FEAMIG FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINAS PERIODIZAÇÃO - EMENTAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FEAMIG FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINAS PERIODIZAÇÃO - EMENTAS"

Transcrição

1 FEAMIG FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINAS PERIODIZAÇÃO - EMENTAS CÁLCULO I DISCIPLINAS DO 1 PERÍODO Ementa: O conjunto dos números Reais. Propriedades e operações com números Reais. Funções e equações polinomiais, racionais e algébricas. Funções e equações transcendentes: exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Limites. Definição de derivada: interpretação geométrica e interpretação física. GEOMETRIA ANALÍTICA Ementa: Sistema de Coordenadas Cartesianas Bidimensionais. Lugares Geométricos (LG) no plano. Retas e Circunferências. Seções Cônicas. Translação de eixos. Curvas em Coordenadas Polares. Parametrização de Curvas. Sistema de Coordenadas Cartesianas Tridimensionais. Vetores no R2 e R3. Produto Escalar. Produto Vetorial. Produto Misto. Retas e planos no R3. INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL Ementa: Estrutura organizacional da FEAMIG. Normas Acadêmicas. Biblioteca da FEAMIG. A história da Engenharia Civil no Brasil. O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil da FEAMIG. O papel do Engenheiro na Sociedade. Ciência e Tecnologia. A Engenharia de Civil e suas áreas de atuação. Sistema CONFEA/CREA. Orgãos de Classe. LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Ementa: O processamento da leitura. Inferências e modalidades de leitura. Produção de textos orais e escritos dissertativos e/ou ensaísticos com ênfase nos aspectos argumentativos, na construção de resumos, esquemas, análise e comparações. Elaboração de laudos, relatórios e outras comunicações profissionais. Apresentação de trabalhos e discussão de ideias em público. FILOSOFIA E CIDADANIA Ementa: A Filosofia, a concepção de homem, mundo e sociedade e as relações humanas. A ética nas relações humanas. A subjetividade humana no campo das relações políticas. Identidade, afetividade e subjetividade. A comunicação humana no campo das relações sociais.

2 CÁLCULO II DISCIPLINAS DO 2 PERÍODO Ementa: Regras de derivação: regra do produto, regra do quociente e regra da cadeia. Derivação implícita. Derivadas das funções transcendentes. Aplicações da derivada: problemas de máximos e mínimos e problemas de taxas relacionadas. GEOMETRIA E TRIGONOMETRIA Ementa: Segmentos de reta e ângulos. Polígonos. Quadriláteros Notáveis. Circunferência e círculo. Triângulos. Pontos notáveis do triângulo. Semelhança de triângulos. Trigonometria no Triângulo Retângulo: razões trigonométricas; relações trigonométricas em triângulo retângulo. Circulo trigonométrico: arcos e ângulos; razões trigonométricas na circunferência; relações fundamentais; redução ao primeiro quadrante. Identidades Trigonométricas. Áreas planas. Geometria sólida: paralelepípedo, cubo, cilindro, cone, pirâmide e esfera. FÍSICA I Ementa: Medidas Físicas e Unidades. Leis de Newton, atrito e forças no movimento linear e circular. Trabalho e energia; conservação de energia. Hidrostática e fluidodinâmica. Temperatura, calor e transmissão de calor. QUÍMICA GERAL Ementa: Modelos atômicos, partículas sub-atômicas, isótopos e íons. Distribuição eletrônica e a Tabela Periódica. Ligações químicas. Balanceamento de reações e cálculo estequiométrico. Termoquímica. Cinética química. Equilíbrio químico. Acidez e alcalinidade e escala de ph. PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES Ementa: Desenvolvimento de computadores e linguagens de computação. Desenvolvimento de algoritmos. Fases de desenvolvimento de programas. Desenvolvimento de programas em uma linguagem de alto nível: dados, comandos, ferramentas de modularização. Metodologias de desenvolvimento.

3 CÁLCULO III DISCIPLINAS DO 3 PERÍODO Ementa: Conceito de Primitiva. Técnicas de integração: substituição de variáveis, integração por partes, integração por substituição trigonométrica. O Teorema Fundamental do Cálculo. Cálculo de área entre curvas. Cálculo de volumes de sólidos de revolução. Cálculo de volumes pelo Método das Fatias Móveis. Valor médio de uma função. Trabalho de uma força variável. Força hidrostática. MATEMÁTICA APLICADA Ementa: Matrizes e Sistemas Lineares. Escalonamento. Método de Gauss e Gauss Jordan. Matriz Inversa. Determinantes. Espaço Vetorial R n. Transformações Lineares do R n em R m. Conceito de Equação diferencial ordinária. Conceito de solução. Equações diferenciais de primeira ordem: separáveis e lineares. Equação de Bernoulli. Equações diferenciais lineares de segunda ordem de coeficientes constantes: caso homogêneo e não homogêneo. Aplicações. PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA Ementa: Introdução. Técnicas de Amostragem. Estatística Descritiva. Probabilidade. Distribuições de Probabilidade. FÍSICA II Ementa: Corrente elétrica e circuitos simples. Campo magnético, geração de corrente elétrica e transformadores. Ondas, ondas sonoras e acústica. MECÂNICA GERAL Ementa: Equilíbrio de partículas, corpos rígidos e estruturas. Análise estrutural. Centro de gravidade, de massa e centróide. Diagrama de forças. Cisalhamento. Momento fletor, momento de inércia. Esforços em vigas e cabos. TOPOGRAFIA I Ementa: Conceitos fundamentais de Topografia e Geodésia. Planimetria básica. Unidades de Medidas na Agrimensura. Goniologia: ângulos planos e verticais. A planta topográfica. Sistema topográfico de projeção.

4 CÁLCULO NUMÉRICO DISCIPLINAS DO 4 PERÍODO Ementa: Sistemas Lineares: pivotação parcial e pivotação completa. Interpolação e Ajuste de curvas. Avaliação numérica de funções transcendentes. Raízes de funções. Integração numérica. Equações diferenciais ordinárias de primeira ordem. Método das diferenças divididas. RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Ementa: Esforços solicitantes e de carregamento. Tensões normal e de cisalhamento. Deformações. Lei de Hooke. Solicitações unidimensionais. Torção simples. Diagramas de esforços solicitantes em vigas isostáticas. Flexão Pura e Flexão simples. MECÂNICA DOS FLUIDOS Ementa: Análise dimensional. Grandezas fundamentais e derivadas. Equações dimensionais. Sistemas de unidades. Números adimensionais. Conversões. Propriedades dos fluídos. Hidrostática. Cinemática e Dinâmica dos Fluidos. GEOLOGIA E MECÂNICA DOS SOLOS Ementa: Histórico e evolução da engenharia geotécnica. Conceituação de solo. Origem e formação dos solos. Classificação dos solos. DESENHO TÉCNICO Ementa: Conceitos básicos do desenho técnico. Formatação e normas. Escalas. Projeções ortogonais e vistas. Representações complementares e convenções. Plantas, cortes e perspectivas. Esboços de projetos. Leitura e interpretação de desenhos técnicos (fundação, arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico). TOPOGRAFIA II Ementa: Poligonais topográficas. Orientação topográfica. Altimetria. Métodos de obtenção da altitude e desníveis.

5 RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II DISCIPLINAS DO 5 PERÍODO Ementa: Flexão composta e Flexão Oblíqua. Combinações de carregamento. Estado plano de tensão. Círculo de Mohr. Estado tri-axial de tensões. Critérios de resistência para materiais dúcteis e para materiais frágeis. Linha elástica. Flambagem de barras. HIDROLOGIA Ementa: Ciclo hidrológico. Precipitações. Bacias hidrográficas. Estimativa da vazão máxima. Regularização de vazão. TOPOGRAFIA III Ementa: Perfis e Escalas. Representações do Relevo. Cálculo volumétrico. Locação de curvas. DESENHO TÉCNICO DIGITAL I Ementa: Desenho de levantamentos planialtimétricos. Construção e interpolação de curvas de nível. Construção de plano cotado. Construção de mapas de declividade. Desenho de perfis e de seções transversais. Lançamento de projeto na planta topográfica. Articulação de pranchas. Mapa chave. Inserção de arquivos vetoriais em plantas digitais. Inserção de arquivos matriciais em plantas digitais. Arte final: acabamento e formatação de cores e espessura de traços. Saída de dados: exportação de arquivos, plotagem. Erro de grafismo: classificação de cartas topográficas. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I Ementa: Fundamentos de Ciência dos Materiais. Rochas e Solos. Agregados e Aglomerantes Minerais. Materiais Compósitos de Aglomerantes Minerais. Materiais Cerâmicos. Argamassas. Concreto. Metais. MECÂNICA DOS SOLOS APLICADA Ementa: Índices Físicos. Limites de Atterberg. Compactação. Permeabilidade. Pressões Devidas ao Peso Próprio e Induzidas. Compressibilidade. Práticas de laboratório.

6 DESENHO TÉCNICO DIGITAL II DISCIPLINAS DO 6 PERÍODO Ementa: Interpretação e elaboração de projetos de edificações (plantas, cortes, vistas, escadas, telhados, cotas e detalhamento) em CAD. Interpretação e elaboração de projetos de fundações em CAD. CARTOGRAFIA Ementa: Noções de cartografia básica. Projeções cartográficas. Leitura e interpretação de cartas topográficas. Mapeamento sistemático e atualizações cartográficas. FUNDAÇÕES Ementa: Introdução à Fundação. Conceitos na abordagem de problemas de fundações. Reconhecimento de subsolos. Capacidade de carga de fundações diretas. Cálculo de recalques. Análise de interação solo-fundação-estrutura. Método de cálculo de fundações diretas. HIDRÁULICA Ementa: Escoamentos livres. Estruturas hidráulicas. Escoamento em condutos forçados. Instalações elevatórias. TOPOGRAFIA IV Ementa: Topografia Industrial. Georreferenciamento de trabalhos topográficos. Manuseio de GPS de Navegação e Topográfico. TEORIA DAS ESTRUTURAS I Ementa: Força, momento, condições de equilíbrio, graus de liberdade, esforços e equações fundamentais da estática. Vigas biapoiadas, engastadas e Gerber. Pórticos isostáticos. Treliças. Cadeias articuladas. Estruturas espaciais. Método de Trabalho Virtual. Resolução de estruturas isostáticas planas e espaciais, esforços simples e linhas de estado em vigas e quadros isostáticos, sistemas reticulados isostáticos, cargas móveis - linhas de influência em estruturas isostáticas, deformação em estruturas isostáticas.

7 GEODÉSIA E GEORREFERENCIAMENTO DISCIPLINAS DO 7 PERÍODO Ementa: Introdução a Geodésia. Formas de Representação da Terra. Sistemas de Coordenadas UTM e Geodésico. Sistema Geodésico Brasileiro. Transformação de Coordenadas. Métodos de Posicionamento Geodésico. Sistema GNSS. ELETROTÉCNICA Ementa: Circuitos elétricos. Corrente contínua e corrente alternada. Métodos de resolução de malhas. Noções de medidas elétricas. Circuitos de baixa potência. Noções de transformadores. Motores elétricos de indução. TEORIA DAS ESTRUTURAS II Ementa: Grau de hiperestaticidade. Princípio da superposição. Método das forças. Processo geral de solução de uma estrutura hiperestática, Método dos deslocamentos, Linhas de influência em sistemas hiperestáticos. ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO I Ementa: Conceitos básicos do projeto estrutural. Requisitos gerais de qualidade da estrutura e avaliação da conformidade do projeto. Diretrizes para durabilidade das estruturas de concreto. Propriedades dos materiais. Comportamento conjunto dos materiais. Segurança, estados limites e domínios para dimensionamento. Dimensionamento de elementos sob efeito de compressão e sob efeito de tração. Flexão simples, oblíqua, composta e cisalhamento. Flexão e flexo-torção. Ancoragem e emendas das barras de armação. Dimensionamento sob a perspectiva de atuação de torção no elemento estrutural. Dimensionamento de elementos sujeitos à flexão. Detalhamento da armadura no elemento estrutural. Dimensionamento de escadas. Dimensionamento de caixas d água e piscinas. Detalhamento. Introdução ao estudo do concreto protendido. INSTALAÇÕES HIDROSANITÁRIAS Ementa: Instalações prediais de água fria, água quente e esgotamento sanitário. Instalações prediais de águas pluviais. Peças e equipamentos hidrosanitários. Interpretação e elaboração de desenhos técnicos de instalações hidrosanitárias em CAD. ART de Projeto e Execução. ARQUITETURA E URBANISMO I Ementa: Tipos de edificações. Código de obras da Prefeitura. Legislação e Plano Diretor: zoneamento, uso e ocupação do solo. Projeto Arquitetônico. Aprovação do projeto na prefeitura. Alvará de Obra. ART de Projeto e Execução.

8 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E CABEAMENTOS DISCIPLINAS DO 8 PERÍODO Ementa: Instalações elétricas prediais. Instalações de telecomunicações prediais. Automação de instalações prediais de eletricidade e telecomunicação. Pára-raios e aterramento. Edifícios inteligentes. Interpretação e elaboração de desenhos técnicos de instalações elétricas e de cabeamento lógico prediais em CAD. ART de Projeto e Execução. ARQUITETURA E URBANISMO II Ementa: Mapa de isodeclividade. Projeto de loteamento. Projeto de terraplenagem. Movimento de terra. Licença de Terraplenagem. Licença Ambiental. Memorial descritivo. ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO II Ementa: Limites para dimensões, deslocamentos e abertura de fissuras. Projeto, dimensionamento e detalhamento de lajes. Estados limites últimos. Dimensionamento e detalhamento de lajes. Elementos de fundação. Vigas parede. Estruturas de contenção. Concreto protendido. Considerações sobre dimensionamento de cascas e placas. Interpretação e elaboração de desenhos técnicos de estruturas, formas e armações em CAD. ART de Projeto e Execução. ALVENARIA ESTRUTURAL Ementa: Cargas atuantes. Distribuição de cargas verticais e horizontais. Paredes, tensões admissíveis, dimensionamentos. Sistemas estruturais. Composição de carregamentos. Aspectos construtivos e controle de qualidade da alvenaria estrutural. PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO DE OBRAS Ementa: Prospecção do mercado imobiliário. Padrões Construtivos e CUB. Aspectos legais e administrativos. Compatibilização de projetos: arquitetônico, estrutural, hidro-sanitário, elétrico e cabeamento lógico. Levantamento de quantitativos. Cotação. Orçamento informatizado. Cronograma físico e financeiro. DIREITO E LEGISLAÇÃO Ementa: Noções gerais de direito. Noções de direito e legislação ambiental. Noções de direito trabalhista. Registro Profissional. Anotação de Responsabilidade Técnica: preenchimento, expedição e baixa. Penalidades e Responsabilidade Civil.

9 LIDERANÇA E EMPREENDORISMO Ementa: Conceitos e características do empreendedorismo. Aspectos legais do mundo empresarial. Oportunidades de negócio e plano de negócios. Prospecção de mercado. Administradores, líderes e empreendedores. O líder formal e o líder informal. Carreira. Criatividade. METODOLOGIA DE PESQUISA E TCC I DISCIPLINAS DO 9 PERÍODO Ementa: Leitura, interpretação, análise e discussão de trabalhos científicos. Redação e apresentação do Pré-Projeto. Iniciação e elaboração de trabalho a ser submetido a Eventos Científicos. Leitura, interpretação, análise e discussão de trabalhos científicos. GESTÃO AMBIENTAL I Ementa: Sustentabilidade ambiental. Gerenciamento: implantação e auditoria ambiental. Gerenciamento de resíduos. Planejamento ambiental. Gestão ambiental. Gestão de recursos hídricos. Gestão de resíduos sólidos de construção e demolição. GESTÃO DE OBRAS Ementa: Projeto e Implantação do canteiro de obras. Padrão de água. Padrão de Luz. Ligação de esgoto. Movimentos de terra. Locação da obra. Execução e acompanhamento de fundações, contenções, estruturas de concreto e vedações. Revestimentos verticais, horizontais e acabamentos. Equipamentos e ferramentas: funcionamento, dimensionamento, custos, locação e produtividade. Medição de serviços. ERGONOMIA, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Ementa: Introdução à segurança do trabalho. Atividades do engenheiro civil. Riscos profissionais e prevenção de acidentes. Análise de risco. Equipamentos de segurança individual e coletiva. Segurança em eletricidade. Máquinas e equipamentos. Ergonomia. NR17 e NR18. ESTRADAS I Ementa: Planejamento dos transportes. Estudo do tráfego. Classificação das rodovias. Características Técnicas das Rodovias. Estudos do traçado. Projetos Geométricos. Noções de drenagem de rodovias. OPTATIVA I Ementa: conforme Optativa a ser cursada pelo estudante (relação de disciplinas Optativas no final deste documento)

10 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II DISCIPLINAS DO 10 PERÍODO Ementa: Estrutura do TCC. Fontes de Informação Científica em Engenharia. Supervisão da elaboração da versão final do Trabalho de Conclusão de Curso. GESTÃO DE NEGÓCIOS Ementa: Matemática Financeira. Fluxo de caixa de obras. Financiamento Imobiliário. Direito Imobiliário: transações imobiliárias. Baixa e habite-se, escritura, matrícula e registro. Incorporação de Construções. Contratos de Administração de Obras. Concorrência pública e privada. Leilões. Avaliação e perícia imobiliária. GESTÃO AMBIENTAL II Ementa: Licenciamento ambiental. Relatórios de impactos Ambientais. ESTRADAS II Créditos Carga Horária Horas Aulas (HA) Créditos Ementa: Projeto Geométrico: Cálculo e desenho do gráfico da superlargura e superelevação. Cálculo das notas de serviço. Gabaritamento das seções transversais. Cálculo de área, cálculo de volume. Estudos Geotécnicos: plano de sondagem. Pesquisa dos materiais para pavimentação, sondagem e coleta dos materiais do subleito. Cálculo do CBR de projeto. Distribuição dos materiais e planilha resumo de terraplenagem. Execução de obra: equipamentos utilizados na construção de rodovias, dimensionamento de frota para execução de terraplenagem e pavimentação. ESTRUTURAS DE MADEIRA E AÇO Ementa: Pré-dimensionamento de peças com ênfase na ordem de grandeza das dimensões das mesmas. Aplicações. Processos, elementos e detalhes construtivos. Escadas. Coberturas. Estruturas prediais. Estruturas de madeira: generalidades, propriedades, tipos. Estruturas provisórias: classificação e detalhes de execução. Estruturas metálicas: generalidades, propriedades do aço estrutural, perfis comerciais. Estruturas mistas: aço e concreto. PONTES E ESTRUTURAS ESPECIAIS Ementa: Introdução. Levantamento topográfico e batimétrico para estudo hidráulico da ponte. Estudo hidráulico: definição do vão hidráulico e análise do greide na travessia. Generalidades: classificação conforme o uso e sistema estrutural, tipos e métodos construtivos. Normas técnicas. Trem-tipo, carga móvel e linhas de influencia. Estrutura: Elementos estruturais e suas funções; posicionamento dos pilares; estudo da altura da viga principal. Meso-estrutura: pilares e aparelhos de apoio. Super-estrutura: viga principal, transversais, laje e cortinas. Infraestrutura: estudos das fundações. Projeto: Elaboração de um projeto de uma ponte em concreto armado.

11 OPTATIVA II Ementa: conforme Optativa a ser cursada pelo estudante (relação de disciplinas Optativas no final deste documento) DISCIPLINAS OPTATIVAS Para integralização curricular o estudante deverá cursar duas disciplinas Optativas (Optativa I no 9º e Optativa II no 10º período) dentre as elencadas a seguir INTRODUÇÃO AOS CONHECIMENTOS BÁSICOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Ementa: Conceitos básicos sobre deficiência auditiva (surdez). Línguas de sinais e a Língua Brasileira de Sinais Libras. A forma e a estruturação da gramática da Libras e seu vocabulário. Técnicas de desenvolvimento da linguagem corporal. INCORPORAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE EDIFÍCIOS Ementa: Noções gerais sobre incorporação. Aspectos jurídicos de Incorporações: Lei 4.591/64. Responsabilidades: do incorporador, do construtor e do corretor de imóveis. Interpretação da NBR O contrato de compra e venda na incorporação. Patrimônio de afetação. Administração de condomínios e funções do síndico. Manutenção predial no condomínio. A administração do condomínio conforme a Lei 4.591/64 e a Lei /2002. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II Ementa: Revestimentos cerâmicos. Rochas ornamentais. Madeiras. Vidros. Tintas, revestimentos e vernizes. Materiais para telhados, coberturas, pisos, revestimentos e forros. QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL Ementa: Qualidade Total na construção civil. Sistema de Qualidade para empresas de Construção Civil. Padronização, PDCA, ferramentas estatísticas para análise de processos, redução de perdas e retrabalhos. Eficiência de mão de obra e equipamentos. Engenharia Diagnóstica: patologias da construção civil. Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). INSTALAÇÕES EM EDIFICAÇÕES Ementa: Utilização da energia solar em edificações para aquecimento de água. Projetos de iluminação. Proteção Termo-Acústica. Instalações de Ar Condicionado. Instalações prediais de sistemas de proteção contra incêndio. Instalações prediais de gás e combustível. Elevadores. Saunas. Piscinas. Combate a incêndios.

12 INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS DE ELEMENTOS FINITOS Ementa: Introdução ao método dos elementos finitos. Aplicação do Método de Elementos Finitos na análise de treliças, vigas e pórticos. Noções de elasticidade bidimensional. Uso de Softwares Computacionais de Elementos Finitos na Análise Estrutural. TÓPICOS EM FUNDAÇÕES Ementa: Patologias de fundações. Fundações profundas. Fundações por estacas. Dimensionamento, projeto e execução. CONCRETO PROTENDIDO Ementa: Materiais. Normas Técnicas. Processos e sistemas de protensão. Traçados de cabos. Dimensionamento e perdas. Hiperestáticos de protensão. CONCRETOS ESPECIAIS Ementa: Estrutura e propriedades do concreto. Concreto estrutural leve. Concreto de alto desempenho. Concreto asfáltico. Concreto reforçado com fibras. Concreto auto-adensável.

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓREITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Fase Cód. Disciplina I II III IV V VI Matriz Curricular do curso de Engenharia Civil PréReq.

Leia mais

4.ª SÉRIE 99-9033-02 ESTRUTURAS DE CONCRETO II 80 0 080 99-9034-03

4.ª SÉRIE 99-9033-02 ESTRUTURAS DE CONCRETO II 80 0 080 99-9034-03 MATRIZ CURRICULAR Curso: ENGENHARIA CIVIL Graduação: BACHARELADO Regime: SERIADO ANUAL - MATUTINO Duração: 5 (CINCO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 05 (CINCO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL 1 MATRIZ CURRICULAR 2016.1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2015 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 DESENHO TÉCNICO... 4 02 FÍSICA GERAL... 4 03 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL... 4 04 INTRODUÇÃO AO CÁLCULO...

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE 2.ª SÉRIE 3.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE 2.ª SÉRIE 3.ª SÉRIE MATRIZ CURRICULAR CURSO: GRADUAÇÃO: REGIME: DURAÇÃO: INTEGRALIZAÇÃO: ARQUITETURA E URBANISMO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 05 (CINCO) ANOS LETIVOS MÍNIMO: 05 (CINCO) ANOS LETIVOS A) TEMPO TOTAL:

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO BÁSICO 1º BIMESTRE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 40 horas Fundamentos da Engenharia e Suas Grandes Áreas; Inovação e Desenvolvimento de Produto; O Modo

Leia mais

Ementas do Curso de Engenharia Civil ( até o quarto período )

Ementas do Curso de Engenharia Civil ( até o quarto período ) Ementas do Curso de Engenharia Civil ( até o quarto período ) 1 Período GEXT 7301- Cálculo a Uma Variável (5.0.0) Números Reais, Funções Reais, Limites de Funções Reais e Continuidade, Derivação, Taxas

Leia mais

EMENTAS ENGENHARIA CIVIL PRIMEIRO SEMESTRE GEOMETRIA ANALÍTICA E ALGEBRA LINEAR

EMENTAS ENGENHARIA CIVIL PRIMEIRO SEMESTRE GEOMETRIA ANALÍTICA E ALGEBRA LINEAR EMENTAS ENGENHARIA CIVIL PRIMEIRO SEMESTRE GEOMETRIA ANALÍTICA E ALGEBRA LINEAR EMENTA: Matrizes. Determinantes. Sistemas de Equações Lineares. Vetores: Tratamento Geométrico, Tratamento Algébrico. Espaços

Leia mais

CÁLCULO DE DUAS VARIAVEIS

CÁLCULO DE DUAS VARIAVEIS CÁLCULO DE DUAS VARIAVEIS CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS ÓTICA, ONDAS E ELETROMAGNETISMO QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.1 Eng. Civil- Campus Mossoró) 3ª série Funções

Leia mais

Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional - PRDI Comissão Permanente de Magistério - COPEMA Edital nº 06/2011 Retificação de 07 de julho de 2011

Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional - PRDI Comissão Permanente de Magistério - COPEMA Edital nº 06/2011 Retificação de 07 de julho de 2011 Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional - PRDI Comissão Permanente de Magistério - COPEMA Edital nº 06/2011 Retificação de 07 de julho de 2011 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FUNDAMENTOS EM EDUCAÇÃO (Comum

Leia mais

Curso de Engenharia Civil UFPel EMENTAS

Curso de Engenharia Civil UFPel EMENTAS Curso de Engenharia Civil UFPel EMENTAS 1º SEMESTRE Introdução à Engenharia Civil (0570095) Organização do curso de Engenharia Civil. Outras engenharias na UFPel. Atividades de ensino e pesquisa propostos.

Leia mais

Curso: ENGENHARIA CIVIL Semestre: Turma: Ano: Período: 1º 2015s2-A 2015 Noturno. Central. Informática Aplicada à Engenharia

Curso: ENGENHARIA CIVIL Semestre: Turma: Ano: Período: 1º 2015s2-A 2015 Noturno. Central. Informática Aplicada à Engenharia 1º 2015s2-A 2015 Noturno Turma: Comunicação e Expressão Física Geral Desenho Técnico Aux. por Computador Informática Aplicada à Engenharia Fundamentos de Cálculo Introdução à Engenharia Civil Física Geral

Leia mais

PRIMEIRO PERÍODO EMENTA. A comunicação e seus elementos; conceituar, compreender e interpretar os conceitos de linguagem, língua, fala e discurso;

PRIMEIRO PERÍODO EMENTA. A comunicação e seus elementos; conceituar, compreender e interpretar os conceitos de linguagem, língua, fala e discurso; PRIMEIRO PERÍODO CÓDIGO 1749 PERÍODO 1º CARGA HORÁRIA 60h DISCIPLINA Língua Portuguesa I A comunicação e seus elementos; conceituar, compreender e interpretar os conceitos de linguagem, língua, fala e

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Fase Cód. Disciplina Prérequisitos Carga Horária

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Matriz Curricular válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2014/1 Fase

Leia mais

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL Ementários das disciplinas obrigatórias PRIMEIRO PERÍODO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 1 Carga horária: AT(102) AP(00) APS(6) TA(108) Ementa: Conjuntos numéricos. Funções reais de uma variável real. Limites

Leia mais

ASSOSSIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA Ementa Tecnólogo em Manutenção Industrial Departamento de Ensino Superior. Carga horária: 40h

ASSOSSIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA Ementa Tecnólogo em Manutenção Industrial Departamento de Ensino Superior. Carga horária: 40h ASSOSSIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA Ementa Tecnólogo em Manutenção Industrial Departamento de Ensino Superior DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa Científica Técnicas para elaboração

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 144/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 144/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 144/2012 Altera o Currículo do Curso de Engenharia Civil para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº CIV- 574/2012, aprovou e eu

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN 514502 INTRODUÇÃO AO DESIGN Conceituação e história do desenvolvimento do Design e sua influência nas sociedades contemporâneas no mundo e no Brasil.

Leia mais

Cod.Disc Requisito Administração 252 2 Matemática Financeira 3114 Matemática 3531

Cod.Disc Requisito Administração 252 2 Matemática Financeira 3114 Matemática 3531 Curso Grade Periodo Disciplina Cod.Disc Disciplina Requisito Cod.Disc Requisito Administração 22 2 Matemática Financeira 11 Matemática 1 22 Total Contabilidade Gerencial 111 Contabilidade Geral 09 Administração

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR CURSOS DE GRADUAÇÃO

ESTRUTURA CURRICULAR CURSOS DE GRADUAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PERÍODO DISCIPLINAS C.H. 1º Antropologia e Sociologia 60 Língua Portuguesa 60 Matemática Básica 60 Metodologia Científica 60 TGA I 60 2º Ciências da Religião 60 Instituições do Direito Público

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS CHA

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS CHA MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ENGENHARIA CIVIL BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 5 (CINCO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 05 (CINCO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

Atualização do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, eixo tecnológico Informação e Comunicação na forma integrada ao Ensino Médio

Atualização do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, eixo tecnológico Informação e Comunicação na forma integrada ao Ensino Médio ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Básica e Profissional Gerência de Ensino Médio Atualização do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, eixo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.902 DE 21 DE SETEMBRO DE 2009

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.902 DE 21 DE SETEMBRO DE 2009 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.902 DE 21 DE SETEMBRO DE 2009 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil.

Leia mais

DISCIPLINA: Gestão de Pessoas

DISCIPLINA: Gestão de Pessoas ASSOSSIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA Ementa Tecnólogo em Fabricação Mecânica Departamento de Ensino Superior DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa Científica Técnicas para elaboração de

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. CÓD. 1551 Tarde/Noite - Currículo nº 03 CÓD. 3655 Manhã - Currículo nº 02 MATRIZ CURRICULAR

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. CÓD. 1551 Tarde/Noite - Currículo nº 03 CÓD. 3655 Manhã - Currículo nº 02 MATRIZ CURRICULAR Aprovado no CONGRAD de 26.08.14 Vigência: ingressos a partir de 2015/1 CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CÓD. 1551 Tarde/Noite - Currículo nº 03 CÓD. 3655 Manhã - Currículo nº 02 MATRIZ CURRICULAR CÓD. DISCIPLINAS

Leia mais

Tabela 1 Matriz Curricular disciplinas do 1º ao 4º período.

Tabela 1 Matriz Curricular disciplinas do 1º ao 4º período. Tabela 1 Matriz Curricular disciplinas do 1º ao 4º período. Período MEC001 Introdução à Engenharia Mecânica 2 30 30 MEC002 Cálculo I 6 90 90 MEC003 Geometria Analítica 1º MEC004 Química Geral e Experimental

Leia mais

Ementário do curso de Tecnologia Têxtil

Ementário do curso de Tecnologia Têxtil 01 ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL Fase: VI Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 Visão Geral da administração. Evolução e conceitos de administração. Estrutura organizacionais. Visão geral das funções de administração:

Leia mais

ANEXO II INFORMAÇÕES BÁSICAS DOS CURSOS. Modalidade Subseqüente

ANEXO II INFORMAÇÕES BÁSICAS DOS CURSOS. Modalidade Subseqüente Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Belém Processo Seletivo Técnico Subseqüente 2012/2 ANEXO II INFORMAÇÕES BÁSICAS DOS CURSOS

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: Engenharia de Petróleo MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia de Petróleo da ESTACIO UNIRADIAL tem por missão formar profissionais com sólidos conhecimentos

Leia mais

TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE

TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE TECNOLOGIA EM MEIO AMBIENTE 1. TURNO: Noturno MODALIDADE: Saneamento ÁREA: Meio Ambiente e Tecnologia da Saúde GRAU ACADÊMICO: Tecnólogo em Meio Ambiente PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 3 anos Máximo =

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Ciências Exatas I Cálculo Diferencial 06 0 06 120 Desenho Técnico 0 02 02 40 Física I Mecânica da Partícula 04 02

Leia mais

Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br

Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas www.ibraop.com.br ORIENTAÇÃO TÉCNICA OT - IBR 001/2006 PROJETO BÁSICO Primeira edição: válida a partir de 07/11/2006 Palavras Chave: Projeto Básico,

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

Reconhecimento: DECRETO 37852 de 03/09/55 DOU 06/09/55 pág. 16891. Tempo para integralização do curso. Mínimo 4 Médio 5 Máximo 9

Reconhecimento: DECRETO 37852 de 03/09/55 DOU 06/09/55 pág. 16891. Tempo para integralização do curso. Mínimo 4 Médio 5 Máximo 9 ANO ANO A Engenharia Civil da UFC O curso de Engenharia Civil da UFC implementou, a partir de 99, um regime seriado, no qual a maioria das disciplinas, em especial as do ciclo básico, passou a ser ministrada

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 15:02. Centro de Ciências Tecnológicas Curso:

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 15:02. Centro de Ciências Tecnológicas Curso: Centro de Ciências Tecnológicas Curso: Engenharia Química (Noturno) Ano/Semestre: 11/1 9/5/11 15: s por Curso EQU.7.1.1-5 FIS...-7 MAT.7.1.1-3 MAT.9.1.-7 MAT.9..9- MAT.9.3.- MAT.9..-3 EDU.5..- EQU...-9

Leia mais

CURSO ENGENHARIA SANITÁRIA (303) SISTEMA DE CRÉDITO EMENTAS

CURSO ENGENHARIA SANITÁRIA (303) SISTEMA DE CRÉDITO EMENTAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL CURSO ENGENHARIA SANITÁRIA (303) SISTEMA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º CIVL0080- CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 1 OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: MATM0001 OU PROD0001 MATM0001- CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 1 PROD0001- CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 1 PROPRIEDADES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS RESOLUÇÃO Nº. 228 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE

Leia mais

2º SEMESTRE. Cálculo I 04 00 60 Introdução ao Cálculo Álgebra Linear e Geometria Analítica

2º SEMESTRE. Cálculo I 04 00 60 Introdução ao Cálculo Álgebra Linear e Geometria Analítica Resolução CONSUN Nº 34/2014 de 29/10/2014 COD. NOME DA DISCIPLINA T P CH Pré-Requisito 1º SEMESTRE Introdução à 04 00 60 Introdução ao Cálculo 04 00 60 Química Geral Antropologia 02 00 30 Desenho Técnico

Leia mais

TEMAS DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO 2ª FASE EDITAL nº 233, DE 17 DE ABRIL DE 2015

TEMAS DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO 2ª FASE EDITAL nº 233, DE 17 DE ABRIL DE 2015 TEMAS DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO 2ª FASE EDITAL nº 233, DE 17 DE ABRIL DE 2015 CAMPUS ÁREA TEMA EDUCAÇÃO Jogo cooperativo, competitivo e lúdico, como meio educador na escola. ARARAQUARA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Leia mais

Área das Engenharias

Área das Engenharias Engenharia de Alimentos Área das Engenharias Unidade: Escola Agronomia e Engenharia Alimentos - (EAEA) www.agro.ufg.br Duração: 10 semestres O Engenheiro de Alimentos é, atualmente, um dos profissionais

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EMENTAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS GERAL I FILOSOFIA INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO MATEMÁTICA METODOLOGIA CIENTÍFICA PSICOLOGIA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA ADMINISTRAÇÃO DO CONHECIMENTO E

Leia mais

Aprovado no CONGRAD: 24.08.10 Vigência: ingressos a partir 2011/1 CÓD. 622 - CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA MANHÃ E TARDE

Aprovado no CONGRAD: 24.08.10 Vigência: ingressos a partir 2011/1 CÓD. 622 - CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA MANHÃ E TARDE Aprovado no CONGRAD: 24.08.10 Vigência: ingressos a partir 2011/1 CÓD. 622 - CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA MANHÃ E TARDE MATRIZ CURRICULAR Currículo nº 03 I - NÚCLEO DE CONTEÚDOS BÁSICOS Matemática 10021

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 145/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 145/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 145/2012 Altera o Currículo do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº CIV- 575/2012,

Leia mais

Na mentalidade da empresa, modernizar é elevar a qualidade dos processos e produtos, consequentemente, aumentar sua competitividade no mercado.

Na mentalidade da empresa, modernizar é elevar a qualidade dos processos e produtos, consequentemente, aumentar sua competitividade no mercado. O Grupo Pedra Norte iniciou suas atividades no ano de 2009, e hoje é uma organização formada pelas unidades de negócio Pedreira Pedra Norte, Usina de Asfalto Pedra Norte, Pedra Norte Concreto e Argamassa

Leia mais

CH semanal. Titulação Mínima. Terça-feira de 9h35 às 11h15 e Quinta-feira de 9h15 às 11h15. Segunda-feira de 19h às 21h45 e de 21h55 às 22h35

CH semanal. Titulação Mínima. Terça-feira de 9h35 às 11h15 e Quinta-feira de 9h15 às 11h15. Segunda-feira de 19h às 21h45 e de 21h55 às 22h35 Planilha atualizada em 21/01/2015 Vaga Curso Disciplina Ementa Horário CH semanal Titulação Mínima Pré-requisito Indispensável Consultor Responável Prazo para envio de currículos Campus 1 Administração

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS DO CURSO 1º P CONTABILIDADE GERAL I ÉTICA PROFISSIONAL INSTITUIÇÃO DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO I MATEMÁTICA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS DO CURSO 1º P CONTABILIDADE GERAL I ÉTICA PROFISSIONAL INSTITUIÇÃO DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO I MATEMÁTICA CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS DO CURSO 1º P CONTABILIDADE GERAL I Noções gerais da contabilidade. Conceito, Função, Objeto e Finalidade da contabilidade. Patrimônio, Fontes Patrimoniais, Atos e Fatos Administrativos.

Leia mais

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1 CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2009.1A Atualizado em 10 de junho BRUSQUE de 2013 pela Assessoria (SC) de Desenvolvimento 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 ADMINISTRAÇÃO GERAL...

Leia mais

Ementas Disciplinas Obrigatórias

Ementas Disciplinas Obrigatórias Ementas Disciplinas Obrigatórias INFORMÁTICA Algoritmos I Resolução de problemas e desenvolvimento de algoritmos: análise do problema, estratégias de solução e representação. Estruturação e modularização.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO 1º TERMO Aulas Teóricas Práticas Total Comunicação e Expressão 40-40 Cálculo Diferencial e Integral I 80-80 Fundamentos da Administração 40-40 Introdução

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão Curso: Engenharia Civil SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Civil da UNESA tem por missão formar Engenheiros Civis com sólida formação básica e profissional, alinhada com as diretrizes

Leia mais

Aula 8 : Desenho Topográfico

Aula 8 : Desenho Topográfico Aula 8 : Desenho Topográfico Topografia, do grego topos (lugar) e graphein (descrever), é a ciência aplicada que representa, no papel, a configuração (contorno,dimensão e posição relativa) de um porção

Leia mais

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESPECIALISTA NÍVEL SUPERIOR

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESPECIALISTA NÍVEL SUPERIOR ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESPECIALISTA NÍVEL SUPERIOR CARGO: ADVOGADO I - DIREITO CONSTITUCIONAL. Dos direitos e garantias fundamentais. Dos Municípios. Da Administração Pública. Dos Servidores Públicos.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES.

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. ETEC DOUTORA RUTH CARDOSO, SÃO VICENTE. PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. AVISO N 194/05/2015 DE 23/09/2015 PROCESSO Nº 3705/2015 AVISO DE DEFERIMENTO

Leia mais

Matriz curricular do curso de graduação em Engenharia Ambiental campus de Chapecó Turno integral

Matriz curricular do curso de graduação em Engenharia Ambiental campus de Chapecó Turno integral Matriz curricular do curso de graduação em Engenharia Ambiental campus de Chapecó Turno integral 1 a 01 Matemática C 4 60-02 Geometria Analítica 4 60-03 Biologia Geral 3 45-04 Produção Textual Acadêmica

Leia mais

AVALIAÇÃO E MELHORIA CONTÍNUA DO CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA FURB

AVALIAÇÃO E MELHORIA CONTÍNUA DO CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA FURB AVALIAÇÃO E MELHORIA CONTÍNUA DO CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA FURB Sub-tema: Diretrizes Curriculares Matos, Lúcio Flávio da Silveira; Eng. Civil, M. Eng. (1) lucius@furb.rct-sc.br Rudolf,

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL. COORDENADOR José Carlos Bohnenberger bohnen@ufv.br

ENGENHARIA CIVIL. COORDENADOR José Carlos Bohnenberger bohnen@ufv.br ENGENHARIA CIVIL COORDENADOR José Carlos Bohnenberger bohnen@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2008 179 Currículo do Curso de Engenharia Civil Engenheiro Civil ATUAÇÃO Ao Engenheiro Civil compete o desempenho

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2010.2 A BRUSQUE (SC) 2014 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INFORMÁTICA APLICADA À... 4 02 MATEMÁTICA APLICADA À I... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA... 4 04 PSICOLOGIA... 4 05

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2016.1 BRUSQUE (SC) 2015 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INTRODUÇÃO AO CÁLCULO... 4 02 INTRODUÇÃO A... 4 03 QUÍMICA GERAL... 4 04 DESENHO TÉCNICO... 4 05 FÍSICA GERAL...

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 148/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 148/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 148/2012 Altera o Currículo do Curso de Engenharia Aeronáutica para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº MEC-480/2012, aprovou

Leia mais

Integralização: A) TEMPO TOTAL MÍNIMO = 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS MÁXIMO = 05 (CINCO) ANOS LETIVOS B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = 2.

Integralização: A) TEMPO TOTAL MÍNIMO = 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS MÁXIMO = 05 (CINCO) ANOS LETIVOS B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = 2. Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS (Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação) TECNOLÓGICA SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização:

Leia mais

Curso: ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA Curriculo: 0002-B DISCIPLINAS EM OFERTA 1º Semestre de 2016 - NOT

Curso: ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA Curriculo: 0002-B DISCIPLINAS EM OFERTA 1º Semestre de 2016 - NOT GR02149 GR02152 GR02161 GR02173 GR02177 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Algoritmos Computacionais 72.00 Não ofertada no 1º semestre de 2016 Cálculo Fundamental 72.00 Não ofertada no 1º semestre de 2016

Leia mais

Atualização do Curso Técnico em Contabilidade, eixo tecnológico Gestão e Negócios na forma integrada ao Ensino Médio

Atualização do Curso Técnico em Contabilidade, eixo tecnológico Gestão e Negócios na forma integrada ao Ensino Médio ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Básica e Profissional Gerência de Ensino Médio Atualização do Curso Técnico em Contabilidade, eixo tecnológico Gestão e Negócios

Leia mais

ITEM DESCRIÇÃO UNID. QUANT.

ITEM DESCRIÇÃO UNID. QUANT. I - SERVIÇOS PRELIMINARES SP (LOTES 1 A 9) ETE 1 (CY. 06 / 000.92 / 2369 / 00) PLANO DE DOCUMENTAÇÃO GERAL NAS ETAPAS DE ESTUDO 1 PRELIMINAR EP, PROJETO BÁSICO PB E PROJETO EXECUTIVO PE 1.1 Plano de Documentação

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 28/03/2014 10:03

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 28/03/2014 10:03 8/3/1 1:3 Centro de Ciências Tecnológicas Curso: 13 Design (Noturno) Currículo: 8/ 1 ARQ.11.1- Representação Tridimensional I Oficinas e seus recursos. Apresentação dos materiais e ferramentas das oficinas

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 25/08/2015 16:57. Centro de Ciências Tecnológicas

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 25/08/2015 16:57. Centro de Ciências Tecnológicas 5/8/15 16:57 Centro de Ciências Tecnológicas Curso: 19 Engenharia Mecânica (Noturno) Currículo: 15/ 1 EDU.5.-5 Universidade, Ciência e Pesquisa Ementa: A função da Universidade como instituição de produção

Leia mais

Secretaria do Planejamento e Gestão. Departamento Estadual de Rodovias RETIFICAÇÃO 01 EDITAL Nº 01 /2014

Secretaria do Planejamento e Gestão. Departamento Estadual de Rodovias RETIFICAÇÃO 01 EDITAL Nº 01 /2014 Numero do Documento: 1498787 RETIFICAÇÃO 01 EDITAL Nº 01 /2014 SELEÇÃO PÚBLICA DE CARÁTER TEMPORÁRIO/2014/DER DEPARTAMENTO ESTADUAL DE RODOVIAS O SECRETARIO DO PLANEJAMENTO E GESTÃO DO ESTADO DO CEARÁ

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 096/2015

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 096/2015 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 096/2015 Altera a Deliberação CONSEP Nº 148/2012, que altera o Currículo do Curso de Engenharia Aeronáutica para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Ministério da Educação Diretoria do Campus Curitiba Gerência de Ensino e Pesquisa Departamento Acadêmico de Eletrônica CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL REGIONAL JARAGUAENSE FERJ ANEXO I AO EDITAL 34/2011 DISCIPLINAS PARA O PROCESSO SELETIVO EXTERNO

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL REGIONAL JARAGUAENSE FERJ ANEXO I AO EDITAL 34/2011 DISCIPLINAS PARA O PROCESSO SELETIVO EXTERNO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL REGIONAL JARAGUAENSE FERJ ANEXO I AO EDITAL 34/2011 DISCIPLINAS PARA O PROCESSO SELETIVO EXTERNO CURSO (S) DISCIPLINA(S) EMENTA(S) Perícia Contábil Contabilidade Fiscal I Contabilidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARÁ - CREA-PA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARÁ - CREA-PA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E DO PARÁ - CREA-PA Relação entre os serviços da ART utilizado no antigo sitema e os serviços do Sistema Atual (serviços mais utilizados) Grupo Sistema

Leia mais

HORÁRIO DE AULAS - ENGENHARIA CIVIL / 1 PERÍODO 2015/1 MATUTINO HORÁRIO 2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA SÁBADO INTERVALO VESPERTINO

HORÁRIO DE AULAS - ENGENHARIA CIVIL / 1 PERÍODO 2015/1 MATUTINO HORÁRIO 2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA 6ª FEIRA SÁBADO INTERVALO VESPERTINO HORÁRIO DE AULAS - ENGENHARIA CIVIL / 1 PERÍODO 2015/1 Desenho Técnico Profa. Regina (TA) Prof. Djair (TB) Desenho Técnico Profa. Regina (TA) Prof. Djair (TB) Desenho Técnico Profa. Regina (TA) Prof. Djair

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Matriz Curricular válida a partir de 2016_3 Reestruturação Aprovada em janeiro de 2016 Natureza Horas-aula Disciplinas

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PRIMEIRO PERÍODO Calculo I 4 72 60 - Geometria Analítica 4 72 60 - Introdução a Engenharia Civil 4 72 60 - Metodologia Cientifica 4 72 60 - Filosofia Geral

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA CAMPUS DE BAURU DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Bauru/SP Maio/2010 SUMÁRIO 2 1. Objetivos

Leia mais

ISO 9001 : 2008 CURSO NOVO CURSO COMPLETO. De: 27/08/2012 a 31/08/2012. Local: Hotel a definir - Rio de Janeiro. Carga Horária: 40 horas

ISO 9001 : 2008 CURSO NOVO CURSO COMPLETO. De: 27/08/2012 a 31/08/2012. Local: Hotel a definir - Rio de Janeiro. Carga Horária: 40 horas ISO 9001 : 2008 Impermeabilização e Proteção das Edificações e Estruturas em Geral De: 27/08/2012 a 31/08/2012 CURSO NOVO CURSO COMPLETO Local: Hotel a definir - Rio de Janeiro Carga Horária: 40 horas

Leia mais

CERTIFICADO DE ESTUDOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES

CERTIFICADO DE ESTUDOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES CERTIFICADO DE ESTUDOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES 3º STT0618 Transporte Aéreo 2 3º STT0625 Introdução à Engenharia de Transportes 2 5º STT0610 Logística e Transportes 2 5º STT0616 Geomática

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS A respeito das especificações de materiais, julgue os itens a seguir. 51 Os cimentos CP III cimentos portland de alto-forno e CP IV cimento portland pozolânico são menos porosos e resistentes, sendo ideais

Leia mais

3 Administração de Materiais

3 Administração de Materiais 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESTBARREIRO/IPS

MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESTBARREIRO/IPS MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESTBARREIRO/IPS Seminário de Apresentação, 18 de junho 2014 Tópicos Introdução Saídas profissionais Funcionamento Plano de Estudos Calendário Escolar Datas candidaturas Ingresso

Leia mais

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira Emissão: 07/01/16 11:19 Página: 1/6 0 ADM005 Diversidade e Formação Cidadã 0 ADM044 Empreendedorismo 0 DIR002 Ciência Política 0 DIR006 Filosofia e Ética 0 ENC080 Tópicos Avançados em () 0 OPT002 Análise

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I 1992 C/H 102 Aspectos histórico/evolutivos; Administração da produção e seus aspectos gerenciais

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2015) ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I 102 h/a 3107 Aspectos histórico/evolutivos. Planejamento estratégico/tático na indústria. Padronização.

Leia mais

1. Disciplinas em Vacância nos Cursos: Ciências Contábeis; Ciência da Computação; Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Experiência Semanal o

1. Disciplinas em Vacância nos Cursos: Ciências Contábeis; Ciência da Computação; Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Experiência Semanal o FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA INSTITUTO TECNOLÓGICO DE CARATINGA PROCESSO PARA PREENCHIMENTO DE DISCIPLINAS EM VACÂNCIA DOCENTE 2º SEMESTRE DE 2011 As Faculdades Integradas de Caratinga e o Instituto

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Ambiental da IES tem por missão a graduação de Engenheiros Ambientais

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Currículo iniciado em 2015) ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 68 h/a 1425 A função Financeira nas empresas. Matemática Financeira valor do dinheiro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG BR 267 - Rodovia José Aurélio Vilela, nº 11.999 Cidade Universitária - Poços de Caldas- MG. DINÂMICA CURRICULAR E EMENTÁRIO DO BACHARELADO

Leia mais

PONTOS PARA AS PROVAS ESCRITA OU ESCRITA/PRÁTICA E DIDÁTICA

PONTOS PARA AS PROVAS ESCRITA OU ESCRITA/PRÁTICA E DIDÁTICA Magistério Superior Edital nº 04/23 PARA AS PROVAS ESCRITA OU ESCRITA/PRÁTICA E DIDÁTICA Engenharia da Computação/Teoria da Computação, Linguagens Formais e Autômatos Engenharia da Computação/Computação

Leia mais

Có-requis. Pré-requisito Respons. CHT CHP DISCIPLINAS NÚCLEO COMUM OBRIGATÓRIAS. 1 Álgebra Linear (AL) IME - - 4 0 64 NC OBR 1

Có-requis. Pré-requisito Respons. CHT CHP DISCIPLINAS NÚCLEO COMUM OBRIGATÓRIAS. 1 Álgebra Linear (AL) IME - - 4 0 64 NC OBR 1 Matriz Curricular do Curso de Graduação em Engenharia Civil - Bacharelado A seguir é apresentada a Matriz Curricular, onde se notam as disciplinas componentes do Núcleo Comum, do Núcleo Específico, prérequisitos,

Leia mais

MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Área Matéria Assunto

MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Área Matéria Assunto MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Estrutura celular Impactos ambientais da ação humana Método científico e o estudo da Tratamento de resíduos Estudo do movimento: aceleração Estudo do movimento: velocidade

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS SÃO LUIS - MONTE CASTELO PRÓ-REITORIA DE ENSINO Matrizes Curriculares

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS SÃO LUIS - MONTE CASTELO PRÓ-REITORIA DE ENSINO Matrizes Curriculares Matriz 842 - Engenharia Mecânica Industrial (2002/1) Curso EM - Engenharia Mecânica Industrial Nível Periodicidade Regime Situação Superior Período Não-seriado Matriz em Vigor Per. Letivo Inicial 2002/1

Leia mais

Instalações Prediais (Hidráulico-Sanitárias e Elétricas) e o Projeto Arquitetônico

Instalações Prediais (Hidráulico-Sanitárias e Elétricas) e o Projeto Arquitetônico Instalações Prediais (Hidráulico-Sanitárias e Elétricas) e o Projeto Arquitetônico Introdução As instalações prediais constituem subsistemas que devem ser integrados ao sistema construtivo proposto pela

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia Construção de Edifícios MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h

Curso Superior de Tecnologia Construção de Edifícios MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Curso Superior de Tecnologia Construção de Edifícios CÂMPUS Florianópolis MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Materiais de Construção

Leia mais

Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental

Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental I - Objetivos: Formar profissionais habilitados para desempenhar as funções de Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental. II - Público Alvo:

Leia mais

Disciplinas Obrigatórias do Núcleo Básico Geral Comum do Campus de Limeira

Disciplinas Obrigatórias do Núcleo Básico Geral Comum do Campus de Limeira EMENTAS DAS DISCIPLINAS DOS CURSOS DA ÁREA DE GESTÃO Disciplinas Obrigatórias do Núcleo Básico Geral Comum do Campus de Limeira Sociedade e Cultura no Mundo Contemporâneo As mudanças nas relações entre

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE PROGRAMA DAS PROVAS 1- REDAÇÃO Construção de textos dissertativos objetivos e/ou subjetivos abordando temas da atualidade. 2- LINGUA PORTUGUESA 2.1- Literatura Brasileira Literatura: conceito e funções,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ENGENHARIA CIVIL MISSÃO DO CURSO O Curso de Engenharia Civil do CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTACIO RADIAL DE SÃO PAULO tem por missão graduar Engenheiros Civis

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) FÍSICA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) FÍSICA EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) FÍSICA 01 Comunicação e Expressão CÓDIGO: 990101 Leitura e compreensão de textos. Gêneros textuais. Linguagem verbal e não-verbal. Linguagem literária.

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL Matriz Curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo 2016 (Vespertino)

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL Matriz Curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo 2016 (Vespertino) FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL Matriz Curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo 2016 (Vespertino) C U R S O: Arquitetura e Urbanismo 1º. Período Currículo: Bacharelado (Vespertino/Noturno)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS EDITAL Nº 073, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS EDITAL Nº 073, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS EDITAL Nº 073, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2011 RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 068/2011 DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS

Leia mais