Dia Mundial da gua 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dia Mundial da gua 2016"

Transcrição

1 Dia Mundial da gua 2016 Se ela é fonte de vida, é dela que devemos cuidar! Resumo Executivo Janeiro

2 Apresentação A Associação Ocupe o Lago, também conhecida como #ocupeolago, é uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado, apartidária, sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica CNPJ sob o nº / , com sede e foro em Brasília, Distrito Federal. O #ocupeolago tem por finalidade promover o uso seguro e sustentável do Lago Paranoá; promover o uso consciente e a gestão responsável dos Recursos Hídricos no Distrito Federal e entorno; e realizar, de forma colaborativa, ações em prol da Bacia Hidrográfica do Rio Paranoá, com destaque para o Lago Paranoá, seus afluentes e usuários. Histórico O #ocupeolago surgiu com a proposta de realizar um grande ato colaborativo entre indivíduos e instituições do terceiro setor, empresas e poder público, em evento no dia 22 de março de 2014, dia Internacional da Água. Naquela ocasião, o uso da rede social possibilitou a agregação de diferentes atores interessados na promoção do uso seguro e sustentável do Lago Paranoá. De evento, o coletivo se organizou num Movimento e hoje é uma Associação que busca qualificar-se como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público OSCIP. Resultados Ao longo de sua existência as ações do #ocupeolago permitiram, de forma colaborativa: - Retirar mais de 30 toneladas de resíduos das margens e do fundo do Lago; - Realizar, de forma simultânea, mais de 10 atividades em diversos pontos do Lago Paranoá (espelho d'água e orla) nas ações do Dia Internacional da Água em 2014 e 2015, como aula e prática de canoagem, natação em águas abertas, stand up paddle (SUP), aquatlon, canoagem, corrida, mergulho, canoa havaiana e sensibilização ambiental, entre outras.

3 - Envolver milhares de voluntários nas atividades realizadas presencialmente; - Utilizar aeronaves na captação de imagens aéreas, fruto de uma parceria com a Associação dos Pilotos de Ultraleve de Brasília; - Obter a cobertura dos principais veículos de imprensa, como Globo, Record, SBT, TV Supren, CBN, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Rádio Câmara e portal de notícias TERRA/UOL (clipping em ocupeolago.org); - Realizar dois abraços coletivos no meio do Lago Paranoá com a presença de mais de 110 praticantes de diferentes esportes, como canoagem, stand up paddle (SUP) e canoa havaiana; - Envolver 138 instituições do Poder Público, Iniciativa Privada e Sociedade Civil. Concentração para o abraço coletivo de 2014

4 Esportes

5 Parceiros 2014/2015

6 Justificativa O Lago Paranoá foi criado com o objetivo de amenizar o clima seco da capital, umidificando o árido ar candango e proporcionando uma melhoria da qualidade de vida da população brasiliense. O represamento do Rio Paranoá, que deu origem ao Lago, ocorreu em 12 de setembro de 1959 e originou a usina hidrelétrica que supria o Distrito Federal, mas que hoje em dia representa apenas 2,5% de seu consumo energético. É recente o fenômeno de uso intensivo do Lago pela população, como os banhistas em geral e os praticantes de esportes náuticos, como Stand Up Paddle (SUP); Canoagem; Canoa Havaiana; Remo; Kite Surfe; Windsurfe; Skate D água; Wakesurfe; Wakeboard; Esqui Aquático; Iatismo; Natação e Mergulho Subaquático, entre outras. Cabe destacar, ainda, que o DF possui a 3ª maior frota náutica do país.entretanto, a qualidade da água do Lago não foi sempre boa como nos dias de hoje, conforme demonstra o Mapa de Balneabilidade que afere a qualidade da água, disponibilizado pela CAESB, permitindo o uso que aumenta de forma exponencial. Nas décadas de 70 e 80 o Lago era extremamente poluído, conforme mostra a capa do jornal Correio Braziliense de 23/11/1978 (imagem adiante). Apesar da melhoria da qualidade da água e dos inúmeros benefícios socioambientais e econômicos que o Lago proporciona, existem alguns indicadores que nos colocam em estado de alerta: - Especialistas apontam que o espelho d água do Lago Paranoá já reduziu em 20% por causa do assoreamento e que o volume d água reduziu em torno de 4%; - A ocupação desordenada do solo, a destruição de nascentes, o desmatamento ilegal de cerrado e o descarte indevido de resíduos sólidos são frequentes; - Lixo descartado pela população em diferentes pontos da cidade entra na rede pluvial e são levados para o Lago; - Episódios de vazamento de óleo prejudicam a qualidade da água e afetam a fauna e flora local; - A Companhia de Abastecimento de Brasília CAESB se prepara para captar a água do Lago para abastecer moradores; - O risco de acidentes envolvendo embarcações náuticas e praticantes de atividades físicas e recreativas é iminente;

7 - Moradores se mobilizam para o fechamento do acesso a áreas públicas, como parques e calçadões; - A orla do Lago vem sendo ocupada irregularmente em desacordo com o Código Florestal Brasileiro, o que tem sido revertido pelo Programa de Desobstrução da Orla, encampado pelo GDF em cumprimento de decisão judicial; - A escassez de água em diversas cidades brasileiras, como São Paulo, reacende o debate sobre a importância de políticas públicas eficientes para a gestão dos recursos hídricos. A crise hídrica alertada pela imprensa e pelos especialistas merece especial atenção em nossa região, não apenas pelo clima desértico que enfretamentos na época da seca, mas principalmente pelo fato do Cerrado ser considerado o Berço das Águas brasileiras. É no Cerrado que nascem os rios que formam seis das principais regiões de hidrográficas brasileiras: Parnaíba, Paraná, Paraguai, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Amazônica. Apesar de sua importância, o Cerrado, diferentemente da Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal, não recebeu da Constituição Federal o status de "Patrimônio Nacional", tornando a conservação de sua biodiversidade uma tarefa mais difícil. Outra preocupação é a de que 80% do Cerrado já sofreu ação do homem por meio da agricultura, pecuária e expansão urbana. Diante dos fatos expostos, entendemos ser fundamental o desenvolvimento de iniciativas como a do #ocupeolago que potencializam a repercussão de ações de uso consciente dos recursos hídricos em nível nacional, uma vez que estamos na capital do país e numa região geográfica de grande sensibilidade ambiental.

8 Sensibilização Ambiental

9 Dia Mundial da gua 2016 Se ela é fonte de vida, é dela que devemos cuidar! À exemplo do que ocorreu em 2014 e 2015, em 2016 pretendemos realizar pelo menos 10 atividades simultâneas em diversos pontos da orla do Lago Paranoá, em parceria com nossos colaboradores. Apesar do Dia Mundial da Água ser celebrado no dia 22 de março, neste ano anteciparemos as atividades para os dias 19/03/2016 (sábado) e 20/03/2016 (domingo) em diferentes locais, tendo em comum: - Prática Esportiva Segura: descontos na locação de equipamentos esportivos; oficinas esportivas, como as de Stand Up Paddle (SUP), Canoagem e Canoa Havaiana; treinos e aulões, como os de Funcional, Triathlon, Corrida e Mergulho. - Sensibilização Ambiental: coleta, triagem e destinação de resíduos coletados dentro e fora d água; entrega de sacos de lixo; entrega de cartilhas de uso seguro e consciente do Lago e dos recursos hídricos. - Entretenimento Consciente: feira de troca; música, arte e cultura com o mote da sustentabilidade; alimentos orgânicos; gincanas e dinâmicas.

10 Objetivo Geral Mobilizar as pessoas e instituições para, de forma recreativa e saudável, realizar uma ação cidadã em prol do Lago Paranoá e do uso consciente das águas. Objetivos Específicos - Promover a reflexão sobre os cuidados que devemos ter com o Lago no contexto do Dia Mundial da Água; - Fixar no calendário da cidade, anualmente, ações colaborativas no contexto do Dia Mundial da Água; - Coletar resíduos nos locais de intervenção para sensibilizar os que utilizam tais espaços sobre a importância de manterem o local limpo; - Mostrar, aos que ainda não conhecem, o quanto o Lago é bom para a qualidade de vida da população brasiliense; - Promover a consciência ambiental e o entretenimento consciente para os usuários do Lago; - Disseminar normas de segurança para embarcações e equipamentos náuticos; - Estimular a prática esportiva e cuidados com a saúde; - Incentivar o uso consciente da água.

11 Programação Evento principal - 20/03 - Ermida Dom Bosco BANHEIRO ACESSO PRINCIPAL TENDA ARANHA PALCO * Bandas de Brasília PARQUE ECOLÓGICO ERMIDA DOM BOSCO BAR HOUSE MIX * Remada Coletiva do #ocupeolago * Feira de Meio Ambiente e Cultura * Coleta de Resíduos FEIRA 10 Tendas Formato pentagonal-bambu FEIRA 3 tendas 10x10 10 estandes 3x3 ÁREA DE ESPORTES 10 tendas 4x4 BANHEIRO ESPAÇO MULTIUSO ESTACIONAMENTO FOOD TRUCK K FO TR OD UC FO TR OD UC K FOO TRU D CK FOO TRU D CK * Distribuição de Cartilhas de Uso Consciente do Lago CONDOMÍNIO FOO TRU D CK FOOD TRUC K FOOD TRUCK * Festival de Esportes LAGO PARANOÁ * Oficina de Mudas do Cerrado Hortas em Pequenos Espaços OD FO UCK TR FOOD TRUCK DIA MUNDIAL DA ÁGUA PARQUE ECOLÓGICO ERMIDA DOM BOSCO FOOD K TRUC PROJETO DE IMPLANTAÇÃO CAROL COELHO - CAU DF OUTUBRO 2015 CEL:

12 Cultura

13 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO E DESEMBOLSO Descrição Local (ex.: contração de equipe, ensaio, oficina) (RA, espaço físico) Mês Concepção e Planejamento das Ações do Dia Mundial da Água e Semana da Água Elaboração de Plano de Ação (Cronograma, Metas, Responsabilidades). Formatação do questionário de pesquisa. Finalização do Mapa do Evento. RA Plano Piloto / Lago Sul mês 1 Captação de Patrocínio e Apoios Financeiros, Institucionais, de Produtos e Serviços. Envio de propostas comerciais. Agendamento e participação em reuniões. TODAS as RA's mês 1 Pesquisa de preço e contato com fornecedores. Formalização de autorizações. Elaboração de site. Produção das peças gráficas e vídeos. Envio de releases. Acompanhamento do plano de ação. Gestão das mídias sociais. TODAS as RA's mês 2 Contratação de bandas, staffs, estrutura, produtos e serviços. Aplicação da pesquisa de público-alvo. Cobertura de rede social online. Captação de imagens e fotos. RA Plano Piloto / Lago Sul mês 3 Tabulação do resultado da pesquisa e envio de marketing para entrevistados. Pagamento de todos os fonecedores. Elaboração de relatório de Responsabilidade Socioambiental, Clipping (Impresso, Rádio e TV), Impacto de Mídia Social, Financeiro, etc. Agradecer parceiros. Vídeo institucional. RA Plano Piloto mês 4 CRONOGRAMA DO PROJETO: Pré-produção : 1 MÊS, de 28/12/2015 à 28/01/2016 (1.1-4 semanas; semanas) Produção: 2 MESES, de 29/01/2016 à 23/03/2016 ( semanas; semanas; semanas ) Pós-produção: 1 MÊS, de 24/03/2016 à 28/04/2016 (1.5-4 semanas) Total: 4 meses ou 16 semanas

14 Voluntariado Voluntariado

15 Imprensa

16 Água Ouro Prata Bronze OFFLine TV, Rádio, Outdoor, Jornal, Estande ONLine Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Site, Blog Contrapartidas Impressões Cartilhas, Programação, Cartaz, Banners, Backdrop, Testeira Palco Institucional Brindaria Camiseta, Ecobag, Chaveiro, Squeeze Flexível, Protetor Solar, Caneca *A exposição das marcas dos apoiadores será proporcional ao valor do investimento no projeto. Para maior detalhamento da proposta, pedimos contatar-nos pelo Será um prazer podermos construir colaborativamente uma parceria de longo prazo!

17 Contatos Marcelo Ottoni Coordenador Geral Tony Lopes Coordenador de Comunicação ocupeolago.org /ocupeolago

Dia Mundial da gua 2016

Dia Mundial da gua 2016 Dia Mundial da gua 2016 Se ela é fonte de vida, é dela que devemos cuidar! 22 de Março 2014 2015 Resumo Executivo Outubro - 2015 Apresentação A Associação Ocupe o Lago, também conhecida como #ocupeolago,

Leia mais

PLANO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIANCÓ- PIRANHAS-AÇU

PLANO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIANCÓ- PIRANHAS-AÇU PLANO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIANCÓ- PIRANHAS-AÇU CAICÓ - RN COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIANCÓ-PIRANHAS-AÇU PLANO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

Leia mais

Planos de Comunicação

Planos de Comunicação Planos de Comunicação Inspiração Se você falar com um homem em uma língua que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria língua, atinge seu coração. Nelson Mandela

Leia mais

Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação

Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação Bairro Colégio é o sexto núcleo a participar da Capacitação As oficinas do programa de Capacitação de Produtores Rurais de Ibiúna, projeto da SOS Itupararanga, chegaram ao Bairro Colégio. O objetivo é

Leia mais

Manual de Procedimentos Relatórios de Análise de Mídia. Informar Qualificar Influen

Manual de Procedimentos Relatórios de Análise de Mídia. Informar Qualificar Influen Manual de Procedimentos Relatórios de Análise de Mídia Informar Qualificar Influen ÍNDICE O QUE É ANÁLISE DE MÍDIA / AUDITORIA DE IMAGEM? QUAL A IMPORTÂNCIA DO RELATÓRIO DE ANÁLISE DE MÍDIA? O QUE É PRECISO

Leia mais

R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O

R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O REALIZAÇÃO REALIZAÇÃO APOIO sobre nós O Instituto Saúde e Sustentabilidade, fundado em dezembro de 2008, é uma OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público com a missão de propiciar a melhoria

Leia mais

A Aqualung nasceu em 1986 com a missão de ajudar nosso meio ambiente marinho.

A Aqualung nasceu em 1986 com a missão de ajudar nosso meio ambiente marinho. BREVE HISTÓRICO A Aqualung nasceu em 1986 com a missão de ajudar nosso meio ambiente marinho. Durante estes 25 anos, foi uma importante patrocinadora de projetos ecológicos já existentes, sendo que em

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 6 A conexão das águas. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 6 A conexão das águas. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 6 A conexão das águas Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Conhecer o conceito de bacia hidrográfica 2 Identificar as bacias hidrográficas brasileiras e como acontece a gestão das suas

Leia mais

17 a 20 de agosto de 2010, Rio de Janeiro. Sustentabilidade Mariana Thozo Vieira

17 a 20 de agosto de 2010, Rio de Janeiro. Sustentabilidade Mariana Thozo Vieira 17 a 20 de agosto de 2010, Rio de Janeiro Sustentabilidade Mariana Thozo Vieira Panorama Geral Cidade: Mirassol/SP; População: 55.000 habitantes; Concessão Plena de Água e Esgoto - 30 anos, iniciada em

Leia mais

Plano de Educação Ambiental. 2º Biênio 2014/2016

Plano de Educação Ambiental. 2º Biênio 2014/2016 Plano de Educação Ambiental 2º Biênio 2014/2016 PROJETO JUNTOS PELO AMBIENTE Ações: Levantamento ambiental das áreas a atuar dos municípios envolvidos; Análise e discussão de resultados para os municípios

Leia mais

[ Das condições de participação ] 5ª edição / 2011

[ Das condições de participação ] 5ª edição / 2011 5ª edição / 2011 EDITAL DO Programa Liz de Doação e Patrocínio Sonhar, planejar, executar e crescer, esses são os ingredientes necessários para que um projeto se torne realidade e a Empresa de Cimentos

Leia mais

OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Comissão de Educação da Câmara dos Deputados IX Seminário Regional - CE

OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Comissão de Educação da Câmara dos Deputados IX Seminário Regional - CE OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Comissão de Educação da Câmara dos Deputados IX Seminário Regional - CE Coordenador: Dep. Federal Artur Bruno 1 IDENTIFICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA: ENEM CHEGO JUNTO CHEGO BEM NOME DA

Leia mais

PRÊMIO COMUNICADOR PARCEIRO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTO

PRÊMIO COMUNICADOR PARCEIRO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTO PRÊMIO COMUNICADOR PARCEIRO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTO O PRÊMIO COMUNICADOR PARCEIRO DA EDUCAÇÃO é uma iniciativa do Instituto Votorantim, por meio do projeto Parceria Votorantim pela Educação, que tem o

Leia mais

CONHEÇA O MAIOR EVENTO DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO

CONHEÇA O MAIOR EVENTO DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO CONHEÇA O MAIOR EVENTO DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO REALIZAÇÃO Há mais de 10 anos foi criada a ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DA QUALIDADE que assumiu de nitivamente a coodenominação Programa Paraibano da

Leia mais

2. MOTIVAÇÃO DA CHAMADA Favorecer a aproximação da instituição do setor produtivo e da comunidade, além de contribuir para a qualidade do evento.

2. MOTIVAÇÃO DA CHAMADA Favorecer a aproximação da instituição do setor produtivo e da comunidade, além de contribuir para a qualidade do evento. EDITAL Nº 027/2016 CHAMADA PÚBLICA PARA APOIO À REALIZAÇÃO DO 2º SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO [SInTE] O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE UNIDADE DE COORDENAÇÃO DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE UNIDADE DE COORDENAÇÃO DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES TERMOS DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO II ENCONTRO PAULISTA DE BIODIVERSIDADE 1. IDENTIFICAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NÚMERO: 23/2010 ÁREA

Leia mais

Programação especial para celebrar o Dia Mundial da Água a partir desta segunda (16/03)

Programação especial para celebrar o Dia Mundial da Água a partir desta segunda (16/03) Publicado em TV Brasil (http://tvbrasil.ebc.com.br) 13/03/2015-09h13 Programação especial para celebrar o Dia Mundial da Água a partir desta segunda (16/03) No dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial

Leia mais

PLANO DE COMUNICAÇÃO PLANO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA A VIRTUALLINK

PLANO DE COMUNICAÇÃO PLANO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA A VIRTUALLINK PLANO DE COMUNICAÇÃO PLANO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA A VIRTUALLINK - Equipe de Comunicação Multimídia e Relações Públicas: Márcio Lobato Nayanne Pacheco 1. - OBJETIVO: A presente proposta objetiva estruturar

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

Capacitação para Elaboração de Projetos Culturais - 2013

Capacitação para Elaboração de Projetos Culturais - 2013 Capacitação para Elaboração de Projetos Culturais - 2013 FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ Andréa Wolff Maikon Dias O que é um projeto? Um projeto é um conjunto de ações integradas, que levam a um

Leia mais

POLÍTICA DE PATROCÍNIO DO INSTITUTO ARARA AZUL. Doações Pessoa Jurídica (ANUAL)

POLÍTICA DE PATROCÍNIO DO INSTITUTO ARARA AZUL. Doações Pessoa Jurídica (ANUAL) POLÍTICA DE PATROCÍNIO DO INSTITUTO ARARA AZUL Doações Pessoa Jurídica (ANUAL) No início da década de 80, a situação da arara-azul, Anodorhynchushyacinthinus, (o maior psitacídeo do mundo) no Pantanal

Leia mais

PROJETO MOVIMENTO Projeto Piloto INICIATIVA: INSTITUTO SATTVA

PROJETO MOVIMENTO Projeto Piloto INICIATIVA: INSTITUTO SATTVA Instituto Sattva PROJETO MOVIMENTO Projeto Piloto INICIATIVA: INSTITUTO SATTVA O Instituto Sattva tem como missão proporcionar à sociedade serviços de qualidade nas áreas de saúde, educação, cultura e

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor RH/2014/024

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor RH/2014/024 UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor RH/2014/024 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida profissionais

Leia mais

SOMOS A COMUNICAÇÃO E O MARKETING DE SUA EMPRESA

SOMOS A COMUNICAÇÃO E O MARKETING DE SUA EMPRESA agenciacem.com.br SOMOS A COMUNICAÇÃO E O MARKETING DE SUA EMPRESA Somos especialistas em gerar resultados através da divulgação de um produto ou serviço, fidelizando o público atual e também trazendo

Leia mais

Associação dos Esportistas de Lavras e Região CARTA DE PATROCÍNIO. Circuito UFLA de Corridas de Rua 2014

Associação dos Esportistas de Lavras e Região CARTA DE PATROCÍNIO. Circuito UFLA de Corridas de Rua 2014 Associação dos Esportistas de Lavras e Região CARTA DE PATROCÍNIO Circuito UFLA de Corridas de Rua 2014 Lavras, 2014 APRESENTAÇÃO Fundada em maio de 2009, a Associação dos Esportistas de Lavras e Região,

Leia mais

MIDIA KIT 2014 Sobre

MIDIA KIT 2014 Sobre Sobre O Blog do Caminhoneiro foi criado em 2011, para publicação de notícias e informações sobre caminhões, legislação e outros temas pertinentes a vida do caminhoneiro. Com trabalho sério e sempre focado

Leia mais

Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos. Título do projeto em outra capa

Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos. Título do projeto em outra capa Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos Título do projeto em outra capa Bacia Hidrográfica do Alto Tietê com destaque para a Sub-bacia Pinheiros-Pirapora Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora

Leia mais

Pesquisa Pantanal. Job: 13/0528

Pesquisa Pantanal. Job: 13/0528 Pesquisa Pantanal Job: 13/0528 Objetivo, metodologia e amostra Com objetivo de mensurar o conhecimento da população sobre o Pantanal, o WWF solicitou ao Ibope um estudo nacional para subsidiar as iniciativas

Leia mais

DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO

DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO CONHEÇA O MAIOR EVENTO DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO GESTÃO Durante o evento também é realizado momentos de debate, visando disseminar as melhores práticas de gestão das empresas vencedoras dos Prêmios

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº 025/2015 TIPO: MENOR PREÇO

TERMO DE REFERÊNCIA COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº 025/2015 TIPO: MENOR PREÇO TERMO DE REFERÊNCIA COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº 025/2015 TIPO: MENOR PREÇO A GUAYÍ, entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o

Leia mais

REGULAMENTO PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA

REGULAMENTO PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA REGULAMENTO PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA Este documento descreve as práticas gerais de uso do PROJETO SERVIÇOS E CIDADANIA do Grupo Paranaense de Comunicação, administrado pelo Instituto GRPCOM. O PROJETO

Leia mais

A rádio Cidade se caracteriza pela interação. com o público jovem, 9 1 % classe BC. Com seus. comunicadores, tem um programação envolvente,

A rádio Cidade se caracteriza pela interação. com o público jovem, 9 1 % classe BC. Com seus. comunicadores, tem um programação envolvente, A rádio Cidade se caracteriza pela interação com o público jovem, 9 1 % classe BC. Com seus comunicadores, tem um programação envolvente, tocando os principais sucessos nacionais, sobretudo pagode e sertanejo,

Leia mais

Plazza Realty Brasil é especializada na comercialização de lançamentos

Plazza Realty Brasil é especializada na comercialização de lançamentos Plazza Realty Brasil é especializada na comercialização de lançamentos e passa por franca expansão. Desde 2007, a companhia está sob o comando da empresária Valéria Correa, com experiência de 15 anos no

Leia mais

Parceiros das atividades abaixo relacionadas:

Parceiros das atividades abaixo relacionadas: Iniciativas que contribuem para potencializar a comunicação e dar visibilidade à Estação Ecológica de Fechos (EEF), reforçando a campanha Fechos, eu cuido! pela preservação dessa área de máxima proteção

Leia mais

Regulamento da Campanha on-line Desafio De onde vêm as coisas?

Regulamento da Campanha on-line Desafio De onde vêm as coisas? Regulamento da Campanha on-line Desafio De onde vêm as coisas? 1. Geral 1.1. A Campanha on-line Desafio De onde vêm as coisas? do Edukatu é uma iniciativa do Instituto Akatu, associação sem fins lucrativos,

Leia mais

PROPOSTA DE INVESTIMENTO SOCIAL. Lei Federal de Incentivo ao Esporte FUNDAÇÃO GOL DE LETRA INSTITUTO EQUIPAV

PROPOSTA DE INVESTIMENTO SOCIAL. Lei Federal de Incentivo ao Esporte FUNDAÇÃO GOL DE LETRA INSTITUTO EQUIPAV 1 PROPOSTA DE INVESTIMENTO SOCIAL Lei Federal de Incentivo ao Esporte FUNDAÇÃO GOL DE LETRA & INSTITUTO EQUIPAV e 1 APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A Fundação Gol de Letra é uma organização sem fins lucrativos,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Nº. 02/2015 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

EDITAL DE SELEÇÃO Nº. 02/2015 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL EDITAL DE SELEÇÃO Nº. 02/2015 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL O Instituto Sócio Cultural, Ambiental e Tecnológico Arthur Andrade IAA, organização não governamental, sem fins lucrativos, fundado

Leia mais

REGULAMENTO XIII PRÊMIO MÉRITO FITOSSANITÁRIO COOPERATIVAS 2009

REGULAMENTO XIII PRÊMIO MÉRITO FITOSSANITÁRIO COOPERATIVAS 2009 REGULAMENTO XIII PRÊMIO MÉRITO FITOSSANITÁRIO COOPERATIVAS 2009 1. Apresentação O Prêmio Mérito Fitossanitário é o reconhecimento ações de responsabilidade social e ambiental das indústrias de defensivos

Leia mais

Assessoria de Imprensa. Oficina de Comunicação Apex-Brasil. O papel estratégico da Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa. Oficina de Comunicação Apex-Brasil. O papel estratégico da Assessoria de Imprensa Assessoria de Imprensa Oficina de Comunicação Apex-Brasil O papel estratégico da Assessoria de Imprensa Relacionamento com a Mídia - Demonstrar o papel das entidades como fonte; - Cultivar postura de credibilidade;

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE SEMA DEPARTAMENTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E GESTAO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DEMUC

SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE SEMA DEPARTAMENTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E GESTAO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DEMUC SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE SEMA DEPARTAMENTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E GESTAO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DEMUC DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA RELACIONADA NO ÂMBITO DOS TEMAS

Leia mais

Inclusão Social pelo Projeto de Educação: Saneamento Básico

Inclusão Social pelo Projeto de Educação: Saneamento Básico PREMIO NACIONAL DE QUALIDADE EM SANEAMENTO PNQS 2011 INOVAÇÃO DA GESTÃO EM SANEAMENTO - IGS Inclusão Social pelo Projeto de Educação: Saneamento Básico SETEMBRO/2011 A. OPORTUNIDADE A.1 Qual foi a oportunidade

Leia mais

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo Amanda Aroucha de Carvalho Reduzindo o seu resíduo 1 Índice 1. Apresentação 2. Você sabe o que é Educação Ambiental? 3. Problemas Ambientais 4. Para onde vai o seu resíduo? 5. Soluções para diminuir a

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DOS MUNICÍPIOS DE BRASIL NOVO, MEDICILÂNDIA, URUARÁ E PLACAS PROJETO042/2014

Leia mais

PROJETO SANGUE CIDADÃO

PROJETO SANGUE CIDADÃO PROJETO SANGUE CIDADÃO 2015 Banco de Dados para Doadores de Sangue Criação de banco de doadores voluntários para atender campanhas emergenciais e fidelização de doadores de sangue B A N C O D E D A D O

Leia mais

DOCUMENTO BASE Versão 2

DOCUMENTO BASE Versão 2 DOCUMENTO BASE Versão 2 Março de 2015 CONTEÚDO 1 Documento base... 3 1.1 Origem da campanha... 3 1.2 Ampliação da abrangência... 3 1.3 Objetivo... 3 1.4 Objetivos secundários... 3 1.5 Meta... 3 2 Como

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016. (Do Sr. SARNEY FILHO) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI Nº, DE 2016. (Do Sr. SARNEY FILHO) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI Nº, DE 2016 (Do Sr. SARNEY FILHO) Altera dispositivos da Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º A Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, passa a vigorar

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 135/2013/TCE-RO

RESOLUÇÃO N. 135/2013/TCE-RO RESOLUÇÃO N. 135/2013/TCE-RO Institui a Política de Comunicação Social e Marketing do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e dá outras providências. O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso

Leia mais

A Responsabilidade Social na Câmara dos Deputados

A Responsabilidade Social na Câmara dos Deputados A Responsabilidade Social na Câmara dos Deputados Responsabilidade Social Iniciativas associadas à promoção: da ética da cidadania da transparência do desenvolvimento sustentável Programas sociais e de

Leia mais

LEVANTAMENTO DOS ANIMAIS SINANTRÓPICOS DA SUB- BACIA HIDROGRÁFICA URBANA PILÃO DE PEDRA, EM PONTA GROSSA PR

LEVANTAMENTO DOS ANIMAIS SINANTRÓPICOS DA SUB- BACIA HIDROGRÁFICA URBANA PILÃO DE PEDRA, EM PONTA GROSSA PR LEVANTAMENTO DOS ANIMAIS SINANTRÓPICOS DA SUB- BACIA HIDROGRÁFICA URBANA PILÃO DE PEDRA, EM PONTA GROSSA PR Leticia Polesel Weiss (leticia_w@hotmail.com) Rosana Pinheiro Maria Aparecida Oliveira Hinsching

Leia mais

Índice. 1 Resumo FORIND NE 2 A Feira 3 Eventos Simultâneos 4 Expositores 5 Visitantes 6 Marketing 7 Comunicação 8 Fotos 9 Próxima Edição

Índice. 1 Resumo FORIND NE 2 A Feira 3 Eventos Simultâneos 4 Expositores 5 Visitantes 6 Marketing 7 Comunicação 8 Fotos 9 Próxima Edição Índice 1 Resumo FORIND NE 2 A Feira 3 Eventos Simultâneos 4 Expositores 5 Visitantes 6 Marketing 7 Comunicação 8 Fotos 9 Próxima Edição A FEIRA Resumo 2013 A 5ª edição da FORIND NE bateu recordes de visitação

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES. 41 anos: cuidando das pessoas e da Terra!

RELATÓRIO DE ATIVIDADES. 41 anos: cuidando das pessoas e da Terra! RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 41 anos: cuidando das pessoas e da Terra! Avenida João Batista Medina, 358 Embu - SP - CEP 06840-000 (11) 4781.6837 - www.seaembu.org SOCIEDADE ECOLÓGICA - SEAE 41 anos cuidando

Leia mais

Conferência Internacional Ethos 2012. A empresa e a nova economia O que muda com a Rio+20?

Conferência Internacional Ethos 2012. A empresa e a nova economia O que muda com a Rio+20? Conferência Internacional Ethos 2012 De 11 a 13 de junho de 2012 Hotel Transamérica São Paulo (SP) A empresa e a nova economia O que muda com a Rio+20? Na Conferência Ethos 2012 iremos debater os fundamentos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE DIVULGAÇÃO DO PORTAL COMUNITÁRIO

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE DIVULGAÇÃO DO PORTAL COMUNITÁRIO 8 CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: COMUNICAÇÃO A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE DIVULGAÇÃO DO PORTAL COMUNITÁRIO MATSUKI, Edgard 1 BECKER, Maria Lúcia 2 RESUMO O presente trabalho

Leia mais

Assessoria de Imprensa para a Pastoral da Criança de Santa Rita do Araguaia - GO 1

Assessoria de Imprensa para a Pastoral da Criança de Santa Rita do Araguaia - GO 1 Assessoria de Imprensa para a Pastoral da Criança de Santa Rita do Araguaia - GO 1 Miriam Soares de ARAÚJO 2 Cálita Fernanda Batista de PAULA 3 Vanessa Lopes da SILVA 4 Ana Carolina de Araújo SILVA 5 Universidade

Leia mais

apresentação Imagens em Movimento oficinas teóricas e práticas de iniciação ao cinema para estudantes de escolas da rede pública

apresentação Imagens em Movimento oficinas teóricas e práticas de iniciação ao cinema para estudantes de escolas da rede pública apresentação Imagens em Movimento teve início em Fevereiro de 2011, e promove gratuitamente, desde então, oficinas teóricas e práticas de iniciação ao cinema para estudantes de escolas da rede pública,

Leia mais

GINFAM 2016 REGULAMENTO

GINFAM 2016 REGULAMENTO GINFAM 2016 REGULAMENTO 1- Quanto à Organização: A Gincana é organizada pela FAM - Faculdade de Americana e é administrada pelo NICOM. Tem por objetivo incentivar as atividades em grupo, ações de responsabilidade

Leia mais

Questionário de Levantamento de Informações

Questionário de Levantamento de Informações Questionário de Levantamento de Informações Critérios para Inclusão de Empresas no Fundo Ethical 1 INTRODUÇÃO Nos últimos anos se observou um aumento significativo da preocupação das empresas com questões

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL PORTAL UTILITÀ ONLINE

PROPOSTA COMERCIAL PORTAL UTILITÀ ONLINE end: av. das américas 16.579, sala 201 recreio, 22790-701, rio de janeiro - rj tel: 21 2437 4222 21 2437 2669 www.utilitaonline.com.br PROPOSTA COMERCIAL PORTAL UTILITÀ ONLINE QUEM SOMOS Tudo começou com

Leia mais

Sumário. Edital de Seleção Pública para Projetos de Patrocinios 2015 2

Sumário. Edital de Seleção Pública para Projetos de Patrocinios 2015 2 Sumário 1. Preâmbulo... 3 2. Funcionamento Geral do Aplicativo... 3 3. Cadastramento Do Proponente... 4 3.1 Dados do Proponente... 5 4. Cadastramento da Solicitação de Patrocínio... 6 4.1 Descrição do

Leia mais

Projeto Copa Gothia. Festa de abertura da Copa Gothia Estádio Ullevi Gotemburgo, Suécia.

Projeto Copa Gothia. Festa de abertura da Copa Gothia Estádio Ullevi Gotemburgo, Suécia. Projeto Copa Gothia A Copa Gothia é realizada anualmente em Gotemburgo, Suécia, onde foi criada em 1975. Em mais de três décadas, o evento já recebeu 840 mil jovens de 133 países diferentes. Mesmo não

Leia mais

PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO. Conciliando Biodiversidade e Agricultura

PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO. Conciliando Biodiversidade e Agricultura PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO Conciliando Biodiversidade e Agricultura DESAFIO Compatibilizar a Conservação e a Agricultura O crescimento da população global e a melhoria dos padrões de vida aumentaram

Leia mais

O retrato da água no Brasil na visão da Sociedade

O retrato da água no Brasil na visão da Sociedade O retrato da água no Brasil na visão da Sociedade Enfrentando a escassez da água O Dia da Água, instituído por resolução da assembleia das ONU em 22 de março de 1992, chama atenção da sociedade para a

Leia mais

ORIENTAÇÃO NORMATIVA 001/REITORIA/DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO/2011

ORIENTAÇÃO NORMATIVA 001/REITORIA/DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO/2011 ORIENTAÇÃO NORMATIVA 001/REITORIA/DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO/2011 Estabelece orientações e procedimentos para captação, produção e veiculação de matérias jornalísticas O Diretor de Comunicação da Universidade

Leia mais

Clipping de Imprensa - Pesquisa Tráfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro: prisão provisória e direito de defesa - Novembro de 2015

Clipping de Imprensa - Pesquisa Tráfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro: prisão provisória e direito de defesa - Novembro de 2015 Clipping de Imprensa - Pesquisa Tráfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro: prisão provisória e direito de defesa - Novembro de 2015 A divulgação da pesquisa Tráfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro:

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL GABINETE DO DEPUTADO RODRIGO DELMASSO. PROJETO DE LEI Nº 174/2015 (Do Senhor Deputado RODRIGO DELMASSO - PTN)

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL GABINETE DO DEPUTADO RODRIGO DELMASSO. PROJETO DE LEI Nº 174/2015 (Do Senhor Deputado RODRIGO DELMASSO - PTN) PROJETO DE LEI Nº 174/2015 (Do Senhor Deputado RODRIGO DELMASSO - PTN) Dispõe sobre a criação do Sistema de Identificação, Cadastramento e Preservação de Nascentes de Água no Distrito Federal e dá outras

Leia mais

Mensuração da Assessoria de Comunicação e Imprensa 2015

Mensuração da Assessoria de Comunicação e Imprensa 2015 Mensuração da Assessoria de Comunicação e Imprensa 2015 Cliente: CAU/RR Conselho de Arquitetura e Urbanismo A Criar Comunicação é a empresa contratada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RR)

Leia mais

#ElesPorElas. Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero Kit de Ação

#ElesPorElas. Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero Kit de Ação #ElesPorElas Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero Kit de Ação INTRODUÇÃO Este Kit de Ação foi desenvolvido para orientar a implementação geral do movimento

Leia mais

REVISTA JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE

REVISTA JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE CHAMADA PARA A 2ª EDIÇÃO DA REVISTA JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - SAIC SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE - SNJ SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL E CIDADANIA AMBIENTAL DEPARTAMENTO

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE CIDADE ADEMAR

COLÉGIO ADVENTISTA DE CIDADE ADEMAR COLÉGIO ADVENTISTA DE CIDADE ADEMAR Roteiro de Geografia - Professor: Vilson P. Rodrigues - 7 Ano A Primeiro Bimestre de 2010 Observações Gerais: Alunos e Senhores Pais de Alunos - O roteiro sempre estará

Leia mais

Como Encaminhar uma Denúncia, Representação ou Solicitação

Como Encaminhar uma Denúncia, Representação ou Solicitação O que fazer quando uma hidrelétrica bate à sua porta? Como Encaminhar uma Denúncia, Representação ou Solicitação Exemplos de cartas e ofícios de denúncia, representação ou solicitação: 1 Modelo de representação

Leia mais

APRESENTAÇÃO. O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI NORTE, tem a satisfação de apresentar-lhe o Manual de Parceria 2014.

APRESENTAÇÃO. O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI NORTE, tem a satisfação de apresentar-lhe o Manual de Parceria 2014. APRESENTAÇÃO O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI NORTE, tem a satisfação de apresentar-lhe o Manual de Parceria 2014. Sua empresa poderá contribuir para o desenvolvimento de novos projetos

Leia mais

O Projeto O projeto consiste em um espetáculo de Teatro, cênico/ musical com foco nas questões de sustentabilidade e meio ambiente destinado ao público infantil entre 06 e 12 anos. O projeto teatral proporcionará,

Leia mais

IV Encontro de Comunicação para o setor de Incubação de Empresas no Brasil

IV Encontro de Comunicação para o setor de Incubação de Empresas no Brasil IV Encontro de Comunicação para o setor de Incubação de Empresas no Brasil Painel: Apresentação de casos de sucesso A contribuição da Assessoria de Comunicação da Fundação PaqTcPB para a articulação, sensibilização

Leia mais

Gestão da Qualidade em Projetos

Gestão da Qualidade em Projetos Gestão da Qualidade em Projetos Definição do Escopo Escopo O escopo do projeto define o que precisa ser feito. Isso se refere a todo o trabalho que deve ser realizado com a finalidade de produzir todas

Leia mais

Orientações Gerais para o Mobilizador 1

Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Índice CADERNO 1: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O MOBILIZADOR 1.1. Mensagem ao mobilizador... 03 1.2. Materiais de implantação do Ciclo 4... 05 1.3. As reuniões: quantas

Leia mais

Fórmula 1. Fórmula 1 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

Fórmula 1. Fórmula 1 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Fórmula 1 Fórmula 1 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO PROJETO ESPECIAL FÓRMULA 1 A Fórmula 1 é a mais popular modalidade do automobilismo e um dos esportes preferidos dos brasileiros. O ano de 1950 marcou o início

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 250

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 250 PROGRAMA Nº- 250 QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS E DEPENDENTES QUÍMICOS SUB-FUNÇÃO: 244 ASSISTÊNCIA COMUNITÁRIA Realizar Cursos de Capacitação para Profissionais que atuam na área de reabilitação

Leia mais

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA Após os Campeonatos Paulista e Carioca, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, Liga dos Campeões da UEFA e as Copas do Mundo FIFA,

Leia mais

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO **Material elaborado por Taís Vieira e Marley Rodrigues

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO **Material elaborado por Taís Vieira e Marley Rodrigues Faccat Faculdades Integradas de Taquara Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda Disciplina: Planejamento e Assessoria em Comunicação Profª Me. Taís Vieira ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO **Material

Leia mais

OBJETIVO DAS INSCRIÇÕES

OBJETIVO DAS INSCRIÇÕES CONSTRUINDO A NAÇÃO 2016 Os Grêmios na Comunidade A Vez dos Municípios OBJETIVO Com o objetivo de conhecer, reconhecer e difundir as práticas de cidadania desenvolvidas por estudantes das escolas públicas

Leia mais

A FUNDAEPE é detentora exclusiva do uso de sua marca e só ela tem o direito de autorizar a sua utilização.

A FUNDAEPE é detentora exclusiva do uso de sua marca e só ela tem o direito de autorizar a sua utilização. MANUAL DE USO DA LOGOMARCA P á g i n a 1 1. APRESENTAÇÃO A Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão FUNDAEPE é uma entidade privada, sem fins lucrativos, cuja finalidade precípua

Leia mais

HOSPITAL MUNICIPAL DE ARAUCÁRIA AÇÕES AMBIENTAIS DO HOSPITAL MUNICIPAL DE ARAUCÁRIA

HOSPITAL MUNICIPAL DE ARAUCÁRIA AÇÕES AMBIENTAIS DO HOSPITAL MUNICIPAL DE ARAUCÁRIA PRÓ-SAÚDE ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HOSPITALAR HOSPITAL MUNICIPAL DE ARAUCÁRIA Araucária - Paraná AÇÕES AMBIENTAIS DO HOSPITAL MUNICIPAL DE ARAUCÁRIA Fagner A. Lopes Assessor de Comunicação

Leia mais

Joseane Marques 1 Marcelli Alves 2. Faculdade Estácio de Sá - Campo Grande/MS RESUMO

Joseane Marques 1 Marcelli Alves 2. Faculdade Estácio de Sá - Campo Grande/MS RESUMO Joseane Marques 1 Marcelli Alves 2 Faculdade Estácio de Sá - Campo Grande/MS RESUMO A agência de Noticias da Faculdade Estácio de Sá já ganhou o primeiro lugar na expocom realizada no Rio de Janeiro, alem

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 10/2013

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 10/2013 (DOE/TCE-MT de 17.06.13) (DOE/TCE-MT de 20.06.13) Processo nº 15.437-7/2013 Interessado TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO Assunto Dispõe sobre a transformação de cargos da estrutura organizacional

Leia mais

11º Mostra de Ações Socioambientais 2015 REGULAMENTO

11º Mostra de Ações Socioambientais 2015 REGULAMENTO Centro das Indústrias do Estado de São Paulo Grupo de Trabalho de Meio Ambiente - GTMA Grupo de Trabalho em Responsabilidade Social GTRS Diretoria Regional em Jacareí 11º Mostra de Ações Socioambientais

Leia mais

SEPROTEC-BS 2010. Proposta de Patrocínio

SEPROTEC-BS 2010. Proposta de Patrocínio SEPROTEC-BS 2010 Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica da Baixada Santista Proposta de Patrocínio Sobre o Evento A iniciativa justifica-se por suprir a expectativa da região, proporcionando um

Leia mais

Proposta. Programa de Educação Ambiental na Praça Victor Civita

Proposta. Programa de Educação Ambiental na Praça Victor Civita Proposta Programa de Educação Ambiental na Praça Victor Civita 2015 Programa de Educação Ambiental para a Praça Victor Civita que tenha como principal objetivo promover a Cultura da Sustentabilidade, por

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

REGULAMENTO. 10º Prêmio de Responsabilidade Social

REGULAMENTO. 10º Prêmio de Responsabilidade Social REGULAMENTO 10º Prêmio de Responsabilidade Social I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO II DAS CATEGORIAS III DAS INSCRIÇÕES IV DOS PROJETOS V DO JULGAMENTO VI DAS DATAS VII DA COORDENAÇÃO I DA INSTITUIÇÃO DA

Leia mais

Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto

Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto Autores: Emílio Rodrigues Versiani Junior 1 Geraldo Aristides Rabelo Nuzzi Andréa Rodrigues Fróes Resumo O Projeto

Leia mais

Guarulhos (SP) - Ponto de Cultura faz passeio pelo antigo caminho do trem da Cantareira

Guarulhos (SP) - Ponto de Cultura faz passeio pelo antigo caminho do trem da Cantareira Guarulhos (SP) - Ponto de Cultura faz passeio pelo antigo caminho do trem da Cantareira Trajeto feito por ônibus fará paradas em locais históricos por Assessoria de Comunicação da AAPAH. Divulgação. No

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

VANTAGENS DE INVESTIR NA LIGA BRASÍLIA DE VOLEIBOL

VANTAGENS DE INVESTIR NA LIGA BRASÍLIA DE VOLEIBOL CONVITE A Direção da Liga Brasília de Voleibol, tem a honra de convidar sua Empresa para ser parceira na 4ª edição do evento que acontecerá em 2016. A Liga Brasília de Voleibol já nas três primeiras edições,

Leia mais

PROPOSTA DE PARCERIA DE AÇÃO EDITORIAL

PROPOSTA DE PARCERIA DE AÇÃO EDITORIAL PROPOSTA DE PARCERIA DE AÇÃO EDITORIAL ABRAPCH: notícia e presença no Interior 781 JORNAIS do Interior do Brasil 3,5 MILHÕES de exemplares/ semana 22 MILHÕES de leitores/ semana 1ª Etapa 1ª Etapa 1ª Etapa

Leia mais

A MESA DIRETORA, no uso de suas atribuições, vem, na forma regimental, apresentar o seguinte PROJETO DE RESOLUÇÃO: JUSTIFICATIVA

A MESA DIRETORA, no uso de suas atribuições, vem, na forma regimental, apresentar o seguinte PROJETO DE RESOLUÇÃO: JUSTIFICATIVA Ao Colendo Plenário PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 0003/2015, DE 12/02/2015. A MESA DIRETORA, no uso de suas atribuições, vem, na forma regimental, apresentar o seguinte PROJETO DE RESOLUÇÃO: Regulamenta os gastos

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

PROJETO DA REDE SOCIAL BRASILEIRA POR CIDADES JUSTAS E SUSTENTÁVEIS

PROJETO DA REDE SOCIAL BRASILEIRA POR CIDADES JUSTAS E SUSTENTÁVEIS PROJETO DA REDE SOCIAL BRASILEIRA POR CIDADES JUSTAS E SUSTENTÁVEIS 1 Índice I. Problema e Oportunidade...03 II. Objetivo geral e específicos...05 III. Resultados esperados e meios de sua verificação...07

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado do Amapá. Assessoria de Planejamento e Organização

Tribunal de Justiça do Estado do Amapá. Assessoria de Planejamento e Organização Gabinete Poder de Judiciário Presidência Tribunal de Justiça do Estado do Amapá VISA dia 15 5.000,00 1.000,00 - - - FIES dia 15 80,00 80,00 80,00 80,00 80,00 ALUGUEL + UNIMED dia 25 592,00 592,00 592,00

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JAN ANTONIN BATA

ESCOLA ESTADUAL JAN ANTONIN BATA 1 ESCOLA ESTADUAL JAN ANTONIN BATA PROJETO TODOS PELO PLANETA Preservação do Meio Ambiente e do Espaço Escolar BATAYPORÃ MS 2015 2 ESCOLA ESTADUAL JAN ANTONIN BATA PROJETO TODOS PELO PLANETA Preservação

Leia mais

Questões ambientais do Brasil

Questões ambientais do Brasil Questões ambientais do Brasil Ao longo da história do Brasil, o desmatamento esteve presente em todos os ciclos econômicos responsáveis pela construção do país, o que reduziu bastante a biodiversidade

Leia mais