UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM IMPLANTANDO O WORKFLOW Por: Fernanda Santiago de Freitas Orientador Prof. Nelson Magalhães Rio de Janeiro 2011

2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM IMPLANTANDO O WORKFLOW Apresentação de monografia à Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão de projetos. Por: Fernanda Santiago de Freitas.

3 3 AGRADECIMENTOS Aos professores pelo conhecimento adquirido. Aos meus amigos que me apoiaram e contribuíram para o meu crescimento profissional e pessoal. E acima de tudo a Deus pela oportunidade e pela força concedida ao longo de minha caminhada.

4 4 DEDICATÓRIA Dedico este projeto ao meu eterno namorado, Robson, presente em todos os momentos da minha vida, me ajudando e incentivando no meu processo de crescimento e aperfeiçoamento profissional e pessoal.

5 5 RESUMO Este trabalho abordará o projeto de implantação do Workflow na empresa Desorganização & Fuxicos ilimitados, cujo principal objetivo é a aperfeiçoar os processos da organização. Sendo abordado nas próximas páginas como a utilização do Workflow poderá ajudar na melhora da performance das rotinas e no melhor atendimento aos seus clientes internos e externos. No 1º capítulo apresentarei o estudo de caso. Nele constará a rotina da empresa e suas principais deficiências. Já no 2º capítulo fornecerei os conceitos e os benefícios da implantação do workflow. No 3º capítulo abordarei o conceito e a importância da utilização do BPMN (Business Process Modeling Notation). No 4º e último capítulo, iniciarei a implantação do Workflow na rotina da empresa e demonstrarei através de um quadro comparativo a diferença entre o antes e depois da implantação do processo na organização, onde será verificada a eficácia ou o fracasso do projeto de implantação.

6 6 METODOLOGIA A metodologia empregada neste trabalho será a pesquisa de campo da empresa aqui representada pelo nome fictício de Desorganização & Fuxicos ilimitada. A fim de preservar a imagem da referida empresa. Simularei a mudança na rotina da empresa, tendo como plano de fundo os estudos realizados e apresentados em livros e textos pesquisados.

7 7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 08 CAPÍTULO I - Estudo de caso 09 CAPÍTULO II - O Workflow 13 CAPÍTULO III - BPMN 30 CAPÍTULO IV - Implantando o workflow na empresa 39 CONCLUSÃO 40 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 42 BIBLIOGRAFIA CITADA 43 ÍNDICE 44 FOLHA DE AVALIAÇÃO 46

8 8 INTRODUÇÃO A empresa Desorganização e Fuxicos ilimitados está com alto índice de atrasos e cliente altamente insatisfeitos. O objetivo deste trabalho é identificar as falhas do processo e propor a implantação do workflow de produção, buscando automatizar as tarefas redundantes da empresa e acelerar as rotinas, através da conexão das áreas, dos processos e informações. A fim de reduzir os custos através de maior eficiência e automatização dos processos e principalmente reduzir o tempo de entrega do serviço ao cliente. O workflow representa uma relação entre tecnologia e processos de negócio. Cada um induz uma relação com o outro. A tecnologia de workflow faz a ponte entre a unidade de produção e o escritório, ou da tecnologia à cultura organizacional. Representa uma força unificadora que liga pessoas a processos na organização. Em muitos casos, uma solução de workflow surge ligada a iniciativas de redesenho de processos, estando, no entanto, intimamente ligada a hábitos processuais, tentando capturá-los e automatizá-los, garantindo desta forma a sua realização num ambiente de maior produtividade. Daí surge a ideia da utilização do workflow para solucionar os problemas apresentados pela empresa objeto do nosso estudo.

9 9 CAPÍTULO I ESTUDO DE CASO 1.1 Panorama atual A empresa Desorganização & Fuxicos ilimitados é voltada para o ramo de concessão de crédito, possui cerca de 400 filiais e tem boa aceitação no mercado. Entretanto, a empresa vem perdendo mercado para seus principais concorrentes em decorrência da grande demora no atendimento as solicitações dos clientes, se comparado ao tempo de atendimento dos concorrentes essa espera se torna ainda mais significativa. A situação atual: O cliente ao procurar pelos serviços da empresa passa por um grande período de espera até obter o crédito. O processo ocorre da seguinte forma: os gerentes das filiais recepcionam o cliente, recepcionam e analisam a s documentações requeridas para a concessão do crédito, fazem a análise cadastral e alimentam os sistemas para que estes forneçam os parâmetros de concessão de crédito. Feito isso, os gerentes das filiais encaminham as solicitações para a matriz que é responsável pela liberação orçamentária. A matriz recepciona todas as solicitações via correio eletrônico que são atendidas por ordem de chegada. O gap atual de atendimento é de 45 dias. Assim começa o problema, pois o gerente não sabe quando será atendido e assim não tem uma previsão para informar ao cliente.

10 A decisão pelo projeto A empresa dispõe de recursos financeiros, entretanto, pouco investe na área tecnológica. A falta de uma ferramenta no gerenciamento do negócio acarretará em dificuldades na gestão da empresa. Isto inclui o não pagamento de seus compromissos com fornecedores e a não entrega dos serviços aos clientes. O Diretor entende que a geração de lucros depende, não somente, da venda dos produtos e serviços, mas também da boa qualidade do produto/serviço oferecido. E, para isso, tem como objetivo suprir as deficiências operacionais da organização, a começar pelo setor de concretização dos negócios. Assim, por estar insatisfeito com o desempenho da organização, optou pela consultoria para identificar os pontos fracos da organização e implementar melhorias. Neste momento, o gerente de projetos foi convidado a verificar as falhas da área e identificou que são diversos os motivos dos atrasos. Dentre os principais: 1. A unidade não consegue mensurar a real quantidade de solicitações que falta serem atendidas devido ao grande número de mensagens de reiterações dos gerentes em busca de uma previsão de atendimento. 2. Os analistas perdem um enorme tempo respondendo às diversas reiterações dos gerentes das filiais; 3. Há solicitações que não são atendidas devido a falha de comunicação entre a FILIAL e MATRIZ. Que podem ser de diversas naturezas, como

11 11 por exemplo, a exclusão acidental de uma mensagem recebida ou o espaço do correio eletrônico excedido. 4. A unidade perde ainda um tempo excessiva mensurando a demanda atendida e não atendida por solicitação da Diretoria. 5. Há solicitações que deixam de serem atendidas por não cumprirem os requisitos necessários. Nestes casos, a Matriz retorna para a FILIAL que novamente deve retornar a MATRIZ gerando retrabalho. ESTATÍSTICAS ATUAIS/MÊS: DEMANDAS RECEBIDAS: 1820 MENSAGENS DE DÚVIDAS: 140 DEMANDAS DE RETORNO: 660 REITERAÇÕES: 550 FLUXO ATUAL DO PROCESSO Solicitação 1 Solicitação 2 Solicitação 3 Solicitação 4 Solicitação 5 Solicitação 6 Solicitação 7 Solicitação 8 Centralizadora Analista 1 recebe solicitação 1, 3 e 5 Analista 2 recebe solicitação 4 Analista 3 recebe solicitação 2 e 6 Analista 4 recebe solicitação 8 Figura 1.1 Fluxo desordenado do processo. (elaborada pelo autor)

12 12 Note que os atendimentos são desordenados, pulados, mal divididos e atendidos fora de ordem. Ocasionando em solicitações atendidas com atraso ou não atendidas (7). Também gera insatisfação por parte dos analistas sobrecarregados, tendo em vista que as atividades são mal divididas. O gerente de projetos percebe que o foco somente nas tarefas não satisfaz, pois é necessário controlar, monitorar e apoiar os aspectos lógicos dos processos de negócio e, principalmente, gerenciar o fluxo de trabalho. Assim, baseado nas informações obtidas na fase de coleta de dados e nos problemas acima identificados, o gerente de projetos propôs a automatização do processo através do workflow. Pontos a serem melhorados: 1. Controle para que todas as demandas sejam atendidas e não sejam perdidas; 2. Diminuição do tempo de atendimento; 3. Zerar o retrabalho; 4. Melhorar a comunicação entre as Filiais e a Matriz; 5. Diminuição da demanda devolvida por falta de atendimento dos requisitos necessários.

13 13 CAPÍTULO II O WORKFLOW 2.1 Definições Workflow é um termo relativamente novo, surgido na década de 90, no universo da tecnologia da informação, e apareceu juntamente com outras tecnologias que permitiriam o trabalho integrado, interativo e ativo, conhecidas de uma forma geral como tecnologias para o trabalho em grupo (CSCW). Para Cruz (ibid, p. 72), Workflow é a tecnologia que possibilita automatizar processos, racionalizando-os e potencializando-os por meio de dois componentes implícitos: organização e tecnologia. De acordo com Kobielus (1997, p. 72) é o fluxo de controle da informação num processo de negócio. Koulopoulos (ibid, p. 11) define Workflow como um conjunto de ferramentas que possibilita análise proativa, compressão e automação de atividades e tarefas baseadas em infomação. Segundos os autores Khoshafian e Buckiewicz (apud Cruz, ibid, p. 72) é a tecnologia que ajuda a automatizar politicas e procedimentos numa organização. A Workflow Mangement Coalition 1 define Workflow como a automação de um processo de negócio (no sentido lato), totalmente ou em 1 A Workflow Mangement Coalition, criada em agosto de 1993, é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de promover as exploração das da tecnologia de Workflow através

14 14 partes, onde documentos, informações ou tarefas são passadas de um participante a outro para que sejam tomadas ações, de acordo com um conjunto de regras e procedimentos. Para D alleyrand (1995), a tecnologia de Workflow refere-se à sucessão de tarefas necessárias para processar documentos durante sua tramitação através da organização. A reformulação ou reprojeto do Workflow é um nome genérico atribuído a uma metodologia para aumentar a eficiência organizacional. Fruscione (1996), a descreve como um avanço tecnológico que, através da combinação do processamento eletrônico de imagens de documentos e diversas ferramentas de processamento da informação, permite às organizações construírem fluxos de trabalho automatizados com o objetivo de diminuir o tempo de processamento das transações empresariais criticas, melhorar a comunicação com os clientes e reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos. Para Masson (1997, p. 159), a Workflow replica a forma como as pessoas trabalham: suas tarefas, eventos e prazos, e através da tecnologia da informação possibilita o gerenciamento automático e a integração dessas tarefas, bem como a integração com sistemas existentes e tecnologias envolvidas com o tratamento da informação dentro da organização. Esta tecnologia pode ser aplicada em um amplo campo de atividades, cujas tarifas, conforme suas características podem ser executadas sequencialmente, simultaneamente por diferentes pessoas ou pela combinação delas. Isso implica que ele está associada ao trabalho em grupo, pois se somente uma pessoa participar do fluxo não se constitui um Workflow. do desenvolvimento de padrões e terminologia comuns e facilitar a convergência entre os sistemas de Workflow dos vários fabricantes. Possui centenas de membros incluindo empresas e universidades.

15 15 (NICOLAO, 1998): Alguns dos vários tipos de workflow são apresentados a seguir Workflow Orientados a Humanos: envolve humanos na execução de tarefas. Controlam e coordenam tarefas humanas. Nesse tipo de workflow, as seguintes questões são consideradas importantes: tratamento de exceções, liberações de usuários, priorização e encerramento. Workflow Orientados a Sistemas: envolve sistemas de computadores que executam operações computacionais intensas e softwares especializados em tarefas. Nesse caso, são consideradas importantes as mesmas questões do item anterior. Ad hoc: apóia a definição rápida e execução de modelos de processos menos complexos que podem ser usados para facilitar o fluxo de um único documento em uma única ocasião. Workflow Ad hoc tipicamente envolve pequenos grupos de profissionais que têm a intenção de apoiar pequenas atividades as quais requerem uma solução rápida. A ordenação e coordenação de atividades são controladas por humanos (não são automatizadas). Administrativo: envolve processos repetitivos com regras de coordenação de tarefas simples tal como roteamento de um relatório de despesa ou requisição de viagem por meio de um processo de autorização. A coordenação e ordenação de tarefas podem ser automatizadas. Workflows Administrativos não englobam um processo de informações complexas e não requerem acesso para sistemas de informação múltiplos usados para apoiar produção ou serviços de compradores. Produção: envolve processos de negócios repetitivos e previsíveis, tais como empréstimos e seguros. Workflows de produção englobam

16 16 processos complexos e envolvendo acesso para múltiplos sistemas de informação. Workflow transacional: envolve execução e coordenação de múltiplas tarefas que podem: a) envolver humanos, b) requerer acesso para sistemas do tipo HAD (autônomo, heterogêneo, distribuído), e c) apoiar o uso seletivo de propriedades transacionais (exemplo: atomicidade, consistência, isolação e durabilidade) para tarefas individuais e entradas de workflow. O uso seletivo de propriedades transacionais é necessário para permitir a especialização das funcionalidades de cada workflow. Os processos de negócios, em cada organização, se mostram de maneira distinta, com características próprias, um ambiente propício a aplicação de um modelo de workflow que represente com realidade as informações da organização. Atividades distintas tais como: processamento de transações financeiras e fluxo de documentos da instituição, entre outras; podem ou não ser representadas por um mesmo modelo de workflow. Para que a aplicação do modelo utilizado para representar o fluxo de trabalho na organização seja facilitada é necessário que se defina qual o tipo de workflow será aplicado, a partir da identificação dos tipos de sistemas de workflow, evitando assim que se escolha um modelo inadequado para o problema proposto. (NICOLAO, 1998). 2.2 Tipos de workflow na visão de outros autores Segundo Koulopoulos (ibid), a tecnologia de Workflow é aplicada na empresa, utilizando-se da combinação de quatro métodos de desenvolvimento:

17 17 ad hoc 2, baseado em transações, orientado a objetos e baseado em conhecimento 3. Estes métodos podem ser aplicados em três modelos de processos: centrado em correio eletrônico, centrado em documentos e centrado em processos. Cruz (ibid), corrobora nesta diferenciação e apresenta também o Workflow do tipo administrativo. Geogakopoulos (apud Nicolao e Oliveira, 1997), Kobelius (ibid) também distinguem os tipos ad hoc, administrativo e de produção. Orientação Groupware Gerenciamento Inteligência Eletrônico Artificial ia de Documentos Processo Documento Correio Eletrônico Ad hoc Administrativo Procução ou Orientado a Baseado em Transação Objetos Conhecimento Figura 2.1 Tipos de Wokflow. Adaptado de Koupoulus (1995, p. 161) O Workflow do tipo ad hoc é o mais elementar que existe, utilizado em processos onde não há um padrão pré-estabelecido de fluxo da informação entre as pessoas. Neste tipo, a ordenação e a coordenação das tarefas não 2 3 Ad hoc é uma expressão latina que significa para isto, para este caso. Importante ressaltar que o termo conhecimento utilizado para caracterizar este tipo de Workflow, está relacionado a utilização de técnicas de inteligência artificial, e não tem o significado usado nesta dissertação.

18 18 são automatizadas. Ele é composto por regras que raramente se repetem cada vez que uma nova atividade é executada. Exemplos são processos de escritório, documentação de produtos e propostas de vendas. Koulopoulos (ibid) e Cruz (ibid), advertem que, embora elementar, a implantação deste modelo de Workflow, requer a mesma infraestrutura tecnológica que os demais. Salienta ainda, que o tipo ad hoc é uma forma eficiente par aa racionalização do processo de comunicação dentro da empresa, e ressalta ainda que, em muitos casos, é o primeiro passo para a implantação de tipos mais elaborados da tecnologia. Segundo Cruz (ibid), alguns autores fazem distinção entre Workflow orientado à produção e orientado à transação. Entretanto, dadas as características comuns aos dois, podem ser agrupados como orientados à transação. Este tipo de Workflow difere do tipo administrativo por envolver o processamento de grandes quantidades de dados, acesso a múltiplos sistemas de informação para execução do trabalho e recuperação de dados para tomada de decisão. Os dados tratados aqui possuem duas origens: uma no próprio fluxo (dados que não dão origem ao fluxo) e outra nos bancos de dados que dão suporte às aplicações ligadas ao sistema. Os sistemas de Workflow orientados a objetos são um aprimoramento do tipo orientado à transações, que utilizam como base a tecnologia de programação orientada a objetos 4. O Workflow baseado em conhecimento ainda em modelos experimentais tem características e ferramentas que permitem aprender com 4 Um objeto é a combinação de dado e código (função) num único elemento. A programação orientada a objetos estimula a reutilização de partes (objetos) de códigos, diminuindo o tempo de desenvolvimento pela diminuição da quantidade de código que um desenvolver precisa criar e manter.

19 19 seus próprios erros e acertos. As tecnologias base neste tipo são a da inteligência e a dos sistemas especialistas, as quais possibilitam aso sistemas de Workflow aprenderem por si próprios e inferirem soluções a partir da vivência de fatos do cotidiano. (Koulopoulos, 1995; Cruz, 1998). 2.3 Entendendo a tecnologia A tecnologia de Workflow integra um grande variedade de aplicações com características e funções distintas, que dependem da abrangência do processo que está sendo implementado, do grau de automação empregado e também das funcionalidades implementadas pelo fabricante da tecnologia. Entretanto, esta tecnologia não pode ser implementada isoladamente, de modo que as organizações necessitam de uma infraestrutura. A tecnologia de Workflow, dadas as suas características de apoio, coordenação e acompanhamento de trabalho em grupo, requer a utilização do recurso de rede de computadores, hoje comum na maioria dos ambientes empresariais. Uma rede pode ser conceituada como um conjunto de no mínimo dois computadores conectados entre si e que compartilhem recursos (Starlin e Carvalho, 1998, p. 2). Complementando, Sportack e Gleen (1999, p. 12) definem uma rede de computadores como um mecanismo que possibilita aos computadores distribuídos e aos seus usuários comunicarem-se entre si e compartilharem recursos. As redes são classificadas quanto a sua abrangência geográfica em: LAN s Local Area Networks redes locais (LAN s), são basicamente grupos de computadores interligados, cuja abrangência não se estende além dos limites físicos de uma edificação qualquer;

20 20 MAN s Metropolitan Area Network redes metropolitanas, têm abrangência de alguns quilômetros dentro de uma região geográfica pré-estabelecida, como por exemplo, a região metropolitana de Florianópolis, ou um grande campus; e WAN s Wide Area Network redes de longa distância (WAN s), interligam diversos sistemas de computadores localizados em regiões fisicamente distantes como, estados ou países. Estas redes geralmente utilizam as linhas de transmissão de dados oferecidas pelas empresas concessionárias dos serviços de telecomunicações, como conexões telefônicas ou canais de satélites. Outro aspecto importante refere-se à maneira pela qual os recursos conectados podem ser acessados. A tecnologia de Workflow, geralmente, está baseada na arquitetura cliente-servidor. A arquitetura cliente-servidor é uma tecnologia de programação que possibilita dividir uma aplicação em módulos capazes de operar em diversos computadores. Estes computadores, conectados através de redes, possuem duas funções básicas: Servidor são computadores que centralizam e gerenciam os recursos disponíveis na rede, com a função de disponibilizar serviços aos usuários do sistema; e Clientes permitir aos usuários o acesso a esses serviços. A tecnologia de Workflow também pode ser implantada para utilização em Intranets e na Internet. Esta é um conjunto de redes de computadores interligados pelo mundo inteiro, que têm em comum um conjunto de protocolos e serviços. Ela permite que diferentes plataformas de hardware, utilizando diferentes sistemas operacionais e programas aplicativos, se comuniquem entre si, o que faz com que esse gigantesco conjunto pareça uma única rede virtual.

21 21 As Intranets são redes privativas que utilizam a infraestrutura de comunicação de dados da internet para comunicarem-se ente si ou com qualquer outra empresa conectada nesta última. Também utilizam o mesmo tipo de interface gráfica da Internet. Atualmente o termo Intranet também está sendo utilizado para designar qualquer rede corporativa de acesso remoto (redes Lan e Wan) mesmo que tenha qualquer conexão com a Internet. O primeiro requisito em relação aos softwares utilizados compreende o sistema operacional 5 para gerenciamento do ambiente de rede, comum a qualquer outra tecnologia para operação em redes de computadores. O Segundo requisito refere-se às aplicações de CSCW, representada pela tecnologia de groupware, cujo objetivo é o gerenciamento da comunicação entre usuários do Workflow. Wang (ibid, p. 147), destaca que o groupware permite às pessoas elevarem o seu conhecimento extraindo o conhecimento dos colegas de trabalho, e elimina a tirania de tempo e lugar, possibilitando que as pessoas atuem como equipes coesas conectadas em rede. Para Cruz (ibid, p. 76, é qualquer sistema computadorizado que permita que grupos de pessoas trabalhem de forma cooperativa a fim de atingir um objetivo comum. A ideia básica é a utilização da tecnologia de redes de computadores para auxiliar o trabalho cooperativo e com isso aumentar a produtividade do grupo. A tecnologia de groupware apresenta outros componentes como sistemas de mensagem, correio eletrônico 6, agenda eletrônica, reunião 5 6 Sistema Operacional atribuição genérica ao software que controla o funcionamento do hardware do computador. É um termo genérico para aplicações de computador que permitem aos usuários enviar mensagens a outros usuários em diferentes computadores através de Lan s ou Wan s.

22 22 eletrônica, etc. As características e funcionalidades destes módulos gerais diferem de acordo com os fornecedores dos produtos. Esta tecnologia tem por objetivo a comunicação (sistemas de mensagens), colaboração (compartilhamento de informações) e coordenação, representada pela tecnologia de Workflow. O terceiro requisito é o sistema de gerenciamento do Workflow. Este sistema se insere em um contexto mais abrangente do groupware ou sistemas relacionados a GSCW. Segundo a Workflow Management Coalition, o sistema de gerenciamento de Workflow é o sistema que define, cria e gerencia sua execução através do uso de software, operando em um ou mais sistemas de Workflow, sendo capaz de interpretar a definição do processo, interagir com todos os participantes e quando necessário executar outras ferramentas e aplicações da tecnologia da informação. O modelo a seguir apresenta os cinco principais componentes de padronização dos sistemas de gerenciamento de Workflow, proposto pela Workflow Management Coalition.

23 23 Interface 1 Ferramentas para Definição do Processo Interface 5 Interface 4 Ferramentas Workflow Workflow para Engine (s) Engine (s) Administração e Monitoramento Serviços de Execução do Workflow Outros Serviços de Execução de Workflow Interface 2 Interface 3 Aplicação Cliente de Workflow Chamadas a Outras Aplicações Figura 2.1 Modelo de referência do Workflow (Fonte: Workflow, uma tecnologia para transformação do conhecimento nas organizações, p. 52) Estes componentes representam: Ferramentas para definição dos processos. Alguns autores pesquisados observam que estas ferramentas devem permitir a representação gráfica de cada etapa do processo; Módulo de execução de Workflow no servidor; Interface com a aplicação do usuário no local cliente; Conexões com outras aplicações e serviços, tais como transporte de mensagens e comunicação ( groupware ), serviços de bancos de dados, sistemas de gerenciamento eletrônico de documentos, entre outros; Ferramentas para transferência de processos entre diferentes produtos de Workflow; e Ferramentas para gerenciamento e monitoramento dos processos.

24 24 A tecnologia de Workflow, embora relativamente nova, apresenta um grande crescimento de aplicações em empresas dos mais diferentes ramos de negócios. Este crescimento, tanto em número de aplicações como em importância, é verificado através dos esforços para o estabelecimento de padrões computacionais que permitem a integração das implementações de fornecedores distintos e assim disseminar o seu uso no âmbito das organizações. 2.4 A visão do processo Algumas considerações acerca da necessidade das empresas se organizarem em torno de processos e a estrutura do processo propriamente dita são apresentados adiante O interesse pelos processos Historicamente, os processos só eram abordados por grupos restritos de especialistas da área de manufatura. A partir da reengenharia, os processos passaram a ser discutidos em todos os âmbitos da organização Cruz (1998). Reengenharia é um termo criado por Michael Hammer e significa o repensar fundamental e o reprojeto radical dos processos empresariais para produzir melhorias drásticas em desempenho (Hammer, ibid, p.3) A reengenharia clássica proposta por Hammer foi, na realidade, uma nova abordagem com o objetivo de questionar as formas como eram operados os processos dentro das empresas, para torná-las mais produtivas e competitivas. Entretanto, Hammer observa que, apesar dos esforços realizados nos últimos anos pelas grandes empresas americanas para melhoria do desempenho de seus negócios, os resultados ainda mantinham-se insatisfatórios. Tal situação ocorreu devido ao fato de que eram aplicadas

25 25 soluções de tarefas a problemas de processos. Assim, as empresas começaram uma transição para uma nova estrutura organizacional, onde os processos desempenham papel fundamental na operação e na gestão da empresa. A necessidade das empresas visualizarem seus processos, deve-se também à implantação dos programas de certificação de qualidade baseados na norma ISO9000, que basicamente determinam a organização da empresa através do conhecimento e da documentação de seus processos produtivos. Alguns dos motivos pelos quais muitas empresas demoraram tempo demasiado ou simplesmente não concluíram seus programas de certificação da qualidade, deve-se ao fato de que a estrutura tradicional está baseada em funções e não em processos. E também, a própria falta de conhecimento do funcionamento dos próprios processos, que estavam armazenados apenas sob forma de conhecimentos tácitos não transformados em conhecimentos explícitos. Outro fator importante ocorrido na reestruturação de diversas empresas, observam Borghoff e Pareshi (ibid), é que, após a demissão de vários funcionários, as empresas perceberam que o conhecimento dos processos residiam nos únicos depósitos de conhecimento tácito que possuíam, ou seja, seus próprios empregados. A Gestão do Conhecimento está diretamente relacionada com a visão da organização através de processos, pois a inteligência corporativa está presente na estrutura de seus processos produtivos. Assim, buscamos neste trabalho a utilização da tecnologia da informação para controle de processos, neste caso, representada pela tecnologia de workflow.

26 A Estrutura dos processos A adoção da visão da empresa em torno de seus processos requer o entendimento do significado e da estrutura do processo. Para Davenport (ibid, p6), processo é um conjunto de atividades estruturadas e de medidas destinadas a resultar num produto especificado para um determinado cliente ou mercado, onde a atenção está em como o trabalho é realizado na organização. Também representa a identificação das atividades do trabalho no tempo e no espaço, com início e término, e entradas e saídas claramente definidas. Hammer (ibid), o descreve como um grupo de tarefas relacionadas, que, juntas, tem por objetivo gerar valor para o cliente. Para Cruz (ibid, pag. 30) é um conjunto de atividades que tem por finalidade transformar, manipular e processar matéria-prima para produzir bens e serviços que serão disponibilizados para clientes. Para Manganelli e Klein (apud Cruz, ibid, p.31), um processo é uma série de atividades inter-relacionadas que convertem negócios de entrada em negócios de saída. De outra forma Hronec (apud Cruz, ibid, id.) o define como uma série de atividades que consomem recursos e produzem um bem ou serviço. Essa visão de processo ligada à produção evolui para a visão de processo no âmbito da administração. O processo passa a ser visto como: uma ou mais atividades interligadas entre si por um fluxo de dados e informações. Este fluxo especifica as entradas, o tempo de operação, instruções para execução da atividade, etc. Muitas dessas informações, na realidade, representam o modus operandi da empresa e encontram-se na forma de conhecimento tácito. Assim, a estruturação dos processos é uma fonte de conhecimento mais importantes da organização, sendo necessária a

27 27 captura deste conhecimento através da externalização (transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito) para a Gestão do conhecimento. Muitos dos autores pesquisados, subdividem o processo em subprocessos, que são conjuntos de atividades que formam uma parte importante do processo e tem o objetivo de facilitar o entendimento do mesmo, quando este possui um elevado número de atividades. O sub-processo é subdividido em atividades, que são, por sua vez, uma série de procedimentos que devem ser executados para produzir um resultado desejado e que representam o roteiro de informações que indicam para o responsável por uma atividade como, quando e com o que ela deve ser executada. No entender de Cruz (ibid, p.46), procedimentos são um conjunto de informações que indicam, para o responsável por uma atividade, como, quando e com o que ela deve ser executada. Os procedimentos são divididos em tarefas estas a menor parte realizável de uma atividade que representam o detalhamento dos procedimentos próprios de cada atividade. Kobielus (ibid) define tarefa como a unidade de trabalho, executada por um único responsável, que tem condições determinadas de início e fim.

28 28 PROCESSO SUB-PROCESSO SUB-PROCESSO ATIVIDADE ATIVIDADE ATIVIDADE PROCEDIMENTOS TAREFAS Figura 2.2 O processo e suas divisões (Fonte: Cruz, 1998, p. 37)

29 29 SOCIEDADE INDUSTRIAL SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO SOCIEDADE DO CONHECIMENTO DADOS INFORMAÇÃO CONHECIMENTO PROCESSAMENTO DE DADOS GESTÃO DA INFORMAÇÃO GESTÃO DO CONHECIMENTO ESTRUTURA TRADICIONAL ESTRUTURA POR PROCESSOS TECNOLOGIA DE PROCESSAMENTO DE DADOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DO CONHECIMENTO WORKFLOW AVANÇO DA TECNOLOGIA Figura 2.3 Organização da Fundamentação Teórica (Fonte: Workflow, uma tecnologia para transformação do conhecimento nas organizações, p 23)

30 30 CAPÍTULO III BPMN 3.1 O que é BPMN? Segundo Maurício Bitencourt, a Business Process Modeling Notation (BPMN) está se consolidando como o mais importante padrão de notação gráfica aberta para desenhar e modelar processos de negócios. Com ela é possível modelar os processos de negócio capturando e documentando modelos atuais (AS-IS) em diagramas de fácil entendimento, projetar e descrever modelos ideais (TO-BE), estender detalhes técnicos, monitorar e mensurar o negócio com indicadores de desempenho baseados nas atividades dos fluxos de processos automatizados. O objetivo do desenho é ser de entendimento rápido por todos os usuários de negócio, para que permita aos analistas criarem seus primeiros esboços dos processos e os arquitetos de TI e desenvolvedores adaptem os processos a serem gerenciados e monitorados. Com o objetivo de criar padrões e uma arquitetura comum para gerenciamento de processos de negócio, foi criada a Business Process Management Initiative (BPMI, uma organização sem fins lucrativos, iniciada pela Intalio Inc. em 2000 e que recebeu imediatamente o suporte de gigantes da indústria como a IBM, SAP, BEA, Fujitsu, WebMethods e IDS Scheer. Em agosto de 2001, o Business Process Modeling Notation Working Group (BPMN-WG), da BPMI.org, foi formado por 35 empresas e iniciou os trabalhos para criar a BPMN. A versão 1.0 da especificação escrita por Stephen White da IBM saiu em maio de 2004 e rapidamente se estabeleceu como notação padrão para modelar processos executáveis de negócio. Em

31 31 junho de 2005, a BPMI anunciou sua junção a OMG (Object Management Group), associação sem fins lucrativos que desde 1989 desenvolve e mantém padrões e especificações, dentre elas, a notação UML. Segundo a OMG, até abril deste ano, existem quarenta e três fornecedores que suportam a notação e mais quatro estão em fase de implementação. A última especificação da BPMN é de fevereiro de 2006, mas uma nova versão provavelmente surgirá até o final de Existem muitos softwares para BPM com notações diferentes e proprietárias. Ao contrário disso, a BPMN é simples e ao mesmo tempo muito poderosa e, principalmente, um padrão de mercado sem a necessidade de ficar preso a um determinado fornecedor. O objetivo do desenho é ser de entendimento rápido por todos os usuários de negócio. A BPMN suporta orquestração de serviços e a execução de tarefas humanas do workflow, ao permitir coreografia de múltiplos processos de negócio. Além disso, possui o mapeamento para gerar as linguagens XML para execução de processos em BPML e BPEL diminuindo distâncias entre o desenho do processo e a sua automação. Esta notação é excelente para desenhar os eventos de negócio necessários para se trabalhar na arquitetura orientada a serviços (SOA) e descrever como a organização responderá às suas exceções e regras de negócio, proporcionando assim, o refinamento de políticas ágeis da organização. Permite às organizações se ajustarem rapidamente as novas circunstâncias internas e de B2B do negócio. Por meio da notação gráfica a compreensão do desempenho da colaboração entre seus departamentos e das transações de negócio com outras organizações torna-se facilitada. Os participantes dos processos de negócio poderão ser pessoas ou grupo de pessoas, sistemas de informação ou outro processo. Estes participantes são

32 32 representados dentro do diagrama em BPMN por uma metáfora de piscinas e raias onde são identificadas as trocas de serviços, produtos, valores, transações, informações e conhecimento entre as clientes, fornecedores e parceiros da organização. Conclusões: BPMN é, de fato, um padrão, utilizada por importantes empresas e possui uma boa variedade de ferramentas. No futuro, estão previstos diagramas de mais alto nível além de uma especificação para fazer o caminho inverso da linguagem de execução BPEL para a notação BPMN. 3.2 Elementos da BPMN? Um BPD é composto por um conjunto de elementos gráficos. Estes elementos permitem o desenvolvimento fácil de diagramas que parecerão familiares à maioria dos analistas de negócios (como um fluxograma). Existem quatro categorias básicas de elementos, que são: Objetos de fluxo Objetos de conexão Swimlanes Artefatos Objetos de fluxo Um BPD tem um conjunto pequeno com três elementos básicos, chamados Objetos de Fluxo, assim nós não precisamos decorar uma grande quantidade de formas. Os três objetos são: Evento, atividade e Gateway.

33 Objetos de conexão Os Objetos de Fluxo são conectados juntos em um diagrama, criando um esqueleto de um processo de negócio. Existem três Objetos de Conexão que possuem esta função. São eles: Fluxo Seqüencial; Fluxo de Mensagem e Associação Swimlanes Muitas metodologias em modelagem de processos utilizam o conceito de swimlanes como um mecanismo para organizar atividades em categorias separadas visualmente, para ilustrar as diferentes funcionalidades e responsabilidades. BPMN suporta swimlanes com duas construções principais. Os dois tipos de swimlanes BPD são: Pool e Lane. Pools são usados quando o diagrama envolve duas diferentes entidades ou participantes e estão fisicamente separadas no diagrama. As atividades dentro do Pool são consideradas um processo. Assim sendo, O fluxo de sequencia não pode ultrapassar os limites de um Pool. Fluxos de mensagens é o mecanismo que mostra a comunicação entre dois participantes, e, assim, conectam dois Pools (ou objetos dentro do Pool) Artefatos Artefatos são usados para fornecer informações adicionais sobre o processo. Existem apenas três artefatos padronizados, mas BPMN permite que sejam adicionados quantos artefatos sejam necessários para um melhor entendimento do diagrama, mesmo que não façam parte da especificação BPMN atual. Os três artefatos atualmente especificados são: Objeto de Dados, grupo e anotação.

34 34 Com estes elementos básicos, estamos aptos a ler e entender um BPD em geral. Para cada objeto mencionado, o BPMN especifica detalhes e alguns subtipos, que enriquecem e amplia a capacidade do diagrama de captar o mais real possível os processos que já são ou serão executados. (TCC 2006, Jonh Wendell Sousa de Santana)

35 35 CAPÍTULO IV IMPLANTANDO O WORKFLOW NA EMPRESA 4.1 A implantação do processo O gerente de projetos optou por implantar o workflow utilizando como suporte o BPMN (Business Process Modeling Notation). O sistema será disponibilizadona plataforma intranet para que todas as unidades envolvidas no processo possam interagir em tempo real. O sistema será desenhado de forma que cada solicitação tenha seu nº de identificação para que não seja permitido novas inclusões para uma mesma solicitação. As filiais poderão visualizar a fila de solicitações em espera e ter uma previsão de atendimento atualizada diariamente. O workflow será o canal onde a FILIAL poderá verificar se o seu processo foi atendido ou se tem pendências a serem cumpridas. O sistema emitirá um aviso automático a cada andamento do processo para alertar o usuário. Entretanto, o não recebimento do alerta não interferirá no processo, pois o usuário, a qualquer momento, poderá acessar o sistema e verificar o andamento do processo. O sistema emitirá relatórios que servirão como base para o gerenciamento dos processos. Relatórios disponíveis: Nº de solicitações encaminhadas pelas filiais; Nº de processos pendentes por não atendimento aos requisitos; Nº de solicitações atendidas;

36 36 Nº de solicitações de cancelamentos solicitados pelos clientes; Prazo médio de atendimento. 4.2 Benefícios propostos pelo workflow Workflow tem como um dos seus principais objetivos minimizar o problema da coordenação do trabalho nos processos de negócios. O principal problema das atividades baseadas em processos é que não se tem o controle total das atividades que devem ser executadas. Além disso, não se tem uma visão de quais informações estão sendo manipuladas por essas atividades em um dado instante e nem quem as manipula. As técnicas de modelagem e gerenciamento de workflow devem ter como objetivo básico minimizar esses problemas, procurando oferecer uma solução flexível no apoio aos processos de negócios, por meio da facilitação de modificações e da criação de novos processos. Um workflow pode representar vários processos e seus relacionamentos. Sistemas de workflow consistem de componentes de modelagem e componentes de representação do sistema. A utilização de tecnologia Workflow sugere inúmeras vantagens das quais, entre outras, pode-se citar: - redução da necessidade de interação humana (deslocamentos físicos para encaminhamento de formulário e documentação em papel); - redução de custos operacionais com papéis (os documentos circulam no fluxo eletrônico); - redução do tempo necessário para conclusão do processo, devido a distribuição automática das informações, documentos e itens de trabalho e da estipulação de prazos para conclusão;

37 37 - aumento do controle sobre o processo (gerenciamento dos prazos para execução das atividades e envio de notificações); - possibilita reengenharia do processo alvo (algumas atividades requerem reorganização. Entre outras vantagens desse procedimento estão: facilidade de levantamento do histórico do cliente durante o desenvolvimento do processo; facilidade no acompanhamento do processo por especialistas; facilidade na auditoria dos processos; evita-se que um mesmo procedimento durante o processo seja realizado mais de uma vez por funcionários distintos, ou seja, haja uma duplicação do mesmo procedimento; maior padronização de rotinas e do atendimento ao cliente; maior agilidade e precisão na execução dos procedimentos; diferentes funcionários podem atuar nas diversas fases processo com agilidade e rapidez. NOVO FLUXO DO PROCESSO Solicitação 1 Solicitação 2 Solicitação 3 Solicitação 4 Solicitação 5 Solicitação 6 Solicitação 7 Solicitação 8 WORKFLOW Analista 1 recebe solicitação 1 e 5 Analista 2 recebe solicitação 2 e 6 Analista 3 recebe solicitação 3 e 7 Analista 4 recebe solicitação 4 e 8 Figura 4.1 Novo fluxo do processo. (elaborada pelo autor)

38 38 Com o novo fluxo do processo foi possível: - Minimizar erros; - Melhorar as condições de trabalho e aumentar a eficiência operacional, distribuindo automaticamente a documentação; - Direcionamento automático dos documentos necessários a cada ponto da cadeia de produção, chamando a atenção das pessoas envolvidas ao desempenho de atividades específicas. - Gerenciar o processo completo desde a simulação, modelagem, desenho, formulação de regras e análise de métricas. Os sistemas de workflow possuem um conjunto relativamente comum de funcionalidades: Roteamento de Trabalho: Predefinição da seqüência em que as atividades são executadas. O participante do workflow recebe um item de trabalho e, quando termina o processamento deste, a atividade seguinte pode ser iniciada. Invocação Automática de Aplicativos: Uma vez que o participante do workflow tenha recebido, através do gerenciador da lista de trabalho, as atividades que deverá realizar, o aplicativo adequado pode ser invocado automaticamente, através do sistema de gerência de workflow. Distribuição Dinâmica do Trabalho: Quando a atividade for instanciada, deve ser determinado o participante que irá executá-la. Essa escolha pode ser feita, automaticamente, pelo próprio WFMS (Workflow Management System), ou manualmente, por um usuário com privilégios necessários. Garantia de Integridade do Processo: Muitas vezes, normas e procedimentos da organização não são praticados ou o são apenas

39 39 parcialmente. O uso de um WFMS garante que as regras do processo não serão desrespeitadas, e que a ordenação das atividades será seguida. Manipulação Eletrônica de Documentos: As desvantagens da utilização de registros em papel são bastante conhecidas: dificuldade de garantir consistência e regras, dificuldade de armazenamento, pesquisa extremamente lenta, utilização monousuário, entre outras. Eliminação do Tempo de Espera: Geralmente, quando o processo da organização é manual, há um espaço de tempo relativamente alto na transferência de tarefas de um participante para outro. Com o uso de um WFMS, a coordenação entre as tarefas é administrada automaticamente. Essas funcionalidades e vantagens descritas permitem o alcance de diversos benefícios: maior produtividade por funcionário, melhor atendimento aos clientes, melhor controle do andamento das atividades e menores tempos para a conclusão de processo. RESUMO DOS RESULTADOS OBTIDOS COM A IMPLANTAÇÃO DO WORKFLOW ANTES Divisão do trabalho: desigual Atrasos: constantes Constantes reclamações dos clientes internos e externos. Prazo de entrega: duas semanas Qualidade do serviço: mínimo Sem rotinas Atendimentos aleatórios Sem relatórios para subsidiar o gerente Nível de satisfação com o trabalho: baixo Horas extras diárias DEPOIS Divisão do trabalho: equilibrada Atrasos: raros Reclamações pontuais Prazo de entrega: 03 dias úteis Qualidade do serviço: dentro do padrão estabelecido pela organização. Rotinas padronizadas Atendimentos ordenados em filas Relatórios emitidos pelo sistema Nível de satisfação com o trabalho: bom Corte das horas extras

40 40 CONCLUSÃO A implantação de uma tecnologia permite revolucionar o ambiente para o qual ela foi desenvolvida, quebrando paradigmas e permitindo a compreensão de que existe uma forma melhor, mais produtiva e agradável de fazer o que elas vinham fazendo até aquele momento e permitir que novos padrões de operacionalidade e administração sejam incorporados pela organização. A tecnologia Workflow, baseada nos conceitos de papéis (que são a descrição do comportamento que cada participante deve assumir dentro do processo para executar uma atividade), regras (que ditam a operacionalidade de cada procedimento ou regras do negócio ) e rotas (fluxo que deve ser percorrido), permite automatizar qualquer processo de negócio. Isso significa que é possível fazer com que um processo de negócio passe de um estado no qual, geralmente, não existe controle sobre o estado geral do processo e em particular de cada atividade, para um estado onde cada participante deve fazer a sua parte sob prazos, regras e condições que dão segurança à operação de cada atividade e ao processo como um todo. De um modo geral é possível controlar tempos e movimentos, saber o que está atrasado, tanto em termos de atividades quanto de processo, além de permitir que as pessoas possam mover-se na estrutura organizacional sem correr o risco de comprometer a eficiência das operações. Com um sistema workflow automatizado, os seguintes benefícios podem ser obtidos: O trabalho não perde o foco raramente os gerentes são requisitados a resolver erros ou falhas na administração do processo; os gerentes podem cuidar da equipe e das tarefas de negócio, tais como desempenhos individuais, otimização de processos e casos especiais, ao invés de se preocupar com a rotina das tarefas. Um exército de funcionários não é mais necessário para entregar e acompanhar um trabalho; os processos são

41 41 oficialmente documentados e seguidos exatamente, garantindo que o trabalho é executado na forma como foi planejado, satisfazendo todos os requisitos do negócio. Com isso, o processo da organização que era manual, despendendo um espaço de tempo relativamente alto na transferência de tarefas de um participante para outro, com o uso do workflow, passou a ter a coordenação entre as tarefas administrada automaticamente. E assim, inúmeros benefícios foram alcançados, tais como: maior produtividade por funcionário, melhor atendimento aos clientes, melhor controle do andamento das atividades e menores tempos para a conclusão de processo. Conclui-se, que os objetivos do workflow de simplificar, agilizar e dar maior segurança às comunicações, documentos, especificações, projetos e códigos, realizar uma divisão mais eficaz do trabalho e uma contribuição mais oportuna ao seu processo, alertar membros do grupo quanto à ocorrência de importantes eventos e mudanças, menores tempos para a conclusão de processo e a melhora do processo de tomada de decisão, foram atingidos com sucesso.

42 42 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 1. Workflow: uma tecnologia para transformação do conhecimento nas organizações - Juarez Jonas Thives Jr. - Editora Insular 2. Sistema de Gerenciamento de Workflow: um overview e um estudo de caso - Silvia Inês Dallavalle de Pádua (USP- EESC) dallaval@sc.usp.br e Carlos Alberto Ferreira Bispo (USP - EESC) cafbispo@sc.usp.br 3. NICOLAO, Mariano. Modelagem de Workflow utilizando um Modelo de Dados Temporal Orientado a Objetos com Papéis. Dissertação de Mestrado. UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil Estudo sobre modelagem e aplicação de sistemas de workflow, Kurt Werner Molz, Lucinéia Heloisa Thom e Neiva Scheidt - Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC. 5. TCC - Jonh Wendell Sousa de Santana, 2006.

43 43 BIBLIOGRAFIA CITADA 1. Cruz, tadeu. Workflow: a tecnologia que vai revolucionar processos. São Paulo: Atlas, D`Alleyrand, Mark. Workflow em sistemas de gerenciamento eletrônico de imagens. São Paulo: CENADEM, KOULOPOULUS, Thomas M. Creating the Knowing Enterprise. The Evolution of Knowledge Management. USA: KMWorld White Paper, October, FRUSCIONE, James. Workflow automatizado. São Paulo: CENADEM, MASSON, Walter. Metodologia para implantação de Workflow. São Paulo: CENADEM, /07/2007/modelagem-de-processos-com-bpmn, acesso em 16/07/2011 às 21:03h.

44 44 ÍNDICE FOLHA DE ROSTO 2 AGRADECIMENTO 3 DEDICATÓRIA 4 RESUMO 5 METODOLOGIA 6 SUMÁRIO 7 INTRODUÇÃO 8 CAPÍTULO I ESTUDO DE CASO Panorama atual A decisão pelo projeto 10 CAPÍTULO II WORKFLOW Definições Tipos de workflow na visão de outros autores Entendendo a tecnologia A visão do processo 24 CAPÍTULO III BPMN O que é BPMN? Elementos do BPMN? 32 CAPÍTULO IV 3.1 A implantação do processo Benefícios propostos pelo workflow 36 CONCLUSÃO 40

45 45 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 42 BIBLIOGRAFIA CITADA 43 ÍNDICE 44

46 46 FOLHA DE AVALIAÇÃO Nome da Instituição: Título da Monografia: Autor: Data da entrega: Avaliado por: Conceito:

Guia de utilização da notação BPMN

Guia de utilização da notação BPMN 1 Guia de utilização da notação BPMN Agosto 2011 2 Sumário de Informações do Documento Documento: Guia_de_utilização_da_notação_BPMN.odt Número de páginas: 31 Versão Data Mudanças Autor 1.0 15/09/11 Criação

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS Atualizado em 21/12/2015 GESTÃO DE PROCESSOS Um processo é um conjunto ou sequência de atividades interligadas, com começo, meio e fim. Por meio de processos, a

Leia mais

Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS

Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS Unidade II 3 MODELAGEM DE SISTEMAS 1 20 A fase de desenvolvimento de um novo sistema de informação (Quadro 2) é um momento complexo que exige um significativo esforço no sentido de agregar recursos que

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW Ciclo de Vida Aula 2 Revisão 1 Processo de Desenvolvimento de Software 1 O Processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento de 4ª geração Terceirização

Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento de 4ª geração Terceirização Prof. Ricardo José Pfitscher Material elaborado com base em: José Luiz Mendes Gerson Volney Lagemann Introdução Ciclo de vida tradicional de desenvolvimento Prototipagem Pacotes de software Desenvolvimento

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

Disciplina: GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE Prof. Afonso Celso M. Madeira

Disciplina: GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE Prof. Afonso Celso M. Madeira Disciplina: GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE Prof. Afonso Celso M. Madeira 3º semestre CONCEITOS CONCEITOS Atividade Ação executada que tem por finalidade dar suporte aos objetivos da organização. Correspondem

Leia mais

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1 Capítulo 2 Processos de Software slide 1 Tópicos apresentados Modelos de processo de software. Atividades de processo. Lidando com mudanças. Rational Unified Process (RUP). Um exemplo de um processo de

Leia mais

Banco de Dados Orientado a Objetos

Banco de Dados Orientado a Objetos Banco de Dados Orientado a Objetos MODELAGEM, ANÁLISE, PROJETO e CLASSIFICAÇÃO Interação combinando lógica, através de objetos que contém os dados. Estes divididos conforme seus tipos e métodos (classe),

Leia mais

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP MT 2015-1 COMO SÃO DESENVOLVIDOS OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? São desenvolvimento como uma estrutura

Leia mais

BPMN Business Process Modeling Notation

BPMN Business Process Modeling Notation BPMN Business Process Modeling Notation Business Process Modeling Notation Página 1 Objetivo O objetivo deste curso é apresentar os elementos da notação de modelagem de processos de negócio BPMN 1.1 (Business

Leia mais

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos processos de trabalho do TJAC.

Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento dos processos de trabalho do TJAC. Código: MAP-DIGES-003 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaborado por: Gerência de Processos Aprovado por: Diretoria de Gestão Estratégica 1 OBJETIVO Estabelecer os procedimentos para o gerenciamento

Leia mais

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Tipos de GED: Document imaging Document management Document Imaging / Document Management O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Mundo analógico Criação Revisão Processamento Arquivo Mundo digital

Leia mais

Gerenciamento de Requisitos Gerenciamento de Requisitos

Gerenciamento de Requisitos Gerenciamento de Requisitos Gerenciamento de Requisitos Objetivos da disciplina Descrever o processo de Gerenciamento e Engenharia de Requisitos para projetos Treinar alunos no Gerenciamento de Requisitos Apresentar estudos de caso

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Renata Alves Campos (CoInfo) Sandra Maria Peron de Lima (DP) Março/2012

Renata Alves Campos (CoInfo) Sandra Maria Peron de Lima (DP) Março/2012 Renata Alves Campos (CoInfo) Sandra Maria Peron de Lima (DP) Março/2012 O que é um processo? Um processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

3.1 Definições Uma classe é a descrição de um tipo de objeto.

3.1 Definições Uma classe é a descrição de um tipo de objeto. Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Classes Autoria:Aristófanes Corrêa Silva Adaptação:

Leia mais

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE A ESTRUTURA DA GESTÃO DE PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br SUMÁRIO Importância do Gerenciamento de Projetos. Benefícios do Gerenciamento de Projetos Gerenciamento

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

CURSO: Desenvolvimento Web e Comércio Eletrônico DISCIPLINA: Gestão da Qualidade Professor: Ricardo Henrique

CURSO: Desenvolvimento Web e Comércio Eletrônico DISCIPLINA: Gestão da Qualidade Professor: Ricardo Henrique CURSO: Desenvolvimento Web e Comércio Eletrônico DISCIPLINA: Gestão da Qualidade Professor: Ricardo Henrique UNIDADE 6 GERENCIAMENTO DA ROTINA 1 INTRODUÇÃO 3 O GERENCIAMENTO DA ROTINA 4 CAMPO DE APLICAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO Santa Maria, 01 de Novembro de 2013. Revisão aula passada Projeto de Arquitetura Decisões de projeto de Arquitetura

Leia mais

OBJETIVO DO PROGRAMA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA E CARGA HORÁRIA PREMISSAS DOS PROGRAMA INVESTIMENTO E PRÓXIMA TURMA I NSTRUTORES

OBJETIVO DO PROGRAMA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA E CARGA HORÁRIA PREMISSAS DOS PROGRAMA INVESTIMENTO E PRÓXIMA TURMA I NSTRUTORES PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS DE OBJETIVO DO PROGRAMA O programa visa capacitar seus participantes em técnicas práticas e conceitos necessários para trabalhar em iniciativas de modelagem,

Leia mais

MODELAGEM DE PROCESSOS USANDO BPMN (BUSINESS PROCESS MODEL AND NOTATION) E IOT (INTERNET DAS COISAS)

MODELAGEM DE PROCESSOS USANDO BPMN (BUSINESS PROCESS MODEL AND NOTATION) E IOT (INTERNET DAS COISAS) WHITE PAPPER Rafael Fazzi Bortolini Diretor, Cryo Technologies Orquestra BPMS rafael@cryo.com.br Internet das Coisas e Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) são duas disciplinas ou tendências à primeira

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Unidade III MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Daniel Arthur Gennari Junior Sobre esta aula Ciclo de Vida de Sistemas Engenharia de Software Aplicações de Software Diagramação de Software Ciclo

Leia mais

WMS e TMS. A integração entre os sistemas de gerenciamento de armazéns e transportes é fundamental para a otimização dos fluxos de trabalho

WMS e TMS. A integração entre os sistemas de gerenciamento de armazéns e transportes é fundamental para a otimização dos fluxos de trabalho WMS e TMS A integração entre os sistemas de gerenciamento de armazéns e transportes é fundamental para a otimização dos fluxos de trabalho O que um jogador de futebol e uma bailarina profissional têm em

Leia mais

soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos

soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos O quadro do modelo de negócios O Business Model Canvas (Quadro do Modelo de Negócios)

Leia mais

Versão 6.04.00 Setembro/2013. Manual de Processos. Módulo Protocolo

Versão 6.04.00 Setembro/2013. Manual de Processos. Módulo Protocolo Versão 6.04.00 Setembro/2013 Manual de Processos Módulo Protocolo 1 1 2 2 Sumário Sumário... 3 Introdução ao Manual de Processos... 4 Conceituado os Processos de Negócio... 5 Estrutura do Manual de Processos...

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

DESENVOLVENDO O SISTEMA

DESENVOLVENDO O SISTEMA DESENVOLVENDO O SISTEMA Declaração da Necessidade O primeiro passo do processo de análise de sistema envolve a identificação da necessidade [Pressman-95]. Normalmente o analista reúne-se com o usuário

Leia mais

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for Storage Management CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 Simplifique e otimize suas tarefas de gerenciamento de armazenamento, aumente a produtividade

Leia mais

Agenda Semântica. Grupo: Francisco Rodrigues Júnior Guilherme Daher Ferreira Luana Vieira Morellato Renan Rigo

Agenda Semântica. Grupo: Francisco Rodrigues Júnior Guilherme Daher Ferreira Luana Vieira Morellato Renan Rigo Universidade Federal do Espírito Santo Inteligência Artificial Agenda Semântica Grupo: Francisco Rodrigues Júnior Guilherme Daher Ferreira Luana Vieira Morellato Renan Rigo Vitória 2007/02 Agenda Semântica

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

Classificação de Sistemas: Sistemas Empresariais

Classificação de Sistemas: Sistemas Empresariais Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Ciências Contábeis Prof.: Maico Petry Classificação de Sistemas: Sistemas Empresariais DISCIPLINA: Sistemas de Informação Gerencial O QI da empresa

Leia mais

NORMA TÉCNICA E PROCEDIMENTOS GERAIS PARA ADMINISTRAÇÃO DO BANCO DE DADOS CORPORATIVO

NORMA TÉCNICA E PROCEDIMENTOS GERAIS PARA ADMINISTRAÇÃO DO BANCO DE DADOS CORPORATIVO NORMA TÉCNICA E PROCEDIMENTOS GERAIS PARA ADMINISTRAÇÃO DO BANCO DE DADOS CORPORATIVO Referência: NT-AI.04.01.01 http://www.unesp.br/ai/pdf/nt-ai.04.01.01.pdf Data: 27/07/2000 STATUS: EM VIGOR A Assessoria

Leia mais

Resolução da lista de exercícios de casos de uso

Resolução da lista de exercícios de casos de uso Resolução da lista de exercícios de casos de uso 1. Explique quando são criados e utilizados os diagramas de casos de uso no processo de desenvolvimento incremental e iterativo. Na fase de concepção se

Leia mais

3 Gerenciamento de Projetos

3 Gerenciamento de Projetos 34 3 Gerenciamento de Projetos Neste capítulo, será abordado o tema de gerenciamento de projetos, iniciando na seção 3.1 um estudo de bibliografia sobre a definição do tema e a origem deste estudo. Na

Leia mais

1 Introdução. Componentes Usuários. Provedor de Serviços. Figura 1.1 Ambiente de oferecimento de serviços

1 Introdução. Componentes Usuários. Provedor de Serviços. Figura 1.1 Ambiente de oferecimento de serviços 1 Introdução Nos últimos anos, houve um aumento notável de demanda por plataformas com suporte a diferentes mídias. Aplicações manipulando simultaneamente texto, vídeo e áudio são cada vez mais comuns.

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 01 ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 Páginas 03 à 25 1 A mistura de tecnologias da Internet e preocupações empresariais

Leia mais

REQUISITOS DE SISTEMAS

REQUISITOS DE SISTEMAS REQUISITOS DE SISTEMAS MÓDULO 2 PROCESSOS DE NEGÓCIOS CONTEÚDO 1. PROCESSOS DE NEGÓCIO IDENTIFICAÇÃO CONCEITOS MODELAGEM (BPM e UML) PROCESSOS X REQUISITOS 1. PROCESSOS DE NEGÓCIO IDENTIFICAÇÃO CONCEITOS

Leia mais

1. Explicando Roteamento um exemplo prático. Através da análise de uns exemplos simples será possível compreender como o roteamento funciona.

1. Explicando Roteamento um exemplo prático. Através da análise de uns exemplos simples será possível compreender como o roteamento funciona. Aula 14 Redes de Computadores 24/10/07 Universidade do Contestado UnC/Mafra Sistemas de Informação Prof. Carlos Guerber ROTEAMENTO EM UMA REDE DE COMPUTADORES A máscara de sub-rede é utilizada para determinar

Leia mais

Análise SWOT seguindo a metodologia do BMG

Análise SWOT seguindo a metodologia do BMG Análise SWOT seguindo a metodologia do BMG Análise SWOT (abreviatura das palavras em inglês Strong, Weakness, Opportunities e Threats) é uma análise ambiental que consiste em levantar pontos internos e

Leia mais

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE ULRICH, Helen Departamento de Engenharia de Produção - Escola de Engenharia

Leia mais

Bem-vindo ao tópico Múltiplas filiais.

Bem-vindo ao tópico Múltiplas filiais. Bem-vindo ao tópico Múltiplas filiais. 1 Ao final deste tópico, você estará apto a: Explicar as opções disponibilizadas com o recurso Múltiplas filiais. Definir as configurações necessárias para trabalhar

Leia mais

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo de Maturidade Prado-MMGP

Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo de Maturidade Prado-MMGP DARCI PRADO Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo de Maturidade Prado-MMGP Versão 2.2.0 Julho 2014 Extraído do Livro "Maturidade em Gerenciamento de Projetos" 3ª Edição (a publicar)

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL 1. INTRODUÇÃO: O Banco Pottencial, considera a gestão de riscos como um instrumento essencial para maximização da eficiência no uso do capital e para escolha

Leia mais

agility made possible

agility made possible RESUMO DA SOLUÇÃO Utilitário ConfigXpress no CA IdentityMinder a minha solução de gerenciamento de identidades pode se adaptar rapidamente aos requisitos e processos de negócio em constante mudança? agility

Leia mais

Soluções via.net para otimização de processos paramétricos com Autodesk Inventor.

Soluções via.net para otimização de processos paramétricos com Autodesk Inventor. Soluções via.net para otimização de processos paramétricos com Autodesk Inventor. Michel Brites dos Santos MAPData A parametrização quando possível já é uma forma de otimizar o processo de criação na engenharia.

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

ESTENDENDO A UML PARA REPRESENTAR RESTRIÇÕES DE INTEGRIDADE

ESTENDENDO A UML PARA REPRESENTAR RESTRIÇÕES DE INTEGRIDADE ESTENDENDO A UML PARA REPRESENTAR RESTRIÇÕES DE INTEGRIDADE Fabiana Gomes Marinho Faculdade Lourenço Filho Resumo: Na UML, a modelagem conceitual dos dados é descrita pelo diagrama de classes, que através

Leia mais

GBD PROF. ANDREZA S. AREÃO

GBD PROF. ANDREZA S. AREÃO GBD PROF. ANDREZA S. AREÃO Dado, Informação e Conhecimento DADO: Estímulos captados pelos sentidos humanos; Símbolos gráficos ou sonoros; Ocorrências registradas (em memória, papel, etc.); Indica uma situação

Leia mais

2 Engenharia de Software

2 Engenharia de Software 20 2 Engenharia de Software 2.1 Design de Sistemas Orientados a Objetos Os Sistemas Orientados a Objetos não são mais novidade hoje em dia já estando há muitos anos no mercado. A orientação a objetos permite

Leia mais

PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE APLICATIVOS

PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE APLICATIVOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE APLICATIVOS Joaldo de Carvalho Wesley Oliveira Irlei Rodrigo Ferraciolli da Silva Rodrigo Clemente Thom de Souza INTRODUÇÃO O mundo está dominado pelos dispositivos móveis. A cada

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS Versão : 31 de dezembro de 2008 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO...3 2. ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL...3

Leia mais

Disciplina: Redes de Comunicação. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Setembro 2013

Disciplina: Redes de Comunicação. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Setembro 2013 Disciplina: Redes de Comunicação Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. João Oliveira Turma: 10º 13ª Setembro 2013 INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta os principais

Leia mais

Introdução. Escritório de projetos

Introdução. Escritório de projetos Introdução O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) é uma norma reconhecida para a profissão de gerenciamento de projetos. Um padrão é um documento formal que descreve normas,

Leia mais

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Desenvolvimento de Sistemas Cliente Servidor Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Ciclo de Vida Clássico Aonde estamos? Page 2 Análise O que fizemos

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

PROPOSTA PARA AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE HORÁRIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

PROPOSTA PARA AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE HORÁRIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA CIGU A Gestão do Conhecimento e os Novos Modelos de Universidade Florianópolis Santa Catarina Brasil 3, 4 e 5 de dezembro de 2014. ISBN: 978-85-68618-00-4

Leia mais

NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO

NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO Referência: NT-AI.04.02.01 http://www.unesp.br/ai/pdf/nt-ai.04.02.01.pdf Data: 27/07/2000 STATUS: EM VIGOR A

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE II: E-business Global e Colaboração Prof. Adolfo Colares Uma empresa é uma organização formal cujo o objetivo é produzir s ou prestar serviços

Leia mais

Organização. Trabalho realizado por: André Palma nº 31093. Daniel Jesus nº 28571. Fábio Bota nº 25874. Stephane Fernandes nº 28591

Organização. Trabalho realizado por: André Palma nº 31093. Daniel Jesus nº 28571. Fábio Bota nº 25874. Stephane Fernandes nº 28591 Organização Trabalho realizado por: André Palma nº 31093 Daniel Jesus nº 28571 Fábio Bota nº 25874 Stephane Fernandes nº 28591 Índice Introdução...3 Conceitos.6 Princípios de uma organização. 7 Posição

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

BPM e SOA. Grinaldo Lopes de Oliveira (grinaldo@gmail.com) Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

BPM e SOA. Grinaldo Lopes de Oliveira (grinaldo@gmail.com) Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas BPM e SOA Grinaldo Lopes de Oliveira (grinaldo@gmail.com) Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Como funcionam as organizações? O que ébpm Business Process Management (BPM)

Leia mais

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br

Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Gerência de Projetos Prof. Késsia Rita da Costa Marchi 3ª Série kessia@unipar.br Motivações Gerenciamento de projetos, vem sendo desenvolvido como disciplina desde a década de 60; Nasceu na indústria bélica

Leia mais

5 Exemplo de aplicação

5 Exemplo de aplicação 111 5 Exemplo de aplicação Este capítulo apresenta um exemplo de uso da linguagem proposta como forma de validação. Através da implementação da linguagem utilizando o potencial de extensão da ferramenta

Leia mais

Modelagem de Processos. Prof.: Fernando Ascani

Modelagem de Processos. Prof.: Fernando Ascani Modelagem de Processos Prof.: Fernando Ascani Bibliografia UML Guia de consulta rápida Douglas Marcos da Silva Editora: Novatec UML Guia do usuário Grady Booch James Rumbaugh Ivair Jacobson Editora: Campus

Leia mais

BPMN (Business Process. George Valença gavs@cin.ufpe.br

BPMN (Business Process. George Valença gavs@cin.ufpe.br BPMN (Business Process Modeling Notation) George Valença gavs@cin.ufpe.br 31/10/2012 Introdução Modelagem de processos No ciclo de vida BPM, a etapa de modelagem de processos consiste em um conjunto de

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

21/03/2012. WorkFlow. Gestão Eletrônica de Documentos. Workflow HISTÓRICO

21/03/2012. WorkFlow. Gestão Eletrônica de Documentos. Workflow HISTÓRICO WorkFlow Gestão Eletrônica de Documentos Workflow HISTÓRICO 1 CSCW - Computer-supported CooperativeWork trabalho cooperativo auxiliado por computador Estudo dos conceitos que definem e desenvolvem o trabalho

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 15 Tema:

Leia mais

CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL

CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL Data: 10/12/1998 Maurício Lima INTRODUÇÃO Um dos principais desafios da logística moderna é conseguir gerenciar a relação entre custo e nível de serviço (trade-off).

Leia mais

Projeto de inovação do processo de monitoramento de safra da Conab

Projeto de inovação do processo de monitoramento de safra da Conab Projeto de inovação do processo de monitoramento de safra da Conab Projeto elaborado por Lorenzo Seguini lorenzo_seguini@yahoo.it Projeto Diálogos Setoriais União Europeia - Brasil 1 Sumário 1. Introdução...3

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 10 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Treinamento BPM e BPMN Apresentação Executiva

Treinamento BPM e BPMN Apresentação Executiva Apresentação Executiva 1 O treinamento de BPM e BPMN tem como premissa capacitar o aluno a captar as atividades relativas a determinado processo da empresa, organizá-las, gerando um fluxograma de atividades/processos,

Leia mais

Escopo do Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios

Escopo do Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios Descrição do serviço Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios CAA-1013 Visão geral do serviço Esta Descrição do serviço ( Descrição do serviço ) é firmada por você, o cliente, ( você ou Cliente ) e

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 04 Conceito Sistema de Informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo),

Leia mais

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS 198 Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS Isailma da Silva Araújo; Luanna Nari Freitas de Lima; Juliana Ribeiro dos Reis; Robson

Leia mais

Autoria:Aristófanes Corrêa Silva Adaptação: Alexandre César M de Oliveira

Autoria:Aristófanes Corrêa Silva Adaptação: Alexandre César M de Oliveira Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Introdução Autoria:Aristófanes Corrêa Silva Adaptação: Alexandre

Leia mais

análisederisco empresarial

análisederisco empresarial análisederisco empresarial Ca da vez mais, a administração torna-se uma arte, sendo que os administradores aprendem a cada dia novas articulações, para poder dar continuidade a seus negócios. Muitas vezes,

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software Qualidade de Software Projeto e Desenvolvimento de Sistemas Dr. Fábio Levy Siqueira levy.siqueira@gmail.com Aula 2: Garantia da Qualidade e Padrões Qualidade de software Quais são as atividades de Gestão

Leia mais

WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS

WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS Superintendência de Planejamento e Gestão Escritório de Processos Organizacionais Goiânia, 27 de maio de 2009 Objetivos: WORKSHOPS DE MELHORIA DE PROCESSOS Promover o mapeamento,

Leia mais

Análise e Projeto de Software

Análise e Projeto de Software Análise e Projeto de Software 1 Mundo Real Modelagem Elicitação Análise Problemas Soluções Gap Semântico Mundo Computacional Elicitação de Requisitos Análise de Requisitos Modelagem dos Requisitos 2 Projeto

Leia mais

Gerenciamento do ciclo de vida de um documento Simone de Abreu

Gerenciamento do ciclo de vida de um documento Simone de Abreu Gerenciamento do ciclo de vida de um documento Simone de Abreu É o gerenciamento do ciclo de vida de todos os registros, em todos os tipos de mídia, desde a criação até a destruição ou arquivo permanente.

Leia mais