ASSISTÊNCIA, DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASSISTÊNCIA, DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL"

Transcrição

1

2

3 ASSISTÊNCIA, DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL ASSISTÊNCIA Apoia crianças, jovens, adultos e idosos de ambos os sexos, com valências destinadas a pessoas com deficiência ou doença mental, sem abrigo, mulheres grávidas e/ou com filhos, vítimas de violência, imigrantes e minorias étnicas e unidades de cuidados de saúde. Aposta no convívio intergeracional e na integração de vários grupos sociais, com especial atenção às pessoas vítimas de exclusão social e/ou carência económica. DESENVOLVIMENTO Promove o apoio social aos mais carenciados e o combate à pobreza sem esquecer o desenvolvimento regional, a criação de emprego e produção de riqueza. FORMAÇÃO PROFISSIONAL Acredita que são as pessoas, bem formadas e educadas, que estão na base de uma sociedade mais justa e igualitária.

4 O QUE NOS DISTINGUE Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que aposta na coesão social e na sustentabilidade ambiental e financeira, criando valor económico, dando prioridade à defesa e promoção de valores civilizacionais ligados ao personalismo humanista. Aposta no convívio intergeracional, na igualdade de género, oportunidades e direitos e no apoio à natalidade. Promove uma cultura de inclusão e integração, de combate à marginalização, onde pessoas com deficiência assumem lugares de especial destaque. Na sede, Centro Social Comunitário de Miranda do Corvo, nascem bebés e morrem pessoas, muito idosas e doentes. Residem indivíduos com todo o tipo de problemáticas de saúde e sociais, que convivem com as pessoas que habitam na comunidade, destruindo estigmas. As necessidades sociais da população são sentidas como obrigações a que devemos responder. Os dirigentes são voluntários em regime de gratuitidade.

5 PRESERVAMOS VALORES CRIAMOS VALOR ECONÓMICO PRESERVAMOS VALORES BATIZANDO RESIDÊNCIAS SOCIAIS: BONDADE - Doença mental CORAGEM - Pessoas com deficiência CRUZ BRANCA - Mulheres grávidas e mães CRISTO REDENTOR - Idosos ESPERANÇA - Doença mental FRATERNIDADE - Infância e juventude GRATIDÃO - Cuidados continuados IGUALDADE - Doença mental RESPEITO - Jovens / sem abrigo SABEDORIA - Idosos TOLERÂNCIA - Doença mental COMPAIXÃO - Hospital (em construção) CRIAMOS VALOR ECONÓMICO e promovemos crescimento inclusivo. A diversificação de atividades é fundamental na estratégia de criação de emprego, produção de riqueza e obtenção de receitas próprias que nos tornem sustentáveis e menos dependentes do Estado.

6 LIBERDADE SOMOS UMA FUNDAÇÃO: CÍVICA: nascida da iniciativa livre de cidadãos, não criada por um benfeitor, dador, empresa ou estado. Somos uma organização não governamental (ONG). COMUNITÁRIA: aposta no desenvolvimento sustentável, com coesão social, no seu território de influência. Investe na criação de novas organizações capazes de gerar emprego, aumentar receitas e defender valores culturais e civilizacionais. FILANTRÓPICA: tenta promover o amor e a felicidade das pessoas, favorecendo a criação de organizações culturais, recreativas e desportivas. Apoia o clube da mulher, movimentos cívicos de aspirações regionais, secção de futsal, columbofilia, clube de caminheiros, centro hípico, real confraria da matança do porco, AJA - asso iaçãoàdeàjove s à

7 INCLUSÃO: ARCA DE NOÉ 390 residentes com diferentes problemáticas 3400 utilizadores regulares 513 colaboradores, incluindo utentes em atividades ocupacionais, formação profissional e desempregados em programas ocupacionais. Contando os voluntários, sem qualquer tipo de remuneração, e com prémio de bolso, o número ultrapassa os 637 colaboradores regulares 43% dos colaboradores têm deficiência/doença crónica. 18% são do quadro, alguns a desempenhar funções de topo na Contabilidade, Gestão, Serviço de Pessoal, E o o ato,à e eta iado à

8 JUSTIÇA Quem trabalha recebe de acordo com o que produz. O preço das valências e serviços sociais depende do rendimento da família. Utentes colaboradores pagam os serviços de acordo com o seu salário/pensão.

9 VALÊNCIAS, SERVIÇOS E NEGÓCIOS SOCIAIS AJA - Associação de Jovens Amigos. Adega Alambique Carpintaria Industrial e Biodiesel. Centros de Apoio à Mulher e à Vida Cruz Branca. Centros de Atividades de Tempos Livres. Centros de Atividades Ocupacionais e Fórum Sócio Ocupacional. Centro Hípico. Centros de Dia e Apoio Domiciliário para idosos. Cinema, Bibliomóvel, Biblioteca. Clube da Mulher. Creches Jardim de Infância. Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação de Pessoas com Deficiênçia. Espaço da Mente/Museu Ecoterritorial Formação Profissional. Lar de Apoio Respeito. Lar de Infância e Juventude Fraternidade. Lar de Invalidez e Reabilitação Coragem. Parque Biológico Serra da Lousã Restaurante Museu da Chanfana Parque Hotel Serra da Lousã 4*. Projecto Mentes Brilhantes/Caça Talentos. Queijaria e Fumeiro Tradicional, Melaria Real Confraria da Matança do Porco. Residência Assistida com Unidade de Cuidados Continuados Gratidão. Residências Geriátrica: Sabedoria e Cristo Redentor. Residências para Doença Mental: Esperança, Igualdade e Bondade. Secção de Futsal Viveiro. Serviços Médicos de Fisiatria e Reabilitação, Ginásio Health Club. Unidade de Vida Apoiada Tolerância Universidade Sénior.

10 ESTRUTURAS FÍSICAS Bairro da Fundação/Associação Centro Infantil de Miranda do Corvo. Centro Social Comunitário de Miranda do Corvo: Residências Coragem, Gratidão, Respeito, Sabedoria, Faternidade Ginásio, Campo de Jogos, Clinica de Fisioterapia e Reabilitação. Centro Social de Lamas. Centro Social do Senhor da Serra: Residências Cristo Redentor, Bondade, Creche e Fórum Sócio Ocupacional. Loja do Mercado Municipal de Miranda do Corvo e Praça 8 de Maio, Coimbra. Parque Biológico da Serra da Lousã/Restaurante Museu da Chanfana/Espaço da Mente/Museu Vivo de Artesanato e Oficios Tradicionais. Pavilhões (2) na zona industrial de Miranda do Corvo. Carpintaria, Adega, Centro de Actividades Ocupacionais, Biodisel. Prédio do Cinema de Miranda do Corvo/Residência Tolerância. Residência Cruz Branca. Residência Esperança, em Godinhela. Residência Igualdade, em Rio de Vide. Terreno no Planalto do Ingote Coimbra - Futuro Centro Residencial Polivalente Terrenos agrícolas e florestais em Ansião, Condeixa, Penela e Miranda.

11 NÃO NOS LIMITAMOS A COPIAR... INOVAMOS E CRIAMOS RESIDENCIAL CORAGEM lar residencial para pessoas deficientes que integra cidadãos com doença mental grave; CAO - centro de apoio ocupacional vocacionado para utentes com deficiência, descobrindo os seus talentos e integrando pessoas com doença mental; CENTRO HÍPICO hipoterapia e equitação adaptada; RESIDÊNCIA FRATERNIDADE criado como centro de emergência infantil para receber crianças dos 3 meses aos 16 anos, dos dois sexos, sem separar irmãos, mantendo familias. Hoje funciona como lar de infância e juventude para crianças e jovens até aos 18 anos; RESIDÊNCIA SABEDORIA residência geriátrica vocacionada para admitir pessoas acamadas ou demenciadas; RESIDÊNCIA CRUZ BRANCA unidade de apoio à vida e à mulher. Apoia mulheres grávidas e crianças acompanhadas pela mãe; FÓRUM SÓCIO-OCUPACIONAL para pessoas com doença mental residentes com a familia e/ou na comunidade; RESIDÊNCIA GRATIDÃO a primeira residência assistida do país, criada para doentes de alzheimer e outras demências senis ou pré-senis; RESIDÊNCIA TOLERÂNCIA unidade de vida apoiada para pessoas com doença mental grave, integradas na comunidade, não as condenando a viver num hospício; PROJETO MENTE serviço integrado (residencial, ocupacional e comunitário) para pessoas com doença mental grave. Inclui uma equipa de apoio domiciliário em seis concelhos: Coimbra, Condeixa, Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares; PARQUE BIOLÓGICO DA SERRA DA LOUSÃ associa a biofilia e a paixão pela natureza à inclusão laboral de pessoas com deficiência e doença mental, um projecto turistico.

12 QUINTA DA PAIVA NATUREZA. CULTURA. GASTRONOMIA Espaço rural de 12 hectares atravessado pelo Rio Dueça. Possui riqueza natural representativa da Serra da Lousã. Propriedade da Fundação ADFP e palco de uma parceria com a Câmara Municipal de Miranda do Corvo gerindo esta o Parque de Lazer e Piscina - tendo no seu conjunto recebido mais de visitantes pagantes. O Parque Biológico da Serra da Lousã recebeu desde a sua abertura ao público mais de visitantes. VIDA SELVAGEM DE PORTUGAL COM: Mamiferos; Área de Aves de Rapina (Deficientes); Sector de peixes e repteis em desenvolvimento; Centro de informação; Centro Hípico com Equitação Adaptada e Hipoterapia; Espaço da Mente, Ecomuseu Territorial; Fumeiro, Queijaria, Melaria, Adega e Alambique; Labirinto de árvores de fruto; Loja de Artesanato; Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais; Quinta Pedagógica com raças tradicionais; Restau a teà MuseuàdaàCha fa a ;à Roseiral; Reptilário (em construção); Hotel Parque Serra da Lousã (em construção); Templo Universalísta (em construção).

13 CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES Área de Vida Selvagem de Portugal com 46 espécies. Quinta Pedagógica com 31 espécies das raças tradiçionais da agropastorícia tradicional. Flora com 105 espécies identificadas. Julgamos ser a maior colecção de vida selvagem de Portugal. Temos como missão promover a biofilia e a paixão pela Natureza, sensibilizar para o conhecimento, divulgação e proteção dos habitats naturais, fauna e flora originais. INTEGRAÇÃO DE PESSOAS COM: Deficiência; Doença Mental; Doença Crónica. Ou em situação de: Sem Abrigo; Desempregados de longa duração. O Parque Biológico Serra da Lousã foi considerado pelo jornal Expresso um dos seis tesouros turisticos da Região Centro. REPRESENTATIVIDADE Vida Selvagem de Portugal; Raças Portuguesas da Agropastorícia; Artes e Ofícios Tradicionais; Ecomuseu Territorial; Restaurante Museu da Chanfana; Trivium: Vida/Mente/Espírito, Igualdade/Liberdade/Faternidade

14 INTEGRAÇÃO SOCIAL PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO 80% dos trabalhadores são, ou foram: Vítimas de exclusão social; Desempregados de longa duração; Sem abrigo; Pessoas com incapacidades e dificuldades de inserção no mercado normal de trabalho; Pessoas com doença mental. selvagens e raças autóctones, algumas em vias de extinção; Sensibilizar para a proteção da natureza, flora e vida animal, não esquecendo áreas como a história, etnografia, antropologia, geologia e astronomia; Restaurante Museu da Chanfana, promotor da gastronomia regional. ECOBIÓTICA Vemos no ambiente e na natureza meios capazes de alcançar resultados terapêuticos em pessoas com necessidades especiais. PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO Preservar a fauna e flora; Acolher animais em risco ou irrecuperáveis; Fomentar a conservação de espécies

15 TRIVIUM: TOLERÂNCIA E RESPEITO O Parque Biológico representa a igualdade de todos os seres vivios. O Espaço da Mente é o centro do Ecomuseu Territorial. Reflete sobre a evolução do Homem, associando o Homo Habilis ao aparecimento da mente e à exigencia de liberdade. Recordamos que somos só macacos nús, iguais aos outros seres vivos. A evolução ciêntifica, desde a pedra lascada à moderna tecnologia, exige a liberdade. O Templo salienta a tolerância e respeito. É um reconhecimento ao Homo Sapiens, criador da espiritualidade e da busca da Verdade.

16 PRÉMIOS Portugal esteve pela primeira vez representado em equitação adaptada nos Paralímpicos de Atenas, com uma equipa do Centro Hípico da Fundação ADFP º Prémio Nacional na Categoria de Investimento Humano do European Enterprise Awards, IAPMEI, Ministério da Economia: Projeto Parque Biológico da Serra da Lousã / Quinta da Paiva. Representámos Portugal no Concurso Internacional º Prémio Nacional do Concurso de Cultura Geral da Rutis (Rede de Universidades Seniores) Universidade Sénior da Fundação ADFP º Prémio Nacional Hospital do Futuro: Projeto DiferenteMENTE/IgualMENTE Prémio Dirigente do Ano, atribuido pela Socialgest: Dr. Jaime Ramos, Presidente do Conselho de Administração Premio BPI Capacitar: Construção da Residência Respeito º Prémio EDP Solidária: Projeto de Fumeiro e Queijaria, no Parque Biológico da Serra da Lousã º Premio Damião de Góis, atribuído pela Embaixada do Reino dos Países Baixos e Instituto Português de Corporate Governance, ao Parque Biológico da Serra da Lousã º Prémio Nacional Hospital do Futuro, ao Parque Biológico da Serra da Lousã º Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, ao Parque Biológico da Serra da Lousã º Prémio Nacional Hospital do Futuro, ao Projeto Inclusão+Oportunidade: Formação Profissional da Fundação ADFP Menção Honrosa no prémio INSEAD, ao Dr. Jaime Ramos enquanto promotor do Parque Biologico da Serra da Lousã UNESCO - Fundação ADFP foi escolhida para, com o Parque Biológico/Templo Universalista, representar Portugal no Prémio Internacional: MADANJEE SINNGH, para a promoção da Tolerância e Nãoviolência.

17 VISTOS DE FORA RUY DE CARVALHO, Alto-Comissário para a terceira idade - U aào aà espantosa, por aquilo que vi e por o ueàl àseàfaz.à D. XIMENES BELO, Nobel da Paz - peloà a i hoàp estadoàaosà ossosà irmãos necessitados, parabéns pela vossaàse si ilidade à FERNANDO NOBRE, Presidente da AMI - àj àvià uitaà oisaàe àtodoàoà paísà asà u aàvià elho à ANÍBAL CAVACO SILVA, Presidente da República - referiu a instituição como exemplo de boas práticas, no discurso realizado em Santarém no e e a e toàdoà Rotei oàpa aàaà I lusão àapósàvisitaà àfu daçãoà ADFP trabalho com doentes mentais (social e saúde) da Fundação ADFP é não só uma referencia nacional como está ao melhor nível internacional SIMONETTA LUZ AFONSO, Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa - Estouài p essio adaàpelaàdi e sãoà da Instituição, diversidade dos serviços e valências e qualidade do serviço prestado. É uma verdadeira a aàdeà oé MARIA DO ROSÁRIO FARMHOUSE, Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural - e,à aà inclusão, existe um mundo perfeito, est à aàfu daçãoàádfp à FERNANDO LEAL DA COSTA, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde - declarou que o

18 PROJECTOS, COM FUTURO ADEGA - Construção 2014/2015 CENTRO RESIDENCIAL POLIVALENTE NO INGOTE - Coimbra - com 3 Residências, inovando na resposta a públicoalvo: deficiências raras, doentes com Alzeimer e/ou demências, cuidados paliativos HOSPITAL COM PAIXÃO - para Miranda do Corvo e concelhos vizinhos - iniciado construção em 2014/Dezembro HOSPITEL/HOTEL MÉDICALIZADO - A construir no Algarve HOTEL PARQUE SERRA DA LOUSÃ 4* - Ligado à natureza, recordará deuses e figuras mitológicas - conclusão da construção em 2014 MUSEU DO MEL - início da construção em 2014 PRODUÇÃO AGRÍCOLA- FLORESTAL - suinicultura, apicultura, olivicultura e vinicultura: com as marcas de vinho Terra Solidária e espumante Aldeias do Xisto PROJECTO MENTES BRILHANTES - Caça de talentos nos alunos das escolas RESPOSTAS RESIDENCIAIS E OCUPACIONAIS - para Sem Abrigo, Imigrantes e/ou Refugiados TEMPLO UNIVERSALISTA ECUMÉNICO - crentes de todas as religiões, aberto a agnósticos e ateus - início construção em 2014 e conclusão em 2015

19 OS NOSSOS CAMPEÕES NÃO DIAGNOSTICAMOS DEFICIÊNCIAS; DESCOBRIMOS E VALORIZAMOS TALENTOS EM PESSOAS COM DESVANTAGENS

Equipamentos / Valências / Serviços

Equipamentos / Valências / Serviços Equipamentos / Valências / Serviços Regime Residencial Infância, Juventude e Família Residência Ternura Lar de Apoio à Mulher e à Vida Residência Fraternidade Lar de Infância e Juventude Deficiência Residência

Leia mais

Parque Biológico da Serra da Lousã. Fundação ADFP

Parque Biológico da Serra da Lousã. Fundação ADFP Parque Biológico da Serra da Lousã Fundação ADFP Fundação A.D.F.P. Continuidade da Associação para o Desenvolvimento e Formação Profissional de Miranda do Corvo, fundada em 1987; Conta com 2800 amigos/contribuintes,

Leia mais

Às sextas na Cidade. Águeda - cidade inclusiva

Às sextas na Cidade. Águeda - cidade inclusiva Às sextas na Cidade Águeda - cidade inclusiva Índice Águeda - cidade inclusiva: Como pode a cidade ser mais inclusiva? idosos, crianças, pessoas com necessidades especiais A cidade é de TODOS! Índice INCLUSÃO

Leia mais

Plano Estratégico 2014-2018 Síntese de Prioridades do 26º ao 30º aniversário

Plano Estratégico 2014-2018 Síntese de Prioridades do 26º ao 30º aniversário Plano Estratégico 2014-2018 Síntese de Prioridades do 26º ao 30º aniversário I. Consolidar o existente (património, serviços, valências, numero de postos de trabalho ) aumentando a qualidade e a eficácia,

Leia mais

O que é a SIC Esperança?

O que é a SIC Esperança? O que é a SIC Esperança? A SIC Esperança é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de utilidade pública, criada em 2003. É o braço da responsabilidade social do grupo Impresa. Trabalha em parceria

Leia mais

Investimos em Pessoas. Desde 1987

Investimos em Pessoas. Desde 1987 ASSISTÊNCIA, DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL ASSISTÊNCIA apoia crianças, jovens, adultos e idosos de ambos os sexos, com valências destinadas a pessoas com deficiência ou doença mental, sem abrigo,

Leia mais

as s FESTIVAL DE ARTES

as s FESTIVAL DE ARTES as s ARTES MÚSICA WORKSHOPS SOLIDÁRIO FESTIVAL DE ARTES Festival ASAS Apresentação: ATB e Município de Penela Conceito Método Objetivos Cronograma/programação Projetos de intervenção social A região de

Leia mais

SEGURANÇA SOCIAL PROTEÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

SEGURANÇA SOCIAL PROTEÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SEGURANÇA SOCIAL PROTEÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Maio 2015 Ficha Técnica Autor Direção-Geral da Segurança Social (DGSS) - Direção de Serviços de Instrumentos de Aplicação (DSIA) Edição e propriedade

Leia mais

Disposições Preliminares do DIREITO DO IDOSO

Disposições Preliminares do DIREITO DO IDOSO Disposições Preliminares do DIREITO DO IDOSO LESSA CURSOS PREPARATÓRIOS CAPÍTULO 1 O ESTATUTO DO IDOSO O Estatuto do Idoso - Lei 10.741/2003, é o diploma legal que tutela e protege, através de um conjunto

Leia mais

DUECEIRA. ASSEMBLEIA DE PARCEIROS Lousã 05.Novembro. 2014. uma parceria para redesenhar o futuro. associação de desenvolvimento do ceira e dueça

DUECEIRA. ASSEMBLEIA DE PARCEIROS Lousã 05.Novembro. 2014. uma parceria para redesenhar o futuro. associação de desenvolvimento do ceira e dueça DUECEIRA associação de desenvolvimento do ceira e dueça LOUSÃ - MIRANDA DO CORVO - PENELA - VILA NOVA DE POIARES ASSEMBLEIA DE PARCEIROS Lousã 05.Novembro. 2014 uma parceria para redesenhar o futuro DUECEIRA

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES 2012

PLANO DE ATIVIDADES 2012 PROMOÇÃO DA CIDADANIA SÉNIOR Grupo de trabalho pessoas idosas, envelhecimento e intergeracionalidade PLANO DE ATIVIDADES 2012 Peniche Certos de que estamos perante um dos desafios mais relevantes do século

Leia mais

Sessão de Divulgação do Subprograma 3 do PRODER

Sessão de Divulgação do Subprograma 3 do PRODER Sessão de Divulgação do Subprograma 3 do PRODER Vendas Novas 30 de Outubro de 2012 SUBPROGRAMA 3 - Dinamização das Zonas Rurais 3.1 DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.1.1 Diversificação

Leia mais

ÍNDICE página 2 página 3 página 7 página 13 página 15 página 17

ÍNDICE página 2 página 3 página 7 página 13 página 15 página 17 CLAS de Boticas ÍNDICE Introdução página 2 Resumo do página 3 Eixo I Promoção da Qualidade de Vida de Grupos Vulneráveis página 7 Eixo II Qualificação e Empreendedorismo página 13 Eixo III Dinamização

Leia mais

Entidades Promotoras de Voluntariado Lourinhã

Entidades Promotoras de Voluntariado Lourinhã Entidades Promotoras de Voluntariado Câmara Municipal da Casa do Povo da Casa Pia de Lisboa Centro Social e Paroquial da ADAPECIL Associação Juvenil Tá a Mexer GEAL Junta de Freguesia de Ribamar LOURAMBI

Leia mais

ACTUAR NOS CONDICIONANTES VIVER A VIDA: MAIS E MELHOR. Reduzir as desigualdades em saúde. Promover a saúde das crianças, adolescentes e famílias

ACTUAR NOS CONDICIONANTES VIVER A VIDA: MAIS E MELHOR. Reduzir as desigualdades em saúde. Promover a saúde das crianças, adolescentes e famílias ACTUAR NOS CONDICIONANTES VIVER A VIDA: MAIS E MELHOR Reduzir as desigualdades em saúde Garantir um ambiente físico de qualidade Promover a saúde das crianças, adolescentes e famílias Melhorar a saúde

Leia mais

MINISTÉRIO DA HOTELARIA E TURISMO

MINISTÉRIO DA HOTELARIA E TURISMO República de Angola MINISTÉRIO DA HOTELARIA E TURISMO DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA, DR. PAULINO BAPTISTA, SECRETÁRIO DE ESTADO PARA A HOTELARIA DA REPÚBLICA DE ANGOLA, DURANTE A VIII REUNIÃO DE MINISTROS

Leia mais

Boas Práticas Autárquicas de Responsabilidade Social. Sónia Paixão. 8 de Maio 2012

Boas Práticas Autárquicas de Responsabilidade Social. Sónia Paixão. 8 de Maio 2012 Boas Práticas Autárquicas de Responsabilidade Social Sónia Paixão 8 de Maio 2012 Loures Mais Social: Diferentes Desafios, Novas Abordagens Responsabilidade Social É a integração voluntária de preocupações

Leia mais

Valorizar os produtos da terra. Melhorar a vida das nossas aldeias. documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015

Valorizar os produtos da terra. Melhorar a vida das nossas aldeias. documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015 PROGRAMA VISEU RURAL Valorizar os produtos da terra Melhorar a vida das nossas aldeias documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015 CONSELHO ESTRATÉGICO DE VISEU Apresentação. O mundo rural

Leia mais

Programação de equipamentos colectivos

Programação de equipamentos colectivos Programação de equipamentos colectivos Definição e tipologia Conceitos associados à programação de equipamentos Critérios de programação, dimensionamento e localização; exemplos Instituto Superior Técnico/Departamento

Leia mais

Figura 1: Processo de implementação da Rede Social. 04

Figura 1: Processo de implementação da Rede Social. 04 Índice de Quadros, Gráficos, Imagens, Figuras e Diagramas Introdução 01 Figura 1: Processo de implementação da Rede Social. 04 Parte I: Enquadramentos da Intervenção Social no Concelho de Bragança 08 Quadro

Leia mais

Apresentação do Plano de Actividades Rota dos Vinhos Verdes 2013/2014 CVRVV, 10 de Janeiro de 2013. Sofia Lobo : slobo@vinhoverde.

Apresentação do Plano de Actividades Rota dos Vinhos Verdes 2013/2014 CVRVV, 10 de Janeiro de 2013. Sofia Lobo : slobo@vinhoverde. Apresentação do Plano de Actividades Rota dos Vinhos Verdes 2013/2014 CVRVV, 10 de Janeiro de 2013 Sofia Lobo : slobo@vinhoverde.pt O que é o ENOTURISMO? Enoturismo é composto por deslocações realizadas

Leia mais

FICHA DO PROJECTO. Desporto para todos. Fundação Aragão Pinto - IPSS

FICHA DO PROJECTO. Desporto para todos. Fundação Aragão Pinto - IPSS FICHA DO PROJECTO Desporto para todos Nome do Projecto: Sport For All - Desporto e Inovação Objectivos do projecto:. Envolvimento de jovens na criação de um programa inovador de prevenção e integração

Leia mais

Empreendedorismo social

Empreendedorismo social Empreendedorismo social Piedade Lalanda Grupo Parlamentar do Partido Socialista Se há conceito e vocábulo que passou a fazer parte do discurso político é o termo empreendedor ou empreendedorismo. Apesar

Leia mais

O Plano Regional Integra:

O Plano Regional Integra: O Plano Regional Integra: 1. Acções estratégicas de combate à pobreza e exclusão social com efeitos a médio e longo prazo; 2. Acções/eventos com o objectivo de mobilizar e envolver a sociedade civil desenvolvidas

Leia mais

Politicas Municipais de Apoio à Criança

Politicas Municipais de Apoio à Criança Politicas Municipais de Apoio à Criança MUNICIPIO DA MOITA DASC / Divisão de Assuntos Sociais Projectos Dirigidos à Comunidade em Geral Bibliotecas - Biblioteca Fora d Horas - Pé Direito Juventude - Férias

Leia mais

MOÇÃO N.º. Condenação de atos de vandalismos em árvores em meio urbano

MOÇÃO N.º. Condenação de atos de vandalismos em árvores em meio urbano MOÇÃO N.º Condenação de atos de vandalismos em árvores em meio urbano 1. A história recente da humanidade pode caracterizar-se pela gradual mudança do viver em contacto com a natureza para a vida nas cidades,

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

Projectar o Algarve no Futuro

Projectar o Algarve no Futuro Projectar o Algarve no Futuro Os Novos Desafios do Algarve Região Digital paulo.bernardo@globalgarve.pt 25 Maio 2007 Auditório Portimão Arena Um mundo em profunda mudança O Mundo enfrenta hoje um processo

Leia mais

Divisão de Assuntos Sociais

Divisão de Assuntos Sociais Divisão de Assuntos Sociais Programa de Apoio às Entidades Sociais de Odivelas (PAESO) Índice Pág. Preâmbulo 1 1. Objectivos 2 2. Destinatários 2 3. Modalidades de Apoio 2 3.1. Subprograma A - Apoio à

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES PARA O ANO DE 2015

PLANO DE ACTIVIDADES PARA O ANO DE 2015 ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA ESPONDILITE ANQUILOSANTE PLANO DE ACTIVIDADES PARA O ANO DE 2015 I INTRODUÇÃO Nos termos da alínea b) do Artigo 35.º dos Estatutos da ANEA, a Direcção desta associação apresenta

Leia mais

CONCLUSÕES GT CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA

CONCLUSÕES GT CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA CONCLUSÕES GT CIDADÃOS COM DEFICIÊNCIA Fiscalizar os prazos para adaptações previstas no Decreto lei 163 e aplicação de coimas. Campanha de sensibilização para comerciantes, etc. Publicação quais os seus

Leia mais

TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS:

TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS: TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS: Art. 3º - A Escola oferece os seguintes níveis de ensino: I. Educação Infantil: de 0 a 05 anos de idade. Educação Precoce de 0 a 03 anos Educação

Leia mais

Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade

Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade Maio 2012 Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação O que éo GRACE? Uma Associação de empresas que visa a promoção da cidadania empresarial

Leia mais

Serviço de Reabilitação

Serviço de Reabilitação Serviço de Reabilitação Relatório de Actividades.1.2.3.4 Tratamento de casos Implementação da política de reabilitação Desenvolvimento de equipamentos sociais Desenvolvimento de actividades 31 Relatório

Leia mais

REDE SOCIAL L DO CONCELHO DE BRAGANÇA Parte VI.1: Equipamentos Sociais e Respostas da Acção por Freguesia

REDE SOCIAL L DO CONCELHO DE BRAGANÇA Parte VI.1: Equipamentos Sociais e Respostas da Acção por Freguesia REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA Parte VI.1: Equipamentos Sociais e Respostas da Acção por Freguesia Parte 6.1 Equipamentos sociais e respostas da acção por freguesia Acção Social A acção social é um

Leia mais

01 de Novembro de 2013. Construção

01 de Novembro de 2013. Construção 01 de Novembro de 2013 Construção Revista de Imprensa 01-11-2013 1. (PT) - Diário de Notícias, 01/11/2013, Soares da Costa ganha obra nos EUA 1 2. (PT) - Exame, 01/11/2013, A força do betão 2 3. (PT) -

Leia mais

JOGOS TRADICIONAIS. Alunos das Esc. do 1º Ciclo do Ensino Básico. População idosa. Elementos que integram os clubes desportivos do Município

JOGOS TRADICIONAIS. Alunos das Esc. do 1º Ciclo do Ensino Básico. População idosa. Elementos que integram os clubes desportivos do Município Alunos das Esc. do 1º Ciclo do Ensino Básico População idosa Elementos que integram os clubes desportivos do Município JOGOS TRADICIONAIS Projecto de dinamização de jogos tradicionais. Promove a prática

Leia mais

CONSTRANGIMENTOS DOS SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS NA ADMISSÃO DE PESSOAS IDOSAS DO FORO MENTAL

CONSTRANGIMENTOS DOS SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS NA ADMISSÃO DE PESSOAS IDOSAS DO FORO MENTAL CONSTRANGIMENTOS DOS SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS NA ADMISSÃO DE PESSOAS IDOSAS DO FORO MENTAL Associação Amigos da Grande Idade Inovação e Desenvolvimento Posição Institucional 1 LARES DE IDOSOS Desde inicio

Leia mais

O CNPV. e as Estruturas Locais de Voluntariado. 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás

O CNPV. e as Estruturas Locais de Voluntariado. 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás O CNPV e as Estruturas Locais de Voluntariado 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás As Origens do Voluntariado O Voluntariado sempre existiu. Nuns casos, de maneira difusa, noutros de forma organizada.

Leia mais

Junta de Freguesia de Santiago PLANO DE ACTIVIDADES 2011. Introdução

Junta de Freguesia de Santiago PLANO DE ACTIVIDADES 2011. Introdução Junta de Santiago PLANO DE ACTIVIDADES 21 Introdução O ano de 21, para além de ser um ano de continuidade de Projectos idealizados e iniciados no ano transacto é sem sombra de dúvidas um ano complicado

Leia mais

Serviço de Acção Social, Habitação e Solidariedade. Promoção da Cidadania Sénior. Plano de Actividades 2011

Serviço de Acção Social, Habitação e Solidariedade. Promoção da Cidadania Sénior. Plano de Actividades 2011 Serviço de Acção Social, Habitação e Solidariedade.2011 1 Certos de que estamos perante um dos desafios mais relevantes do século XXI - o fenómeno social da velhice - importa conhecer a trajectória de

Leia mais

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias Índice 1. Objetivos gerais:... 4 2. Objetivos específicos:... 5 3. Estratégias Educativas e Pedagógicas... 6 4. Atividades Sócio-Educativas... 7 5. Propostas

Leia mais

Entidades Promotoras de Voluntariado Lourinhã

Entidades Promotoras de Voluntariado Lourinhã Entidades Promotoras de Voluntariado Câmara Municipal da Casa do Povo da Casa Pia de Lisboa Centro Social e Paroquial da ADAPECIL Associação Juvenil Tá a Mexer GEAL Junta de Freguesia de Ribamar LOURAMBI

Leia mais

Câmara Municipal do Cadaval Saúde em Rede

Câmara Municipal do Cadaval Saúde em Rede Câmara Municipal do Cadaval Saúde em Rede Promoção da Saúde A promoção da saúde é o processo que permite capacitar as pessoas a melhorar e a aumentar o controle sobre a sua saúde (e seus determinantes

Leia mais

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00. 1. Conceitos Básicos

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00. 1. Conceitos Básicos UNIDADES DE CONSERVAÇÃO lei 9.985/00 1. Conceitos Básicos a) unidade de conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes,

Leia mais

CNIS / CES / EDUCAÇÃO DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS A EDUCAÇÃO NO SECTOR SOLIDÁRIO DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS

CNIS / CES / EDUCAÇÃO DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS A EDUCAÇÃO NO SECTOR SOLIDÁRIO DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS A EDUCAÇÃO NO SECTOR SOLIDÁRIO 1 1. FUNDAMENTOS DE UMA PROPOSTA O Sector Solidário, neste caso a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), assume que o sistema educativo 1 é um dos

Leia mais

ESTATUTOS DO CENTRO SOCIAL DAS ANTAS CAPÍTULO I. Denominação, Constituição e fins ARTIGO 1º

ESTATUTOS DO CENTRO SOCIAL DAS ANTAS CAPÍTULO I. Denominação, Constituição e fins ARTIGO 1º ESTATUTOS DO CENTRO SOCIAL DAS ANTAS CAPÍTULO I Denominação, Constituição e fins ARTIGO 1º 1. O Centro Social das Antas é uma associação pública de fiéis, também constituída em Instituição Particular de

Leia mais

Lar das Criancinhas da Horta Instituição Particular de Solidariedade Social

Lar das Criancinhas da Horta Instituição Particular de Solidariedade Social PROGRAMA DE AÇÃO PARA 2016 Em cumprimento do estabelecido das alíneas b) do Artigo 34.º e c) do Artigo 38º dos Estatutos do Lar das Criancinhas da Horta, é apresentado à Assembleia Geral o Programa de

Leia mais

Programa de Apoio ao Associativismo Sesimbrense

Programa de Apoio ao Associativismo Sesimbrense Programa de Apoio ao Associativismo Sesimbrense Aprovado em Reunião de Câmara de 24 de Janeiro de 2001 Índice 1º. Introdução 2º. Objectivos 3º. Áreas de Acção 4º. Tipos de Apoio 5º. Metodologia da Apresentação

Leia mais

ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO

ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO ELEIÇÃO 2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASIL 27 DO BRASIL QUE TEMOS PARA O BRASIL QUE QUEREMOS E PODEMOS DIRETRIZES GERAIS DE GOVERNO CUMPRIR E FAZER CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO 1. Cumprir e fazer cumprir a

Leia mais

Agenda 21 Local do Concelho de Redondo. Síntese do Diagnostico do Concelho

Agenda 21 Local do Concelho de Redondo. Síntese do Diagnostico do Concelho Agenda 21 Local do Concelho de Redondo Síntese do Diagnostico do Concelho Redondo 2004 INTRODUÇÃO O presente documento constituí uma Síntese do Diagnóstico do concelho, elaborado no âmbito da Agenda 21Local

Leia mais

SESSÃO: ACÇÕES INOVADORAS E ENVELHECIMENTO ACTIVO. Maria Helena Patrício Paes CENTRO ISMAILI, LISBOA 12 DE OUTUBRO DE 2012. mhpaes@prosalis.

SESSÃO: ACÇÕES INOVADORAS E ENVELHECIMENTO ACTIVO. Maria Helena Patrício Paes CENTRO ISMAILI, LISBOA 12 DE OUTUBRO DE 2012. mhpaes@prosalis. CENTRO ISMAILI, LISBOA 12 DE OUTUBRO DE 2012 SESSÃO: ACÇÕES INOVADORAS E ENVELHECIMENTO ACTIVO Maria Helena Patrício Paes mhpaes@prosalis.pt Unidos por uma causa, por causa de quem precisa! Introdução

Leia mais

I Fórum Regional Empreendedorismo em Turismo Acessível. João Santos Câmara Municipal da Lousã

I Fórum Regional Empreendedorismo em Turismo Acessível. João Santos Câmara Municipal da Lousã I Fórum Regional Empreendedorismo em Turismo Acessível João Santos Câmara Municipal da Lousã Açores 24 de setembro de 2015 LOUSÃ território inclusivo Políticas públicas para a Inclusão Sensibilidade Social,

Leia mais

MANIFESTO VERDE. Açores Sustentáveis. Uma Voz Ecologista na Assembleia Legislativa dos Açores. Eleições para a Assembleia Legislativa

MANIFESTO VERDE. Açores Sustentáveis. Uma Voz Ecologista na Assembleia Legislativa dos Açores. Eleições para a Assembleia Legislativa Eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos AÇORES MANIFESTO VERDE Uma Voz Ecologista na Assembleia Legislativa dos Açores Pela Produção e Consumo de Produtos Locais e Regionais Pela

Leia mais

A Formação ao Longo da Vida para Artesãos e o papel do CEARTE Maia

A Formação ao Longo da Vida para Artesãos e o papel do CEARTE Maia A Formação ao Longo da Vida para Artesãos e o papel do CEARTE Maia 28 de janeiro de 2016 Artesanato e produções locais: recurso para a economia e a afirmação dos territórios Promovem a identidade do país

Leia mais

D. Virgílio Antunes no Centro Social do Senhor da Serra. Bispo de Coimbra na bênção oficial da Residência Cristo Redentor

D. Virgílio Antunes no Centro Social do Senhor da Serra. Bispo de Coimbra na bênção oficial da Residência Cristo Redentor D. Virgílio Antunes no Centro Social do Senhor da Serra Bispo de Coimbra na bênção oficial da Residência Cristo Redentor O bispo da diocese de Coimbra, D. Virgílio Antunes, procedeu à bênção oficial da

Leia mais

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015 Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015 Índice 1. Objetivos gerais:... 4 2. Objetivos específicos:... 5 3. Estratégias Educativas e Pedagógicas... 6 4. Atividades Sócio-Educativas... 7

Leia mais

INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES. Eng. Mário Lino. Cerimónia de Abertura do WTPF-09

INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES. Eng. Mário Lino. Cerimónia de Abertura do WTPF-09 INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES Eng. Mário Lino Cerimónia de Abertura do WTPF-09 Centro de Congressos de Lisboa, 22 de Abril de 2009 (vale a versão

Leia mais

Aldeias Infantis SOS Brasil

Aldeias Infantis SOS Brasil Acolhimento Institucional Casa Lar Projeto Uma criança, um lar e a certeza do futuro. 1) Dados organizacionais 1.1. Entidade Proponente Aldeias Infantis SOS Brasil 1.2. CNPJ 35.797.364/0002-00 1.3. Endereço

Leia mais

Rede Social PRÉ DIAGNÓSTICO PARTICIPADO

Rede Social PRÉ DIAGNÓSTICO PARTICIPADO PRÉ DIAGNÓSTICO PARTICIPADO PRÉ DIAGNÓSTICO SOCIAL PARTICIPADO CONCELHO DE FAFE Com este documento pretende-se, antes de mais, efectuar uma breve e sucinta caracterização do Concelho de Fafe seguido de

Leia mais

Introdução. Procura, oferta e intervenção. Cuidados continuados - uma visão económica

Introdução. Procura, oferta e intervenção. Cuidados continuados - uma visão económica Cuidados continuados - uma visão económica Pedro Pita Barros Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Introdução Área geralmente menos considerada que cuidados primários e cuidados diferenciados

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL 1 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016 REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA ABIDJAN 2014 2 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016

Leia mais

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020. Inclusão Social e Emprego

Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020. Inclusão Social e Emprego Programa Operacional Regional Alentejo 2014/2020 Inclusão Social e Emprego Eixo 5 - Emprego e Valorização Económica dos Recursos Endógenos Objectivo Temático 8 - Promoção da sustentabilidade e qualidade

Leia mais

Normas de Participação no Concurso Jovens Talentos - «Almada, Cidade Educadora»

Normas de Participação no Concurso Jovens Talentos - «Almada, Cidade Educadora» Normas de Participação no Concurso Jovens Talentos - «Almada, Cidade Educadora» 1. Disposições Gerais A Câmara Municipal de Almada promove o «Concurso Jovens Talentos 2012 - Almada, Cidade Educadora» com

Leia mais

PLANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL MAFRA AVALIAÇÃO

PLANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL MAFRA AVALIAÇÃO PLANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL MAFRA 2013 2015 AVALIAÇÃO O Plano de Desenvolvimento Social constitui um documento estratégico concelhio em matéria social, e integra, a um nível local, os problemas prioritários

Leia mais

Um convite para uma parceria porque acreditamos no nosso trabalho... e na sua responsabilidade social

Um convite para uma parceria porque acreditamos no nosso trabalho... e na sua responsabilidade social Um convite para uma parceria porque acreditamos no nosso trabalho... e na sua responsabilidade social A si que nos visita na nossa página web Vila Nova de Gaia, 23 de Setembro de 2013. Prezado(a) amigo(a),

Leia mais

Recomendações Encontro Nacional de Juventude 2015

Recomendações Encontro Nacional de Juventude 2015 Recomendações Encontro Nacional de Juventude 2015 O Conselho Nacional de Juventude (CNJ) organizou, de 30 de outubro a 1 de novembro de 2015, em Cascais, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, o

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES PARA O ANO DE 2014

PLANO DE ACTIVIDADES PARA O ANO DE 2014 ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA ESPONDILITE ANQUILOSANTE PLANO DE ACTIVIDADES PARA O ANO DE 2014 I INTRODUÇÃO Nos termos da alínea b) do Artigo 35.º dos Estatutos da ANEA, a Direcção desta associação apresenta

Leia mais

Centro Nacional de Apoio ao Imigrante

Centro Nacional de Apoio ao Imigrante Introdução Centro Nacional de Apoio ao Imigrante Portugal, como outros países da União Europeia, assistiu nos últimos anos a um crescimento acentuado do número de imigrantes. De um país de emigração tornou-se,

Leia mais

Rua do Atendimento Protetivo. Municipalino:

Rua do Atendimento Protetivo. Municipalino: Rua do Atendimento Protetivo Municipalino: Esta é a Rua do Atendimento Protetivo. Esta rua tem como missão fundamental resgatar os direitos das crianças e dos adolescentes que foram violados ou ameaçados

Leia mais

Introdução Centro de Apoio ao Sem Abrigo Animais de Rua Esterilização e Protecção de Animais em Risco

Introdução Centro de Apoio ao Sem Abrigo Animais de Rua Esterilização e Protecção de Animais em Risco Introdução As famílias carenciadas e sem-abrigo têm vindo a aumentar exponencialmente em Portugal e as associações de solidariedade assistem muito de perto a esta luta num esforço constante para responder,

Leia mais

Do Associativismo Juvenil

Do Associativismo Juvenil Roteiro Do Associativismo Juvenil Secretário de Estado do Desporto e Juventude Dr. Emídio Guerreiro Guarda - Dia 06 de agosto Programa 10:00H Pequeno-almoço com os Jornalistas, nos Serviços Desconcentrados

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE SURDOS DA AMADORA

ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE SURDOS DA AMADORA REGULAMENTO INTERNO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE SURDOS DA AMADORA A - IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO A Associação Cultural de Surdos da Amadora é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins

Leia mais

ECONOMIA E EMPREENDEDORISMO

ECONOMIA E EMPREENDEDORISMO ECONOMIA E Rui Leão Martinho Junho 2013 O O termo empreendedor é derivado da palavra francesa entrepreneur e foi usada pela primeira vez em 1725, pelo economista irlandês Richard Cantillon, reconhecido

Leia mais

Plano de Acção Ano 2011. Avaliação

Plano de Acção Ano 2011. Avaliação Rede Social de Pombal de Pombal Plano de Acção Ano 2011 Avaliação Prioridade 1- (PNAI) (Combater a pobreza das crianças e dos idosos, através de medidas que asseguremos seus direitos básicos de cidadania)

Leia mais

Investir na Educação, Construir o Futuro. Filomena Pinheiro Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mealhada

Investir na Educação, Construir o Futuro. Filomena Pinheiro Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mealhada Investir na Educação, Construir o Futuro Filomena Pinheiro Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mealhada Caracterização do Concelho de Mealhada - Área: 111 Km 2 - População: 22 099 habitantes - Território

Leia mais

PROPOSTA DE GOVERNO. *Programas de prevenção contra o consumo de bebidas alcoólicas, drogas e cigarros.

PROPOSTA DE GOVERNO. *Programas de prevenção contra o consumo de bebidas alcoólicas, drogas e cigarros. Em relação a saúde: PROPOSTA DE GOVERNO *A política de saúde objetiva garante a toda população plenas condições de saúde e para tal investiremos em programas de ações preventivas. *Ampliar e melhorar o

Leia mais

PROJETO HÁ FESTA NO CAMPO UM PROJETO DE INSPIRAÇÃO.

PROJETO HÁ FESTA NO CAMPO UM PROJETO DE INSPIRAÇÃO. PROJETO HÁ FESTA NO CAMPO UM PROJETO DE INSPIRAÇÃO. O projeto Há Festa no Campo, é uma iniciativa de intervenção comunitária, financiada a três anos (2014 a 2016) pelo Programa PARTIS Práticas Artísticas

Leia mais

Lisboa, 8 janeiro 2012 EXMO SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DOS ASSUNTOS EUROPEUS, DR. MIGUEL MORAIS LEITÃO

Lisboa, 8 janeiro 2012 EXMO SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DOS ASSUNTOS EUROPEUS, DR. MIGUEL MORAIS LEITÃO Intervenção do Ministro da Solidariedade e da Segurança Social na Conferência sobre o Quadro Estratégico Europeu 2014-2020 «Os Fundos Comunitários: Passado e Futuro» Lisboa, 8 janeiro 2012 EXMO SENHOR

Leia mais

A PROTEÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DO IDOSO E A SUA DIGNIDADE

A PROTEÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DO IDOSO E A SUA DIGNIDADE A PROTEÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DO IDOSO E A SUA DIGNIDADE Maíra Sgobbi de FARIA 1 Resumo: O respeito e a proteção que devem ser concedidos aos idosos sempre foram um dever da sociedade, uma vez que as

Leia mais

AGENDA 21 LOCAL E AUDITORIA URBANA DE GUIMARÃES

AGENDA 21 LOCAL E AUDITORIA URBANA DE GUIMARÃES AGENDA 21 LOCAL E AUDITORIA URBANA DE GUIMARÃES PRINCIPAIS PROBLEMAS EXISTENTES E GRANDES OPÇÕES DE QUALIDADE DE VIDA PARA O FUTURO 3 de Março de 2004 Elaborado para e Por CIVITAS Centro de Estudos sobre

Leia mais

Intervenção As organizações não governamentais Lino Maia

Intervenção As organizações não governamentais Lino Maia Intervenção As organizações não governamentais Lino Maia Conferência "Compromisso Cívico para a Inclusão" Santarém, 14 de Abril de 2007 1 1. AS INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE No exercício da cidadania ou

Leia mais

PLANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL MAFRA 2013-2015

PLANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL MAFRA 2013-2015 PLANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL MAFRA 2013-2015 APROVADO EM SESSÃO PLENÁRIA DO CLAS 21 DE MAIO DE 2013 1 NOTA INTRODUTÓRIA O Diagnóstico Social constituiu a base de trabalho da ação dos Parceiros Locais.

Leia mais

Teotônio Vilela II reforma parques pág. 3. Festa da criança no CEI São Rafael pág. 3. Nesta edição: CEI Vila Maria 2. CAA São Camilo II 2

Teotônio Vilela II reforma parques pág. 3. Festa da criança no CEI São Rafael pág. 3. Nesta edição: CEI Vila Maria 2. CAA São Camilo II 2 Abrigos da esperança Os abrigos Ipiranga e Capela do Socorro são referência em educação de crianças e jovens em situação de risco. Ambos atendem a 20 jovens, contam com 17 colaboradores cada e desenvolve

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO de Desenvolvimento Urbano de VISEU 2020

PLANO ESTRATÉGICO de Desenvolvimento Urbano de VISEU 2020 PLANO ESTRATÉGICO de Desenvolvimento Urbano de VISEU 2020 Outubro 2015 Apresentação Síntese ENQUADRAMENTO O Município de Viseu apresentou ao PORTUGAL 2020 a sua candidatura de Plano Estratégico de Desenvolvimento

Leia mais

URBAN II Em apoio do comércio e do turismo

URBAN II Em apoio do comércio e do turismo [Página 1 capa] Utilizar da melhor forma os fundos estruturais URBAN II Em apoio do comércio e do turismo O que é e sugestões para candidaturas a projectos bem sucedidas Com esta publicação, a DG Empresa

Leia mais

CULTURSOL Apresentação e Plano de Actividades 2012

CULTURSOL Apresentação e Plano de Actividades 2012 CULTURSOL Apresentação e Plano de Actividades 2012 I. APRESENTAÇÃO 2 Objectivos...2 Âmbito de Actuação.3 Projectos para 2012..4 II. PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2012.. 5 Actividades de Carácter Cultural (ACC)...

Leia mais

CRIF [PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013]

CRIF [PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013] CRIF [PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013] ÍNDICE Nota Introdutória.2 Caraterização da Instituição..3 Objetivos Estratégicos 7 Objetivos Operacionais. 8 Atividades. 13 Considerações Finais.14 REV_00 1/13 NOTA

Leia mais

CRIF [RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2012]

CRIF [RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2012] CRIF [RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2012] ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 REFERENCIAIS CRIF... 2 ANÁLISE DE RESULTADOS PE (2012)... 3 ANÁLISE DE RESULTADOS ATIVIDADES GERAIS... 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 7 REV_00

Leia mais

PROJECTO EDUCATIVO DA CRECHE

PROJECTO EDUCATIVO DA CRECHE PROJECTO EDUCATIVO DA CRECHE Uma proposta educativa própria de uma instituição e a forma global como se organiza para proporcionar às crianças o desenvolvimento do seu potencial, a experienciá-lo e a vivenciá-lo.

Leia mais

Acta n.º 57. 1. Discussão das propostas de alteração às Normas e Critérios de Apoio ao Movimento Associativo para 2010;

Acta n.º 57. 1. Discussão das propostas de alteração às Normas e Critérios de Apoio ao Movimento Associativo para 2010; Acta n.º 57 No dia 4 de Fevereiro de 2009, pelas 21 horas, realizou-se a 57ª reunião ordinária da Comissão Executiva do. A reunião contou com as seguintes presenças: Sr. Vereador Joaquim dos Santos; Adjunto,

Leia mais

PORTFÓLIO INTRODUÇÃO. A União Zoófila é uma Associação de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, regendo-se pelos seus estatutos.

PORTFÓLIO INTRODUÇÃO. A União Zoófila é uma Associação de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, regendo-se pelos seus estatutos. INTRODUÇÃO A União Zoófila é uma Associação de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, regendo-se pelos seus estatutos. Foi fundada a 17 de Novembro de 1951 e conta actualmente com os membros

Leia mais

REGULAMENTO PARA A CONCESSÃO NA FREGUESIA DA MISERICÓRDIA

REGULAMENTO PARA A CONCESSÃO NA FREGUESIA DA MISERICÓRDIA REGULAMENTO PARA A CONCESSÃO DE APOIOS SOCIAIS A CIDADÃOS RESIDENTES NA FREGUESIA DA MISERICÓRDIA Artigo 1.º (Objeto) O presente Regulamento define a natureza, os objetivos e as condições de atribuição

Leia mais

Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar

Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar PROGRAMA DE GOVERNO PAULO ALEXANDRE BARBOSA Conceitos básicos: Cuidar, Inovar e Avançar O programa de governo do candidato Paulo Alexandre Barbosa está baeado em três palavras-conceito: cuidar, inovar

Leia mais

GUIA PRÁTICO LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DOS ESTABELECIMENTOS DE APOIO SOCIAL

GUIA PRÁTICO LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DOS ESTABELECIMENTOS DE APOIO SOCIAL GUIA PRÁTICO LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DOS ESTABELECIMENTOS DE APOIO SOCIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/15 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Licenciamento

Leia mais

São Vicente, 1 de Julho de 2012. - Senhor Vice-Presidente da Assembleia da República, Excelência. - Senhor Presidente do Governo Regional, Excelência

São Vicente, 1 de Julho de 2012. - Senhor Vice-Presidente da Assembleia da República, Excelência. - Senhor Presidente do Governo Regional, Excelência São Vicente, 1 de Julho de 2012 - Senhor Vice-Presidente da Assembleia da República, Excelência - Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Excelência - Senhor Presidente do Governo Regional,

Leia mais