Em vigor a partir de fevereiro/2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Em vigor a partir de fevereiro/2016"

Transcrição

1 Em vigor a partir de fevereiro/2016

2 O que é bullying? A importância da Lei nº O que é bullying na Lei? Lei do Bullying na imprensa O Bullying no Cinema O que é cyberbullying na Lei? Riscos do cyberbulling Proteção da criança e do adolescente Cyberbullying na Escola como prevenir Dever Legal Consequências Quem fiscaliza Qual a punição Campanhas Docentes Campanhas Pais Campanhas de Educação

3 FELIZARDO, Aloma Ribeiro. Cyberbullying: difamação na velocidade da luz. São Paulo: Willëm Books, Segundo Aloma Ribeiro Felizardo (2010) Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetitivos, em relações desiguais de poder. Exemplos: Humilhar Ignorar Perseguir Agredir

4 O bullying caracteriza-se por atos intencionais e repetidos de intimidação, humilhação, agressividade verbal e física, provocando situações onde existam alunos frequentemente excluídos, ameaçados, extorquidos, insultados ou apelidados de forma pejorativa.

5 Lei que institui o Programa de Combate à intimidação sistemática (Bullying). Entrou em vigor em fevereiro de O Programa fundamentará ações do Ministério da Educação e Secretaria Estaduais e Municipais de Educação. Trouxe responsabilidade no combate ao bullying para estabelecimentos de ensino, clubes e agremiações recreativas. Não trouxe indicativos de punições expressos.

6 [...] considera-se intimidação sistemática (BULLYING) - Todo ato de violência física ou psicológica - Intencional - Repetitivo - Que ocorre sem motivação evidente - Praticado por indivíduo ou grupo - Contra uma ou mais pessoas - Com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

7 Importância da Lei nº /2015 A Lei tem uma grande importância social, focada em pautar o debate na sociedade sobre o tema, trazendo reflexos nas mais diversas áreas como Jurídica alinhamento de nomenclaturas em processos Imprensa maior divulgação do tema para população Escolas iniciativas preventivas obrigadas por Lei Governo previsão de iniciativas públicas sobre o tema

8 O que diferencia a brincadeira, ou mesmo um erro, um equívoco, de uma prática de bullying ou cyberbullying? 1. INTENÇÃO ex: arrependimento e retratação imediata são demonstrações de que não havia a intenção. 2. REPETIÇÃO ex: a conduta reiterada demonstra que há ação premeditada, vontade de agir daquela forma, que não foi nem sem querer nem foi uma brincadeira.

9 Lei /2015 Art.2º Intimidação humilhação ou discriminação ataques físicos insultos pessoais comentários sistemáticos e apelidos pejorativos ameaças por quaisquer meios grafites depreciativos expressões preconceituosas isolamento social consciente e premeditado pilhérias

10 Pesquisa divulgada em 2015 com 109 mil estudantes de escolas públicas e particulares no Brasil. Aumento de 5% (2009) para 7% (2012) no casos de bullying. 21% já praticaram algum tipo de bullying. 7,2% foram vítimas. 51% não sabem os motivos que levaram a praticar o bullying. 18,6% casos motivados pela aparência do corpo. 16,2% casos motivados pela aparência do rosto.

11 Projetos de prevenção, conscientização e combate comunidade educativa; Bullying - Atos de violência de qualquer ordem - reiterados e repetitivos; intimidação sistemática; Cyberbullying fez o que já existia se tornar mais grave; Cuidar os excessos nem tudo é Bullying

12 Manifestar-se contra é fundamental para não ser NEGLIGENTE aos olhos da lei CAMPANHA PREVENTIVA. Nossa ESCOLA, projetos que trabalham a Convivência como: Compartilhando Emoções e Projeto Convivência, jogos e atividades cooperativas que trabalham na perspectiva da inclusão, são indicativos de um trabalho preventivo. Outras sugestões: filmes, textos, Músicas, documentários.

13 - ELEPHANT. Elephant. Uso comercial. Disponível em: < e8e55cfc1a1999e9e12f_jpg_290x478_upscale_q90.jpg>. Acesso em: 03 mar A ESTRANHA, Carrie. Carrie a estranha. Uso comercial. Disponível em:< jpg>. Acesso em: 03 mar LAFORA, Te Pego. Te pego lá fora. Uso comercial. Disponível em:< Acesso em: 03 mar O debate do bullying já é antigo em outras áreas de nossa sociedade, por exemplo no cinema, porém só recentemente ganhou destaque acadêmico e

14

15 O cyberbullying também está previsto em nossa legislação e possui a seguinte definição Lei nº /2015 Art 2º Parágrafo único. Há intimidação sistemática na rede mundial de computadores(cyberbullying), quando se usarem os instrumentos que lhe são próprios para depreciar, incitar a violência, adulterar fotos e dados pessoais com o intuito de criar meios de constrangimento psicossocial.

16 507 crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos. 21% dos pesquisados já foram vítimas de agressões on-line Casos mais recorrentes segundo a pesquisa falar mal de outra pessoa zombar de características físicas de outra pessoa marcar fotos em situação constrangedora ou vexatória ameaças zombar da sexualidade

17 A sensação de aparente anonimato do agressor. A não necessidade da presença física do agressor. A possibilidade de agredir 24h por dia/7 dias por semana. A velocidade de proliferação do conteúdo na rede. O alcance global do conteúdo. A fácil replicação deste conteúdo. A difícil/impossível remoção de todo o conteúdo da rede.

18 Pense duas vezes... Uma vez postado... O conteúdo não tem volta.

19 Segundo Constituição Federal Brasileira (CF) tem-se: CF Art É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

20 Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, [...] Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende: Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

21 Obrigação de reportar ao Conselho Tutelar Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente Art. 56 a Escola tem dever de reportar casos de maus tratos ao Conselho Tutelar local. ECA Art. 56 Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: maus tratos envolvendo seus alunos. O ausência de encaminhamento implica em infração administrativa prevista no ECA, punível com multa.

22 A Lei não traz a figura do fiscalizador ou de um órgão fiscalizador específico Poderá vir a ser realizada pelo Ministério da Educação ou Secretarias de educação Estadual e Municipal. O dever, no entanto, de proteger as crianças e adolescentes é de todos, então também temos como fiscalizadores: A sociedade

23 A Lei do Bullying não apresentou punição para as escolas ou para os agentes de bullying, porém esta previsão já existe em outras leis do Brasil como: Código Civil: ato ilícito (art.186) e previsão da respectiva indenização (art.927). Código do Consumidor: responsabilidade objetiva (art.14). Constituição Federal: responsabilidade objetiva (art.37 6º).

24 CC Art São também responsáveis pela reparação civil: Os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia. O tutor e o curador, pelos pupilos e curatelados, que se acharem nas mesmas condições. O empregador ou comitente, por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele. Os donos de hotéis, hospedarias, casas ou estabelecimentos onde se albergue por dinheiro, mesmo para fins de educação, pelos seus hóspedes, moradores e educandos. Os que gratuitamente houverem participado nos produtos do Crime, até a concorrente quantia.

25 A escola pode atuar na aproximação entre pais, alunos e professores, levando o debate do bullying para além da escola. Palestras sobre os riscos do bullying e da exposição na Internet. Exercício e atividades de casa que levam a temática da sala de aula para casa. Estudo conjunto do melhor uso das redes sociais.

26 Conciliação evitar a punição (mediação de conflitos, diálogo);

27 Trabalhar a temática da aceitação do outro, do respeito às diferenças na transversalidade dos planos de estudos. Escola obrigação de ORIENTAR - nem sempre é possível RESOLVER. A INFORMAÇÃO protege a escola. A Escola tem o dever de INFORMAR e a família de AGIR.

28 Sobre redes sociais conscientizar estudantes: PENSE ANTES DE POSTAR. UMA VEZ POSTADO, NÃO TEM VOLTA. Usar as Redes Sociais da Escola também para divulgar conteúdo de Prevenção ao Bullying (músicas, textos, campanhas, atividades e projetos da Escola, orientações) Em caso de compartilhamento de conteúdo proibido, por estudante da Escola fazer comunicado à família (Serviços), com base no artigo 241/ECA, orientando a remoção dos dispositivos.

29

30 Dra. Patricia Peck Pinheiro

Do P.L. nº 10/11 - Autógrafo nº 29/11 Proc. nº 173/11-CMV

Do P.L. nº 10/11 - Autógrafo nº 29/11 Proc. nº 173/11-CMV Do P.L. nº 10/11 - Autógrafo nº 29/11 Proc. nº 173/11-CMV LEI Nº 4.681, DE 30 DE MAIO DE 2011 Dispõe sobre o programa de combate ao bullying nas escolas públicas e privadas do Município de Valinhos. MARCOS

Leia mais

BULLYING VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

BULLYING VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES BULLYING VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Alessandra Gouvêa 1 Resumo: O presente artigo discute o tema bullying, contra crianças e adolescentes, no ambiente escolar, os sujeitos envolvidos, as

Leia mais

O que a lei define como bullying

O que a lei define como bullying Todo mundo sabe que fazer bullying é fazer sofrer. O bullying parece uma brincadeira. Mas não é. Mesmo assim, ainda tem gente que faz ou apoia, gente que sofre em silêncio ou fica calado vendo alguém sofrer.

Leia mais

O que a lei define como bullying

O que a lei define como bullying Todo mundo sabe que fazer bullying é fazer sofrer. O bullying parece uma brincadeira. Mas não é. Mesmo assim, ainda tem gente que faz ou apoia, gente que sofre em silêncio ou fica calado vendo alguém sofrer.

Leia mais

Bullying: Brasil cria lei para lidar com a violência na escola

Bullying: Brasil cria lei para lidar com a violência na escola Bullying: Brasil cria lei para lidar com a violência na escola Gorda, feio, esquisito, cabelo ruim, sardenta. Você já zombou um colega repetidamente? Ou teve prazer em ver aquele menino no colégio andar

Leia mais

O bullying no ambiente escolar e a forma de tratamento por parte do governo

O bullying no ambiente escolar e a forma de tratamento por parte do governo O bullying no ambiente escolar e a forma de tratamento por parte do governo ARTIGO DE REVISÃO ALMEIDA, Jonas Lourenço Dib de [1] ALMEIDA, Jonas Lourenço Dib de. O bullying no ambiente escolar e a forma

Leia mais

LEI /2015 COMBATE À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA (BULLYING)

LEI /2015 COMBATE À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA (BULLYING) LEI 13.185/2015 COMBATE À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA (BULLYING) Por Frank Ned Santa Cruz* A lei 13.185/2015, publicada em 6 de novembro de 2015, cumpriu vacatio legis de 90 dias e entrou em vigor em 07 de

Leia mais

CYBERBULLYING: RESPONSABILIDADE CIVIL E REPERCUSSÕES NA FAMÍLIA

CYBERBULLYING: RESPONSABILIDADE CIVIL E REPERCUSSÕES NA FAMÍLIA CYBERBULLYING: RESPONSABILIDADE CIVIL E REPERCUSSÕES NA FAMÍLIA ANDERSON SCHREIBER PROFESSOR TITULAR DE DIREITO CIVIL DA UERJ PROCURADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. ADVOGADO. Afinal, o que é exatamente

Leia mais

O que é o Cyberbullying?

O que é o Cyberbullying? O que é o Cyberbullying? O Cyberbullying baseia-se na prática que compreende comportamentos em diversos níveis que vão desde brincadeiras inoportunas, como colocar apelidos, discriminar, ignorar os colegas,

Leia mais

PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. Introdução

PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. Introdução PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO Introdução Atualmente o bullying é um dos principais desafios da rotina escolar. A palavra bullying não tem tradução exata para o português,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 29-03-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Intervenção de Terceiros: a) Denunciação da Lide: Previsto no art. 125 do NCPC. Art. 125. É admissível

Leia mais

Famílias - Abrigos: direito ao convívio familiar e social

Famílias - Abrigos: direito ao convívio familiar e social Famílias - Abrigos: direito ao convívio familiar e social INTRODUÇÃO A família é o principal grupo social para o desenvolvimento afetivo-emocional da criança e adolescente. O trabalho a ser desenvolvido

Leia mais

Dificuldades no atendimento aos casos de violência e estratégias de prevenção

Dificuldades no atendimento aos casos de violência e estratégias de prevenção Dificuldades no atendimento aos casos de violência e estratégias de prevenção Gilka Jorge Figaro Gattás Professora Livre-Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Medicina

Leia mais

DANO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE CIVIL

DANO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE CIVIL DANO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE CIVIL DANO AMBIENTAL PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS DE ORDEM CIVIL ADMINISTRATIVA E PENAL DANO É O PREJUÍZO CAUSADO A ALGUÉM PELA DETERIORAÇÃO OU INUTILIZAÇÃO DE BENS SEUS

Leia mais

INFORMATIVO 07 / 2016 INÍCIO DE VIGÊNCIA EM 09/02/2016 DE LEI FEDERAL CONTRA BULLYING

INFORMATIVO 07 / 2016 INÍCIO DE VIGÊNCIA EM 09/02/2016 DE LEI FEDERAL CONTRA BULLYING 007inf16 HMF INFORMATIVO 07 / 2016 INÍCIO DE VIGÊNCIA EM 09/02/2016 DE LEI FEDERAL CONTRA BULLYING 01 A partir de 06/02/2016, começa a valer a lei federal 13.185/2015*, que institui o Programa de Combate

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 8.242/16

PROJETO DE LEI Nº 8.242/16 PROJETO DE LEI Nº 8.242/16 DETERMINA A AFIXAÇÃO DE CARTAZES NAS SALAS DE AULA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO BÁSICA PERTENCENTES AO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres. 1-) Obrigação Solidária: Solidariedade não se presume, decorre de lei ou da vontade das partes, conforme

Leia mais

Campanha Anti-bullying. JMJ na luta de uma escola respeitosa e humanizada

Campanha Anti-bullying. JMJ na luta de uma escola respeitosa e humanizada Campanha Anti-bullying JMJ na luta de uma escola respeitosa e humanizada Se o mal é contagioso o bem também é. Deixemos-no contagiar pelo bem. Papa Francisco Caro jovem, família e educadores, Este material

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica. AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação dos Programas Federais de Respeito à Diversidade Sexual nas Escolas

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica. AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação dos Programas Federais de Respeito à Diversidade Sexual nas Escolas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação dos Programas Federais de Respeito à Diversidade Sexual nas Escolas MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Procuradoria Geral da República

Leia mais

TITLE Bullying preconceito e inclusão. ÁREA DE ENFOQUE: Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos! Projeto da Coordenadoria Distrital

TITLE Bullying preconceito e inclusão. ÁREA DE ENFOQUE: Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos! Projeto da Coordenadoria Distrital TITLE Bullying preconceito e inclusão ÁREA DE ENFOQUE: Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos! Projeto da Coordenadoria Distrital VIOLÊNCIA Força empregada contra o direito natural de outrem; ação que

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Presidência da República/Ouvidoria da Secretaria de Políticas UF: DF de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR) ASSUNTO: Denúncia de racismo

Leia mais

GUIA DE SEGURANÇA E ÉTICA DIGITAL

GUIA DE SEGURANÇA E ÉTICA DIGITAL GUIA DE SEGURANÇA E ÉTICA DIGITAL UMA QUESTÃO DE CUIDADO APRESENTAÇÃO Vivemos na era do conhecimento e podemos compartilhar ideias, sentimentos e opiniões sem limite de tempo e espaço, facilitando a interação

Leia mais

1) RESPONSABILIDADE CIVIL - INTRODUÇÃO:

1) RESPONSABILIDADE CIVIL - INTRODUÇÃO: 1 PONTO 1: Responsabilidade Civil introdução PONTO 2: Pressupostos da responsabilidade civil 1) RESPONSABILIDADE CIVIL - INTRODUÇÃO: A expressão responsabilidade significa arcar com as consequências, significa

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA

CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA GABINETE DO VEREADOR EULÓGIO NETO PROJETO DE LEI N 0062/2013 "Torna obrigatória a identificação de crianças e adolescentes nos meios de hospedagem localizados no Município". Art. 1. Ficam os meios de hospedagem,

Leia mais

PROC. Nº 1439/09 PLL Nº 050/09 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

PROC. Nº 1439/09 PLL Nº 050/09 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS O termo inglês bullying não possui tradução em língua portuguesa. Seu significado complexo tem, no mais, desautorizado as tentativas de substituição já tentadas em outros idiomas,

Leia mais

DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) Paulo Sérgio Lauretto titular da DEPCA Campo Grande/MS

DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) Paulo Sérgio Lauretto titular da DEPCA Campo Grande/MS DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) Paulo Sérgio Lauretto titular da DEPCA Campo Grande/MS Objetivo Fazer um resgate histórico do funcionamento da DEPCA como era e como

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL

CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL 1 Mensagem da Gerência A nossa conduta ética representa genuinamente o alicerce da gestão e o alinhamento dos valores, que defendemos, para traçar as bases da cultura da nossa

Leia mais

Como a falta de informações prejudica o combate ao bullying

Como a falta de informações prejudica o combate ao bullying Jornal/Revista/Site: Estadão Edição/Caderno: Blog Fausto Macedo Data: 01/09/2017 Como a falta de informações prejudica o combate ao bullying Ana Paula Siqueira* 01 Setembro 2017 10h00 O crescimento das

Leia mais

POSSE PROF. PAULO H M SOUSA

POSSE PROF. PAULO H M SOUSA POSSE PROF. PAULO H M SOUSA Posse X Detenção Ordem de outrem para manter a posse (art. 1.198) Detenção Atos de tolerância do proprietário (art. 1.208) Posse violenta ou clandestina (art. 1.208) Vício objetivo

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 228, DE 2010

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 228, DE 2010 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 228, DE 2010 Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional), para incluir entre as incumbências dos estabelecimentos

Leia mais

(Lopes Neto, 2005) Manual adaptado por Prof. Ms. Maria Lucia Dondon

(Lopes Neto, 2005) Manual adaptado por Prof. Ms. Maria Lucia Dondon BULLYING O Bullying pode ser entendido como um balizador para um nível de tolerância da sociedade com relação à violência. Portanto, enquanto a sociedade não estiver preparada para lidar com Bullying,

Leia mais

Proteção Social na Cidade de São Paulo

Proteção Social na Cidade de São Paulo Proteção Social na Cidade de São Paulo Programas: São Paulo Protege Ação Família viver em comunidade Floriano Pesaro São Paulo uma cidade muito desigual Foto: Luiz Arthur Leirão Vieira (Tuca Vieira) -

Leia mais

Responsabilidade Objetiva dos Administradores

Responsabilidade Objetiva dos Administradores Responsabilidade Objetiva dos Administradores Richard Blanchet (11) 98426-1866 rblanchet@uol.com.br São Paulo, 19 de março de 2014 Carlos Eduardo Lessa Brandão 02/03/2011 1 Agenda Introdução Responsabilidade

Leia mais

BULLYING E CYBRBULLYING: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NAS ESCOLAS. Eixo Temático: Temas Transversais

BULLYING E CYBRBULLYING: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NAS ESCOLAS. Eixo Temático: Temas Transversais ISSN 2359-1277 BULLYING E CYBRBULLYING: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NAS ESCOLAS Lueni Alves Porto, lueniporto2@gmail.com; Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com; Universidade Estadual

Leia mais

REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO

REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO REVISA LEI Fala, concurseiro! Degustação 2018 Direito Civil Depois de certo tempo estudando e não obtendo os resultados esperados e tão almejados, percebi que o errado

Leia mais

ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL

ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL MATOS, Jatene da Costa¹ DAL BOSCO, Maria Goretti 2 1 Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Dourados

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 3 Direitos Fundamentais I Prof. Diego Vale de Medeiros 3.1 Do Direito à Vida e à Saúde Art. 7º A criança e o adolescente têm direitoaproteçãoà vida e à saúde, mediante

Leia mais

CARTILHA PROMOVE CONTRA O BULLYING

CARTILHA PROMOVE CONTRA O BULLYING CARTILHA PROMOVE CONTRA O BULLYING MATERIAL DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DO COLÉGIO PROMOVE EM MAIO DE 2016 1 I - LEGISLAÇÃO Presidência da República Casa Civil Subchefia para

Leia mais

AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04

AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04 AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04 CAPÍTULO VII DA FAMÍLIA, DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DO

Leia mais

Cyberbullying: a violência virtual

Cyberbullying: a violência virtual CYBERBULLYING Cyberbullying: a violência virtual Beatriz Santomauro (novaescola@fvc.org.br) Na internet e no celular, mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam

Leia mais

São Paulo, 12 de abril de 2011

São Paulo, 12 de abril de 2011 São Paulo, 12 de abril de 2011 À MAM Baby Brasil A/c: Departamento Jurídico Rua Sampaio Viana, 75 Conjunto 1009. Paraíso São Paulo/SP 04004 000 Ref.: Apresentação do Projeto Criança e Consumo e Solicitação

Leia mais

Conceito e definição

Conceito e definição Sinais de alerta Conceito e definição BULLYING conceito Ainda não apresenta tradução consensual ( abuso de colegas, vitimizar, intimidar, violência na escola ou agressão sistemática e intencional entre

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ COLÉGIO UNIDAVI REGIMENTO DISCIPLINAR DO COLÉGIO UNIDAVI

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ COLÉGIO UNIDAVI REGIMENTO DISCIPLINAR DO COLÉGIO UNIDAVI CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ COLÉGIO UNIDAVI REGIMENTO DISCIPLINAR DO COLÉGIO UNIDAVI Revisado em 2016 2 SUMÁRIO Regimento Disciplinar do Colégio UNIDAVI... 03 1.

Leia mais

O INSTITUTO DA RESPONSABILIDADE CIVIL E O PROGRAMA DE COMBATE À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA (LEI N /2015)

O INSTITUTO DA RESPONSABILIDADE CIVIL E O PROGRAMA DE COMBATE À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA (LEI N /2015) 65 O INSTITUTO DA RESPONSABILIDADE CIVIL E O PROGRAMA DE COMBATE À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA (LEI N 13.185/2015) RESUMO ROSSO, Angela Maria. 1 MENDES, Fábio Rogério. 2 SOUZA, Ieda Maria Berger. 3 Em novembro

Leia mais

Diário n. 130 de 18 de abril de 2016

Diário n. 130 de 18 de abril de 2016 Diário n. 130 de 18 de abril de 2016 Diário n. 130 de 18 de abril de 2016 2 1. PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA 2. COLÉGIO DE PROCURADORES DE JUSTIÇA 3. CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO 4. CORREGEDORIA

Leia mais

REQUERIMENTO (Do Sr. Dr. UBIALI)

REQUERIMENTO (Do Sr. Dr. UBIALI) REQUERIMENTO (Do Sr. Dr. UBIALI) Requer o envio de Indicação ao Poder Executivo, relativa à inserção do Cooperativismo como Tema Transversal nos currículos escolares do ensino Senhor Presidente: Nos termos

Leia mais

PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. Introdução

PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. Introdução PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO Introdução Atualmente o bullying é um dos principais desafios da rotina escolar. A palavra bullying não tem tradução exata para o português,

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Conceito de Criança e Adolescente e Doutrina da Proteção Integral Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Art. 227, CF/88: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar

Leia mais

Versão: 1 ( ) Pág. 3/7

Versão: 1 ( ) Pág. 3/7 Versão: 1 (30-11-15) Pág. 3/7 PREÂMBULO A APPACDM de Coimbra, com o presente Código de Conduta para prevenção e combate da prática de assédio no trabalho, pretende constituir nos termos da Lei n.º 73/2017

Leia mais

Laís Maria Costa Silveira Promotora de Justiça de Belo Horizonte Titular da 22ª Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência e Idosos.

Laís Maria Costa Silveira Promotora de Justiça de Belo Horizonte Titular da 22ª Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência e Idosos. As medidas protetivas de urgência previstas pela Lei Maria da Penha e sua aplicação a outros segmentos de pessoas: idosos, crianças, enfermos e pessoas com deficiência Laís Maria Costa Silveira Promotora

Leia mais

Promoção e proteção dos direitos das crianças. A utilidade de critérios, ou pilares concetuais, é

Promoção e proteção dos direitos das crianças. A utilidade de critérios, ou pilares concetuais, é A utilidade de critérios, ou pilares concetuais, é inquestionável para enquadrar as ações de proteção e cuidados à infância. Os profissionais devem partilhar conceitos básicos, que os ajudem a identificar

Leia mais

OFICINA POCKET REPORTAGEM NA PRODUÇÃO DE

OFICINA POCKET REPORTAGEM NA PRODUÇÃO DE RELATO OFICINA POCKET REPORTAGEM NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO Cleide das Graças Veloso dos Santos 1 RESUMO O resumo expandido traz o relato da experiência na monitoria de um dos grupos de alunos da turma

Leia mais

Exmo. Sr. Dr. Procurador Regional dos Direitos do Cidadão Pedro Antônio de Oliveira Machado,

Exmo. Sr. Dr. Procurador Regional dos Direitos do Cidadão Pedro Antônio de Oliveira Machado, São Paulo, 16 de março de 2016 Ao Ministério Público Federal Procuradoria da República no Estado de São Paulo Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão A/c: Exmo. Sr. Dr. Procurador Regional dos Direitos

Leia mais

Direito à Saúde da Criança e do Adolescente

Direito à Saúde da Criança e do Adolescente Direito à Saúde da Criança e do Adolescente Constituição Federal de 1988 Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade,

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Legislação da Educação LEI Nº 8.069/90 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Prof. Stephanie Gurgel Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

Leia mais

Normas de Utilização do Laboratório de Fisiologia e Aspectos Práticos e Éticos da Experimentação Animal Curso de Nutrição (UFV/CRP)

Normas de Utilização do Laboratório de Fisiologia e Aspectos Práticos e Éticos da Experimentação Animal Curso de Nutrição (UFV/CRP) Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG Normas de Utilização do Laboratório de Fisiologia e Aspectos Práticos e Éticos da Experimentação Animal Curso de Nutrição (UFV/CRP) Rio Paranaíba

Leia mais

Of. nº 02/2016. Guaporé, 07 de março de 2016.

Of. nº 02/2016. Guaporé, 07 de março de 2016. Of. nº 02/2016. Guaporé, 07 de março de 2016. Senhora Presidente, Encaminho nesta Casa Legislativa, para apreciação e votação dos nobres Edis, o projeto de lei legislativa nº 001/2016, que INCLUI NO PROJETO

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SEÇÃO DE SÃO PAULO Presidente OAB-SP Dr. Marcos da Costa

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SEÇÃO DE SÃO PAULO Presidente OAB-SP Dr. Marcos da Costa ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SEÇÃO DE SÃO PAULO Presidente OAB-SP Dr. Marcos da Costa COMISSÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL CEED Presidente Dra. Cristina Moraes Sleiman COMISSÃO DE DIREITO DIGITAL E COMPLIANCE

Leia mais

1.5 Abrigo em entidade...162 1.6 Abrigo temporário...164 2. Competência para aplicação das medidas de proteção...165

1.5 Abrigo em entidade...162 1.6 Abrigo temporário...164 2. Competência para aplicação das medidas de proteção...165 SUMÁRIO DOUTRINA CAPÍTULO I INTRODUÇÃO... 3 1. Breve evolução histórica dos direitos dos idosos no Brasil... 3 2. Perfil Constitucional dos direitos dos idosos... 5 3. Princípios norteadores dos direitos

Leia mais

PROJETO. BULLYING Vamos mudar de atitude!

PROJETO. BULLYING Vamos mudar de atitude! PROJETO BULLYING Vamos mudar de atitude! PROJETO BULLYING Vamos mudar de atitude! Sowilo Editora Distribuidora de Livros Ltda. Av. Casa Verde, 2515 1º andar Casa Verde CEP 02519-200 São Paulo/SP Fones:

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA GABINETE DO MINISTRO. PORTARIA n, de 08 de fevereiro de 2007

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA GABINETE DO MINISTRO. PORTARIA n, de 08 de fevereiro de 2007 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA GABINETE DO MINISTRO PORTARIA n, de 08 de fevereiro de 2007 Regulamenta as disposições da Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA), da Lei

Leia mais

Condições de Filiação 2016 (Anexo ao Regulamento Administrativo)

Condições de Filiação 2016 (Anexo ao Regulamento Administrativo) Condições de Filiação 2016 (Anexo ao Regulamento Administrativo) DOS ESTATUTOS: Artigo 15º, Nº1 Adquirem a qualidade de Associados as Entidades referidas nos artigos 11º e 12º destes Estatutos, através

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE 2010

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE 2010 COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 7.672-A DE 2010 EMENDA DE REDAÇÃO Altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA. prevenção e combate ao assédio no trabalho

CÓDIGO DE CONDUTA. prevenção e combate ao assédio no trabalho CENTRO SOCIAL DA SÉ CATEDRAL DO PORTO Pessoa Coletiva n.º 501057609 Telefone +351222005338/Fax 222081778 Endereço Eletrónico: secretaria.csscp@gmail.com Página Internet: www.centrosocial.se-porto.pt Rua

Leia mais

DIREITO A PROTEÇÃO: DIREITO DE TODA CRIANÇA E ADOLESCENTE

DIREITO A PROTEÇÃO: DIREITO DE TODA CRIANÇA E ADOLESCENTE 1 DIREITO A PROTEÇÃO: DIREITO DE TODA CRIANÇA E ADOLESCENTE Raquel Ribeiro SOUZA1 Valderes Maria ROMERA 2 RESUMO: A violência contra crianças e adolescentes que historicamente levou nossas crianças a serem

Leia mais

A ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE NEDDIJ EM PROL DO COMBATE AO CYBERBULLYING: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE NEDDIJ EM PROL DO COMBATE AO CYBERBULLYING: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E DEFESA DOS DIREITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE NEDDIJ EM PROL DO COMBATE AO CYBERBULLYING: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Resumo Angelica Cristina Henick 1 - UNIOESTE Carla Liliane

Leia mais

CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO

CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO PREÂMBULO O presente Código de Boa Conduta, para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho, pretende estabelecer, nos termos da

Leia mais

COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES Atividade Extra - Fórum SIEPE (Compensação da carga horária do dia 08/09/2012) A atividade foi postada no módulo X Atividade Módulo X - Fórum Agenda O cursista

Leia mais

Bullying e Cyberbullying

Bullying e Cyberbullying o_p_a_r_a_p_r_e_v_enir n_d_ Con_h_e_c_e_ Bullying e Cyberbullying uma cartilha conhecendo para prevenir Este material, desenvolvido com muito carinho e responsabilidade, contempla informações úteis e objetivas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO NA SEGURANÇA DOS CONDOMÍNIOS

A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO NA SEGURANÇA DOS CONDOMÍNIOS A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO NA SEGURANÇA DOS CONDOMÍNIOS Palestrante: Maj PM José Elias de Godoy Data: 21/09/2013 Conteúdo da palestra Deveres e obrigações do síndico Áreas vulneráveis Triângulo da segurança

Leia mais

Comissão de Ética do Mapa. ÉTICA e VOCÊ 20/06/2013 1

Comissão de Ética do Mapa. ÉTICA e VOCÊ 20/06/2013 1 Comissão de Ética do Mapa ÉTICA e VOCÊ 20/06/2013 1 Ética O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta

Leia mais

REVISÃO PARA P2 LINGUAGENS PROF. ANTONIO

REVISÃO PARA P2 LINGUAGENS PROF. ANTONIO REVISÃO PARA P2 LINGUAGENS PROF. ANTONIO QUESTÃO 1) Sobre a essência da ética Quando pensamos em ética, em todos os seus sentidos, partimos da premissa de que estamos abordando a característica fundamental

Leia mais

chamada para a educação digital

chamada para a educação digital chamada para a educação digital Marco Civil da Internet obriga que a educação digital esteja presente nas escolas públicas. No entanto, a maioria das instituições educacionais paulistas desconhece a legislação

Leia mais

10 Anos do Estatuto do Idoso e os entraves à sua consolidação

10 Anos do Estatuto do Idoso e os entraves à sua consolidação 10 Anos do Estatuto do Idoso e os entraves à sua consolidação Estatuto do Idoso uma década de... D I G N I D A D E F E L I C I D A D E AT I V I D A D E V I TA L I D A D E Q U A L I D A D E R E S P E I

Leia mais

Gestão Pública Democrática

Gestão Pública Democrática Gestão Pública Democrática Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa Gestão Pública Democrática Conceito de gestão Tem origem na palavra latina gestione que se refere ao ato de gerir, gerenciar e administrar.

Leia mais

CYBERBULLYING NO DIREITO DA INTIMIDADE E DA PRIVACIDADE

CYBERBULLYING NO DIREITO DA INTIMIDADE E DA PRIVACIDADE CYBERBULLYING NO DIREITO DA INTIMIDADE E DA PRIVACIDADE Giovanna de Lourdes S dos Santos Geovana Zacarias da Costa Elizabeth Santos Millena Vilarinho Resumo: Este artigo, baseando-se em pesquisas em livros

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 95/VIII COMBATE À INSEGURANÇA E VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 95/VIII COMBATE À INSEGURANÇA E VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 95/VIII COMBATE À INSEGURANÇA E VIOLÊNCIA EM MEIO ESCOLAR A preocupação com o aumento e as características dos múltiplos episódios de violência vividos na e pela comunidade escolar

Leia mais

Lei 12.846/13 Lei Anticorrupção - Aplicação para casos tributários. Camila Abrunhosa Tapias ctapias@tozzinifreire.com.

Lei 12.846/13 Lei Anticorrupção - Aplicação para casos tributários. Camila Abrunhosa Tapias ctapias@tozzinifreire.com. Lei 12.846/13 Lei Anticorrupção - Aplicação para casos tributários Camila Abrunhosa Tapias ctapias@tozzinifreire.com.br Setembro, 2013 Introdução Nova Lei Anticorrupção se estende aos ilícitos tributários?

Leia mais

DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS TRATAMENTO FISCAL

DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS TRATAMENTO FISCAL DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS TRATAMENTO FISCAL 1. INTRODUÇÃO A implementação de controles via ERP dentro das empresas visam aperfeiçoar o fluxo operacional tornando mais racional e célere a comunicação e a

Leia mais

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO E COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. Araucária 2016

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO E COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. Araucária 2016 PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO E COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. Araucária 2016 Soeli do Rocio Nunes Lechinhoski Pedagoga do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (2013-2016) Secretaria

Leia mais

APRENDIZAGEM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DOS JOVENS DO NOSSO PAÍS

APRENDIZAGEM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DOS JOVENS DO NOSSO PAÍS APRENDIZAGEM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DOS JOVENS DO NOSSO PAÍS MARCO LEGAL I Constituição Federal de 1988 Convenção dos direitos da Criança ONU 1989 Art. 32 Não será permitido nenhum

Leia mais

REDE LOCAL DE PROTEÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DE SANTA RITA - PB: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO ARTICULADO

REDE LOCAL DE PROTEÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DE SANTA RITA - PB: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO ARTICULADO REDE LOCAL DE PROTEÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DE SANTA RITA - PB: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO ARTICULADO Ana Cláudia Santana de Andrade Tavares 1 Ana Luisa Costa de Melo 2 Carla Raquel Carmélio

Leia mais

IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CMDCA CAMPINAS II ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE CONVÊNIO

IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CMDCA CAMPINAS II ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE CONVÊNIO II ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE CONVÊNIO FUNDO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FIA O Estatuto da Criança e Adolescente - ECA estabelece a Política de Atendimento a Criança e Adolescente:

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº DE 2015. PROJETO DE LEI Nº DE 2015. Institui a Semana Estadual de Conscientização e Divulgação do Disque Direitos Humanos Disque 100, a ser realizada anualmente no período de 15 a 21 de maio. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Responsabilidade Civil: a) Objetiva: Esta responsabilidade diz respeito a não necessidade de comprovação de culpa,

Leia mais

TRABALHO INFANTIL E TRABALHO DO MENOR

TRABALHO INFANTIL E TRABALHO DO MENOR TRABALHO INFANTIL E TRABALHO DO MENOR www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.4 Criança, Adolescente e Menor...4 Vulnerabilidade... 5 2. TRABALHO DO MENOR

Leia mais

Bullying. ... fique de olho! Você pode ser a próxima vítima!

Bullying. ... fique de olho! Você pode ser a próxima vítima! Bullying... fique de olho! Você pode ser a próxima vítima! Bullying...fique de olho!você pode ser a próxima vítima! Estrutura Organizacional Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação

Leia mais

Educação financeira no contexto escolar

Educação financeira no contexto escolar Educação financeira no contexto escolar Sueli Teixeira Mello e Caroline Stumpf Buaes Ministério da Educação do Brasil (MEC) Rio de Janeiro, 09/12/2015 Sumário 2 1. O papel institucional do Ministério da

Leia mais

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana PREÂMBULO O presente Código de Boa Conduta, para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho, pretende constituir, nos termos da Lei 73/2017 de 16 de agosto, uma referência para todos os membros dos Órgãos

Leia mais

Política de Proteção à Criança Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância Compromisso com as infâncias do mundo

Política de Proteção à Criança Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância Compromisso com as infâncias do mundo Política de Proteção à Criança Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância Compromisso com as infâncias do mundo Gabriel Leitão em convênio com Política de Proteção à Criança O Centro

Leia mais

CAMARA MUNICIPAL DE VALINHOS

CAMARA MUNICIPAL DE VALINHOS / e CAMARA MUNICIPAL DE VALINHOS ESTADO DE SÃO PAULO, aos 12 de novembro de 2013. Indicação n 3 80 13 Senhor Prefeito. Atendendo parecer da Comissão de Justiça e Redação e nos termos da Resolução n 09

Leia mais

OBJETIVOS DA AULA 03/09/2009 POLÍTICA SOCIAL SETORIAL: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA AULA 3 ECA: UMA LEI ESPECÍFICA NA ÁREA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

OBJETIVOS DA AULA 03/09/2009 POLÍTICA SOCIAL SETORIAL: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA AULA 3 ECA: UMA LEI ESPECÍFICA NA ÁREA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA POLÍTICA SOCIAL SETORIAL: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA DATA: 08/09/09 AULA 3 ECA: UMA LEI ESPECÍFICA NA ÁREA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA PROFESSORAS: Suely Quixabeira Arely Soares Lúcia Helena Anastácio OBJETIVOS

Leia mais

Seminário IRC Tema: Cyberbulliyng

Seminário IRC Tema: Cyberbulliyng Seminário IRC Tema: Cyberbulliyng Professor: Carlos Rocha Alunos: Elias Junior Emerson Max Cyberbullyng Para entender o Cyberbullyngé preciso entender o Para entender o Cyberbullyngé preciso entender o

Leia mais