PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTE NOVA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTE NOVA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS"

Transcrição

1 Processo Seletivo 002/2017 Secretaria Municipal de Gestão e Recursos Humanos Nome do candidato: Doc. Identificação: Prova de Conhecimentos Específicos Cargo: Técnico em Laboratório 1 - Os anticoagulantes são substâncias que evitam a coagulação do sangue. Com relação ao emprego destas substâncias, analise as alternativas que seguem: I. O EDTA apresenta propriedade conservadora das células sanguíneas, impede a aglutinação das plaquetas no sangue, deve ser usado para determinação do tempo de protrombina e testes de função plaquetária; II. A Heparina não inibe a formação de trombina, impedindo a conversão de fibrinogênio em fibrina; III. A Heparina não altera a morfologia e o tamanho celular; IV. O citrato de sódio é utilizado como anticoagulante nas transfusões de sangue e no estudo da coagulação, quando em solução aquosa a 3,8% (Atividade de protrombina e fibrinogênio); V. Para as transfusões sanguíneas, o citrato é combinado com outras substâncias, formando o ACDF (ácido cítrico, citrato de sódio, dextrose e fosfato monossódico). A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são: a) I, II e IV; b) III; c) I, IV e V; d) II, III e V; e) III, IV e V. 2 - A esterilização é a destruição dos microorganismos. Sobre tipos de esterilização podemos afirmar que: a) A estufa é um equipamento muito utilizado para esterilizar materiais em laboratórios ou ambientes hospitalares, sendo sua via de ação através do calor úmido. b) A partir do momento em que se liga a estufa de esterilização, os microorganismos já sofrem alterações letais, independente da temperatura da estufa. c) A autoclave faz a esterilização do material com vapor saturado sob pressão. Além de vidrarias, determinadas meios e soluções podem ser submetidos a esse tipo de esterilização. d) Material descartável, como luvas de látex e pipetas Pasteur de plástico, para maior reaproveitamento e economia, podem ser esterilizados em uma estufa, sem maiores danos. e) As autoclaves funcionam submetendo o material a uma alta temperatura e baixa pressão. Trata se de um equipamento bastante seguro e de fácil manipulação. 3 - Qual anticoagulante NÃO deve ser usado para testes de função plaquetária, por impedir a coagulação ao formar quelatos com o cálcio? a) Oxalato de potássio. b) Ácido etilenodiaminotetracético (EDTA). c) Oxalato de amônio.

2 d) Heparina. e) Citrato de sódio. 4 - Assinale a opção onde NÃO se observa uma técnica correta de preparo de um esfregaço de sangue. a) Colocar uma gota de sangue aproximadamente a 1 ou 2 cm de uma das extremidades da lâmina. b) Colocar o lado da lâmina com o qual se fará o esfregaço num ângulo de 45º com a face de cima da lâmina. c) Fazer com a lâmina um ligeiro movimento para trás até encostar na gota de sangue e deixar com que a gota se difunda uniformemente, ao longo de toda borda por capilaridade. d) Levar a lâmina para frente de modo que ela carregue a gota de sangue, que se estenderá numa camada delgada e uniforme. O sangue deverá ser puxado pela lâmina e nunca empurrado por ela. e) Secar imediatamente o esfregaço após o seu preparo usando de preferência o calor da chama de um Bico de Bunsen. 5 - A urina deve ser considerada um material biologicamente perigoso, o que exige a observância de precauções universais para a sua manipulação. Com base nisso, assinale a opção que NÃO está de acordo com as normas de segurança para a manipulação deste material. a) As análises devem sempre ser feitas com luvas. b) Evite respingos ou formação de aerossóis quando manusear amostras de urina. c) As amostras nunca devem ser centrifugadas sem tampas. d) O descarte da urina pode ser feito na pia, jogando-se depois grande quantidade de água. e) O recipiente em que a amostra ficou estocada deve ser descartado em caixas do tipo Descarpack. 6 - Dentro de um laboratório é imprescindível que o trabalhador tenha o conhecimento acerca da necessidade do uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) e da disponibilidade dos mesmos para a sua utilização. Trata-se de equipamentos que conferem proteção a integridade física e a saúde do profissional no ambiente em que atua. A legislação trabalhista prevê que é obrigação do trabalhador usar e conservar os EPI s. O funcionário que falhar estará sujeito a sanções trabalhistas e poderá até ser demitido por justa causa. Já o empregador que não oferecer os equipamentos necessários ao funcionário poderá responder cível e criminalmente, além de ser multado pelo Ministério do Trabalho. Das opções abaixo, assinale aquele que não se enquadra dentro da categoria de EPIs. a) Protetores oculares. b) Chuveiro de emergência. c) Protetores auditivos. d) Luvas. e) Jalecos. 7 - Com relação aos procedimentos de coleta, transporte e armazenamento das amostras de fezes destinadas a coproculturas podemos afirmar que: a) as amostras que não puderem ser semeadas logo após a colheita devem ser congeladas por no máximo 3 dias. b) em caso de doença diarreica, deve-se esperar que o paciente melhore para que a coprocultura seja realizada.

3 c) o material deve ser semeado logo após a colheita. d) fezes com sangue, muco ou pus devem ser desprezadas. e) o material fecal ao chegar no laboratório deve ser imediatamente semeado em meio de Löwenstein Jensen. 8 - Ao preparar materiais e insumos para utilização em laboratório, verificou-se a necessidade de esterilizá-los Considerando que os materiais e insumos têm características diferentes, numere a coluna 2, relacionando o material listado, de acordo com o método de esterilização mais adequado na coluna 1. Coluna 1 Coluna 2 1. Autoclavação ( ) Pipetas de vidro 2. Filtração com membrana ( ) Gaze 3. Óxido de etileno ( ) Placas de poliestireno ( ) Meio de cultura contendo glicose ( ) Pipetas de poliestireno Assinale a alternativa que indica a sequência correta, assinalada de cima para baixo. a) ( ) 1, 1, 1, 3, 2 b) ( ) 1, 1, 3, 2, 3 c) ( ) 1, 2, 1, 2, 3 d) ( ) 2, 1, 1, 3, 2 e) ( ) 3, 1, 1, 1, Tubos de coleta já prontos possuem tampas coloridas para indicar o anticoagulante contido no tubo. Assinale a associação INCORRETA entre a cor da tampa e o anticoagulante utilizado. a) Tampa vermelha sem anticoagulante. b) Tampa azul citrato de sódio. c) Tampa verde heparina. d) Tampa lilás EDTA. e) Tampa cinza sem anticoagulante para pesquisa de metais Na obtenção de amostras e na realização de um exame hematológico, devem ser levados em consideração alguns cuidados, EXCETO: a) Após a punção, deve-se fazer uma compressão no local. b) A distribuição do sangue para os tubos deve ser feita sem retirar a agulha da seringa. c) Deve-se fazer a antissepsia no local da punção com álcool a 70%. d) A coleta deve ser rápida, evitando a hemoconcentração causada pelo uso prolongado do garrote. e) A confecção dos esfregaços deve ser feita logo após a coleta, evitando a ação do anticoagulante sobre as células A solução sulfocrômica utilizada na limpeza rigorosa de vidrarias é formada por uma mistura de: a) Ácido clorídrico, ácido sulfúrico e água. b) Bicromato de potássio, ácido sulfúrico e água. c) Cromo, enxofre e água. d) Álcool etílico, ácido sulfúrico e água.

4 e) Cloreto de sódio, ácido sulfúrico e água Qual a sequência correta da coloração de Gram? a) Acetona lugol violeta fucsina. b) Violeta álcool lugol violeta. c) Violeta lugol álcool fucsina. d) Lugol álcool fucsina violeta. e) Fucsina lugol álcool violeta Com relação às vidrarias utilizadas em laboratório, analise as afirmações a seguir: I- Os tubos de ensaio são usados para realizar reações químicas de pequena escala com pequenas quantidades de reagente e possuem grande variedade de tamanhos; II- Placas de Petri podem ser utilizadas para acondicionar meios de cultura em bacteriologia; III- Erlenmeyer é um tubo cônico graduado que serve para medições precisas; IV- Proveta é um instrumento cilíndrico para medição de pequenos volumes; possui medição precisa onde sua graduação não ultrapassa 10 ml. Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas: a) Apenas IV e II. b) Apenas II e III. c) Apenas III e IV. d) Apenas I e II. e) Apenas I e III O equipamento muito utilizado em laboratórios no processo de purificação da água é: a) Estufa. b) Catalisador. c) Destilador. d) Autoclave. e) Centrífugas No laboratório clínico, o técnico mediu 250 ml de água destilada e utilizou a vidraria correta. Neste caso, ocorreu o uso de: (a) pipeta volumétrica de 20 ml. (b) becker de 250 ml. (c) erlenmeyer de 250 ml. (d) balão volumétrico de 250 ml. (e) proveta de 100 ml No laboratório de Bioquímica Clínica, as regras básicas que condicionam o comportamento rotineiro do técnico determinam a confiabilidade dos resultados. Considerando o manuseio de pipetas, reagentes e vidrarias, é INCORRETO afirmar: a) Evitar as pipetagens de soluções diretamente do frasco estoque. b) Desprezar a sobra de reativo ao invés de devolvê-la para o respectivo frasco estoque. c) Verificar se o menisco referente à solução coincide com a linha graduada da pipeta, posicionando-a à altura dos olhos do técnico. d) Observar se é necessário homogeneizar a solução do frasco estoque antes da retirada de alíquotas. e) Ao acertar o menisco referente à solução, manter a extremidade inferior da pipeta de vidro mergulhada na solução.

5 17 - Atualmente, o hematócrito pode ser obtido por aparelhos automatizados, mas o método manual do microhematócrito ainda é empregado. Com relação ao microhematócrito não automatizado, é INCORRETO afirmar: a) O exame é feito em amostra de sangue total colhido com anticoagulante. b) Os tubos capilares contendo as amostras de sangue são centrifugados em microcentrífuga. c) Os tubos são fechados em uma das extremidades. d) Representa o percentual de volume ocupado por hemáceas, plaquetas e leucócitos e solutos. e) Da mesma forma do exame automatizado, o micro-hematócrito faz parte do hemograma, mas pode ser solicitado separadamente pelo médico O teste de VDRL qualitativo é útil como reação de triagem para: a) Malária b) Febre tifoide c) Sífilis d) Doença de Chagas e) Brucelose 19 - A recomendação adequada para coleta de amostras de urina para EAS (exame de sedimento urinário): a) Coletar urina de qualquer horário. b) Coletar todo o volume de urina do dia. c) Coletar somente o primeiro jato. d) Coletar urina somente do período matutino. e) Primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato Qual o correto procedimento para descarte de agulhas (resíduos perfurocortante) até a sua coleta final? a) Remover da seringa, entortar e quebrar após o uso. b) Recapear e descartar em saco branco leitoso apropriado. c) Descartar em recipiente plástico resistentes no máximo 12h após o uso. d) Descontaminar na estufa antes do descarte em saco branco leitoso. e) Descartar em recipientes rígidos e com tampa e identificados com símbolo e de resíduo infectante A contagem de reticulócitos é o método mais simples para estudo da função eritropoética e a coloração utilizada: a) May-Grunwald-Giemsa b) Azul de cresil brilhante (corante supravital) c) Leishman d) Ziehl-neelsen e) Gram 22 - A principal diferença entre soro e plasma sanguíneo: a) O soro é obtido após centrifugação na presença de anticoagulante. b) O plasma é obtido a partir da retração espontânea das células vermelhas e consequente formação do coágulo. c) No plasma existe fibrinogênio e outros fatores de coagulação.

6 d) O soro sanguíneo contém o plasma e outros minerais e dióxido de carbono. e) O plasma pode ser obtido apenas em crianças e o soro, apenas em adultos A preparação da maioria dos reagentes e soluções usados em laboratório clínico requer água pura. Os métodos mais utilizados para obtenção de água reagente: a) Filtração, destilação, desionização, osmose reversa. b) Evaporação, centrifugação, desionização e destilação. c) Filtração, osmose reversa, centrifugação, evaporação. d) Destilação, centrifugação, tanizaçao, autoclavação, osmose reversa. e) Autoclavação, filtração, centrifugação, evaporação Os métodos de concentração de fezes facilitam o encontro de parasitas, diminuindo as matérias fecais na preparação a ser observada ao microscópio. Sobre esses métodos é CORRETO afirmar: a) O método de Hoffman é um método de concentração por flutuação. b) O método de Faust é um método de concentração por migração (termotropismo). c) O método de Hoffman é um método de concentração por sedimentação. d) O método de Baermann é um método de flutuação em sulfato de zinco. e) O método de Kitazato é um método usado para identificação cistos A utilização de material limpo é fundamental para a qualidade dos resultados, pois a introdução de contaminantes pode inibir ou potencializar as reações de modo indesejável. Sobre a limpeza dos materiais de laboratório é CORRETO afirmar: a) O material com coágulo de sangue pode ser lavado só em água corrente. b) O material para dosagem de eletrólitos deve ser tratado com ácido clorídrico ou nítrico por no mínimo 12h e lavado exaustivamente com água de torneira e enxaguado com água destilada ou deionizada. c) As vidrarias devem ser colocadas de molho 2 a 4 horas em solução de hipoclorito de sódio ou de potássio. d) O material para dosagem de eletrólitos deve ser imerso, após o uso, em uma solução detergente por 2 a 4 horas. e)a solução sulfocrômica consiste em 1,0%( um por cento) de dicionato de potássio em ácido sulfúrico concentrado. E levemente oxidante, corrosiva e desidratante Marque a alternativa que indica o nome da técnica de coloração que utiliza os seguintes componentes: cristal violeta, lugol, álcool acetona e fucsina. O álcool acetona extrai os lipídeos, resultando em uma porosidade aumentada da parede celular das bactérias. As bactérias positivas, por possuírem uma composição diferente, tornam-se desidratadas com o álcool, a porosidade diminui e o complexo cristal violeta e iodo não podem ser extraídos, conferindo às bactérias positivas cor roxa. Nas bactérias negativas, o álcool acetona extrai complexo cristal violeta e iodo e o corante fucsina entra, conferindo cor rosa a estas bactérias. a) Técnica de Ziehl-Neelsen. b) Técnica de coloração de cápsulas. c) Técnica de Gram. d) Técnica de May-Grunwald. e) Técnica de Faust-Bermann.

7 27 - Sobre os produtos químicos utilizados na desinfecção é INCORRETO afirmar: a) O cloro, utilizado na forma de hipoclorito de sódio, é um desinfetante universal e um oxidante poderoso. b) O álcool iodado é uma mistura de álcool e iodo. Essa mistura é mais ativa que cada um deles isoladamente, porém, não apresenta ação esporicida. c) A água oxigenada é um poderoso desinfetante em função da sua ação oxidativa. d) O fenol quaternário possui atividade contra todas as formas vegetativas de micro-organismos, porém não atua em esporos. e) Para limpeza de soluções solúveis, como cloreto de sódio e sacarose, é preciso limpar de 3 a 4 vezes com água deionizada. Em seguida, é necessário deixar o vidro secando antes de guardá-lo; este mesmo processo é utilizado no caso de bases e ácidos fracos Um laboratório de análises clínicas deve ter um plano de limpeza, desinfecção, esterilização e antissepsia dos equipamentos utilizados na sua rotina diária. O procedimento a ser realizado para remoção de bactérias vegetativas presentes em uma estufa de cultura microbiológica e o composto químico a ser utilizado são respectivamente: a) Assepsia e glutaraldeído. b) Esterilização e óxido de etileno. c) Antissepsia e hipoclorito de sódio. d) Desinfecção e álcool a 70%. e) Assepsia e éter Um Técnico de Laboratório, durante o processamento de amostras de sangue, percebeu que havia sobre uma bancada presença de vazamento de sangue. Agindo corretamente, o Técnico colocou sobre a área do vazamento, antes de qualquer outro procedimento, o desinfetante preconizado para essa situação. Qual alternativa apresenta o desinfetante usado pelo Técnico? a) Hipoclorito a 1% b) Álcool iodado a 2% c) Ácido Peracético a 3% d) Glutaraldeído a 1% e) Álcool 70% 30 - A fase pré-analítica inclui todas as etapas compre endidas entre o pedido médico e a fase da realização do exame de laboratório. As orientações ao paciente fazem parte deste importante processo. Em relação ao jejum, é correto afirmar: 1. O jejum não interfere na dosagem de glicemia. 2. O jejum de oito a doze horas é recomendável como procedimento padrão. 3. O jejum após vinte e quatro horas aumenta a bilirrubina. 4. O jejum após setenta e duas horas altera os valores de glicose e de triglicerídeos. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a. ( ) Apenas as afirmativas 2 e 4 estão corretas. b. ( ) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas. c. ( ) Apenas as afirmativas 1, 3 e 4 estão corretas. d. ( ) Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas. e. ( ) Apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas.

8

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO/2014

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO/2014 UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO/2014 Edital n o 044/2014 Especialidade: AUXILIAR DE LABORATÓRIO 372 INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

Leia mais

Coleta de Amostras Biológicas. Enf Karin

Coleta de Amostras Biológicas. Enf Karin Coleta de Amostras Biológicas Enf Karin Material Biológico (Amostras): Líquidos Secreções Excreções Fragmentos de tecido Mais utilizados: sangue e urina Coletas laboratoriais Normas e Rotinas O resultado

Leia mais

BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIO

BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIO BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIO Laboratório Ambiente de risco/ Propenso a Acidentes A prevenção ou redução do risco Práticas seguras para a saúde e meio ambiente As práticas seguras no laboratório são um

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA COLETA ACONDICIONAMENTO DAS AMOSTRAS DE SANGUE

ORIENTAÇÕES PARA COLETA ACONDICIONAMENTO DAS AMOSTRAS DE SANGUE VetinLab ORIENTAÇÕES PARA COLETA ACONDICIONAMENTO DAS AMOSTRAS DE SANGUE PADRONIZAÇÃO DE TUBOS E COLETORES Como os resultados obtidos pelo laboratório são, em boa parte, consequência da qualidade das amostras

Leia mais

LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MATERIAIS

LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MATERIAIS DE 5. Situação de revisão: Situação Data Alteração. 6.5. Versão inicial..8. ITENS: 6 adequação a realidade do laboratório. 7.9. Alteração na formatação e numeração de itens....4 Atualização da planilha

Leia mais

Cursos de Enfermagem e Obstetrícia, Medicina e Nutrição. Disciplina Mecanismos Básicos de Saúde e Doença MCW 240. Aula Prática 3 Módulo Microbiologia

Cursos de Enfermagem e Obstetrícia, Medicina e Nutrição. Disciplina Mecanismos Básicos de Saúde e Doença MCW 240. Aula Prática 3 Módulo Microbiologia Cursos de Enfermagem e Obstetrícia, Medicina e Nutrição Disciplina Mecanismos Básicos de Saúde e Doença MCW 240 Aula Prática 3 Módulo Microbiologia Teste da eficácia de agentes físicos e químicos sobre

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES:

LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - CES Concurso Público (Aplicação: 02/04/2006) Cargo: TÉCNICO DE LABORATÓRIO ANÁLISES CLÍNICAS/NI LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES: Verifique,

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ CONSÓRCIO PÚBLICO DA MICRORREGIÃO DE SAUDE DE

ESTADO DO CEARÁ CONSÓRCIO PÚBLICO DA MICRORREGIÃO DE SAUDE DE ESTADO DO CEARÁ CONSÓRCIO PÚBLICO DA MICRORREGIÃO DE SAUDE DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE EMPREGOS PÚBLICOS PARA A POLICLÍNICA DE TÉCNICO DE LABORATÓRIO LEIA COM ATENÇÃO

Leia mais

Métodos em Fitopatologia. Esterilização

Métodos em Fitopatologia. Esterilização Métodos em Fitopatologia Esterilização Esterilização: processo que visa eliminar todos os microorganismos presentes em um material / meio de cultura; Assepsia: Conjunto de processos (técnicas) utilizados

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR CEV PREFEITURA MUNICIPAL DE AURORA PMA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA COMISSÃO EXECUTIVA DO VESTIBULAR CEV PREFEITURA MUNICIPAL DE AURORA PMA TÉCNICO EM LABORATÓRIO 21. (Concurso Aurora/2018) A Biossegurança é um campo do conhecimento científico que discute eticamente as relações entre a prática laboratorial segura e asppectos relacionados à

Leia mais

Metodologias de Diagnóstico em Parasitologia

Metodologias de Diagnóstico em Parasitologia Metodologias de Diagnóstico em Parasitologia 1) MÉTODOS PARASITOLÓGICOS MÉTODOS DIRETOS Tipo de amostra: a. Fezes Exame macroscópico Nesta análise é importante observar a presença de proglotes, vermes

Leia mais

Procedimentos de coleta de sangue. Práticas de Biomedicina ll Prof: Archangelo Padreca Fernandes

Procedimentos de coleta de sangue. Práticas de Biomedicina ll Prof: Archangelo Padreca Fernandes Procedimentos de coleta de sangue Práticas de Biomedicina ll Prof: Archangelo Padreca Fernandes Fases da realização do exame Fase pré-analítica: 46-68% dos erros. Fase analítica: 7-13% dos erros. Fase

Leia mais

O LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA

O LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA O LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA Instalações Sala de manipulações cores claras, iluminação natural (preferencialmente) s/ correntes de ar. Superfícies de trabalho revestidas por materiais lisos, resistentes,

Leia mais

03/08/2016. Patologia Clínica e Análises Laboratoriais Prof. Me. Diogo Gaubeur de Camargo

03/08/2016. Patologia Clínica e Análises Laboratoriais Prof. Me. Diogo Gaubeur de Camargo 2 3 4 5 6 Patologia Clínica e Análises Laboratoriais Prof. Me. Diogo Gaubeur de Camargo Especialidade médica Exames complementares Análise: Sangue; Urina; Líquor; Liquído peritoneal; Etc... Hematologia

Leia mais

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO LABORATÓRIO CENTRAL DE PERNAMBUCO LACEN/PE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO LABORATÓRIO CENTRAL DE PERNAMBUCO LACEN/PE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO LABORATÓRIO CENTRAL DE PERNAMBUCO LACEN/PE SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA Não deixe de preencher as informações a seguir: DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Prédio Sala Nome

Leia mais

COLETA DE MATERIAIS PARA EXAMES

COLETA DE MATERIAIS PARA EXAMES COLETA DE MATERIAIS PARA EXAMES PROFESSOR ENFERMEIRO DIÓGENES TREVIZAN Definição Consiste em colher sangue, urina, fezes e secreções, solicitados pelo médico, durante a internação do paciente. Em muitos

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Maringá SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ REFERENTE AOS EDITAIS 002/2009, 004/2009 e 005/2009 QUESTÕES OBJETIIVAS N ọ DE ORDEM: NOME DO CANDIDATO: N ọ DE INSCRIÇÃO: IINSTRUÇÕES

Leia mais

11. O uso de pérolas ou pedaços de vidro ou ainda de cerâmica porosa no aquecimento de soluções tem por objetivo:

11. O uso de pérolas ou pedaços de vidro ou ainda de cerâmica porosa no aquecimento de soluções tem por objetivo: ASSISTENTE DE LABORATÓRIO 4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 11 A 25 11. O uso de pérolas ou pedaços de vidro ou ainda de cerâmica porosa no aquecimento de soluções tem por objetivo: a) Acelerar a

Leia mais

TÉCNICAS PARASITOLÓGICAS DE TF-TEST (THREE FECAL TEST) CONVENTIONAL E MODIFIED

TÉCNICAS PARASITOLÓGICAS DE TF-TEST (THREE FECAL TEST) CONVENTIONAL E MODIFIED TÉCNICAS PARASITOLÓGICAS DE TF-TEST (THREE FECAL TEST) CONVENTIONAL E MODIFIED I. COMENTÁRIOS A técnica parasitológica de TF-Test Conventional, utilizando o kit comercial TF- Test, foi avaliada para o

Leia mais

Cargo: D-43 - Tecnólogo Laboratório Meio ambiente

Cargo: D-43 - Tecnólogo Laboratório Meio ambiente da Prova Prática QUESTÃO 1: Cargo: D-43 - Tecnólogo Laboratório Meio ambiente A titulometria volumétrica envolve a medida de volume de uma solução de concentração conhecida, necessária para reagir essencial

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Versão: 2016.01 Pag.: 1 de 6 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos para, limpeza e desinfecção das superfícies, instalações, equipamentos e materiais do Laboratório IHEF conforme as definições expressas

Leia mais

RESINA FENÓLICA PARA FUNDIÇÃO - DETERMINAÇÃO DO TEOR DE FENOL LIVRE

RESINA FENÓLICA PARA FUNDIÇÃO - DETERMINAÇÃO DO TEOR DE FENOL LIVRE SUMÁRIO Método de Ensaio Folha : 1 de 5 1_ Objetivo 2_ Princípio do método 3_ Definição 4_ Aparelhagem / reagentes 5_ Execução do ensaio 6_ Resultados 7_ Anexo A 1_ OBJETIVO 1.1_ Esta recomendação prescreve

Leia mais

Definições básicas aplicadas a biossegurança. Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira

Definições básicas aplicadas a biossegurança. Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira Definições básicas aplicadas a biossegurança Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira Definições Água estéril: é aquela que sofreu tratamento físico com a finalidade de eliminar qualquer tipo

Leia mais

Técnicas de Trabalho com Material Volumétrico

Técnicas de Trabalho com Material Volumétrico Universidade Federal de Goiás Instituto de Química Curso Experimental de Transformações Químicas 2010 Prof. Dr. Anselmo (adaptado, Agustina) Técnicas de Trabalho com Material Volumétrico 1 Objetivo Nesta

Leia mais

QUESTIONÁRIO MÍDIA 2

QUESTIONÁRIO MÍDIA 2 QUESTIONÁRIO MÍDIA 2 QUESTIONÁRIO 1- Em que gêneros bacterianos e por que utilizamos a coloração de Ziehl-Neelsen? 2- Com que finalidade utilizamos a coloração de Albert- Layborn? 3- Qual o método de coloração

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO HISTOPATOLOGIA Técnico Responsável pelo Laboratório: Lorinaldo Lopes de Moraes Docentes responsáveis

Leia mais

0. Situação de revisão: Situação Data Alteração Versão inicial Alterações no item 8.1 Gerar Folha de Trabalho

0. Situação de revisão: Situação Data Alteração Versão inicial Alterações no item 8.1 Gerar Folha de Trabalho 1 de 6 0. Situação de revisão: Situação Data Alteração 0.0 23.11.2010 Versão inicial 0.1 09.02.2017 Alterações no item 8.1 Gerar Folha de Trabalho 1. Objetivo: Este documento descreve as etapas e requisitos

Leia mais

ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos PROCESSAMENTO DO MATERIAL Limpeza: remoção da sujidade visível orgânica e inorgânica com uso da água, sabão e detergente neutro ou detergente enzimático

Leia mais

LABORATÓRIO ANÁLISE. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. ANALITICO

LABORATÓRIO ANÁLISE. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. ANALITICO Edição Análise Crítica Aprovação Data / / Data: / / Data: / / ASS.: ASS.: ASS.: NOME: Rozileide Agostinho NOME: Rozileide Agostinho NOME: Marcelo Villar FUNÇÃO/CARGO: Controle de Documentos e Dados FUNÇÃO/CARGO:

Leia mais

Hospital das Clínicas LABORATÓRIO. Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelos fiscais da sala.

Hospital das Clínicas LABORATÓRIO. Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelos fiscais da sala. Hospital das Clínicas 2010 C OD. 02 AUXILIAR DE LABORATÓRIO LEIA COM ATENÇÃO Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 02 Preencha os dados pessoais.

Leia mais

Reconhecer as vidrarias volumétricas utilizadas no preparo de soluções;

Reconhecer as vidrarias volumétricas utilizadas no preparo de soluções; AULA 5 Preparo e diluição de soluções OBJETIVOS Preparar soluções a partir de reagentes sólidos e líquidos; Fazer cálculos prévios da quantidade de reagentes sólidos ou líquidos necessários para o preparo

Leia mais

AULA 3. Soluções: preparo e diluição. Laboratório de Química QUI OBJETIVOS

AULA 3. Soluções: preparo e diluição. Laboratório de Química QUI OBJETIVOS AULA 3 Soluções: preparo e diluição OBJETIVOS Preparar soluções a partir de reagentes sólidos e líquidos; Fazer cálculos prévios da quantidade de reagentes sólidos ou líquidos necessários para o preparo

Leia mais

LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA CLÍNICA

LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA CLÍNICA BIO-QUIMICA LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA CLÍNICA Professora Msc. Melissa Kayser BIO-QUIMICA Ramo do laboratório clínico no qual os métodos químicos e bioquímicos são aplicados para pesquisa de uma doença.

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Coleta de Sangue para Exames Laboratoriais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Coleta de Sangue para Exames Laboratoriais 1 de 5 1- Situação de Revisão: Situação Data Alteração 0.0 06/09/2010 Validação 2- Referência: 01 CCIH Higienização das Mãos 40 DE-EP Punção de Acesso Venoso Periférico 3- Em que consiste? Consiste na

Leia mais

Colheita e manuseamento de fluidos biológicos

Colheita e manuseamento de fluidos biológicos Colheita e manuseamento de fluidos biológicos Na aula de hoje, vamos falar de: 1. Importância da análise de amostras biológicas como ferramentas de diagnóstico 2. Composição dos dois fluidos mais analisados:

Leia mais

Estudo Estudo da Química

Estudo Estudo da Química Estudo Estudo da Química Prof. Railander Borges Fale com o Professor: Email: rayllander.silva.borges@gmail.com Instagram: @rayllanderborges Facebook: Raylander Borges Aula 16 CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES 1.

Leia mais

TREINO DE PRÁTICAS E HABILIDADES Identificação das bactérias gram negativas NÃO fermentadoras PROFA Alessandra Barone

TREINO DE PRÁTICAS E HABILIDADES Identificação das bactérias gram negativas NÃO fermentadoras PROFA Alessandra Barone TREINO DE PRÁTICAS E HABILIDADES Identificação das bactérias gram negativas NÃO fermentadoras PROFA Alessandra Barone Ao entrar no laboratório, certifique-se de estar de cabelo preso, jaleco fechado, sapato

Leia mais

4 O anticoagulante mais utilizado na coleta de sangue para a extração de DNA é:

4 O anticoagulante mais utilizado na coleta de sangue para a extração de DNA é: CONCURSO PARA VAGA DE TÉCNICO DE LABORATÓRIO PROVA ESPECÍFICA 1ª FASE NOME: RG: DATA: 1 A extração de DNA é possível na seguinte condição: 2 - Um rastro fragmentado de DNA em gel de agarose indica: 3 A

Leia mais

02/05/2016. Normas de laboratório INTRODUÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO:

02/05/2016. Normas de laboratório INTRODUÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Disciplina: Análise de Alimentos Normas de laboratório INTRODUÇÃO Acidente de trabalho é todo evento: inesperado e indesejável que

Leia mais

Lavagem e Preparo e Esterilização de Materiais Utilizados em BLH

Lavagem e Preparo e Esterilização de Materiais Utilizados em BLH NOV 2011 BLH-IFF/NT- 45.11 Rede Nacional de Bancos de Leite Humano PNQBLH Programa Nacional de Qualidade em Bancos de Leite Humano Sede: FIOCRUZ/IFF-BLH Av. Rui Barbosa, 716 Flamengo Rio de Janeiro CEP:

Leia mais

Primeira aula. Apresentação da Disciplina. Características do sangue. Coleta de sangue. Extensão sanguínea e coloração. Hemograma

Primeira aula. Apresentação da Disciplina. Características do sangue. Coleta de sangue. Extensão sanguínea e coloração. Hemograma Primeira aula Apresentação da Disciplina Características do sangue Coleta de sangue Extensão sanguínea e coloração Hemograma Profa Elvira Shinohara Tecido líquido e renovável Plasma Células sanguíneas

Leia mais

Hematologia. 1. Coleta de sangue 14/08/2014. Coleta com anticoagulante adequado. Identificação do paciente. Rotulagem prévia dos frascos de coleta.

Hematologia. 1. Coleta de sangue 14/08/2014. Coleta com anticoagulante adequado. Identificação do paciente. Rotulagem prévia dos frascos de coleta. Hematologia Marcos K. Fleury Laboratório de Hemoglobinas Faculdade de Farmácia - UFRJ mkfleury@ufrj.br Coleta com anticoagulante adequado. Identificação do paciente. Rotulagem prévia dos frascos de coleta.

Leia mais

First Lab 25 anos de atuação Análises Clínicas nossos fornecedores são reconhecidos internacionalmente

First Lab 25 anos de atuação Análises Clínicas nossos fornecedores são reconhecidos internacionalmente A First Lab faz parte de um grupo sólido de empresas que trabalha pela vida, com mais de 25 anos de atuação e grande conhecimento no mercado da saúde. Nossa expertise é fornecer com responsabilidade e

Leia mais

Conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino,

Conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, Eduardo Silva. Conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços,

Leia mais

Microbiologia alimentar Medronho. Maria João de Almeida Pessoa Trigo. Escola Secundária Fonseca de Benevides, Lisboa 4 de Fevereiro de 2014

Microbiologia alimentar Medronho. Maria João de Almeida Pessoa Trigo. Escola Secundária Fonseca de Benevides, Lisboa 4 de Fevereiro de 2014 Microbiologia alimentar Medronho Maria João de Almeida Pessoa Trigo Escola Secundária Fonseca de Benevides, Lisboa 4 de Fevereiro de 2014 NORMAS DE SEGURANÇA Principais Normas de Segurança em Laboratório

Leia mais

SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA

SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA Conteúdo 9: Gerenciamento de Resíduos Sólidos Não Perigosos: Classificação dos Resíduos Sólidos (perigosos e não perigosos). Função do gerenciamento dos resíduos

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Maringá Pró-reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários TESTE SELETIVO EDITAL N O 107/2012-PRH INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA E PREENCHIMENTO DA FOLHA DE RESPOSTAS

Leia mais

CURSO PRÁTICO QUI 328 e 128 SÍNTESE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

CURSO PRÁTICO QUI 328 e 128 SÍNTESE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS CURSO PRÁTICO QUI 328 e 128 SÍNTESE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS Síntese I ( p-red) Nitrobenzeno Anilina Acetanilida p-nitro Acetanilida p-nitro Anilina p-red 1- OBTENÇÃO DA ANILINA -Estanho -Àcido clorídrico

Leia mais

MF-420.R-3 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE AMÔNIA (MÉTODO DO INDOFENOL).

MF-420.R-3 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE AMÔNIA (MÉTODO DO INDOFENOL). MF-420.R-3 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE AMÔNIA (MÉTODO DO INDOFENOL). Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 686, de 25 de julho de 1985. Publicada no DOERJ de 14 de julho de 1985. 1. OBJETIVO O objetivo

Leia mais

MATERIAIS BÁSICOS DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA. Tópicos de Química Experimental. Débora Alvim/ Willian Miguel

MATERIAIS BÁSICOS DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA. Tópicos de Química Experimental. Débora Alvim/ Willian Miguel MATERIAIS BÁSICOS DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA Tópicos de Química Experimental Débora Alvim/ Willian Miguel BÉQUER OU BECHER É de uso geral em laboratório: Serve para fazer reações entre soluções Dissolver

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS AO CARGO DE TÉCNICO DE LABORATÓRIO Área: QUÍMICA D

RESPOSTAS AOS RECURSOS AO CARGO DE TÉCNICO DE LABORATÓRIO Área: QUÍMICA D RESPOSTAS AOS RECURSOS AO CARGO DE TÉCNICO DE LABORATÓRIO Área: QUÍMICA D QUESTÃO 27 O técnico do laboratório pesou uma pequena barra de alumínio em uma balança cuja incerteza é ± 0,1 g e o valor obtido

Leia mais

Identificação UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL LCMEC - PA 025. Página COLETA DE AMOSTRA 01 de 07. Procedimento Para Coleta de Amostras

Identificação UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL LCMEC - PA 025. Página COLETA DE AMOSTRA 01 de 07. Procedimento Para Coleta de Amostras COLETA DE AMOSTRA 01 de 07 Procedimento Para Coleta de Amostras 1. PRINCÍPIO Para que os resultados dos métodos de análise expressem valores representativos da quantidade total de substância disponível,

Leia mais

S O

S O S O OBRE MACALÉ O Macalé é uma empresa que está sempre atualizada, adaptando-se às novas tendências, trazendo o que há de melhor e mais moderno para seus inúmeros clientes. Aditivos e ingredientes para

Leia mais

Instruções de laboratório

Instruções de laboratório LCE0182 Química Analítica Quantitativa Instruções de laboratório Wanessa Melchert Mattos wanemelc@usp.br RECOMENDAÇÕES INICIAIS O curso de Química Analítica Quantitativa constará de aulas teóricas e trabalhos

Leia mais

O sangue e seus constituintes. Juliana Aquino. O sangue executa tantas funções que, sem ele, de nada valeria a complexa organização do corpo humano

O sangue e seus constituintes. Juliana Aquino. O sangue executa tantas funções que, sem ele, de nada valeria a complexa organização do corpo humano O sangue e seus constituintes Juliana Aquino O sangue executa tantas funções que, sem ele, de nada valeria a complexa organização do corpo humano O sangue e seus constituintes É através da circulação sanguínea

Leia mais

EQUIPAMENTO BÁSICO DE LABORATÓRIO

EQUIPAMENTO BÁSICO DE LABORATÓRIO 1 EQUIPAMENTO BÁSICO DE LABORATÓRIO MATERIAL DE VIDRO: TUBO DE ENSAIO Utilizado principalmente para efetuar reações químicas em pequena escala. 2 BÉQUER ou BÉCKER Recipiente com ou sem graduação, utilizado

Leia mais

XVIII MARATONA CEARENSE DE QUÍMICA. 8 O Ano. Experiência. Recicláveis Desunidos

XVIII MARATONA CEARENSE DE QUÍMICA. 8 O Ano. Experiência. Recicláveis Desunidos 8 O Ano Experiência Recicláveis Desunidos Material: 1. Frasco de vidro com tampa 2. 100mL de Água destilada 3. 100mL de Álcool isopropílico 4.Anéis de plástico de tampas de refrigerantes de cores variadas

Leia mais

XVI Maratona Cearense de Química º Ano. Experiência 1

XVI Maratona Cearense de Química º Ano. Experiência 1 - 2013 8º Ano Experiência 1 Material: 1. Erlenmeyer 500mL com tampa 2. Cinco béqueres de 150 ml 3. 100 ml de mel (Karo) 4. 100 ml de glicerina 5. 100 ml de água com corante 6. 100 ml de óleo de cozinha

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão EBRACLEAN

Procedimento Operacional Padrão EBRACLEAN EBRACLEAN Solução desincrustante e biocida para limpeza e lavagem especial do sistema hidráulico de analisadores hematológicos. AMOSTRA Não se aplica EBRACLEAN MS: 10159820133 Analisadores hematológicos

Leia mais

1- COLETA DE SANGUE PERIFÉRICO

1- COLETA DE SANGUE PERIFÉRICO 1- COLETA DE SANGUE PERIFÉRICO A coleta de sangue periférico também é conhecida como venopunção e flebotomia, tendo em vista que o profissional que realiza a coleta é chamado de flebotomista. O sangue

Leia mais

AULA PRÁTICA N 15: DETERMINAÇÃO DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO NA ÁGUA OXIGENADA Volumetria de oxirredução permanganimetria volumetria direta

AULA PRÁTICA N 15: DETERMINAÇÃO DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO NA ÁGUA OXIGENADA Volumetria de oxirredução permanganimetria volumetria direta 3 AULA PRÁTICA N 15: DETERMINAÇÃO DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO NA ÁGUA OXIGENADA Volumetria de oxirredução permanganimetria volumetria direta REAGENTES: Solução de permanganato de potássio 0,02 mol L -1,

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL Nº 67/2011 ANEXO I - ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO FORMULÁRIO PADRONIZADO DE PROPOSTA Página 1 de 8

PREGÃO PRESENCIAL Nº 67/2011 ANEXO I - ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO FORMULÁRIO PADRONIZADO DE PROPOSTA Página 1 de 8 88.541.354/0001-94 Página 1 de 8 1 1,00 Un LOTE 01 1 15,00 Frc Soro Anti - A: Soroclone ( Anticorpos monoclonais murinos, de classe IgM), para Determinação de grupos sanguineos ABO em lamina e tubos. frascos

Leia mais

Plásticos para Cultivo Celular

Plásticos para Cultivo Celular Plásticos para Cultivo Celular Linha Cultivo de Células e Tecidos Fabricada em poliestireno cristal virgem (GPPS), oferece produtos com alta transparência para ótima visualização e sem presença de contaminantes,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE QUÍMICA

AVALIAÇÃO DE QUÍMICA Nome: nº: Ensino: ano/série: Componente Curricular: Professor(a): Data: / / Nota: AVALIAÇÃO DE QUÍMICA Instruções: (1) Preencha por completo o cabeçalho da avaliação. (2) Responda às questões dissertativas

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS Instalação: CANIL DO DCCRA Docente responsável pelo laboratório: Prof. Flavia de Almeida Lucas (Chefe DCCRA)

Leia mais

LABORATÓRIO ANÁLISE. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. ANALITICO

LABORATÓRIO ANÁLISE. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. ANALITICO Edição Análise Crítica Aprovação Data / / Data: / / Data: / / ASS.: ASS.: ASS.: NOME: Rozileide Agostinho NOME:Rozileide Agostinho NOME: Marcelo Villar FUNÇÃO/CARGO: Controle de Documentos e Dados FUNÇÃO/CARGO:

Leia mais

Departamento de Zoologia da Universidade de Coimbra

Departamento de Zoologia da Universidade de Coimbra Departamento de Zoologia da Universidade de Coimbra MICROBIOLOGIA António Verissimo Paula Morais Coloração de Gram Esta técnica permite subdividir as bactérias em dois grandes grupos: as designadas Gram

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PUBLICADO EM D.O.E.; SEÇÃO I; SÃO PAULO - 04/07/95 Portaria CVS-11, de 04-07-95 Dispõe sobre condições ideais de trabalho relacionadas ao controle de doenças transmissíveis em estabelecimentos de assistência

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA COLETA EM CANINOS E FELINOS

PROCEDIMENTOS PARA COLETA EM CANINOS E FELINOS PROCEDIMENTOS PARA COLETA EM CANINOS E FELINOS INTRODUÇÃO Uma das principais finalidades dos resultados dos exames laboratoriais é esclarecer as dúvidas durante a anamnese e exame físico realizado pelo

Leia mais

EXTRAÇÃO DE DNA DE SANGUE (LEUCÓCITOS)

EXTRAÇÃO DE DNA DE SANGUE (LEUCÓCITOS) EXTRAÇÃO DE DNA DE SANGUE (LEUCÓCITOS) A) Obtenção de Leucócitos 1. Coletar 5mL de sangue em tubos contendo EDTA potássio (50uL de EDTA (k 3) a 15%). O EDTA é uma substância anticoagulante. Existem outras

Leia mais

2. Aplicabilidade: Bioquímicos/biomédicos do setor de Hematologia

2. Aplicabilidade: Bioquímicos/biomédicos do setor de Hematologia 1. Sinonímia: Hemograma 2. Aplicabilidade: Bioquímicos/biomédicos do setor de Hematologia 3. Aplicação clínica Exame laboratorial de rotina para avaliação quantitativa e qualitativa dos elementos figurados

Leia mais

- ROTEIRO DE LABORATÓRIO -

- ROTEIRO DE LABORATÓRIO - DISCIPLINA: DATA : - ROTEIRO DE LABORATÓRIO - VISTO PROF: NOTA: Experimento: Semestre: GRUPO BANCADA 1. Objetivo: Este experimento possibilita a visualização de características morfológicas de alguns tipos

Leia mais

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS QUESTÃO: 21 A Bilirrubina é um subproduto do metabolismo da hemoglobina e é considerada extremamente fotossensível. Para obtermos uma estabilidade ótima na dosagem de bilirrubina total e de suas frações,

Leia mais

COLETA E COLETA CONSERVAÇÃO E DAS FEZES CONSERVAÇÃO DAS FEZES

COLETA E COLETA CONSERVAÇÃO E DAS FEZES CONSERVAÇÃO DAS FEZES COLETA E COLETA CONSERVAÇÃO E DAS FEZES CONSERVAÇÃO DAS FEZES MÉTODOS DE EXAMES COPROLÓGICOS São inúmeros os métodos de exames coprológicos descritos na literatura, os quais

Leia mais

Roteiro para aula prática de Técnicas Parasitológicas. Ingestão de ovos de helmintos ou cistos de protozoários

Roteiro para aula prática de Técnicas Parasitológicas. Ingestão de ovos de helmintos ou cistos de protozoários Roteiro para aula prática de Técnicas Parasitológicas 1. Introdução Exame de fezes ou exame coproparasitológico Laboratório de coproparasitologia l Riscos específicos no Laboratório de Parasitologia Clínica

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo FOSFATIDILSERINA, ANTICORPOS IgM, IgG e IgA ALTERAÇÃO DE LAYOUT... 2 TESTE DO PEZINHO ESTENDIDO - INCLUSÃO DE EXAME... 3 TEMPO DE TROMBINA - ALTERAÇÕES

Leia mais

MINI LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS

MINI LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS MINI LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS O AMBIENTE (27 EXPERIÊNCIAS) AR (6 experiências) A ÁGUA (12 experiências) O SOLO (4 experiências) O TEMPO (5 experiências) 1 ACETONA 100 ml 1 AZUL DE METILENO 20 ml 1 BARBANTE

Leia mais

COLETA E TRANSPORTE DE AMOSTRAS BIOLÓGICAS

COLETA E TRANSPORTE DE AMOSTRAS BIOLÓGICAS COLETA E TRANSPORTE DE AMOSTRAS BIOLÓGICAS Dra Maria Salete Sartori Biomédica / Bióloga Supervisora técnica da STLAC Mestrado em Metabolismo e Nutrição Seção Técnica de Laboratório de Análises Clínicas

Leia mais

5 Aula Prática Exame do Microcultivo de levedura. Plaqueameno de Açúcar. Ensaio de Óxido-Redução com Resazurina

5 Aula Prática Exame do Microcultivo de levedura. Plaqueameno de Açúcar. Ensaio de Óxido-Redução com Resazurina IB UNESP - Rio Claro CCA - UFSCar Araras II CURSO DE MONITORAMENTO DA FERMENTAÇÃO ETANÓLICA PERÍODO: 11 a 15 DE FEVEREIRO DE 2008 ATIVIDADES PRÁTICAS 5 Aula Prática Exame do Microcultivo de levedura. Plaqueameno

Leia mais

Técnicas Microbiológicas

Técnicas Microbiológicas IX Semana de Biologia da UFPB Técnicas Microbiológicas e Rotina Laboratorial Laboratório de Genética de Microrganismos - DBM Conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos

Leia mais

ANEXO 3 - REVISADO PLANILHA QUANTITATIVA/ QUALITATIVA DOS MATERIAIS DE CONSUMO PARA LABORATÓRIO A SEREM FORNECIDOS AO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE HUMAITÁ

ANEXO 3 - REVISADO PLANILHA QUANTITATIVA/ QUALITATIVA DOS MATERIAIS DE CONSUMO PARA LABORATÓRIO A SEREM FORNECIDOS AO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE HUMAITÁ ± 2 1 de 8 ANEXO 3 - REVISADO PLANILHA QUANTITATIVA/ QUALITATIVA DOS MATERIAIS DE CONSUMO PARA LABORATÓRIO A SEREM FORNECIDOS AO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE HUMAITÁ Item Materiais Unidade Quant. Descrição

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO DE PATOLOGIA APLICADA - LApap Docente responsável pelo laboratório: Profa. Gisele Fabrino Machado

Leia mais

Base destinada para a preparação do meio para a diferenciação e identificação de bactérias coliformes baseadas na fermentação da lactose.

Base destinada para a preparação do meio para a diferenciação e identificação de bactérias coliformes baseadas na fermentação da lactose. Base de Agar Endo 500 g Base destinada para a preparação do meio para a diferenciação e identificação de bactérias coliformes baseadas na fermentação da lactose. Indicações: Suspender 36 g em 1 L de água

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE COLORAÇÃO

PROCEDIMENTOS DE COLORAÇÃO PROCEDIMENTOS DE COLORAÇÃO Microbiologia Prof. Márcia R. F. Geraldo Perdoncini 1. OBJETIVO As técnicas de coloração usadas em microbiologia se destinam à observação de estruturas morfológicas como esporos,

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 13. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 13. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 13 Profª. Tatiane da Silva Campos Limpeza, Desinfecção, Esterilização e Anti-sepsia em Estabelecimentos de Saúde. - Escolher o procedimento que deverá ser realizado esta

Leia mais

TEL: (77)

TEL: (77) SARAH_FILADELFO@HOTMAIL.COM TEL: (77) 9999-6558 EDUCAÇÃO E BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE Prof: Sarah Filadelfo O que é biossegurança? O SIGNIFICADO DE BIO (DO GREGO BIOS) =VIDA E SEGURANÇA SE REFERE

Leia mais

TÉCNICAS DE CITOLOGIA. Silene Gomes Correa

TÉCNICAS DE CITOLOGIA. Silene Gomes Correa TÉCNICAS DE CITOLOGIA Silene Gomes Correa Preparo de Amostras Citológicas 1 2 3 4 5 Descrever coloração, viscosidade e volume Centrifugar em 2100 RPM por 10 Decantar Cito-centrifugar o sedimento Amostras

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO: ENDOCRINOLOGIA Docente responsável pelo laboratório: Prof. Guilherme de Paula Nogueira 1. Introdução

Leia mais

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS. C) apenas II, III e IV D) I, II, III e IV

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS. C) apenas II, III e IV D) I, II, III e IV SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS 01. Tratar de forma diferenciada os desiguais, oferecendo mais a quem precisa mais, procurando reduzir as desigualdades. Esse enunciado é um dos princípios éticos/doutrinários

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão - POP

Procedimento Operacional Padrão - POP Página 1 de 12 Biobanco Procedimento Operacional Padrão para: Processamento de Sangue POP: V. 1.0 Nome: Extração de DNA em sangue total Efetiva: dezembro, 22 autora: Erika Regina Manuli Aprovação Profa.

Leia mais

GABARITO: PROVA ESCRITA

GABARITO: PROVA ESCRITA 1 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos GABARITO: PROVA ESCRITA EDITAL 011/2015-PPGTA - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA

Leia mais

Professor Daniel Rossi Janeiro de 2012

Professor Daniel Rossi Janeiro de 2012 Equipamentos de Laboratório Professor Daniel Rossi Janeiro de 2012 [Escolha a data] O LABORATORIO A palavra laboratório provém da união de duas palavras latinas: labor = trabalho + oratorium = lugar de

Leia mais

SELEÇÃO E MANUSEIO DE REAGENTES E OUTROS PRODUTOS QUÍMICOS

SELEÇÃO E MANUSEIO DE REAGENTES E OUTROS PRODUTOS QUÍMICOS QFL0230 2014 SELEÇÃO E MANUSEIO DE REAGENTES E OUTROS PRODUTOS QUÍMICOS CLASSIFICAÇÃO! reagent-grade, grau de pureza analítico, p.a. de acordo com o comitê de reagents da ACS (American Chemical Society);

Leia mais

Preparo dos materiais para uso no atendimento ao paciente. Seminário de Biossegurança, curso de Odontologia UNIEURO.

Preparo dos materiais para uso no atendimento ao paciente. Seminário de Biossegurança, curso de Odontologia UNIEURO. Preparo dos materiais para uso no atendimento ao paciente Seminário de Biossegurança, curso de Odontologia UNIEURO. Introdução: O preparo dos materiais para uso no atendimento aos pacientes prevê a elaboração

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO: VIROLOGIA E CULTIVO CELULAR Docente responsável pelo laboratório: Profa. Tereza Cristina Cardoso

Leia mais

4. Materiais e Métodos 4.1. Preparo da biomassa

4. Materiais e Métodos 4.1. Preparo da biomassa 4. Materiais e Métodos 4.1. Preparo da biomassa A cepa de Rhodococcus ruber empregada nos experimentos, como biossorvente, foi fornecida pela Fundação Tropical de Pesquisas e Tecnologia André Toselo (São

Leia mais

Associação Brasileira de Química XI Maratona Cearense de Química a Fase 1 o Ano 22/08/08. Experiência 1

Associação Brasileira de Química XI Maratona Cearense de Química a Fase 1 o Ano 22/08/08. Experiência 1 Associação Brasileira de Química XI Maratona Cearense de Química 2008 2 a Fase 1 o Ano Experiência 1 8 tubos de ensaio. Solução de Ba(OH) 2. Pipeta graduada. 4 conjuntos de mangueiras e rolhas. 1 estante

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO: ENDOTOXEMIA E ENFERMIDADES DE GRANDES ANIMAIS (LEEGA) Docentes responsáveis pelo laboratório: Profa.

Leia mais

Escola Secundária / 3º CEB da Batalha ACTIVIDADE LABORATORIAL DE FÍSICA E QUÍMICA A FORMAÇÃO ESPECÍFICA ENSINO SECUNDÁRIO. Ano de Escolaridade : 11

Escola Secundária / 3º CEB da Batalha ACTIVIDADE LABORATORIAL DE FÍSICA E QUÍMICA A FORMAÇÃO ESPECÍFICA ENSINO SECUNDÁRIO. Ano de Escolaridade : 11 Escola Secundária / 3º CEB da Batalha ACTIVIDADE LABORATORIAL DE FÍSICA E QUÍMICA A FORMAÇÃO ESPECÍFICA ENSINO SECUNDÁRIO Ano de Escolaridade : 11 AL 2.2 Chuva normal e chuva ácida A classificação em chuva

Leia mais