Um estudo sobre ouvintes do velho rádio AM na era digital. Mônica Kaseker Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Um estudo sobre ouvintes do velho rádio AM na era digital. Mônica Kaseker Pontifícia Universidade Católica do Paraná"

Transcrição

1 1 Um estudo sobre ouvintes do velho rádio AM na era digital Mônica Kaseker Pontifícia Universidade Católica do Paraná Em plena era digital, o rádio AM ainda é o principal meio de comunicação para uma parcela da população brasileira considerada excluída, com baixos poder aquisitivo e nível de escolaridade. O artigo apresenta o estudo de caso da rádio Banda B, líder de audiência há seis anos em Curitiba/PR, analisando, por um lado, como a emissora utiliza a internet e se prepara para a digitalização e, por outro, o perfil do ouvinte e seus hábitos em relação ao rádio e à internet. São apresentadas análises de conteúdo da programação e do site da emissora, assim como entrevistas semi-estruturadas com dez ouvintes. O embasamento teórico cita autores como Lèvy, Barbero, Meditsch e Trigo. A pesquisa demonstra que a rádio tem acompanhado o desenvolvimento tecnológico rumo à convergência das mídias, no entanto, para os ouvintes esta é uma realidade ainda distante. O rádio AM, em seu formato convencional, ainda é um elemento formador de identidades e solidariedades locais. Palavras-chave: Rádio, ouvintes, era digital. O rádio e a vida na grande cidade No Brasil, é comum encontrar pessoas analfabetas 1, vivendo em regiões que há pouco tempo não tinham nem mesmo energia elétrica, que agora assistem televisão, ouvem rádio e têm filhos já familiarizados com o computador. Neste contexto complexo, as linguagens oral, escrita, eletrônica e digital se misturam e se sobrepõem. Para Meditsch, não há como isolar e distinguir a oralidade primária, que possa ter sobrevivido de formas combinadas com a tradição escrita e as técnicas eletrônicas de registro da linguagem e do pensamento. (2001, p. 67) O rádio AM, agora se digitalizando e sendo veiculado também na internet, é um exemplo de como essa múltipla temporalidade ocorre no campo midiático brasileiro. O uso da internet pelas emissoras brasileiras é feito desde 1995, quando a própria rede chegou ao Brasil, e vem sendo aprimorado aos poucos, com a exploração de novos recursos, além da simples veiculação de programas on line. Sobre a implantação do sistema de transmissão digital, desde setembro de 1 De acordo com o IBGE, existem no Brasil cerca de 16,3 milhões de jovens e adultos analfabetos, com 15 anos ou mais. Isso representa 10% da população total. Nos grandes centros urbanos, apesar de baixos índices de analfabetismo, é significativo o número absoluto de pessoas que não tiveram acesso à educação. (ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA, 2006)

2 2 2005, a Anatel autorizou testes com o sistema americano no Brasil e atualmente três emissoras estão efetivamente relatando os resultados da experiência à Agência. O sistema americano foi escolhido por permitir a transmissão simultânea pelo sistema analógico, enquanto todos os receptores não forem substituídos. Com a possibilidade de transmissão de imagens e textos além do áudio, o rádio digital marca o início de uma nova era para o rádio. (ANATEL, 2006) É difícil prever, por enquanto, que modificações acontecerão nas emissoras e na audiência. O certo é que, por alguns anos, o rádio digital e o AM vão conviver no mercado radiofônico brasileiro. O rádio AM, que um dia foi um dos ícones da modernidade, desempenha um importante papel na vida urbana, onde múltiplas temporalidades fazem o passado e o presente se tocarem. Segundo estimativas do próprio setor a partir do acompanhamento do IBOPE, em Curitiba, assim como nas demais capitais e grandes cidades brasileiras, a maioria dos ouvintes de rádio AM concentram-se na faixa etária acima de 40 anos. Muitos adquiriram o hábito de escuta com os pais, migrantes vindos do interior para a metrópole. Isso também nos remete a algumas reflexões sobre essa mudança nos modos de vida entre as gerações. A cidade grande exige do homem mudanças sensoriais e é lugar propício ao esquecimento e à solidão. Para o sociólogo alemão Georg Simmel, a modernidade trouxe transformações para o cotidiano, no estilo de vida, que exigem uma profunda mudança na vida mental do indivíduo e em suas formas de sociabilidade. (1978) O autor ressalta que enquanto na cidade pequena o ritmo da vida e do conjunto sensorial de imagens mentais flui mais lentamente, a metrópole oferece um imenso fluxo de imagens, mas os homens ainda não estão preparados para atribuir sentido a elas. A experiência da realidade foi profundamente transformada, num processo de industrialização do tempo e do espaço. Os outros passam a estar muito próximos, mas ao mesmo tempo permanecem distantes, na condição de estranhos e, neste novo contexto, surge um novo tipo de solidão. (WAIZBORT, 2000, p.327) Simmel trata também da questão da capacidade de rememoração, que é muito maior para o que é ouvido do que para o que é visto. Por isso, a cidade grande é para o autor lugar do esquecimento, onde muito se vê e pouco se ouve. Como lugar do moderno, a cidade faz deste o tempo e o espaço do esquecimento. A capacidade de rememoração está relacionada com a oralidade, com ouvir e falar. Se no moderno se ouve menos, há nisso uma perda da experiência. (WAIZBORT, 2000, p.331) Pensando na análise de Simmel sobre os sentidos do ver e do ouvir modificados na cidade grande, pode-se afirmar que o rádio supre a necessidade do homem, recém-chegado à metrópole, em continuar ouvindo e estar próximo do outro. Ouvindo rádio, não está mais só, mas relacionado, interagindo com o outro.

3 3 Essa análise coincide com a visão de alguns pesquisadores do rádio, como Maria Cristina da Matta, ao dizer que este meio...se ajusta ao ouvinte, o de meio que se deixa reger pela cotidianidade de seus receptores, definindo-se como acompanhante e criado. E nesse servir à cotidianidade, ele é capaz de fazer visível nas imagens elaboradas por outros, uns modos populares de sentir e pensar, de expressar-se e reconhecer-se, de atuar entre si e frente aos demais que podem ser fonte de auto reconhecimento, mas também e as vezes ao mesmo tempo fonte de indiferença. (in MEDITSCH, 2005, p. 272) O rádio substitui a vizinhança e suas solidariedades locais. Por ele, os ouvintes trocam objetos, receitas e dramas pessoais, já não se sentem tão anônimos, nem solitários. Para Winocur, o rádio transforma o sentido do privado ao projeta-lo publicamente, produzindo espaços de pertencimento descontextualizados de toda referência física e simbólica de ordem familiar, de vizinhança ou de comunidade. Tener familiares, vecinos y amigos próximos, o vivir en una localidad determinada, ya no son suficientes para definir la pertenencia y la identidad (2002, p. 206). Assim como na recuperação do sentido do ouvir e no afastamento da solidão, o rádio oferece ao homem ainda adaptando-se à modernidade um novo locus de rememoração. A memória que os ouvintes populares têm do rádio e sua relação com ele constitui, em nossa perspectiva, o lugar imaginário a partir do qual se escuta e a partir do qual pode e deve se interrogar sua capacidade interlocutória com o mundo popular. (MATTA, 2005, p.281) Barbero já havia chamado a atenção para a imensa capacidade que o rádio possui de mediar o popular. Para o autor, ele representa nas grandes cidades, especialmente na América Latina, uma orientação para a existência urbana de operários, migrantes e donas-de-casa. Para Barbero, isso acontece porque o rádio fala a linguagem popular, não apenas por ser a oralidade um subproduto do analfabetismo, mas também porque resulta numa ligação entre a racionalidade expressivo-simbólica e a informativo-instrumental. O rádio é um espaço de identificação no qual se produz uma experiência de profunda solidariedade (2003, p ). Oi, oi, oi gente querida Pedir conselhos, mandar recados, encontrar pessoas desaparecidas, procurar emprego, ouvir mensagens de auto-ajuda e até arranjar namorado são alguns exemplos de como os ouvintes do Programa Luiz Carlos Martins interagem pelo rádio. O programa matinal veiculado pela Rádio Banda B AM 550 é líder de audiência há seis anos em Curitiba. A mediação do público está presente no decorrer do programa diário, que tem quatro horas de duração. A participação dos ouvintes é tão intensa, que fica evidente como o rádio representa para esta parcela da

4 4 população uma forma de sociabilidade. Oi, oi, oi, oi, gente querida! Vem aí a Melhor atração. Ele é nosso amigo, ele faz com o coração. Programa Luiz Carlos Martins. Este é o jingle que marca o início do programa nas manhãs de segunda a sexta-feira, às 8 horas. Logo em seguida da abertura, o radialista cumprimenta os aniversariantes do dia, citando o nome completo e o bairro em que mora. Depois de anunciar as principais atrações do dia, a primeira parte do programa consiste na leitura das manchetes e principais notícias dos jornais locais e dos principais jornais de circulação nacional. O programa também veicula mensagens religiosas, participação do ouvinte por telefone com suas histórias pessoais e problemas sociais dos bairros mais pobres. Seguem-se quadros como o horóscopo e sobre o que vai acontecer nas novelas logo mais à noite. Há também quadros como o Bolsão do Emprego e a Grande Corrente da Amizade, no qual as pessoas pedem objetos e roupas emprestados ou doados, pedem receitas culinárias e de remédios caseiros. O quadro A Carta do Ouvinte, com trilha sonora melodramática, conta histórias tristes vivenciadas pelo público. Em um outro quadro, ouvintes agradecem graças recebidas aos santos e a Jesus. Também não faltam fofocas sobre celebridades. Luiz Carlos Martins encerra o programa com orações e mensagens. E uma música de Roberto Carlos marca o final: Já está chegando a hora de ir, venho aqui me despedir e dizer... O programa Luiz Carlos Martins é altamente personificado, isto é, gira em torno do apresentador, que representa o papel de pai, amigo e conselheiro do ouvinte. O nome dele é repetido a cada abertura e fechamento de bloco, na vinheta do programa. Com muitas vinhetas e quadros de entretenimento e serviços, o programa reúne muito mais fórmulas de sucesso, do que informação. Nas palavras de Barbero, a qualidade de comunicação que alcança tem pouco a ver com a qualidade de informação que proporciona (2003, p.319). Trata-se da maior emissora de rádio AM da atualidade em Curitiba, a de maior audiência, a que mais emprega e a que possui o maior bolo publicitário. Enquanto a maioria dos programas do rádio AM são sustentados por poucos anunciantes, na Banda B os intervalos comerciais são mais freqüentes, mais longos e mais variados quanto ao número e perfil de empresas que anunciam ali seus produtos. E como o programa depende muito do feed back do ouvinte, seu conteúdo acaba sendo flexível. Em sua rotina de produção o radialista preenche o tempo que eventualmente pode sobrar com música, comentários e leitura de textos e mensagens. Nota-se que o programa se adapta à condição social de seu público alvo, de certa forma excluído e desprovido de condições básicas de vida numa grande cidade. Isso pode ser notado,

5 5 por exemplo, quando uma ouvinte manda um recado para a mãe, que mora na área rural em um município da Região Metropolitana, dizendo que seu netinho nasceu pela madrugada e está bem de saúde. (LCM, 2004) 2 Um episódio que demonstra as múltiplas temporalidades vividas numa cidade como Curitiba, onde há pessoas ainda sem acesso a telefone. A presença do melodrama em alguns trechos do programa evidencia a matriz cultural latino americana, que alimenta o reconhecimento popular na cultura de massa (BARBERO, 2003, p 316). Ao ler uma carta de ouvinte, com trilha sonora emotiva ao fundo, Luiz Carlos Martins ativa o imaginário coletivo e reforça a identidade de seu ouvinte, apelando para a emoção. Todos se fazem e refazem na trama simbólica das interpelações, dos reconhecimentos. Todo sujeito está sujeito a outro e é ao mesmo tempo sujeito para alguém. É a dimensão viva da sociabilidade atravessando e sustentando a dimensão institucional, a do pacto social. (BARBERO, 2003, p.316) Assim, o programa Luiz Carlos Martins é um espaço de reconhecimento e sociabilidade para as camadas populares de Curitiba, no qual as pessoas se vêem assistidas, representadas e onde podem se sentir menos excluídas e marginalizadas. O melodrama, a religiosidade, a esperança e o otimismo são ingredientes constantes, em pequenos enredos nos quais os próprios ouvintes são os protagonistas. Some-se a isso que a linguagem radiofônica é explorada nas vinhetas, trilhas sonoras, textos, silêncio e entonação de voz. Histórias reais, tristes ou não, fazem com que aquela audiência possa se identificar, se sociabilizar. O repertório do programa se mostra sintonizado com os problemas vividos pelo público, como o desemprego, as doenças e as dificuldades de relacionamento em família, a falta de dinheiro e até a solidão. O velho ouvinte e sua nova rádio O rádio tem feito parte da vida na cidade grande nos últimos 84 anos no Brasil e ele próprio está prestes a passar por profundas alterações sensoriais. Em tempos de digitalização, é provável que passe a ser ouvido de outras formas, passe até mesmo a ser visto a partir da convergência das mídias. Cabe aqui refletir sobre como as emissoras já estão iniciando este processo de transformação. A Rádio Banda B AM 550 possui há três anos um transmissor compatível 3 com a transmissão digital no sistema americano que oferece a possibilidade de transmissão simultânea pelo 2 Programa de Luiz Carlos Martins gravado em 2004 para posterior análise de conteúdo que compôs a dissertação de mestrado da autora O desempenho eleitoral dos radialistas políticos nas eleições proporcionais de Trata-se de um transmissor modelo Harris 10 KW Hardx 10, conforme informou o coordenador do Departamento Administrativo Financeiro da Rádio Banda B, Ronaldo Prestes, em entrevista concedida à autora por no dia 28 de agosto de 2006.

6 6 modelo analógico. Além disso, no site da emissora, a programação é disponibilizada ao vivo, e ainda é possível acessar arquivos de programas já transmitidos. Existe também o Canal do Ouvinte, no qual se disponibiliza várias ferramentas de interação para o público. Na sessão carta do ouvinte, eles enviam as histórias de vida que serão lidas no programa Luiz Carlos Martins. Há também um link para anunciar venda, compra e até troca de objetos usados. No Bolsa de Empregos, oferece-se e procura-se vagas no mercado de trabalho. Existe ainda um espaço para enviar mensagens. Os quadros Corrente da amizade, Rádio Namoro e Gente procurando gente também recebem participações no Canal do Ouvinte. As participações pela internet são selecionadas e encaminhadas para o programa. O site tem ainda um link em construção para webcam, onde no futuro serão disponibilizadas imagens ao vivo dos estúdios da rádio. A Banda B não disponibilizou números absolutos no que se refere à participação dos ouvintes durante a programação da rádio, mas informou que 48% das participações são por telefone, em segundo lugar aparecem as cartas com 18%, só então o com 15% das participações de ouvintes. A rádio tem utilizado também o Portal de Voz, por meio do qual 12% dos ouvintes interagem com a rádio, e ainda os torpedos telefônicos que chegam a 7%. Segundo pesquisa do IBOPE, fornecida pela emissora, a audiência da Banda B se concentra nas classes C (41%) e D (30%). Esses percentuais são semelhantes na audiência do programa Luiz Carlos Martins, com exceção da participação feminina que é maior no horário da manhã (61%) em relação à média registrada em toda a programação (51,8%). A maior parte dos ouvintes (88,6%) tem mais de 25 anos de idade. Neste segmento, a Rádio Banda B tem disputado o primeiro lugar de audiência inclusive com duas emissoras FM em Curitiba e região. Para o coordenador administrativo da Banda B, Ronaldo Prestes, mesmo que a internet não faça parte do cotidiano da maior parte dos ouvintes, é importante que a emissora esteja atenta às novas possibilidades oferecidas pelo desenvolvimento tecnológico: verificamos que nossos ouvintes concentram-se em maior número na classe C. Contudo nossa diretoria busca disponibilizar aos nossos ouvintes as mais variadas formas de acesso e participação na nossa programação. Recebemos constantemente s de ouvintes que atualmente residem no Japão, EUA, Espanha, Itália, etc, ouvintes estes que ficam sabendo das notícias de Curitiba e RM, escutando nossa programação pela internet. Assim as tecnologias ofertadas através de sites, s, portal de voz, plataformas de atendimentos telefônicos, etc., tornam-se importantes ferramentas para que possamos alcançar nossos objetivos. O depoimento confirma a tendência, de muitas emissoras continuarem com conteúdos locais, mesmo tendo alcance global, já apontada por Michael Keith (cit por SOUZA in FILHO,

7 7 PIOVESAN; BENETON, 2004, p.297). Por enquanto, no caso da Banda B o uso da internet ainda é somente um acessório. Como ressalta Lígia Maria Trigo de Souza ainda há muito pouco de exploração das possibilidades do áudio na rede, como a utilização da hipermídia, na construção de links relacionando os diversos áudios ou a disponibilização de produtos e/ou programas de forma a permitir a navegação dos internautas pelos seus blocos e segmentos, reconstruindo a programação oferecida de forma individual e personalizada (in MELO; ADAMI, 2004, p.167) Em relação às possibilidades, as emissoras podem ainda estar dando seus primeiros passos na exploração da internet. No entanto, estão muito à frente da maioria dos ouvintes que hoje caracterizam a audiência AM. Um descompasso que tende a diminuir, por enquanto lentamente porque os ouvintes do AM também se concentram em faixas etárias mais avançadas e mais distantes das novas tecnologias. No entanto, com a digitalização das transmissões e com o incremento na qualidade do áudio pelas ondas é possível que o rádio AM conquiste novos públicos, estes mais familiarizados com a internet. Numa pesquisa qualitativa que acompanha hábitos de recepção radiofônica junto a dez ouvintes de rádio AM em Curitiba 4, constatou-se que metade não possui computador em casa e, portanto, não tem acesso à internet. Nas outras cinco famílias observadas que possuem um computador em casa, apenas duas ouvintes utilizam o computador e a internet, no entanto costumam ouvir rádio em outros momentos pelo equipamento convencional. Nas demais três residências, há computadores, mas estes não são utilizados pelos ouvintes e sim por seus netos. Entre as ouvintes observadas, oito estão na faixa ou acima dos 50 anos, somente uma é mais jovem, com 26 anos. Em geral, o rádio funciona como companhia durante os afazeres diários. Duas ouvintes afirmaram ouvir o programa Luiz Carlos Martins por se sentirem melhor ao perceber que as pessoas ajudam os necessitados pelo rádio. Elas mesmas afirmaram ter ligado para fazer doações ou tentar ajudar de alguma forma. Outras três ouvintes já haviam telefonado para emissoras para fazer pedidos ou participar de promoções e concorrer a prêmios. Especialmente as ouvintes de idade mais avançada adquiriram o hábito de ouvir rádio com os pais, ainda na infância. Também são maioria as que vieram do interior, ou mesmo tem lembranças nostálgicas do tempo em que os vizinhos tinham amizade em Curitiba. Para essas 4 A pesquisa foi iniciada em junho de 2006, com visitas periódicas pela pesquisadora e realização de entrevistas semi-narrativas com os ouvintes. As famílias observadas são de estudantes de Comunicação Social,que participam da pesquisa como observadores-participantes. São eles: Anna Carolina Amaral, Thalita Uhlik Vieira, Ricardo Augusto Franco de Almeida, Luiz Carlos Oldenburg, Gisleine Moreira, Leandra Regina Farias, Tânia de Souza Mildenberg, July Ana Borneman e Darci Claudino.

8 8 ouvintes, a mudança do suporte do rádio para a internet dificilmente será incorporada ao cotidiano da escuta. E essa liberação dos suportes tradicionais é exatamente o que caracteriza as webmídias: A primeira característica das webmídias é que estão liberadas, pelo menos no plano técnico, das limitações associadas a qualquer suporte particular existente, como por exemplo a imprensa, o rádio ou a televisão clássica. Um website pode evidentemente propor ao mesmo tempo e de maneira complementar textos, imagens fixas ou animadas- e som. Em princípio, no ciberespaço, não existe mais distinção entre as mídias. (LÉVY in MORAES, 2003, p. 369) Se a adaptação das máquinas evolui rapidamente, o ser humano há de ter mais tempo para adaptar seus sentidos. Como já havia esboçado Del Bianco ao tratar a implantação do sistema de rádio digital no Brasil,...os radiodiusores terão que considerar a necessidade de formar consumidores para os novos aparelhos digitais a serem desenvolvidos, mostrando sua utilidade e vinculação com o cotidiano (2001, p. 41). Com os testes que vem sendo realizados pode-se dizer que a implantação do rádio digital no Brasil já começou e o processo, de acordo com estimativas do setor, pode levar de cinco a dez anos para se concretizar, contando com a substituição dos aparelhos receptores. A significação dessas mudanças na vida dos ouvintes só o tempo dirá. A velocidade nas transformações tecnológicas tem se acelerado a cada momento, porém, é necessário lembrar o que diz Ortiz: Apesar do desenvolvimento espetacular das tecnologias, não devemos imaginar que vivemos em um mundo sem fronteiras, como se o espaço estivesse definitivamente superado pela velocidade do tempo. Seria mais correto dizer que a modernidade, ao romper com a geografia tradicional, cria novos limites. Se a diferença entre o Primeiro e o Terceiro mundo é diluída, outras surgem no seu interior, agrupando ou excluindo as pessoas. (2006, p. 220) É por isso que Ortiz prefere utilizar o termo globalização somente para questões mercadológicas e tecnológicas, adotando o conceito de mundialização para a cultura. Assim, é possível compreender a diversidade e as várias temporalidades que vivemos na contemporaneidade. Considerações finais Pode-se dizer que o rádio digital já chegou ao Brasil, visto que algumas emissoras estão testando as transmissões e também já podem ser encontrados aparelhos receptores à venda. O novo sistema de transmissão transformará profundamente os hábitos de recepção radiofônica e também as perspectivas das emissoras de rádio, especialmente as AM, por sua baixa qualidade

9 9 de som e pela atual crise generalizada do setor devido às baixas verbas publicitárias. No entanto, o caso dos ouvintes da Banda B mostra que o rádio AM é um meio que evoca uma memória comum e pelo qual se experimenta a produção de solidariedade. Nas palavras de Barbero, o rádio local convoca e ativa dimensões da vida cultural do país muitas vezes desconhecidas ou negadas em outros meios. Para toda uma geração de ouvintes, talvez as transformações que o rádio digital possibilita jamais se realizem. Não porque essas pessoas não tenham acesso às novas tecnologias, mas porque este avanço não corresponde às suas necessidades sensoriais e de sociabilidade. Lembrando o que diz Haye, não são as tecnologias que modificam os hábitos e costumes das pessoas, pois a comunicação não é uma atividade baseada somente na tecnologia. É a própria sociedade que dá forma a seus elementos. (2003, p. 223) Portanto, o futuro do rádio com o advento da convergência das mídias será ditado pelas necessidades do homem. Se a necessidade de ouvir continuar sobrevivendo em formas combinadas com a tecnologia digital, é provável que o rádio preserve certa identidade, mesmo tendo a possibilidade de ser qualquer outra coisa em seu lugar Referências Bibliográficas BARBERO, J. M. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2003 FILHO, A B; PIOVESAN, A; BENETON, R.. Rádio- sintonia do futuro. São Paulo:Paulinas, 2004 HAYE, R.M. Outro siglo de radio: noticias de um medio cambiante. Buenos Aires: La Crujía, MEDITSCH, E. O rádio na era da informação: teoria e técnica do novo radiojornalismo. Florianópolis: Insular, MELO, J.M.; ADAMI,A São Paulo na Idade Mídia. São Paulo: Arte & Ciência, MATTA, M.C..Memórias da recepção: aproximação à identidade dos setores populares.(in) MEDITSCH, E. Teorias do Rádio. Florianópolis: Insular, ORTIZ, R. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, SIMMEL, G. A metrópole e a vida mental. (in) VELHO, O G.. O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar,1978. SOUZA, L. T. O rádio paulistano na era da Internet. (in) MELO, J.M.; ADAMI,A São Paulo na Idade Mídia. São Paulo: Arte & Ciência, 2004.

10 10 SOUZA, L. T. Rádio e Internet - O porque do sucesso desse casamento. (in) FILHO, A B; PIOVESAN, A; BENETON, R.. Rádio- sintonia do futuro. São Paulo:Paulinas, 2004 WAIZBORT, L. As aventuras de Georg Simmel. São Paulo: USP, WINOCUR, R. Ciudadanos mediáticos. La construcción de lo público en la radio. Barcelona: Gedisa, REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS ANATEL Disponível em acesso em 28/08/2006. ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA Disponível em acesso em 2 de agosto de 2006 RÁDIO BANDA B Disponível em acesso em 28/08/2006.

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem

O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem PACC / UAB / UFABC O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem Por Lilian Menezes Como dito anteriormente, na linguagem audiovisual as imagens ocupam lugar de destaque e quando começamos a trabalhar

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Relatório Final da Subcomissão Especial de Rádio Digital destinada a estudar e avaliar o modelo de rádio digital a ser adotado no Brasil.

Relatório Final da Subcomissão Especial de Rádio Digital destinada a estudar e avaliar o modelo de rádio digital a ser adotado no Brasil. COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA Relatório Final da Subcomissão Especial de Rádio Digital destinada a estudar e avaliar o modelo de rádio digital a ser adotado no Brasil. Presidente:

Leia mais

Cultura Juvenil e as influências musicais: pensando a música afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola

Cultura Juvenil e as influências musicais: pensando a música afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola Cultura Juvenil e as influências musicais: pensando a música afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola Patrícia Cristina de Aragão Araújo 1 Thaís de Oliveira e Silva 2 A escola existe

Leia mais

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França amandi'a_07@hotmail.com Jaqueline dos Santos Costa santoscosta_jaqueline@hotmail.com Mirsa Gabriela gabiflorosa@hotmail.com

Leia mais

Disciplina: Alfabetização

Disciplina: Alfabetização Título do artigo: As intervenções didáticas no processo de alfabetização inicial Disciplina: Alfabetização Selecionador: Beatriz Gouveia 1 Categoria: Professor 1 Coordenadora de projetos do Instituto Avisa

Leia mais

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças

Estudo Exploratório. I. Introdução. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado. Paula Rebouças Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa de Mercado Paula Rebouças Estudo Exploratório I. Introdução A Dislexia é uma síndrome caracterizada por problemas na leitura: ao ler a pessoa

Leia mais

STC5 Redes de informação e comunicação

STC5 Redes de informação e comunicação STC5 Redes de informação e comunicação João Paulo Ferreira Técnico de organização de eventos Modulo: STC5 Redes de informação e comunicação Formador: Hélder Alvalade 0 Índice Introdução... 2 Desenvolvimento...

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

A IMPORTANCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA AULA DE GEOGRAFIA

A IMPORTANCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA AULA DE GEOGRAFIA A IMPORTANCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA AULA DE GEOGRAFIA GERLANE BEZERRA CAVALCANTE, - ID¹ Graduanda em Geografia. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. UEPB E-MAIL: gerlane_miranda@hotmail.com

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

INTERNET, RÁDIO E TV NA WEB

INTERNET, RÁDIO E TV NA WEB INTERNET, RÁDIO E TV NA WEB Moysés Faria das Chagas Graduado em Comunicação Social - Rádio e TV (Unesa) Pós-graduado em Arte-Educação (Universo) Mídia-Educação (UFF) MBA em TV Digital, Radiodifusão e Novas

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Palavras-chave: Loja virtual. Comércio eletrônico. Internet.

Palavras-chave: Loja virtual. Comércio eletrônico. Internet. Migração de Lojas Físicas para Virtuais: breve histórico e contextualização Gabriel Dallo gabriel_dalo@hotmail.com Lucas Gabriel Rodrigues Simões lucasgabriel_simoes@hotmail.com Pedro Gustavo Duarte pedro_g_duarte@hotmail.com

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Nesta aula trataremos de demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras. Vamos começar a aula retomando questões

Leia mais

O RÁDIO COMO INSTRUMENTO DE PERPETUAÇÃO DA CULTURA DOS POVOS ÉTNICOS DE IJUÍ

O RÁDIO COMO INSTRUMENTO DE PERPETUAÇÃO DA CULTURA DOS POVOS ÉTNICOS DE IJUÍ O RÁDIO COMO INSTRUMENTO DE PERPETUAÇÃO DA CULTURA DOS POVOS ÉTNICOS DE IJUÍ VAN RIEL, Oscar Michel dos Santos 1 ; SANTOS, Janaíne dos 2 Palavras-chave: Linguagem Radiofônica. Cultura. Identidade Étnica.

Leia mais

Introdução redes sociais mulheres Digg

Introdução redes sociais mulheres Digg O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

AKNA SOFTWARE. Configurações. de DNS

AKNA SOFTWARE. Configurações. de DNS AKNA SOFTWARE Configurações de DNS ÍNDICE Introdução... 03 SPF... 03 DKIM... 03 CNAME... 04 Obtenção de parâmetros... 05 Via alertas do sistema... 05 Via menu do sistema... 06 Passo a passo da configuração...

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO:

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: Andreia Winkelmann Ineiva Teresinha Kreutz Louzada INTRODUÇÃO: O tema da adoção instiga muita curiosidade e torna-se extremamente necessário à

Leia mais

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico.

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico. INTRODUÇÃO No nosso dia-a-dia enfrentamos diferentes tipos de riscos aos quais atribuímos valor de acordo com a percepção que temos de cada um deles. Estamos tão familiarizados com alguns riscos que chegamos

Leia mais

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro Entrevista com a professora Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo Vice- presidente do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia e Sócia- diretora da Lobo & Associados Consultoria.

Leia mais

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VISÃO DAS BRASILEIRAS SOBRE A IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VISÃO DAS BRASILEIRAS SOBRE A IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO FACETAS DA MULHER BRASILEIRA: VISÃO DAS BRASILEIRAS SOBRE A IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Fevereiro 2016 A MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO O que mais incomoda no discurso/posição que a mulher

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

Webradio UniOne: um projeto de extensão que extrapola as barreiras territoriais 1

Webradio UniOne: um projeto de extensão que extrapola as barreiras territoriais 1 Webradio UniOne: um projeto de extensão que extrapola as barreiras territoriais 1 Rodrigo Rodembusch 2 1. Introdução O projeto de extensão webradio UniOne é uma importante plataforma para os alunos que

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

Wanessa Valeze Ferrari Bighetti Universidade Estadual Paulista, Bauru/SP e-mail: wanessa_ferrari@hotmail.com

Wanessa Valeze Ferrari Bighetti Universidade Estadual Paulista, Bauru/SP e-mail: wanessa_ferrari@hotmail.com O papel da media literacy na capacitação de jovens eleitores para o exercício da cidadania um estudo sobre o reconhecimento do apelo à memória como ferramenta de convencimento nas eleições de 2014 Wanessa

Leia mais

248 249 250 251 252 253 Anexo B Textos dos alunos sobre a relação mídia sociedade 254 255 A importância da mídia para sociedade Por Aline da Silva Santos Antigamente, não tinha muitos meios de comunicação.

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS

A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS Kely-Anee de Oliveira Nascimento Universidade Federal do Piauí kelyoliveira_@hotmail.com INTRODUÇÃO Diante

Leia mais

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 CAPÍTULO6 BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 Aspectos de gênero O Programa Bolsa Família privilegia como titulares as mulheres-mães (ou provedoras de cuidados), público que aflui às políticas de assistência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA PROFª.: TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE E-mail: teresa.katia@gmail.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA PROFª.: TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE E-mail: teresa.katia@gmail. Tecnologia e TICs UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA PROFª.: TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE E-mail: teresa.katia@gmail.com PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS

Leia mais

Migração das Rádios AM para FM Uma abordagem social. Profª Nelia Del Bianco Grupo Rádio e Midia Sonora da Intercom Universidade de Brasília

Migração das Rádios AM para FM Uma abordagem social. Profª Nelia Del Bianco Grupo Rádio e Midia Sonora da Intercom Universidade de Brasília Migração das Rádios AM para FM Uma abordagem social Profª Nelia Del Bianco Grupo Rádio e Midia Sonora da Intercom Universidade de Brasília No início, o AM O rádio surgiu no início do século XX operando

Leia mais

MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL Prezado(a) aluno(a); Este material que você está começando a ler trata-se do manual do aluno, referente às disciplinas que serão ministradas através

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA Que dimensões sociológicas existem numa passeio ao supermercado? A variedade de produtos importados que costumamos ver nos supermercados depende de laços econômicos

Leia mais

Linguagem Radiofônica Aula 1

Linguagem Radiofônica Aula 1 Linguagem Radiofônica Aula 1 Características do rádio: o veículo companheiro Você escuta rádio? Quais emissoras você ouve? Você presta atenção às peças comerciais? Que tarefas você faz enquanto escuta

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA USO DAS TECNOLOGIAS: análise dos cursos EaD e da prática docente

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA USO DAS TECNOLOGIAS: análise dos cursos EaD e da prática docente FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I PARA USO DAS TECNOLOGIAS: análise dos cursos EaD e da prática docente Claudia Amorim Francez Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail:

Leia mais

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+ I - A filosofia no currículo escolar FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1 Daniel+Durante+Pereira+Alves+ Introdução O+ ensino+ médio+ não+ profissionalizante,+

Leia mais

JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO

JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO JONATHAN ROCHA GUIMARÃES Avaliar a Política de Trabalho e juventude torna-se de extrema importância na medida em que representa um

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena.

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena. JUQUERIQUERÊ Resumo Neste breve documentário, um índio faz uma retrospectiva de como ele vivia na região do Rio Juqueriquerê, localizada no litoral norte do Estado de São Paulo. Em seu relato, compara

Leia mais

A Epistemologia de Humberto Maturana

A Epistemologia de Humberto Maturana ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Fundamentos Históricos e Filosóficos das Ciências A Epistemologia de Humberto Maturana Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Humberto Maturana Biólogo. Chileno,

Leia mais

Denise Fernandes CARETTA Prefeitura Municipal de Taubaté Denise RAMOS Colégio COTET

Denise Fernandes CARETTA Prefeitura Municipal de Taubaté Denise RAMOS Colégio COTET O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL NAS PERSPECTIVAS SÓCIO-HISTÓRICA, ANTROPOLÓGICA E PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL Denise Fernandes CARETTA Prefeitura

Leia mais

OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA

OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA OS SABERES PROFISSIONAIS PARA O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA Suzana Marssaro do Santos - suzanamarsaro@hotmail.com Priscila Moessa Bezerra - p-moessabezerra@hotmail.com Célia Regina de Carvalho

Leia mais

8 Conclusões, recomendações e desdobramentos

8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 136 8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 8.1. Introdução Finalmente inicia-se a etapa conclusiva deste trabalho. Com base nos resultados da pesquisa

Leia mais

A organização dos meios humanos na empresa

A organização dos meios humanos na empresa António Malta A organização dos meios humanos na empresa 1. Para poder desempenhar a sua função económica geral produção de bens ou prestação de serviços a empresa tem necessariamente que contar com uma

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL Questão n o 1 a) O candidato deverá apresentar seis dentre as seguintes vantagens: Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores Aumento dos índices de qualidade

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

Sistema de Ouvidoria em Saúde Pública do Estado

Sistema de Ouvidoria em Saúde Pública do Estado No Ceará, as queixas de quem procura o sistema de saúde são atendidas, encaminhadas e respondidas, ajudando a melhorar os serviços SAÚDE Sistema de Ouvidoria em Saúde Pública do Estado (ESTADO DO CEARÁ)

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA E AS NOVAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA E AS NOVAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA E AS NOVAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO Suraya Cristina Darido O Ensino Fundamental (antigo 1 o grau) tem sido o centro das atenções de grande parte dos professores e pesquisadores,

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

Projeto Inovaeduc Perguntas Frequentes

Projeto Inovaeduc Perguntas Frequentes Projeto Inovaeduc Perguntas Frequentes 1) O que é o projeto Inovaeduc? O projeto Inovaeduc é um projeto pedagógico / educacional que contempla um conjunto de soluções tecnológicas educacionais que objetivam

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR?

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? Póvoa, J. M, Ducinei Garcia Departamento de Física - Universidade Federal de São Carlos Via Washington Luiz, Km

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Por Maria Teresa Somma Com o intuito de entender os motivos que levam franqueados a transferir o seu negócio, foi realizada uma pesquisa exploratória

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL RESUMO Luana da Mata (UEPB) 1 Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) 2 Este artigo tem como objetivo refletir como as brincadeiras

Leia mais

Política Comercial para Clientes e Representantes KNOCKOUT FITNESS

Política Comercial para Clientes e Representantes KNOCKOUT FITNESS Política Comercial para Clientes e Representantes KNOCKOUT FITNESS Uma das principais preocupações da KNOCKOUT FITNESS é oferecer aos nossos clientes produtos da mais alta qualidade, entregues no prazo

Leia mais

Introdução ao icare 2

Introdução ao icare 2 Introdução ao icare 2 (Instrumentação para a Coleta Assistida de Resíduos Recicláveis V.2) Arthur Elídio da Silva Lucas Zenaro José Tarcísio F. de Camargo Unipinhal (2015) SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 O

Leia mais

E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1. Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3.

E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1. Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3. E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1 Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3. 1 Trabalho de conclusão de curso de Administração da Unijuí 2 Aluno do Curso de Administração

Leia mais

4. O Comunicador da Sustentabilidade

4. O Comunicador da Sustentabilidade 4. O Comunicador da Sustentabilidade Segundo o professor Evandro Ouriques da Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a formação dos jornalistas deve passar necessariamente

Leia mais

Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS)

Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS) Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS) A capacidade de gerar tecnologia e inovação é um dos fatores que distinguem os países ricos dos países pobres. Em sua maioria, essas novas tecnologias

Leia mais

Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado

Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado Colégio Salesiano São José 8º ano Geografia Professor: Juliano Mudanças no Espaço Geográfico Como ocorrem essas mudanças: Formas; Funções; Fluxos; Modos

Leia mais

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD?

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? Índice SUA EMPRESA DE TREINAMENTOS ESTÁ PARADA NO TEMPO? Introdução 2 Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4 Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? 6 A gestão de cursos

Leia mais

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail.

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail. CURSO: Orientações MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links Curso 3/3 2009 Contato com o suporte: Tel.:11-3857-9007 ramal 4 Fax.: 11-3857-9007 ramal 211 Cellular: 11-9333-21 E-mail.: suporte@webcontabil.com.br

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado.

Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Atividades lúdicas na educação o Caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Vania D'Angelo Dohme (Mackenzie) 1. Considerações iniciais Johan Huizinga foi um importante historiador alemão, que viveu entre

Leia mais

COMUNICAÇÃO E APRESENTAÇÃO CORPORATIVA. Aula 1 - A comunicação corporativa e sua evolução. Prof. João Carlos Firpe Penna

COMUNICAÇÃO E APRESENTAÇÃO CORPORATIVA. Aula 1 - A comunicação corporativa e sua evolução. Prof. João Carlos Firpe Penna COMUNICAÇÃO E APRESENTAÇÃO CORPORATIVA Aula 1 - A comunicação corporativa e sua evolução Prof. João Carlos Firpe Penna Panorama da comunicação Até anos 1980 -Transformação lenta - Rádio, TV, jornais em

Leia mais

3 Método 3.1. Entrevistas iniciais

3 Método 3.1. Entrevistas iniciais 3 Método 3.1. Entrevistas iniciais Os primeiros passos para elaboração do questionário foram entrevistas semiestruturadas feitas pelo telefone com o objetivo de descobrir o tempo máximo de lembrança das

Leia mais

PALAVRAS CHAVE: Jornalismo. Projeto de Extensão. Programa Ade!. Interatividade.

PALAVRAS CHAVE: Jornalismo. Projeto de Extensão. Programa Ade!. Interatividade. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável?

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? ARTIGO Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? Marcelo Garcia. Este ano, a Lei Orgânica da Assistência Social faz 17 anos. Já não é tão menina como a professora Aldaíza Sposatti da PUC

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE Marcia Karina Santos Ferreira 1 ; Augusto Fachín Terán 2 ¹Licenciada em Pedagogia. Universidade do Estado do

Leia mais

SINCRETISMO RELIGIOSO, NATAL FESTEJA IEMANJÁ 1

SINCRETISMO RELIGIOSO, NATAL FESTEJA IEMANJÁ 1 SINCRETISMO RELIGIOSO, NATAL FESTEJA IEMANJÁ 1 Antônio da Silva PINTO Netto 2 Joabson Bruno de Araújo COSTA 3 Giovana Alves ARQUELINO 4 Sebastião Faustino PEREIRA Filho 5 Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL HADDAD, Tatiana Paula (Estágio I), e-mail: tphaddad@hotmail.com; PETILO, Kássia Schnepper (Estágio I), e-mail: kassiaschnepper@hotmail.com;

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Jingle para o Curso de Midialogia. Relatório de Atividade do Projeto de Desenvolvimento. Augusto Pinatto Marcondes RA: 072826

Jingle para o Curso de Midialogia. Relatório de Atividade do Projeto de Desenvolvimento. Augusto Pinatto Marcondes RA: 072826 Jingle para o Curso de Midialogia Relatório de Atividade do Projeto de Desenvolvimento Augusto Pinatto Marcondes RA: 072826 UNICAMP Universidade Estadual de Campinas 2007 Comunicação Social Midialogia

Leia mais

Coisas. negócio. que se você NÃO estiver fazendo na nuvem, provavelmente está perdendo. por Maurício Cascão, CEO Mandic.

Coisas. negócio. que se você NÃO estiver fazendo na nuvem, provavelmente está perdendo. por Maurício Cascão, CEO Mandic. 5 Coisas que se você NÃO estiver fazendo na nuvem, provavelmente está perdendo negócio. por Maurício Cascão, CEO Mandic. CLOUD SOLUTIONS 5 { / } Coisas { / } que se você NÃO estiver fazendo na nuvem, provavelmente

Leia mais

ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME.

ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME. ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME. Adriane Abrantes Lazarotti 1 Gisele Rogelin Prass ¹ Pedrinho Roman 2 RESUMO A educação está buscando soluções para problemas

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009 FGV CPDOC 29/10/2010 Disciplina: Pesquisas Qualitativas - Prof. Mariana Cavalcanti Aluna: Adriana Maria Ferreira Martins Matrícula 091401001 ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ,

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima

Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Educação Ambiental: uma modesta opinião Luiz Eduardo Corrêa Lima Professor Titular de Biologia /FATEA/Lorena/SP Monitor de Educação Profissional/SENAC/Guaratinguetá/SP leclima@hotmail.com. RESUMO 48 Nos

Leia mais

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Robson Gouveia, gerente de projetos do Lean Institute Brasil, detalha como vem evoluindo a gestão em empresas da região O eixo Anhanguera

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

TEMAS AMBIENTAIS NA INTERNET

TEMAS AMBIENTAIS NA INTERNET ATAS - Seminário Ensinar com Pesquisa (Ensinar, Pesquisar e Aprender) - ANO V 1 TEMAS AMBIENTAIS NA INTERNET Ana C. B. da Silva 1, Natália F. da Silva², Maria R. D. Kawamura 3 1 Instituto de Física/Ensino/USP,

Leia mais

PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros

PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros Janeiro 2015 1. INTRODUÇÃO Quatro em cada dez consumidores consideram-se desorganizados financeiramente, mas sete em cada dez

Leia mais

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR:

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: Comparações entre a América Latina e a Índia Uma pesquisa internacional desenvolvido pelos institutos de pesquisa IDS CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO-CEBRAP

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais