Missões O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Missões O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho"

Transcrição

1

2 Missões O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma organização imparcial, neutra e independente cuja missão exclusivamente humanitária é proteger a vida e a dignidade das vítimas dos conflitos armados e outras situações de violência, e de prestar-lhes assistência. O CICV também se esforça para evitar o sofrimento mediante a promoção e o fortalecimento do direito e dos princípios humanitários universais. Fundado em 1863, o CICV deu origem às Convenções de Genebra e ao Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Dirige e coordena as atividades internacionais conduzidas pelo Movimento nos conflitos armados e em outras situações de violência. A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho promove as atividades humanitárias das Sociedades Nacionais em benefício das pessoas vulneráveis. Propõe-se a evitar e amenizar o sofrimento humano por meio da coordenação do socorro internacional em casos de tragédia e do fomento à assistência para o desenvolvimento. A Federação Internacional, as Sociedades Nacionais e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha constituem, juntos, o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. As Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho personificam o trabalho e os princípios do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em mais de 185 países. Auxiliares dos poderes públicos de seus respectivos países no campo humanitário, as Sociedades Nacionais levam adiante um leque de serviços que vão desde a prestação de socorros em casos de tragédias a programas de assistência social e de saúde. Em tempos de guerra assistem os civis atingidos e apoiam os serviços médicos das forças armadas onde for necessário.

3 O Movimento Internacional O da Movimento Cruz Vermelha Internacional e do Crescente da Cruz Vermelha Vermelho e do desde 1859 até os dias atuais Em 24 d e j u n h o d e 1859, o s e x é r c i t o s f r a ncrescente c ê s e a u s t rvermelho í a c o s e e n f desde r e n t a m 1859 e m u até m a d os u r dias a b a tatuaisa l h a e m So l f e r i n o, n o n o r t e d a It á l i a. O c o n f r o n t o a c a b a c o m c e r c a d e 40 m i l s o l d a d o s m o r t o s o u a g o n i z a n t e s, s e m q u e n i n g ué m o s s o c o r r a. Os s e r v i ç o s d e s a ú d e e s t ã o s o b r e c a r r e g a d o s e n ã o dispõem de proteção no campo de batalha. É e s p a n t o s o! Nã o d á p r a f a z e r n a d a, a m i g o! É a g u e r r a! He n r y Du n a n t, c o m e r c i a n t e s u í ç o q u e e s t a v a p a s s a n d o p e l a r e g i ã o, c h e g a a So l f e r i n o a l g u m a s h o r a s d e p o i s d a b a t a l h a. Fi c a h o r r o r i z a d o c o m o q u e v ê. Or g a n i z a e n t ã o a a j u d a e c o n v e n c e a p o p u l a ç ã o a c u i d a r d e t o d o s o s f e r i d o s, f r a n c e s e s e a u s t r í a c o s. To d o s s o m o s irmãos na dor. Ei, v o c ê s a í! O q u e significa t u d o i s s o? Nó s v e n c e m o s e o s e n h o r e s t á a j u d a n d o n o s s o s inimigos! Is t o é u m a t r a i ç ã o! De i x e-m e e x p l i c a r, c o r o n e l. E c o m o p e n s a e m c o n s e g u i r a s g a z e s e o s m e d i c a m e n t o s n e c e s s á r i o s? Fa l e! Do q u e o s e n h o r p r e c i s a? So l t e i m e d i a t a m e n t e o s m é d i c o s, e n f e r m e i r o s e c i r u r g i õ e s a u s t r í a c o s q u e o s e n h o r t o m o u c o m o prisioneiros e e n v i e-o s p a r a m i m! Po i s b e m. O s e n h o r m e p a r e c e s e r m u i t o d e c i d i d o, Du n a n t. Sim, g o s t o d e s u a ideia. Vo u v e r o q u e p o s s o f a z e r! Es t o u d i s p o s t o a p a g a r d o m e u p r ó p r i o b o l s o. Ma s h á a l g o que o senhor poderia fazer Ob r i g a d o, c o r o n e l A ú n i c a c o i s a q u e m e i m p o r t a s ã o o s f e r i d o s.

4 De v o l t a a s u a c i d a d e n a t a l, Ge n e b r a, Du n a n t p u b l i c a e m 1862 o l i v r o "Le m b r a n ç a d e So l f e r i n o", e m q u e e x p õ e d u a s g r a n d e s idéias: - q u e s e j a m c r i a d o s c o m i t ê s d e s o c o r r o p a r a f o r m a r voluntários a fim de atender os feridos de guerra (1), - que um acordo internacional reconheça e proteja esses comitês (2). Nã o! Es t e h o m e m t e m r a z ã o, é p r e c i s o f a z e r a l g u m a c o i s a. Em 1863, Du n a n t e q u a t r o c i d a d ã o s d e Ge n e b r a c r i a m o Co m i t ê In t e r n a c i o n a l d a Cr u z Ve r m e l h a (CICV). Utop ia! (1)Dará origem à criação das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. (2)Base do Direito Internacional Humanitário (DIH). Es t e s í m b o l o, q u e c o n s i d e r o u n i v e r s a l, v a i p r o t e g e r o s s e r v i ç o s d e s a ú d e d o s e x é r c i t o s n o c a m p o d e b a t a l h a. De s s a f o r m a e l e s n ã o s e r ã o mais objeto de ataques. To d o s o s f e r i d o s s e r ã o a t e n d i d o s, s e j a m e l e s d e q u e l a d o f o r e m! Em 1876, o s t u r c o s e s c o l h e m o c r e s c e n t e v e r m e l h o, m a i s d e a c o r d o c o m s u a sensibilidade c u l t u r a l. 1864: Os Es t a d o s a d o t a m a Co n v e n ç ã o p a r a m e l h o r a r a s c o n d i ç õ e s d o s feridos dos exércitos em campanha. Em 1901, He n r y Du n a n t r e c e b e o primeiro prêmio Nobel da Paz. A m u l t i p l i c a ç ã o d o s c o n f l i t o s d e s t a c a a p e r t i n ê n c i a d e s u a ideia p r i n c i p a l: m a n t e r o espírito d e humanidade em meio à guerra. Ne s t a é p o c a, c o m e ç a m a s e r c o d i f i c a d a s a s n o r m a s r e l a t i v a s a o s m é t o d o s d e f a z e r a g u e r r a. A Co n v e n ç ã o d e Ha i a d e 1907 p r o í b e o e m p r e g o d e a r m a s e n v e n e n a d a s o u a e x e c u ç ã o d o s s o l d a d o s q u e s e r e n d e m. Mu i t a s So c i e d a d e s Na c i o n a i s s ã o c r i a d a s e m t o d o o m u n d o. Às v é s p e r a s d a Pr i m e i r a Guerra Mundial ( ) j á e x i s t e m 42.

5 Du r a n t e e s s e c o n f l i t o, a indústria m o d e r n a p r o d u z u m a t a l q u a n t i d a d e d e a r m a s q u e a s vítimas militares e civis s e c o n t a m a o s m i l h õ e s. Os gases tóxicos são usados massivamente. Alguns voluntários trabalham n a f r e n t e d e b a t a l h a. Ou t r o s m o n t a m p a c o t e s c o m r o u p a, c o m i d a, t a b a c o, ó c u l o s e m e d i c a m e n t o s. apesar dos bloqueios e das linhas de combate. O CICV entrega milhões de cartas e pacotes a o s prisioneiros O c o n f l i t o t e r m i n a e m 1918 e l o g o d e p o i s v e m u m a verdadeira catástrofe sanitária: a gripe espanhola... q u e v a i c u s t a r m a i s v i d a s q u e a g u e r r a e m q u a t r o a n o s! Em 1919, a s So c i e d a d e s Na c i o n a i s f o r m a m u m a liga para coordenar seus esforços. O Movimento é cada vez mais universal. É p r e c i s o s o c o r r e r a s p e s s o a s d e s l o c a d a s! Lu t a r c o n t r a a f o m e!... E a s e p i d e m i a s!... E r e s t a b e l e c e r o s s e r v i ç o s d e s a ú d e.

6 Há u m a e x p l o s ã o d e n o v o s c o n f l i t o s n a Es p a n h a, Etiópia e Ch i n a. A p o p u l a ç ã o civil é a l v o d e a t a q u e s s i s t e m á t i c o s. Os a t a q u e s c a u s a m tantos m o r t o s q u e a n u n c i a m o h o r r o r d a Se g u n d a Gu e r r a Mundial ( ). Os s o l d a d o s c a p t u r a d o s r e c e b e r ã o m a i s d e 36 m i l h õ e s d e p a c o t e s e 120 milhões de cartas. Os d e l e g a d o s d o CICV visitam o s c a m p o s d e prisioneiros d e g u e r r a p a r a g a r a n t i r q u e e l e s s e j a m t r a t a d o s d e a c o r d o c o m as normas da Convenção Internacional de Po r é m, d u r a n t e e s s e c o n f l i t o, n i n g ué m s e o p õ e à m a t a n ç a d e l i b e r a d a d e m i l h õ e s d e p e s s o a s, p a r t i c u l a r m e n t e d e j u d e u s. O m u n d o a t i n g e u m n í v e l d e b a r b á r i e s e m p r e c e d e n t e s. Em 1949, o s Es t a d o s f a z e m a r e v i s ã o d o s t e x t o s d e Direito In t e r n a c i o n a l Hu m a n i t á r i o q u e e x i s t e m e a d o t a m um novo, para proteger as pessoas civis em período de guerra. São as Quatro Convenções de Genebra. At é a g u e r r a t e m limites! O Direito In t e r n a c i o n a l Hu m a n i t á r i o baseia-se em dois pilares: A e s c o l h a d a s a r m a s e m é t o d o s d e f a z e r a g u e r r a t e m limites. Em 1977 a s Co n v e n ç õ e s d e Ge n e b r a g a n h a m d o i s Pr o t o c o l o s. Um t e r c e i r o Pr o t o c o l o, a d o t a d o e m 2005, p e r m i t e à s So c i e d a d e s Na c i o n a i s utilizarem u m e m b l e m a a d i c i o n a l: o Cr i s t a l Ve r m e l h o. As p e s s o a s q u e n ã o c o m b a t e m d e v e m s e r p r o t e g i d a s.

7 O CICV p r o t e g e e a s s i s t e a s vítimas d a g u e r r a. Um c o m b a t e n t e q u e s e r e n d e d e v e r e c e b e r u m t r a t a m e n t o h u m a n o. As vítimas r e c e b e m c o m i d a e p r o d u t o s essenciais para sua sobrevivência. Te m p r a t o d o m u n d o! Ex p l i c a a t o d o s o s c o m b a t e n t e s a s r e g r a s q u e e l e s d e v e m s e g u i r. So u b e m o s q u e a l g u n s h o m e n s s e u s q u e i m a r a m u m p o v o a d o p e r t o d o r i o. To m a r e m o s m e d i d a s c o n t r a o s c u l p a d o s. Eq u i p e s m é d i c a s o p e r a m n a f r e n t e d e b a t a l h a o s feridos de guerra. De l e g a d o s e s c a v a m p o ç o s Va c i n a m o g a d o. Os c e n t r o s o r t o p é d i c o s a t e n d e m o s a m p u t a d o s, q u e c o m f r e q u ê n c i a s ã o vítimas d e m i n a s. Ve j a s ó, v o c ê c o n s e g u e! As p e s s o a s s e p a r a d a s d e s e u s f a m i l i a r e s p o r c a u s a d a g u e r r a u s a m o s t e l e f o n e s v i a s a t é l i t e o u e s c r e v e m Mensagens Cruz Vermelha para se comunicar entre si. Até que enfim encontrei vocês! Os d e s a p a r e c i d o s s ã o p r o c u r a d o s e o s q u e ainda estão vivos são levados ao encontro d o s p a r e n t e s. Le m b r o o s e n h o r q u e a t o r t u r a e o s m a u s t r a t o s s ã o p r o i b i d o s. Se f o r n e c e s s á r i o, o s d e l e g a d o s t e n t a m m e l h o r a r a s c o n d i ç õ e s m a t e r i a i s d a d e t e n ç ã o. É i s t o o q u e p r e v i m o s p a r a r e f o r m a r a s c e l a s. Du r a n t e u m c o n f l i t o, o CICV z e l a p a r a q u e s e r e s p e i t e a i n t e g r i d a d e física e p s i c o l ó g i c a d o s s o l d a d o s c a p t u r a d o s e d o s civis d e t i d o s.

8 Qu a n d o t e r m i n a u m c o n f l i t o, o CICV, q u e a t u a c o m o intermediário n e u t r o, pode repatriar os prisioneiros de guerra e os internados civis. Ma s n ã o é s ó a g u e r r a. Os d e s a s t r e s n a t u r a i s também atingem milhões de pessoas todos os anos c o m o o s t e r r e m o t o s. A m u d a n ç a c l i m á t i c a a g r a v a a s c o n s e q u ê n c i a s d a s s e c a s, d o s f u r a c õ e s e d a s i n u n d a ç õ e s. Mu i t o s n ã o c o n h e c e m a s n o r m a s b á s i c a s d e higiene, n ã o t ê m a c e s s o suficiente à á g u a e n ã o dispõem de centros de saúde adequados.

9 A Fe d e r a ç ã o In t e r n a c i o n a l d a s So c i e d a d e s d a Cr u z Ve r m e l h a e d o Cr e s c e n t e Ve r m e l h o, h e r d e i r a d a l i g a f u n d a d a e m 1919, c o o r d e n a o t r a b a l h o d a s So c i e d a d e s Na c i o n a i s e a s a j u d a a s e p r e p a r a r e e n f r e n t a r a s e p i d e m i a s e a s c a t á s t r o f e s n a t u r a i s e t e c n o l ó g i c a s. A e p i d e m i a d e a i d s s e e s t e n d e p e l o m u n d o t o d o d e s t r u i n d o c o m u n i d a d e s inteiras. Mu i t a s v i d a s s ã o a m e a ç a d a s p o r d o e n ç a s c u r á v e i s. Af a s t e m-s e d a b e i r a d á g u a! Po d e a c o n t e c e r u m m a r e m o t o! As So c i e d a d e s Na c i o n a i s t r a b a l h a m c o m e m p e n h o p a r a a f o r m a ç ã o e m p r i m e i r o s s o c o r r o s No s m o m e n t o s d e u r g ê n c i a, u m a a ç ã o s i m p l e s p o d e s a l v a r v i d a s. A n e u t r a l i d a d e é u m princípio i m p o r t a n t e. Co m o s e n e g a a t o m a r p a r t i d o O Mo v i m e n t o In t e r n a c i o n a l d a Cr u z Ve r m e l h a e d o Cr e s c e n t e Ve r m e l h o se baseia em princípios que garantem a confiança e o respeito de todos. s e u s m e m b r o s d e v e m t e r a c e s s o a t o d a s a s p e s s o a s d e s a m p a r a d a s. O Mo v i m e n t o d e v e s e r i n d e p e n d e n t e p a r a n ã o c e d e r à opinião p ú b l i c a o u a p r e s s õ e s políticas. Se r i m p a r c i a l significa q u e r e r a j u d a r a t o d a s a s vítimas, d a n d o p r i o r i d a d e ao sofrimento mais urgente. Is s o implica n ã o discriminar p o r m o t i v o s d e r a ç a, religião, a f i l i a ç ã o política o u c o n d i ç ã o s o c i a l.

10 Pa r a t e r a c e s s o a t o d a s a s vítimas, s ó u m a So c i e d a d e Na c i o n a l pode operar no território do país ao qual pertence. Al é m d i s s o, c o m o é a b e r t a a t o d o s, e v i t a c a i r n a t e n t a ç ã o d e a j u d a r s ó u m g r u p o. Mi l h õ e s d e v o l u n t á r i o s, n a maioria j o v e n s, f o r m a m o m a i o r m o v i m e n t o h u m a n i t á r i o d o m u n d o. El e s n ã o s ã o m o v i d o s p e l a s e d e d e l u c r o, m a s p e l a v o n t a d e de reduzir o sofrimento dos mais vulneráveis. To d a s a s So c i e d a d e s Na c i o n a i s t ê m o d e v e r d e s e a j u d a r m u t u a m e n t e. O Mo v i m e n t o a s p i r a a p r o t e g e r a v i d a e a s a ú d e, a s s i m c o m o a p r o m o v e r o r e s p e i t o p e l a p e s s o a h u m a n a. Fa v o r e c e a c o m p r e e n s ã o m ú t u a, a a m i z a d e, a c o o p e r a ç ã o e a p a z d u r a d o u r a e n t r e o s p o v o s. O Mo v i m e n t o é f o r m a d o p e l o CICV, a Fe d e r a ç ã o In t e r n a c i o n a l e m a i s d e 180 So c i e d a d e s Na c i o n a i s.

11 Henry Dunant ( ) Nascido em Genebra em 8 de maio de 1828, Dunant vem de uma família calvinista muito piedosa e caridosa. Sem ter concluído os estudos secundários, começa a trabalhar como aprendiz em um banco de Genebra. Em 1853, chega à Argélia para dirigir a colônia suíça de Setif. Começa a construir um moinho de trigo, mas não obtém a concessão do território indispensável para fazê-lo funcionar. Após uma viagem infrutífera a Tunísia, volta para Genebra. Resolve então recorrer a Napoleão III para adquirir o documento necessário para seus negócios. O imperador está no comando das tropas franco-sardas que lutam no norte da Itália contra os austríacos. Henry Dunant decide ir para o local a fim de se encontrar com ele. É assim que testemunha o final da batalha de Solferino, na Lombardia. De volta a Genebra, escreve Lembrança de Solferino, que dá origem ao Comitê Internacional de Socorro aos Militares Feridos (futuro Comitê Internacional da Cruz Vermelha). Dunant é membro desse Comitê e assume a secretaria. Desde então torna-se célebre e é recebido pelos chefes de Estado, reis e príncipes das cortes europeias. Mas seus negócios vão mal e, em 1867, declara sua falência. Totalmente arruinado, fica com uma dívida de cerca de um milhão de francos suíços da época. Depois do escândalo provocado em Genebra por essa falência, demite-se do cargo de secretário do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Em 8 de setembro de 1867, o Comitê resolve aceitar sua demissão não somente como secretário, mas também como membro do Comitê. Dunant parte para Paris, onde se vê obrigado a dormir nos bancos públicos, apesar de, ao mesmo tempo, a imperatriz Eugênia convidá-lo a visitar o Palácio das Tulherias para lhe fazer uma consulta sobre a ampliação da Convenção de Genebra, a fim de também incluir a guerra marítima. Mais tarde, é nomeado membro de honra das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha da Áustria, Holanda, Suécia, Prússia e Espanha. Durante a guerra franco-prussiana de 1870, visita e conforta os feridos levados a Paris e introduz o uso da placa de identidade, que vai permitir a identificação dos mortos. Uma vez restabelecida a paz, Dunant vai a Londres, onde tenta organizar uma conferência diplomática para regulamentar o tratamento dos prisioneiros de guerra. Embora receba o apoio do czar, a Inglaterra é hostil ao projeto. No dia 1º de fevereiro de 1875, sob a iniciativa de Dunant, começa em Londres um congresso internacional sobre a abolição completa e definitiva do tráfico de negros e do comércio de escravos. Nos anos que se seguem, Dunant perambula e vive na miséria total; viaja a pé pela Alsácia, Alemanha e Itália e vive da caridade e hospitalidade de alguns amigos. Finalmente, em 1887, acaba em Heiden, uma aldeia suíça de onde se avista o lago Constança. Doente, refugia-se no hospital local. É neste povoado que, em 1895, o jornalista Georg Baumberger o descobre e escreve um artigo sobre ele. Poucos dias depois, a reportagem repercute na imprensa de toda a Europa. Chegam mensagens de solidariedade a Dunant de todo o mundo e ele volta a ser celebrado e homenageado de um dia para o outro. Em 1901, recebe o primeiro Prêmio Nobel da Paz. Henry Dunant morre em 30 de outubro de No dia 8 de maio, data de seu nascimento, celebra-se o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

12 0939/007T Comitê Internacional da Cruz Vermelha 19, Avenue de la Paix 1202 Genebra, Suíça Tel: Fax: Correio eletrônico: CICV, agosto de 2009 Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho Caixa postal 372, 1211 Genebra 19, Suíça Tel: Fax: Correio eletrônico: secretariat@ifrc.org

É e s p a n t o s o! E c o m o p e n s a e m c o n s e g u i r a s g a z e s e o s m e d i c a m e n t o s n e c e s s á r i o s?

É e s p a n t o s o! E c o m o p e n s a e m c o n s e g u i r a s g a z e s e o s m e d i c a m e n t o s n e c e s s á r i o s? O Movimento Internacional O da Movimento Cruz Vermelha Internacional e do Crescente da Cruz Vermelha Vermelho e do desde 1859 até os dias atuais Em 24 d e j u n h o d e 1859, o s e x é r c i t o s f r

Leia mais

1 2 9, i n c i s o I I, d a C F ; e a r t i g o 5 º, i n c i s o V, a l í n e a s a e

1 2 9, i n c i s o I I, d a C F ; e a r t i g o 5 º, i n c i s o V, a l í n e a s a e P O R T A R I A n 2 0 1, d e 1 8 d e j u l h o d e 2 0 1 3. A P r o c u r a d o r a d a R e p ú b l i c a q u e e s t a s u b s c r e v e, e m e x e r c í c i o n a P r o c u r a d o r i a d a R e p ú

Leia mais

REDES DE NOVA GERAÇÃO. m a i o r q u a l i d a d e, m a i s r a p i d e z, mais inovação;

REDES DE NOVA GERAÇÃO. m a i o r q u a l i d a d e, m a i s r a p i d e z, mais inovação; R E D E S D E N O V A G E R A Ç Ã O D E S A F I O e O P O R T U N I D A D E A P D C, 3 1 D E M A R Ç O D E 2 0 0 9 A S O N A E C O M A C R E D I T A Q U E A S R d N G S Ã O U M A O P O R T U N I D A D

Leia mais

ARMAZÉNS GERAIS ASPECTOS LEGAIS, VANTAGENS E SERVIÇOS

ARMAZÉNS GERAIS ASPECTOS LEGAIS, VANTAGENS E SERVIÇOS ARMAZÉNS GERAIS ASPECTOS LEGAIS, VANTAGENS E SERVIÇOS D i r e t o r E x e c u t i v o d a T O P L O G P o r R o d o l p h o C a r i b e A r m a z é n s g e r a i s s ã o e s t a b e l e c i m e n t o s

Leia mais

BLOCO Nº 2 JORNAIS, BOLETINS, PANFLETOS D a N º 1. H i n o N a c i o n a l e H i n o d a I n t e r n a c i o n a l? 0 1 C U T N a c i o n a l 2. M o d i f i c a ç õ e s d o E s t a t u t o p r o p o s

Leia mais

A S N O V A S R E G R A S D E F A C T U R A Ç Ã O

A S N O V A S R E G R A S D E F A C T U R A Ç Ã O i I N F O R M A Ç Ã O F I S C A L N º 3 J a n e i r o 2 0 1 3 A S N O V A S R E G R A S D E F A C T U R A Ç Ã O N o s e g u i m e n t o d a L e i d o O r ç a m e n t o d o E s t a d o p a r a 2 0 1 2 e,

Leia mais

P RO J E T O E S P E C I A L : A R E S T / F AZ E N D A S E N H O R J E S U S

P RO J E T O E S P E C I A L : A R E S T / F AZ E N D A S E N H O R J E S U S P RO J E T O E S P E C I A L : A R E S T / F AZ E N D A S E N H O R J E S U S P ET A g r o n o m i a U n i v e r s i d a d e F e d e r a l d e L a v r a s U F L A / M G 1 R e s u m o J a m a i s c o n

Leia mais

RESULTADOS DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO EXTERNO COM A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO

RESULTADOS DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO EXTERNO COM A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO RESULTADOS DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO EXTERNO COM A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO 1. RESULTADOS QUESTIONÁRIO I - PARTES/ CONCILIAÇÃO 1.1- QUESTIONÁRIO I - PARTES/ CONCILIAÇÃO: AMOSTRA REFERENTE AS

Leia mais

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D A P A R A Í B A C E N T R O D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D A P A R A Í B A C E N T R O D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D A P A R A Í B A C E N T R O D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E D E P A R T A M E N T O D E C I Ê N C I A S F A R M A C Ê U T I C A S C U R S O D E F A R M Á C I A

Leia mais

A C T A N. º I X / 2 0 0 8

A C T A N. º I X / 2 0 0 8 1 A C T A N. º I X / 2 0 0 8 - - - - - - A o s d e z a s s e i s d i a s d o m ê s d e A b r i l d o a n o d e d o i s m i l e o i t o, n e s t a V i l a d e M o n c h i q u e, n o e d i f í c i o d o

Leia mais

OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO MOVIMENTO INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA E DO CRESCENTE VERMELHO

OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO MOVIMENTO INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA E DO CRESCENTE VERMELHO OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO MOVIMENTO INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA E DO CRESCENTE VERMELHO FOLHETO CICV O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho O Movimento Internacional

Leia mais

B e n j a m i n C o n s t a n t B o t e l h o d e M a g a l h ã e s ( 1 8 3 6 / 1 8 9 1 )

B e n j a m i n C o n s t a n t B o t e l h o d e M a g a l h ã e s ( 1 8 3 6 / 1 8 9 1 ) B e n j a m i n C o n s t a n t B o t e l h o d e M a g a l h ã e s ( 1 8 3 6 / 1 8 9 1 ) B e n ja m i n C o n s t a n t, c o m o c o s t u m a s e r r e f e r i d o, é c o n s i d e r a d o c o m o o

Leia mais

J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L A R B I T R A L ( 3. º E 4. º T R I M E S T R E S D E 2 0 1 2 )

J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L A R B I T R A L ( 3. º E 4. º T R I M E S T R E S D E 2 0 1 2 ) i J a n e i r o d e 2 0 1 3 J U R I S P R U D Ê N C I A F I S C A L A R B I T R A L ( 3. º E 4. º T R I M E S T R E S D E 2 0 1 2 ) TAX & BUSINESS P r e t e n d e - s e, c o m a p r e s e n t e I n f o

Leia mais

INTERVENÇÃO DO SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA DEFESA NACIONAL PAULO BRAGA LINO COMEMORAÇÕES DO DIA DO COMBATENTE, EM FRANÇA

INTERVENÇÃO DO SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA DEFESA NACIONAL PAULO BRAGA LINO COMEMORAÇÕES DO DIA DO COMBATENTE, EM FRANÇA INTERVENÇÃO DO SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA DEFESA NACIONAL PAULO BRAGA LINO COMEMORAÇÕES DO DIA DO COMBATENTE, EM FRANÇA Richebourg/La Couture, 13 de abril de 2012 Monsieur le Préfet du Pas-de-Calais

Leia mais

A União Europeia contra a Exclusão Social. Inclusion Europe. Inclusion Europe. Inclusion Europe. Relatório

A União Europeia contra a Exclusão Social. Inclusion Europe. Inclusion Europe. Inclusion Europe. Relatório Inclusion Europe The European Association of Societies of Persons with Intellectual Disability and their Families A União Europeia contra a Exclusão Social A Inclusion Europe representa as pessoas com

Leia mais

Cuba rejeita categoricamente qualquer tentativa de explorar a situação dramática criada para ocupar o país e controlar o petróleo.

Cuba rejeita categoricamente qualquer tentativa de explorar a situação dramática criada para ocupar o país e controlar o petróleo. Leia abaixo a íntegra do discurso do Ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, no Conselho de Dereitos Humanos da ONU, na última terça-feira (1º/3), em Genebra: A consciência humana rejeita

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DAS LAJES DO PICO. C i d a d a n i a. Nome: Sofia Melo, 6º A, Nº 17

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DAS LAJES DO PICO. C i d a d a n i a. Nome: Sofia Melo, 6º A, Nº 17 ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DAS LAJES DO PICO C i d a d a n i a Nome: Sofia Melo, 6º A, Nº 17 Ano Letivo 2012/2013 Introdução Neste trabalho vou falar de uma instituição e de uma personalidade. A instituição

Leia mais

Unidade I Produção, Circulação e Trabalho. Aula 3.2 Conteúdo Revolução Francesa II

Unidade I Produção, Circulação e Trabalho. Aula 3.2 Conteúdo Revolução Francesa II A A Unidade I Produção, Circulação e Trabalho. Aula 3.2 Conteúdo Revolução Francesa II 2 A A Habilidade Analisar a Era Napoleônica e a organização social da França no Pós-Revolução. 3 A A Napoleão 4 A

Leia mais

B O L E T I M I N F O R M A T I V O

B O L E T I M I N F O R M A T I V O P R Ó - R E I T O R I A D E E N S I N O E D I Ç Ã O 0 4 - A N O 0 2 B O L E T I M I N F O R M A T I V O M A I O D E 2 0 1 5 A C O M I S S Ã O P E R M A N E N T E D E P R O C E S S O S E L E T I V O D A

Leia mais

o bje tiv o f in a l d o C oa c h in g é fa z e r c o m qu e o s c lie n te s t o rn e m -s e a u tô no m o s.

o bje tiv o f in a l d o C oa c h in g é fa z e r c o m qu e o s c lie n te s t o rn e m -s e a u tô no m o s. O r ie n ta ç õ e s In i ci ai s E u, R ic k N e ls o n - P e rs on a l & P rof e s s io n al C o a c h - a c re dito qu e o o bje tiv o f in a l d o C oa c h in g é fa z e r c o m qu e o s c lie n te

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIAFEDERALDOSDIRÊITOSDOCIDADÃO. INFORMAÇÃO TÉCNICA PFDC/CAMI.JBSS n 289/2008.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIAFEDERALDOSDIRÊITOSDOCIDADÃO. INFORMAÇÃO TÉCNICA PFDC/CAMI.JBSS n 289/2008. r PFDC PROCURADORIAFEDERALDOSDIRÊITOSDOCIDADÃO INFORMAÇÃO TÉCNICA PFDC/CAMI.JBSS n 289/2008. Tema: Ementa: Direito de Ir e Vir. Migrantes. Atuação da PFDC em relação às migrações internacionais. Seminário

Leia mais

PORTO DE SALVADOR - S U L D A Á F R I C A *

PORTO DE SALVADOR - S U L D A Á F R I C A * R O TA S D E N AV E G A Ç Ã O N O L O N G O C U R S O - M E R C O S U L - C O S TA O E S T E D A A M É R I C A D O S U L - A M É R I C A C E N T R A L E C A R I B E - G O L F O D O M É X I C O - C O S

Leia mais

1. As eleições devem ser acessíveis a todos e nós também devemos poder candidatar-nos. 2. O Parlamento Europeu deve ser totalmente acessível.

1. As eleições devem ser acessíveis a todos e nós também devemos poder candidatar-nos. 2. O Parlamento Europeu deve ser totalmente acessível. ELEIÇÕES EUROPEIAS 2 0 1 4 As próximas eleições europeias vão ser em 25 de maio de 2014. Estas eleições são importantes para todos os que vivem na União Europeia. Vamos eleger as pessoas que vão falar

Leia mais

O E n g a n o d o E s p e l h o A C o n s t i t u i ç ã o d o S u j e i t o. S u z a n a M a r i a d o E g i t o R o d r i g u e s

O E n g a n o d o E s p e l h o A C o n s t i t u i ç ã o d o S u j e i t o. S u z a n a M a r i a d o E g i t o R o d r i g u e s O E n g a n o d o E s p e l h o A C o n s t i t u i ç ã o d o S u j e i t o S u z a n a M a r i a d o E g i t o R o d r i g u e s E s p e l h o, e s p e l h o m e u... d i r á a b r u x a m a l v a d a

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações MESOPOTÂMIA FENÍCIA ISRAEL EGITO ORIENTE MÉDIO PÉRSIA ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE ORIENTAL Mesopotâmia - Iraque Egito Hebreus Israel Fenícios Líbano Pérsia

Leia mais

Design de aplicativos moveis

Design de aplicativos moveis Design de aplicativos moveis Os dispositivos móveis mais comuns : S m a r t p h o n e ; P D A ; Te l e m ó v e l ( pt) / C e l u l a r ( br); C o n s o l e p o r t á t i l ; U l t r a M o b i l e P C ;

Leia mais

Direito das sociedades e governo das sociedades: a Comissão apresenta um Plano de Acção

Direito das sociedades e governo das sociedades: a Comissão apresenta um Plano de Acção IP/03/716 Bruxelas, 21 de Maio de 2003 Direito das sociedades e governo das sociedades: a Comissão apresenta um Plano de Acção O reforço dos direitos dos accionistas e da protecção dos trabalhadores e

Leia mais

PESQUISA INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Minas Gerais. Ano 6. Nº 1. Março 2016

PESQUISA INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Minas Gerais. Ano 6. Nº 1. Março 2016 PESQUISA INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Minas Gerais Ano 6. Nº 1. Março 2016 Recessão econômica impacta os investimentos O ano de 2015 foi marcado por incertezas econômicas e crise política que contribuíram

Leia mais

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 2 Redação Dr. Maurício de Freitas Lima Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 Produção e Projeto Gráfico Designer Gráfico: Patricia Lopes da Silva Edição - Outubro/2012

Leia mais

Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais, viviam nas regiões almejadas

Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais, viviam nas regiões almejadas América Espanhola O que os Espanhóis encontraram aqui na América... Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais, viviam nas regiões

Leia mais

Conferência Internacional do Trabalho Convenção 159

Conferência Internacional do Trabalho Convenção 159 Conferência Internacional do Trabalho Convenção 159 Convenção sobre Reabilitação Profissional e Emprego de Pessoas Deficientes. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada em

Leia mais

QUARTA CONSTITUIÇÃO (A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO NOVO)

QUARTA CONSTITUIÇÃO (A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO NOVO) QUARTA CONSTITUIÇÃO (A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO NOVO) NOME...Constituição dos Estados Unidos do Brasil DATA...10 de Novembro de 1937 ORIGEM...Outorgada DURAÇÃO...9 anos PREÂMBULO O Presidente da República

Leia mais

Antonio Plais. Modelo de Decisão: Evoluindo o Gerenciamento de Processos e de Regras de Negócio

Antonio Plais. Modelo de Decisão: Evoluindo o Gerenciamento de Processos e de Regras de Negócio C o m m u n i ty. IIBA.org I I B A. o r g i n f o @ I I B A. o r g. O Modelo de Decisão: Evoluindo o Gerenciamento de Processos e de Regras de Negócio Antonio Plais 20/02/2014 Moderador Os webinars em

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA CAPÍTULO I

PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA CAPÍTULO I PROJETO DE LEI Nº 14/2016 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA RUI VALDIR OTTO BRIZOLARA, Prefeito Municipal de Morro Redondo, Estado do Rio

Leia mais

Seminário internacional Herança, identidade, educação e cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão.

Seminário internacional Herança, identidade, educação e cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão. Seminário internacional Herança, identidade, educação e cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão. Nome da Palestra: Patrimônio Mundial: modalidades para

Leia mais

ABSTRACT. Diagnóstico e situação das cooperativas de produção no Paraguai

ABSTRACT. Diagnóstico e situação das cooperativas de produção no Paraguai ABSTRACT Diagnóstico e situação das cooperativas de produção no Paraguai No Paraguai, o associativismo se origina de práticas seculares de sua população original: os guaranis. Para eles, a organização

Leia mais

TRT-00290-2014-079-03-00-7 RO

TRT-00290-2014-079-03-00-7 RO Primeira Turma Publicacao: 14/11/2014 Ass. Digital em 11/11/2014 por CLEBER LUCIO DE ALMEIDA Relator: CLA Revisor: LOLR PODER JUDICIÁRIO R e c o r r e n t e : A L I S S O N C A R V A L H O B O R G E S

Leia mais

PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR APRESENTADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA POSIÇÃO DA AMNISTIA INTERNACIONAL PORTUGAL

PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR APRESENTADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA POSIÇÃO DA AMNISTIA INTERNACIONAL PORTUGAL PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR APRESENTADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA POSIÇÃO DA AMNISTIA INTERNACIONAL PORTUGAL A Amnistia Internacional Portugal defende a manutenção Formação Cívica nos 2.º

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Do Sr. JEFFERSON CAMPOS) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Do Sr. JEFFERSON CAMPOS) O Congresso Nacional decreta: 1 PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Do Sr. JEFFERSON CAMPOS) Dispõe sobre as cabines de cobrança automática de pedágio. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Esta Lei dispõe sobre as cabines de cobrança automática

Leia mais

REPÚBLICA DE ANGOLA ASSEMBLEIA NACIONAL

REPÚBLICA DE ANGOLA ASSEMBLEIA NACIONAL REPÚBLICA DE ANGOLA ASSEMBLEIA NACIONAL PROJECTO DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA FERNANDO DA PIEDADE DIAS DOS SANTOS, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL DA REPÚBLICA DE ANGOLA, NA 130ª ASSEMBLEIA DA UNIÃO INTERPARLAMENTAR

Leia mais

Disciplina: Geografia 9º ano Turma: Professora: Renata Sampaio Ficha: 02 Bimestre: 3º

Disciplina: Geografia 9º ano Turma: Professora: Renata Sampaio Ficha: 02 Bimestre: 3º Disciplina: Geografia 9º ano Turma: Professora: Renata Sampaio Ficha: 02 Bimestre: 3º Apresentação: Esta ficha atende a dois objetivos principais: 1. Oferecer os conteúdos básicos a respeito dos objetivos

Leia mais

Período pré-colonial

Período pré-colonial CHILE Período pré-colonial O navegador português Fernão de Magalhães, a serviço do rei da Espanha, foi o primeiro europeu a visitar a região que hoje é chamada de Chile. Os mapuches, grande tribo indígena

Leia mais

Atribuições dos Tecnólogos

Atribuições dos Tecnólogos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM CONTRUÇÃO CIVIL EDIFÍCIOS E ESTRADAS Atribuições dos Tecnólogos Prof.ª Me. Fabiana Marques Maio / 2014 SOBRE O TECNÓLOGO Segundo

Leia mais

"Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA"

Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA "Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA" Neill Lochery, pesquisador britânico, no seu livro Brasil: os Frutos da Guerra mostrou os resultados da sua investigação histórica de um dos períodos mais

Leia mais

SAIBA COMO SOLICITAR O PASSE LIVRE NO TRANSPORTE COLETIVO INTERESTADUAL PARA PESSOAS DEFICIENTES

SAIBA COMO SOLICITAR O PASSE LIVRE NO TRANSPORTE COLETIVO INTERESTADUAL PARA PESSOAS DEFICIENTES SAIBA COMO SOLICITAR O PASSE LIVRE NO TRANSPORTE COLETIVO INTERESTADUAL PARA PESSOAS DEFICIENTES Com o Passe Livre, você vai poder viajar por todo o país. Use e defenda o seu direito. O bom funcionamento

Leia mais

O CNPV. e as Estruturas Locais de Voluntariado. 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás

O CNPV. e as Estruturas Locais de Voluntariado. 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás O CNPV e as Estruturas Locais de Voluntariado 4 de Dezembro de 2009 Cláudia Amanajás As Origens do Voluntariado O Voluntariado sempre existiu. Nuns casos, de maneira difusa, noutros de forma organizada.

Leia mais

O P a pel da M ídia no C o ntro le da s P o lític a s de S a úde

O P a pel da M ídia no C o ntro le da s P o lític a s de S a úde B ra s ília, 26 de s etem bro de 2009 C o ntro le da s P o lític a s de L uiz R ibeiro FU N Ç Ã O D O J O R N A L I S M O J o r n a lis m o é a a tiv id a d e p r o fis s io n a l q u e c o n s is te e

Leia mais

Estado Islâmico e o Ataque ao Charlie Hebdo. Prof. Osvaldo

Estado Islâmico e o Ataque ao Charlie Hebdo. Prof. Osvaldo Estado Islâmico e o Ataque ao Charlie Hebdo Prof. Osvaldo O Estado Islâmico tem sua origem na Al Qaeda do Iraque que atuava contra tropas norte-americanas no país Em março de 2003, sem apoio da comunidade

Leia mais

FACULDADES UNIFICADAS DA. Curso de Direito Escritório de Assistência Jurídica Registro OAB 6614 DA F UNDAÇ Ã O EDUCACIONAL DE B ARRETOS

FACULDADES UNIFICADAS DA. Curso de Direito Escritório de Assistência Jurídica Registro OAB 6614 DA F UNDAÇ Ã O EDUCACIONAL DE B ARRETOS FACULDADES UNIFICADAS DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Curso de Direito Escritório de Assistência Jurídica Registro OAB 6614 REGULAMENTO DO NÚ CLEO DE PRÁ TICA JURÍ DICA DA F UNDAÇ Ã O EDUCACIONAL DE

Leia mais

Regulamento. Projeto Gouveia StartUp

Regulamento. Projeto Gouveia StartUp Regulamento Projeto Gouveia StartUp Projeto Gouveia StartUp Índice Preâmbulo 2 Capitulo I - Disposições Gerais 3 Leis Habilitantes 3 Âmbito Geográfico 3 Objeto 3 Candidatos 3 Capítulo II Gestão e Condições

Leia mais

A PROTEÇÃO DOS CIVIS E DA AÇÃO HUMANITÁRIA POR MEIO DE UM TRATADO DE COMÉRCIO DE ARMAS EFICAZ

A PROTEÇÃO DOS CIVIS E DA AÇÃO HUMANITÁRIA POR MEIO DE UM TRATADO DE COMÉRCIO DE ARMAS EFICAZ A PROTEÇÃO DOS CIVIS E DA AÇÃO HUMANITÁRIA POR MEIO DE UM TRATADO DE COMÉRCIO DE ARMAS EFICAZ FOLHETO Marko Kokic/CICV DISPONIBILIDADE DE ARMAS: O CUSTO HUMANO Todos os anos, devido à disponibilidade generalizada

Leia mais

Minhas senhoras e meus senhores.

Minhas senhoras e meus senhores. Minhas senhoras e meus senhores. Apresentamos hoje a Campanha Especial de Segurança Rodoviária que visa, durante o mês de Dezembro e os primeiros dias de Janeiro, valorizar a prevenção e reforçar a segurança

Leia mais

Zumbi dos Palmares Vida do líder negro Zumbi dos Palmares, os quilombos, resistência negra no Brasil Colonial, escravidão, cultura africana

Zumbi dos Palmares Vida do líder negro Zumbi dos Palmares, os quilombos, resistência negra no Brasil Colonial, escravidão, cultura africana DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir

Leia mais

CONTRATO Nº 229/ 2014

CONTRATO Nº 229/ 2014 CONTRATO Nº 229/ 2014 Prestação de Serviços de Consultoria especializada em gestão na área de planejamento estratégico e mapeamento de processos. Que fazem entre si de um lado a Prefeitura Municipal de

Leia mais

ASPIRANTE FRANCISCO MEGA O PATRONO DA TURMA DA AMAN DE 15 FEVEREIRO DE 1955

ASPIRANTE FRANCISCO MEGA O PATRONO DA TURMA DA AMAN DE 15 FEVEREIRO DE 1955 1 ASPIRANTE FRANCISCO MEGA O PATRONO DA TURMA DA AMAN DE 15 FEVEREIRO DE 1955 Cel CLÁUDIO MOREIRA BENTO Historiador Militra e Jornalista.Presidente e Fundador da Federação de Academias de História Militar

Leia mais

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção O QUE ESPERAR DO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 1 Maio de 2011 Introdução Este documento destina-se a voluntários e promotores envolvidos no SVE. Fornece informações claras a voluntários

Leia mais

MENSAGEM N.º 594, DE 2015 (Do Poder Executivo)

MENSAGEM N.º 594, DE 2015 (Do Poder Executivo) CÂMARA DOS DEPUTADOS MENSAGEM N.º 594, DE 2015 (Do Poder Executivo) Aviso nº 682/2015 - C. Civil Texto da Decisão nº 10/12 do Conselho de Chefes de Estado e de Governo da União das Nações Sul-Americanas

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

Organização em Enfermagem

Organização em Enfermagem Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Enfermagem Departamento de Enfermagem Básica Disciplina Administração em Enfermagem I Organização em Enfermagem Prof. Thiago C. Nascimento Objetivos: Discorrer

Leia mais

XVI CONVOCATÓRIA DE AJUDAS A PROJETOS ARQUIVÍSTICOS: IBERARQUIVOS-PROGRAMA ADAI

XVI CONVOCATÓRIA DE AJUDAS A PROJETOS ARQUIVÍSTICOS: IBERARQUIVOS-PROGRAMA ADAI XVI CONVOCATÓRIA DE AJUDAS A PROJETOS ARQUIVÍSTICOS: IBERARQUIVOS-PROGRAMA ADAI A presente Convocatória de Ajudas a Projetos Arquivísticos baseia-se na execução do Programa de Apoio ao Desenvolvimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA GABINETE DO MINISTRO

MINISTÉRIO DA DEFESA GABINETE DO MINISTRO MINISTÉRIO DA DEFESA GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA N o 916/MD, DE 13 DE JUNHO DE 2008. Aprova a Diretriz para a Difusão e Implementação do Direito Internacional dos Conflitos Armados (DICA) nas

Leia mais

PRIMEIRO INVENTÁRIO DE EMISSÕES ANTRÓPICAS DE GASES DE EFEITO ESTUFA DO ESTADO DA BAHIA. Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia - SEMA 2010

PRIMEIRO INVENTÁRIO DE EMISSÕES ANTRÓPICAS DE GASES DE EFEITO ESTUFA DO ESTADO DA BAHIA. Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia - SEMA 2010 PRIMEIRO INVENTÁRIO DE EMISSÕES ANTRÓPICAS DE GASES DE EFEITO ESTUFA DO ESTADO DA BAHIA Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia - SEMA 2010 O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do

Leia mais

O Planejamento Participativo

O Planejamento Participativo O Planejamento Participativo Textos de um livro em preparação, a ser publicado em breve pela Ed. Vozes e que, provavelmente, se chamará Soluções de Planejamento para uma Visão Estratégica. Autor: Danilo

Leia mais

Assunto: Carta de convite à apresentação de propostas CDR/DE/11/2012

Assunto: Carta de convite à apresentação de propostas CDR/DE/11/2012 Unidade E1 Planeamento Prospetivo, Estudos e Redes Universitárias Chefe de unidade Bruxelas, 5 de março de 2012 KT/CB/ml D/596/2012 Assunto: Carta de convite à apresentação de propostas CDR/DE/11/2012

Leia mais

Escolas do Tribunal vão ao Interior

Escolas do Tribunal vão ao Interior Escolas do Tribunal vão ao Interior Acontece Iniciativas da EPM e da EJUS buscam efetivar o aperfeiçoamento funcional de magistrados e servidores em todo o Estado, desde o início de suas carreiras O desafio

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org CLIPPING FSM 2009 AMAZÔNIA Jornal: CARTA MAIOR Data: 31/01/09 http://www.cartamaior.com.br/templates/materiamostrar.cfm?materia_id=15558

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS PARECER JOIN(2012}39 a Proposta Conjunta de DECISÃO DO CONSELHO relativa às regras de execução pela União da Cláusula de solidariedade 1 ASSEMBLEIA

Leia mais

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008.

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Artes & Design Curso de especialização O Lugar do Design na Leitura Disciplina: Estratégia RPG Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca CERIMÔNIA NO MUSEU DO PAÇO IMPERIAL

Leia mais

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO (Adaptado do texto do prof. Adair Santa Catarina) ALGORITMOS COM QUALIDADE MÁXIMAS DE PROGRAMAÇÃO 1) Algoritmos devem ser feitos para serem lidos por seres humanos: Tenha em mente

Leia mais

Conclusões do Conselho sobre a fraude e a evasão fiscais Adoção

Conclusões do Conselho sobre a fraude e a evasão fiscais Adoção CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 14 de maio de 2013 (21.05) (Or. en) 9549/13 FISC 94 ECOFIN 353 NOTA de: para: Assunto: Secretariado-Geral do Conselho Delegações Conclusões do Conselho sobre a fraude

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE SAÚDE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Não deixe de preencher as informações a seguir: NOME Nº DE IDENTIDADE

Leia mais

*C38FEB74* PROJETO DE LEI

*C38FEB74* PROJETO DE LEI ** PROJETO DE LEI Altera a Lei nº 12.850, de 2 de agosto de 2013, e a Lei nº 10.446, de 8 de maio de 2002, para dispor sobre organizações terroristas. O CONGRESSO NACIONAL decreta: alterações: Art. 1º

Leia mais

Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 1 de agosto de 2015. w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r

Marcelo Ferrari. 1 f i c i n a. 1ª edição - 1 de agosto de 2015. w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r EUSPELHO Marcelo Ferrari 1 f i c i n a 1ª edição - 1 de agosto de 2015 w w w. 1 f i c i n a. c o m. b r EUSPELHO Este livro explica como você pode usar sua realidade para obter autoconhecimento. Boa leitura!

Leia mais

Promulga o Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo ao envolvimento de crianças em conflitos armados.

Promulga o Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo ao envolvimento de crianças em conflitos armados. DECRETO Nº 5.006, DE 8 DE MARÇO DE 2004. Promulga o Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo ao envolvimento de crianças em conflitos armados. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

Médicos Sem Fronteiras. Lucia Brum Consultora em Doenças Emergentes

Médicos Sem Fronteiras. Lucia Brum Consultora em Doenças Emergentes Médicos Sem Fronteiras Lucia Brum Consultora em Doenças Emergentes Um pouco de história Criada na França, em 1971, por médicos e jornalistas que haviam trabalhado na Nigéria, junto às vítimas da guerra

Leia mais

0938/007T 03.2008 1,000 MUNIÇÕES CLUSTER DÉCADAS DE FRACASSO DÉCADAS DE SOFRIMENTO PARA A POPULAÇÃO CIVIL

0938/007T 03.2008 1,000 MUNIÇÕES CLUSTER DÉCADAS DE FRACASSO DÉCADAS DE SOFRIMENTO PARA A POPULAÇÃO CIVIL 0938/007T 03.2008 1,000 MUNIÇÕES CLUSTER DÉCADAS DE FRACASSO DÉCADAS DE SOFRIMENTO PARA A POPULAÇÃO CIVIL MUNIÇÕES CLUSTER DÉCADAS DE FRACASSO DÉCADAS DE SOFRIMENTO PARA A POPULAÇÃO CIVIL Comitê Internacional

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA INTERATIVIDADE FINAL DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES AULA. AULA: 23.1 Conteúdo: Texto dissertativo-argumentativo

LÍNGUA PORTUGUESA INTERATIVIDADE FINAL DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES AULA. AULA: 23.1 Conteúdo: Texto dissertativo-argumentativo : 23.1 Conteúdo: Texto dissertativo-argumentativo Habilidades: Perceber como se organizam os parágrafos de um texto dissertativo-argumentativo. Texto dissertativo O texto dissertativo é um tipo de texto

Leia mais

Kelly Neres da Silva 1

Kelly Neres da Silva 1 A DEFINIÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS E O PAPEL DO DIREITO HUMANITÁRIO INTERNACIONAL PERANTE O DIREITO DE ASILO E A PROTEÇÃO AO REFUGIADO Kelly Neres da Silva 1 RESUMO: A proposta deste

Leia mais

A HISTÓRIA DA ZENTIVA A evolução da Zentiva ao longo do tempo

A HISTÓRIA DA ZENTIVA A evolução da Zentiva ao longo do tempo A HISTÓRIA DA ZENTIVA A evolução da Zentiva ao longo do tempo A Z E N T I VA T E M U M A L O N G A H I S T Ó R I A D E FA B R I C O D E P R O D U T O S FA R M A C Ê U T I C O S D E A LTA Q U A L I D A

Leia mais

20 CURIOSIDADES SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI

20 CURIOSIDADES SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI 20 CURIOSIDADES SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI No dia 18 de setembro de 1865, ocorre a rendição do Paraguai, depois do cerco de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. É um bom momento para lembrarmos daquele que

Leia mais

Material biológico compreende todo material vivo ou morto de importância técnico-científica que faz parte do acervo das coleções.

Material biológico compreende todo material vivo ou morto de importância técnico-científica que faz parte do acervo das coleções. D O C U M E N T O I N S T I T U C I O N A L P A R A O D E S E N V O L V I M E N T O D E P O L Í T I C A D E C O L E Ç Õ E S B I O L Ó G I C A S N A F U N D A Ç Ã O O S W A L D O C R U Z ( F I O C R U Z

Leia mais

CARTA ABERTA AOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO MUNDIAL DE JOVENS DA RCC

CARTA ABERTA AOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO MUNDIAL DE JOVENS DA RCC CARTA ABERTA AOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO MUNDIAL DE JOVENS DA RCC Queridos jovens, Pelotas, 1ºJulhode 2012. É chegada a hora em que a Palavra de Deus se cumprirá em nossa vida na passagem que diz: Em

Leia mais

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta *

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta * DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta * RESUMO: Neste texto apresento algumas considerações sobre as competências e habilidades matemáticas a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental,

Leia mais

Brasil planeja envio de soldados para Força da ONU no Líbano

Brasil planeja envio de soldados para Força da ONU no Líbano Brasil planeja envio de soldados para Força da ONU no Líbano O Brasil planeja o envio de tropas do Exército para serem incorporadas à missão de paz das Nações Unidas no sul do Líbano, junto à fronteira

Leia mais

A angústia da Europa. Luiz Felipe Lampreia 1. Ano: 2011

A angústia da Europa. Luiz Felipe Lampreia 1. Ano: 2011 A angústia da Europa 1 Ano: 2011 1 Embaixador e Ministro das Relações Exteriores do Brasil (1995-2001) CEBRI Centro Brasileiro de Relações Internacionais +55 21 2206-4444 Fax: +55 21 2206-4422 Rua da Candelária,

Leia mais

2 Orientações para gerar código de registro de certificado

2 Orientações para gerar código de registro de certificado (ANEXO V) MODELO DE CERTIFICADO DE HABILITAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO E APTIDÃO PROFISSIONAL DE BOMBEIRO DE AERÓDROMO E DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE INSTRUTOR DE PREVENÇÃO, SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO EM

Leia mais

Saúde: pronto para férias? viaje sempre com o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD)

Saúde: pronto para férias? viaje sempre com o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) MEMO/11/406 Bruxelas, 16 de Junho de 2011 Saúde: pronto para férias? viaje sempre com o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) Em férias nunca se sabe! Está a pensar viajar na UE ou na Islândia,

Leia mais

1 º, 2 º E 3 º C I C L O

1 º, 2 º E 3 º C I C L O PROVAS DE FINAL DE CICLO 2013 2014 1 º, 2 º E 3 º C I C L O P R O F E S S O R E S A P L I C A D O R E S 1 2 D E M A I O D E 2 0 1 4 2 E N Q U A D R A M E N T O L E G A L Antes do início do período da aplicação

Leia mais