CENÁRIO PARA O SETOR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÁREA DA SAÚDE: Hospital Regional de Franca S/A

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENÁRIO PARA O SETOR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÁREA DA SAÚDE: Hospital Regional de Franca S/A"

Transcrição

1 709 CENÁRIO PARA O SETOR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÁREA DA SAÚDE: Hospital Regional de Franca S/A Maria Valdete de Oliveira - Uni-FACEF Neiva Sousa de Paula - Uni-FACEF Paulo Cesar de Souza - Uni-FACEF Thiago Arquemam Blézio - Uni-FACEF Alfredo José Machado Neto - Uni-FACEF INTRODUÇÃO A saúde é um direito de todos e dever do Estado conforme estabelece a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 196. Deste modo os acessos aos serviços de saúde devem estar disponíveis a toda população de modo igualitário. O artigo 199 ressalta que A assistência à saúde é livre à iniciativa privada e institui que os serviços médicos hospitalares possam ser prestados, também, por empresas privadas. As organizações hospitalares vêm passando por diversas transformações ao longo dos tempos, de simples locais destinados ao atendimento médico a sofisticados estabelecimentos, detentores de alta tecnologia e com modernas e confortáveis instalações. (FALEIROS, 2004) Os hospitais contemporâneos, apesar de toda evolução e ampliação da missão empresarial, ainda mantém algumas de suas características e finalidades, seja em sua administração ou em sua gestão de processos. As instituições hospitalares abrangem a prestação de serviços: médicos; de enfermagem; de hotelaria; de alimentação; de limpeza; lavanderia; vigilância; e recursos humanos. Isto faz com que tais organizações sejam muito complexas no âmbito administrativo. As organizações buscam constantemente a qualidade na prestação de seus serviços, um fator de diferenciação em busca da excelência, pois o mercado capitalista, altamente acirrado, conduz para a adoção de ferramentas de gestão mais eficientes e eficazes.

2 710 A gestão da qualidade é de fundamental importância para a sobrevivência empresarial e, além de agregar valor às organizações, exige empresas cada vez mais organizadas, planejadas e competentes. Um dos grandes desafios das instituições médico-hospitalares em um cenário econômico de recursos escassos tem sido oferecer qualidade nos serviços prestados em conjuntura com gastos crescentes em procedimentos hospitalares e renda insuficiente dos usuários, o foco da tomada de decisão empresarial deverá ser não apenas de custos, mas também, e principalmente, de resultado. (RIBEIRO FILHO, 2005). No mercado altamente competitivo em que as organizações de prestação de serviços médicos hospitalares estão inseridas a prática da gestão administrativa tornase fator preponderante na eficácia e rentabilidade do negócio de forma a cumprir a missão e alcançar os objetivos empresariais. Além desta introdução, o trabalho apresenta, em seu capítulo 1, o referencial teórico sobre o assunto. No capítulo 2, o contexto do setor de serviços hospitalares no Brasil. O capítulo 3 apresenta a evolução histórica do Hospital Regional de Franca, empresa para a qual foram elaborados os cenários. No capítulo 4 é descrita a metodologia que embasou o trabalho. No capítulo 5 foram colocados os resultados obtidos na pesquisa e os cenários construídos a partir das respostas dos especialistas consultados. Em seguida são colocadas as conclusões do grupo e as fontes de pesquisa. 1. Análise Econômica A estrutura etária da população brasileira vem sofrendo significativas alterações com a queda da natalidade e a elevação da expectativa de vida mudando substancialmente seu modo de vida. Diante dessa premissa as condições de saúde no Brasil melhoraram, mas os modelos de assistência médico-hospitalar dependem diretamente de seu nível de renda e da estrutura etária de sua população. As sanções políticas junto com o impacto econômico vão delinear as tendências desse setor nos próximos anos. A recuperação global do efeito pós-crise já começou

3 711 segundo avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI), mas não será simples, pois dependerá do consumo dos Estados Unidos e da China, alavancando assim as exportações. O Brasil nesse cenário mostrou-se mais resistente devido um processo econômico implantado há tempos que permitiu uma melhor estabilidade, mas os problemas internos referentes à saúde ainda são visíveis e precisam ser aperfeiçoados no âmbito nacional e esses são os desafios das nossas autoridades constituídas. Conforme disponibilizado pelo Sistema de Informação em Saúde das Instituições representativas da Saúde No Rio Grande do Sul (SIS. SAÙDE), os recursos investidos no Brasil no sistema de saúde estão entre 6% a 7% do PIB dividido entre os setores público e privado. A expectativa é que se o cenário econômico se mantiver, em 2025 esse número chegue a 12% tendo nesse aspecto um aumento considerável dos investimentos nessa área. Os hospitais privados são os principais prestadores de serviços de saúde atualmente no Brasil, tendência essa para os próximos cinco anos. A saúde é uma área de proteção, regulação e controle do estado, e no Brasil em mais de 70% dos casos a população dirige-se aos serviços financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a grande competição do mercado, o número de incertezas é elevado. E estabelecer a missão da empresa proporciona uma visão dos objetivos e metas a serem alcançadas. A missão e as metas podem mudar ao longo prazo, mas devem ser adequadas periodicamente as diversas diretrizes, e aos diversos cenários futuros para não perderem a eficiência e a rentabilidade da organização. A palavra cenário vem do termo teatral inglês scenary que significa roteiro para um filme ou peça. Cenários são histórias como os contextos, gerais ou específicos - como é o contexto do mundo de negócios -, poderão se transformar no futuro. Essas histórias, entretanto, são criadas em torno de enredos que ressaltam os elementos significativos dos contextos observados (CHIAVENATO; SAPIRO, 2003, p. 144). A partir da análise de cenários é possível desenvolver reflexões estratégicas que buscam exceder os processos de planejamentos pré - estabelecidos com base nas informações financeiras e prováveis ocorrências.

4 712 Para Schwartz (2006, p.15) "cenários são uma ferramenta para nos ajudar a adotar uma visão de longo prazo num mundo de grande incerteza". Segundo Godet (1993, p.70), cenários são (...) conjunto formado pela descrição, de forma coerente, de uma situação futura e do encaminhamento dos acontecimentos que permitem passar da situação de origem à nova (...). O desenvolvimento de cenários propõe a delimitação da dimensão dos fatos e das percepções do ambiente empresarial com objetivo de reduzir o grau de incerteza na tomada de decisão. Os cenários propiciam um ambiente que enriquece o debate sobre questões críticas relacionadas com o futuro da organização e permitem que os dirigentes da empresa tomem decisões de risco com mais transparência. Permitem ainda a identificação de oportunidades e ameaças ao negócio, promovem o desenvolvimento e análise de novas opções de futuro frente a mudanças no ambiente externo, e propiciam uma visão de futuro que pode ser compartilhada pelos membros da organização. (MARCIAL; GRUMBACH, 2002, p. 45). Os cenários prospectivos de uma organização devem ser analisados cuidadosamente, levando em consideração a importância relativa entre os eventos, pois, a interpretação equivocada dos fatos pode ocasionar a falência da organização. 2. O setor hospitalar Conforme Santos (2007) os primeiros hospitais surgiram no Brasil a partir do exercito e da Igreja, por meio das Santas Casas, entidades filantrópicas geridas por grupos de cidadãos da comunidade local podem ser representada por um curador, membro do Ministério Público. Como discorre Faleiros (2004), posteriores a Santa Casas foram constituídos: os hospitais públicos administrados por indicação política; os hospitais universitários, com um atendimento de alta complexidade, pois possuem um alto volume recursos, a assistência médica prestada é quase sempre realizada por residentes supervisionado pelo médico professor; os hospitais familiares são pequenos complexos de baixa resolutividade, e assim quase

5 713 não existem mais; e os hospitais particulares são dependes de convênios médicos, cooperativas, auto gestão, medicina de grupo e previdência pública. Com a deficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) a sociedade tem buscado por serviços de qualidade, deste modo são crescentes as alternativas de prestação de serviços de saúde: medicina de grupo - caracterizada pelo atendimento em rede hospitalar própria; cooperativa medica - constituída por profissionais cotistas que são remunerados pelos serviços prestados, é muitas vezes necessitam de hospitais particulares para prestarem atendimento. plano de saúde - atendimento em rede credenciada auto gestão - contam com a participação dos usuários, havendo a redução das despesas de assistências medica plano por administração - os custos atribuídos são gerados de acordo com a ocorrência do atendimento. (FALEIROS, 2004) O setor de prestação de serviços hospitalares é regulamentado pela Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e está vinculada ao Ministério da Saúde. A agência tem como objetivo promover o equilíbrio nas relações entre sociedade e empresa, conforme disponibilidade no site da ANS. As principais leis reguladoras do setor prestação de serviço hospitalar conforme disponibilizado do site da ANS são: Lei de Criação da ANS (Lei nº /2000), Lei de Regulamentação do Setor (Lei nº /1998 < Lei sobre a especialização das sociedades seguradoras em planos privados de assistência à saúde (Lei nº /01 < Lei que fixa as diretrizes para a definição de normas de implantação do Programa de Incentivo à Adaptação de Contratos (Lei nº /2004 < 0>), as demais normas estão reunidas em regulamentações complementares e normas relacionadas.

6 714 Com a implantação da regulamentação a ANS vem buscando a constante qualificação do setor de saúde, onde a satisfação das necessidades do beneficiário deve ser satisfeitas, isso só será possível com a interação entre usuário e prestador. Devem ser verificados os motivos da satisfação ou de insatisfação dos usuários em relação aos serviços prestados. Assim a ANS acompanha, monitora e avalia as ações desenvolvidas pelo setor da saúde, implantando por meio de suas Diretorias a construção de indicadores de processo e resultados que sejam capazes de dimensionar sua eficácia. Esses indicadores são um recorte de informações relevantes sobre desempenho, estrutura e operação do sistema de saúde suplementar e que impacta o nível de saúde dos beneficiários. A Resolução Normativa, nº. 139, de 24 de novembro de 2006, institui o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, por meio do IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) avalia o processo de qualificação das operadoras de planos de saúde, segundo 4 dimensões: Atenção à Saúde - avalia a qualidade da assistência à saúde prestada aos beneficiários de planos privados de saúde, buscando a identificação do impacto das ações de saúde em suas condições de vida. Econômico-Financeira - identificação da situação econômico-financeira da operadora frente à manutenção dos contratos assumidos em acordo com a legislação vigente. Estrutura e Operação - identificação do modo operacional da operadora. Satisfação dos Beneficiários - identificação da visão do usuário no cumprimento ao estabelecido no contrato com a operadora. São avaliadas segundo o IDSS as operadoras que possuem registro ativo na ANS. O desenvolvimento do índice foi possível a partir de informações já existentes nos sistemas da ANS. O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar proporciona a avaliação do setor conforme metas estabelecidas para cada indicador. Conforme sessão de Dados Gerais disponibilizados no site da ANS, referentes a dezembro de 2009, as operadoras de plano de saúde reúnem mais de 2000 empresas, milhares de médicos, dentistas e outros profissionais, hospitais, laboratórios e clínicas e está rede de serviços atende a mais de 42 milhões de consumidores.

7 O Hospital Regional de Franca S/A A pesquisa busca verificar o cenário para o setor de prestação de serviço e será aplicada ao Hospital Regional de Franca, deste modo será realizada uma explanação sobre a entidade objetivo desta pesquisa. O Hospital Regional de Franca S/A, conforme disponibilizado no endereço eletrônico da instituição (< sessão História do Hospital, foi fundado em julho de 1967 com o objetivo de prestar assistência médicohospitalar de alta qualidade. Segundo a ANS a empresa na competência de junho de 2009 possuía beneficiários. Está constituído como uma sociedade anônima de capital fechado, onde o capital social não se encontra atribuído a um nome em específico, mas está dividido em ações que podem ser transacionadas livremente e a obtenção dos recursos da sociedade é realizado, por meio, de seus próprios acionistas. O capital social da instituição está dividido em mais de cinco milhões de ações, sendo elas ordinárias e preferenciais. A sociedade tem como objetivo a exploração dos serviços médicos hospitalares em geral, é administrado por um conselho de administração composto por sete membros efetivo e quatro suplentes e por uma diretoria executiva responsável por promover os atos necessários para fiel cumprimento dos objetivos sociais da empresa. A entidade tem como missão segundo disponibilizado em seu endereço eletrônico: Prestar serviços médicos e hospitalares com qualidade, adotando recursos tecnológicos atualizados, promovendo a qualificação e satisfação de nossos colaboradores e prestadores de serviço na busca de um atendimento humanizado, diferenciado e resolutivo. (< l=3>) No ano de 2009 foi disponibilizado pela ANS, o resultado da avaliação de desempenho das operadoras (IDSS) referentes ao ano de 2008, o Hospital Regional de Franca S/A, qualificado como medicina de Grupo, pertencente à classe de a beneficiários atuando em planos ambulatoriais e hospitalares. O índice de desempenho obtido pela operadora está na faixa de 0,60 e 0,79.

8 716 Na figura 1, está representada à distribuição dos beneficiários das operadoras hospitalares conforme as faixas estabelecidas pelo IDSS. Fonte: ANS (Agência Nacional da Saúde) Disponível em: < A realização do calculo do IDSS, conforme material disponibilizado Agencia Nacional de Saúde Suplementar - Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, é realizado sendo atribuído 50% na dimensão Atenção à Saúde, 30% no Econômico - financeiro, 10% na Estrutura e Operação e 10% na Satisfação dos Beneficiários. Como demonstrado a seguir: Dimensões Total Peso Atenção a Saúde 16 50% Econômico-Financeira 4 30% Estrutura de Operação 8 10% Satisfação dos Beneficiários 3 10% Total % Nas quatro dimensões avaliadas a operadora obteve a seguinte pontuação: Desempenho da operadora por dimensão Faixa do ID Atenção a Saúde 0,60 e 0,79 Estrutura de Operação 0,60 e 0,79 Econômico-Financeira 0,40 e 0,59 Satisfação dos Beneficiários 0,80 e 1,00 Fonte: < O Índice de Desempenho - ID está dividido em cinco faixas de valores (entre 0 e 1), que são: 1ª faixa 0,00-0,19 2ª faixa 0,20-0,39 3ª faixa 0,40-0,59 4ª faixa 0,60-0,79 5ª faixa 0,80-1,00

9 717 O IDSS obtido pelo Hospital Regional está na faixa de 0,60 e 0,79, sendo o maior da região de Franca, e está classificado na segunda melhor faixa do índice. 4. Metodologia A pesquisa desenvolvida é caracterizada como exploratória, buscou-se descrever os eventos relacionados ao setor de prestação de serviço da saúde, que com a ocorrência de incertezas podem sofrer alterações ao longo do tempo provocando novos acontecimentos. Ainda pode ser classificada como bibliográfica, pois é constituída por meio de material publicado em livros, revistas e meio eletrônico. A pesquisa foi desenvolvida com o auxilio de questionário, com 12 questões que caracterizam o setor, baseadas no Método Delphi, que pode ser definido como uma análise qualitativa do mercado por meio da troca de informações e opiniões entre os respondentes, ou seja, o método é de natureza interativa. O método consiste em interrogar individualmente, por meio de questionários, um determinado grupo de profissionais qualificados (MARCIAL; GRUMBACH, 2002). A pesquisa contou com respondentes de diversas áreas, possibilitando uma visão global da situação do cenário empresarial enfrentado pelo setor. Esta pesquisa explorou a opinião de pessoas de duas empresas da área da saúde em Franca (SP), a fim de identificar suas perspectivas futuras. A seguir serão apresentadas as etapas para o desenvolvimento da pesquisa. O trabalho estende a proposta metodológica de Blanning e Reinig (1998) de construção de cenários, aprofundando o processo de tratamento dos dados proposto. Este trabalho busca como objetivo: Identificar cenários futuros para o setor de prestação de serviço na área da Saúde. Identificar variáveis impactantes no setor; Ampliar a discussão sobre o método e a aplicação de análise de cenários a partir de Blanning e Reinig. Blanning e Reinig (1998) propõem a elaboração de uma lista de eventos indicando a probabilidade de ocorrência dos eventos, A partir da construção da matriz

10 718 de eventos, no eixo horizontal tem-se a probabilidade do evento e no eixo vertical o quanto o evento é favorável ou desfavorável para a empresa analisada. Para Blanning e Reinig (1998) sugere um método de identificação dos eventos, bem como a realização de uma analise fatorial que permite reunir os eventos em fatores comuns. Com base no método proposto por Blanning e Reinig (1998), a análise foi adaptada para o setor de prestação de serviços na área da saúde. Por meio da análise fatorial exploratória foi possível identificar os fatores que na percepção dos pesquisados, impactam o setor, além de identificar as variáveis que podem provocar impacto no cenário futuro. 1ª Etapa Reuniu um grupo de pessoas com interesse em comum na área para identificar variáveis que tem maior interferência no setor da saúde em Franca (SP), criando assim uma lista de eventos para análise. 2º Etapa A lista de eventos foi apresentada a várias pessoas de conhecimento do setor com a finalidade de identificação de probabilidade de ocorrência e se é favorável ou não para o setor, utilizando uma escala de 0 a 10 para pontuação. 3º Etapa A partir das opiniões das pessoas envolvidas no processo, executou uma análise para identificar quais os eventos tem maior impacto no setor. Ultima etapa Análise apuração dos resultados, e aplicação do Método de Impactos Cruzados, onde foi identificado o nível de influências que cada evento apresenta sobre os demais. 5. Resultado da pesquisa A partir das variáveis identificadas na primeira fase, foi criada a lista de eventos segundo a tabela 1, que caracterizam o setor baseado no Método Delphi, e pode ser definido como uma análise qualitativa do mercado, com a troca de informações e opiniões entre os respondentes, que podem impactar nos cenários futuros. Segundo Marcial e Grumbach (2002) o método Delphi Trata-se de uma metodologia de trabalho

11 719 em grupo que busca a convergência de opiniões e procura minimizar os problemas típicos dos grupos. Na segunda etapa, a pesquisa contou com diferentes de executivos e para cada evento indicaram sua opinião sobre a probabilidade (escala de 1 a 10), se o evento é favorável ou não favorável (escala de 1 a 10), segundo proposto por Blanning e Reinig. O quadro 1 demonstra as questões elaboradas para o desenvolvimento desta pesquisa Quadro: 1 - Questionamento da pesquisa 1 Aumento de investimento público na área da saúde. 2 Instalações hospitalares diferenciadas. 3 Clareza quanto aos direitos dos consumidores. 4 Aumento de operadoras de planos de saúde. 5 Aumento da renda da população. 6 Conservadorismo e procura por OPS líderes. 7 Elevação nos investimentos tecnológicos dos serviços hospitalares prestados. 8 Aumento da carga tributária. 9 Elevação do desemprego. 10 Aumento de prováveis usuários da OPS. 11 Elevação da qualidade dos serviços prestados pela OPS. 12 Satisfação do cliente. Na segunda fase foi realizada a entrega dos questionários as pessoas que se propuseram a respondê-las. A pesquisa contou com respondentes de diversas áreas, possibilitando uma visão global da situação do cenário empresarial enfrentado pelo setor. Que foram escolhidos de maneira aleatória, mantendo o anonimato dos respondentes. A pesquisa foi aplicada a 8 entrevistados. O quadro 2 apresenta o cargo ocupado por cada um dos respondentes à pesquisa. Quadro: 2 - Cargos dos respondentes da pesquisa Nº. Cargo 1 Coordenador de Informações Gerenciais 2 Gerente de Recursos Humanos 3 Analista de Contabilidade Pleno 4 Auxiliar Contábil 5 Coordenador Relacionamento Cliente 6 Assistente de Estoque 7 Analista de Qualidade 8 Líder de Hotelaria

12 720 A tabela 1 retrata a tabulação do resultado alcançado, a partir das respostas obtidas por meio do questionário desenvolvido. Tabela: 1 - Média do resultado alcançados na pesquisa Nº. Evento Probabilidade Favorável ou Desfavorável Média Média 1 Aumento de investimento público na área da saúde Instalações hospitalares diferenciadas Clareza quanto aos direitos dos consumidores 7,5 8,5 4 Aumento de operadoras de planos de saúde 2 3,5 5 Aumento da renda da população 4 4,5 6 Conservadorismo e procura por OPS líderes 7,5 6 7 Elevação nos investimentos tecnológicos dos serviços 7 9,5 hospitalares prestados 8 Aumento da carga tributária 5,5 0,9 9 Elevação do desemprego Aumento de prováveis usuários da OPS 7 7,5 11 Elevação da qualidade dos serviços prestados pela OPS Satisfação do cliente 8 8 A partir da tabela 1 apresentado é possível observar os eventos que possuem maior probabilidade de ocorrência e se favoráveis ou desfavoráveis segundo os respondentes. Na análise fatorial a pesquisa aborda os cenários prospectivos para o setor de prestação de saúde para o período de 2009 a 2013, onde foram identificados e destacados os fatores. Os eventos foram agrupados em dois níveis: país e negócios. Fatores relacionados ao país: 1 - Aumento de investimento público na área da saúde 5 - Aumento da renda da população 8 - Aumento da carga tributária 9 - Elevação do desemprego

13 721 Fatores relacionados ao negócio: 2 - Instalações hospitalares diferenciadas 3 - Clareza quanto aos direitos dos consumidores 4 - Aumento de operadoras de planos de saúde 6 - Conservadorismo e procura por OPS líderes 7 - Elevação nos investimentos tecnológicos dos serviços hospitalares prestados 10 - Aumento de prováveis usuários da OPS 11 - Elevação da qualidade dos serviços prestados pela OPS 12 - Satisfação do cliente A partir da divisão em 3 cenários favorável, desfavorável e provável (Figura 2), como proposto por Blanning e Reinig (1998), pode-se identificar o cenário futuro percebido pelos executivos participantes da pesquisa. Figura: 2 - Análise de cenário futuro a partir dos fatores Na figura 2, há uma percepção de cenários favoráveis para os eventos de

14 722 negócio, pois apresenta um percentual de 73%, e os fatores em nível de país, apresenta um percentual baixo de 36%, significa que o setor deve estar atento aos eventos relacionados ao negócio, pois além de apresentarem um índice de 68% de probabilidade de acontecer, também apresenta um índice favorável ao setor. Com a análise da figura 3 observa-se que dos 12 eventos apresentados 9 deles apresentam uma alta probabilidade de acontecer (acima de 50%). Apenas 3 deles estão antes da linha dos 50%. Podemos assim afirmar que a maioria dos eventos tem alta probabilidade de acontecer e podemos observar que as forças motrizes que constam no quadrante 2 tem grandes possibilidade de ocorrer, e são bastante favoráveis aos negócios da empresa. Figura: 3 - Análise de cenário futuro: Otimista, Provável, Pessimista

15 723 Segundo Marcial e Grumbach (2002, p.117), os resultados obtidos com o emprego do Método Delphi devem ser complementados aplicando se o Método dos Impactos Cruzados, o qual deverá ser utilizado o software Puma - Sistema de Cenários Prospectivos, que fornece uma matriz e através dela pode analisar as influencias que os eventos exercera sobre a probabilidade dos demais eventos ocorrerem. Nesta fase da pesquisa foram formalizadas a matriz e apontamento dos resultados. Na análise do Método de Impactos Cruzados foi utilizada uma escala de +5 (cinco positivo) a -5 (cinco negativo) de acordo com o nível de influência de um evento sobre os demais. Tabela: 2 - Motricidade X Dependência Nº. Evento Probab Dep 1 Aumento de investimento ,3 público na área da saúde 2 Instalações hospitalares ,0 diferenciadas 3 Clareza quanto aos direitos 7, ,2 dos consumidores 4 Aumento de operadoras de ,5 planos de saúde 5 Aumento da renda da ,4 população 6 Conservadorismo e procura 7, ,4 por OPS líderes 7 Elevação nos investimentos ,2 tecnológicos dos serviços hospitalares prestados 8 Aumento da carga tributária 5, ,4 9 Elevação do desemprego ,3 10 Aumento de prováveis usuários ,3 da OPS 11 Elevação da qualidade dos ,4 serviços prestados pela OPS 12 Satisfação do cliente ,5 Motricidade média - 0,5 0,4 0,4-0,2 0,4-0,3 0,2-0,2 0,1 0,2 0-0,5 Figura: 4 - Análise de cenário futuro a partir da motricidade dos eventos.

16 724 Na análise da figura 4 podemos afirmar que 60% dos eventos possuem alta motricidade, e os eventos apresentam alta dependência, conforme apresentados no quadrante 2. Os eventos apresentados no quadrante 3, representa 40% e possuem baixa dependência, apresentam baixo impacto e apenas os eventos apresentado no quadrante 1 tem alto impacto que é o evento (5) Aumento da renda da população.. Conforme exposto na figura 4, os eventos apresentados no quadrante 3 tem baixa motricidade e podem vir a realizar, mas não há grande impacto relativo sobre os outros, já os apresentados no quadrante 2 tem alta motricidade e são também altamente dependentes. Diante dos cenários apresentados o Hospital Regional de Franca, deve dispensar atenção aos prováveis acontecimentos, como o objetivo de melhor proveito das ocorrências.

17 725 CONSIDERAÇÕES FINAIS O método de análise de cenários permite a identificação dos eventos e fatores impactantes ao setor de prestação de serviços hospitalares em Franca (SP) e com a utilização da literatura de Blanning e Reinig (1998), foi possível o levantamento dos cenários. Segundo Schwartz (2006) "cenários são uma ferramenta para nos ajudar a adotar uma visão de longo prazo num mundo de grande incerteza". Deve ser considerada a probabilidade de não ocorrência das incertezas levantadas,porém com o crescimento da política econômica do país as organizações deverão estar preparadas para mudanças, com a finalidade de evitar preocupações no âmbito setorial. Segundo Godet (1993, p.70), cenários são (...) conjunto formado pela descrição, de forma coerente, de uma situação futura e do encaminhamento dos acontecimentos que permitem passar da situação de origem à nova (...). O rápido crescimento das organizações e os usuários cada vez mais exigentes, provocam mudanças constantes nas empresas, estas devem estar em constante adaptação pois as alterações ocorrem muitas vezes de maneira mais veloz que as estratégicas empresariais. Parte dos acontecimentos futuros pode ser ponderada, e proporcionar a redução do impacto aos negócios, deste modo cabe a empresa precaver e gerenciar os riscos, pois o futuro depende do passado, como discorre Marcial e Grumbach (2002).. A partir da pesquisa é possível destacar entre as forças presentes no ambiente do setor, os 12 eventos, conforme apresentado na tabela 1, demonstram a preocupação dos respondentes com os fatores relacionados ao negócio, tais como: Instalações hospitalares diferenciadas; Clareza quanto aos direitos dos consumidores; Aumento de operadoras de planos de saúde; Conservadorismo e procura por OPS líderes; Elevação nos investimentos tecnológicos dos serviços hospitalares prestados; Aumento de prováveis usuários da OPS; Elevação da qualidade dos serviços prestados pela OPS; Satisfação do cliente. No âmbito dos fatores relacionados ao país, destacamse o aumento de investimento público na área da saúde e aumento da carga tributária

18 726 (eventos 1 e 8). O agrupamento de variáveis em fatores conforme efetuado nesta pesquisa permitiu melhor identificar os eventos de maior probabilidade de ocorrência e suas influencias na atividade, seja favorável ou desfavorável. Destaca-se então a regulamentação por meio do atendimento as exigências da Agência Nacional da Saúde Suplementar e valorização constante dos clientes, por meio de revitalização da infra-estrutura, comportamento do usuário e excelência na prestação de serviço. A partir das incertezas diagnosticas para o setor é possível promover um melhor processo decisório e o acompanhamento do controle interno, deste modo o planejamento organizacional estará em conformidade com as expectativas para o futuro, proporcionando assim uma menor margem de erro. Com o cliente cada vez mais exigente e protegido pela legislação em prestação de serviços à saúde, torna-se necessário uma reestruturação empresarial dos prestadores de serviços. Buscar um planejamento através de cenários futuros, avaliando-o através da matriz de dependência X probabilidade a cada evento os seus impactos e a probabilidade de acontecer, e quais suas influências sobre os demais, vem a ser uma ferramenta fundamental para a organização. Através da análise de cenário a empresa toma decisões estratégicas, levando a organização a serem mais eficazes. A pesquisa apresenta como limitação o universo pesquisado, outras abordagens poderiam ser exploradas ampliando as discussões dos cenários analisados. O estudo ainda pode ser expandido para demais empresas pertencentes ao setor prestação de serviços da saúde..

19 727 REFERÊNCIAS AGÊNCIA NACIONAL DA SAÚDE. Disponível em: < Acesso em: 31 jul AGÊNCIA NACIONAL DA SAÚDE. Informação em Saúde Suplementar, Dados Gerais. Disponível em: < > Acesso em: 17 jan AGÊNCIA NACIONAL DA SAÚDE. Programa de Qualificação da Saúde Suplementar : Qualificação das Operadoras - IDSS Disponível em: < > Acesso em: 17 jan BLANNING, R.W.; REINING, B.A. Building Scenarios for Hong Kong Using EMS, Long Rang Planning. v. 31, iss. 6, p , BRASIL, Constituição da Republica Federativa do Brasil. Institui um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias BRASIL, Resolução Normativa, RN nº Institui o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: Fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

20 728 GODET, M. Manual de Prospectiva Estratégica: da antecipação à ação. Publicações Dom Quixote. Lisboa, FALEIROS, Paulo Sergio. A Administração de um Hospital Geral na Cooperativa Médica. 2004, (Monografia Pós Graduação - Lato Sensu). Centro Universitário de Franca - Uni-FACEF, Franca, HOSPITAL REGIONAL DE FRANCA. Disponível em: < Acesso em: 19 dez MARCIAL, Elaine Coutinho, GRUMBACH, Raul José dos Santos. Cenários prospectivos: como construir um futuro melhor. Rio de Janeiro: FGV, RIBEIRO FILHO, Jose Ricardo. Controladoria Hospitalar. São Paulo: Atlas, SCHWARTZ, Peter. A Arte da Visão de Longo Prazo: Planejando o futuro em um mundo de incertezas, Rio de Janeiro: BestSeller, SANTOS, Viviane. Historia da Medicina no Brasil. A evolução dos hospitais, São Paulo, n. 28, Março - Abril Disponível em: < Acesso em: 15 jan Sistema de Informação em Saúde das Instituições representativas da Saúde No Rio Grande do Sul (SIS. SAÚDE). Setor privado de saúde representa mais de 60% dos hospitais brasileiros. Disponível em: < Acesso em: 15 jan

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

REFERÊNCIA Transporte Rodoviário Agenda Setorial 2012 Acompanhamento/Monitoramento da política pública de transporte rodoviário

REFERÊNCIA Transporte Rodoviário Agenda Setorial 2012 Acompanhamento/Monitoramento da política pública de transporte rodoviário 3ª Câmara de Coordenação e Revisão Consumidor e Ordem Econômica SAF Sul Quadra 4 Conjunto C Bloco B Sala 301; Brasília/DF, CEP 70050-900, (61)3105-6028, http://3ccr.pgr.mpf.gov.br/, 3camara@pgr.mpf.gov.br

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE GENÉTICA Planejamento Estratégico 2012-2016 Março de 2012 2 Planejamento Estratégico DEPARTAMENTO DE GENÉTICA 1. Missão O Departamento

Leia mais

Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras

Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras Versão 5.0 dezembro 2010 Política de Gestão de Riscos das Empresas Eletrobras Sumário 1. Objetivos 2. Conceitos 3. Referências 4. Princípios 5. Diretrizes

Leia mais

As Organizações e a Teoria Organizacional

As Organizações e a Teoria Organizacional Página 1 de 6 As Organizações e a Teoria Organizacional Autora: Sara Fichman Raskin Este texto é totalmente baseado no primeiro capítulo do livro Organizational theory: text and cases, do autor Jones Gareth,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Seguro-Saúde. Guia para Consulta Rápida

Seguro-Saúde. Guia para Consulta Rápida Seguro-Saúde. Guia para Consulta Rápida O que é seguro? 6 O que é Seguro-Saúde? 6 Como são os contratos de Seguro-Saúde? 7 Como ficaram as apólices antigas depois da Lei nº 9656/98? 8 Qual a diferença

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4. 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4

Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4. 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4 Planejamento Estratégico do Sindicato Caderno de Orientações para Outubro de 2008 Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização

Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização Unidade de Projetos de Termo de Referência para elaboração e desenvolvimento de Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização Agosto de 2009 Elaborado em: 4/8/2009 Elaborado por: Apex-Brasil

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 5.0 06/12/2010 Sumário 1 Objetivos... 3 2 Conceitos... 3 3 Referências... 4 4 Princípios... 4 5 Diretrizes... 5 6 Responsabilidades... 6 7 Disposições

Leia mais

CP 013/14 Sistemas Subterrâneos. Questões para as distribuidoras

CP 013/14 Sistemas Subterrâneos. Questões para as distribuidoras CP 013/14 Sistemas Subterrâneos Questões para as distribuidoras 1) Observa-se a necessidade de planejamento/operacionalização de atividades entre diversos agentes (distribuidoras, concessionárias de outros

Leia mais

EXTRATO DA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

EXTRATO DA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS 1 OBJETIVO Fornecer as diretrizes para a Gestão de Riscos da Fibria, assim como conceituar, detalhar e documentar as atividades a ela relacionadas. 2 ABRANGÊNCIA Abrange todas as áreas da Fibria que, direta

Leia mais

Fanor - Faculdade Nordeste

Fanor - Faculdade Nordeste Norma 025: Projeto de Avaliação Institucional Capítulo I Disposições Gerais A avaliação institucional preocupa-se, fundamentalmente, com o julgamento dos aspectos que envolvem a realidade interna e externa

Leia mais

ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís

ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís O PROFISSIONAL-PESQUISADOR. O PERFIL ATUAL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE SÃO LUÍS Mônica Cairrão Rodrigues* ACoordenação da Pós-Graduação da Faculdade São Luís acredita que o diferencial na postura do

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS.

TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. TRANSIÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL, PARA AS VERSÕES 2015 DAS NORMAS. As novas versões das normas ABNT NBR ISO 9001 e ABNT NBR ISO 14001 foram

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68 CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 68 O Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Fundos de Investimento, no exercício das atribuições a ele conferidas

Leia mais

A Prática na Unimed João Pessoa

A Prática na Unimed João Pessoa A Prática na Unimed João Pessoa 27º Encontro Nacional de Núcleos de Desenvolvimento Humano e Comitês Educativos Unimed do Brasil São Paulo, Julho/2015 COOPERATIVISMO E GOVERNANÇA Princípios e Características

Leia mais

OS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA: UM ESTUDO DO MERCADO BRASILEIRO 1. Maicon Lambrecht Kuchak 2, Daniel Knebel Baggio 3.

OS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA: UM ESTUDO DO MERCADO BRASILEIRO 1. Maicon Lambrecht Kuchak 2, Daniel Knebel Baggio 3. OS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA: UM ESTUDO DO MERCADO BRASILEIRO 1 Maicon Lambrecht Kuchak 2, Daniel Knebel Baggio 3. 1 Resultados do Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq 2 Bolsista PIBIC/CNPq,

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES Niterói RJ: ANINTER-SH/ PPGSD-UFF, 03 a 06 de Setembro de 2012, ISSN 2316-266X

CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES Niterói RJ: ANINTER-SH/ PPGSD-UFF, 03 a 06 de Setembro de 2012, ISSN 2316-266X CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES Niterói RJ: ANINTER-SH/ PPGSD-UFF, 03 a 06 de Setembro de 2012, ISSN 2316-266X SUGESTÃO DE METODOLOGIA PARA INVENTÁRIO DE PATRIMÔNIO CULTURAL

Leia mais

Agência Nacional de Saúde Suplementar A agência reguladora dos planos de saúde do Brasil

Agência Nacional de Saúde Suplementar A agência reguladora dos planos de saúde do Brasil Agência Nacional de Saúde Suplementar A agência reguladora dos planos de saúde do Brasil 2 Agenda Regulatória Eixo 1 Modelo de Financiamento do Setor; Eixo 2 Garantia de Qualidade e Acesso Assistencial;

Leia mais

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor.

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor. 5 Conclusão Este estudo teve como objetivo a análise dos diversos fatores que influenciam tanto de maneira positiva quanto negativa no exercício do papel dos gerentes e também dos elementos que facilitam

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA. Relatório da Auto Avaliação Institucional 2014

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA. Relatório da Auto Avaliação Institucional 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Relatório da Auto Avaliação Institucional 2014 1 FACULDADE SENAI CETIQT COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO O SENAI CETIQT, atento ao seu compromisso com a excelência de ensino,

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade Auditoria Ambiental e de Regularidade Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores - INTOSAI Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental - WGEA ECONTEXTO Este artigo é um resumo do

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA Art 1º - O Conselho de Desenvolvimento do Território CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC é composto por entidades

Leia mais

PRODUTOS DO COMPONENTE 3. 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado

PRODUTOS DO COMPONENTE 3. 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado PRODUTOS DO COMPONENTE 3 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado A estruturação do atual modelo de gestão, caracterizou-se pela necessidade de alinhar permanentemente os órgãos

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Seqüência das partes Capa (obrigatório) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatório) ERRATA (opcional) TERMO DE AROVAÇÃO (obrigatório) Dedicatória(s) (opcional)

Leia mais

COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DE CURSO INTRA-UNIDADE

COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DE CURSO INTRA-UNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO I. PERFIL DO GRADUANDO O egresso do Bacharelado em Economia Empresarial e Controladoria deve ter sólida formação econômica e em controladoria, além do domínio do ferramental quantitativo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GRAVATAÍ REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Atualização do Regimento de 2012 Porto Alegre, março de 2015 Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre Av. Julio de Castilhos,

Leia mais

CURSO. Master in Business Economics 1. vire aqui

CURSO. Master in Business Economics 1. vire aqui CURSO MASTER In Business Economics Master in Business Economics 1 vire aqui DISCIPLINAs O aluno poderá solicitar a dispensa das disciplinas básicas: Matemática Básica, Estatística Aplicada e Contabilidade.

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA A saúde e a segurança dos nossos funcionários fazem

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL 1. INTRODUÇÃO: O Banco Pottencial, considera a gestão de riscos como um instrumento essencial para maximização da eficiência no uso do capital e para escolha

Leia mais

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR I - OBJETIVO GERAL Realização de Módulos do programa de capacitação

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO CÓDIGO DE ÉTICA DA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO 0 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO... 2 2 - ABRANGÊNCIA... 2 3 - PRINCÍPIOS GERAIS... 2 4 - INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL... 3 5 - RELAÇÕES COM

Leia mais

Relatório de Pesquisa. Março 2013

Relatório de Pesquisa. Março 2013 Relatório de Pesquisa SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Março 2013 SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil. Foram ouvidos em todo o país 615 varejistas.

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 5 CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 7 CAPACITAÇÃO

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Dezembro 2013

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Dezembro 2013 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Dezembro 2013 PROPOSTA DE ESTRUTURA PARA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE REVITALIZAÇÃO URBANA Núcleo de Real Estate, Mestrado, Mariana

Leia mais

Inovação aberta na indústria de software: Avaliação do perfil de inovação de empresas

Inovação aberta na indústria de software: Avaliação do perfil de inovação de empresas : Avaliação do perfil de inovação de empresas Prof. Paulo Henrique S. Bermejo, Dr. Prof. André Luiz Zambalde, Dr. Adriano Olímpio Tonelli, MSc. Pamela A. Santos Priscila Rosa LabGTI Laboratório de Governança

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA RENATO MARTINEZ REBELLATO ENFRENTAMENTO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS:

Leia mais

Manual de. Governança Corporativa

Manual de. Governança Corporativa Manual de Governança Corporativa Manual de Governança Corporativa Sumário 1. Definição... 2. Objetivo... 3. Da Contextualização da PREVIMINAS... 3.1. Arcabouço Legal e Regulatório... 3.2. A Identidade

Leia mais

Categorias Temas Significados Propostos

Categorias Temas Significados Propostos 91 5. Conclusão O objetivo do presente trabalho foi descrever a essência do significado da experiência consultiva para profissionais de TI que prestam de serviços de consultoria na área de TI. Para atingir

Leia mais

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo.

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo. 1 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2. OBJETIVO Resolução nº 01 de 02/02/2004 do Conselho Nacional de Educação CNEC/CN/MEC. Proporcionar ao estudante oportunidade de desenvolver suas habilidades, analisar situações

Leia mais

Política de Responsabilidade Corporativa

Política de Responsabilidade Corporativa Política de Responsabilidade Corporativa Índice 1. Introdução...04 2. Área de aplicação...04 3. Compromissos e princípios de atuação...04 3.1. Excelência no serviço...05 3.2. Compromisso com os resultados...05

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização.

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização. UNIDADE II FLUXOS DE CAIXA Em um mercado competitivo, a gestão eficiente dos recursos financeiros, torna-se imprescindível para o sucesso da organização. Um bom planejamento do uso dos recursos aliado

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES 152 AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: instrumento norteador efetivo de investimentos da IES Silvana Alves Macedo 1 Reginaldo de Oliveira Nunes 2 RESUMO O processo da Auto-Avaliação Institucional ainda é um

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Introdução Independentemente do nível de experiência da proponente na elaboração de projetos, o Instituto Cooperforte empresta apoio, orientação e subsídios às Instituições

Leia mais

MINISTÉRIO DO TURISMO SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS DE TURISMO DEPARTAMENTO DE PRODUTOS E DESTINOS

MINISTÉRIO DO TURISMO SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS DE TURISMO DEPARTAMENTO DE PRODUTOS E DESTINOS MINISTÉRIO DO TURISMO SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS DE TURISMO DEPARTAMENTO DE PRODUTOS E DESTINOS Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro PERGUNTAS E RESPOSTAS

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS Versão : 31 de dezembro de 2008 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO...3 2. ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL...3

Leia mais

Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL. Procedimentos do Programa de Eficiência Energética PROPEE. Módulo 9 Avaliação dos Projetos e Programa

Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL. Procedimentos do Programa de Eficiência Energética PROPEE. Módulo 9 Avaliação dos Projetos e Programa Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL Procedimentos do Programa de Eficiência Energética PROPEE Módulo 9 Avaliação dos Projetos e Programa Revisão Motivo da Revisão Instrumento de aprovação pela ANEEL

Leia mais

análisederisco empresarial

análisederisco empresarial análisederisco empresarial Ca da vez mais, a administração torna-se uma arte, sendo que os administradores aprendem a cada dia novas articulações, para poder dar continuidade a seus negócios. Muitas vezes,

Leia mais

1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA 1.1 QUE É PESQUISA

1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA 1.1 QUE É PESQUISA 1 COMO ENCAMINHAR UMA PESQUISA 1.1 QUE É PESQUISA Procedimento racional e sistemático que tem por objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. Requerida quando não se dispõe de informação

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Rogério Carlos Tavares 1, José Luis Gomes da Silva² 1 Universidade de

Leia mais

PAUTA. 85ª Reunião da Câmara de Saúde Suplementar CAMSS

PAUTA. 85ª Reunião da Câmara de Saúde Suplementar CAMSS PAUTA 85ª Reunião da Câmara de Saúde Suplementar CAMSS Data: 10/12/2015 Horário: Das 13h às 17h Local: Centro de Convenções Bolsa do Rio Endereço: Praça XV de Novembro, nº 20 Salão Nobre, Térreo Centro

Leia mais

MINUTA REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DO SERVIDOR EM CARGOS TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO IFFLUMINENSE APRESENTAÇÃO

MINUTA REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DO SERVIDOR EM CARGOS TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO IFFLUMINENSE APRESENTAÇÃO MINUTA REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DO SERVIDOR EM CARGOS TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO IFFLUMINENSE APRESENTAÇÃO O Servidor em Cargos Técnico-Administrativos em Educação possui peculiaridades

Leia mais

SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1

SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1 SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1 Contribuições ao debate do Conselho Deliberativo Metropolitano - CDM Por Mauri

Leia mais

1. O Contexto do SBTVD

1. O Contexto do SBTVD CT 020/06 Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2006 Excelentíssimo Senhor Ministro Hélio Costa MD Ministro de Estado das Comunicações Referência: Considerações sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN Estabelece o Regimento Interno do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Paraná, no uso de

Leia mais

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE

ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI CE ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 ANÁLISE DAS MELHORIAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS NA NOVA ONDA EM ARACATI

Leia mais

Sistemas de Informação Gerencial

Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Informação Gerencial Ao longo da historia da administração ocorreram muitas fases. Sendo que, seus princípios sempre foram semelhantes, mudando apenas o enfoque conforme a visão do pesquisador.

Leia mais

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO E TECNOLÓGICO CONSELHO DIRETOR

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO E TECNOLÓGICO CONSELHO DIRETOR PROGRAMA DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO E TECNOLÓGICO CONSELHO DIRETOR TERMO DE ABERTURA Preparado por: Cláudio França de Araújo Gestor do Programa CD Aprovado por: Ricardo Antônio de Arruda Veiga Representante

Leia mais

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Por Zilda Knoploch, presidente da Enfoque Pesquisa de Marketing Este material foi elaborado pela Enfoque Pesquisa de Marketing, empresa

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISDA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISDA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISDA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2013/01 a 2013/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Diagnóstico

Leia mais

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Custos e Orçamentos Turma 01 10 de outubro de 2012 A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais A dissertação traz, como foco central, as relações que destacam os diferentes efeitos de estratégias de marca no valor dos ativos intangíveis de empresa, examinando criticamente

Leia mais

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG

Texto para discussão. Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG 1 Introdução Texto para discussão Desenvolvimento profissional dos integrantes da carreira de EPPGG Como resultado da coleta de subsídios para aperfeiçoamento da gestão da carreira de Especialista em Políticas

Leia mais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais Fl. 2 MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais PORTARIA CARF Nº 64, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015. Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos do Conselho Administrativo de Recursos

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE ENFERMAGEM

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE ENFERMAGEM REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE ENFERMAGEM CAPÍTULO I Do Conceito, dos Princípios, das Finalidades e dos Objetivos Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso TCC, define-se

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1

MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 MODELAGEM MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO 1 Resumo Claudenici Aparecida Medeiros da Silva Universidade Federal do Pará Campus de Marabá Pólo de Canaã dos Carajás nici_medeiros@hotmail.com

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS 1. OBJETIVO A gestão de risco para a NexFuel é uma ferramenta pela qual são analisados e monitorados os riscos estratégicos, operacionais e financeiros bem como aqueles atrelados

Leia mais

Balanço social: diversidade, participação e segurança do trabalho

Balanço social: diversidade, participação e segurança do trabalho João Sucupira* INDICADORES Balanço social: diversidade, participação e segurança do trabalho O balanço social está se tornando uma peça importante não só para prestar contas à sociedade das ações das empresas

Leia mais

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS 198 Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS Isailma da Silva Araújo; Luanna Nari Freitas de Lima; Juliana Ribeiro dos Reis; Robson

Leia mais

Saiba mais sobre o histórico do Projeto Gestão por Competências no Ministério da Saúde.

Saiba mais sobre o histórico do Projeto Gestão por Competências no Ministério da Saúde. GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO DA SAÚDE O projeto Gestão por Competências teve início no Ministério da Saúde (MS) em setembro de 2009. Esse modelo de Gestão de Pessoas foi implantado

Leia mais