A Espanha é um país europeu localizado na Península Ibérica. Faz fronteira, a norte com o Mar Cantábrico, a França e Andorra, a leste e a sul com o

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Espanha é um país europeu localizado na Península Ibérica. Faz fronteira, a norte com o Mar Cantábrico, a França e Andorra, a leste e a sul com o"

Transcrição

1

2 INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA A Espanha é um país europeu localizado na Península Ibérica. Faz fronteira, a norte com o Mar Cantábrico, a França e Andorra, a leste e a sul com o Mar Mediterrâneo, a sul com o território britânico de Gibraltar a oeste com Portugal. Além da porção Ibérica, a Espanha possui também os arquipélagos das Baleares no Mediterrâneo e das Canárias no Atlântico e as cidades de Ceuta e Melilla (além de várias ilhotas e rochedos junto à costa africana), e o enclave de Llívia, rodeado por França. A capital é Madrid.

3 Desde a Constituição de 1978 que a Espanha está dividida em 17 Comunidades Autónomas e as duas cidades autónomas * de Ceuta e Melilla, gozando estas de estatuto intermediário entre o município e a Comunidade. Das 17 comunidades autónomas 3 delas (Galiza, País Basco e Catalunha) gozam da condição de "nacionalidade histórica" reconhecida na constituição, juntamente com um "Estatuto de autonomia" o que reverte num maior poder e capacidade de decisão e soberania com respeito às outras comunidades. As Comunidades dividem-se ainda em cinquenta províncias. * Fazem as suas próprias leis.

4 Comunidades autónomas províncias

5 Províncias de Espanha Álava-Vitoria-Gasteiz La Coruña-La Coruña Albacete-Albacete La Rioja-Logroño Alicante/Alacant-Alicante Las Palmas-Las Palmas de Gran Canaria Almería-Almería León-León Asturias-Oviedo Ávila-Ávila Badajoz-Badajoz Baleares-Palma de Maiorca Barcelona-Barcelona Burgos-Burgos Cáceres-Cáceres CádizCádiz CantabriaSantander CastellónCastellón de la Plana CeutaCeuta Ciudad Rea-lCiudad Real Córdoba-Córdoba CuencaCuenca Girona-Gerona Granada-Granada Guadalajara-Guadalajara Guipúzcoa-San Sebastián Huelva-Huelva Huesca-Huesca Jaén-Jaén

6 ÁREA: km² CAPITAL: Madrid POPULAÇÃO: 39,6 milhões (censo de 2000) MOEDA: Euro NOME OFICIAL : Reino da Espanha (Reino de Espanha). DATA NACIONAL: 12 de Outubro - Aniversário do Descobrimento da América. DATA DE ENTRADA NA UNIÃO EUROPEIA: 1986 SISTEMA POLÍTICO: Monarquia constitucional

7 LOCALIZAÇÃO: sudoeste da Europa FUSO HORÁRIO: +1h do que em Portugal CLIMA DA ESPANHA : mediterrâneo, oceânico (Norte) CIDADES DA ESPANHA (PRINCIPAIS): Madrid, Barcelona, Valença, Sevilha, Saragoça e Bilbau. COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: : espanhóis 98,5%, outros 1,5% (censo de 1996). IDIOMAS: espanhol (oficial), basco, galego e catalão. RELIGIÃO: cristianismo 95,4% (católicos 94,9%, protestantes 0,5%), islamismo 1,2%, outras 3,4% (censo de 1993) DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 78,27 hab./km2. TAXA DE ANALFABETISMO: 2,3% (censo de 2000).

8 ECONOMIA DA ESPANHA : A Espanha é um dos principais países exportadores de automóveis. Contam-se o calçado, construção naval, siderúrgica, as indústrias químicas e o têxtil. O cultivo é de 54%. Os principais produtos agrícolas são as uvas e as toranjas; a produção de vinho e de azeite têm muita importância, assim como a pesca. A Espanha possui a maior frota pesqueira do mundo e a indústria do turismo tem uma importância considerável na economia espanhola.

9 Produtos Agrícolas: trigo, beterraba, legumes e verduras, frutas cítricas, uva, azeitona e cevada. Pecuária: bovinos, suínos, ovinos, aves. Mineração: carvão, gás natural, gipsita. Indústria: automobilística, naval, química, siderúrgica (aço), têxtil e calçados.

10 Terrorismo em Espanha A ETA, (grupo terrorista Basco) sigla de Euskadi Ta Askatasuna (Basco para Pátria Basca e Liberdade ou País Basco e Liberdade - é um grupo armado clandestino e ilegal, de ideologia marxista *(sinónimo de revolução, socialismo, comunismo) e revolucionária, que pratica a luta armada como meio para conseguir a independência do País Basco. É classificado pelo governo espanhol como um grupo terrorista. O seu símbolo é uma serpente enrolada num machado. O seu lema é Bietan jarrai. cidade de Madrid (ou Madri) é a capital da Espanha, de sua província, e da Comunidade autónoma de Madrid. Construída no local de uma fortaleza moura chamada Magerit, foi escolhida como capital substituindo Toledo em De 1601 até 1606, a capital foi temporariamente transferida para Valladolid. *(O marxismo é uma teoria politico-económica elaborada por um alemão Karl Marx)

11 FAMÍLIA REAL Helena de Borbón, duquesa de Lugo (20 de Dezembro de 1963) casada com Jaime de Marichalar y Saenz de Tejada desde Filipe João Froilan de Marichalar y Borbón (17 de Julho de 1998) Vitória Frederica de Marichalar y Borbón (9 de Setembro de 2000)

12 Cristina de Borbón, duquesa de Palma de Maiorca (13 de Junho de 1965) casada com Iñaki Urdangarin desde Juan Iñaki Urdangarin y Borbón (29 de Setembro de 1999) Pablo Nicolas Urdangarin y Borbón (6 de Dezembro de 2000) Miguel Urdangarin y Borbón (30 de Abril de 2002) Irene Urdangarin y Borbón (5 de Junho de 2005) Filipe, Príncipe das Astúrias (30 de Janeiro de 1968) casado com Letizia Ortiz Rocasolano desde º na linha de Sucessão Leonor de Borbón, infanta de Espanha (30 de Outubro de 2005) 2ª na Linha de Sucessão Segundo Filho a nascer em Maio de 2007

13 REI DE ESPANHA Ordem: Rei de Espanha Reinado: 21 de Novembro de 1975 Presente Predecessor: Francisco Franco Chefe do Estado Espanhol Sucessor: Data de Nascimento: 5 de Janeiro de 1938 Local de Nascimento: Roma, Itália Pai:Juan de Bourbon Conde de Barcelona Mãe:Maria das Mercedes de Bourbon y Orleans Consorte: Sofia da Grécia

14 Cultura de Espanha: culinária da Espanha literatura da Espanha tomatada tourada música da Espanha flamengo

15 Tomatina é uma das festas mais conhecidas internacionalmente da Espanha (atrás apenas dos Festas de São Firmino). É celebrada na cidade de Buñol, em Valencia, na última quarta-feira de Agosto. A festa consiste no arremesso de tomates entre os participantes.

16 Tourada é uma tradição presente nos países ibéricos e França, e em algumas das áreas por eles colonizadas (México e Brasil), que consiste da lida de touros bravos através de uma série de artes, a pé ou montado a cavalo. Presente em diferentes vestígios desde a antiguidade clássica, sendo conhecido o fresco da tourada no palácio de Cnossos em Creta. Em Portugal as touradas de morte foram proibidas no tempo do Marquês de Pombal ao mesmo tempo que a pena capital para os criminosos, por motivos do falecimento de figuras de relevo nestes espectáculos (o que ainda acontece em Espanha com alguma frequência).

17 A cozinha espanhola é compostas por muitos pratos picantes e saborosos. Assim como em muitos países da região mediterrânea, a cozinha espanhola utiliza muito azeite de oliva e alho. O uso do azeite, não apenas como tempero para alimentos prontos, mas também para frituras dos cozidos, é um hábito fortemente espanhol. Um hábito espanhol, também, é tirar uma "siesta" depois das refeições. Outro produto muito apreciado na Espanha é o vinho, que acompanha as refeições. Internacionalmente, a paella, que consiste em um farto risoto de frutos do mar, é o prato mais conhecido e o jamón (Presunto cru ou "di Parma") uma das principais iguarias.

18 O Flamenco é um estilo musical e um tipo de dança fortemente influenciado pela cultura cigana, mas que tem raízes mais profundas na cultura musical mourisca. A cultura do flamengo é originária da Andaluzia em Espanha, mas tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral.

19 Fatos importantes no período democrático Ingresso na Comunidade Económica Europeia Jogos Olímpicos de Barcelona Eleições gerais: maioria relativa do Partido Popular (PP) liderado por José María Aznar Eleições gerais: maioria absoluta do PP. José María Aznar continua à frente do governo Em 11 de Março, três dias antes das eleições gerais espanholas, ocorre uma série de atentados em Madrid que mata pelo menos 190 pessoas. Em 14 de Março ganha as eleições o Partido Socialista Obrero Español, e José Luis Rodríguez Zapatero se torna presidente e María Teresa Fernández de la Vega se torna a primera Vice-presidente do governo espanhol. Em 22 de maio o Príncipe Filipe se casa com a jornalista, Letizia Ortiz Rocasolano. 30 de Outubro de 2005 nascimento de Leonor de Borbón, infanta de Espanha

20 Guerra Civil Espanhola ( ) 1939) A Guerra Civil Espanhola foi um conflito entre os republicanos, que queriam manter o regime democrático * iniciado em 1933, e os nacionalistas que tinham feito um golpe de Estado em 1936, e implantado uma ditadura nos moldes fascistas, chefiada por Francisco Franco. Essa guerra é frequentemente considerada uma prévia da Segunda Guerra Mundial, pela participação de potências como a Alemanha nazista, a Itália de um lado e a União Soviética do outro. Outros países democráticos da Europa permaneceram indiferentes às manobras políticas de Hitler. * democracia - governo do povo

21 MONUMENTOS DE ESPANHA Plaza Mayor: construída na época renascentista, a praça é um marco da cidade de Madrid. Nela, durante o séc. XVII foram realizados importantes acontecimentos públicos, desde as Touradas, festas e recepções solenes. A praça foi totalmente restaurada após um incêndio em Hoje é um dos principais cartões postais de Madrid, e em seu centro está a estátua de Felipe III.

22 Puerta del Sol: durante o sec. XV, foi a mais importante porta de entrada de Madrid. Sua arquitectura impressiona pelas belas fachadas monumentais dos edifícios que a rodeiam, e pelo monumento Oso y El Matrono, símbolo da cidade.

23 Museu do Prado: o mais famosos de Madrid e um dos maiores museus do mundo. Em seu acervo, obras de pintores do mundo todo, com destaque para os originais de Velásquez, El Greco e Goya.

24 SANTIAGO DE COMPOSTELA é, juntamente com Jerusalém e Roma, um dos lugares de peregrinação mais importantes do mundo. Algumas pessoas começam a peregrinação nas suas terras natais, de forma que podem assim juntar-se mais 1000 Km ao itinerário. A catedral de Santiago de Compostela é um dos pilares do cristianismo. A cidade de Santiago de Compostela alberga 46 igrejas, 114 campanários, 288 altares e 36 congregações. A história de Santiago de Compostela relatanos uma arquitectura religiosa e muito antiga. É uma cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca aonde acorrem os peregrinos que efectuam os Caminhos de Santiago.

25 Palácio Real: a residência do Rei Carlos III é um dos mais impressionantes conjuntos arquitectónicos de Madrid, em estilo barroco classicista. Em seu interior estão inúmeras obras de artistas consagrados. Junto ao palácio, estão os jardins de Sabatini e o Campo del Moro, outras duas atracões imperdíveis de Madrid.

26 Plaza del Oriente: em frente ao Palácio Real, os edifícios medievais foram demolidos para a construção de uma grande avenida, que ligaria o Palácio a Fuente de Las Cibeles. Porém, no lugar da avenida foi erguida uma praça guarda um belíssimo jardim e ao fundo o Teatro Real

27 Fuente de Las Cibeles: belíssimo monumento que representa todo o glamour de Madrid e da arquitectura espanhola.

28 El Escorial: mundialmente conhecido, o mosteiro foi erguido por Felipe II. As suas gigantescas medidas impressionam os visitantes. Entre as atracções, destacamse os túmulos dos reis espanhóis.

29 RELIGIÃO EM ESPANHA 79,4% da população espanhola diz ser católica, enquanto 17% declara que não tem qualquer religião e 2,3% declaram ser crentes de outras religiões (muçulmanos, ortodoxos, protestantes, judeus e etc.), segundo uma pesquisa oficial de É importante realçar que muito espanhóis dizem ser católicos mesmo não sendo praticantes: 49% dos espanhóis questionados dizem não ir à missa e a outros eventos religiosos, quase nunca, enquanto que 21,1% dizem ir quase todos os domingos à missa e ir várias vezes por semana a festivais religiosos.

30 Trabalho elaborado por: Ivo Sousa 8ºB Nº10

Viagens Abreu - Alvará Nº 35 / 58 Avenida 25 de Abril, 2 Edifício Abreu 2795-195 Linda-a-Velha

Viagens Abreu - Alvará Nº 35 / 58 Avenida 25 de Abril, 2 Edifício Abreu 2795-195 Linda-a-Velha MADRID é a capital e a maior cidade de Espanha, tal como o município de Madrid e a Comunidade autónoma de Madrid. A cidade foi edificada junto às margens do rio Manzanares, no centro do país. Devido à

Leia mais

VIAGEM A ESPANHA. Salamanca, Segóvia, Ávila e Toledo

VIAGEM A ESPANHA. Salamanca, Segóvia, Ávila e Toledo VIAGEM A ESPANHA Salamanca, Segóvia, Ávila e Toledo 02 a 06 de Outubro de 2012 Espanha é o segundo país do mundo com maior número de lugares declarados Património da Humanidade pela UNESCO. A lista inclui

Leia mais

A Espanha tem o segundo maior território do continente europeu, ficando atrás apenas da França.

A Espanha tem o segundo maior território do continente europeu, ficando atrás apenas da França. ESPANHA A Espanha tem o segundo maior território do continente europeu, ficando atrás apenas da França. O ponto mais alto do território espanhol é o Pico Teide. Localizado na província de Santa Cruz de

Leia mais

Espanha. Valência. Barcelona. Sevilha. Madrid. e gieeducacional.com.br T: 19 4141.1515

Espanha. Valência. Barcelona. Sevilha. Madrid. e gieeducacional.com.br T: 19 4141.1515 O espanhol é um dos idiomas mais falados e a Espanha é o país ideal para o aprender. Na Espanha, o som das ondas e da música para dançar se mesclam com a arquitetura contemporânea e edifícios mouros seculares,

Leia mais

Em 2016, viaje até aos Paradores mais apreciados pelos Amigos de Paradores em 2015

Em 2016, viaje até aos Paradores mais apreciados pelos Amigos de Paradores em 2015 Em 2016, viaje até aos Paradores mais apreciados pelos Amigos de Paradores em 2015 Segunda, 25 Janeiro, 2016 Paradores Parador de Santo Estevo Parador de Santiago de Compostela Parador de Melilla Parador

Leia mais

De Viena a Bruxelas / 18 dias

De Viena a Bruxelas / 18 dias De Viena a Bruxelas / 18 dias Viena Bruxelas / 18 dias Tour code: VIEBRU / Sato Econômica Guia acompanhante em espanhol Categoria: Leste Europeu e Europa Central, Leste Europeu com Escandinávia, Rússia

Leia mais

PROPOSTA DE EXCURSÕES EM GRUPO PRIVADO

PROPOSTA DE EXCURSÕES EM GRUPO PRIVADO PROPOSTA DE EXCURSÕES EM GRUPO PRIVADO 1. CHICHEN-ITZA COM ALMOÇO PRIVADO Situada a 205 km de Cancún, Chicchen- Itza é a zona arqueológica em melhor estado de conservação, a mais interessante e a capital

Leia mais

De Viena a Frankfurt / 12 dias

De Viena a Frankfurt / 12 dias De Viena a Frankfurt / 12 dias Viena Frankfurt / 12 dias Tour code: VF Guia acompanhante em espanhol Categoria: Leste Europeu, Leste Europeu com Escandinávia, Rússia ST, Leste Europeu e Europa Central

Leia mais

Conflitos Geopolíticos I. América Latina, Irlanda do Norte, Espanha, Rússia e Iugoslávia

Conflitos Geopolíticos I. América Latina, Irlanda do Norte, Espanha, Rússia e Iugoslávia Conflitos Geopolíticos I América Latina, Irlanda do Norte, Espanha, Rússia e Iugoslávia Introdução No fim do século XX, a ONU contava com 54 missões de paz em regiões afetadas pela guerra ou em vias de

Leia mais

Plano de Patrocínio. PROJETO: Celso Coppio 40 Anos. Realização: PRONAC: 09 0722 PATROCINADORES:

Plano de Patrocínio. PROJETO: Celso Coppio 40 Anos. Realização: PRONAC: 09 0722 PATROCINADORES: Plano de Patrocínio PROJETO: Celso Coppio 40 Anos PRONAC: 09 0722 PATROCINADORES: Realização: o projeto Produzir um livro com os 40 anos de Celso Coppio com uma exposição em seu atelier. Celso Coppio,

Leia mais

De 06 a 15 Junho 2013

De 06 a 15 Junho 2013 De 06 a 15 Junho 2013 10 Dias/ 9 Noites Ad Medic Tours / Ana Santos Calçada de Arroios, 16 C, Sala 3, 1000-027 LISBOA PORTUGAL Telef.: + 351 21 841 15 46 Fax : + 351 21 841 89 59 E-mail: ana.santos@admedictours.pt

Leia mais

Unidade III. Aula 17.1 Conteúdo Países árabes; Turquia. Cidadania e Movimento FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES

Unidade III. Aula 17.1 Conteúdo Países árabes; Turquia. Cidadania e Movimento FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade III Cidadania e Movimento Aula 17.1 Conteúdo Países árabes; Turquia. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidade:

Leia mais

Salamanca, Cáceres & Mérida 21 a 24 de Março 2013

Salamanca, Cáceres & Mérida 21 a 24 de Março 2013 Proposta Especialmente Elaborada para: Salamanca, Cáceres & Mérida 21 a 24 de Março 2013 ITINERÁRIO DE VIAGEM 1º DIA 21 de Março (Qui.) LISBOA / CIUDAD RODRIGO / SALAMANCA Em hora e local a informar, partida

Leia mais

Europa no Século XIX FRANÇA RESTAURAÇÃO DA DINASTIA BOURBON LUÍS XVIII CARLOS X LUÍS FELIPE ( 1824 1830 )

Europa no Século XIX FRANÇA RESTAURAÇÃO DA DINASTIA BOURBON LUÍS XVIII CARLOS X LUÍS FELIPE ( 1824 1830 ) Europa no Século XIX FRANÇA RESTAURAÇÃO DA DINASTIA BOURBON -Após a derrota de Napoleão Bonaparte, restaurou-se a Dinastia Bourbon subiu ao trono o rei Luís XVIII DINASTIA BOURBON LUÍS XVIII CARLOS X LUÍS

Leia mais

Agora é só com você. Geografia - 131

Agora é só com você. Geografia - 131 Geografia - 131 3 Complete: O espaço da sala de aula é um domínio delimitado por um(a)..., que é sua fronteira. Ainda em grupo faça o seguinte: usando objetos como lápis, palitos, folhas e outros, delimite

Leia mais

CONFISSÕES RELIGIOSAS 1. Refugiados (internos)*: * Refugiados estrangeiros a viver neste país. ** Cidadãos deste país a viver no estrangeiro.

CONFISSÕES RELIGIOSAS 1. Refugiados (internos)*: * Refugiados estrangeiros a viver neste país. ** Cidadãos deste país a viver no estrangeiro. MACEDÓNIA CONFISSÕES RELIGIOSAS 1 Cristãos (59,3%) Ortodoxos (58,7%) Protestantes (0,6%) Muçulmanos (39,3%) Sem Religião (1,4%) População 2 : 2.106.000 Superfície 3 : 25.700 km 2 Refugiados (internos)*:

Leia mais

Descubra com Surland as melhores tarifas para desfrutar

Descubra com Surland as melhores tarifas para desfrutar Descubra com Surland as melhores tarifas para desfrutar ParADores * 85 POR PESSOA * Preço médio por pessoa e noite em quarto duplo. Cafés da amnhã e impostos incluidos. Consulte tarifários e disponibilidade

Leia mais

GEOGRAFIA. Valéria/Fábio UNIDADE VI

GEOGRAFIA. Valéria/Fábio UNIDADE VI GEOGRAFIA Valéria/Fábio 8º UNIDADE VI 01. "Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que algo, de fato, 'DEU ERRADO' na União Soviética. Não havia nenhuma semelhança entre o processo de emancipação socialista

Leia mais

E S P A N H A DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: Coordenadas geográficas Nacionalidade: Data nacional: Capital Cidades principais: Idioma: Religião:

E S P A N H A DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: Coordenadas geográficas Nacionalidade: Data nacional: Capital Cidades principais: Idioma: Religião: E S P A N H A DADOS PRINCIPAIS: Nome oficial: Reino da Espanha (Reino de España). Coordenadas geográficas: 40º 00' N, 4º 00' W Nacionalidade: Espanhola. Data nacional: 12 de outubro de 1492 (Aniversário

Leia mais

* Roteiro Tumlare: Portugal e Espanha - Premium

* Roteiro Tumlare: Portugal e Espanha - Premium * Roteiro Tumlare: Portugal e Espanha - Premium Saídas Garantidas: 05 e 26/jun, 10 e 24/jul, 07 e 21/ago, 04 e 18/set. Roteiro: 1 DIA Cidade de Origem / Lisboa Apresentação no aeroporto para embarque com

Leia mais

SANTIAGO DE COMPOSTELA - 2013. Viagens Abreu - Alvará Nº 35 / 58 Avenida 25 de Abril, 2 Edifício Abreu 2795-195 Linda-a-Velha

SANTIAGO DE COMPOSTELA - 2013. Viagens Abreu - Alvará Nº 35 / 58 Avenida 25 de Abril, 2 Edifício Abreu 2795-195 Linda-a-Velha SANTIAGO DE COMPOSTELA - 2013 Santiago de Compostela, cidade da província de A Corunha, é desde os anos 80, a capital da Galiza. Devido à beleza e valor dos seus monumentos, para além de ser uma referência

Leia mais

10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL)

10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL) 10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL) Edifício na Estrada do Cemitério, n.º 6 (Casa Azul) 10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL) 10.1 INFORMAÇÃO GERAL Nome Localização

Leia mais

Moda, design e modernidade. promovem Portugal em Espanha

Moda, design e modernidade. promovem Portugal em Espanha FITUR 2010 começa amanhã em Madrid Moda, design e modernidade promovem Portugal em Espanha Portugal surge este ano na maior feira internacional de turismo de Espanha com um novo conceito, que dará uma

Leia mais

A Bandeira da Europa simboliza a União Europeia e também representa a unidade e a identidade da Europa. O circulo de estrelas douradas representa a

A Bandeira da Europa simboliza a União Europeia e também representa a unidade e a identidade da Europa. O circulo de estrelas douradas representa a Após a II Guerra Mundial alguns países europeus tiveram a ideia de se unirem para melhor resolver os seus problemas. Era necessário garantir a paz, reconstruir cidades e reorganizar o comércio. Só com

Leia mais

Destino Turístico Porto e Norte de Portugal

Destino Turístico Porto e Norte de Portugal O Caminho Português de Santiago Novas Perspetivas `14 -`20 Destino Turístico Porto e Norte de Portugal Ponte de Lima, 30 setembro`14 Importância económica do Turismo. das indústrias mais importantes do

Leia mais

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras GALIZA 04 a 07 de Junho 2015 Santiago de Compostela Cidade da província de A Corunha, é desde os anos 80, a capital da Galiza. Devido

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 171/IX ELEVAÇÃO DE CUSTÓIAS À CATEGORIA DE VILA. Enquadramento geográfico e evolução histórica e sócio-económica

PROJECTO DE LEI N.º 171/IX ELEVAÇÃO DE CUSTÓIAS À CATEGORIA DE VILA. Enquadramento geográfico e evolução histórica e sócio-económica PROJECTO DE LEI N.º 171/IX ELEVAÇÃO DE CUSTÓIAS À CATEGORIA DE VILA Enquadramento geográfico e evolução histórica e sócio-económica Embora registos documentais permitam observar uma ocupação préhistórica

Leia mais

Lisboa e Espanha - 12 noites/13 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre

Lisboa e Espanha - 12 noites/13 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre Lisboa e Espanha - 12 noites/13 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre Pacote Inclui: - Serviço Assistência Telefônica 24 HORAS - Ônibus turístico. - Guia acompanhante em espanhol - Traslados de Chegada

Leia mais

- Elaborar sínteses escritas a partir da informação recolhida, com correção linguística e aplicando o vocabulário específico da disciplina.

- Elaborar sínteses escritas a partir da informação recolhida, com correção linguística e aplicando o vocabulário específico da disciplina. ESCOLA EB 2,3 DE MARCO DE CANAVESES Informação Prova de Equivalência à Frequência História - 3º Ciclo 19 Prova Escrita Ano Letivo 2014/2015 abril 2015 1.Objeto de avaliação As provas de equivalência à

Leia mais

1º bimestre 3ª série Contemporânea Guerra Civil Espanhola / Ditadura de Franco Ditadura de Salazar / Portugal. Roberson de Oliveira

1º bimestre 3ª série Contemporânea Guerra Civil Espanhola / Ditadura de Franco Ditadura de Salazar / Portugal. Roberson de Oliveira 1º bimestre 3ª série Contemporânea Guerra Civil Espanhola / Ditadura de Franco Ditadura de Salazar / Portugal Roberson de Oliveira Guerra Civil Espanhola (1936/39) 1. Antecedentes Espanha no pós-guerra

Leia mais

1. Descrição da Cidade

1. Descrição da Cidade 1. Descrição da Cidade 2. Top Atrações da Cidade 2.1 - Atração Madrid Segway Tours 2.2 - Atração Museu Thyssen-Bornemisza 2.3 - Atração Palacio Real de Madrid 2.4 - Atração Adventurous Appetites Tapas

Leia mais

QUARTA CONSTITUIÇÃO (A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO NOVO)

QUARTA CONSTITUIÇÃO (A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO NOVO) QUARTA CONSTITUIÇÃO (A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO NOVO) NOME...Constituição dos Estados Unidos do Brasil DATA...10 de Novembro de 1937 ORIGEM...Outorgada DURAÇÃO...9 anos PREÂMBULO O Presidente da República

Leia mais

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 58 ANARQUISMO E CATOLICISMO SOCIAL

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 58 ANARQUISMO E CATOLICISMO SOCIAL HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 58 ANARQUISMO E CATOLICISMO SOCIAL Fixação 1) Leia com atenção as proposições abaixo: I) A história de qualquer sociedade até aos nossos dias foi apenas a história da luta

Leia mais

MUSEU DO AZULEJO APRESENTAÇÃO

MUSEU DO AZULEJO APRESENTAÇÃO MUSEU DO AZULEJO APRESENTAÇÃO O Museu Nacional do Azulejo tem por missão recolher, conservar, estudar e divulgar exemplares representativos da evolução da Cerâmica e do Azulejo em Portugal, promovendo

Leia mais

Visita de estudo à Coruña e Santiago de Compostela

Visita de estudo à Coruña e Santiago de Compostela Visita de estudo à Coruña e Santiago de Compostela Convento de Santo Domingo Corunha Catedral Santiago de Compostela Plano da visita de estudo Primeiro Dia 8.00 h Partida da Escola 12.00 h Chegada à Coruña

Leia mais

O barroco O caso Francês e o barroco no mundo

O barroco O caso Francês e o barroco no mundo O barroco O caso Francês e o barroco no mundo O caso Francês Em França, as concepções renascentistas permaneceram até mais tarde, pois houve uma grande resistência ao Barroco por parte das academias. Quando

Leia mais

Arte Cristã Primitiva

Arte Cristã Primitiva Arte Cristã Primitiva 1º Ano 1º Bimestre 2015 A clandestinidade Dois Momentos 1º - Clandestino e perseguidos pelos romanos 2 - Aceitação da religião cristã Os primeiros cristãos de origem humilde, reuniam-se

Leia mais

A Europa em poucas palavras

A Europa em poucas palavras A Europa em poucas palavras O que é a União Europeia? É europeia = está situada na Europa. É uma união = une países e pessoas. Examinemos mais atentamente: O que têm os europeus em comum? De que forma

Leia mais

Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS.

Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS. Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS. Assim, foram selecionados profissionais experientes nessa área

Leia mais

Resgate da Memória ANO 2, Nº 4. ABR.2015

Resgate da Memória ANO 2, Nº 4. ABR.2015 116 A história de uma cidade pode ser contada de diversas maneiras: por meio de livros, vídeos, sons e a partir de histórias passadas de gerações em gerações. Nesta seção, a Revista buscou uma maneira

Leia mais

2ª FASE Prof.ª JEANNE ARAÚJO E SILVA

2ª FASE Prof.ª JEANNE ARAÚJO E SILVA 2ª FASE Prof.ª JEANNE ARAÚJO E SILVA 4º BIMESTRE 2ª Avaliação - Área de Ciências Humanas. Aula 196 Revisão e avaliação de Ciências Humanas. 2 Hidrografia 3 A hidrografia é o ramo da geografia física que

Leia mais

HISTÓRIA - 6º AO 9º ANO

HISTÓRIA - 6º AO 9º ANO A FORMAÇÃO DO CURRÍCULO DA REDE O solicitou-nos uma base para colocar em discussão com os professores de história da rede de São Roque. O ponto de partida foi a grade curricular formulada em 2008 pelos

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2014 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Yann/Lamarão Data: / /2014 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara História Resultado

Leia mais

Espanha& Morrocos Outubro 2011

Espanha& Morrocos Outubro 2011 Dia 1 Chegada a Málaga Chegada a Málaga, capital da Costa do Sol. Passaremos as próximas duas noites neste resortàbeira do mar localizado no coração da Costa de Benalmadena. Desfrute de um dia de lazer

Leia mais

Introdução da região:

Introdução da região: Porto Santo Introdução No âmbito das disciplinas de TIAT e TCAT, abordaremos o tema Porto Santo referente ao Desenvolvimento Turístico Com este trabalho pretendemos aprofundar e adquirir conhecimentos

Leia mais

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Curso: Fundamental I Ano: 5º ano Componente Curricular: História Professor (a): Cristiane

Leia mais

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS A Questão do País Basco Espaço: A etnia separatista basca habita o noroeste da Espanha e sudoeste da França. Os Fatores do Conflito A singularidade do povo basco que

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade II Comunicação e tecnologia. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO

Leia mais

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras San Sebastian 22 a 25 de Setembro 2016 Itinerário 1º Dia 22 de Setembro (Qui.) LISBOA / SAN SEBASTIAN Comparência no Aeroporto de

Leia mais

Imigração: problema ou solução?

Imigração: problema ou solução? Imigração: problema ou solução? Análise Segurança / Integração Regional Letícia Carvalho de Mesquita Ferreira 29 de abril de 2004 1 Imigração: problema ou solução? Análise Segurança / Integração Regional

Leia mais

1ra GALA ANUAL DE CRIADORES DO CAVALO PURO-SANGUE LUSITANO. Ribatejo, 17 a 19 Setembro 2010

1ra GALA ANUAL DE CRIADORES DO CAVALO PURO-SANGUE LUSITANO. Ribatejo, 17 a 19 Setembro 2010 1ra GALA ANUAL DE CRIADORES DO CAVALO PURO-SANGUE LUSITANO Ribatejo, 17 a 19 Setembro 2010 6ª feira - 17 de Setembro Chegada e Transfer do Aeroporto Internacional de Lisboa para o Santarém Hotel Localizado

Leia mais

Proposta para a apresentação ao aluno. Apresentação Comunidade 1

Proposta para a apresentação ao aluno. Apresentação Comunidade 1 Introdução Você iniciará agora uma viagem ao mundo da História. Anote tudo que achar interessante, os patrimônios que conhece, as dúvidas que tiver e, depois, debata em sala de aula com seus colegas e

Leia mais

Divisão política do Brasil

Divisão política do Brasil Divisão política do Brasil O Brasil é uma Federação. Uma Federação é um Estado descentralizado. Cada unidade federativa possui autonomia política expressa na Constituição Federal e em suas constituições

Leia mais

HISTÓRIA 7 O ANO FUNDAMENTAL. PROF. ARTÊMISON MONTANHO PROF. a ISABEL SARAIVA

HISTÓRIA 7 O ANO FUNDAMENTAL. PROF. ARTÊMISON MONTANHO PROF. a ISABEL SARAIVA 7 O ANO FUNDAMENTAL PROF. ARTÊMISON MONTANHO PROF. a ISABEL SARAIVA Unidade I Identidades, Diversidades e Direitos Humanos Aula 1.1 Conteúdos Apresentação do Componente A formação da Europa feudal Os germanos:

Leia mais

PROJETO DE LEI: EMENTA: RECONHECE A MÚSICA GOSPEL E OS EVENTOS A ELA RELACIONADOS MANIFESTAÇÃO CULTURAL E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PROJETO DE LEI: EMENTA: RECONHECE A MÚSICA GOSPEL E OS EVENTOS A ELA RELACIONADOS MANIFESTAÇÃO CULTURAL E ADOTA OUTRAS PROVIDÊNCIAS. ESTADO DO CEARÁ CÂMARA MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE PALÁCIO DR. FLORO BARTOLOMEU Rua do Cruzeiro, nº 217 CEP 63010-070 Telefone: (88) 3511-1976 Caixa Postal D-4 PROJETO DE LEI: EMENTA: RECONHECE A MÚSICA

Leia mais

Rua Fernão Lopes Nº 9 3º Dto 1000-132 Lisboa Portugal Tlm.: (+351) 932 614 288 Email: ricardo.madeira@lisboa2013.org

Rua Fernão Lopes Nº 9 3º Dto 1000-132 Lisboa Portugal Tlm.: (+351) 932 614 288 Email: ricardo.madeira@lisboa2013.org Comissão Local da Convenção de Rotary International Lisboa 2013 Rua Fernão Lopes Nº 9 3º Dto 1000-132 Lisboa Portugal Tlm.: (+351) 932 614 288 Email: ricardo.madeira@lisboa2013.org w w w. l i s b o a 2

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARTE LICENCIATURA E MESTRADO EM HISTÓRIA DA ARTE DOCENTE: PROFESSOR DOUTOR CARLOS MOURA VIAGEM A MADRID:

Leia mais

Bases de Concurso para a seleção e concessão de ajudas econômicas para residências na Casa de Velázquez

Bases de Concurso para a seleção e concessão de ajudas econômicas para residências na Casa de Velázquez Bases de Concurso para a seleção e concessão de ajudas econômicas para residências na Casa de Velázquez A presente convocatória tem por objeto apoiar duas residências: uma para a investigação e outra para

Leia mais

COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES

COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES Características da União Soviética - Moeda Única - Governo Central - Forças Armadas unificadas Países resultantes da desagregação da União Soviética - Rússia - Armênia

Leia mais

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia 1 Conteúdos selecionados: Nome: nº Recuperação Final de História Profª Patrícia Lista de atividades 9º ano Apostila 1: Segunda Revolução Industrial (características); Neocolonislimo; Brasil no século XX:

Leia mais

Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais, viviam nas regiões almejadas

Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais, viviam nas regiões almejadas América Espanhola O que os Espanhóis encontraram aqui na América... Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais, viviam nas regiões

Leia mais

EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES.

EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES. EIXO TEMÁTICO I: HISTÓRIAS DE VIDA, DIVERSIDADE POPULACIONAL E MIGRAÇÕES. Tema 1: Histórias de vida, diversidade populacional (étnica, cultural, regional e social) e migrações locais, regionais e intercontinentais

Leia mais

C H I L E DADOS PRINCIPAIS: Nome Oficial: Coordenadas geográficas Nacionalidade Data nacional: Capital: Cidades principais Idioma Religião

C H I L E DADOS PRINCIPAIS: Nome Oficial: Coordenadas geográficas Nacionalidade Data nacional: Capital: Cidades principais Idioma Religião C H I L E DADOS PRINCIPAIS: Nome Oficial: República do Chile (Republica del Chile). Coordenadas geográficas: 3º 00' S, 71º 00' W Nacionalidade: chilena. Data nacional: 18 de setembro de 1810 (Independência

Leia mais

o alargamento da união europeia em tempos de novos desafios

o alargamento da união europeia em tempos de novos desafios o alargamento da união europeia em tempos de novos desafios Ana Paula Zacarias O ano de 2014 é muito importante para a União Europeia pelo seu simbolismo, uma vez que nele se celebra o 10º aniversário

Leia mais

1º DIA 06 de Outubro (Seg.) LISBOA / GRANADA Almoço Jantar 2º DIA 07 de Outubro (Ter.) GRANADA Almoço Jantar

1º DIA 06 de Outubro (Seg.) LISBOA / GRANADA Almoço Jantar 2º DIA 07 de Outubro (Ter.) GRANADA Almoço Jantar Andaluzia 06 a 09 de Outubro 2014 Granada Provavelmente em nenhuma outra cidade espanhola a presença moura é tão fortemente sentida como em Granada. Foi nesse fértil território aos pés da Sierra Nevada

Leia mais

Estado do Ceará PREFEITURA MUNICIPAL DE CEDRO PROVA PARA INSTRUTOR DE CAPOEIRA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS.

Estado do Ceará PREFEITURA MUNICIPAL DE CEDRO PROVA PARA INSTRUTOR DE CAPOEIRA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. PROVA PARA INSTRUTOR DE CAPOEIRA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. 01- Os escravos utilizavam dos ritmos e dos movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Como forma de resistência e de

Leia mais

PORTIFOLIO DE PASSEIOS

PORTIFOLIO DE PASSEIOS GOIÂNIA GO Embora com uma história recente, oferece uma diversidade de atrativos que encantam seus moradores e visitantes. Cidade aberta, ecumênica, bela, multicultural, de gente bonita e empreendedora,

Leia mais

PORTUGAL. -- Julho a Dezembro de 2010

PORTUGAL. -- Julho a Dezembro de 2010 Relatório Internacional sobre Liberdade Religiosa PORTUGAL -- Julho a Dezembro de 2010 De acordo com a divulgação efectuada pela Divisão da Democracia, Direitos Humanos e Trabalho do Departamento de Estado

Leia mais

Existem duas teorias sobre a origem da cidade de Roma: Origem histórica Origem mitológica

Existem duas teorias sobre a origem da cidade de Roma: Origem histórica Origem mitológica Roma 1. Localização Roma se localiza na Península Itálica, na qual o rio Tibre é o seu segundo rio mais largo e atravessa toda a cidade de Roma indo desaguar no mar Tirreno. 2. Origem de Roma Existem duas

Leia mais

História. Programação 3. bimestre. Temas de estudo

História. Programação 3. bimestre. Temas de estudo História Olá, pessoal! Vamos conhecer, entre outros fatos, como era o trabalho escravo no Brasil? CHIQUINHA GONZAGA Programação 3. bimestre Temas de estudo O trabalho escravo na formação do Brasil - Os

Leia mais

GASTRONOMIA CONTEMPORÂNEA

GASTRONOMIA CONTEMPORÂNEA CIRCUITOS GASTRONOMIA CONTEMPORÂNEA U ma viagem pela cozinha moderna Portuguesa. Esta é uma viagem de sentidos e sensações, através da melhor cozinha de autor para conhecer alguns dos melhores Chefs de

Leia mais

Trabalho realizado por: Hélio nº 10 Jorge nº 13 Pedro F nº21 Ricardo P nº24 Miguel F nº27

Trabalho realizado por: Hélio nº 10 Jorge nº 13 Pedro F nº21 Ricardo P nº24 Miguel F nº27 Trabalho realizado por: Hélio nº 10 Jorge nº 13 Pedro F nº21 Ricardo P nº24 Miguel F nº27 Disciplina de: Área de Projecto Nome do Professor: Hélder Baião 1 Este trabalho foi proposto pelo professor de

Leia mais

Gabarito 7º Simulado Humanas

Gabarito 7º Simulado Humanas GEOGRAFIA QUESTÃO 01 a) Alguns fatores físico-naturais são: relevo, área de encosta de forte declividade; clima, elevada precipitação pluviométrica e infiltrações em áreas desflorestadas, levando a deslizamentos

Leia mais

Gabriel Maciel-08 Gabriel Cruz-10 Rodrigo Araújo-30

Gabriel Maciel-08 Gabriel Cruz-10 Rodrigo Araújo-30 Gabriel Maciel-08 Gabriel Cruz-10 Rodrigo Araújo-30 Capital: Caracas Presidente: Hugo Chávez Moeda: Bolivar Venezuelano População: 27.934.783 habitantes Antes da chegada dos europeus, a Venezuela era habitada

Leia mais

PORTUGAL. 1º. DIA -Lisboa. 2º. Dia - Sintra, Cascais e Estoril

PORTUGAL. 1º. DIA -Lisboa. 2º. Dia - Sintra, Cascais e Estoril PORTUGAL 1º. DIA -Lisboa Saída do Hotel para visita da cidade de Lisboa. Visitaremos o centro da cidade como Praça do Rossio, Avenida da Liberdade, Praça do Marquês de Pombal, Parque Eduardo VII. Colina

Leia mais

Breve História da Universidade:

Breve História da Universidade: Nota: As áreas / cursos aqui apresentados são, unicamente, aqueles que no questionário anteriormente realizado mostraram uma preferência maior. Para informações sobre outros cursos / áreas visite o site

Leia mais

Danças Luso Ibéricas 2011

Danças Luso Ibéricas 2011 Danças Luso Ibéricas Sevilhanas Pilar Madeira 11 Conteúdo 1. Introdução:... 3 2. Identificação de necessidades:... 4 3. Fundamentação da acção:... 4 4. Objectivo geral:... 5 4.1 Objectivo específico:...

Leia mais

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO BUENOS AIRES

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO BUENOS AIRES TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO BUENOS AIRES Teresina (PI), Março/2014 BUENOS AIRES 0 Março/2014 EXPEDIENTE PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA PREFEITO MUNICIPAL DE TERESINA

Leia mais

REGULAMENTO DE PESCA DESPORTIVA NA ALBUFEIRA DE VASCOVEIRO

REGULAMENTO DE PESCA DESPORTIVA NA ALBUFEIRA DE VASCOVEIRO REGULAMENTO DE PESCA DESPORTIVA NA ALBUFEIRA DE VASCOVEIRO Julho 2013 PREÂMBULO A Barragem de Vascoveiro foi construída com o objetivo de fornecer água à cidade de Pinhel e a algumas freguesias do Concelho.

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 9º Turma: Data: 04/06/2011 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Assinatura do responsável:

Leia mais

Para comprar: 51 3230 4727 ou visita@internacional.com.br. Mundial de Clubes FIFA

Para comprar: 51 3230 4727 ou visita@internacional.com.br. Mundial de Clubes FIFA A Visita COLORADA, setor de turismo do Sport Club Internacional, clube futebolístico da cidade de Porto Alegre que tem o maior contingente de associados no hemisfério sul e o clube que arrebanhou seis

Leia mais

Divisão clássica da História da humanidade

Divisão clássica da História da humanidade 6. Idade Moderna Séc. XVII: A Química como Ciência Independente 1 Divisão clássica da História da humanidade História Moderna: entre o final do século XV - início das grandes navegações - conquista de

Leia mais

Unidade I Produção, Circulação e Trabalho. Aula 3.2 Conteúdo Revolução Francesa II

Unidade I Produção, Circulação e Trabalho. Aula 3.2 Conteúdo Revolução Francesa II A A Unidade I Produção, Circulação e Trabalho. Aula 3.2 Conteúdo Revolução Francesa II 2 A A Habilidade Analisar a Era Napoleônica e a organização social da França no Pós-Revolução. 3 A A Napoleão 4 A

Leia mais

CHILE INFORMAÇÕES GERAIS

CHILE INFORMAÇÕES GERAIS CHILE INFORMAÇÕES GERAIS A República do Chile é um país da América do Sul, localizado entre a Cordilheira dos Andes e a o Oceano Pacífico. Ex-colônia espanhola, o país tornou-se independente em 1818. A

Leia mais

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações MESOPOTÂMIA FENÍCIA ISRAEL EGITO ORIENTE MÉDIO PÉRSIA ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE ORIENTAL Mesopotâmia - Iraque Egito Hebreus Israel Fenícios Líbano Pérsia

Leia mais

Ensino Religioso no Brasil

Ensino Religioso no Brasil Ensino Religioso no Brasil Frederico Monteiro BRANDÃO 1 Cláudio José Palma SANCHEZ 2 José Artur Teixeira GONÇALVES³ RESUMO: Esse artigo tem como objetivo expor uma parte da história do ensino religioso

Leia mais

RENASCIMENTO ITALIANO

RENASCIMENTO ITALIANO ARTES / 2º ANO PROF.MÍLTON COELHO RENASCIMENTO ITALIANO Contexto histórico O termo significa reviver os ideais greco-romanos; na verdade o Renascimento foi mais amplo, pois aumentou a herança recebida

Leia mais

Benefícios da Reforma de Pneus

Benefícios da Reforma de Pneus BV-P-Po#130 A-09/13 Benefícios da Reforma de Pneus O que é reforma de pneus? É um processo industrializado que consiste na recuperação da carcaça e na reposição da banda de rodagem do pneu desgastado pelo

Leia mais

telhas cerâmicas vitrificadas no sul do País.

telhas cerâmicas vitrificadas no sul do País. A Anicer sempre nos leva para Feiras fortalecidas com um bom público-alvo. Em Belém, achei a Expoanicer muito bem organizada e nós já confirmamos a nossa participação nos encontros nacionais de Porto Alegre

Leia mais

2- (0,5) O acúmulo de lixo é um grave problema dos ambientes urbanos. Sobre o lixo responda: a) Quais são os principais destino do lixo?

2- (0,5) O acúmulo de lixo é um grave problema dos ambientes urbanos. Sobre o lixo responda: a) Quais são os principais destino do lixo? Data: /11/2014 Bimestre: 4 Nome: 7 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 9 1- (0,5) Sobre o ecossistema da caatinga do sertão do Nordeste, responda.

Leia mais

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral

- Visitas orientadas Público-alvo: público geral Criado em 2006, o Serviço Educativo do Museu de Santa Maria de Lamas (MSML) tem desenvolvido um conjunto de actividades pedagógicas e lúdicas, no sentido de divulgar o património integrado no seu vasto

Leia mais

Marinha participa de operação internacional com países africanos no patrulhamento do Golfo da Guiné

Marinha participa de operação internacional com países africanos no patrulhamento do Golfo da Guiné Marinha participa de operação internacional com países africanos no patrulhamento do Golfo da Guiné Por Tenente Fayga Soares Ao longo dos últimos 42 dias, a Marinha do Brasil participou de uma operação

Leia mais

Cuba. Viagem especialmente elaborada para o Clube VEGA

Cuba. Viagem especialmente elaborada para o Clube VEGA Cuba Viagem especialmente elaborada para o Clube VEGA Itinerário preliminar 09 setembro 2016 lisboa/madrid/havana Comparência no aeroporto da Portela às 09h30. Formalidades de embarque no voo UX 1150 (Air

Leia mais

O Mundo Islâmico ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA:

O Mundo Islâmico ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA: O MUNDO ISLÂMICO A Civilização Árabe foi uma das mais brilhantes do período medieval e se estendeu da Índia até a Península Ibérica, passando pela Mesopotâmia, Palestina (Terra Santa), Egito, Norte da

Leia mais

RIO - PETRÓPOLIS - CRISTO REDENTOR E PÃO DE AÇÚCAR (AÉREO+TERRESTRE) 08/05 a 10/05/15-03 Dias

RIO - PETRÓPOLIS - CRISTO REDENTOR E PÃO DE AÇÚCAR (AÉREO+TERRESTRE) 08/05 a 10/05/15-03 Dias RIO - PETRÓPOLIS - CRISTO REDENTOR E PÃO DE AÇÚCAR (AÉREO+TERRESTRE) 08/05 a 10/05/15-03 Dias PROGRAMAÇÃO DIA A DIA» 08/05/15 (Sexta) 1º dia PORTO ALEGRE / RIO DE JANEIRO / PETRÓPOLIS: Às 06h apresentação

Leia mais

Anexo II.1 Informações sobre a Cidade e seu Serviço de Transporte Coletivo Atual

Anexo II.1 Informações sobre a Cidade e seu Serviço de Transporte Coletivo Atual Anexo II.1 Informações sobre a Cidade e seu Serviço de Transporte Coletivo Atual PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 2 1.1 A Cidade... 2 1.2 Padrão de mobilidade... 5 1.2.1 Frota

Leia mais

Porto Escondido. Cuidados de saúde a pessoas sem-abrigo

Porto Escondido. Cuidados de saúde a pessoas sem-abrigo 47 Porto Escondido Cuidados de saúde a pessoas sem-abrigo 51 Na cidade do Porto, voluntários de Médicos do Mundo - Portugal percorrem a pé, duas noites por semana, as ruas da cidade. Fazem-no durante

Leia mais

RELEVO CHINA - LOCALIZAÇÃO DIVISÃO REGIONAL

RELEVO CHINA - LOCALIZAÇÃO DIVISÃO REGIONAL CHINA - LOCALIZAÇÃO China - país do leste asiático, cortado na parte sul pelo Trópico de Câncer. Banhado pelo Oceano Pacífico, faz fronteira com vários da Ásia Central, Ásia Meridional e Ásia Sudeste.

Leia mais

A Irlanda do Norte, ou Ulster, e a República da Irlanda, ou Eire, situam-se na Ilha da Irlanda. Na Irlanda do Norte, que integra o Reino Unido, vivem

A Irlanda do Norte, ou Ulster, e a República da Irlanda, ou Eire, situam-se na Ilha da Irlanda. Na Irlanda do Norte, que integra o Reino Unido, vivem QUESTÃO IRLANDESA A Irlanda do Norte, ou Ulster, e a República da Irlanda, ou Eire, situam-se na Ilha da Irlanda. Na Irlanda do Norte, que integra o Reino Unido, vivem cerca de 1,8 milhão de habitantes,

Leia mais