com base na sua utilização diária e interação entre si. Este funcionamento evolutivo e não determinista da plataforma denomina-se de comportamento emergente. A plataforma terá também mecanismos inteligentes de gestão de fila de espera e atribuição de prioridades, cruzando os dados das notificações com outras fontes de informação (como por exemplo a meteorologia, o igeo, entre outros.) Indicadores de gestão - KPIs A plataforma oferece aos seus utilizadores vários instrumentos analíticos como relatórios diversos (multidimensionais) e um dashboard com vários indicadores de performance, como por exemplo, o tipo de incidentes mais recorrentes, a distribuição territorial, o tempo médio de resolução de problemas tipificados, etc. Alguma informação poderá também ser disponibilizada, numa lógica de dados abertos, para que outras entidades a possam utilizar para estudos territoriais diversificados.

8 8 Modelo de negocio Esta plataforma destina-se a todos os cidadãos do mundo (PINERS). Em termos de entidades registadas (FIXERS), podem ser quaisquer desde municípios, serviços municipalizados, proteção civil, bombeiros, policia, empresas de energia e comunicações, transportes públicos e privados, entidades reguladoras e ambientais, empresas gestoras de espaços públicos, concessionários de praias, parques naturais, entre outros. Todas elas após registo devem ser acreditadas por uma entidade terceira com poderes para a certificação de âmbito de ação territorial, entidade essa que será parceira estratégica da plataforma em cada zona territorial. Preço O uso da plataforma não terá qualquer custo para o cidadão nem para as entidades registadas. No entanto as entidades que quiserem usar a plataforma de gestão analítica mais sofisticada (BI) ou usar APIs de integração com outros sistemas internos (CRM, SIG, Issue Management, etc.) terão a possibilidade de subscrever uma verão profissional paga. Nota: Nas versões gratuitas a plataforma PINFIXED reserva o direita da exploração publicitária da mesma, embora não seja esse o modelo de sustentabilidade esperado. Casos de estudo Projetos piloto em curso A plataforma PINFIXED está a ser desenvolvida pela Bitcliq desde início de 2015, havendo já uma versão ALPHA que está a ser testada no terreno por duas entidades portuguesas.

9 9 Uma cidade portuguesa que a está a utilizar a plataforma como suporte operacional para uma brigada de intervenção rápida. Nesta entidade a ideia é usar a plataforma para receber e gerir centralmente todas as notificações enviadas pelos munícipes, reportando situações que requerem a intervenção da brigada na via pública (grafities, buracos na calçada, falhas na iluminação, etc.). Após a fase piloto, uma aplicação móvel municipal será lançada, sendo na essência uma instância da aplicação PINFIXED (e no futuro substituída por esta).

10 10 Outra é uma empresa portuguesa, gestora de um vasto espaço património natural e edificado de fruição turística. Está a utilizar a plataforma para apoio à manutenção dos seus espaços. Neste caso, a utilização será realizada em ambiente privado, ou seja, os utilizadores serão funcionários da empresa, que reportarão todas as situações para que posteriormente estas sejam atribuídas centralmente às várias equipas técnicas de manutenção. No essencial, o serviço é o mesmo, mas neste caso, utilizado a nível privado.

11 11 Próximos passos Validação geral da ideia/conceito e angariação de parceiros e fontes de financiamento para o investimento no desenvolvimento da plataforma nas suas áreas de IDI, Marketing de Produto e Internacionalização. Esperamos que este projeto, ainda que em estado embrionário, se enquadre nos critérios do concurso e seja bem sucedido! Cordiais cumprimentos das Caldas da Rainha - Portugal A equipa da Bitcliq A new software idea!

12 Application Document Urban Analytics Award 2015 BITCLIQ 2015, April the 1st

13 13 Candidate presentation Bitcliq is a young portuguese software company (startup) focused on the agile development of technological projects, valuing innovation and national talents in Software Engineering and Multimedia Design. The main acting areas are related to Smart Cities and Industry. In this context, it is important to refer the participation in the development of the igeo "Open Code, Open Data, Open Minds" project including the mobile applications igeo Ordenamento, igeo Patrimóio and igeo Natureza as well as the digital platform Talking Heritage - digital platform of valorization and promotion of the natural and built heritage used in Sintra's Parks and Palaces. In the industries and business intelligence area, exports software development services for the operational management of industrial fishing fleets. At present, there already is a solution, almost in real time with satelite communication, monitoring a big fleet of tuna fishing that operates in the Atlantic South. Bitcliq is developing some new Future Internet projects in the smart cities sope, like Smart City Hub, in Caldas da Rainha, a platform that aims to connect the municipality and partners (commercial associations, local transport companies, among others) communication media to the citizens. Concerning the smart and analytical cities subject, we are focusing in developing PINFIXES service, wich has driven us to elaborate this candidature. Our team consists in the following elements:

14 14 Project presentation and description This project is entitled "PINFIXED Emerging Geographic Intelligence" that consists in a digital public utility service and aims to connect any world citizen to all entities responsible for managing and maintaining public spaces. The problem How many of us in our daily lives have seen situations, on a public road or in services that we use, that are wrong! And we do nothing to change those situations! Sometimes is because of self-indulgence and other times it s because we don t know who to report them! It can be a sewer cover missing, a broken lamp, a bus stop lacking information, a wasp nest in a tree, a rupture in a water main, a fallen traffic sign, a hole in a sidewalk, etc. There are some systems and applications that try to offer facilitating mechanisms but often prove to be difficult solutions to use, or demand previous knowledge of it's existence. "A minha rua" web service or applications existing in other portuguese cities, or even in other countries (e.g. SeeClickFix) are good examples of the importance of this problem. The solution Nowadays, the majority of mobile phone users use Smartphones. The overwhelming majority of Smartphones have internet access, a photographic camera and gps. With this powerful tool in hand, anyone can be a PinFixer, needing only to take a picture and send it trough PINFIXED service. Our innovation consists in the fact that the user doesn't need a specific application for every situation or localization, and doesn't need to specify the message recipient. PINFIXED platform is universal and works the same way anywhere in the world.

15 15 Our vision is that, in a near future, all smartphones incorporate PINFIXED service (as it happens today with the social network facebook), and that the native application of the photographic camera enables to send images/videos directly to the cloud, regarding situations that affect people. Optionally, users can download and use PINFIXED application that provides, besides the ability to report, another level of management of personal information (notification status, etc.). How does the platform works? The platform is developed using the Software Agents paradigm, analysis algorithms and artificial intelligence, having the ability to analyze photos/videos metadata (location, situation type, severity, etc.), and based on that information, infer what registered entity (FIXER) is more suitable to resolve the reported situation. Entities registered as FIXER indicate, in their adhesion to the platform, the scope of their operations and territorial region of influence. After report submission, the user receives a notification indicating if any entity has accepted his PIN, getting to know who accepted it. Thus, the platform also promotes a better understanding of who is responsible for certain issues in each territory. If, for a given geographical area, there is no entity available to resolve a specific type of situation, or the issue is rejected, the user is notified and given the ability to suggest another entity as an alternative. If none of steps result in a resolution, PINFIXED platform will have a non

16 16 resolved occurrence and will try to find the lacking entity that will be invited to join the platform. Any public or private entity can register in the platform as responsible for a specific geographical area and define the types of situations that can resolve, having the ability to include new types of solutions. Notifications The platform implements a notification mechanism to inform the user of his notification status. Whenever somethig is FIXED, the user that reported the situation is notified. Entity operational teams can use PINFIXED app in FIXER mode to register an image of the solved problem and thus, close the situation.. Emergent behaviour A sophisticated system of software agents which represents every citizen and entity, performs the system routines. This powerful system has the ability to communicate, negociate and learn, contributing to the evolution of the platform based in its daily use and interaction. This dynamic and non-deterministic work is known as emergent behavior. The platform will also have intelligent mechanisms to manage wianting lists and priority attributions, cross referencing notification data with other sources of informations (like weather, igeo, etc.). Key performance indicators PINFIXED offers it's users several analytical instruments, like multidimensional reports and a dashboard with many performance indicators (for example, the more recurrent incident types, territorial distribution, average time of resolution, etc.)

17 17 Business model This platform is intended to all citizens of the world (PINERS). Registered entities (FIXERS) can be any from municipalities, local authority services, civil protection, firefighters, police, energy and communications companies, public and private transportation, regulatory and environmental organizations, companies managing public spaces, beaches concessioners, natural parks, etc. After registration all of them must be accredited by a third party with authority to certificate the territorial scope of action. This entity will be a strategic partner platform in each territorial area. Price Using the platform has no cost to the citizen nor to the registered entities. Although, any entity that want's to use the more sophisticated analytical platform (BI) or use integration API's with internal systems (CRM, SIG, Issue Management, etc.) will have the possibility to subscribe a paid professional version. Study cases Ongoing pilot projects PINFIXED platform is being developed by Bitcliq since early 2015, already having an ALPHA version being tested on the field by two portuguese entities. A portuguese city is using this platform as an operation support for a quick intervention brigade. In this entity the goal is using the platform to receive and centrally manage all notifications sent by residents, reporting situations that require the brigade intervention on the public

18 18 road (graffitis, pavement holes, illumination failurem etc.). After pilot fase, a municipal application will be launched, being in it's essence an instance of PINFIXED application (ad in the future replaced by it).

19 19 The other entity is a portuguese company, manager of a wide natural and built heritage patrimony of tourist affluence. It is using the pltform to support the management of their spaces. In this case, the application use is a private environment - all workers are company employees that will report all situations that will later be assigned centrally to the various technical maintenance teams. The service is practically the same, but in private context.

20 20 Next Steps Concept validation and business partners finding in order to improve the platform development in its areas of IDI, Product Marketing and Internationalization. We sincerely hope this project, although in its initial stage, meets the competition requirements and succeeds. Kind regards from Caldas das Rainha - Portugal. Bitcliq Team - A new software idea!

Acelerar o desenvolvimento das cidades inteligentes em Portugal. Concurso Cidades Analíticas 2015 Urban Analytics Award 2015

Acelerar o desenvolvimento das cidades inteligentes em Portugal. Concurso Cidades Analíticas 2015 Urban Analytics Award 2015 Cidades Analíticas Acelerar o desenvolvimento das cidades inteligentes em Portugal Concurso Cidades Analíticas 2015 Urban Analytics Award 2015 Apresentação da candidatura: Candidato Luis Maia Oliveira

Leia mais

// gaiato private label

// gaiato private label // gaiato private label // a empresa // the company A Calçado Gaiato é uma empresa prestadora de serviços no setor de calçado, criada em 2000 por Luís Pinto Oliveira e Mário Pinto Oliveira, sócios-fundadores

Leia mais

Soluções para SMART CITIES. Nuno Alves

Soluções para SMART CITIES. Nuno Alves Soluções para SMART CITIES Nuno Alves Agenda Contexto Organizacional Conceito e Objetivos Intergraph Smart Cities 12/7/2014 2014 Intergraph Corporation 2 Intergraph Corporation Intergraph Intergraph helps

Leia mais

Iniciativa igeo Mentes Criativas Concurso de ideias para o desenvolvimento de uma aplicação para sistemas móveis (App)

Iniciativa igeo Mentes Criativas Concurso de ideias para o desenvolvimento de uma aplicação para sistemas móveis (App) Iniciativa igeo Mentes Criativas Concurso de ideias para o desenvolvimento de uma aplicação para sistemas móveis (App) Pedidos de esclarecimento ao Júri 18 Março 2015 «Após ler o regulamento e o documento

Leia mais

A Plataforma ArcGIS Suportando a Segurança Nacional

A Plataforma ArcGIS Suportando a Segurança Nacional A Plataforma ArcGIS Suportando a Segurança Nacional O que é Segurança Nacional? Segurança Nacional é proteger e sustentar a nação: População Economia Infraestrutura Fronteiras Prosperidade no seu todo...

Leia mais

Transformação dos negócios de distribuição e os desafios do setor

Transformação dos negócios de distribuição e os desafios do setor Transformação dos negócios de distribuição e os desafios do setor Geraldo Guimarães Jr Diretor para Indústria de Utilities SAP para Utilities Liderança Global no Setor Maior Provedor de Soluções e Aplicações

Leia mais

Gestão dos Níveis de Serviço

Gestão dos Níveis de Serviço A Gestão dos Níveis de Serviço (SLM) Os sistemas e tecnologias de informação e comunicação têm nas empresas um papel cada vez mais importante evoluindo, hoje em dia, para níveis mais elevados de funcionamento

Leia mais

Integrated Network Operations Support System ISO 9001 Certified A Plataforma Integradora Integrated Platform O INOSS V2 é uma poderosa plataforma de operação e gestão centralizada de redes e serviços de

Leia mais

Programa de Universidades

Programa de Universidades University Program International Univer- sities Certified Universities Programa de Universidades 2013 Infosistema. All rights reserved. www.iflowbpm.com O que é o iflow BPM? Tabela de Conteudos O que é

Leia mais

COLIBRI Ambiente Colaborativo Multimédia MÓDULO MOODLE. Rui Ribeiro colibri@fccn.pt. FCCN - Dezembro 2010

COLIBRI Ambiente Colaborativo Multimédia MÓDULO MOODLE. Rui Ribeiro colibri@fccn.pt. FCCN - Dezembro 2010 COLIBRI Ambiente Colaborativo Multimédia MÓDULO MOODLE FCCN - Dezembro 2010 Rui Ribeiro colibri@fccn.pt Módulo COLIBRI Concebido por: José Coelho Universidade Aberta Apoiado por: Rui Ribeiro FCCN Vitor

Leia mais

Prognos SMART OPTIMIZATION

Prognos SMART OPTIMIZATION Prognos SMART OPTIMIZATION A resposta aos seus desafios Menos estimativas e mais controlo na distribuição A ISA desenvolveu um novo software que permite o acesso a dados remotos. Através de informação

Leia mais

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A.

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A. 01. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 2 01. Apresentação da empresa é uma empresa criada em 2001 como spin-off do Instituto Superior Técnico (IST). Desenvolve tecnologias e metodologias de inovação para rentabilizar

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. A Reputação e a Responsabilidade Social na BP Portugal: A importância da Comunicação. Por. Ana Margarida Nisa Vintém

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. A Reputação e a Responsabilidade Social na BP Portugal: A importância da Comunicação. Por. Ana Margarida Nisa Vintém UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA A Reputação e a Responsabilidade Social na BP Portugal: A importância da Comunicação Relatório de estágio apresentado à Universidade Católica Portuguesa para obtenção do

Leia mais

Uma visão geral da versão 2.0 do BABOK

Uma visão geral da versão 2.0 do BABOK Uma visão geral da versão 2.0 do BABOK Cover this area with a picture related to your presentation. It can be humorous. Make sure you look at the Notes Pages for more information about how to use the template.

Leia mais

Aqui pode escolher o Sistema operativo, e o software. Para falar, faça download do Cliente 2.

Aqui pode escolher o Sistema operativo, e o software. Para falar, faça download do Cliente 2. TeamSpeak PORTUGUES ENGLISH Tutorial de registo num servidor de TeamSpeak Registration tutorial for a TeamSpeak server Feito por [WB ].::B*A*C*O::. membro de [WB ] War*Brothers - Non Dvcor Dvco Made by:

Leia mais

Consultoria Estratégica

Consultoria Estratégica Quem somos e o que fazemos A Select Advisor é uma empresa de Consultoria Estratégica Ajudamos à criação de valor, desde a intenção de investimento e angariação de parcerias até ao apoio de candidaturas

Leia mais

CIDADES INTELIGENTES DIREITO DA ENERGIA RITA NORTE

CIDADES INTELIGENTES DIREITO DA ENERGIA RITA NORTE CIDADES INTELIGENTES DIREITO DA ENERGIA RITA NORTE CIDADES INTELIGENTES NOTAS INTRODUTÓRIAS As cidades - espaços de oportunidades, desafios e problemas Diagnóstico dos espaços urbanos: Transformação demográfica

Leia mais

Estereoscopia Digital no Ensino da Química AGRADECIMENTOS

Estereoscopia Digital no Ensino da Química AGRADECIMENTOS AGRADECIMENTOS O findar desta dissertação é o momento indicado para agradecer ao Professor Doutor João Carlos de Matos Paiva pela sua grande ajuda, pela disponibilidade sempre manifestada, pelo seu empenho

Leia mais

FERRAMENTAS E SOLUÇÕES DE APOIO À GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ATIVOS

FERRAMENTAS E SOLUÇÕES DE APOIO À GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ATIVOS FERRAMENTAS E SOLUÇÕES DE APOIO À GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ATIVOS Ivo BRAGA 1 RESUMO Os Serviços de manutenção exigem cada vez mais um elevado nível de complexidade. Mesmo a nível local onde o grau de especialização

Leia mais

Suporte Técnico de Software HP

Suporte Técnico de Software HP Suporte Técnico de Software HP Serviços Tecnológicos HP - Serviços Contratuais Dados técnicos O Suporte Técnico de Software HP fornece serviços completos de suporte de software remoto para produtos de

Leia mais

DATA: 06/05/2015 AUDITÓRIO: ESTRATÉGIA E GESTÃO TEMA: INFORMAÇÕES NÃO FALTAM: O QUE FAZER COM ELAS? PALESTRANTE: FERNANDO LEMOS

DATA: 06/05/2015 AUDITÓRIO: ESTRATÉGIA E GESTÃO TEMA: INFORMAÇÕES NÃO FALTAM: O QUE FAZER COM ELAS? PALESTRANTE: FERNANDO LEMOS DATA: 06/05/2015 AUDITÓRIO: ESTRATÉGIA E GESTÃO TEMA: INFORMAÇÕES NÃO FALTAM: O QUE FAZER COM ELAS? PALESTRANTE: FERNANDO LEMOS Copyright 2014 Oracle and/or its affiliates. All rights reserved. Inovando

Leia mais

Índice. Quem somos... 3. Comunicação... 4. Parcerias e eventos... 5. Contactos... 6

Índice. Quem somos... 3. Comunicação... 4. Parcerias e eventos... 5. Contactos... 6 MARKETING SOLUTIONS Índice Quem somos... 3 Comunicação... 4 Parcerias e eventos... 5 Contactos... 6 2 Quem somos AGAINSTIME é uma empresa de consultoria de serviços em Marketing, que surge no mercado numa

Leia mais

:: COMO ESCOLHER UMA ESCOLA IDIOMAS PDF ::

:: COMO ESCOLHER UMA ESCOLA IDIOMAS PDF :: :: COMO ESCOLHER UMA ESCOLA IDIOMAS PDF :: [Download] COMO ESCOLHER UMA ESCOLA IDIOMAS PDF COMO ESCOLHER UMA ESCOLA IDIOMAS PDF - Are you looking for Como Escolher Uma Escola Idiomas Books? Now, you will

Leia mais

Serviço Público Inteligente

Serviço Público Inteligente Serviço Público Inteligente Sistemas de BI, decidir com base em informação de qualidade 15 de maio de 2013 Auditório B, Reitoria UNL Patrocínio Prata Patrocinadores Globais APDSI Gestão da Mudança SERVIÇO

Leia mais

Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (Portuguese Edition)

Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (Portuguese Edition) Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (Portuguese Edition) Naresh K. Malhotra Click here if your download doesn"t start automatically Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (Portuguese

Leia mais

Sociedade Fogás Melhor atendimento a clientes e revendas com soluções SAP

Sociedade Fogás Melhor atendimento a clientes e revendas com soluções SAP Picture Credit Customer Name, City, State/Country. Used with permission. Sociedade Fogás Melhor atendimento a clientes e revendas com soluções SAP Geral Executiva Nome da Sociedade Fogás LTDA Indústria

Leia mais

ARTIGO TÉCNICO. Os objectivos do Projecto passam por:

ARTIGO TÉCNICO. Os objectivos do Projecto passam por: A metodologia do Projecto SMART MED PARKS ARTIGO TÉCNICO O Projecto SMART MED PARKS teve o seu início em Fevereiro de 2013, com o objetivo de facultar uma ferramenta analítica de confiança para apoiar

Leia mais

Planejamento de comunicação integrada (Portuguese Edition)

Planejamento de comunicação integrada (Portuguese Edition) Planejamento de comunicação integrada (Portuguese Edition) Click here if your download doesn"t start automatically Planejamento de comunicação integrada (Portuguese Edition) Planejamento de comunicação

Leia mais

Easy Linux! FUNAMBOL FOR IPBRICK MANUAL. IPortalMais: a «brainware» company www.iportalmais.pt. Manual

Easy Linux! FUNAMBOL FOR IPBRICK MANUAL. IPortalMais: a «brainware» company www.iportalmais.pt. Manual IPortalMais: a «brainware» company FUNAMBOL FOR IPBRICK MANUAL Easy Linux! Title: Subject: Client: Reference: Funambol Client for Mozilla Thunderbird Doc.: Jose Lopes Author: N/Ref.: Date: 2009-04-17 Rev.:

Leia mais

Projeto Cidade Inteligente e Sustentável Smart City Módulo 1 CIS APPs

Projeto Cidade Inteligente e Sustentável Smart City Módulo 1 CIS APPs Projeto Cidade Inteligente e Sustentável Smart City Módulo 1 CIS APPs Projeto Cidade Inteligente O que é O Projeto Cidade Inteligente e Sustentável - Smart City é uma ação focada no uso da tecnologia e

Leia mais

SME Instrument e Fast Track to Innovation

SME Instrument e Fast Track to Innovation Apoio às PME no H2020 SME Instrument e Fast Track to Innovation Horizonte 2020 Apoio às PME no H2020 H2020 (2014-2020) Três prioridades que se reforçam mutuamente ~79M 7% para o SME Instrument Projectos

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO PARA A EMISSÃO DE PARECERES DO CLAS

REGULAMENTO INTERNO PARA A EMISSÃO DE PARECERES DO CLAS REGULAMENTO INTERNO PARA A EMISSÃO DE PARECERES DO CLAS (Enquadramento) Conforme o disposto na Resolução do Conselho de Ministros nº. 197/97, de 18 de Novembro e no Despacho Normativo nº. 8/2, de 12 de

Leia mais

PLATAFORMA INFORMÁTICA DE REQUISIÇÃO DE POLICIAMENTO DE ESPETÁCULOS DESPORTIVOS (PIRPED)

PLATAFORMA INFORMÁTICA DE REQUISIÇÃO DE POLICIAMENTO DE ESPETÁCULOS DESPORTIVOS (PIRPED) Manual de Utilizador PLATAFORMA INFORMÁTICA DE REQUISIÇÃO DE POLICIAMENTO DE ESPETÁCULOS DESPORTIVOS (PIRPED) Data: 11 De Junho de 2014 Versão: 3.0 1 Histórico do Documento Versão Data Autor Revisor Descrição

Leia mais

Perguntas & Respostas

Perguntas & Respostas Perguntas & Respostas 17 de Abril de 2008 Versão Portuguesa 1. O que é uma Certidão Permanente?...4 2. Como posso ter acesso a uma Certidão Permanente?...4 3. Onde posso pedir uma Certidão Permanente?...4

Leia mais

Soluções de Gestão de Clientes e Impressão Universal

Soluções de Gestão de Clientes e Impressão Universal Soluções de Gestão de Clientes e Impressão Universal Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações

Leia mais

Manual de normas gráficas Graphic guidelines handbook 2008

Manual de normas gráficas Graphic guidelines handbook 2008 Manual de normas gráficas Graphic guidelines handbook 2008 Introdução Introduction Este documento fornece as normas para a correcta utilização e reprodução da Identidade Visual da Cavalum SGPS, S.A. Serve

Leia mais

INDICE INTRODUÇÃO OBJETIVOS RESULTADOS DESTINATÁRIOS CONDIÇÕES DE ACESSO BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS PARTICIPANTES CLUSTER AGROALIMENTAR

INDICE INTRODUÇÃO OBJETIVOS RESULTADOS DESTINATÁRIOS CONDIÇÕES DE ACESSO BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS PARTICIPANTES CLUSTER AGROALIMENTAR INDICE INTRODUÇÃO OBJETIVOS RESULTADOS DESTINATÁRIOS CONDIÇÕES DE ACESSO BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS PARTICIPANTES CLUSTER AGROALIMENTAR PLANO DE AÇÃO DO CLUSTER CONTATOS PARCEIROS 1 INTRODUÇÃO O desafio

Leia mais

w w w. y e l l o w s c i r e. p t

w w w. y e l l o w s c i r e. p t consultoria e soluções informáticas w w w. y e l l o w s c i r e. p t A YellowScire iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, é uma empresa de consultoria de gestão e de desenvolvimento em tecnologias

Leia mais

NOVAS VANTAGENS NEW BENEFITS

NOVAS VANTAGENS NEW BENEFITS NOVO PREMIUM O SEU CARTÃO DE SAÚDE YOUR HPA HEALTH GROUP CARD NOVAS VANTAGENS BENEFITS Oferta de Check-Up Básico anual Oferta de Check-Up Dentário anual Descontos entre 10% e 30% nos serviços do Grupo

Leia mais

A necessidade da oração (Escola da Oração) (Portuguese Edition)

A necessidade da oração (Escola da Oração) (Portuguese Edition) A necessidade da oração (Escola da Oração) (Portuguese Edition) Click here if your download doesn"t start automatically A necessidade da oração (Escola da Oração) (Portuguese Edition) A necessidade da

Leia mais

IDATA: 06/05/2015 GRANDE AUDITÓRIO TEMA:QUAL O FUTURO DO SUPERMERCADO COM O CONSUMIDOR CONECTADO? PALESTRANTE: HELIO AZEVEDO

IDATA: 06/05/2015 GRANDE AUDITÓRIO TEMA:QUAL O FUTURO DO SUPERMERCADO COM O CONSUMIDOR CONECTADO? PALESTRANTE: HELIO AZEVEDO IDATA: 06/05/2015 GRANDE AUDITÓRIO TEMA:QUAL O FUTURO DO SUPERMERCADO COM O CONSUMIDOR CONECTADO? PALESTRANTE: HELIO AZEVEDO 1 TRANSFORMANDO A JORNADA DO CLIENTE Helio Azevedo SAP SALES VICE-PRESIDENT

Leia mais

Metodologia de Atuação da Rede de Mentores

Metodologia de Atuação da Rede de Mentores Metodologia de Atuação da Rede de Mentores (Projeto Mentor - Rede de Apoio ao Empreendedorismo) 1. Processo de Constituição da Rede de Mentores O Conselho Empresarial do Centro CEC/CCIC e a AIMinho, na

Leia mais

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA Service Desk Sumário Apresentação O que é o Service Desk? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial

Leia mais

Projeto VISIT Victim Support for Identity Theft. Lisboa, 30 Outubro 2015

Projeto VISIT Victim Support for Identity Theft. Lisboa, 30 Outubro 2015 Projeto VISIT Victim Support for Identity Theft Lisboa, 30 Outubro 2015 Descrição Título do projeto: VISIT Victim Support for Identity Theft. Financiamento: Comissão Europeia/Directorate General Home Affairs/2013/ISEC/Prevention

Leia mais

Participatory Map of Rio de Janeiro

Participatory Map of Rio de Janeiro Leandro Gomes Souza Geographer Luiz Roberto Arueira da Silva Director of City Information Pereira Passos Institute - City of Rio de Janeiro About us Pereira Passos Institute (IPP) is Rio de Janeiro municipal

Leia mais

Capacitação em Valorização de Tecnologias

Capacitação em Valorização de Tecnologias Capacitação em Valorização de Tecnologias Enquadramento No âmbito do projeto INESPO 2 Innovation Network Spain-Portugal, as universidades parceiras propuseram-se dinamizar uma ação de Capacitação em Valorização

Leia mais

Conceito. As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas

Conceito. As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas Conceito As empresas como ecossistemas de relações dinâmicas PÁG 02 Actualmente, face à crescente necessidade de integração dos processos de negócio, as empresas enfrentam o desafio de inovar e expandir

Leia mais

Licenciamento BMC Remedy. Esclarecimento sobre licenciamento dos produtos. 6/5/2010

Licenciamento BMC Remedy. Esclarecimento sobre licenciamento dos produtos. 6/5/2010 Licenciamento BMC Remedy Esclarecimento sobre licenciamento dos produtos. 6/5/2010 1 1.1 BMC REMEDY IT SERVICE MANAGEMENT SUÍTE A licença acima permite a instalação das seguintes aplicações: BMC Remedy

Leia mais

Solicitação de Mudança 01

Solicitação de Mudança 01 Solicitação de Mudança 01 Refatorar a especificação da linha de produtos Crisis Management System permitindo que o suporte ao registro de LOG seja opcional. Isso significa que o comportamento descrito

Leia mais

Centro de Operações para governos mais inteligentes

Centro de Operações para governos mais inteligentes Centro de Operações para governos mais inteligentes Ricardo C. Mansano IBM Brazil - Smarter Cities Sales Manager Maio- 2014 Os problemas enfrentado pelos governantes não são atuais. Centro São Paulo década

Leia mais

As Novas Tecnologias de Dados, Inteligência Competitiva e Preditiva

As Novas Tecnologias de Dados, Inteligência Competitiva e Preditiva SEMINÁRIO TEMAS ESTRATÉGICOS DO AGROPENSA Pesquisa e Inovação em Automação e Tecnologias da Informação e Comunicação As Novas Tecnologias de Dados, Inteligência Competitiva e Preditiva Brasília, 12 de

Leia mais

SAP Business One Mobile App Seus negócios em tempo real e a qualquer hora! Alexandre Castro Channel Enabler & Solution Expert

SAP Business One Mobile App Seus negócios em tempo real e a qualquer hora! Alexandre Castro Channel Enabler & Solution Expert SAP Business One Mobile App Seus negócios em tempo real e a qualquer hora! Alexandre Castro Channel Enabler & Solution Expert Vivemos em um mundo em CONSTANTE MUDANÇA 1 bilhão de pessoas nas redes sociais

Leia mais

Microsoft. Driving Better Business Performance. André Amaral aamaral@microsoft.com

Microsoft. Driving Better Business Performance. André Amaral aamaral@microsoft.com Microsoft Driving Better Business Performance André Amaral aamaral@microsoft.com Business Intelligence Improving business insight A broad category of applications and technologies for gathering, storing,

Leia mais

Factor PME. Junho 2011

Factor PME. Junho 2011 Projecto Factor PME Junho 2011 Índice Âmbito e Objectivos 03 Condições de Elegibilidade _Entidade beneficiária 04 _Projecto 05 Investimentos Elegíveis _Componentes de financiamento 06 _Despesas elegíveis

Leia mais

Geospatial Information for Integration and Development in Rio de Janeiro. Luiz Roberto Arueira City Information Director Marcus Silva GIS Consultant

Geospatial Information for Integration and Development in Rio de Janeiro. Luiz Roberto Arueira City Information Director Marcus Silva GIS Consultant Geospatial Information for Integration and Development in Rio de Janeiro Luiz Roberto Arueira City Information Director Marcus Silva GIS Consultant Context PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Instituto

Leia mais

Programa de Parceiros

Programa de Parceiros Programa de Parceiros Tabela de Conteúdos O que é iflowbpm? 1 Porquê o iflowbpm? 2 Benefícios do Parceiro 3 Programa de Parceiros e Oportunidades 4 Caracteristicas 5 Vantagens 6 Requisitos 6 Programa de

Leia mais

Soluções Empresariais. Business Remote Monitoring Solutions

Soluções Empresariais. Business Remote Monitoring Solutions Soluções Empresariais Business Remote Monitoring Solutions «A energia é hoje um bem escasso e dispendioso. Utilizá-la com rigor, de forma eficiente e sem desperdício, é o nosso desafio todos os dias» Isa

Leia mais

Serviços: API REST. URL - Recurso

Serviços: API REST. URL - Recurso Serviços: API REST URL - Recurso URLs reflectem recursos Cada entidade principal deve corresponder a um recurso Cada recurso deve ter um único URL Os URLs referem em geral substantivos URLs podem reflectir

Leia mais

M Pesa. Mobile Banking Quénia

M Pesa. Mobile Banking Quénia M Pesa Mobile Banking Quénia Total de população do Quénia 43 Milhões 10 Milhões 22 Milhões O Quénia, apresenta actualmente uma população de 43 milhões de habitantes, dos quais cerca de 10 milhões tem acesso

Leia mais

PHC dteamcontrol Externo

PHC dteamcontrol Externo PHC dteamcontrol Externo A gestão remota de projetos e de informação A solução via Internet que permite aos seus Clientes participarem nos projetos em que estão envolvidos, interagindo na otimização dos

Leia mais

As 100 melhores piadas de todos os tempos (Portuguese Edition)

As 100 melhores piadas de todos os tempos (Portuguese Edition) As 100 melhores piadas de todos os tempos (Portuguese Edition) Click here if your download doesn"t start automatically As 100 melhores piadas de todos os tempos (Portuguese Edition) As 100 melhores piadas

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

2 Categorias Categories Todas as categorias de actividade são apresentadas neste espaço All activity categories are presented in this space

2 Categorias Categories Todas as categorias de actividade são apresentadas neste espaço All activity categories are presented in this space 1 Próximas Actividades Next Activities Visualiza as próximas actividades a ter inicio, com a indicação do tempo restante Displays upcoming activities and indicating the remaining time 2 Categorias Categories

Leia mais

Helpdesk Gestão de Ocorrências na área das TIC. Marta Geraldo (Município de Palmela)

Helpdesk Gestão de Ocorrências na área das TIC. Marta Geraldo (Município de Palmela) Marta Geraldo (Município de Palmela) Marta Geraldo Município de Palmela Helpdesk AGENDA Caso de Sucesso Desafio inicial e a Solução Factos e Números Componente Financeira Solução Tecnológica Lições Aprendidas

Leia mais

75, 8.º DTO 1250-068 LISBOA

75, 8.º DTO 1250-068 LISBOA EAbrief: Medida de incentivo ao emprego mediante o reembolso da taxa social única EAbrief: Employment incentive measure through the unique social rate reimbursement Portaria n.º 229/2012, de 03 de Agosto

Leia mais

Analysis, development and monitoring of business processes in Corporate environment

Analysis, development and monitoring of business processes in Corporate environment Analysis, development and monitoring of business processes in Corporate environment SAFIRA is an IT consulting boutique known for transforming the way organizations do business, or fulfil their missions,

Leia mais

Suporte Técnico. Procedimento de Abertura de Chamados. 2010. Siemens Product Lifecycle Management Software Inc. All rights reserved

Suporte Técnico. Procedimento de Abertura de Chamados. 2010. Siemens Product Lifecycle Management Software Inc. All rights reserved Suporte Técnico Procedimento de Abertura de Chamados Siemens Siemens PLM PLM Software Software O Suporte Técnico da GTAC O Global Technical Access Center, ou GTAC, é o site global de informações técnicas

Leia mais

CRM. Serviços. Bilhetica. Aplicações. Cartão do Cidadão

CRM. Serviços. Bilhetica. Aplicações. Cartão do Cidadão Serviços CRM Cartão do Cidadão Bilhetica plicações 1 O cartão do cidadão - Para uma Cidade Digital que pretende ter o cidadão no seu umbigo, é importante que exista um número único de identificação do

Leia mais

A dança do corpo vestido: Um estudo do desenvolvimento do figurino de balé clássico até o século XIX (Portuguese Edition)

A dança do corpo vestido: Um estudo do desenvolvimento do figurino de balé clássico até o século XIX (Portuguese Edition) A dança do corpo vestido: Um estudo do desenvolvimento do figurino de balé clássico até o século XIX (Portuguese Edition) Francisca Dantas Mendes Click here if your download doesn"t start automatically

Leia mais

Universidade do Minho. Escola de Engenharia. UC transversais Programas Doutorais 1º semestre 2012-13. 11 de outubro 2012

Universidade do Minho. Escola de Engenharia. UC transversais Programas Doutorais 1º semestre 2012-13. 11 de outubro 2012 Universidade do Minho Escola de Engenharia UC transversais Programas Doutorais 1º semestre 2012-13 11 de outubro 2012 1 2 2 courses offered in the first semestre: Métodos de Investigação em Engenharia

Leia mais

HORIZONTE 2020 Oportunidades de financiamento para as empresas. Cláudia Oliveira GPPQ/FCT Ponto de Contacto Nacional Horizonte 2020

HORIZONTE 2020 Oportunidades de financiamento para as empresas. Cláudia Oliveira GPPQ/FCT Ponto de Contacto Nacional Horizonte 2020 HORIZONTE 2020 Oportunidades de financiamento para as empresas Cláudia Oliveira GPPQ/FCT Ponto de Contacto Nacional Horizonte 2020 Horizonte 2020 Abordagem integrada a todo o ciclo de I&I TRL 0-3 TRL 4-8

Leia mais

IT Governance e ISO/IEC 20000. Susana Velez

IT Governance e ISO/IEC 20000. Susana Velez IT Governance e ISO/IEC 20000 Susana Velez Desafios de TI Manter TI disponível Entregar valor aos clientes Gerir os custos de TI Gerir a complexidade Alinhar TI com o negócio Garantir conformidade com

Leia mais

versão 2.0 do BABOK Cover this area with a picture related to your presentation. It can

versão 2.0 do BABOK Cover this area with a picture related to your presentation. It can Uma visão geral da versão 2.0 do BABOK Cover this area with a picture related to your presentation. It can be humorous. Make sure you look at the Notes Pages for more information about how to use the template.

Leia mais

Tecnologia e Inovação na era da Informação

Tecnologia e Inovação na era da Informação Tecnologia e Inovação na era da Informação Cezar Taurion Executivo de Novas Tecnologias Chief Evangelist ctaurion@br.ibm.com TUDO EM TEMPO REAL TECNOLOGIA PERVASIVA E COMPUTAÇÃO SOCIAL A SOCIEDADE HIPERCONECTADA

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

Post excerpt to catch readers attention and describe the story in short

Post excerpt to catch readers attention and describe the story in short Post excerpt to catch readers attention and describe the story in short A explosão do número de usuários de smartphones está promovendo uma mudança rápida na cultura de vendas e atendimento aos clientes.

Leia mais

CMDB no ITIL v3. Miguel Mira da Silva. mms@ist.utl.pt 919.671.425

CMDB no ITIL v3. Miguel Mira da Silva. mms@ist.utl.pt 919.671.425 CMDB no ITIL v3 Miguel Mira da Silva mms@ist.utl.pt 919.671.425 1 CMDB v2 Configuration Management IT components and the services provided with them are known as CI (Configuration Items) Hardware, software,

Leia mais

SOLUÇÕES DE SOFTWARE PARA RESTAURAÇÃO, RETALHO E MOBILIDADE. Jan 2015

SOLUÇÕES DE SOFTWARE PARA RESTAURAÇÃO, RETALHO E MOBILIDADE. Jan 2015 SOLUÇÕES DE SOFTWARE PARA RESTAURAÇÃO, RETALHO E MOBILIDADE Jan 2015 Sumário Executivo A Zone Soft é uma empresa que opera no setor da restauração e retalho, com mais de 23.000 clientes ativos e a crescer

Leia mais

A SECRETÁRIA DE ESTADO DOS TRANSPORTES. Ana Paula Vitorino. por ocasião do

A SECRETÁRIA DE ESTADO DOS TRANSPORTES. Ana Paula Vitorino. por ocasião do INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA A SECRETÁRIA DE ESTADO DOS TRANSPORTES Ana Paula Vitorino por ocasião do Workshop Livro Verde Para uma nova cultura de Mobilidade Urbana Hotel Sheraton Porto 18 de Fevereiro

Leia mais

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa Como implementar Social Media na empresa 1 As razões: Empresas ainda desconhecem benefícios do uso de redes sociais Das 2,1 mil empresas ouvidas em estudo do SAS Institute e da Harvard Business Review,

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Pizz@ Online

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Pizz@ Online Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO ETEC JORGE STREET TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Pizz@ Online Ariane Danelon Martinez Fernanda

Leia mais

UBIQUITOUS COLLABORATION. http://www.trprocess.com

UBIQUITOUS COLLABORATION. http://www.trprocess.com UBIQUITOUS COLLABORATION http://www.trprocess.com Our Company TR PROCESS SMART PROCESS EXPERTS A expressão Smart Process Application, como utilizamos hoje, foi definida e utilizada em seus relatórios pelos

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NOTICIOSA EM COMUNIDADE ONLINE PARA O SÉNIOR RENATO MIGUEL SILVA COSTA. Departamento de Comunicação e Arte !!!!!!!!!

ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NOTICIOSA EM COMUNIDADE ONLINE PARA O SÉNIOR RENATO MIGUEL SILVA COSTA. Departamento de Comunicação e Arte !!!!!!!!! Universidade de Aveiro 2012 Departamento de Comunicação e Arte RENATO MIGUEL SILVA COSTA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NOTICIOSA EM COMUNIDADE ONLINE PARA O SÉNIOR RENATO MIGUEL SILVA COSTA Universidade de

Leia mais

Gerir o Utente da Estradas

Gerir o Utente da Estradas Gerir o Utente da Estradas Rui Ribeiro Director SI rui.ribeiro@estradasdeportugal.pt 18 Maio 2010 EP Estradas de Portugal S.A. Hoje e Futuro EP - Estradas de Portugal SA (EP) é uma concessionária de infraestruturas

Leia mais

A Cloud Computing Architecture for Large Scale Video Data Processing

A Cloud Computing Architecture for Large Scale Video Data Processing Marcello de Lima Azambuja A Cloud Computing Architecture for Large Scale Video Data Processing Dissertação de Mestrado Dissertation presented to the Postgraduate Program in Informatics of the Departamento

Leia mais

RICCA MOBILE IR AUXILIANDO EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO A SE COMUNICAREM NO SÉCULO 21: #mobileir

RICCA MOBILE IR AUXILIANDO EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO A SE COMUNICAREM NO SÉCULO 21: #mobileir RICCA MOBILE IR AUXILIANDO EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO A SE COMUNICAREM NO SÉCULO 21: 1 Quem somos A Ricca é uma empresa que busca trazer à atividade de RI o marketing e seus conceitos, ferramentas e valores,

Leia mais

Iniciativa PE2020. A Engenharia como fator de competitividade Projetos colaborativos. António Manzoni/Vilar Filipe

Iniciativa PE2020. A Engenharia como fator de competitividade Projetos colaborativos. António Manzoni/Vilar Filipe Iniciativa PE2020 A Engenharia como fator de competitividade Projetos colaborativos António Manzoni/Vilar Filipe Novembro 2013 Projeto Engenharia 2020 Preocupações macroeconómicas Papel da engenharia na

Leia mais

Project Communications Management. PMBOK Capítulo 10 hermano@cin.ufpe.br

Project Communications Management. PMBOK Capítulo 10 hermano@cin.ufpe.br Project Communications Management PMBOK Capítulo 10 hermano@cin.ufpe.br Quem não se comunica se intrubica Abelardo CHACRINHA Barbosa Gerência da Comunicação O gerente de projeto gasta de 75% a 90% de seu

Leia mais

Tese / Thesis Work Análise de desempenho de sistemas distribuídos de grande porte na plataforma Java

Tese / Thesis Work Análise de desempenho de sistemas distribuídos de grande porte na plataforma Java Licenciatura em Engenharia Informática Degree in Computer Science Engineering Análise de desempenho de sistemas distribuídos de grande porte na plataforma Java Performance analysis of large distributed

Leia mais

Versão: 1.0. Segue abaixo, os passos para o processo de publicação de artigos que envolvem as etapas de Usuário/Autor. Figura 1 Creating new user.

Versão: 1.0. Segue abaixo, os passos para o processo de publicação de artigos que envolvem as etapas de Usuário/Autor. Figura 1 Creating new user. Órgão: Ministry of Science, Technology and Innovation Documento: Flow and interaction between users of the system for submitting files to the periodicals RJO - Brazilian Journal of Ornithology Responsável:

Leia mais

Utilização da rede e- U/eduroam por utilizadores Convidados. Serviço Utilizador RCTS Fevereiro de 2010

Utilização da rede e- U/eduroam por utilizadores Convidados. Serviço Utilizador RCTS Fevereiro de 2010 Utilização da rede e- U/eduroam por utilizadores Convidados Serviço Utilizador RCTS Fevereiro de 2010 5 de Fevereiro de 2010 Utilização da rede e- U/eduroam por utilizadores Convidados Serviço Utilizador

Leia mais

Nova visão: Business Continuity Plan e gestão do risco operacional. Alexandre Canadas BP2S Location Manager Lisboa, 20 de Maio de 2008

Nova visão: Business Continuity Plan e gestão do risco operacional. Alexandre Canadas BP2S Location Manager Lisboa, 20 de Maio de 2008 Nova visão: Business Continuity Plan e gestão do risco operacional Alexandre Canadas BP2S Location Manager Lisboa, 20 de Maio de 2008 Agend Introdução De recuperação de actividade Dual Office Conclusão

Leia mais

Guia de recomendações para implementação de PLM em PME s

Guia de recomendações para implementação de PLM em PME s 1 Guia de recomendações para implementação de PLM em PME s RESUMO EXECUTIVO Este documento visa informar, de uma forma simples e prática, sobre o que é a gestão do ciclo de vida do Produto (PLM) e quais

Leia mais

Mobile Payments: projeto piloto

Mobile Payments: projeto piloto Mobile Payments: projeto piloto Sustentabilidade Maio, 2013 AGENDA ENQUADRAMENTO PILOTO MOBILE PAYMENTS RESULTADOS ENQUADRAMENTO Já assumida como uma tendência, o sistema de pagamento pelo telemóvel começa

Leia mais

O Consentimento Informado é um elemento necessário ao atual exercício da medicina, como um direito do paciente e um dever moral e legal do médico.

O Consentimento Informado é um elemento necessário ao atual exercício da medicina, como um direito do paciente e um dever moral e legal do médico. O Consentimento Informado é um elemento necessário ao atual exercício da medicina, como um direito do paciente e um dever moral e legal do médico. Índice Temático A empresa C3im Soluções para a área da

Leia mais

O aumento da força de vendas da empresa

O aumento da força de vendas da empresa PHC dcrm O aumento da força de vendas da empresa O enfoque total na atividade do cliente, através do acesso remoto à informação comercial, aumentando assim a capacidade de resposta aos potenciais negócios

Leia mais