Assim, um estudante preparou três soluções aquosas concentradas de diferentes substâncias, de acordo com a ilustração abaixo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Assim, um estudante preparou três soluções aquosas concentradas de diferentes substâncias, de acordo com a ilustração abaixo."

Transcrição

1 LISTA DE INDICADORES 1. (Mackenzie 2018) Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H + e OH livres em uma solução. Justamente por esta propriedade, são usados para indicar o ph, ou seja, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica. Esses indicadores podem ser substâncias sintéticas como a fenolftaleína e o azul de bromotimol, ou substâncias que encontramos em nosso cotidiano, como por exemplo, o suco de repolho roxo, que apresenta uma determinada coloração em meio ácido e uma outra coloração em meio básico. A tabela a seguir ilustra as cores características dessas substâncias nos intervalos ácido e básico. INDICADOR COLORAÇÃO ADQUIRIDA MEIO ÁCIDO MEIO BÁSICO Fenolftaleína Incolor Róseo Suco de Repolho Roxo Vermelho Verde Azul de Bromotimol Amarelo Azul Assim, um estudante preparou três soluções aquosas concentradas de diferentes substâncias, de acordo com a ilustração abaixo. Após o preparo, o estudante adicionou ao recipiente A (fenolftaleína), ao B (suco de repolho roxo) e ao C (azul de bromotimol). Sendo assim, as cores obtidas, respectivamente, nos recipientes A, B e C, foram a) róseo, vermelho e amarelo. b) incolor, verde e amarelo. c) incolor, verde e azul. d) róseo, vermelho e azul. e) incolor, vermelho e azul. 2. (Unifesp 2018) Indicadores ácido-base são ácidos orgânicos fracos ou bases orgânicas fracas, cujas dissociações em água geram íons que conferem à solução cor diferente da conferida pela molécula não dissociada. Considere os equilíbrios de dissociação de dois indicadores representados genericamente por HInd e IndOH. INDICADOR 1 HInd(aq) H (aq) + Ind (aq) amarelo azul INDICADOR 2 IndOH(aq) Ind (aq) + OH (aq) vermelho incolor a) Qual desses indicadores é o ácido fraco e qual é a base fraca. Justifique sua resposta. b) Que cor deve apresentar uma solução aquosa de ácido clorídrico diluído quando a ela for adicionado o indicador 1? Por que essa solução de ácido clorídrico mantém-se incolor quando a ela é adicionado o indicador 2 em vez do indicador (Unesp 2018) Para sua apresentação em um show de química, um grupo de estudantes confeccionou um recipiente com três compartimentos, 1, 2 e 3, dispostos de modo a lembrar o formato da bandeira brasileira. A esses compartimentos, adicionaram três soluções aquosas diferentes, todas incolores e de concentração igual a 0,1mol L, uma em cada compartimento. O recipiente foi mantido em posição horizontal.

2 Em seguida, acrescentaram em cada compartimento o indicador azul de bromotimol, que apresenta cor azul em ph > 7,6 e amarela em ph < 6,0. Como resultado, o recipiente apresentou as cores da bandeira nacional, conforme mostra a figura. As soluções aquosas colocadas inicialmente pelos estudantes nos compartimentos 1, 2 e 3 podem ter sido, respectivamente, a) cloreto de sódio, ácido clorídrico e hidróxido de sódio. b) cloreto de sódio, carbonato de sódio e ácido clorídrico. c) hidróxido de sódio, ácido clorídrico e cloreto de sódio. d) hidróxido de sódio, carbonato de sódio e ácido clorídrico. e) carbonato de sódio, hidróxido de sódio e ácido clorídrico. 4. (Uem 2018) O quadro a seguir apresenta as características de alguns indicadores ácido-base. Sobre esse assunto, assinale o que for correto. Indicador Cor em ph abaixo da viragem Intervalo de ph de mudança de cor Cor em ph acima da viragem Alaranjado de metila Vermelho 3,4 4,4 Alaranjado Azul de bromotimol Amarelo 6,0 7,6 Azul Fenolftaleína Incolor 8,3 10,0 Rosa 01) Um indicador ácido-base pode ser um ácido forte que, em solução aquosa, está completamente dissociado. 02) A fenolftaleína pode ser usada para diferenciar o ph do suco de limão do ph do vinagre. 5 04) Uma água gaseificada (água com gás carbônico) pode apresentar [H ] = 10 mol L e coloração amarela com azul de bromotimol. 08) O indicador mais apropriado para titular uma solução de HC de concentração desconhecida com uma solução de NaOH a 1, 0 mol L é o alaranjado de metila. 16) Uma solução de cloreto de amônio tem ph menor do que 7, logo, ficará incolor na presença de fenolftaleína. 5. (G1 - ifba 2018) Uma mistura extremamente complexa de todos os tipos de compostos proteínas, peptídeos, enzimas e outros compostos moleculares menores compõem os venenos dos insetos. O veneno de formiga tem alguns componentes ácidos, tal como o ácido fórmico ou ácido metanoico, enquanto o veneno da vespa tem alguns componentes alcalinos. O veneno penetra rapidamente o tecido uma vez que você foi picado. Sobre o veneno dos insetos, pode-se afirmar que:

3 a) O veneno de formigas possui ph entre 8 e 10. b) A fenolftaleína é um indicador de ph e apresenta a cor rosa em meio básico e apresenta aspecto incolor em meio ácido, no entanto, na presença do veneno da vespa esse indicador teria sua cor inalterada devido à mistura complexa de outros compostos. c) O veneno da formiga, formado por ácido fórmico, de fórmula H2CO 2, poderia ser neutralizado com o uso de bicarbonato de sódio. d) Segundo a teoria de Arrhenius, o veneno de vespa, em água, possui mais íons hidrônio do que o veneno de formiga. e) Os venenos de ambos os insetos não produzem soluções aquosas condutoras de eletricidade. 6. (Ufjf-pism ) Existe uma nítida diferença de sabor dos peixes provenientes de água doce quando comparados aos peixes de água salgada. Esta diferença de sabor, marinado ou iodado dos peixes de água salgada, especialmente os criados em ambientes marinhos, se dá devido à presença dos compostos aromáticos 2-bromofenol e o 4-bromofenol presentes na dieta. Fonte: Disponível em: Acesso em 26/out/2016. a) Escreva a equação química para a formação do 2-bromofenol e do 4-bromofenol a partir do fenol e Br 2, na presença de FeBr 3. b) O fenol é matéria-prima para a produção de outros fenóis usados como antissépticos, fungicidas e desinfetantes. Complete a sequência de reações que mostra a produção de 2-metilfenol e 4-metilfenol, indicando as substâncias A e B. Discuta a função de B na reação. c) O fenol também pode ser usado na produção do 4-nitrofenol. Este composto pode ser usado como indicador de ph, pois ele é amarelo em ph acima de 7 e incolor em ph abaixo de 6. Qual a cor do indicador na presença da água dos reservatórios 1 e 2 usados na piscicultura? Reservatório 1: [OH ] = 10 mol L Reservatório 2: [H3O ] = 5 10 mol L 7. (Uerj 2017) Indicadores ácido-base são substâncias que, ao serem adicionadas a soluções aquosas, modificam sua coloração de acordo com o ph do meio. Observe a seguir a variação de cor proporcionada por quatro indicadores em função do ph Considere o preparo em laboratório de duas soluções aquosas de NaOH com concentrações de 10 mol L e 10 mol L, a 25 C. É possível diferenciar visualmente essas soluções com a adição do seguinte indicador: a) W b) X c) Y d) Z 8. (Uel 2016) O desenvolvimento da Tabela Periódica culminou na disposição sistemática dos elementos em grupos de acordo com características químicas similares entre si. Os elementos metálicos pertencentes ao Grupo 1 incluem rubídio (Rb), lítio (Li), frâncio (Fr), potássio (K), sódio (Na) e césio (Cs), os quais exibem diferentes reatividades. Quando pequena quantidade de cada elemento do Grupo 1 é adicionada a um frasco contendo água pura, ocorre uma reação química cuja velocidade e liberação de calor são

4 proporcionais à reatividade dos referidos metais. Baseado nas propriedades químicas desses elementos metálicos, responda aos itens a seguir. a) Disponha todos os elementos do Grupo 1 em ordem decrescente de reatividade e explique a sequência. b) Sabe-se que a adição de elementos metálicos do Grupo 1 promove alteração do ph da água pura. Essa alteração pode ser comprovada mediante o uso de indicadores ácido-base. O quadro a seguir apresenta alguns indicadores ácido-base com suas respectivas faixas de viragem, em função do ph. Indicadores ácido-base Mudança de cor Faixas de viragem (ph) Alaranjado de metila Vermelho para amarelo 31, 44, Azul de timol Amarelo para azul 12, 28, Fenolftaleína Incolor para rosa 83, 100, Roxo de bromocresol Amarelo para roxo 52, 68, Desconsiderando a possível reação do indicador ácido-base no meio com produtos da reação, indique, entre os indicadores ácidobase relacionados no quadro, qual deles permite comprovar a mudança de ph após a adição de elementos do Grupo 1 em água pura. Justifique sua resposta. 9. (Imed 2016) Considerando o indicador de ph fenolftaleína, assinale a alternativa correta. a) Esse indicador na presença de uma solução ácida torna-se róseo. b) A faixa de viragem da fenolftaleína e do azul de bromotimol é a mesma. c) Em ph 1, o indicador torna-se róseo. d) Em ph 10, o indicador torna-se incolor, a mesma coloração do indicador tornassol. e) Em ph 8, o indicador torna-se róseo. 10. (Ulbra 2016) No capítulo Recreações Químicas, Sacks descreve suas primeiras incursões na experimentação química, como no texto abaixo. O livro começava com Experimentos Elementares, usando tintas vegetais para vermos como mudavam de cor na presença de ácidos e álcalis. A tinta vegetal mais comum era o tornassol, retirado de um líquen [...]. Usei papéis de tornassol que meu pai tinha em sua farmácia, e vi que se tornavam vermelhos com diferentes ácidos e azuis com amônia alcalina. (SACKS, O. Tio Tungstênio: Memórias de uma infância química. São Paulo: Cia. das Letras, 2002). O uso de tornassol ainda é bastante comum nas aulas de Química. Testando os seguintes sistemas: I. solução aquosa de CH3COOH II. solução aquosa de CH3NH 2 III. solução aquosa de NaOH IV. solução aquosa contendo CO 2 dissolvido V. solução aquosa de H2SO 4 A cor resultante do papel tornassol será, respectivamente: a) Azul; azul; vermelho; vermelho; azul. b) Vermelho; vermelho; azul; vermelho; azul. c) Vermelho; vermelho; vermelho; azul; vermelho. d) Azul; azul; azul; vermelho; vermelho. e) Vermelho; azul; azul; vermelho; vermelho.

5 GABARITO Resposta da questão 1: [D] A: Leite de magnésia (suspensão de caráter básico constituída por Mg(OH) 2 ). Na presença de fenolftaleína o meio fica róseo. B: Suco de limão (solução ácida; apresenta ácido cítrico e ascórbico). Na presença de suco de repolho o meio fica vermelho. C: Soda cáustica (composto básico NaOH). Na presença de azul de bromotimol o meio fica azul. Resposta da questão 2: a) Ácido fraco: HInd (indicador 1), pois libera cátions H + em solução aquosa. Base fraca: IndOH (indicador 2), pois libera ânions OH em solução aquosa. b) Amarela, pois o equilíbrio do indicador 1 será deslocado para a esquerda no sentido de HInd, devido ao aumento da concentração de cátions H +. Já o equilíbrio 2 será deslocado para a direita no sentido do cátion Ind +, que não colore o sistema. HC + HO 2 HO 3 + C + H presente HInd H + Ind Amarelo Deslocamento para a esquerda Aumento de concentração IndOH Ind + OH Deslocamento para a direita Incolor Diminuição de concentração devido à presença de cátions H + Resposta da questão 3: [A] O indicador azul de bromotimol apresenta cor azul em ph > 7,6, cor amarela em ph < 6,0 e cor verde no intervalo: 6,0 < ph < 7,6 (solução neutra; uma mistura de amarelo com azul). Então: NaC (cloreto de sódio) água NaC Na + C Na C H O Na OH H C + H2O OH + H Meio neutro (verde)

6 HC (ácido clorídrico) água HC H + C Meio ácido (amarelo) NaOH (hidróxido de sódio) água NaOH Na + OH Meio básico (azul) Na2CO 3 (carbonato de sódio) água + 2 Na2CO3 2 Na + CO Na + CO3 + 2 H2O 2 Na + 2 OH + H + HCO3 2 CO3 + H2O OH + HCO 3 Meio básico (azul) Conclusão: as soluções aquosas colocadas inicialmente pelos estudantes nos compartimentos 1, 2 e 3 podem ter sido, respectivamente: cloreto de sódio, ácido clorídrico e hidróxido de sódio. Resposta da questão 4: = 20. [01] Incorreto. Um indicador ácido-base pode ser um ácido fraco que, em solução aquosa, não estará completamente dissociado. [02] Incorreto. A fenolftaleína não pode ser usada para diferenciar o ph do suco de limão do ph do vinagre, pois ambas as soluções são formadas por ácidos fracos. 5 [04] Correto. Uma água gaseificada (água com gás carbônico) pode apresentar [H ] = 10 mol L e coloração amarela com azul de bromotimol. 5 [H ] = 10 mol L + ph = log[h ] 5 ph = log10 ph = 5 (amarelo) (amarelo) < 6,0 7,6 < (azul) [08] Incorreto. O indicador mais apropriado para titular uma solução de HC de concentração desconhecida com uma solução de NaOH a 1, 0 mol L é a fenolftaleína. [OH ] = 1,0 mol L poh = log[oh ] poh = log1,0 poh = 0 ph + poh = 14 ph + 0 = 14 ph = 14 (rosa) Fenolftaleína : (incolor) < 8,3 10,0 < (rosa) [16] Correto. Uma solução de cloreto de amônio tem ph menor do que 7, logo, ficará incolor na presença de fenolftaleína. Fenolftaleína : (incolor) < 8,3 10,0 < (rosa) Resposta da questão 5: [C]

7 [A] Incorreta. Conforme o texto, o veneno da formiga contém compostos ácidos, assim o ph deve estar abaixo de 7,0, para ser considerado ácido. [B] Incorreta. Como o veneno da vespa é alcalino (básico), logo a fenolftaleína deverá apresentar a cor rosa. [C] Correta. Numa reação chamada de reação de neutralização. [D] Incorreta. Segundo a teoria de Arrhenius, o veneno de vespa, em água, possui mais íons hidroxila do que o veneno de formiga, por se tratar de uma substancia alcalina. [E] Incorreta. Ambas as soluções, tanto ácida quanto básica, em meio aquoso conduzem corrente elétrica, devido a presença de íons em solução. Resposta da questão 6: a) Teremos: b) Teremos: A: CH3C (ácido de Lewis) B: A C 3 (funciona como catalisador da reação) c) Teremos: 6 1 [OH ] = 10 mol L 8 1 [H ] = 10 mol L ph = 8 (amarelo) 5 1 [H3O ] = 5 10 mol L = incolor Resposta da questão 7: ANULADA Questão anulada no gabarito oficial.

8 NaOH Na + OH 2 1 solução 1 = solução 1 = [NaOH] [OH ] 10 mol L poh 2 1 solução 1 = = [OH ] mol L poh = 2 solução 1 ph + poh = 14 ph + 2 = 14 ph = [NaOH] solução 2 = [OH ] solução 2 = 10 mol L poh 6 1 [OH ] solução 2 = 10 = 10 mol L poh solução 2 = 6 ph + poh = 14 ph + 6 = 14 ph = 8 Dependendo da concentração do indicador o intervalo de mudança de cor pode variar e, também, a mudança não é abrupta conforme mostrado na figura. Resposta da questão 8: a) A ordem decrescente de reatividade: Fr > Cs > Rb > K > Na > Li. Os elementos do grupo 1 possuem 1 elétron na camada de valência, e possuem baixa energia de ionização, pois possuem tendência a perder elétrons, e quanto mais afastado do núcleo menor a energia desprendida para arrancar esse elétrons da camada de valência e, portanto, maior será a reatividade do elemento. b) Com a adição de um elemento do Grupo 1 o meio ficará básico, assim o único indicador que poderá comprovar a mudança de ph, no caso o seu aumento, será a fenolftaleína (ph de 8,3 a 10,0) que mudará a cor do meio de incolor para rósea. Os demais indicadores, não apresentará mudança de cor, pois as faixas de viragem estão abaixo de ph 7,0. Resposta da questão 9: [E] [A] Incorreta. A fenolftaleína em solução ácida é incolor. [B] Incorreta. A faixa de viragem muda de indicador para indicador, por exemplo, a fenolftaleína está entre 8,0 a 10,0 e o azul de bromotimol entre 6,2 a 7,6. [C] Incorreta. Em ph = 1, meio ácido, a cor da fenoftaleína, será incolor. [D] Incorreta. Em ph = 10, meio alcalino, a fenolftaleína, será rósea. [E] Correta. Em ph = 8, meio alcalino, sua cor será rósea. Resposta da questão 10: [E] As soluções I (ácido acético), IV (dióxido de carbono) e V (ácido sulfúrico) são compostos que possuem caráter ácido, portanto, o

9 papel de tornassol ficará vermelho. As soluções II e III, metanoamina e hidróxido de sódio, são compostos que possuem caráter básico, portanto, o papel de tornassol ficará azul.

a) Disponha todos os elementos do Grupo 1 em ordem decrescente de reatividade e explique a sequência.

a) Disponha todos os elementos do Grupo 1 em ordem decrescente de reatividade e explique a sequência. QUÍMICA 1 O desenvolvimento da Tabela Periódica culminou na disposição sistemática dos elementos em grupos de acordo com características químicas similares entre si. Os elementos metálicos pertencentes

Leia mais

Há vários tipos de indicadores, e cada um age numa faixa determinada de ph com colorações específicas.

Há vários tipos de indicadores, e cada um age numa faixa determinada de ph com colorações específicas. Os ácidos e bases nos lembram produtos perigosos, corrosivos e fumegantes. Contudo, se não houvesse a ação deles em nosso corpo, nosso organismo não funcionaria bem e não conseguiríamos nos manter vivos.

Leia mais

2º trimestre Química Data: 08/2018 Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Valéria

2º trimestre Química Data: 08/2018 Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Valéria 2º trimestre Química Data: 08/2018 Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Valéria A Patrícia, que é uma excelente aluna, esteve a determinar o ph de oito soluções, durante o decorrer de uma aula experimental.

Leia mais

ROTEIRO PRÁTICO DE QUÍMICA GERAL

ROTEIRO PRÁTICO DE QUÍMICA GERAL ROTEIRO PRÁTICO DE QUÍMICA GERAL 1- Objetivo 1. Estimar o ph de água destilada e de soluções aquosas usando indicadores ácidobase. 2. Diferenciar o comportamento de uma solução tampão. 2 Introdução Eletrólitos

Leia mais

Exercícios Equilíbrio Iônico

Exercícios Equilíbrio Iônico Exercícios Equilíbrio Iônico 1. O ph tem uma importância significativa nos processos de laboratório, da indústria e dos organismos vivos. Ele pode ser avaliado de forma simples, usando-se substâncias chamadas

Leia mais

Preparar e fazer cálculos prévios para o preparo de soluções diluídas a partir de soluções estoque.

Preparar e fazer cálculos prévios para o preparo de soluções diluídas a partir de soluções estoque. AULA 6 Indicadores ácido-base e ph OBJETIVOS Verificar o ph de soluções ácidas e básicas, concentradas e diluídas; Entender os efeitos da diluição na concentração dos componentes; Preparar e fazer cálculos

Leia mais

Atividade complementar de Química. ph, indicadores e reação de neutralização

Atividade complementar de Química. ph, indicadores e reação de neutralização Atividade complementar de Química ph, indicadores e reação de neutralização Educação de Jovens e Adultos ph e indicadores As substâncias químicas podem ser agrupadas de acordo com as suas propriedades

Leia mais

Química C Semiextensivo V. 4

Química C Semiextensivo V. 4 Química C Semiextensivo V. Exercícios 01) E 02) B 0) D 0) C 05) B Quanto maior a constante ácida, maior a força do ácido (acidez). Assim, HF

Leia mais

Indicadores e Titulações

Indicadores e Titulações SÉRIE ITA/IME ENSINO PRÉ-UNIVERSITÁRIO PROFESSOR(A) ALUNO(A) TURMA ANTONINO TURNO SEDE DATA Nº / / TC QUÍMICA Indicadores e Titulações Indicadores São espécies químicas que admitem colorações distintas

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente C

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente C 01) E Quanto maior a constante ácida, maior a força do ácido (acidez). Assim, HF < HCl < HBr < HI Ordem crescente de acidez (mais fraco para o mais forte) a) Errada é o HI (ácido mais forte); b) Errada

Leia mais

= [ ][ ] 2,2 10 = (5 10 )(1 10 ) = 4,4 10

= [ ][ ] 2,2 10 = (5 10 )(1 10 ) = 4,4 10 1) ozônio é um gás que existe em pequenas quantidades (cerca de 10 %) na troposfera, mas em maior concentração na estratosfera, constituindo a camada de ozônio. a) Na troposfera, o ozônio reage com o óxido

Leia mais

a) Escreva os nomes das substâncias presentes nos frascos A, B e C. A B C

a) Escreva os nomes das substâncias presentes nos frascos A, B e C. A B C PROVA DE QUÍMICA 2ª ETAPA do VESTIBULAR 2006 (cada questão desta prova vale até cinco pontos) Questão 01 Foram encontrados, em um laboratório, três frascos A, B e C, contendo soluções incolores e sem rótulos.

Leia mais

1- Reação de auto-ionização da água

1- Reação de auto-ionização da água Equilíbrio Iônico 1- Reação de auto-ionização da água A auto- ionização da água pura produz concentração muito baixa de íons H 3 O + ou H + e OH -. H 2 O H + (aq) + OH - (aq) (I) ou H 2 O + H 2 O H 3 O

Leia mais

ATENÇÃO: 1. Utilize somente caneta azul ou preta. 2. ESCREVA OU ASSINE SEU NOME SOMENTE NO ESPAÇO PRÓPRIO DA CAPA. 3. O espaço que está pautado nas

ATENÇÃO: 1. Utilize somente caneta azul ou preta. 2. ESCREVA OU ASSINE SEU NOME SOMENTE NO ESPAÇO PRÓPRIO DA CAPA. 3. O espaço que está pautado nas 1 ATENÇÃ: 1. Utilize somente caneta azul ou preta. 2. ESCREVA U ASSINE SEU NME SMENTE N ESPAÇ PRÓPRI DA CAPA. 3. espaço que está pautado nas questões é para a sua REDAÇÃ FINAL. 4. Para RASCUNH utilize

Leia mais

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE Introdução a Analise Química - II sem/2012 Profa Ma Auxiliadora - 1 Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina QUIO94 - Introdução à Análise Química

Leia mais

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE Introdução a Analise Química II sem/2015 Profa Ma Auxiliadora Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina QUIO94 - Introdução à Análise Química

Leia mais

3º Trimestre Sala de estudos Química Data: 03/12/18 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº

3º Trimestre Sala de estudos Química Data: 03/12/18 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº 3º Trimestre Sala de estudos Química Data: 03/12/18 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: FAMERP/UNIFESP (REVISÃO) Questão 01 - (FAMERP SP/2018) A tabela indica a abundância aproximada

Leia mais

TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO FORTE

TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO FORTE TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO FORTE TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO FORTE 1 ETAPA Antes de iniciar a titulação A solução contém apenas base fraca e água - solução aquosa de uma base fraca. O ph da solução

Leia mais

Introdução à Análise Química QUI 094 VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO

Introdução à Análise Química QUI 094 VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO Introdução a Analise Química - II sem/2012 Profa Ma Auxiliadora - 1 Introdução à Análise Química QUI 094 1 semestre 2012 Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO 1 TITULAÇÃO BASE

Leia mais

Química Analítica IV TITULOMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO

Química Analítica IV TITULOMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO Introdução a Analise Química - II sem/2012 Profa Ma Auxiliadora - 1 Química Analítica IV 1 semestre 2012 Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos TITULOMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO 1 TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO

Leia mais

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 19 EQUILÍBRIO IÔNICO - PARTE 1

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 19 EQUILÍBRIO IÔNICO - PARTE 1 QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 19 EQUILÍBRIO IÔNICO - PARTE 1 H O 2 + H + 2 - H - 2 O + 2 - H + - H O 2 2 + H + - Como pode cair no enem (PUC) A tabela abaixo se refere a dados de forças relativas de ácidos

Leia mais

PROPOSTA DISCIPLINAR QUÍMICA

PROPOSTA DISCIPLINAR QUÍMICA 1.Título: Função Química PROPOSTA DISCIPLINAR QUÍMICA 2. Conteúdos: Conteúdo estruturante: Matéria e sua natureza, biogeoquímica e química sintética Conteúdo Básico: Funções Inorgânicas Conteúdo específico:

Leia mais

Reações ácido-base. Ácidos. Ácido = substâncias que se ionizam para formar H + em solução (por exemplo, HCl, HNO 3, CH 3 CO 2 H - vinagre).

Reações ácido-base. Ácidos. Ácido = substâncias que se ionizam para formar H + em solução (por exemplo, HCl, HNO 3, CH 3 CO 2 H - vinagre). Ácidos Ácido = substâncias que se ionizam para formar H + em solução (por exemplo, HCl, HNO 3, CH 3 CO 2 H - vinagre). H + é conhecido como próton Ácidos com um próton ácido são chamados monopróticos (por

Leia mais

FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase CONHECIMENTOS GERAIS 5. Nas condições ambientes, pastilhas de hidróxido de sódio, expostas ao ar durante várias horas, transformam-se em um líquido claro. Este

Leia mais

Ácidos e Bases. Capítulo 15

Ácidos e Bases. Capítulo 15 Capítulo 15 Ácidos e Bases Ácidos e Bases de Brønsted Propriedades Ácido-Base da Água ph Uma Medida de Acidez Força de Ácidos e de Bases Ácidos Fracos e Constantes de Ionização Ácida Bases Fracas e Constantes

Leia mais

AULA 17- ph e poh. Equilíbrio Iônico da Água. K w = [H + ].[OH - ] Tipos de Soluções (a 25 C)

AULA 17- ph e poh. Equilíbrio Iônico da Água. K w = [H + ].[OH - ] Tipos de Soluções (a 25 C) AULA 17- ph e poh Hoje iremos falar sobre um caso particular de equilíbrio iônico, o equilíbrio iônico da água. A água sofre uma auto-ionização, só que a água é um eletrólito muito fraco, portanto, ela

Leia mais

LABORATÓRIO DE QUÍMICA QUI126 2ª LISTA DE EXERCÍCIOS

LABORATÓRIO DE QUÍMICA QUI126 2ª LISTA DE EXERCÍCIOS Exercício 1. (UFMG, Adapt.) O rótulo de uma garrafa de vinagre indica que a concentração de ácido acético (CH3COOH) é 42g/L. A fim de verificar se a concentração da solução ácida corresponde à indicada

Leia mais

Volumetria Ácido-base

Volumetria Ácido-base Volumetria Ácido-base H O + + OH - H + +OH - ou 2H 2 O H 2 O Profa. Lilian Lúcia Rocha e Silva INDICADOR ÁCIDO-BASE São ácidos ou bases orgânicas fracas que sofrem dissociação ou associação dependendo

Leia mais

FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE

FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 Tópicos da Aula: Substâncias que interferem no equilíbrio químico da água; Equilíbrio ácido-base; Soluções ácidas, neutras e alcalinas;

Leia mais

Substâncias Químicas Com Características Ácidas e Básicas

Substâncias Químicas Com Características Ácidas e Básicas Substâncias Químicas Com Características Ácidas e Básicas Introdução Existem várias teorias sobre acidez e basicidade. Contudo, não se trata realmente de teorias, mais simplesmente de diferentes definições

Leia mais

- Funções inorgânicas - Bases

- Funções inorgânicas - Bases - Funções inorgânicas - Bases Função inorgânica É um grupo de substâncias que possuem propriedades semelhantes Ácidos Óxidos Funções Bases Sais Ca(OH) 2 Ca(OH) 2 NH 4 OH Al(OH) 3 e Mg(OH) 2 NaOH Bases

Leia mais

Identifique a alternativa que apresenta dois produtos caseiros com propriedades alcalinas (básicas):

Identifique a alternativa que apresenta dois produtos caseiros com propriedades alcalinas (básicas): Atividade extra Questão 1 Adaptado de FUVEST - SP Identifique a alternativa que apresenta dois produtos caseiros com propriedades alcalinas (básicas): a. sal e coalhada. b. detergente e vinagre. c. bicarbonato

Leia mais

Calcule o ph de uma solução de HCl 1x10-7 mol L-1

Calcule o ph de uma solução de HCl 1x10-7 mol L-1 Calcule o ph de uma solução de HCl 1x10-7 mol L-1 TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA Titulação Procedimento analítico, no qual a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste

Leia mais

TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA

TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA Titulação Procedimento analítico, no qual a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado. Titulante

Leia mais

Fundamentos de Química Profa. Janete Yariwake

Fundamentos de Química Profa. Janete Yariwake Soluções. Equilíbrio químico em solução aquosa Equilíbrio químico: ácidos e bases 1 ácidos e bases cf. Arrhenius Exemplo: Preparo de uma solução de HCl em água HCl (aq) + H 2 O H 3 O + (aq) + Cl (aq) íon

Leia mais

Revisão da aula anterior

Revisão da aula anterior Revisão da aula anterior Cinética química Velocidade de reação Estabelecimento do equilíbrio químico Equilíbrio químico Cálculos de equilíbrio Fatores que afetam o equilíbrio químico Constante de equilíbrio

Leia mais

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação:

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação: 3ª Série / Vestibular 01. I _ 2SO 2(g) + O 2(g) 2SO 3(g) II _ SO 3(g) + H 2O(l) H 2SO 4(ag) As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCOS EQUILÍBRIO IÔNICO 3º ANO 1º BIMESTRE QUÍMICA 1 PROF. MARCOS

LISTA DE EXERCÍCOS EQUILÍBRIO IÔNICO 3º ANO 1º BIMESTRE QUÍMICA 1 PROF. MARCOS . (Uftm 202) A água dos oceanos tem ph próximo de 8, que se mantém por meio do equilíbrio entre os íons carbonato e bicarbonato, representado na equação. CO 2(g) H2O( ) CO 3 (aq) 2 HCO 3(aq) Os corais

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 REAÇÕES E FUNÇÕES QUÍMICAS

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 REAÇÕES E FUNÇÕES QUÍMICAS Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

2. O equilíbrio iônico da água pura pode ser representado de maneira simplificada por: + OH. H + aq ( )

2. O equilíbrio iônico da água pura pode ser representado de maneira simplificada por: + OH. H + aq ( ) Equilíbrio Iônico 1. Uma substância química é considerada ácida devido a sua tendência em doar íons H + em solução aquosa. A constante de ionização Ka é a grandeza utilizada para avaliar essa tendência.

Leia mais

FUNÇÕES INORGÂNICAS. As substâncias são agrupadas de acordo com as suas propriedades. ÁCIDO BASE SAL ÓXIDO

FUNÇÕES INORGÂNICAS. As substâncias são agrupadas de acordo com as suas propriedades. ÁCIDO BASE SAL ÓXIDO FUNÇÕES INORGÂNICAS As substâncias são agrupadas de acordo com as suas propriedades. ÁCIDO BASE SAL ÓXIDO ÁCIDOS e BASES de ARRHENIUS Acidos são substâncias que em solução aquosa liberam H +. Ex. HCl +

Leia mais

Exercícios sobre Potencial hidrogeniônico e hidroxiliônico - ph e poh

Exercícios sobre Potencial hidrogeniônico e hidroxiliônico - ph e poh Exercícios sobre Potencial hidrogeniônico e hidroxiliônico - ph e poh Informações importantes para as resoluções: O grau de ionização da água α pode ser calculado experimentalmente. α água 1,81 10 9 A

Leia mais

Química das soluções. Profa. Denise Lowinshon

Química das soluções. Profa. Denise Lowinshon Química das soluções Profa. Denise Lowinshon denise.lowinsohn@ufjf.edu.br http://www.ufjf.br/nupis 1º semestre 2018 Equilíbrio ácido base Bibliografia Brown, LeMay e Bursten, Química - A ciência central,

Leia mais

AULA DE VÉSPERA 2ª FASE UECE / GABARITO Professor: Michel Henri

AULA DE VÉSPERA 2ª FASE UECE / GABARITO Professor: Michel Henri AULA DE VÉSPERA ª FASE UECE / GABARITO Professor: Michel Henri Resposta da questão 1: [E] A equação de Henderson-Hasselbach é válida com melhor aproximação entre ph 4 e ph 10, devido às simplificações

Leia mais

CARACTERÍSTICAS E IDENTIFICAÇÃO DAS REAÇÕES ÁCIDO-BASE

CARACTERÍSTICAS E IDENTIFICAÇÃO DAS REAÇÕES ÁCIDO-BASE CARACTERÍSTICAS E IDENTIFICAÇÃO DAS REAÇÕES ÁCIDO-BASE Discentes: Anelize Lange Fernanda Vilalba Luiz Gustavo Natanaeli Machado Nayara Mendes Outubro, 2016 1 Índice Introdução Água Como Solvente Dissociação

Leia mais

6ª OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA EXAME 2011

6ª OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA EXAME 2011 Data da prova: 30.07.2011 Data da publicação do gabarito: 01.09.2011 GABARITO QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÃO 1. (Peso 2) Uma vela de massa 34,5g é acesa e encoberta por um bequer. Após algum tempo a chama

Leia mais

Equilíbrio Profº Jaison

Equilíbrio Profº Jaison Equilíbrio Profº Jaison Equilíbrio Químico Todas as reacções tendem alcançar o equilíbrio químico Quando as velocidades das reacções directa e inversa forem iguais e as concentrações dos reagentes e dos

Leia mais

UFSC. Resposta: = 40. Comentário

UFSC. Resposta: = 40. Comentário Resposta: 08 + 32 = 40 01. Incorreta. O butano não possui isomeria óptica, pois não possui carbono assimétrico. 02. Incorreta. Ao serem liberados para a atmosfera os gases sofrem expansão de volume. 04.

Leia mais

Preparação de Soluções diluídas de ácidos e bases fortes, padronização e titulações ácido-base.

Preparação de Soluções diluídas de ácidos e bases fortes, padronização e titulações ácido-base. UNIDADE 2 (4ª. e 5ª. semanas) Preparação de Soluções diluídas de ácidos e bases fortes, padronização e titulações ácido-base. I.Introdução Teórica I.1. Ácidos e Bases: Para entender o que são ácidos e

Leia mais

LCE0182 Química Analítica Quantitativa. Volumetria. Wanessa Melchert Mattos

LCE0182 Química Analítica Quantitativa. Volumetria. Wanessa Melchert Mattos LCE0182 Química Analítica Quantitativa Volumetria Wanessa Melchert Mattos Volumetria Titulante: Solução estável e de concentração conhecida de um reagente que é adicionado sobre a solução da amostra que

Leia mais

Lista de exercícios de Química nº 10

Lista de exercícios de Química nº 10 Nome: nº: Bimestre: 3º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / Lista de exercícios de Química nº 10 Revisão dos principais tópicos sobre Equilíbrio

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Thiago Quick Disciplina: Química Série: 9º ano EF

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Thiago Quick Disciplina: Química Série: 9º ano EF Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Thiago Quick Disciplina: Química Série: 9º ano EF ÁCIDOS FUNÇÕES INORGÂNICAS São substâncias que não possuem carbono em sua composição, com exceção de algumas substâncias

Leia mais

QUÍMICA TITULAÇÃO ,0 ml de uma solução de NaOH neutralizam totalmente 10,0 ml de uma solução de HNO

QUÍMICA TITULAÇÃO ,0 ml de uma solução de NaOH neutralizam totalmente 10,0 ml de uma solução de HNO QUÍMICA Prof. Daniel Pires TITULAÇÃO 1. Um suco de laranja industrializado tem seu valor de ph determinado pelo controle de qualidade. Na análise, 20 ml desse suco foram neutralizados com 2 ml de NaOH

Leia mais

Reações envolvendo substâncias em solução aquosa: (reações por via úmida) e reações por via seca (substâncias não dissolvidas em solventes)

Reações envolvendo substâncias em solução aquosa: (reações por via úmida) e reações por via seca (substâncias não dissolvidas em solventes) Reações envolvendo substâncias em solução aquosa: (reações por via úmida) e reações por via seca (substâncias não dissolvidas em solventes) OBJETIVO: é possível fazer generalizações a respeito da ocorrência

Leia mais

Lista de exercícios - Bloco 2 - Aulas 30 a 33 - Equilíbrio Químico - Iônico, Lei da diluição, Kw, ph e poh 1. (Uem 2015) O ph (potencial hidrogeniônico) de soluções aquosas é dado pela expressão + + ph

Leia mais

UNISA MEDICINA 2018 UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

UNISA MEDICINA 2018 UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO UNISA MEDIINA 018 UNIVERSIDADE DE SANT AMAR 01. A figura mostra a decomposição térmica do carbonato de cobre (II), produzindo óxido de cobre (II) e dióxido de carbono, conforme a equação: u (s) u(s) +

Leia mais

Química Geral I. Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks

Química Geral I. Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks Química Geral I Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks Conteúdo 04/04/2017 Rendimento Determinar Fórmulas Moleculares Reações em Solução aquosa Propriedades dos Compostos em Solução Aquosa, Reações

Leia mais

Volumetria de Neutralização

Volumetria de Neutralização Volumetria de Neutralização H 3 O + + OH - H + +OH - ou 2H 2 O H 2 O Profa. Lilian Lúcia Rocha e Silva INDICADOR ÁCIDO-BASE São ácidos ou bases orgânicas fracas que sofrem dissociação ou associação dependendo

Leia mais

TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA

TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA Titulação Procedimento analítico, no qual a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado. Titulante

Leia mais

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina QUIO94 - Introdução à Análise Química 2o semestre 2016 TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE Profa. Maria Auxiliadora

Leia mais

Curva de titulação efeito da concentração

Curva de titulação efeito da concentração Exercício 1) Considere a titulação de 100 ml de solução HCl 0,0100 mol L -1 com solução padrão de NaOH 0,0500 mol L -1. Calcule o ph da solução do titulado após a adição das seguintes quantidades de titulante:

Leia mais

1. FAMECA-SP) Qual o valor de Ka para o HCN, sabendo-se que o ácido em solução 0,10 mol/l encontra-se 0,006% ionizado?

1. FAMECA-SP) Qual o valor de Ka para o HCN, sabendo-se que o ácido em solução 0,10 mol/l encontra-se 0,006% ionizado? 1. FAMECA-SP) Qual o valor de Ka para o HCN, sabendo-se que o ácido em solução 0,10 mol/l encontra-se 0,006% ionizado? a) 3,6 x 10 10 b) 3,6 x 10 8 c) 3,6 x 10 5 d) 6,0 x 10 5 e) 1,2 x 10 4 2. (Ufes) No

Leia mais

REAÇÕES QUÍMICAS REAGENTES E PRODUTOS DE REAÇÃO

REAÇÕES QUÍMICAS REAGENTES E PRODUTOS DE REAÇÃO REAÇÕES QUÍMICAS Os materiais podem sofrer transformações químicas ou transformações físicas. As transformações químicas são aquelas em que ocorre a formação de novas substâncias com propriedades diferentes

Leia mais

Revisão Específicas. Química Monitores: Luciana Lima e Rafael França 02-08/11/2015. Material de Apoio para Monitoria

Revisão Específicas. Química Monitores: Luciana Lima e Rafael França 02-08/11/2015. Material de Apoio para Monitoria Revisão Específicas 1. As conchas marinhas não se dissolvem apreciavelmente na água do mar, por serem compostas, na sua maioria, de carbonato de cálcio, um sal insolúvel cujo produto de solubilidade é

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO DE QUÍMICA PARA A PROVA MENSAL SETOR A

LISTA DE EXERCÍCIO DE QUÍMICA PARA A PROVA MENSAL SETOR A LISTA DE EXERCÍCIO DE QUÍMICA PARA A PROVA MENSAL Nome: nº: Ano: 3º E.M. Data: / / 2018 Professor: Cassio Pacheco SETOR A 1- Qual o ph de uma solução de HCl 0,1 mol/l? 2- Em uma solução aquosa 0,1 mol/l,

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 3 Bimestre disciplina Química 1ºano Conteúdo: Funções inorgânicas Ácidos bases sais - óxidos Lista de exercícios 1- (PUC-SP) A respeito das substâncias

Leia mais

TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA

TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA Titulação Procedimento analítico, no qual a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado. Titulante

Leia mais

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA - 1999 QUESTÃO 46 Um limão foi espremido num copo contendo água e as sementes ficaram no fundo do recipiente. A seguir, foi adicionado ao sistema um pouco de açúcar, que se dissolveu

Leia mais

Equilíbrio Químico Folha 03 Prof.: João Roberto Mazzei

Equilíbrio Químico Folha 03 Prof.: João Roberto Mazzei 01. (UERJ 2006) Numa aula experimental, foram preparadas quatro soluções eletrolíticas com a mesma concentração de soluto e as mesmas condições adequadas para o estabelecimento de um estado de equilíbrio

Leia mais

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 25 MISTURA DE SOLUÇÕES

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 25 MISTURA DE SOLUÇÕES QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 25 MISTURA DE SOLUÇÕES + = 1 2 F 1) M x V = M X V (x = 1) (x = 1) M b V b = M a V a 2) m x = M x V MOL (x = 1) (x = 1) m B = M a V a MOL 3) + = NaOH KOH H 2 SO 4 4) M x V M x V

Leia mais

Reações de identificação dos cátions dos grupos 1 e 2

Reações de identificação dos cátions dos grupos 1 e 2 Reações de identificação dos cátions dos grupos 1 e 2 Na, K e NH 4 São os maiores cátions do período que pertencem, possuem carga pequena e estrutura de gás nobre. O íon amônio está incluído porque apresenta

Leia mais

Gabarito: Química Frente IV Físico-Química Prof. Thiago Costa (Tchê) GABARITO Lista 3 Equilíbrio Químico Equilíbrio Iônico I

Gabarito: Química Frente IV Físico-Química Prof. Thiago Costa (Tchê) GABARITO Lista 3 Equilíbrio Químico Equilíbrio Iônico I Química Frente IV Físico-Química Prof. Thiago Costa (Tchê) GABARITO Lista Equilíbrio Químico Equilíbrio Iônico I Gabarito: 1: [D] I. Incorreta. Nessas amostras, não se verifica correlação entre a concentração

Leia mais

química química na abordagem do cotidiano

química química na abordagem do cotidiano Capítulo Solução-tampão informe-se sobre a Curva de titulação A ilustração a seguir mostra uma aparelhagem usada para uma titulação ácido-base, com um metro que permite medir o da solução que está no erlenmeyer.

Leia mais

Equilíbrio Químico Folha 2.1 Prof.: João Roberto Mazzei

Equilíbrio Químico Folha 2.1 Prof.: João Roberto Mazzei 01. A cisteína é um aminoácido que contém enxofre e é encontrada na feijoada, devido às proteínas da carne e derivados. A reação de conversão da cisteína em cistina ocorre de acordo com a seguinte equação

Leia mais

Os sais são neutros, ácidos ou básicos? Íons como Ácidos e Bases

Os sais são neutros, ácidos ou básicos? Íons como Ácidos e Bases Os sais são neutros, ácidos ou básicos? Sais são compostos iônicos formados pela reação entre um ácido e uma base. 1. NaCl Na + é derivado de NaOH, uma base forte Cl é derivado do HCl, um ácido forte NaCl

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de Atividade 1 IDENTIFICAÇÃO NOME DO SUBPROJETO:

Leia mais

QUÍMICA. Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais. Parte 9. Prof a.

QUÍMICA. Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais. Parte 9. Prof a. QUÍMICA Soluções: características, tipos de concentração, Parte 9 Prof a. Giselle Blois INDICADORES ÁCIDO BASE São substâncias, naturais ou sintéticas, que, por suas propriedades físico-químicas, apresentam

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA 2 o BIMESTRE DE 2012 PROF. MARCOS

PROVA DE QUÍMICA 2 o BIMESTRE DE 2012 PROF. MARCOS PROVA DE QUÍMICA 2 o BIMESTRE DE 2012 PROF. MARCOS Boa Prova NOME N o 1 a SÉRIE A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul

Leia mais

c) NH4OH. d) H2SO4. 4) Qual a classificação correta das moléculas NaOH, NaCl e HCl? a) Ácido, base e sal b) Sal, base e ácido

c) NH4OH. d) H2SO4. 4) Qual a classificação correta das moléculas NaOH, NaCl e HCl? a) Ácido, base e sal b) Sal, base e ácido Funções e reações inorgânicas - Exercícios 1) (UFPA) Considerando a equação química: Cl2O7 + 2 NaOH 2 NaClO4 + H2O os reagentes e produtos pertencem, respectivamente, às funções: a) óxido, base, sal e

Leia mais

Qui. Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Thamiris Gouvêa

Qui. Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Thamiris Gouvêa Semana 19 Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Thamiris Gouvêa EXERCÍCIOS DE AULA 1. Para determinar a pureza de uma amostra de ácido sulfúrico (H2SO 4), uma analista dissolveu 14,0 g do ácido

Leia mais

Ácidos e Bases. Funções Inorgânicas

Ácidos e Bases. Funções Inorgânicas Ácidos e Bases Funções Inorgânicas Funções Inorgânicas As substâncias podem ser classificadas em duas classes: Substâncias orgânicas: aquelas que contém carbono. Substâncias inorgânicas: aquelas formadas

Leia mais

Questões dos exercícios avaliativos para QUI232 t. 43, 44 e 45 em , Prof. Mauricio

Questões dos exercícios avaliativos para QUI232 t. 43, 44 e 45 em , Prof. Mauricio Questões dos exercícios avaliativos para QUI232 t. 43, 44 e 45 em 2017-1, Prof. Mauricio Questões dos exercícios avaliativos para QUI232 t. 43 a 45 em 2017-1, Prof. Mauricio GABARITO Prof. Mauricio 1º)

Leia mais

Exercícios Sobre Ocorrência de ReaÇões

Exercícios Sobre Ocorrência de ReaÇões Exercícios Sobre Ocorrência de ReaÇões Dados: Força de ácidos e bases Ácidos fortes α 50 % Ácidos semifortes ou moderados 5 % α 50% Ácidos fracos α 5% Classificação dos hidrácidos mais conhecidos: Hidrácidos

Leia mais

Questões Modelo UFF Folha 3 Prof.: João Roberto Mazzei

Questões Modelo UFF Folha 3 Prof.: João Roberto Mazzei 01.(bymazzei) O bicarbonato de sódio é o nome comercial do carbonato ácido de sódio ou hidrogenocarbonato de sódio. É um sólido de cor branca muito usado como antiácido estomacal por ser capaz de neutralizar

Leia mais

Equipe de Química QUÍMICA

Equipe de Química QUÍMICA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 12R Ensino Médio Equipe de Química Data: QUÍMICA Mistura de soluções que não reagem entre si: Misturas de soluções de mesmo soluto quando misturamos soluções de mesmo

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA Folha 15 Prof.: João Roberto Mazzei

CINÉTICA QUÍMICA Folha 15 Prof.: João Roberto Mazzei 01. (UNIRIO-RJ) Uma solução-tampão é preparada a partir de 6,4g de NH 4 NO 3 e 0,10L de solução aquosa 0,080mol/L de NH 4 OH. Sendo assim, A) determine o ph desta solução. B) o ph após adição de 700 ml

Leia mais

8 GAB. 1 1 O DIA PROCESSO SELETIVO/2006 QUÍMICA QUESTÕES DE 16 A 30

8 GAB. 1 1 O DIA PROCESSO SELETIVO/2006 QUÍMICA QUESTÕES DE 16 A 30 8 GAB. 1 1 O DIA PROCESSO SELETIVO/2006 QUÍMICA QUESTÕES DE 16 A 30 16. Recentemente três brasileiros atingiram o cume do monte Everest. Todos usavam um suprimento extra de oxigênio. Se, durante a escalada,

Leia mais

Aprender a utilizar um medidor de ph e indicadores para medir o ph de uma solução.

Aprender a utilizar um medidor de ph e indicadores para medir o ph de uma solução. EXPERIMENTO 3 Ácidos e Bases OBJETIVOS Determinar a constante de dissociação do ácido acético através de medidas de ph de uma solução contendo uma concentração conhecida de ácido acético e de acetato de

Leia mais

PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTOS EM QUÍMICA

PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTOS EM QUÍMICA PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTOS EM QUÍMICA INFORMAÇÕES IMPORTANTES: - IDENTIFIQUE TODAS AS FOLHAS DESTA PROVA COM SEU NÚMERO DE INSCRIÇÃO. Obs.: EM HIPÓTESE NENHUMA USE SEU NOME NAS FOLHAS COMO IDENTIFICAÇÃO.

Leia mais

Estudo Estudo da Química

Estudo Estudo da Química Estudo Estudo da Química Prof. Railander Borges Fale com o Professor: Email: rayllander.silva.borges@gmail.com Instagram: @rayllanderborges Facebook: Raylander Borges Aula 16 CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES 1.

Leia mais

Ocorrência de reações

Ocorrência de reações Ocorrência de reações Dados: Força de ácidos e bases Classificação dos hidrácidos mais conhecidos: Regra prática para a classificação dos oxiácidos Determine a diferença (D) entre a quantidade de átomos

Leia mais

Centro Universitário Padre Anchieta Faculdade de Engenharia Química Química Analítica Quantitativa Prof. Vanderlei Lista 2

Centro Universitário Padre Anchieta Faculdade de Engenharia Química Química Analítica Quantitativa Prof. Vanderlei Lista 2 Lista 1. Um dos parâmetros que determina a qualidade do azeite de oliva é sua acidez, normalmente expressa na embalagem na forma de porcentagem, e que pode ser associada diretamente ao teor de ácido oleico

Leia mais

FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1984 Primeira fase e Segunda fase Professora Sonia 9. A melhor maneira de separar os três componentes de uma mistura de areia com solução aquosa de sal é: CONHECIMENTOS GERAIS 5. O peso atômico

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 10ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 10ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 10ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) EQUILÍBRIO QUÍMICO T 1 T 2 T 2 > T 1 N 2 O 4 (g) 2NO 2 (g) EQUILÍBRIO

Leia mais

CPV seu pé direito também na Medicina

CPV seu pé direito também na Medicina seu pé direito também na Medicina UNIFESP 17/dezembro/2010 QUÍMICA 06. Ligas metálicas são comuns no cotidiano e muito utilizadas nas indústrias automobilística, aeronáutica, eletrônica e na construção

Leia mais

Preparar e fazer cálculos prévios para o preparo de soluções diluídas a partir de soluções estoque;

Preparar e fazer cálculos prévios para o preparo de soluções diluídas a partir de soluções estoque; AULA 6 Diluição de soluções e ph OBJETIVOS Preparar e fazer cálculos prévios para o preparo de soluções diluídas a partir de soluções estoque; Verificar o ph de soluções ácidas e básicas, concentradas

Leia mais

... 2) Escreva a fórmula e os nomes dos sete ácidos padrões.

... 2) Escreva a fórmula e os nomes dos sete ácidos padrões. Lista de Exercícios Ácidos Bases e sais 1) Nas colunas abaixo, associe as fórmulas aos seus nomes: I. H 2 S(aq) ( ) ácido bromídrico II. HCl (aq) ( ) ácido fluorídrico III. HCN(aq) ( ) ácido iodídrico

Leia mais

QUÍMICA GERAL Ácidos e Bases

QUÍMICA GERAL Ácidos e Bases QUÍMICA GERAL Ácidos e Bases Prof. Dr. Anselmo E. de Oliveira Instituto de Química, UFG anselmo.quimica.ufg.br anselmo.disciplinas@gmail.com 8 de Novembro de 2018 Agronomia 1 Produto iônico da água A água

Leia mais

2 NH 3 (g) + CO 2 (g)

2 NH 3 (g) + CO 2 (g) PROCESSO SELETIVO 2007 1 O DIA GABARITO 4 7 QUÍMICA QUESTÕES DE 16 A 30 16. O equilíbrio de ionização da água pura é dado pela equação abaixo, cuja constante do produto iônico é 2,5x10-14, a 37 o C. H

Leia mais