Amil apresenta guia e site com dicas em prol de uma alimentação infantil mais saudável

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Amil apresenta guia e site com dicas em prol de uma alimentação infantil mais saudável"

Transcrição

1 setembro de 2014 N o 2 - Ano 1 Publicação quadrimestral Novo site institucional da Amil já está no ar Rede da Amil em todo o Brasil cresce 10% em apenas 3 meses Amil Linha Dental apoia projeto Apolônias do Bem PRO Mamãe & Bebê orienta e tira dúvidas de gestantes e mães Pág. 2 Pág. 4 Pág. 5 Pág. 7 Amil apresenta guia e site com dicas em prol de uma alimentação infantil mais saudável Atividades serão realizadas com o intuito de conscientizar todos sobre os benefícios da alimentação saudável e da prática de atividades físicas Tenda da Amil na Disney Magic Run 2014, em São Paulo. Anúncio do NHAC!, veiculado nas revistas infantis da Disney. Com o objetivo de motivar hábitos mais saudáveis entre as crianças brasileiras, a Amil acaba de disponibilizar um guia e um site com informações sobre as melhores escolhas nutricionais. No site é possível baixar gratuitamente o Guia NHAC! Novos Hábitos de Alimentação para Crianças, da Disney, que conta com dicas de alimentação e para uma vida mais saudável, além de jogos e curiosidades. O espaço digital também disponibiliza games on-line. Essa iniciativa faz parte do Movimento Saúde 360, que foi lançado pela Amil em janeiro deste ano, com foco no combate à obesidade infantil, tema que tem chamado cada vez mais a atenção da sociedade. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o mundo está passando por uma epidemia silenciosa da doença, que mata, por ano, cerca de 2,8 milhões de pessoas. No Brasil, não é diferente. Um estudo divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde mostra que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal e, destes, 17,5% são obesos. Outros dados, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso. Crianças com sobrepeso e obesidade tendem a permanecer obesas na idade adulta e são mais propensas a desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares. Na prática, isso significa piora na qualidade de vida e sérios riscos à saúde, enfatiza Odete Freitas, pediatra e diretora de Sustentabilidade da Amil. A falta de informação é uma das principais razões da incidência da obesidade em crianças. Quanto mais cedo se adotam escolhas ruins, mais difícil torna-se mudá-las depois, conclui Odete.

2 Amil tem novo e moderno site institucional, com foco em autoatendimento. Com novo layout, site amil.com.br dá ênfase ao acesso a funcionalidades como o agendamento on-line de consultas e exames, pesquisa de rede credenciada e visualização de boletos. Entrou no ar, no dia 25 de julho, o novo site institucional da Amil, com uma navegação mais amigável, ágil e intuitiva, que estimula beneficiários, credenciados e corretores a utilizar os serviços disponíveis. O site também ganhou uma ferramenta de busca inteligente, com preenchimento automático de palavras-chaves, além de tutorial de navegação para aqueles que o acessarem pela primeira vez. Para a empresa, o atendimento e o relacionamento com os clientes por meio das plataformas digitais têm se destacado como ferramenta estratégica de gestão. Só no último semestre, por exemplo, foram agendados pela internet mais de 2,1 milhões de consultas e exames na rede preferencial da Amil. Nesses casos, os clientes recebem, até 72 horas antes de cada compromisso, uma ligação automática para lembrá-los do horário agendado. Se o beneficiário não puder comparecer, é possível cancelar o agendamento na mesma ligação, sendo o horário imediatamente disponibilizado para outros usuários. Além do agendamento on-line, o portal amil.com.br disponibiliza aos beneficiários uma série de outros serviços, tais como solicitação de segunda via da carteirinha do plano, contato pelo Fale Conosco, histórico de solicitações e acesso ao contrato. Pelo site, também foram registrados, no último semestre, cerca de 22 milhões de pesquisas sobre a rede credenciada, 1,8 milhão de visualizações de boletos e mais de 400 mil downloads de demonstrativos para fins de declaração do Imposto de Renda. Entre as funcionalidades do site voltadas para a rede de médicos e instituições de saúde credenciados estão a impressão de autorizações, a consulta de elegibilidade, a solicitação de guias, o acesso ao demonstrativo de honorários individuais e as possibilidades de inclusão, alteração ou cancelamento de pedidos. Para os corretores de planos de saúde, alguns destaques são a disponibilização de material de vendas, o relatório de comissionamento, a atualização cadastral e o acesso às propostas de planos para pessoas física e jurídica.

3 IBOPE revela que as empresas preferem a Amil Operadora mais bem avaliada quando comparada a outras do mercado. Uma pesquisa IBOPE encomendada pela Amil, feita junto a 471 responsáveis pela decisão de contratação que trabalham em grandes empresas-clientes do Distrito Federal e das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, mostrou que a operadora está em alta. A Amil foi mais bem avaliada quando comparada a outras empresas de planos de saúde e recebeu da maioria dos entrevistados (350) notas entre sete e dez. De acordo com os resultados, a Amil se destaca na qualidade de atendimento ao beneficiário. Em comparação à concorrência, tem a melhor relação custo-benefício em termos corporativos e possui maior facilidade e flexibilidade para negociação. Segundo os entrevistados, conta com uma boa rede de hospitais, clínicas e serviços; sobressai na agilidade para resolver eventuais problemas; e prima pela qualidade do contratante do plano. No Rio de Janeiro, os resultados foram os melhores, tanto que a cidade será benchmark para as demais. O objetivo é entender junto ao usuário final, aos clientes, aos corretores, aos colaboradores e aos médicos onde, nacionalmente, estamos deficitários. Na sequência, traçar planos de ação, melhorar nossos indicadores e fazer outra pesquisa para reavaliação, explica Alessandra Correa, gerente de Mídia e Pesquisa da Amil. Satisfação com relação a atendimento 7.7 Satisfação com o custo-benefício do plano 7.5 Atendimento por um analista da Amil 8.0 Clareza das informações do índice de reajuste 7.5 Para a diretora corporativa da Amil, Regina Vilela, a pesquisa revela que o atendimento da Diretoria Corporativa é percebido como um diferencial de mercado: Isso nos deixa bastante confiantes e seguros de que estamos no caminho certo. Gostei muito, não só do resultado, mas também da metodologia adotada. Nossos clientes são o nosso maior patrimônio, e esse feedback é fundamental para o aperfeiçoamento dos nossos serviços. Como o resultado foi muito superior em terras cariocas, Alessandra explica que a meta será se igualar ao Rio, onde a avaliação foi superior em qualidade do atendimento ao beneficiário; qualidade dos médicos credenciados; abrangência geográfica; e quantidade de hospitais, clínicas e serviços de diagnóstico. Outro ponto que merece destaque é que a Amil, para a maioria dos entrevistados, conduz com clareza seu processo de reajuste. Satisfeitos e muito satisfeitos com o controle gerencial 82% Satisfeitos e muito satisfeitos com a gestão de crônicos 98% Perguntas da avaliação Amil Plano A Plano B Plano C Melhor relação custo-benefício Maior facilidade para liberação de internação Melhor atendimento a PJ contratante Maior facilidade/flexibilidade na negociação Maior facilidade para marcação de exames e consultas Maior credibilidade e confiança Medidas em porcentagem.

4 Rede credenciada cresce em 10% para atender à demanda Esforço de credenciamento nacional é realizado pela Diretoria Médica. Novos Credenciados - Período de 1/3/13 a 30/5/14 Unidade Consultórios Clínicas e Centros Médicos SADT* Hospitais Total Geral Ceará Distrito Federal Goiânia Interior de SP João Pessoa Maceió Minas Gerais Paraná Recife (inclui Rede Nacional) Rio de Janeiro (inclui ES) Rio Grande do Norte Salvador São Paulo Total Geral * SADT: Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Tratamento Se a estratégia da Amil sempre foi ter uma rede credenciada menor, visando à qualidade do parceiro e concentrando o atendimento em menos consultórios - sem um prazo fixo para marcação das consultas -, a partir de 2011 isso começou a mudar. Uma resolução da ANS que entrou em vigor no mesmo ano determinou que o prazo para consultas básicas (pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia) seja de até sete dias úteis e, para as demais especialidades, de até 14 dias úteis. Com isso, a Amil mudou sua política, e uma série de reformulações teve início. Para começar, houve um grande esforço de credenciamento nacional, o que elevou a quantidade de pontos de atendimento. Se antes havia 23 mil credenciados, em menos de um ano esse número aumentou em 10% em todo o Brasil. Foram feitas pesquisas para entender onde e em que áreas médicas a demanda era maior; um Núcleo de Resolução Rápida foi criado para facilitar o agendamento; e uma empresa contratada atualizou o cadastro de todos os consultórios credenciados à Amil no RJ e em SP. Hoje a Amil está dentro dos parâmetros que a ANS exige, explica Cristina Mendes, diretora médica nacional da Amil. Mais pontos de atendimento foram abertos de março de 2013 a maio deste ano. Desses, os consultórios ligados a pediatria, ginecologia e obstetrícia, psicologia, cardiologia e endocrinologia estão em número bem superior. Não escolhemos investir nessas especialidades aleatoriamente. Precisávamos atender à necessidade do usuário. Então, criamos um call center ativo que ligava para os consultórios como se fosse um cliente tentando marcar uma consulta. Telefonamos para todos os nossos credenciados, segmentando médico, especialidade e região. Assim, detectamos onde faltava tal especialidade e investimos naquela localidade com aquele perfil, explica Cristina. A diretora médica conta que não pode garantir o médico, mas, sim, a especialidade. Por exemplo, o cliente deseja agendar uma consulta com o Dr. Roberto Carlos, ginecologista da Zona Oeste do Rio. À agenda dele a Amil não tem acesso, mas é possível garantir a consulta na mesma especialidade, na mesma região, com outro médico. O Núcleo de Resolução Rápida resolve esse e outros tipos de caso. Quando o cliente liga para o call center dizendo que não conseguiu agendar uma consulta, ele é encaminhado para o Núcleo. O Núcleo resolve o problema do cliente, ligando para o médico e pedindo prioridade. E também dá um feedback sobre credenciamento para cada filial. Assim, conseguimos identificar o problema com muita agilidade, relata Cristina.

5 Linha Dental, da Amil, dobra o número de beneficiários nos últimos três anos Crescimento dos pontos de atendimento e inovação no canal de vendas. Criada em 1984, quando o plano de saúde Amil já tinha seis anos de existência, a Amil Linha Dental passou 25 anos acumulando 600 mil beneficiários, uma adesão baixa se comparada à de um concorrente, que somava mais do que o dobro de pessoas. Em 2011, o conceito da Amil Linha Dental passou por uma reformulação, e os números deram um salto. Em 2010, já havia 1,1 milhão de beneficiários. Em 2013, passou para 2,3 milhões. Com os olhos voltados apenas para o mercado de planos odontológicos e entendendo bem o público, foi possível implementar as mudanças e conseguir crescer. Tem um impacto muito positivo sobre a satisfação dos funcionários oferecer um plano odontológico. Para começar, é uma segurança ter a assistência, poder ser orientado e saber como prevenir problemas. Além disso, a prevenção evita tratamentos mais sérios. Com consultas periódicas, as ausências ao trabalho são mínimas., diz Paulo Sardinha, diretor de Recursos Humanos da multinacional francesa Turbomeca do Brasil, que conta com uma mão de obra especializada na manutenção de turbinas de helicópteros. Sardinha, que é também presidente da ABRH-RJ (Associação Brasileira de Alfieri afirma que a saúde dos dentes é cada vez mais valorizada pela população. Recursos Humanos), diz que os funcionários ficam muito satisfeitos com a Amil Linha Dental, mas precisam ter uma conscientização maior de como aproveitar os benefícios. O diretor comercial da Amil Linha Dental, Alfieri Casalecchi, diz que é fundamental que os funcionários possam contar com um bom plano odontológico e que a saúde dos dentes seja cada vez mais valorizada pela população. A empresa possui mais de 25 mil pontos de atendimento, em todas as capitais e principais cidades do país, com uma Central de Teleatendimento, que funciona 24 horas por dia. Dentistas da Amil Linha Dental assistem mulheres vítimas da violência Apolônia, personagem histórica, nascida em Alexandria, no Egito, teve todos os seus dentes arrancados depois de ter sido presa e espancada por causa de um levante local. Sua dor serviu de inspiração para o nome do projeto Apolônias do Bem, criado há um ano para ajudar mulheres vítimas de violência doméstica que perdem seus dentes devido às agressões, segundo tipo de lesão mais frequente nesse tipo de crime contra a mulher. O Apolônias nasceu de uma ideia da ONG Turma do Bem (TdB), que há 11 anos faz um belíssimo trabalho de atendimento a adolescentes de áreas carentes para recuperação da dentição e tratamentos odontológicos, tendo beneficiado nesse período mais de 43 mil jovens e crianças. A TdB procurou a Amil Linha Dental, que já é uma das mantenedoras da organização, e a parceria foi consolidada. A Amil Linha Dental entra com os profissionais da rede credenciada para o atendimento às mulheres. E os dentistas são remunerados normalmente, seguindo a tabela da Amil. Já atendemos um primeiro grupo de 200 mulheres e agora estamos começando uma nova turma de 100. As agressões a mulheres são um problema social muito grave e anônimo, observa Alfieri Casalecchi, diretor comercial da Amil Linha Dental. Dentista atende a uma paciente do Projeto Apolônias Segundo o coordenador de Comunicação da Turma do Bem, Jhonatas Mendonça, as pacientes são selecionadas em triagens realizadas pela equipe da ONG em casas de apoio a mulheres que vivenciaram situações de violência doméstica. As candidatas ao tratamento odontológico passam por um rápido exame oral, não invasivo, e respondem à avaliação OHIP (sigla em inglês de Perfil de Impacto da Saúde Bucal), que mede o impacto da saúde bucal na qualidade de vida. A partir daí, são priorizadas as mulheres com problemas odontológicos mais graves e OHIP mais alto, que sustentam a família e retomaram os estudos ou estão fazendo cursos de capacitação profissional, explica Mendonça. O projeto nasceu quando a ONG percebeu que mulheres que tinham sofrido maus-tratos ansiavam por reparar seus dentes. Passamos a compreender o valor de um sorriso para quem sofre a agressão doméstica, que tem todas as terríveis consequências no corpo e na alma.

6 Artigo Parar de fumar não é fácil, mas vale a pena! Por Luiz Augusto Maltoni Junior* Sou oncologista, cirurgião, e lido com pacientes e seus familiares há mais de 25 anos. Os avanços alcançados na área de câncer têm sido espetaculares. No entanto, estima-se que o número de mortes por câncer, assim como o número de casos novos, crescerá nos próximos anos, em especial nos países em desenvolvimento. O câncer já é a segunda causa de morte no Brasil. Se por qualquer motivo me fosse solicitada apenas uma ação que pudesse contribuir para o controle do câncer, sem dúvida, escolheria o controle do tabagismo. Prevenir é melhor que remediar. Os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco dez vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, cinco vezes maior de sofrer infarto, cinco vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar, e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral. O tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora); 25% das mortes causadas por doença coronariana (angina e infarto do miocárdio); 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos; 85% das mortes causadas por bronquite crônica e enfisema; 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos); 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame); e 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer. São cerca de substâncias presentes na fumaça dos derivados do tabaco, responsáveis por aproximadamente 50 doenças. O Brasil tem se destacado no mundo devido ao seu Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O número de fumantes no país vem caindo. Em 1989, tínhamos 34,8% de fumantes na população. Já os dados de 2013 mostram uma queda para 11,3%. Se você parar de fumar agora, após 20 minutos, sua pressão volta ao normal; após duas horas, não há mais nicotina no seu sangue; após 8 horas, o nível de oxigênio se normaliza; após dois dias, seu olfato já percebe melhor os cheiros, e seu paladar degusta melhor. E, após três semanas, a respiração e a circulação sanguínea melhoram; após 10 anos, o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade. Após 20 anos, o risco de câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou. Parar de fumar não é fácil. O tratamento baseado na psicoterapia cognitivo-comportamental ajuda o fumante a desenvolver habilidades que o auxiliarão a permanecer sem fumar. O apoio com uso de medicamentos, quando necessário, é outro recurso. Se quiser parar de fumar, procure ajuda! Essa vontade é o primeiro e mais importante passo! *Luiz Augusto Maltoni Junior é diretor de Oncologia da Amil. PAQV: uma ferramenta que pode mudar a sua vida. O PAQV Digital (Programa Amil Qualidade de Vida), ferramenta de screening que faz um diagnóstico da saúde dos funcionários de empresas-clientes da Amil, está mexendo com a vida de muita gente. O programa vem trazendo à tona quem são os doentes crônicos (hipertensão e diabetes) e aqueles que correm risco por apresentarem comportamentos como sedentarismo, tabagismo, maus hábitos alimentares e obesidade. Uma vez constatado o resultado, corre-se atrás ou da prevenção ou do prejuízo. Na Marcopolo Rio, empresa de carrocerias de ônibus, por exemplo, a partir do screening, foi criado um programa chamado Em Forma com a Marcopolo Rio. Por ele, todos os funcionários com índice de massa corporal (IMC) alta foram avaliados por um clínico e uma nutricionista que traçaram uma dieta personalizada e individualizada. Com a participação da nutricionista da empresa, os cardápios foram elaborados, e cinco refeições, programadas. Com a profissional de educação física, foram abertos horários de ginástica antes do início do turno em nossa academia ao ar livre. Proporcionamos também uma competição saudável com premiação para os primeiros colocados e palestras motivacionais mensais, explica Luis Augusto Salles Coelho da Mota, coordenador médico da Marcopolo Rio. Junto com a Amil, foi possível acompanhar os doentes através do programa Gestão de Pacientes de Alto Risco (GPAR), encaminhando-os para tratamento (prevenção secundária). A ideia é manter o PAQV Digital durante a realização do exame periódico do funcionário, de forma contínua. Patrícia Barros, coordenadora médica da Amil, no Rio de Janeiro, diz que o maior objetivo do PAQV é rastrear os doentes crônicos cardiovasculares e diabéticos. E depois acender uma luz vermelha para aqueles que não estão seguindo um dia a dia saudável. Como são mapeados hábitos de vida e riscos oncológicos, amplia-se a possibilidade de ações preventivas. Assim, evitam-se ocorrências graves, como infarto e derrame, que levariam a internações de longa permanência em CTI, com custos elevados. A empresa recebe o mapeamento estatístico para que juntos possamos tratar as ações de qualidade de vida. Assim que termina o período de mapeamento, em 15 dias temos a apresentação dos resultados estatísticos ao RH, e se inicia o contato com os crônicos, conta Patrícia.

7 Programa Pro Mamãe & Bebê melhora qualidade de vida de gestantes No PRO Mamãe & Bebê, da Amil, as mães aprendem até a trocar as fraldas dos bebês recém-nascidos. São cerca de 400 gestantes atendidas por mês; uma média de ligações de mães e futuras mamães a cada 30 dias para a central telefônica 24 horas; redução no número de internações em UTI neonatal (mantendo uma ótima média de 6% nesse índice) graças à diminuição da taxa de cesarianas agendadas Bebe, Ana Laura Cabral Trigueiro, recebendo os cuidados da enfermeira, Geysa Silva Lopes, com a supervisão da sua mãe, Caroline Cabral Trigueiro. e, consequentemente, do parto prematuro; e uma taxa de 94% de clientes que deixaram - segundo os indicadores do semestre Dá para se exercitar até na cadeira do trabalho. É muito importante a - de ir ao pronto-socorro devido ao programa. E mais: o número atividade física nessa fase, porque aumenta a capacidade pulmonar. de partos normais aumentou, em seis meses, de 15% para 20%. Outro ponto importante no curso é a discussão sobre parto. Muitas Não é à toa que o PRO Mamãe & Bebê, da Amil, é frequentemente mulheres têm medo do parto normal e optam pela cirurgia por falta considerado ótimo por mais de 90% das participantes. Criado em de informação. Não pode ser assim, assegura Izabel. São Paulo há dois anos para atender as gestantes, o programa, gratuito, fez tanto sucesso que se expandiu na cidade, tendo hoje Segundo a médica, faz parte do curso lidar com o medo de sentir dor, sete maternidades ligadas à Amil oferecendo o serviço. Já chegou conhecer a maternidade onde o bebê vai nascer e saber qual será também ao Rio de Janeiro, a três maternidades, e em Brasília está sendo a equipe local. Essas medidas ajudam muito a gerar confiança. implementado em dois hospitais. Ensinamos ainda quais os sinais de que se está entrando em trabalho de parto, explicamos a importância da idade gestacional adequada e O PRO Mamãe & Bebê tem como pilar principal o atendimento à orientamos sobre os exames necessários para se garantir a boa gestante. Dentro desse conceito, abrange seis temas. O primeiro saúde da grávida e do neném, explica. é o cuidado com o recém-nascido, em que o casal tem aulas de como cuidar do bebê. Nessa prática, pai e mãe dão banho, aprendem a cuidar do coto umbilical, trocar fraldas e vestir o neném. Outro tema é a amamentação: qual a forma correta de dar o seio, como se comportar após a alta, o que fazer para evitar rachaduras no bico, como agir se tiver o bico da mama invertido. Segundo a pediatra Izabel Pellicciari, coordenadora médica do programa, essa é uma das etapas mais importantes. Amamentar é fundamental. Também explicamos a alimentação mais indicada para a gestante durante o período de aleitamento. Passada a fase da amamentação exclusiva, vem a da alimentação complementar. Esse é outro tema que o programa aborda, ensinando a mães e pais o processo de transição, a possibilidade de armazenar o leite materno, como fazer uso da bomba de sucção, se necessário, as melhores frutas para o início. Os exercícios respiratórios e de relaxamento durante os nove meses também são parte do curso. Não visamos apenas à mãe de primeira viagem. Gostamos de lembrar que as gestações não são sempre iguais. Um manual e um DVD com o conteúdo do curso são distribuídos às gestantes. Se não for suficiente, as mães sempre têm a possibilidade de telefonarem para o canal de assistência, que funciona 24 horas e responde a perguntas relacionadas à gestação e aos primeiros dois anos de vida do bebê. A funcionária do Hospital Vitória, em SP, Suylan Maria de A. Salandim, que deu à luz Manuela, mesmo tendo feito o curso e tendo recebido todo o atendimento do PRO Mamãe & Bebê durante o parto, precisou ligar para o serviço telefônico. Minha filha nasceu prematura, de oito meses. Achei estranho o fato de ela estar dormindo demais e mamando pouco. Fui muito bem orientada, me deram dicas de como mantê-la acordada para se alimentar, e hoje percebo que ela já está mamando mais. Achei toda a equipe atenciosa, bem informada e cuidadosa, explica Suylan.

Mas se fumar é tão perigoso, por quê as pessoas começam a fumar? Introdução

Mas se fumar é tão perigoso, por quê as pessoas começam a fumar? Introdução Introdução O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Introdução Introdução Cerca de um terço da população mundial adulta (1

Leia mais

O desafio de deixar de fumar

O desafio de deixar de fumar O desafio de deixar de fumar O uso do cigarro tem como objetivo a busca por efeitos prazerosos desencadeados pela nicotina, melhora ime - diata do raciocínio e do humor, diminuição da ansiedade e ajuda

Leia mais

SAÚDE E TRATAMENTOS MÉDICOS

SAÚDE E TRATAMENTOS MÉDICOS SAÚDE E TRATAMENTOS MÉDICOS CENTRO DE PROMOÇÃO À SAÚDE Iwata-shi Kounodai 57-1 É um órgão da prefeitura que tem como objetivo principal: promover serviços visando o bem-estar e a saúde dos cidadãos e a

Leia mais

TABAGISMO. O tema deste informe foi sugerido pelo Laboratorista Edmund Cox

TABAGISMO. O tema deste informe foi sugerido pelo Laboratorista Edmund Cox Informativo Semanal O tema deste informe foi sugerido pelo Laboratorista Edmund Cox O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Leia mais

EXCELÊNCIA NOS RESULTADOS

EXCELÊNCIA NOS RESULTADOS INSTITUCIONAL 31 anos no mercado odontológico; Presença com sedes em 10 cidades brasileiras, dentre elas 9 capitais; Solidez e tradição na atenção à Saúde Bucal; Mais de 2 milhões de beneficiários; Mais

Leia mais

APRESENTAÇÃO QUALIVIDA

APRESENTAÇÃO QUALIVIDA APRESENTAÇÃO QUALIVIDA (143.846 segurados ) (1.010.965 associados) (1.403.755 associados) (373.839 associados) 4.389 empresas 3.000.000 vidas * Dados jan 2013 2 MISSÃO NOSSA MISSÃO NOSSA MISSÃO Tornar

Leia mais

BRADESCO SAÚDE SPG 100 e EMPRESARIAL 200

BRADESCO SAÚDE SPG 100 e EMPRESARIAL 200 NOVO SPG 100 e EMPRESARIAL 200 SPG 100 Empresarial 200 NOVOS PRODUTOS, NOVAS OPORTUNIDADES. Diversas soluções, MUITAS VANTAGENS. Na busca contínua pela melhoria, a Bradesco Saúde é pioneira mais uma vez,

Leia mais

PLANOS DE SAÚDE. O que é preciso saber?

PLANOS DE SAÚDE. O que é preciso saber? PLANOS DE SAÚDE O que é preciso saber? Queridos amigos, Estamos muito felizes por concluir a nossa segunda cartilha sobre direitos atrelados à saúde. Este trabalho nasceu com o propósito de levar informações

Leia mais

SulAmérica Odonto Empresarial

SulAmérica Odonto Empresarial SulAmérica Odonto Empresarial O sorriso dos seus colaboradores está em nossos planos. A partir de 100 vidas sulamerica.com.br Sobre a SulAmérica A SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos, com 116

Leia mais

TABAGISMO: COMO TRATAR

TABAGISMO: COMO TRATAR TABAGISMO: COMO TRATAR Ana Carolina S. Oliveira Psicóloga Esp. Dependência Química CRP 06/99198 Hewdy Lobo Ribeiro Psiquiatra Forense Psiquiatra ProMulher IPq-HC-FMUSP CREMESP 114681 Epidemiologia Brasil

Leia mais

Medicina Preventiva na Central Nacional Unimed

Medicina Preventiva na Central Nacional Unimed Medicina Preventiva na Central Nacional Unimed A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde Unimed. Comercializa planos para empresas que tenham filiais em três ou mais estados

Leia mais

Seminário Anual de Saúde 2010: Cultura de Saúde e Dividendos para o Negócio Uma Visão Estratégica. Setembro/2010

Seminário Anual de Saúde 2010: Cultura de Saúde e Dividendos para o Negócio Uma Visão Estratégica. Setembro/2010 Seminário Anual de Saúde 2010: Cultura de Saúde e Dividendos para o Negócio Uma Visão Estratégica Setembro/2010 Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein Instituição de Saúde composta

Leia mais

Towers Watson. Pública

Towers Watson. Pública Towers Watson Pública Gestão Estratégica da Saúde Corporativa 2012 3ª edição Seminário Anual de Saúde 2012 A Nova Era da Gestão de Saúde nas Empresas Dividindo responsabilidades, otimizando resultados

Leia mais

Os Malefícios para a Saúde Causados pelo Tabaco. Dr. Ernesto Maier Rymer

Os Malefícios para a Saúde Causados pelo Tabaco. Dr. Ernesto Maier Rymer Os Malefícios para a Saúde Causados pelo Tabaco Dr. Ernesto Maier Rymer História do Tabaco Séc. X a.c. Uso pelos índios Séc. XVI Entrada na Europa Séc. XVII Cachimbo Séc. XVIII Rapé e tabaco mascado Séc.

Leia mais

Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos

Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Unimed SJC O Núcleo de Ação Integral à Saúde (NAIS) é o setor responsável pela promoção da saúde e prevenção

Leia mais

Longo caminho. Acontece no mundo inteiro. Os doentes crônicos

Longo caminho. Acontece no mundo inteiro. Os doentes crônicos Gestão Foto: dreamstime.com Longo caminho Medida da ANS inicia discussão sobre a oferta de medicamentos ambulatoriais para doentes crônicos pelas operadoras de saúde Por Danylo Martins Acontece no mundo

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL 1 CONHEÇA A PRODENT Nosso objetivo é garantir a plena satisfação dos nossos beneficiários, empresas clientes e parceiros, por meio da prestação de serviços altamente qualificados.

Leia mais

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL As doenças do coração são muito freqüentes em pacientes com insuficiência renal. Assim, um cuidado especial deve ser tomado, principalmente, na prevenção e no controle

Leia mais

Ciclo de Debates GV Saúde: Quais as Perspectivas para as Operadoras de Planos de Saúde? Agosto 2014

Ciclo de Debates GV Saúde: Quais as Perspectivas para as Operadoras de Planos de Saúde? Agosto 2014 Ciclo de Debates GV Saúde: Quais as Perspectivas para as Operadoras de Planos de Saúde? Agosto 2014 1 Mercado de Planos de Saúde Impactado por 5 Tendências E o Mercado? Continuará a Crescer? 5 Usuário

Leia mais

Amil%Paraná. Resumo PROTOCOLO DE CIRURGIA BARIÁTRICA AMIL-PARANÁ

Amil%Paraná. Resumo PROTOCOLO DE CIRURGIA BARIÁTRICA AMIL-PARANÁ Amil%Paraná PROTOCOLO DE CIRURGIA BARIÁTRICA AMIL-PARANÁ por Fátima Corrêa Sandmann Afonso, Patricia Piana Presas, Rubens Zenobio Darwich e Samir Bazzi Fatima Corrêa Sandmann Afonso Médica Endocrinologista

Leia mais

Gestão de Pessoas. - Saúde do Servidor -

Gestão de Pessoas. - Saúde do Servidor - Gestão de Pessoas - Saúde do Servidor - Promoção de Saúde e Bem-Estar Desenvolve programas destinados à prevenção de doenças, à promoção de saúde e de qualidade de vida. Realiza campanhas, palestras e

Leia mais

Tome uma injeção de informação. Diabetes

Tome uma injeção de informação. Diabetes Tome uma injeção de informação. Diabetes DIABETES O diabetes é uma doença crônica, em que o pâncreas não produz insulina em quantidade suficiente, ou o organismo não a utiliza da forma adequada. Tipos

Leia mais

Vamos falar sobre câncer?

Vamos falar sobre câncer? Vamos falar sobre câncer? O SIEMACO sempre está ao lado dos trabalhadores, seja na luta por melhores condições de trabalho, lazer e educação ou na manutenção da saúde, visando a promoção e ascensão social.

Leia mais

Não deixe esse assunto no ar. Tabagismo

Não deixe esse assunto no ar. Tabagismo Não deixe esse assunto no ar. Tabagismo TABAGISMO O tabagismo é uma das principais causas de morte evitável. O VÍCIO Quase todos os fumantes tiveram o primeiro contato com o vício na adolescência, entre

Leia mais

Elevação dos custos do setor saúde

Elevação dos custos do setor saúde Elevação dos custos do setor saúde Envelhecimento da população: Diminuição da taxa de fecundidade Aumento da expectativa de vida Aumento da demanda por serviços de saúde. Transição epidemiológica: Aumento

Leia mais

Colesterol O que é Isso? Trabalhamos pela vida

Colesterol O que é Isso? Trabalhamos pela vida Colesterol O que é Isso? X O que é o Colesterol? Colesterol é uma gordura encontrada apenas nos animais Importante para a vida: Estrutura do corpo humano (células) Crescimento Reprodução Produção de vit

Leia mais

O começo na Educação Infantil

O começo na Educação Infantil O começo na Educação Infantil Ao entrar na pré-escola, a criança vive um momento delicado, pois tem que aprender, de uma só vez, a afastar-se do convívio familiar e a criar novas relações afetivas. A emoção

Leia mais

Unimed Porto Alegre. Lucia Campos Pellanda. medicinapreventiva@unimedpoa.com.br

Unimed Porto Alegre. Lucia Campos Pellanda. medicinapreventiva@unimedpoa.com.br Unimed Porto Alegre Lucia Campos Pellanda medicinapreventiva@unimedpoa.com.br Unimed Porto Alegre Quantidade de usuários Área de abrangência PERFIL UNIMED > 650 mil Porto Alegre, Região Metropolitana e

Leia mais

Prevenção. Introdução. Passo 1. Tenha uma alimentação saudável. Passo 2. Não fique parado, movimente-se! Passo 3. Livre-se do cigarro

Prevenção. Introdução. Passo 1. Tenha uma alimentação saudável. Passo 2. Não fique parado, movimente-se! Passo 3. Livre-se do cigarro www.cardiol.br Introdução As doenças cardiovasculares (DCV) afetam anualmente, no Brasil, cerca de 17,1 milhões de vidas. Registramos no país mais de 300 mil mortes por ano decorrentes dessas doenças,

Leia mais

CLÍNICA UPTIME TRATAMENTO DA DOR E PROBLEMAS EMOCIONAIS FUMAR É GOSTOSO, MAS MATA...

CLÍNICA UPTIME TRATAMENTO DA DOR E PROBLEMAS EMOCIONAIS FUMAR É GOSTOSO, MAS MATA... FUMAR É GOSTOSO, MAS MATA... O hábito de fumar foi apresentado pelo cinema como um símbolo do glamour e de status, o mais fino dos prazeres. Se você assistir ao filme Casa Blanca, saberá do que estou falando.

Leia mais

Institucional Invest Oral

Institucional Invest Oral Institucional Invest Oral A Invest Oral Fundada em 2003, por nosso sócio fundado Dr. Fabio Loriato Calmon; possui grande expertise conquistada ao longo de seus 12 anos de existência; Uma empresa operadora

Leia mais

Proposta para Implantação do Programa Atividade Física & Mulheres

Proposta para Implantação do Programa Atividade Física & Mulheres 2 Proposta para Implantação do Programa Atividade Física & Mulheres Ana Paula Bueno de Moraes Oliveira Graduada em Serviço Social Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas Especialista

Leia mais

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA ATRIBUIÇÕES DO MÉDICO I- Realizar consultas clínicas aos usuários de sua área adstrita; II- Participar das atividades de grupos de controle

Leia mais

SAÚDE NOVO JORNAL. Um jornal da ArcelorMittal Abeb Número 45 - Junho a Setembro de 2014. ArcelorMittal Abeb

SAÚDE NOVO JORNAL. Um jornal da ArcelorMittal Abeb Número 45 - Junho a Setembro de 2014. ArcelorMittal Abeb ArcelorMittal Abeb Promoção da Saúde SAÚDE Um jornal da ArcelorMittal Abeb Número 45 - Junho a Setembro de 2014 Beneficiários foram vacinados contra Influenza nas Unidades do Grupo no Brasil Páginas 4

Leia mais

ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE

ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE ÁREA 100% LIVRE DE FUMAÇA ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE O QUE É EPS? ESCOLA QUE PROPORCIONA UM ENTORNO MAIS SAUDÁVEL, SEGURO E APROPRIADOS PARA CONVIVER PROMOVENDO SAÚDE E QUALIDADE

Leia mais

Apresentação Corretor

Apresentação Corretor Apresentação Corretor Institucional Grupo Caixa Seguros Caixa Econômica 58 Milhões Clientes 62 Milhões contas Presença 100% municípios 44,6 mil pontos atendimento Grupo PAR Caixa Seguro Saúde GRUPO PAR

Leia mais

O PAPEL DO SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA NA REDE DE PROTEÇÃO A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE EM SITUACAO DE RISCO PARA A VIOLENCIA NO HOSPITAL DE CLÍNICAS.

O PAPEL DO SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA NA REDE DE PROTEÇÃO A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE EM SITUACAO DE RISCO PARA A VIOLENCIA NO HOSPITAL DE CLÍNICAS. O PAPEL DO SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA NA REDE DE PROTEÇÃO A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE EM SITUACAO DE RISCO PARA A VIOLENCIA NO HOSPITAL DE CLÍNICAS. AREA TEMÁTICA: Saúde. COORDENADORA: Prof.ª Dr.ª Denise

Leia mais

A importância da Atividade Física

A importância da Atividade Física A importância da Atividade Física Introdução Mas o que é atividade física? De acordo com Marcello Montti, atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica

Leia mais

Esse assunto sempre merece atenção

Esse assunto sempre merece atenção Sua saúde sempre ) Esse assunto sempre merece atenção Quais são os seus motivos para viver com saúde? Reunir a família em um almoço de domingo? Curtir o cinema ao lado da pessoa amada? Sentir orgulho dos

Leia mais

Reeducação Alimentar na prevenção da Obesidade Professores: Ivo André Polônio; Edi Carlos Iacida; Ângela Cesira Maran Pilquevitch; Silvia Trevisan;

Reeducação Alimentar na prevenção da Obesidade Professores: Ivo André Polônio; Edi Carlos Iacida; Ângela Cesira Maran Pilquevitch; Silvia Trevisan; 1 Reeducação Alimentar na prevenção da Obesidade Professores: Ivo André Polônio; Edi Carlos Iacida; Ângela Cesira Maran Pilquevitch; Silvia Trevisan; Janaina Lopes; Eveline Batista Rodrigues; Cristiane

Leia mais

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS TIPOS DE PLANO:

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS TIPOS DE PLANO: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS TIPOS DE PLANO: ANTES DA CONTRATAÇÃO DE SEU PLANO DE SAÚDE CONHEÇA AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E TUDO QUE O SEU PLANO PODE OFERECER As regras de reajuste variam de

Leia mais

É preciso ter tempo... e vontade para adquirir hábitos de vida mais saudáveis

É preciso ter tempo... e vontade para adquirir hábitos de vida mais saudáveis É preciso ter tempo...... e vontade para adquirir hábitos de vida mais saudáveis Camila Mendonça (Fonte: Revista Melhor) Em busca de resultados, executivos têm menos tempo para se cuidar, ficam mais estressados

Leia mais

Mapeamento do Perfil Saúde em Instituição Pública - Fundação Centro de Atendimento Sócio Educativo ao Adolescente

Mapeamento do Perfil Saúde em Instituição Pública - Fundação Centro de Atendimento Sócio Educativo ao Adolescente 16 Mapeamento do Perfil Saúde em Instituição Pública - Fundação Centro de Atendimento Sócio Educativo ao Adolescente Leidiane Silva Oliveira Chagas Gestora de Recursos Humanos - Anhanguera Educacional

Leia mais

Programa de Saúde Familiar Uma Análise na Região do Caparaó/ES

Programa de Saúde Familiar Uma Análise na Região do Caparaó/ES Programa de Saúde Familiar Uma Análise na Região do Caparaó/ES Letícia Polastrelli de Carvalho UVV Faculdade de Guaçuí guacui@uvv.br Marcio José Furtado UVV Faculdade de Guaçuí marciofurt@yahoo.com.br

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL Programa BemVindo - www.bemvindo.org.br A OMS - Organização Mundial da Saúde diz que "Pré-Natal" é conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados

Leia mais

Questionário: Risco de ter diabetes

Questionário: Risco de ter diabetes Questionário: Risco de ter diabetes ATENÇÃO! Este questionário não deve ser aplicado a gestantes e pessoas menores de 18 anos. Preencha o formulário abaixo. Idade: anos Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino

Leia mais

PLANO DE SAÚDE PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE

PLANO DE SAÚDE PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE PLANO DE SAÚDE PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE Bem-vindo a Unimed-BH Mais de 39 anos de mercado Mais de 4.800 cooperados com 93% de avaliação positiva com a Unimed-BH* Mais

Leia mais

Produtos Unimed Grande Florianópolis

Produtos Unimed Grande Florianópolis Produtos Unimed Grande Florianópolis A Unimed é o plano de saúde que oferece os melhores médicos do Brasil. Vamos além para que sua saúde seja plena e de qualidade. Para nós, o importante é ver você bem

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM - PNAISH

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM - PNAISH POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM - PNAISH Brasília, outubro de 2015 População Masculina 99 milhões (48.7%) População alvo: 20 a 59 anos População Total do Brasil 202,7 milhões de

Leia mais

SENADO FEDERAL PRESSÃO CONTROLADA SENADOR CLÉSIO ANDRADE

SENADO FEDERAL PRESSÃO CONTROLADA SENADOR CLÉSIO ANDRADE SENADO FEDERAL PRESSÃO CONTROLADA SENADOR CLÉSIO ANDRADE 2 Pressão controlada apresentação Chamada popularmente de pressão alta, a hipertensão é grave por dois motivos: não apresenta sintomas, ou seja,

Leia mais

Programa de Atenção Integrada ao Idoso

Programa de Atenção Integrada ao Idoso Programa de Atenção Integrada ao Idoso Valéria Terra¹, Maria Carolina Carmignani¹, Tereza Barczinski² ¹ Metrus Instituto de Seguridade Social ² Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar

Leia mais

Veja abaixo algumas perguntas e respostas que poderão esclarecer suas dúvidas sobre a RN 259/268

Veja abaixo algumas perguntas e respostas que poderão esclarecer suas dúvidas sobre a RN 259/268 Veja abaixo algumas perguntas e respostas que poderão esclarecer suas dúvidas sobre a RN 259/268 1) O que é a Resolução Normativa - RN 259/268? A RN 259, alterada pela RN 268, com vigência a partir do

Leia mais

Junho 2013 1. O custo da saúde

Junho 2013 1. O custo da saúde Junho 2013 1 O custo da saúde Os custos cada vez mais crescentes no setor de saúde, decorrentes das inovações tecnológicas, do advento de novos procedimentos, do desenvolvimento de novos medicamentos,

Leia mais

Proteger nosso. Futuro

Proteger nosso. Futuro Proteger nosso Futuro A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1943, tendo como objetivo unir a classe médica especializada em cardiologia para o planejamento

Leia mais

MANUAL DE RECURSOS HUMANOS

MANUAL DE RECURSOS HUMANOS 2012 MANUAL DE RECURSOS HUMANOS Seja Bem Vindo! É motivo de grande satisfação tê-lo como cliente. Este manual tem como objetivo fornecer aos administradores do Benefício Odontológico nas empresas, todas

Leia mais

Ana Cristina Pinheiro Mário Quintaneiro. A Escolha é Somente Tua

Ana Cristina Pinheiro Mário Quintaneiro. A Escolha é Somente Tua Ana Cristina Pinheiro Mário Quintaneiro A Escolha é Somente Tua 1 Tabagismo significa abuso de tabaco. É o vício de fumar regularmente um número considerável de cigarros, cigarrilhas, charutos ou tabaco

Leia mais

Soluções para a sua Empresa

Soluções para a sua Empresa Seja Bem-vindo! Apresentamos um portfólio completo de serviços na gestão de benefícios corporativos. Nosso modelo de atuação conta com excelentes profissionais, tecnologia, qualidade e muita experiência.

Leia mais

PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS PREVENIR É PRECISO MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES VIGIAS DA PREFEITURA DE MONTES CLAROS

PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS PREVENIR É PRECISO MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES VIGIAS DA PREFEITURA DE MONTES CLAROS PREVENÇÃO DAS DOENÇAS MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS VIGIAS DA PREFEITURA DE MONTES CLAROS design ASCOM-PMMC PREVENIR É PRECISO DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS No

Leia mais

folder_socesp.indd 1 04/09/2012 15:33:13

folder_socesp.indd 1 04/09/2012 15:33:13 Doenças cardiovasculares (DCVs), incluindo doenças cardíacas e derrames, matam prematuramente. De fato, elas causam 17,3 milhões de mortes a cada ano e os números estão aumentando. Até 2030, espera-se

Leia mais

Tabagismo Passivo. Jane Domingues de Faria Oliveira Mestre em Educação Física UNICAMP

Tabagismo Passivo. Jane Domingues de Faria Oliveira Mestre em Educação Física UNICAMP 11 Tabagismo Passivo Jane Domingues de Faria Oliveira Mestre em Educação Física UNICAMP tabagismo é atualmente reconhecido como uma dependência O química que expõe os indivíduos a inúmeras substâncias

Leia mais

Não, conforme consta em contrato, comercializamos somente produtos com segmentação assistencial Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia.

Não, conforme consta em contrato, comercializamos somente produtos com segmentação assistencial Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia. USUÁRIOS Como adquirir um Plano Santa Casa Saúde? Perfil - Empresa Assunto - Adesão Para adquirir um Plano Santa Casa Saúde, entre em contato com nosso Televendas (17) 4009-4707. Você também poderá falar

Leia mais

PESQUISA DO 1º FORUM INTERNACIONAL DE SAUDE AAPSA

PESQUISA DO 1º FORUM INTERNACIONAL DE SAUDE AAPSA PESQUISA DO 1º FORUM INTERNACIONAL DE SAUDE AAPSA Introdução Introdução A ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE RECURSOS HUMANOS E GESTORES DE PESSOAS - AAPSA, instituição empreendedora, referência em debates de atualidades,

Leia mais

Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde Programa Tabaco ou Saúde

Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde Programa Tabaco ou Saúde Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde Programa Tabaco ou Saúde manual_inca001.indd 1 25.09.07 18:45:18 Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde DEIXANDO DE FUMAR SEM MISTÉRIOS 1

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL PERFIL E MISSÃO CORPORATIVA COMPROMISSO INPAO DENTAL Superar as expectativas e garantir a total satisfação de seus clientes; Ser sinônimo de credibilidade e excelência na prestação

Leia mais

Veículo: Jornal da Comunidade Data: 24 a 30/07/2010 Seção: Comunidade Vip Pág.: 4 Assunto: Diabetes

Veículo: Jornal da Comunidade Data: 24 a 30/07/2010 Seção: Comunidade Vip Pág.: 4 Assunto: Diabetes Veículo: Jornal da Comunidade Data: 24 a 30/07/2010 Seção: Comunidade Vip Pág.: 4 Assunto: Diabetes Uma vida normal com diabetes Obesidade, histórico familiar e sedentarismo são alguns dos principais fatores

Leia mais

esporte Do vício ao capa

esporte Do vício ao capa iate capa Do vício ao esporte por filipy barcelos fotos: ivan simas A Revista Iate buscou especialistas no assunto para mostrar como a nicotina age no corpo. Além disso, os profissionais dão dicas de como

Leia mais

DOENÇAS RELACIONADAS COM O TABACO

DOENÇAS RELACIONADAS COM O TABACO DOENÇAS RELACIONADAS COM O TABACO BOCA E FARINGE Cancro CÉREBRO Acidente vascular cerebral LARINGE E TRAQUEIA Cancro Inflamação CORAÇÃO Doença coronária/ Enfarte ESÓFAGO E ESTÔMAGO Cancro Úlcera PÂNCREAS

Leia mais

Relacionamento entre Operadoras e Prestadores

Relacionamento entre Operadoras e Prestadores Relacionamento entre Operadoras e Prestadores Ciclo de Debates GV Saúde 18.outubro.2006 João Alceu Amoroso Lima Vice Presidente SulAmérica Saúde 1. Panorama de Mercado 2. Ações A SulAmérica - Curto/Médio/Longo

Leia mais

Qual é a função dos pulmões?

Qual é a função dos pulmões? Câncer de Pulmão Qual é a função dos pulmões? Os pulmões são constituídos por cinco lobos, três no pulmão direito e dois no esquerdo. Quando a pessoa inala o ar, os pulmões absorvem o oxigênio, que é levado

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NO DIA A DIA DAS CLÍNICAS DE IMAGEM

BOAS PRÁTICAS NO DIA A DIA DAS CLÍNICAS DE IMAGEM BOAS PRÁTICAS NO DIA A DIA DAS CLÍNICAS DE IMAGEM Introdução ÍNDICE Boas práticas no dia a dia das clínicas de imagem A Importância de se estar conectado às tendências As melhores práticas no mercado de

Leia mais

A. FORMULÁRIO DE CADASTRAMENTO DE PROGRAMAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE RISCOS E DOENÇAS (FC)

A. FORMULÁRIO DE CADASTRAMENTO DE PROGRAMAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE RISCOS E DOENÇAS (FC) GLOSSÁRIO Quando a operadora desejar a aprovação do programa, deverá efetuar o cadastramento do programa para Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças. A. FORMULÁRIO DE CADASTRAMENTO DE PROGRAMAS

Leia mais

b. Completar a implantação da Rede com a construção de hospitais regionais para atendimentos de alta complexidade.

b. Completar a implantação da Rede com a construção de hospitais regionais para atendimentos de alta complexidade. No programa de governo do senador Roberto Requião, candidato ao governo do estado pela coligação Paraná Com Governo (PMDB/PV/PPL), consta um capítulo destinado apenas à universalização do acesso à Saúde.

Leia mais

Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno

Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno 1 Ter uma política de aleitamento materno escrita, que seja rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados da saúde. 2 Capacitar toda equipe de

Leia mais

Amil Paraná. Resumo. Protocolo de Cirurgia Bariátrica Amil-Paraná

Amil Paraná. Resumo. Protocolo de Cirurgia Bariátrica Amil-Paraná Amil Paraná Protocolo de Cirurgia Bariátrica Amil-Paraná por Fátima Corrêa Sandmann Afonso, Patricia Piana Presas, Rubens Zenobio Darwich e Samir Bazzi Fatima Corrêa Sandmann Afonso Médica Endocrinologista

Leia mais

Aumento dos custos no sistema de saúde. Saúde Suplementar - Lei nº 9.656/98

Aumento dos custos no sistema de saúde. Saúde Suplementar - Lei nº 9.656/98 IX ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA DA SAÚDE DA ABRES Utilização de Serviços em uma Operadora de Plano de Saúde que Desenvolve Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Cardiovasculares Danielle

Leia mais

Clipping Eletrônico Domingo dia 28/09/2014

Clipping Eletrônico Domingo dia 28/09/2014 Clipping Eletrônico Domingo dia 28/09/2014 Jornal Em Tempo Dia a Dia - Pág. B4-28/09/2014 Legenda : Base do Samu está fechada à espera de equipamentos Jornal Em Tempo Economia - Pág. A9-27/09/2014 Jornal

Leia mais

AULAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA DE EPIDEMIOLOGIA II

AULAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA DE EPIDEMIOLOGIA II AULAS PRÁTICAS DA DISCIPLINA DE EPIDEMIOLOGIA II 1. Objetivos das aulas práticas 1.1 Gerais Ser capaz de, através do cadastramento, detectar problemas, pensar nas causas destes problemas e propor soluções

Leia mais

informe 30 anos de história no RN COOPERATIVA ODONTOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE Outubro 2012 www.uniodontorn.com.

informe 30 anos de história no RN COOPERATIVA ODONTOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE Outubro 2012 www.uniodontorn.com. Outubro 2012 NATAL www.unirn.com.br (84) 4009-4664 Rua Açu, 665 - Tirol Natal/RN - CEP 59020-110 30 anos de história no RN www.unirn.com.br COOPERATIVA LÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE ANS - n.º 34531-8 Palavra

Leia mais

PLANO INDIVIDUAL OU FAMILIAR UNIMED. Cuidamos de quem é importante para você

PLANO INDIVIDUAL OU FAMILIAR UNIMED. Cuidamos de quem é importante para você PLANO INDIVIDUAL OU FAMILIAR UNIMED Cuidamos de quem é importante para você plano individual ou familiar Unimed Atenção, respeito e e ciência são pré-requisitos indispensáveis quando se pensa em uma operadora

Leia mais

Programa de Atividade Física

Programa de Atividade Física Programa de Atividade Física ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE NA TERCEIRA IDADE OBJETIVOS: Analisar: Mudanças que ocorrem como o envelhecimento; Os desafios sócio-econômico e individual do envelhecimento em relação

Leia mais

Manual de Orientação ao Beneficiário OdontoGroup. Prezado Beneficiário, Seja Bem-Vindo!

Manual de Orientação ao Beneficiário OdontoGroup. Prezado Beneficiário, Seja Bem-Vindo! Prezado Beneficiário, Seja Bem-Vindo! É uma honra para a OdontoGroup tê-lo como cliente. Afinal, são mais de 18 anos trabalhando para levar a você e à sua família uma das melhores e mais seguras coberturas

Leia mais

Os Desafios Assistenciais na Saúde Suplementar Martha Oliveira Gerente Geral de Regulação Assistencial- ANS

Os Desafios Assistenciais na Saúde Suplementar Martha Oliveira Gerente Geral de Regulação Assistencial- ANS Os Desafios Assistenciais na Saúde Suplementar Martha Oliveira Gerente Geral de Regulação Assistencial- ANS O Envelhecimento Populacional é um fenômeno Mundial Fonte: United Nations Department of Economic

Leia mais

2007: Seguindo as recomendações de 2006, o projeto ganha complexidade e chega aos seguintes resultados: 30 escolas, 1865 alunos e 92 professores.

2007: Seguindo as recomendações de 2006, o projeto ganha complexidade e chega aos seguintes resultados: 30 escolas, 1865 alunos e 92 professores. Apresentação do tema, a quem se destina O Falando de Coração é uma iniciativa da área de cuidados com a saúde da Philips voltada para os alunos do ciclo II do Ensino Fundamental. Trata-se de um projeto

Leia mais

Prezado Associado, Porque o nosso maior compromisso é com você! Como Manter Contato com a Operadora OdontoGroup

Prezado Associado, Porque o nosso maior compromisso é com você! Como Manter Contato com a Operadora OdontoGroup Prezado Associado, É um grande prazer ter você como cliente. Afinal, trabalhamos muito para levar a você e a sua família uma das melhores e mais seguras coberturas de plano odontológico do Brasil. Para

Leia mais

Experiência: REDUÇÃO DA TAXA DE CANCELAMENTO DE CIRURGIAS ATRAVÉS DA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO ASSISTENCIAL

Experiência: REDUÇÃO DA TAXA DE CANCELAMENTO DE CIRURGIAS ATRAVÉS DA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO ASSISTENCIAL Experiência: REDUÇÃO DA TAXA DE CANCELAMENTO DE CIRURGIAS ATRAVÉS DA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO ASSISTENCIAL Hospital de Clínicas de Porto Alegre Ministério da Educação Responsável: Sérgio Carlos Eduardo Pinto

Leia mais

D I R E T O R I A D E S A Ú D E

D I R E T O R I A D E S A Ú D E Saúde In Forma Junho/2013 Dia 26 de Junho Dia Nacional do Diabetes Diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de

Leia mais

Relatório Mesa 4. REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL Reduzir em dois terços, entre 1990 e 2015, a mortalidade de crianças menores de 5 anos.

Relatório Mesa 4. REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL Reduzir em dois terços, entre 1990 e 2015, a mortalidade de crianças menores de 5 anos. Relatório Mesa 4 OBJETIVO 4 Meta 5 REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL Reduzir em dois terços, entre 1990 e 2015, a mortalidade de crianças menores de 5 anos. I. Introdução Após a apresentação dos participantes

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

Programa Slim. Emagrecimento SLIM FORM. 2 a Etapa Diagnóstico. 3 a Etapa Tratamento. 1 a Etapa Avaliação

Programa Slim. Emagrecimento SLIM FORM. 2 a Etapa Diagnóstico. 3 a Etapa Tratamento. 1 a Etapa Avaliação for Kids Programa Slim for Kids Programa voltado para escolas, alunos e pais visando a melhora na alimentação, controle da obesidade, saúde e qualidade de vida. Formada por uma equipe multidisciplinar

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO APRESENTAÇÃO O aleitamento materno exclusivo (AME) é sinônimo de sobrevivência para o recém-nascido,

Leia mais

Situação Epidemiológica

Situação Epidemiológica 9. Tabagismo Situação Epidemiológica Doenças e Agravos Não Transmissíveis no Estado do Paraná O tabagismo é a segunda maior causa de morte no planeta, responsável por 8,8% do total de óbitos. São cerca

Leia mais

UNIMED FESP. Dra. Maria Manuela Almeida Nunes Mazzini. Gerente de Gestão em Saúde. manuela.mazzini@unimedfesp.coop.br 22/07/2013 1

UNIMED FESP. Dra. Maria Manuela Almeida Nunes Mazzini. Gerente de Gestão em Saúde. manuela.mazzini@unimedfesp.coop.br 22/07/2013 1 UNIMED FESP Dra. Maria Manuela Almeida Nunes Mazzini Gerente de Gestão em Saúde manuela.mazzini@unimedfesp.coop.br 1 PERFIL UNIMED UNIMED FESP Quantidade de usuários 565.582 Área de abrangência Quantidade

Leia mais

A Importância da Causa

A Importância da Causa A Importância da Causa Panorama do Cenário Brasileiro Leucemia é o câncer mais comum entre crianças, e o linfoma é o 3º câncer mais comum entre este público Se detectados logo e tratados adequadamente,

Leia mais

TABAGISMO E GÊNERO NO BRASIL"

TABAGISMO E GÊNERO NO BRASIL TABAGISMO E GÊNERO NO BRASIL" SEMINÁRIO INTERNACIONAL CONTROLE SOCIAL DO TABACO EM DEBATE - PROPOSTAS DE ACTUAÇÃO 13 DE NOVEMBRO 2006 Ministério da Saúde Nos países em desenvolvimento, os fumantes constituem

Leia mais

SUMÁRIO OBESIDADE...4 OBESIDADE EM ADULTOS...5 PREVENÇÃO...6 EM BUSCA DO PESO SAUDÁVEL...7 TRATAMENTO...9 CUIDADOS DIÁRIOS COM A ALIMENTAÇÃO...

SUMÁRIO OBESIDADE...4 OBESIDADE EM ADULTOS...5 PREVENÇÃO...6 EM BUSCA DO PESO SAUDÁVEL...7 TRATAMENTO...9 CUIDADOS DIÁRIOS COM A ALIMENTAÇÃO... 2 SUMÁRIO OBESIDADE...4 OBESIDADE EM ADULTOS...5 PREVENÇÃO...6 EM BUSCA DO PESO SAUDÁVEL...7 TRATAMENTO...9 CUIDADOS DIÁRIOS COM A ALIMENTAÇÃO...12 OUTROS HÁBITOS SAUDÁVEIS...14 ATIVIDADE FÍSICA...14 CUIDADOS

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Combatendo a Mortalidade Materna e Infantil: Maximizando a Atuação das Agentes de Saúde do Município de Altônia

Mostra de Projetos 2011. Combatendo a Mortalidade Materna e Infantil: Maximizando a Atuação das Agentes de Saúde do Município de Altônia Mostra de Projetos 2011 Combatendo a Mortalidade Materna e Infantil: Maximizando a Atuação das Agentes de Saúde do Município de Altônia Mostra Local de: Umuarama Categoria do projeto: I - Projetos em implantação,

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO NACIONAL DE HIPERTENSÃO E DIABETES

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO NACIONAL DE HIPERTENSÃO E DIABETES MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO NACIONAL DE HIPERTENSÃO E DIABETES JANEIRO/2011 COORDENAÇÃO NACIONAL DE HIPERTENSÃO E DIABETES CNHD Supervisão

Leia mais

ASSISTÊNCIA MULHER. Assessoria Financeira Indicação de fonte de informações e orientações sobre como negociar dívidas.

ASSISTÊNCIA MULHER. Assessoria Financeira Indicação de fonte de informações e orientações sobre como negociar dívidas. ASSISTÊNCIA MULHER APOIO PSICOLÓGICO O intuito desse serviço é orientar o segurado, em casos de invalidez permanente, ou a família, em casos de óbito, e ajudá-los no restabelecimento do equilíbrio emocional.

Leia mais