Dia 4 de Novembro. Objetivos:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dia 4 de Novembro. Objetivos:"

Transcrição

1 Dia 4 de Novembro Professor: Adeilton Fernandes Conceitos e Técnicas da Engenharia Aplicados a Automobilística Proporcionar ao aluno conceitos sobre a engenharia automobilística e discussões de como a indústria automobilística influenciou a área da mecânica e de gestão dos processos produtivos. Manutenção Mecânica/Elétrica/Geometria/Eletrônica Embarcada/Combustíveis alternativos de propulsão/sustentabilidade Ambiental Professor: Andrea de Batista Mariano Responsabilidade Técnica e Ética Profissional O mini-curso objetiva apresentar conceitos importantes sobre legislação profissional, Responsabilidade Técnica e Ética Profissional. Conceitos fundamentais. Atos normativos: diferença e abrangência de leis, decretos, resoluções, portarias etc. CFQ e CRQ s: objetivo e competência legal. Legislação aplicável legislação profissional. Responsabilidade Técnica conceituação e abrangência. Indicação de Responsável Técnico (RT) perante o CRQ-IV. Deveres do RT. Implicações da função. Código de ética profissional. Professor: Claudemir Rogerio Prando Solid Edge STx - Visão Geral O objetivo do mini-curso é demonstrar uma visão geral de um sistema CAD atual e seus principais módulo, utizando-se para isso o software Solid Edge STx. Modelamento de sólido com abordagem tradicional (Ordered). Modelamento de sólido livre do histórico de construção (Synchronous). Modelamento de componentes a serem fabricados com chapas metálicas. Montagem do projeto. Análise cinemática. Animação. Professor: Michael Machado Simulação - Flexibilização e Customização com o FlexSim Apresentar as principais funcionalidades da plataforma de simulação FlexSim e alguns Cases de sucesso da sua aplicação. Simulação: conceitos, definição e características Simulação: vantagens e benefícios FlexSim: principais funcionalidades Cases de sucesso da aplicação do FlexSim Professor: MSc. Wilson Barbosa Neto Introdução à Modelagem Paramétrica Introduzir os conceitos de Modelagem Paramétrica, apresentando ferramentas de desenvolvimento. Apresentação do software de modelagem 3D Rhinoceros e plug-in de programação paramétrica Grasshopper. Desenvolvimento de exercícios de aplicação de conceitos de parametrização para iniciantes.

2 Professor: RENATA PEREIRA LIMBERGER ANALISES TOXICOLOGICAS: matrizes biológicas, metodologias e validação analítica - parte I Apresentação das principais matrizes biológicas empregadas nas análises toxicológicas, considerando suas vantagens, desvantagens e exemplos de aplicação, principais metodologias de triagem e de análise confirmatória e guias de validação aplicadas as análises toxicologicas. Introdução as analises toxicologicas; principais matrizes biologicas empregadas nas analises toxicologicas; metodos de triagem e de analises confirmatórias, exemplos de aplicações e diretrizes para validação de métodos analíticos Professor: Robson Gomes de Oliveira Tecnologia para a produção de papel e tendências para esta área Como que organizei minha vida academica e do primeiro emprego ate os dias de hoje e tecnologia para produção de papel e tendencias para esta area. Dia 5 de Novembro Professor: Andrea de Batista Mariano Responsabilidade Técnica e Ética Profissional O mini-curso objetiva apresentar conceitos importantes sobre legislação profissional, Responsabilidade Técnica e Ética Profissional. Conceitos fundamentais. Atos normativos: diferença e abrangência de leis, decretos, resoluções, portarias etc. CFQ e CRQ s: objetivo e competência legal. Legislação aplicável legislação profissional. Responsabilidade Técnica conceituação e abrangência. Indicação de Responsável Técnico (RT) perante o CRQ-IV. Deveres do RT. Implicações da função. Código de ética profissional. Professor: Arq. Gabrielle Astier e Natalia Parahiba Execução de Forno - Arquitetura Ecológica Através da construçao de um forno, será transmitido conceitos e técnicas de bioconstruçao, bem como seus benefícios e vantagens. Técnicas de bioconstruçao e conceito de Arquitetura Ecológica. Professor: Carlos Eduardo Moreira Roadmap de Projeto de Implantação Lean em Empresa Metalúrgica Apresentar um roadmap de implantação Lean numa Indústria Metalúrgica. Apresentação dos princípios e conceitos fundamentais do Lean; Seguir passo-apasso as principais etapas do roadmap; Apresentar uma Estrutura de Replicação; Discutir os detalhes das ferramentas lean utilizadas nesse projeto na Indústria Metalúrgica.

3 Professor: Claudemir Rogerio Prando Solid Edge STx Drafting - Detalhamento do Projeto O objetivo do mini-curso é demonstrar as atuais tecnologias para a confecção do desenho mecânico com as informações geométricas oriundas de modelos tridimensionais, utilizando para isso o módulo Drafting do Sistema CAD Solid Edge STx. Definição do documento padrão. Configuração da folha de desenho. Criação de vistas ortogonais associadas a modelos 3D. Alteração de escala. Linhas de centros. Cotagem. Vistas em corte. Vistas em detalhe. Vistas auxiliares. Encurtamento. Desenho de conjuntos montados. Criação de lista de materiais. Verificação da associatividade entre os modelo 2D e o modelo 3D. Professor: Claudemir Rogerio Prando Solid Edge STx - Visão Geral O objetivo do mini-curso é demonstrar uma visão geral de um sistema CAD atual e seus principais módulo, utizando-se para isso o software Solid Edge STx. Modelamento de sólido com abordagem tradicional (Ordered). Modelamento de sólido livre do histórico de construção (Synchronous). Modelamento de componentes a serem fabricados com chapas metálicas. Montagem do projeto. Análise cinemática. Animação. Professor: Danilo Paulo de Carvalho Conceitos e Técnicas de Usinagem de Metal em Máquina CNC Conceitos e Técnicas de Usinagem em Máquinas CNC, processo de Usinagem,e fabricação de peças. Conceitos e Técnicas de Usinagem de Metal em Máquinas CNC Professor: Douglas Luis Passuelo Princípios de medição utilizando Máquinas de Medir por Coordenadas(MMC) Desenvolver habilidades relativas a operação e programação da máquina de medir por coordenadas(tesa MicroHite DCC), medindo diferentes caracteristicas dimensionais e geometricas de um produto manufaturado, utilizando a tecnologia de medição por coordenadas(mmc). Desenvolver habilidades para acionar e controlar os comandos da máquina,utilizar diversas técnicas e estrategias de medição para medir diferentes caracteristicas dimensionais, entendimento do software de medição (PC-DMIS), realização da calibração das pontas de medição(probe), alinhamento (3,2,1 ), técnicas de escanento de peças com perfil complexo e adquirir conceitos essenciais para a clara compreensão dos fundamentos e da aplicação adquada da tecnologia de medição por coordenadas. Professor: Edgar Alberto de Brito Aplicações e Programação Arduíno. Motivar os participantes na utilização de equipamentos microprocessados programados com interface Arduíno. Conceitos básicos do uso do microprocessador Atmel. Ambiente de Interface Arduíno. Comunicação PC-Arduíno. Teste e validação de modelos.

4 Professor: Edgar Alberto de Brito Ambiente de Simulação Simulink-Matlab na Engenharia de Controle de Processos. MÓDULO I Motivar os participantes na utilização do software SIMULINK - MATLAB no uso de simulação gráfica aplicadas em controle de processos na engenharia. Ambientar aos mecanismo de modelagem computacional para facilitação de projetos e desenvovimento na busca de soluções de controle de sistemas dinâmicos. Ambiente de Edição Simulink. Bibliotecas de blocos e solucionadores de modelagem e simulaçã de sistemas dinâmicos. Integração com o Matlab em modelos de expotação de resultados de simulação MATLAB para análise posterior. Professor: Eliana Schiozer / Saulo Riether Fazendo a diferença com Qualidade Mostrar como o colocar a Qualidade em tudo o que fazemos leva a desempenho superiores e a Excelência em Gestão. Porque a Qualidade faz diferença - a história da SIQ e alguns de seus casos de sucesso. Do País que temos ao País que queremos - a revolução que ainda não aconteceu. Os benefícios da Excelência em Gestão - as futuras gerações e seu caixa agradecem. "Sim, voce pode!" - ousando ir além Professor: Fabricio Nicolato Ambiente de Simulação Simulink-Matlab na Engenharia de Controle de Processos. MÓDULO II Motivar os participantes na utilização do software SIMULINK - MATLAB no uso de simulação gráfica aplicadas em controle de processos na engenharia. Ambientar aos mecanismo de modelagem computacional para facilitação de projetos e desenvovimento na busca de soluções de controle de sistemas dinâmicos. Ambiente de Edição Simulink. Bibliotecas de blocos e solucionadores de modelagem e simulaçã de sistemas dinâmicos. Integração com o Matlab em modelos de expotação de resultados de simulação MATLAB para análise posterior. Professor: Johnathan Koester Técnicas de programação em software LabVIEW para instrumentação e automação O objetivo do curso é introduzir técnicas de programação em software LabVIEW para os alunos. Diversidade de aplicações; While Structure; Case structure; Máquina de estados; Produtor/Consumidor. Professor: Luís Henrique Poleto Angeloni Produção de cerveja e o mercado de Micro cervejaria Compreender o processo de obtenção de cervejas fornecendo capacitação ao aluno trabalhar e gerenciar o processo de produção de cervejas, dando ênfase na qualidade química e microbiológica do produto. Legislação brasileira sobre a cerveja. Ingredientes da cerveja: malte, lúpulo, água, fermento, adjuntos. Etapas de produção da cerveja: mosturação, filtração, lupulagem, fervura, precipitação do trub, resfriamento, inoculação, fermentação, maturação, filtração, envase. Materiais de embalagem. Produção de cerveja em grupos. Mosturação, filtração, lupulagem, fervura, precipitação do trub, resfriamento, inoculação, fermentação. Técnicas de envase de cerveja. Produção de cerveja nas panelas.

5 Professor: Mário Antônio Monteiro Metalurgia do Pó. Processos, produtos e mercados Explicar o processo de Metalurgia do Pó, suas aplicações, seus produtos e seus mercados Processos da Metalurgia do Pó: Compactação, sinterização e processos complementares. Aplicações do processo e mercado para peças sinterizadas. Professor: MSc. Wilson Barbosa Neto Introdução à Modelagem Paramétrica Introduzir os conceitos de Modelagem Paramétrica, apresentando ferramentas de desenvolvimento. Apresentação do software de modelagem 3D Rhinoceros e plug-in de programação paramétrica Grasshopper. Desenvolvimento de exercícios de aplicação de conceitos de parametrização para iniciantes. Professor: Prof. Dra. Francine de Mendonça Fábrega Tecnologia da produção de fertilizantes como área de atuação para o Engenheiro Químico Apresentar ao estudante as técnicas utilizadas na produção de fertilizantes permitindo seu aprofundamento na indústria química. Fertilizantes NPK, tipos de rochas fosfáticas, moagem da rocha fosfática, produção de superfosfato, produção de multifosfatos, aglomeração e impactos ambientais causados pela indústria de fertilizantes. Professor: Prof. Dra. Francine de Mendonça Fábrega Calculadora HP gráfica 50G na área de Engenheira Química Incentivar e facilitar o uso da calculadora HP50G por alunos dos cursos de graduação da área de engenharia química fazendo com que essa ferramenta seja utilizada como um instrumento diário de trabalho e que seu potencial seja explorado de forma correta e adequada. Noções básicas, configurações, operações básicas, diretórios e variáveis, editor de equações e conversão de unidades. Professor: RENATA PEREIRA LIMBERGER ANALISES TOXICOLOGICAS:ANALISES TOXICOLOGICAS: matrizes biológicas, metodologias e validação analítica - parte II Apresentação das principais matrizes biológicas empregadas nas análises toxicológicas, considerando suas vantagens, desvantagens e exemplos de aplicação, principais metodologias de triagem e de análise confirmatória e guias de validação aplicadas as análises toxicologicas. Introdução as analises toxicologicas; principais matrizes biologicas empregadas nas analises toxicologicas; metodos de triagem e de analises confirmatórias, exemplos de aplicações e diretrizes para validação de métodos analíticos

6 Dia 6 de Novembro Professor: Antonio Carlos Pacagnella Junior Método SCRUM - gestão ágil de projetos O objetivo do curso é oferecer uma visão diferente do gerenciamento de projetos, onde o tradicional esforço em planejamento é minimizado e o foco passa a ser a execução do projeto buscando gerar resultados rápidos para os clientes e outras partes interessadas. Dentro deste contexto é apresentado o método SCRUM, que é a metodologia mais conhecida no que tange a gerenciamento ágil de projetos e que vem sendo muito utilizada por diversos tipos de organizações. Gestão tradicional de projetos x Gestão ágil; Histórico das metodologias ágeis; O método Scrum; Papéis dos envolvidos em um projeto ágil; Vantagens e desvantagens do uso do método; Dinâmica de encerramento para fixação do conteúdo. Professor: Antonio Juarez Pereira Júnior Seleção de ferramentas de corte e Mandrilamento de precisão (Romicron) - parte 1 Dar ao aluno noções gerais de como selecionar ferramentas de corte. (Torneamento, Fresamento e Furação) e Mandrilamento de furos de precisão (Romicron) Como selecionar uma ferramenta de corte em função do material usinado e seus parâmetros de corte. Cases reais do dia a dia no campo de trabalho e Noções da ferramenta de precisão para mandrilamento de furos Romicron, suas facilidades e custo beneficio. Professor: Claudemir Rogerio Prando Solid Edge STx Drafting - Detalhamento do Projeto O objetivo do mini-curso é demonstrar as atuais tecnologias para a confecção do desenho mecânico com as informações geométricas oriundas de modelos tridimensionais, utilizando para isso o módulo Drafting do Sistema CAD Solid Edge STx. Definição do documento padrão. Configuração da folha de desenho. Criação de vistas ortogonais associadas a modelos 3D. Alteração de escala. Linhas de centros. Cotagem. Vistas em corte. Vistas em detalhe. Vistas auxiliares. Encurtamento. Desenho de conjuntos montados. Criação de lista de materiais. Verificação da associatividade entre os modelo 2D e o modelo 3D. Professor: Diego Gomes da Silva Evolução dos Equipamentos Cervejeiros Apresentar a evolução tecnológica do processo de produção de cervejas no Brasil Principais tópicos - Tecnologia do Processo Produtivo - Tecnologia Embarcada nos Equipamentos - Evolução 1900 aos dias de hoje - Impactos da Evolução no Processo Produtivo

7 Professor: Eliana Schiozer / Saulo Riether Fazendo a diferença com Qualidade Mostrar como o colocar a Qualidade em tudo o que fazemos leva a desempenho superiores e a Excelência em Gestão. Porque a Qualidade faz diferença - a história da SIQ e alguns de seus casos de sucesso. Do País que temos ao País que queremos - a revolução que ainda não aconteceu. Os benefícios da Excelência em Gestão - as futuras gerações e seu caixa agradecem. "Sim, voce pode!" - ousando ir além Professor: Eng. Civil José Manoel Martins e Tecg. Civil Ms. Dener Altheman Exposição em sala com atividades em laboratório Fornecer ao participante os conceitos-chave da produção de concreto em central dosadora; o recebimento do concreto em obra e conhecimento básico sobre os tipos e interação dos aditivos para concreto. - descrição da operação de central de concreto - quesitos básicos do controle de qualidade para produção do concreto - descrição dos principais aditivos para concreto dosado em ação e seus mecaniscos de ação - prática laboratorial com concreto experimental empregando diferentes tipos de aditivos Professor: Prof. Dra. Francine de Mendonça Fábrega Tecnologia da produção de fertilizantes como área de atuação para o Engenheiro Químico Apresentar ao estudante as técnicas utilizadas na produção de fertilizantes permitindo seu aprofundamento na indústria química. Fertilizantes NPK, tipos de rochas fosfáticas, moagem da rocha fosfática, produção de superfosfato, produção de multifosfatos, aglomeração e impactos ambientais causados pela indústria de fertilizantes. Professor: Rodrigo Ferro A Utilização da Simulação Para Melhoria de Processo de Fabricação. * Apresentar os conceitos básicos de simulação de processos; * Casos de aplicação de simulação em ambientes de fábrica; * Os 10 passoas para um bom modelo de simulação; * Modelamento pratico de um sistema de produção; * Motivos para se aplicar a simulação.

8 Dia 7 de Novembro Professor: Andre Luis Cagnoni Orientação Teórica e Pratica dos Produtos Bosch ORIENTAÇÃO TEÓRICA E PRATICA DOS PRODUTOS BOSCH. LINHA MEDIÇÃO, PEDRA CONCRETO E ACESSÓRIOS Dados Técnicos Tipos Diferentes / Dimensionamento Função / Acoplamentos / Aplicação Montagem / Posicionamento Utilização Correta / Troca do Acessório Práticas (Laboratório de Ferramentas) Professor: Carlos Eduardo Moreira Roadmap de Projeto de Implantação Lean em Empresa Metalúrgica Apresentar um roadmap de implantação Lean numa Indústria Metalúrgica. Apresentação dos princípios e conceitos fundamentais do Lean; Seguir passo-apasso as principais etapas do roadmap; Apresentar uma Estrutura de Replicação; Discutir os detalhes das ferramentas lean utilizadas nesse projeto na Indústria Metalúrgica. Professor: Prof. Dr. Rodrigo Petrus "Estabilidade de Alimentos Acondicionados" O mini-curso versará sobre o sistema "produto-embalagem-ambiente" e os fatores influentes na vida de prateleira de alimentos. Transformações microbiológicas, químicas, bioquímicas, físicas e sensoriais em alimentos.. Interações entre o alimento, a embalagem, o micro e o macro ambiente. Fatores influentes na estabilidade de alimentos acondicionados. Critérios para estimativa de vida de prateleira. Professor: Rodrigo Ferro A Utilização da Simulação Para Melhoria de Processo de Fabricação. * Apresentar os conceitos básicos de simulação de processos; * Casos de aplicação de simulação em ambientes de fábrica; * Os 10 passoas para um bom modelo de simulação; * Modelamento pratico de um sistema de produção; * Motivos para se aplicar a simulação. Professor: Vlademir Moreno Filho Embalagem Metálica: Visão Geral Apresentar definições, conceitos, características, processos de fabricação, inovações e tendências em embalagens metálicas. 1. Conceitos gerais de embalagem, 2. Dados gerais do mercado de embalagem no Brasil, 3. Embalagens Metálicas: Definições, Conceitos, Prinicpais Características, Processos de Fabricação, Inovações e Tendências.

9 Dia 8 de Novembro Professor: Antonio Juarez Pereira Júnior Seleção de ferramentas de corte e Mandrilamento de precisão (Romicron) - parte 2 Dar ao aluno noções gerais de como selecionar ferramentas de corte. (Torneamento, Fresamento e Furação) e Mandrilamento de furos de precisão (Romicron) Como selecionar uma ferramenta de corte em função do material usinado e seus parâmetros de corte. Cases reais do dia a dia no campo de trabalho e Noções da ferramenta de precisão para mandrilamento de furos Romicron, suas facilidades e custo beneficio. Professor: Claudemir Rogerio Prando Introdução ao Sistema Unigraphics NX 8.5 Manufacturing (CAM) - Usinagem de Superfícies Complexas. O objetivo do mini-curso é demonstrar o fluxo de trabalho para a criação de um projeto de manufatura de um produto com superfícies complexas a ser usinado num centro de usinagem de 3 eixos, sendo o eixo Z fixo e vertical, utilizando para isso o módulo Manufacturing (CAM) do sistema Unigraphics NX 8.5. Identificação das necessidades de manufatura. Montagem do projeto de manufatura. Definição da geometria macro. Criação do ferramental. Criação de operações de fresamento. Simulação da trajetória da ferramenta. Criação automática da folha de processo. Geração do programa NC. Comparativo Simulação versus Produto Usinado. Professor: Douglas Fernando Oliveira Duarte Gastronomia Portuguesa A experiencia Profissional fora do Pais, Visão da gastronomia portuguesa o Bacalhau. Cultura Portuguesa, Gastronomia Portuguesa

Local dos Mini- Cursos

Local dos Mini- Cursos Local dos Mini- Cursos Dia 4 de Novembro Claudemir Rogerio Prando Solid Edge STx - Visão Geral 07h40-10h40 Sala de CAD Michael Machado Simulação - Flexibilização e Customização com o FlexSim 07h40-11h30

Leia mais

P L A N E J A M E N T O D E P R O C E S S O

P L A N E J A M E N T O D E P R O C E S S O P L A N E J A M E N T O D E P R O C E S S O 3 Planejamento de Procesos de Fabricação O Planejamento do processo é a ligação entre a engenharia do produto e a manufatura. Diz respeito à seleção dos processos

Leia mais

Benefícios da Utilização do BIM no desenvolvimento da Orçamentação na Construção Civil

Benefícios da Utilização do BIM no desenvolvimento da Orçamentação na Construção Civil Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gerenciamento de Projetos/turma 149 29 de julho de 2015 Benefícios da Utilização do BIM no desenvolvimento da Orçamentação na Construção Civil Flávia Ciqueira

Leia mais

Introdução à. Engenharia de Software. Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.

Introdução à. Engenharia de Software. Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu. "Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE." Engenharia de Software Introdução à Engenharia de Software Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Engenharia Mecânica 9ª Série Fabricação Assistida por Computador A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de

Leia mais

A sigla CAD pode representar duas definições principais, das quais muitas vezes são empregadas inadequadamente:

A sigla CAD pode representar duas definições principais, das quais muitas vezes são empregadas inadequadamente: A sigla CAD pode representar duas definições principais, das quais muitas vezes são empregadas inadequadamente: Computer Aided Drafting (CAD) a palavra drafting pode ser traduzida como desenho técnico,

Leia mais

Disciplinas Fundamentais 2009 (2º quadrimestre)

Disciplinas Fundamentais 2009 (2º quadrimestre) Disciplinas Fundamentais 2009 (2º quadrimestre) Aplicações da Estatística na Transmitir conceitos e técnicas de gestão de projetos, relevantes desde a concepção, desenvolvimento e entrega dos resultados

Leia mais

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE ULRICH, Helen Departamento de Engenharia de Produção - Escola de Engenharia

Leia mais

Introdução à Engenharia

Introdução à Engenharia Introdução à Engenharia Modelagem e Simulação (Técnicas e Ferramentas Utilizadas) Edgar Brito Introdução Técnicas e ferramentas de modelagem e simulação, são utilizadas para facilitar e visualizar projetos

Leia mais

Cimatron Ferramentarias Usinagem

Cimatron Ferramentarias Usinagem Metalcam Há mais de 20 anos era fundada a empresa original do Grupo CMC de empresas de novas tecnologias. A vocação inovadora sempre esteve presente por meio de pesquisa e ambiente de desenvolvimento de

Leia mais

MDMS-ANAC. Metodologia de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas da ANAC. Superintendência de Tecnologia da Informação - STI

MDMS-ANAC. Metodologia de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas da ANAC. Superintendência de Tecnologia da Informação - STI MDMS- Metodologia de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas da Superintendência de Tecnologia da Informação - STI Metodologia de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas da Histórico de Alterações Versão

Leia mais

Ementas Disciplina: Ementa: Competência: Habilidade: Bases Tecnológicas: Carga Horária: Disciplina: Ementa: Competência: Habilidade:

Ementas Disciplina: Ementa: Competência: Habilidade: Bases Tecnológicas: Carga Horária: Disciplina: Ementa: Competência: Habilidade: Ementas Disciplina: Metodologia da Pesquisa Cientifica Ementa: Conhecimento, Ciência, Pesquisa e tipos de pesquisa, Métodos e técnicas para a elaboração e apresentação de trabalho científico. Competência:

Leia mais

PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR DE UMA BANCADA DE TESTES DE ELEVADOR DE GRÃOS 1

PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR DE UMA BANCADA DE TESTES DE ELEVADOR DE GRÃOS 1 PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR DE UMA BANCADA DE TESTES DE ELEVADOR DE GRÃOS 1 Andrei Fiegenbaum 2, Ismael Barbieri Garlet 3, Angelo Fernando Fiori 4, Antonio Carlos Valdiero 5. 1 Projeto Institucional

Leia mais

18º Congresso de Iniciação Científica INTEGRAÇÃO CAD COM MÁQUINA DE MEDIR POR COORDENADAS PARA TROCA DE INFORMAÇÕES DE GD&T ATRAVÉS DO MODELO 3D

18º Congresso de Iniciação Científica INTEGRAÇÃO CAD COM MÁQUINA DE MEDIR POR COORDENADAS PARA TROCA DE INFORMAÇÕES DE GD&T ATRAVÉS DO MODELO 3D 18º Congresso de Iniciação Científica INTEGRAÇÃO CAD COM MÁQUINA DE MEDIR POR COORDENADAS PARA TROCA DE INFORMAÇÕES DE GD&T ATRAVÉS DO MODELO 3D Autor(es) FELIPE ALVES DE OLIVEIRA PERRONI Orientador(es)

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Ambiental da IES tem por missão a graduação de Engenheiros Ambientais

Leia mais

MODELO PARAMETRIZADO APLICADO EM PROJETO DE MÁQUINAS

MODELO PARAMETRIZADO APLICADO EM PROJETO DE MÁQUINAS Faculdade de Tecnologia de Sorocaba DEPARTAMENTO DE PROJETOS MECÂNICOS MODELO PARAMETRIZADO APLICADO EM PROJETO DE MÁQUINAS RELATÓRIO FINAL DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA Aluno: Ricardo Lorenzati Machado Orientador:

Leia mais

INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS DE MANUFATURA

INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS DE MANUFATURA INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS DE MANUFATURA INSTITUTOS SENAI de TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO Atento às necessidades do mercado, o SENAI interligará o país numa rede de conhecimento e desenvolvimento

Leia mais

Engenharia de Software. Tema 1. Introdução à Engenharia de Software Profa. Susana M. Iglesias

Engenharia de Software. Tema 1. Introdução à Engenharia de Software Profa. Susana M. Iglesias Engenharia de Software Tema 1. Introdução à Engenharia de Software Profa. Susana M. Iglesias Sistemas Computacionais Automatiza ou apóia a realização de atividades humanas (processamento da informação)

Leia mais

DISCIPLINA: Gestão de Pessoas

DISCIPLINA: Gestão de Pessoas ASSOSSIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA Ementa Tecnólogo em Fabricação Mecânica Departamento de Ensino Superior DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa Científica Técnicas para elaboração de

Leia mais

Usinagem. Processos de Fabricação. Filipi Vianna. Porto Alegre, 2013. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Engenharia

Usinagem. Processos de Fabricação. Filipi Vianna. Porto Alegre, 2013. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Engenharia Usinagem Processos de Fabricação Filipi Vianna Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Engenharia Porto Alegre, 2013 Processos de Fabricação Dentre os processos tradicionais

Leia mais

MBA em Design Estratégico

MBA em Design Estratégico Design Estratégico MBA em Design Estratégico Aula Inaugural - 29 de abril de 2015 Aulas as terças e quintas, das 7h às 9h30 Valor do curso: R$ 21.600,00 À vista com desconto: R$ 20.520,00 Consultar planos

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

Metodologia de Desenvolvimento de Software. Prof. M.Sc. Sílvio Bacalá Jr

Metodologia de Desenvolvimento de Software. Prof. M.Sc. Sílvio Bacalá Jr Metodologia de Desenvolvimento de Software Prof. M.Sc. Sílvio Bacalá Jr Objetivos Discutir aspectos de Engenharia de Software Aplicar um método de desenvolvimento para especificação e projeto de software

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE PROGRAMAÇÃO LINEAR. Cintia da Silva Araújo, Tiago de Souza Marçal, Magda Aparecida Nogueira

UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE PROGRAMAÇÃO LINEAR. Cintia da Silva Araújo, Tiago de Souza Marçal, Magda Aparecida Nogueira UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE PROGRAMAÇÃO LINEAR Cintia da Silva Araújo, Tiago de Souza Marçal, Magda Aparecida Nogueira 1 Centro de Ciências Agrárias-Universidade Federal do Espírito

Leia mais

COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DE CURSO INTRA-UNIDADE

COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DE CURSO INTRA-UNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO I. PERFIL DO GRADUANDO O egresso do Bacharelado em Economia Empresarial e Controladoria deve ter sólida formação econômica e em controladoria, além do domínio do ferramental quantitativo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico 1º Semestre

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico 1º Semestre Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico 1º Semestre ETEC Dr. Júlio Cardoso Código: : 078 Município: Franca Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em

Leia mais

Simulador Virtual para Treinamento em Visão de Máquina com LabVIEW

Simulador Virtual para Treinamento em Visão de Máquina com LabVIEW Simulador Virtual para Treinamento em Visão de Máquina com LabVIEW "Esse ambiente pode ser usado para simular e explorar as possibilidades e alcances de uma solução empregando visão de máquina, testar

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO A disciplina aborda o estudo da área de Informática como um todo, e dos conceitos fundamentais,

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN 514502 INTRODUÇÃO AO DESIGN Conceituação e história do desenvolvimento do Design e sua influência nas sociedades contemporâneas no mundo e no Brasil.

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos Processos de Gerenciamento de Projetos Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini 2 Processos O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas

Leia mais

Introdução às Máquinas CNC s. É proibido reproduzir total ou parcialmente esta publicação sem prévia autorização do

Introdução às Máquinas CNC s. É proibido reproduzir total ou parcialmente esta publicação sem prévia autorização do Grupo Caet - Divisão de Conteúdos Introdução às Máquinas CNC s. Por Delmonte Friedrich, Msc. Eng. Todos os direitos reservados. É proibido reproduzir total ou parcialmente esta publicação sem prévia autorização

Leia mais

TÍTULO: SIMULADOR DE SUSPENSÃO AUTOMOTIVA - SSA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS

TÍTULO: SIMULADOR DE SUSPENSÃO AUTOMOTIVA - SSA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: SIMULADOR DE SUSPENSÃO AUTOMOTIVA - SSA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

Ambiente de Simulação Virtual para Capacitação e Treinamento na Manutenção de. Disjuntores de Subestações de Energia Elétrica,

Ambiente de Simulação Virtual para Capacitação e Treinamento na Manutenção de. Disjuntores de Subestações de Energia Elétrica, Ambiente de Simulação Virtual para Capacitação e Treinamento na Manutenção de Disjuntores de Subestações de Energia Elétrica Prof. Dr. Lineu Belico dos Reis EPUSP Resumo: O informe técnico apresenta a

Leia mais

Pós-Graduação em Design Estratégico

Pós-Graduação em Design Estratégico Pós-Graduação em Design Estratégico Público-alvo Indicado para profissionais com formação em Design, Arquitetura, Moda ou gestores e empreendedores que estejam buscando novas formas de gestão orientadas

Leia mais

Ciclos de Melhoria Contínua no Chão de Fábrica

Ciclos de Melhoria Contínua no Chão de Fábrica Ciclos de Melhoria Contínua no Chão de Fábrica Estrutura, Ferramentas e Lições Aprendidas Palestrante: Fernando Coelho Apresentação: Fernando Coelho Formação: Técnico em Eletrônica pela Escola Téc. Federal

Leia mais

Minicursos e Visitas Técnicas - I SEMEQ

Minicursos e Visitas Técnicas - I SEMEQ Minicursos e Visitas Técnicas - I SEMEQ 08/04/2015- (Carga Horária: 3 horas) Código 2- Minicurso: Introdução à programação VBA para a Engenharia Química - Prof. Dr. José Nilton Silva (UFCG) Descrição:

Leia mais

OBJETIVO DO PROGRAMA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA E CARGA HORÁRIA PREMISSAS DOS PROGRAMA INVESTIMENTO E PRÓXIMA TURMA I NSTRUTORES

OBJETIVO DO PROGRAMA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA E CARGA HORÁRIA PREMISSAS DOS PROGRAMA INVESTIMENTO E PRÓXIMA TURMA I NSTRUTORES PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS DE OBJETIVO DO PROGRAMA O programa visa capacitar seus participantes em técnicas práticas e conceitos necessários para trabalhar em iniciativas de modelagem,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 Semana de Tecnologia Gerenciamento de Projetos Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 ferreiradasilva.celio@gmail.com O que é um Projeto? Projeto é um "esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço

Leia mais

Comércio Exterior. Cursos Completos

Comércio Exterior. Cursos Completos Comércio Exterior Relação de Cursos Cursos Completos Curso Completo de Comércio Exterior: Este curso inclui o conteúdo de quase todos os cursos que oferecemos na área de comércio exterior. Este curso é

Leia mais

Tópicos em Otimização Fundamentos de Modelagem de Sistemas

Tópicos em Otimização Fundamentos de Modelagem de Sistemas Tópicos em Otimização Fundamentos de Modelagem de Sistemas Parte desses slides foram disponibilizados pelo Prof. Fernando Gomide -UNICAMP Fundamentos de Modelagem Introdução à modelagem e decisão Definição

Leia mais

MBA Executivo em Administração: Gestão de Negócios em Comércio e Vendas Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando R. A. Marchesini, Msc.

MBA Executivo em Administração: Gestão de Negócios em Comércio e Vendas Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando R. A. Marchesini, Msc. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Administração: Gestão de Negócios em Comércio e Vendas Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando R. A. Marchesini, Msc. 1 OBJETIVOS: Conduzir

Leia mais

Estudo do Layout Ricardo A. Cassel Áreas de Decisão na Produção

Estudo do Layout Ricardo A. Cassel Áreas de Decisão na Produção Estudo do Layout Ricardo A. Cassel Áreas de Decisão na Produção Áreas de decisão Instalações Capacidade de Produção Tecnologia Integração Vertical Organização Recursos Humanos Qualidade Planejamento e

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO - PGR DATASUS Maio 2013 Arquivo: Política de Gestão de Riscos Modelo: DOC-PGR Pág.: 1/12 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...3 1.1. Justificativa...3 1.2. Objetivo...3 1.3. Aplicabilidade...4

Leia mais

A efetividade da educação à distância para a formação de profissionais de Engenharia de Produção

A efetividade da educação à distância para a formação de profissionais de Engenharia de Produção A efetividade da educação à distância para a formação de profissionais de Engenharia de Produção Carolina Pinheiro Bicalho Maria Clara Duarte Schettino Maria Laura Quaresma Ragone Mário Santiago Israel

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST DESIGN DE MODA MÓDULO I INTRODUÇÃO AO DESIGN EMENTA: Conceituação e dimensionamento do design, aspectos éticos, legais e postura profissional do designer. História do

Leia mais

I Fórum Regional de Ensino Técnico da Área Química

I Fórum Regional de Ensino Técnico da Área Química I Fórum Regional de Ensino Técnico Setembro de 2004 Lígia Maria Sendas Rocha CRQ-IV Panorama dos Técnicos Baixa Empregabilidade Instituição de ensino: dificuldades em inserir os seus egressos no mercado

Leia mais

LIFT TECHNOLOGY AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

LIFT TECHNOLOGY AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Apresentação Técnica LIFT A Lift Technology iniciou suas atividades em novembro de 2001. Hoje, nossa empresa é formada por técnicos e engenheiros treinados na área de automação industrial

Leia mais

Tecnologia de Comando Numérico 164399

Tecnologia de Comando Numérico 164399 164399 Aula 2 Introdução à Automação da Manufatura Mecatrônica; Automação; Níveis de Automação; Tipos de Automação; Justificativas para automatizar; Justificativas para não automatizar; Prof. Edson Paulo

Leia mais

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW Ciclo de Vida Aula 2 Revisão 1 Processo de Desenvolvimento de Software 1 O Processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto

Leia mais

UMDT UNIDADE MÓVEL DE DIFUSÃO TECNOLÓGICA

UMDT UNIDADE MÓVEL DE DIFUSÃO TECNOLÓGICA UMDT UNIDADE MÓVEL DE DIFUSÃO TECNOLÓGICA 1. OBJETIVO Incentivo à modernização do setor produtivo e na geração de soluções com novas técnicas de manufatura; Apoio no desenvolvimento de pequenas e médias

Leia mais

GESTÃO DAS OPERAÇÕES 18/01/2016 VAMOS NOS CONHECER AVALIAÇÕES

GESTÃO DAS OPERAÇÕES 18/01/2016 VAMOS NOS CONHECER AVALIAÇÕES GESTÃO DAS OPERAÇÕES VAMOS NOS CONHECER Danillo Tourinho Sancho da Silva, M.Sc Bacharel em Administração, UNEB Especialista em Gestão da Produção e Logística, SENAI Especialista em Gestão de Projetos,

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE AQUISIÇÕES

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE AQUISIÇÕES MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE AQUISIÇÕES BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO REPRESENTAÇÃO NO BRASIL SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE

Leia mais

Computer Aided Design (CAD)

Computer Aided Design (CAD) S07 Projeto auxiliado por computador Computer Aided Design (CAD) Desenho técnico Desenho auxiliado por computador Desenho artístico Tecnologias de manufatura Projeto Controle Manuseio Gerenciamento Projeto

Leia mais

Medição tridimensional

Medição tridimensional A U A UL LA Medição tridimensional Um problema O controle de qualidade dimensional é tão antigo quanto a própria indústria, mas somente nas últimas décadas vem ocupando a importante posição que lhe cabe.

Leia mais

Uso de software CAD 3D no desenvolvimento de ferramenta de dobra

Uso de software CAD 3D no desenvolvimento de ferramenta de dobra 52 Corte & Conformação de Metais Março 2013 Uso de software CAD 3D no desenvolvimento de ferramenta de dobra Desenvolver ferramentas de dobra não é uma tarefa fácil, principalmente quando a peça final

Leia mais

Symposium on Sustainable Development: New Dimensions for Society & Business Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, 18 June 2012

Symposium on Sustainable Development: New Dimensions for Society & Business Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, 18 June 2012 Symposium on Sustainable Development: New Dimensions for Society & Business Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, 18 June 2012 UMA EXPERIÊNCIA DE PARCERIA SOCIAL PÚBLICO PRIVADA APLICADA À

Leia mais

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA. Educação Química

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA. Educação Química FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Educação Química 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Programa de Pós-Graduação Lato Sensu

Leia mais

Ferramentaria & Matrizaria

Ferramentaria & Matrizaria A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA CAD / CAM PARA MELHORIA DE PROCESSO Ferramentaria & Matrizaria NX 7.5 Month 06/11/ 2012 HISTÓRIA DA SIFCO A SIFCO iniciou suas operações em Jundiaí SP no ano de 1958, como resultado

Leia mais

TechProf Documento de Arquitetura

TechProf Documento de Arquitetura TechProf Projeto SuporteProf Versão 1.0 15 de junho de 2016 Responsáveis: Adelson Santos de Melo Filho, Edvaldo Nicolau da Silva, Moisés Luis da Silva Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor

Leia mais

Processo de Software - Revisão

Processo de Software - Revisão Processo de Software - Revisão Curso de Especialização DEINF - UFMA Desenvolvimento Orientado a Objetos Prof. Geraldo Braz Junior Referências: Pressman, R. S. Engenharia de Software, McGraw-Hill, 6ª. Edição,

Leia mais

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 13/10/2009

Procedimentos de Gestão da Qualidade. NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 13/10/2009 Versão: 2 Pág: 1/5 NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 13/10/2009 DE ACORDO Dr. Renato de Lacerda Diretor Técnico 13/10/2009 APROVADO POR Dr. Jose Carlos dos

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Unidade III MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Daniel Arthur Gennari Junior Sobre esta aula Ciclo de Vida de Sistemas Engenharia de Software Aplicações de Software Diagramação de Software Ciclo

Leia mais

PRODUTOS DO COMPONENTE 3. 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado

PRODUTOS DO COMPONENTE 3. 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado PRODUTOS DO COMPONENTE 3 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado A estruturação do atual modelo de gestão, caracterizou-se pela necessidade de alinhar permanentemente os órgãos

Leia mais

PAUTA COMPLEMENTAR DA SESSÃO PLENÁRIA N 1942 DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011 (ORDINÁRIA) ORDEM DO DIA ITEM 1 JULGAMENTO DOS PROCESSOS I PROCESSOS DE ORDEM C

PAUTA COMPLEMENTAR DA SESSÃO PLENÁRIA N 1942 DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011 (ORDINÁRIA) ORDEM DO DIA ITEM 1 JULGAMENTO DOS PROCESSOS I PROCESSOS DE ORDEM C 1 PAUTA COMPLEMENTAR DA SESSÃO PLENÁRIA N 1942 DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011 (ORDINÁRIA) DO DIA ITEM 1 JULGAMENTO DOS PROCESSOS I PROCESSOS DE C N DE PROCESSO/INTERESSADO RELATOR PROPOSTA 49 C-0713/2011 Crea-SP

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Identificação ÁREA: Tecnologia SEMESTRE/ANO: 1º/2007 MÓDULO: FT REGIME: SM CARGA HORÁRIA: 40 HORAS BLOCO: 14/05/2007 a 08/06/2007 DISCIPLINA:

Leia mais

GCaet OnLine Divisão de Conteúdos

GCaet OnLine Divisão de Conteúdos GCaet OnLine Divisão de Conteúdos Minimização de Custos com Ferramentas de Usinagem Por Delmonte Friedrich, Msc. Eng. Todos os direitos reservados. É proibido reproduzir total ou parcialmente esta publicação

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 11 Tema: Como desenvolver e

Leia mais

Manual para Apresentação do LegNET REVISÃO: 0

Manual para Apresentação do LegNET REVISÃO: 0 Manual para Apresentação do LegNET REVISÃO: 0 Manual para Apresentação do LegNET Código do Documento: Setor Proprietário: Informática Revisão nº: 0 Data de emissão: 27/11/2013 Elaborado por: Patrick Augusto

Leia mais

08/05/2009. Cursos Superiores de. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa. Objetivos gerais e específicos

08/05/2009. Cursos Superiores de. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa. Objetivos gerais e específicos Faculdade INED Cursos Superiores de Tecnologia Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa Objetivos gerais e específicos Objetivo resultado a alcançar; Geral dá resposta ao problema; Específicos

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

Área das Engenharias

Área das Engenharias Engenharia de Alimentos Área das Engenharias Unidade: Escola Agronomia e Engenharia Alimentos - (EAEA) www.agro.ufg.br Duração: 10 semestres O Engenheiro de Alimentos é, atualmente, um dos profissionais

Leia mais

Tabela 1 Matriz Curricular disciplinas do 1º ao 4º período.

Tabela 1 Matriz Curricular disciplinas do 1º ao 4º período. Tabela 1 Matriz Curricular disciplinas do 1º ao 4º período. Período MEC001 Introdução à Engenharia Mecânica 2 30 30 MEC002 Cálculo I 6 90 90 MEC003 Geometria Analítica 1º MEC004 Química Geral e Experimental

Leia mais

A INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE MEDIDAS ELÉTRICAS

A INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE MEDIDAS ELÉTRICAS A INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE MEDIDAS ELÉTRICAS Cesar Ramos Rodrigues - cesar@ieee.org Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia,

Leia mais

TRABALHOS PRÁTICOS PROGRAMAÇÃO NC

TRABALHOS PRÁTICOS PROGRAMAÇÃO NC Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Engenharia Mecatrônica Tecnologias de Comando Numérico Prof. Alberto J. Alvares TRABALHOS PRÁTICOS PROGRAMAÇÃO NC 1. Peça Exemplo: Elaborar um programa

Leia mais

Apresentação da Disciplina Processo de Software

Apresentação da Disciplina Processo de Software Apresentação da Disciplina Processo de Software Prof.ª Dra. Aida Araújo Ferreira aidaferreira@recife.ifpe.edu.br Modelos de Melhoria de Processo de Software Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Seqüência das partes Capa (obrigatório) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatório) ERRATA (opcional) TERMO DE AROVAÇÃO (obrigatório) Dedicatória(s) (opcional)

Leia mais

INTRODUÇÃO. Alem da já notória superioridade com respeito à resistência à corrosão, existem muitas outras vantagens tais como:

INTRODUÇÃO. Alem da já notória superioridade com respeito à resistência à corrosão, existem muitas outras vantagens tais como: Eng. Francisco J. X. Carvalho- IBCom INTRODUÇÃO A experiência tem mostrado que os compósitos são mais competitivos quando produzidos em larga escala, superando a desvantagem do elevado custo das matérias

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Síntese do Projeto Pedagógico do curso Objetivos do curso Objetivo Geral O curso em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da ESADE,

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

SNP33D03 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA

SNP33D03 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA SNP33D03 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA Engenharia Elétrica Prof. Dr. ANDRÉ BÍSCARO 1º Semestre de 2015 1. IDENTIFICAÇÃO Disciplina: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA Código: SNP33D03 Turma: 2015/1

Leia mais

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio Página 1 NORMA ISO 14004 Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio (votação 10/02/96. Rev.1) 0. INTRODUÇÃO 0.1 Resumo geral 0.2 Benefícios de se ter um Sistema

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais: história

Leia mais

Implementações 2009. Sistema: Interface Geral: Interface Display: Licenciamento:

Implementações 2009. Sistema: Interface Geral: Interface Display: Licenciamento: Implementações 2009 O GibbsCAM 2009 v9.3.21, versão esta que apresenta mais de 150 melhorias significativas em toda a linha do software GibbsCAM fornecendo assim um valor excepcional para os clientes em

Leia mais

Copyright 2012 1. Innoscience. Artigo publicado no Blog de Inovação 3M, em 24 de maio de 2012

Copyright 2012 1. Innoscience. Artigo publicado no Blog de Inovação 3M, em 24 de maio de 2012 Artigo Os primeiros 90 dias do CEO Inovador Parte I Por Maximiliano Carlomagno 1 Copyright 2012 1. Innoscience Artigo publicado no Blog de Inovação 3M, em 24 de maio de 2012 2 Os primeiros 90 dias do CEO

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais De todas as especialidades da Engenharia, pode-se dizer que a Engenharia Mecânica é das mais amplas e diversificadas. Ela se envolve com instalações industriais, máquinas e equipamentos

Leia mais

Roteiro para Elaboração de Relatório de Aulas Práticas, Visitas técnicas e Trabalhos Acadêmicos

Roteiro para Elaboração de Relatório de Aulas Práticas, Visitas técnicas e Trabalhos Acadêmicos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE SÃO LUIS DE MONTES BELOS TECNOLOGIA EM LATICÍNIOS Roteiro para Elaboração de Relatório de Aulas Práticas, Visitas técnicas e Trabalhos Acadêmicos

Leia mais

4. SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO

4. SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO 1 4. SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO A necessidade dos Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) ou Sistemas de Suporte à Decisão (SSD) surgiu em decorrência de diversos fatores, como, por exemplo: Competição cada

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO PROFISSIONAL 9º BIMESTRE PESQUISA OPERACIONAL I 80 horas Modelagem de Problemas; Noções de otimização; Introdução a Programação Linear;

Leia mais

24/02/2015 GESTÃO DA QUALIDADE. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I

24/02/2015 GESTÃO DA QUALIDADE. Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I GESTÃO DA Prof. MSc. Eng. Eduardo Henrique da Cunha Engenharia Civil 7º Período Turma A01 Disc. Construção Civil I 1 (JURAN, 1992:9) "Qualidade é ausência de deficiências" ou seja, quanto menos defeitos,

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA (20 horas/aula) Objetivo: Apoiar, auxiliar e estimular a elaboração da monografia de conclusão do curso.

METODOLOGIA DA PESQUISA (20 horas/aula) Objetivo: Apoiar, auxiliar e estimular a elaboração da monografia de conclusão do curso. EMENTA DAS DISCIPLINAS PARA O EDITAL N.º 002/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DE PROCESSOS UPSTREAM E ENGENHARIA DE PROCESSAMENTO DE GÁS NATURAL, DA ESCOLA DE

Leia mais

ENSINO DE QUÍMICA: REALIDADE DOCENTE E A IMPORTANCIA DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

ENSINO DE QUÍMICA: REALIDADE DOCENTE E A IMPORTANCIA DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ENSINO DE QUÍMICA: REALIDADE DOCENTE E A IMPORTANCIA DA EXPERIMENTAÇÃO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM Ana Maria Gonçalves Duarte Mendonça 1 ; Darling de Lira Pereira 2 1 Universidade Federal de Campina

Leia mais

Software livre e Educação: vantagens e desvantagens das novas tecnologias

Software livre e Educação: vantagens e desvantagens das novas tecnologias Software livre e Educação: vantagens e desvantagens das novas tecnologias Poliana Cristina Fideles ad Silveira Neste artigo será discutido o uso das novas tecnologias e como o software livre pode ser usado

Leia mais

Henri Fayol (1841-1925) Teoria Clássica da Administração. Contexto de Fayol: Para Fayol Administrar é:

Henri Fayol (1841-1925) Teoria Clássica da Administração. Contexto de Fayol: Para Fayol Administrar é: Henri Fayol (1841-1925) Teoria Clássica da Administração Formou-se em Engenharia de Minas aos 19 anos e desenvolveu sua carreira numa mesma empresa. Sua principal obra é o livro Administração Geral e Industrial,

Leia mais

ANEXO I, DA PORTARIA N 111 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENCCEJA/2003 ENSINO MÉDIO

ANEXO I, DA PORTARIA N 111 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENCCEJA/2003 ENSINO MÉDIO ANEXO I, DA PORTARIA N 111 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ENCCEJA/2003 ENSINO MÉDIO 1 - Matriz de Competências e Habilidades de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Ensino Médio EIXOS COGNITIVOS

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA - COELE ENGENHARIA ELETRÔNICA RENAN AUGUSTO TABORDA

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA - COELE ENGENHARIA ELETRÔNICA RENAN AUGUSTO TABORDA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA - COELE ENGENHARIA ELETRÔNICA RENAN AUGUSTO TABORDA RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO TOLEDO 2013 i RENAN AUGUSTO TABORDA

Leia mais