24 A GESTÃO DO TEMPO NO TRABALHO. Principais dificuldades:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "24 A GESTÃO DO TEMPO NO TRABALHO. Principais dificuldades:"

Transcrição

1 24 A GESTÃO DO TEMPO NO TRABALHO A dificuldade na conciliação entre trabalho e vida familiar é, frequentemente, associada às condições de organização do trabalho, verificando- -se a existência de um sentimento partilhado de escassez de medidas práticas que, no mundo do emprego, facilitem a articulação da carreira profissional com as exigências da vida familiar. No domínio do trabalho, as principais áreas de dificuldade, identificadas pelas mulheres, prendem -se com a carga horária excessiva ou incompatível com as necessidades da vida familiar. Principais dificuldades: Carga horária excessiva; Incompatibilidade dos horários de trabalho com horários de creches/ escolas; Tempo excessivo despendido em deslocações casa-trabalho; Dificuldades de progressão na carreira; Tensão psicológica da articulação de papéis. Reconhecidamente, a cultura e as práticas organizacionais podem constituir -se como importantes elementos facilitadores da articulação entre as dimensões profissional e familiar. Mas, na verdade, não são suficientes. Por isso, são tão importantes as formas pessoais e por isso, únicas de resolver problemas, de enfrentar dificuldades e de encontrar soluções. Ou seja, as estratégias pessoais para facilitar a articulação entre papéis. Relativamente aos horários e aos gastos de tempo, as estratégias identificadas passam, por exemplo, pela utilização da jornada contínua ou pela recusa em realizar horas extraordinárias de trabalho.

2 25 No que toca à carreira profissional, as estratégias assumidas pelas mulheres passam por adiar o investimento na progressão, ou mesmo, em casos mais extremos, as da desistência da progressão na carreira. Principais estratégias: Organização do tempo; Utilização da jornada contínua; Utilização do horário flexível; Recusa de horas extraordinárias de trabalho; Adiamento da progressão na carreira. A história da Rita (os custos de uma carreira de sucesso) A Rita tem 38 anos e um filho de 6 anos. É licenciada em Marketing e trabalha numa agência de publicidade, tendo sido promovida, há cerca de um ano, para um cargo de chefia, a nível ibérico. Nasceu numa família que classifica como conservadora, do ponto de vista dos valores e dos estilos de vida. O pai trabalhava numa empresa privada de média dimensão, onde tinha um cargo de direcção na área da Contabilidade. A mãe trabalhou na mesma empresa, até ao casamento, como funcionária administrativa. Depois de casar não tornou a ter qualquer actividade profissional. Teve 3 filhos, dois rapazes e a Rita, que é a mais nova. Quando pensa na vida dos seus pais, nas suas aspirações, nos seus sucessos, no seu casamento, a Rita experimenta um sentimento algo ambivalente: por um lado inveja a sua segurança, as suas certezas, a sua estabilidade. Ao mesmo tempo sabe que aquele não é, nem poderia ser, o seu modelo.

3 26 Pela sua situação na empresa e, sobretudo após a promoção, a Rita tem múltiplas solicitações profissionais, que implicam alguma dificuldade em manter horários, sendo frequente ter reuniões fora da empresa, cuja duração é imprevisível. Pelas suas funções, tem também que viajar com frequência. Procura, no entanto, que as deslocações não ultrapassem os dois dias, ou seja, uma noite fora de casa. A Rita tem como principais fontes de apoio o marido e a mãe. Com o marido, que trabalha numa instituição bancária e tem horários mais regulares, a Rita tem hábitos de divisão de tarefas, que consistem em ambos fazerem tudo aquilo que é necessário ser feito, no momento em que tem de ser feito. Relativamente à mãe, de quem vive perto, a Rita recebe importantes ajudas que passam por ficar com o neto depois da escola ou quando ele está doente. Quando a Rita não está, a sua mãe costuma, ainda, fazer o jantar para o genro e o neto, ainda que o marido da Rita goste, e tenha o costume, de cozinhar. O filho estuda num colégio particular desde os 3 anos, tendo aí frequentado o infantário e a pré-primária. Antes dessa idade, o menino ficava com a mãe da Rita. A opção pelo colégio baseou-se na confiança no trabalho desenvolvido pela instituição, na oferta de actividades extracurriculares e no facto de poder concluir, no mesmo colégio, toda a sua formação até à universidade. Reconhece que esta opção representa um gasto significativo, mas considera que os benefícios, não materiais, são bastante superiores aos custos materiais. Descreve a sua vida como globalmente satisfatória e, ao pensar naqueles que foram os seus projectos de vida, comparando-os com a sua realidade

4 27 actual, sente que conseguiu realizar a maioria deles, ainda que não exactamente da forma como os imaginava. Quando pensa em filhos, a Rita diz que não gostaria de ter ficado pelo filho único. O facto de ter crescido com dois irmãos fá-la temer a solidão do filho. No entanto, pensa que, quer no plano financeiro, quer ao nível de qualidade de vida, não poderia ter mais crianças. Para evitar o estigma do filho único, a Rita procura que o filho conviva bastante com os seus dois primos e é frequente que passem um dia de fim-de-semana nas casas uns dos outros. Gostaria de ter mais tempo para si própria, o que na verdade significa tempo para estar com as amigas e, sobretudo, gostaria de ter mais tempo para namorar, porque tem medo que o quotidiano acabe com a paixão. Feliz, enérgica e sempre activa, a Rita pensa que ter tempo para tudo é uma questão de ginástica. A história de Rita ilustra bem como as exigências de uma carreira profissional, enquanto elemento reconhecidamente fundamental nas expectativas e trajectórias individuais, podem gerar tensões e limitar a própria capacidade de nos sentirmos felizes e realizadas, quer na família, quer no trabalho, sendo essencial encontrar pequenas estratégias que constituam pontos de equilíbrio nos dois domínios. Para Rita, a carreira e o sucesso profissional constituem factores da maior importância, mas não consegue deixar de sentir, porventura com demasiada frequência, que os custos a suportar por essa realização profissional são elevados, em matéria da sua vida familiar e, mais concretamente, da vivência da maternidade.

5 28 Em busca do tempo perdido A pressão da gestão do tempo é um dos sintomas da tensão entre papéis, gerador de sentimentos de insuficiência de resposta, que actuam condicionando -se mutuamente, ou seja, o tempo passado em família acaba por ser sentido como tempo roubado à carreira profissional e o tempo passado no trabalho por ser sentido como tempo roubado à família e à intimidade. Na verdade, a má gestão do tempo é a grande responsável por chegarmos ao fim do dia com a sensação de que, embora tendo trabalhado muito, não fizemos uma boa parte daquilo que havia para fazer. Isto acontece porque nem sempre o tempo que passamos no local de trabalho é, em rigor, aquilo que pode considerar -se tempo produtivo. Principais estratégias: Registar o tempo gasto; Planear e agendar; Utilização eficiente do e do telemóvel; Disciplinar o tempo das conversas; Preparar reuniões eficientes; Arrumar e organizar; Definir prioridades.

6 29 Registar o tempo gasto As dificuldades em discurso directo: Parece-me que gasto muito tempo sem saber em quê. Procuro fixar objectivos para o dia, mas o que acontece é que, no fim, parece-me que acabei por fazer tudo o que não era importante e que o que era mesmo preciso ficou por fazer. (Susana, 44 anos, técnica administrativa, casada, 2 filhos) Para evitar esta sensação tão comum de termos perdido tempo, experimente registar, por exemplo durante uma semana, o tempo que despende em cada situação do seu dia de trabalho. Proceda como se o tempo fosse (efectivamente) dinheiro e anote cada gasto. Desta forma poderá aferir em que medida está a fazer uma boa gestão desse tempo. Ao verificar qual a quantidade de tempo que gasta na realização de determinada tarefa e a relação com o seu grau de importância e prioridade, poderá aperceber -se de que está a perder muito tempo com actividades pouco importantes. De igual modo, perceberá a dimensão e o peso dos tempos inúteis no conjunto do seu dia. Do ponto de vista da gestão do tempo de trabalho existem algumas estratégias simples que poderá utilizar e que, significando, cada uma, a poupança de alguns minutos, se traduzem, no seu conjunto, num importante ganho de tempo no final do dia. Recorde que um uso eficiente do tempo evitará que tenha de se defrontar, permanentemente, com a necessidade de resolver crises geradas por urgências e imprevistos.

7 30 Planear e agendar Para organizar o seu tempo é fundamental que tenha uma boa agenda onde anote tudo o que tem para fazer, seja no trabalho reuniões em que deve estar presente, relatórios que tem de entregar ou contactos que deve realizar, seja na sua vida pessoal aniversários, consultas médicas, encontros de amigos. Desta forma, evitará sobrepor compromissos profissionais e pessoais. Lembre -se que a agenda não é, apenas, uma lista de tarefas, mas que ela deve constituir um verdadeiro compromisso pessoal, connosco próprias e com aquilo que definimos como as nossas prioridades. Elimine, de uma vez, o sistema dos pequenos blocos dispersos e lembre -se, também, que os post -its não são agendas e, por isso, reserve -os para aquela que é de facto a sua função: lembretes específicos a colocar em local visível. Se, ainda assim, for uma grande utilizadora deste sistema, lembre -se de deitar fora os post-its que já realizaram a sua função, ou seja, que já a lembraram daquilo que havia a fazer. A não ser que esteja a considerar utilizá -los para a realização de uma peça de arte (muito) vanguardista, o melhor sítio para eles é mesmo o caixote de lixo. Utilização eficiente do e -mail e telemóvel Em matéria de boa gestão do seu tempo é igualmente importante a adopção de algumas estratégias relacionadas com a utilização do e -mail e do telemóvel, que são hoje, seguramente, duas das principais fontes de gasto inútil de tempo. Relativamente ao e -mail, desligue os avisos sonoros e visuais de mensagem nova e estabeleça dois únicos momentos do dia, por

8 31 exemplo, 15 minutos antes de sair para almoçar e 20 minutos antes do final do seu dia de trabalho, para consultar a sua caixa de correio e responder aos e -mails. Procure, igualmente, não se ligar à internet várias vezes ao dia, a menos que tenha mesmo de o fazer por razões profissionais. Lembre -se que, a não ser que receba muita correspondência electrónica procedente de países com fusos horários muito diferentes, a fixação destes dois horários de consulta ao e -mail permitir -lhe-á aceder a toda a informação que foi produzida em horário útil de trabalho. As mensagens chegadas fora destes períodos de tempo serão, muito provavelmente, de carácter lúdico, o que, neste caso, significa, sobretudo, perda de tempo. A este nível poderá ser também útil o recurso a filtros para evitar os e -mails indesejáveis. Se costuma consultar o seu e -mail em casa, fixe também um horário e um tempo máximo para se dedicar a essa tarefa. Quando consulta os seus e -mails tenha o cuidado de dar resposta imediata a todos, ainda que essa resposta seja apenas a de que vai procurar a informação ou a solução para o assunto exposto, e que contactará, oportunamente, o remetente da mensagem. Se responder de forma imediata, o autor da mensagem ficará informado que a sua questão foi devidamente tomada em conta e aguardará calmamente nova comunicação. Isto além de o facto de responder, com brevidade, constituir uma óbvia demonstração de respeito por quem se dirige a si. Repare que se o ficar sem resposta, é muito provável que se repitam os e -mails sobre o mesmo assunto.

9 32 No que respeita ao telemóvel, a melhor estratégia será mantê -lo em silêncio e longe do seu alcance visual. Estabeleça também dois momentos para consultar as chamadas recebidas. Veja quem lhe ligou e quem lhe deixou mensagem através de voice- -mail. Devolva apenas estas últimas chamadas, pois é muito provável que quem lhe ligou e não deixou mensagem não tivesse realmente nada de urgente para lhe dizer. As estratégias em discurso directo: Comecei a organizar melhor o meu dia de trabalho esforçando-me por gastar menos tempo em coisas inúteis. Percebi que, por exemplo, perdia imenso tempo a receber e a mandar s que não tinham nada a ver com o trabalho e que, na maior parte dos casos, até não tinham interesse nenhum. O engraçado é que alguns eram de pessoas que estavam dois gabinetes ao lado do meu. Não faz sentido, só é divertido no começo, porque às tantas já vemos e reenviamos as mensagens automaticamente e nisso perdemos uma quantidade de tempo precioso. (Helena, 39 anos, economista em empresa privada, casada, 3 filhos)

Disciplinar na Adolescência: Onde está o manual de instruções?

Disciplinar na Adolescência: Onde está o manual de instruções? Disciplinar na Adolescência: Onde está o manual de instruções? Disciplinar na Adolescência: Onde está o manual de instruções? Na adolescência (autonomia, responsabilidade, relação pais filhos, regras e

Leia mais

Projectos de vida de jovens com baixas qualificações escolares

Projectos de vida de jovens com baixas qualificações escolares Fórum de Pesquisas CIES 2008 Desigualdades Sociais em Portugal Projectos de vida de jovens com baixas qualificações escolares Maria das Dores Guerreiro (coord.) Frederico Cantante Margarida Barroso 1 Projecto

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 12

Transcrição de Entrevista nº 12 Transcrição de Entrevista nº 12 E Entrevistador E12 Entrevistado 12 Sexo Feminino Idade 25anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto

Leia mais

O Questionário RX. 1 - Você está acima do peso? E se está, sabe exatamente quantos quilos tem hoje?

O Questionário RX. 1 - Você está acima do peso? E se está, sabe exatamente quantos quilos tem hoje? O Questionário RX As respostas nesse questionário são apenas pra você, para o seu autoconhecimento. Isso vai servir pra você tomar consciência de várias coisas que precisam ser trabalhadas, muitas delas

Leia mais

NOVIDADES MULHERES EM ACÇÃO - CABINDA

NOVIDADES MULHERES EM ACÇÃO - CABINDA NOVIDADES MULHERES EM ACÇÃO - CABINDA JANEIRO 2011 - DEZEMBRO 2012 GOVERNO PROVINCIAL DE CABINDA INTRODUÇAO Financiado pela União Europeia Implementado pela ADPP Angola com o apoio do Governo Provincial

Leia mais

PROJECTO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL. Apoio Financeiro à Aquisição de Habitação Própria. Programa Casa Própria. Senhoras e Senhores Deputados

PROJECTO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL. Apoio Financeiro à Aquisição de Habitação Própria. Programa Casa Própria. Senhoras e Senhores Deputados Intervenção do Deputado José Manuel Bolieiro PROJECTO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL Apoio Financeiro à Aquisição de Habitação Própria Programa Casa Própria Senhor Presidente da Assembleia Legislativa

Leia mais

Oito coisas para abandonar em busca da felicidade

Oito coisas para abandonar em busca da felicidade Oito coisas para abandonar em busca da felicidade Por Emanuelle Araújo Mendes Para mim, o que nos aproxima mais da felicidade é conseguir prestar atenção nas coisas simples que acontecem no cotidiano.

Leia mais

21 dicas para aumentar sua produtividade e gerenciar melhor seu tempo. VIVER DE BLOG Página 1

21 dicas para aumentar sua produtividade e gerenciar melhor seu tempo. VIVER DE BLOG Página 1 21 dicas para aumentar sua produtividade e gerenciar melhor seu tempo VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Como você usa seu tempo depende muito mais das habilidades que você procura desenvolver depois de

Leia mais

Microsoft Outlook Versão Provisória

Microsoft Outlook Versão Provisória Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Gestão Área Interdepartamental de Tecnologias de Informação e Comunicação Microsoft Outlook 2003 Versão Provisória Introdução Introdução O Microsoft Outlook

Leia mais

Melhores práticas para as organizações de TI. Área de Service Desk

Melhores práticas para as organizações de TI. Área de Service Desk Melhores práticas para as organizações de TI Área de Service Desk Rafaela Miranda; Tito Vieira Outubro 2006 Centro de Informática Prof. Correia de Araújo 2 Índice 1 Service Desk...5 1.1 Considerações ITIL...5

Leia mais

Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal?

Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal? Outubro, 2016 Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal? Outubro, 2016 Introdução O Instituto do Casal realizou uma pesquisa online com 510 pessoas, entre homens e mulheres, entre

Leia mais

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização Manual das condições gerais que regulam a utilização dos serviços disponibilizados pela aplicação Arquivo, plataforma de gestão de informação, do Municipio

Leia mais

OFICINA DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL MARCIA NOLETO PERSONAL ORGANIZER

OFICINA DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL MARCIA NOLETO PERSONAL ORGANIZER OFICINA DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL MARCIA NOLETO PERSONAL ORGANIZER MEU TEMPO É PRECIOSO ROTINA INSANA CAOS COMIDA PARA FAZER CASA PARA LIMPAR FILHOS PARA CUIDAR TRABALHO COMO SER ORGANIZADA? Processo que

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR 3300 ICP - 7.0 Conteúdo ACERCA DO TELEFONE IP 5201 1 Indicadores de estado do telefone 2 Para utilizadores dos sistemas 3300 ICP resilientes 2 Sugestões referentes ao conforto e à

Leia mais

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (LRH)

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (LRH) UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE UDM DIRECÇÃO ACADÉMICA CURRÍCULO DA ÁREA DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS AFAGE Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (LRH) Maputo, Julho de 2015

Leia mais

sabe o que é a DPOC?

sabe o que é a DPOC? sabe o que é a DPOC? Doença quer dizer mal estar Pulmonar quer dizer que se localiza nos pulmões Obstrutiva quer dizer brônquios parcialmente danificados Crónica quer dizer que é para sempre DPOC o que

Leia mais

CURSO DE SUPERVISORES

CURSO DE SUPERVISORES 2016 CURSO DE SUPERVISORES [Com Ferramentas de Coaching] AULA 3 Bruno Monteiro INSTITUTO LIDERANÇA DE SUCESSO AAULA 3 APRENDENDO A ENCORAJAR OS LIDERADOSR O supervisor precisa saber encorajar os seus liderados

Leia mais

Quinze sinais de que seu casamento ruma ao divórcio (Do Portal MSN, Estilo de Vida)

Quinze sinais de que seu casamento ruma ao divórcio (Do Portal MSN, Estilo de Vida) Quinze sinais de que seu casamento ruma ao divórcio (Do Portal MSN, Estilo de Vida) istock/getty Images INDÍCIOS DA SEPARAÇÃO IMINENTE Talvez a pior decisão para qualquer casal é a de se separar. Para

Leia mais

O meu horário de estudo

O meu horário de estudo www.livrosdefisica-jc.com.br O meu horário de estudo Preenche este horário segundo a distribuição de tempo que tencionas fazer: Pinta de vermelho o tempo ocupado em aulas; Pinta de cor de laranja o tempo

Leia mais

Manual de Utilizador. Acesso à Consulta de Recibos de Vencimentos e Declaração Anual de Rendimentos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA

Manual de Utilizador. Acesso à Consulta de Recibos de Vencimentos e Declaração Anual de Rendimentos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Manual de Utilizador Acesso à Consulta de Recibos de Vencimentos e Declaração Anual de Rendimentos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Índice de Figuras Figura 1 - Ecrã de Login Figura 2 - Mensagem

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO. Claudiana Michelon Diretora Sênior de Vendas Independente

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO. Claudiana Michelon Diretora Sênior de Vendas Independente ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO Claudiana Michelon Diretora Sênior de Vendas Independente Meu tempo... Você já percebeu como as pessoas reclamam da falta de tempo? Mas poucas se tivesse mais tempo saberiam exatamente

Leia mais

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes

E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto de ser homem/mulher? Mais protecção, brinquedos e brincadeiras diferentes Transcrição de Entrevista nº 6 E Entrevistador E6 Entrevistado 6 Sexo Feminino Idade 25 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o facto

Leia mais

Preserve o que você ajuda a construir

Preserve o que você ajuda a construir 18ª Edição Quarta-feira 7 de novembro de 2012 informativo Meio ambiente Preserve o que você ajuda a construir Além de promover desenvolvimento para uma região, a empresa também se preocupa em conscientizar

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO GABINETE DE IMAGEM E COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL (GI.COM-IPS)

REGULAMENTO INTERNO DO GABINETE DE IMAGEM E COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL (GI.COM-IPS) REGULAMENTO INTERNO DO GABINETE DE IMAGEM E COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL (GI.COM-IPS) I ÂMBITO E FINALIDADE 1. O Gabinete de Imagem e Comunicação do Instituto Politécnico de Setúbal

Leia mais

UMA POLÍTICA DE LÍNGUA PARA O PORTUGUÊS * INTRODUÇÃO

UMA POLÍTICA DE LÍNGUA PARA O PORTUGUÊS * INTRODUÇÃO 1 UMA POLÍTICA DE LÍNGUA PARA O PORTUGUÊS * INTRODUÇÃO A inexistência de uma política de língua é uma afirmação que ouvimos a especialistas e professores, aos que trabalham sobre a língua portuguesa em

Leia mais

Transcrição de Entrevista n º 19

Transcrição de Entrevista n º 19 Transcrição de Entrevista n º 19 E Entrevistador E19 Entrevistado 19 Sexo Masculino Idade 22 anos Área de Formação Engenharia Informática Investigação Acredita que a educação de uma criança é diferente

Leia mais

As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária

As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária Reunião, trabalho, família, internet, saídas, e-mails, tecnologia, relatório, informação... Você já reparou quantas coisas

Leia mais

Dicas incríveis para vender mais... muito mais

Dicas incríveis para vender mais... muito mais 5... Dicas incríveis para vender mais... muito mais O que você vai encontrar neste ebook o que você vai encontrar neste ebook aprenda como gerar 3 mil reais em vendas no Facebook sem gastar com anúncios

Leia mais

Discurso de Abertura do Seminário Metodológico para a mudança em 2017

Discurso de Abertura do Seminário Metodológico para a mudança em 2017 Discurso de Abertura do Seminário Metodológico para a mudança em 2017 União Nacional Para a Independência Total de Angola UNITA I SEMINÁRIO METODOLÓGICO PARA A MUDANÇA EM 2017 Discurso de Abertura do Presidente

Leia mais

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática

Aspectos Sócio-Profissionais da Informática ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA I N S T I T U T O P O L I T É C N I C O D E C A S T E L O B R A N C O ENGENHARIA INFORMÁTICA Aspectos Sócio-Profissionais da Informática Jovens Empresários de Sucesso e Tendências

Leia mais

21 dicas para aumentar sua produtividade e. TRÍADE DA APROVAÇÃO Página 1

21 dicas para aumentar sua produtividade e. TRÍADE DA APROVAÇÃO Página 1 21 dicas para aumentar sua produtividade e gerenciar melhor seu tempo TRÍADE DA APROVAÇÃO Página 1 INTRODUÇÃO Como você usa seu tempo depende muito mais das habilidades que você procura desenvolver depois

Leia mais

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE 1 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas Workshop 17 de Abril de 2013 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE 2 Comunicação Interpessoal Comunicar

Leia mais

Como o Agendor pode ajudar a sua empresa na prospecção

Como o Agendor pode ajudar a sua empresa na prospecção Como o Agendor pode ajudar a sua empresa na prospecção Entendendo como o Agendor pode ajudar na rotina de prospecção de vendedores e equipes de vendas para melhorar as vendas 2 Geralmente quando falamos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 42 Discurso na reunião da Academia

Leia mais

A Qualidade como Prioridade Estratégica

A Qualidade como Prioridade Estratégica A Qualidade como Prioridade Estratégica - Processos Integrados para a Excelência - Pedro Álvares Ribeiro AEP- 20 de Abril de 2010 1 Agenda 1 A Cultura Organizacional 2 Pessoas: a Variável Chave 3 Processos

Leia mais

Eksamen 21.05.2014. PSP5648 Portugisisk nivå III Elevar og privatistar / Elever og privatister. http://eksamensarkiv.net/ Nynorsk/Bokmål

Eksamen 21.05.2014. PSP5648 Portugisisk nivå III Elevar og privatistar / Elever og privatister. http://eksamensarkiv.net/ Nynorsk/Bokmål Eksamen 21.05.2014 PSP5648 Portugisisk nivå III Elevar og privatistar / Elever og privatister Nynorsk/Bokmål Exercício 1 Use o texto para responder, em português, às seguintes perguntas o mais detalhadamente

Leia mais

1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE

1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE 1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE O GRANDE objetivo da Headline é gerar o impulso que leva a abertura de E-mail. Esses impulsos podem ser despertados de várias formas diferentes e cada uma vai ter

Leia mais

Pesquisa. Setembro 2014

Pesquisa. Setembro 2014 Pesquisa Setembro 2014 Perfil Quem é o nosso time? 66% está conosco há mais de 1 ano 69% são casadas 68% tem Filhos, 42% desses adolescentes Média de Idade 32 anos (20 a 56) 93% são mulheres 61% cursando

Leia mais

Autoconhecimento e Aprimoramento

Autoconhecimento e Aprimoramento PROGRAMA: Autoconhecimento e Aprimoramento AULA 2 JARDIM DO SUCESSO MARY KAY JULHO 2016 Como o Coaching pode contribuir CENÁRIO ATUAL CENÁRIO DESEJADO O CAMINHO Modelo Skilled-Helper G. Egan ESTRUTURA

Leia mais

Entrevista com Logicomer. Luís Sousa. Director Geral. Com quality media press para Expresso & El Economista

Entrevista com Logicomer. Luís Sousa. Director Geral. Com quality media press para Expresso & El Economista Entrevista com Logicomer Luís Sousa Director Geral Com quality media press para Expresso & El Economista Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista. As respostas que aqui figuram em linguagem

Leia mais

Lógica das Proposições

Lógica das Proposições Lógica das Proposições Transcrição - Podcast 1 Professor Carlos Mainardes Olá eu sou Carlos Mainardes do blog Matemática em Concursos, e esse material que estou disponibilizando trata de um assunto muito

Leia mais

Acelere Seus Resultados Otimizando Seu Tempo

Acelere Seus Resultados Otimizando Seu Tempo Acelere Seus Resultados Otimizando Seu Tempo Todas as manhãs Deus nos concede 84.600 segundos, e temos que gastar tudo no mesmo dia, pois a meia noite o saldo é zerado. E daí, como você vai gastar seu

Leia mais

Dicas de Segurança sobre Virus

Dicas de Segurança sobre Virus Dicas de Segurança sobre Virus Utilize uma boa aplicação antivírus e actualizea regularmente Comprove que o seu programa antivírus possui os seguintes serviços: suporte técnico, resposta de emergência

Leia mais

MS Outlook Tudo sobre Correio Electrónico

MS Outlook Tudo sobre Correio Electrónico MS Outlook 2003 - Tudo sobre Correio Electrónico Curso MA0035 5 Dia(s) 17:30 Horas Introdução O presente curso corresponde a um grupo de três cursos de Outlook. Foi desenvolvido tendo em vista a aquisição

Leia mais

Quem sou eu? Meu nome é Aline Rocha, decidi sair do trabalho de telemarketing para fazer algo que gosto.

Quem sou eu? Meu nome é Aline Rocha, decidi sair do trabalho de telemarketing para fazer algo que gosto. Quem sou eu? Meu nome é Aline Rocha, decidi sair do trabalho de telemarketing para fazer algo que gosto. Hoje eu escrevo textos para o meu blog, onde eu dou dicas simples porém que realmente funcionam,

Leia mais

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho

EXERCÍCIO. Levantamento de alternativas de trabalho EXERCÍCIO Levantamento de alternativas de trabalho Objetivos Este exercício vai te ajudar a identificar possibilidades de atuação profissional que conectariam suas capacidades às necessidades das pessoas,

Leia mais

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO IIA: CIA, CCSA, CFSA, CGAP

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO IIA: CIA, CCSA, CFSA, CGAP PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO IIA: CIA, CCSA, CFSA, CGAP PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE REGISTO E REALIZAÇAO DOS EXAMES Como é sabido, operou-se em 2008 uma alteração significativa no

Leia mais

G E S T Ã O D O T E M P O

G E S T Ã O D O T E M P O 1 G E S T Ã O D O T E M P O Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas Workshop 11 de Abril de 2013 GESTÃO DO TEMPO 2 O que é o tempo para mim? Como lido com o meu tempo? Ritmo biológico e Hábitos

Leia mais

Como Atrair mais Clientes do que você pode atender com o seu negócio de Coaching

Como Atrair mais Clientes do que você pode atender com o seu negócio de Coaching Como Atrair mais Clientes do que você pode atender com o seu negócio de Coaching Sou Juliano Cunha Especialista em Vendas Online e hoje eu quero te apresentar qual a única coisa que você precisa fazer

Leia mais

Apresentação de empresa: qual conteúdo utilizar

Apresentação de empresa: qual conteúdo utilizar Apresentação de empresa: qual conteúdo utilizar Quando estamos falando sobre apresentação de empresa em power point, podem surgir algumas dúvidas sobre qual é o conteúdo ideal para se colocar nos slides

Leia mais

Anabela Viegas, Recursos Humanos Portal de Gestão Documental do Colaborador Guia para consulta rápida

Anabela Viegas, Recursos Humanos Portal de Gestão Documental do Colaborador Guia para consulta rápida Anabela Viegas, Recursos Humanos Portal de Gestão Documental do Colaborador Slide 1 Agenda Portal de Gestão Documental do Colaborador Introdução Como aceder à plataforma? Como sair da plataforma? Problemas

Leia mais

Transcrição de Entrevista nº 10

Transcrição de Entrevista nº 10 Transcrição de Entrevista nº 10 E Entrevistador E10 Entrevistado 10 Sexo Feminino Idade 31 anos Área de Formação Engenharia Informática E - Acredita que a educação de uma criança é diferente perante o

Leia mais

Diversidade. Linguística. na Escola Portuguesa. Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC)

Diversidade. Linguística. na Escola Portuguesa. Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC) Diversidade Linguística na Escola Portuguesa Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC) www.iltec.pt www.dgidc.min-edu.pt www.gulbenkian.pt Texto Narrativo Quadro Geral O que se entende

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

Educação financeira. Modulo Um: Como melhor gerir o nosso dinheiro?

Educação financeira. Modulo Um: Como melhor gerir o nosso dinheiro? Educação financeira Modulo Um: Como melhor gerir o nosso dinheiro? Organização do modulo 1. As diversas formas do dinheiro 2. Iden=fique as suas necessidades financeiras 3. Analise como gasta o seu dinheiro

Leia mais

Como recrutar a pessoa certa para a função certa? Como recrutar a pessoa certa para a função certa?

Como recrutar a pessoa certa para a função certa? Como recrutar a pessoa certa para a função certa? Como recrutar a pessoa certa para a função certa? Essa é uma pergunta que parece torturar departamentos de recursos humanos e líderes envolvidos no processo de decisão na contratação de colaboradores.

Leia mais

Por: Adm. Antonio Pereira Júnior pereirajunior@uern.br apereirajunior@hotmail.com

Por: Adm. Antonio Pereira Júnior pereirajunior@uern.br apereirajunior@hotmail.com Por: Adm. Antonio Pereira Júnior pereirajunior@uern.br apereirajunior@hotmail.com O Atendimento O que é Atendimento? Atendimento, corresponde ao ato de atender, ou seja, o ato de cuidar, de prestar atenção

Leia mais

Prefácio. Educar é provocar a inteligência, é a arte do desafio. (Cury, 2004: 126).

Prefácio. Educar é provocar a inteligência, é a arte do desafio. (Cury, 2004: 126). 1 Prefácio O livro presente é um conjunto de textos, ilustrações e fotografias que surgiram da necessidade de se trabalhar cooperativamente, de modo a aprofundar-se melhor o tema do nosso Projecto Educativo

Leia mais

ÍNDICE. 1.1 Apresentação do Centro...2. 1.2 Direitos...2. 1.3 - Deveres...3. 1.4 - Organização...3

ÍNDICE. 1.1 Apresentação do Centro...2. 1.2 Direitos...2. 1.3 - Deveres...3. 1.4 - Organização...3 ÍNDICE I - 1.1 Apresentação do Centro...2 1.2 Direitos......2 1.3 - Deveres...3 1.4 - Organização...3 II Voluntariado 2.1 Apresentação do Voluntário...4 2.2 Perfil do Voluntário...5 2.3 Funções...6 2.4

Leia mais

O que é uma rede social virtual?

O que é uma rede social virtual? O que é uma rede social virtual? Uma rede social virtual é, portanto, o reflexo da necessidade de comunicar, aplicado às redes Web. É através de páginas pessoais ou de blogues que o sujeito se apresenta

Leia mais

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1)

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) MICROSOFT OUTLOOK 2003 - OBJECTIVOS OBJECTIVOS: Enumerar as principais funcionalidades do Outlook; Demonstrar a utilização das ferramentas do correio electrónico;

Leia mais

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças

Leia mais

VENDAS DE ALTA PERFORMANCE

VENDAS DE ALTA PERFORMANCE VENDAS DE ALTA PERFORMANCE 1. Arte de perguntar; 2. A linha; 3. Complexo sistema de comunicação; 4. Faça seu convidado confiar em você; 5. É um caso racional ou emocional?; 6. Desenvolva clientes para

Leia mais

Os s estão com os dias contados

Os  s estão com os dias contados Os emails estão com os dias contados Quando o assunto é comunicação interna (conversa entre membros de uma empresa), o email ainda é uma das ferramentas mais usadas no mundo empresarial. Seja para enviar

Leia mais

Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos

Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos Valorıze-se, organıze-se! Cláudio Ramos Índice 8 A felicidade pode estar na valorização? Pode, digo eu! 11 1. CASA 13 COMPRAS E POUPANÇA 15 DECORAÇÃO 29 2. ROUPA 40 GUARDA-ROUPA BÁSICO: O Que Todas as

Leia mais

ARRASANDO NAS VENDAS

ARRASANDO NAS VENDAS ARRASANDO NAS VENDAS Sessão de Cuidados com a Pele (SCP) Discutir as vantagens de realizar SCP de anfitriã. - Ganhos mais altos. - Três a Cinco chances de novos agendamentos. - Três a Cinco chances de

Leia mais

Mini MBA Gestão Avançada

Mini MBA Gestão Avançada Mini MBA Gestão Avançada FORMAÇÃO PARA EXECUTIVOS Gestão Curso FEXMMBA 10 Dia(s) 66:00 Horas Introdução Os Cursos de Formação para Executivos, promovidos pela Actual Training, têm por finalidade responder

Leia mais

IPSS SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO. Destinatários. Benefícios

IPSS SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO. Destinatários. Benefícios SOLUÇÃO PARA O CONTROLO DA LEGISLAÇÃO Destinatários Todas as IPSS e entidades equiparadas (misericórdias, casas do povo, associações, cooperativas, fundações, etc ) Instituições certificadas ( ISO 9001

Leia mais

UMA NOVA ETAPA A VIDA COMEÇA AOS... Sempre e onde estiver...estamos lá Saiba mais em

UMA NOVA ETAPA A VIDA COMEÇA AOS... Sempre e onde estiver...estamos lá Saiba mais em UMA NOVA ETAPA A VIDA COMEÇA AOS... Sempre e onde estiver...estamos lá Saiba mais em www.sscgd.pt Com a chegada reforma muitas vezes coloca-se a pergunta: Estou reformado e agora? Para o ajudar a responder

Leia mais

para você economizar

para você economizar E - B O O K 8 DICAS para você economizar no seu casamento ÍNDICE 1 LISTA DE CONVIDADOS 5 MEMÓRIA 2 MÚSICA MAESTRO 6 VESTIDO DA NOIVA 3 MESA ÚNICA 7 MIMOS 4 LUZ NATURAL 8 DECIDA-SE O que faz uma festa de

Leia mais

Regional São Paulo Leste

Regional São Paulo Leste Regional São Paulo Leste Pode ser que você nem perceba, mas seus hábitos afetam o seu dia a dia. Veja como criar bons hábitos. Você pode criar bons hábitos! QUANDO o alarme toca, Victor ainda está com

Leia mais

Software PHC com MapPoint 2007

Software PHC com MapPoint 2007 Software PHC com MapPoint 2007 Descritivo completo A integração entre o Software PHC e o Microsoft MapPoint permite a análise de informação geográfica (mapas, rotas e análise de dispersão), baseada em

Leia mais

TESTE CICLO DA VIDA. Em qual ciclo você se encontra? Ciclo da frustração, ciclo da sobrevivência ou ciclo da prosperidade?

TESTE CICLO DA VIDA. Em qual ciclo você se encontra? Ciclo da frustração, ciclo da sobrevivência ou ciclo da prosperidade? Em qual ciclo você se encontra? Ciclo da frustração, ciclo da sobrevivência ou ciclo da prosperidade? As perguntas a seguir foram formuladas visando auxiliar na identificação do ritmo de construção de

Leia mais

Auditoria DISC. Juan Prueba

Auditoria DISC. Juan Prueba Auditoria DISC Juan Prueba 26/03/2016 1 Introdução à metodologia D.I.S.C. Este relatório baseia-se na metodologia D.I.S.C. e o seu objectivo é o de ajudar aos processos de progressão e selecção. D.I.S.C.

Leia mais

Questionário Socioeconômico ENCCEJA 2013

Questionário Socioeconômico ENCCEJA 2013 Questionário Socioeconômico ENCCEJA 2013 1-Quantas pessoas moram com você? (incluindo filhos, irmãos, parentes e amigos (A) Moro sozinho (B) Uma a três (C) Quatro a sete (D) Oito a dez (E) Mais de dez

Leia mais

Os desafios à gestão de pessoas no varejo no momento atual e próximos anos

Os desafios à gestão de pessoas no varejo no momento atual e próximos anos Os desafios à gestão de pessoas no varejo no momento atual e próximos anos Apresentação: 1. Nome; 2. Empresa; 3. Função na empresa; Atividade 1. Neste momento turbulento, em se tratando de Gestão de Pessoas,

Leia mais

Disk Drill 3 - Como recuperar dados perdidos no meu Smartphone?

Disk Drill 3 - Como recuperar dados perdidos no meu Smartphone? Disk Drill 3 - Como recuperar dados perdidos no meu Smartphone? Date : 23 de Dezembro de 2016 Perdeu fotografias no seu smartphone Android? Não sabe onde estão os contactos, mails e ficheiros no seu iphone?

Leia mais

Manual do Utilizador Operador Económico

Manual do Utilizador Operador Económico ÍNDICE 1. AUTENTICAÇÃO... 4 2. CREDENCIAÇÃO... 5 3. CONSULTA E TRATAMENTO... 7 3.1 CONSULTAR RECLAMAÇÃO... 7 3.2 TRATAR RECLAMAÇÃO... 8 4. REGISTO DE COMPRAS... 9 5. GESTÃO DE UTILIZADORES... 10 5.1 CRIAR

Leia mais

29/03/2006. Discurso do Presidente da República

29/03/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na visita às futuras instalações do campus da Universidade Federal do Estado de São Paulo Guarulhos-SP, 29 de março de 2006 Meus queridos e minhas queridas companheiras da

Leia mais

CONSUMER PAYMENT REPORT 2015

CONSUMER PAYMENT REPORT 2015 PORTUGAL CONSUMER PAYMENT REPORT A Intrum Justitia recolheu dados de. consumidores em 1 países europeus para adquirir o conhecimento da vida quotidiana dos consumidores europeus; dos seus gastos e da sua

Leia mais

Planejamento e Rotina para alcançar O TOPO. Ariana Lima Diretora Executiva Elite

Planejamento e Rotina para alcançar O TOPO. Ariana Lima Diretora Executiva Elite Planejamento e Rotina para alcançar O TOPO Ariana Lima Diretora Executiva Elite Como ganhar dinheiro em MARY KAY sem se matar de trabalhar? Você gosta de Rotina?? Você acha importante criar uma rotina?

Leia mais

Como comunico com os Utentes?

Como comunico com os Utentes? Como comunico com os Utentes? Autora: Sara Alexandra Silva Rosado Unidade Curricular: Fisioterapia Teoria e Prática II Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde Fisioterapia Sara Alexandra

Leia mais

História de Carmem Biancho Flores

História de Carmem Biancho Flores História de Carmem Biancho Flores Nascimento: 14 de julho de 1953 Falecimento: 6 de outubro de 2013 Foi no dia 14 de julho de 1953 que Valdemar e Alda Biancho tiveram sua filha Carmen, que passou muitas

Leia mais

PERFIL DO CLIENTE IDEAL TEMPLATE

PERFIL DO CLIENTE IDEAL TEMPLATE PERFIL DO CLIENTE IDEAL TEMPLATE Faz sentido, certo?... Para vender um produto ou serviço, a primeira coisa que você deve fazer é ter clareza sobre QUEM é seu cliente ideal, onde ele está e quais são seus

Leia mais

1. Introdução. Gestão Orçamental. Júlia Fonseca 2010/2011. Gestão Orçamental

1. Introdução. Gestão Orçamental. Júlia Fonseca 2010/2011. Gestão Orçamental 1. Introdução Júlia Fonseca 2010/2011 CICLO DE GESTÃO Planeamento Implementação Controlo de gestão Ciclo de gestão Planeamento Feedback Implementação Controlo Planear Dirigir e Motivar Controlar PLANEAMENTO

Leia mais

COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE

COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE Briefing COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE Briefing 05. Etapas de um Projeto Atenção: O material está disponível apenas para este curso. É proibida cópia total ou

Leia mais

GESTÃO DO PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS SANTANDER UNIVERSIDADES

GESTÃO DO PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS SANTANDER UNIVERSIDADES Caro estudante, GESTÃO DO PROGRAMA DE BOLSAS ANEXO B RELATÓRIO DE ESTUDANTE ANO ACADÉMICO DE 2010/2011 O preenchimento deste Relatório é, como consta no seu Contrato, obrigatório. O seu Relatório concederá

Leia mais

Plano de Formações. Consultoria e Formação Focada em Gestão, Estratégia e Produtividade Pessoal e Empresarial

Plano de Formações. Consultoria e Formação Focada em Gestão, Estratégia e Produtividade Pessoal e Empresarial Plano de Formações Consultoria e Formação Focada em Gestão, Estratégia e Produtividade Pessoal e Empresarial I F P Introdução As nossas Formações advêm do conhecimento e experiência com os nossos Clientes,

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação Sumário Segurança na internet: phishing, spam, spyware e vírus informático. Proteção de dados. A imagem Esta Fotografia de Autor Desconhecido está licenciada ao

Leia mais

SOUSA GALITO, Maria (2009). Entrevista ao Dr. João Cabral. CI-CPRI, E T- CPLP, º6, pp. 1-6.

SOUSA GALITO, Maria (2009). Entrevista ao Dr. João Cabral. CI-CPRI, E T- CPLP, º6, pp. 1-6. SOUSA GALITO, Maria (2009). Entrevista ao Dr. João Cabral. CI-CPRI, E T- CPLP, º6, pp. 1-6. E T-CPLP: Entrevistas sobre a CPLP CI-CPRI Entrevista ao Dr. João Cabral Director da Associação Comercial de

Leia mais

FERNANDA PIÇARRA. De: ALFREDO DE SOUZA

FERNANDA PIÇARRA. De: ALFREDO DE SOUZA Pág 1 De: ALFREDO DE SOUZA FERNANDA PIÇARRA Pág 2 Eu escolhi um poema porque adoro ler este tipo de texto. Seleccionei este, em especial, visto que me tem acompanhado já há alguns anos. Encontrei-o, pela

Leia mais

Criar condições de Segurança e de uma Paz Durável para Todos

Criar condições de Segurança e de uma Paz Durável para Todos Memorando do Workshop 5 http://jaga.afrique-gouvernance.net Criar condições de Segurança e de uma Paz Durável para Todos Contexto e Problemática De acordo com os termos de referência, o Workshop 5 referente

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PORTO FACULDADE DE ENGENHARIA

UNIVERSIDADE DO PORTO FACULDADE DE ENGENHARIA UNIVERSIDADE DO PORTO FACULDADE DE ENGENHARIA Caso Lawrence Livermore National Laboratories Zephyr Project Cristina Henriques Jorge Meneses Trabalho para a Disciplina de Análise de Sistemas de Informação

Leia mais

DE ESTUDOS INTRODUÇÃO. Nos passos a seguir você terá orientações de coaching. Agradecemos e desejamos uma boa leitura!

DE ESTUDOS INTRODUÇÃO. Nos passos a seguir você terá orientações de coaching. Agradecemos e desejamos uma boa leitura! 16 para apoiar no SABOTADORES seu planejamento de estudos. DE ESTUDOS 1 Falta de motivação para estudar, falta de motivo para ação. Muitos estudantes, ao se sentarem para estudar, se sentem desmotivados

Leia mais

RETRATO DE FAMÍLIA. Além disso, tenho dois primos e a minha mulher tem quatro, mas com eles só costumamos estar no Natal.

RETRATO DE FAMÍLIA. Além disso, tenho dois primos e a minha mulher tem quatro, mas com eles só costumamos estar no Natal. PE Episódio #97 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini Didatização: Telma Rodrigues RETRATO DE FAMÍLIA Lourenço Acho que a minha família é bastante normal.

Leia mais

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay Vida Financeira saudável Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças pessoais?

Leia mais