A LÓGICA DO SISTEMA KANBAN NA INDÚSTRIA CALÇADISTA: ANÁLISE DE UM SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SOLADOS E PALMILHAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A LÓGICA DO SISTEMA KANBAN NA INDÚSTRIA CALÇADISTA: ANÁLISE DE UM SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SOLADOS E PALMILHAS"

Transcrição

1 A LÓGICA DO SISTEMA KANBAN NA INDÚSTRIA CALÇADISTA: ANÁLISE DE UM SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SOLADOS E PALMILHAS ABSTRACT: Marconi Edson Esmeraldo Albuquerque Mônica Suely Guimarães de Araújo Cosmo Severiano Filho Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Cx. Postal: 5045 CEP: Campus I - João Pessoa/PB medson@producao.ct.ufpb.br Sessões Técnicas Área Temática: Gerência da Produção The opening of new markets imposed strong pressures to the national industry, provoking intense run by improvements in its productive systems. The Brazilian Footwear Industry has been enough affected by the competition of the imported products (in particular the footwears produced in China). This paper aim to analyze and to discuss the system of programming of the production of soles and inner soles of an factory of a great company of the footwear section, that makes use of the visual technique Kanban, maid with the objective of decreasing the amount of stocks in its productive plants and, consequently, the decreasing of acquisition and maintenance costs of the stocks. For so much, technical visits were accomplished to the factory as well as collection of information with its leaders, through interviews and questionnaires. After to confront the expressed recommendations for the literature of the area, it was verified that the main rules of operation of this system, observed in the studied company, are in conformity with the literature suggests and that the advantages of the use of this system are considerable. KEYWORDS: Kanban System, Footwear Industry, Advantages and Improvement RESUMO: A abertura de novos mercados impôs fortes pressões à indústria nacional, provocando intensa corrida por melhorias em seus sistemas produtivos. A indústria calçadista brasileira tem sido bastante

2 afetada pela concorrência dos produtos importados (em particular os calçados produzidos na China). Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir o sistema de programação da produção de solados e palmilhas de uma unidade fabril de uma grande empresa do setor calçadista, que faz uso da técnica visual Kanban, empregada com o objetivo de diminuir a quantidade de estoques em sua unidade produtiva e, conseqüentemente, os custos de aquisição e manutenção dos estoques. Para atingir este objetivo, foram realizadas visitas técnicas à fábrica bem como coleta de informações de seus dirigentes, através de entrevistas e aplicação de questionários. Após confronto com as recomendações expressas pela literatura da área, verificou-se que as principais regras de funcionamento deste sistema, observadas na empresa estudada, estão em conformidade com o que a literatura sugere e que as vantagens da utilização deste sistema são consideráveis. PALAVRAS-CHAVE: Sistema Kanban, Indústria Calçadista, Vantagens e Melhorias 1. INTRODUÇÃO O surgimento de novos paradigmas para enfrentar os mercados globalizados tem gerado discussões constantes entre os profissionais da Engenharia de Produção. A abertura de novos mercados impôs à empresa nacional uma corrida por melhorias em seus sistemas produtivos. As técnicas de produção Just-In-Time (JIT) e as ferramentas da Qualidade Total (TQC) são de ampla aplicação, fazendo com que os sistemas produtivos evoluam continuamente em termos de qualidade, flexibilidade, redução de custos e desempenho de entregas (Tubino, 1999). O Kanban é um sistema de programação e acompanhamento da produção JIT. Buscando adaptar-se aos novos tempos de globalização da economia e, por conseguinte, a acirrada concorrência com produtos importados, a unidade fabril da São Paulo Alpargatas - SPASA, localizada em Santa Rita - PB, implantou há 04 anos o sistema Kanban nos setores de produção de solados e palmilhas, tendo por objetivo diminuir a quantidade de estoques em sua unidade produtiva e, conseqüentemente, os custos de aquisição e manutenção dos estoques. Este trabalho propõe uma análise e discussão do sistema Kanban empregado por esta empresa, onde suas diretrizes são confrontadas com as recomendações expressas pela literatura da área. Para realizar este intento, foram necessários os seguintes recursos: visitas técnicas, coletas de informações dos médios gerentes da fábrica através da aplicação de entrevistas e questionários.

3 2. BASES CONCEITUAIS DO SISTEMA KANBAN 2.1. CONCEITOS, REGRAS E CARACTERÍSTICAS A visão geral do sistema Kanban e principal característica da filosofia JIT é o fato dele puxar o processo de produção, em que o processo subseqüente retirará as partes do processo precedente. Fica, aqui, evidenciada a relação cliente-fornecedor que o JIT congrega e que o Kanban é utilizado para movimentar e autorizar a produção (Figura 1). Figura 1 RELACIONAMENTO CLIENTE-FORNECEDOR Percebe-se, portanto, que a característica produção puxada do sistema JIT inicia-se da relação fornecedor-cliente, partindo do pedido demandado (venda de um determinado produto) por um cliente externo à fábrica, se estendendo pelas células de produção e fechando a cadeia com o fornecedor externo. Assim, a última unidade (X4) fornece o produto acabado, ao mesmo tempo que requisitará da unidade precedente (X3) os componentes necessários para a fabricação do novo produto demandado e assim sucessivamente, até a entrada da matéria-prima no começo do processo. Para tanto, o JIT necessita de um sistema de informações interno à produção que seja ao mesmo tempo simples, de fácil compreensão e visual. A técnica usada (operacionaliza o JIT) é o Kanban (ou cartão, normalmente confeccionado em um envelope retangular de vinil) que é um sistema de controle de manufatura desenvolvido no Japão, consistindo em um mecanismo pelo qual um posto de trabalho informa a sua necessidade de mais peças e/ou materiais para a seção precedente.

4 Segundo Monden (1991), o Kanban é um sistema de informação que, harmoniosamente, controla a produção dos produtos necessários, nas quantidades necessárias e no tempo certo, em cada processo de uma fábrica e também entre empresas. Sob o prisma da abordagem gerencial dos sistemas de produção, o termo kanban designa um sistema que autoriza a operacionalização da produção, assim como a redução dos estoques intermediários e final, através da utilização de sinais que informam, por exemplo, que o posto de trabalho B está pronto para receber o trabalho processado no posto A (Severiano Filho, 1999). A função do Kanban pode ser resumida nos seis pontos seguintes (Moura, 1989): 1. O Kanban estimula a iniciativa por parte dos empregados da área; 2. O Kanban é um meio de controle de informações; 3. O Kanban controla o estoque; 4. O Kanban ressalta o senso de propriedade entre os empregados; 5. O Kanban simplifica os mecanismos de administração do trabalho, através do controle de informações e estoque; 6. O controle de informações e estoque também permite a administração visual do trabalho na área. Crouhy e Greif (1991) afirmam que o sistema Kanban repousa sobre três regras fundamentais, apresentadas a seguir: 1. Um Kanban para cada contentor; 2. Não produzir nunca sem um Kanban aberto; 3. A prioridade de produção é dada à referência cujo Kanban está mais próximo do sinalizador. Apresentando as considerações propostas por Boyst e Belt (1992) apud Severiano Filho (1999), quanto às características do sistema Kanban, estas se resumem em três grupos:

5 1. Reatividade do fluxo a montante o sistema Kanban procura reduzir o tamanho do lote, permitindo a circulação de um fluxo rápido e contínuo. Essa aceleração do fluxo é obtida a partir de duas condições: rapidez de circulação e flexibilidade do posto fornecedor; 2. Regularidade do fluxo a jusante o funcionamento do kanban pressupõe que o fluxo a sua jusante seja regular; 3. Progressividade permanente do fluxo o método Kanban requer que cliente (posto a jusante) e fornecedor (posto a montante) estejam estreitamente ligados através do fluxo físico e do fluxo de informação, de modo que haja um melhoramento permanente na diminuição dos prazos, na redução do tamanho dos lotes, nos níveis de qualidade, etc. A operacionalização adequada de um sistema de produção de controle Kanban requer a satisfação de algumas precondições mínimas, de modo que o sistema esteja articulado para desenvolver as operações kanbans. Essas precondições são apresentadas de maneira bastante diversificada na literatura, sendo que Carillon (1986) apud Severiano Filho (1999) as descreve em relativa consonância com aquelas definidas pela Japan Management Association (1986). De forma geral, essas condições podem ser listadas de acordo com o seguinte esquema: C1 o posto de trabalho a montante deve fornecer os componentes, peças e/ou produtos sem nenhum defeito ou problema de qualidade, respeitando sempre o princípio de que produtos defeituosos não são enviados ao processo subseqüente. C2 o posto de trabalho a jusante deve retirar suas necessidades apenas no momento exato, depositando sempre o cartão onde se registra a operação. Atende-se, assim, ao princípio de que a etapa subseqüente retira apenas o que necessita da etapa anterior, num processo em que a produção é puxada do término para o início da linha. C3 o posto de trabalho a montante deve produzir apenas sob recepção de cartões utilizados pelo posto a jusante, de modo que a quantidade produzida equivale sempre à quantidade retirada.

6 C4 os artigos devem ser padronizados e tecnicamente estabilizados, o que não exclui as ocasionais evoluções técnicas, pois o cartão kanban pode ser alterado em qualquer momento. C5 o processo deve ser estabilizado e racionalizado, admitindo a ocorrência de paradas nos equipamentos, devidas às falhas no processo ou no produto, bem como por falta de demanda. O acompanhamento das peças ou materiais durante o fluxo produtivo é também uniformizado. C6 as responsabilidades devem ser descentralizadas, num processo que requer o engajamento de todo o pessoal de produção, buscando criar e desenvolver uma dinâmica de progresso constante (Kaizen). A sincronização e controle da manufatura devem ser responsabilidade do pessoal de produção (autocontrole) A CIRCULAÇÃO DOS CARTÕES KANBAN Segundo Oishi (1995) são determinados alguns procedimentos para o perfeito processo de circulação de kanbans: 9 O processo posterior pega o kanban de produção, do painel de kanbans e o leva para o processo anterior para retirar o material; 9 Quando retirar os contentores com material processado do processo anterior, os kanbans de produção que acompanham os contentores são retirados e colocados no painel de kanbans; 9 Retirar o contentor cheio, afixando nele o kanban de produção; 9 O processo anterior recolhe os kanbans de produção deixados no receptor de kanbans de produção e os coloca no painel de produção para sua ordenação de produção; 9 O processo anterior realiza a produção, observando o grau de prioridade por meio da quantidade de Kanbans de produção colocada no painel de produção; 9 O volume de produção pelo Sistema Kanban é controlado pela quantidade de kanbans que determina o número de rotação; 9 A retirada (busca) dos materiais necessários nos vários processos anteriores é feita pelo próprio operador ou por um auxiliar.

7 2.3. PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO ATRAVÉS DE CARTÕES KANBAN De acordo com Moura (1989), numa fábrica JIT utilizando o sistema Kanban, as funções de programação e controle da produção são divididas entre o departamento de programação da produção e a supervisão da fábrica. O departamento de planejamento da produção fica responsável pelo planejamento da produção, até a emissão do programa mestre, e pelos pedidos para os fornecedores externos. O Kanban assume todas as funções de controle da produção abaixo do programa mestre mensal. Toda a produção da fábrica, o fluxo de peças dos fornecedores externos e o controle do inventário da fábrica se tornam responsabilidade da supervisão. O sistema Kanban é operado pelos empregados da linha de produção, os quais possuem a visibilidade e o conhecimento profundo das necessidades imediatas dentro da fábrica, para atender às necessidades do programa mestre de produção DETERMINAÇÃO DA QUANTIDADE DE CARTÕES KANBAN A literatura especializada apresenta uma série de modelos, fórmulas e equações matemáticas, com o objetivo de orientar a determinação do número adequado de kanbans num processo produtivo (Severiano Filho, 1999). Conforme estudo de Contador e Senne (1994), o número de kanbans é definido o mais próximo quanto possível da quantidade necessária, para tão somente suprir a demanda durante o lead-time de produto fabricado. Esse procedimento pode levar a um aumento na quantidade de preparações em relação àquela que ocorreria caso se adotasse lotes econômicos de fabricação. Como conseqüência, tem-se uma redução no volume de material em processamento, acompanhado, porém, de um aumento no custo e no tempo dedicado às preparações, podendo gerar dois inconvenientes: y inviabilidade do programa de produção, devido ao excesso da carga de trabalho imposta ao setor e y redução da rentabilidade econômica dos produtos.

8 Para evitar os incovenientes acima descritos, o número de kanbans poderia ser determinado com o auxílio de modelos matemáticos de otimização BENEFÍCIOS DECORRENTES DA UTILIZAÇÃO CORRETA DO SISTEMA KANBAN DE PRODUÇÃO De um modo geral, a literatura da área de gestão da produção apresenta um certo consenso sobre os benefícios decorrentes do Sistema Kanban, conforme exposição abaixo (Severiano Filho, 1999): y Redução dos desperdícios, fora e dentro do chão-de-fábrica; y Melhoria dos níveis de controle da fábrica, pela descentralização e simplificação dos processos operacionais; y Redução do tempo de duração do processo (lead-time); y Aumento da capacidade reativa da empresa (resposta aos clientes); y Elevação do nível de participação e engajamento das pessoas, através da descentralização do processo decisório; y Ajustamento dos estoques à flutuação regular da demanda; y Redução dos estoques de produtos em processo; y Diminuição dos lotes em produção; y Eliminação dos estoques intermediários e de segurança; y Sistematização e aperfeiçoamento do fluxo de informações, assim como dos mecanismos de comunicação entre o pessoal de produção; y Integração do controle de produção nos demais mecanismos de flexibilidade da empresa; y Maior facilidade na programação da produção. 3. A EMPRESA ESTUDADA A SPASA atua no Brasil desde 1907, porém sua história de parceria com o Estado da Paraíba só começou em 1985, quando da aquisição do controle acionário da BESA Borracha Esponjosa S.A., fábrica de sandálias de borracha localizada em Campina Grande. Em 1987, inaugurou a fábrica de

9 Santa Rita e em 1990 adquiriu o controle acionário da Norcalsa, Nordeste Calçados S.A., em João Pessoa. O pioneirismo da SPASA avançou rumo às cidades do interior do Estado, onde foram instaladas pequenas unidades fabris postos de costura num total de 08 (oito), localizadas nas cidades paraibanas de Soledade, Pocinhos, Esperança, Massaranduba, Serra Redonda, Ingá, Itabaiana e Guarabira. A empresa tem buscado melhorias, em termos de tecnologia e processos industriais para fabricação de calçados, tendo como meta ser, até o final do ano 2000, o símbolo da vantagem competitiva na produção de calçados autoclavados. A SPASA, no Estado da Paraíba, emprega cerca de 5000 colaboradores em suas três fábricas e 08 postos de costura sendo, portanto, a maior empregadora do setor calçadista no Estado e, devido ao seu volume de produção (só em Santa Rita são pares/dia), é o terceiro maior contribuinte de ICMS na Paraíba (FIEP, 1997). A fábrica de Santa Rita, ambiente deste estudo, produz diversos modelos de calçados esportivos, de numerações e cores diversas. Os estágios básicos na produção de calçados nesta unidade fabril são: corte, produção de emborrachados (solados, palmilhas, etc.), costura, montagem e acabamento. Dividindo-se a fabricação em operações, tem-se: operações nas linhas de montagem, operações fora das linhas de montagem e operações fora da fábrica (costura, aposição de enfeites, etc., são realizados nos postos de costura). A seguir, apresenta-se o processo de funcionamento do sistema Kanban nos setores de produção de palmilha e solados, fazendo-se um paralelo com os princípios e regras que a literatura corrente recomenda. 4. O SISTEMA KANBAN DA SPASA O sistema de controle de produção Kanban, utilizado pela empresa em questão, foi implantado apenas nos setores de produção de solados e palmilhas. Os aspectos conceituais do sistema Kanban foram muito bem incorporados pela empresa, que segue criteriosamente as três regras fundamentais, descritas na seção 2.1.

10 A programação é o próprio kanban, que significa melhoria do processo produtivo. Cada cartão corresponde à produção de 24 pares (solados ou palmilhas) contidos em contentores (caixas). Os cartões são colocados no lugar correspondente dos painéis kanban, cujos níveis de prioridade de produção são identificados respectivamente pelas cores verde e vermelho (indica urgência), e sua ausência é um indicador de que o processo está crítico, tornando-se necessário verificar a causa do problema. O mix de vendas (percentual de vendas de determinado número ou cor) maior se dá nos números medianos 38, 39 e 40, em relação aos calçados masculinos e 34, 35 e 36, aos femininos. Para atender a essa demanda específica, a empresa opta por uma maior freqüência de produção dos números mais solicitados. Como há limitação na quantidade de moldes de estamparia e navalhas para esses números, os (moldes) existentes giram com maior freqüência na linha de produção. Essa informação é imprescindível para o balanceamento da linha de produção, indicando as ordens de produção que são prioritárias, destacadas pelos cartões kanban. Basicamente o kanban segue a seqüência numérica descrita anteriormente. Aqui, não é necessariamente o pedido do cliente final (cliente externo), e sim o pedido do cliente do setor de produção de solados e palmilhas, ou seja, o setor de montagem (posto a jusante). Na SPASA o sistema Kanban utilizado é o de um único cartão cartão de produção. O cartão que gira, vai e volta. Obrigatoriamente, neste sistema, o cartão percorre todo o processo. Caso não percorra, perde-se a seqüência e, conseqüentemente, sua característica. Durante a coleta de dados, percebeu-se que a empresa em estudo utiliza todos os procedimentos para circulação de kanbans (apresentados na seção 2.2), adaptando-os às suas necessidades de sistema de cartão único. Quanto à quantidade de cartões kanban em circulação, sua determinação é feita de acordo com o número de dias de estoque que deseja-se trabalhar e o mix de vendas. Em cima disso, determina-se se as quantidades estão dentro da curva do mix de produção e faz-se os ajustes necessários. Conforme a literatura, o kanban admite um certo estoque. No caso estudado esse estoque formado é pequeno, o suficiente para uma produção de 2,5 dias.

11 5. DISCUSSÃO A partir das observações feitas no setor de produção de solados e palmilhas da fábrica em estudo, no que diz respeito ao funcionamento do sistema Kanban, verificou-se que as principais regras de funcionamento do sistema foram consolidadas. Elas são apresentadas no Quadro 1. Quadro 1 PRINCIPAIS OBSERVAÇÕES DO SISTEMA KANBAN NO SETOR DE SOLADOS E PALMILHAS DA FÁBRICA ALPARGATAS DE SANTA RITA - PB Regras do Kanban Principais Resultados Os solados e palmilhas demandados pelo setor de montagem e o momento em que são necessários, são determinados automaticamente O processo subseqüente (setor de montagem) busca as peças necessárias (solados e palmilhas) no processo anterior (setor de preparação) Não produzir mais do que a quantidade de solados e palmilhas requisitada pelo setor de montagem (a jusante) Não enviar solados e palmilhas defeituosos ao setor de montagem As flutuações de demanda de produção por solados e palmilhas são ajustadas pelos cartões kanban Estabilização e racionalização da produção Fonte: Pesquisa Realizada Como o próprio kanban é a ordem de produção, ela é gerada automaticamente. Só se produz o necessário (cada cartão corresponde a 24 pares). Possibilita a identificação e eliminação de defeitos e das causas que os originaram A produção sincronizada torna-se possível A padronização dos métodos de trabalho permite o balanceamento da linha de produção, reduzindo tempos improdutivos e desperdícios de material em processo ou acabado (solados e palmilhas) A confiabilidade do sistema Kanban é garantida pelo cumprimento dessas medidas, as quais estão em conformidade com as recomendações que a literatura da área fornece. 6. CONCLUSÕES O sistema Kanban, um dos principais pilares da filosofia JIT, foi implantado pela empresa estudada no setor de preparação de solados e palmilhas da unidade fabril instalada no município de Santa Rita, no Estado da Paraíba. A partir das observações feitas no estudo, pôde-se evidenciar que há conformidade entre as regras assumidas no sistema da empresa e aquelas sugeridas pelo referencial literário revisado.

12 A perfeição no funcionamento do sistema Kanban garante a produtividade, uma vez que, não haverá erros de programação nem modificações no seqüenciamento, garantindo continuidade no fluxo de produção. O gerenciamento visual da produção através do Kanban é, talvez, a mais poderosa ferramenta para melhor coordenar a produção, tornando-a administrável pelos colaboradores e resgatando o seu poder de interferência na programação, para atender as condições de seqüenciamento e, em breve espaço de tempo, os ajustes decorrentes de flutuações de demanda. A inexistência de documentos datados da época anterior à produção de solados e palmilhas, hoje operacionalizada por meio do Kanban, impossibilitou uma avaliação quantitativa dos ganhos de produtividade do setor. Apesar disto, e de acordo com as entrevistas realizadas na fábrica, constatou-se que, qualitativamente, as vantagens do emprego de um sistema Kanban nesta unidade fabril são consideráveis, sendo o principal argumento levantado em sua defesa a simplicidade de funcionamento, uma maior flexibilidade da produção em atender a flutuações na demanda e a dispensa de emissão de relatórios impressos e/ou ordens de produção. Este estudo possibilitou, ainda, a percepção da emergência de uma nova realidade da produção industrial, caracterizada pelo uso de sistemas avançados de gestão da produção, dentre eles o sistema visual de programação da produção - Kanban. 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANTUNES JR, J. A., KLIEMANN NETO, F. J., FENSTERSEIFER, J. E. Considerações críticas sobre a evolução das filosofias de administração da produção: do just-in-case ao just-in-time. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.29, n.3, jul./set. 1989, pp CIOSAKI, Lincoln M., COLENCI JR, Alfredo. Gerenciamento visual da produção, implantação de células de fabricação e alterações na forma de remunerar a força de trabalho aplicados simultaneamente em uma indústria de calçados. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - ENEGEP, 18, 1998, Niterói. Anais... Niterói: UFF/TEP, (CD-ROM). CONTADOR, José L., SENNE, Edson L. F. Determinação do número ótimo de kanbans para múltiplos produtos processados numa célula de manufatura no ambiente just-in-time. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - ENEGEP, 14, 1994, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Departamento de Engenharia de Produção/ Universidade Federal da Paraíba. 1994, v.1, p CROUHY, Michel, GREIF, Michel. Gérer simplement les flux de production; du plan directeur au suivi des ateliers - la stratégie de juste-à-temps. Paris: Éditions du Monsteur, cap. 16 e 17, pp

13 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DA PARAÍBA - FIEP. Cadastro Industrial da Paraíba. Campina Grande, FIEP/CNI/IEL, p. MONDEN, Yasuhiro. Toyota Production System; an integrated approach to just-in-time. Georgia - USA: Engineering Management Press, cap. 2, pp MOURA, Reinaldo A. Kanban; a simplicidade do controle de produção. São Paulo: IMAM, cap. 4, pp OISHI, Michitoshi. TIPS; Técnicas integradas na produção e serviços: como planejar, treinar, integrar e produzir para ser compettivo: teoria e prática. São Paulo: Pioneira. 1995, 296p. SEVERIANO FILHO, Cosmo. Produtividade & manufatura avançada. João Pessoa: Edições PPGEP, p. TUBINO, Dalvio F. Sistemas de Produção; a produtividade no chão de fábrica. Porto Alegre: Bookman, p.

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS GESTÃO

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS GESTÃO GESTÃO DE ESTOQUES (Parte 2) DEMANDA & CONSUMO Definição de Demanda: Demanda representa a vontade do consumidor em comprar ou requisitar um produto necessário na fabricação de um outro componente. Essa

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

Medição tridimensional

Medição tridimensional A U A UL LA Medição tridimensional Um problema O controle de qualidade dimensional é tão antigo quanto a própria indústria, mas somente nas últimas décadas vem ocupando a importante posição que lhe cabe.

Leia mais

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE ULRICH, Helen Departamento de Engenharia de Produção - Escola de Engenharia

Leia mais

LEAD TIME PRODUTIVO: UMA FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DOS CUSTOS PRODUTIVOS

LEAD TIME PRODUTIVO: UMA FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DOS CUSTOS PRODUTIVOS LEAD TIME PRODUTIVO: UMA FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DOS CUSTOS PRODUTIVOS Sandra Mara Matuisk Mattos (DECON/UNICENTRO) smattos@unicentro.br, Juliane Sachser Angnes (DESEC/UNICENTRO), Julianeangnes@gmail.com

Leia mais

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos.

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Tatiana Sakuyama Jorge Muniz Faculdade de Engenharia de Guaratingüetá - Unesp

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Processos Administrativos de Compras

Processos Administrativos de Compras Processos Administrativos de Compras INTRODUÇÃO A função compras é um segmento essencial do Departamento de Materiais e Suprimentos, que tem pôr finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços

Leia mais

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE GENÉTICA Planejamento Estratégico 2012-2016 Março de 2012 2 Planejamento Estratégico DEPARTAMENTO DE GENÉTICA 1. Missão O Departamento

Leia mais

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1 Capítulo 2 Processos de Software slide 1 Tópicos apresentados Modelos de processo de software. Atividades de processo. Lidando com mudanças. Rational Unified Process (RUP). Um exemplo de um processo de

Leia mais

5 EDI - As montadores e suas distribuidoras

5 EDI - As montadores e suas distribuidoras 77 5 EDI - As montadores e suas distribuidoras No mundo, o setor automobilístico passa por uma forte transformação decorrente do processo de globalização associado à revolução tecnológica, que vem alterando

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Rogério Carlos Tavares 1, José Luis Gomes da Silva² 1 Universidade de

Leia mais

ORGANIZAÇÕES NOS NOVOS TEMPOS. Prof. Marcio R. G. de Vazzi

ORGANIZAÇÕES NOS NOVOS TEMPOS. Prof. Marcio R. G. de Vazzi ORGANIZAÇÕES NOS NOVOS TEMPOS Prof. Marcio R. G. de Vazzi UMA PEQUENA REVISÃO TEORIA ORGANIZACIONAL - CONCEITOS Organização: É uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos

Leia mais

Lean na indústria gráfica: um estudo de caso

Lean na indústria gráfica: um estudo de caso Lean na indústria gráfica: um estudo de caso Osiran Lima* Este artigo mostra a implementação de células de manufatura em uma empresa gráfica, substituindo o layout linear pelo layout celular, onde foi

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

<SUA EMPRESA> PROPOSTA DE SERVIÇOS

<SUA EMPRESA> PROPOSTA DE SERVIÇOS PROPOSTA DE SERVIÇOS Para prestadores de serviços [A proposta de serviços é o cerne do kit de ferramentas de vendas de um prestador de serviços. Ela combina informações importantes da empresa,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

FASF - FACULDADE SAGRADA FAMILIA - CURSO DE ADM 5º PERIODO CONTROLE INTERNO. Aula 3 e 4

FASF - FACULDADE SAGRADA FAMILIA - CURSO DE ADM 5º PERIODO CONTROLE INTERNO. Aula 3 e 4 CONTROLE INTERNO Aula 3 e 4 Objetivos Conceito Sistema Categorias de Controle Interno Controles Organizacionais e Segregação de Funções É o controle obtido por meio da maneira de designar responsabilidade

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

A APLICABILIDADE DO KANBAN E SUAS VANTAGENS ENQUANTO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO NUMA INDÚSTRIA CALÇADISTA DA PARAÍBA

A APLICABILIDADE DO KANBAN E SUAS VANTAGENS ENQUANTO FERRAMENTA DE PRODUÇÃO NUMA INDÚSTRIA CALÇADISTA DA PARAÍBA XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de outubro

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

Manual do. Almoxarifado

Manual do. Almoxarifado Manual do Almoxarifado Parnaíba 2013 APRESENTAÇÃO O Almoxarifado é o local destinado à guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, adequado à sua natureza, a fim de suprir as necessidades

Leia mais

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO José Roberto Santana Alexandre Ripamonti Resumo: Com a globalização da economia, as empresas, enfrentam

Leia mais

Guia de utilização da notação BPMN

Guia de utilização da notação BPMN 1 Guia de utilização da notação BPMN Agosto 2011 2 Sumário de Informações do Documento Documento: Guia_de_utilização_da_notação_BPMN.odt Número de páginas: 31 Versão Data Mudanças Autor 1.0 15/09/11 Criação

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CALIBRAÇÃO NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

A IMPORTÂNCIA DA CALIBRAÇÃO NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE A IMPORTÂNCIA DA CALIBRAÇÃO NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE RESUMO Bruna Cássia Mendes de AZEVEDO¹ Kelly Ariane Dutra do PRADO¹ Osmar de Campos FONSECA¹ Patrícia dos Santos ALVES¹ Renato F. Saldanha

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A REGULAMENTAÇÃO DA EAD E O REFLEXO NA OFERTA DE CURSOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Autor(a): Alessandra Barbara Santos de Almeida Coautor(es): Alessandra Barbara Santos de Almeida, Gliner Dias Alencar,

Leia mais

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS

PREVISÃO DE DEMANDA - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS CONTEÚDO DO CURSO DE PREVISÃO DE DEMANDA PROMOVIDO PELA www.administrabrasil.com.br - O QUE PREVISÃO DE DEMANDA - TIPOS E TÉCNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA - MÉTODOS DE PREVISÃO - EXERCÍCIOS - HORIZONTE

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Caso de uma Central de distribuição. Seqüência de processamento. Injeção de plásticos

Caso de uma Central de distribuição. Seqüência de processamento. Injeção de plásticos Max-Prod SIMULADORES DE PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE ALTA PERFORMANCE OTIMIZAÇÃO NO SEQUENCIAMENTO DE OP S E CARGA DE MÁQUINAS OTIMIZAÇÃO NA ESCOLHA DE MATERIAS DE PRODUTOS E COMPONENTES OTIMIZAÇÃO NA

Leia mais

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 008

Procedimento Operacional N⁰ do procedimento: PO 008 1/5 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Inclusão da AP como de uso restrito e interno da SINER e revisão das responsabilidades do Responsável pelo Projeto. 02 Melhoria

Leia mais

O sistema Just-In-Time. Professor: Dannilo Barbosa Guimarães

O sistema Just-In-Time. Professor: Dannilo Barbosa Guimarães O sistema Just-In-Time Professor: Dannilo Barbosa Guimarães Introdução ao JIT O Just-In-Time surgiu no Japão na década de 70 na Toyota Motor Company (Taiichi Ohno). O JIT visa o combate ao desperdício

Leia mais

PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO

PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO 1 PLANEJAMENTO COMO PROCESSO ADMINISTRATIVO Aline Silva SANTOS 1 RGM 088607 Andressa Faustino da SILVA¹ RGM 089712 Diego Dias dos SANTOS¹ RGM 087266 Tatiane Gomes dos SANTOS¹ RGM 089204 Viviane Regina

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS EM SAÚDE. Os custos das instituições

GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS EM SAÚDE. Os custos das instituições GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS EM SAÚDE Os custos das instituições Dra Janice Donelles de Castro - Professora do Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de

Leia mais

Unidade III MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino

Unidade III MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino Unidade III MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO Profa. Cláudia Palladino Compras, abastecimento e distribuição de mercadorias Os varejistas: Precisam garantir o abastecimento de acordo com as decisões relacionadas

Leia mais

ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS APLICADA AO ESTÁGIO CURRICULAR

ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS APLICADA AO ESTÁGIO CURRICULAR ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS APLICADA AO ESTÁGIO CURRICULAR Júlio Miranda Pureza, Dr. Luiz Veriano O. Dalla Valentina, Dr. Gabriela Kunde Edel, Adm. Centro de Ciências Tecnológicas FEJ, Universidade

Leia mais

Controle da produção baseado em códigos de barras

Controle da produção baseado em códigos de barras Controle da produção baseado em códigos de barras Fábio Favaretto (PUCPR) fabiofav@ccet.pucpr.br Alfredo Iarozinski Neto (PUCPR) alfredo@ccet.pucpr.br Resumo O controle da produção é um processo que tem

Leia mais

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (TPM) COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DA EFICIÊNCIA GLOBAL DE EQUIPAMENTO (OEE)

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (TPM) COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DA EFICIÊNCIA GLOBAL DE EQUIPAMENTO (OEE) MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (TPM) COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DA EFICIÊNCIA GLOBAL DE EQUIPAMENTO (OEE) Layla Duana dos Santos Silva (UFG ) layladuana@hotmail.com Andre Alves de Resende (UFG ) aaresende@gmail.com

Leia mais

REFERÊNCIA Transporte Rodoviário Agenda Setorial 2012 Acompanhamento/Monitoramento da política pública de transporte rodoviário

REFERÊNCIA Transporte Rodoviário Agenda Setorial 2012 Acompanhamento/Monitoramento da política pública de transporte rodoviário 3ª Câmara de Coordenação e Revisão Consumidor e Ordem Econômica SAF Sul Quadra 4 Conjunto C Bloco B Sala 301; Brasília/DF, CEP 70050-900, (61)3105-6028, http://3ccr.pgr.mpf.gov.br/, 3camara@pgr.mpf.gov.br

Leia mais

Gestão da Qualidade: Gerenciamento da Rotina

Gestão da Qualidade: Gerenciamento da Rotina Gestão da Qualidade: Gerenciamento da Rotina Curso de Especialização em Gestão da Produção Prof. MSc. Artur Henrique Moellmann UNESP Universidade Estadual Paulista FEG Faculdade de Engenharia do Campus

Leia mais

SP 28/07/78 NT 017/78. Controlador de Semáforos Atuado pelo Tráfego. Eng.º José Antonio Telles Guerra. Introdução

SP 28/07/78 NT 017/78. Controlador de Semáforos Atuado pelo Tráfego. Eng.º José Antonio Telles Guerra. Introdução SP 28/07/78 NT 017/78 Controlador de Semáforos Atuado pelo Tráfego Eng.º José Antonio Telles Guerra Introdução A CET através da Divisão de Sistemas de Controle vem desenvolvendo em convênio com a Empresa

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas

AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas CONSIDERAÇÕES INICIAIS AULA 6 Esquemas Elétricos Básicos das Subestações Elétricas Quando planejamos construir uma subestação, o aspecto de maior importância está na escolha (e, conseqüentemente, da definição)

Leia mais

CURSO: Desenvolvimento Web e Comércio Eletrônico DISCIPLINA: Gestão da Qualidade Professor: Ricardo Henrique

CURSO: Desenvolvimento Web e Comércio Eletrônico DISCIPLINA: Gestão da Qualidade Professor: Ricardo Henrique CURSO: Desenvolvimento Web e Comércio Eletrônico DISCIPLINA: Gestão da Qualidade Professor: Ricardo Henrique UNIDADE 6 GERENCIAMENTO DA ROTINA 1 INTRODUÇÃO 3 O GERENCIAMENTO DA ROTINA 4 CAMPO DE APLICAÇÃO

Leia mais

TEORIA DAS RESTRIÇÕES: PRINCIPAIS CONCEITOS E APLICAÇÃO PRÁTICA

TEORIA DAS RESTRIÇÕES: PRINCIPAIS CONCEITOS E APLICAÇÃO PRÁTICA TEORIA DAS RESTRIÇÕES: PRINCIPAIS CONCEITOS E APLICAÇÃO PRÁTICA Peter Wanke, D.Sc. Introdução A Teoria das Restrições, também denominada de TOC (Theory of Constraints) é um desenvolvimento relativamente

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição.

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. De acordo com a Norma NBR 1001, um grande número de fatores influência a freqüência de calibração. Os mais importantes,

Leia mais

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA Artigo 25.1: Definições Para efeito deste Capítulo: medida regulatória coberta significa a medida regulatória determinada por cada Parte a ser objeto deste Capítulo nos

Leia mais

Válvulas de Controle-"Case"- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2

Válvulas de Controle-Case- Copesul. Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 Válvulas de Controle-"Case"- Copesul Nelzo Luiz Neto da Silva 1 Jader Weber Brum 2 RESUMO Visando rever conceitos, procedimentos, estratégias e tecnologias voltadas para a manutenção de válvulas, partimos

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Logística Lean: conceitos básicos

Logística Lean: conceitos básicos Logística Lean: conceitos básicos Lando Nishida O gerenciamento da cadeia de suprimentos abrange o planejamento e a gerência de todas as atividades da logística. Inclui também a coordenação e a colaboração

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

O Desafio de Inovar em um Ambiente em Contínua Evolução

O Desafio de Inovar em um Ambiente em Contínua Evolução O Desafio de Inovar em um Ambiente em Contínua Evolução Dorgival Olavo Guedes Neto 1 Pesquisador Associado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG Doutor em

Leia mais

BORDO DE LINHA. Equipe: André Evaristo Felipe Hilário Jaqueline Ostetto Renan Pazin Teresa Tromm

BORDO DE LINHA. Equipe: André Evaristo Felipe Hilário Jaqueline Ostetto Renan Pazin Teresa Tromm BORDO DE LINHA Equipe: André Evaristo Felipe Hilário Jaqueline Ostetto Renan Pazin Teresa Tromm Os sete principais desperdícios (mudas): Desperdícios e valor: Apenas uma pequena quantidade do tempo é despendida

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

Sistemas de Empurrar. Sistemas de Empurrar. Sistemas de empurrar dificilmente vão produzir no tempo necessário (Just-on-time)

Sistemas de Empurrar. Sistemas de Empurrar. Sistemas de empurrar dificilmente vão produzir no tempo necessário (Just-on-time) Sistemas de Empurrar Os componentes são fabricados em resposta a um programa, independentemente do próximo estágio poder absorver ou de fato necessitar peças naquele momento ada estágio envia os componentes

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA. Relatório da Auto Avaliação Institucional 2014

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA. Relatório da Auto Avaliação Institucional 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Relatório da Auto Avaliação Institucional 2014 1 FACULDADE SENAI CETIQT COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO O SENAI CETIQT, atento ao seu compromisso com a excelência de ensino,

Leia mais

COMPETITIVIDADE EM PECUÁRIA DE CORTE

COMPETITIVIDADE EM PECUÁRIA DE CORTE ARTIGOS TÉCNICOS 04/2006 Júlio Otávio Jardim Barcellos Médico Veterinário, D.Sc - Zootecnia Professor Adjunto Depto Zootecnia UFRGS julio.barcellos@ufrgs.br Guilherme Cunha Malafaia Aluno do Curso de Pós

Leia mais

As Organizações e a Teoria Organizacional

As Organizações e a Teoria Organizacional Página 1 de 6 As Organizações e a Teoria Organizacional Autora: Sara Fichman Raskin Este texto é totalmente baseado no primeiro capítulo do livro Organizational theory: text and cases, do autor Jones Gareth,

Leia mais

APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO: VARIÁVEL E POR ABSORÇÃO, PARA O PROCESSO DECISÓRIO GERENCIAL DOS CUSTOS

APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO: VARIÁVEL E POR ABSORÇÃO, PARA O PROCESSO DECISÓRIO GERENCIAL DOS CUSTOS APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO: VARIÁVEL E POR ABSORÇÃO, PARA O PROCESSO DECISÓRIO GERENCIAL DOS CUSTOS ANACLETO G. 1 1. INTRODUÇÃO Este estudo tem a finalidade de apuração dos resultados aplicados pelos

Leia mais

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA)

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) ANEXO I Solicitação de Autorização de Funcionamento de Empresas Distribuidoras de Produtos Farmacêuticos (HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) A empresa interessada em desenvolver

Leia mais

da Qualidade ISO 9001: 2000

da Qualidade ISO 9001: 2000 4 Requisitos Gerais e de Documentação do Sistema da Qualidade ISO 9001: 2000 A implementação, manutenção e melhoria de um sistema da qualidade requer um sistema documental que auxilie no estabelecimento

Leia mais

Planejamento e Organização da Produção

Planejamento e Organização da Produção Planejamento e Organização da Produção Prof. Fernando Deschamps fernando.deschamps@ufpr.br Bibliografia recomendada TUBINO, D.F. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. 2 ed. Atlas, 2009.

Leia mais

PROPOSTAS PARA O COMBATE À ALTA ROTATIVIDADE DO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO

PROPOSTAS PARA O COMBATE À ALTA ROTATIVIDADE DO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO PROPOSTAS PARA O COMBATE À ALTA ROTATIVIDADE DO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO 2 PROPOSTAS PARA O COMBATE À ALTA ROTATIVIDADE DO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO Nos últimos anos, várias medidas adotadas

Leia mais

Confederação Nacional da Indústria. - Manual de Sobrevivência na Crise -

Confederação Nacional da Indústria. - Manual de Sobrevivência na Crise - RECOMENDAÇÕES PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - Manual de Sobrevivência na Crise - Janeiro de 1998 RECOMENDAÇÕES PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - Manual de Sobrevivência na Crise - As empresas, principalmente

Leia mais

Reduzindo o lead time no desenvolvimento de produtos através da padronização

Reduzindo o lead time no desenvolvimento de produtos através da padronização Reduzindo o lead time no desenvolvimento de produtos através da padronização Lando T. Nishida O prazo ou lead time desde a concepção do produto até o lançamento no mercado é um dos fatores mais importantes

Leia mais

PESQUISA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA PARTE 2

PESQUISA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA PARTE 2 PESQUISA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA PARTE 2 IMPORTÂNCIA DA PESQUISA EM QUALQUER ÁREA DE ATUAÇÃO Num mundo globalizado e em constantes mudanças, nenhuma empresa consegue sobreviver, sem uma real orientação

Leia mais

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Custos e Orçamentos Turma 01 10 de outubro de 2012 A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE MANUTENÇÃO APLICADO NO IFRN CAMPUS MOSSORÓ

SISTEMA DE GESTÃO DE MANUTENÇÃO APLICADO NO IFRN CAMPUS MOSSORÓ SISTEMA DE GESTÃO DE MANUTENÇÃO APLICADO NO IFRN CAMPUS MOSSORÓ Dayse Duarte Tenorio Diretoria Acadêmica de Eletrotécnica IFRN Campus Mossoró E-mail: dayse_tenoro_d@hotmail.com Lucas Duarte Almeida Departamento

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS Versão : 31 de dezembro de 2008 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO...3 2. ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL...3

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

DESENVOLVENDO O SISTEMA

DESENVOLVENDO O SISTEMA DESENVOLVENDO O SISTEMA Declaração da Necessidade O primeiro passo do processo de análise de sistema envolve a identificação da necessidade [Pressman-95]. Normalmente o analista reúne-se com o usuário

Leia mais

Dia de eleição no Brasil é dia de celebração da

Dia de eleição no Brasil é dia de celebração da E quando a urna quebra durante a votação? Ana Heloisa de Aragão Bastos* "[...] a urna eletrônica, como qualquer outro dispositivo eletrônico, pode apresentar falhas no dia da eleição." Dia de eleição no

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

Principais desafios do administrador de materiais na empresa atual Problema de manutenção do estoque:

Principais desafios do administrador de materiais na empresa atual Problema de manutenção do estoque: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS A logística e a administração de materiais Logística é uma operação integrada para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada, o que significa planejar,

Leia mais

5.1. Programa de Gerenciamento Ambiental. Revisão 00 NOV/2013. PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

5.1. Programa de Gerenciamento Ambiental. Revisão 00 NOV/2013. PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PROGRAMAS AMBIENTAIS 5.1 Programa de Gerenciamento Ambiental CAPA 5.1 - Programa de Gerenciamento Ambiental ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1/11 1.1. Ações já Realizadas... 2/11 2. Justificativa... 4/11

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DE PROCESSOS Atualizado em 21/12/2015 GESTÃO DE PROCESSOS Um processo é um conjunto ou sequência de atividades interligadas, com começo, meio e fim. Por meio de processos, a

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

AGILIDADE ORGANIZACIONAL

AGILIDADE ORGANIZACIONAL PMI PULSO DA PROFISSÃO RELATÓRIO DETALHADO AGILIDADE ORGANIZACIONAL Destaques do Estudo O lento crescimento econômico e as prioridades mutantes do mercado global criaram um ambiente de negócios complexo

Leia mais

CAPÍTULO XI FINANÇAS

CAPÍTULO XI FINANÇAS CAPÍTULO XI FINANÇAS A. INVESTIMENTO DOS FUNDOS DA ASSOCIAÇÃO As decisões referentes aos investimentos da associação deverão tomar como base as declarações sobre normas de investimentos para o Fundo Geral

Leia mais

NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014. Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores,

NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014. Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores, NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014 Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores, Nos dias 3 e 4 deste mês participamos de reunião com a coordenação nacional

Leia mais

Avaliação da Eficiência Energética do Grande Cliente. Eng. Gilson Nakagaki COPEL Distribuição S.A. Gilson.nakagaki@copel.com

Avaliação da Eficiência Energética do Grande Cliente. Eng. Gilson Nakagaki COPEL Distribuição S.A. Gilson.nakagaki@copel.com 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Avaliação da Eficiência Energética do Grande Cliente Eng. Gilson Nakagaki COPEL Distribuição S.A. Gilson.nakagaki@copel.com RESUMO Em razão da abertura de

Leia mais

6 Quarta parte logística - Quarterização

6 Quarta parte logística - Quarterização 87 6 Conclusão A concorrência aumentou muito nos últimos anos e com isso os clientes estão recebendo produtos com melhor qualidade e um nível de serviço melhor. As empresas precisam, cada vez mais, melhorar

Leia mais

Aplicação do sistema kanban no transporte de materiais na construção civil

Aplicação do sistema kanban no transporte de materiais na construção civil Aplicação do sistema kanban no transporte de materiais na construção civil Madalena Osório Leite (IRB) viladosol@secrel.com.br Igor Barros Pinho (IRB) igorbpinho@zipmail.com.br Pedro Eduardo Pereira (M

Leia mais

2. Referencial Prático 2.1 Setor das Telecomunicações

2. Referencial Prático 2.1 Setor das Telecomunicações 19 2. Referencial Prático 2.1 Setor das Telecomunicações Até os anos 50, as concessões dos serviços de telecomunicações eram distribuídas indistintamente pelos governos federal, estadual e municipal. Tal

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Recursos Humanos cynaracarvalho@yahoo.com.br Conceitos A gestão

Leia mais

2013.02 AUDITORIA INTERNA. Prof. Esp. Ailton Nóbrega. www.profailtonnobrega@gmail.com. www.profailtonnobrega.blogspot.com.br

2013.02 AUDITORIA INTERNA. Prof. Esp. Ailton Nóbrega. www.profailtonnobrega@gmail.com. www.profailtonnobrega.blogspot.com.br 2013.02 AUDITORIA INTERNA Prof. Esp. Ailton Nóbrega www.profailtonnobrega@gmail.com www.profailtonnobrega.blogspot.com.br 01. APRESENTAÇÃO Buscando complementar as informações trabalhadas em sala de aula

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP Índice 1. As quatro fases do PCP...3 1.1. Projeto de produção... 3 1.2. Coleta de informações... 5 1.3. Relação despesas/vendas...

Leia mais

Organização em Enfermagem

Organização em Enfermagem Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Enfermagem Departamento de Enfermagem Básica Disciplina Administração em Enfermagem I Organização em Enfermagem Prof. Thiago C. Nascimento Objetivos: Discorrer

Leia mais

O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos.

O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos. POLÍTICA DE COMPLIANCE INTRODUÇÃO O termo compliance é originário do verbo, em inglês, to comply, e significa estar em conformidade com regras, normas e procedimentos. Visto isso, a REAG INVESTIMENTOS

Leia mais

Obter um fluxo contínuo de suprimentos, a fim de atender aos programas de produção;

Obter um fluxo contínuo de suprimentos, a fim de atender aos programas de produção; Fascículo 7 A atividade de compras Não existe a área de suprimentos sem que exista a atividade de compras, que é fundamental para a gestão da área de materiais. Um bom volume de vendas e uma abordagem

Leia mais