Como recrutar a pessoa certa para a função certa? Como recrutar a pessoa certa para a função certa?

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como recrutar a pessoa certa para a função certa? Como recrutar a pessoa certa para a função certa?"

Transcrição

1 Como recrutar a pessoa certa para a função certa?

2 Essa é uma pergunta que parece torturar departamentos de recursos humanos e líderes envolvidos no processo de decisão na contratação de colaboradores. Como achar a pessoa certa para a vaga que você anunciou?

3 Há muitos elementos a analisar e, certamente, a grande maioria começa pelo currículo. Contudo, a simples listagem das formações, antigas ocupações e realizações de uma pessoa pouco dizem a respeito de suas características pessoais e profissionais. Como esse indivíduo reage à pressão? Como ele se relaciona com seus colegas? Ele obedece e atende prazos? Ele é uma pessoa criativa ou mais operacional?

4 Tudo isso você simplesmente não acha ali, nos currículos dos candidatos à vaga que você anunciou. O próximo passo é um teste, online ou presencial, mas novamente as empresas deixam de avaliar o mais importante de tudo: essa pessoa tem o perfil certo para lidar com minha proposta?

5 Quatro diferentes perfis Outra coisa que costuma não gerar frutos é a designação de perfis muito variados aos candidatos a uma vaga. Qual a diferença entre alguém que é aplicado, decidido e criativo e alguém que é imaginativo, dedicado e resoluto? Provavelmente nenhuma, certo? Atribuir adjetivos aos candidatos com base nas impressões pessoais ou baseadas em micro comportamentos de avaliadores não é algo que irá, de fato, definir o melhor profissional para a função que você precisa ter desempenhada em sua empresa. Mais do que simples adjetivos perdidos, você precisa de

6 parâmetros claros, tudo isso dentro de uma classificação simples, rápida e que faça sentido no ambiente empresarial. O mapeamento do perfil comportamental de cada candidato é essencial, mas precisa convergir para uma classificação que identifique com rapidez as tendências e características dominantes em cada um.

7 O sistema do Profiler aponta, a depender dos resultados de cada candidato em um breve teste, para quatro perfis distintos: Executor Comunicador Planejador Analista

8 Esse conceitos estão intimamente relacionados a estudos de definição de perfis humanos que abrangem desde a Antiguidade, com conceitos primeiramente desenvolvidos por Hipócrates, passando por estudiosos do século XX, como Carl Jung e William Moulton Marston. Esses testes tomam menos de sete minutos do candidato, reduzindo a incidência de erros e equívocos na definição do perfil em razão do cansaço, extenuação, aborrecimento ou falta de paciência do candidato.

9 Além do perfil-base, o Profiler ainda traça um documento com mais de 50 informações sobre o candidato, que apontam a maneira com a qual ele reage a uma série de situações, ajudando você ainda mais a encontrar o perfil certo para uma vaga em aberto.

10 É suficiente? Veja bem, estamos falando sobre perfis profissionais. As pessoas desenvolvem seu trabalho e, em sua grande maioria, se sujeitam a uma rotina operacional. A determinação do perfil não apontará necessariamente ou apenas se um candidato é preparado ou não para determinado cargo, do ponto de vista formal.

11 Você pode ter encontrado um médico com perfil que você quer e reações que atendem exatamente ao que você precisa o único problema é que você está fazendo um processo de recrutamento para um cargo de engenheiro de obras.

12 Todo processo de seleção possui premissas indispensáveis, as quais na verdade, se analisarmos a fundo, não possuem influência direta na escolha do candidato certo. Por exemplo, se você possui uma vaga para a qual o domínio do inglês avançado é indispensável, você pode pedir certificados de proficiência na língua ou ainda realizar entrevistas nesse idioma.

13 O candidato que não cumpre esse pré-requisito é automaticamente dispensado. Contudo, como escolher entre aqueles candidatos que preenchem todos esses requisitos? Aí está o grande X da questão, e é nesse momento que uma análise de perfil comportamental faz toda a diferença para sua empresa.

14 Por mais que o desempenho de um candidato ou outro em uma prova ou durante uma entrevista tenha sido ligeiramente melhor que o dos demais, nem sempre a resposta certa é aquele que acumulou mais pontos. É preciso que esse candidato, mesmo preenchendo todos os requisitos e possuindo os níveis de formação desejados, tenha também um perfil pessoal e profissional condizente com aquilo que você espera da pessoa que irá ocupar determinado cargo.

15 Algumas funções precisam de gente mais criativa e impulsiva, outras de gente regrada e metódica, outras ainda de pessoas que possuem melhores atributos de liderança e funcionam movidas a desafios. Como saber qual desses candidatos possuem o perfil correto, se você até agora somente considerou suas características formais? E quanto à vaga?

16 Bem, vamos voltar um pouco na história toda. Antes mesmo de iniciar o processo de recrutamento, é importante e essencial que você defina exatamente quais serão as funções desempenhadas pelo profissional na vaga que será aberta ou para a qual você realizará a substituição. A simples descrição das tarefas a serem realizadas e funções desempenhadas será de suma importância para que você defina qual o perfil mais adequado para cada circunstância.

17 Outros fatores também devem ser analisados com o mesmo objetivo, como o tipo e tamanho da equipe que trabalhará com essa pessoa, o tipo de chefia que ele terá e o perfil desse líder e também com que tipo de desafio esse colaborador terá de lidar em seu dia a dia (atender clientes, resolver conflitos internos, produzir material que exige concentração, etc).

18 Ao definir o perfil adequado para a vaga, você saberá exatamente o que deve procurar no candidato ideal. Aliás, o conceito de "profissional ideal"- somente existe sob a circunstância da posição na qual você pretende colocar essa pessoa. Quais as características básicas de cada perfil?

19 O Profiler concede um número imenso de informações de forma rápida e objetiva, mas seu centro é apontado para um de quatro diferentes perfis, que lhe dirão muito a respeito de cada candidato. Os comunicadores são pessoas extrovertidas, falantes e ativos em todos os sentidos, se adaptando com grande facilidade a mudanças, mas se tornando completamente aborrecidos e, às vezes, inertes com a rotina e a monotonia.

20 Trabalhos que envolvam boa autonomia e façam uso frequente de suas capacidades de comunicação e relacionamento são indicadas para o comunicador, que simplesmente perde boa parte de sua motivação quando o contato interpessoal é restrito ou inexistente.

21 O comunicador também recebe novas ideias e desafios com entusiasmo e tende a ser otimista e dedicado em relação a metas e objetivos. Contudo, profissionais com esse perfil, em geral, possuem grande necessidade de status e prestígio, precisam de reconhecimento constante e oportunidades para aparecer e se destacar. Comunicadores dificilmente se mantém muito tempo em empregos que não oferecem alguma possibilidade de plano de carreira ou nos quais a meritocracia é baixa.

22 O executor, por sua vez, também é alguém ativo e otimista, com atributos de liderança ainda mais fortes que o comunicador e uma disposição mais destemida para enfrentar desafios e assumir riscos. A vontade é um sinônimo do perfil do executor, que trabalha com autonomia e foco, realizando tarefas sem perder tempo à medida que essas aparecem.

23 Líderes em setores operacionais geralmente possuem um perfil executor, desempenhando as tarefas com rapidez para depois pensar em maneiras de otimizá-las e melhorá-las. O executor tende a ser altamente competitivo e autossuficiente na resolução de seus problemas e tarefas, possuindo iniciativa e uma característica empreendedora inata. O importante, para

24 o executor, são os resultados, por isso mesmo em funções que necessitam de maior análise ou nas quais os resultados não possam ser objetivamente mensurados, o executor tende a se sentir mal. O excesso de autoconfiança também pode se revelar prejudicial, especialmente quando executores se colocam contra equipes inteiras e chefias para fazer valer seu ponto de vista. O que o executor tem de apressado e objetivo para se "livrar" logo de uma tarefa, o planejador tem de calmo e tranquilo para encontrar a maneira certa de fazê-la, por mais tempo que isso possa durar.

25 O planejador é paciente, joga conforme as regras sem qualquer problema e geralmente é o perfil ideal para funções que exigem constância, método, rotina e disciplina. Apesar de introvertidos, planejadores são fáceis de lidar e relacionar, possuindo um caráter mais passivo e equilibrado e dificilmente perdendo o controle, mesmo em situações de emergência ou risco.

26 Sua conformidade em relação às regras e imposições da companhia, entretanto, muitas vezes refletem em um perfil pouco criativo. A pressão também atrapalha o planejador em suas decisões, que sempre prefere a ponderação à impulsão.

27 O quarto dos perfis, o analista, é alguém rígido, retraído e que tem dificuldades de relacionamento. Funções com alto grau de detalhes e que exigem improvisações frequentes são geralmente muito bem desempenhadas pelo analista, que tende a agir com lealdade e comprometimento.

28 O analista é particularmente sensível a críticas. O simples ato de dar um feedback pode se tornar o motivo de horas ou dias de depressão, por isso líderes que gerenciam esses funcionários não raramente precisam de luvas de pelica para lidar com falhas e problemas. Mesmo elogios, quando mal formulados, podem soar como uma crítica para o analista.

29 Conservadores, analistas geralmente fazem tudo "timtim por timtim", e tendem a seguir uma determinada ordem ou nível de prioridade para realizar suas tarefas, mesmo cotidianamente. Regras e normas genéricas não funcionam com o analista ele precisa saber com exatidão onde começa e onde termina seu espaço, caso contrário pode se sentir confuso e até mesmo traído.

30 E se mais de um candidato possuir o mesmo perfil? O Profiler aponta um de quatro perfis para cada profissional que realiza o teste, mas essa não é a única informação concedida pelo sistema. Há muitos outros tópicos que podem ser considerados e até mesmo usados como "Votos de Minerva" para que o candidato certo seja separado dos demais.

31 Em cargos que exigem maior resiliência, o modo com que os candidatos reagem à pressão pode ser um diferencial, naquelas funções que demandam maior atenção e método, um candidato que tenha um perfil fortemente analítico pode levar maior vantagem sobre os demais, em razão de uma memória mais desenvolvida ou mesmo de melhor disposição para trabalhar com números, por exemplo.

32 A ideia do Profiler, acima do fato de ser um método para definição de perfis de candidatos e profissionais, é ser uma ferramenta versátil e avançada no processo de tomada de decisão. O pequeno fator que faltava para que você pudesse diferenciar o candidato certo para a função certa, e não aquela pessoa que "até atende" aos requisitos e ao perfil que você está buscando.

33 Não há receita infalível e no meio empresarial todos temos de trabalhar com probabilidades. O recrutamento não é diferente. Ainda assim, o perfil comportamental é comprovadamente uma das formas mais assertivas e desenvolvidas de selecionar profissionais, especialmente em situações nas quais a mera formação e a experiência de trabalho podem até pesar......mas não são de grande auxílio para o único capaz de tomar a decisão na hora certa: você.

34 Sobre o O RH Portal é o maior portal brasileiro para profissionais de Recursos Humanos. São milhares de artigos para Gestores de RH: seleção e recrutamento de pessoas, Cargos e Salários, Coaching, Gestão por Competências, Avaliação de Desempenho, Testes,Clima Organizacional, Remuneração Estratégica, Avaliações Comportamentais e Treinamentos, Currículos, Consultoria em RH, Treinamento e Desenvolvimento e material variadopara Departamento de Pessoal. Acesse o site

35 O Profiler é um software de última geração para identificação de Perfil Comportamental. Desenvolvido sob sólidos conceitos aprovados em todo o mundo, e com índice de assertividade superior a 97%. Experimente agora Telefone: Central de atendimento:

36

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor?

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? Recentemente, lendo o livro: Descubra

Leia mais

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor?

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? recentemente, lendo o livro: descubra

Leia mais

LÍDER O MAESTRO DO SHOW

LÍDER O MAESTRO DO SHOW LÍDER O MAESTRO DO SHOW THIAGO CRISTARDO CONSULTOR DE RH FORMADO EM ADMINISTRAÇÃO NA FIB, ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA POSITIVA NA FGV, COM CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM COACHING E ANALISTA COMPORTAMENTAL

Leia mais

Os desafios à gestão de pessoas no varejo no momento atual e próximos anos

Os desafios à gestão de pessoas no varejo no momento atual e próximos anos Os desafios à gestão de pessoas no varejo no momento atual e próximos anos Apresentação: 1. Nome; 2. Empresa; 3. Função na empresa; Atividade 1. Neste momento turbulento, em se tratando de Gestão de Pessoas,

Leia mais

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo O profissional certo No cargo certo O profissional certo no cargo certo Quem Somos? A Expertisi é uma empresa de consultoria e assessoria em recursos humanos e capacitação de pessoas com foco em Resultados

Leia mais

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RH

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RH INDICE INÍCIO DA ENTREVISTA... ROTEIRO DE ENTREVISTAS PARA TODOS OS TIPOS DE CARGO... ROTEIRO DE ENTREVISTAS PARA O NÍVEL DE GESTÃO... FINAL DA ENTREVISTA... 03 04 05 06 RECRUTAMENTO & SELEÇÃO Srs. Gestores,

Leia mais

FORMAÇÃO ANALISTA PERSONAL ASSESSMENT. módulo 1

FORMAÇÃO ANALISTA PERSONAL ASSESSMENT. módulo 1 FORMAÇÃO ANALISTA PERSONAL ASSESSMENT módulo 1 o que é o personal ASSESSMENT? O que é o personal ASSESSMENT? Personal Assessment é uma ferramenta brasileira de identifi cação de perfi l profi ssional e

Leia mais

como aumentar resultados identificando o perfil dos seus colaboradores

como aumentar resultados identificando o perfil dos seus colaboradores como aumentar resultados identificando o perfil dos seus colaboradores 1 como aumentar resultados identificando o perfil dos seus colaboradores Muito se fala hoje em círculos empresariais a respeito do

Leia mais

Como reduzir. custos com erros. de contratação

Como reduzir. custos com erros. de contratação Como reduzir custos com erros de contratação Muitas empresas dão pouca importância a um custo que, muitas vezes, permanece oculto até o momento em que é tarde demais o custo proveniente de erros de contratação,

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E MERCADO DE TRABALHO

EMPREENDEDORISMO E MERCADO DE TRABALHO EMPREENDEDORISMO E MERCADO DE TRABALHO SOU EMPREGÁVEL? EMPREENDEDO...QUÊ? EMPREENDER Deliberar-se a praticar; Propor-se; Tentar; Pôr em execução. Fonte: Aurélio Empreendedor Uma das definições mais antigas

Leia mais

A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua;

A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua; QUEM SOMOS A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua; Especializada em Vida e Previdência, possui portfólio completo para assegurar nossos clientes e seus familiares dos

Leia mais

Perfil Caliper de Vendas. The Inner Seller Report

Perfil Caliper de Vendas. The Inner Seller Report Perfil Caliper de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Perfil Caliper de Vendas The Inner Seller Report Página 1

Leia mais

10 Dicas. para gerenciar o comportamento Dos colaboradores DICAS PARA GERENCIAR O COMPORTAMENTO DOS COLABORADORES

10 Dicas. para gerenciar o comportamento Dos colaboradores DICAS PARA GERENCIAR O COMPORTAMENTO DOS COLABORADORES 10 Dicas para gerenciar o comportamento Dos colaboradores 1 10 Dicas para gerenciar o comportamento dos colaboradores 3 índice Introdução O comportamento dos colaboradores de sua empresa é algo que pode

Leia mais

CONHEÇA O PROFILER COLOQUE A PESSOA CERTA NO LUGAR CERTO

CONHEÇA O PROFILER COLOQUE A PESSOA CERTA NO LUGAR CERTO CONHEÇA O PROFILER COLOQUE A PESSOA CERTA NO LUGAR CERTO 1 NOSSO OBJETIVO Desde 2007 estamos em uma só missão: desenvolver o capital humano por meio de Perfil Comportamental. Transformação, resultados,

Leia mais

Gestão por. Competências e os perfis

Gestão por. Competências e os perfis Gestão por Competências e os perfis 1 Gestão por competências e os perfis 03 índice Introdução A gestão de pessoas é uma área que avançou rapidamente nos últimos 20 anos, conhecendo novas teorias, métodos,

Leia mais

FORMAÇÃO ANALISTA DE PERFIL COMPORTAMENTAL

FORMAÇÃO ANALISTA DE PERFIL COMPORTAMENTAL FORMAÇÃO ANALISTA DE PERFIL COMPORTAMENTAL Permite descobrir os pontos chaves para o desenvolvimento de cada pessoa. Com ela você aprende a usar o potencial humano de forma mais eficaz e assertiva, trazendo

Leia mais

Recrutamento & Seleção: Como fazer um processo assertivo!

Recrutamento & Seleção: Como fazer um processo assertivo! Recrutamento & Seleção: Como fazer um processo assertivo! 12.07 09:00 Início 10:15-10:30 Break Estratégico 10:30-11:20 Como eu sou 11: 30 Encerramento Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.

Leia mais

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL

5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 5 Passos Básicos Para Organizar seu DEPARTAMENTO PESSOAL 1 DEPARTAMENTO PESSOAL Algum tempo atrás, somente empresas de grande porte sabiam a importância de manter um departamento pessoal. Mas alguns anos

Leia mais

CARREIRAS E SALÁRIOS EM CONTABILIDADE 2018

CARREIRAS E SALÁRIOS EM CONTABILIDADE 2018 CARREIRAS E SALÁRIOS EM CONTABILIDADE 2018 SUMÁRIO Introdução... 3 O Mercado Contábil em 2018... 4 Perfil Desejado... 5 Prepare-se para o Mercado Contábil em 2018... 8 Conclusão... 10 3 INTRODUÇÃO O ano

Leia mais

Formação Analista Profiler Mapeamento de Perfil Comportamental

Formação Analista Profiler Mapeamento de Perfil Comportamental Convite Formação Analista Profiler Mapeamento de Perfil Comportamental Em Araraquara Capital Humano A expressão Perfil Comportamental está diretamente ligada a suficiência, a capacidade e ao talento que

Leia mais

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO . SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ESTRATÉGIA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 5 OTIMIZANDO O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 9

Leia mais

ENCONTRE SUA ESTRATÉGIA DE INSCRIÇÃO #MOVIMENTOSEJA #MOVIMENTOSEJA JUN 2016 JUN 20161

ENCONTRE SUA ESTRATÉGIA DE INSCRIÇÃO #MOVIMENTOSEJA  #MOVIMENTOSEJA JUN 2016 JUN 20161 ENCONTRE SUA ESTRATÉGIA DE INSCRIÇÃO #MOVIMENTOSEJA WWW.SEJATRAINEE.COM.BR #MOVIMENTOSEJA JUN 2016 JUN 20161 É hora de se inscrever A fase de inscrição costuma passar batida para muita gente. Por isso

Leia mais

Como fazer o RH. Ser Valorizado. em sua empresa? RH Valorizado em sua empresa

Como fazer o RH. Ser Valorizado. em sua empresa? RH Valorizado em sua empresa Como fazer o RH Ser Valorizado? 1 Índice Parte I Por um RH mais estratégico... 8 Parte II Foco em soluções... 13 Parte III Proatividade... 20 Parte IV Cada um no seu lugar... 24 2 Introdução Vamos começar

Leia mais

G E R E N C I A R H O G A N D E S E N V O L V E R TÉCNICAS PARA GESTÃO DE FUNCIONÁRIOS. Relatório para: Tal Fulano ID: HC748264

G E R E N C I A R H O G A N D E S E N V O L V E R TÉCNICAS PARA GESTÃO DE FUNCIONÁRIOS. Relatório para: Tal Fulano ID: HC748264 S E L E C I O N A R D E S E N V O L V E R L I D E R A R H O G A N D E S E N V O L V E R G E R E N C I A R TÉCNICAS PARA GESTÃO DE FUNCIONÁRIOS Relatório para: Tal Fulano ID: HC748264 Data: 12, Novembro,

Leia mais

Tente se lembrar de alguns casos que tenham ocorrido com você, em sua empresa. Aquele funcionário da recepção, que você contratou por ter alguma

Tente se lembrar de alguns casos que tenham ocorrido com você, em sua empresa. Aquele funcionário da recepção, que você contratou por ter alguma Muitas pessoas ainda acreditam que análises comportamentais na hora de recrutar e contratar funcionários devem ser tratadas como perfumaria, uma moda na modernidade. Quando percebem seu engano, fatalmente

Leia mais

Gestão de Pessoas e Avaliação por competências

Gestão de Pessoas e Avaliação por competências Gestão de Pessoas e Avaliação por competências quer a empresa que não existe! Funcionário quer o profissional que não existe! Empresa A visão evolutiva da área de Gestão de Pessoas... 1930 Surgem departamentos

Leia mais

A Pessoa Certa, no Lugar Certo!

A Pessoa Certa, no Lugar Certo! A expressão Perfil Comportamental está diretamente ligada a suficiência, a capacidade e ao talento que uma pessoa tem para realizar uma determinada tarefa ou função. O modelo de Gestão com foco em Perfil

Leia mais

DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE

DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE DESENVOLVIMENTO & TREINAMENTO: PASSO A PASSO PARA TORNÁ-LO EFICIENTE 1 Introdução 03 Por que sua empresa precisa investir em treinamentos 06 Capítulo 1 Quais devem ser as etapas de um treinamento 10 Capítulo

Leia mais

Entrevista Carreira Correio Braziliense

Entrevista Carreira Correio Braziliense Entrevista Carreira Correio Braziliense 1. Por que as habilidades pessoais (ou socioemocionais) são cada vez valorizadas? As pessoas são contratadas por seu currículo, ou seja, pela formação acadêmica

Leia mais

Torne-se um Analista Comportamental com Certificação Internacional pela Sempre Avante Coaching Life & Executive

Torne-se um Analista Comportamental com Certificação Internacional pela Sempre Avante Coaching Life & Executive Torne-se um Analista Comportamental com Certificação Internacional pela Sempre Avante Coaching Life & Executive Você sabe qual é o seu Perfil Comportamental? Segundo a Teoria DISC existem 4 Perfis Comportamentais

Leia mais

mercado de cartões de crédito, envolvendo um histórico desde o surgimento do produto, os agentes envolvidos e a forma de operação do produto, a

mercado de cartões de crédito, envolvendo um histórico desde o surgimento do produto, os agentes envolvidos e a forma de operação do produto, a 16 1 Introdução Este trabalho visa apresentar o serviço oferecido pelas administradoras de cartões de crédito relacionado ao produto; propor um produto cartão de crédito calcado na definição, classificação

Leia mais

Perf il Caliper Overview

Perf il Caliper Overview Perf il Caliper Overview Entendendo s, Comportamentos e os dados do Perfil Caliper As pessoas têm sucesso quando estão em posições que permitam a utilização de seus potenciais, pontos fortes e motivadores.

Leia mais

R & S D E S U C E S S O

R & S D E S U C E S S O R &S DE SUCESSO SOBRE A AUTORA Sônia Padilha Manoel Cofundadora da GP RESULT - a melhor plataforma de Consultoria para Recursos Humanos. Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação

Leia mais

NÃO EXISTE GESTÃO SEM COMUNICAÇÃO DANIEL COSTA

NÃO EXISTE GESTÃO SEM COMUNICAÇÃO DANIEL COSTA NÃO EXISTE GESTÃO SEM COMUNICAÇÃO DANIEL COSTA O que é engajamento? Engajamento no trabalho é uma forma de agir em que o indivíduo, motivado por uma causa, expressa sua vontade e predisposição de fazer

Leia mais

CASE. Integrity adota serviço on-line para automatizar e aperfeiçoar processo de Recrutamento e Seleção

CASE. Integrity adota serviço on-line para automatizar e aperfeiçoar processo de Recrutamento e Seleção CASE Integrity adota serviço on-line para automatizar e aperfeiçoar processo de Recrutamento e Seleção case integrity a empresa É uma empresa com mais de 05 anos de atuação em Recrutamento de Executivos,

Leia mais

Recrutamento e Seleção por Perfil Comportamental

Recrutamento e Seleção por Perfil Comportamental Recrutamento e Seleção por Perfil Comportamental De cada 5 Demissões nas empresas, 3 estão relacionadas ao Comportamento. Fonte: Catho - 2009 A Harvard Business Review aponta que até 80 % da rotatividade

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

Tendências na área de Recursos Humanos

Tendências na área de Recursos Humanos Tendências na área de Recursos Humanos Confira a 6ª edição do maior censo de Recursos Humanos, realizado pelo RH Portal em 2016. Veja o que os profissionais estão falando sobre a realidade do RH no mercado

Leia mais

Gestão baseada em. Competências. Maria Carolina Linhares Paula Galvão de Barba. Autoras do blog Mundo RH Kombo - Todos os direitos reservados

Gestão baseada em. Competências. Maria Carolina Linhares Paula Galvão de Barba. Autoras do blog Mundo RH Kombo - Todos os direitos reservados Gestão baseada em Competências Maria Carolina Linhares Paula Galvão de Barba Autoras do blog Mundo RH 2015 Kombo - Todos os direitos reservados O que é competência? Acredito que a grande maioria das pessoas

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão e desenvolvimento

Leia mais

7 passos para um processo de Coaching pronto para você usar

7 passos para um processo de Coaching pronto para você usar 1 7 passos para um processo de Coaching pronto para você usar Introdução Coaching é um processo em que uma pessoa chamada um Coach suporta um Coachee na realização de um objetivo pessoal ou profissional

Leia mais

Competências e Habilidades

Competências e Habilidades Competências e Habilidades Aula 11 Gestão da Carreira Autoconhecimento Personalidade Motivações Valores Habilidades Interesses Análise do Ambiente Definição de objetivos Ações / Estratégias 2 1 Gerenciamento

Leia mais

Projeto Primeiro Emprego

Projeto Primeiro Emprego Projeto Primeiro Emprego Objetivo Preparar os jovens alunos para as possibilidades que o mercado oferece como primeiro Emprego. Temas Identificação de Possibilidade de Emprego Elaboração de currículo Entrevista

Leia mais

INFORMATIVO FORMAÇÃO LÍDER COACH. Liderança e Gestão com Pessoas

INFORMATIVO FORMAÇÃO LÍDER COACH. Liderança e Gestão com Pessoas INFORMATIVO FORMAÇÃO LÍDER COACH Liderança e Gestão com Pessoas VISÃO DO CURSO Este curso é voltado para qualquer pessoa que queira assumir um papel de liderança na vida, na carreira e nos negócios. Nele,

Leia mais

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA O engajamento é uma questão importante para as empresas, que precisam garantir um bom clima organizacional que sustente altos níveis de produtividade e o alcance

Leia mais

Sistema RH1000. Gestão de Pessoas por Competências. Foco em Resultados. Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial desde Atualizado em 01Mar2016 1

Sistema RH1000. Gestão de Pessoas por Competências. Foco em Resultados. Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial desde Atualizado em 01Mar2016 1 Sistema RH1000 Gestão de Pessoas por Competências Foco em Resultados Ohl Braga Desenvolvimento Empresarial desde 1987 Atualizado em 01Mar2016 1 Implantação do RH de Resultados (RHR ) Solução Completa Metodologia

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Mintzberg Define planejamento estratégico como sendo processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento - T&D. Capacitação e formação dos colaboradores do HSC

Treinamento e Desenvolvimento - T&D. Capacitação e formação dos colaboradores do HSC Treinamento e Desenvolvimento - T&D Capacitação e formação dos colaboradores do HSC Políticas de RH As práticas de Recursos Humanos do Hospital Santa Catarina estão de acordo com as diretrizes apresentadas

Leia mais

Formulário de Avaliação de Desempenho UNIMED CAMPINA GRANDE. Registro funcional: Diretoria / Gerencia: Data da Avaliação:

Formulário de Avaliação de Desempenho UNIMED CAMPINA GRANDE. Registro funcional: Diretoria / Gerencia: Data da Avaliação: Formulário de Avaliação de Desempenho UNIMED CAMPINA GRANDE Nota Final: Para uso do RH Nome do Avaliado: Cargo: Registro funcional: Diretoria / Gerencia: Data da Avaliação: Nome do Avaliador: Cargo: ASSIDUIDADE

Leia mais

A CABEÇA DE QUEM CONTRATA:

A CABEÇA DE QUEM CONTRATA: A CABEÇA DE QUEM CONTRATA: Angústias e dilemas dos grandes executivos do país para contratação de profissionais Março / 2017 METODOLOGIA PESQUISA QUANTITATIVA Amostra: 220 entrevistas online PESQUISA QUALITATIVA

Leia mais

05/05/2014 LIDERANÇA ESTILOS DE LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER

05/05/2014 LIDERANÇA ESTILOS DE LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER LIDERANÇA DIFERENCIAR CHEFE DE LÍDER 1 LIDERANÇA Você já sentiu que não recebeu o reconhecimento merecido quando atingiu uma meta imposta por seu chefe ou realizou uma tarefa com sucesso? E, no entanto,

Leia mais

Gestão de pessoas: desenvolvimento de liderança e organização de equipe (GP)

Gestão de pessoas: desenvolvimento de liderança e organização de equipe (GP) Gestão de pessoas: desenvolvimento de liderança e organização de equipe (GP) Principais abordagens teóricas e metodológicas para o desenvolvimento da liderança e sua aplicação: empowerment, organização

Leia mais

Um novo olhar sobre formação de equipes

Um novo olhar sobre formação de equipes Um novo olhar sobre a formação de equipes O novo desafio que marcará o século XXI é como inventar e difundir uma nova organização, capaz de elevar a qualidade de vida e do trabalho, fazendo alavanca sobre

Leia mais

Clientes fidelizados e satisfeitos

Clientes fidelizados e satisfeitos GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS CONTÁBEIS Uma abordagem prática O QUE TODO EMPRESÁRIO SONHA... Pessoas qualificadas, motivadas e produtivas Baixa rotatividade Clientes fidelizados e satisfeitos PLANEJAMENTO

Leia mais

Alimentamos Resultados

Alimentamos Resultados Alimentamos Resultados www..pt Somos uma equipa que defende que cada empresa é única, tem as suas características e necessidades e por isso cada projeto é elaborado especificamente para cada cliente. Feed

Leia mais

Dois grandes desafios dos gestores em relação a avaliação de desempenho

Dois grandes desafios dos gestores em relação a avaliação de desempenho Este conteúdo faz parte da série: Avaliação de Desempenho Ver 3 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Dois grandes desafios dos gestores em relação à avaliação de desempenho Usa da avaliação

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento T & D

Treinamento e Desenvolvimento T & D Treinamento e Desenvolvimento 1 RH Mecanicista Nível operacional burocrático. Centralizado e obscuro. Visão predominante interna a empresa Reativo/ lento e controlador. Visão de emprego a curto prazo.

Leia mais

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS PROGRAMAS DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Demonstrar as etapas na implantação e desenvolvimento de planos de cargos e salários. Como utilizar as ferramentas de cargos e salários Apresentar

Leia mais

Hoje vou dividir estratégias

Hoje vou dividir estratégias Hoje vou dividir estratégias 1- Como construir uma franquia muito lucrativa 2- Como fazer sua equipe entrar em alta performance em produtividade 3- Como identificar o perfil das outras pessoas 4- Estratégias

Leia mais

1. ACREDITAR EM DEUS, EM VOCÊ E NA EMPRESA! 2. ESTUDAR O MATERIAL PARA NOVAS CONSULTORAS. 3. ENTENDER O QUE EU GANHO SENDO DIRETORA. AUMENTO DE 300% Clientes; Anfitriãs; Mulheres a procura de renda extra;

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

Competências socioemocionais e mundo do trabalho. Daniela Arai Avaliação e Desenvolvimento Instituto Ayrton Senna

Competências socioemocionais e mundo do trabalho. Daniela Arai Avaliação e Desenvolvimento Instituto Ayrton Senna Competências socioemocionais e mundo do trabalho Daniela Arai Avaliação e Desenvolvimento Instituto Ayrton Senna 0 As competências e o trabalho Fonte: Relatório McKinsey Educação para o trabalho: desenhando

Leia mais

Com mais de 18 anos de tradição, o Grupo CETEFE é uma consultoria especializada nas áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

Com mais de 18 anos de tradição, o Grupo CETEFE é uma consultoria especializada nas áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Com mais de 18 anos de tradição, o Grupo CETEFE é uma consultoria especializada nas áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Ao longo de sua história tem orgulho de ter construído verdadeiras parcerias

Leia mais

O Desafio do gestor em desenvolver uma equipe

O Desafio do gestor em desenvolver uma equipe O Desafio do gestor em desenvolver uma equipe Guilherme Mendonça MENDONÇA 1 Jair Junior Pinheiro NATEL 2 Priscila silva DORNELAS Andrea Marcia Pennacchi MARCONDES 3 RESUMO: Este artigo analisa algumas

Leia mais

PROGRAMA DE COACHING & GERAÇÃO Z GESTÃO DE CARREIRA

PROGRAMA DE COACHING & GERAÇÃO Z GESTÃO DE CARREIRA Cer ficada LAIS SILVA Profissional coach &Leader Coach Analista comportamental & 360 graus Coach, Consultora, Palestrante. Especialista em Recursos Humanos e Gestão Auditoria em Serviços de Saúde. Atua

Leia mais

Acreditamos que a grande maioria das empresas que utilizam a Descrição de Cargo como um instrumento sério de gestão, não a realizam com foco nos resultados que se esperam da posição descrita. Até hoje

Leia mais

APRESENTAÇÃO SMARTLEADER 2018

APRESENTAÇÃO SMARTLEADER 2018 APRESENTAÇÃO SMARTLEADER 2018 Sistema de Gestão de Performance www.smartleader.com.br Não somos uma empresa de software SOMOS UMA CONSULTORIA DE GESTÃO A paixão por desenvolver pessoas nasceu no curso

Leia mais

Capacitação e Especialização de Consultores Empresariais

Capacitação e Especialização de Consultores Empresariais Capacitação e Especialização de Consultores Empresariais Internos e Externos Mudança de Status de Analista para Consultor de Empresas Justificativa - 1: A Evolução dos Sistemas de Gestão da Espécie A medida

Leia mais

ANEXO IX. Manual da Avaliação de Desempenho. São Paulo Turismo S.A.

ANEXO IX. Manual da Avaliação de Desempenho. São Paulo Turismo S.A. ANEXO IX Manual da Avaliação de Desempenho São Paulo Turismo S.A. 129 OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO A avaliação de desempenho será um processo anual e sistemático que, enquanto processo de aferição

Leia mais

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento.

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento. Este conteúdo faz parte da série: Avaliação de Desempenho Ver 3 posts dessa série O que é Quando o assunto é gestão de pessoas um dos tópicos mais importantes e falados é a avaliação de desempenho. Esse

Leia mais

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade...

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade... ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS Folha 1/8 ÍNDICE 1. Objetivo...2 2. Abrangência...2 3. Definições...2 4. Diretrizes...3 5. Materialidade...7 Folha 2/8 1. Objetivos 1. Estabelecer as diretrizes que devem orientar

Leia mais

Potencializando a sua Iniciação

Potencializando a sua Iniciação Potencializando a sua Iniciação BEM-VINDAS!!! UMA EQUIPE É MUITO MAIS DO QUE A SOMA DE SUAS PARTES HÁ 40 % DE GANHOS HÁ LIMITE 4%, 6 %, 8 % o 12 % DE GANHOS ILIMITADOS Os seus ganhos com suas vendas podem

Leia mais

Governança: Importância do Planejamento da Sucessão da Administração. Fernando Lohmann

Governança: Importância do Planejamento da Sucessão da Administração. Fernando Lohmann Governança: Importância do Planejamento da Sucessão da Administração Fernando Lohmann Tirem as 20 melhores pessoas da Microsoft e ela será uma companhia insignificante (Bill Gates) Estána hora das organizações

Leia mais

1. Introdução 1.1. Problema de Pesquisa

1. Introdução 1.1. Problema de Pesquisa 1. Introdução 1.1. Problema de Pesquisa A competitividade crescente dos diversos setores da economia, o processo de globalização e o estabelecimento de foco no cliente são fatores que impulsionam a organização

Leia mais

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO Este manual é para você que busca desenvolver seus potenciais. Venha ser um EMPRESÁRIO JÚNIOR MAS O QUE É UMA EMPRESA JÚNIOR? Uma empresa júnior

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos

Núcleo de Materiais Didáticos Gestão de Talentos e Mapeamento por Aula 4 Prof a Cláudia Patrícia Garcia Aula 4 - Gestão por claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos Lembrando... A gestão por competências

Leia mais

FORMAÇÃO DE ANALISTA DISC

FORMAÇÃO DE ANALISTA DISC FORMAÇÃO DE ANALISTA DISC Mapeamento de Perfil Comportamental A TEORIA DISC DISC é um modelo baseado no trabalho do Dr. William Moulton Marston (1893-1947) para examinar o comportamento dos indivíduos

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Seleção, admissão e avaliação Nesta unidade vamos estudar: Seleção por competências; Processo Admissional; Avaliação do processo de recrutamento

Leia mais

Administração. Gestão Por Competências. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Gestão Por Competências. Professor Rafael Ravazolo. Administração Gestão Por Competências Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX GESTÃO POR COMPETÊNCIAS A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são

Leia mais

Gestão da Qualidade Total para a Sustentabilidade 2013

Gestão da Qualidade Total para a Sustentabilidade 2013 Gestão da Qualidade Total para a Sustentabilidade 2013 Há três dimensões que apoiam a construção de conhecimento aplicável para empresas e seus gestores formando a base para o desenvolvimento de ferramentas

Leia mais

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Ana Paula Lima Coaching, Consultoria e Palestras é uma empresa especializada em Gestão de Pessoas, que visa identificar o potencial humano e desenvolvê-lo através

Leia mais

Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

empowering talents WWW.CASLEADER.COM.BR UM PRODUTO:

empowering talents WWW.CASLEADER.COM.BR UM PRODUTO: empowering talents WWW.CASLEADER.COM.BR UM PRODUTO: "VIMOS A TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, E A NECESSIDADE DE MELHOR ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, E ENTÃO SABÍAMOS QUE ERA PRECISO CRIAR O CASLEADER".

Leia mais

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS?

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? 1 índice Introdução... 3 A importância da inovação para o RH... 5 Treinamentos: inovação com EAD... 11 O uso de novas tecnologias e metodologias...15 Conclusão... 20 2 Introdução

Leia mais

TSP. - Toyota Sales Profile - Ferramenta para identificar o Perfil de Vendas Toyota

TSP. - Toyota Sales Profile - Ferramenta para identificar o Perfil de Vendas Toyota TSP - Toyota Sales Profile - Ferramenta para identificar o Perfil de Vendas Toyota Background 1. Mapeamento do Perfil Vendedor e Gerente de Vendas (competências Técnicas e Comportamentais), 2. Criação

Leia mais

MATURIDADE PROFISSIONAL: o líder desenvolvendo pessoas

MATURIDADE PROFISSIONAL: o líder desenvolvendo pessoas MATURIDADE PROFISSIONAL: o líder desenvolvendo pessoas 2017, SEBRAE/RS Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul É proibida a duplicação ou a reprodução deste volume,

Leia mais

ABRADEP. Proposta de Plano de Negócio Baseado em Marketing Multinível - MMN

ABRADEP. Proposta de Plano de Negócio Baseado em Marketing Multinível - MMN ABRADEP APRESENTAÇÃO PLANO DE NEGÓCIO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE DESENVILVIMENTO PESSOAL Proposta de Plano de Negócio Baseado em Marketing Multinível - MMN O que vamos apresentar nesta palestra online:

Leia mais

PVE - PONTO DE VISTA ENSINÁVEL

PVE - PONTO DE VISTA ENSINÁVEL PVE - PONTO DE VISTA ENSINÁVEL ÁREAS DE ATENÇÃO RACIONAL Visão Missão Valores Vantagens Energia Emocional Como tomamos as decisões aqui (Estômago) Performance Inciativas Chaves Relacionamentos Desenvolvimentos

Leia mais

PROFESSOR RINALDO LIMA AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS OBJETIVOS ANÁLISE DA CONSULTORIA PREMISSAS PARA CONSULTORIA

PROFESSOR RINALDO LIMA AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS OBJETIVOS ANÁLISE DA CONSULTORIA PREMISSAS PARA CONSULTORIA PROFESSOR RINALDO LIMA Graduado em Ciências e Matemática e Especializado em Reengenharia e Qualidade Total e Engenharia de Telecomunicações. rinaldo@unopar.br AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS OBJETIVOS Aula

Leia mais

BUSCA DE FIDELIZACÃO DOS CLIENTES ATRAVES DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO

BUSCA DE FIDELIZACÃO DOS CLIENTES ATRAVES DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO BUSCA DE FIDELIZACÃO DOS CLIENTES ATRAVES DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO Taynná BECKER 1 Priscila GUIDINI 2 RESUMO: O artigo apresenta a importância da fidelização de clientes para as empresas, e como a qualidade

Leia mais

A Webbertek é a melhor escolha. Abra e entenda por quê.

A Webbertek é a melhor escolha. Abra e entenda por quê. A Webbertek é a melhor escolha. Abra e entenda por quê. Pense no que a solução certa pode fazer pelo seu negócio. PROJETO PRODUTOS SERVIÇOS SOLUÇÃO INTEGRADA CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA Um sonho fez tudo

Leia mais

Gestão e Resolução de Conflitos

Gestão e Resolução de Conflitos Gestão e Resolução de Conflitos Formato do curso: Presencial Preço: 625 Nível: Intermédio Duração: 18 horas Nas organizações nem sempre existe consonância relativamente a interesses, pontos de vista, normas

Leia mais

Lidere sua equipe para ter melhores resultados

Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Objetivo: Sensibilizar os empresários das micro e pequenas empresas sobre a importância da liderança eficaz

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The

Leia mais

Falta de. Engajamento. dos colaboradores. Qual o impacto para a empresa?

Falta de. Engajamento. dos colaboradores. Qual o impacto para a empresa? Falta de Engajamento dos colaboradores Qual o impacto para a empresa? 1 Índice Introdução Capítulo 1 Capítulo 2 Capítulo 3 Capítulo 4 Conclusão 3 4 9 11 12 13 2 Introdução Quando se fala em estratégias

Leia mais

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". Carl Jung

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Carl Jung Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura do Coaching para todas as pessoas que puderem fazer uso da metodologia como

Leia mais