SOFTWARE DE GESTÃO PARA AGROINDÚSTRIA. Do campo à indústria, as melhores solucões para o agronegócio.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOFTWARE DE GESTÃO PARA AGROINDÚSTRIA. Do campo à indústria, as melhores solucões para o agronegócio."

Transcrição

1 SOFTWARE DE GESTÃO PARA AGROINDÚSTRIA Do campo à indústria, as melhores solucões para o agronegócio.

2

3 ÍNDICE APRESENTAÇÃO O SEGMENTO AGROINDÚSTRIA... 4 Os 3 conceitos...6 Tecnologia Fluida... 7 Essencialidade... 7 ERP Ágil... 8 SUBSEGMENTOS INTRODUÇÃO... 9 Sucroenergético...10 Produção de Cultivos...16 Beneficiamento...20

4 O Segmento Agroindústria A tecnologia chegou ao campo. Para atender à crescente demanda por alimentos incentivada pelo aumento da população, migração do campo para a cidade e exigência por alimentos saudáveis e sustentáveis é preciso produzir mais a cada safra. Isso, sempre preservando o meio ambiente e garantindo a segurança alimentar e o emprego no campo, além de diminuir custos de produção e manter o mesmo nível de produtividade. Nesse contexto, o agronegócio brasileiro vem sendo muito influenciado pela tecnologia. Do preparo até a colheita e o beneficiamento da produção agrícola, os ganhos são cada vez maiores. Nos últimos 25 anos, a área produtiva de grãos cresceu quase 50%, enquanto a produção cresceu 250% 1, números que mostram como os sucessivos ganhos de produtividade são consequências da evolução tecnológica no campo, que permite melhores variedades, maiores rendimentos de equipamentos agrícolas e produtos químicos mais eficientes. Tudo isso se reflete no dia a dia do produtor rural brasileiro, que vive grandes revoluções na agricultura tropical (como a 2ª safra em algumas culturas e a integração entre lavoura, pecuária e floresta) e se prepara para o futuro.

5 APRESENTAÇÃO Estima-se que até 2050 a população global chegará a 9 bilhões de pessoas 2. Por isso, alta produtividade para garantir alimentos, fibras, celulose e energia a todos será fundamental. Como resposta a esse e outros desafios, a qualidade na produção e beneficiamento de sementes e algodão por meio de novas tecnologias reduz desperdícios e permite maiores ganhos à agroindústria. Na produção de biocombustíveis e geração de energia, inovação pode impulsionar a produção canavieira e torná-la cada vez mais competitiva. Afinal, a tecnologia proporcionou a produção de etanol a partir da palha e da biomassa, o etanol de 2ª geração, e, além disso, a palha da cana, que ficava no campo após a colheita, hoje é utilizada também na geração de energia. Os desafios do agronegócio Garantir a rentabilidade da produção agrícola e o fluxo de caixa na entressafra, aumentar a previsibilidade do negócio e assegurar sustentabilidade e sucessão na gestão são algumas das necessidades dos produtores rurais. A TOTVS compreende esses desafios e contribui com o desenvolvimento do agronegócio por meio de soluções integradas, que facilitam o dia a dia, permitem maior competitividade e sustentabilidade e atendem ao negócio do produtor rural de ponta a ponta, sempre levando em conta os fatores relacionados à produção rural, como gestão de custo, de recursos, de pessoas da produção, entre outros. Tudo para que a tecnologia seja uma grande aliada para o produtor rural.

6 APRESENTAÇÃO 6 Os 3 Conceitos TOTVS Líder no desenvolvimento de softwares de gestão na América Latina, a TOTVS oferece soluções especialistas para o segmento de Agroindústria. Uma parceira para as empresas do setor que possibilita, por meio de tecnologia inovadora, o controle das operações com redução de custos, aproximação com clientes e retenção e capacitação de profissionais, viabilizando novos comportamentos por meio de inovação em 3 conceitos: os Conceitos TOTVS. TECNOLOGIA FLUIDA Fácil de utilizar e implementar, simples e móvel, que promove produtividade, compartilhamento e colaboração. ESSENCIALIDADE Soluções específicas para o segmento de atuação do cliente, que automatizam macroprocessos do negócio, permitindo ganhos de produtividade. Com ofertas específicas orientadas e aderentes ao Core Business de cada segmento. ERP ÁGIL Financeiro Fiscal/SPED/NF-4 Contábil Folha de Pagamento Compras e Suprimentos Gestão do Capital Humano Trazendo leveza para a camada que sustenta a operação.

7 APRESENTAÇÃO Os 3 Conceitos TOTVS TECNOLOGIA FLUIDA Mais que uma estratégia de negócios, estar conectado com o mundo digital é uma necessidade para todas as empresas. Pensando nisso, a TOTVS disponibiliza o fluig, uma Plataforma de Tecnologia que reúne diversas funcionalidades em uma única solução. Com o fluig, os clientes TOTVS podem fazer a gestão única de identidade e a gestão de processos por meio de workflows e BPM, além de terem acesso centralizado a todos os menus dos ERPs, ao Analytics (já considerando os principais indicadores da operação do cliente e as consultas rápidas dos dados mais acessados no dia a dia da operação dele). Interface fluig Tudo isso integrado a uma camada Social, fazendo com que o usuário tenha uma experiência única de uso, seja na web, celular, tablet, desktop ou notebook. ESSENCIALIDADE Para oferecer as melhores soluções para Agroindústria e seus subsegmentos, é preciso conhecer suas necessidades e especificidades, como a sazonalidade das culturas agrícolas e a regionalização da produção devido ao clima, solo ou vocação. Para a TOTVS, ser essencial é atender seu agronegócio de ponta a ponta. Afinal, acreditamos na segmentação e investimos em soluções especialistas para cada subsegmento da Agroindústria. Tudo isso, aliado à experiência da TOTVS no setor, nos credenciam como a principal opção em soluções de gestão para produtores rurais, usinas e destilarias, beneficiadoras de algodão e sementes. A TOTVS no mercado de Agroindústria e seus segmentos: Presente em 60% da produção canavieira Atende a 1,5 milhão de hectares com a solução Multicultivo Investe em soluções de Beneficiamento de Algodão, Sementes e Originação de Grãos

8 Os 3 Conceitos TOTVS APRESENTAÇÃO 8 ERP ÁGIL Para manter uma nova interface baseada no fluig, com soluções específicas e orientadas para o negócio dos clientes, em constante movimento, a TOTVS possui os melhores e mais flexíveis motores do mercado brasileiro: os ERPs TOTVS (Softwares de Gestão de Backoffice), soluções que garantem a gestão adequada e completa para as empresas, desde os cadastros iniciais de clientes, fornecedores e produtos, passando por faturamento, contas a receber e a pagar, compra de materiais e gerenciamento de estoque, até a contabilização, gestão de ativo fixo e controles fiscais. Inovação para tornar o cotidiano do cliente cada vez mais ágil e simples A TOTVS sabe que toda gestão deve ser extremamente regulamentada e sofrer evoluções constantes. Por isso, a maior empresa de ERP da América Latina inova com o TOTVS V12, versão de seus softwares de gestão que traz a liberação de releases com evoluções funcionais e tecnológicas bimestralmente, de forma suave, fazendo com que as atualizações possam ser feitas por uma metodologia incremental, evitando grandes projetos de atualização de versão. Tudo isso porque, para a TOTVS, melhor do que tentar prever as necessidades dos clientes, é conectar-se a eles de forma mais ágil e simples. Isso significa causar menor impacto nas operações dos clientes e ainda viabilizar novos comportamentos em conjunto com eles, utilizando a metodologia de Design Thinking. Ou seja, trazer inovação para a parte principal das operações de nossos clientes, com a ajuda de quem mais entende de seus macroprocessos: eles mesmos.

9 Os Subsegmentos Agroindústria Do campo à indústria, a TOTVS tem as melhores soluções para o seu agronegócio. Para oferecer o melhor em termos de software de gestão, é preciso atender à essencialidade das empresas de ponta a ponta. Por isso, a TOTVS tem soluções específicas, especialistas e escaláveis para os diversos subsegmentos do setor de Agroindústria, que oferecem uma gestão mais competitiva, sustentável e integrada ao agronegócio, e possibilitam integrar a cadeia produtiva do campo ao consumidor, de maneira sustentável e competitiva.

10 SUBSEGMENTOS 10 Sucroenergético Referência na produção mundial de açúcar, etanol e energia, no Brasil, o setor Sucroenergético tem passado por mudanças na última década. Isso se deve à crescente participação de investimentos internacionais e à concentração de unidades agrícolas e industriais. Nesse contexto, o mercado se torna extremamente estratégico para o País por sua dimensão social e econômica, além dos benefícios globais do fornecimento de alternativas energéticas sustentáveis que oferece. Tudo isso vem expandindo a competitividade e a procura por maior eficiência na gestão agroindustrial, gerando demanda por soluções cada vez mais avançadas. A TOTVS entende essa realidade e oferece suites completas de gestão, do planejamento ao controle dos processos agrícolas e industriais, que auxiliam usinas, destilarias e produtores de cana-de-açúcar a superar os desafios de negócio.

11 SUBSEGMENTOS +essencial Painel de Indicadores Para garantir mais inteligência no agronegócio, o TOTVS SMART ANALYTICS organiza a alta gestão de negócios, apresentando indicadores de fácil usabilidade, com conteúdo robusto e acompanhamento 24h por dia dos indicadores, mesmo por quem está distante do escritório. Uma ferramenta que possibilita o acompanhamento dos resultados da produção agroindustrial e permite a extração das informações do PIMS e do ERP TOTVS, sem a necessidade de customizações de relatórios. Além disso, a solução também permite o gerenciamento de vários KPIs de áreas distintas. Planejamento de Atividades e Recursos Antes do início da safra, o processo de planejamento reúne os gestores de estratégias das usinas no desenvolvimento do planejamento estratégico. Nele estão as diretrizes corporativas conectadas às tendências de mercado, sempre levando em consideração os aspectos agronômicos da terra e vegetação, além de entender a capacidade instalada. Assim, o grande objetivo desse planejamento passa a ser a estabilização do canavial, ou seja, a manutenção do raio médio mais próximo entre campo e indústria, a conservação da idade média do canavial e o conhecimento da capacidade de demanda da indústria. Em outra importante parte do processo agroindustrial, a solução PIMS Cana da TOTVS possibilita a análise de produtividade das áreas existentes para o plantio, o cálculo de quais áreas e raio médio estarão aptos ao plantio e a identificação dos locais que necessitam de reformas. Essas informações são fundamentais para o início do Planejamento de Atividade e Recursos para a safra, que dá ao gestor agrícola a condição de acompanhar o planejamento e a programação das operações agrícolas e seus recursos, além do controle das ordens de serviços no campo. Com isso, por meio do Planejamento de Atividades e Recursos, a equipe de controladoria tem a possibilidade de gerar o Orçamento para a safra. Orçamento e Custos Agroindustriais O planejamento operacional demonstra o caminho que a empresa deseja seguir, porém todo o esforço precisa estar ligado à capacidade de pagamento da empresa. Para essa necessidade, a solução de Orçamento do PIMS Cana permite valorizar o planejamento operacional definido pela equipe dessa competência e, conforme ocorrem os custos, possibilita o acompanhamento do previsto x realizado. Já no módulo de Gerenciamento de Custos do PIMS, a equipe de controladoria pode gerenciar os custos da empresa aos mínimos detalhes. Todos os valores estão disponíveis por processo, operação, recurso, local e conta contábil, tudo isso integrado à solução ERP TOTVS, garantindo segurança e confiabilidade para as tomadas de decisão. Assim, a suite de Gerenciamento de Custos permite o controle da EXAUSTÃO DO CANAVIAL e do ATIVO BIOLÓGICO, conforme procedimentos contábeis em vigência. Controle de Atividades e Recursos Complementando o processo de planejamento, o módulo de Controle de Atividades e Recursos do PIMS Cana permite a entrada de dados indispensáveis ao gestor agrícola, como atividades em campo, horas trabalhadas pela equipe de preparo de solo, hectares com fertilizantes aplicados pela equipe de tratos culturais e insumos e dosagens utilizados. Tudo com integração à gestão de estoques do ERP TOTVS, de maneira simples e ágil. Agro Mobile Durante todo o período de preparação do solo até a colheita, a solução TOTVS Agro Mobile possibilita aos técnicos imputarem dados levantados no campo e enviá-los ao sistema agrícola, inclusive com informações sobre pragas e doenças. Ao mesmo tempo, o Manejo Agronômico registra dados sobre climatologia, identificação das inspeções e programação ou execução de operações fitossanitárias, além de controlar a produção de vespas. Tudo isso com análise de eficiência das equipes do laboratório e registro das amostras de solos para geração de recomendações agronômicas de adubação e correção do solo. Além disso, com a solução mobile é possível garantir uma Gestão da Qualidade de Operações em que as informações são enviadas para o sistema agrícola e monitoradas por locais e recursos (pessoas, equipamentos), gerando indicadores que auxiliam na gestão. Programação e Controle da Colheita Na Gestão da Colheita, que se inicia na seleção de locais para moagem ou colheita de mudas para plantio, é possível controlar a estimativa de cana (em toneladas) e a reestimativa durante a safra. Além disso, a ferramenta registra a curva de maturação do canavial por meio de análises de pré-colheita ou maturação. Assim, com base nessa importante informação, é possível identificar a necessidade de aplicação de maturadores no canavial. Durante a safra, a equipe técnica realiza o controle da colheita por intermédio das ordens de corte, e a solução PIMS Cana apoia todo o processo de programação e controle da colheita.

12 SUBSEGMENTOS 12 Gestão da Mão de Obra Rural Com o aplicativo COLCAM é possível realizar os apontamentos das atividades desenvolvidas pela mão de obra rural, além da coleta de horários, inclusive dos funcionários com classe de pagamento do tipo fixo. Para esses casos, a ferramenta cria relatórios gerenciais com possibilidade de exportação dos dados para a folha de pagamento. Ainda no que diz respeito às obrigações de Recursos Humanos das empresas do subsegmento sucroenergético, a TOTVS oferece produtos e serviços que atendem às necessidades específicas de RH, acompanhando a dinamicidade da Legislação e tornando a tecnologia uma excelente aliada para lidar com obrigações como o esocial, que deve ser respondido de forma eletrônica. Um ótimo exemplo disso é a ferramenta Gestão de Capital Humano, parte da suite de RH do ERP TOTVS, que proporciona gestão e desenvolvimento do capital humano, incluindo: controle de diversos regimes jurídicos, suporte às exigências legais e à folha de pagamento, gestão dos benefícios, controle das jornadas, planejamento da força de trabalho, captação de talentos, gestão dos treinamentos, desdobramento de metas estratégicas, gestão por competências, acompanhamento de resultados por indicadores e planos de ação. Logística da Matéria-Prima Voltando ao campo, a Logística da Matéria-Prima é crucial durante a safra, afinal, é ela que garante estabilidade na Indústria. Pensando nisso, a solução TOTVS Logtra apoia na gestão dos recursos necessários para realizar o processo de colheita, com a capacidade de controlar diversas unidades industriais com matérias-primas distintas e compartilhamento de recursos entre unidades industriais, podendo ter conectividade on ou off-line e integração com telemetria para visualização dos equipamentos disponíveis e em operação no campo. Recepção e Análise da Matéria-Prima Depois de definida a Logística, é hora de pensar na Recepção da matéria-prima. Esse processo é realizado em balança, na qual são registrados os dados da ordem de corte e o peso da carga. Nessa etapa, uma amostra da carga é retirada para análise de qualidade e impureza da matéria-prima, conforme regras definidas pelo CONSECANA. Para facilitar todo esse processo, a solução de Recepção de Matéria-Prima da TOTVS permite controlar toda a fase de pesagem e análise das cargas, garantindo segurança e rastreabilidade da informação. Além disso, a ferramenta possui regras de contingência que permitem a continuidade da produção mesmo em momentos de instabilidade de rede. Gestão de Contratos e Pagamento de Matéria-Prima Quando falamos sobre o processo de aquisição de matériaprima em Usinas de Destilarias, as regras determinadas em contratos podem tornar todo o trabalho mais complexo. Nesse cenário surge a solução Gestão de Contratos dos Fornecedores e Parceiros, uma ferramenta que controla todo o processo de originação e contratação da matéria-prima e traz as principais modalidades de contratos: Parceria, Arrendamento

13 SUBSEGMENTOS e Fornecimento. A solução também permite a configuração de índices de atualização de preços e geração de adiantamentos e notas fiscais. Assim, os contratos são aprovados pelos gestores, que são comunicados por meio de workflows configurados no sistema. Durante a vigência desses contratos, podem ocorrer empréstimos com os fornecedores e parceiros. Eles são controlados pelo módulo COFINANC e toda a movimentação de adiantamentos e notas fiscais são integradas com os módulos do ERP TOTVS. aconteça, os gestores de manutenção buscam, cada vez mais, assegurar a correta utilização dos seus planos de manutenção e lubrificação. Pensando nisso, a TOTVS oferece o módulo Manutenção de Frota, solução que registra o cadastro de equipamentos, abastecimento e lubrificação, ordem de serviço, planejamento de safra e entressafra, controle de pneus e administração de agregados, rodantes e fuligem. Além disso, a solução mobile de Manutenção de Frota garante mais agilidade, oferecendo apontamentos de ordem de serviço, abastecimento e lubrificação, com a possibilidade de eliminar formulários e erros de apontamentos. Portal Agrícola Todo o processo de Pagamento de Fornecedores é integrado ao PORTAL AGRÍCOLA, solução de comunicação com o fornecedor de cana. Contratos e Pagamento de Prestadores de Serviços Considerando toda a cadeia de processos que envolve a operação de uma usina ou produtora de cana-de-açúcar, a realização de todas as atividades não é tarefa fácil. Por isso, as empresas, muitas vezes, decidem contratar prestadores de serviços terceirizados para a realização de alguma tarefa. Nesse contexto, a solução Gestão de Contratos de Serviços da TOTVS garante que todo o pagamento esteja em conformidade com o contrato, registrando e validando todo o processo desde a contratação até o faturamento do prestador. Assim, no fim do mês todas as informações são integradas ao ERP TOTVS, o que garante o pagamento de tudo que foi contratado. Manutenção Automotiva Parte fundamental da operação no campo, a frota de veículos precisa estar sempre disponível. E para garantir que isso Processos Industriais Nesta etapa é feito o processamento da matéria-prima para a transformação em açúcar, etanol e energia. Durante o processo, os analistas da indústria criam o plano e as metas na solução PIMS Processo Indústria. Com essas informações, é possível realizar a simulação, a oficialização e, se necessário, o replanejamento do plano, tudo integrado ao ERP TOTVS. Depois, é preciso garantir a qualidade dentro do Processo Industrial, missão que a Gestão do Laboratório Industrial cumpre com destreza. Ela é responsável por controlar os diversos laboratórios das unidades industriais, auxiliando na administração dos insumos, equipamentos e vidrarias, além de fornecer dados sobre estoques, validades, responsáveis, consumos, localização de laudos de aferição e calibrações e armazenamento de laudos digitalizados. Já o aplicativo de Processo Industrial atua na identificação de diferentes fontes de variabilidade de um processo industrial, o que resulta em uma melhor performance da usina de canade-açúcar. Com ele, é possível fazer o Controle Estatístico do Processo para aprimorar e gerir o processo produtivo por meio

14 SUBSEGMENTOS 14 da identificação das diferentes fontes de variabilidade dele. Assim, utilizando conceitos de estatística, pretende-se separar os efeitos da viabilidade causada pelas chamadas causas comuns, ou seja, aquelas inerentes à natureza do processo produtivo, das causas especiais ou aquelas derivadas da atuação de variáveis específicas e controláveis sobre o processo. Para o controle de qualidade dos tipos de açúcares produzidos conforme as exigências do mercado e de acordo com as características exigidas por cada tipo, o Controle de Armazenamento por meio de lotes é essencial para se ter rastreabilidade dos produtos estocados. Com o aplicativo de Processo Industrial (PIMS PI) é possível iniciar o processo por meio da classificação do açúcar ou etanol, conforme limites preestabelecidos de cada análise para cada tipo de açúcar. Nesse cenário, a solução está atualizada para gerar o certificado de qualidade para o Etanol. Assim, é possível fazer isso direto do sistema pelos volumes certificados dos tanques e sempre que ele receber um novo volume da produção, um novo certificado deve ser emitido. Com isso, durante o processo, a Análise de Performance fica mais rápida, a exemplo da Análise do Processo, que também é feita em menos tempo e indica falhas ou defeitos no processo. Tudo isso simultaneamente conectado ao ERP TOTVS. Como em toda indústria, durante a Execução da Produção é necessário ter Controle de Parada de Equipamentos da produção, Alarmes de Eventos e ocorrências durante a produção. Isso tudo é facilmente visto na solução do PIMS Processos Industriais. Manutenção Industrial Durante a safra ou a entressafra, os operadores da indústria têm a necessidade de utilizar uma solução com foco estratégico e econômico. O sistema Manutenção Industrial é especialmente adequado a essas necessidades e às demais particularidades do setor sucroenergético, contemplando os eventos típicos relacionados à manutenção industrial das usinas e destilarias de cana-de-açúcar. Na manutenção, um Planejamento Orçamentário é elaborado, definindo os orçamentos da entressafra e a execução da manutenção. Para Maquinários e Equipamentos, o indivíduo faz a classificação das máquinas, além de suas especificações técnicas e construtivas dos projetos. Já em Manutenções Preventivas e/ou Preditivas, as rotas de lubrificação e de inspeção são criadas. Assim, em Planejamento de Manutenção, o indivíduo estabelece Entressafra: projeto de Investimentos e paradas programadas, e para entender as despesas, o sistema gera os Custos de Manutenção, que podem ser vistos por: mão de obra, material e terceiros. Nesse contexto, o controle da equipe de Corretivo e Serviços pode ser feito pelo módulo, que permite visões MCP e MCU. Da mesma forma, a solução nativa faz o controle de toda a ferramentaria utilizada na manutenção industrial, permitindo a melhor utilização dos recursos de ferramentas existentes na empresa. Isso significa maximizar economicamente seu uso e otimizar e controlar sua aplicação em planta Industrial e Automotiva. Dessa maneira, durante a manutenção, os usuários podem apontar tudo de forma móvel, Preventiva e Preditiva, e a Mão de Obra.

15 SUBSEGMENTOS Pesagem e Expedição de Produtos Nas negociações dos produtos da Usina, todo o processo de recepção e expedição dos veículos necessita agilidade e segurança, afinal, alguns produtos são inflamáveis, como o etanol, por exemplo. Pensando nisso, a solução de Pesagem de Produtos do PIMS Cana permite o registro das ordens de carregamento e pesagem dos produtos expedidos pela empresa, com a possibilidade de registro dos certificados de qualidade do produto e os lacres de segurança. Tudo isso com integração ao ERP Datasul para geração da nota fiscal. + Ágil Compartilhamento, velocidade e facilidade na visualização de informações para as tomadas de decisão. É isso e muito mais que a aplicação PIMS ANALYTICS oferece. Com indicadores em visões de índices combinados para análise de eficiência, velocidade e produtividade, a ferramenta possibilita a modelagem personalizada das visões para que o gestor defina como deseja enxergar as informações do indicador, ou seja, em gráficos, curva, pizza, mapa, entre outros. Além disso, é possível criar indicadores personalizados que podem ser utilizados para tomadas de decisão, acompanhamento de processos, planejamento, análises, entre outras importantes ações. Outra facilidade da solução é o uso de mapas temáticos, que possibilitam analisar as variedades dos locais de produção de cana-de-açúcar, as recomendações agronômicas, as infestações de pragas, o mapa de produtividade, e ainda permitem a realização da importação de arquivos shapes com associação ao talhão para obter informações agrogeográficas e utilização de dispositivos móveis. Dessa forma, a solução PIMS Cana está Integrada ao ERP Datasul para auxiliar na gestão das empresas do subsegmento sucroenergético em geral, garantindo mais agilidade nos processos de cadastros, movimentação de estoque, geração de pagamentos e adiantamentos e emissão de documentos fiscais. Por fim, outro importante ponto do setor são as obrigações fiscais que, independentemente do porte ou segmento de atuação, fazem parte do dia a dia de qualquer empresa. Por isso, compreender o cenário tributário brasileiro se torna uma tarefa fundamental, mas extremamente complexa, que exige tempo, conhecimento e atualização constante. Para facilitar esses processos, a TOTVS oferece o TAF TOTVS Automação Fiscal, uma solução especialista no assunto que traz características de consolidação de dados e layouts, com o objetivo de suportar o processo tributário permeando as obrigações principais e acessórias por meio de demonstrações e apurações. Assim, a ferramenta conta com um repositório de informações fiscais capaz de consolidar dados e layouts para atender às exigências do sistema tributário brasileiro. Tudo para que as empresas do subsegmento sucroenergético possam se preocupar com o que realmente interessa: suas produções.

16 SUBSEGMENTOS 16 Produção de Cultivos O produtor brasileiro está inserido em uma agricultura tropical e, por isso, enfrenta grandes desafios na produção de múltiplos cultivos. Um deles é garantir abrangência, eficiência operacional e confiabilidade em fruticultura, silvicultura, café, algodão e grãos, cultivos pelos quais nosso país é mundialmente conhecido, sendo o segundo maior produtor global de grãos e concentrando 47% dessa produção em soja e 39% em milho. Para as demandas de gestão da cadeia produtiva de múltiplos cultivos, a TOTVS disponibiliza a solução nativa PIMS Multicultivo, que auxilia o produtor seja ele pequeno, médio ou grande na obtenção de qualidade e produtividade na produção de matéria-prima, administrando custos de produção a fim de garantir margens mais lucrativas, assegurar os níveis de conformidade em processos e produto, além de atender às exigências regulatórias. Um sistema conectado com as soluções de ERP, como o Protheus e o Datasul, integrando toda a gestão da produção e constituindo uma conexão rápida e segura.

17 SUBSEGMENTOS + Ágil Mobilidade, Painel de Indicadores e Multiempresas A TOTVS amplia a flexibilidade do agronegócio com uma extensão da mobilidade e rastreabilidade da informação, integrando o relacionamento entre as várias plantas de produção com total transparência e indicadores nativos e customizados que convergem em valor para que o produtor ganhe mais agilidade no dia a dia da operação. Inventário Florestal Beneficiamento Na silvicultura, algumas particularidades precisam ser levadas em conta. A solução Inventário Florestal atua nesse processo e busca o conhecimento da floresta para aperfeiçoar sua utilização, sendo executada periodicamente para gerar conhecimento qualitativo (quais são as espécies, condições de sanidade, entre outros aspectos existentes) e quantitativo (quantidade de árvores, de volume de madeira, entre outras) sobre o povoamento florestal, totalmente configuráveis para atender às necessidades e metodologias utilizadas pelo produtor. Além disso, a solução planejamento e controle de recursos e atividades aplicados no processo produtivo também compõe o portfólio da TOTVS destinado a essa finalidade. Já para o acolhimento da cadeia produtiva de Packing House (estabelecimento no qual a fruta/hortaliça é recebida e processada antes da distribuição para o mercado), a solução de Beneficiamento permite a gestão da transformação da matéria-prima originada no campo em produtos acabados a serem entregues no estoque. Uma ferramenta abrangente que permite, inclusive, a configuração da sequência operacional do beneficiamento, inserindo as informações que serão controladas e analisando, por meio dos indicadores gerenciais, seus rendimentos e resultados, além de garantir a rastreabilidade durante todo o processo. Tudo isso, trazendo benefícios diretos ao cliente, como a geração de informação para a gestão dos processos de beneficiamento, buscando a otimização na utilização dos recursos, apuração dos custos realizados e rápida rastreabilidade dos lotes de produção e da matéria-prima ao produto acabado. Orçamento, Custos de Produção As equipes do escritório e do campo podem visualizar os resultados de receitas e despesas da safra por talhão. Com a possibilidade de conexão ao ERP TOTVS, esse processo pode ser consolidado em um único relatório, proporcionando maior facilidade de análise do resultado do exercício por local de produção, por meio da solução de Custos nativa, atendendo às obrigações contábeis vigentes e gerando os custos das áreas administrativas e auxiliares, como mão de obra, equipamento e por processo interligado ao ERP TOTVS.

18 SUBSEGMENTOS 18 Gestão da Mão de Obra Rural Indo além, a tecnologia da TOTVS para o subsegmento busca não só agilizar, como também facilitar os processos do dia a dia do agronegócio. Prova disso é uma gestão que oferece diversos cadastros, apontamentos, processamentos e consultas que simplificam o controle da mão de obra rural. Processos como recebimento e armazenamento de informações apontadas dos trabalhadores no campo, cálculos dos ganhos nas atividades de capina, plantio, estria, entre outros, ficam mais fáceis, englobando, inclusive, DSR (Descanso Semanal Remunerado), feriados e atestados, disponibilização dos movimentos calculados para Folha de Pagamento ERP e para custo, além de consultas para conferência dos apontamentos e avaliação dos ganhos dos trabalhadores. O produtor ainda tem a possibilidade de efetuar os apontamentos de campo dos trabalhadores rurais em dispositivos móveis (tablets), eliminando o uso de planilhas em papel. Com a TOTVS, as empresas do subsegmento de Produção de Cultivos podem ficar tranquilas no que diz respeito à Gestão de Capital Humano, contando com soluções que controlam processos como folha de pagamento, ponto eletrônico, recrutamento e seleção de pessoal, gestão de treinamentos, administração de cargos e salários, avaliação e pesquisa de desempenho e medicina e segurança do trabalho. + Essencial Planejamento Agrícola Também fundamental para a produção de qualquer cultivo, o planejamento agrícola envolve a programação de como serão as ações decorrentes de uma safra ou safrinha. Para essa necessidade, a solução PIMS Multicultivo considera as estratégias do produtor sobre seu cultivo, permitindo a criação de um plano padrão de operações, o entendimento das receitas operacionais e mecânicas, além da indicação e visualização do preço médio de materiais e despesas. Tudo isso com a possibilidade de se fazer análises comparando unidades. No gerenciamento das Atividades Manuais, a equipe se conecta via solução web e conta com apontamentos mobile que são sincronizados pelo sistema de gestão PIMS Multicultivo. Assim, Máquina e Veículo são facilmente administrados pelo sistema, o qual recebe apontamentos, via solução mobile, indicando fazenda, km inicial ou km final, que resultam em relatórios explicativos sobre seus rendimentos. Além disso, com um Painel de Indicadores totalmente intuitivo e rico em detalhes, é possível analisar rendimento do preparo de solo por mês e, ainda, visualizar por média, orçado ou já realizado. Ainda no campo, a equipe técnica se conecta e envia informações de insumos e sementes para registrar o Plantio e o Tratamento de Sementes, gerando relatórios de planejado versus realizado no sistema, ou mesmo de rendimentos, como controle de dosagem por fazenda e talhão, o que facilita a gestão dos técnicos no campo. Já para prestações de serviços terceirizados, a apuração e realização da Medição da Prestação de Serviços é feita nas soluções TOTVS, gerando balanços de faturamento, conta corrente, origem sintética e origem analítica. Preparo, Plantio e Manejo A partir do planejamento de operações realizado, é possível acompanhar a execução das tarefas agrícolas por meio das Ordens de Serviço de Campo, coletando informações para análise gerencial focada na racionalização de insumos, equipamentos e mão de obra. Essa ordem permite ter rastreabilidade, governança e garantia da qualidade da informação, com informações rápidas e de fácil utilização, validação intuitiva de aprovação, bloqueio de informação fora das especificações e apontamento de produção via solução Mobile. Informações que se conectam rapidamente do campo ao escritório.

19 SUBSEGMENTOS Pragas e doenças também são grandes desafios no dia a dia do produtor. Por isso, é vital para a saúde da cadeia do agronegócio que as equipes no campo trabalhem de forma organizada e eficiente. No controle dessa necessidade está o Manejo Integrado de Pragas e Doenças, uma solução que apoia a gestão controlando as fitossanidades em limites de infestação, insumos recomendados ou por fases e via Mobile, possibilitando a realização de todos os apontamentos no campo e o registro de imagens e sons com o acompanhamento simultâneo no escritório de toda a evolução fitossanitária, comparando-a em evolução de soja ou de citros. Por extensão de mapas, cria-se um painel com visões estratificadas em representações com recomendações, como a necessidade de correção e manutenção da fertilidade do solo, por exemplo, facilitando e orientando os técnicos. Colheita Com um bom planejamento e operações eficientemente realizadas no campo, chega o momento da Colheita. Para conduzi-la, as máquinas e PIMS Multicultivo entram em ação, administrando a gestão simultânea entre campo e escritório. Indo além, a solução permite o acompanhamento da estimativa de produção, características da colheita e, enquanto pesa a matéria-prima colhida, registra as informações, acompanhando a produção por variedade, matéria-prima por equipe, além de comparar a colheita por fazenda e talhão. Assim, com poucos cliques é possível ter as informações consolidadas em Painéis de Indicadores com informações ricas, oferecendo aos técnicos da fazenda a oportunidade de consolidar as análises operacionais de equipamento e de operações, com um demonstrativo de resultados.

20 SUBSEGMENTOS 20 Beneficiamento Transformar produtos primários em industrializados de maior valor. Essa é a principal atividade do mercado de Beneficiamento. E para ter sucesso nesse setor, é essencial garantir um bom armazenamento para que o commodity chegue à indústria, ou seja, secar, beneficiar e armazenar. Nesse cenário, tecnologia 100% aderente à operação do subsegmento pode ser uma grande aliada ao produtor, cooperativa ou cerealista, independentemente de faturamento ou porte. Isso porque facilita o dia a dia no sentido de assegurar transparência ao agronegócio, gerenciando as unidades de beneficiamento e originação de grãos, sementes e algodão. + Ágil Os módulos de Originação e Beneficiamento de Sementes e Algodão das soluções TOTVS são exemplos disso. Juntos, eles agilizam os processos produtivos por meio de integração ao BackOffice TOTVS Protheus e também possuem disponibilidade para a Originação de Grãos suportada pelo ERP Datasul. Painel de Indicadores Em uma realidade na qual produtividade é tudo, entender, analisar e acompanhar a performance são pontos cruciais ao agronegócio, incluindo as unidades de beneficiamento, cooperativas, armazéns e cerealistas. Com isso, ter informações de forma dinâmica e intuitiva se torna essencial, principalmente para dar continuidade ao todo. Com a solução TOTVS Smart Analytics tudo isso é possível, pois, em segundos, pode-se

21 SUBSEGMENTOS sincronizar todo o ERP TOTVS, com informações instantâneas e distribuídas em gráficos e mapas, em prol de uma visualização mais simples e completa. de serviço e administrando o processo de venda por meio da cobrança, estorno, margem e cotação. Beneficiamento de Algodão + Essencial Originação de Grãos Como um dos principais fornecedores de commodities do mundo, o Brasil precisa superar diversos desafios em sua operação internacional, entre eles, a barreira para a entrada em novos mercados. Além da briga de preços, é fundamental que os produtores brasileiros atendam às rígidas normas internacionais de produção que variam de acordo com o país ou continente comprador, considerando o rastreamento e a garantia de atendimento, que acontece por meio da Originação de Grãos, ou seja, pelo controle e documentação de todas as etapas do produto, desde seu plantio até a negociação. Nesse contexto, a solução Originação de Grãos é uma excelente aliada. Uma ferramenta para o controle de todas as fases da comercialização de grãos, utilização de insumos e fertilizantes, além de fornecimento de informações consolidadas e acessíveis, com respostas para atender a consumidores mundiais. Tudo isso com o objetivo de estabelecer qualidade da matéria-prima, fidelizar produtores com financiamento de safra por intermédio de adiantamento de valor e produto e, ainda, transferir dívidas de uma safra para outra. Indo além, com a finalidade de aumentar a aderência às necessidades de negócios de cooperativas e produtores, a solução atende desde o mercado de commodities suprindo a demanda de grandes traders (operações com alto valor agregado), com simulação de negociações até os distribuidores dos pequenos e médios produtores (cerealistas), com precisão e flexibilidade na determinação de preços. Todo o processo de Originação de Grãos é integrado ao ERP Datasul e também à linha Protheus, este, suportando Gestão de Serviço de Armazenagem, Compra e Venda de grãos com o benefício de conectar toda a produção: desde a entrada dos grãos, pesagem e análise, com descarga em silos para secagem e armazenagem permitindo a distribuição, até a saída para entrega em terceiros ou indústria. Entre outras funcionalidades, a ferramenta gerencia o processo de compra dos grãos, efetuando o recebimento de matériaprima, pagamento e análise técnica, além de rastreabilidade da carga e formação de lote, possibilita o cadastro de exames e emissão de laudo e gera contrato de armazenamento, calculando quebra técnica, efetuando a cobrança da prestação Trabalhando em conjunto, as máquinas agrícolas e o ERP TOTVS Linha Protheus fazem, respectivamente, a captura do algodão no campo que chega em fardões para o beneficiamento e a Gestão dos Fardões que estão em campo, recebidos e beneficiados. Nesse processo, a equipe tem a possibilidade de realizar o fechamento da carga relacionando um ou vários módulos, além de fazer um preciso controle de saldos do produto em estoque, administrar os percentuais de separação dos subprodutos no desmanche do fardão e integrar a pesagem automática ou manual do caminhão com a balança rodoviária. A equipe de Produção pode contar com as soluções TOTVS para realizar atualizações do rendimento do módulo (fardão) a cada fardo (fardinho) beneficiado e dos saldos em estoque dos produtos originados por meio de beneficiamento. As ferramentas também trazem um sistema totalmente integrado para a identificação dos fardos beneficiados (Sistema ABRAPA de Identificação) e conecta o time de produção à integração automática ou manual com a balança responsável pela pesagem dos fardos. Já para garantir Qualidade, é possível realizar uma análise visual (controle da mala de amostras dos fardos) ou por HVI: uma medição para altos volumes que quantifica, com precisão e rapidez, as propriedades físicas do algodão como comprimento, resistência, alongamento, cor e conteúdo de impurezas da fibra. Na sequência, a equipe técnica pode fazer uma gestão por agrupamento dos fardos de um mesmo produtor e fazendas diferentes, além de realizar a leitura de etiqueta de código de barras no lançamento da classificação visual. Por fim, a equipe de vendas responsável pela Comercialização executa os contratos de venda, programação de embarque, reservas, instrução de embarque e romaneio de saída e/ou

22 SUBSEGMENTOS 22 expedição, tudo direto do software a fim de garantir maior rastreabilidade de todo o beneficiamento. Beneficiamento de Sementes Em outro ponto importante para o beneficiamento de sementes, as equipes técnicas devem garantir a Qualificação da matéria-prima recebida. Para isso, executam análises, como a classificação das sementes recebidas e as análises fisioquímicas nas sementes beneficiadas, gerando amostras representativas de cada lote. No que diz respeito ao processo de Descarregamento, as soluções TOTVS classificam o produto a partir das informações contratuais e análises preliminares, permitindo que o descarregamento possa ser feito diretamente em uma moega que vai para o Silo, ou diretamente para o beneficiamento. Manter segurança e rastreabilidade da movimentação de produto, garantindo sementes com qualidade e processo de documentação eficiente, é fundamental para o sucesso do beneficiamento de sementes comerciais de grãos e cereais. Para essa necessidade, o ERP Protheus traz, nativamente, a ferramenta de gestão dos Contratos de compras e matériaprima junto aos produtores rurais, que possibilita à equipe técnica e especialista da unidade de beneficiamento executar os contratos de matéria-prima, planejar as entregas e realizar a liberação dos pagamentos financeiros, tudo de maneira mais simples. Depois disso, os técnicos precisam executar uma pré-limpeza com o objetivo de retirar impurezas antes das fases de secagem e limpeza. Paralelamente, as sementes oferecem Preparo antes de passar para as demais operações, como a Secagem, visando atingir níveis seguros de umidade para o seu armazenamento. Todos esses processos podem ser geridos na solução ERP Protheus, que auxilia a equipe técnica na configuração em seleção por forma, classificação por tamanho, separação por densidade, cor, tratamento químico e Ensacamento, armazenando a produção conforme a regulamentação vigente e registrando o lote final. Tudo com muita flexibilidade, especialização e essencialidade para atender às necessidades mais importantes de mercado e legislação.

23 SUBSEGMENTOS Cases de Sucesso Case de sucesso Brasnica A Brasnica é pioneira no plantio de banana prata no Brasil e hoje possui 20 propriedades e colaboradores diretos. Veja como a TOTVS auxiliou a empresa a integrar todos os processos de forma rápida e confiável. Assista em: Case de sucesso Grupo Maringá O Grupo Maringá utiliza TOTVS para apoiar o intenso processo de gestão do agronegócio, tendo apoio do software para controle desde o plantio até a colheita, inclusive com o advento da mobilidade. Assista em:

24 ANOTAÇÕES 24 Anotações

25 ANOTAÇÕES

26

27

28

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

PROVEDORES DE SERVIÇOS

PROVEDORES DE SERVIÇOS Segmento SERVIÇOS PROVEDORES DE SERVIÇOS As soluções de software de gestão para o segmento de serviços da TOTVS estão sempre à disposição das empresas especializadas em mão de obra e serviços profissionais.

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

Para que o trabalho no canteiro de obras flua, a conexão com a área de suprimentos é fundamental. Veja como é possível fazer gestão de suprimentos

Para que o trabalho no canteiro de obras flua, a conexão com a área de suprimentos é fundamental. Veja como é possível fazer gestão de suprimentos Para que o trabalho no canteiro de obras flua, a conexão com a área de suprimentos é fundamental. Veja como é possível fazer gestão de suprimentos estratégica e conectada ao canteiro na construção civil.

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

WMS e TMS. A integração entre os sistemas de gerenciamento de armazéns e transportes é fundamental para a otimização dos fluxos de trabalho

WMS e TMS. A integração entre os sistemas de gerenciamento de armazéns e transportes é fundamental para a otimização dos fluxos de trabalho WMS e TMS A integração entre os sistemas de gerenciamento de armazéns e transportes é fundamental para a otimização dos fluxos de trabalho O que um jogador de futebol e uma bailarina profissional têm em

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

OPERADORES LOGÍSTICOS

OPERADORES LOGÍSTICOS Segmento DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA OPERADORES LOGÍSTICOS As soluções de software de gestão para o segmento de distribuição e logística da TOTVS são especialistas no subsegmento de operadores logísticos.

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

1) DESCRIÇAÕ DO NEGÓCIO

1) DESCRIÇAÕ DO NEGÓCIO A Agrologis hoje opera através do consórcio entre as empresas Daiken Automação e JR Consult (Consultoria, treinamento e desenvolvimento de software logísticos para o setor agrícola). Daiken Automação Possui

Leia mais

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for Storage Management CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 Simplifique e otimize suas tarefas de gerenciamento de armazenamento, aumente a produtividade

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

5 EDI - As montadores e suas distribuidoras

5 EDI - As montadores e suas distribuidoras 77 5 EDI - As montadores e suas distribuidoras No mundo, o setor automobilístico passa por uma forte transformação decorrente do processo de globalização associado à revolução tecnológica, que vem alterando

Leia mais

VIAGENS E TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

VIAGENS E TRANSPORTE DE PASSAGEIROS Segmento SERVIÇOS VIAGENS E TRANSPORTE DE PASSAGEIROS Para o mercado de viagens, as soluções de software de gestão para o segmento de serviços da TOTVS levam inovação e gestão de qualidade. Uma suite de

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Rogério Carlos Tavares 1, José Luis Gomes da Silva² 1 Universidade de

Leia mais

INCORPORADORAS. Assim, você garante eficiência nos processos e constrói uma gestão cada vez mais produtiva e rentável para a sua empresa.

INCORPORADORAS. Assim, você garante eficiência nos processos e constrói uma gestão cada vez mais produtiva e rentável para a sua empresa. Segmento CONSTRUÇÃO E PROJETOS INCORPORADORAS As soluções de software de gestão para o segmento de construção e projetos da TOTVS maximizam as oportunidades de venda e o aumento da rentabilidade da sua

Leia mais

TOTVS Manutenção de Ativos powered by NG

TOTVS Manutenção de Ativos powered by NG TOTVS Manutenção de Ativos powered by NG Gestão da engenharia de manutenção Otimização no uso de equipamentos Gestão de custos e mão de obra Aumente a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos

Leia mais

Segmento MANUFATURA TÊXTIL E VESTUÁRIO

Segmento MANUFATURA TÊXTIL E VESTUÁRIO Segmento MANUFATURA TÊXTIL E VESTUÁRIO No mercado têxtil e de vestuário, alta competitividade, sazonalidade e novas tecnologias de indústrias como a calçadista, de esportes e a própria moda são grandes

Leia mais

EXTRATIVISTA E BENEFICIAMENTO

EXTRATIVISTA E BENEFICIAMENTO Segmento MANUFATURA EXTRATIVISTA E BENEFICIAMENTO As soluções de software de gestão para o segmento de manufatura da TOTVS são especialistas na extração de resultados para o seu subsegmento. Um conjunto

Leia mais

Soluções avançadas para cana

Soluções avançadas para cana Soluções avançadas para cana Sistema de mecanização de cana-de-açúcar Case IH AFS SOLUÇÕES COMPLETAS CASE IH PARA CANA-DE-AÇÚCAR. TRATOS CULTURAIS Com o objetivo de sempre oferecer soluções agrícolas eficientes,

Leia mais

PROJETOS E SERVIÇOS ESPECIAIS

PROJETOS E SERVIÇOS ESPECIAIS Segmento CONSTRUÇÃO E PROJETOS PROJETOS E SERVIÇOS ESPECIAIS Em grandes projetos e serviços especiais, especialização e alta performance, aliadas a uma precisa análise de viabilidade são requisitos fundamentais.

Leia mais

Backsite Serviços On-line

Backsite Serviços On-line Apresentação Quem Somos O Backsite Com mais de 15 anos de mercado, o Backsite Serviços On-line vem desenvolvendo soluções inteligentes que acompanham o avanço das tecnologias e do mundo. Com o passar do

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP Índice 1. As quatro fases do PCP...3 1.1. Projeto de produção... 3 1.2. Coleta de informações... 5 1.3. Relação despesas/vendas...

Leia mais

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal PrimeGlobal PGBR Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos Somos uma empresa de auditoria, consultoria e impostos, criada á partir da junção de importantes empresas nacionais,

Leia mais

CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS

CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS Segmento VAREJO CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS No subsegmento de concessionárias de veículos, contar com as soluções de software de gestão para o segmento de varejo da TOTVS é o melhor negócio. São diversas

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

Introdução... 3 1 Comunidade Gestão de Frotas... 4 1.1 Fornecedor... 4 1.2 Plano de Manutenção... 7 1.3 Layout Importação... 11 1.4 Console...

Introdução... 3 1 Comunidade Gestão de Frotas... 4 1.1 Fornecedor... 4 1.2 Plano de Manutenção... 7 1.3 Layout Importação... 11 1.4 Console... Manual Referência Introdução... 3 1 Comunidade Gestão de Frotas... 4 1.1 Fornecedor... 4 1.2 Plano de Manutenção... 7 1.3 Layout Importação... 11 1.4 Console... 14 1.4.1 Marca... 14 1.4.2 Modelo... 16

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

www.softtecnologia.com.br smarterp Tecnologia e Gestão Empresarial

www.softtecnologia.com.br smarterp Tecnologia e Gestão Empresarial www.softtecnologia.com.br smarterp Tecnologia e Gestão Empresarial O MERCADO NOSSA METODOLOGIA DE TRABALHO GRANDES VENDORS CONTRATOS CORPORATIVOS ALTO CUSTO DE IMPLANTAÇÃO E CONSULTORIA POUCA CUSTOMIZAÇÃO

Leia mais

Sistemas de Informação Gerencial

Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Informação Gerencial Ao longo da historia da administração ocorreram muitas fases. Sendo que, seus princípios sempre foram semelhantes, mudando apenas o enfoque conforme a visão do pesquisador.

Leia mais

Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente

Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente Engajamento com o Cliente Gerenciamento de Ciclo de Vida do Cliente Informativo Torne cada interação relevante e envolvente Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente Gerenciamento do ciclo de vida

Leia mais

Especificação Técnica Sistema ABS TEM+

Especificação Técnica Sistema ABS TEM+ Especificação Técnica Sistema ABS TEM+ A solução ABS TEM+ desenvolvida pela Vergence é baseada no conceito de TEM (Telecom Expenses Management), o qual visa a aplicação de melhoras em relação à tecnologia,

Leia mais

Soluções via.net para otimização de processos paramétricos com Autodesk Inventor.

Soluções via.net para otimização de processos paramétricos com Autodesk Inventor. Soluções via.net para otimização de processos paramétricos com Autodesk Inventor. Michel Brites dos Santos MAPData A parametrização quando possível já é uma forma de otimizar o processo de criação na engenharia.

Leia mais

Módulos QM de sistemas ERP ou MES X Sistemas LIMS?

Módulos QM de sistemas ERP ou MES X Sistemas LIMS? Módulos QM de sistemas ERP ou MES X Sistemas LIMS? Georgio Raphaelli Labsoft Tecnologia E-mail: georgior@gmail.com Resumo: Diferenças conceituais e práticas entre os módulos de controle e gestão da qualidade

Leia mais

Manual do. Almoxarifado

Manual do. Almoxarifado Manual do Almoxarifado Parnaíba 2013 APRESENTAÇÃO O Almoxarifado é o local destinado à guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, adequado à sua natureza, a fim de suprir as necessidades

Leia mais

Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos

Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos Série de ebooks sobre desenvolvimento em paralelo ágil: Capítulo 2 Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos Novas pressões, mais restrições

Leia mais

CAPABILITY MATURITY MODEL FOR SOFTWARE. Eduardo Mayer Fagundes e-mail: eduardo@efagundes.com

CAPABILITY MATURITY MODEL FOR SOFTWARE. Eduardo Mayer Fagundes e-mail: eduardo@efagundes.com CAPABILITY MATURITY MODEL FOR SOFTWARE Eduardo Mayer Fagundes e-mail: eduardo@efagundes.com 1. Introdução Após décadas de incontáveis promessas sobre como aumentar à produtividade e qualidade de software,

Leia mais

Lex Garcia Advogados http://lexlab.esy.es. Dr. Alex Garcia Silveira OABSP 285373

Lex Garcia Advogados http://lexlab.esy.es. Dr. Alex Garcia Silveira OABSP 285373 Alex Garcia Silveira Cartilha: Direito do Comercio Internacional São Paulo Junho de 2015 SUMÁRIO RESUMO... 5 ABSTRACT... 5 PARTES E AUXILIARES DO COMÉRCIO... 6 EXPORTADOR E IMPORTADOR... 6 SELEÇÃO DE MERCADO...

Leia mais

EXTRATO DA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

EXTRATO DA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS 1 OBJETIVO Fornecer as diretrizes para a Gestão de Riscos da Fibria, assim como conceituar, detalhar e documentar as atividades a ela relacionadas. 2 ABRANGÊNCIA Abrange todas as áreas da Fibria que, direta

Leia mais

LOJAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

LOJAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO Segmento VAREJO LOJAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO As soluções de software de gestão para o segmento de varejo da TOTVS são especialistas na construção de resultados para o subsegmento de materiais de construção.

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

TOTVS COLABORAÇÃO 2.0 FISCAL powered by NeoGrid

TOTVS COLABORAÇÃO 2.0 FISCAL powered by NeoGrid TOTVS COLABORAÇÃO 2.0 FISCAL powered by NeoGrid Recebimento de NF-e e CT-e Emissão de NF-e, CT-e, MDF-e e NFS-e Integração nativa com o seu ERP Exija a solução que é o melhor investimento para a gestão

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Aula N : 15 Tema:

Leia mais

Gerencie adequadamente os custos da sua frota

Gerencie adequadamente os custos da sua frota Gerencie adequadamente os custos da sua frota O que é gestão de Frota? De acordo com definição encontrada no livro Gerenciamento de Transporte e Frota, o termo gestão de frota representa a atividade de

Leia mais

Point of View. Simplificando a interação com o Governo Gestão Fiscal & esocial

Point of View. Simplificando a interação com o Governo Gestão Fiscal & esocial Point of View Simplificando a interação com o Governo Gestão Fiscal & esocial C o n t e ú d o Sumário Executivo 4 Cenário Atual 5 Nosso entendimento 6 A Solução SAP 8 Benefícios para o negócio 16 Por

Leia mais

PORTFÓLIO PARA CURSOS PENSA IN HOUSE

PORTFÓLIO PARA CURSOS PENSA IN HOUSE PORTFÓLIO PARA CURSOS PENSA IN HOUSE O PENSA, Centro de Conhecimento em Agronegócios é uma organização que integra os Departamentos de Economia e Administração da FEA-USP, São Paulo e Ribeirão Preto. Foi

Leia mais

Linhas de Financiamento

Linhas de Financiamento A história do cooperativismo no País está relacionada ao crescimento da agricultura brasileira. E o Banco do Brasil, como principal responsável pelo impulso do nosso agronegócio, é também o banco do cooperativismo.

Leia mais

Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One

Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One Geral Executiva Nome da Fina Flor Cosméticos Indústria Cosméticos Produtos e Serviços Desenvolve, fabrica

Leia mais

Processos Administrativos de Compras

Processos Administrativos de Compras Processos Administrativos de Compras INTRODUÇÃO A função compras é um segmento essencial do Departamento de Materiais e Suprimentos, que tem pôr finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços

Leia mais

O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional.

O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional. 1 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL 1.1 Introdução O Banco Central do Brasil em 29/06/2006 editou a Resolução 3380, com vista a implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional.

Leia mais

A influência da Tecnologia da Informação e Telecomunicação na Contabilidade - A Era do Contador Digital

A influência da Tecnologia da Informação e Telecomunicação na Contabilidade - A Era do Contador Digital A influência da Tecnologia da Informação e Telecomunicação na Contabilidade - A Era do Contador Digital Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes Brayan Christian B. de Oliveira Abril 2012 Introdução

Leia mais

ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL

ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL Anexo VI -fls.1/7 ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL Serão apresentados a seguir os conceitos, requisitos e especificações básicas do Sistema de Monitoramento e Controle

Leia mais

ENGENHARIA E DESIGN. Assim, sua empresa garante processos integrados e estrutura sólida para ser ainda mais competitiva no mercado.

ENGENHARIA E DESIGN. Assim, sua empresa garante processos integrados e estrutura sólida para ser ainda mais competitiva no mercado. Segmento CONSTRUÇÃO E PROJETOS ENGENHARIA E DESIGN As soluções de software de gestão para o segmento de construção e projetos da TOTVS são especialistas na construção de resultados para a sua empresa de

Leia mais

PRODUTOS DO COMPONENTE 3. 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado

PRODUTOS DO COMPONENTE 3. 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado PRODUTOS DO COMPONENTE 3 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado A estruturação do atual modelo de gestão, caracterizou-se pela necessidade de alinhar permanentemente os órgãos

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0

CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for Security and Compliance CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0 Simplifique e otimize suas tarefas de gerenciamento de segurança

Leia mais

CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL

CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL Data: 10/12/1998 Maurício Lima INTRODUÇÃO Um dos principais desafios da logística moderna é conseguir gerenciar a relação entre custo e nível de serviço (trade-off).

Leia mais

MÍDIA. Tudo para que a sua empresa seja ainda mais assertiva e competitiva no seu mercado de atuação.

MÍDIA. Tudo para que a sua empresa seja ainda mais assertiva e competitiva no seu mercado de atuação. Segmento SERVIÇOS MÍDIA Aumentar a capacidade de equalização do fluxo de informações e respostas dentro das empresas de mídia é um grande desafio deste subsegmento. Pensando nisso, a TOTVS oferece soluções

Leia mais

Válvulas de Controle-"Case"- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2

Válvulas de Controle-Case- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 Válvulas de Controle-"Case"- Copesul Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 RESUMO Visando rever conceitos, procedimentos, estratégias e tecnologias voltadas para a manutenção de válvulas, partimos

Leia mais

Data: ABN. Cafés especiais do Brasil consolidam novos mercados

Data: ABN. Cafés especiais do Brasil consolidam novos mercados Veículo: Assunto: Data: ABN 28/09/2012 Cafés especiais do Brasil consolidam novos mercados http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=71860 Que o Brasil há muitos anos produz cafés de qualidade excepcional

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013-2017 COOPERATIVISMO: QUEM MOVIMENTA SÃO AS PESSOAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013-2017 COOPERATIVISMO: QUEM MOVIMENTA SÃO AS PESSOAS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013-2017 COOPERATIVISMO: QUEM MOVIMENTA SÃO AS PESSOAS MENSAGEM DO PRESIDENTE O cooperativismo vive seu momento de maior evidência. O Ano Internacional das Cooperativas, instituído

Leia mais

Vantagens de um Sistema LIMS em seu Laboratório

Vantagens de um Sistema LIMS em seu Laboratório Vantagens de um Sistema LIMS em seu Laboratório Mas o que é LIMS Laboratory Information Management System é um software dedicado para automação e gestão de laboratórios de controle de qualidade modernos,

Leia mais

Contador 2.0 CONTADOR 2.0: MODELOS DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS DE ALTO VALOR. Imagens: depositphotos.com. Roberto Dias Duarte

Contador 2.0 CONTADOR 2.0: MODELOS DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS DE ALTO VALOR. Imagens: depositphotos.com. Roberto Dias Duarte Contador 2.0 CONTADOR 2.0: MODELOS DE NEGÓCIOS CONTÁBEIS DE ALTO VALOR Imagens: depositphotos.com www.robertodiasduarte.com.br facebook.com/imposticida contato@robertodiasduarte.com.br Nossa "prosa" SPED

Leia mais

Análise SWOT seguindo a metodologia do BMG

Análise SWOT seguindo a metodologia do BMG Análise SWOT seguindo a metodologia do BMG Análise SWOT (abreviatura das palavras em inglês Strong, Weakness, Opportunities e Threats) é uma análise ambiental que consiste em levantar pontos internos e

Leia mais

VISÃO Ser a melhor empresa danossa região em gestão e consultoria em telecomunicações.

VISÃO Ser a melhor empresa danossa região em gestão e consultoria em telecomunicações. kkk A EMPRESA A Ayusso Telecom - Consultoria em Telefonia Corporativa oferece ao mercado um avançado sistema voltado à Gestão contínua de telefonia fixa, móvel e dados. Com experiência a mais de 10 anos

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

SIMULADO TURMA 1414 TUTORA TACIANE DISCIPLINA: LOGÍSTICA

SIMULADO TURMA 1414 TUTORA TACIANE DISCIPLINA: LOGÍSTICA SIMULADO TURMA 1414 TUTORA TACIANE DISCIPLINA: LOGÍSTICA 1) ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE A UMA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO. A) Recebimento de matérias-primas. B) Alimentação de sistemas produtivos.

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Apresenta. SofStore o mais novo aliado no gerenciamento do seu negócio

Apresenta. SofStore o mais novo aliado no gerenciamento do seu negócio Apresenta SofStore o mais novo aliado no gerenciamento do seu negócio SofStore Um Novo Sistema Para Sua Empresa SofStore Apresentação Experiência no Varejo A ID Brasil Sistemas atua no segmento de varejo

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICO-ALVO: Os Cursos Técnicos são destinados a todos que estão cursando o 2º ano ou já completaram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou buscar uma melhor

Leia mais

Soluções robóticas da Intelligrated

Soluções robóticas da Intelligrated Soluções robóticas Soluções robóticas da Intelligrated Setores atendidos: Alimentos A Intelligrated é uma integradora de robótica certificada com mais de 20 anos de experiência no fornecimento de soluções

Leia mais

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos

Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos Março de 2010 UM NOVO PARADIGMA PARA AS AUDITORIAS INTERNAS Por que sua organização deve implementar a ABR - Auditoria Baseada em Riscos por Francesco De Cicco 1 O foco do trabalho dos auditores internos

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS Versão : 31 de dezembro de 2008 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO...3 2. ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL...3

Leia mais

RELATÓRIOS GERENCIAIS

RELATÓRIOS GERENCIAIS RELATÓRIOS GERENCIAIS Neste treinamento vamos abordar o funcionamento dos seguintes relatórios gerenciais do SisMoura: Curva ABC Fluxo de Caixa Semanal Análise de Lucratividade Análise Financeira o Ponto

Leia mais

Você atingiu o estágio: Recomendações. NOME: MUNICIPIO: Ipiranga Data de preenchimento do guia: 2012-02-14 Data de devolução do relatório:

Você atingiu o estágio: Recomendações. NOME: MUNICIPIO: Ipiranga Data de preenchimento do guia: 2012-02-14 Data de devolução do relatório: Guia de sustentabilidade na produção de soja na Agricultura Familiar Relatório individual NOME: Prezado senhor (a), Em primeiro lugar, no nome dacoopafi, da Gebana e da Fundação Solidaridad,gostaríamos

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO CADASTRO

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO CADASTRO 1 MANUAL DE PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO CADASTRO Atualizado em 07-abr-2014 Este documento refere-se às instruções de preenchimento do cadastro de usinas para o levantamento de custos de produção de cana-de-açúcar,

Leia mais

SUPERMERCADOS. Tudo para que a gestão do seu negócio seja ainda mais completa e eficiente.

SUPERMERCADOS. Tudo para que a gestão do seu negócio seja ainda mais completa e eficiente. Segmento VAREJO SUPERMERCADOS As soluções de software de gestão para o segmento de varejo da TOTVS são itens indispensáveis para a lista de compras da sua empresa. Uma suite completa de funcionalidades

Leia mais

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Custos e Orçamentos Turma 01 10 de outubro de 2012 A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

SOLUÇÕES DA SAP PARA ENGAJAMENTO DO CLIENTE REPRESENTAM MAIS QUE UM SIMPLES CRM

SOLUÇÕES DA SAP PARA ENGAJAMENTO DO CLIENTE REPRESENTAM MAIS QUE UM SIMPLES CRM SOLUÇÕES DA PARA ENGAJAMENTO DO CLIENTE REPRESENTAM MAIS QUE UM SIMPLES CRM As soluções da para Engajamento do Cliente representam mais do que um simples CRM. Ao integrar completamente marketing, comércio,

Leia mais

SEGMENTO DE ATACADO E DISTRIBUIÇÃO_

SEGMENTO DE ATACADO E DISTRIBUIÇÃO_ SEGMENTO DE ATACADO E DISTRIBUIÇÃO_ APRESENTAÇÃO DE SOFTWARE Solução exclusiva GESTÃO INTEGRADA_ Gerenciar os aspectos administrativos e operacionais da cadeia de distribuição e armazenamento com o Open

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva da solução SAP SAP Technology SAP Afaria Objetivos Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Unidade III MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Daniel Arthur Gennari Junior Sobre esta aula Ciclo de Vida de Sistemas Engenharia de Software Aplicações de Software Diagramação de Software Ciclo

Leia mais

A gente trabalha para você crescer

A gente trabalha para você crescer A gente trabalha para você crescer Índice 3 Sobre a Serasa Experian 5 Visão e Missão Serasa Experian 7 Presença global 7 Agências Serasa Experian no Brasil 9 Unidades de Negócios 11 Soluções para os desafios

Leia mais

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Tipos de GED: Document imaging Document management Document Imaging / Document Management O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Mundo analógico Criação Revisão Processamento Arquivo Mundo digital

Leia mais

Correio Pneumático em hospitais

Correio Pneumático em hospitais Tecnologia e tradição na produção de equipamento de Correio Pneumático! Correio Pneumático em hospitais A escolha certa na redução de custo e aumento da capacidade hospitalar A MBS Pneumático é uma empresa

Leia mais

HOSPITAIS. Assim, seu hospital garante uma gestão saudável, com performance clínica, resultados e compliance.

HOSPITAIS. Assim, seu hospital garante uma gestão saudável, com performance clínica, resultados e compliance. Segmento SAÚDE HOSPITAIS As soluções de software de gestão para o segmento de saúde da TOTVS cuidam dos processos mais importantes do seu hospital. Um conjunto completo de funcionalidades baseadas nas

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

Gerenciamento de custos do projeto

Gerenciamento de custos do projeto PMBOK Visão Geral O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia do Conjunto de Conhecimentos em de Projetos, o qual inclui práticas comprovadas que são amplamente aplicadas na gestão de s, além

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

Guia passo a passo. Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC

Guia passo a passo. Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC Guia passo a passo Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC INTRODUÇÃO AO FSC O que é o FSC? O FSC é uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos criada para promover

Leia mais

ATACADISTAS E DISTRIBUIDORES

ATACADISTAS E DISTRIBUIDORES Segmento DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA ATACADISTAS E DISTRIBUIDORES No subsegmento de atacadistas e distribuidores, comprar e vender com a melhor margem e rentabilidade é fundamental. Por isso, a TOTVS oferece

Leia mais