CIDADANIA E PROFISSIONALIDADE PROPOSTAS PARA ELABORAÇÃO DO PORTEFÓLIO REFLEXIVO DE APRENDIZAGEM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CIDADANIA E PROFISSIONALIDADE PROPOSTAS PARA ELABORAÇÃO DO PORTEFÓLIO REFLEXIVO DE APRENDIZAGEM"

Transcrição

1 CIDADANIA E PROFISSIONALIDADE PROPOSTAS PARA ELABORAÇÃO DO PORTEFÓLIO REFLEXIVO DE APRENDIZAGEM

2 Cidadania e Profissionalidade Perfil de Competências Nesta área o adulto deve ser capaz de : Agir nos seus diferentes contextos de vida, de modo informado e crítico, evidenciando uma consciência e um património de práticas de direitos e deveres fundamentais em articulação com o bem comum. Simultaneamente, deve assumir-se num quadro de formação permanente, aberto à complexidade e iniciativa como referências na sua vida. Os quatro domínios de referência nos quais os candidatos deverão evidenciar e ver validadas as suas competências são: - Contexto privado - Contexto profissional - Contexto institucional - Contexto macroestrutural

3 Competências-Chave Reconhecer os direitos e deveres fundamentais exigíveis em diferentes contextos: pessoal, laboral, nacional e global; Compreender-se num quadro de formação/aprendizagem permanente e de contínua superação das competências pessoais e profissionais adquiridas, reconhecendo a complexidade e mudança como características de vida; Ter consciência de si e do mundo, assumindo a capacidade de questionar preconceitos e estereótipos sociais em diferentes escalas; Adotar princípios de lealdade e de pertença, em diálogo aberto com a diferença; Identificar dilemas morais complexos nos diferentes contextos da experiência e ser capaz de efetuar escolhas com discernimento pautadas pelo primado do bem comum; Entender o pluralismo e a tolerância como desafios cruciais a uma inserção comunitária saudável; Intervir ativamente em instituições e mecanismos deliberativos, calibrando argumentação própria com o acolhimento de pontos de vista divergentes; Ter capacidade de programação de objetivos pessoais e profissionais, mobilizando recursos e saberes, em contextos de incerteza.

4 Cidadania e Profissionalidade Estrutura do Referencial A área de Cidadania e Profissionalidade organiza-se em torno de 8 núcleos geradores, organizados em 3 dimensões de competências: Dimensão de Competências I: Competências Cognitivas 1- Direitos e deveres 2- Complexidade e Mudança 3- Reflexividade e Pensamento crítico Dimensão de Competências II: Competências Éticas 4- Identidade e Alteridade 5- Convicção e Firmeza Ética 6- Abertura Moral Dimensão de Competências III: Competências Sociais 7- Argumentação e Assertividade 8- Programação Cada um destes núcleos corresponde a uma unidade de competência que se materializa em competências-chave particulares; A intensidade das competências-chave particulares são identificadas através de critérios de evidência. Há diferentes níveis de complexidade: identificação, compreensão e intervenção.

5 Núcleo gerador: Direitos e deveres Unidade de competência 1: Identificar direitos e deveres pessoais, coletivos e globais e compreender a sua emergência e aplicação como expressão ora de tensão ora de convergência.

6 Núcleo Gerador Domínios de Referência Critérios de evidência Propostas para a elaboração do PRA DR 1 Liberdade e Responsabilidade -Identificar situações de autonomia e responsabilidade partilhadas. -Compreender as dimensões inerentes à construção e manutenção do Bem Comum: Bem individual / Bem público na comunidade. -Explicitar situações de liberdade e responsabilidade pessoal. - As responsabilidades com a Família/ Vizinhos/ Condomínio/Condução de veículos.; - O respeito com a utilização dos espaços públicos, como: Jardins/ Praias/ Recintos ; - Os comportamentos cívicos; - A necessidade de fazer opções, na partilha de tarefas no dia a dia. Como as faz? - Situações que teve de reclamar. NG 1 DIREITOS E DEVERES DR 2 Direitos e Deveres Laborais -Identificar direitos laborais em confronto com direitos económicos e/ou de mercado. -Interpretar direitos através do Código do Trabalho. -Reconhecer a expressão dos direitos sociais laborais. - Conhecer os direitos e deveres enquanto trabalhador/a (Ex.: Protecção no desemprego, proteção à maternidade, proteção na doença, horário de trabalho, auxílio a menores e idosos, etc. - Problemas laborais; - Ser ou não ser sindicalizado; - O contrato de trabalho. DR 3 Democracia Representativa e Participativa -Identificar direitos fundamentais. -Interpretar direitos através da Constituição da República Portuguesa. -Explorar direitos relevantes com a apresentação de propostas de articulação entre representatividade e participação. - O voto como um direito e como um dever; - As eleições para os órgãos de soberania; - Comparar e reflectir entre os sistemas políticos (ditadura/democracia). DR 4 Direitos, Deveres e Contextos Globais -Identificar a sustentabilidade da comunidade global. -Refletir acerca dos direitos fundamentais através da Declaração Universal dos Direitos do Homem e outros. -Ser capaz de dialogar, argumentar e participar num vasto universo social de situações reconhecidas. - Identificar os direitos de povos mais desfavorecidos; - Demonstrar solidariedade com os povos mais desfavorecidos; - Violação dos Direitos Humanos à face da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

7 Núcleo gerador: Complexidade e Mudança Unidade de competência 2: Relacionar-se de modo confiante com a complexidade da informação, identificando diferentes ângulos de leitura e diferentes escalas da realidade.

8 Núcleo Gerador Domínios de Referência Critérios de Evidência Propostas para a elaboração do PRA DR 1 Aprendizagens ao Longo da Vida -Identificar situações de conflito e distinguir posições em confronto. -Organizar, reformular e gerir informação diversa face a uma dada realidade. -Interagir com diferentes atores em contexto doméstico, integrando informação diversa e solucionando conflitos. - Situações de conflitualidade familiar (entre o casal, entre pais e filhos, entre familiares, etc. ) - Formas de resolver estas situações. - Formações/cursos realizados ao longo da vida. NG 2 COMPLEXIDADE E MUDANÇA DR 2 Processos de Inovação -Identificar novos processos de trabalho. -Relatar a insuficiência dos suportes técnicos/organizacionais nos processos de trabalho e de adaptação a situações inesperadas. -Explorar e utilizar as TIC para acesso a dados e respetiva triagem. - A utilização das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) - Explicar como utilizar as TIC para tornar o seu trabalho mais eficaz, selecionado e fazendo triagem da informação. - Inovações que foram introduzidas no local de trabalho - Adaptação/reação as estas formas de inovação DR 3 Associativismo e Movimentos Coletivos -Descodificar e distinguir opiniões em diferentes níveis de análise. -Analisar a fraca mobilização associativa ou rigidez institucional e as formas de as ultrapassar. -Compreender a organização e a dinamização de coletivos distintos. - Fazer parte de uma associação; -Exemplos: associação recreativa, associação cultural, associação humanitária, associação de pais, clube desportivo, comissão de moradores, etc.) DR 4 Globalização -Identificar fatores e dinâmicas de globalização. -Descrever casos de intervenção em escala macrosocial. -(Re)conhecer instâncias supranacionais e formas de participação/ intervenção. - Estar consciente que a Globalização é uma realidade atual; -Os fatores que influenciam a globalização (ex., mass media, tecnologia, interesses económicos/políticos, etc.)

9 Núcleo gerador: Reflexividade e pensamento crítico Unidade de competência 3: Questionar e desconstruir preconceitos próprios e estereótipos sociais.

10 Núcleo Gerador Domínios de Referência Critérios de Evidencia Propostas para a elaboração do PRA DR 1 Preconceitos, Estereótipos e Representações Sociais -Identificar vivências em que existiu a necessidade de contornar situações adversas. -Explorar a capacidade de questionamento. -Reconhecer estereótipos e representações sociais e propor alternativas. - Referir situações de vida em que teve de ultrapassar problemas relacionados com preconceitos e estereótipos sociais, raciais, religiosos (toxicodependentes, ex-reclusos, emigrantes de Leste, africanos, chineses, muçulmanos testemunhas de Jeová, etc.) e propor formas de resolver estas situações; - Reconhecer que um indivíduo é diferente dos outros e com formas de pensar distintas. NG 3 REFLEXIVIDADE E PENSAMENTO CRÍTICO DR 2 Reconversões Profissionais e Organizacionais -Identificar e comparar criticamente dinâmicas organizacionais. -Explicitar situações práticas de postura ética profissional. -Explorar e questionar o impacto de modelos organizacionais no desempenho profissional. - Saber como se organiza o local de trabalho e como este poderá ser alterado (ou não) para melhorar o desempenho profissional; - Referir se teve dificuldades para acompanhar as transformações/reorganização da instituição onde trabalha. Como reagiu perante essas transformações? DR 3 Instituições e Modelos Institucionais -Identificar diferentes modelos institucionais -Comparar criticamente diferentes modelos institucionais. -Explorar conteúdos funcionais face a diferentes escalas institucionais. - Diferenciar as diversas instituições políticas/administrativas,( Ex.: Assembleia da República, Presidência da República, Governo, Câmara Municipal, Junta da Freguesia, Segurança Social, Tribunais, Hospitais, Centros de Saúde, etc.). Em que medida elas influenciam sua vida? DR 4 Opinião Pública e Reflexão Critica -Identificar estereótipos culturais na comunicação social. -Evidenciar distanciamento e reflexão à luz de diferentes perspetivas culturais. -Compreender a formação da opinião pública à luz das diversas perspetivas presentes. - Refletir sobre os factores que condicionam a opinião pública. Considera as várias opiniões um factor importante? - Refletir sobre o trabalho do jornalismo na formação da opinião pública.

11 Núcleo gerador: Identidade e Alteridade Unidade de competência 4: Valorizar a diversidade e atuar segundo convicções próprias

12 Núcleo Gerador DR 1 Domínios de Referência Códigos Institucionais e Comunitários Critérios de Evidência -Demonstrar empatia e reação compassiva e solidária face ao outro. -Interpretar códigos deontológicos. -Relatar princípios de conduta e emitir opinião fundamentada. Propostas para a elaboração do PRA - Demonstrar princípios de conduta e de valores que utiliza na sua vida, na relações com os outros, como por exemplo, na educação dos seus filhos e/ou, em situações em confronto. DR 2 Coletivos Profissionais e Organizacionais -Identificar pertença e lealdade em vários contextos. -Explicar situações profissionais de relacionamento com desafios multiculturais. -Expressar-se e agir face a pessoas, grupos ou organizações de âmbito multicultural segundo uma lógica inclusiva. - Referir as formas de relacionamento com pessoas de outras culturas/religiões, no contexto profissional. Como interage com elas? Respeita as suas diferenças culturais/religiosas?; - Referir qual a sua relação que tem com a identidade patronal, e a importância do seu posto de trabalho no funcionamento da instituição. NG 4 IDENTIDADE E ALTERIDADE DR 3 Políticas Públicas -Identificar a diversidade de políticas públicas na sociedade. -Relacionar direitos políticos e associativos. -Situar-se face à inclusão da população migrante. - Refletir sobre a importância da população emigrante e imigrante em Portugal. - Referir, se alguma vez foi emigrante, quais sentimentos que teve na altura. - Dar a sua opinião sobre o acolhimento da população migrante ao nível social/institucional. São bem ou mal acolhidos? DR 4 Identidades e Patrimónios Culturais -Refletir sobre as implicações sociais do património comum da humanidade. -Discutir e avaliar o papel dos cidadãos no mundo atual. -Expressar e demonstrar respeito e solidariedade pelas diferentes identidades culturais. -Mostrar respeito e solidariedade pelas diferentes culturas mundiais. Nas viagens realizadas, teve a oportunidade de conviver com diferentes formas de estar? -Refletir sobre as diferenças culturais que encontrou (ex. língua, tradições, gastronomia, arquitetura dos edifícios, etc.)

13 Núcleo gerador: Convicção e Firmeza Ética Unidade de competência 5: Avaliar a realidade à luz de uma ordem de valores consistente e atuar em conformidade.

14 Núcleo Gerador Domínios de Referência Critérios de Evidência Propostas para a elaboração do PRA DR 1 Valores Éticos e Culturais -Identificar diferentes valores culturais. -Argumentar e contra-argumentar em contextos de tensão cultural. -Intervir em contextos de tensão cultural. - Referir se já foi confrontado/a com situações de tensão cultural de ordem religiosa, racial, ou outra, no contexto da família ou da vizinhança. Como interveio? NG 5 CONVICÇÃO E FIRMEZA ÉTICA DR 2 Deontologia e Normas Profissionais DR 3 Códigos de Conduta Institucional -Identificar deontologia e normas profissionais. -Reconhecer valores de referência em organizações distintas. -Atuar criticamente sobre práticas/posturas sociais articulando responsabilidade pessoal e profissional. -Identificar valores necessários para o desenvolvimento institucional. -Explorar posturas valorativas em contexto organizacional. -Contribuir para a construção de um código de - Falar sobre as normas deontológicas (ex. sigilo profissional, lealdade, profissionalismo.) se existirem e como são importantes na sua profissão. - Referir quais os valores se rege na sua prática profissional. Identifica-se com esses valores? - Enumerar as normas profissionais em vigor na empresa onde trabalha. - Dar opinião sobre como deve ser atendido quando se dirige a uma entidade pública. Que sugestões sugere para um correto funcionamento dessas entidades/instituições? conduta ético. DR 4 Escolhas Comunitárias -Identificar condutas solidárias. -Posicionar-se, através de um julgamento informado, acerca de diferentes escolhas morais. -Empenhar-se na preservação da herança cultural - Mostrar como é importante a cultura e as tradições próprias e empenharse em que as mesmas sejam preservadas. da humanidade.

15 Núcleo gerador: Abertura moral Unidade de competência 6: Adotar a tolerância, a escuta e a mediação como princípios de inserção social.

16 Núcleo Gerador Domínios de Referência Critérios de Evidência Propostas para a elaboração do PRA DR 1 -Identificar valores democráticos. -Reconhecer a exigência de tolerância na conduta pessoal. -Mostrar tolerância em situações de vida onde não concorda com situações ou atitudes de outras pessoas e mesmo assim tolera e aceita diferentes pontos de vista (ex. família, relacionamento com vizinhos, ); Tolerância e Diversidade -Demonstrar disponibilidade para aceitar/tolerar diferentes formas de estar. -Demonstrar disponibilidade para aceitar/tolerar ideologias /políticas, religiosas, clubísticas, diferentes das suas. NG 6 ABERTURA MORAL DR 2 Processos de Negociação DR 3 Pluralismo e Representação -Identificar processos de negociação e intervenção. -Adotar atitudes de abertura e cooperação em contextos profissionais. -Intervir com assertividade em contextos profissionais. -Identificar formas plurais de um ponto de vista institucional. -Relacionar a comunidade política e a representação plural. -Mobilizar um projeto de intervenção. - Refletir sobre a sua reação, quando no seu emprego lhe propõem que vá ocupar um novo cargo, ou ocupar uma outra função. - Tentar perceber as opiniões dos outros no que se refere a mudanças. - Intervir na vida social/política. - Participar em Assembleias (ex.: municipal, freguesia, trabalhadores, etc.) - Referir se tem ligações a partidos políticos e se participa em comissões políticas. -Identificar e ultrapassar dificuldades face a situações concretas de - Referir o seu relacionamento social face a culturas diferentes da sua. DR 4 Mediação Intercultural estereótipos e preconceitos sociais. -Reconhecer e explorar juízos críticos díspares. -Contribuir para a construção de um guia de boas práticas de - Assumir um papel contributivo, no desempenho das suas atividades sociais, para a inserção e mediação intercultural. mediação intercultural.

17 Núcleo gerador: Argumentação e Assertividade Unidade de competência 7: Capacidade de intervenção pública em contextos de antagonismo de pontos de vista.

18 Núcleo Gerador Domínios Referência DR 1 Argumentação e Assertividade de Critérios de Evidência -Identificar a necessidade de reflexão crítica face a pontos de vista diferenciados. -Reconhecer talentos internos de abertura e recetividade a outros pontos de vista. -Explorar situações de interação argumentativa. Propostas para a elaboração do PRA -Explicitar situações da vida pessoal (ex.:família, amigos, vizinhos) em que teve de argumentar e discutir diferentes pontos de vista. DR 2 Capacidade Assertiva -Identificar processos profissionais e pessoais em interação controversa. -Reconhecer a necessidade de participação assertiva em âmbitos de vida distintos. -Capacidade de elaborar um plano de ação pessoal em situações profissionais e pessoais complexas. - Descrever situações da vida profissional onde teve que elaborar um plano de acção, de forma a resolver conflitos. - Explicitar a forma como aceita/reage, em contexto de trabalho, face a opiniões dos outros. Exprime claramente o seu ponto de vista? NG 7 ARGUMENTAÇÃO E ASSERTIVIDADE DR 3 Mecanismos Deliberativos -Identificar diferentes escalas institucionais. -Compreender múltiplos mecanismos deliberativos. -Explorar a disponibilidade para participar em projetos diversificados. - Referir se é ou se já foi, uma elemento ativo de alguma associação ou movimento. (ex: associação de pais, grupo de jovens, escuteiros, associações recreativas/cuturais, etc.). - Intervir na escolha dessa organização e de que forma. DR 4 Debates Públicos e Intervenção Pública -Identificar formas de resolução de conflitos numa escala de intervenção pública. -Distinguir formas democráticas de intervenção pública. -Explorar a intervenção em debates públicos. - Demonstrar situações que tenha participado em debates públicos, que podem ir desde o condomínio até à comunidade local ou instituições políticas (ex. associações de pais, condomínios, junta de freguesia, etc.). - Actuar/participar nas tomadas de decisões enquanto membro de um órgão deliberativo. Expõe claramente o seu ponto de vista?

19 Núcleo gerador: Programação Unidade de competência 8: Conceber e desenvolver projetos pessoais e sociais.

20 Núcleo Gerador Domínios de Referência Critérios de Evidência Propostas para a elaboração do PRA - Referir os projetos vida que tem ou teve a nível pessoal. DR 1 Projetos Pessoais e Familiares -Identificar formas de gestão da vida pessoal. -Planificar e otimizar projetos pessoais e familiares. -Explorar recursos para uma gestão estratégica pessoal. - Referir as iniciativas que tomou no sentido de melhorar a sua vida pessoal (ex.:escolha do/a companheiro/a com o mesmo projeto de vida, investir na formação no sentido de progredir na carreira; a escolha do local de residência em função das necessidades pessoais, etc.). NG 8 PROGRAMAÇÃO DR 2 Gestão do Trabalho -Identificar formas de gestão da vida profissional. -Mobilizar novos saberes e elaborar alternativas face a problemas profissionais. -Planificar, propor e trabalhar diferentemente em contextos que envolvam equipas reduzidas ou alargadas. - Demonstrar capacidade de liderança de equipas, assim como a planificação das várias actividades que a envolve. - Explicitar a forma como planifica o seu trabalho. - Referir se tem em conta os saberes/capacidades dos elementos da equipa. DR 3 Projetos Colectivos -Identificar projetos coletivos. -Planificar estratégias de desenvolvimento de projetos. -Cooperar em contextos não formais e não diretivos. -Mostrar-se disponível para cooperar na elaboração de projetos com outras pessoas, especialmente com a família ou com amigos e colegas de trabalho. DR 4 Capacidade Prospetiva -Identificar contextos macro-sociais de incerteza e ambiguidade. -Selecionar opções de comportamento que assumam a mudança como um desafio desejável às alterações globais. Adotar mudanças de estilo de vida motivadas por riscos globais ( - Explicitar a forma como se comporta perante problemas críticos (ex.: a poluição, a poupança da água, a poupança da energia, a reciclagem, etc.) ex: alterações climáticas)

REFERENCIAL CP. Cidadania e Profissionalidade

REFERENCIAL CP. Cidadania e Profissionalidade REFERENCIAL CP Cidadania e Profissionalidade Cidadania e Profissionalidade Nesta Área, pretende-se evidenciar, reconhecer e certificar competências-chave da e na cidadania democrática resultado da aprendizagem

Leia mais

Código de Ética e de Conduta

Código de Ética e de Conduta Preâmbulo A CASES, consciente do seu papel no âmbito da economia social, considera importante colocar a questão da ética como prioridade na sua agenda. O presente documento apresenta os princípios gerais

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 4 DE ÉVORA. Critérios específicos de avaliação História

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 4 DE ÉVORA. Critérios específicos de avaliação História Critérios específicos de avaliação História Ponto 1 : Informações gerais Os elementos de avaliação serão classificados de forma qualitativa, de acordo com a terminologia que a seguir se indica. A classificação

Leia mais

Análise Comparativa à Filosofia, à Ideologia e aos Princípios de Atuação das Associações Sindicais e Patronais

Análise Comparativa à Filosofia, à Ideologia e aos Princípios de Atuação das Associações Sindicais e Patronais Estudo 2015 Análise Comparativa à Filosofia, à Ideologia e aos Princípios de Atuação das Associações Sindicais e Patronais OPBPL Novembro de 2009 e Março de 2015 http://opbpl.cies.iscte-iul.pt O OPBPL

Leia mais

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Leia mais

RVCC ESCOLAR BÁSICO GUIA DE APOIO

RVCC ESCOLAR BÁSICO GUIA DE APOIO RVCC ESCOLAR BÁSICO GUIA DE APOIO Este documento respeita as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Privado da escolaridade, o ser humano não abdica da sua condição de produtor de conhecimentos.

Leia mais

Departamento das Educação Pré-escolar

Departamento das Educação Pré-escolar Departamento das Educação Pré-escolar A melhoria da qualidade das aprendizagens, a avaliação implica, no quadro da relação entre o jardim-de-infância, a família e a escola, uma construção partilhada que

Leia mais

POR QUE AS EMPRESAS NÃO DEVEM INVESTIR EM PROGRAMAS DE INCLUSÃO?

POR QUE AS EMPRESAS NÃO DEVEM INVESTIR EM PROGRAMAS DE INCLUSÃO? POR QUE AS EMPRESAS NÃO DEVEM INVESTIR EM PROGRAMAS DE INCLUSÃO? A temática da inclusão, no mercado de trabalho, tem suscitado vários debates nos mais diversos espaços de discussão organizados por empresas,

Leia mais

1. Resolver um problema

1. Resolver um problema 1. Resolver um problema resolução de problemas no futebol inclui o conjunto de etapas essenciais à realização de uma A ação. Resolver um determinado problema é ter a capacidade de: Identificar o problema:

Leia mais

Gabinete de Apoio à Família

Gabinete de Apoio à Família Gabinete de Apoio à Família 1- Enquadramento do Projecto A freguesia de São Julião do Tojal, no concelho de Loures, é caracterizada por uma complexidade de problemas inerentes ao funcionamento da família.

Leia mais

RESOLUÇÃO CEB Nº 3, DE 26 DE JUNHO DE 1998

RESOLUÇÃO CEB Nº 3, DE 26 DE JUNHO DE 1998 RESOLUÇÃO CEB Nº 3, DE 26 DE JUNHO DE 1998 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio O Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, de conformidade

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Velas. Planificação Anual Psicologia 10º Ano de Escolaridade Curso Profissional. Ano Letivo 2013/2014

Escola Básica e Secundária de Velas. Planificação Anual Psicologia 10º Ano de Escolaridade Curso Profissional. Ano Letivo 2013/2014 Escola Básica e Secundária de Velas Planificação Anual Psicologia 10º Ano de Escolaridade Curso Profissional Ano Letivo 2013/2014 Professor Mário Miguel Ferreira Lopes PRIMEIRO PERÍODO MÓDULO 1: DESCOBRINDO

Leia mais

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR I - OBJETIVO GERAL Realização de Módulos do programa de capacitação

Leia mais

PROJETO HÁ FESTA NO CAMPO UM PROJETO DE INSPIRAÇÃO.

PROJETO HÁ FESTA NO CAMPO UM PROJETO DE INSPIRAÇÃO. PROJETO HÁ FESTA NO CAMPO UM PROJETO DE INSPIRAÇÃO. O projeto Há Festa no Campo, é uma iniciativa de intervenção comunitária, financiada a três anos (2014 a 2016) pelo Programa PARTIS Práticas Artísticas

Leia mais

Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua

Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Competências e habilidades EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística

Leia mais

Educação para os Media e Cidadania

Educação para os Media e Cidadania Educação para os Media e Cidadania Sara Pereira Instituto de Estudos da Criança Universidade do Minho Com este artigo procura-se reflectir sobre a educação para os media como uma forma e uma via de educar

Leia mais

Dinâmicas de transformação das relações laborais em Portugal, DGERT, Colecção Estudos * Autora - Prof.ª Doutora Conceição Cerdeira

Dinâmicas de transformação das relações laborais em Portugal, DGERT, Colecção Estudos * Autora - Prof.ª Doutora Conceição Cerdeira Dinâmicas de transformação das relações laborais em Portugal, DGERT, Colecção Estudos * Autora - Prof.ª Doutora Conceição Cerdeira Este Livro corresponde à publicação da Dissertação de Doutoramento da

Leia mais

PLANO PLURIANUAL DE ATIVIDADES

PLANO PLURIANUAL DE ATIVIDADES PLANO PLURIANUAL DE ATIVIDADES Agrupamento de Escolas Elias Garcia 2013/2016 1 PLANO PLURIANUAL DE ATIVIDADES 2013/2016 O Plano Plurianual de Atividades (PPA) constitui um dos documentos de autonomia,

Leia mais

523. Electrónica e Automação

523. Electrónica e Automação REFERENCIAL DE FORMAÇÃO EM VIGOR Área de Educação e Formação Código e Designação do Referencial de Formação 523. Electrónica e Automação 523077 - Técnico/a de Electrónica e Telecomunicações Nível de Qualificação

Leia mais

PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR APRESENTADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA POSIÇÃO DA AMNISTIA INTERNACIONAL PORTUGAL

PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR APRESENTADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA POSIÇÃO DA AMNISTIA INTERNACIONAL PORTUGAL PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR APRESENTADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA POSIÇÃO DA AMNISTIA INTERNACIONAL PORTUGAL A Amnistia Internacional Portugal defende a manutenção Formação Cívica nos 2.º

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras 2010 Declaração Nós, das Empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável das áreas onde atuamos e

Leia mais

PROJETO DO DESPORTO ESCOLAR

PROJETO DO DESPORTO ESCOLAR COORDENADOR: Vanda Teixeira 1. FUNDAMENTAÇÃO/ CONTEXTUALIZAÇÃO/ JUSTIFICAÇÃO a) O Desporto Escolar constitui uma das vertentes de atuação do Ministério da Educação e Ciência com maior transversalidade

Leia mais

PSICOLOGIA (CEF) - PLANIFICAÇÃO MÓDULO 1 - CRESCER E DESENVOLVER-SE

PSICOLOGIA (CEF) - PLANIFICAÇÃO MÓDULO 1 - CRESCER E DESENVOLVER-SE PSICOLOGIA (CEF) - PLANIFICAÇÃO MÓDULO 1 - CRESCER E DESENVOLVER-SE COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS ACTIVIDADES/ - Apresentar comportamentos que promovam um melhor crescimento saudável de si, dada a compreensão

Leia mais

CIRCULAR. O período de candidaturas decorre entre 1 de dezembro de 2014 e 28 de fevereiro de 2015.

CIRCULAR. O período de candidaturas decorre entre 1 de dezembro de 2014 e 28 de fevereiro de 2015. CIRCULAR N/REFª: 08/2015 DATA: 09/01/2015 Assunto: Reconhecimento PRÁTICAS RS Exmos. Senhores, Pelo eventual interesse, informa-se que a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) acaba de lançar

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS SUSTENTABILIDADE E M P R E S A R I A L Política de Sustentabilidade Empresarial das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras,

Leia mais

sistema de gestão do desempenho e potencial Directório de Competências e de Perfis Profissionais

sistema de gestão do desempenho e potencial Directório de Competências e de Perfis Profissionais SGDP sistema de gestão do desempenho e potencial :: Directório de Competências e de Perfis Profissionais :: Directório de Competências e de Perfis Profissionais ÍNDICE Competências Inovação e Criatividade

Leia mais

POLÍTICA DE DIVERSIDADE DO GRUPO EDP

POLÍTICA DE DIVERSIDADE DO GRUPO EDP POLÍTICA DE DIVERSIDADE DO GRUPO EDP CONTEXTO Respeitar a diversidade social e a representatividade presente nas comunidades em que as organizações se inserem é um dever ético e simultaneamente um fator

Leia mais

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva Preâmbulo A avaliação inclusiva é uma abordagem à avaliação em ambientes inclusivos em que as políticas e as práticas são concebidas para promover, tanto quanto possível, a aprendizagem de todos os alunos.

Leia mais

6. Participação da comunidade

6. Participação da comunidade O ambiente é actualmente um elemento estruturante do desenvolvimento da sociedade e do território, não sendo possível conceber políticas ou planos sem uma forte componente de ambiente e qualidade ambiental.

Leia mais

ANEXO III REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

ANEXO III REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ANEXO III REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Artigo 1.º Âmbito 1 - O presente regulamento de avaliação de desempenho aplica-se a todos os docentes que se encontrem integrados na carreira. 2 - A avaliação

Leia mais

Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância

Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância Creche e Jardim de Infância O Jardim dos Palhacinhos Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância 1 Albufeira, Março 2014 Gerência: Índice Índice... 2 Introdução... 3 1. Caracterização da instituição...

Leia mais

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2

ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ANEXO AO MODELO DO PLANO DE AULA DO PROCESSO SELETIVO DOCENTE GERAL (PSD-G) 2013.2 ADMINISTRAÇÃO Formar administradores estrategistas, comprometidos com o desenvolvimento da sociedade. A UNIFEBE, através

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Arronches. Metas Estratégicas para a Promoção da Cidadania ACTIVA e do Sucesso Escolar

Agrupamento de Escolas de Arronches. Metas Estratégicas para a Promoção da Cidadania ACTIVA e do Sucesso Escolar Agrupamento de Escolas de Arronches Metas Estratégicas para a Promoção da Cidadania ACTIVA e do Sucesso Escolar João Garrinhas Agrupamento de Escolas de Arronches I. PRINCIPIOS, VALORES E MISSÃO DO AGRUPAMENTO

Leia mais

Planificação Curricular Pré-escolar

Planificação Curricular Pré-escolar PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Ciclo/ Área/ Disciplina: Pré-escolar Ano Letivo 2012/2013 Área de Formação pessoal e Social Esboço Curricular para a Educação de Infância (segundo as Orientações Curriculares

Leia mais

Escola Mangwana. Escolha do local para implementação do Projeto

Escola Mangwana. Escolha do local para implementação do Projeto Escola Mangwana Construção de uma escola comunitária de acesso gratuito, destinada a crianças e jovens desfavorecidos, em Macanda. A escola compreenderá o ensino pré-escolar, primário e secundário completos

Leia mais

GUIA DE PROJECTO INTEGRADO PARA O CLIENTE VERSÃO FINAL

GUIA DE PROJECTO INTEGRADO PARA O CLIENTE VERSÃO FINAL GUIA DE PROJECTO INTEGRADO PARA O CLIENTE VERSÃO FINAL AUTORES Andy Sutton BRE, Reino Unido TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO PARA A VERSÃO PORTUGUESA Carlos Laia CONTACTO Carlos Laia CEEETA ECO, Consultores em Energia,

Leia mais

PSICOLOGIA APLICADA. A. Filipa Faria Cátia Silva Barbara Fernandes Ricardo Rocha

PSICOLOGIA APLICADA. A. Filipa Faria Cátia Silva Barbara Fernandes Ricardo Rocha PSICOLOGIA APLICADA A. Filipa Faria Cátia Silva Barbara Fernandes Ricardo Rocha Psicologia aplicada É impossível pensar em psicologia, sem pensar em intervenção, pois esta tem uma dimensão prática que

Leia mais

Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT

Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT A análise do quadro jurídico para a ratificação da Convenção 102 da OIT por Cabo Verde, inscreve-se no quadro geral da cooperação técnica prestada

Leia mais

Educação em Direitos Humanos Extensão

Educação em Direitos Humanos Extensão Código / Área Temática Direitos Humanos Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação em Direitos Humanos Extensão QUALQUER ETAPA DE ENSINO Nível do Curso Extensão Objetivo O objetivo

Leia mais

Proposta para a construção de um Projecto Curricular de Turma*

Proposta para a construção de um Projecto Curricular de Turma* Proposta para a construção de um Projecto Curricular de Turma* Glória Macedo, PQND do 4º Grupo do 2º Ciclo do EB e Formadora do CFAE Calvet de Magalhães, Lisboa A Reorganização Curricular do Ensino Básico

Leia mais

Como construir um Portfólio Reflexivo de Aprendizagens?

Como construir um Portfólio Reflexivo de Aprendizagens? UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/FAMED GEN054 Estágio Curricular Supervisionado II Orientação para o Portfólio Reflexivo de Aprendizagens na Atenção Primária. Profº Luiz

Leia mais

Intervenção Psicossocial na Freguesia de São Julião do Tojal, especificamente no Bairro CAR

Intervenção Psicossocial na Freguesia de São Julião do Tojal, especificamente no Bairro CAR Comissão Social de Freguesia de São Julião do Tojal Intervenção Psicossocial na Freguesia de São Julião do Tojal, especificamente no Bairro CAR 1- Enquadramento do Projecto A freguesia de São Julião do

Leia mais

Revista Filosofia Capital ISSN 1982 6613 Vol. 2, Edição 4, Ano 2007. EAD E O PROCESSO AVALIATIVO: BREVE ENSAIO SOBRE UMA PEDAGOGIA EM CONSTRUÇÃO

Revista Filosofia Capital ISSN 1982 6613 Vol. 2, Edição 4, Ano 2007. EAD E O PROCESSO AVALIATIVO: BREVE ENSAIO SOBRE UMA PEDAGOGIA EM CONSTRUÇÃO 78 EAD E O PROCESSO AVALIATIVO: BREVE ENSAIO SOBRE UMA PEDAGOGIA EM CONSTRUÇÃO Júlia de Holanda juliadeholanda@filosofiacapital.org Brasília-DF 2007 79 EAD E O PROCESSO AVALIATIVO: BREVE ENSAIO SOBRE UMA

Leia mais

Plano de ação da biblioteca escolar

Plano de ação da biblioteca escolar AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA GAFANHA DA ENCARNÇÃO Plano de ação da biblioteca escolar 2013-2017 O plano de ação constitui-se como um documento orientador de linhas de ação estratégicas, a desenvolver num

Leia mais

A APRENDIZAGEM. processo de construção pessoal e interno. traduz-se. MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO relativamente estável

A APRENDIZAGEM. processo de construção pessoal e interno. traduz-se. MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO relativamente estável A APRENDIZAGEM processo de construção pessoal e interno traduz-se MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO relativamente estável Alarcão e Tavares (1999) DESENVOLVIMENTO APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO SÃO PROCESSOS SOCIAIS

Leia mais

Mostra de Projetos Inovadores em Educação e Formação

Mostra de Projetos Inovadores em Educação e Formação Mostra de Projetos Inovadores em Educação e Formação Regulamento para Apresentação de Projetos Artigo 1º Enquadramento A Mostra de Projetos Inovadores em Educação e Formação insere-se no âmbito do Programa

Leia mais

Composição dos PCN 1ª a 4ª

Composição dos PCN 1ª a 4ª Composição dos PCN 1ª a 4ª Compõem os Parâmetros os seguintes módulos: Volume 1 - Introdução - A elaboração dos Parâmetros curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.

Leia mais

.Plano Curricular de Geografia- 3º Ciclo -8ºAno 2014/2015

.Plano Curricular de Geografia- 3º Ciclo -8ºAno 2014/2015 População e Povoamento.Plano Curricular de Geografia- 3º Ciclo -8ºAno 2014/2015 Domínio Subdomínios /Objetivos Gerais Descritores Nº de Aulas Previstas 1-Evolução da População Mundial 1.1- Conhecer e compreender

Leia mais

POLÍTICAS DE GOVERNAÇÃO E LIDERANÇA DAS ESCOLAS

POLÍTICAS DE GOVERNAÇÃO E LIDERANÇA DAS ESCOLAS POLÍTICAS DE GOVERNAÇÃO E LIDERANÇA DAS ESCOLAS Natércio Afonso Universidade de Lisboa Instituto de Educação Porto, Universidade Católica Janeiro de 2014 Sumário 1. Gestão Escolar 2. Conceitos centrais

Leia mais

1-O que é..4. 2-Contexto normativo..4. 3-Articulação com outros instrumentos..4. 4-Conteúdos do projeto educativo...5. 5-Diagnóstico estratégico..

1-O que é..4. 2-Contexto normativo..4. 3-Articulação com outros instrumentos..4. 4-Conteúdos do projeto educativo...5. 5-Diagnóstico estratégico.. 2008/2010 2012/2014 ÍNDICE Introdução 1-O que é..4 2-Contexto normativo..4 3-Articulação com outros instrumentos..4 4-Conteúdos do projeto educativo....5 5-Diagnóstico estratégico..4 6 -Resultados vão

Leia mais

Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM AGENTES DO BRINCAR PERFIL PROFISSIONAL

Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM AGENTES DO BRINCAR PERFIL PROFISSIONAL Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM AGENTES DO BRINCAR PERFIL PROFISSIONAL O AGENTE DO BRINCAR é o profissional que por meio de praticas socioeducativas

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIACÃO

CRITÉRIOS DE AVALIACÃO CRITÉRIOS DE AVALIACÃO Educação Visual 5º Ano Educação Visual 6º Ano Educação Tecnológica 5º Ano Educação Tecnológica 6º Ano ANO ESCOLAR 2015 / 2016 Ano letivo de 2015 / 2016 INTRODUÇÃO Sendo a avaliação

Leia mais

Programa de formação para voluntários no sistema de justiça criminal

Programa de formação para voluntários no sistema de justiça criminal Título Programa de formação para voluntários no sistema (SJC). Descrição geral Este curso foi desenhado para combinar sessões presenciais e à distância para voluntários que trabalhem no SJC. Os voluntários

Leia mais

Estratégias para promover a transparência. ncia. ção da corrupçã Brasília, 14 de Junho de 2007. Seminário Brasil Europa de prevençã

Estratégias para promover a transparência. ncia. ção da corrupçã Brasília, 14 de Junho de 2007. Seminário Brasil Europa de prevençã Estratégias para promover a transparência ncia Projeto EuroBrasil 2000 Seminário Brasil Europa de prevençã ção da corrupçã ção Brasília, 14 de Junho de 2007 Argumentos para acessar à informaçã ção Tornar

Leia mais

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional Fundação ArcelorMittal ArcelorMittal Maior produtora de aço do mundo com mais de 222.000 empregados

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSO VOCACIONAL 3º CICLO AMGE - Auxiliar de Manutenção e Gestão de Espaços CRITÉRIOS DE Ano Lectivo 2014/15 Coordenador do Curso: José Pedro Moutinho Critérios de Avaliação (14-15) VOCACIONAL C AMGE -

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NA AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PORTUGUESAS: UM CONTRIBUTO PARA A SUA DEFINIÇÃO

PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NA AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PORTUGUESAS: UM CONTRIBUTO PARA A SUA DEFINIÇÃO PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NA AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PORTUGUESAS: UM CONTRIBUTO PARA A SUA DEFINIÇÃO Coordenação: Sónia Cardoso Elementos Participantes: Alberto Amaral, Cláudia

Leia mais

Uma globalização consciente

Uma globalização consciente Uma globalização consciente O apelo a uma globalização mais ética tornou se uma necessidade. Actores da globalização como as escolas, devem inspirar por estes valores às responsabilidades que lhes são

Leia mais

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE PARTE A (a preencher pelo coordenador do departamento curricular ou pelo conselho executivo se o avaliado for coordenador de um departamento curricular)

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

(Anexo 1) Perfil de Competências

(Anexo 1) Perfil de Competências (Anexo 1) Perfil de Competências a) Tendo em conta as exigências constantes do posto de trabalho inerente ao cargo de direcção intermédia de 2.º grau, são consideradas essenciais para o profícuo desempenho

Leia mais

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SANTA MARIA-RS/BRASIL EDUCAÇÃO: ECONOMIA SOLIDÁRIA E ÉTICA PLANETÁRIA

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SANTA MARIA-RS/BRASIL EDUCAÇÃO: ECONOMIA SOLIDÁRIA E ÉTICA PLANETÁRIA Carta de Santa Maria FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SANTA MARIA-RS/BRASIL EDUCAÇÃO: ECONOMIA SOLIDÁRIA E ÉTICA PLANETÁRIA Nós, participantes do Fórum Mundial de Educação, realizado em Santa Maria (RS-Brasil),

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2/11 Sumário 1. Conceito... 3 2. Objetivo... 3 3. Áreas de aplicação... 3 4. Diretrizes... 4 4.1 Princípios... 4 4.2 Estratégia de e Responsabilidade

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

REGULAMENTO PARA A CONCESSAO DE APOIO A ENTIDADES E ORGANISMOS QUE PROSSIGAM FINS DE INTERESSE PUBLICO NA UNIÃO DAS FREGUESIAS DEQUELUZ E BELAS

REGULAMENTO PARA A CONCESSAO DE APOIO A ENTIDADES E ORGANISMOS QUE PROSSIGAM FINS DE INTERESSE PUBLICO NA UNIÃO DAS FREGUESIAS DEQUELUZ E BELAS REGULAMENTO PARA A CONCESSAO DE APOIO A ENTIDADES E ORGANISMOS QUE PROSSIGAM FINS DE INTERESSE PUBLICO NA UNIÃO DAS FREGUESIAS DEQUELUZ E BELAS CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Objeto O presente

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS (SP) Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA Série

Leia mais

OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 1 OS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PÓS LDB 9394/96: COLEGIADO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Leordina Ferreira Tristão Pedagogia UFU littledinap@yahoo.com.br Co

Leia mais

Psicologia Aplicada em Portugal

Psicologia Aplicada em Portugal Psicologia Aplicada em Portugal Áreas Técnicos de Saúde Mental Psicologia Educacional Psicologia do Trabalho Psicologia Profissional Psicologia Clínica Psicologia Criminal Psicologia Desportiva Psicólogo

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Cuba. Plano de Formação

Agrupamento de Escolas de Cuba. Plano de Formação Agrupamento de Escolas de Cuba Plano de Ano Letivo de 2012/2013 Índice Introdução... 3 1- Departamento curricular da educação pré-escolar... 6 2- Departamento curricular do 1º ciclo... 6 3- Departamento

Leia mais

DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A BASE A Base Nacional Comum é um conjunto de conhecimentos e habilidades essenciais que cada estudante brasileiro tem o direito de aprender a

Leia mais

Curso Profissional de Restauração e Bar Ano de Escolaridade 10ºano Ano Letivo 2014/2015

Curso Profissional de Restauração e Bar Ano de Escolaridade 10ºano Ano Letivo 2014/2015 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO Grupo - ECONOMIA Curso Profissional de Restauração e Bar Ano de Escolaridade 10ºano Ano Letivo 2014/2015 MÓDULO 1 A ECONOMIA NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS Disciplina Economia

Leia mais

Coaching Para a EXCELÊNCIA

Coaching Para a EXCELÊNCIA Coaching Para a EXCELÊNCIA António Santos António Santos Coaching ferramenta que permite elevar o nível de lucidez Mudanças que alargam horizontes. COACHING para a EXCELÊNCIA Mudanças que alargam horizontes.

Leia mais

EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC)

EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC) SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - SUPROF DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIRDEP EMENTÁRIO: COMPONENTES DA BASE NACIONAL COMUM (BNC)

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL TEIXEIRA GOMES

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL TEIXEIRA GOMES Inovação e Qualidade Plano de Ação Estratégico - 2012/2013 ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL TEIXEIRA GOMES PROJECTO DE INTERVENÇÃO PLANO DE ACÇÃO ESTRATÉGICO 2012/2013 Escola de Oportunidades e de Futuro Telmo

Leia mais

REGULAMENTO DO PERFIL DE COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO GESTOR

REGULAMENTO DO PERFIL DE COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO GESTOR REGULAMENTO DO PERFIL DE COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO GESTOR Aprovado, por maioria com alterações, na Assembleia Geral Extraordinária de 12 de dezembro de 2014, após aprovação pelo Conselho Diretivo a 1

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

Recomendação CM/Rec (2013)1 do Comité de Ministros aos Estados-Membros sobre a Igualdade de Género e Media (adotada pelo Comité de Ministros a 10 de

Recomendação CM/Rec (2013)1 do Comité de Ministros aos Estados-Membros sobre a Igualdade de Género e Media (adotada pelo Comité de Ministros a 10 de Recomendação CM/Rec (2013)1 do Comité de Ministros aos Estados-Membros sobre a Igualdade de Género e Media (adotada pelo Comité de Ministros a 10 de julho de 2013, na 1176.ª reunião dos Delegados dos Ministros)

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL CERTIFICAÇÃO PERSPETIVA DOS CONSUMIDORES

RESPONSABILIDADE SOCIAL CERTIFICAÇÃO PERSPETIVA DOS CONSUMIDORES RESPONSABILIDADE SOCIAL CERTIFICAÇÃO PERSPETIVA DOS CONSUMIDORES RESPONSABILIDADE SOCIAL CERTIFICAÇÃO PERSPETIVA Responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária,

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA Art 1º - O Conselho de Desenvolvimento do Território CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC é composto por entidades

Leia mais

Escola da Ponte PROJETO EDUCATIVO

Escola da Ponte PROJETO EDUCATIVO PROJETO EDUCATIVO PRINCÍPIOS FUNDADORES I - SOBRE OS VALORES MATRICIAIS DO PROJECTO 1- Uma equipa coesa e solidária e uma intencionalidade educativa claramente reconhecida e assumida por todos (alunos,

Leia mais

AERT CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR

AERT CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR AERT CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR (De acordo com a Circular nº. 4 /DGIDC/DSDC/2011) Disposições Gerais As principais orientações normativas relativas à avaliação na Educação Pré-Escolar

Leia mais

Projetos Educativos Municipais e Promoção do Sucesso Educativo

Projetos Educativos Municipais e Promoção do Sucesso Educativo 4º ciclo de seminários de aprofundamento em administração e organização escolar Painel A escola, o município e a melhoria das aprendizagens Projetos Educativos Municipais e Promoção do Sucesso Educativo

Leia mais

SEMINÁRIO OPORTUNIDADES E SOLUÇÕES PARA AS EMPRESAS INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS OPORTUNIDADES E SOLUÇÕES

SEMINÁRIO OPORTUNIDADES E SOLUÇÕES PARA AS EMPRESAS INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS OPORTUNIDADES E SOLUÇÕES SEMINÁRIO OPORTUNIDADES E SOLUÇÕES PARA AS EMPRESAS INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE FINANCIAMENTO DAS EMPRESAS OPORTUNIDADES E SOLUÇÕES Jaime Andrez Presidente do CD do IAPMEI 20 de Abril de 2006 A inovação

Leia mais

Unidade III ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES. Prof. Tarciso Oliveira

Unidade III ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES. Prof. Tarciso Oliveira Unidade III ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES Prof. Tarciso Oliveira 7. A gestão da educação em ambientes não escolares A pedagogia como ciência da educação

Leia mais

COLÉGIO MATER CONSOLATRIX PROJETO DE INTERVENÇÃO DE PSICOLOGIA

COLÉGIO MATER CONSOLATRIX PROJETO DE INTERVENÇÃO DE PSICOLOGIA INTRODUÇÃO Segundo Costa (2000), o Psicólogo Escolar vai trabalhar com os problemas apresentados pelos alunos dentro e fora da escola, interagindo com pais, professores, especialistas em educação e com

Leia mais

DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA

DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO 2015/2016 PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO 2015-2016 POR UM AGRUPAMENTO DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA JI Fojo EB 1/JI Major David Neto EB 2,3 Prof. José Buísel E.S. Manuel Teixeira Gomes

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias. Componente Curricular: geografia Série:

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDELA DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR A N O L E T I V O 2 0 1 4 / 1 5

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDELA DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR A N O L E T I V O 2 0 1 4 / 1 5 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDELA DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR A N O L E T I V O 2 0 1 4 / 1 5 Introdução A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa em

Leia mais

Sugestões para planos de sessão e exercícios documentos de apoio

Sugestões para planos de sessão e exercícios documentos de apoio Parte II Sugestões para planos de sessão e exercícios documentos de apoio 327 328 Parte II Conhecer a situação 329 330 331 332 Exercício prático proposto Este exercício tem como objectivo partir dos conhecimentos/

Leia mais

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015

Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015 Projeto Pedagógico e de Animação Do Estremoz Férias 2015 Índice 1. Objetivos gerais:... 4 2. Objetivos específicos:... 5 3. Estratégias Educativas e Pedagógicas... 6 4. Atividades Sócio-Educativas... 7

Leia mais

Planeamento Serviços Saúde

Planeamento Serviços Saúde Planeamento Serviços Saúde Estrutura Organizacional João Couto Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores Objectivos Definição de estrutura organizacional. Descrever a configuração e as

Leia mais