DOCUMENTO BASE Versão 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DOCUMENTO BASE Versão 2"

Transcrição

1 DOCUMENTO BASE Versão 2 Março de 2015

2 CONTEÚDO 1 Documento base Origem da campanha Ampliação da abrangência Objetivo Objetivos secundários Meta Como funciona Pré-Atividade Definir o coordenador da atividade Escolher e comunicar supermercados Divulgação nos supermercados Divulgação para empresas Identificar comunidade a ser beneficiada Solicitar transporte Atividade de coleta Atividade de confecção dos Kits Contagem Aquisição dos saquinhos e fita Montagem Armazenagem Atividade de entrega Colaborações Doação Individual Doação Coletiva Doação de Empresas Calendário da Campanha Inscrições Custos Histórico da Campanha Primeira Edição: Segunda Edição: Terceira Edição: Quarta Edição: Anexos Coordenação geral da atividade... 15

3 1 DOCUMENTO BASE Este documento tem como intuito apresentar a Páscoa Solidária aos Grupos Escoteiros do 7º Distrito Escoteiro para que estes a realizem de forma síncrona em todas as cidades compreendidas por este Distrito. Não importando, neste caso, se a realização será conjunta ou individual. 1.1 ORIGEM DA CAMPANHA A Páscoa Solidária é uma iniciativa criada pela Alcateia do Grupo Escoteiro Silva Paes, em 2011 e hoje faz parte o calendário oficial do Grupo, tendo sido reconhecida como uma de suas mais importantes atividades sociais. 1.2 AMPLIAÇÃO DA ABRANGÊNCIA No final de 2014, em reunião do 7º Distrito Escoteiro, realizada em Pelotas, decidiu-se incluir o evento no calendário Distrital, ampliando consideravelmente o número de pessoas envolvidas e também beneficiadas. 1.3 OBJETIVO O principal objetivo da Páscoa Solidária é atender crianças carentes das periferias das cidades do 7º Distrito Escoteiro. 1.4 OBJETIVOS SECUNDÁRIOS 1. Atender e criar afinidade com a comunidade na qual estamos inseridos 2. Praticar valores Escoteiros como o Ajudar o próximo o Fazer o Melhor Possível o Estar Sempre Alerta o Exercer o Servir 3. Mostrar a presença do Escotismo na região sul do estado 4. Divulgar o Escotismo para jovens e famílias 1.5 META Com a adesão de mais Grupos Escoteiros, é possível triplicar o resultado desta campanha, portanto, para 2015, nossa meta de doação é de kits de páscoa.

4 2 COMO FUNCIONA A Páscoa Solidária funciona em 4 etapas: 2.1 PRÉ-ATIVIDADE Estas são as atividades desta etapa: DEFINIR O COORDENADOR DA ATIVIDADE Cada Grupo Escoteiro deverá designar um Pioneiro, Escotista ou Dirigente que será o Coordenador da Atividade em seu grupo e estará em contato direto com a Coordenação Geral da Atividade. O Grupo Escoteiro deve enviar para mauro@maurolages.com.br com os seguintes dados Nome da pessoa, telefone residencial, telefone celular e skype (se possível) ESCOLHER E COMUNICAR SUPERMERCADOS Os Grupos Escoteiros, de forma conjunta ou individual, devem identificar em que supermercados desejam realizar a coleta e informar/solicitar à administração do mesmo através do envio do Ofício de Solicitação (vide anexos). Antes de comunicar os supermercados, é preciso consultar a Coordenação Geral da Atividade, afim de evitar que um mesmo supermercado seja contatado por mais de um Grupo Escoteiro DIVULGAÇÃO NOS SUPERMERCADOS Na semana de véspera da coleta, poderão ser fixados cartazes de divulgação dos Supermercados parceiros, para melhor divulgação para a comunidade DIVULGAÇÃO PARA EMPRESAS Os Grupos Escoteiros poderão convidar empresas e outras entidades para participar da atividade, doando diretamente ou convidado seus funcionários/associados a doar. O convite pode ser feito por (vide anexos) IDENTIFICAR COMUNIDADE A SER BENEFICIADA Os Grupos Escoteiros, de forma conjunta ou individual, devem identificar qual comunidade será beneficiada e também, verificar se existe nos arredores alguma estrutura como escola ou ginásio de esportes, preferencialmente, municipais (para facilitar o acesso). Uma vez identificada, os Grupos Escoteiros deverão escolher a melhor forma de divulgação da campanha naquela comunidade. Algumas das formas possíveis são as seguintes:

5 Divulgação nas escolas do bairro com cartazes ou panfletos Divulgação no Posto de Saúde de bairro com cartazes ou panfletos Divulgação com cartazes nos estabelecimentos do bairro Divulgação através das agentes de saúde do bairro Divulgação com carro de som Divulgação em rádios locais Eventualmente, de acordo com a arrecadação, poderão ser incluídas, também, entidades assistenciais como creches, orfanatos e casas de passagem SOLICITAR TRANSPORTE Para os casos onde a comunidade a ser beneficiada é geograficamente distante da sede do Grupo Escoteiro, solicitar a seção de uso de um ônibus é uma solução adequada e necessária. Esse ônibus servirá para transportar pessoas e também a doação. 2.2 ATIVIDADE DE COLETA A atividade de coleta prevê a atuação em pelo menos dois dos três turnos de um único sábado, no maior número possível de lugares. Os jovens, acompanhados de pelo menos um adulto, deverão se posicionar em todas as entradas dos supermercados portando os convites de doação (vide anexos) e se possível panfletos de divulgação do Grupo Escoteiro (vide anexos). Aqueles jovens que possuem desenvoltura para pedir as doações, não precisam usar o convite de doação. Se liga! É fundamental que em cada porta, haja um número limitado de pessoas, para que não haja qualquer interferência no acesso dos clientes ao supermercado. Os jovens então entregam o convite de doação e o panfleto para os clientes do supermercado. Quando estes estiverem acompanhados de filhos, é recomendável entregar o panfleto diretamente para eles, ao invés de entregar aos pais. Se liga! Muitos pais se interessam em saber mais informações sobre o Escotismo e por isso é importante que um dos adultos, presentes naquele supermercado, seja o responsável por explicar, de forma resumida e rápida, sobre o Escotismo.

6 Ao final da coleta, a arrecadação deve ser armazenada em local seco e livre do acesso de insetos e animais peçonhentos. Se recomenda, que antes de armazenamento inicial, as arrecadações sejam separados por tipo. A forma de deslocamento até os supermercados ficará a cargo do Grupo Escoteiro. 2.3 ATIVIDADE DE CONFECÇÃO DOS KITS Estas são as atividades desta etapa: CONTAGEM A contagem da arrecadação é uma tarefa importantíssima, pois o tamanho dos Kits será com base nela e na comunidade que se deseja atender. Para isso, é fundamental que a arrecadação esteja toda separado por tipo (lote de caixas de bombom, lote de caixas de bis, lote de guloseimas diversas). Se liga! Antes de começar a contar os itens, um por um, verifique se a embalagem indica o número de itens. Se liga! Se a embalagem não indicar a quantidade, verifique se há como determinar uma quantidade padrão para aquele tipo de produto. Ex.: Abra 3 caixas de bombons de um determinado tipo e faça a média dos itens. A arrecadação destes itens costuma seguir a seguinte ordem de quantidade: Bis Bombons Guloseimas diversas (bolinhas, balinhas, etc.) Coelhos Ovos Kits prontos (muito comum nesse período do ano) Portanto, recomenda-se que os Kits tenham quantidades proporcionais de cada um destes itens AQUISIÇÃO DOS SAQUINHOS E FITA Para a montagem do Kit de Páscoa é necessário a aquisição de sacos plásticos e fita colorida para fechamento do saco.

7 Essa aquisição pode acontecer através de (1) compra ou (2) doação. Para que tenhamos o menor custo possível, os Grupos Escoteiros poderão usar o Ofício de Doação de Material (vide anexos). Se liga! É importante avaliar a arrecadação e relacionar com o local de doação, pois em alguns casos, vale mais embrulhar uma caixa de bombom ou de bis do que criar um kit especifico, que poderá ter o mesmo número de item que essas caixas. Você sabia? Em 2014, o número de itens Kit de Páscoa montado pelo Silva Paes era bastante próximo ao número de bombons de uma caixa. Com isso, se percebeu que para algumas doações, não era mais necessária a montagem dos kits. É fundamental que a aquisição deste material aconteça após a contagem da arrecadação para que a quantidade seja suficiente MONTAGEM A montagem é um processo que exige uma participação mínima de pessoas, mas que deve sim, incluir os jovens. Para executar a montagem, o Grupo Escoteiro deve criar pequenas linhas de produção e ordenar o material e as doações de forma que o fluxo de montagem dos kits seja bastante fluído. Modelo de linha de produção: 2-3 pessoas 1-2 pessoas 1 pessoa Sacos Plásticos Bis Bombons Guloseimas Fita colorida Armazenagem 2-3 pessoas 1-2 pessoas 1 pessoa ARMAZENAGEM Os kits devem ser armazenados em caixas de papelão ou de plástico, preferencialmente, em locais secos e longe de insetos ou animais.

8 O mais importante, além da corretagem armazenagem, é a identificação do número de kits que cada caixa contém, para que o transporte seja facilitado e para que haja uma contagem final dessa produção, principalmente, para registro do alcance da meta sugerida. 2.4 ATIVIDADE DE ENTREGA A atividade de entrega deve envolver todos os membros do Grupo Escoteiro e em paralelo à ela, podem acontecer atividades exclusivas para estes, ou inclusivas, com as crianças da comunidade beneficiada. É importante que haja uma boa divulgação da ação dentro da comunidade, para que no dia, a entrega seja realizada com sucesso e se torne um momento bastante representativo. O ideal é identificar uma estrutura física (escola ou ginásio) que permita controlar o acesso e as atividades que estão acontecendo dentro desse espaço. Se liga! Na entrada, é interessante entregar o ticket (vide anexos) que identifique se aquela criança tem direito a receber o seu kit. Infelizmente, é comum crianças mais gulosas, criarem situações ou desculpas para seu benefício, tentando receber kits adicionais. Para a entrega, você pode espalhar, no espaço disponível, equipes com as caixas e indicar a formação de filas em frente a elas. Na fila, alguns jovens pode oferecer o desenho de coelhinho no rosto das crianças. Uma alternativa lúdica é ter uma pessoa fantasiada de Coelho. Isso torna a entrega ainda mais alegre.

9 3. COLABORAÇÕES Existem três opções de colaboração nesta campanha, veja quais são elas: 3.1 DOAÇÃO INDIVIDUAL Qualquer pessoa pode colaborar com a campanha, doando aquilo que puder doar. Não há limites mínimos ou máximos para essa contribuição. Essa doação acontece, principalmente nos supermercados. 3.2 DOAÇÃO COLETIVA Qualquer pessoa ou empresa pode convidar seus familiares e colaboradores a colaborar com a campanha, realizando assim, uma doação mais representativa. Esta opção é excelente por oportunizar a sensibilização e a mobilização de um número maior de pessoas, em prol de uma mesma causa. Essa doação acontece quando as pessoas ou empresas são convidadas a doar. 3.3 DOAÇÃO DE EMPRESAS Qualquer empresa pode, além de oferecer sua estrutura (balcões de atendimento, saguões, etc.) como ponto de coleta e depósito de doações, também doar montantes maiores de itens ou mesmo recursos financeiros que permitam que o Grupo Escoteiro possa adquirir esses itens para montagem dos kits. Essa doação acontece quando a empresas é convidada a desenvolver esta ação social com seus funcionários, se tornando uma parceira da campanha.

10 4 CALENDÁRIO DA CAMPANHA DATA/PERÍODO AÇÃO 02-04/03 Divulgar o Documento Base para Grupos do Distrito 04-09/03 Definir o coordenador da atividade 09-13/03 Escolher e comunicar supermercados 09-13/03 Identificar comunidade a ser beneficiada 09-28/03 Divulgação para empresas 13-27/03 Solicitar transporte 23-28/03 Divulgação nos supermercados 28/03 Atividade de coleta 30/03-03/04 Aquisição dos saquinhos e fita 28-30/03 Contagem 08-10/04 Montagem 10-11/04 Armazenagem 11/04 Atividade de entrega

11 5 INSCRIÇÕES O cadastro da Páscoa Solidária no SIGUE é dividida em dois eventos distintos e recomendamos que o cadastro dos mesmos siga este padrão: Evento 1 Nome: Projeto Páscoa Solidária (Arrecadação) Local: Nome da Cidade Tipo: Arrecadação de Donativos¹ Início: 28/03/2015 Fim: 28/03/2015 Coordenador: Nome do Pioneiro, Escotista ou Dirigente designado pelo Grupo Escoteiro ¹ A contagem é fundamental neste caso, pois o SIGUE solicita que se informe os itens arrecadados e sua respectiva quantidade. Evento 2 Nome: Projeto Páscoa Solidária (Entrega) Local: Nome da Cidade Tipo: Atividade Comunitária Início: 11/04/2015 Fim: 11/04/2015 Coordenador: Nome do Pioneiro, Escotista ou Dirigente designado pelo Grupo Escoteiro 5.1 CUSTOS Como estamos tratando de uma atividade comunitária, que não visa qualquer tipo de receita, mas que inevitavelmente, pode gerar algum gasto - mesmo que mínimo - para o Grupo Escoteiro, este evento não possui taxa de inscrição.

12 6 HISTÓRICO DA CAMPANHA Entenda um pouco mais sobre a Páscoa Solidária e saiba como apresentá-la. 6.1 PRIMEIRA EDIÇÃO: 2011 Em 2011, primeiro ano de realização do evento, foram arrecadados mais de bombons, 45 ovos, 21 coelhinhos, 9 barras mais outras guloseimas típicas de Páscoa, que resultaram em aproximadamente 500 kits, entregues nos bairros Santa Rosa, Vila Maria e Aeroporto. Grupo Escoteiro Silva Paes promove Páscoa Solidária Figura 1: Itens arrecadados pelos jovens do Grupo Figura 2: Lobinhos fazendo a entrega dos Kits

13 6.2 SEGUNDA EDIÇÃO: 2012 Já em 2012, com uma maior ajuda de pessoas e empresas, foi possível montar mais de 1000 kits de Páscoa, dessa vez, distribuídos nos bairros Dom Bosquinho, Aeroporto e Castelo Branco. Figura 3: Montagem dos Kits Figura 4: Lobinhos fazendo a entrega dos Kits Abrangência da Campanha Em sua edição, em 2012, uma das ações que fez grande diferença para o sucesso da campanha foi a inserção de uma propaganda, estrelada por nossos próprios jovens, que convidava a comunidade a participar e doar, oportunizando maior abrangência da campanha. Assista no YouTube:

14 6.3 TERCEIRA EDIÇÃO: 2013 Em 2013, com a consolidação da campanha, foi possível montar mais de 2500 kits de Páscoa, dessa vez, distribuídos no bairro Profilurb II e em todas as casas assistências e creches públicas da cidade. Figura 5: Resultado parcial da campanha Figura 6: Crianças do Bairro Profilurb II Abrangência da Campanha Em 2013, mantivemos a inserção da propaganda estrelada por nossos próprios jovens, que convidava a comunidade a participar e doar, oportunizando maior abrangência da campanha.

15 6.4 QUARTA EDIÇÃO: 2014 Com os resultados e a experiência obtidos até 2013, a campanha de 2014 comprovou a consolidação da campanha que, mesmo com um volume muito menos de doações de empresas e parceiros, bateu novos recordes. Não só foi possível beneficiar mais de 2500 crianças, como o número de itens no kit dobrou. Novamente, atendemos o bairro Profilurb II, todas as casas assistências e creches públicas da cidade e também o bairro Mangueira, onde estávamos já desenvolvendo um projeto social. Figura 7: Escoteiros no supermercado Figura 8: Organização para entrega no bairro Mangueira 7 ANEXOS Todos os anexos necessários para a execução desta campanha estarão disponíveis na seção "Arquivos" do Grupo 7º DE - Geral no Facebook: 8 COORDENAÇÃO GERAL DA ATIVIDADE Para esta primeira edição, a Coordenação Geral da Atividade ficará a cargo do voluntário Mauro Lages e este pode ser contato das seguintes maneiras: Telefone: mauro@maurolages.com.br Facebook: Skype: maurolages

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01 Produtos: Saúde Pró Upload Versão: 20130408-01 Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 LOGIN... 4 3 VALIDADOR TISS... 7 4 CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... 10 4.1 DADOS CADASTRAIS MATRIZ E FILIAL... 11 4.2 CADASTRO DE

Leia mais

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ?

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ? Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO 1- Como aderir à proposta AMQ? A adesão é realizada através do preenchimento e envio do Formulário de Cadastramento Municipal no site do projeto. O gestor municipal da saúde

Leia mais

Bem-vindo ao tópico Múltiplas filiais.

Bem-vindo ao tópico Múltiplas filiais. Bem-vindo ao tópico Múltiplas filiais. 1 Ao final deste tópico, você estará apto a: Explicar as opções disponibilizadas com o recurso Múltiplas filiais. Definir as configurações necessárias para trabalhar

Leia mais

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejar uma aula é uma arte não uma tarefa. O planejamento de aula através da ferramenta Mar Aberto ajuda e contribui para infinitas possibilidades para seu

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

XXIV Jogos da Fraternidade Regulamento

XXIV Jogos da Fraternidade Regulamento XXIV Jogos da Fraternidade Regulamento Santa Mônica Clube de Campo 17 de abril de 2016. A União dos Escoteiros do Brasil Região do Paraná, o Grupo Escoteiro Santa Mônica 72/PR e o Santa Mônica Clube de

Leia mais

Guia de utilização da notação BPMN

Guia de utilização da notação BPMN 1 Guia de utilização da notação BPMN Agosto 2011 2 Sumário de Informações do Documento Documento: Guia_de_utilização_da_notação_BPMN.odt Número de páginas: 31 Versão Data Mudanças Autor 1.0 15/09/11 Criação

Leia mais

Identificação do projeto

Identificação do projeto Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS NOVOS

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS NOVOS PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS NOVOS Este manual foi elaborado para orientar o Cliente, Órgão/Entidade, sobre os procedimentos necessários a serem seguidos com relação à preparação

Leia mais

Termos e Política de Privacidade

Termos e Política de Privacidade Termos e Política de Privacidade Sua privacidade é fundamental para nós. Por isso, queremos explicar-lhe os detalhes de política e práticas adotadas para proteger sua privacidade para que se sinta confortável

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA)

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) ANEXO I Solicitação de Autorização de Funcionamento de Empresas Distribuidoras de Produtos Farmacêuticos (HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) A empresa interessada em desenvolver

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012

Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012 Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012 Para começar, tenha em mãos o seguinte: A mensagem eletrônica ou ofício que você recebeu do FNDE contendo Usuário

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

Manual Rápido de Registro e Configuração do DJPDV

Manual Rápido de Registro e Configuração do DJPDV Página 1 Manual Rápido de Registro e Configuração do DJPDV Juliana Rodrigues Prado Tamizou www.djsystem.com.br (15) 3324-3333 Rua Coronel Aureliano de Camargo,973 Centro - Tatuí SP - 18270-170 Revisado

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas

Leia mais

Orientações Gerais para o Mobilizador 1

Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Orientações Gerais para o Mobilizador 1 Índice CADERNO 1: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O MOBILIZADOR 1.1. Mensagem ao mobilizador... 03 1.2. Materiais de implantação do Ciclo 4... 05 1.3. As reuniões: quantas

Leia mais

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, desenvolvimento da comunidade e formação de jovens fazem parte da história do Instituto.

Leia mais

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS

SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SIE - SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS SANTA MARIA FATECIENS 2008 Este manual tem por finalidade apresentar as especificações detalhadas da aplicação de Cadastro de Funcionários,

Leia mais

ANALISE AS RESPOSTAS DA PESQUISA COMPARTILHE OS RESULTADOS COM OS SÓCIOS DO SEU CLUBE E OUTROS COMPANHEIROS LEÕES

ANALISE AS RESPOSTAS DA PESQUISA COMPARTILHE OS RESULTADOS COM OS SÓCIOS DO SEU CLUBE E OUTROS COMPANHEIROS LEÕES Serviços Leonísticos para Crianças Avaliação das necessidades da comunidade Os dados estatísticos atuais revelam que milhões de crianças em todas as partes do mundo sofrem de pobreza, doenças, deficiências

Leia mais

CARTA ABERTA AOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO MUNDIAL DE JOVENS DA RCC

CARTA ABERTA AOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO MUNDIAL DE JOVENS DA RCC CARTA ABERTA AOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO MUNDIAL DE JOVENS DA RCC Queridos jovens, Pelotas, 1ºJulhode 2012. É chegada a hora em que a Palavra de Deus se cumprirá em nossa vida na passagem que diz: Em

Leia mais

Comissão Regional de Programa de Jovens Equipe Regional de Radioescotismo

Comissão Regional de Programa de Jovens Equipe Regional de Radioescotismo Comissão Regional de Programa de Jovens Equipe Regional de Radioescotismo 52º JOTA Jamboree no Ar Circular nº 01/2009 APRESENTAÇÃO O QUE É O JAMBOREE NO AR? O Jota é um evento anual do qual participam

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

MÓDULO 3 Cadastros básicos

MÓDULO 3 Cadastros básicos MÓDULO 3 Cadastros básicos Agora que você já conhece o SCAWEB, demonstraremos como realizar os cadastros básicos do HÓRUS. Inicialmente, você precisará acessar o HÓRUS com o email e senha cadastrados no

Leia mais

Guia passo a passo. Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC

Guia passo a passo. Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC Guia passo a passo Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC INTRODUÇÃO AO FSC O que é o FSC? O FSC é uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos criada para promover

Leia mais

Manual de Atendimento do Chat Casa do Corretor. Página 1

Manual de Atendimento do Chat Casa do Corretor. Página 1 Manual de Atendimento do Chat Casa do Corretor Página 1 Página 2 Índice: Acessando o Sistema... 03 Escala de Atendimento... 06 Painel de Atendimento... 07 Home... 08 Respostas Prontas... 09 Comandos Prontos...

Leia mais

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL?

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? Veja algumas dicas para engajar eleitores através do SMS Marketing De acordo com dados da Pnad (Pesquisa

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Central de Materiais Esterilizados. Versão 1.0

Ajuda On-line - Sistema de Central de Materiais Esterilizados. Versão 1.0 Ajuda On-line - Sistema de Central de Materiais Esterilizados Versão 1.0 Sumário Central de Materiais Esterilizados 3 1 Manual... de Processos - Central de Materiais Esterilizados 4 Fluxos do... Processo

Leia mais

BB Seguro Vida Empresa Flex. Guia do Seguro e Serviços

BB Seguro Vida Empresa Flex. Guia do Seguro e Serviços BB Seguro Vida Empresa Flex Guia do Seguro e Serviços Olá, seja bem-vindo! Parabéns pela contratação do BB Seguro Vida Empresa Flex. Com ele, você e seus funcionários estão muito mais seguros. Neste Guia

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

Esse documento tem como finalidade instruir o usuário de como utilizar e compreender o sistema da Multwear The Best Brands.

Esse documento tem como finalidade instruir o usuário de como utilizar e compreender o sistema da Multwear The Best Brands. TUTORIAL DE SISTEMA INTRODUÇÃO Esse documento tem como finalidade instruir o usuário de como utilizar e compreender o sistema da Multwear The Best Brands. O material didático a seguir, apesar da fácil

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Resolução da lista de exercícios de casos de uso

Resolução da lista de exercícios de casos de uso Resolução da lista de exercícios de casos de uso 1. Explique quando são criados e utilizados os diagramas de casos de uso no processo de desenvolvimento incremental e iterativo. Na fase de concepção se

Leia mais

Guia de Planejamento para Cidades do Revezamento da Tocha Rio 2016

Guia de Planejamento para Cidades do Revezamento da Tocha Rio 2016 2 Guia de Planejamento para Cidades do Revezamento da Tocha Rio 2016 Agosto de 2015 3 Parte I Mensagem do Rio 2016 Propósito do Guia de Planejamento para Cidades Índice 1. Introdução aos Jogos Olímpicos

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

O índio e a sociedade não-índia AGUIAR, Maria Suelí de TRINDADE, Israel Elias. Palavras-chave: índio, não-índio, sociedade, conscientização.

O índio e a sociedade não-índia AGUIAR, Maria Suelí de TRINDADE, Israel Elias. Palavras-chave: índio, não-índio, sociedade, conscientização. O índio e a sociedade não-índia AGUIAR, Maria Suelí de TRINDADE, Israel Elias Palavras-chave: índio, não-índio, sociedade, conscientização. O projeto O índio e a sociedade não-índia é cadastrado na PROEC

Leia mais

GUIA DE BOAS PRÁTICAS

GUIA DE BOAS PRÁTICAS GUIA DE BOAS PRÁTICAS A RODADA DE NEGÓCIOS A RODADA DE NEGÓCIOS É UM EVENTO EMPRESARIAL ORGANIZADO PARA PROMOVER NEGÓCIOS E PARCERIAS. Em um mesmo local estão empresas convidadas com interesse em comprar,

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

- Aulas 57, 58, 59 e 60 - Técnicas de programação. Funções

- Aulas 57, 58, 59 e 60 - Técnicas de programação. Funções 1 - Aulas 57, 58, 59 e 60 - Técnicas de programação. Funções Um programa pode possuir determinados processos realizados repetidas vezes ao longo da execução do programa. Estes processos podem se agrupar

Leia mais

Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula

Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Michele Maria do Nascimento Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Sequência Didática: As transformações

Leia mais

EVENTOS E CONGRESSOS

EVENTOS E CONGRESSOS EVENTOS E CONGRESSOS O financiamento de eventos de caráter científico-tecnológico obedece à seguinte priorização: a) organização; b) participação coletiva; c) participação individual no país; d) participação

Leia mais

WiFire. Qualidade e Segurança. WiFi que gera resultado! Sem senha mas com segurança. Qualidade no sinal WiFi

WiFire. Qualidade e Segurança. WiFi que gera resultado! Sem senha mas com segurança. Qualidade no sinal WiFi WiFire WiFi que gera resultado! Qualidade e Segurança Sem senha mas com segurança Com o WiFire sua rede não precisará mais de senha para que os usuários possam entrar, para isso eles podem informar uma

Leia mais

Reaproveitamento de Máquinas Caça-Níqueis

Reaproveitamento de Máquinas Caça-Níqueis Reaproveitamento de Máquinas Caça-Níqueis Gustavo Rissetti 1 1 Acadêmico do Curso de Ciência da Computação Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) rissetti@inf.ufsm.br Resumo. Este artigo trata sobre

Leia mais

REGRAS E REGULAMENTOS OLIMPÍADAS DE RACIOCÍNIO PROGRAMA MENTEINOVADORA MIND LAB

REGRAS E REGULAMENTOS OLIMPÍADAS DE RACIOCÍNIO PROGRAMA MENTEINOVADORA MIND LAB REGRAS E REGULAMENTOS VIII OLIMPÍADA DE RACIOCINIO MENTEINOVADORA MIND LAB (alunos de 4º ao 7º ano) VII OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MENTEINOVADORA DE JOVENS (alunos de 8º e 9º ano) A cada ano, o Grupo Mind

Leia mais

Especificação do Trabalho Prático

Especificação do Trabalho Prático Especificação do Trabalho Prático O trabalho prático da disciplina consiste em desenvolver um programa utilizando a linguagem de programação C. A seguir, encontram-se a descrição do problema, a forma de

Leia mais

Entendendo a Planilha de Prestação de Contas dos Recursos. Vinculados à Educação no Município de São Paulo

Entendendo a Planilha de Prestação de Contas dos Recursos. Vinculados à Educação no Município de São Paulo Entendendo a Planilha de A planilha de da Educação foi montada para possibilitar que você acompanhe, durante todo o exercício, a publicação bimestral dos dados das receitas e despesas, referentes à vinculação

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

GUIA DO COORDENADOR DE PROJETOS

GUIA DO COORDENADOR DE PROJETOS GUIA DO COORDENADOR DE PROJETOS Sumário 1. Introdução... 2 2. Início Portal Coordenador... 2 2.1. Novos Pedidos... 2 2.2. Pendências... 3 2.3. Menu... 4 2.4. Sair... 4 3. Saldo de Projetos... 5 4. Extrato

Leia mais

RELATÓRIOS GERENCIAIS

RELATÓRIOS GERENCIAIS RELATÓRIOS GERENCIAIS Neste treinamento vamos abordar o funcionamento dos seguintes relatórios gerenciais do SisMoura: Curva ABC Fluxo de Caixa Semanal Análise de Lucratividade Análise Financeira o Ponto

Leia mais

Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10

Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10 Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10 Robson Guilherme Ferreira (II) Jackson Duarte Coelho (III) Julio César Agrícola Costa da Silveira (I) Resumo O trabalho a ser apresentado tem como objetivo

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

Conhecendo o Decoder

Conhecendo o Decoder Conhecendo o Decoder O Decoder da sua ion TV, ou receptor, também é chamado de STB, sigla em inglês para Set Top Box, que é o aparelho responsável por receber o sinal de TV, decodificá-lo e enviá-lo para

Leia mais

GUIA DE IMPLANTAÇÃO DA PLATAFORMA DE APRENDIZADO ADAPTATIVO GEEKIE LAB EBOOK 2015

GUIA DE IMPLANTAÇÃO DA PLATAFORMA DE APRENDIZADO ADAPTATIVO GEEKIE LAB EBOOK 2015 GUIA DE IMPLANTAÇÃO DA PLATAFORMA DE APRENDIZADO ADAPTATIVO GEEKIE LAB EBOOK 2015 APRESENTAÇÃO Neste ebook você encontrará as informações necessárias para utilizar a plataforma de Aprendizado Adaptativo

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

DIRETRIZES PARA UTILIZAÇÃO DE FUNDOS

DIRETRIZES PARA UTILIZAÇÃO DE FUNDOS Página 1 de 7 DIRETRIZES PARA UTILIZAÇÃO DE FUNDOS O objetivo destas diretrizes é orientar os Leões, clubes e distritos (únicos, sub e múltiplos) sobre como deverão seguir as Normas de Utilização de Fundos

Leia mais

CIDADÃOS VIRTUAIS RESPONSÁVEIS

CIDADÃOS VIRTUAIS RESPONSÁVEIS Guia da LIÇÃO Idade recomendada: 11 CIDADÃOS VIRTUAIS RESPONSÁVEIS Objetivos de aprendizado Os alunos irão desenvolver uma compreensão abrangente do conceito de comunidade e sua aplicação na internet.

Leia mais

Como aumentar o ticket médio de seu e-commerce em 06 passos

Como aumentar o ticket médio de seu e-commerce em 06 passos Como aumentar o ticket médio de seu e-commerce em 06 passos Enviado por Denis Zanini 13-Abr-2016 PQN - O tal da Comunicação Muitas vezes o empreendedor se vê em uma situação complicada. Seus investimentos

Leia mais

Vídeo Institucional: PETCom Internacional 1

Vídeo Institucional: PETCom Internacional 1 Vídeo Institucional: PETCom Internacional 1 Andréia Santos da SILVA 2 Tiago da Cruz Carvalho CALADO 3 Ítala Clay de Oliveira FREITAS 4 Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM RESUMO Desenvolvido por

Leia mais

Orientações para Secretarias de Educação

Orientações para Secretarias de Educação Orientações para Secretarias de Educação SEGUNDO SEMESTRE 2009 Presidência da República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação

Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação TELVPG-5228 Adpt WK Kit Vivo Soluciona TI_15 REV.indd 1 23/2/15 16:42 Veja a seguir como aproveitar ao máximo seu Vivo Soluciona TI. Parabéns por adquirir o Vivo

Leia mais

EATON Fácil V1.00 Guia de utilização

EATON Fácil V1.00 Guia de utilização EATON Fácil V1.00 Guia de utilização Índice geral. Índice geral.... 2 Introdução... 3 Cadastrando-se... 3 A tela inicial... 5 Como buscar um produto?... 6 Busca Geral... 7 Busca por Similaridade... 9 Busca

Leia mais

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA Artigo 25.1: Definições Para efeito deste Capítulo: medida regulatória coberta significa a medida regulatória determinada por cada Parte a ser objeto deste Capítulo nos

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS Conteúdo MANUAL DE PROCEDIMENTOS ORÇAMENTOS... 2 Conceito de Manual Procedimentos... 2 Objetivos do Manual... 2 Aspectos Técnicos... 2 1. ACESSO AO SISTEMA ODONTOSFERA... 3 2. STATUS DO PACIENTE NO SISTEMA...

Leia mais

O Acessório de Moda Ballasox é composto por:

O Acessório de Moda Ballasox é composto por: Manual Revendedora Você Ballasox A Ballasox oferece a você a oportunidade de ser uma Revendedora independente Ballasox, obtendo uma renda extra com os acessórios de moda mais versáteis do mercado. Basta

Leia mais

APOSTILA DE INTEGRAÇÃO CONTROLLER

APOSTILA DE INTEGRAÇÃO CONTROLLER APOSTILA DE INTEGRAÇÃO CONTROLLER A integração de dados do Controller com a contabilidade, seja com o sistema Contábil ou com qualquer outro sistema, é feita através de lotes. Os lançamentos seguem a estrutura

Leia mais

ADMINISTRADOR LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

ADMINISTRADOR LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Leia mais

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PAULO DE TARSO

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PAULO DE TARSO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PAULO DE TARSO 1 Semestre 2011 Apresentação: Prezado(a) aluno(a), Este manual foi elaborado com o objetivo de orientá-lo durante o processo de realização do estágio curricular,

Leia mais

Política Comercial para Clientes e Representantes KNOCKOUT FITNESS

Política Comercial para Clientes e Representantes KNOCKOUT FITNESS Política Comercial para Clientes e Representantes KNOCKOUT FITNESS Uma das principais preocupações da KNOCKOUT FITNESS é oferecer aos nossos clientes produtos da mais alta qualidade, entregues no prazo

Leia mais

GUIA PARA PETIÇÃO DE SEDE E ORGANIZAÇÃO DA REUNIÃO NACIONAL DE RAMOS E DE GOLDS DO IEEE BRASIL

GUIA PARA PETIÇÃO DE SEDE E ORGANIZAÇÃO DA REUNIÃO NACIONAL DE RAMOS E DE GOLDS DO IEEE BRASIL Comitê de Atividades Estudantis Conselho Brasil GUIA PARA PETIÇÃO DE SEDE E ORGANIZAÇÃO DA REUNIÃO NACIONAL DE RAMOS E DE GOLDS DO IEEE BRASIL GUIA PARA A SOLICITAÇÃO A. Introdução O propósito deste documento

Leia mais

Novas Formas de Aprender e Empreender

Novas Formas de Aprender e Empreender Novas Formas de Aprender e Empreender DÚVIDAS FREQUENTES 1. Sobre o Prêmio Instituto Claro, Novas Formas de Aprender e Empreender 1.1. O que é o Prêmio? O Prêmio Instituto Claro Novas Formas de Aprender

Leia mais

Declare guerra às dívidas!

Declare guerra às dívidas! Declare guerra às dívidas! Na semana passada nossa primeira dica foi dirigida aos trabalhadores que têm algum dinheiro guardado. Demos algumas sugestões simples para evitar que o tão sacrificado pé de

Leia mais

Treinamento - Union Web

Treinamento - Union Web Inserindo formulário de acesso ao sistema no seu site: Para que seus condôminos tenham acesso ao sistema será necessária a inserção do formulário de entrada no seu site, veja com o programador do seu site

Leia mais

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL)

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) Resumo A série apresenta a formação dos Estados europeus por meio da simbologia das cores de suas bandeiras. Uniões e cisões políticas ocorridas ao longo

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL)

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) TÍTULO 1 Da Instituição e seus Fins Art. 1 0 O Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), criado em 2004, para integrar uma

Leia mais

Gráficos estatísticos: histograma. Série Software ferramenta

Gráficos estatísticos: histograma. Série Software ferramenta Gráficos estatísticos: histograma Série Software ferramenta Funcionalidade Este software permite a construção de histogramas a partir de uma tabela de dados digitada pelo usuário. Gráficos estatísticos:

Leia mais

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 1 Visão geral O CPC 01 é a norma que trata do impairment de ativos ou, em outras palavras, da redução ao valor recuperável de ativos. Impairment ocorre quando

Leia mais

Pesquisa de Impacto Social. Aprendizagem COMBEMI

Pesquisa de Impacto Social. Aprendizagem COMBEMI Pesquisa de Impacto Social Aprendizagem COMBEMI Pesquisa de Impacto Social Jovem Aprendiz COMBEMI Total de pesquisa aplicada: 33 (trinta e três) Metodologia da pesquisa: A pesquisa aplicada foi a Pesquisa

Leia mais

PARA REUNIÃO DE AL-ANON E ALATEEN EM INSTITUIÇÕES

PARA REUNIÃO DE AL-ANON E ALATEEN EM INSTITUIÇÕES Guia do Al-Anon G-9 PARA REUNIÃO DE AL-ANON E ALATEEN EM INSTITUIÇÕES O que são reuniões em Instituições? São reuniões que se realizam em hospitais, instituições penais e correcionais, juizados, clínicas

Leia mais

Conceitos trabalhados na disciplina, textos de apoio da biblioteca e elementos da disciplina.

Conceitos trabalhados na disciplina, textos de apoio da biblioteca e elementos da disciplina. 1 Capítulo 1. Ecologia Atividade 1 Ligando as ideias Pág.: 6 Procure enumerar em seu "Caderno de Estudo e Práticas" os principais fatores físicos e biológicos que atuam sobre o seu organismo. Revise suas

Leia mais

1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho

1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho 1 ME-01 REV00 13 3 1 2 14 9 10 12 4 5 6 7 11 8 1 - AUTOMATIZADOR: Utilizado exclusivamente em portas de enrolar de aço. Existem diversas capacidades e tamanhos. Verifique sempre o peso e o tamanho da porta

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

Obrigado por baixar esse PDF, espero que possa te ajudar!

Obrigado por baixar esse PDF, espero que possa te ajudar! Obrigado por baixar esse PDF, espero que possa te ajudar! Agora deixe-me apresentar para você! Me chamo Jhon Viana, sou empreendedor digital em série e atualmente sou CEO de 03 empresas, ambas com uma

Leia mais

Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais

Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais Informe nº 4 Informações sobre a renda familiar do Cadastro Único O que é o Programa de Fomento? O Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais

Leia mais

Como usar o Scanner na Digitalização de Processos

Como usar o Scanner na Digitalização de Processos Manual de Procedimentos de Digitalização Como usar o Scanner na Digitalização de Processos Brasília, julho de 2012. TÍTULO DO DOCUMENTO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE DIGITALIZAÇÃO Como Usar o Scanner na Digitalização

Leia mais

- REGIMENTO - CAPITULO I (Disposições gerais) Artigo 1.º (Normas reguladoras)

- REGIMENTO - CAPITULO I (Disposições gerais) Artigo 1.º (Normas reguladoras) - REGIMENTO - Considerando que, a Lei 159/99, de 14 de Setembro estabelece no seu artigo 19.º, n.º 2, alínea b), a competência dos órgãos municipais para criar os conselhos locais de educação; Considerando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA CONSELHO UNIVERSITÁRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA CONSELHO UNIVERSITÁRIO Processo: 4.0049/04- Assunto: Proposta de resolução normativa que institui critérios para aferir a produtividade intelectual dos docentes da UNILA Interessado: Comissão Superior de Pesquisa - COSUP Relator:

Leia mais

Universidade Presente. um guia para acompanhar o aluno no exterior

Universidade Presente. um guia para acompanhar o aluno no exterior Universidade Presente um guia para acompanhar o aluno no exterior APRESENTAÇÃO A Rede CsF é uma associação não governamental, sem fins lucrativos, formada por estudantes com experiência em Programas de

Leia mais

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PEDAGOGIA EM AÇÃO: O USO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL PARA A TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Kelly Cristina Costa de Lima, UEPA Aline Marques Sousa, UEPA Cassia Regina Rosa

Leia mais

NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014. Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores,

NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014. Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores, NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014 Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores, Nos dias 3 e 4 deste mês participamos de reunião com a coordenação nacional

Leia mais

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO No Modelo de Plano de Negócio, disponível no seu ambiente do Concurso você terá um passo a passo para elaborar o seu Plano, bem como todo o conteúdo necessário

Leia mais

Ministério da Administração do Território

Ministério da Administração do Território Ministério da Administração do Território A Lei da Observação Eleitoral LEI N.º 4/05 De 4 de Julho Convindo regular a observação eleitoral quer por nacionais quer por estrangeiros; Nestes termos, ao abrigo

Leia mais

1) Entendendo a eletricidade

1) Entendendo a eletricidade 1) Entendendo a eletricidade 1 2) Circuitos Modelix 2 3) Utilizando o Sistema Esquemático Modelix-G (Modelix-Grafix) 6 4) Fazendo montagens com os Circuitos Modelix 7 5) Exercícios para treinar 8 Objetivo:

Leia mais

Sistema Integrado de Atendimento

Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento Sistema Integrado de Atendimento. Um sistema moderno, completo e abrangente que modifica a realidade do atendimento de sua empresa, proporcionando maior segurança na tomada

Leia mais

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução

Data 23/01/2008. Guia do Professor. Introdução Guia do Professor Data 23/01/2008 Introdução A inserção de tópicos da Eletricidade nas escolas de nível básico e médio é fundamental para a compreensão de alguns fenômenos da vida moderna. Você já imaginou

Leia mais

1. Funcionalidades da opção SAC 1

1. Funcionalidades da opção SAC 1 PÓS VENDA 1. Funcionalidades da opção SAC 1 1.1 Avarias 2 1.1.1 Dano no produto em transporte 2 1.1.2 Defeito no produto 2 1.2 Devoluções 4 1.2.1 Devolução Desistência 4 1.2.2 Devolução Não fez o pedido

Leia mais