Amil apresenta guia e site com dicas em prol de uma alimentação infantil mais saudável

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Amil apresenta guia e site com dicas em prol de uma alimentação infantil mais saudável"

Transcrição

1 setembro de 2014 N o 2 - Ano 1 Publicação quadrimestral Novo site institucional da Amil já está no ar Rede da Amil em todo o Brasil cresce 10% em apenas 3 meses Amil Linha Dental apoia projeto Apolônias do Bem PRO Mamãe & Bebê orienta e tira dúvidas de gestantes e mães Pág. 2 Pág. 4 Pág. 5 Pág. 7 Amil apresenta guia e site com dicas em prol de uma alimentação infantil mais saudável Atividades serão realizadas com o intuito de conscientizar todos sobre os benefícios da alimentação saudável e da prática de atividades físicas Tenda da Amil na Disney Magic Run 2014, em São Paulo. Anúncio do NHAC!, veiculado nas revistas infantis da Disney. Com o objetivo de motivar hábitos mais saudáveis entre as crianças brasileiras, a Amil acaba de disponibilizar um guia e um site com informações sobre as melhores escolhas nutricionais. No site é possível baixar gratuitamente o Guia NHAC! Novos Hábitos de Alimentação para Crianças, da Disney, que conta com dicas de alimentação e para uma vida mais saudável, além de jogos e curiosidades. O espaço digital também disponibiliza games on-line. Essa iniciativa faz parte do Movimento Saúde 360, que foi lançado pela Amil em janeiro deste ano, com foco no combate à obesidade infantil, tema que tem chamado cada vez mais a atenção da sociedade. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o mundo está passando por uma epidemia silenciosa da doença, que mata, por ano, cerca de 2,8 milhões de pessoas. No Brasil, não é diferente. Um estudo divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde mostra que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal e, destes, 17,5% são obesos. Outros dados, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso. Crianças com sobrepeso e obesidade tendem a permanecer obesas na idade adulta e são mais propensas a desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares. Na prática, isso significa piora na qualidade de vida e sérios riscos à saúde, enfatiza Odete Freitas, pediatra e diretora de Sustentabilidade da Amil. A falta de informação é uma das principais razões da incidência da obesidade em crianças. Quanto mais cedo se adotam escolhas ruins, mais difícil torna-se mudá-las depois, conclui Odete.

2 Amil tem novo e moderno site institucional, com foco em autoatendimento. Com novo layout, site amil.com.br dá ênfase ao acesso a funcionalidades como o agendamento on-line de consultas e exames, pesquisa de rede credenciada e visualização de boletos. Entrou no ar, no dia 25 de julho, o novo site institucional da Amil, com uma navegação mais amigável, ágil e intuitiva, que estimula beneficiários, credenciados e corretores a utilizar os serviços disponíveis. O site também ganhou uma ferramenta de busca inteligente, com preenchimento automático de palavras-chaves, além de tutorial de navegação para aqueles que o acessarem pela primeira vez. Para a empresa, o atendimento e o relacionamento com os clientes por meio das plataformas digitais têm se destacado como ferramenta estratégica de gestão. Só no último semestre, por exemplo, foram agendados pela internet mais de 2,1 milhões de consultas e exames na rede preferencial da Amil. Nesses casos, os clientes recebem, até 72 horas antes de cada compromisso, uma ligação automática para lembrá-los do horário agendado. Se o beneficiário não puder comparecer, é possível cancelar o agendamento na mesma ligação, sendo o horário imediatamente disponibilizado para outros usuários. Além do agendamento on-line, o portal amil.com.br disponibiliza aos beneficiários uma série de outros serviços, tais como solicitação de segunda via da carteirinha do plano, contato pelo Fale Conosco, histórico de solicitações e acesso ao contrato. Pelo site, também foram registrados, no último semestre, cerca de 22 milhões de pesquisas sobre a rede credenciada, 1,8 milhão de visualizações de boletos e mais de 400 mil downloads de demonstrativos para fins de declaração do Imposto de Renda. Entre as funcionalidades do site voltadas para a rede de médicos e instituições de saúde credenciados estão a impressão de autorizações, a consulta de elegibilidade, a solicitação de guias, o acesso ao demonstrativo de honorários individuais e as possibilidades de inclusão, alteração ou cancelamento de pedidos. Para os corretores de planos de saúde, alguns destaques são a disponibilização de material de vendas, o relatório de comissionamento, a atualização cadastral e o acesso às propostas de planos para pessoas física e jurídica.

3 IBOPE revela que as empresas preferem a Amil Operadora mais bem avaliada quando comparada a outras do mercado. Uma pesquisa IBOPE encomendada pela Amil, feita junto a 471 responsáveis pela decisão de contratação que trabalham em grandes empresas-clientes do Distrito Federal e das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, mostrou que a operadora está em alta. A Amil foi mais bem avaliada quando comparada a outras empresas de planos de saúde e recebeu da maioria dos entrevistados (350) notas entre sete e dez. De acordo com os resultados, a Amil se destaca na qualidade de atendimento ao beneficiário. Em comparação à concorrência, tem a melhor relação custo-benefício em termos corporativos e possui maior facilidade e flexibilidade para negociação. Segundo os entrevistados, conta com uma boa rede de hospitais, clínicas e serviços; sobressai na agilidade para resolver eventuais problemas; e prima pela qualidade do contratante do plano. No Rio de Janeiro, os resultados foram os melhores, tanto que a cidade será benchmark para as demais. O objetivo é entender junto ao usuário final, aos clientes, aos corretores, aos colaboradores e aos médicos onde, nacionalmente, estamos deficitários. Na sequência, traçar planos de ação, melhorar nossos indicadores e fazer outra pesquisa para reavaliação, explica Alessandra Correa, gerente de Mídia e Pesquisa da Amil. Satisfação com relação a atendimento 7.7 Satisfação com o custo-benefício do plano 7.5 Atendimento por um analista da Amil 8.0 Clareza das informações do índice de reajuste 7.5 Para a diretora corporativa da Amil, Regina Vilela, a pesquisa revela que o atendimento da Diretoria Corporativa é percebido como um diferencial de mercado: Isso nos deixa bastante confiantes e seguros de que estamos no caminho certo. Gostei muito, não só do resultado, mas também da metodologia adotada. Nossos clientes são o nosso maior patrimônio, e esse feedback é fundamental para o aperfeiçoamento dos nossos serviços. Como o resultado foi muito superior em terras cariocas, Alessandra explica que a meta será se igualar ao Rio, onde a avaliação foi superior em qualidade do atendimento ao beneficiário; qualidade dos médicos credenciados; abrangência geográfica; e quantidade de hospitais, clínicas e serviços de diagnóstico. Outro ponto que merece destaque é que a Amil, para a maioria dos entrevistados, conduz com clareza seu processo de reajuste. Satisfeitos e muito satisfeitos com o controle gerencial 82% Satisfeitos e muito satisfeitos com a gestão de crônicos 98% Perguntas da avaliação Amil Plano A Plano B Plano C Melhor relação custo-benefício Maior facilidade para liberação de internação Melhor atendimento a PJ contratante Maior facilidade/flexibilidade na negociação Maior facilidade para marcação de exames e consultas Maior credibilidade e confiança Medidas em porcentagem.

4 Rede credenciada cresce em 10% para atender à demanda Esforço de credenciamento nacional é realizado pela Diretoria Médica. Novos Credenciados - Período de 1/3/13 a 30/5/14 Unidade Consultórios Clínicas e Centros Médicos SADT* Hospitais Total Geral Ceará Distrito Federal Goiânia Interior de SP João Pessoa Maceió Minas Gerais Paraná Recife (inclui Rede Nacional) Rio de Janeiro (inclui ES) Rio Grande do Norte Salvador São Paulo Total Geral * SADT: Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Tratamento Se a estratégia da Amil sempre foi ter uma rede credenciada menor, visando à qualidade do parceiro e concentrando o atendimento em menos consultórios - sem um prazo fixo para marcação das consultas -, a partir de 2011 isso começou a mudar. Uma resolução da ANS que entrou em vigor no mesmo ano determinou que o prazo para consultas básicas (pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia) seja de até sete dias úteis e, para as demais especialidades, de até 14 dias úteis. Com isso, a Amil mudou sua política, e uma série de reformulações teve início. Para começar, houve um grande esforço de credenciamento nacional, o que elevou a quantidade de pontos de atendimento. Se antes havia 23 mil credenciados, em menos de um ano esse número aumentou em 10% em todo o Brasil. Foram feitas pesquisas para entender onde e em que áreas médicas a demanda era maior; um Núcleo de Resolução Rápida foi criado para facilitar o agendamento; e uma empresa contratada atualizou o cadastro de todos os consultórios credenciados à Amil no RJ e em SP. Hoje a Amil está dentro dos parâmetros que a ANS exige, explica Cristina Mendes, diretora médica nacional da Amil. Mais pontos de atendimento foram abertos de março de 2013 a maio deste ano. Desses, os consultórios ligados a pediatria, ginecologia e obstetrícia, psicologia, cardiologia e endocrinologia estão em número bem superior. Não escolhemos investir nessas especialidades aleatoriamente. Precisávamos atender à necessidade do usuário. Então, criamos um call center ativo que ligava para os consultórios como se fosse um cliente tentando marcar uma consulta. Telefonamos para todos os nossos credenciados, segmentando médico, especialidade e região. Assim, detectamos onde faltava tal especialidade e investimos naquela localidade com aquele perfil, explica Cristina. A diretora médica conta que não pode garantir o médico, mas, sim, a especialidade. Por exemplo, o cliente deseja agendar uma consulta com o Dr. Roberto Carlos, ginecologista da Zona Oeste do Rio. À agenda dele a Amil não tem acesso, mas é possível garantir a consulta na mesma especialidade, na mesma região, com outro médico. O Núcleo de Resolução Rápida resolve esse e outros tipos de caso. Quando o cliente liga para o call center dizendo que não conseguiu agendar uma consulta, ele é encaminhado para o Núcleo. O Núcleo resolve o problema do cliente, ligando para o médico e pedindo prioridade. E também dá um feedback sobre credenciamento para cada filial. Assim, conseguimos identificar o problema com muita agilidade, relata Cristina.

5 Linha Dental, da Amil, dobra o número de beneficiários nos últimos três anos Crescimento dos pontos de atendimento e inovação no canal de vendas. Criada em 1984, quando o plano de saúde Amil já tinha seis anos de existência, a Amil Linha Dental passou 25 anos acumulando 600 mil beneficiários, uma adesão baixa se comparada à de um concorrente, que somava mais do que o dobro de pessoas. Em 2011, o conceito da Amil Linha Dental passou por uma reformulação, e os números deram um salto. Em 2010, já havia 1,1 milhão de beneficiários. Em 2013, passou para 2,3 milhões. Com os olhos voltados apenas para o mercado de planos odontológicos e entendendo bem o público, foi possível implementar as mudanças e conseguir crescer. Tem um impacto muito positivo sobre a satisfação dos funcionários oferecer um plano odontológico. Para começar, é uma segurança ter a assistência, poder ser orientado e saber como prevenir problemas. Além disso, a prevenção evita tratamentos mais sérios. Com consultas periódicas, as ausências ao trabalho são mínimas., diz Paulo Sardinha, diretor de Recursos Humanos da multinacional francesa Turbomeca do Brasil, que conta com uma mão de obra especializada na manutenção de turbinas de helicópteros. Sardinha, que é também presidente da ABRH-RJ (Associação Brasileira de Alfieri afirma que a saúde dos dentes é cada vez mais valorizada pela população. Recursos Humanos), diz que os funcionários ficam muito satisfeitos com a Amil Linha Dental, mas precisam ter uma conscientização maior de como aproveitar os benefícios. O diretor comercial da Amil Linha Dental, Alfieri Casalecchi, diz que é fundamental que os funcionários possam contar com um bom plano odontológico e que a saúde dos dentes seja cada vez mais valorizada pela população. A empresa possui mais de 25 mil pontos de atendimento, em todas as capitais e principais cidades do país, com uma Central de Teleatendimento, que funciona 24 horas por dia. Dentistas da Amil Linha Dental assistem mulheres vítimas da violência Apolônia, personagem histórica, nascida em Alexandria, no Egito, teve todos os seus dentes arrancados depois de ter sido presa e espancada por causa de um levante local. Sua dor serviu de inspiração para o nome do projeto Apolônias do Bem, criado há um ano para ajudar mulheres vítimas de violência doméstica que perdem seus dentes devido às agressões, segundo tipo de lesão mais frequente nesse tipo de crime contra a mulher. O Apolônias nasceu de uma ideia da ONG Turma do Bem (TdB), que há 11 anos faz um belíssimo trabalho de atendimento a adolescentes de áreas carentes para recuperação da dentição e tratamentos odontológicos, tendo beneficiado nesse período mais de 43 mil jovens e crianças. A TdB procurou a Amil Linha Dental, que já é uma das mantenedoras da organização, e a parceria foi consolidada. A Amil Linha Dental entra com os profissionais da rede credenciada para o atendimento às mulheres. E os dentistas são remunerados normalmente, seguindo a tabela da Amil. Já atendemos um primeiro grupo de 200 mulheres e agora estamos começando uma nova turma de 100. As agressões a mulheres são um problema social muito grave e anônimo, observa Alfieri Casalecchi, diretor comercial da Amil Linha Dental. Dentista atende a uma paciente do Projeto Apolônias Segundo o coordenador de Comunicação da Turma do Bem, Jhonatas Mendonça, as pacientes são selecionadas em triagens realizadas pela equipe da ONG em casas de apoio a mulheres que vivenciaram situações de violência doméstica. As candidatas ao tratamento odontológico passam por um rápido exame oral, não invasivo, e respondem à avaliação OHIP (sigla em inglês de Perfil de Impacto da Saúde Bucal), que mede o impacto da saúde bucal na qualidade de vida. A partir daí, são priorizadas as mulheres com problemas odontológicos mais graves e OHIP mais alto, que sustentam a família e retomaram os estudos ou estão fazendo cursos de capacitação profissional, explica Mendonça. O projeto nasceu quando a ONG percebeu que mulheres que tinham sofrido maus-tratos ansiavam por reparar seus dentes. Passamos a compreender o valor de um sorriso para quem sofre a agressão doméstica, que tem todas as terríveis consequências no corpo e na alma.

6 Artigo Parar de fumar não é fácil, mas vale a pena! Por Luiz Augusto Maltoni Junior* Sou oncologista, cirurgião, e lido com pacientes e seus familiares há mais de 25 anos. Os avanços alcançados na área de câncer têm sido espetaculares. No entanto, estima-se que o número de mortes por câncer, assim como o número de casos novos, crescerá nos próximos anos, em especial nos países em desenvolvimento. O câncer já é a segunda causa de morte no Brasil. Se por qualquer motivo me fosse solicitada apenas uma ação que pudesse contribuir para o controle do câncer, sem dúvida, escolheria o controle do tabagismo. Prevenir é melhor que remediar. Os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco dez vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, cinco vezes maior de sofrer infarto, cinco vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar, e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral. O tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora); 25% das mortes causadas por doença coronariana (angina e infarto do miocárdio); 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos; 85% das mortes causadas por bronquite crônica e enfisema; 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos); 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame); e 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer. São cerca de substâncias presentes na fumaça dos derivados do tabaco, responsáveis por aproximadamente 50 doenças. O Brasil tem se destacado no mundo devido ao seu Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O número de fumantes no país vem caindo. Em 1989, tínhamos 34,8% de fumantes na população. Já os dados de 2013 mostram uma queda para 11,3%. Se você parar de fumar agora, após 20 minutos, sua pressão volta ao normal; após duas horas, não há mais nicotina no seu sangue; após 8 horas, o nível de oxigênio se normaliza; após dois dias, seu olfato já percebe melhor os cheiros, e seu paladar degusta melhor. E, após três semanas, a respiração e a circulação sanguínea melhoram; após 10 anos, o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade. Após 20 anos, o risco de câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou. Parar de fumar não é fácil. O tratamento baseado na psicoterapia cognitivo-comportamental ajuda o fumante a desenvolver habilidades que o auxiliarão a permanecer sem fumar. O apoio com uso de medicamentos, quando necessário, é outro recurso. Se quiser parar de fumar, procure ajuda! Essa vontade é o primeiro e mais importante passo! *Luiz Augusto Maltoni Junior é diretor de Oncologia da Amil. PAQV: uma ferramenta que pode mudar a sua vida. O PAQV Digital (Programa Amil Qualidade de Vida), ferramenta de screening que faz um diagnóstico da saúde dos funcionários de empresas-clientes da Amil, está mexendo com a vida de muita gente. O programa vem trazendo à tona quem são os doentes crônicos (hipertensão e diabetes) e aqueles que correm risco por apresentarem comportamentos como sedentarismo, tabagismo, maus hábitos alimentares e obesidade. Uma vez constatado o resultado, corre-se atrás ou da prevenção ou do prejuízo. Na Marcopolo Rio, empresa de carrocerias de ônibus, por exemplo, a partir do screening, foi criado um programa chamado Em Forma com a Marcopolo Rio. Por ele, todos os funcionários com índice de massa corporal (IMC) alta foram avaliados por um clínico e uma nutricionista que traçaram uma dieta personalizada e individualizada. Com a participação da nutricionista da empresa, os cardápios foram elaborados, e cinco refeições, programadas. Com a profissional de educação física, foram abertos horários de ginástica antes do início do turno em nossa academia ao ar livre. Proporcionamos também uma competição saudável com premiação para os primeiros colocados e palestras motivacionais mensais, explica Luis Augusto Salles Coelho da Mota, coordenador médico da Marcopolo Rio. Junto com a Amil, foi possível acompanhar os doentes através do programa Gestão de Pacientes de Alto Risco (GPAR), encaminhando-os para tratamento (prevenção secundária). A ideia é manter o PAQV Digital durante a realização do exame periódico do funcionário, de forma contínua. Patrícia Barros, coordenadora médica da Amil, no Rio de Janeiro, diz que o maior objetivo do PAQV é rastrear os doentes crônicos cardiovasculares e diabéticos. E depois acender uma luz vermelha para aqueles que não estão seguindo um dia a dia saudável. Como são mapeados hábitos de vida e riscos oncológicos, amplia-se a possibilidade de ações preventivas. Assim, evitam-se ocorrências graves, como infarto e derrame, que levariam a internações de longa permanência em CTI, com custos elevados. A empresa recebe o mapeamento estatístico para que juntos possamos tratar as ações de qualidade de vida. Assim que termina o período de mapeamento, em 15 dias temos a apresentação dos resultados estatísticos ao RH, e se inicia o contato com os crônicos, conta Patrícia.

7 Programa Pro Mamãe & Bebê melhora qualidade de vida de gestantes No PRO Mamãe & Bebê, da Amil, as mães aprendem até a trocar as fraldas dos bebês recém-nascidos. São cerca de 400 gestantes atendidas por mês; uma média de ligações de mães e futuras mamães a cada 30 dias para a central telefônica 24 horas; redução no número de internações em UTI neonatal (mantendo uma ótima média de 6% nesse índice) graças à diminuição da taxa de cesarianas agendadas Bebe, Ana Laura Cabral Trigueiro, recebendo os cuidados da enfermeira, Geysa Silva Lopes, com a supervisão da sua mãe, Caroline Cabral Trigueiro. e, consequentemente, do parto prematuro; e uma taxa de 94% de clientes que deixaram - segundo os indicadores do semestre Dá para se exercitar até na cadeira do trabalho. É muito importante a - de ir ao pronto-socorro devido ao programa. E mais: o número atividade física nessa fase, porque aumenta a capacidade pulmonar. de partos normais aumentou, em seis meses, de 15% para 20%. Outro ponto importante no curso é a discussão sobre parto. Muitas Não é à toa que o PRO Mamãe & Bebê, da Amil, é frequentemente mulheres têm medo do parto normal e optam pela cirurgia por falta considerado ótimo por mais de 90% das participantes. Criado em de informação. Não pode ser assim, assegura Izabel. São Paulo há dois anos para atender as gestantes, o programa, gratuito, fez tanto sucesso que se expandiu na cidade, tendo hoje Segundo a médica, faz parte do curso lidar com o medo de sentir dor, sete maternidades ligadas à Amil oferecendo o serviço. Já chegou conhecer a maternidade onde o bebê vai nascer e saber qual será também ao Rio de Janeiro, a três maternidades, e em Brasília está sendo a equipe local. Essas medidas ajudam muito a gerar confiança. implementado em dois hospitais. Ensinamos ainda quais os sinais de que se está entrando em trabalho de parto, explicamos a importância da idade gestacional adequada e O PRO Mamãe & Bebê tem como pilar principal o atendimento à orientamos sobre os exames necessários para se garantir a boa gestante. Dentro desse conceito, abrange seis temas. O primeiro saúde da grávida e do neném, explica. é o cuidado com o recém-nascido, em que o casal tem aulas de como cuidar do bebê. Nessa prática, pai e mãe dão banho, aprendem a cuidar do coto umbilical, trocar fraldas e vestir o neném. Outro tema é a amamentação: qual a forma correta de dar o seio, como se comportar após a alta, o que fazer para evitar rachaduras no bico, como agir se tiver o bico da mama invertido. Segundo a pediatra Izabel Pellicciari, coordenadora médica do programa, essa é uma das etapas mais importantes. Amamentar é fundamental. Também explicamos a alimentação mais indicada para a gestante durante o período de aleitamento. Passada a fase da amamentação exclusiva, vem a da alimentação complementar. Esse é outro tema que o programa aborda, ensinando a mães e pais o processo de transição, a possibilidade de armazenar o leite materno, como fazer uso da bomba de sucção, se necessário, as melhores frutas para o início. Os exercícios respiratórios e de relaxamento durante os nove meses também são parte do curso. Não visamos apenas à mãe de primeira viagem. Gostamos de lembrar que as gestações não são sempre iguais. Um manual e um DVD com o conteúdo do curso são distribuídos às gestantes. Se não for suficiente, as mães sempre têm a possibilidade de telefonarem para o canal de assistência, que funciona 24 horas e responde a perguntas relacionadas à gestação e aos primeiros dois anos de vida do bebê. A funcionária do Hospital Vitória, em SP, Suylan Maria de A. Salandim, que deu à luz Manuela, mesmo tendo feito o curso e tendo recebido todo o atendimento do PRO Mamãe & Bebê durante o parto, precisou ligar para o serviço telefônico. Minha filha nasceu prematura, de oito meses. Achei estranho o fato de ela estar dormindo demais e mamando pouco. Fui muito bem orientada, me deram dicas de como mantê-la acordada para se alimentar, e hoje percebo que ela já está mamando mais. Achei toda a equipe atenciosa, bem informada e cuidadosa, explica Suylan.

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL Programa BemVindo - www.bemvindo.org.br A OMS - Organização Mundial da Saúde diz que "Pré-Natal" é conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados

Leia mais

2007: Seguindo as recomendações de 2006, o projeto ganha complexidade e chega aos seguintes resultados: 30 escolas, 1865 alunos e 92 professores.

2007: Seguindo as recomendações de 2006, o projeto ganha complexidade e chega aos seguintes resultados: 30 escolas, 1865 alunos e 92 professores. Apresentação do tema, a quem se destina O Falando de Coração é uma iniciativa da área de cuidados com a saúde da Philips voltada para os alunos do ciclo II do Ensino Fundamental. Trata-se de um projeto

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS

SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS FASCÍCULO DO BENEFICIÁRIO VERSÃO 2013 Instituto Curitiba de Saúde ICS - Plano Padrão ÍNDICE APRESENTAÇÃO 03 1. CONSULTA/ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA EM PRONTO ATENDIMENTO

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO APRESENTAÇÃO O aleitamento materno exclusivo (AME) é sinônimo de sobrevivência para o recém-nascido,

Leia mais

Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos

Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Unimed SJC O Núcleo de Ação Integral à Saúde (NAIS) é o setor responsável pela promoção da saúde e prevenção

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

TABAGISMO. O tema deste informe foi sugerido pelo Laboratorista Edmund Cox

TABAGISMO. O tema deste informe foi sugerido pelo Laboratorista Edmund Cox Informativo Semanal O tema deste informe foi sugerido pelo Laboratorista Edmund Cox O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Leia mais

Seminário Anual de Saúde 2010: Cultura de Saúde e Dividendos para o Negócio Uma Visão Estratégica. Setembro/2010

Seminário Anual de Saúde 2010: Cultura de Saúde e Dividendos para o Negócio Uma Visão Estratégica. Setembro/2010 Seminário Anual de Saúde 2010: Cultura de Saúde e Dividendos para o Negócio Uma Visão Estratégica Setembro/2010 Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein Instituição de Saúde composta

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: FLY IDIOMAS Nome Fantasia: WIZARD Data de fundação: 10/07/2010 Número de funcionários:

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Proteger nosso. Futuro

Proteger nosso. Futuro Proteger nosso Futuro A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1943, tendo como objetivo unir a classe médica especializada em cardiologia para o planejamento

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

22 DICAS para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER. em Clínicas de Imagem

22 DICAS para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER. em Clínicas de Imagem para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER em Clínicas de Imagem Objetivo Um atendimento eficiente e personalizado é um dos principais fatores que o cliente leva em consideração ao iniciar um processo de fidelização

Leia mais

SEJA BEM-VINDO! AGORA VOCÊ É UM DENTISTA DO BEM

SEJA BEM-VINDO! AGORA VOCÊ É UM DENTISTA DO BEM SEJA BEM-VINDO! AGORA VOCÊ É UM DENTISTA DO BEM Caro dentista, agora você faz parte da Turma do Bem! É com grande satisfação que preparamos esse manual com informações sobre o Projeto DENTISTA DO BEM.

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Gestão de Pessoas 2011

Gestão de Pessoas 2011 Gestão de Pessoas 2010 marca nova fase na área de Gestão de Pessoas. Em 2010, a área de Gestão de Pessoas concluiu a implantação do sistema de gestão do departamento, iniciado durante o Programa de Modernização,

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores)

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores) 1 Sobre o Movimento O Movimento é uma ação de responsabilidade social digital; Visa a formação de usuários digitalmente corretos Cidadania Digital, através de uma campanha de conscientização direcionada

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Colaboradores da Oceanair e Avianca. Prezado Cliente, Parabéns!

Colaboradores da Oceanair e Avianca. Prezado Cliente, Parabéns! Colaboradores da Oceanair e Avianca Prezado Cliente, Parabéns! A sua empresa tem contrato com a Unimed Paulistana e isso quer dizer que você é um cliente UNIMED. Significa também que seu plano de saúde

Leia mais

Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV

Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV INVESTIMENTOS Esclarecimentos sobre rentabilidade das cotas do Plano SEBRAEPREV Uma questão de suma importância para a consolidação e perenidade de um Fundo de Pensão é a sua saúde financeira, que garante

Leia mais

Aposentadoria do INSS. O Itaú explica para você como funciona e esclarece suas dúvidas.

Aposentadoria do INSS. O Itaú explica para você como funciona e esclarece suas dúvidas. Aposentadoria do INSS. O Itaú explica para você como funciona e esclarece suas dúvidas. O Itaú quer estar presente em todos os momentos da sua vida. Por isso, criou este material para ajudar você com as

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS. Destaque em Responsabilidade Social WWW.DEPYLACTION.COM.BR. Elaborado por:

PRÊMIO ABF- AFRAS. Destaque em Responsabilidade Social WWW.DEPYLACTION.COM.BR. Elaborado por: PRÊMIO ABF- AFRAS Destaque em Responsabilidade Social Elaborado por: Depyl Action Franchising Av. Bias Fortes, 932 sl. 304 Lourdes CEP: 30170-011 Belo Horizonte / MG Fone: 31 3222-7701 Belo Horizonte,

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP Alunos apontam melhorias na graduação Aumenta grau de formação dos professores e estudantes mostram que cursos possibilitam

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

1. Tipos de contratação: QUE TIPO DE PLANO DE SAÚDE VOCÊ PODE TER?

1. Tipos de contratação: QUE TIPO DE PLANO DE SAÚDE VOCÊ PODE TER? FIQUE ATENTO! A operadora é obrigada a divulgar os planos de saúde que comercializa em sua página na internet. 1. Tipos de contratação: QUE TIPO DE PLANO DE SAÚDE VOCÊ PODE TER? Individual ou Familiar

Leia mais

Elevação dos custos do setor saúde

Elevação dos custos do setor saúde Elevação dos custos do setor saúde Envelhecimento da população: Diminuição da taxa de fecundidade Aumento da expectativa de vida Aumento da demanda por serviços de saúde. Transição epidemiológica: Aumento

Leia mais

DESENVOLVENDO HABILIDADES CIÊNCIAS DA NATUREZA I - EM

DESENVOLVENDO HABILIDADES CIÊNCIAS DA NATUREZA I - EM Olá Caro Aluno, Você já reparou que, no dia a dia quantificamos, comparamos e analisamos quase tudo o que está a nossa volta? Vamos ampliar nossos conhecimentos sobre algumas dessas situações. O objetivo

Leia mais

Seminário: "TURISMO DE SAÚDE NO BRASIL: MERCADO EM ASCENSÃO"

Seminário: TURISMO DE SAÚDE NO BRASIL: MERCADO EM ASCENSÃO Seminário: "TURISMO DE SAÚDE NO BRASIL: MERCADO EM ASCENSÃO" FLEURY LINHA DO TEMPO Uma história de sucesso Uma história de sucesso Uma história de sucesso Uma história de sucesso Uma história de sucesso

Leia mais

Governo planeja ações com base em dados e tenta aprimorar combate à exploração incentivando envolvimento da sociedade civil em fóruns e conselhos

Governo planeja ações com base em dados e tenta aprimorar combate à exploração incentivando envolvimento da sociedade civil em fóruns e conselhos / / Fique ligado Notícias / Especiais Promenino Fundação Telefônica 10/12/2012 Os desafios da fiscalização do trabalho infantil Governo planeja ações com base em dados e tenta aprimorar combate à exploração

Leia mais

O mercado em Odontologia no Brasil continua em crescimento, um indicativo disso é sua comparação com toda a indústria médicohospitalar

O mercado em Odontologia no Brasil continua em crescimento, um indicativo disso é sua comparação com toda a indústria médicohospitalar A minha relação com a Rede OrtoEstética tem sido muitíssimo produtiva, pois, desde os estudos iniciais de viabilidade do negócio até as diversas situações da rotina do dia a dia, conto com a experiência

Leia mais

folder_socesp.indd 1 04/09/2012 15:33:13

folder_socesp.indd 1 04/09/2012 15:33:13 Doenças cardiovasculares (DCVs), incluindo doenças cardíacas e derrames, matam prematuramente. De fato, elas causam 17,3 milhões de mortes a cada ano e os números estão aumentando. Até 2030, espera-se

Leia mais

O retrato do comportamento sexual do brasileiro

O retrato do comportamento sexual do brasileiro O retrato do comportamento sexual do brasileiro O Ministério da Saúde acaba de concluir a maior pesquisa já realizada sobre comportamento sexual do brasileiro. Entre os meses de setembro e novembro de

Leia mais

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde.

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. AT I ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. Maringá é integrante da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e não

Leia mais

OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA

OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA C A R T I L H A OUTUBRO ROSA UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SOFIS TECNOLOGIA OOUTUBRO ROSA é um movimento mundial pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Com suas ações especialmente

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

Entenda agora as mudanças para as novas contratações do FIES

Entenda agora as mudanças para as novas contratações do FIES Entenda agora as mudanças para as novas contratações do FIES Em notícias divulgadas nos meios de comunicação o Ministério da Educação informou as mudanças constantes relacionadas ao FIES. Segue abaixo

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário Ministério do Esporte Cartilha do Voluntário O Programa O Brasil Voluntário é um programa de voluntariado coordenado pelo Governo Federal, criado para atender à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

PANORAMA DO EAD E SEU MARKETING

PANORAMA DO EAD E SEU MARKETING Unidade III PANORAMA DO EAD E SEU MARKETING A EAD e seu Marketing Prof. Samuel Figueira Visão geral do conteúdo Como o Marketing pode contribuir para o sucesso da Educação a Distância. 1. Reflexão sobre

Leia mais

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. FERRAMENTA DE BPM TORNA CONTROLE DE FLUXO HOSPITALAR MAIS EFICAZ NO HCFMUSP

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. FERRAMENTA DE BPM TORNA CONTROLE DE FLUXO HOSPITALAR MAIS EFICAZ NO HCFMUSP Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. FERRAMENTA DE BPM TORNA CONTROLE DE FLUXO HOSPITALAR MAIS EFICAZ NO HCFMUSP Perfil O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade

Leia mais

Manual do Candidato 2013

Manual do Candidato 2013 Manual do Candidato 2013 Bio Jr. USP O QUE É EMPRESA JÚNIOR? Empresa júnior é uma associação civil formada por alunos matriculados em pelo menos um curso de graduação em institutos de ensino superior.

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS O presente levantamento mostra a situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos municípios brasileiros. Para realizar a comparação de forma mais precisa,

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Diabetes é uma doença ocasionada pela total falta de produção de insulina pelo pâncreas ou pela quantidade insuficiente da substância no corpo. A insulina

Leia mais

TÍTULO DO MÓDULO: PLANO DE AÇÃO

TÍTULO DO MÓDULO: PLANO DE AÇÃO TÍTULO DO MÓDULO: PLANO DE AÇÃO MENU PRINCIPAL: 1. O QUE É O PLANO DE AÇÃO? 2. QUAL É A BASE PARA A REALIZAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO? 3. COMO O PLANO DE AÇÃO É DEFINIDO? 4. AÇÕES RELACIONADAS COM OS DESAFIOS

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Publicação quinzenal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

Publicação quinzenal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional Publicação quinzenal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional ELAS QUE SÃO ELAS Projeto de Extensão dá início às atividades de discussões relacionadas às violências contra

Leia mais

Institucional Invest Oral

Institucional Invest Oral Institucional Invest Oral A Invest Oral Fundada em 2003, por nosso sócio fundado Dr. Fabio Loriato Calmon; possui grande expertise conquistada ao longo de seus 12 anos de existência; Uma empresa operadora

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade.

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil Ruth Rangel * Fernanda Azevedo * Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Resumo A redução das desigualdades sociais tem sido

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Manual Arkos Administrador

Manual Arkos Administrador Manual Arkos Administrador Este manual é para administradores de escolas e explica o passo-a-passo do cadastro de uma escola com seus professores, turmas e alunos no portal. Não deixe de assistir também

Leia mais

Quem somos. Objetivo. O Método. Diferencial. Desafio

Quem somos. Objetivo. O Método. Diferencial. Desafio Quem somos A empresa Jogos Comportamentais foi fundada em 2009 para auxiliar organizações empresariais a dinamizar, inovar e otimizar seus processos de recrutamento/seleção e treinamentos comportamentais

Leia mais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Plano de Aula Introdução à avaliação econômica de projetos sociais Avaliação de impacto Retorno econômico Marco Lógico O Curso Trabalho

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

ANALISE AS RESPOSTAS DA PESQUISA COMPARTILHE OS RESULTADOS COM OS SÓCIOS DO SEU CLUBE E OUTROS COMPANHEIROS LEÕES

ANALISE AS RESPOSTAS DA PESQUISA COMPARTILHE OS RESULTADOS COM OS SÓCIOS DO SEU CLUBE E OUTROS COMPANHEIROS LEÕES Serviços Leonísticos para Crianças Avaliação das necessidades da comunidade Os dados estatísticos atuais revelam que milhões de crianças em todas as partes do mundo sofrem de pobreza, doenças, deficiências

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Não é só dentro de casa que o Programa Visão Educa está fazendo sucesso... Clique aqui

Não é só dentro de casa que o Programa Visão Educa está fazendo sucesso... Clique aqui Não é só dentro de casa que o Programa Visão Educa está fazendo sucesso... A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) acaba de aprovar o programa desenvolvido pela Visão Prev. Essa

Leia mais

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes Geral 1.1) O que é PAD? O Programa de Apoio Didático (PAD), instituído pela Resolução GR-49/2007 e renovado pela Resolução GR-54/2010, é um programa de bolsas destinado exclusivamente a alunos da graduação

Leia mais

Art. 2º - São diretrizes da Política Municipal de Educação Alimentar e Combate à Obesidade:

Art. 2º - São diretrizes da Política Municipal de Educação Alimentar e Combate à Obesidade: PROJETO DE LEI N. 426/2013 ESTADO DO AMAZONAS ESTABELECE diretrizes para a Política Municipal de Educação Alimentar Escolar e Combate à Obesidade, e dá outras providências. Art.1º - O Poder Público Municipal,

Leia mais

Novas curvas de avaliação de crescimento infantil adotadas pelo MS

Novas curvas de avaliação de crescimento infantil adotadas pelo MS Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Novas curvas de avaliação de crescimento infantil adotadas pelo MS Em 2006 foi lançada pela Organização

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

Mobilidade Urbana Urbana

Mobilidade Urbana Urbana Mobilidade Urbana Urbana A Home Agent realizou uma pesquisa durante os meses de outubro e novembro, com moradores da Grande São Paulo sobre suas percepções e opiniões em relação à mobilidade na cidade

Leia mais

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes?

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Ligue para nós e conheça a melhor estratégia para atender às necessidades de vendas

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

UNIMED FESP. Dra. Maria Manuela Almeida Nunes Mazzini. Gerente de Gestão em Saúde. manuela.mazzini@unimedfesp.coop.br 22/07/2013 1

UNIMED FESP. Dra. Maria Manuela Almeida Nunes Mazzini. Gerente de Gestão em Saúde. manuela.mazzini@unimedfesp.coop.br 22/07/2013 1 UNIMED FESP Dra. Maria Manuela Almeida Nunes Mazzini Gerente de Gestão em Saúde manuela.mazzini@unimedfesp.coop.br 1 PERFIL UNIMED UNIMED FESP Quantidade de usuários 565.582 Área de abrangência Quantidade

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line Sistema on-line O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

Prezados Associados,

Prezados Associados, Prezados Associados, Para facilitar a comunicação e dirimir as principais dúvidas sobre a utilização dos nossos serviços, o FISCO SAÚDE traz agora guias de procedimentos por assunto. O conteúdo está distribuído

Leia mais

Parabéns a você que burlou a realidade para se tornar a PEÇA que FALTAVA na sua advocacia.

Parabéns a você que burlou a realidade para se tornar a PEÇA que FALTAVA na sua advocacia. O Operador do Direito no Brasil não foi educado para uma postura de planejamento e autodesenvolvimento além do Direito. Pesquisas da FGV informam que advogados quando investem em cursos, priorizam o conhecimento

Leia mais

PROGRAMA MÃE CORUJA DO IPOJUCA

PROGRAMA MÃE CORUJA DO IPOJUCA PROGRAMA MÃE CORUJA DO IPOJUCA Às gestantes do Ipojuca O Programa Mãe Coruja é uma grande conquista das mulheres de Pernambuco. E no Ipojuca, um avanço da administração municipal em busca de melhor assistir,

Leia mais

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões OBJETIVOS CONSULTAR A OPINIÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A SAÚDE NO PAÍS, INVESTIGANDO A SATISFAÇÃO COM SERVIÇOS PÚBLICO E PRIVADO, ASSIM COMO HÁBITOS DE SAÚDE PESSOAL E DE CONSUMO DE MEDICAMENTOS METODOLOGIA

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

PESQUISA INSTITUTO AVON/IPSOS ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DE MULTIPLICAR INFORMAÇÕES SOBRE CÂNCER DE MAMA

PESQUISA INSTITUTO AVON/IPSOS ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DE MULTIPLICAR INFORMAÇÕES SOBRE CÂNCER DE MAMA PESQUISA INSTITUTO AVON/IPSOS ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DE MULTIPLICAR INFORMAÇÕES SOBRE CÂNCER DE MAMA Nilcéa Freire, Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, enalteceu hoje,

Leia mais

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Correio Braziliense Data: 03/03/2011 Seção: Diversão&arte Pág.: 2 Assunto: Ludoteca

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Correio Braziliense Data: 03/03/2011 Seção: Diversão&arte Pág.: 2 Assunto: Ludoteca Veículo: Correio Braziliense Data: 03/03/2011 Seção: Diversão&arte Pág.: 2 Assunto: Ludoteca Veículo: Jornal de Brasília Data: 03/03/2011 Seção: Brasil Pág.: 17 Assunto: Ludoteca Veículo: Jornal Alô Brasília

Leia mais

Aposentadoria do INSS. O Itaú explica para você como funciona e esclarece suas dúvidas. C/C Itaú. Quando e como receberei o meu benefício?

Aposentadoria do INSS. O Itaú explica para você como funciona e esclarece suas dúvidas. C/C Itaú. Quando e como receberei o meu benefício? Aposentadoria do INSS. O Itaú explica para você como funciona e esclarece suas dúvidas. O Itaú quer estar presente em todos os momentos da sua vida. Por isso, criamos este material para ajudar você com

Leia mais

Tudo sobre TELEMEDICINA O GUIA COMPLETO

Tudo sobre TELEMEDICINA O GUIA COMPLETO Tudo sobre TELEMEDICINA O GUIA COMPLETO O QUE É TELEMEDICINA? Os recursos relacionados à Telemedicina são cada vez mais utilizados por hospitais e clínicas médicas. Afinal, quem não quer ter acesso a diversos

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line Sistema on-line O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de

Leia mais

Qual é a função dos pulmões?

Qual é a função dos pulmões? Câncer de Pulmão Qual é a função dos pulmões? Os pulmões são constituídos por cinco lobos, três no pulmão direito e dois no esquerdo. Quando a pessoa inala o ar, os pulmões absorvem o oxigênio, que é levado

Leia mais