Mundo PU. Mundo PU é uma publicação trimestral do negócio de poliuretanos da Dow na América Latina. Ed. 3 / Out. 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mundo PU. Mundo PU é uma publicação trimestral do negócio de poliuretanos da Dow na América Latina. Ed. 3 / Out. 2015"

Transcrição

1 Mundo PU Mundo PU é uma publicação trimestral do negócio de poliuretanos da Dow na América Latina Ed. 3 / Out. 2015

2 Fernando Rodriguez, Diretor Comercial Mercado estratégico Na última década, mais de 70 milhões de pessoas deixaram a pobreza, enquanto a classe média cresceu 50% no mesmo período na América Latina, segundo o Banco Mundial. Os investimentos em educação, infraestrutura, segurança e saúde, além de outras áreas, contribuíram não apenas para aumentar a qualidade de vida, mas também para renovar oportunidades de negócios. Há anos, a Dow investe em pesquisa e desenvolvimento para entregar soluções e produtos inovadores para o mercado de poliuretanos, atendendo às necessidades de países emergentes. Nesta edição da Mundo PU, é possível perceber o quanto estamos comprometidos com a região e como isso se reflete em nossa capacidade de inovar junto com nossos clientes. A linha FRESH COMFORT, baseada em polióis formulados com propriedades que proporcionam um melhor fluxo de ar na espuma de poliuretano, é um exemplo: a tecnologia aumenta o conforto do consumidor ao reduzir a temperatura de contato do corpo com o colchão, atendendo a uma tendência apontada por fabricantes do setor. Por sua vez, VORAPEL é um lançamento que supre uma necessidade do meio industrial de ter selantes, tintas e elastômeros para tubulações de petróleo e gás mais resistentes à água e a químicos em geral. Na área da eficiência energética, as nossas soluções passam por aumentar o uso de isolamento térmico, minimizando as emissões e trabalhando com nossos parceiros estratégicos para a eliminação de gases de efeito estufa (HCFCs), como o que temos feito no México e na Argentina. Além disso, é preciso levar em conta a nossa presença física, uma vez que temos diversos complexos fabris. Por estes e por muitos outros motivos, a América Latina é um mercado estratégico para o qual estamos continuamente trabalhando e inovando. Boa leitura!

3 Inovação O potencial do PIR Sistemas de poliisocianurato VORATHERM da Dow atendem às normativas mais rígidas de resistência e reação ao fogo, renovando as possibilidades de fabricantes de painéis rígidos termoisolantes para a construção A construção de edifícios considerados sustentáveis está em crescimento no mundo e na América Latina, onde o Brasil, por exemplo, é o quarto país do planeta com mais construções deste tipo, segundo o U.S. Green Building Council (USGBC), que emite a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

4 Inovação Esta realidade desencadeia outras tendências. Uma é a crescente demanda por materiais que contribuam para a eficiência energética ajudando na redução de suas pegadas ambientais ou de emissões de carbono e que apresentem propriedades específicas. A outra é o uso cada vez maior da espuma rígida de poliuretano (PUR) em painéis rígidos termoisolantes para projetos arquitetônicos, o que, por sua vez, traz à cena um novo personagem: o poliisocianurato (PIR). Ele também oferece os benefícios do PUR (leveza, força estrutural, adesão inerente a superfícies do metal e excelentes propriedades de isolamento térmico), além de garantir um ótimo isolamento térmico com propriedades aprimoradas de resistência e de reação ao fogo, em diversos níveis de desempenho, segundo necessidades específicas. Essa característica o faz ser indicado para aplicações em construções comerciais, industriais e residenciais, câmaras frigoríficas, salas limpas, depósitos e escritórios. É bastante para uma solução que acaba de chegar e que, por isso, já é muito promissora. Outra tendência crescente é a da construção modular a seco. Neste tipo de projetos, em que a velocidade é altamente superior à da construção convencional, o poliuretano PUR e PIR traz vantagens indiscutíveis de isolamento térmico, diz Marcelo Fiszner, Diretor de Marketing. Conversão rápida Para os produtores de painéis, o cenário é de possibilidades renovadas. COMPARE Isso porque a nova linha Dow de sistemas de PIR VORATHERM atende diversos níveis de resistência ao fogo, conforme novas regulamentações nacionais e internacionais. Outro ponto favorável é a conversão rápida, uma vez que as máquinas que processam PUR também o fazem com PIR, ou seja, nossos clientes não precisam realizar grandes investimentos. Na Dow, temos o conhecimento e a experiência PIR comparado ao PUR * RESISTÊNCIA AO FOGO REAÇÃO AO FOGO OPACIDADE DA FUMAÇA ISOLAMENTO TÉRMICO DURABILIDADE DO PAINEL DENSIDADE FORÇA DE COMPRESSÃO * 200 mm, usando junções especiais e pentano como agente expansor para fazer as formulações de adequação, complementa Marcelo. E as formulações podem ser feitas com todos os agentes de expansão (blowing agents) do mercado, uma condição que reforça a imagem do PIR como uma alternativa muito versátil disponível para a indústria. POR QUE PIR? Estruturas mecânicas melhores em relação às do PUR, como solidez e rigidez. A experiência da Dow em adesivos (usados para unir a espuma de PIR nas chapas que conformam as paredes laterais do painel) é uma vantagem adicional. Painéis rígidos termoisolantes fabricados com PIR VORATHERM estão em conformidade com o padrão FM 4880 e com exigências de LPS 1181 e LPS 1208, alcançando 60 minutos de resistência ao fogo.

5 Segurança e meio ambiente Proteção à camada de ozônio Dow é a única multinacional no México a trabalhar junto com a Secretaria do Meio Ambiente do país pela redução do uso de HCFC na produção de espumas de poliuretano A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (SEMARNAT) é o órgão federal do México responsável por promover a proteção, restauração e conservação de ecossistemas, recursos naturais e bens e serviços ambientais do país, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento sustentável. Dito isso, é preciso explicar qual é sua relação com a Dow. A SEMANART, dentre as inúmeras frentes em que atua, desenvolve o Plano Nacional de Eliminação de Hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), presentes nos agentes de expansão (blowing agents), que fazem a espuma de poliuretano aumentar para o preenchimento de moldes utilizados no setor de construção civil e na fabricação de equipamentos destinados à refrigeração.

6 Segurança e meio ambiente As atividades em curso incluem o desenvolvimento de projetos de eliminação progressiva de HCFC da produção de espumas de poliuretano, de equipamentos domésticos e de refrigeração comercial e de aerossóis, bem como a formação de técnicos para a supressão dos HCFCs e sua substituição em aparelhos de ar-condicionado por substâncias que não agridam a camada de ozônio e que tenham mais eficiência energética. OS HCFCS NO MÉXICO O papel da Dow É aqui que a Dow entra em cena. Até dezembro de 2016, o objetivo é zerar o uso do HCFC, que tem baixo Potencial de Destruição da Camada de Ozônio (ODP) e alto Potencial de Aquecimento Global (GWP). Nesse sentido, será promovida com a SEMARNAT e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNDP) uma série de seminários em cidades mexicanas. Serão convidados fabricantes que usam agentes de expansão para lhes demonstrar o cronograma de substituição e eliminação do HCFC e quais são as novas gerações e soluções para cada tipo de aplicação, explica Paulo Vegette, Diretor Comercial para a região Norte da América Latina. A contribuição da Dow para os objetivos do México não poderia ser mais direta. Somos pioneiros dentre as multinacionais do mercado mexicano a estabelecer Atualmente, o consumo de HCFCs no país é de toneladas anuais, o que equivale a um total de 11,6 megatoneladas de dióxido de carbono equivalente (CO 2 e), dado o potencial de aquecimento global de cada uma destas substâncias agrupadas no HCFC. Nas duas primeiras etapas do plano nacional de eliminação, o México pretende atingir a diminuição de 67,5% do consumo registrado em CALENDÁRIO DE WORKSHOPS 27 de outubro de 2015 Palestra em León 29 de outubro de 2015 Palestra em Monterrey 10 de novembro de 2015 Palestra na Cidade do México esta parceria com a UNDP/ SEMARNAT. E para que sejamos efetivos, nada melhor do que discutir juntos as melhores soluções para esta transição, conclui Paulo. Isso é fundamental, tendo em vista que o desafio não é pequeno, ou seja, toda a cadeia deve trabalhar em conjunto para encontrar um novo agente de expansão, sem perda de performance. Além disso, as linhas de produção precisam ser adequadas, de acordo com as necessidades e as formulações de cada cliente.

7 Em foco Portas abertas para os negócios Bom momento econômico do México renova perspectivas na região norte da América Latina e abre novas oportunidades para as soluções de poliuretanos da Dow Visto com olhar atento, o mercado mexicano é muito promissor no segmento de poliuretanos. Isso porque o governo tem uma agenda de desenvolvimento dos setores de energia, infraestrutura e telecomunicações, três áreas em que a Dow se destaca por oferecer uma série de soluções. Contribuem o forte vínculo comercial e a proximidade com os Estados Unidos, um diferencial marcante da economia mexicana em relação a outras nações da região, além de mais vantagens competitivas, como o custo menor da mão de obra e da energia e as conexões logísticas com cidades e portos norte-americanos.

8 Em foco Não por acaso, muitas empresas que tinham se mudado para a China e para outras nações asiáticas decidiram fazer o caminho de volta, em busca de oportunidades renovadas no México, assim como de insumos para construção civil. A Dow também está atenta a estes fatores e coloca em prática uma estratégia para aproveitar as condições favoráveis para as vendas. Presença marcante No México, a Dow tem uma forte presença que também se estende ao Caribe e à América Central. No caso específico das cadeias de valor atendidas por PU, alguns dados surpreendem: o México é o sexto maior produtor mundial de aparelhos eletrodomésticos os quais têm soluções de eficiência energética da Dow. Além da demanda interna, tendo em conta que é um país de 120 milhões de habitantes, a exportação também é muito expressiva destas linhas de produtos de grande consumo. O México é o sexto maior exportador mundial. Além disso, é o 12º produtor global de colchões, destaca Paulo Vegette, Diretor de Vendas para a Região Norte da América Latina. Maior competitividade A abertura da economia mexicana, assim como de algumas economias da América Central e do Caribe, tem todos estes aspectos positivos, mas também possui alguns pontos que precisam ser levados em conta para que novos negócios não sejam desperdiçados. Ao mesmo tempo que é possível colher mais frutos, a competitividade também é maior. Tanto em termos da presença crescente de concorrentes como também de maior disponibilidade de produtos e soluções. Há oferta de todas as partes do mundo. E como cativamos os clientes? Por meio da inovação e da qualidade de nossas tecnologias e de serviços PERSPECTIVAS FAVORÁVEIS O momento é favorável para uma estratégia dedicada aos mercados do Norte. Segundo estimativas recentes da Organização Mundial de Comércio (OMC), o comércio mundial crescerá 3,3% em 2015 e 4% em Neste cenário, as exportações da América do Norte (Estados Unidos e México) devem crescer 4,5% somente neste ano. É um dado expressivo, uma vez que até poucos anos atrás a estagnação da economia norte-americana tirava o fôlego também do México, o que não deve acontecer nos próximos semestres na visão dos economistas da OMC. Somente para que tenhamos uma ideia, houve um crescimento de 15% ao ano nas exportações de colchões entre 2012 e 2014, representando um ingresso anual de 120 milhões de dólares, acrescenta Paulo. diferenciados, observa Paulo. Para contornar este quadro, o desafio é conseguir fazer um melhor mapeamento de toda a cadeia e, portanto, dos espaços em que a presença da Dow é realmente percebida como estratégica pelos parceiros. Desta forma, eles têm a Companhia não como uma fornecedora, mas como uma verdadeira aliada. Entender as tendências do mercado, os hábitos e as necessidades de consumo locais são parte de nossa agenda. Na maioria das vezes, tais atributos de consumo não são explícitos, daí o desafio de nossa força de marketing para direcionar nossas ações rumo ao caminho correto.

9 Parceria Estratégias comuns Compromisso com as entregas, serviço técnico de qualidade, suporte aos clientes e aproveitamento de sinergias são os segredos da parceria entre a Dow e a Univar A Univar é o líder mundial e mexicano de distribuição de substâncias químicas, além de oferecer mais produtos e serviços relacionados do que qualquer outra empresa. É também uma das companhias mais atuantes do Brasil, reflexo do crescimento estratégico na América Latina. Há anos, a Univar também é uma importante parceira da Dow no negócio regional de poliuretano. As sinergias não poderiam ser mais fortes. Um exemplo é a unidade de negócio de CASE (Coatings, Adhesives, Sealants and Elastomers ou revestimentos, adesivos, selantes e elastômeros), um segmento a que a Dow também se dedica. Seu posicionamento tem tudo a ver com a nossa estratégia para CASE. A fortaleza deles é constatada no México, por exemplo, onde recentemente adquiriram uma empresa do país chamada Quimicompuestos, o que lhes deu ainda mais força no mercado, diz Javier Salinas, Gerente de Contas da Dow. Os clientes reconhecem que esta união resulta em um atendimento técnico superior porque os profissionais da força de vendas são representantes técnicos. Outra coisa é a abertura das empresas a novos desenvolvimentos, o que resulta em formulações e apoio específico segundo as necessidades do cliente. Damos assessoria sobre nosso portfólio, apontando quais soluções podem ser mais úteis para as aplicações desejadas, explica Javier. Desenvolver novos clientes O compromisso com a excelência das entregas é um diferencial que a Dow e a Univar têm. As companhias transformam este propósito em uma atenção que faz toda a diferença para os clientes. Além disso, a disponibilidade PRESENÇA GLOBAL empregados no planeta 700 plantas 620 empregados no México 10 de distribuição na América do Norte, Europa, Ásia e Pacífico e América Latina 17 de vendas no 55% norte do país e setores atendidos plantas no México no centro 45% no sul clientes globais US$ 10,4 bilhões de vendas em 2014 de informação técnica fortalece o suporte ao mercado. No caso de Preferred Sands, o apoio foi diário. Para garantir um excelente nível de serviço para as operações da empresa norte-americana no México, a Dow e a Univar uniram forças e envolveram suas equipes, fazendo deste exemplo um caso de sucesso que hoje é motivo de orgulho para todos. Com a experiência que temos desta parceria, posso dizer que o futuro é promissor. O que devemos fazer é desenvolver novos clientes, pois temos estratégias que se completam. Enquanto eles estão entrando no mercado de poliuretanos, com o qual temos experiência, nós queremos expandir em CASE, em que eles são bastante reconhecidos, compara Javier.

10 Tendências Sono com mais frescor Linha FRESH COMFORT, baseada em polióis formulados com propriedades que proporcionam um melhor fluxo de ar na espuma de poliuretano, aumenta o conforto reduzindo a temperatura de contato do corpo com o colchão A demanda por espumas que ofereçam conforto térmico é crescente na América Latina. Para o consumidor, isso se traduz em colchões cuja espuma de alta tecnologia com gel enxertado auxilia na dissipação da temperatura. Ou seja, obtém-se mais conforto durante o sono, principalmente em momentos de mais calor. Os fabricantes estão explorando este nicho de mercado, voltando-se para a indústria química em busca de respostas. No caso da Dow, esta é uma solução que já está disponível e que, mais do que isso, vem sendo usada por alguns clientes da Companhia. A tecnologia em questão se chama FRESH COM- FORT, baseada em polióis formulados com propriedades que proporcionam um melhor fluxo de ar, resistência à compressão, conforto e resiliência.

11 Tendências SOLUÇÕES FRESH COMFORT FRESH COMFORT ORIGINAL Espuma com propriedades únicas com relação a conforto, frescor e toque. FRESH COMFORT ORIGINAL MOLDED Espuma moldada de alta resiliência para aplicações diversas na indústria de estofados. FRESH COMFORT GEL Espuma de alta tecnologia com gel enxertado que auxilia na dissipação da temperatura. FRESH COMFORT PROFESSIONAL Espuma com durabilidade superior para uso profissional (cadeiras de escritório) e elevado índice de conforto e frescor. FRESH COMFORT VISCO MOLDED Espuma viscoelástica moldada para travesseiros. FRESH COMFORT VISCO Viscoelástica para bloco com alta passagem de ar (frescor) e elevado índice de conforto. Com isso, as marcas fabricantes podem ampliar suas linhas de produtos de qualidade e desempenho superiores. A linha FRESH COMFORT atende à maior demanda por melhor experiência no repouso, diz Rogério Baixo, Químico de Pesquisa e Desenvolvimento da Dow. Potencial de vendas A fabricante de colchões Castor é um dos clientes da Dow que oferecem produtos com FRESH COMFORT. ACADEMIA DE PU Em 2016, a Dow voltará com este programa de treinamento a espumadores para que eles possam adquirir conhecimento relacionado à produção da espuma de poliuretano. Com isso, há a vantagem de atualizar o conhecimento de novos funcionários, que aprendem também questões de segurança. Igualmente neste caso, a ação é uma resposta da Companhia ao pedido de seus próprios parceiros. Queremos expandir a iniciativa, reforçando a imagem da Dow como uma provedora de soluções, inclusive para profissionais da cadeia, explica Rogério Baixo, Químico de Pesquisa e Desenvolvimento da Dow. A reação entre o poliol e o isocianato resulta em uma espuma com algumas partículas de gel, que têm as propriedades de transferência térmica. Por isso, ela ajuda a reduzir a temperatura de contato do corpo com o colchão, uma vez que as células da espuma são mais abertas, diz Marcus Kerekes, Gerente de Marketing da área de Consumo e Conforto para a América Latina. Outra aplicação, disponível em menor escala (mas que segue uma tendência de crescimento nos Estados Unidos), é a película de gel para travesseiros. Neste caso, o gel da Dow também se diferencia: ele não tem plastificante, o que garante uma dissipação superior do calor em relação a outras tecnologias presentes no comércio.

12 Acontece O complexo na Argentina é vital para a Dow desenvolver o mercado de sistemas formulados de poliuretano O papel estratégico de San Lorenzo O Complexo de San Lorenzo, localizado em Puerto General San Martín, a 35 km da cidade de Rosario, na Argentina, é um dos sites estratégicos da Dow na América Latina. Com cerca de 200 funcionários e uma quantidade similar de terceirizados, o local conta com quatro unidades produtivas distribuídas em três plantas que produzem 100% de sua capacidade com os mais altos níveis de qualidade e segurança. Com cerca de 200 funcionários, o complexo produz a toda capacidade

13 Acontece Além destas características, outras duas são igualmente importantes para se ter uma ideia exata da importância de San Lorenzo: este é um complexo multinegócios e é o único da Argentina com uma produção de polióis e de sistemas formulados de poliuretano. Isso é muito relevante, tendo em conta a nossa posição no mercado. Do complexo saem soluções para colchões, refrigeração (linha branca), construção (painéis para isolamento), calçados (solas e palmilhas) e automotores (assentos para veículos e outras partes), diz Gabriel Rodríguez Garrido, Diretor de Vendas do Negócio de Químicos para a Região Sul. A importância dos sistemas formulados de PU Outro ponto a ter em conta é que San Lorenzo não atende apenas o mercado argentino, mas também os do Paraguai, Bolívia, Uruguai, Chile e sul do Brasil. A versatilidade também tem um papel significativo, uma vez que o complexo, além de produzir polióis, cumpre com a função de A REVOLUÇÃO DO POLIURETANO O poliuretano já não é só uma commodity com a qual todos estão acostumados a somente incluir nos processos produtivos. Nos últimos anos, os sistemas formulados, com uma maior complexidade, ganharam espaço no mercado. O polímero tem muita história, mas os avanços recentes fazem com que encontremos cada vez mais aplicações com muita versatilidade, acrescenta Gabriel. apoiar a Dow no desenvolvimento de oportunidades de negócios para os sistemas formulados de poliuretano, que agregam mais valor às inovações oferecidas aos clientes. Este é um direcionamento que reflete a meta global da Companhia de crescer agressivamente em sistemas formulados. Ou seja, San Lorenzo está contribuindo para isso, o que reforça o seu perfil versátil. Com tudo o que está conquistando e é muito, o que esperar para o futuro? Quais são os desafios de San Lorenzo? Gabriel responde sem pensar duas vezes: Os desafios são manter a planta a plena capacidade para abastecer o crescimento do mercado local e também acompanhar o desenvolvimento das economias regionais, como o Paraguai, a Bolívia e o Uruguai. Um exemplo disso é a solução premium FRESH COMFORT TM para o segmento de colchões, almofadas e móveis de luxo, com benefícios e qualidades superiores às das espumas flexíveis existentes no mercado. As espumas com FRESH COMFORT TM oferecem um elevado fator de conforto e frescor. E é em San Lorenzo que é feito o sistema formulado para a tecnologia da Dow. OS NEGÓCIOS ATENDIDOS EM SAN LORENZO SÃO: Poliuretano AgroSciences Industrial Solutions (glicóis e éteres) Petróleo & Gás Mineração

14 Especial Novas possibilidades para o mercado Linha VORAPEL supre a necessidade do meio industrial de ter selantes, tintas e elastômeros com maior resistência à hidrólise No negócio de poliuretanos, a Dow está estruturada para oferecer inovações para os segmentos de rígidos, flexíveis e CASE, sigla que se refere a Coatings (tintas), Adesivos, Selantes e Elastômeros. O Negócio de Poliuretanos está cada vez mais orientado ao mercado de especialidades, o que significa que ele, ao contrário de outros portfólios da Companhia, está voltado para aplicações mais específicas e entrega de soluções baseadas em sistemas formulados. Para explicar de outra maneira, tente imaginar o seguinte: a Dow oferece os ingredientes A e B, que misturados de acordo com a fórmula indicada (e criada segundo as necessidades do cliente) dão origem ao produto desejado. Apesar de estar modificando sua imagem e tornandose cada vez mais dedicada a soluções, algumas necessidades de melhoria de produto somente são obtidas por meio de matérias-primas inovadoras que permitam alcançar propriedades diferenciadas. Por isso, ao longo dos últimos três anos, a Dow vem trabalhando para melhorar e aumentar sua oferta de polióis e prepolímeros de forma a completar as lacunas técnicas encontradas principalmente no mercado de CASE. Duas linhas de destaque são o VORANOL LM polióis de baixa concentração de monol (ou low monol), que permite uma estrutura polimérica menos ramificada e consequentemente uma melhor propriedade mecânica do poliuretano final, e VORASIL, prepolímeros uretânicos silanizados que oferecem um ponto intermediário entre a resistência do poliuretano e a adesão do silicone. A novidade é o VORAPEL, poliol poliéter hidrofóbico, lançamento mais recente que supre uma necessidade do meio industrial de ter selantes, tintas e elastômeros para ambientes com maior resistência à água.

15 Especial POR QUE VORAPEL? Para a indústria, as alternativas disponíveis até então não eram ideais: Base polibutadieno: é hidrofóbico, mas com as desvantagens de ser sólido, de ganhar viscosidade e de estar sob o controle do Exército. Polióis poliéteres: têm boas propriedades mecânicas, mas baixa resistência à hidrólise. VORAPEL surge justamente para unir o que há de melhor entre esses produtos: boa propriedade mecânica e a hidrofobicidade. Hoje, as soluções não são ideais porque envolvem uma combinação de produtos em prol de obter a característica final desejada em termos de hidrólise, o que aumenta a complexidade da produção e encarece a aplicação em situações que não são necessariamente industriais, como o uso em solas de sapato e em selantes diversos, por exemplo, diz Cintia de Oliveira, Engenheira de Poliuretanos (CASE). Por preencher um espaço que até então não era ocupado, o VORAPEL proporciona aumento das possibilidades da Dow e de seus clientes no mercado, mais facilidade na produção por parte da indústria e a especialização da solução. Isso reflete o comprometimento da Companhia, que dispõe de três casas de sistemas na América Latina e está fortemente presente em diversos países da região. Trabalhamos para melhorar o nosso portfólio de PU, seja em flexíveis, rígidos e CASE. Nosso time técnico tem muita experiência e conta com grande infraestrutura para pesquisa, com um Laboratório de Inovação Tecnológica em Poliuretanos altamente equipado em Jundiaí (SP). A nossa possibilidade de suporte permite que acompanhemos o crescimento do mercado, dando o apoio de que nossos clientes precisam, afirma Cintia. CUSTO/BENEFÍCIO Em momentos de desaceleração econômica, como acontece na América Latina, que deve ter o menor crescimento dos últimos 15 anos, segundo a Cepal (comissão econômica ligada à ONU), o investimento em novas tecnologias pode ser deixado em segundo plano. Para Cintia, no entanto, soluções como VORAPEL rompem esta dinâmica, uma vez que muitos clientes tomam suas decisões de compra baseados não apenas em preço, mas no rendimento que o produto proverá.

16 Mundo PU

LANXESS AG. Werner Breuers Membro da Diretoria. Inovações e Borracha. Discurso Série de Apresentações. LANXESS Rubber Day São Paulo

LANXESS AG. Werner Breuers Membro da Diretoria. Inovações e Borracha. Discurso Série de Apresentações. LANXESS Rubber Day São Paulo LANXESS AG Werner Breuers Membro da Diretoria Inovações e Borracha Discurso Série de Apresentações LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23 de setembro de 2010 São Paulo,

Leia mais

Com agilidade, segurança e posicionamento estratégico, MC-Bauchemie garante integridade de dados

Com agilidade, segurança e posicionamento estratégico, MC-Bauchemie garante integridade de dados Customer Success Story Com agilidade, segurança e posicionamento estratégico, MC-Bauchemie garante integridade de dados Indústria: Química PERFIL DO CLIENTE Empresa: MC-Bauchemie Empregados: 300 EMPRESA

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana.

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. O aumento da população humana é frequentemente citado como a principal causa de problemas para o planeta. De facto a humanidade está a crescer

Leia mais

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal PrimeGlobal PGBR Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos Somos uma empresa de auditoria, consultoria e impostos, criada á partir da junção de importantes empresas nacionais,

Leia mais

ECONÔMICAS E PROFISSIONAIS

ECONÔMICAS E PROFISSIONAIS MAPA DE PERSPECTIVAS ECONÔMICAS E PROFISSIONAIS 2016 Worldwide leaders in specialist recruitment ÍNDICE EDITORIAL METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO PERFIL DOS ENTREVISTADOS O CENÁRIO MACROECONÔMICO INVESTIMENTO

Leia mais

Otimizada para Crescimento:

Otimizada para Crescimento: Quinta Pesquisa Anual de Mudança na Cadeia de Suprimentos RESUMO REGIONAL: AMÉRICA LATINA Otimizada para Crescimento: Executivos de alta tecnologia se adaptam para se adequar às demandas mundiais INTRODUÇÃO

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

Título Economia de baixo carbono, desafios e oportunidades para o setor elétrico Veículo Canal Energia Data 16 dezembro 2015 Autor Claudio J. D.

Título Economia de baixo carbono, desafios e oportunidades para o setor elétrico Veículo Canal Energia Data 16 dezembro 2015 Autor Claudio J. D. Título Economia de baixo carbono, desafios e oportunidades para o setor elétrico Veículo Canal Energia Data 16 dezembro 2015 Autor Claudio J. D. Sales Estiveram reunidos nas duas últimas semanas em Paris,

Leia mais

Empresa. Produtos. Bicicletas Elétricas

Empresa. Produtos. Bicicletas Elétricas Empresa Eletro Transport é uma empresa no ramo de veículos elétricos e equipamentos geradores de energia renovável. Conta com toda a infra-estrutura de pesquisa e estatísticas da D7 Group em Londres que

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE

ESTUDO DE VIABILIDADE ESTUDO DE VIABILIDADE REDE LOCAL / ARRANJO PRODUTIVO LOCAL / CADEIA PRODUTIVA NOME: SIGLA: ESTADO: 1º Parte - Viabilidade Econômica e Ambiental Esta é a dimensão mais importante do estudo de viabilidade

Leia mais

Inovação aberta na indústria de software: Avaliação do perfil de inovação de empresas

Inovação aberta na indústria de software: Avaliação do perfil de inovação de empresas : Avaliação do perfil de inovação de empresas Prof. Paulo Henrique S. Bermejo, Dr. Prof. André Luiz Zambalde, Dr. Adriano Olímpio Tonelli, MSc. Pamela A. Santos Priscila Rosa LabGTI Laboratório de Governança

Leia mais

EDITAL CHAMADA DE CASOS PARA PARTICIPAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INICIATIVAS INOVADORAS PARA SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA

EDITAL CHAMADA DE CASOS PARA PARTICIPAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INICIATIVAS INOVADORAS PARA SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA EDITAL CHAMADA DE CASOS PARA PARTICIPAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INICIATIVAS INOVADORAS PARA SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio

Leia mais

Soluções Energéticas para o seu negócio

Soluções Energéticas para o seu negócio Soluções Energéticas para o seu negócio Gas Natural Serviços Qualidade e eficiência em soluções energéticas O grupo Gas Natural Fenosa O grupo Gas Natural Fenosa é líder no mercado de gás e eletricidade

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras 2010 Declaração Nós, das Empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável das áreas onde atuamos e

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Green Glue: Composto para Isolamento Acústico

Green Glue: Composto para Isolamento Acústico Green Glue: Composto para Isolamento Acústico Composto Green Glue é rápido, fácil de aplicar, altamente efetivo no isolamento acústico e bastante eficiente quanto aos custos. Testes de laboratório provam

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS SUSTENTABILIDADE E M P R E S A R I A L Política de Sustentabilidade Empresarial das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras,

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

Visão. O comércio entre os BRICS e suas oportunidades de crescimento. do Desenvolvimento. nº 93 15 abr 2011. no comércio internacional

Visão. O comércio entre os BRICS e suas oportunidades de crescimento. do Desenvolvimento. nº 93 15 abr 2011. no comércio internacional Visão do Desenvolvimento nº 93 15 abr 2011 O comércio entre os BRICS e suas oportunidades de crescimento Por Fernando Puga e Filipe Lage de Sousa Economistas da APE Países têm grande potencial de aprofundar

Leia mais

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda.

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Resumo Com a globalização e os avanços tecnológicos, as empresas estão operando num ambiente altamente competitivo e dinâmico. As organizações que quiserem

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

The Hydro Way (O Jeito Hydro)

The Hydro Way (O Jeito Hydro) The Hydro Way (O Jeito Hydro) A MANEIRA COMO OPERAMOS ESTÁ BASEADA EM UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS: Missão - nossa razão de ser Talentos - o que fazemos de melhor como empresa Valores - atitudes que norteiam

Leia mais

Boletim de carreiras:

Boletim de carreiras: Boletim de carreiras: as oportunidades que você deixa de aproveitar quando não sabe falar Inglês! Falar Inglês, há muito tempo, deixou de ser desejável para se tornar obrigatório nas grandes empresas.

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

Sistema de aquecimento solar Bosch. Tecnologia de alta eficiência para aquecimento de água.

Sistema de aquecimento solar Bosch. Tecnologia de alta eficiência para aquecimento de água. Sistema de aquecimento solar Bosch. Tecnologia de alta eficiência para aquecimento de água. 2 Sistema Solar Bosch Aquecimento solar com a confiabilidade da marca Bosch O Grupo Bosch há mais de 100 anos

Leia mais

UMA PEQUENA EMBALAGEM, UM GRANDE IMPACTO

UMA PEQUENA EMBALAGEM, UM GRANDE IMPACTO UMA PEQUENA EMBALAGEM, UM GRANDE IMPACTO A Unilever convida seus concorrentes a adotar a sua tecnologia de aerossóis Comprimidos e reduzir o impacto ambiental causado pela indústria. 50% 30% menos gás

Leia mais

www.brazilmachinery.com

www.brazilmachinery.com dce@abimaq.org.br Fone: 11 5582-5722 Fax: 11 5582-6348 RINO www.brazilmachinery.com Apoio AGÊNCIA DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES DO BRASIL www.abimaq.org.br VOCÊ PODE LEVAR SUA EM PARA O MUNDO TODO. O Brasil

Leia mais

Características do Sistema

Características do Sistema Características do Sistema O emprego de lajes nervuradas nas estruturas de concreto armado ganhou grande impulso nos últimos anos graças às modernas técnicas construtivas e ao desenvolvimento dos programas

Leia mais

CIA. INDUSTRIAL VALE DO PARAÍBA S/A. UM CASO DE SUCESSO?

CIA. INDUSTRIAL VALE DO PARAÍBA S/A. UM CASO DE SUCESSO? CIA. INDUSTRIAL VALE DO PARAÍBA S/A. UM CASO DE SUCESSO? Autoria: Amadeu Nosé Junior Mestre em Administração de Empresas Universidade Presbiteriana Mackenzie A Cia. Industrial Vale do Paraíba S/A., é uma

Leia mais

Relatório de Pesquisa. Março 2013

Relatório de Pesquisa. Março 2013 Relatório de Pesquisa SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Março 2013 SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil. Foram ouvidos em todo o país 615 varejistas.

Leia mais

Painel Setorial Isolamento para a Linha Branca refrigeradores e fogões

Painel Setorial Isolamento para a Linha Branca refrigeradores e fogões Painel Setorial Isolamento para a Linha Branca refrigeradores e fogões INMETRO XERÉM 22/AGO/2012 Relações Institucionais/Sustentabilidade: Milton Mondardo Filho 1 SUMÁRIO 1. Sistemas de Isolamento Refrigeradores

Leia mais

INFORMATIVO. Você já reparou que o mundo mudou, mas a forma como produzimos e consumimos energia continua praticamente igual há 50 anos?

INFORMATIVO. Você já reparou que o mundo mudou, mas a forma como produzimos e consumimos energia continua praticamente igual há 50 anos? INFORMATIVO Você já reparou que o mundo mudou, mas a forma como produzimos e consumimos energia continua praticamente igual há 50 anos? Ainda dependemos de grandes usinas que produzem energia a quilômetros

Leia mais

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso Programa de Gestão de Fornecedores da White Martins Sua chave para o sucesso Quem Somos A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais

Leia mais

Projeto: Qualificação e Integração de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás no âmbito do MERCOSUL PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS

Projeto: Qualificação e Integração de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás no âmbito do MERCOSUL PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS Projeto: Qualificação e Integração de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás no âmbito do MERCOSUL PROCESSO DE SELEÇÃO DE EMPRESAS 1. PANORAMA DO PROJETO O Projeto Qualificação e Integração

Leia mais

ENERGIA SOLAR VS. ENERGIAS SUJAS. Danielle Beatriz de Sousa Borges Isadora M. Carvalho A. Menezes

ENERGIA SOLAR VS. ENERGIAS SUJAS. Danielle Beatriz de Sousa Borges Isadora M. Carvalho A. Menezes ENERGIA SOLAR VS. ENERGIAS SUJAS Danielle Beatriz de Sousa Borges Isadora M. Carvalho A. Menezes Pibid Física UFTM - 2013 1 ENERGIA LIMPA VS. ENERGIA SUJA VS. ENERGIA NÃO RENOVÁVEL 2 Energias Limpas HIDROELÉTRICAS

Leia mais

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos:

Uma empresa só poderá vender seus bens/serviços aos consumidores se dois requisitos básicos forem preenchidos: Módulo 4. O Mercado O profissional de marketing deverá pensar sempre em uma forma de atuar no mercado para alcançar os objetivos da empresa. Teoricamente parece uma tarefa relativamente fácil, mas na realidade

Leia mais

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO

AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO AQUECEDOR SOLAR A VÁCUO Aquecedor Solar a vácuo utiliza o que existe de mais avançado em tecnologia de aquecimento solar de água. Esse sistema de aquecimento utiliza a circulação natural da água, também

Leia mais

Roteiro do Plano de Negócio

Roteiro do Plano de Negócio Roteiro do Plano de Negócio 1. Componentes do Plano de Negócios a) Resumo Executivo b) A organização Visão estratégica/modelo de negócio c) Análise de mercado d) Planejamento de marketing - produto ou

Leia mais

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg Valores & Princípios Grupo Freudenberg C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 3 Os Nossos Princípios e o documento de

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

Palestra de Philip Kotler - Tecnologia

Palestra de Philip Kotler - Tecnologia Palestra de Philip Kotler Tecnologia Pesquisa de Mercado, Treinamento de Vendas, Consultoria em Marketing SMGShare Marketing Group Por Helton Haddad Em uma excelente palestra, a autoridade de marketing

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

Projetos acadêmicos Economia verde

Projetos acadêmicos Economia verde Projetos acadêmicos Economia verde Entre os dias 20 e 22 de junho deste ano o Brasil sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), chamada de Rio+20, pois vai acontecer

Leia mais

Aircrete Europe. Tecnologia de construção mais sustentável, rápida e melhor para o futuro

Aircrete Europe. Tecnologia de construção mais sustentável, rápida e melhor para o futuro Aircrete Europe Tecnologia de construção mais sustentável, rápida e melhor para o futuro Missão A AIRCRETE procura continuamente superar as expectativas de seus clientes, oferecendo os melhores sistemas

Leia mais

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38

Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Relatório: Os planos do governo equatoriano: incentivo ao retorno da população migrante 38 Karina Magalhães, Kenny Afolabi, Milena Ignácio, Tai Afolabi, Verônica Santos e Wellington Souza 39 Inter-Relações

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

Métodos de marcação direta de peças. Identificação legível de máquina para indústrias automotivas e aeroespaciais

Métodos de marcação direta de peças. Identificação legível de máquina para indústrias automotivas e aeroespaciais Guia técnico Métodos de marcação direta de peças Identificação legível de máquina para indústrias automotivas e aeroespaciais A prática da Marcação Direta de Peças (DPM) é utilizada em muitas indústrias

Leia mais

China: novos rumos, mais oportunidades

China: novos rumos, mais oportunidades China: novos rumos, mais oportunidades Brasil pode investir em diversas áreas, como tecnologia, exploração espacial e infraestrutura 10 KPMG Business Magazine A China continua a ter na Europa o principal

Leia mais

Plano de Negócios 2011-2015

Plano de Negócios 2011-2015 PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS Companhia Aberta FATO RELEVANTE Plano de Negócios 2011-2015 Rio de Janeiro, 22 de julho de 2011 Petróleo Brasileiro S.A. Petrobras comunica que seu Conselho de Administração

Leia mais

A EMPRESA. Criando um futuro com a iluminação OSRAM

A EMPRESA. Criando um futuro com a iluminação OSRAM A EMPRESA Criando um futuro com a iluminação OSRAM A EMPRESA O mercado de iluminação está passando por um período de transformações tecnológicas, com os LEDs e os OLEDs, apresentando novas possibilidades

Leia mais

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS 198 Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS Isailma da Silva Araújo; Luanna Nari Freitas de Lima; Juliana Ribeiro dos Reis; Robson

Leia mais

tada Participamos do processo de confecção de Tem tinta de cabelo, tem tinta de parede, tem tinta de metal e mais tinta com a gente!

tada Participamos do processo de confecção de Tem tinta de cabelo, tem tinta de parede, tem tinta de metal e mais tinta com a gente! T in tada Fonte: Weg Tem tinta de cabelo, tem tinta de parede, tem tinta de metal e mais tinta com a gente! Participamos do processo de confecção de diversos produtos que chegam, no final das contas, aí

Leia mais

COMPETITIVIDADE EM PECUÁRIA DE CORTE

COMPETITIVIDADE EM PECUÁRIA DE CORTE ARTIGOS TÉCNICOS 04/2006 Júlio Otávio Jardim Barcellos Médico Veterinário, D.Sc - Zootecnia Professor Adjunto Depto Zootecnia UFRGS julio.barcellos@ufrgs.br Guilherme Cunha Malafaia Aluno do Curso de Pós

Leia mais

Sob as lentes de. Cristina Buzatto

Sob as lentes de. Cristina Buzatto Sob as lentes de Cristina Buzatto O Laboratório Technopark completou dois anos de operação em abril de 2011, uma das primeiras grandes investidas da Essilor neste setor, no Brasil. Falamos com Cristina

Leia mais

1.6 Têxtil e Confecções. Diagnóstico

1.6 Têxtil e Confecções. Diagnóstico 1.6 Têxtil e Confecções Diagnóstico A indústria de artigos têxteis e confecções é marcada atualmente pela migração da produção em busca de mão-de-obra mais barata ao redor do mundo, facilitada pela baixa

Leia mais

Se pudéssemos resumir em tópicos alguns conceitos apresentados na Palestra poderíamos citar os seguintes:

Se pudéssemos resumir em tópicos alguns conceitos apresentados na Palestra poderíamos citar os seguintes: Palestra de Philip Kotler Por Helton Haddad Além de ser um valioso aprendizado em termos de conhecimentos, este evento nos traz a certeza de cada vez mais, as empresas precisam agilizar e acelerar suas

Leia mais

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa

A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma empresa Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Custos e Orçamentos Turma 01 10 de outubro de 2012 A Análise dos Custos Logísticos: Fatores complementares na composição dos custos de uma

Leia mais

GUIA DE BOAS PRÁTICAS

GUIA DE BOAS PRÁTICAS GUIA DE BOAS PRÁTICAS A RODADA DE NEGÓCIOS A RODADA DE NEGÓCIOS É UM EVENTO EMPRESARIAL ORGANIZADO PARA PROMOVER NEGÓCIOS E PARCERIAS. Em um mesmo local estão empresas convidadas com interesse em comprar,

Leia mais

Agricultura fortalecida: futuro sustentável do planeta.

Agricultura fortalecida: futuro sustentável do planeta. ANDEF Sustentabilidade Agricultura fortalecida: futuro sustentável do planeta. Na visão da ANDEF e suas indústrias associadas, a capacidade humana de inovar e desenvolver tecnologias é condição essencial

Leia mais

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS

A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros. Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS A Sustentabilidade e a Inovação na formação dos Engenheiros Brasileiros Prof.Dr. Marco Antônio Dias CEETEPS O PAPEL DA FORMAÇÃO ACADÊMICA Segundo diversos autores que dominam e escrevem a respeito do tema,

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas.

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. O Guia do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. Que livro é este? Este livro foi criado a partir do conteúdo da formação de LIFE COACH do Instituto RM de Coaching. Sendo assim o livro contempla tudo

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS ARGENTINOS

Leia mais

5 Considerações Finais 5.1 Conclusão

5 Considerações Finais 5.1 Conclusão 5 Considerações Finais 5.1 Conclusão Nos dias atuais, nota-se que a marca exerce papel relevante para criar a diferenciação da empresa e de seus produtos tanto no mercado interno como nos mercados internacionais.

Leia mais

Solucionando os maiores desafios de engenharia do mundo.

Solucionando os maiores desafios de engenharia do mundo. 10% Sede Global Parker Hannifin Corporation 6035 Parkland Boulevard Cleveland, Ohio 44124-4141 216 896 3000 Sede Europa, Oriente Médio e África Parker Hannifin Europe Sàrl La Tuilière 6 - CH-1163 Etoy,

Leia mais

Análise SWOT seguindo a metodologia do BMG

Análise SWOT seguindo a metodologia do BMG Análise SWOT seguindo a metodologia do BMG Análise SWOT (abreviatura das palavras em inglês Strong, Weakness, Opportunities e Threats) é uma análise ambiental que consiste em levantar pontos internos e

Leia mais

Academia recebe fachadas leves e de alta eficiência térmica

Academia recebe fachadas leves e de alta eficiência térmica Academia recebe fachadas leves e de alta eficiência térmica Painéis TermoWall oferecem mais velocidade ao fechamento das paredes externas, além de beleza estética e mais economia Estudo de Caso: Painéis

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro Entrevista com a professora Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo Vice- presidente do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia e Sócia- diretora da Lobo & Associados Consultoria.

Leia mais

CONSIDERE ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE SELOS MECÂNICOS QUE SEJAM MUTUAMENTE BENÉFICAS. por Heinz P. Bloch

CONSIDERE ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE SELOS MECÂNICOS QUE SEJAM MUTUAMENTE BENÉFICAS. por Heinz P. Bloch CONSIDERE ESTRATÉGIAS DE AQUISIÇÃO DE SELOS MECÂNICOS QUE SEJAM MUTUAMENTE BENÉFICAS por Heinz P. Bloch Para TECÉM - tecem.com.br 05/10/2013 Parcerias com um único fornecedor de selo mecânico nem sempre

Leia mais

ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS COMPARADAS CMI-CEIC

ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS COMPARADAS CMI-CEIC ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS COMPARADAS CMI-CEIC 1 Sumário Executivo 1 - A China em África 1.1 - Comércio China África 2 - A China em Angola 2.1 - Financiamentos 2.2 - Relações Comerciais 3 - Características

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio EMPREENDEDORISMO Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio RESUMO: O trabalho visa abordar o que vem a ser empreendedorismo e iconoclastas, bem

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

PROJECTO DE RELATÓRIO

PROJECTO DE RELATÓRIO ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA ACP-UE Comissão do Desenvolvimento Económico, das Finanças e do Comércio ACP-EU/101.516/B/13 18.08.2013 PROJECTO DE RELATÓRIO sobre a cooperação Sul-Sul e a cooperação

Leia mais

1. O Contexto do SBTVD

1. O Contexto do SBTVD CT 020/06 Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2006 Excelentíssimo Senhor Ministro Hélio Costa MD Ministro de Estado das Comunicações Referência: Considerações sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital

Leia mais

[Infográfico] As projeções de produção da cana, açúcar e etanol na safra 2023/2024

[Infográfico] As projeções de produção da cana, açúcar e etanol na safra 2023/2024 As projeções de produção de cana, açúcar e etanol para a safra 2023/24 da Fiesp/MB Agro No Brasil, a cana-de-açúcar experimentou um forte ciclo de crescimento da produção na década passada. A aceleração

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países Para o Boletim Econômico Edição nº 45 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países 1 Ainda que não haja receita

Leia mais

Questionário de Levantamento de Informações

Questionário de Levantamento de Informações Questionário de Levantamento de Informações Critérios para Inclusão de Empresas no Fundo Ethical 1 INTRODUÇÃO Nos últimos anos se observou um aumento significativo da preocupação das empresas com questões

Leia mais

EPRETEC TRADING SOLUÇÕES COMPLETAS PARA UM MUNDO DE NEGÓCIOS

EPRETEC TRADING SOLUÇÕES COMPLETAS PARA UM MUNDO DE NEGÓCIOS EPRETEC TRADING SOLUÇÕES COMPLETAS PARA UM MUNDO DE NEGÓCIOS A REPRETEC TRADING Localizada em Itajaí -SC, a Repretec está no mercado há mais de 10 anos e conta com um vasto conhecimento no processo de

Leia mais

Proteção de Alta Performance para Ambientes Agressivos

Proteção de Alta Performance para Ambientes Agressivos Proteção de Alta Performance para Ambientes Agressivos André Fernandes Gerente Técnico Comercial Setembro/2013 Companhia líder em ciência e tecnologia, com vendas anuais de US$ 55 bilhões Fundada em 1897

Leia mais

BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO 2011/2012

BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO 2011/2012 BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO 2011/2012 Pela 1ª vez o setor se reúne para divulgar seus números, que refletem a importância dos trilhos para a mobilidade dos brasileiros Aumento de 20% no número de

Leia mais

A nova orla da Barra: referência para Salvador

A nova orla da Barra: referência para Salvador nº 339 agosto 2014 A nova orla da Barra: referência para Salvador Odebrecht 70 anos: a trajetória da Odebrecht no ramo da Química e Petroquímica Novo contrato na Colômbia recuperará a navegação no Rio

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Empreendedorismo Administração A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas,

Leia mais

ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS USANDO O TEMA DA CONSERVAÇÃO DA FAUNA AMAZÔNICA.

ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS USANDO O TEMA DA CONSERVAÇÃO DA FAUNA AMAZÔNICA. 1 ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS USANDO O TEMA DA CONSERVAÇÃO DA FAUNA AMAZÔNICA. Clodoaldo Pires Araújo 1 Ruth Cristina Soares Gomes 2 Augusto Fachín Terán 3

Leia mais

Percepção do setor: O que está provocando as ações a respeito das mudanças climáticas nas maiores companhias do mundo?

Percepção do setor: O que está provocando as ações a respeito das mudanças climáticas nas maiores companhias do mundo? Percepção do setor: O que está provocando as ações a respeito das mudanças climáticas nas maiores companhias do mundo? As empresas enfrentam cada vez mais riscos climáticos e choques políticos. Como as

Leia mais

Comunicado à imprensa PITTSFIELD, Mass., 30 de April de 2013

Comunicado à imprensa PITTSFIELD, Mass., 30 de April de 2013 Comunicado à imprensa PITTSFIELD, Mass., 30 de April de 2013 A Chapa em Policarbonato SABIC LEXAN THERMOCLEAR Recobre seu Primero Estádio Esportivo no Brasil, a Arena do Grêmio, com Cobertura de baixo

Leia mais

Atendimento Virtual Ampla

Atendimento Virtual Ampla 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Atendimento Virtual Ampla Carlos Felipe de Moura Moysés Ampla Energia e Serviços S.A cmoyses@ampla.com André Theobald Ampla Energia e Serviços S.A theobald@ampla.com

Leia mais

Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo. São Paulo, 12 de agosto de 2010

Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo. São Paulo, 12 de agosto de 2010 Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo São Paulo, 12 de agosto de 2010 Agenda Quem Somos Marketing Esportivo Comunicação Total Patrocinados Patrocinadores

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 1/3

Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 1/3 Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 1/3 A pequena empresa é um mercado massivo em importante crescimento, que alcançou uma maturidade em termos de oportunidade

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais