Seminário IRC Tema: Cyberbulliyng

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Seminário IRC Tema: Cyberbulliyng"

Transcrição

1 Seminário IRC Tema: Cyberbulliyng Professor: Carlos Rocha Alunos: Elias Junior Emerson Max

2 Cyberbullyng

3 Para entender o Cyberbullyngé preciso entender o Para entender o Cyberbullyngé preciso entender o conceito de bullying.

4 Bullying Conceito: Bullyingé a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa que podem causardanos físicosepsicológicosàs vítimas. O termo surgiu a partir do inglêsbully, palavra que significatirano,brigãoouvalentão, na tradução para o português.

5 Bullying Bullyngé o ato de bulir, tocar, bater, socar, zombar, tripudiar, ridicularizar e colocar apelidos humilhantes. Obullyingpode serpraticado em qualquer ambiente, como na rua, na escola, na igreja, em clubes, no trabalho, etc. Em muitos casos é praticado por pessoas dentro da própria casa da vítima, ou seja, pelos seus próprios familiares. Para a justiça brasileira, obullyingestá enquadrado em infrações previstas no Código Penal, como injúria, difamação e lesão corporal. Ainda não existe uma lei que puna os agressores com o devido merecimento.

6 Cyberbullying Conceito: É um tipo deviolênciapraticadacontra alguématravés da internetou de outras tecnologias relacionadas. Etimologicamente, o termo é formado a partir da junção das palavras cyber, palavra de origem inglesa e que é associada a todo o tipo de comunicação virtual usando mídias digitais, como a internet, ecom o termo bullying.

7 Diferença entre Bullyinge CyberBullying Bullying Acontece em um ambiente restrito como escola, ambiente de trabalho. O agressor não se oculta. A vítima se sente segura longe do ambiente onde foi praticado o Bullying. Cyberbullying Acontece o tempo todo. A vítima é mais exposta pois o alcance da tecnologia é amplo. O agressor se oculta na tecnologia. A vítima não se sente segura em lugar algum.

8 Exemplos de Cyberbullying A vitima é bombardeado por s anônimos ameaçadores e assustadores, e não sabe quem envia. Fofocas e rumores sobre a vítima são espalhados pela internet e a maioria acredita ser verdade. Criação de perfis falsos nas redes sócias para denegrir a imagem da vítima.

9 Personagens do Cyberbullyng O Cyberbulyingengloba 3 tipos de personagens que são: Agressor; Vítima; Espectador ou Plateia.

10 Agressor Éaquele que quer se sentir superior e poderoso, sentido-se bem com a reação da vítima. Usa o meio tecnológico sem ser submetido a julgamento se escondendo a atrás do anonimato que a tecnologia permite.

11 Agressor Desenvolve ao longo dos anos várias tendências que podem se caracterizar como comportamentos de risco. Destacamos as seguintes: Tem uma falsa sensação de poder, consome exageradamente álcool e/ou drogas; Assim como a vítima, também pode tentar ou cometer suicídio; Desenvolve comportamentos antissociais.

12 Vitima Costuma ser tímida ou pouco sociável e o agressor pratica esse tipo de ação em relação a (raça, altura, peso). A vítima geralmente é insegura e quando agredida fica retraída, o que a torna um alvo ainda mais fácil.

13 Vitima A vítima pode desenvolver vários problemas como pouca autoestima, medo, angústia, pesadelos, ansiedade, insônia. Não consegue buscar ajuda de colegas; Possui dificuldade nos relacionamentos interpessoais; Pode tentar ou cometer suicídio, automutilação, abuso de álcool e/ou drogas.

14 Plateia ou espectador Nem sempre reconhecido como personagem atuante em uma agressão. É fundamental para a continuidade do conflito. O espectador típico é uma testemunha dos fatos: Não sai em defesa da vítima nem se junta aos agressores. Quando recebe uma mensagem não repassa. Essa atitude passiva ocorre por medo de também ser alvo de ataques ou por falta de iniciativa para tomar partido. Também há os que atuam como uma plateia ativa ou uma torcida, reforçando a agressão, rindo ou dizendo palavras de incentivo. Esses retransmitem imagens ou fofocas, tornando-se co-autores ou corresponsáveis.

15 Como identificar o Cyberbullying A vitima apresenta ter os seguintes sintomas: Déficit de atenção; Falta de concentração; Desmotivação; Falta de vontade; Timidez; Exclusão social; Insegurança; Ansiedade ou pânico; Mudança repentina de comportamento.

16 Como identificar o Cyberbullying Ficar triste ou assustado ao receber algum ou SMS; Evita o celular; Evita mexer no computador; Abandono das redes sociais; Medo ou pavor o tempo todo.

17 Casos de Cyberbullying

18 Julia Rebbeca Ela teve um vídeo íntimo vazado do whatsapppara as redes sociais, quando tinha 17 anos, após isso entrou em depressão após sofrer com a divulgação e anunciou sua morte utilizando o twiter.

19 Ryan Halligan Ryan Patrick Halligancometeu suicídio aos 13 anos, ele vivia em Vermont, nos Estados Unidos. Ele foi vítima de bullyinge cyberbullyingde seus colegas da escola. Ele teve problemas de aprendizado na escola durante a sétima série. Mais tarde, os pais de Ryan entraram em contato com a escola para tentar coibir esse problema. No fim, um garoto que maltratava Ryan se tornou seu amigo, mas apenas para saber mais informações do garoto e espalhar boatos de que ele era homossexual. Durante as férias, Ryan começou a usar serviços de mensagens instantâneas AIM, os colegas começaram a atacar e perguntar de sua sexualidade. Inclusive, uma garota que Ryan gostava e que ele se declarou para ela, então ela utilizou as mensagens para humilhá-lo. Quando eles se encontraram pessoalmente, ela o chamou de perdedor e ele disse que são garotas como você que me fazem sentir vontade de me matar. Ryan se matou em outubro de 2003.

20 Como combater o Cyberbullying Em toda a pesquisa feita percebeu-se que a melhor forma de tratar o cyberbullyingé não silenciar. Ao se deparar com o assedio, só não compartilhar não basta, se for nas redes sociais temos que reportar abuso. Participar e incentivar campanhas de conscientização digital. No caso de crianças sempre se atentar a mudança de comportamento, orientar, acolher e incentivar a não se calar diante do abuso.

21 LEI Nº , DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015 No contexto e para os fins desta Lei, considera-se intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Há intimidação sistemática na rede mundial de computadores (cyberbullying), quando se usarem os instrumentos que lhe são próprios para depreciar, incitar a violência, adulterar fotos e dados pessoais com o intuito de criar meios de constrangimento psicossocial.

22 LEI Nº , DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015 A lei não caracteriza punição como reclusão de acordo com inciso VIII do art. 4º deve evitar, tanto quanto possível, a punição dos agressores privilegiando mecanismos e instrumentos alternativos que promovam a efetiva responsabilização e a mudança de comportamento hostil.

23 Cyberbullyingé crime? Existe duas vertentes uma que informa que na legislação brasileira é muito vago sobre o assunto sendo assim a melhor forma de tratar seria a conscientização digital. A outra vertente afirma que o mesmo é crime e que não precisa de mudanças na legislação pois o mesmo caracteriza crime de honra.

24 Como denunciar? Existe varias ONG que trabalha em função disso a mais renomada no Brasil é a SAFERNET, na qual é possível obter ajuda de psicólogos online. Em toda rede social como Facebook, Twiter, Instagramfoi possível encontrar formas de denunciar o abuso, ajuda e orientações para esses casos. No Brasil a denuncia pode ser feita na Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos no Paraná: Nuciber Núcleo de Combate aos CibercrimesRuaJosé Loureiro, 376 1º andar, sala 1 Curitiba (PR)Telefone: (41) cibercrimes@pc.pr.gov.br

25 Amanda Todd

26 Para Pensar Meme é Cyberbullying? Eu pratico Cyberbullying? Conheço Alguém que está sofrendo?

O que a lei define como bullying

O que a lei define como bullying Todo mundo sabe que fazer bullying é fazer sofrer. O bullying parece uma brincadeira. Mas não é. Mesmo assim, ainda tem gente que faz ou apoia, gente que sofre em silêncio ou fica calado vendo alguém sofrer.

Leia mais

O que a lei define como bullying

O que a lei define como bullying Todo mundo sabe que fazer bullying é fazer sofrer. O bullying parece uma brincadeira. Mas não é. Mesmo assim, ainda tem gente que faz ou apoia, gente que sofre em silêncio ou fica calado vendo alguém sofrer.

Leia mais

O Bullyingno contexto das escolas brasileiras. Professora Cíntia

O Bullyingno contexto das escolas brasileiras. Professora Cíntia Professora Cíntia O Bullyingno contexto das escolas brasileiras. Professora Cíntia Conceitos Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira

Leia mais

(Lopes Neto, 2005) Manual adaptado por Prof. Ms. Maria Lucia Dondon

(Lopes Neto, 2005) Manual adaptado por Prof. Ms. Maria Lucia Dondon BULLYING O Bullying pode ser entendido como um balizador para um nível de tolerância da sociedade com relação à violência. Portanto, enquanto a sociedade não estiver preparada para lidar com Bullying,

Leia mais

Bullying e Cyberbullying

Bullying e Cyberbullying Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM Departamento de Química DEQUI Bullying e Cyberbullying Franciele Martins de Queiroz Diamantina, 22 de Outubro de 2016 1 Brincadeira X Bullying/Cyberbullying

Leia mais

Bullying: Brasil cria lei para lidar com a violência na escola

Bullying: Brasil cria lei para lidar com a violência na escola Bullying: Brasil cria lei para lidar com a violência na escola Gorda, feio, esquisito, cabelo ruim, sardenta. Você já zombou um colega repetidamente? Ou teve prazer em ver aquele menino no colégio andar

Leia mais

BULLYING E CYBRBULLYING: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NAS ESCOLAS. Eixo Temático: Temas Transversais

BULLYING E CYBRBULLYING: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NAS ESCOLAS. Eixo Temático: Temas Transversais ISSN 2359-1277 BULLYING E CYBRBULLYING: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NAS ESCOLAS Lueni Alves Porto, lueniporto2@gmail.com; Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com; Universidade Estadual

Leia mais

Escrito por Cláudia Ter, 31 de Agosto de :06 - Última atualização Seg, 04 de Outubro de :18

Escrito por Cláudia Ter, 31 de Agosto de :06 - Última atualização Seg, 04 de Outubro de :18 A VIOLÊNCIA VIRTUAL Cyberbullying é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo

Leia mais

Cyberbullying: a violência virtual

Cyberbullying: a violência virtual CYBERBULLYING Cyberbullying: a violência virtual Beatriz Santomauro (novaescola@fvc.org.br) Na internet e no celular, mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam

Leia mais

Conceito e definição

Conceito e definição Sinais de alerta Conceito e definição BULLYING conceito Ainda não apresenta tradução consensual ( abuso de colegas, vitimizar, intimidar, violência na escola ou agressão sistemática e intencional entre

Leia mais

LEI /2015 COMBATE À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA (BULLYING)

LEI /2015 COMBATE À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA (BULLYING) LEI 13.185/2015 COMBATE À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA (BULLYING) Por Frank Ned Santa Cruz* A lei 13.185/2015, publicada em 6 de novembro de 2015, cumpriu vacatio legis de 90 dias e entrou em vigor em 07 de

Leia mais

O bullying no ambiente escolar e a forma de tratamento por parte do governo

O bullying no ambiente escolar e a forma de tratamento por parte do governo O bullying no ambiente escolar e a forma de tratamento por parte do governo ARTIGO DE REVISÃO ALMEIDA, Jonas Lourenço Dib de [1] ALMEIDA, Jonas Lourenço Dib de. O bullying no ambiente escolar e a forma

Leia mais

CYBERBULLYING. 12 de Janeiro de 2016

CYBERBULLYING. 12 de Janeiro de 2016 CYBERBULLYING 12 de Janeiro de 2016 Cyberbullying como foi visto Uso de tecnologias de comunicação e informação como forma de levar a cabo comportamentos deliberados, repetidos, hostis contra um indivíduo

Leia mais

Crimes Digitais.

Crimes Digitais. Crimes Digitais www.markusnorat.com.br Conceito de Crime Existem diversos conceitos para o termo crime. Quanto ao conceito formal-material, temos que crime é aquilo que está estabelecido em lei, consistente

Leia mais

AUTOR(ES): REGIANE DE MORAIS SANTOS DE ASSIS, EDNADJA CARVALHO DO NASCIMENTO GALDINO

AUTOR(ES): REGIANE DE MORAIS SANTOS DE ASSIS, EDNADJA CARVALHO DO NASCIMENTO GALDINO 16 TÍTULO: AS CONSEQUÊNCIAS DO BULLING PARA APRENDIZAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - UNIAN-SP AUTOR(ES):

Leia mais

Os desafios de combater o Bullyng na escola. Prof. Diego Moreira PUCSP

Os desafios de combater o Bullyng na escola. Prof. Diego Moreira PUCSP Os desafios de combater o Bullyng na escola. Prof. Diego Moreira PUCSP Devido os grandes casos de violência escolar registrados nos últimos anos, e segundo estatísticas, os jovens entre 10 e 21 anos, estão

Leia mais

Segurança Guia da nainternet

Segurança Guia da nainternet Guia da Segurança nainternet Introdução A internet e a tecnologia são parte essencial do nosso cotidiano. Nas escolas e nas empresas, em casa e na rua, o tempo inteiro nossas vidas estão permeadas pela

Leia mais

Bullying. Iniciativa:

Bullying. Iniciativa: Bullying Iniciativa: Conceitos O que é bullying? Quais são as formas de bullying? O bullying é um termo ainda pouco conhecido do grande público. De origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil, é utilizado

Leia mais

O ser humano é singular.

O ser humano é singular. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

CYBERBULLYING NO DIREITO DA INTIMIDADE E DA PRIVACIDADE

CYBERBULLYING NO DIREITO DA INTIMIDADE E DA PRIVACIDADE CYBERBULLYING NO DIREITO DA INTIMIDADE E DA PRIVACIDADE Giovanna de Lourdes S dos Santos Geovana Zacarias da Costa Elizabeth Santos Millena Vilarinho Resumo: Este artigo, baseando-se em pesquisas em livros

Leia mais

Atualmente essa nova geração do século XI vem se tornando cada vez mais moderno e avançado, a cada dia que se passa tem várias informações por todos

Atualmente essa nova geração do século XI vem se tornando cada vez mais moderno e avançado, a cada dia que se passa tem várias informações por todos CYBERBULLYING Atualmente essa nova geração do século XI vem se tornando cada vez mais moderno e avançado, a cada dia que se passa tem várias informações por todos os lugares como jornais, televisores e

Leia mais

BULLYING NA ESCOLA: UM OLHAR DA PSICOLOGIA 1. Jaqueline Tatiane Welke Hasper 2.

BULLYING NA ESCOLA: UM OLHAR DA PSICOLOGIA 1. Jaqueline Tatiane Welke Hasper 2. BULLYING NA ESCOLA: UM OLHAR DA PSICOLOGIA 1 Jaqueline Tatiane Welke Hasper 2. 1 Artigo apresentado para aprovação na disciplina de ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCACIONAIS

Leia mais

INFORMATIVO 07 / 2016 INÍCIO DE VIGÊNCIA EM 09/02/2016 DE LEI FEDERAL CONTRA BULLYING

INFORMATIVO 07 / 2016 INÍCIO DE VIGÊNCIA EM 09/02/2016 DE LEI FEDERAL CONTRA BULLYING 007inf16 HMF INFORMATIVO 07 / 2016 INÍCIO DE VIGÊNCIA EM 09/02/2016 DE LEI FEDERAL CONTRA BULLYING 01 A partir de 06/02/2016, começa a valer a lei federal 13.185/2015*, que institui o Programa de Combate

Leia mais

Em vigor a partir de fevereiro/2016

Em vigor a partir de fevereiro/2016 Em vigor a partir de fevereiro/2016 O que é bullying? A importância da Lei nº 13.185 O que é bullying na Lei? Lei do Bullying na imprensa O Bullying no Cinema O que é cyberbullying na Lei? Riscos do cyberbulling

Leia mais

Questionando o sentido de algumas ações: bullying, vício em tecnologias e outras questões

Questionando o sentido de algumas ações: bullying, vício em tecnologias e outras questões Questionando o sentido de algumas ações: bullying, vício em tecnologias e outras questões QUAL É O SENTIDO DO BULLYNG? O Bullyng é uma forma de preconceito que consiste na prática de atos violentos (físicos

Leia mais

BULLYING NO ENSINO SUPERIOR

BULLYING NO ENSINO SUPERIOR BULLYING NO ENSINO SUPERIOR ROSSI, A. 1 ; SANTOS, A. C. 2 ; SILVA, C. E. 3 ; PEREIRA, K.O. 4 ; AGUIAR, A. P.C 5 RESUMO Este projeto visa abordar o Bullying conceituado como atitudes agressivas e intencionais

Leia mais

CAMARA MUNICIPAL DE VALINHOS

CAMARA MUNICIPAL DE VALINHOS / e CAMARA MUNICIPAL DE VALINHOS ESTADO DE SÃO PAULO, aos 12 de novembro de 2013. Indicação n 3 80 13 Senhor Prefeito. Atendendo parecer da Comissão de Justiça e Redação e nos termos da Resolução n 09

Leia mais

Nos dias atuais questões referentes à violência escolar, comportamento

Nos dias atuais questões referentes à violência escolar, comportamento 1 BULLYING ENTRE ESCOLARES DE SANTA CRUZ DO SUL - RS: UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO Heloisa Elesbão Sandra Mara Mayer Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC heloisaelesbao@bol.com.br Resumo: Nos

Leia mais

TITLE Bullying preconceito e inclusão. ÁREA DE ENFOQUE: Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos! Projeto da Coordenadoria Distrital

TITLE Bullying preconceito e inclusão. ÁREA DE ENFOQUE: Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos! Projeto da Coordenadoria Distrital TITLE Bullying preconceito e inclusão ÁREA DE ENFOQUE: Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos! Projeto da Coordenadoria Distrital VIOLÊNCIA Força empregada contra o direito natural de outrem; ação que

Leia mais

PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. Introdução

PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. Introdução PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO Introdução Atualmente o bullying é um dos principais desafios da rotina escolar. A palavra bullying não tem tradução exata para o português,

Leia mais

O INSTITUTO DA RESPONSABILIDADE CIVIL E O PROGRAMA DE COMBATE À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA (LEI N /2015)

O INSTITUTO DA RESPONSABILIDADE CIVIL E O PROGRAMA DE COMBATE À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA (LEI N /2015) 65 O INSTITUTO DA RESPONSABILIDADE CIVIL E O PROGRAMA DE COMBATE À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA (LEI N 13.185/2015) RESUMO ROSSO, Angela Maria. 1 MENDES, Fábio Rogério. 2 SOUZA, Ieda Maria Berger. 3 Em novembro

Leia mais

Mundo conectado. A influência da internet no comportamento da criança e do adolescente. Melissa Mangueira Diretora Educacional

Mundo conectado. A influência da internet no comportamento da criança e do adolescente. Melissa Mangueira Diretora Educacional Mundo conectado A influência da internet no comportamento da criança e do adolescente Melissa Mangueira Diretora Educacional O que representa a internet hoje? Existe Vida sem a internet? Década de 60 surge

Leia mais

maira@datapopular.com.br Metodologia Fase Quantitativa Questionário online com universitários Fase Qualitativa Universitários e especialistas 1.823 entrevistas 99% dos universitários brasileiros acessam

Leia mais

O que é o Cyberbullying?

O que é o Cyberbullying? O que é o Cyberbullying? O Cyberbullying baseia-se na prática que compreende comportamentos em diversos níveis que vão desde brincadeiras inoportunas, como colocar apelidos, discriminar, ignorar os colegas,

Leia mais

Bullying. Psiquilíbrios

Bullying. Psiquilíbrios Psiquilíbrios Bullying Cada vez mais conhecido entre crianças e adultos, o bullying é um fenómeno que merece especial atenção. Muitos alunos já estiveram envolvidos em incidentes de bullying, quer como

Leia mais

- acidentes = 27,2% - outras violências = 6,2%

- acidentes = 27,2% - outras violências = 6,2% EVELYN EISENSTEIN Professora Associada de Pediatria e Clinica de Adolescentes FCM-UERJ Membro do DCA e do GT de Violência da Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP 29 milhões (16 %) Crianças de 0-9 anos

Leia mais

O "BULLYING" Sandra Diogo, Carlos Vila Estudantes do curso de Psicologia do Instituto Superior Miguel Torga (Portugal)

O BULLYING Sandra Diogo, Carlos Vila Estudantes do curso de Psicologia do Instituto Superior Miguel Torga (Portugal) O "BULLYING" 2010 Sandra Diogo, Carlos Vila Estudantes do curso de Psicologia do Instituto Superior Miguel Torga (Portugal) E-mail: sandra.diogo@live.com.pt RESUMO O Bullying à semelhança de comportamentos

Leia mais

EXCLUIR HUMILHAR ASSEDIAR O QUE É BULLYING? FAZER SOFRER AGREDIR DISCRIMINAR AMEDRONTAR INTIMIDAR BATER ZOAR PROVOCAR ISOLAR APELIDAR IGNORAR SACANEAR

EXCLUIR HUMILHAR ASSEDIAR O QUE É BULLYING? FAZER SOFRER AGREDIR DISCRIMINAR AMEDRONTAR INTIMIDAR BATER ZOAR PROVOCAR ISOLAR APELIDAR IGNORAR SACANEAR BULLYING Aqui não tem lugar para isso! ZOAR PROVOCAR FAZER SOFRER GOZAR EXCLUIR ISOLAR CHUTAR AGREDIR APELIDAR DISCRIMINAR ENCARNAR IGNORAR O QUE É BULLYING? Bullying é quando um ou mais alunos estão agredindo

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Um divertimento é para o tolo praticar a iniquidade; para o homem inteligente, o mesmo é o ser sábio." (Pv 10.23)

TEXTO DO DIA. Um divertimento é para o tolo praticar a iniquidade; para o homem inteligente, o mesmo é o ser sábio. (Pv 10.23) TEXTO DO DIA "Um divertimento é para o tolo praticar a iniquidade; para o homem inteligente, o mesmo é o ser sábio." (Pv 10.23) SÍNTESE Numa época dominada pela criminalidade virtual, os discípulos de

Leia mais

Disciplina: Práticas de Letramento e Educação CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Disciplina: Práticas de Letramento e Educação CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS CEFET/RJ- Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Professora: Flávia Dutra Alunas: Cristiane Carvalho de Oliveira Thaís Duarte Passos Teixeira Disciplina: Práticas de Letramento

Leia mais

CYBERBULLYING: RESPONSABILIDADE CIVIL E REPERCUSSÕES NA FAMÍLIA

CYBERBULLYING: RESPONSABILIDADE CIVIL E REPERCUSSÕES NA FAMÍLIA CYBERBULLYING: RESPONSABILIDADE CIVIL E REPERCUSSÕES NA FAMÍLIA ANDERSON SCHREIBER PROFESSOR TITULAR DE DIREITO CIVIL DA UERJ PROCURADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. ADVOGADO. Afinal, o que é exatamente

Leia mais

BULLYING NÃO É BRINCADEIRA JARDIM, G. 1; SALLES, C. 2; COUTINHO, M. 3; WEINHEIMER, G. 4

BULLYING NÃO É BRINCADEIRA JARDIM, G. 1; SALLES, C. 2; COUTINHO, M. 3; WEINHEIMER, G. 4 BULLYING NÃO É BRINCADEIRA JARDIM, G. 1; SALLES, C. 2; COUTINHO, M. 3; WEINHEIMER, G. 4 1. Apresentadora e autora, aluna do Instituto Estadual Couto de Magalhães. Arroio dos Ratos, RS: g- jardim@hotmail.com;

Leia mais

Dra. EVELYN EISENSTEIN BRASÍLIA, 17 DE NOVEMBRO DE 2017

Dra. EVELYN EISENSTEIN BRASÍLIA, 17 DE NOVEMBRO DE 2017 Dra. EVELYN EISENSTEIN BRASÍLIA, 17 DE NOVEMBRO DE 2017 SAÚDE É VIDA CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO, NUTRIÇÃO; MATURAÇÃO CEREBRAL & MENTAL E EMOCIONAL; DIREITOS À SAÚDE, À VIDA, A COMER, A BRINCAR, A ESTUDAR,

Leia mais

VIOLÊNCIA SEXUAL. Entenda e ajude a combater SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO

VIOLÊNCIA SEXUAL. Entenda e ajude a combater SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO VIOLÊNCIA SEXUAL Entenda e ajude a combater SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO Elaboração e distribuição: Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres Secretaria

Leia mais

Depressão: Os Caminhos da Alma... (LÚCIA MARIA)

Depressão: Os Caminhos da Alma... (LÚCIA MARIA) (LÚCIA MARIA) 1 Dedicatória: A todos os que sofrem de depressão, uma doença cruel e invisível, mas que pode ser vencida. 2 Sinopse: Muito embora, o título comece com uma expressão diferente, a intenção

Leia mais

Lei antibullying e seu reflexo jurídico nas escolas

Lei antibullying e seu reflexo jurídico nas escolas Jornal/Revista/Site: Estadão Edição/Caderno: Blog do Fausto Macedo Data: 17/05/2018 Lei antibullying e seu reflexo jurídico nas escolas Ana Paula Siqueira Lazzareschi de Mesquita* 17 Maio 2018 05h00 Ana

Leia mais

Saiba mais sobre o principal serviço de informações e orientações para mulheres

Saiba mais sobre o principal serviço de informações e orientações para mulheres Saiba mais sobre o principal serviço de informações e orientações para mulheres SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO Elaboração e distribuição: Secretaria Nacional de

Leia mais

GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES

GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES Gênero e Violência Doméstica contra à Mulher O que é Gênero: É uma dada maneira de olhar a realidade da vida (das mulheres e dos homens) para

Leia mais

Gabinete do Deputado Samuel Malafaia

Gabinete do Deputado Samuel Malafaia LEI Nº 8160 DE 14 DE NOVEMBRO DE 2018 CRIA MECANISMOS DE PREVENÇÃO E COMBATE À PEDOFILIA NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Faço saber que a Assembleia Legislativa

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ COLÉGIO UNIDAVI REGIMENTO DISCIPLINAR DO COLÉGIO UNIDAVI

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ COLÉGIO UNIDAVI REGIMENTO DISCIPLINAR DO COLÉGIO UNIDAVI CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ COLÉGIO UNIDAVI REGIMENTO DISCIPLINAR DO COLÉGIO UNIDAVI Revisado em 2016 2 SUMÁRIO Regimento Disciplinar do Colégio UNIDAVI... 03 1.

Leia mais

PROC. Nº 1439/09 PLL Nº 050/09 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

PROC. Nº 1439/09 PLL Nº 050/09 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS O termo inglês bullying não possui tradução em língua portuguesa. Seu significado complexo tem, no mais, desautorizado as tentativas de substituição já tentadas em outros idiomas,

Leia mais

Sinttel-DF RESPEITA AS MINA. Assedio Sexual e caso de policia. Denuncie

Sinttel-DF RESPEITA AS MINA. Assedio Sexual e caso de policia. Denuncie Sinttel-DF RESPEITA AS MINA Assedio Sexual e caso de policia Denuncie Assedio Sexual e nojento Denuncie O Assédio Sexual é considerado a pior forma de Assédio Moral e sempre foi combatido duramente pelo

Leia mais

DATA: / / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 2.º ANO/EM

DATA: / / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 2.º ANO/EM SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / / 016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA.º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA:

Leia mais

CARTILHA PROMOVE CONTRA O BULLYING

CARTILHA PROMOVE CONTRA O BULLYING CARTILHA PROMOVE CONTRA O BULLYING MATERIAL DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DO COLÉGIO PROMOVE EM MAIO DE 2016 1 I - LEGISLAÇÃO Presidência da República Casa Civil Subchefia para

Leia mais

BULLYING. Manual para Pais

BULLYING. Manual para Pais BULLYING Manual para Pais O Movimento Escoteiro é um movimento educacional que visa o desenvolvimento dos jovens no âmbito físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e do caráter. No programa educativo

Leia mais

Do P.L. nº 10/11 - Autógrafo nº 29/11 Proc. nº 173/11-CMV

Do P.L. nº 10/11 - Autógrafo nº 29/11 Proc. nº 173/11-CMV Do P.L. nº 10/11 - Autógrafo nº 29/11 Proc. nº 173/11-CMV LEI Nº 4.681, DE 30 DE MAIO DE 2011 Dispõe sobre o programa de combate ao bullying nas escolas públicas e privadas do Município de Valinhos. MARCOS

Leia mais

O BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA

O BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA Anais da Semana de Pedagogia da UEM ISSN Online: 2316-9435 XXII Semana de Pedagogia X Encontro de Pesquisa em Educação 05 a 08 de Julho de 2016 O BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE

Leia mais

STJ Marcelo Rodrigues Prata ASSEDIO MORAL. SOB NOVO ENFOnUE. Cyberbullying, "Indústria do Dano Moral", Carga Dinâmica da Prova e o Futuro CPC

STJ Marcelo Rodrigues Prata ASSEDIO MORAL. SOB NOVO ENFOnUE. Cyberbullying, Indústria do Dano Moral, Carga Dinâmica da Prova e o Futuro CPC Marcelo Rodrigues Prata, ASSEDIO MORAL NO TRABALHO SOB NOVO ENFOnUE Cyberbullying, "Indústria do Dano Moral", Carga Dinâmica da Prova e o Futuro CPC Curitiba Juruá Editora 2014 Visite nossos sites na Internet

Leia mais

Doméstica Sexual Outra (especifique) Sim Não Não Sabe. Violência Sexual Outra (especifique) Sim Não Não Sabe. Sim Não Não Sabe

Doméstica Sexual Outra (especifique) Sim Não Não Sabe. Violência Sexual Outra (especifique) Sim Não Não Sabe. Sim Não Não Sabe DASH 1 (2009) INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE GRAU DE RISCO Por favor complete a informação seguinte, relevante para a identificação de risco, avaliação e intervenção. Adicione informação complementar se necessário.

Leia mais

Como a falta de informações prejudica o combate ao bullying

Como a falta de informações prejudica o combate ao bullying Jornal/Revista/Site: Estadão Edição/Caderno: Blog Fausto Macedo Data: 01/09/2017 Como a falta de informações prejudica o combate ao bullying Ana Paula Siqueira* 01 Setembro 2017 10h00 O crescimento das

Leia mais

BULLYING? EU NÃO PRATICO!

BULLYING? EU NÃO PRATICO! BULLYING? EU NÃO PRATICO! Prevenir o BULLYING agora é LEI? Sabemos que o BULLYING está presente em muitas escolas, mas é preciso combatê-lo A melhor forma para fazer isso é conhecendo e discutindo sobre

Leia mais

Casos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher cadastrados em Macapá

Casos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher cadastrados em Macapá Casos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher cadastrados em Macapá No ano de 2012, foram cadastrados pela Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de Macapá, através do Sistema de Cadastro

Leia mais

Relac aõ de crianc as e adolescentes com a Internet: conectividade. mobilidade

Relac aõ de crianc as e adolescentes com a Internet: conectividade. mobilidade Valores Absorção, nem sempre com elaboração do WHAT S, FACE, INSTAGRAN, MSG, SNAP, YOUTUBE. MUNDO VIRTUAL Luci Pfeiffer Relac aõ de crianc as e adolescentes com a Internet: conectividade mobilidade Exposição

Leia mais

CRIMES VIRTUAIS. Conceito Exemplos

CRIMES VIRTUAIS. Conceito Exemplos CRIMES VIRTUAIS Conceito Exemplos 2 CRIMES VIRTUAIS Segundo Ferreira (2005) sugere, resumindo: Atos dirigidos contra um sistema de informática, tendo como subespécies atos contra o computador e atos contra

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde ASSÉDIO MORAL: CONHECER, PREVENIR E COMBATER

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde ASSÉDIO MORAL: CONHECER, PREVENIR E COMBATER CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde ASSÉDIO MORAL: CONHECER, PREVENIR E COMBATER Elizabete da Silva Betim/MG Julho/2012 1 1 PROBLEMA E JUSTIFICATIVA

Leia mais

PROJETO. BULLYING Vamos mudar de atitude!

PROJETO. BULLYING Vamos mudar de atitude! PROJETO BULLYING Vamos mudar de atitude! PROJETO BULLYING Vamos mudar de atitude! Sowilo Editora Distribuidora de Livros Ltda. Av. Casa Verde, 2515 1º andar Casa Verde CEP 02519-200 São Paulo/SP Fones:

Leia mais

BULLYING VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

BULLYING VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES BULLYING VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Alessandra Gouvêa 1 Resumo: O presente artigo discute o tema bullying, contra crianças e adolescentes, no ambiente escolar, os sujeitos envolvidos, as

Leia mais

Cyberbullying na adolescência: quais as consequências e como prevenir?

Cyberbullying na adolescência: quais as consequências e como prevenir? Cyberbullying na adolescência: quais as consequências e como prevenir? Sara H. Pires (1), Maria Castello Branco (1), Rita Costa (2), Cátia Felgueiras (1) (1) Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência

Leia mais

BULLYING: UM COTIDIANO DE TERROR

BULLYING: UM COTIDIANO DE TERROR BULLYING: UM COTIDIANO DE TERROR Andrew Breno Silva Marcolino * Resumo: O terrorismo psicológico, também denominado de bullying ou assédio psicológico, é o tema central deste artigo e será problematizado

Leia mais

Indisciplina e Estratégias de Gestão de Conflitos. 4ª Sessão Isabel Castro Lopes

Indisciplina e Estratégias de Gestão de Conflitos. 4ª Sessão Isabel Castro Lopes Indisciplina e Estratégias de Gestão de Conflitos 4ª Sessão Isabel Castro Lopes 1 Fenómeno na moda, mas não é um fenómeno recente. Na literatura de investigação e de ficção existem obras sobre a agressividade

Leia mais

Bullying danos físicos psicológicos bully tirano brigão valentão bulir tocar bater socar zombar tripudiar ridicularizar intimidar, humilhar agredir

Bullying danos físicos psicológicos bully tirano brigão valentão bulir tocar bater socar zombar tripudiar ridicularizar intimidar, humilhar agredir SEMANA PRESENTE WHAT IS BULLYING? Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu

Leia mais

DATA: / / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 1.º ANO/EM

DATA: / / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 1.º ANO/EM SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / / 016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 1.º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA:

Leia mais

Lei Maria da Penha completa 12 anos em agosto, porém, políticas públicas ainda são ineficientes e muitas cidades

Lei Maria da Penha completa 12 anos em agosto, porém, políticas públicas ainda são ineficientes e muitas cidades Lei Maria da Penha completa 12 anos em agosto, porém, políticas públicas ainda são ineficientes e muitas cidades O combate à violência doméstica e ao feminicídio, no Brasil, é amparado, entre outras legislações,

Leia mais

PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. Introdução

PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. Introdução PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO Introdução Atualmente o bullying é um dos principais desafios da rotina escolar. A palavra bullying não tem tradução exata para o português,

Leia mais

Como os diversos segmentos sociais podem contribuir para o rompimento da dinâmica Bullying? Ministério Público contra o Bullying

Como os diversos segmentos sociais podem contribuir para o rompimento da dinâmica Bullying? Ministério Público contra o Bullying Como os diversos segmentos sociais podem contribuir para o rompimento da dinâmica Bullying? Ministério Público contra o Bullying Conceituação: O termo Bullying, de origem inglesa, é utilizado para descrever

Leia mais

BULLYING: UMA AGRESSÃO PARA TODA A VIDA

BULLYING: UMA AGRESSÃO PARA TODA A VIDA BULLYING: UMA AGRESSÃO PARA TODA A VIDA Luis Gustavo ESSE 1 RESUMO: Este artigo aborda sobre o bullying e sua influência negativa na sociedade, cuja qual o direito se vê na necessidade de saná-la, através

Leia mais

Capacitação para Prevenção e Enfrentamento ao Abuso Sexual Infantil. Por Viviane Vaz

Capacitação para Prevenção e Enfrentamento ao Abuso Sexual Infantil. Por Viviane Vaz Capacitação para Prevenção e Enfrentamento ao Abuso Sexual Infantil Por Viviane Vaz Coisificação da Infância Negação do direito que crianças e adolescentes têm de serem tratados como sujeitos e pessoas

Leia mais

TEXTO COMPLEMENTAR PARA LEITURA DA AULA 03 PROFESSORA ANDRÉA ZELAQUETT - CURCEP ENTREVISTA COMPLETA COM MARIA DA PENHA

TEXTO COMPLEMENTAR PARA LEITURA DA AULA 03 PROFESSORA ANDRÉA ZELAQUETT - CURCEP ENTREVISTA COMPLETA COM MARIA DA PENHA TEXTO COMPLEMENTAR PARA LEITURA DA AULA 03 PROFESSORA ANDRÉA ZELAQUETT - CURCEP ENTREVISTA COMPLETA COM MARIA DA PENHA Onze anos depois, publicou o livro Sobrevivi... Posso contar, que serviu para denunciar

Leia mais

VIOLÊNCIA SEXUAL. Capacitação Coordenadores municipais

VIOLÊNCIA SEXUAL. Capacitação Coordenadores municipais VIOLÊNCIA SEXUAL Capacitação Coordenadores municipais Fórum catarinense pelo fim da violência e exploração sexual infanto-juvenil Regional Alto Vale do Itajaí VIOLÊNCIA Uma ação direta ou indireta, concentrada

Leia mais

Escola Profissional Fialho de Almeida - Vidigueira

Escola Profissional Fialho de Almeida - Vidigueira Um (cada um de nós) por todos (os outros) E todos (os outros) por um (nós). O BULLYING É UM FENÓMENO QUE DEIXA MARCAS PARA SEMPRE O bullying caracteriza-se por comportamentos de abuso sistemático de poder,

Leia mais

Violência na Escola: O bullying e a prática educativa

Violência na Escola: O bullying e a prática educativa Violência na Escola: O bullying e a prática educativa Décio Escobar de Oliveira Ladislau* RESUMO Buscou-se, no presente trabalho, apresentar uma revisão bibliográfica sobre a ocorrência do fenômeno bullying

Leia mais

NÚCLEO DE DIREITOS HUMANOS E COMBATE À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO

NÚCLEO DE DIREITOS HUMANOS E COMBATE À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO NÚCLEO DE DIREITOS HUMANOS E COMBATE À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO REGULAMENTO INTERNO Resolução NDH nº 01/2016 SÃO PAULO 2016 CAPITULO I DO NÚCLEO

Leia mais

CYBERBULLYING: UMA ANÁLISE LITERÁRIA DA VIOLÊNCIA VIRTUAL QUE SE PROPAGA TAMBÉM NA ESCOLA POR MEIO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS

CYBERBULLYING: UMA ANÁLISE LITERÁRIA DA VIOLÊNCIA VIRTUAL QUE SE PROPAGA TAMBÉM NA ESCOLA POR MEIO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS CYBERBULLYING: UMA ANÁLISE LITERÁRIA DA VIOLÊNCIA VIRTUAL QUE SE PROPAGA TAMBÉM NA ESCOLA POR MEIO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS Isaura Maria dos Santos, CEETEPS Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula

Leia mais

Chestnut Global Partners do Brasil

Chestnut Global Partners do Brasil O CONTE COMIGO! é um programa fornecido pela empresa que oferece assistência profissional e confidencial quando problemas pessoais comprometem a vida pessoal de seus colaboradores e o seu desempenho no

Leia mais

Crimes sexuais pela internet: a violência contra a mulher entre o real e o virtual

Crimes sexuais pela internet: a violência contra a mulher entre o real e o virtual Em 2013, quando duas jovens cometeram suicídio após descobrirem que imagens íntimas foram divulgadas pelas redes sociais e por meio de aplicativos como o WhatsApp, o Brasil ampliou a compreensão de que,

Leia mais

Depressão: Os Caminhos da Alma... (LÚCIA MARIA)

Depressão: Os Caminhos da Alma... (LÚCIA MARIA) (LÚCIA MARIA) 1 Dedicatória: A todos os que sofrem de depressão, uma doença cruel e invisível, mas que pode ser vencida. 2 Sinopse: Muito embora, o título comece com uma expressão diferente, a intenção

Leia mais

Relacionamento Abusivo

Relacionamento Abusivo CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA Relacionamento Abusivo Relacionamento Abusivo Quando ouvimos falar de Relacionamento Abusivo geralmente nos lembramos da relação amorosa em que a mulher é sempre a vítima,

Leia mais

REVISÃO PARA P2 LINGUAGENS PROF. ANTONIO

REVISÃO PARA P2 LINGUAGENS PROF. ANTONIO REVISÃO PARA P2 LINGUAGENS PROF. ANTONIO QUESTÃO 1) Sobre a essência da ética Quando pensamos em ética, em todos os seus sentidos, partimos da premissa de que estamos abordando a característica fundamental

Leia mais

BULLYING NA ESCOLA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Camila Righi Medeiros Camillo. Suzete Benites. UNIFRA - Centro Universitário Franciscano

BULLYING NA ESCOLA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Camila Righi Medeiros Camillo. Suzete Benites. UNIFRA - Centro Universitário Franciscano BULLYING NA ESCOLA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA Camila Righi Medeiros Camillo Suzete Benites UNIFRA - Centro Universitário Franciscano INTRODUÇÃO Este trabalho tem como temática o bullying e

Leia mais

Bullying Expressão de Preconceito e Discriminação: educação para a prevenção e educação para o respeito e dignidade humana.

Bullying Expressão de Preconceito e Discriminação: educação para a prevenção e educação para o respeito e dignidade humana. Bullying Expressão de Preconceito e Discriminação: educação para a prevenção e educação para o respeito e dignidade humana. Suely Deslandes Fiocruz Conceito de bullying Ações repetidas de abuso de poder

Leia mais

Of. nº 02/2016. Guaporé, 07 de março de 2016.

Of. nº 02/2016. Guaporé, 07 de março de 2016. Of. nº 02/2016. Guaporé, 07 de março de 2016. Senhora Presidente, Encaminho nesta Casa Legislativa, para apreciação e votação dos nobres Edis, o projeto de lei legislativa nº 001/2016, que INCLUI NO PROJETO

Leia mais

Denuncia Gales. Ódio. Veja Oiça Denuncie. Crimes de ódio. juntos podemos travá-los. #seeithearitreportit. HCA_Leaflet.indd 1 09/07/ :30

Denuncia Gales. Ódio. Veja Oiça Denuncie. Crimes de ódio. juntos podemos travá-los. #seeithearitreportit. HCA_Leaflet.indd 1 09/07/ :30 Ódio Denuncia Gales Veja Oiça Denuncie Crimes de ódio juntos podemos travá-los #seeithearitreportit HCA_Leaflet.indd 1 09/07/2014 11:30 O que é são Incidentes ou Crimes de Ódio? Um incidente ou crime cometido

Leia mais

CARTILHA: DIREITOS DOS DOCENTES

CARTILHA: DIREITOS DOS DOCENTES PROIFES CIDADANIA CARTILHA: DIREITOS DOS DOCENTES PROIFES-FEDERAÇÃO PROIFES CIDADANIA APRESENTAÇÃO Esta cartilha tem o objetivo de fornecer aos docentes das Instituições Federais de Ensino do Brasil um

Leia mais

Veja como denunciar maus-tratos praticados contra animais

Veja como denunciar maus-tratos praticados contra animais Veja como denunciar maus-tratos praticados contra animais A Constituição Federal garante a proteção da fauna e veda práticas que submetam os animais à crueldade (artigo 23, inciso VII; e artigo 225, 1º

Leia mais

Pais Analógicos. Filhos Digitais

Pais Analógicos. Filhos Digitais Pais Analógicos versus Filhos Digitais POR DOUGLAS BOLDRINI Apresentação Pessoal DOUGLAS BOLDRINI (BOLDRINI.D) Formação/Titulação Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNESC/ES) em 2010.

Leia mais

CARTILHA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO SEXUAL E MORAL NO ESPORTE

CARTILHA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO SEXUAL E MORAL NO ESPORTE CARTILHA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO SEXUAL E MORAL NO ESPORTE cob.org.br O que é assédio? De forma simplificada, assédio pode ser entendido como qualquer comportamento abusivo ou agressivo de uma pessoa,

Leia mais

Utilização segura da Internet

Utilização segura da Internet Direcção Regional de Educação do Centro Agrupamento de Escolas de Vagos Utilização segura da Internet Tu decides por onde vais! O2 de Fevereiro de 2011 Hugo Monteiro 1. Apresentação e objectivos 2. Alertas!

Leia mais

O que é e como combater

O que é e como combater Assédio moral O que é e como combater Fenômeno antigo sempre presente Embora seja um fenômeno tão antigo quanto o próprio trabalho, somente nos últimos anos, após pesquisas recentes atestarem os efeitos

Leia mais

Silencioso e preocupante

Silencioso e preocupante Bullying Silencioso e preocupante Estudo revela que cerca de 30% dos estudantes de Goiânia sofrem agressão no ambiente escolar. As vítimas preferem se calar enquanto caminham para um triste fim Por Murillo

Leia mais