Identificação UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL LCMEC - PA 025. Página COLETA DE AMOSTRA 01 de 07. Procedimento Para Coleta de Amostras

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Identificação UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL LCMEC - PA 025. Página COLETA DE AMOSTRA 01 de 07. Procedimento Para Coleta de Amostras"

Transcrição

1 COLETA DE AMOSTRA 01 de 07 Procedimento Para Coleta de Amostras 1. PRINCÍPIO Para que os resultados dos métodos de análise expressem valores representativos da quantidade total de substância disponível, é imprescindível recorrer a técnica de coleta definida e uniforme. 2. DEFINIÇÕES E/OU ABREVIAÇÕES Insumo: matéria-prima e materiais de embalagem empregados na manipulação e acondicionamento de preparações magistrais e oficinais. Produto semi-acabado: produto parcialmente processado, que deve sofrer subsequentes etapas de produção. Produto acabado: produto que tenha passado por todas as etapas de manipulação, incluindo rotulagem e embalagem final. Matriz homeopática: forma farmacêutica derivada, preparada segundo os compêndios homeopáticos reconhecidos internacionalmente, que constitui estoque para as preparações homeopáticas. 3. PROCEDIMENTO O frasco de acondicionamento da amostra deve estar devidamente limpo e seco, pois resíduos de substâncias detergentes e sanitizantes podem interferir nas análises. Coletar a amostra utilizando paramentação adequada como jaleco de mangas longas, luvas, máscara e touca. Coletar a amostra com utensílios apropriados devidamente limpos, e preferencialmente destinados exclusivamente para este fim. A quantidade de amostra a ser coletada é informada previamente pelo Laboratório, de acordo com a quantidade necessária para a execução dos testes analíticos solicitados, o ANEXO I - Quantidade de Amostra Para a Coleta, descreve as quantidades necessárias para alguns ensaios padrão, em outras situações o laboratório informará qual a quantidade necessária. O acondicionamento e o transporte da amostra para o laboratório deve ser nas condições em que a amostra é mantida e preservada na farmácia de origem. Dados do Laboratório: Fundação Universidade de Caxias do Sul Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos Rua Francisco Getúlio Vargas,1130, Bairro Petrópolis, Bloco S, Sala 314 CEP: CNPJ: / IE: 029/

2 COLETA DE AMOSTRA 02 de Identificar o(s) frasco(s), no(s) qual será coletada a amostra, com os seguintes dados, no momento da coleta, quando aplicável: a) nome e endereço da empresa solicitante do serviço. b) descrição completa da amostra. c) quantidade (g/ml/unidade). d) lote. e) fornecedor. e) data e hora da coleta. f) nome da pessoa responsável pela coleta. g) nº protocolo SINAMM (Para clientes Anfarmag que participam do SINAMM). O Anexo II - Modelos de Rótulos, traz alguns modelos de rótulos Coleta de insumos farmacêuticos Líquidos Antes da coleta, agitar a embalagem para completa homogeneização. Retirar as alíquotas da matéria-prima com auxílio de pipeta de vidro. Coletar a amostra em um frasco de vidro previamente sanitizado. Tampar o frasco de modo que não haja vazamentos. Enviar com a amostra, uma cópia do certificado do fornecedor Sólidos Sanitizar as embalagens de matérias-primas com um pano umedecido com álcool 70% (p/p), antes da coleta. Retirar, com auxílio de uma espátula de aço inoxidável, porções da matéria-prima, na parte superior, intermediária e inferior do recipiente contendo o lote desejado. Colocar em embalagem de plástico ou vidro limpa e sanitizada. Enviar com a amostra, uma cópia do certificado do fornecedor Coleta de produtos acabados e semi-acabados Formas farmacêuticas sólidas Coletar, com auxílio de uma espátula ou pinça de aço inoxidável, aleatoriamente a quantidade necessária de amostras para realização dos testes, conforme informado pelo Laboratório. Colocar em embalagem de plástico ou de vidro limpa e sanitizada ou sacos plásticos novos. Enviar com a amostra a Ordem de Manipulação e/ou Ficha de Pesagem.

3 COLETA DE AMOSTRA 03 de Formas farmacêuticas líquidas Antes da coleta, agitar a embalagem para completa homogeneização. Retirar as alíquotas da amostra com auxílio de pipeta de vidro. Enviar a amostra preferencialmente na própria embalagem que o produto será comercializado em quantidade suficiente para realização dos ensaios. Tampar o frasco de modo que não haja vazamentos. Enviar com a amostra a Ordem de Manipulação Pool matriz homeopática Enviar a amostra preferencialmente em frascos de cor escura, para evitar danos às amostras que são sensíveis à luz. Homogeneizar todas as matrizes individualmente antes da coleta. Para a coleta de pool de matrizes, todas devem ser do mesmo grau alcoólico. Retirar, com auxílio de uma pipeta de vidro, quantidade igual de cada matriz homeopática. Homogeneizar. No caso de realização de análise microbiológica e teor alcoólico, preparar 40mL do pool e a partir deste, separar 20mL em outro frasco, para análise de teor alcoólico. Tampar adequadamente, preferencialmente com auxílio de batoque e tampa, para não vazar. Identificar os frascos com um lote interno da farmácia que seja possível rastrear para as matrizes coletadas. Enviar com a amostra a Ordem de Manipulação Formas farmacêutica semi-sólidas Realizar a amostragem com uma espátula limpa e sanitizada. A coleta de amostra para análise microbiológica deve ser realizada em condições assépticas, e pessoal devidamente uniformizado e munido de EPI, de forma que impeçam qualquer probabilidade de alguma contaminação. Fazer uma assepsia ou sanitização da parte externa do material de acondicionamento e dos materiais utilizados para auxiliar na coleta (espátula, pipeta, pinça, tesoura etc) utilizando álcool 70 % (p/p). Homogeneizar a amostra antes da coleta, quando aplicável. Enviar para análise em frascos plásticos ou de vidro limpos e sanitizados ou na própria embalagem onde será comercializado. Enviar com a amostra a Ordem de Manipulação.

4 3.4. Coleta de água Água purificada Identificação COLETA DE AMOSTRA 04 de 07 Sanitizar parte externa da torneira ou mangueira com álcool 70% (V/V). Deixar a água correr por aproximadamente 1 a 2 minutos. Retirar a tampa do frasco de coleta, limpo e sanitizado. Encher pelo menos ¾ do frasco (a quantidade de amostra irá depender dos testes realizados) cuidando para não encostar a boca do frasco na torneira. Tampar bem frasco e identificá-lo anotando nome, endereço, data e hora da coleta e o tipo de processo de purificação da água (deionizada, destilada, osmose reversa, etc.). Preferencialmente enviar a amostra refrigerada em caixa de isopor. Enviar a amostra o mais rápido possível para o laboratório após a coleta Água potável Limpar a parte externa da torneira com sabão neutro. Enxaguar. Sanitizar com álcool 70% (V/V). Deixar a água correr por aproximadamente 1 a 2 minutos. Retirar a tampa do frasco de coleta, limpo e sanitizado. Encher pelo menos ¾ do frasco (a quantidade de amostra irá depender dos testes realizados), cuidando para não encostar a boca do frasco na torneira. Tampar bem frasco e identificá-lo anotando nome, endereço, data e hora da coleta e a origem da água (caixa d água, poço artesiano, direta da rua, etc). Preferencialmente, enviar a amostra refrigerada em caixa de isopor. Enviar a amostra o mais rápido possível para o laboratório após a coleta. A amostra de água potável clorada, para microbiologia, necessita da adição de 0,1% de Tiossulfato de Sódio a 10% para neutralizar a ação do cloro, por isso, os frascos de coleta fornecidos pelo LCMEC contém pastilhas desta substância. IMPORTANTE: NOTA 1: A amostragem da água deverá ser realizada o mais rápido possível para evitar contaminações. NOTA 2: O tempo indicado para análise de ph em água é de 15 minutos em relação a coleta. Para as amostras que forem analisadas fora deste prazo, será informado no Relatório de Ensaio que o prazo de 15minutos não foi atendido. NOTA 3: O laboratório mantém este anexo atualizado no site e não se responsabiliza por cópias impressas não atualizadas.

5 4. REFERÊNCIA Identificação COLETA DE AMOSTRA 05 de 07 BRASIL, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC 67/07 de 08 de outubro de Dispõe sobre regulamento Técnico sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias e seus Anexos.

6 COLETA DE AMOSTRA 06 de 07 ANEXO I Quantidade de Amostra Para a Coleta Amostras Água purificada (físico-químico + microbiológico) Água potável (físico-químico + microbiológico) Base galênica ou produto acabado (Microbiológico) Pool matriz homeopática Microbiologia Pool matriz homeopática Teor alcoólico Matéria-prima doseamento Insumo inerte homeopático Cápsulas para doseamento Cápsulas para doseamento + uniformidade de dose Quantidades de amostra para ser enviada 2000mL FQ + 200mL micro 1000mL FQ + 200mL micro 40g 20mL 20mL 2g com Laudo do fornecedor 100mL álcool / 50g glóbulos 40 cápsulas 60 cápsulas

7 COLETA DE AMOSTRA 07 de 07 ANEXO II Modelos de Rótulos Modelo Insumo Farmacêutico: Identificação do insumo (DCB): Lote fornecedor: de fabricação: de validade: da amostragem: Responsável pela coleta: Modelo Produto Acabado ou Semi-acabado: Identificação do produto: Registro/Lote Interno: de manipulação: de amostragem: Dosagem: de validade: Responsável pela coleta Modelo Pool Matriz Homeopática Microbiologia e Teor Alcoólico: Identificação do produto: Registro interno: Ano de fabricação: Responsável pela coleta: Grau alcoólico: de validade: de amostragem: Modelo Água Purificada ou Potável: Tipo de água: /hora da coleta: Local da coleta: Responsável pela coleta:

Identificação UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL LCMEC - PA Data PROCEDIMENTO AUXILIAR Página COLETA DE AMOSTRA 01 de 07

Identificação UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL LCMEC - PA Data PROCEDIMENTO AUXILIAR Página COLETA DE AMOSTRA 01 de 07 COLETA DE AMOSTRA 01 de 07 PROCEDIMENTO PARA COLETA DE AMOSTRAS 1. PROCEDIMENTO: A coleta da amostra é de responsabilidade e realizada pelo cliente. O frasco de acondicionamento da amostra deve estar devidamente

Leia mais

COLETA DE AMOSTRA 01 de 06

COLETA DE AMOSTRA 01 de 06 01 de 06 1. PRINCÍPIO Para que os resultados dos métodos de análise expressem valores representativos da quantidade total de substância disponível, é imprescindível recorrer a técnica de coleta definida

Leia mais

RDC67/07 C.G

RDC67/07 C.G SECRETARIA MUNICIPAL SAUDE Coordenação de Vigilância em Saúde Gerência de Produtos e Serviços de Interesse da Saúde Subgerência de Medicamentos ROTEIRO DE INSPEÇÃO PARA FARMÁCIA 1.Tipo de preparação que

Leia mais

AMOSTRA MICROBIOLÓGICA Água Potável

AMOSTRA MICROBIOLÓGICA Água Potável QUANDO O KIT FOR ENTREGUE NO ESTABELECIMENTO, POR FAVOR, COLOCAR A BOLSA DE GELO NO CONGELADOR AMOSTRA MICROBIOLÓGICA Água Potável 1. Preparação Limpeza Lavar as mãos e antebraços com água e sabão neutro

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA COLETA E ENVIO DE MATERIAL PARA LABORATÓRIO

PROCEDIMENTOS PARA COLETA E ENVIO DE MATERIAL PARA LABORATÓRIO PROCEDIMENTOS PARA COLETA E ENVIO DE MATERIAL PARA LABORATÓRIO 1 AVICULTURA COMERCIAL 1.1 Aves vivas para necropsia 1.1.1 Identificação: identificar empresa remetente, lote, tipo de exploração, linhagem,

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Página 2/11 Elaborado por: AUDREI NUNES FERNANDES MATINATTI Garantia da Qualidade Aprovado por: MAGALI BENJAMIM DE ARAÚJO Coordenadora 1 Objetivo Descrição do procedimento para coleta de amostras para

Leia mais

COLETA DE ÁGUA DE DIÁLISE

COLETA DE ÁGUA DE DIÁLISE Página 1 de 5 1 1. DESCRIÇÃO E CUIDADOS GERAIS: A técnica a ser adotada para a coleta de amostras depende da matriz a ser amostrada, do tipo de amostra a ser efetuada e da natureza do ensaio solicitado.

Leia mais

RDC de outubro de Produção Controle de Qualidade Amostragem

RDC de outubro de Produção Controle de Qualidade Amostragem RDC 48 25 de outubro de 2013 Produção Controle de Qualidade Amostragem Amostragem de materiais item 16 Denifição: Conjunto de operações de retirada e preparação de amostras. Amostragem de materiais item

Leia mais

COLETA DE AMOSTRAS AMBIENTAIS

COLETA DE AMOSTRAS AMBIENTAIS COLETA DE AMOSTRAS AMBIENTAIS ANÁLISE MICROBIOLÓGICA (Bactérias Heterotróficas, Coliformes Totais, Coliformes Termotolerantes ou Fecais, Escherichia coli). 1. Coleta de amostra de água tratada a) Esta

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL COLETA E ENVIO DE MATERIAL PARA LABORATÓRIO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL COLETA E ENVIO DE MATERIAL PARA LABORATÓRIO CÓDIGO: PO2053 12 EMISSÃO: 22/03/2012 ESCOPO PROCEDIMENTO OPERACIONAL COLETA E ENVIO DE MATERIAL PARA LABORATÓRIO N DA REVISÃO: 02 DATA DA REVISÃO: 08/09/2017 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO 3. CONDIÇÕES GERAIS

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO, MANIPULAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DA NUTRIÇÃO ENTERAL

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO, MANIPULAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DA NUTRIÇÃO ENTERAL BOAS PRÁTICAS NO PREPARO, MANIPULAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DA NUTRIÇÃO ENTERAL Juliana Magalhães da Cunha Rêgo Nutricionista - UECE Especialista em Nutrição Clínica - UGF Pós-Graduanda em Nutrição e Exercício

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1 de 6 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS: As amostragens são realizadas conforme esse procedimento para uma padronização das amostras e também uma maior segurança da integridade das mesmas; Os cumprimentos corretos

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências e Biológicas e da Saúde Curso: Farmácia Disciplina: Controle de Qualidade I Professor(es): Núcleo Temático: Medicamentos DRT: 1127025 Código da Disciplina: 061.1513-6

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL COLETA E ENVIO DE MATERIAL PARA LABORATÓRIO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL COLETA E ENVIO DE MATERIAL PARA LABORATÓRIO CÓDIGO: PO2053 12 EMISSÃO: 22/03/2012 ESCOPO PROCEDIMENTO OPERACIONAL COLETA E ENVIO DE MATERIAL PARA LABORATÓRIO N DA REVISÃO: 00 DATA DA REVISÃO: 22/03/2012 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO 3. CONDIÇÕES GERAIS

Leia mais

BPF BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO PARA EXCIPIENTES FARMACÊUTICOS. RDC nº 34/2015 ANVISA

BPF BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO PARA EXCIPIENTES FARMACÊUTICOS. RDC nº 34/2015 ANVISA Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 10 de Agosto a RDC nº 34/2015 que determina o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação para empresas fabricante de excipientes farmacêuticos. A

Leia mais

Guia de Orientação para Farmácias de Manipulação

Guia de Orientação para Farmácias de Manipulação Guia de Orientação para Farmácias de Manipulação Os documentos relacionados abaixo devem estar disponíveis na farmácia para avaliação da autoridade sanitária na hora da inspeção, outros documentos que

Leia mais

adota a seguinte Resolução da Diretoria Colegiada e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação:

adota a seguinte Resolução da Diretoria Colegiada e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação: RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº.214, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2006. Dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Medicamentos para Uso Humano em farmácias. adota a seguinte Resolução da Diretoria

Leia mais

PATROCINADOR PLATINA

PATROCINADOR PLATINA PATROCINADOR PLATINA PREVENINDO E CORRIGINDO AS PRINCIPAIS CAUSAS DE AUTUAÇÕES SANITÁRIAS COM BASE NA RDC 67 Apresentação João Oliveira e Wagner Ferrarezi Consultores de Marketing e Qualidade Atuação desde

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA COLHEITA, COLETA, ENVIO E PRESERVAÇÃO DE AMOSTRAS

PROCEDIMENTO PARA COLHEITA, COLETA, ENVIO E PRESERVAÇÃO DE AMOSTRAS 1.OBJETIVO Estabelecer normas para a coleta de amostras destinadas às análises microbiológicas e físicoquímicas. Os procedimentos devem estar adequados para a manutenção da integridade da amostra. 2.DOCUMENTOS

Leia mais

Cargo: D-43 - Tecnólogo Laboratório Meio ambiente

Cargo: D-43 - Tecnólogo Laboratório Meio ambiente da Prova Prática QUESTÃO 1: Cargo: D-43 - Tecnólogo Laboratório Meio ambiente A titulometria volumétrica envolve a medida de volume de uma solução de concentração conhecida, necessária para reagir essencial

Leia mais

TÉCNICA SIMPLIFICADA DE COLHEITA DE MATERIAL EM ANIMAIS PARA O DIAGNÓSTICO DA RAIVA

TÉCNICA SIMPLIFICADA DE COLHEITA DE MATERIAL EM ANIMAIS PARA O DIAGNÓSTICO DA RAIVA TÉCNICA SIMPLIFICADA DE COLHEITA DE MATERIAL EM ANIMAIS PARA O DIAGNÓSTICO DA RAIVA (Fotos gentilmente cedidas pelo KwaZulu-Natal Rabies Project e pelo Serengueti Carnivore Disease Project) Preparação

Leia mais

FARMÀCIA CENTRAL DE FRACIONAMENTO. Data Versão/Revisões Descrição Autor 03/01/ Proposta Inicial CESC, LAS, RFC.

FARMÀCIA CENTRAL DE FRACIONAMENTO. Data Versão/Revisões Descrição Autor 03/01/ Proposta Inicial CESC, LAS, RFC. 1 de 6 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta Inicial CESC, LAS, RFC. 1 Objetivo Otimizar a distribuição de medicamentos por dose individual / unitária devidamente

Leia mais

Registro de Água Sanitária e Alvejante

Registro de Água Sanitária e Alvejante Registro de Água Sanitária e Alvejante PORTARIA SVS 89, DE 25 DE AGOSTO DE 1994 O SECRETÁRIO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, do Ministério da Saúde, tendo em vista o disposto no art. 7o do Decreto no 109, de

Leia mais

INSTRUÇAO DE AMOSTRAGEM POR MATRIZ

INSTRUÇAO DE AMOSTRAGEM POR MATRIZ Página 1 de 7 Prezado Cliente, INSTRUÇAO DE AMOSTRAGEM POR MATRIZ O laboratório ASL Análises Ambientais fornece aos clientes os frascos para amostragem e uma descrição resumida da técnica de modo a obter

Leia mais

Tecnicas de Amostragens para Estudos de Resíduos Eng Agr Thiago de Oliveira

Tecnicas de Amostragens para Estudos de Resíduos Eng Agr Thiago de Oliveira Tecnicas de Amostragens para Estudos de Resíduos Eng Agr Thiago de Oliveira Agenda/ Content Amostragens e Técnicas Embalagem Armazenagem Amostragem em Citros Amostragem em Goiaba Amostragem em Morango

Leia mais

Célia Fagundes da Cruz

Célia Fagundes da Cruz LABORATÓRIO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ - LACEN/PR Célia Fagundes da Cruz Julho/2012 SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - SVS LABORATÓRIO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ - LACEN/PR LACEN/PR: 117 anos

Leia mais

Hélio Sábio Nunes Tatiana Vichi e Silva Guerra AVALIAÇÃO DA VALIDADE DE MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS PREPARADOS NA FORMA DE POÇÃO

Hélio Sábio Nunes Tatiana Vichi e Silva Guerra AVALIAÇÃO DA VALIDADE DE MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS PREPARADOS NA FORMA DE POÇÃO Hélio Sábio Nunes Tatiana Vichi e Silva Guerra AVALIAÇÃO DA VALIDADE DE MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS PREPARADOS NA FORMA DE POÇÃO São Paulo 2010 Hélio Sábio Nunes Tatiana Vichi e Silva Guerra AVALIAÇÃO DA

Leia mais

DISPENSAÇÃO MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS

DISPENSAÇÃO MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS DISPENSAÇÃO MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS Formas Farmacêuticas: são preparações resultantes da manipulação de insumos ativos e inertes, de acordo com as regras da farmacotécnica homeopática. Profª Ivana Violante

Leia mais

GUIA ORIENTATIVO PARA ROTULAGEM DE PREPARAÇÕES MAGISTRAIS, ANÁLISE FISCAL E AMOSTRAS PARA CONTROLE DE QUALIDADE

GUIA ORIENTATIVO PARA ROTULAGEM DE PREPARAÇÕES MAGISTRAIS, ANÁLISE FISCAL E AMOSTRAS PARA CONTROLE DE QUALIDADE GUIA ORIENTATIVO PARA ROTULAGEM DE PREPARAÇÕES MAGISTRAIS, ANÁLISE FISCAL E AMOSTRAS PARA CONTROLE DE QUALIDADE Introdução As informações disponibilizadas a seguir visam esclarecer sobre a rotulagem utilizada

Leia mais

AMOSTRAGEM DE ÁGUAS NOBRES

AMOSTRAGEM DE ÁGUAS NOBRES Página 1 de 6 1 1. DESCRIÇÃO E CUIDADOS GERAIS: A técnica a ser adotada para a retirada de amostras depende da matriz a ser amostrada, do tipo de amostra a ser efetuada e da natureza do ensaio solicitado.

Leia mais

Manutenção e Higienização: Instalações, Alimentos, Equipamentos e Utensílios Aula VIII. Prof.: Alessandra Miranda

Manutenção e Higienização: Instalações, Alimentos, Equipamentos e Utensílios Aula VIII. Prof.: Alessandra Miranda Manutenção e Higienização: Instalações, Alimentos, Equipamentos e Utensílios Aula VIII Prof.: Alessandra Miranda Substâncias Detergentes e Sanitizantes Substâncias Detergentes Uso geral Alcalinos ou clorados

Leia mais

RESOLUÇÃO-RE Nº 91, DE 16 DE MARÇO DE 2004.

RESOLUÇÃO-RE Nº 91, DE 16 DE MARÇO DE 2004. RESOLUÇÃO-RE Nº 91, DE 16 DE MARÇO DE 2004. O Adjunto da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição, que lhe confere a Portaria n.º 13, de 16 de janeiro de 2004,

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS VETERINÁRIOS ESTÉREIS - BPMPVE

ANEXO II REGULAMENTO DE BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS VETERINÁRIOS ESTÉREIS - BPMPVE ANEXO II REGULAMENTO DE BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS VETERINÁRIOS ESTÉREIS - BPMPVE 1. Objetivo Este Regulamento Técnico fixa os requisitos mínimos relativos à manipulação de preparações estéreis

Leia mais

Cargo: D-42 Técnico de Laboratório Controle Ambiental

Cargo: D-42 Técnico de Laboratório Controle Ambiental da Prova Prática QUESTÃO 1: Cargo: D-42 Técnico de Laboratório Controle Ambiental A técnica conhecida como pesagem por diferença é utilizada para medir a massa de um sólido em balança analítica eletrônica.

Leia mais

ROTEIRO PARA POSTO DE COLETA DE ANÁLISES CLÍNICAS

ROTEIRO PARA POSTO DE COLETA DE ANÁLISES CLÍNICAS PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA DA SAÚDE EQUIPE DE CONTROLE E VIGILÂNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE versão 06/03/2007 ROTEIRO PARA POSTO DE

Leia mais

FORMA CORRETA DE COLHEITA E ENVIO DE

FORMA CORRETA DE COLHEITA E ENVIO DE Universidade Federal de Mato Grosso Faculdade de Agronomia Medicina Veterinária e Zootecnia Laboratório de Patologia Veterinária FORMA CORRETA DE COLHEITA E ENVIO DE MATERIAL PARA EXAMES LABORATORIAIS

Leia mais

SELEÇÃO E MANUSEIO DE REAGENTES E OUTROS PRODUTOS QUÍMICOS

SELEÇÃO E MANUSEIO DE REAGENTES E OUTROS PRODUTOS QUÍMICOS QFL0230 2014 SELEÇÃO E MANUSEIO DE REAGENTES E OUTROS PRODUTOS QUÍMICOS CLASSIFICAÇÃO! reagent-grade, grau de pureza analítico, p.a. de acordo com o comitê de reagents da ACS (American Chemical Society);

Leia mais

MARCELO DE CARVALHO MIRANDA Governador do Estado do Tocantins. SAMUEL BRAGA BONILHA Secretário de Estado da Saúde

MARCELO DE CARVALHO MIRANDA Governador do Estado do Tocantins. SAMUEL BRAGA BONILHA Secretário de Estado da Saúde GOVERNO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTÊNDENCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO À SAÚDE COORDENADORIA LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA MARCELO DE CARVALHO MIRANDA Governador do Estado

Leia mais

Vigilância Sanitária ANVISA (Lei 9782, 1999)

Vigilância Sanitária ANVISA (Lei 9782, 1999) LEGISLAÇÃO EM FARMÁCIA DE Os medicamentos e a vigilância sanitária. Vigilância Sanitária ANVISA (Lei 9782, 1999) ANVISA: É uma agência com independência administrativa, estabilidade de seus dirigentes

Leia mais

02/05/2016. Normas de laboratório INTRODUÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO:

02/05/2016. Normas de laboratório INTRODUÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Disciplina: Análise de Alimentos Normas de laboratório INTRODUÇÃO Acidente de trabalho é todo evento: inesperado e indesejável que

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL. Coleta de Amostras. 1. OBJETIVOS Descrever o procedimento para a coleta de amostras destinadas às análises microbiológicas.

PROCEDIMENTO OPERACIONAL. Coleta de Amostras. 1. OBJETIVOS Descrever o procedimento para a coleta de amostras destinadas às análises microbiológicas. 1 de 7 1. OBJETIVOS Descrever o procedimento para a coleta de amostras destinadas às análises microbiológicas. 2. AREA DE APLICAÇÃO Coleta de amostras para análises microbiológicas. 3. DEFINIÇÕES Swab

Leia mais

Inserir logo da VISA Estadual ou Municipal

Inserir logo da VISA Estadual ou Municipal RELATÓRIO DE INSPEÇÃO VERIFICAÇÃO DO ATENDIMENTO ÀS DISPOSIÇÕES DA RDC n 67/07 2ª ETAPA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DE INSPETORES PARA INSPEÇÃO EM FARMÁCIAS ESTÉREIS 1. IDENTIFICAÇÃO DA FARMÁCIA: 1.1. Razão

Leia mais

ROTEIRO INDÚSTRIA COSMÉTICOS

ROTEIRO INDÚSTRIA COSMÉTICOS DATA DA INSPEÇÃO: Legenda: I imprescindível; N necessário; R recomendável; INF informativo 1. INFORMAÇÕES E DOCUMENTAÇÕES: Itens Verificados 1.1 Razão Social CNPJ I 1.2 Endereço da Empresa I 1.3 Contrato

Leia mais

Anexo III INFORME PRÉVIO. IMPORTADORA De Medicamentos. Nome da Empresa /RS, 20

Anexo III INFORME PRÉVIO. IMPORTADORA De Medicamentos. Nome da Empresa /RS, 20 Anexo III INFORME PRÉVIO IMPORTADORA De Medicamentos Nome da Empresa /RS, 20 NOTA: 1. Para fins de inspeção para verificação de cumprimento de boas práticas de fracionamento é imprescindível que a empresa

Leia mais

Portaria n.º 43/2008

Portaria n.º 43/2008 Portaria n.º 43/2008 Dispõe sobre a documentação necessária para abertura de processos administrativos para solicitação, renovação e alteração de Licença Sanitária de farmácias e drogarias no Estado do

Leia mais

Critérios de Avaliação de Pedidos de Registo Simplificado de Medicamentos Homeopáticos

Critérios de Avaliação de Pedidos de Registo Simplificado de Medicamentos Homeopáticos Critérios de Avaliação de Pedidos de Registo Simplificado de Medicamentos Homeopáticos I. DEFINIÇÕES Preparações homeopáticas são obtidas a partir de substâncias, produtos ou preparações chamadas stocks

Leia mais

Limpeza do Inalador. Materiais Necessários 14/08/2017. Aparelho inalador;

Limpeza do Inalador. Materiais Necessários 14/08/2017. Aparelho inalador; Limpeza do Inalador Inaloterapia: Método utilizado para administração de medicamentos diretamente no trato respiratório. Vários tipos medicamentos são atualmente utilizados via inalação no tratamento das

Leia mais

AMOSTRAGEM DE ÁGUA DE DIÁLISE

AMOSTRAGEM DE ÁGUA DE DIÁLISE Página 1 de 5 1 1. DESCRIÇÃO E CUIDADOS GERAIS: A técnica a ser adotada para a retirada de amostras depende da matriz a ser amostrada, do tipo de amostra a ser efetuada e da natureza do ensaio solicitado.

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS AO CARGO DE TÉCNICO DE LABORATÓRIO Área: QUÍMICA D

RESPOSTAS AOS RECURSOS AO CARGO DE TÉCNICO DE LABORATÓRIO Área: QUÍMICA D RESPOSTAS AOS RECURSOS AO CARGO DE TÉCNICO DE LABORATÓRIO Área: QUÍMICA D QUESTÃO 27 O técnico do laboratório pesou uma pequena barra de alumínio em uma balança cuja incerteza é ± 0,1 g e o valor obtido

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP Pág.: 1/9 ETAPAS DO I. Higiene de Equipamentos e Utensílios 1. Primeiro desligar o equipamento da tomada; 2. Desmontar o equipamento retirando suas partes removíveis; 3. Lavar com detergente e esponja;

Leia mais

FARMACOTÉCNICA. Glauce Desmarais

FARMACOTÉCNICA. Glauce Desmarais FARMACOTÉCNICA INTRODUÇÃO À FARMACOTÉCNICA Tópicos abordados: Definições em Farmacotécnica. Classificação dos Medicamentos. Legislação vigente. POSIÇÃO DA FARMACOTÉCNICA ENTRE AS CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL COLETA E ENVIO DE MATERIAL PARA LABORATÓRIO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL COLETA E ENVIO DE MATERIAL PARA LABORATÓRIO CÓDIGO: PO2053 12 EMISSÃO: 22/03/2012 ESCOPO PROCEDIMENTO OPERACIONAL COLETA E ENVIO DE MATERIAL PARA LABORATÓRIO N DA REVISÃO: 04 DATA DA REVISÃO: 12/06/2019 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO 3. CONDIÇÕES GERAIS

Leia mais

1.4. N.º da Autorização de Funcionamento: Data de publicação: 1.5. N. da Autorização Especial: Data de publicação:

1.4. N.º da Autorização de Funcionamento: Data de publicação: 1.5. N. da Autorização Especial: Data de publicação: RDC 67/07 - ANEXO VII ROTEIRO DE INSPEÇÃO PARA FARMÁCIA 1. IDENTIFICAÇÃO DA FARMÁCIA: 1.1. Razão Social: 1.2. C.N.P.J. (C.G.C): 1.3. Nome Fantasia: 1.4. N.º da Autorização de Funcionamento: Data de publicação:

Leia mais

Higiene e Conduta: Ambiente

Higiene e Conduta: Ambiente NOV 2011 BLH-IFF/NT- 14.11 Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano PNQBLH Programa Nacional de Qualidade em Bancos de Leite Humano Sede: FIOCRUZ/IFF-BLH Av. Rui Barbosa, 716 Flamengo Rio de Janeiro CEP:

Leia mais

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE PGRSS IPTSP/UFG

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE PGRSS IPTSP/UFG PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE PGRSS IPTSP/UFG PGRSS Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde: conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir

Leia mais

ANEXO II ITENS NECESSÁRIOS (N)

ANEXO II ITENS NECESSÁRIOS (N) ANEXO II ITENS NECESSÁRIOS (N) São os considerados importantes e se não cumpridos na primeira inspeção tornam-se Imprescindíveis (I) na segunda inspeção e todos devem ser cumpridos. De acordo com a Resolução

Leia mais

PONTOS CRÍTICOS NAS INSPEÇÕES SANITÁRIAS

PONTOS CRÍTICOS NAS INSPEÇÕES SANITÁRIAS PONTOS CRÍTICOS NAS INSPEÇÕES SANITÁRIAS RDC 48/2013 Importante: Os produtos cosméticos não podem ter indicação ou menções terapêuticas. O Fabricante/Importador (detentor do registro/notificação) é responsável

Leia mais

21/9/2009. Para prepará-los podemos empregar:

21/9/2009. Para prepará-los podemos empregar: O QUE SÃO FORMAS FARMACÊUTICAS DERIVADAS? MÉTODOS DE DINAMIZAÇÃO E ESCALAS DAS FORMAS FARMACÊUTICAS DERIVADAS Resultado do processo de dinamização, que consiste na concentração decrescente de insumos ativos

Leia mais

QUI095 - Análise Volumétrica

QUI095 - Análise Volumétrica Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina QUI095 - Análise Volumétrica 2 semestre 2018 Prof. Renato Caamrgo Matos Download aulas: http://www.ufjf.br/nupis/

Leia mais

ANEXO I REGULAMENTO DE BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS VETERINÁRIOS - BPMPV

ANEXO I REGULAMENTO DE BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS VETERINÁRIOS - BPMPV ANEXO I REGULAMENTO DE BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS VETERINÁRIOS - BPMPV 1. Objetivo Estabelecer os requisitos de Boas Práticas de Manipulação de Produtos Veterinários (BPMPV), a serem observados

Leia mais

FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO ALOPÁTICA OU HOMEOPÁTICA Lei 3.820/60 Artigo 10 Item C

FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO ALOPÁTICA OU HOMEOPÁTICA Lei 3.820/60 Artigo 10 Item C 1 FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO ALOPÁTICA OU HOMEOPÁTICA Lei 3.820/60 Artigo 10 Item C N º de Processos FICHA Nº / 20 Profissional : T. I. n º / 20 Estabelecimento

Leia mais

Qualidade de fitoterápicos para o registro sanitário. Ivan da Gama Teixeira Vice Presidente Anfarmag

Qualidade de fitoterápicos para o registro sanitário. Ivan da Gama Teixeira Vice Presidente Anfarmag Qualidade de fitoterápicos para o registro sanitário Ivan da Gama Teixeira Vice Presidente Anfarmag Processo magistral Conjunto de operações e procedimentos realizados em condições de qualidade e rastreabilidade

Leia mais

* APRECIAÇÃO DE DOCUMENTOS SIM NÃO NA

* APRECIAÇÃO DE DOCUMENTOS SIM NÃO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE VIGILÂNCIA DA SAÚDE EQUIPE DE VIGILÂNCIA DE SERVIÇOS E PRODUTOS DE INTERESSE Á SAÚDE EVSPIS/CGVS/SMS/PMPA Av. Padre

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Dr. Francisco Nogueira de Lima Código: 059 Município: Casa Branca Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Definição. RDC 17: 16 de abril de Validação de metodologia analítica

Definição. RDC 17: 16 de abril de Validação de metodologia analítica Validação de metodologia analítica Definição RDC 17/2010: Ato documentado que atesta que qualquer procedimento, processo, equipamento, operação, material ou sistema realmente conduza ao resultado esperado.

Leia mais

Lavagem e Preparo e Esterilização de Materiais Utilizados em BLH

Lavagem e Preparo e Esterilização de Materiais Utilizados em BLH NOV 2011 BLH-IFF/NT- 45.11 Rede Nacional de Bancos de Leite Humano PNQBLH Programa Nacional de Qualidade em Bancos de Leite Humano Sede: FIOCRUZ/IFF-BLH Av. Rui Barbosa, 716 Flamengo Rio de Janeiro CEP:

Leia mais

AMOSTRAGEM DE EFLUENTES E ÁGUAS GERAIS

AMOSTRAGEM DE EFLUENTES E ÁGUAS GERAIS Página 1 de 6 1 1. DESCRIÇÃO E CUIDADOS GERAIS: A técnica a ser adotada para a retirada de amostras depende da matriz a ser amostrada, do tipo de amostra a ser analisada e da natureza do ensaio solicitado.

Leia mais

15 Congresso de Iniciação Científica VALIDAÇÃO DO MÉTODO DE IMPREGNAÇÃO DE TABLETES E COMPRIMIDOS HOMEOPÁTICOS

15 Congresso de Iniciação Científica VALIDAÇÃO DO MÉTODO DE IMPREGNAÇÃO DE TABLETES E COMPRIMIDOS HOMEOPÁTICOS 15 Congresso de Iniciação Científica VALIDAÇÃO DO MÉTODO DE IMPREGNAÇÃO DE TABLETES E COMPRIMIDOS HOMEOPÁTICOS Autor(es) BRUNO DIAS NANI Orientador(es) Fátima Cristiane Lopes Goularte Farhat Apoio Financeiro

Leia mais

Celular

Celular sebastiao@proservquimica.com.br 11-3951-7702 Celular 11-9991-3059 1º No prazo de1 (um) ano, a empresa deve ter elaborado todos os protocolos e outros documentos necessários para a validação de limpeza,

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS. (5 questões)

CONHECIMENTOS GERAIS. (5 questões) 1. A Vigilância Epidemiológica é parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a Lei n 8.080/90. A Vigilância Epidemiológica é um conjunto de ações que: a. Proporcionam o conhecimento,

Leia mais

OL Combo Dengue NS1/IgG/IgM

OL Combo Dengue NS1/IgG/IgM 1- Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: Código Interno de Identificação do Produto: 4 Nome da Empresa: Orangelife Comércio e Indústria Ltda Endereço: Estrada dos Bandeirantes 11742 Vargem

Leia mais

I) Comparação da precisão em medidas volumétricas

I) Comparação da precisão em medidas volumétricas EXPERIMENTO 1 PROCEDIMENTOS DE LABORATÓRIO MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E TEMPERATURA I) Comparação da precisão em medidas volumétricas Procedimento Experimental Materiais necessários: bureta de 50 ml (1);

Leia mais

Teste Simplificado para Detecção de Coliformes Totais

Teste Simplificado para Detecção de Coliformes Totais SET 2011 BLH-IFF/NT- 40.11 Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano PNQBLH Programa Nacional de Qualidade em Bancos de Leite Humano Sede: FIOCRUZ/IFF-BLH Av. Rui Barbosa, 716 Flamengo Rio de Janeiro CEP:

Leia mais

FORMAS FARMACÊUTICAS. Apresentação da fórmula farmacêutica.

FORMAS FARMACÊUTICAS. Apresentação da fórmula farmacêutica. FORMAS FARMACÊUTICAS Apresentação da fórmula farmacêutica. Líquidas: soluções, suspensões, emulsões, etc. Sólidas: pós, cápsulas, comprimidos, drágeas, supositórios, etc. Semi-sólidas (pastosas): pomadas,

Leia mais

17/04/ PLANO DE AMOSTRAGEM - CONTROLE DE PROCESSO AMOSTRAGEM OBJETIVOS: PLANO DE AMOSTRAGEM. O que deve ser analisado PARA REALIZAR AMOSTRAGEM

17/04/ PLANO DE AMOSTRAGEM - CONTROLE DE PROCESSO AMOSTRAGEM OBJETIVOS: PLANO DE AMOSTRAGEM. O que deve ser analisado PARA REALIZAR AMOSTRAGEM - PLANO DE AMOSTRAGEM - CONTROLE DE PROCESSO Profa. Ms. Priscila Torres AMOSTRA Porção do material separado, seguindo o procedimento de amostragem definido. A quantidade retirada deve ser suficiente para

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Leite de Côco Desidratado

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Leite de Côco Desidratado na 1 de 5 1. DESCRIÇÃO Leite de côco Desidratado é um ingrediente alimentício que contém o leite do côco e maltodextrina, sem uso de outros aditivos ou conservantes. As matérias primas foram selecionadas

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança do Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança do Produto Químico ÍNDICE 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2 2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES 2 3. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS 2 4. PRIMEIROS SOCORROS 2 5. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO 3 6. MEDIDAS

Leia mais

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. Norma Rodoviária DNER-PRO 104/94 Procedimento Página 1 de 5

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. Norma Rodoviária DNER-PRO 104/94 Procedimento Página 1 de 5 Procedimento Página 1 de 5 RESUMO Este documento, que é uma norma técnica, fixa o procedimento a ser usado na amostragem de tinta para demarcação viária. Define termos específicos constantes do texto normativo,

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. Coleta de Amostras Swab, Água e Alimentos

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. Coleta de Amostras Swab, Água e Alimentos 1 de 6 1. OBJETIVOS Descrever o procedimento para a coleta de amostras. 2. AREA DE APLICAÇÃO Coleta de amostras. 3. DEFINIÇÕES Swab estéril: tipo cotonete estéril, de haste longa com uma das extremidades

Leia mais

Submissão eletrônica de registro (formato ectd) Módulo 3 - Qualidade

Submissão eletrônica de registro (formato ectd) Módulo 3 - Qualidade Submissão eletrônica de registro (formato ectd) Módulo 3 - Qualidade June/2015 / Larissa Engel / v.1 Page 1 Agenda História Tipos de submissões eletrônicas Estrutura do CTD Módule 3 Qualidade Exemplo de

Leia mais

FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIAS. Lei 3.820/60 Artigo 10 Item-C - Resolução 357/2001 do CFF. T. I. n º: / 20 Profissional:

FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIAS. Lei 3.820/60 Artigo 10 Item-C - Resolução 357/2001 do CFF. T. I. n º: / 20 Profissional: FICHA DE VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM FARMÁCIAS Lei 3.820/60 Artigo 10 Item-C - Resolução 357/2001 do CFF Ficha n º: / 20 N º de Processos: T. I. n º: / 20 Profissional: Estabelecimento: Nome

Leia mais

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total.

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total. INSTRUÇÕES Para a realização desta prova, você recebeu este Caderno de Questões. 1. Caderno de Questões Verifique se este Caderno de Questões contém a prova de Conhecimentos Específicos referente ao cargo

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos Departamento de Físico-Química. Medidas de Massa, Volume e Temperatura

Universidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos Departamento de Físico-Química. Medidas de Massa, Volume e Temperatura Universidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos Departamento de Físico-Química Medidas de Massa, Volume e Temperatura São Carlos, 2019 1 Introdução 2 Introdução DEFINIÇÕES Comprimento: Metro

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC No- 55, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2009

RESOLUÇÃO - RDC No- 55, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2009 RESOLUÇÃO - RDC No- 55, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre Regulamento Técnico para Produtos Saneantes Categorizados como Água Sanitária e Alvejantes à Base de Hipoclorito de Sódio ou Hipoclorito de

Leia mais

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1) IDENTIFICAÇÃO Código do documento PG-DIRF-0908 Revisão 06 Data 02/04/2018 Título VESTIMENTA PARA AS DIFERENTES ÁREAS DE TRABALHO Classificação Ostensivo n o de páginas

Leia mais

HISTÓRIA DA FARMACOTÉCNICA grego phárn, que tanto pode significar veneno/remédio.. substância química conhecida e de estrutura química definida dotada

HISTÓRIA DA FARMACOTÉCNICA grego phárn, que tanto pode significar veneno/remédio.. substância química conhecida e de estrutura química definida dotada FARMACOTÉCNICA AULA 1 PROF: ERIKA LIZ HISTÓRIA DA FARMACOTÉCNICA grego phárn, que tanto pode significar veneno/remédio.. substância química conhecida e de estrutura química definida dotada de propriedade

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005. O MINISTRO DE ESTADO, INTERINO, DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO CONVITE Nº 3/2015

EDITAL DE LICITAÇÃO CONVITE Nº 3/2015 Página 1 de 8 Tipo de Julgamento: Menor Preço por Objeto: Administrativo 1 285,00 LTRS Água sanitária 5 litros 2 100,00 fras Álcool gel 70%, antisséptico, sem enxágüe, com ph neutro para a pele, com aloe

Leia mais

Normas de segurança e utilização no laboratório (Versão 2: aprovada em Reunião do Departamento de Engenharia Rural em 06/07/2017)

Normas de segurança e utilização no laboratório (Versão 2: aprovada em Reunião do Departamento de Engenharia Rural em 06/07/2017) Normas de segurança e utilização no laboratório (Versão 2: aprovada em Reunião do Departamento de Engenharia Rural em 06/07/2017) A seguir são listadas as normas de segurança e utilização dos Laboratórios

Leia mais

Resolução CFF nº 406, de : Regula as atividades do farmacêutico na Indústria Cosmética, respeitadas as atividades afins com outras profissões.

Resolução CFF nº 406, de : Regula as atividades do farmacêutico na Indústria Cosmética, respeitadas as atividades afins com outras profissões. CONTINUAÇÃO ASPECTOS DESCRITOS NA: Resolução CFF nº 406, de 15.12.03: Regula as atividades do farmacêutico na Indústria Cosmética, respeitadas as atividades afins com outras profissões. Atividades do Farmacêutico

Leia mais

INTRODUÇÃO À ANÁLISE QUÍMICA

INTRODUÇÃO À ANÁLISE QUÍMICA INTRODUÇÃO À ANÁLISE QUÍMICA 2º SEMESTRE DE 2016 Profa. Dra. Denise Lowinsohn denise.lowinsohn@ufjf.edu.br Downloads aulas: http://www.ufjf.br/nupis/ CRONOGRAMA DIA/MÊS ASSUNTO 22/08 Soluções e cálculos

Leia mais

Água para irrigação Forma farmacêutica: Solução

Água para irrigação Forma farmacêutica: Solução Água para irrigação Forma farmacêutica: Solução Forma farmacêutica e apresentações: Solução MODELO DE BULA Água para irrigação Caixa contendo 1 frasco plástico de 2000 ml. USO EXTERNO USO ADULTO COMPOSIÇÃO:

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ PRODUTO: ÓXIDO DE ZINCO BR 500 1/5 1. IDENTIFICACÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Empresa: Endereço: Telefone de emergência: e-mail: ÓXIDO DE ZINCO Sasil Comercial e Industrial de Petroquímicos

Leia mais

Manejo dos resíduos gerados na assistência ao paciente com suspeita ou confirmação de contaminação pelo vírus Ebola. Enfª Marília Ferraz

Manejo dos resíduos gerados na assistência ao paciente com suspeita ou confirmação de contaminação pelo vírus Ebola. Enfª Marília Ferraz Manejo dos resíduos gerados na assistência ao paciente com suspeita ou confirmação de contaminação pelo vírus Ebola Enfª Marília Ferraz Goiânia, 29 de outubro de 2014 Referências para o assunto: RDC 306/2004

Leia mais

FARMACOPEIA MERCOSUL: MÉTODO GERAL PARA FORMALDEÍDO RESIDUAL

FARMACOPEIA MERCOSUL: MÉTODO GERAL PARA FORMALDEÍDO RESIDUAL MERCOSUL/XLIII SGT Nº 11/P.RES. Nº FARMACOPEIA MERCOSUL: MÉTODO GERAL PARA FORMALDEÍDO RESIDUAL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções Nº 31/11 e 22/14 do Grupo

Leia mais

AULA 2. Prof a Dra. Rosa Lúcia Carneiro da Silva

AULA 2. Prof a Dra. Rosa Lúcia Carneiro da Silva AULA 2 Prof a Dra. Rosa Lúcia Carneiro da Silva LABORATÓRIO DE BROMATOLOGIA O laboratório de bromatologia é onde são realizadas as análises químicas dos alimentos. AMOSTRAGEM AMOSTRA: É UMA PORÇÃO LIMITADA

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DTApEP / FMUSP. Faculdade de Medicina da USP. Divisão Técnica de Apoio ao Ensino e Pesquisa POP

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DTApEP / FMUSP. Faculdade de Medicina da USP. Divisão Técnica de Apoio ao Ensino e Pesquisa POP Faculdade de Medicina da USP PROCESSOS Divisão Técnica de Apoio ao Ensino e Pesquisa Biotério Central da FMUSP DATA REVISÃO Coleta e armazenamento de materiais biológicos em 28/08/2014 00 I. OBJETIVO Padronizar

Leia mais

XVI Maratona Cearense de Química º Ano. Experiência 1

XVI Maratona Cearense de Química º Ano. Experiência 1 - 2013 8º Ano Experiência 1 Material: 1. Erlenmeyer 500mL com tampa 2. Cinco béqueres de 150 ml 3. 100 ml de mel (Karo) 4. 100 ml de glicerina 5. 100 ml de água com corante 6. 100 ml de óleo de cozinha

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo tecnológico: AMBIENTE e SAÚDE Habilitação Profissional: Técnico em Farmácia Qualificação:

Leia mais