DIAGNÓSTICO DA POPULAÇÃO IMIGRANTE NO CONCELHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIAGNÓSTICO DA POPULAÇÃO IMIGRANTE NO CONCELHO"

Transcrição

1

2

3 DIAGNÓSTICO DA POPULAÇÃO IMIGRANTE NO CONCELHO DE SINTRA Desafios e Potencialidades para o Desenvolvimento Local (1)

4 Biblioteca Nacional de Portugal - Catalogação na Publicação Diagnóstico da população imigrante no concelho de Sintra: desafios e potencialidades para o desenvolvimento local/ coord. Ana Paula Cruz Beja Orrico Horta [et al.] ISBN I HORTA, Ana Paula Beja CDU Promotor A LT O C O M I S S A R I A D O PA R A a I M I G R A Ç Ã O e D i á L O G O I N T E R C U LT U R A L ( A C I D I, I. P. ) Coordenador Científico da Colecção J O R G E M A C A í S TA M A L H E I R O S Coordenação do Estudo C â M A R A M U N I C I PA L D E S I N T R A Equipa de Investigação do Estudo: A N A PA U L A C R U z B E J A O R R I C O H O R TA ( C O O R D E N A Ç Ã O C I E N T í f I C A ) J O S é A N T Ó N I O O L I v E I R A ( C O O R D E N A Ç Ã O e x E C U T I v a ) M A R I A D E N a z A R é O L I v E I R A - R O C A ; J A C I N T O G O M E S D E O L I v E I R A ; z O R A N R O C A ( I N v E S T I G A Ç Ã O ) G E O I D E I A E S T U D O S D E O R G A N I z Ç Ã O D O T E R R I T Ó R I O, L D A. Edição A LT O C O M I S S A R I A D O PA R A a I M I G R A Ç Ã O e D i á L O G O I N T E R C U LT U R A L ( A C I D I, I. P. ) R. Álvaro Coutinho, LISBOA Telefone: (0351) Fax: (00351) acidi@acidi.gov.pt Design J O R G E v I C E N T E B fa C T O R y Revisão e Maquetização P R O S P R O M O Ç õ E S e S E R v I Ç O S P U B L I C I Tá R I O S, L D A. ISBN L I S B O A, D E Z E M B R O As opiniões expressas no presente estudo são do(s) autor(es), elas não reflectem necessariamente as do ACIDI, I.P. (2)

5 Conhecer mais a realidade local para agir melhor foi o lema do desafio lançado à Rede CLAII Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes para o desenvolvimento de estudos locais com vista à caracterização dos seus contextos de intervenção ao nível local. Foi com este espírito de olhar os/as imigrantes como um contributo para as dinâmicas de desenvolvimento dos municípios que 22 estudos foram realizados integrando uma nova colecção. Com estes estudos, financiados pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros FEINPT, pretendeu-se não só adquirir um maior conhecimento da realidade imigratória nos diferentes concelhos envolvidos, mas também reunir a amostra necessária à realização de um Estudo de abrangência nacional Diagnóstico da População Imigrante em Portugal - Desafios e Potencialidades. Trata-se de conferir instrumentos de acção credíveis às entidades com responsabilidades ao nível do acolhimento e integração de imigrantes em Portugal, através de dados científicos sobre a realidade onde actuam, tendo em vista a implementação de políticas e medidas ainda mais ajustadas às necessidades, em particular aos CLAII, no sentido de uma intervenção cada vez mais consolidada. NOTA DE ABERTURA Assim, e no seguimento daquele que tem sido o papel do ACIDI, através do Observatório da Imigração, promovendo e aprofundando o conhecimento da realidade imigratória em Portugal, desejamos que esta nova colecção seja portadora de mais-valias para todas e todos os que, de forma directa ou indirecta, trabalham em prol da população imigrante. Neste sentido, será também disponibilizada uma Base de Dados que integra toda a informação recolhida no âmbito dos estudos e que será de grande utilidade nomeadamente por parte da academia, para outras investigações. (3)

6 Por fim, uma palavra de agradecimento a quem tornou possível a concepção destes estudos, desde as autarquias às entidades da sociedade civil, seus técnicos e técnicas, gabinete técnico da rede CLAII, centros de investigação e suas equipas, bem como ao Professor Doutor Jorge Macaísta Malheiros do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, pelo esforço desempenhado na coordenação científica geral de todos os estudos. Rosário Farmhouse Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural (4)

7 Opresente relatório é parte integrante de um conjunto de estudos que constituem a mesma colecção, que têm como objectivo caracterizar a população imigrante de origem não comunitária (cidadãos naturais de países não-membros da EU-27, com excepção dos descendentes da população retornada, que nasceram nas ex-colónias portuguesas de África), em 22 áreas do território português, incluindo-se aqui municípios isolados, conjuntos de municípios e mesmo agrupamentos de freguesias. Tendo como objectivo específico comum traçar o diagnóstico da situação dos imigrantes instalados nas várias áreas em análise, no que respeita à sócio-demografia, à situação e trajectórias laborais e migratórias, ao quadro residencial, às práticas culturais, às experiências de discriminação e integração e ao desenvolvimento de redes relacionais (com outros cidadãos dos locais de origem e de destino, mas, também, com as diversas instituições do país de origem e da localidade de instalação), estes estudos assumem três propósitos de base: Identificar os principais problemas com que se debatem estes imigrantes, quer a nível nacional, quer a nível local; Perceber os seus contributos para os processos de desenvolvimento dos vários territórios em análise; Obter um conjunto significativo de informação que contribua para o desenvolvimento de políticas informadas de integração, na esteira do que tem vindo a caracterizar a acção dos órgãos governamentais portugueses, com destaque para o ACIDI, ao mesmo tempo que disponibiliza um leque muito vasto de dados (ao nível local e, por agregação, também ao nível nacional), que pode ser explorado de modos muito diversos pela comunidade científica que trabalha no domínio da imigração. NOTA DO COORDENADOR GERAL DOS ESTUDOS (5)

8 O ponto de partida para o trabalho consistiu na aplicação, nas 22 áreas de estudo, de um questionário com uma base comum alargada, discutida, comentada e validada colectivamente por todos os coordenadores científicos locais, em conjunto com a equipa de coordenação geral. Para além deste tronco comum, que cobre todos os domínios analíticos acima mencionados, as equipas de trabalho locais podiam, se assim o entendessem, acrescentar questões específicas que considerassem particularmente pertinentes para a análise das situações e dos processos em curso na sua área. A definição da dimensão da amostra e do método amostral, bem como do modo de aplicação dos questionários foram decididos pelas várias equipas (em sintonia com a coordenação geral), procurando respeitar critérios de representatividade estatística e de estratificação dos elementos estatísticos em função das principais nacionalidades. Se as estruturas e os processos de tratamento de informação presentes nos vários relatórios locais, têm elementos comuns em virtude das características idênticas da informação recolhida, as análises efectuadas pelas várias equipas de investigação são específicas, observando-se algumas diferenças metodológicas, bem como formas distintas de abordar as várias componentes do diagnóstico, frequentemente complementadas com informação suplementar proveniente de fontes secundárias (SEF, INE), comentários e recomendações de carácter específico, devidamente ajustados à realidade de cada caso. A selecção das 22 áreas de estudo teve como base inicial a candidatura dos CLAII interessados, sempre suportados por equipas técnicas sólidas, posteriormente complementada com alguns estudos adicionais, de modo a que se obtivesse uma malha de cobertura que inclua informação e relatórios analíticos de todas as regiões do continente e das duas regiões autónomas. (6)

9 Refira-se que o presente relatório, como todos os outros incluídos nesta colecção, tem origem num processo de trabalho complexo ao nível da recolha, tratamento e análise da informação recolhida, que apenas foi possível graças ao forte empenho dos técnicos dos CLAII e dos investigadores envolvidos nas diversas fases do processo, assim como dos muitos inquiridores nacionais e estrangeiros formados e mobilizados para a actividade. Sendo parte de um todo coerente, o que permitiu, por um lado gerar mais-valias associadas ao processo de trabalho e, por outro, compreender melhor o quadro nacional a partir do que se passa nas diversas parcelas do território, o estudo materializado neste produto tem um carácter autónomo e vale por si mesmo, permitindo traçar um diagnóstico local da imigração não comunitária em finais do primeiro decénio do século XXI (2010), bem como dos seus problemas e dos contributos para a dinâmica da área em estudo. Jorge Malheiros (CEG, IGOT-UL; Coordenador Científico Geral dos Estudos) (7)

10 (8)

11 Oestudo sobre a população imigrante residente no concelho de Sintra teve como principal objectivo a caracterização da população imigrante no concelho de Sintra, visando a análise de um conjunto alargado de dimensões sociais, culturais, económicas e políticas, que configuram os processos de integração das populações imigrantes. O conceito de imigrante engloba, não só os cidadãos de nacionalidade não portuguesa, mas também os seus descendentes. Nesta perspectiva mais abrangente, o conceito de imigrante remete para uma trajectória sócio-demográfica, onde a travessia de uma fronteira nacional, a fixação num novo país e todas as consequências em termos de adaptação constitui o facto mais marcante. Deste modo, o concelho de Sintra sempre se constituiu como um espaço de atracção preferencial para a fixação de residência, nomeadamente por factores cronológicos, disponibilidade de espaço, ecológicos e históricos. Tendo por base este facto, e partindo do lema de que no concelho de Sintra não existem cidadãos de segunda, foi elaborado o presente estudo, que pretende efectuar uma análise da população imigrante residente no concelho de Sintra e com base neste definir estratégias e directrizes para um maior e melhor acolhimento e integração da comunidade imigrante que escolhe o nosso concelho para residir. NOTA de Introdução José Lino Ramos O Vereador (9)

12 (10)

13 Índice ÍNDICE DE QUADROS 14 ÍNDICE DE FIGURAS 21 Nota Introdutória 25 I - A Problemática das Migrações O conceito de imigrante Os saldos migratórios em Portugal A Imigração em Portugal. Principais tendências 32 II - ENQUADRAMENTO HIStóRICO E SÓCIO-DEMOGRÁFICO DO CONCELHO DE SINTRA Povoamento Demografia e População Economia e tecido empresarial Habitação Saúde Educação Administração local Contexto imigratório 59 III - CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO IMIGRANTE INQUIRIDA NO CONCELHO DE SINTRA Aspectos metodológicos Perfil sócio-demográfico Sexo, idade e estado civil 75 (11)

14 Naturalidade e nacionalidade Tempo de residência Escolaridade Perfil socioprofissional Meio de vida e condição perante a actividade económica Vínculo laboral, local de trabalho e de estudo Situação na profissão Perfis profissionais Habitação e vulnerabilidades sociais Caracterização do alojamento e condições de habitabilidade Tipologias de alojamento Opções de residência e percurso migratório 116 IV - INTEGRAÇÃO: DINÂMICAS SOCIAIS, CULTURAIS E POLÍTICAS Dificuldades sentidas à chegada e no presente Discriminação Percepções e Valores Práticas Culturais Quadro de Relações Sociais Redes de Sociabilidade Relações Institucionais Participação política e cívica Relações com o país de origem 157 V - A PERSPECTIVA DOS AUTÓCTONES: PERCEPÇÕES E ATITUDES FACE À POPULAÇÃO IMIGRANTE Objectivos do estudo 168 (12)

15 5.1. Objectivos do estudo A amostra Género e idade Escolaridade Condição perante a actividade económica Percepções sobre as populações imigrantes no concelho de Sintra As comunidades mais representativas Benefícios e desvantagens da imigração Relacionamentos com populações imigrantes Sociabilidades Estruturas de apoio aos imigrantes Representações e opiniões (atitudes) Imigração no concelho Igualdade de oportunidades e de tratamento Apreciação valorativa das comunidades imigrantes Atitudes da população autóctone 200 VI - Síntese e Recomendações 209 Bibliografia 216 ANExo 1 - FORmuláRIO DO INQUéRIto APlICADO à POPUlaçÃO imigrante 217 ANExo 2 - FORmuláRIO DO INQUéRIto APlICADO à POPUlaçÃO AUtóCTONE 235 (13)

16 ÍNDICE DE QUADROS Quadro 1 - Indicadores demográficos, Quadro 3 - Vistos de longa duração concedidos pelos postos consulares portugueses, por principais nacionalidades, Quadro 4 - População estrangeira a residir ou permanecer de forma legal em Portugal, segundo o enquadramento legal, Quadro 5 - População estrangeira a residir ou permanecer de forma legal em Portugal, por principais nacionalidades, segundo o enquadramento legal, 2008* 35 Quadro 6 - Área, População, Freguesias e Densidade Populacional - Região Lisboa Vale do Tejo 39 Quadro 7 - Movimento da População em Região Lisboa e Vale do Tejo 40 Quadro 8 - Movimento da população por concelho, Quadro 9 - Movimento da população por município, Quadro 10 - Estimativas da População Residente segundo Grandes Grupos Etários e Sexo em Região de Lisboa e Vale do Tejo 42 Quadro 11 - População residente por concelho, segundo os grandes grupos etários e o sexo, 31/12/ Quadro 12 - População residente por município, segundo os grandes grupos etários e o sexo em 31/12/ (14)

17 Quadro 13 - Pessoal ao serviço nas empresas por município da sede, segundo a CAE- Rev.2.1, Quadro 14 - Sociedades por concelho da sede, segundo o sector de actividade económica, 31/12/ Quadro 15 - Indicadores de empresas por município, Quadro 17 - Estimativas do parque habitacional por município, , ½ 48 Quadro 18 - Indicadores de saúde por município 50 Quadro 19 - Alunos matriculados por concelho, segundo o ensino ministrado, 2002/2003 e 2004/ Quadro 20 - Alunos matriculados por concelho, segundo o ensino ministrado, 2007/ Quadro 21 - Taxa de escolarização de educação por município e nível de ensino, 2007/ Quadro 22 - Rácio Alunos/Docente por concelho, segundo o ensino ministrado, 2002/2003 e 2004/ Quadro 23 - Rácio Alunos/Docente por concelho, segundo o ensino ministrado, 2007/ Quadro 24 - Indicadores de educação por município, 2007/ Quadro 25 - Indicadores de administração local por concelho, Quadro 26 - Indicadores de administração local por município, Quadro 27 - População residente estrangeira (milhares) nos concelhos da Grande Lisboa, Quadro 28 - (continuação) - População portuguesa residente, nascida no estrangeiro, por países de naturalidade concelho de Sintra e respectivas freguesias, Quadro 28 - População portuguesa residente, nascida no estrangeiro, por países de naturalidade concelho de Sintra e respectivas freguesias, Quadro 29 - Locais de realização dos inquéritos 73 Quadro 30 - Sexo e idade dos inquiridos e elementos do agregado familiar 76 (15)

18 Quadro 31 - Naturalidade segundo a nacionalidade dos inquiridos e elementos do agregado familiar 80 Quadro 32 - Naturalidade segundo o ano de chegada dos inquiridos e elementos do agregado familiar a Portugal 83 Quadro 33 - Primeiro local de residência segundo o ano de chegada dos inquiridos e elementos do agregado familiar a Portugal 84 Quadro 35 - Grau de instrução segundo o ano de chegada dos inquiridos e elementos do agregado familiar a Portugal 87 Quadro 37 - Naturalidade segundo o grau de conhecimento da língua portuguesa dos inquiridos e elementos do agregado familiar 91 Quadro 38 - Grau de conhecimento da língua portuguesa segundo o ano de chegada dos inquiridos e elementos do agregado familiar 92 Quadro 39 - Meio de vida segundo o sexo dos inquiridos e elementos do agregado familiar 94 Quadro 40 - Meio de vida segundo a idade dos inquiridos e elementos do agregado familiar 94 Quadro 41 - Situação perante a actividade económica segundo a idade dos inquiridos e elementos do agregado familiar 95 Quadro 42 - Naturalidade segundo o meio de vida dos inquiridos e elementos do agregado familiar 96 Quadro 43 - Naturalidade segundo a condição perante a actividade económica dos inquiridos e elementos do agregado familiar 97 Quadro 44 - Condição perante a actividade económica segundo a escolaridade dos inquiridos e elementos do agregado familiar 98 Quadro 45 - Profissões segundo a condição perante a actividade económica dos inquiridos e elementos do agregado familiar 99 Quadro 46 - Situação na profissão segundo o género dos inquiridos e elementos do agregado familiar 101 (16)

19 Quadro 47 - Situação na profissão segundo o género dos inquiridos e elementos do agregado familiar 101 Quadro 48 - Situação na profissão segundo a naturalidade dos inquiridos e elementos do agregado familiar 102 Quadro 49 - Profissão segundo a idade dos inquiridos e elementos do agregado familiar 104 Quadro 50 - Profissão segundo a naturalidade dos inquiridos e elementos do agregado familiar 105 Quadro 51 - Profissão segundo a nacionalidade dos inquiridos e elementos do agregado familiar 106 Quadro 52 - Profissão segundo o ano de chegada dos inquiridos e elementos do agregado familiar a Portugal 107 Quadro 53 - Profissão segundo o grau de instrução dos inquiridos e elementos do agregado familiar 108 Quadro 54 - Profissão segundo o regime de trabalho dos inquiridos e elementos do agregado familiar 109 Quadro 55 - Tipo de alojamento 111 Quadro 56 - Regime de propriedade do alojamento 112 Quadro 57 - Intenção de comprar casa 112 Quadro 58 - Intenção de comprar casa no concelho de Sintra 113 Quadro 59 - Tipo de alojamento segundo o ano de chegada a Portugal 113 Quadro 60 - Número de divisões do alojamento, excluindo cozinha e casa(s) de banho 114 Quadro 61 - Serviços disponíveis no alojamento 114 Quadro 62 - Disponibilidade de alguns equipamentos em casa 115 Quadro 63 - Disponibilidade de meios de transporte motorizados 116 (17)

20 Quadro 64 - Principais motivos que estão na origem da opção pela residência no concelho de Sintra 117 Quadro 65 - Nacionais de países estrangeiros segundo o tipo de alojamento 119 Quadro 66 - Tipo de alojamento segundo o estado de regularização da situação imigratória 120 Quadro 67 - Dificuldades sentidas à chegada a Portugal (%) 125 Quadro 68 - Dificuldades sentidas na actualidade (%) 129 Quadro 69 - Contexto de discriminação (%) 132 Quadro 70 - Ano de Chegada e Níveis de integração 135 Quadro 71 - Factores de integração (%) 137 Quadro 72 - Práticas Culturais específicas 140 Quadro 73 - Práticas Culturais intra e interétnicas (%) 141 Quadro 74 - Participação em actividades intra e interétnicas (%) 142 Quadro 75 - Redes de Amizade (%) 146 Quadro 76 - Redes de Sociabilidade, por nacionalidade (%) 146 Quadro 77 - Redes sociais accionadas em situação de emergência 148 Quadro 78 - Percepções sobre Instituições (%) 152 Quadro 79 - Desde que se encontra em Portugal já regressou ao seu país de origem 158 Quadro 80 - Quantas vezes já regressou ao seu país de origem? 158 Quadro 81 - Quantas vezes já regressou e existência de familiares dependentes no país de origem 159 Quadro 82 - Motivo do regresso 159 Quadro 83 - Desde que se encontra em Portugal já regressou ao seu país de origem? 160 Quadro 84 - Porque não regressou ao seu país de origem? 162 (18)

21 Quadro 85 - Costuma enviar remessas em dinheiro para o seu país de origem? 163 Quadro 86 - Envio de remessas em dinheiro segundo a existência de familiares dependentes no país de origem 163 Quadro 87 - Qual o valor médio mensal aproximado das remessas que efectua? 164 Quadro 88 - Envio de dinheiro para o país de origem segundo o período de chegada a Portugal 164 Quadro 89 - Familiares dependentes no país de orige 165 Quadro 90 - Familiares que permaneceram no país de origem correlacionados (coeficiente de correlação de Pearson) com as classes de montante financeiro transferidas mensalmente, segundo a nacionalidade 166 Quadro 91 - Valor médio mensal aproximado das remessas que são efectuadas, segundo a nacionalidade (incluindo os casos de dupla nacionalidade) 166 Quadro 92 - Valor médio mensal aproximado das remessas que são efectuadas, segundo a profissão dos inquiridos 167 Quadro 93 - Distribuição dos inquiridos segundo o género e a idade 169 Quadro 94 - Distribuição dos inquiridos segundo o grau de qualificação académica, por grupo de idade e género 170 Quadro 95 - Distribuição dos inquiridos segundo a condição perante a actividade económica 171 Quadro 96 - Distribuição dos inquiridos segundo grandes grupos de profissões 172 Quadro 97 - Principais comunidades imigrantes residentes no concelho (%) 173 Quadro 98 - Principais nacionalidades dos imigrantes residentes no concelho provenientes de África (%) 173 Quadro 99 - Principais nacionalidades dos imigrantes residentes no concelho provenientes da Europa de Leste (%) 174 Quadro Territórios concelhios associados à presença de imigrantes, pela população portuguesa 176 (19)

22 Quadro Benefícios para o concelho da presença imigrante (%) 177 Quadro Nacionalidades implicadas nos relacionamentos pessoais 182 Quadro Tipo de relacionamento 183 Quadro Indicação para legalização 185 Quadro Excesso de imigrantes 187 Quadro Aspectos em que as populações imigrantes são prejudicadas. 193 Quadro Atitudes da população autóctone (%) 200 Quadro Natureza dos incidentes entre as comunidades portuguesa e imigrante 202 Quadro Quadro de concordâncias (%) 202 Quadro Natureza dos incidentes entre as comunidades ABLE e EO 204 Quadro Comércio/serviços frequentados pela população autóctone (%) 205 (20)

23 Figura 1 - Evolução da população residente em Portugal 30 Figura 2 - Quocientes de localização dos residentes com nacionalidades da União Europeia, na AML, por secção estatística, em Figura 3 - Quocientes de localização dos residentes com nacionalidades da América do Norte, na AML, por secção estatística, em Figura 4 - População estrangeira residente em Sintra por nacionalidade Figura 5 - População estrangeira residente na grande Lisboa por nacionalidade, Figura 6 - Quocientes de localização dos residentes com nacionalidades dos PALP na AML, por secção estatística, em Figura 7 - Quocientes de localização dos residentes com nacionalidade brasileira, na AML, por secção estatística, em ÍNDICE DE FIGURAS Figura 8 - Quocientes de localização dos residentes com nacionalidade de países da Europa de Leste, na AML, por secção estatística, em Figura 9 - Sexo dos imigrantes, segundo o ano de chegada a Portugal 76 Figura 10 - Sexo dos imigrantes, segundo a naturalidade 77 (21)

24 Figura 11 - Idades dos imigrantes, segundo a naturalidade 78 Figura 12 - País de naturalidade, segundo o ano de chegada a Portugal 82 Figura 13 - Nível de instrução dos imigrantes, segundo grandes grupos de profissões 88 Figura 14 - Nível de instrução dos imigrantes, segundo a naturalidade 90 Figura 15 - Associação entre populações e territórios do concelho 174 Figura 16 - Benefícios associados à imigração 177 Figura 17 - Desvantagens associadas à imigração 178 Figura 18 - Natureza dos problemas associados à imigração 179 Figura 19 - Existência de relacionamentos pessoas com estrangeiros ou pessoas de origem estrangeira 181 Figura 20 - Conhecimento de instituições de apoio a imigrantes 184 Figura 21 - Excesso de imigrantes 187 Figura 22 - Excesso de imigrantes segundo o grupo etário dos inquiridos 188 Figura 23 - Nacionalidades em excesso segundo o grupo etário dos inquiridos 189 Figura 25 - Nacionalidades em excesso segundo as habilitações escolares dos inquiridos 191 Figura 26 - Igualdade de oportunidades e tratamento entre a população portuguesa e estrangeira (%) 192 Figura 27 - Avaliação global dos três grupos de imigrantes 195 Figura 28 - Natureza da avaliação dos imigrantes africanos pela população autóctone 196 Figura 29 - Caracterização da avaliação dos imigrantes africanos pela população autóctone 196 Figura 30 - Caracterização da avaliação dos imigrantes brasileiros pela população autóctone 197 Figura 31 - Natureza da avaliação dos imigrantes brasileiros pela população autóctone 198 (22)

25 Figura 32 - Caracterização da avaliação dos imigrantes da Europa de Leste pela população autóctone 199 Figura 33 - Natureza da avaliação dos imigrantes leste europeus pela população autóctone 199 Figura 34 - Problemas no relacionamento população portuguesa/população estrangeira 201 Figura 35 - Problemas no relacionamento imigrantes ABLE/imigrantes EO 203 (23)

26 (24)

27 O presente relatório, terminado o trabalho de campo a 25 de Fevereiro de 2010, e após a alimentação, verificação e validação do sistema de informação de suporte ao estudo realizado, apresenta a análise dos resultados obtidos com o processo de inquirição aos imigrantes residentes no concelho de Sintra. O estudo teve como principal objectivo a caracterização da população imigrante no concelho de Sintra, visando a análise de um conjunto alargado de dimensões sociais, culturais, económicas e políticas, que configuram os processos de integração das populações imigrantes. O processo de inquirição abrangeu 800 agregados familiares que, no conjunto, representam indivíduos. No âmbito deste estudo procurou-se, ainda, analisar o posicionamento da população autóctone face às populações imigrantes. Para tal, procedeu-se à inquirição de 150 indivíduos residentes no concelho de Sintra. O relatório é constituído por seis capítulos. O primeiro de natureza mais conceptual apresenta, igualmente, uma caracterização do fenómeno migratório em Portugal. O segundo capítulo oferece uma caracterização histórica e sócio-demográfica do concelho de Sintra, procurando fornecer o enquadramento local do estudo. No terceiro capítulo procede-se à caracterização da população imigrante em análise. Numa primeira parte são abordados os aspectos de natureza metodológica. Seguidamente, são apresentados os perfis sóciodemográficos e socioprofissionais dos inquiridos, sendo, igualmente, tratada a questão da habitação, bem como os motivos e percursos de fixação dos imigrantes no concelho. O quarto capítulo reporta-se à análise das dinâmicas de integração dos imigrantes no local, abarcando um conjunto de elementos muito diversificado que giram em torno das percepções e das práticas sociais, culturais e políticas da população inquirida. Por sua vez, no quinto capítulo a análise recai sobre as representações e as atitudes dos autóctones face à presença das comunidades imigrantes, tendo-se recorrido aos dados obtidos da inquirição realizada à população autóctone. O capítulo desdobrase em quatro pontos: itinerário metodológico e caracterização da população inquirida; percepções sobre a população imigrante; relacionamentos entre autóctones e os imigrantes; representações e NOTA Introdutória (25)

28 atitudes sobre estas populações. Por último, o sexto capítulo apresenta uma síntese dos principais resultados e apresenta um conjunto de recomendações veiculadas a diferentes áreas de intervenção, potencialmente a serem levadas a cabo por instituições e entidades oficiais, organizações da sociedade civil e agentes sociais locais. (26)

29 1.1. O conceito de imigrante Sendo o objectivo deste estudo o conhecimento e a caracterização da população imigrante residente no concelho de Sintra, entendemos necessário começar por definir o que exactamente se entende por população imigrante. De facto, imigrante e estrangeiro não são sinónimos, já que os primeiros incluem, não só os cidadãos de nacionalidade não portuguesa, mas também os seus descendentes (independentemente de terem ou não nacionalidade portuguesa), para além de muitas vezes serem identificados com um grupo minoritário específico (cabo-verdianos, brasileiros, africanos, europeus de Leste, etc.) que entretanto obtiveram a nacionalidade portuguesa por naturalização ou no âmbito dos dispositivos legais que regulamentaram esta questão no período da descolonização, designadamente o DL n.º308-a/75. Entendemos, assim, com esta perspectiva mais abrangente, que se deve assumir o conceito de imigrante numa perspectiva sociológica, a qual remete para uma trajectória sócio-geográfica onde o atravessamento de uma fronteira nacional e a fixação num novo país, com todas as consequências que tal implica em termos de adaptação (social, cultural, económica,...), se constitui como o facto mais marcante. Entendemos também que se deve adoptar uma visão mais abrangente da noção de comunidade(s) imigrada(s), não esquecendo os processos que, ao longo do tempo, conduzem à sua transformação em grupos étnicos minoritários 1, o que implica ter presentes as problemáticas específicas dos indivíduos de origem estrangeira que estão estabelecidos em Portugal há uma ou mais décadas e, especialmente, todas as questões associadas aos descendentes dos imigrantes (a vulgarmente designada segunda geração de imigrantes). I - A ProblemáTICA das Migrações 1.1. O conceito de imigrante No estudo que agora se apresenta, fortemente apoiado por um trabalho de campo intenso (condicionalismo do tempo exigido para a sua produção) e extenso (condicionalismo advindo da dimensão territorial do concelho), a análise intentou abarcar quer estrangeiros 1 A este propósito, ver, por exemplo, Machado (2002) Contrastes e Continuidades Migrações, Etnicidade e Integração dos Guineenses em Portugal. Celta (sobretudo, capítulos 1 e 5). (27)

30 1.2. Os saldos migratórios em Portugal com um estatuto legal regularizado (portadores de visto de trabalho, estudo ou estada temporária, autorização de permanência ou título de residência válidos), quer estrangeiros sem documentos válidos que enquadrem a sua permanência em Portugal Os saldos migratórios em Portugal A evolução da população portuguesa nos últimos anos, de acordo com os indicadores demográficos relativos a 2008, caracteriza-se por dois fenómenos marcantes: abrandamento do crescimento total e envelhecimento. Em 31 de Dezembro de 2008, a população residente em Portugal foi estimada em indivíduos, resultante de um acréscimo populacional de (Quadro 1). A taxa de crescimento efectivo foi de 0,09%. Em 2003 a taxa de crescimento fora de 0,64% e, desde então, a tendência decrescente mantém-se, com valores inferiores à média europeia (UE27: 0,43% em 2008). A explicação reside, conjuntamente, na evolução negativa do crescimento migratório (de 0,61% para 0,09% entre 2003 e 2008) e do crescimento natural (de 0,4% para 0% no mesmo período). O envelhecimento é o resultado combinado do declínio da natalidade e do aumento da longevidade. A diminuição da natalidade apreendese pela evolução do índice sintético 1,44 crianças por mulher, em 2003, contra 1,37, em 2008 e é responsável pelo envelhecimento na base da pirâmide etária. O aumento da longevidade apreende-se pelo quociente entre idosos e jovens (1,07, em 2003 e 1,15 em 2008), contribuindo para o envelhecimento no topo da pirâmide etária. Numa perspectiva mais alargada no tempo, a evolução da população residente em Portugal tem um comportamento mais complexo; entre 1900 e 2008 quase duplicou, com períodos de evolução bem específica (Figura 1). O período entre 1900 e 1911 é de crescimento. Daí até 1920, por efeito combinado dos efeitos da Primeira Guerra Mundial, da gripe pneumónica e dos fortes movimentos de emigração, assiste-se a uma quebra do ritmo de crescimento. De 1920 a 1940, verifica-se uma inversão da situação, resultado da diminuição da mortalidade em geral e do (28)

População Estrangeira em Portugal 2006 População Estrangeira em Portugal

População Estrangeira em Portugal 2006 População Estrangeira em Portugal 13 de Dezembro 2007 População Estrangeira em Portugal 2006 População Estrangeira em Portugal A propósito do Dia Internacional dos Migrantes (18 de Dezembro), o Instituto Nacional de Estatística apresenta

Leia mais

3. POPULAÇÃO E INDICADORES DEMOGRÁFICOS

3. POPULAÇÃO E INDICADORES DEMOGRÁFICOS 3. POPULAÇÃO E INDICADORES DEMOGRÁFICOS 37 38 3.1. Introdução Para a interpretação dos dados de saúde, quer de morbilidade quer de mortalidade, e nomeadamente para, com base nesses dados, se fazer o planeamento

Leia mais

Pela primeira vez na história demográfica recente, Portugal registou em 2007 um saldo natural negativo

Pela primeira vez na história demográfica recente, Portugal registou em 2007 um saldo natural negativo Pela primeira vez na história demográfica recente, Portugal registou em 2007 um saldo natural negativo De acordo com os indicadores demográficos disponíveis relativos a 2007, a população residente em Portugal

Leia mais

O ALOJAMENTO NO TERRITÓRIO DOURO ALLIANCE - EIXO URBANO DO DOURO

O ALOJAMENTO NO TERRITÓRIO DOURO ALLIANCE - EIXO URBANO DO DOURO O ALOJAMENTO NO TERRITÓRIO DOURO ALLIANCE - EIXO URBANO DO DOURO Vila Real, Março de 2012 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 4 CAPITULO I Distribuição do alojamento no Território Douro Alliance... 5 CAPITULO II Estrutura

Leia mais

Orientação nº 1/2008 ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA LOCAL DE DESENVOLVIMENTO (EDL) EIXO 4 REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

Orientação nº 1/2008 ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA LOCAL DE DESENVOLVIMENTO (EDL) EIXO 4 REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Programa de da ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA LOCAL DE DESENVOLVIMENTO (ELD) 1 / 16 Programa de da 1. Caracterização Socioeconómica do Território A caracterização do território deve centrar-se em dois aspectos

Leia mais

População estrangeira em Portugal modera crescimento

População estrangeira em Portugal modera crescimento As expressões sublinhadas encontram-se explicadas no final do texto População estrangeira em Portugal modera crescimento Em 2002, a população estrangeira com a situação regularizada, estatuto de residente

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural Licença para Criar: Imigrantes nas Artes em Portugal Magda Nico, Natália Gomes, Rita Rosado e Sara Duarte Maio de 2007, Estudos OI 23 Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI)

Leia mais

Desigualdade Económica em Portugal

Desigualdade Económica em Portugal Observatório Pedagógico Desigualdade Económica em Portugal Carlos Farinha Rodrigues ISEG / Universidade Técnica de Lisboa Um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos 18 de Outubro de 2012 2 Objectivos:

Leia mais

METADE DA POPULAÇÃO RESIDENTE EM CIDADES CONCENTRADA EM APENAS 14 DAS 141 CIDADES

METADE DA POPULAÇÃO RESIDENTE EM CIDADES CONCENTRADA EM APENAS 14 DAS 141 CIDADES Atlas das Cidades de Portugal Volume II 2004 01 de Abril de 2005 METADE DA POPULAÇÃO RESIDENTE EM CIDADES CONCENTRADA EM APENAS 14 DAS 141 CIDADES Apesar das disparidades ao nível da dimensão populacional

Leia mais

ESTRUTURA EMPRESARIAL NACIONAL 1995/98

ESTRUTURA EMPRESARIAL NACIONAL 1995/98 ESTRUTURA EMPRESARIAL NACIONAL 1995/98 NOTA METODOLÓGICA De acordo com a definição nacional, são pequenas e médias empresas aquelas que empregam menos de 500 trabalhadores, que apresentam um volume de

Leia mais

Retrato da. Cidade de Lisboa. Observatório de Luta Contra a Pobreza na. Cidade de Lisboa

Retrato da. Cidade de Lisboa. Observatório de Luta Contra a Pobreza na. Cidade de Lisboa Retrato da Cidade de Lisboa Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa Pontos abordados na apresentação Análise de indicadores quantitativos - Peso do escalão etário dos 65+ - Índice de

Leia mais

Notas sobre a população a propósito da evolução recente do número de nascimentos

Notas sobre a população a propósito da evolução recente do número de nascimentos Maria João Valente Rosa* Análise Social, vol. xxxiii (145), 1998 (1. ), 183-188 Notas sobre a população a propósito da evolução recente do número de nascimentos O número de nascimentos em Portugal tem

Leia mais

Observatório Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa

Observatório Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa Observatório Luta Contra a Pobreza na Cidade de Apresentação Plenário Comissão Social de Freguesia www.observatorio-lisboa.eapn.pt observatoriopobreza@eapn.pt Agenda I. Objectivos OLCPL e Principais Actividades/Produtos

Leia mais

A IMIGRAÇÃO EM PORTUGAL E NO ALENTEJO. A SINGULARIDADE DO CONCELHO DE ODEMIRA.

A IMIGRAÇÃO EM PORTUGAL E NO ALENTEJO. A SINGULARIDADE DO CONCELHO DE ODEMIRA. A IMIGRAÇÃO EM PORTUGAL E NO ALENTEJO. A SINGULARIDADE DO CONCELHO DE ODEMIRA. - RESULTADOS PRELIMINARES - Alina Esteves Ana Estevens Jornadas de Reflexão 29 de Maio A Realidade da Imigração em Odemira

Leia mais

REDE SOCIAL DIAGNÓSTICO SOCIAL

REDE SOCIAL DIAGNÓSTICO SOCIAL REDE SOCIAL INQUÉRITOS POR QUESTIONÁRIO ASSOCIAÇÕES INQUÉRITO POR QUESTIONÁRIO ÁS ASSOCIAÇÕES DO CONCELHO DE A pobreza e a exclusão social embora não sendo fenómenos recentes, têm vindo a surgir nas nossas

Leia mais

A MOBILIDADE URBANA E A SUSTENTABILIDADE DAS CIDADES. Opções da União Europeia e posição de Portugal

A MOBILIDADE URBANA E A SUSTENTABILIDADE DAS CIDADES. Opções da União Europeia e posição de Portugal A MOBILIDADE URBANA E A SUSTENTABILIDADE DAS CIDADES Opções da União Europeia e posição de Portugal 1 I Parte - O Plano de Acção da EU Plano de Acção para a Mobilidade Urbana Publicado pela Comissão Europeia

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 757/X ESTABELECE MEDIDAS DE INCENTIVO À PARTILHA DE VIATURAS

PROJECTO DE LEI N.º 757/X ESTABELECE MEDIDAS DE INCENTIVO À PARTILHA DE VIATURAS Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 757/X ESTABELECE MEDIDAS DE INCENTIVO À PARTILHA DE VIATURAS Exposição de motivos Existiam 216 milhões de passageiros de carros na UE a 25 em 2004, tendo o número

Leia mais

Envelhecimento da população residente em Portugal e na União Europeia

Envelhecimento da população residente em Portugal e na União Europeia Dia Mundial da População 11 julho de 15 1 de julho de 15 Envelhecimento da população residente em e na União Europeia Para assinalar o Dia Mundial da População (11 de julho), o Instituto Nacional de Estatística

Leia mais

perfil dos imigrantes em portugal: por países de origem e regiões de destino

perfil dos imigrantes em portugal: por países de origem e regiões de destino perfil dos imigrantes em portugal: por países de origem e regiões de destino Conceição Rego Maria Filomena Mendes José Rebelo Graça Magalhães Resumo: Palavras-chave Códigos JEL Abstract: Keywords JEL Codes

Leia mais

GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2008 PRINCIPAIS ASPECTOS

GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2008 PRINCIPAIS ASPECTOS GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2008 PRINCIPAIS ASPECTOS I. INTRODUÇÃO O Governo apresentou ao Conselho Económico e Social o Projecto de Grandes Opções do Plano 2008 (GOP 2008) para que este Órgão, de acordo com

Leia mais

Seminario de Difusión do Anuario Estatístico Galicia Norte de Portugal 2010. A nova edição do Anuário Estatístico na perspectiva do Norte de Portugal

Seminario de Difusión do Anuario Estatístico Galicia Norte de Portugal 2010. A nova edição do Anuário Estatístico na perspectiva do Norte de Portugal A nova edição do Anuário Estatístico na perspectiva do Norte de Portugal Eduardo Pereira (CCDRN) Santiago de Compostela 13 de Dezembro de 2010 Galicia Norte de Portugal: uma grande região europeia transfronteiriça

Leia mais

Género e Empreendedorismo Imigrante Brasileiro em Portugal que impactos na integração e nas relações transnacionais?

Género e Empreendedorismo Imigrante Brasileiro em Portugal que impactos na integração e nas relações transnacionais? Género e Empreendedorismo Imigrante Brasileiro em Portugal que impactos na integração e nas relações transnacionais? Suelda de Albuquerque Ferreira Beatriz Padilla Jorge Malheiros 1º Seminário de Estudos

Leia mais

Projecto REDE CICLÁVEL DO BARREIRO Síntese Descritiva

Projecto REDE CICLÁVEL DO BARREIRO Síntese Descritiva 1. INTRODUÇÃO Pretende-se com o presente trabalho, desenvolver uma rede de percursos cicláveis para todo o território do Município do Barreiro, de modo a promover a integração da bicicleta no sistema de

Leia mais

Proposta de Metodologia na Elaboração de Projectos

Proposta de Metodologia na Elaboração de Projectos Proposta de Metodologia na Elaboração de Projectos A Lei n.º115/99, de 3 de Agosto, estabeleceu o regime jurídico das associações representativas dos imigrantes e seus descendentes, prevendo o reconhecimento

Leia mais

Observatório da Criação de Empresas. Observatório da Criação de Empresas

Observatório da Criação de Empresas. Observatório da Criação de Empresas Observatório da Criação de Empresas O Observatório da Criação de Empresas é um projecto desenvolvido pelo IAPMEI, com a colaboração da Rede Portuguesa de Centros de Formalidades das Empresas (CFE), que

Leia mais

EVOLUÇÃO DO SEGURO DE SAÚDE EM PORTUGAL

EVOLUÇÃO DO SEGURO DE SAÚDE EM PORTUGAL EVOLUÇÃO DO SEGURO DE SAÚDE EM PORTUGAL Ana Rita Ramos 1 Cristina Silva 2 1 Departamento de Análise de Riscos e Solvência do ISP 2 Departamento de Estatística e Controlo de Informação do ISP As opiniões

Leia mais

Padrões de Casamento entre os Imigrantes

Padrões de Casamento entre os Imigrantes Padrões de Casamento entre os Imigrantes Ana Cristina Ferreira cristina.ferreira@iscte.pt Madalena Ramos madalena.ramos@iscte.pt Congresso Português de Demografia Contextualização O fenómeno da imigração

Leia mais

NOVA LEI DA IMIGRAÇÃO

NOVA LEI DA IMIGRAÇÃO 19 de Junho de 2007 NOVA LEI DA IMIGRAÇÃO Cláudia do Carmo Santos Advogada OBJECTIVOS Desburocratização de procedimentos Adequação da lei em vigor à realidade social Atracção de mão-de-obra estrangeira

Leia mais

MAPA 1. DEMARCAÇÃO GEOGRÁFICA DO CONCELHO DE RIBEIRA BRAVA E RESPECTIVAS FREGUESIAS. Fonte:www.geocities.com/Heartland/Plains/9462/map.

MAPA 1. DEMARCAÇÃO GEOGRÁFICA DO CONCELHO DE RIBEIRA BRAVA E RESPECTIVAS FREGUESIAS. Fonte:www.geocities.com/Heartland/Plains/9462/map. 8. Ribeira Brava MAPA 1. DEMARCAÇÃO GEOGRÁFICA DO CONCELHO DE RIBEIRA BRAVA E RESPECTIVAS FREGUESIAS Fonte:www.geocities.com/Heartland/Plains/9462/map.html (adaptado) A vila de Ribeira Brava, situada no

Leia mais

Análise Social, vol. XX (84), 1984-5.º, 701-706

Análise Social, vol. XX (84), 1984-5.º, 701-706 Edgar Rocha Análise Social, vol. XX (84), 1984-5.º, 71-76 Nota sobre a população activa agrícola do sexo feminino, segundo o Recenseamento e segundo o Inquérito Permanente ao Emprego : em busca de 3 mulheres

Leia mais

MATÉRIAS SOBRE QUE INCIDIRÁ CADA UMA DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

MATÉRIAS SOBRE QUE INCIDIRÁ CADA UMA DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MATÉRIAS SOBRE QUE INCIDIRÁ CADA UMA DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Prova de: GEOGRAFIA Conteúdos: 1. A posição de Portugal na Europa e no Mundo 1.1. A constituição do território nacional 1.2.

Leia mais

Em 2007, por cada indivíduo nascido em Portugal, foram criadas 1,6 empresas

Em 2007, por cada indivíduo nascido em Portugal, foram criadas 1,6 empresas Em 2007, por cada indivíduo nascido em Portugal, foram criadas 1,6 empresas O Instituto Nacional de Estatística apresentou os primeiros resultados 1 sobre o empreendedorismo em Portugal para o período

Leia mais

ANÁLISE DO MERCADO DE REMESSAS PORTUGAL/BRASIL

ANÁLISE DO MERCADO DE REMESSAS PORTUGAL/BRASIL Banco Interamericano de Desenvolvimento Fundo Multilateral de Investimentos Financiado pelo Fundo Português de Cooperação Técnica ANÁLISE DO MERCADO DE REMESSAS PORTUGAL/BRASIL SUMÁRIO EXECUTIVO Equipa

Leia mais

ANEXO A. Carta Educativa do Concelho de Mafra Anexo A, Pág. 305

ANEXO A. Carta Educativa do Concelho de Mafra Anexo A, Pág. 305 ANEXO A Anexo A, Pág. 305 Jardim de Infância (JI) Faixa Etária: 3 aos 5 anos Observações Percursos escola-habitação A pé - preferencial até 15 minutos; Em transporte público - máx. aceitável 20 minutos.

Leia mais

METALOMECÂNICA RELATÓRIO DE CONJUNTURA

METALOMECÂNICA RELATÓRIO DE CONJUNTURA METALOMECÂNICA RELATÓRIO DE CONJUNTURA 1. Indicadores e Variáveis das Empresas A indústria metalomecânica engloba os sectores de fabricação de produtos metálicos, excepto máquinas e equipamento (CAE )

Leia mais

Expectativa de vida do brasileiro cresce mais de três anos na última década

Expectativa de vida do brasileiro cresce mais de três anos na última década 1 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PROFESSOR BAHIA TEXTO DE CULTURA GERAL FONTE: UOL COTIDIANO 24/09/2008 Expectativa de vida do brasileiro cresce mais de três anos na última década Fabiana Uchinaka Do UOL Notícias

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 393/VIII ESTABELECE O ESTATUTO LEGAL DO MEDIADOR SÓCIO-CULTURAL. Exposição de motivos

PROJECTO DE LEI N.º 393/VIII ESTABELECE O ESTATUTO LEGAL DO MEDIADOR SÓCIO-CULTURAL. Exposição de motivos PROJECTO DE LEI N.º 393/VIII ESTABELECE O ESTATUTO LEGAL DO MEDIADOR SÓCIO-CULTURAL Exposição de motivos A necessidade de função de mediação sócio-cultural surgiu da vontade de melhorar a relação entre

Leia mais

NCE/10/00116 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/00116 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/00116 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universidade Do Minho A.1.a. Descrição

Leia mais

Síntese dos conteúdos mais relevantes

Síntese dos conteúdos mais relevantes Síntese dos conteúdos mais relevantes Nos últimos Censos de 2001, o Concelho da Lourinhã contabilizou 23 265 habitantes, reflectindo uma evolução de + 7,7% face a 1991. Em termos demográficos, no Concelho

Leia mais

Tipos de migrações Causas e consequências Fluxos migratórios no mundo

Tipos de migrações Causas e consequências Fluxos migratórios no mundo Tipos de migrações Causas e consequências Fluxos migratórios no mundo As migrações populacionais remontam aos tempos pré históricos. O homem parece estar constantemente à procura de novos horizontes. O

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

3. IMIGRAÇÃO EM PORTUGAL: DA HERANÇA COLONIAL À INTEGRAÇÃO NAS REDES INTERNACIONAIS DE RECRUTAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE MÃO-DE-OBRA

3. IMIGRAÇÃO EM PORTUGAL: DA HERANÇA COLONIAL À INTEGRAÇÃO NAS REDES INTERNACIONAIS DE RECRUTAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE MÃO-DE-OBRA 3. IMIGRAÇÃO EM PORTUGAL: DA HERANÇA COLONIAL À INTEGRAÇÃO NAS REDES INTERNACIONAIS DE RECRUTAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE MÃO-DE-OBRA A experiência de Portugal como país de imigração, é um fenómeno ainda recente.

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA N.º 8/2010 Projecto de Orientação Técnica relativa ao desenvolvimento dos sistemas de gestão de riscos e de controlo interno das entidades gestoras de fundos de pensões 31

Leia mais

SÍNTESE DAS CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

SÍNTESE DAS CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS, COOPERAÇÃO E COMUNIDADES SÍNTESE DAS CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES INTRODUÇÃO O Iº Encontro dos Órgãos de Comunicação e Informação de Caboverdianos na Diáspora, realizado

Leia mais

Enquadramento Turismo Rural

Enquadramento Turismo Rural Enquadramento Turismo Rural Portugal é um País onde os meios rurais apresentam elevada atratividade quer pelas paisagens agrícolas, quer pela biodiversidade quer pelo património histórico construído o

Leia mais

CARTA DA IGUALDADE 11 COMPROMISSOS PARA UM TERRITÓRIO MAIS IGUAL

CARTA DA IGUALDADE 11 COMPROMISSOS PARA UM TERRITÓRIO MAIS IGUAL CARTA DA IGUALDADE 11 COMPROMISSOS PARA UM TERRITÓRIO MAIS IGUAL PREÂMBULO A igualdade das mulheres e dos homens é um direito fundamental para todos e todas, constituindo um valor capital para a democracia.

Leia mais

ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS 2001-2008 DISTRITO DE VIANA DO CASTELO E SEUS CONCELHOS. F e v e r e i r o d e 2 0 1 0

ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS 2001-2008 DISTRITO DE VIANA DO CASTELO E SEUS CONCELHOS. F e v e r e i r o d e 2 0 1 0 ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS 2001-2008 DISTRITO DE VIANA DO CASTELO E SEUS CONCELHOS U n i d a d e d e S a ú d e P ú b l i c a d o A l t o M i n h o F e v e r e i r o d e 2 0 1 0 U n i d a d e d e S a ú d

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

SISTEMA DE APOIO A ACÇÕES COLECTIVAS (SIAC) ESTRATÉGIAS DE EFICIÊNCIA COLECTIVA - TIPOLOGIA CLUSTERS E DINÂMICAS DE REDE

SISTEMA DE APOIO A ACÇÕES COLECTIVAS (SIAC) ESTRATÉGIAS DE EFICIÊNCIA COLECTIVA - TIPOLOGIA CLUSTERS E DINÂMICAS DE REDE AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº 01 / SIAC / 2011 SISTEMA DE APOIO A ACÇÕES COLECTIVAS (SIAC) ESTRATÉGIAS DE EFICIÊNCIA COLECTIVA - TIPOLOGIA CLUSTERS E DINÂMICAS DE REDE Nos termos do Regulamento

Leia mais

Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Regulamento de Atribuição de Bolsa de Apoio Social

Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Regulamento de Atribuição de Bolsa de Apoio Social Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo Regulamento de Atribuição de Bolsa de Apoio Social O Conselho de Ação Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, atento à

Leia mais

As mulheres constituem a maioria da população residente em Portugal e vivem até mais tarde do que os homens; adiam a maternidade, têm menos filhos

As mulheres constituem a maioria da população residente em Portugal e vivem até mais tarde do que os homens; adiam a maternidade, têm menos filhos As mulheres constituem a maioria da população residente em Portugal e vivem até mais tarde do que os homens; adiam a maternidade, têm menos filhos Por ocasião do dia em que se comemorou o 32º aniversário

Leia mais

Conclusão. OS ESTUDANTES E OS SEUS TRAJECTOS NO ENSINO SUPERIOR: Sucesso e Insucesso, Factores e Processos, Promoção de Boas Práticas RELATÓRIO FINAL

Conclusão. OS ESTUDANTES E OS SEUS TRAJECTOS NO ENSINO SUPERIOR: Sucesso e Insucesso, Factores e Processos, Promoção de Boas Práticas RELATÓRIO FINAL Conclusão OS ESTUDANTES E OS SEUS TRAJECTOS NO ENSINO SUPERIOR: Sucesso e Insucesso, Factores e Processos, Promoção de Boas Práticas RELATÓRIO FINAL António Firmino da Costa João Teixeira Lopes (coordenadores)

Leia mais

Somos 10 555 853 residentes, Constituímos 4 079 577 famílias e. Dispomos de 5 879 845 alojamentos em 3 550 823 edifícios

Somos 10 555 853 residentes, Constituímos 4 079 577 famílias e. Dispomos de 5 879 845 alojamentos em 3 550 823 edifícios Censos 2011 Resultados Preliminares 30 de Junho de 2011 Somos 10 555 853 residentes, Constituímos 4 079 577 famílias e Dispomos de 5 879 845 alojamentos em 3 550 823 edifícios Cem dias após o momento censitário

Leia mais

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS 2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS Neste capítulo se pretende avaliar os movimentos demográficos no município de Ijuí, ao longo do tempo. Os dados que fomentam a análise são dos censos demográficos, no período 1920-2000,

Leia mais

Sessão de Abertura Muito Bom dia, Senhores Secretários de Estado Senhor Presidente da FCT Senhoras e Senhores 1 - INTRODUÇÃO

Sessão de Abertura Muito Bom dia, Senhores Secretários de Estado Senhor Presidente da FCT Senhoras e Senhores 1 - INTRODUÇÃO Sessão de Abertura Muito Bom dia, Senhores Secretários de Estado Senhor Presidente da FCT Senhoras e Senhores 1 - INTRODUÇÃO Gostaria de começar por agradecer o amável convite que a FCT me dirigiu para

Leia mais

Capítulo III Aspectos metodológicos da investigação

Capítulo III Aspectos metodológicos da investigação Capítulo III Aspectos metodológicos da investigação 3.1) Definição do problema Tendo como ponto de partida os considerandos enumerados na Introdução, concretamente: Os motivos de ordem pessoal: Experiência

Leia mais

População residente em Portugal com tendência para diminuição e envelhecimento

População residente em Portugal com tendência para diminuição e envelhecimento Dia Mundial da População 11 julho de 214 1 de julho de 214 População residente em Portugal com tendência para diminuição e envelhecimento Para assinalar o Dia Mundial da População (11 de julho), o Instituto

Leia mais

Energia, tecnologia e política climática: perspectivas mundiais para 2030 MENSAGENS-CHAVE

Energia, tecnologia e política climática: perspectivas mundiais para 2030 MENSAGENS-CHAVE Energia, tecnologia e política climática: perspectivas mundiais para 2030 MENSAGENS-CHAVE Cenário de referência O estudo WETO apresenta um cenário de referência que descreve a futura situação energética

Leia mais

Proposta de Alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo

Proposta de Alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo Proposta de Alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo Parecer da Federação Académica do Porto A participação de Portugal na subscrição da Declaração de Bolonha em Junho de 1999 gerou para o Estado

Leia mais

NCE/10/01121 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/01121 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/01121 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Universitas, Crl A.1.a. Descrição

Leia mais

O âmbito geográfico deste estudo é Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Saidas. Entradas. Mudanças de emprego

O âmbito geográfico deste estudo é Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Saidas. Entradas. Mudanças de emprego Mobilidade dos Trabalhadores ESTATÍSTICAS STICAS em síntese O presente estudo baseia-se nas informações que integram a base do Sistema de Informação Longitudinal de Empresas, Estabelecimentos e Trabalhadores

Leia mais

NORMAS INTERNACIONAIS DO TRABALHO Convenção (n.º 102) relativa à segurança social (norma mínima), 1952

NORMAS INTERNACIONAIS DO TRABALHO Convenção (n.º 102) relativa à segurança social (norma mínima), 1952 NORMAS INTERNACIONAIS DO TRABALHO Convenção (n.º 102) relativa à segurança social (norma mínima), 1952 Bureau Internacional do Trabalho 1 Ratificação Como são utilizadas as Normas Internacionais do Trabalho?

Leia mais

Membro da direcção da Revista Intervenção Social Investigadora do CLISSIS Doutoranda em Serviço Social

Membro da direcção da Revista Intervenção Social Investigadora do CLISSIS Doutoranda em Serviço Social A investigação do Serviço Social em Portugal: potencialidades e constrangimentos Jorge M. L. Ferreira Professor Auxiliar Universidade Lusíada Lisboa (ISSSL) Professor Auxiliar Convidado ISCTE IUL Diretor

Leia mais

NCE/11/01851 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01851 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01851 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Fedrave - Fundação Para O Estudo E

Leia mais

O Concelho de Beja. Localização

O Concelho de Beja. Localização O Concelho de Beja Localização Beja, capital de distrito, situa-se na região do Baixo Alentejo, no coração da vasta planície alentejana. É sede de um dos maiores concelhos de Portugal, com cerca de 1150

Leia mais

O TURISMO NO ESPAÇO RURAL 2005

O TURISMO NO ESPAÇO RURAL 2005 O TURISMO NO ESPAÇO RURAL 2005 Elaborado por: Maria Julieta Martins Coordenado por: Teresinha Duarte Direcção de Serviços de Estudos e Estratégia Turísticos Divisão de Recolha e Análise Estatística Índice

Leia mais

INTRODUÇÃO objectivo

INTRODUÇÃO objectivo INTRODUÇÃO O tema central deste trabalho é o sistema de produção just-in-time ou JIT. Ao falarmos de just-in-time surge de imediato a ideia de produção sem stocks, inventários ao nível de zero, produção

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Fundos Europeus Estruturais e de Investimento

UNIÃO EUROPEIA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Fundos Europeus Estruturais e de Investimento UNIÃO EUROPEIA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento Capital Humano Sara Estudante Relvas Posicionamento da Região Autónoma da Madeira no contexto nacional e europeu

Leia mais

O Quadro Nacional de Qualificações e a sua articulação com o Quadro Europeu de Qualificações

O Quadro Nacional de Qualificações e a sua articulação com o Quadro Europeu de Qualificações O Quadro Nacional de Qualificações e a sua articulação com o Quadro Europeu de Qualificações CENFIC 13 de Novembro de 2009 Elsa Caramujo Agência Nacional para a Qualificação 1 Quadro Europeu de Qualificações

Leia mais

O que pode a União Europeia fazer pelas pessoas? O Fundo Social Europeu é uma resposta a esta questão

O que pode a União Europeia fazer pelas pessoas? O Fundo Social Europeu é uma resposta a esta questão 1 2 O que pode a União Europeia fazer pelas pessoas? O Fundo Social Europeu é uma resposta a esta questão 3 A origem do Fundo Social Europeu O Fundo Social Europeu foi criado em 1957 pelo Tratado de Roma,

Leia mais

Regulamento PAPSummer 2015

Regulamento PAPSummer 2015 Regulamento PAPSummer 2015 Artigo 1º Objectivos do programa, montante e designação das bolsas 1. O programa PAPSummer pretende dar a oportunidade a estudantes portugueses (Estudante) de desenvolver um

Leia mais

PROJECTOS DE EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO

PROJECTOS DE EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº 12 / SI / 2009 SISTEMA DE INCENTIVOS À INOVAÇÃO (SI INOVAÇÃO) PROJECTOS DE EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO Nos termos do Regulamento do SI Inovação, a apresentação

Leia mais

ARTIGO TÉCNICO. Os objectivos do Projecto passam por:

ARTIGO TÉCNICO. Os objectivos do Projecto passam por: A metodologia do Projecto SMART MED PARKS ARTIGO TÉCNICO O Projecto SMART MED PARKS teve o seu início em Fevereiro de 2013, com o objetivo de facultar uma ferramenta analítica de confiança para apoiar

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA 1 1. AMBIENTE 2 2. DEMOGRAFIA 2 3. CONSTRUÇÃO CIVIL 3 4. ENERGIA 3 5. COMÉRCIO 3

CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA 1 1. AMBIENTE 2 2. DEMOGRAFIA 2 3. CONSTRUÇÃO CIVIL 3 4. ENERGIA 3 5. COMÉRCIO 3 CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA 1 (Dados 2009) José António Girão* 1. AMBIENTE 2 2. DEMOGRAFIA 2 3. CONSTRUÇÃO CIVIL 3 4. ENERGIA 3 5. COMÉRCIO 3 6. ESTRUTURA EMPRESARIAL 4 7. EMPREGO 5

Leia mais

Intervenção do Director Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa na

Intervenção do Director Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa na Intervenção do Director Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa na Mesa Redonda sobre Inserção Regional e Política de Grande Vizinhança das RUP XIV CONFERÊNCIA DOS PRESIDENTES das Regiões Ultraperiféricas

Leia mais

REGIME LEGAL DE ENTRADA E PERMANÊNCIA DE ESTRANGEIROS EM ANGOLA

REGIME LEGAL DE ENTRADA E PERMANÊNCIA DE ESTRANGEIROS EM ANGOLA REGIME LEGAL DE ENTRADA E PERMANÊNCIA DE ESTRANGEIROS EM ANGOLA Edição Online e Coordenação Técnica: Icep Portugal/Unidade Conhecimento de Mercado Elaboração: Delegação do Icep Portugal em Luanda Data:

Leia mais

Regulamento do Conselho Municipal de Juventude. de S. João da Madeira. Artigo 1º. Definição. Artigo 2º. Objecto. Artigo 3º.

Regulamento do Conselho Municipal de Juventude. de S. João da Madeira. Artigo 1º. Definição. Artigo 2º. Objecto. Artigo 3º. Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de S. João da Madeira Artigo 1º Definição O Conselho Municipal de Juventude é o órgão consultivo do município sobre matérias relacionadas com a política de

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A partir de meados do século xx a actividade de planeamento passou a estar intimamente relacionada com o modelo racional. Uma das propostas que distinguia este do anterior paradigma era a integração

Leia mais

ACEF/1112/20967 Relatório final da CAE

ACEF/1112/20967 Relatório final da CAE ACEF/1112/20967 Relatório final da CAE Caracterização do ciclo de estudos Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Fundação Minerva - Cultura - Ensino E Investigação

Leia mais

Acabar com as disparidades salariais entre mulheres e homens. http://ec.europa.eu/equalpay

Acabar com as disparidades salariais entre mulheres e homens. http://ec.europa.eu/equalpay Acabar com as disparidades salariais entre mulheres e homens Resumo O que se entende por disparidades salariais entre mulheres e homens Por que razão continuam a existir disparidades salariais entre mulheres

Leia mais

Construção continua em queda

Construção continua em queda Construção: Obras licenciadas e concluídas 2º Trimestre de 2012 - Dados preliminares 13 de setembro de 2012 Construção continua em queda O licenciamento de obras acentuou a sua trajetória descendente,

Leia mais

XI Mestrado em Gestão do Desporto

XI Mestrado em Gestão do Desporto 2 7 Recursos Humanos XI Mestrado em Gestão do Desporto Gestão das Organizações Desportivas Módulo de Gestão de Recursos Rui Claudino FEVEREIRO, 28 2 8 INDÍCE DOCUMENTO ORIENTADOR Âmbito Objectivos Organização

Leia mais

1. Objectivos do Observatório da Inclusão Financeira

1. Objectivos do Observatório da Inclusão Financeira Inclusão Financeira Inclusão Financeira Ao longo da última década, Angola tem dado importantes passos na construção dos pilares que hoje sustentam o caminho do desenvolvimento económico, melhoria das

Leia mais

Compromisso para IPSS Amigas do Envelhecimento Ativo CONFEDERAÇÃO NACIONAL INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE

Compromisso para IPSS Amigas do Envelhecimento Ativo CONFEDERAÇÃO NACIONAL INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE 2014 Compromisso para IPSS Amigas do Envelhecimento Ativo CONFEDERAÇÃO NACIONAL INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE MANIFESTO E COMPROMISSO DA CNIS IPSS AMIGAS DO ENVELHECIMENTO ATIVO As modificações significativas

Leia mais

Financiamento do Desporto

Financiamento do Desporto Financiamento do Desporto Para abordar o tema do financiamento do desporto no momento actual e suas prospectivas é conveniente recordarmos as Opções do Plano e o Programa do Governo. De igual modo, consubstanciando

Leia mais

XX CONGRESSO ENGENHARIA 2020 UMA ESTRATÉGIA PARA PORTUGAL 17 a 19 de outubro de 2014 ALFÂNDEGA DO PORTO

XX CONGRESSO ENGENHARIA 2020 UMA ESTRATÉGIA PARA PORTUGAL 17 a 19 de outubro de 2014 ALFÂNDEGA DO PORTO XX CONGRESSO ENGENHARIA 2020 UMA ESTRATÉGIA PARA PORTUGAL 17 a 19 de outubro de 2014 ALFÂNDEGA DO PORTO Desenvolvimento Rural, Agricultura, Florestas e Sustentabilidade 17 de outubro de 2014 / GPP Eduardo

Leia mais

CANDIDATURAS ABERTAS:

CANDIDATURAS ABERTAS: Resumo das candidaturas aos Sistemas de Incentivos QREN CANDIDATURAS ABERTAS: Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico Tipologia de Projectos Abertura Encerramento Individuais

Leia mais

EMPREGO E DESEMPREGO NO NORTE DE PORTUGAL

EMPREGO E DESEMPREGO NO NORTE DE PORTUGAL Seminário NORTE 2015 O Desenvolvimento Regional no Novo Horizonte Europeu: O caso do Norte de Portugal 25.Maio.2005 EMPREGO E DESEMPREGO NO NORTE DE PORTUGAL JOSÉ M. VAREJÃO Enquadramento Trajectória desfavorável

Leia mais

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção 02 Estratégia Nacional de

Leia mais

Grupo de Trabalho para as Questões da Pessoa Idosa, Dependente ou Deficiente de Grândola REGULAMENTO INTERNO

Grupo de Trabalho para as Questões da Pessoa Idosa, Dependente ou Deficiente de Grândola REGULAMENTO INTERNO Grupo de Trabalho para as Questões da Pessoa Idosa, Dependente ou Deficiente de Grândola REGULAMENTO INTERNO Maio de 2011 Preâmbulo As alterações demográficas que se têm verificado na população portuguesa

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições gerais

CAPÍTULO I Disposições gerais Regulamento Municipal do Banco Local de Voluntariado de Lagoa As bases do enquadramento jurídico do voluntariado, bem como, os princípios que enquadram o trabalho de voluntário constam na Lei n.º 71/98,

Leia mais

Figura 1: Processo de implementação da Rede Social. 04

Figura 1: Processo de implementação da Rede Social. 04 Índice de Quadros, Gráficos, Imagens, Figuras e Diagramas Introdução 01 Figura 1: Processo de implementação da Rede Social. 04 Parte I: Enquadramentos da Intervenção Social no Concelho de Bragança 08 Quadro

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. Guia de preenchimento do Formulário de Candidatura da Entidade Organizadora

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. Guia de preenchimento do Formulário de Candidatura da Entidade Organizadora UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu Guia de preenchimento do Formulário de Candidatura da Entidade Organizadora ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1. Descrição... Erro! Marcador não definido. 2. Entidade Gestora...

Leia mais

A CI D ADE DA AM A DO RA

A CI D ADE DA AM A DO RA ÍNDICE A C I D A D E D A A M A D O R A. 1 O B J E T I V O S G L O B A I S E E S T R A T É G I A D O P R O J E T O C O M U N I C A Ç Ã O P A R A A I N T E G R A Ç Ã O.5 E N Q U A D R A M E N T O D O P R

Leia mais

TEMA: CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO. 1ª parte -Países desenvolvidos vs Países em desenvolvimento

TEMA: CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO. 1ª parte -Países desenvolvidos vs Países em desenvolvimento TEMA: CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO 1ª parte -Países desenvolvidos vs Países em desenvolvimento Questões de partida 1. Podemos medir os níveis de Desenvolvimento? Como? 2. Como se distribuem os valores

Leia mais

ENVELHECIMENTO E A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL

ENVELHECIMENTO E A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL ENVELHECIMENTO E A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL O processo de envelhecimento e a velhice devem ser considerados como parte integrante do ciclo de vida. Ao longo dos tempos, o conceito de envelhecimento e as

Leia mais