Uso do planejamento ortogonal de Taguchi para a melhoria de parâmetros de fresamento com ferramenta de metal duro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Uso do planejamento ortogonal de Taguchi para a melhoria de parâmetros de fresamento com ferramenta de metal duro"

Transcrição

1 Uso do planejamento ortogonal de Taguchi para a melhoria de parâmetros de fresamento com ferramenta de metal duro 101 Tiago Henrique BRANDT 1 Diego Fernando BRANDT 2 Silvio Nunes dos SANTOS 3 Resumo: Atualmente existe uma grande variedade de ferramentas para usinagem de aços em geral. As ferramentas em metal duro têm apresentado uma grande melhora no contexto da usinagem, aumentando o seu rendimento e sua vida útil. Para analisar fatores que melhorem o desempenho dessas ferramentas, será verificado o desempenho obtido através da pesquisa de campo. Nessa pesquisa, realizou-se o teste de usinagem em aço 4140 com e sem tratamento térmico, utilizando fresa com e sem melhorias, como revestimento e fluido de corte. Os testes foram realizados com base em Delineamento de Experimentos (DOE) do tipo Taguchi, os quais forneceram resultados que permitirão a análise de qual aplicação é a mais indicada para esse tipo de usinagem. Palavras-chave: Metal Duro. Usinagem. DOE. Taguchi. 1 Tiago Henrique Brandt. Graduando em Engenharia Mecânica pelo Claretiano Centro Universitário, polo de Rio Claro (SP). <tiago.brandt@ig.com.br>. 2 Diego Fernando Brandt. Graduando em Engenharia Mecânica pelo Claretiano Centro Universitário, polo de Rio Claro (SP) 3 Silvio Nunes dos Santos. Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Especialista em Engenharia de Produção pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Claretiano - Centro Universitário. Docente e Coordenador de Curso pelo Claretiano Centro Universitário, polo de Rio Claro (SP) <silvionu@gmail.com>.

2 102 Use of Taguchi s orthogonal planning for the improvement of milling parameters with a hard metal tool Tiago Henrique BRANDT Diego Fernando BRANDT Silvio Nunes dos SANTOS Abstract: Currently, there is a big variety of tools for machining steels in general. Hard metal tools have shown a great improvement in the context of machining, increasing its yield and useful life. To analyze factors that improve the performance of these tools, the performance throughout the field research will be verified. In this study, a machining test using the 4140 steel was held with and without thermal treatment, using a milling cutter with and without improvements, as coating and cutting fluid. The tests were carried out based on the Design of Experiments (DOE), Taguchi type, which provided results that will allow the analysis of which application is the most suitable for this type of machining. Keywords: Hard Metal. Machining. DOE. Taguchi.

3 INTRODUÇÃO Atualmente, os processos de usinagem requerem ferramentas que suportem altos níveis de desgaste e atendam as expectativas da produção. Para isso é necessária a melhoria contínua das ferramentas utilizadas no processo de fabricação. Na atualidade, a produção em série utilizando máquinas cada vez mais produtivas e precisas necessita de ferramentas com maior desempenho, como as fresas de topo de metal duro, que possuem uma demanda de mais de 40 milhões por ano (ROSA, 1999). A fabricação de moldes e matrizes é o caso mais comum no uso de ferramentas de metal duro, já que o material a ser usinado é de dureza elevada. Algumas inconveniências podem ser observadas, tais como desgaste das ferramentas, uso de porta ferramentas de precisão devido ao alto giro que ela necessita para trabalhar e o investimento em máquinas-ferramenta de boa qualidade (OLIVEI- RA, 2007). Durante a usinagem, a superfície gerada sofre solicitações mecânicas e térmicas que podem alterar de forma significativa as características da superfície e abaixo da mesma (ZEILMANN, 2013, p. 75), e isso não pode acontecer em moldes e matrizes, pois causam irregularidades geométricas, alteração na microestrutura e deformação plástica na sub superfície, podendo assim alterar as propriedades mecânicas e as tensões residuais do material (ZEILMANN, 2013). Justificativa, objetivos, problema e hipótese O tema abordado foi escolhido pelo fato de ser um assunto que abrange grandes proporções no mercado metal mecânicas. Ferramentas fabricadas em metal duro oferecem grande desempenho por sua alta resistência a temperaturas elevadas, desgastes e por proporcionar um ótimo acabamento à superfície a ser trabalhada. A usinagem com ferramentas de metal duro é uma opção para se trabalhar com diversos tipos de materiais, sejam eles de fácil usinagem ou não, mas apenas a utilização dessas ferramentas não é

4 104 o suficiente para atender as expectativas, é necessário buscar meios que aumentem a sua vida útil, como, por exemplo, na usinagem em moldes e matrizes, em que os materiais são de alta dureza, gerando altos desgastes e a perda dessas ferramentas. Existem dois fatores que influenciam diretamente no rendimento de uma ferramenta: o 1º é a refrigeração quando em processo de usinagem, pois a utilização de óleos refrigerantes específicos garantem ainda mais precisão pelo fato de a ferramenta e peça não sofrerem alterações por altas temperaturas no processo de usinagem. O 2º é a aplicação de um revestimento de aproximadamente 5µm que penetra na ferramenta prolongando sua vida útil e melhorando o seu rendimento. Se esses dois fatores forem trabalhados juntos, os resultados serão ainda melhores. Os objetivos desse estudo, portanto, são: Demonstrar que com a utilização do revestimento e do fluido de corte o rendimento da ferramenta é maior. (Hipótese 0) Comparar o desgaste gerado em ferramentas de metal duro na usinagem do aço 4140 endurecido entre 38 e 42 HRC. O problema que envolve o estudo é o alto desgaste e a quebra das ferramentas, com consequentes danos ao produto, gerando custo de má qualidade e de reposição da ferramenta. Se a causa desse problema for o desgaste, será aplicado revestimento e fluido refrigerante à usinagem e verificaremos os resultados. 2. DELINEAMENTO DE EXPERIMENTOS Nas mais diversas áreas de pesquisa se aplicam experimentos cujos resultados finais representam o objetivo principal. Para obtermos esses resultados, muitas vezes, faz-se necessário ajustar variáveis inerentes aos processos e procedimentos experimentais. Para levar a efeito os resultados expectados, numa visão estritamente industrial, denominados resultados robustos, utilizam-se técnicas especiais reunidas em uma metodologia chamada planejamento de experimentos (MONTGOMERY, 2004).

5 105 Calegare apud Santos, Cardoso e Chaves (2006) diz que o planejamento de experimentos é usado para aperfeiçoar o processo, aproximando os valores de saída aos requisitos nominais, e para reduzir a variabilidade e os custos totais. A metodologia do planejamento experimental ou delineamento de experimentos é usada para definir as variáveis de influência direta no desempenho de projetos e processos, com consequente: 1) Redução da variação do processo e melhor concordância entre os valores obtidos e os valores pretendidos. 2) Redução dos lead times de processo. 3) Redução dos custos operacionais. 4) Melhoria no rendimento do processo. A Figura 1 mostra um exemplo da relação existente entre as entradas e saídas (Y): Figura 1. Relação entre processo e fatores. Fonte: baseado em Montgomery (2004). são: Algumas aplicações típicas do planejamento de experimentos 1) Avaliação e comparação de configurações básicas de projeto. 2) Avaliação de diferentes materiais.

6 106 3) Seleção e determinação de parâmetros de projeto que melhorem o desempenho de produtos. 4) Obtenção de produtos que sejam mais fáceis de fabricar, que tenham melhor desempenho e confiabilidade que os produzidos pelos competidores. Existem três princípios básicos em um planejamento de experimentos, que são: replicação, aleatoriedade e blocagem. Replicação consiste em repetição, isto é, não repetição com a mesma amostra, e sim das mesmas condições de experimentos anteriores. Este procedimento é importante na obtenção do erro experimental. Aleatoriedade se refere à escolha não sequencial das amostras; deve haver a aleatoriedade, pois fatores críticos que não estão no estudo como temperatura ou lote de matéria-prima podem influenciar as variáveis de interesse. Por fim, há a blocagem, que consiste em uma técnica com o objetivo de aumentar a precisão do experimento. A blocagem é usada quando uma determinada aferição é feita por pessoas diferentes, não havendo homogeneidade nos dados (SANTOS; CARDOSO; CHAVES, 2007). Todo planejamento experimental começa com uma série inicial de experimentos, com o objetivo de definir as variáveis e os níveis importantes. Podemos ter variáveis qualitativas e quantitativas. Os resultados devem ser analisados e as modificações pertinentes devem ser feitas no planejamento experimental. A Figura 2 apresenta um resumo desta estratégia inicial.

7 107 Figura 2. Objetivos do Planejamento de Experimentos. Fonte: adaptada de Montgomery (2004). Existem diversos tipos de planejamento de experimentos, mas, para a pesquisa de campo, foram estudadas duas categorias. Experimentos Fatoriais: são aqueles que incluem todas as combinações de vários conjuntos de tratamentos ou fatores. O planejamento fatorial é indicado quando se deseja estudar os efeitos de duas ou mais variáveis de influência. Normalmente, codificam-se os níveis dos fatores com o sinal (+) atribuído ao nível superior e (-) atribuído ao nível inferior. Podem ser completos ou fracionados. Um experimento fatorial completo ocorre quando todas as possíveis combinações de níveis dos fatores são testadas. Um experimento fatorial fracionado ocorre quando apenas uma fração do fatorial completo é testada (OEHLERT, 2010). Experimentos de Taguchi: a metodologia de projeto experimental baseada em Taguchi acentua a importância de reduzir a variabilidade do processo em torno de um valor alvo especificado, ou seja, reforça a necessidade de trazer a média do processo para o valor nominal especificado no projeto. Isto pode ser conseguido tornando os processos insensíveis às várias fontes do ruído (ANTONY et al., 2006).

8 108 O método Taguchi busca a melhoria das características de um produto ou processo, identificando e ajustando os fatores controláveis para estabelecer o mínimo de variação do produto final com relação ao objetivo; assim, ao ajustar esses fatores no seu nível ótimo, pode-se produzir de forma a tornar o produto mais robusto a qualquer alteração que ocorra causada por fatores incontroláveis (condições ambientais, variação dimensional, etc.). O Dr. Taguchi definia a qualidade visando o cliente final de uma maneira negativa: má qualidade é a perda imposta ao cliente a partir do momento em que seu produto é expedido. A Figura 3 mostra a função perda de Taguchi (TANER; ANTONY, 2006). Figura 3. Função Perda de Taguchi. Fonte: Fowlkes e Creveling (2000). A figura mostra que a perda é chamada A. A função-perda designada por L(y) é derivada de uma série de Taylor em torno do valor nominal m. Essa série é apresentada pela equação (1) (TANER; ANTONY, 2006):

9 109 k A Ly ( ) = 2 k = 1 2 σ k = L (m) + [L (m)/1!](y-m) + [L (m)/2!](y-m) 2 + ] (1) Visto que L(y) = 0 quando y = m (ou seja, a perda da qualidade é zero quando y = m, valor nominal, N. Conforme Taguchi, atinge-se o valor mínimo da função nesse ponto (ver figura 3), sua primeira derivada com relação a m, L (m), é zero. Os dois primeiros termos da equação (1), por conseguinte, são iguais a zero. Quando se desprezam os termos de ordem superior a 2, a equação fica reduzida a (TANER; ANTONY, 2006): L(y) = [L (m) /2!](y-m) 2 (2) L(y) = k (y-m) 2 (3) Onde k é uma constante de proporcionalidade desconhecida que pode ser calculada por meio do conhecimento da L(y) para algum valor de y. É normal obter-se a constante k pelo conhecimento das perdas causadas ao se ultrapassarem as tolerâncias (custos ou perdas representadas por refugo ou retrabalho) (TANER; ANTONY, 2006). Taguchi dá uma grande ênfase na aproximação entre a engenharia e a qualidade. Ele afirma que, produzindo com determinados objetivos ou requisitos de maneira a minimizar a variação do desempenho de um determinado produto, vai-se aumentar a qualidade e a satisfação dos clientes. A essa variação ele chama ruído (TAGUCHI; CHOWDHURY; WU, 2004). Taguchi identifica 3 tipos distintos de ruído. 1) Ruído externo: variáveis ambientais ou condições de uso que perturbam as funções do produto (temperatura, umidade, poeira, etc.). 2) Ruído interno: mudanças que sucedem como resultado de um desgaste.

10 110 3) Ruído peça a peça: diferenças entre produtos que são fabricados de acordo com as mesmas especificações. O objetivo é de minimizar o ruído através de atividades de qualidade on-line e off-line. Taguchi propõe o uso de técnicas e teorias de otimização, juntamente com o projeto de experiências, com o objetivo final de minimizar as perdas para a sociedade. Menciona-se o termo confundimento. Confundimento ocorre quando o efeito de um fator ou tratamento não pode distinguir-se de outro fator ou tratamento. Os dois fatores ou tratamentos são ditos confundidos. Exceto em circunstâncias muito especiais, o confundimento deve ser evitado. Considere o plantio de uma variedade de milho A em Limeira e uma variedade de milho B em Rio Claro. Nessa experiência, não podemos distinguir efeitos de localização e de variedades; os efeitos dos fatores variedade e local são confundidos (OEHLERT, 2010). Deparamo-nos com algumas questões: qual tipo de experimento deveríamos realizar? Experimentos clássicos ou de Taguchi? Quais as vantagens dos métodos clássicos e do método de Taguchi? A Tabela 1 mostra uma comparação entre os métodos clássicos e o método de Taguchi com base nos processos: planejamento, seleção da matriz ortogonal, condução do experimento, análise e confirmação. Tabela 1. Comparação entre processos no Método de Taguchi e no Método Clássico. Etapa Taguchi Clássico Planejamento Concentra-se na função de engenharia. A função objetiva eliminar causas. Um número mínimo de experimentos. Escolha adequada de fatores, níveis e respostas para diminuir as interações. Pensa no projeto robusto. Possui 80 a 90% de chances de ser bem-sucedido. Brainstorm de fatores e respostas. Respostas contínuas são mais facilmente tratadas do ponto de vista da análise estatística. Considera os riscos alfa e beta ao selecionar o tamanho da amostra.

11 111 Seleção da Matriz Ortogonal Condução do experimento L 12, L 18 e L 36 são altamente recomendadas, uma vez que ocultam pequenas interações. Atribuir fatores de colunas na redução do custo/hora associado ao experimento. Trata os dados usando os índices S/N Sinal/Ruído para reduzir as interações. Usa e recomenda S/N S, S/N I e S/ Análise N N, mas prefere S/N Dinamics. Incluir na equação de predição regras sobre o tratamento dos fatores. Usa análise gráfica de S/N. Confirma as definições previstas Confirmação contra valor previsto e seus referenciais. Fonte: Adaptado de Launsby (1994). Permite usar uma infinidade de matrizes ortogonais. Depende da necessidade. Usa uma ordem de execução aleatória para diluir o fator ruído não aferido em outros efeitos. Usa a ANOVA e a Regressão para analisar dados. Usa testes matemáticos significativos para selecionar os fatores a serem inclusos na equação de predição. 80% de chances de se obter bons experimentos. Não enfatizado até recentemente. Launsby (1994) afirma que os experimentos realizados pelo método de Taguchi reduzem o número de experimentos. Sabe-se que as variáveis de um problema podem se apresentar na forma de um bloco heterogêneo. O tratamento em blocos propõe uma análise agrupando os elementos em blocos homogêneos. Esse tratamento reduz a quantidade de experimentos a serem realizados. Os tratamentos fatoriais, por sua vez, requisitam uma quantidade enorme de ensaios, um experimento fatorial 2 k com k acima de 5 fatores gera dificuldades no experimento, porque 2 5 resultam em 32 experimentos. Usando-se 4 corpos de prova em cada ensaio, serão necessários 128 ensaios. Comparando-se e usando-se o mesmo número de fatores em um exemplo com o método de Taguchi com uma matriz ortogonal L9, teríamos: L9: um experimento L9 usando 4 fatores e 3 níveis, 1+k(n-1) = (3-1) = = resulta em 9 alternativas ou ensaios (LAUNSBY, 1994).

12 112 A Tabela 2 resume os principais experimentos de Taguchi, relacionando o número de fatores, níveis e quantidade de colunas considerando as interações. Tabela 2. Quadro dos Arranjos Ortogonais de Taguchi. Arranjo Número de Nº. Máximo Nº. Máximo de Colunas e seus Níveis Ortogonal ensaios de Fatores L Fonte: adaptado de Montgomery (2004). Análise de variância em experimentos de Taguchi Segundo Taguchi, Chowdhury e Wu (2004), a seleção do arranjo ortogonal a ser usado depende do: 1) Número de parâmetros e interações de interesse. 2) Número de níveis para os parâmetros de interesse. Esses dois itens determinam também o total de graus de liberdade exigidos para todos os experimentos. Segundo Stamatis (2002), a perda representa custo para o fabricante e para o cliente por ter o produto defeituoso. Esta foi definida no tópico anterior como a perda média para a sociedade a partir do momento em que o produto é enviado. Isso é indicado por L. Perda devido à produção de produto defeituoso L = MSD (4) Tolerância Onde:

13 113 A perda devido à produção de produto defeituoso é a perda da média para o cliente. MSD é o desvio quadrático médio e tolerância é o Δ de especificação m ± Δ. A definição e cálculo da variância, ou, mais corretamente, o MSD, são o foco da ANOVA de Taguchi (STAMATIS, 2002). É importante entender que em qualquer teste de experimentos os resultados são comparados por meio de uma análise geralmente denominada Análise de Variância (ANOVA). Para facilitar o entendimento, podemos dizer que a ANOVA separa a variabilidade do conjunto de dados em variabilidade entre os grupos e variabilidade dentro dos grupos de dados e compara esses dois grupos de variabilidades (STAMATIS, 2002). 3. REVISÃO SOBRE FUNDAMENTOS DE USINAGEM Este trabalho estuda o comportamento de ferramentas de metal duro com e sem revestimento, usinando materiais metálicos com e sem fluido de corte, o que requisita uma explicação prévia sobre termos, conceitos e fundamentos de usinagem dos metais. Segundo Diniz, Marcondes e Coppini (2010), são os movimentos entre ferramenta e peça que permitem a ocorrência do processo de usinagem. Existem movimentos ativos e passivos. Os movimentos ativos sempre ocorrem entre a ferramenta e a peça gerando remoção de material, nesse caso chamado cavaco. Esses movimentos são: Movimento de corte: trata-se de um movimento que, ocorrendo em um curso da ferramenta ou rotação, promove a remoção de cavaco, mesmo se não houver movimento de avanço. Movimento de avanço: trata-se de um movimento que, combinado com o movimento de corte, permite a remoção contínua do cavaco. Pode ser contínuo como o que ocorre em tornos ou intermitente como o que ocorre em plainadoras.

14 114 Diniz, Marcondes e Coppini (2010) afirmam que os movimentos passivos são movimentos necessários que ocorrem entre a ferramenta e a peça, mas nunca promovem remoção de cavaco. Esses movimentos são: Movimento de ajuste: trata-se de um movimento relacionado à camada de material a ser removida. Movimento de correção: trata-se de um movimento de compensação de posição da ferramenta em relação à trajetória programada. Movimento de aproximação: trata-se do movimento de aproximação para o início da usinagem. Movimento de recuo: trata-se do movimento de afastamento da ferramenta após o trabalho de usinagem. Nos processos de usinagem existem grandezas que descrevem geometricamente a relação de penetração entre a ferramenta e a peça, são elas: Profundidade ou largura de usinagem a P : refere-se à profundidade ou largura de penetração perpendicular ao plano de trabalho. Penetração de trabalho a e : refere-se à penetração da ferramenta perpendicular à direção de avanço. A figura 4 apresenta algumas variáveis dos conceitos descritos até o momento. Figura 4. Grandezas de avanço. Fonte: Diniz, Marcondes e Coppini (2010, p. 21).

15 115 Conforme Machado et al. (2011), grandezas de corte são aquelas ajustadas direta ou indiretamente na máquina. Grandezas relativas ao cavaco são aquelas derivadas das grandezas de corte e obtidas por meio de cálculos. Força e potência de corte A força de corte pode ser entendida como uma pressão aplicada a uma área. De acordo com Diniz, Marcondes e Coppini (2010), Kienzle propõe uma formulação semelhante. A constante K C1 e o expoente (1-mc) são definidos experimentalmente e tabelados. F 1-mc = K b h C C1 (5) Onde: F c : força de corte [N] k c : pressão específica de corte [N/mm 2 ] b: comprimento do gume ativo [mm] h: espessura do cavaco [mm] k C1 : Pressão específica de corte [N/mm 2 ] para cavaco de seção de 1mm 2 (1- mc): Expoente de Kienzle O fresamento, parte fundamental de nossos testes de campo, possui as seguintes complicações: Espessura do cavaco variável (cálculo de h) Diferença entre o fresamento frontal e o periférico (cálculo de φs) Ferramenta multicortante (vários dentes, cálculo de Zc) Variedade de geometrias de ferramenta e de gume (cálculo de b)

16 116 A equação da força de corte no fresamento é então modificada a partir da equação do torneamento, considerando as particularidades do processo. F C 1-mc = K b z h C1 C m (6) A Figura 5 resume o conjunto de equações que acompanha a equação principal da força de corte para o fresamento. Figura 5. Resumo de equações da força de corte no fresamento. Fonte: acervo dos autores com base em Machado et al (2011). Onde: h m : espessura média do cavaco [mm] f z : avanço por dente [mm/dente] a e : penetração de trabalho [mm] φ s : ângulo de contato ferramenta peça [graus] D : diâmetro da fresa [mm] k r : ângulo de direção do gume principal [º] Z c : número de dentes em contato com a peça Z : número (total) de dentes da fresa [dentes] b : comprimento do gume ativo [mm]

17 k r : ângulo de inclinação do gume principal [º] a p : profundidade de corte [mm] 117 Uma máquina-ferramenta gera potência para girar seu eixo- -árvore e executar o movimento de corte e de avanço. A potência de Avanço (Pf) é normalmente muitas vezes menor do que a de corte (Pc), chegando a ser até 140 vezes menor. A equação 7 mostra a potência de corte para kw. Metal duro a p v c f K ç c P = C (7) 6 Onde: v c : é a velocidade de corte [m/min.] f: é o avanço. [mm/rot.] ƞ: é o rendimento da máquina [%] As máquinas-ferramenta modernas desenvolvem altas velocidades e exigem ferramentas de corte construídas com materiais que suportem altas temperaturas. Entre outras propriedades, idealmente essas ferramentas deveriam possuir: Resistência à compressão. Dureza. Resistência à flexão e tenacidade. Resistência do gume. Resistência interna de ligação. Resistência a quente. Resistência à oxidação. Pequena tendência à difusão e caldeamento.

18 118 Resistência à abrasão. Condutibilidade térmica. Calor específico adequado. Expansão térmica adequada. O metal duro é um material de ferramenta de corte criado na década de 30 usando-se processos da metalurgia do pó e que reúne muitas das características descritas anteriormente. A figura 6 mostra uma relação entre as propriedades tenacidade e flexão contra velocidade de corte, resistência ao desgaste e dureza a quente de diversos materiais de ferramenta de corte. Figura 6. Propriedade de diversos materiais de ferramentas. Fonte: acervo dos autores com base em Zelinski (s.d.).

19 119 Fluido de corte Usinagem é um processo complexo envolvendo muitos fatores críticos, sendo que um desses fatores é a aplicação correta de fluidos de usinagem. Fluidos de corte são compostos químicos complexos encarregados de executar várias funções no processo de usinagem. Com sua aplicação, espera-se um alto nível de rendimento de corte, além de uma excelente estabilidade química e biológica. Frederick W Taylor, já em 1894, observou que o uso de fluido de corte permitia aumentar em 40% a velocidade de corte na usinagem (MACHADO et al., 2011). 4. PESQUISA DE CAMPO Usinagem de canal C x L x P em Aço 4140 endurecido entre 38 e 42 HRC e ao natural em Máquina CNC com ferramentas de metal duro (MD) em condições descritas seguindo as seguintes etapas: Fresa de MD sem adição de melhoria. Fresa de MD sem cobertura, mas com uso de fluido refrigerante. Fresa de MD com revestimento, mas sem uso do fluido refrigerante. Fresa de MD com revestimento e com uso do fluido refrigerante. As ferramentas de metal duro usadas tinham as seguintes especificações: Fresas de Ø10,0mm com quatro facas. Passo da hélice 54,414mm. Comprimento de corte 30mm. Comprimento total 75mm.

20 120 Quatro peças com revestimento hélico e quatro sem revestimento. O fluido de corte usado tinha a seguinte especificação: Nome do produto: QUAKERCOOL 2880 BF. Aplicação: fluido para usinagem de aços. Produto base aquoso, não inflamável. Produto nocivo para ambiente aquático. Não biodegradável. A máquina CNC usada tinha as seguintes especificações: 5 eixos sincronizados. Magazine para 20 ferramentas. Eixo da ferramenta: potência de 25HP e RPM máximo Eixo de fixação do produto: potência de 30HP e RPM máximo Em resumo, os fatores são: revestimento na condição presente e não presente. Fluido refrigerante presente e não presente. Dureza HRC presente e não presente. Procedimento Cada uma das 8 ferramentas passará pelo mesmo processo de usinagem, sempre com os mesmos parâmetros de corte, mesma fixação e mesma máquina. Para efeito de análise será observado o esforço de corte através do potenciômetro da máquina, o cavaco produzido e o desgaste da ferramenta após os testes. Para esses testes usamos um plano de experimentos L9 de Taguchi.

21 RESULTADOS E DISCUSSÃO A tabela 4 mostra os resultados do experimento. Tabela 4. Plano de Experimentos L9 completo. Exp. N o Nome Ordem Cobertura Fluido Material Esforço Desgaste Cavaco 1 N ,23 0, N ,07 0, N ,93 0, N ,47 0, N ,69 0, N ,33 0, N ,08 0, N ,87 0, N ,42 0, N ,15 0, N ,03 0, N ,53 0, N ,86 0, N ,41 0, N ,14 0, N ,94 0,001 3 Fonte: acervo dos autores. Os resultados apresentados na Tabela 4 estão sintetizados na Figura 7.

22 122 Figura 7. Teste de Usinagem. Fonte: acervo dos autores. A Figura 7 apresenta as retas de regressão dos parâmetros de resultados de onde pode se destacar os valores de R 2 que informam sobre a qualidade da predição. Para o parâmetro esforço, por exemplo, R 2 = 95%, significando que a reta de regressão ajusta 95% das determinações levantadas. A Tabela 6 representa a tabela ANOVA do teste de usinagem realizado para este trabalho. A tabela 5 mostra dados da experiência referentes ao desgaste de ferramentas após a usinagem. Tabela 5. Desgaste das ferramentas após usinagem e tipos de cavaco. Fresa 1: com cobertura; sem refrigeração; aço temperado. Fresa 2: com cobertura; com refrigeração; aço temperado.

23 123 Fresa 3: com cobertura; sem refrigeração; aço sem têmpera. Fresa 4: com cobertura; com refrigeração; aço sem têmpera. Fresa 5: sem cobertura; sem refrigeração; aço temperado. Desgaste de 0,419mm. Fresa 6: sem cobertura; com refrigeração; aço temperado. Desgaste de 0,327mm. Fresa 7: sem cobertura; sem refrigeração; aço sem têmpera. Desgaste de 0,262mm. Fresa 8: sem cobertura; com refrigeração; aço sem têmpera. Desgaste de 0,171mm. Fonte: acervo dos autores.

24 CONCLUSÕES A partir dos testes realizados, chegou-se à conclusão de que o fato de se utilizar cobertura e fluido de corte não interfere diretamente no esforço de corte da ferramenta, mas sim em sua vida útil. Assim, podem-se analisar os seguintes dados, após os testes em aços endurecidos e sem tratamento térmico: Testes sem cobertura e sem refrigeração: as ferramentas apresentaram um grande desgaste e seu cavaco foi de coloração azulada, o que indica alta temperatura no momento da usinagem. Testes sem cobertura, mas com refrigeração: a ferramenta apresentou menor desgaste e o cavaco ficou com uma tonalidade marrom, o que indica que o fluido refrigerante conseguiu dissipar parte do calor gerado pela usinagem. Porém, ao ocorrer o desgaste da ferramenta, esta ficou sem corte, o que dificulta a usinagem, elevando a temperatura. Testes com cobertura, mas sem refrigeração: neste caso, a ferramenta não apresentou desgaste, mas o cavaco teve uma coloração marrom, pois a cobertura ajuda a dispersar o calor na usinagem. Testes com cobertura e com refrigeração: com a combinação da cobertura e o fluido, além de manter a ferramenta sem desgaste, a temperatura de usinagem foi baixa, assim, o cavaco ficou com uma tonalidade bem clara, indicando que houve remoção de material sem aquecimento. Uma possibilidade para verificar a variação de esforço seria comparar ferramentas de geometria e parâmetros de corte diferentes. Como resultado final, obteve-se que a ferramenta que possui cobertura e refrigeração não terá menor esforço de trabalho, mas sim uma vida útil muito maior que as demais ferramentas.

25 125 REFERÊNCIAS ANTONY, J. et al. An application of Taguchi method of experimental design. Assembly Automation. [S.l.]: Emerald Group Publishing Limited, v. 26. p DINIZ, A. E.; COPPINI, N. L.; MARCONDES, F. C. Tecnologia da Usinagem dos Materiais. 6. ed. São Paulo: ArtLiber, FOWLKES, B.; CREVELING, C. M. Robust Design: Taguchi Methods for Practitioners. [S.l.]: Kodak Educational Resourses, LAUNSBY, R. G. Taguchi or classical experiments? Quality; Apr 1994; 33, 4; ABI/INFORM Global. p. 55. MACHADO, A. R. etc. Teoria da usinagem dos materiais. 2. ed. São Paulo: Blucher, MONTGOMERY, D. C. Design and Analysis of Experiments, 5. ed. New York: John Wiley and Sons, OEHLERT, G. W. A first course in design and analysis of experiments. [S.l.]: Gary W. Oehlert. Copyright, OLIVEIRA, A. J. Análise do desgaste de ferramentas no fresamento com alta velocidade de aços endurecidos. Campinas: Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Universidade Estadual de Campinas, Disponível em: < &fd=y>. Acesso em: 1 out ROSA, A. B. Comparação da performance de fresas de topo de metal duro e coronite no fresamento de aço Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Universidade Estadual de Campinas, Disponível em: < document/?code=vtls >. Acesso em: 1 out ROSS, P. J. Aplicações das técnicas de Taguchi na engenharia da qualidade. São Paulo. Makkron, 199. SANTOS S. N.; CARDOSO A. A; CHAVES C. A. Uso do Delineamento de Experimento em uma aplicação didática para engenharia. IV SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA. [S.l.]: SEGeT, STAMATIS, D. H. Six Sigma and Beyond Design of Experiments. Florida 33487: CRC Press LLC.USA, 2002.

26 126 TAGUCHI, G.; CHOWDHURY, S.; WU, Y. Taguchi s Quality Engineering Handbook. Published by John Wiley & Sons, Inc., Hoboken, New Jersey. USA TANER, T.; ANTONY, J. Applying Taguchi methods to health care. Leadership in Health Services. [S.l.]: Emerald Group Publishing Limited, v. 19. p VIEIRA, J. M. Efeito da MQL sobre o desgaste da ferramenta na usinagem de aço. Máquinas e Metais, São Paulo, n. 570, p , jul ZEILMANN, R. P. Integridade superficial com diferentes parâmetros de corte. Máquinas e Metais, São Paulo, n. 572, p , set ZELINSKI, P. Cermets get assertive. Modern Machine Shop on Line. Disponível em: < Acesso em: 10 out

USINAGEM. Prof. Fernando Penteado.

USINAGEM. Prof. Fernando Penteado. USINAGEM 1 USINAGEM Usinagem é um processo onde a peça é obtida através da retirada de cavacos (aparas de metal) de uma peça bruta, através de ferramentas adequadas. A usinagem confere à peça uma precisão

Leia mais

Usinagem com Altíssima Velocidade de Corte

Usinagem com Altíssima Velocidade de Corte Capítulo 2 Revisão da Literatura Usinagem com Altíssima Velocidade de Corte 2.1. Aspecto Histórico A primeira sugestão de um trabalho com HSM foi feita por Salomon, em 1931, que propôs que existiria uma

Leia mais

P L A N E J A M E N T O D E P R O C E S S O

P L A N E J A M E N T O D E P R O C E S S O P L A N E J A M E N T O D E P R O C E S S O 3 Planejamento de Procesos de Fabricação O Planejamento do processo é a ligação entre a engenharia do produto e a manufatura. Diz respeito à seleção dos processos

Leia mais

GCaet OnLine Divisão de Conteúdos

GCaet OnLine Divisão de Conteúdos GCaet OnLine Divisão de Conteúdos Minimização de Custos com Ferramentas de Usinagem Por Delmonte Friedrich, Msc. Eng. Todos os direitos reservados. É proibido reproduzir total ou parcialmente esta publicação

Leia mais

Aula 17 Projetos de Melhorias

Aula 17 Projetos de Melhorias Projetos de Melhorias de Equipamentos e Instalações: A competitividade crescente dos últimos anos do desenvolvimento industrial foi marcada pela grande evolução dos processos produtivos das indústrias.

Leia mais

Parâmetros de corte. Você só vai saber a resposta, se estudar esta aula. Os parâmetros

Parâmetros de corte. Você só vai saber a resposta, se estudar esta aula. Os parâmetros Parâmetros de corte Na aula passada, você aprendeu que usinagem é todo o processo de fabricação pelo qual o formato de uma peça é modificado pela remoção progressiva de cavacos ou aparas de material. Você

Leia mais

Mais garra, mais força, mais Tiger.

Mais garra, mais força, mais Tiger. _ AS NOVAS CLASSES PARA TORNEAMENTO E FRESAMENTO Mais garra, mais força, mais Tiger. agora também para operações de torneamento: a nova geração ISO P _ PRATA, PRETO, MAIS FORTE : O referencial de excelência.

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 10 Tema: Gerenciamento

Leia mais

ESTUDO DO DESGASTE DURANTE FRESAMENTO DO AÇO ENDURECIDO AISI D2 COM DIFERENTES CONDIÇÕES DE REFRIGERAÇÃO

ESTUDO DO DESGASTE DURANTE FRESAMENTO DO AÇO ENDURECIDO AISI D2 COM DIFERENTES CONDIÇÕES DE REFRIGERAÇÃO ESTUDO DO DESGASTE DURANTE FRESAMENTO DO AÇO ENDURECIDO AISI D2 COM DIFERENTES CONDIÇÕES DE REFRIGERAÇÃO Lucas Scholz Bandeira Oliveira 1 ; Éd Claudio Bordinassi 2 1 Aluno de Iniciação Científica da Escola

Leia mais

Auditoria como ferramenta de gestão de fornecedores durante o desenvolvimento de produtos

Auditoria como ferramenta de gestão de fornecedores durante o desenvolvimento de produtos Auditoria como ferramenta de gestão de fornecedores durante o desenvolvimento de produtos Giovani faria Muniz (FEG Unesp) giovanifaria@directnet.com.br Jorge Muniz (FEG Unesp) jorgemuniz@feg.unesp.br Eduardo

Leia mais

AÇOS ESTRUTURAIS. Fabio Domingos Pannoni, M.Sc., Ph.D. 1

AÇOS ESTRUTURAIS. Fabio Domingos Pannoni, M.Sc., Ph.D. 1 ESTRUTURAIS Fabio Domingos Pannoni, M.Sc., Ph.D. 1 INTRODUÇÃO Dentre os materiais encontrados no nosso dia-a-dia, muitos são reconhecidos como sendo metais, embora, em quase sua totalidade, eles sejam,

Leia mais

Controle II. Estudo e sintonia de controladores industriais

Controle II. Estudo e sintonia de controladores industriais Controle II Estudo e sintonia de controladores industriais Introdução A introdução de controladores visa modificar o comportamento de um dado sistema, o objetivo é, normalmente, fazer com que a resposta

Leia mais

Rugosidade. O supervisor de uma empresa verificou que. Um problema. Rugosidade das superfícies

Rugosidade. O supervisor de uma empresa verificou que. Um problema. Rugosidade das superfícies A UU L AL A Rugosidade O supervisor de uma empresa verificou que os trabalhos de usinagem não estavam em condições de atender aos requisitos do projeto. Por isso, contratou um técnico para explicar ao

Leia mais

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS CONTEÚDO DO CURSO DE PREVISÃO DE DEMANDA PROMOVIDO PELA www.administrabrasil.com.br - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS - HORIZONTE

Leia mais

TESTES DE VIDA EM FRESAMENTO COM REDUÇÃO DO NÚMERO DE FERRAMENTAS

TESTES DE VIDA EM FRESAMENTO COM REDUÇÃO DO NÚMERO DE FERRAMENTAS TESTES DE VIDA EM FRESAMENTO COM REDUÇÃO DO NÚMERO DE FERRAMENTAS André Richetti Jovani Panato Márcio Bacci da Silva Álisson Rocha Machado Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Engenharia Mecânica,

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

ALTERNATIVA PARA SIMPLIFICAÇÃO NA ESTRUTURA DE EXECUÇÃO DE PROJETOS SEIS-SIGMA

ALTERNATIVA PARA SIMPLIFICAÇÃO NA ESTRUTURA DE EXECUÇÃO DE PROJETOS SEIS-SIGMA Blucher Engineering Proceedings Agosto de 2014, Número 2, Volume 1 ALTERNATIVA PARA SIMPLIFICAÇÃO NA ESTRUTURA DE EXECUÇÃO DE PROJETOS SEIS-SIGMA Cristiano Marques de Oliveira 1 1 Delphi Automotive Systems

Leia mais

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA.

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA. 1 INTRODUÇÃO O aterramento elétrico, com certeza, é um assunto que gera um número enorme de dúvidas quanto às normas e procedimentos no que se refere ao ambiente elétrico industrial. Muitas vezes, o desconhecimento

Leia mais

Tolerância geométrica de forma

Tolerância geométrica de forma Tolerância geométrica de forma A UU L AL A Apesar do alto nível de desenvolvimento tecnológico, ainda é impossível obter superfícies perfeitamente exatas. Por isso, sempre se mantém um limite de tolerância

Leia mais

Unidade: Decisão de Investimento de Longo Prazo. Unidade I:

Unidade: Decisão de Investimento de Longo Prazo. Unidade I: Unidade: Decisão de Investimento de Longo Prazo Unidade I: 0 Unidade: Decisão de Investimento de Longo Prazo 1. Introdução à Disciplina Aspectos Gerais 1. 1. Orçamento de Capital As empresas efetuam investimentos

Leia mais

VANTAGENS E DESVANTAGENS - A IMPORTANCIA DE SABER ESCOLHER UM ARRANJO FÍSICO (LAYOUT) RESUMO

VANTAGENS E DESVANTAGENS - A IMPORTANCIA DE SABER ESCOLHER UM ARRANJO FÍSICO (LAYOUT) RESUMO VANTAGENS E DESVANTAGENS - A IMPORTANCIA DE SABER ESCOLHER UM ARRANJO FÍSICO (LAYOUT) Edilaine Cristina Duarte de Souza, Unisalesiano de Lins e-mail: edilaine.duarte@ig.com.br Érika Yuri Kotaki, Unisalesiano

Leia mais

7 Considerações finais

7 Considerações finais 243 7 Considerações finais A utilização de outros tipos de materiais, como o aço inoxidável, na construção civil vem despertando interesse devido aos benefícios desse aço, e a tendência decrescente de

Leia mais

UMC Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Componentes gráficos de uma cota: Linha de cota Linha de chamada Setas de cota

UMC Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Componentes gráficos de uma cota: Linha de cota Linha de chamada Setas de cota 1 UMC Engenharia Mecânica Expressão Gráfica 2 Prof.: Jorge Luis Bazan. Desenho Básico Cotas em desenho técnico (Módulo 2) Em desenho técnico damos o nome de cota ao conjunto de elementos gráficos introduzidos

Leia mais

Discussão sobre os processos de goivagem e a utilização de suporte de solda

Discussão sobre os processos de goivagem e a utilização de suporte de solda Discussão sobre os processos de goivagem e a utilização de suporte de solda Liz F Castro Neto lfcastroneto@gmail.com Dênis de Almeida Costa denis.costa@fatec.sp.gov.br 1. Resumo Na soldagem de união, a

Leia mais

Com a introdução da automatização, os calibradores no entanto, vão perdendo a sua importância dentro do processo de fabricação.

Com a introdução da automatização, os calibradores no entanto, vão perdendo a sua importância dentro do processo de fabricação. Capítulo 7 CALIBRADORES 7.1 INTRODUÇÃO Calibradores são padrões geométricos corporificados largamente empregadas na indústria metal-mecânica. Na fabricação de peças sujeitas a ajuste, as respectivas dimensões

Leia mais

Otimização do tempo de setup na operação gargalo de uma indústria gráfica utilizando o Sistema de Troca Rápida de Ferramentas

Otimização do tempo de setup na operação gargalo de uma indústria gráfica utilizando o Sistema de Troca Rápida de Ferramentas Otimização do tempo de setup na operação gargalo de uma indústria gráfica utilizando o Sistema de Troca Rápida de Ferramentas Jonas Alves de Paiva (UFPB) jonas@ct.ufpb.br Thiago Miranda de Vasconcelos

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE UNP-130408 1 de 6 INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS A vida útil das correntes transportadoras e elevadoras está diretamente ligada aos cuidados com a instalação, lubrificação

Leia mais

18º Congresso de Iniciação Científica IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE TESTE DE APLICAÇÕES WEB

18º Congresso de Iniciação Científica IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE TESTE DE APLICAÇÕES WEB 18º Congresso de Iniciação Científica IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE TESTE DE APLICAÇÕES WEB Autor(es) HARLEI MIGUEL DE ARRUDA LEITE Orientador(es) PLÍNIO ROBERTO SOUZA VILELA Apoio Financeiro PIBIC/CNPQ

Leia mais

1.º PERÍODO. n.º de aulas previstas DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS/CONTEÚDOS OBJETIVOS. De 36 a 41

1.º PERÍODO. n.º de aulas previstas DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS/CONTEÚDOS OBJETIVOS. De 36 a 41 DE FÍSICO-QUÍMICA - 7.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO O aluno é capaz de: o Conhecer e compreender a constituição do Universo, localizando a Terra, e reconhecer o papel da observação e dos instrumentos

Leia mais

Uma Aplicação da Metodologia Seis Sigma em um Processo Industrial

Uma Aplicação da Metodologia Seis Sigma em um Processo Industrial 1 Uma Aplicação da Metodologia Seis Sigma em um Processo Industrial 1 Garcia, M. V. R. 2 Silva, M. F. C. 3 Ribeiro, J. A. J. 4 Arantes, J. F. R. ETEP Faculdades ETEP Faculdades ETEP Faculdades ETEP Faculdades

Leia mais

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 5 INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 1.1 Processo de decisão de orçamento de capital A decisão de investimento de longo prazo é a decisão financeira mais

Leia mais

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus RECIFE. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Materiais para Produção Industrial

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus RECIFE. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Materiais para Produção Industrial UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus RECIFE Curso: Disciplina: Aula 5 Tratamento Térmico Tratamento Térmico O tratamento térmico pode ser definido de forma simples como um processo de aquecimento e/ou

Leia mais

Ponte rolante: como escolher

Ponte rolante: como escolher Ponte rolante: como escolher Vários fatores devem ser analisados antes de se optar por um modelo A decisão sobre a escolha do tipo de ponte rolante é altamente influenciada pelo local onde ela deve ser

Leia mais

11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE:

11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE: 11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE: 11.1 INTRODUÇÃO A operação prolongada e eficaz dos sistemas produtivos de bens e serviços é uma exigência vital em muitos domínios. Nos serviços, como a Produção, Transporte

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

Motivação para o trabalho no contexto dos processos empresariais

Motivação para o trabalho no contexto dos processos empresariais Motivação para o trabalho no contexto dos processos empresariais Carlos Alberto Pereira Soares (UFF) carlos.uff@globo.com Wainer da Silveira e Silva, (UFF) wainer.uff@yahoo.com.br Christine Kowal Chinelli

Leia mais

PROBLEMAS RELACIONADOS A MÁQUINAS ROTATIVAS

PROBLEMAS RELACIONADOS A MÁQUINAS ROTATIVAS PROBLEMAS RELACIONADOS A MÁQUINAS ROTATIVAS BERTON JR, J.; ROBERTO, S. B. RESUMO A presente pesquisa consiste no estudo dos problemas do comportamento de máquinas rotativas, tendo em vista a grande utilização

Leia mais

Tipos de malha de Controle

Tipos de malha de Controle Tipos de malha de Controle SUMÁRIO 1 - TIPOS DE MALHA DE CONTROLE...60 1.1. CONTROLE CASCATA...60 1.1.1. Regras para Selecionar a Variável Secundária...62 1.1.2. Seleção das Ações do Controle Cascata e

Leia mais

Sessão Saber profundo Contribuição dos xs (http://www.midomenech.com.br/artigos.asp)

Sessão Saber profundo Contribuição dos xs (http://www.midomenech.com.br/artigos.asp) Sessão Saber profundo Contribuição dos xs (http://www.midomenech.com.br/artigos.asp) Carlos H. Domenech e Patrícia Fonseca Em 0 palavras ou menos Durante a etapa Analisar do DMAIC o Belt usualmente deseja

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Engenharia Mecânica 9ª Série Fabricação Assistida por Computador A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de

Leia mais

Análise da incorporação do gerenciamento de riscos em projetos de delineamento de experimentos

Análise da incorporação do gerenciamento de riscos em projetos de delineamento de experimentos Análise da incorporação do gerenciamento de riscos em projetos de delineamento de Eduardo da Silva Oliveira (Unifei) edu@yahoo.com.br Carlos Eduardo Sanches da Silva, Dr. (Unifei) sanches@unifei.edu.br

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS Versão : 31 de dezembro de 2008 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO...3 2. ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL...3

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS BRITADOR DE MANDÍBULAS - ZL EQUIPAMENTOS.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS BRITADOR DE MANDÍBULAS - ZL EQUIPAMENTOS. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS BRITADOR DE MANDÍBULAS - ZL EQUIPAMENTOS. 1. DESCRIÇÃO. Os britadores de mandíbulas projetados e fabricados pela ZL Equipamentos são maquinas robustas confeccionadas com matéria-prima

Leia mais

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos.

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Tatiana Sakuyama Jorge Muniz Faculdade de Engenharia de Guaratingüetá - Unesp

Leia mais

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015 UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA SOVER PARA MAXIMIZAR O LUCRO EM UMA PRODUÇÃO DE GASOLINA Ana Carolina Borges Silva 1 ; Ana Paula Silva 2 1,2 Universidade de Uberaba carolina.borges87@gmail.com, msanapaulas@gmail.com

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Eng Civil Washington Peres Núñez Dr. em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Eng Civil Washington Peres Núñez Dr. em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul PESQUISA ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DE MISTURAS ASFÁLTICAS PRODUZIDAS NA ATUALIDADE NO SUL DO BRASIL E IMPACTOS NO DESEMPENHO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS. MANUAL DE OPERAÇÃO DO BANCO DE DADOS

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Custos e Orçamentos Turma 01 10 de outubro de 2012 A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma

Leia mais

AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll

AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll AMOSTRAGEM ESTATÍSTICA EM AUDITORIA PARTE ll! Os parâmetros para decisão do auditor.! Tipos de planos de amostragem estatística em auditoria. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas

Leia mais

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição.

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. De acordo com a Norma NBR 1001, um grande número de fatores influência a freqüência de calibração. Os mais importantes,

Leia mais

Estudo e Modelagem Computacional de um Robô Aplicado em Processos de Usinagem

Estudo e Modelagem Computacional de um Robô Aplicado em Processos de Usinagem Universidade Federal de São João Del-Rei MG 26 a 28 de maio de 2010 Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia Estudo e Modelagem Computacional de um Robô Aplicado em Processos de Usinagem

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente

Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente Refração da Luz Índice de refração absoluto Índice de refração relativo Leis da refração Reflexão total da luz Lentes Esféricas Vergência de uma lente Introdução Você já deve ter reparado que, quando colocamos

Leia mais

SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO E PLANEJAMENTO DE INSPEÇÃO DE

SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO E PLANEJAMENTO DE INSPEÇÃO DE SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO E PLANEJAMENTO DE INSPEÇÃO DE TUBULAÇÃO Romildo Rudek Junior Petrobras S.A. UN-REPAR Tadeu dos Santos Bastos Petrobras S.A. UN-REVAP Rui Fernando Costacurta Petrobras S.A. UN-REPAR

Leia mais

FLUXO DE OTIMIZAÇÃO EM PROJETO DE INOVAÇÃO UTILIZANDO

FLUXO DE OTIMIZAÇÃO EM PROJETO DE INOVAÇÃO UTILIZANDO FLUXO DE OTIMIZAÇÃO EM PROJETO DE INOVAÇÃO UTILIZANDO FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS EM CONJUNTO COM FORMULAÇÃO TEÓRICA Cristiano Marques de Oliveira 1 1 Delphi Automotive Systems E-mails: cristiano.m.oliveira@delphi.com

Leia mais

Definição É uma operação de usinagem que tem por objetivo abrir furos em peças. Para tanto, a ferramenta ou a peça gira e, simultaneamente, a

Definição É uma operação de usinagem que tem por objetivo abrir furos em peças. Para tanto, a ferramenta ou a peça gira e, simultaneamente, a Definição É uma operação de usinagem que tem por objetivo abrir furos em peças. Para tanto, a ferramenta ou a peça gira e, simultaneamente, a ferramenta ou a peça se desloca segundo uma trajetória retilínea,

Leia mais

As peças a serem usinadas podem ter as

As peças a serem usinadas podem ter as A U A UL LA Fresagem As peças a serem usinadas podem ter as mais variadas formas. Este poderia ser um fator de complicação do processo de usinagem. Porém, graças à máquina fresadora e às suas ferramentas

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo IX Qualidade

Gerenciamento de Projetos Modulo IX Qualidade Gerenciamento de Projetos Modulo IX Qualidade Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

Oilon ChillHeat. Desempenho otimizado na refrigeração e aquecimento

Oilon ChillHeat. Desempenho otimizado na refrigeração e aquecimento Oilon ChillHeat Desempenho otimizado na refrigeração e aquecimento As bombas de calor oferecem energia econômica e ecologicamente correta Calor residual de baixa temperatura contém energia valiosa A indústria

Leia mais

Prof. Msc. Fernando Oliveira Boechat

Prof. Msc. Fernando Oliveira Boechat Prof. Msc. Fernando Oliveira Boechat Prof. Fernando Oliveira Boechat 1 Controle de Processos: Objetivos Gerar as informações necessárias ao desenvolvimento dos novos produtos; Fornecer os subsídios necessários

Leia mais

Reduzindo o lead time no desenvolvimento de produtos através da padronização

Reduzindo o lead time no desenvolvimento de produtos através da padronização Reduzindo o lead time no desenvolvimento de produtos através da padronização Lando T. Nishida O prazo ou lead time desde a concepção do produto até o lançamento no mercado é um dos fatores mais importantes

Leia mais

3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar

3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar 3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar Vimos que as previsões sobre as capacidades caloríficas molares baseadas na teoria cinética estão de acordo com o comportamento

Leia mais

UTILIZANDO O HISTOGRAMA COMO UMA FERRAMENTA ESTATÍSTICA DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE ÁGUA TRATADA DE GOIÂNIA

UTILIZANDO O HISTOGRAMA COMO UMA FERRAMENTA ESTATÍSTICA DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE ÁGUA TRATADA DE GOIÂNIA UTILIZANDO O HISTOGRAMA COMO UMA FERRAMENTA ESTATÍSTICA DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE ÁGUA TRATADA DE GOIÂNIA Edson Kurokawa (*) Engenheiro Civil pela UFG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Trabalha

Leia mais

A afiação das ferramentas é feita somente nas superfícies que determinam os ângulos de ataque, de cunha e saída.

A afiação das ferramentas é feita somente nas superfícies que determinam os ângulos de ataque, de cunha e saída. O que é afiação? 1 Afiação é a operação de dar forma e perfilar arestas de ferramentas novas (última fase do processo de fabricação) e de restaurar o corte ou o perfil de ferramentas desgastadas pelo uso.

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS Unidade II ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Profa. Eliane Gomes Rocha Pesquisa em Serviço Social As metodologias qualitativas de pesquisa são utilizadas nas Ciências Sociais e também no Serviço Social,

Leia mais

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE I

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE I COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE I O que é o Índice de Sharpe? Como calcular o Índice de Sharpe? Revisão do conceito de risco. O desvio-padrão como medida de risco. Autor:

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Fresamento. UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville

Fresamento. UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Fresamento DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Visão sistêmica de um processo de usinagem Aplicação

Leia mais

Notas de Aula - Ensaio de Dureza

Notas de Aula - Ensaio de Dureza Notas de Aula - Ensaio de Dureza Disciplina: Ensaios de Materiais // Engenharia Mecânica - UEM 1 de abril de 2008 1 Introdução A dureza é a propriedade mecânica de um material apresentar resistência ao

Leia mais

Retificação: conceitos e equipamentos

Retificação: conceitos e equipamentos Retificação: conceitos e equipamentos A UU L AL A Até a aula anterior, você estudou várias operações de usinagem executadas em fresadora, furadeira, torno, entre outras. A partir desta aula, vamos estudar

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANEJAMENTO DE PROCESSOS ASSISTIDO POR COMPUTADOR CAPP (COMPUTER AIDED PROCESS

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR DATASUS Maio 2013 Arquivo: Política de Gestão de Riscos Modelo: DOC-PGR Pág.: 1/12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...3 1.1. Justificativa...3 1.2. Objetivo...3 1.3. Aplicabilidade...4

Leia mais

2 METODOLOGIA DA PESQUISA

2 METODOLOGIA DA PESQUISA 2 METODOLOGIA DA PESQUISA A pesquisa, como toda atividade racional e sistemática, exige que as ações desenvolvidas ao longo de seu processo sejam efetivamente planejadas. Para Gil (1991), o conhecimento

Leia mais

AULA 11 FORMAÇÃO, TIPOS E GEOMETRIAS DE CAVACO

AULA 11 FORMAÇÃO, TIPOS E GEOMETRIAS DE CAVACO AULA 11 FORMAÇÃO, TIPOS E GEOMETRIAS DE CAVACO 83 11. VARIÁVEIS DEPENDENTES DE SAÍDA: FORMAÇÃO, TIPOS E GEOMETRIAS DE CAVACO. 11.1. Generalidades Nas operações de usinagem que utilizam corte contínuo

Leia mais

O FORNO A VÁCUO TIPOS E TENDÊNCIA 1

O FORNO A VÁCUO TIPOS E TENDÊNCIA 1 O FORNO A VÁCUO TIPOS E TENDÊNCIA 1 João Carmo Vendramim 2 Marco Antonio Manz 3 Thomas Heiliger 4 RESUMO O tratamento térmico de ligas ferrosas de média e alta liga já utiliza há muitos anos a tecnologia

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS COMPÓSITOS EM GRADES DE PLATAFORMAS MARITIMAS (2012) 1 OLIVEIRA, Patrícia, GARAY, André RESUMO

UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS COMPÓSITOS EM GRADES DE PLATAFORMAS MARITIMAS (2012) 1 OLIVEIRA, Patrícia, GARAY, André RESUMO UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS COMPÓSITOS EM GRADES DE PLATAFORMAS MARITIMAS (2012) 1 OLIVEIRA, Patrícia, GARAY, André 1 Trabalho de Pesquisa - UNIFRA 1 Curso de Engenharia Química do Centro Universitário Franciscano

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Rogério Carlos Tavares 1, José Luis Gomes da Silva² 1 Universidade de

Leia mais

Dosagem de Concreto INTRODUÇÃO OBJETIVO. Materiais Naturais e Artificiais

Dosagem de Concreto INTRODUÇÃO OBJETIVO. Materiais Naturais e Artificiais Dosagem de Concreto INTRODUÇÃO Atualmente, no Brasil, são produzidos cerca de 20 milhões de m3 de concreto/ano em Centrais de Concreto, denominadas Empresas de Serviços de Concretagem. Uma economia de

Leia mais

Calculando RPM. O s conjuntos formados por polias e correias

Calculando RPM. O s conjuntos formados por polias e correias A U L A Calculando RPM O problema O s conjuntos formados por polias e correias e os formados por engrenagens são responsáveis pela transmissão da velocidade do motor para a máquina. Geralmente, os motores

Leia mais

GESTÃO DE ESTOQUE. Fabiana Carvalho de Oliveira Graduanda em Administração Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS

GESTÃO DE ESTOQUE. Fabiana Carvalho de Oliveira Graduanda em Administração Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS GESTÃO DE ESTOQUE Fabiana Carvalho de Oliveira Graduanda em Administração Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Higino José Pereira Neto Graduando em Administração Faculdades Integradas de Três

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

Removendo o cavaco. Na aula passada, tratamos das noções gerais. Nossa aula. Como calcular a rpm, o avanço e a profundidade de corte em fresagem

Removendo o cavaco. Na aula passada, tratamos das noções gerais. Nossa aula. Como calcular a rpm, o avanço e a profundidade de corte em fresagem A U A UL LA Removendo o cavaco Na aula passada, tratamos das noções gerais sobre a operação de usinagem feita com máquinas fresadoras. Vimos, de modo geral, como se dá a fresagem e aprendemos um pouco

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais

INFLUÊNCIA DA RIGIDEZ DO SISTEMA MÁQUINA-FERRAMENTA- DISPOSITIVOS DE FIXAÇÃO-PEÇA NA OPERAÇÃO DE TORNEAMENTO

INFLUÊNCIA DA RIGIDEZ DO SISTEMA MÁQUINA-FERRAMENTA- DISPOSITIVOS DE FIXAÇÃO-PEÇA NA OPERAÇÃO DE TORNEAMENTO INFLUÊNCIA DA RIGIDEZ DO SISTEMA MÁQUINA-FERRAMENTA- DISPOSITIVOS DE FIXAÇÃO-PEÇA NA OPERAÇÃO DE TORNEAMENTO Hidekasu Matsumoto 1 1 (autor para correspondência) Unesp/Ilha Solteira/Departamento de engenharia

Leia mais

Modelagem Matemática Aplicada ao Ensino de Cálculo 1

Modelagem Matemática Aplicada ao Ensino de Cálculo 1 Modelagem Matemática Aplicada ao Ensino de Cálculo 1 Milton Kist 2, Ireno Antonio Berticelli 3 RESUMO: O presente trabalho visa contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Matemática.

Leia mais

INSTRUMENTOS USADOS Lápis e lapiseiras Os lápis médios são os recomendados para uso em desenho técnico, a seleção depende sobretudo de cada usuário.

INSTRUMENTOS USADOS Lápis e lapiseiras Os lápis médios são os recomendados para uso em desenho técnico, a seleção depende sobretudo de cada usuário. INSTRUMENTOS USADOS Lápis e lapiseiras Os lápis médios são os recomendados para uso em desenho técnico, a seleção depende sobretudo de cada usuário. INSTRUMENTOS USADOS Esquadros São usados em pares: um

Leia mais

Além do Modelo de Bohr

Além do Modelo de Bohr Além do Modelo de Bor Como conseqüência do princípio de incerteza de Heisenberg, o conceito de órbita não pode ser mantido numa descrição quântica do átomo. O que podemos calcular é apenas a probabilidade

Leia mais

Capítulo II. Faltas entre fases e entre espiras Por Geraldo Rocha e Paulo Lima* Proteção de geradores

Capítulo II. Faltas entre fases e entre espiras Por Geraldo Rocha e Paulo Lima* Proteção de geradores 22 Capítulo II Faltas entre fases e entre espiras Por Geraldo Rocha e Paulo Lima* A proteção do gerador deve ser analisada cuidadosamente, não apenas para faltas, mas também para as diversas condições

Leia mais

A GESTÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA INCUBADORA TÉCNOLÓGICA UNIVAP

A GESTÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA INCUBADORA TÉCNOLÓGICA UNIVAP A GESTÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA INCUBADORA TÉCNOLÓGICA UNIVAP Feitosa, R. 1, Santos, J. 2, Lourenção, P. 3 123 Curso de Administração de Empresas, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. Univap

Leia mais

Assuma o controle com as soluções SKF para o setor de siderurgia

Assuma o controle com as soluções SKF para o setor de siderurgia Assuma o controle com as soluções SKF para o setor de siderurgia O Poder do Conhecimento em Engenharia A única coisa mais intensa que o calor é a sua concorrência Poucos ambientes industriais têm condições

Leia mais

Medir é uma atividade

Medir é uma atividade Algumas noções básicas sobre os padrões metrológicos Medir é uma atividade bastante corriqueira na sociedade atual. Ao olhar no relógio, por exemplo, a pessoa vê no mostrador o resultado de uma medição

Leia mais

TTT 2012 - VI Conferência Brasileira sobre Temas de Tratamento Térmico 17 a 20 de Junho de 2012, Atibaia, SP, Brasil

TTT 2012 - VI Conferência Brasileira sobre Temas de Tratamento Térmico 17 a 20 de Junho de 2012, Atibaia, SP, Brasil ESTRATÉGIAS DE CONTROLE PARA FORNO DE TRATAMENTO TÉRMICO A. A. Alcantara E. A. Tannuri (3) (1), (2) (1) Sun Metais Ltda. Rua Brasiliense, 79 Santo Amaro CEP 04729-110 - São Paulo - SP - alexaalcantara@gmail.com

Leia mais